Melhor coisa sobre Bojack Horseman. Houve um fim. Adoro quando algo tem começo, meio e fim. Não fica inacabado e não se deteriora com o tempo. E a série acabou de uma maneira fenomenal. Parabéns para os criadores.
eu concordo, mas fiquei triste quando vi que a netflix forçou o final, o criador falou que ainda tinha mais algumas temporadas planejadas, mas mesmo assim final excelente
um dos fatores que me faz virar o olho para muitas obras é a ausência disso, o fato da série não ter um fim definitivo e sempre lançarem sequencia, spin-off ou complemento um atrás do outro para nunca ter um fim, o que infelizmente acaba saturado produto e tornando ele previsível e chato com o tempo, por isso gosto de buscar series com um fim definitivo do tipo que pode se passar 100 anos mas nesse tempo nunca teve "algo" a mais por respeito ao final. e @HeickedeAllxzamor, sobre o seu comentário anterior a respeito de depressão, eu espero que vc esteja bem e por mais que as coisas pareçam as vezes sem gosto/infelizes tente lembrar-se que haverá ao menos uma pessoa para te ajudar nesses momentos, não deixe que o pensamento de "eu sou um merda e tudo tem gosto de nada" te consuma e tente sempre se lembrar das coisas que te deixam feliz, mesmo que só um pouco.
@@brunopereira-gx7dp Obrigado! Conforme tu viu no vídeo não é uma questão de querer estar bem, ou ficar feliz por conseguir algo. No meu caso estou melhor porque busquei tratamento. Academia e psicóloga, para ser mais exato, me foram suficientes.
Outra coisa maravilhosa do roteiro são esses paralelismos e brincadeiras com os bichos dos personagens: as vezes que mostram a mãe do Bojack encantando todo mundo com os passos treinados, toda linda e perfeita como uma égua de concurso; a solidão de princess Carolyn pelo fato de ela ser uma gata, ela é súper independente e "pode" se virar sozinha; a dependencia e o jeito de Mr peanut Butter..... Mesmo o Bojack, se resistindo a fazer terapia ou aceitar que tem um problema nas primeiras temporadas, a forma em que perde o controle, dá para relacionar com um cavalo desbocado
Fui assistindo o vídeo e anotando meus comentários, 2 dos 3 episódios que mais me impactaram você mencionou no final, faltou apenas o "Fish Out of Water". Além da depressão o seriado trata de assuntos(alguns você ate fala no vídeo) que eu não vejo muito por ai como a assexualidade, busca excessiva por realização profissional, o lado pesado das drogas e relacionamentos abusivos. Quando eu indiquei Bojack pra uns amigos eu tentei descrever a ultima temporada da serie como "um soco na barriga em que você vomita na própria boca mas se acostuma com o gosto e a vida segue." Bojack me fez mudar como eu vejo a vida.
Eu acho o contrário, o fato de eu estar na merda quando eu assisti me fez me identificar muito mais com a seria e me conectar muito mais com as personagens. Eu diria que se eu tivesse assistido numa época que eu estivesse bem, seria só mais uma série bem feita.
D fato foi um dos fatores q me fez gostar da série, mas tinha eps que eu simplesmente tinha que parar um pouco, como um ep que mostra a vida da mãe do bojack quando mais nova
Elba, eu tenho que te dizer: Sofri de depressão por anos enquanto assistia a série e simplesmente não consegui assistir enquanto estava nas piores crises. Enquanto vejo seu vídeo, ouço as frases do seriado, me lembro de cada um dos dias que via algo na série, lembrava de momentos ruins e simplesmente parava de assistir porque eu não conseguia! "A vida é uma droga e a pior parte é que ela continua". Lembro do dia que disse algo muito parecido para minha esposa.
Também tenho, por um tempo tratei com remédios ... acho que tive um pouco de sorte por causa da minha psicologá que identificou isso em mim junto com o transtorno de ansiedade generalizada (procurei ajuda quando chegou em crises fortes). Essa frase "A vida é uma droga e a pior parte é que ela continua" é terrível, chega um momento que cada dia fica tão pesado ... é surreal quando você sente isso nos dias e se sente mal por saber que vai estar vivo amanhã ... Uma das coisas mais estranhas e quando você se afunda no trabalho ou em qualquer coisa que lhe ajuda fugir da realidade todos os dias e fica viciado nisso ...
Bruno Gobi e uma obra com uma carga emocional muito elevada, pior que vc começa a ver e pensa que é apenas uma boa história com lutas ... quando tudo começa a se encaixar e vc percebe os problemas de cada personagem da uma sensação bem pesada e uma baita obra ... acho que o único defeito dela é a complexidade.
Assisti o vídeo antes de ter visto Bojack, parei na parte do spoiler e voltei depois de ter terminado de assistir a série. E realmente é uma série incrível. Chega a ser absurdo o quão bem escrita ela é. E o quanto podemos nos identificar com os personagens.
A mídia banalize a depressão,mto mais do que divulga,acho que isso é a maior bronca da galera quando o assunto é depressão,e Bojack Horseman usa isso perfeitamente,te jogando na merda pra vc saber o que é achar que a vida é uma bosta
Sobre quem pode estar sofrendo com depressão: Busquem ajuda. Dificilmente irão sair dessa sozinho. Já tive por metade da minha vida e apenas superei mesmo quando busquei tratamento. Academia e Psicóloga me foram suficientes. Nunca quis tomar remédio, o que me fez levar mais tempo para sair dessa doença, mas foi minha escolha, sofri as consequências, não me arrependo e não sei se seria melhor ou pior com remédios. Mas sim, busquem ajuda. Podem pensar que "não é nada demais", ou "vou superar sozinho". Pode ser que sim, mas sair disso e viver uma vida sem sofrer dessa doença é algo que compensa o esforço.
É animador ouvir um relato de alguém que esteve em um situação dessas e conseguiu superar as dificuldades e se curar. Fico muito feliz por você cara. Eu estou tentando superar isso também no momento e quando você diz "busquem ajuda" eu me pergunto o quanto de ajuda eu precisaria, pq eu já venho comentado com meus pais a uns anos que eu queria frequentar um psicólogo e tudo o que ouço é que é besteira e que não preciso sendo que eles não sabem oq se passa dentro da minha cabeça. Eu consegui melhorar bastante depois que comecei a namorar, minha mulher é atenciosa e muito cuidadosa comigo e sempre tenta me levantar da mesma forma que faço com ela. Mas ainda assim, nós dois não somos profissionais na área de psicologia kkkkkkkk. Então nós nos ajudamos e damos suporte sob nossas limitações. Ela também sofre desse mal e é difícil ajudá-la pq eu sinto oq ela sente mas se eu soubesse como "concertar" eu faria para nós dois. Acabei aproveitando teu comentário para desabafar um pouco, eu sei oq preciso fazer para melhorar é só que é mais difícil sem o apoio de quem deveria te apoiar, então enquanto eu não consigo arrumar meu próprio dinheiro eu tenho que aprender a conviver com essa doença kkkkkkkkk. Obrigado por me permitir falar um pouco com alguém que entende e já passou por isso, de certa forma você me dá esperança pq se alguém conseguiu se curar então isso quer dizer que eu também posso. Muito obrigado por isso rapaiz, e muita felicidade pra vc e sua mulher!
@@gustavorossinicamargo4313 procure ajuda. Eu não sabia o quanto precisava também. Hoje estou no estágio final de recuperação e temp algo ocorrer para me desestabilizar, mas eu sei que um dia vai ocorrer. Se uma pessoa não está sendo boa, procure outra. Se algo não te ajuda, nao faça mais. Manter pessoas que te fazem bem por perto e afastar aa outras. Tem várias coisas que pode tentar e isso é o que tu pode fazer.
um adento: para quem tem depressão, busque ajuda de profissionais da área. Existe uma porrada de "busquem ajuda" mandando depressivos para serem tratados por gente q sequer sabe como funciona a depressão
Uma pergunta, você sentia uma sensação ruim quase insuportável e tipo uma sensação de dor no peito? Eu tive isso enquanto estava com depressão, eu tinha todos os outros sintomas e mais esses, era o pior sintoma, não encontrei em site nenhum.
@@pixew446 No meu caso, as vezes sim, as vezes não. Depende do meu nível de agonia. Seria bom tomar cuidado com um possível infarto dependendo. No meu caso o maior motivo para depressão é meu desgosto por viver e querer morrer para não estar mais nessa vida. Não sei se é um caso muito normal.
Eu jádeveria ter assistido Bojack e depois desse vídeo eu vou começar é hoje!! haha Muito bom Elba, valeu demais! Aguardo vídeo sobre Korra tbm! Avatar é um dos meus desenhos preferidos da vida!
não sei pq nas pesquisas sobre bojack nunca havia achado seu vídeo, mas do nada agora de madrugada ele simplesmente apareceu nas recomendações kkks Amo essa série e que bom que encontrei esse vídeo, se é sobre bojack já vale a pena!
Sabe pq eu gosto do seu canal? Vc é aquele amigo nerd legal que eu tinha na época do Lobisomen o apocalipse. Eu nunca gostei de magic, mas vejo os teus vídeos sobre pq é legal "conversar" com vc. Parabéns pelo canal, continue sempre
Bojack foi um achado para mim, justamente pelo jeito em que trabalha a questão da depressão. O meu pai fez (e ainda faz) tratamento psicológico e passou muitos anos no fundo do poço. Alguns episodios me fizeram chorar mares, porque é impresionante como eu via ele retratado no Bojack muitas vezes. Emfim, video maravilhoso! Por favor, faz mais do tipo
Meu aniversário com o vídeo da minha série favorita! Vlw Elba. Só queria dar um adendo, não é porquê alguém age triste sempre que isso também não pode ser indício de depressão.
Olá!! Eu já assisti Bojack não sabia que tinha saído a ultima temporada, obrigado pelo aviso. Minha sugestão para os próximos videos do cana são produções que tem múltiplas camadas, exemplo " Família Dinossauro".
Comecei a ver esse video do canal no dia do lançamento (nunca tinha visto um episodio da serie embora conhecesse a existência dela), terminarei de ver hoje, a serie consegue apresentar mais do que a vida, mas como voce encara a vida, é real, passa e ela é nada mais do que as ações que você vivência
Elba eu possuo a depressão já diagnosticada (estou em tratamento inclusive) há vários anos , trabalhar é como pisar descalço em cacos de vidro , estando eu na mesma profissão a mais de 12 anos , onde eu tenho a extrema certeza de que 89% dos que me conhecem não acreditam , antes que me perguntem tô mais pra classe média baixa (sim minhas contas estão em dia) , gostaria de lhe dizer que seu video foi muito , mas muito esclarecedor sobre o assunto , e Bojack Horseman foi uma ótima indicação estou vendo e não me importei com os spoilers .
EEEEEERICAA. Ao longo dos anos eu já devo ter visto tudo umas 3 vezes e essa série merece todos os elogios que puder receber e mais alguns. É tão fácil ver um pouquinho de si mesmo em todos os personagens que chega a ser assustador.
terminei ontem a ultima temporada de bojack e esse video veio sugerido no timing perfeito, video excelente, amei a forma como voce definiu cada personagem e cada tema da serie, ganhou um inscrito garantido só por esse video.
Elba, esse é o melhor vídeo que eu vi no seu canal. Obrigado por ele. Como psicólogo, adulto jovem e ex-paciente psiquiátrico, me sinto confortado por ouvir/ver alguém falando com tanto respeito sobre depressão. Você é o cara.
“Eu sei que você quer ser feliz, mas você não vai ser e eu sinto muito. Não é só culpa sua, é minha e de seu pai também. Você herdou nossa feiura. Você já nasceu quebrado e é seu. E agora você pode encher sua vida com projetos e livros e namoradas e não vão te fazer se sentir bem. Você é Bojack Horseman e isso não tem cura.”
Há uma certa tristeza nas situações as quais são ruins e não somos responsáveis - como na depressão. Quando algo dá errado e é nossa culpa, podemos aprender, melhorar, evitar que isso ocorra e até mesmo reparar o erro: resolver a nossa culpa. Mas se mesmo você dando seu melhor as coisas podem dar errado sem ninguém ter feito nada de errado, e não há o que possa ser feito. É triste a tese de que foge a nós a qualidade da vida mediante nossas ações. É triste.
Eu ainda estou assistindo, faltam duas temporadas e eu eu finalizo então só vi até onde vc não deu spoilers, nunca me identifiquei tanto com um personagem fictício na minha vida, eu diversas vezes fico procurando algo que vai me deixar feliz e tudo o que eu acho que vai da certo, quando eu consigo eu vejo que não fez diferença nenhuma e eu continuo infeliz, também nas merdas que fiz na vida fico sempre tentando achar algo pra culpar mas na verdade o problema sempre foi e será eu mesmo, preciso ser alguém melhor, na maneira meio babaca que trato pessoas próximas porque não tenho coisas resolvidas comigo mesmo e desconto isso nos outros (relacionamentos amorosos) e por ai vai, é exatamente como você falou, essa série ajuda demais quem tem depressão, esses "tapas na cara" que série da são excelentes pra quem precisa tomar, no caso eu mesmo...
Como psicólogo, digo que a ditadura da felicidade (potencializada pelas mídias sociais) faz com que qualquer tristeza seja encarada como depressão que precisa ser medicada, qnd a dor é parte inevitável da vida.
Pois eu vou te propor uma ideia alternativa: a banalização de doença mental. Toda vez que alguém fala "ai, seus dados não são da mesma cor, isso me dá TOC" eu tenho vontade de esfolar o imbecil vivo.
Por fim, se vc está triste pq alguém da sua família morreu, pq foi demitido, pq deu algo errado na sua vida, vc não está doente. Doente estaria se não sentisse absolutamente nada. Reflexão final.
não apenas isso, mas o aparecimento da modinha dos sad boys/sad girls tbm contribuiu pra banalização e romantização da depressão. Esse povo me dá nojo há tbm a questão religiosa, muito religioso insiste na ideia de que depressão é falta de Deus. E eles usam ou placebos ou casos de pessoas tristes (e não depressivas) que encontraram conforto na religião como argumento para defender essa ideia. Tbm me dão nojo
Muito bom o episódio, uma das coisas mais importantes são as musica… principalmente a que fecha a série! Poderia fazer um episódio sobre o penúltimo episódio… a view from halfway down, esse mexeu comigo de uma maneira que não consigo nem explicar… ótimo vídeo El baramalho!
Elba, eu de certa forma, quase nunca vejo vídeos de Magic, mais todos e afirmo, todos os outros vídeos eu vi. Eu realmente gosto do teu trabalho. Acho que vale a pena investir mais nesses vídeos.
Euba adoro seus vídeos e a maneira que vc apresenta, é bom falar de Magic , mas seus vídeos sobre temas avulsos sempre me encantaram, vc falou hoje sobre depressão e muitas pessoas não entendem como essa doença é grave, obrigado por trazer temas que alem de nós entreter nos ajudam
Eu acompanhei a série desde a estreia. Sempre que lançava uma temporada nova, eu maratonava em dois dias. Hoje eu tenho o bojack tatuado no braço ❤️ Realmente não é uma série pra qualquer um. Uma das melhores séries que já assisti! Amei o vídeo ❤️
Eu não conhecia a série e vc me inspiro a começar a ver, adoro esses seus vídeos mais "aleatórios", pois não curto muito Magic, mas queria agradecer aí por esses vídeos tão bem produzidos e as histórias que conta.
Elba, o vídeo ficou excelente como sempre. Eu particularmente gosto demais quando vc trás esse tipo de conteúdo mais inesperado, adoraria ver vc falando de Avatar a Lenda de Korra ou mais de Elder Scrolls. Meu voto é "SIM" kkkkkkkkkk. Por um Fazendo Nerdice em que o Elba possa acordar no dia e falar de temas como esse sobre séries como (ou não) essa.
Otimo vídeo, recomendo você fazer mais do tipo Lembro do seu vídeo ''parando de jogar magic'' em que você disse que muita gente se apega ao jogo porque ele ajuda a entrar em contato com pessoas interessantes, alias esse vídeo como um todo é sensacional. Recomendo que você considere que provavelmente muita gente te assiste não por causa de magic, mas porque você é uma pessoa interessante, é agradável te ouvir.
Comecei a assistir a série mas tinha interrompido , comecei a assistir seu relato porém antes de você trazer spoiler, mais precisamente aos 20 minutos do vídeo, interrompi pra retornar à série pra acompanhar a evolução do nosso Bojack hehe, mas de qualquer forma, dei meu like e me inscrevi no canal . Forte abraço
Eu acredito que independente de qualquer narrativa que eles tentaram passar com a ideia do Todd sempre dar certo e talz por ele ser branco faz com que fique difícil levar o resto do tema a sério quando todo mundo que tem sucesso na série não é branco e infeliz enquanto ele é feliz... Isso sai muito MUITO do paralelo com doença mental, afinal não preciso dizer que independente de consequências sociais brancos não são imunes a depressão.
Ótimo vídeo Elba, assistirei, e recomendo também que caso você ainda não tenha visto, Cowboy Bebop, uma obra de arte da Sunrise que retrata muitas facetas da vida e questões filosóficas e existenciais em uma ambientação bem única.
Muito legal apontar essa confusão entre tristeza e depressão na midia. Total concordo. Mas posso ressaltar um problema na sua descrição de depressão? Ela não é apenas / exclusivamente um desequilíbrio químico. Essa é a visão médica, que traz embutido o risco da medicalização da vida. Depressão não é incapacidade de ser feliz, mas incapacidade de encontrar sentido. Pode ser acompanhado de tristeza ou não. E é aí que a gente vai encontrar outra confusão na fala geral: chamar de depressão o que não é, mas comer bola e não perceber depressão genuína quando não vem com aquela 'cara' mais clássica. De resto, aplaudo a análise!!
Elba e Bojack: Meu show preferido no netflix se junta com meu canal favorito do youtube edit depois de ver o video: Sobre querer fazer videos sobre eps especificos de bojack como voce perguntou no fim do video, acho que seria interessante falar sobre as decisões de como a historia é apresentada e narrada em diferentes episódios; Próprio Free Churro, ou o episódio que se passa embaixo d'água, ou aquele que a história é narrada por um casal de duas teraupeutas ( e por conta disso os personagens são "mudados" pelo siligilo dos clientes de cada uma delas). Alguns episódios de bojack têm um caminho muito mais dificil do que precisava ser feito, mas ao mesmo tempo é o que faz a série ser tão genial, pois a execução é impecável. Não precisava de um episódio todo mudo, ou umepisódio todo de monólogo, ou até de um episódio de uma neta que nunca vai vir a existir contando a historia da sua avó, mas a decisão de fazê-los assim tem que ser enaltecida
Elba, você faz um trabalho incrivel, n importa quantas vezes tenha visto alguém falar de algo eu sempre sei que vai ser melhor ouvir vc falando sobre, parabéns!
Excelente trabalho Elba nunca vi mas vejo a galera falando super bem e me despertou pra essa obra. Uma ideia pra você conseguir falar mais sobre essas obras é criar um dia/da/semana o dia de tal coisa com um nome generalista que possa abarcar todas essas suas ideias sei la tipo sexta feira extra algo do tipo só de exemplo mesmo que você não publique toda semana tipo uma Friday Night mesmo que seja um evento único no mês acredito que organize melhor e a gente já fica na expectativa rs.
Bojack é uma serie excelente, foi a primeira serie que eu me identifiquei. Faço tratamento contra a depressão faz um tempo, eu demorei para perceber que eu estava com problemas pq eu não me sentia triste e sim com raiva estrema, enorme frustração e um grande vazio. Bojack mostra que não importa o que você faça ou use, a depressão sempre estará ali do seu lado, você pode esquecer dela mas ela nunca vai embora e com o tempo você aprende a conviver com ela.
Pra mim o melhor ep é o do monólogo do bojack (funeral de quem não vai ter nome mencionado aqui). Ainda queria que tivesse falado mais da relação dele com os pais (mas ainda sim, amei o vídeo)
Eu tenho depressão, na verdade eu não sei se é depressão ou não, alguns meses atrás eu comecei a sentir uma coisa horrivel, como se fosse um pavor ou um desespero. Isso passou mas a anedonia continua até hoje
eu vi a série até a temporada 3, se não me engano. Então calhou de eu mesmo não ficar bem, e não consegui mais. Tinha episódios que eu estava chorando no fim, não por serem particularmente tristes, mas por ressoarem de forma mt dolorosa com a minha própria situação. Então eu deixei a serie no "Pause" até ficar melhor. Agora me sinto melhor, e vou voltar a assitir :)
Não sabia que a animação tratava sobre isso, é um assunto que me interessa. E se eu bem entendi, baseado em videos anteriores, os personagens possuem as cinco cores de Magic.
Qie maravilhoso foi ver uma análise mais psicológica da série. Outros canais que eu sigo fazem uma reflexão mais filosófica da série, e são muito bons, mas por mais que eles falem de niilismo, vazio existencial, e qual quer coisa que a série apresente, no fim parece que depressão é depressão, e não importa muito o quanto eles expliquem, é só isso e pronto nos temos que aceitar. Bojack foi meio engraçado pra mim quando eu comecei a assistir, não por causa das piadas e tudo mais, mas porque eu não gostava da série, mas eu queria entender porque todo mundo amava essa série então eu me forcei a assistir ela inteira, e olha, a primeira temporada foi um sufoco pra mim, mas lá pelo terceiro episódio da segunda temporada, alguma coisa mudou, e eu passei a amar a série e não consegui mais parar de ver. Adorei tanto a série, que ano passado quando eu tava fazendo uma limpeza mental ou sei lá como que chama, eu fiquei umas 4-5 horas só escrevendo sobre essa série e como ela significava muito para mim. Faltou só eu chorar vendo esse vídeo, mas confesso que teve partes em que tive que pausar um pouco pra recuperar o fôlego e tals. Em fim Elba, parabéns pelo vídeo. Tô muito feliz de ver isso sendo analisado por você.
Parei o vídeo e fui assistir, ri, fiquei puto e chorei apos o episódio da 5 temporada no enterro da mãe dele o monólogo que ele faz enfrente ao caixão genial... baita série....
Hj eu falei sobre depressão com meu pai, e mesmo independente, nao dependendo dele pra nada, ele me soltou um: isso é falta de trabalhar. As vezes as coisas quimicas do cérebro tem gatilhos onde vc talvez nao perceba.
Olha Elba, eu serei muito sincero contigo. Tenho minhas reservas com parte do seu material, mas a sua análise de Bojack foi excepcional e cirúrgica. É muito importante vc falar dessa série para que as pessoas entendam essa obra prima e como o roteiro dela foi pensado e acompanhou seu planejamento sem desvios ou almejando um final feliz - difícil hoje em dia temos alguma coisa de sucesso que não perca o ritmo ou tenha um filler, por mais que tenha uma boa ideia por trás. A psique do Bojack é explicada, mostra que ele vem de um lar de pessoas depressivas e que nada fizeram para tentar resolver os seus problemas e as consequência acaba acarretando e mostra para as pessoas que venham a se ver representadas no protagonista/antagonista que as drogas não são uma saída para isso. Concordo contigo, a série é uma das melhores escritas e invejo a sua dedicação e coragem de ver tudo isso novamente para realizar uma avaliação correta e livre de qualquer preconceitos. Obrigado por trazer o Bojack para seus inscritos, afina, podemos isso como um serviço de utilizada pública.
foram ótimos 20 minutos de introdução para me convencer de ver uma série da qual eu n ia ver pq achei que era só mais um south park da vida. Obrigado Elba (por mais que pareça, n tem um pingo de sarcasmo nesse comentário, sério gente, to falando na humildade mesmo).
Sei que existe aquele clichê do machão que se identifica com o BoJack, mas sinto essa identificação, e quando a ficha caiu assistindo a série... Posso dizer que não é uma identificação feliz. Sempre tive dificuldade pra me identificar em personagens, apesar de adorar series. Eu vi comportamentos do BoJack em mim que... Desde que comecei a ver a série, tentei com todas as forças melhorar. Ainda não consegui me livrar de todos meus hábitos autodestrutivos, mas acho que BoJack Horseman me fez perceber muitas dessas coisas, que antes é como se eu estivesse preso dentro da minha própria cabeça. Obrigado pelo vídeo Elba, sensacional a sua análise.
eu assisto tudo o que você publica que não seja sobre magic, então faz o que você quiser, bixo, sempre vou assistir por quê você tem coisa pra falar e eu acho interessante
E normalmente pessoas com depressão tem esse quadro ha anos e elas aprendem a mascarar o problema pra poder viver na sociedade que está inserida , até conseguem ir arrastando por um tempo mas daí acontece algo que tira a pessoa do eixo ainda que seja algo simples aos olhos dos outros mas pra quem tem depressão tá sempre andando 🚶 num linha entre o precipício e o abismo , as vezes desiste e deita na linha as vezes se joga no abismo , é algo muito além de algumas representações não é só tristeza é mais próximo da apatia e desconforto constante .
Acho que se o vídeo tivesse umas 5 horas de duração provavelmente eu iria parar no hospital, no momento em que você começa a falar até que o vídeo termine eu nem pisco.
Elba, Senhor Milagre do Tom King é outra excelente obra que aborda a depressão de uma forma profunda e pessoal. Acho que seria interessante se você fizesse um vídeo ou apensa lesse, pois a HQ realmente tem uma qualidade maravilhosa
Não assisti ainda. Cara, perfeito o seu entendimento e maneira de expor a depressão, até então não tinha olhado sobre esse viés. Realmente, pessoas com depressão nem sempre aparentam estar pra baixo, pelo contrário, tem umas até que diante de outras pessoas procuram passar uma imagem auto-astral . Realmente, é algo neuroquímico. Às vezes, eu mesmo, enxergo o comportamento das pessoas e me pergunto como as pessoas se contentam com tão pouco, não têm senso crítico ou gostam de coisas "enlatadas" as quais não se foi posto um esforço em cima, do tipo músicas sertanejas (ciclicas) de gravadoras ou filmes besteirol. Me cobro muito, e às vezes tô nessa vibe meio desse cavalo-homem aí. Kkkkk. Nunca tô satisfeito com pn. se é depressão, não sei, acho que luto muito contra pra não ficar deprimido, fico exaltando "minhas conquistas e qualidades" a mim mesmo, depois acho que estou me enganando e que preciso provar mais. Calma galera, isso não é o depoimento de alguém com depressão ou que precisa de ajuda. Só pra corroborar mesmo com a ideia do Elba.
Melhor coisa sobre Bojack Horseman. Houve um fim.
Adoro quando algo tem começo, meio e fim. Não fica inacabado e não se deteriora com o tempo.
E a série acabou de uma maneira fenomenal. Parabéns para os criadores.
eu concordo, mas fiquei triste quando vi que a netflix forçou o final, o criador falou que ainda tinha mais algumas temporadas planejadas, mas mesmo assim final excelente
um dos fatores que me faz virar o olho para muitas obras é a ausência disso, o fato da série não ter um fim definitivo e sempre lançarem sequencia, spin-off ou complemento um atrás do outro para nunca ter um fim, o que infelizmente acaba saturado produto e tornando ele previsível e chato com o tempo, por isso gosto de buscar series com um fim definitivo do tipo que pode se passar 100 anos mas nesse tempo nunca teve "algo" a mais por respeito ao final.
e @HeickedeAllxzamor, sobre o seu comentário anterior a respeito de depressão, eu espero que vc esteja bem e por mais que as coisas pareçam as vezes sem gosto/infelizes tente lembrar-se que haverá ao menos uma pessoa para te ajudar nesses momentos, não deixe que o pensamento de "eu sou um merda e tudo tem gosto de nada" te consuma e tente sempre se lembrar das coisas que te deixam feliz, mesmo que só um pouco.
Concordo plenamente
@@brunopereira-gx7dp Obrigado! Conforme tu viu no vídeo não é uma questão de querer estar bem, ou ficar feliz por conseguir algo. No meu caso estou melhor porque busquei tratamento. Academia e psicóloga, para ser mais exato, me foram suficientes.
só fico bolado que o final ficou rushado, os ultimos episodios poderiam facilmente ser mais explorados, mas eles foram forçados a acabar mais cedo
Outra coisa maravilhosa do roteiro são esses paralelismos e brincadeiras com os bichos dos personagens: as vezes que mostram a mãe do Bojack encantando todo mundo com os passos treinados, toda linda e perfeita como uma égua de concurso; a solidão de princess Carolyn pelo fato de ela ser uma gata, ela é súper independente e "pode" se virar sozinha; a dependencia e o jeito de Mr peanut Butter..... Mesmo o Bojack, se resistindo a fazer terapia ou aceitar que tem um problema nas primeiras temporadas, a forma em que perde o controle, dá para relacionar com um cavalo desbocado
Fui assistindo o vídeo e anotando meus comentários, 2 dos 3 episódios que mais me impactaram você mencionou no final, faltou apenas o "Fish Out of Water". Além da depressão o seriado trata de assuntos(alguns você ate fala no vídeo) que eu não vejo muito por ai como a assexualidade, busca excessiva por realização profissional, o lado pesado das drogas e relacionamentos abusivos. Quando eu indiquei Bojack pra uns amigos eu tentei descrever a ultima temporada da serie como "um soco na barriga em que você vomita na própria boca mas se acostuma com o gosto e a vida segue." Bojack me fez mudar como eu vejo a vida.
7:30 "Se você ta triste e assiste essa série, sua situação não vai melhorar muito"
Ahhh se apenas alguem tivesse me dito isso em 2015 :'D
Eu acho o contrário, o fato de eu estar na merda quando eu assisti me fez me identificar muito mais com a seria e me conectar muito mais com as personagens. Eu diria que se eu tivesse assistido numa época que eu estivesse bem, seria só mais uma série bem feita.
D fato foi um dos fatores q me fez gostar da série, mas tinha eps que eu simplesmente tinha que parar um pouco, como um ep que mostra a vida da mãe do bojack quando mais nova
Elba, eu tenho que te dizer: Sofri de depressão por anos enquanto assistia a série e simplesmente não consegui assistir enquanto estava nas piores crises.
Enquanto vejo seu vídeo, ouço as frases do seriado, me lembro de cada um dos dias que via algo na série, lembrava de momentos ruins e simplesmente parava de assistir porque eu não conseguia!
"A vida é uma droga e a pior parte é que ela continua". Lembro do dia que disse algo muito parecido para minha esposa.
Também tenho, por um tempo tratei com remédios ... acho que tive um pouco de sorte por causa da minha psicologá que identificou isso em mim junto com o transtorno de ansiedade generalizada (procurei ajuda quando chegou em crises fortes).
Essa frase "A vida é uma droga e a pior parte é que ela continua" é terrível, chega um momento que cada dia fica tão pesado ... é surreal quando você sente isso nos dias e se sente mal por saber que vai estar vivo amanhã ...
Uma das coisas mais estranhas e quando você se afunda no trabalho ou em qualquer coisa que lhe ajuda fugir da realidade todos os dias e fica viciado nisso ...
P
Eu senti a msm coisa só que com Evangelion. Minhas semelhanças com o Shinji eram um gatilho fodido
Bruno Gobi e uma obra com uma carga emocional muito elevada, pior que vc começa a ver e pensa que é apenas uma boa história com lutas ... quando tudo começa a se encaixar e vc percebe os problemas de cada personagem da uma sensação bem pesada e uma baita obra ... acho que o único defeito dela é a complexidade.
Assisti o vídeo antes de ter visto Bojack, parei na parte do spoiler e voltei depois de ter terminado de assistir a série. E realmente é uma série incrível. Chega a ser absurdo o quão bem escrita ela é. E o quanto podemos nos identificar com os personagens.
"depressão é uma incapacidade biológica de ser feliz" frase simples mas diz tudo"
17:43 "Não tem mais o que falar cara"
+20 min de video usfuhasduhasd
Ae sim!
Eu lendo o título: não acredito...
Eu vendo o vídeo: impossível, gratidão!
Kkkkkkk
Churros grátis tem um dos melhores roteiros que eu já vi e é o monólogo mais bem feito que eu já vi...
Esse episódio inteiro é perfeito
Eu sou um cara simples, se eu vejo bojack no titulo eu assisto
A mídia banalize a depressão,mto mais do que divulga,acho que isso é a maior bronca da galera quando o assunto é depressão,e Bojack Horseman usa isso perfeitamente,te jogando na merda pra vc saber o que é achar que a vida é uma bosta
Sobre quem pode estar sofrendo com depressão: Busquem ajuda. Dificilmente irão sair dessa sozinho. Já tive por metade da minha vida e apenas superei mesmo quando busquei tratamento.
Academia e Psicóloga me foram suficientes. Nunca quis tomar remédio, o que me fez levar mais tempo para sair dessa doença, mas foi minha escolha, sofri as consequências, não me arrependo e não sei se seria melhor ou pior com remédios.
Mas sim, busquem ajuda. Podem pensar que "não é nada demais", ou "vou superar sozinho". Pode ser que sim, mas sair disso e viver uma vida sem sofrer dessa doença é algo que compensa o esforço.
É animador ouvir um relato de alguém que esteve em um situação dessas e conseguiu superar as dificuldades e se curar. Fico muito feliz por você cara. Eu estou tentando superar isso também no momento e quando você diz "busquem ajuda" eu me pergunto o quanto de ajuda eu precisaria, pq eu já venho comentado com meus pais a uns anos que eu queria frequentar um psicólogo e tudo o que ouço é que é besteira e que não preciso sendo que eles não sabem oq se passa dentro da minha cabeça. Eu consegui melhorar bastante depois que comecei a namorar, minha mulher é atenciosa e muito cuidadosa comigo e sempre tenta me levantar da mesma forma que faço com ela.
Mas ainda assim, nós dois não somos profissionais na área de psicologia kkkkkkkk. Então nós nos ajudamos e damos suporte sob nossas limitações. Ela também sofre desse mal e é difícil ajudá-la pq eu sinto oq ela sente mas se eu soubesse como "concertar" eu faria para nós dois.
Acabei aproveitando teu comentário para desabafar um pouco, eu sei oq preciso fazer para melhorar é só que é mais difícil sem o apoio de quem deveria te apoiar, então enquanto eu não consigo arrumar meu próprio dinheiro eu tenho que aprender a conviver com essa doença kkkkkkkkk.
Obrigado por me permitir falar um pouco com alguém que entende e já passou por isso, de certa forma você me dá esperança pq se alguém conseguiu se curar então isso quer dizer que eu também posso. Muito obrigado por isso rapaiz, e muita felicidade pra vc e sua mulher!
@@gustavorossinicamargo4313 procure ajuda. Eu não sabia o quanto precisava também. Hoje estou no estágio final de recuperação e temp algo ocorrer para me desestabilizar, mas eu sei que um dia vai ocorrer.
Se uma pessoa não está sendo boa, procure outra. Se algo não te ajuda, nao faça mais. Manter pessoas que te fazem bem por perto e afastar aa outras. Tem várias coisas que pode tentar e isso é o que tu pode fazer.
um adento: para quem tem depressão, busque ajuda de profissionais da área. Existe uma porrada de "busquem ajuda" mandando depressivos para serem tratados por gente q sequer sabe como funciona a depressão
Uma pergunta, você sentia uma sensação ruim quase insuportável e tipo uma sensação de dor no peito? Eu tive isso enquanto estava com depressão, eu tinha todos os outros sintomas e mais esses, era o pior sintoma, não encontrei em site nenhum.
@@pixew446 No meu caso, as vezes sim, as vezes não. Depende do meu nível de agonia. Seria bom tomar cuidado com um possível infarto dependendo.
No meu caso o maior motivo para depressão é meu desgosto por viver e querer morrer para não estar mais nessa vida. Não sei se é um caso muito normal.
Eu jádeveria ter assistido Bojack e depois desse vídeo eu vou começar é hoje!! haha Muito bom Elba, valeu demais!
Aguardo vídeo sobre Korra tbm! Avatar é um dos meus desenhos preferidos da vida!
não sei pq nas pesquisas sobre bojack nunca havia achado seu vídeo, mas do nada agora de madrugada ele simplesmente apareceu nas recomendações kkks
Amo essa série e que bom que encontrei esse vídeo, se é sobre bojack já vale a pena!
vc podia fazer mais um video sobre neon gênesis evangelion? acho renderia um video e conversa legal
up
FAZ UM VIDEO sobre evangelion (mais um :) ) @FAZENDONERDICE
O alfonso ribeiro participou de uma competição de dança e ele ganhou em primeiro lugar fazendo a dança do calton
Sabe pq eu gosto do seu canal? Vc é aquele amigo nerd legal que eu tinha na época do Lobisomen o apocalipse. Eu nunca gostei de magic, mas vejo os teus vídeos sobre pq é legal "conversar" com vc. Parabéns pelo canal, continue sempre
Que Vídeo foda Elba, eu tenho síndrome do pânico.
Bojack foi um achado para mim, justamente pelo jeito em que trabalha a questão da depressão. O meu pai fez (e ainda faz) tratamento psicológico e passou muitos anos no fundo do poço. Alguns episodios me fizeram chorar mares, porque é impresionante como eu via ele retratado no Bojack muitas vezes.
Emfim, video maravilhoso! Por favor, faz mais do tipo
Meu aniversário com o vídeo da minha série favorita! Vlw Elba. Só queria dar um adendo, não é porquê alguém age triste sempre que isso também não pode ser indício de depressão.
Olá!! Eu já assisti Bojack não sabia que tinha saído a ultima temporada, obrigado pelo aviso. Minha sugestão para os próximos videos do cana são produções que tem múltiplas camadas, exemplo " Família Dinossauro".
Só se importa com spoiler quem tem boa memória. Kkk
Engraçado, meu namorado joga Magic e assiste você, havia comentado sobre a série e no mesmo dia você postou o vídeo kkkkk Aqui estou eu.
Incrível como a vida é, você não acha ?
Assista que vc vai gostar é a melhor animação
@@cezario7945 eu conhecia a serie, esse canal q nao kkkkk
Comecei a ver esse video do canal no dia do lançamento (nunca tinha visto um episodio da serie embora conhecesse a existência dela), terminarei de ver hoje, a serie consegue apresentar mais do que a vida, mas como voce encara a vida, é real, passa e ela é nada mais do que as ações que você vivência
Elba eu possuo a depressão já diagnosticada (estou em tratamento inclusive) há vários anos , trabalhar é como pisar descalço em cacos de vidro , estando eu na mesma profissão a mais de 12 anos , onde eu tenho a extrema certeza de que 89% dos que me conhecem não acreditam , antes que me perguntem tô mais pra classe média baixa (sim minhas contas estão em dia) , gostaria de lhe dizer que seu video foi muito , mas muito esclarecedor sobre o assunto , e Bojack Horseman foi uma ótima indicação estou vendo e não me importei com os spoilers .
Incrível. Assisti a parte sem spoiler, e algumas semanas depois aqui estou novamente para terminar o vídeo!
Obrigado
Olha fazia muito tempo que eu não salvava um video entre os meus favoritos aqui, obrigado pro esse vídeo Alba vc se superou.
Elba, seria muito bom um ep falando sobre Korra, seus vilões com suas visões politicas e da queda que ela teve ao enfrentar eles!
video muito bom! continue assim!
EEEEEERICAA. Ao longo dos anos eu já devo ter visto tudo umas 3 vezes e essa série merece todos os elogios que puder receber e mais alguns. É tão fácil ver um pouquinho de si mesmo em todos os personagens que chega a ser assustador.
Pra mim bojack é uma animação incrível, tem um brilho único!
terminei ontem a ultima temporada de bojack e esse video veio sugerido no timing perfeito, video excelente, amei a forma como voce definiu cada personagem e cada tema da serie, ganhou um inscrito garantido só por esse video.
Por favor faça video sobre episódios em específico de bojack é simplesmente perfeito
Elba, esse é o melhor vídeo que eu vi no seu canal. Obrigado por ele. Como psicólogo, adulto jovem e ex-paciente psiquiátrico, me sinto confortado por ouvir/ver alguém falando com tanto respeito sobre depressão. Você é o cara.
Fui ver bojack sem pretencao alguma. Fui vendo 1 episódio.. depois outro e outro.. me surpreendeu muito a temática. Muito bom.
“Eu sei que você quer ser feliz, mas você não vai ser e eu sinto muito. Não é só culpa sua, é minha e de seu pai também. Você herdou nossa feiura. Você já nasceu quebrado e é seu. E agora você pode encher sua vida com projetos e livros e namoradas e não vão te fazer se sentir bem. Você é Bojack Horseman e isso não tem cura.”
Há uma certa tristeza nas situações as quais são ruins e não somos responsáveis - como na depressão. Quando algo dá errado e é nossa culpa, podemos aprender, melhorar, evitar que isso ocorra e até mesmo reparar o erro: resolver a nossa culpa. Mas se mesmo você dando seu melhor as coisas podem dar errado sem ninguém ter feito nada de errado, e não há o que possa ser feito. É triste a tese de que foge a nós a qualidade da vida mediante nossas ações. É triste.
Eu ainda estou assistindo, faltam duas temporadas e eu eu finalizo então só vi até onde vc não deu spoilers, nunca me identifiquei tanto com um personagem fictício na minha vida, eu diversas vezes fico procurando algo que vai me deixar feliz e tudo o que eu acho que vai da certo, quando eu consigo eu vejo que não fez diferença nenhuma e eu continuo infeliz, também nas merdas que fiz na vida fico sempre tentando achar algo pra culpar mas na verdade o problema sempre foi e será eu mesmo, preciso ser alguém melhor, na maneira meio babaca que trato pessoas próximas porque não tenho coisas resolvidas comigo mesmo e desconto isso nos outros (relacionamentos amorosos) e por ai vai, é exatamente como você falou, essa série ajuda demais quem tem depressão, esses "tapas na cara" que série da são excelentes pra quem precisa tomar, no caso eu mesmo...
Como psicólogo, digo que a ditadura da felicidade (potencializada pelas mídias sociais) faz com que qualquer tristeza seja encarada como depressão que precisa ser medicada, qnd a dor é parte inevitável da vida.
Pois eu vou te propor uma ideia alternativa: a banalização de doença mental.
Toda vez que alguém fala "ai, seus dados não são da mesma cor, isso me dá TOC" eu tenho vontade de esfolar o imbecil vivo.
@@FazendoNerdice Aí junta a indústria farmacêutica reforçando esse padrão e interessada em sobrediagnósticos com objetivos financeiros.
Por fim, se vc está triste pq alguém da sua família morreu, pq foi demitido, pq deu algo errado na sua vida, vc não está doente. Doente estaria se não sentisse absolutamente nada. Reflexão final.
não apenas isso, mas o aparecimento da modinha dos sad boys/sad girls tbm contribuiu pra banalização e romantização da depressão. Esse povo me dá nojo
há tbm a questão religiosa, muito religioso insiste na ideia de que depressão é falta de Deus. E eles usam ou placebos ou casos de pessoas tristes (e não depressivas) que encontraram conforto na religião como argumento para defender essa ideia. Tbm me dão nojo
O momento na série que achei que o Bojack pareceu ter encontrado um pouco de paz, foi quando ele encontrou a irmã, e teve um fio de família.
Muito bom o episódio, uma das coisas mais importantes são as musica… principalmente a que fecha a série! Poderia fazer um episódio sobre o penúltimo episódio… a view from halfway down, esse mexeu comigo de uma maneira que não consigo nem explicar… ótimo vídeo El baramalho!
Mano que quarto legal faz um video mostrando o quarto, achei daora.
Eu fiz! Tem maomeno um mês! ruclips.net/video/bFFxIAAFgXo/видео.html
@@FazendoNerdice Obrigado, vou assistir agora.
Elba, eu de certa forma, quase nunca vejo vídeos de Magic, mais todos e afirmo, todos os outros vídeos eu vi. Eu realmente gosto do teu trabalho. Acho que vale a pena investir mais nesses vídeos.
Euba adoro seus vídeos e a maneira que vc apresenta, é bom falar de Magic , mas seus vídeos sobre temas avulsos sempre me encantaram, vc falou hoje sobre depressão e muitas pessoas não entendem como essa doença é grave, obrigado por trazer temas que alem de nós entreter nos ajudam
Parabéns pelo vídeo!
Você têm razão sobre a dublagem, o patamar de emoções entre elas é muito divergente.
PQP eu acabei de terminar Bojack e aparece esse vídeo,Elba está na minha mente
Curto demais teu conteúdo, ótimo vídeo, Bojack horseman é uma série incrível.
Eu acompanhei a série desde a estreia. Sempre que lançava uma temporada nova, eu maratonava em dois dias. Hoje eu tenho o bojack tatuado no braço ❤️
Realmente não é uma série pra qualquer um. Uma das melhores séries que já assisti!
Amei o vídeo ❤️
Eu não conhecia a série e vc me inspiro a começar a ver, adoro esses seus vídeos mais "aleatórios", pois não curto muito Magic, mas queria agradecer aí por esses vídeos tão bem produzidos e as histórias que conta.
Muito informativo e reflexivo. Aprendi pra caramba.
Elba, o vídeo ficou excelente como sempre. Eu particularmente gosto demais quando vc trás esse tipo de conteúdo mais inesperado, adoraria ver vc falando de Avatar a Lenda de Korra ou mais de Elder Scrolls. Meu voto é "SIM" kkkkkkkkkk. Por um Fazendo Nerdice em que o Elba possa acordar no dia e falar de temas como esse sobre séries como (ou não) essa.
Otimo vídeo, recomendo você fazer mais do tipo
Lembro do seu vídeo ''parando de jogar magic'' em que você disse que muita gente se apega ao jogo porque ele ajuda a entrar em contato com pessoas interessantes, alias esse vídeo como um todo é sensacional.
Recomendo que você considere que provavelmente muita gente te assiste não por causa de magic, mas porque você é uma pessoa interessante, é agradável te ouvir.
verdade,nem jogo Magic mas só porque o Elba ta no vídeo eu já vejo
Parabéns pelo vídeo. Um assunto que nunca pode deixar de ser conversado.
Comecei a assistir a série mas tinha interrompido , comecei a assistir seu relato porém antes de você trazer spoiler, mais precisamente aos 20 minutos do vídeo, interrompi pra retornar à série pra acompanhar a evolução do nosso Bojack hehe, mas de qualquer forma, dei meu like e me inscrevi no canal . Forte abraço
Eu lembro até hj o dia que eu acabei de assistir o bojack eu voltei do primeiro episódio é a vou assistir em loop🔁
brabo demais slc o jeito que o Elba narra é MARAVILHOSO na moral, te amo elba, continue suas narrativas que pra min são quase como uma terapia
Cara seu canal é tão foda, fico puto de não ter pelo menos 1 milhão de inscritos!
Pô Elba, seus vídeos são bons demais! Até hoje eu fico assistindo aqueles da Sega, são engraçados demais! kkk
Eu acredito que independente de qualquer narrativa que eles tentaram passar com a ideia do Todd sempre dar certo e talz por ele ser branco faz com que fique difícil levar o resto do tema a sério quando todo mundo que tem sucesso na série não é branco e infeliz enquanto ele é feliz... Isso sai muito MUITO do paralelo com doença mental, afinal não preciso dizer que independente de consequências sociais brancos não são imunes a depressão.
Ótimo vídeo Elba, assistirei, e recomendo também que caso você ainda não tenha visto, Cowboy Bebop, uma obra de arte da Sunrise que retrata muitas facetas da vida e questões filosóficas e existenciais em uma ambientação bem única.
Muito legal apontar essa confusão entre tristeza e depressão na midia. Total concordo. Mas posso ressaltar um problema na sua descrição de depressão? Ela não é apenas / exclusivamente um desequilíbrio químico. Essa é a visão médica, que traz embutido o risco da medicalização da vida. Depressão não é incapacidade de ser feliz, mas incapacidade de encontrar sentido. Pode ser acompanhado de tristeza ou não. E é aí que a gente vai encontrar outra confusão na fala geral: chamar de depressão o que não é, mas comer bola e não perceber depressão genuína quando não vem com aquela 'cara' mais clássica. De resto, aplaudo a análise!!
Quando eu acabar a série eu volto
PS: O vídeo até a agora está FABULOZO
eu vi umas 3 temporadas, mas amei o video, eu volto pra terminar de ver o video quando terminar, muito obrigado
Elba e Bojack: Meu show preferido no netflix se junta com meu canal favorito do youtube
edit depois de ver o video: Sobre querer fazer videos sobre eps especificos de bojack como voce perguntou no fim do video, acho que seria interessante falar sobre as decisões de como a historia é apresentada e narrada em diferentes episódios; Próprio Free Churro, ou o episódio que se passa embaixo d'água, ou aquele que a história é narrada por um casal de duas teraupeutas ( e por conta disso os personagens são "mudados" pelo siligilo dos clientes de cada uma delas). Alguns episódios de bojack têm um caminho muito mais dificil do que precisava ser feito, mas ao mesmo tempo é o que faz a série ser tão genial, pois a execução é impecável. Não precisava de um episódio todo mudo, ou umepisódio todo de monólogo, ou até de um episódio de uma neta que nunca vai vir a existir contando a historia da sua avó, mas a decisão de fazê-los assim tem que ser enaltecida
Caralho Elba, seu canal é muito foda meu parceiro. Assim que conseguir um trampo vou virar apoiador. TMJ!
Por favor, faça do epi de Free Churros, ele é muito bom pra falar o que esperamos das nossas relações com nossos pais
Elba, você faz um trabalho incrivel, n importa quantas vezes tenha visto alguém falar de algo eu sempre sei que vai ser melhor ouvir vc falando sobre, parabéns!
Excelente trabalho Elba nunca vi mas vejo a galera falando super bem e me despertou pra essa obra. Uma ideia pra você conseguir falar mais sobre essas obras é criar um dia/da/semana o dia de tal coisa com um nome generalista que possa abarcar todas essas suas ideias sei la tipo sexta feira extra algo do tipo só de exemplo mesmo que você não publique toda semana tipo uma Friday Night mesmo que seja um evento único no mês acredito que organize melhor e a gente já fica na expectativa rs.
Bojack é uma serie excelente, foi a primeira serie que eu me identifiquei. Faço tratamento contra a depressão faz um tempo, eu demorei para perceber que eu estava com problemas pq eu não me sentia triste e sim com raiva estrema, enorme frustração e um grande vazio. Bojack mostra que não importa o que você faça ou use, a depressão sempre estará ali do seu lado, você pode esquecer dela mas ela nunca vai embora e com o tempo você aprende a conviver com ela.
Pra mim o melhor ep é o do monólogo do bojack (funeral de quem não vai ter nome mencionado aqui). Ainda queria que tivesse falado mais da relação dele com os pais (mas ainda sim, amei o vídeo)
"A vida é uma merda" sempre que eu ouço isso me lembro de Camus e como a visão dele sobre esse aspecto da vida me ajudou com a minha depressão
vc tem depressão e a foto do seu perfil é a marca do sacrifício de BERSRK 0.0
O Cavaleiro de Aquário? (é brincadeira kkk)
@@richard7719 esse mesmo!
Cara eu acho que seria muito bom mais episódios sobre avatar ainda mais agora que já vi korra todo e da pra pegar as referências.
Eu tenho depressão, na verdade eu não sei se é depressão ou não, alguns meses atrás eu comecei a sentir uma coisa horrivel, como se fosse um pavor ou um desespero. Isso passou mas a anedonia continua até hoje
eu vi a série até a temporada 3, se não me engano. Então calhou de eu mesmo não ficar bem, e não consegui mais.
Tinha episódios que eu estava chorando no fim, não por serem particularmente tristes, mas por ressoarem de forma mt dolorosa com a minha própria situação.
Então eu deixei a serie no "Pause" até ficar melhor.
Agora me sinto melhor, e vou voltar a assitir :)
Obrigado por esse vídeo, Elba.
Com certeza o melhor vídeo do canal párabes
Não sabia que a animação tratava sobre isso, é um assunto que me interessa. E se eu bem entendi, baseado em videos anteriores, os personagens possuem as cinco cores de Magic.
O quadro em branco tem um vídeo muito foda sobre tbm.
Qie maravilhoso foi ver uma análise mais psicológica da série. Outros canais que eu sigo fazem uma reflexão mais filosófica da série, e são muito bons, mas por mais que eles falem de niilismo, vazio existencial, e qual quer coisa que a série apresente, no fim parece que depressão é depressão, e não importa muito o quanto eles expliquem, é só isso e pronto nos temos que aceitar.
Bojack foi meio engraçado pra mim quando eu comecei a assistir, não por causa das piadas e tudo mais, mas porque eu não gostava da série, mas eu queria entender porque todo mundo amava essa série então eu me forcei a assistir ela inteira, e olha, a primeira temporada foi um sufoco pra mim, mas lá pelo terceiro episódio da segunda temporada, alguma coisa mudou, e eu passei a amar a série e não consegui mais parar de ver.
Adorei tanto a série, que ano passado quando eu tava fazendo uma limpeza mental ou sei lá como que chama, eu fiquei umas 4-5 horas só escrevendo sobre essa série e como ela significava muito para mim.
Faltou só eu chorar vendo esse vídeo, mas confesso que teve partes em que tive que pausar um pouco pra recuperar o fôlego e tals.
Em fim Elba, parabéns pelo vídeo. Tô muito feliz de ver isso sendo analisado por você.
Parei o vídeo e fui assistir, ri, fiquei puto e chorei apos o episódio da 5 temporada no enterro da mãe dele o monólogo que ele faz enfrente ao caixão genial... baita série....
Só vou ser feliz quando tiver um escritório/set assim..
"Viver não é pra ser feliz, é pra ser testado por ela, e como há dor e sofrimento nesse caminho mermão."
Nego Ney Cyborg Alternativo da Dimensão 882.
Nós vamos sentir sua falta Elba, vamos sim. Não se vá, por favor!
Hj eu falei sobre depressão com meu pai, e mesmo independente, nao dependendo dele pra nada, ele me soltou um: isso é falta de trabalhar. As vezes as coisas quimicas do cérebro tem gatilhos onde vc talvez nao perceba.
eu conheci esse canal pelo vídeo de Evangelion, e agora vc faz mais esse ótimo vídeo sobre Bojack, continue trazendo mais vídeos assim!!
Olha Elba, eu serei muito sincero contigo. Tenho minhas reservas com parte do seu material, mas a sua análise de Bojack foi excepcional e cirúrgica. É muito importante vc falar dessa série para que as pessoas entendam essa obra prima e como o roteiro dela foi pensado e acompanhou seu planejamento sem desvios ou almejando um final feliz - difícil hoje em dia temos alguma coisa de sucesso que não perca o ritmo ou tenha um filler, por mais que tenha uma boa ideia por trás. A psique do Bojack é explicada, mostra que ele vem de um lar de pessoas depressivas e que nada fizeram para tentar resolver os seus problemas e as consequência acaba acarretando e mostra para as pessoas que venham a se ver representadas no protagonista/antagonista que as drogas não são uma saída para isso.
Concordo contigo, a série é uma das melhores escritas e invejo a sua dedicação e coragem de ver tudo isso novamente para realizar uma avaliação correta e livre de qualquer preconceitos.
Obrigado por trazer o Bojack para seus inscritos, afina, podemos isso como um serviço de utilizada pública.
assisti as 2 primeiras temporadas e simplesmente achei só ok e nunca senti vontade de voltar a ver
foram ótimos 20 minutos de introdução para me convencer de ver uma série da qual eu n ia ver pq achei que era só mais um south park da vida. Obrigado Elba (por mais que pareça, n tem um pingo de sarcasmo nesse comentário, sério gente, to falando na humildade mesmo).
Vídeo foda parabéns!
Sei que existe aquele clichê do machão que se identifica com o BoJack, mas sinto essa identificação, e quando a ficha caiu assistindo a série... Posso dizer que não é uma identificação feliz. Sempre tive dificuldade pra me identificar em personagens, apesar de adorar series. Eu vi comportamentos do BoJack em mim que... Desde que comecei a ver a série, tentei com todas as forças melhorar. Ainda não consegui me livrar de todos meus hábitos autodestrutivos, mas acho que BoJack Horseman me fez perceber muitas dessas coisas, que antes é como se eu estivesse preso dentro da minha própria cabeça. Obrigado pelo vídeo Elba, sensacional a sua análise.
eu assisto tudo o que você publica que não seja sobre magic, então faz o que você quiser, bixo, sempre vou assistir por quê você tem coisa pra falar e eu acho interessante
Mano eu ja tava querendo ver bojack mas agira que você falou bem eu vou ver agora
E normalmente pessoas com depressão tem esse quadro ha anos e elas aprendem a mascarar o problema pra poder viver na sociedade que está inserida , até conseguem ir arrastando por um tempo mas daí acontece algo que tira a pessoa do eixo ainda que seja algo simples aos olhos dos outros mas pra quem tem depressão tá sempre andando 🚶 num linha entre o precipício e o abismo , as vezes desiste e deita na linha as vezes se joga no abismo , é algo muito além de algumas representações não é só tristeza é mais próximo da apatia e desconforto constante .
Acho que se o vídeo tivesse umas 5 horas de duração provavelmente eu iria parar no hospital, no momento em que você começa a falar até que o vídeo termine eu nem pisco.
Elba, Senhor Milagre do Tom King é outra excelente obra que aborda a depressão de uma forma profunda e pessoal. Acho que seria interessante se você fizesse um vídeo ou apensa lesse, pois a HQ realmente tem uma qualidade maravilhosa
Eu vou rever esse ano. Já que ainda preciso encontrar a 2⁰ parte da última temporada.
Adorei. Posterguei o suficiente. Assistirei depois do seu vídeo!
Seus vídeos são otimos,faz oque der na telha :D
Não assisti ainda. Cara, perfeito o seu entendimento e maneira de expor a depressão, até então não tinha olhado sobre esse viés. Realmente, pessoas com depressão nem sempre aparentam estar pra baixo, pelo contrário, tem umas até que diante de outras pessoas procuram passar uma imagem auto-astral . Realmente, é algo neuroquímico. Às vezes, eu mesmo, enxergo o comportamento das pessoas e me pergunto como as pessoas se contentam com tão pouco, não têm senso crítico ou gostam de coisas "enlatadas" as quais não se foi posto um esforço em cima, do tipo músicas sertanejas (ciclicas) de gravadoras ou filmes besteirol. Me cobro muito, e às vezes tô nessa vibe meio desse cavalo-homem aí. Kkkkk. Nunca tô satisfeito com pn. se é depressão, não sei, acho que luto muito contra pra não ficar deprimido, fico exaltando "minhas conquistas e qualidades" a mim mesmo, depois acho que estou me enganando e que preciso provar mais. Calma galera, isso não é o depoimento de alguém com depressão ou que precisa de ajuda. Só pra corroborar mesmo com a ideia do Elba.