ela não gera energia quando manda água pra represa, e sim quando água da represa volta pro canal pinheiros. Inclusive pelos relatos, foi feito pouquíssimas vezes, para testes somente. Quando ela manda água para a represa, ela consome energia. As subestações que foram mostradas, também não são para a Pedreira nem para a Termelétrica.
Olá boa noite estou vendo seu vídeo pela primeira vez,mas o que eu sei e que o rio Pinheiros deságua no Rio Tietê.E quando e no período de chuvas em São Paulo as águas dos Tietê e Pinheiros vão para outro lado sentido Pirapora do jesus. Mas gostei do seu vídeo muito bom
Você acha que seria possível as hidrelétricas recrquicular a própria água? Ex. A água passa por ela e alguma elevação traria de volta está água? Ou ela consumiria mais energia do que produz?
Valeu amigo! Você fez um ótimo trabalho mostrando todas estas informações sobre o funcionamento deste fluxo águas envolvendo estas Fontes hídricas comunicantes. Moro em São Paulo há 39 anos, sempre houvi falar destas usinas e destas obras no rio pinheiros, porém nunca tive oportunidade de ver assim mais detalhadamente. Obrigado... Att.
Vídeo de extrema importância. Deve ser divulgado. Só com drones e o maravilhoso sistema virtual da internet pode ser divulgado. Nunca foi divulgado por não haver interesse comercial ou interesse político das grandes emissoras de televisão. Parabéns pela postagem. Vou repassar.
Kacá, parabéns pelo excelente e didático vídeo. Vou apenas contribuir com um complemento. Neste complexo também têm a barragem Reguladora Billings Pedras, que é uma barragem de 375 metros de extensão (230 metros em terra e 145 metros em concreto) localizada no município de São Bernardo do Campo (altura do km 34 da via Anchieta). A barragem Reguladora Billings Pedras possui 3 comportas que descarregam as águas do reservatório/represa Billings ao canal de ligação Billings Pedras, acumulando-se depois no Reservatório do Rio das Pedras.
@@EngEtceTal ele trabalhou na construção, da Guarapiranga pela Camargo Correa, ele foi transferido para lá, quando terminou o trecho do metrô da Liberdade até Jabaquara. Fui uma vez com ele no trabalho, foi no turno da noite. Lembro que quando o serviço estava pouco os funcionários pescavam no rio. Antes da barragem ficar pronta.
Moro bem próximo a barragem de Guarapiranga que fica muito próximo as usinas de elevação, e não entendo como obras de engenharia tão extraordinária não são mostradas aos alunos das escolas publicas. Tudo q descobri sobre essas obras foi por conta própria.
@@EngEtceTale meu meu amigo mas isso deveria ser mas aberto ao público, nas escolas por exemplo...lembre que tive um professor geografia q um dia explicou na sala de aula pq a av. Interlagos era chamada assim. Eu nunca mas esqueci o pq e sempre lembro dele, um ótimo professor (PROF LUIZ) sdd...
Boa noite fico feliz pelo vídeo do meu bairro da Pedreira zona sul de São Paulo eu ai muito obrigado pelo feliz nasci nesse bairro e adoro o meu bairro da Pedreira zona sul de São Paulo SP de coração obrigado e boa noite.
Parabéns pelas aulas!!Descobri seu canal e já me inscrevi, sou nascido e criado nessa região, conhecida como mar paulista, para quem não sabe, o bairro de interlagos tem esse nome por estar entre as represas de Guarapiranga e a Billings(between the lakes=entre lagos) e para quem é apaixonado por aviação como eu, arrisco dizer que, essa região é uma das mais belas de SP de sobrevoar ,senão a mais bela.
Olá. Morei no acampamento da light nome da vila residencial para funcionário a da Light. Praticamente nasci lá em 1955. Conheço a usina elevatória de pedreira por dentro pois varias vezes meu pai me levou lá. Tenho ótimas lembranças de lá. Parabéns pela matéria.
Parabéns Kaca, mais um belo vídeo! Apesar de alguns equívocos e imprecisões em partes das explicações, a aula é válida, onde percebe-se a intenção e o esforço em mostrar o funcionamento desse complexo sistema. Para quem tem o foco em aprender, este vídeo serve de estímulo e ponto de partida para se ir além. Os próprios comentários desse vídeo já são suficientes para elucidar as principais dúvidas... Sou de SC e sempre tive curiosidade em entender os princípios dessa extraordinária obra de engenharia.
@@EngEtceTal Não dá pra bombear a água e gerar energia ao mesmo tempo, quando a usina trabalha na reversão do rio ela consome energia. Somente existe geraçao quando a agua é passada do reservatorio billings para o rio a jusante da barragem
@@gpierrepaiva muito obrigado pelas informações Guilherme… Quando busquei material eu realmente não encontrei nada que trouxesse tal informação, aliás, as informações sobre o funcionamento de ambas são poucos. Quando fizer o vídeo de Traicao já entrarei com a devida informação, aliás, se tiver objeto de estudo sobre, ficarei muito grato. Obrigado e grande dia
Olá meu nome é Roger e moro no Japão há 27 anos, conheci seu canal há uma semana e já me inscrevi e já assisti quase todos os vídeos, gostaria de te agradecer por ter me ajudado a matar um pouco a saudade da região e esclarecer algumas curiosidades que eu tinha desde criança…. Morei no Grajaú até 1995 e já passei muito aí pela região de Interlagos, me lembro de ficar curioso sobre o que era essa construção no rio Jurubatuba, me lembro do lixão aí em pleno funcionamento, me lembro do clube ali na represa, e que existia um pequeno hidroavião que fazia passeios no local, e fiquei chocado ao ver como mudou tudo aí ao redor da torre da Villares … essa região da zona sul tem muita coisa e histórias interessantes, deixo como uma dica para futuros videos a história das balsas que existem na região, a história do Sesc Interlagos e a história dos caminhos que levam ao litoral, por exemplo a estação Evangelista de Sousa….. Mais uma vez agradeço pelo seu trabalho ( que trouxe alegria a uma pessoa do outro lado do mundo ) e desejo muito sucesso no seu canal!!! 👋😁👍
Olá Roger… Olha só, nosso pequeno canal com audiência do outro lado do Globo 🌎 Prazer imenso ter vc aqui… Se quiser contar histórias de brasileiros no Japão 🇯🇵 ou das grandes obras aí, fique a vontade! A região mudou demais de 1995 para agora, principalmente essa onde ficava a torre da Villares. Esse tema das balsas no Grajaú é bem legal, eu farei vídeo com certeza 🙏 Cara, sucesso aí no Japão, quando vier ao BRASIL da um toque, para tomarmos um café ☕️
Sim...existia um trem de passageiro que saia da estacao julio prestes ate samarita...depois fazia baldeacao ate peruibe..e de peruibe ia ate a cidade de juquia..sempre pegava este trem para peruibe..ele parava na estacao cidade dutra..as 8 hrs da manha...e ia colonia.barragem..evangelista de souza e descia a serra era muito divertido bons tempos..que nao volta mais.
Este vídeo foi muito importante pra mim eu sabia que existia este grande complexo de obra mas sem este vídeo filmado por drone jamais eu teria uma visão tão maravilhosa este vídeo é de suma importância pra quem conhece são Paulo conhecia a pedreira a úsina Piratininga transportei material lá dentro bastante vezes 1984 este vídeo foi esclarecedor pra mim mesmo muito obrigado morei em São Paulo 51 anos hoje Moro em Jardinópolis sp parabéns por resgatar um passado que não tem retorno.
Vídeo e bom. Faltou dizer que quando diz que as máquinas são reversíveis. Hora elas consome energia quando bombeia água pra cima, hora vira geradora que com a queda dágua, transforma a queda da água em eletricidade
Verlinda Vera. Escreveu que tem 69 anos e morou aí. Eu tenho 72 anos e tbm morei aí.que viagem!!! Vc falou do. Jd Palmares,de origem de escravos.na época, nunca houvimos sobre isso e o bairro,era novo e sem vestígios de escravidão.tambem não conheci esse Castelinho que vc cita. Más estou encantado com tudo isso.
Agradecer, gostei muito dos videos, nasci no Mar Paulista e estudei ao lado da Usina na Escola Borba Gato. Conheci teus videos através do meu pai que foi un lutador e um dos primeiros integrantes da Soc.Amigos do Mar Paulista, lutou muito pelo bairro.Hoje vivemos fora e é sempre bom estudar e cohecer a regiao que voce nasceu.Obrigado.
A energia não é feito quando tem as turbinas girando passivamente com a força da água ? E não ligadas pra reverter o fluxo do rio ? Usando energia pra reverter o fluxo do rio e mesmo assim faz energia ? E ela não controla diretamente o fluxo do rio Tietê . Ela controla o fluxo do rio pinheiros que deságua no Tietê .
O fluxo natural do rio é desaguar no Tietê, mas com projeto do Billings, ele passou a fluir ao contrário, do Tietê para Pedreira, quem faz isso é TRAICAO E PEDREIRA Quanto a geração de energia a EMAE confirmou. Ao bombear usa energia (subir 25m) ao descer da represa para Billings gera energia 👍
Ótimas lembranças, brinquei no bota fora, joguei bola,caçava bola de tênis no lixo do rio e jogava taco, mergulhava na biquinha, e tinha medo das histórias sobre o chiquitão kkkk. E quando chegavamos no topo da represa e ficavamos com medo da Kombi que pegava criança kkkk. Diversão garantida. E hj fechou td . Mas nunca imaginei que era uma usina hidrelétrica
Eu fui algumas vezes na usina de traição e também aí na Pedreira quando criança. Meu pai foi funcionário da Transmissão Paulista, e depois da Emae. Eu sou muito a favor de excursões escolares em lugares assim, porque uma coisa é aprender na teoria essas coisas, mas ver por dentro, é outra. Inclusive, isso ia gerar o interesse na engenharia em mais e mais crianças.
O RUclips e drone são as ferramentas para mostrar/divulgar muitas obras-primas mas com o trabalho de você, parabéns. Espero que façam a despoluição dos rios que tem muitas invasões para serem urbanizadas que jogam esgoto nos corregos.
belíssimas imagens e uma historia muito bem explicada , ou seja uma aula . meu bairro esta entre as duas paredes , guarapiranga e pedreira fiquei surpreso . Parabéns Eng Etc e Tal !!!
Estou adorando seus vídeos Kaka! Você poderia fazer um sobre como estão hoje a poluição dos rios Tiete e Pinheiros , se existe algum projeto sendo realizado atualmente. Não entendo como os políticos não percebem como rios limpos podem não só melhor a qualidade de vida da população mas ter várias formas de rentabilidade…. Obrigada!
Oi Valéria, muito obrigado ☺️ Vou fazer um vídeo sobre Pinheiros e Tietê sim… Aliás se o canal crescer, eu vou comprar equipamentos para acompanhar o nível das águas dos rios 😱 Espero que nosso projeto de frutos
Mas tem um projeto gigante em obras para despoluir o rio Pinheiros até o fim deste ano! A meu ver este projeto tem tudo para dar certo pois é bem completo, com mais de meio milhão de ligações de esgoto, inclusive das favelas da região, um sistema para despoluir os córregos afluentes do Pinheiros, oxigenação das águas e desassoreamento. Seria muito bom um vídeo do Kaka sobre este grande projeto!
@@joseluciocorrea1866 oi José… Sim, concordo com vc, este projeto de limpeza está muito bom mesmo!!! Eu preciso de tempo para estudar 📚 tudo e fazer um vídeo com qualidade, quem Sabe pego este carnaval para avançar bastante neste tema. Bem lembrado José 👏👏👏
O projeto de despoluição do tiete começou 92, Fleury pegou dinheiro do Japão plantou grama nas margens da marginal e ficou por isso mesmo. Essa despoluição virou um maravilhoso saco sem fundos de verbas .
Kaca bom dia. Do jeito que foi falado, parece que a Henry Borden está a pleno funcionamento, mas pela proibição de bombeamento a partir de 1992, a usina produz muito abaixo da capacidade (diminuiu 75%). Na descrição está escrito "Mandar água para Cubatão afim de gerar energia." mas isso não se faz mais.
Trabalhei por 26 anos na UTP ( Usina Termoelétrica PIRATININGA), que fica no mesmo terreno da Usina Elevatória da Pedreira. Segundo fui informado na época, as bombas que elevam a água do Pinheiros para a Billings são acionadas por grandes motores ELÉTRICOS. Quando há (havia) necessidade de gerar energia elétrica, "invertia-se a polaridade" dos motores e eles passavam a funcionar como GERADORES; ao mesmo tempo, a bomba, que impulsionava a água para cima, passava a funcionar como uma TURBINA, quando a água passava por ela vinda da represa para o r. Pinheiros solicitada pela gravidade. No video da usina da Traição vimos que havia uma eclusa. Na usina da Pedreira também havia uma, porém, anos mais tarde, resolveram colocar mais uma unidade recalcadora/geradora em seu lugar...
Nossa que reportagem bacana!! Estudei no Sesi que tinha dentro das instalações na década de 80. Trabalhei por mais 21 anos na Falk, empresa sediada bem próxima e não sabia dessas informações. Parabéns ao Tio Kaká. Sugestão de matéria para as próximas edições. A Falk, ou PTI conhecida atualmente está indo embora, bem como outras empresas que fez a região do complexo Jurubatuba crescer e que hoje está deixando de ser complexo industrial. Faça uma matéria com essas empresas que foram embora e que atualmente é! Por exemplo: Vc mostrou a Telefunker e a Villares, comente também sobre: a Cartepillar, Metal Leve, Falk, Engesa, enfim, dentre outras. Abraços, Parabéns pelo vídeo!
@@EngEtceTal , Falk chegou no Brasil no final dos anos 40, empresa americana, observando o crescimento de todos setores de começou a construção um pequeno galpão e iniciando a fabricação de Redutores de velocidade. O que é um Redutor de Velocidade? É uma caixa com diversas engrenagens acoplada à um motor a combustão ou elétrico reduzindo a velocidade do propulsor e gerando o torque de força. Ou seja, o esforço de racionamento é do redutor de velocidade deixando o motor trabalhar sem esforços aumentando sua vida útil. Esses redutores são utilizados em diversos tipos de segmentos tais como: ferroviário, metroviario, usinas de açúcar e álcool, eólicos, siderúrgicas, e também exigem empresas que fabricam os motoredutores utilizados nos portões automáticos. Enfim, uma prévia. Abraços
Faz muito tempo que não passo por essa região , acho uma pena a imensidão de construções irregulares em volta dela , na época era tudo tão verdinho. Pra ficar bonito mesmo , só falta despoluir o rio,parabéns pelo belíssimo.video e por contar a história desse belo lugar ,ganhou mais um inscrito !!
Ótimo vídeo. Porém como outros já disseram aqui, ela só gera energia quando a água vem da represa para o rio. No sentido contrário as turbinas operam como bombas e não como geradores. Acho que convém também falar sobra as comportas feitas no Cebolão que controlam o nível do rio Tietê, fazendo com que suas águas possam ir em direção ao rio Pinheiros, função esta que era exercida pela barragem Edgard Sousa em Santana de Parnaiba.
Obrigado pelo vídeo, após o acidente da linha laranja fiquei com duvidas sobre como funciona o sistema hídrico de SP, e só aqui nesse vídeo todas as duvidas foram esclarecidas.
Legal demais, hein Kacá! 👏👏 Vc vai fazer um video sobre a termoelétrica? Depois, se possível, explica p a gente como funciona essa conexão/interação entre a terma e a hidro aqui na Pedreira/Piratininga. Ou se tdo que é gerado é simplesmente disponibilizado na rede normalmente... Abrax!
Fala Gui! Obrigado pela força. O vídeo sobre a Piratininga saíra logo. Essa informação de integração entre elas eu não tenho, preciso ver com minha consultora Manuela, que escreveu o texto! Mas vou pesquisar sobre
Bom dia. Alguns anos atrás teve uma obra lá na região de Colônia . Ouço falar que é uma interligação entre Billings e a Guarapiranga. Você sabe me explicar o que é de verdade .
Muitas represas do estado são interligadas. Eu pretendo fazer um vídeo especial sobre isso, mas ainda não tenho todo material que preciso para estudar 📚 Portanto se disser algo agora, poderá ser sem o embasamento correto! Agradeço sua participação
já imaginou até chegar em Cubatão por aqueles dutos pintando de branco que eu nunca imaginei o que era. ai está à geração de energia pelo desnível oki. SEGUE EU AÍ.
Olá Kaka, acabei de conhecer seu canal e já me inscrevi! Moro na Cidade Dutra, tenho 69 anos, desde pequena sempre gostei, parecia uma cidade do interior, tinha mercado municipal e até cinema onde fui pela primeira vez... Sempre ouvia que fora construída pela Light para seus funcionários mas nada com certeza, vc talvez pudesse contar a história da Cidade Dutra, que acha? Estou maratonando seus vídeos, belo trabalho
Bom dia Alfia, Seria legal sim… Este tal cinema é onde tem um ponto de táxi hoje, um local abandonado? Posso fazer sim, preciso estudar e ouvir histórias das pessoas
@@EngEtceTal Isso mesmo, era por aí, passo sempre por lá e nem reparo, a Cidade Dutra mudou muito e estou morando numa casinha típica da região, sou apaixonada Obrigada, vou te acompanhar
Amigo ótimo video mas tem certeza sobre a informação da geração de energia? Pois pra bombear a água pra cima precisa energizar a turbina, ou seja, se ela tiver mandando água pra cima na represa, ela esta utilizando energia e não gerando, ela gera energia se for ativado o fluxo contrário da represa pro rio pinheiros.
Olha que legal, então já tenho um grande consultor 😃 Eu farei um vídeo sobre a Guarapiranga e a estação de Tratamento do Alto da Boa Vista, quero te perguntar muitas coisas. Siga no Instagram @eng_etc_e_tal
Adorei, parabéns, só não entendi como uma bomba pode enviar água 25 m acima e ainda gerar energia, para mim ela precisa de energia para funcionar/empurrar água morro acima, se fosse morro abaixo como as outras usinas tudo bem, dá para tirar minha dúvida?. A água que é enviada para a Billings é poluída né ? vai "andar" até o Riacho Grande SBC para seguir até Cubatão, isto quer dizer que toda a represa é poluída ?
Boa noite Santos, Seu entendimento está correto, ela gera energia quando a água retorna, quando bombeia precisa de energia. Confirmei essa informação com a EMAE a pouco tempo. Hoje em dia as águas do PINHEIROS/TIETÊ não mais enviadas, justamente por serem poluídas, só acontece no caso de risco de alagamento na cidade. As águas que chegam a Cubatão não são poluídas, pois quem manda para lá é a represa rio das pedras. Existe uma estação de tratamento de água, que pega da Billings, recebe tratamento e joga em rio das pedras, pois essa represa serve de abastecimento de todo ABCD e região, logo não pode ser suja. E por fim, está água que desce para Henry Borden em Cubatão. Espero ter esclarecido. Eu ainda farei um vídeo sobre todo este sistema.
Show o canal. Meu pai trabalhou na Piratininga nos anos 70. Só não entendi como a usina elevatória funciona como unidade geradora. A água vem da represa e volta ao Pinheiros? Não tem sentido.
Olha que bacana JOÃO, trabalhou em uma grande empresa. Eu não tenho a informação que a água volte ao Pinheiros. Fato é que a elevatória tem a capacidade para gerar energia neste caso
@@EngEtceTal sim, deve usar a diferença de potencial entre a represa e o pinheiros. Mas aí ou ela funciona como estação elevatoria, ou como central hidroelétrica. A menos que essa turbina retire a água por algum canal auxiliar. Meu pai disse que na usina Piratininga, eles.tinham baterias para um apagão geral da usina. Talvez seja um backup da usina Piratininga (como era térmica, só era acionada em momentos de maior consumo. Em alguns momentos a Piratininga não funcionava.
Assistindo este vídeo, surgiu uma dúvida, seria possível e vantajoso as hidroelétricas recircular a própria água? No caso usariam os rios apenas para repor as percas? Alguém sabe me dizer?
Já tem bastante comentario explicando a falha do vídeo, vou apenas reforçar.... A represa billins foi construída pra abastecer a usina Henri border, há um desnível gigantesco entre a represa e a usina, o que é excelente na geração de energia, quanto mais desnível.mais pressão, e quanto mais pressão mais geração de energia.... Com o tempo a usina teve que ser ampliada, e a represa já não mais atendia a demanda de água, isso fez com que tivessem a ideia, de bombear parte da água do rio pinheiros para abastecer a represa que forneceria água a usina, para isso teriam que bombear 30 metros, mas valia pois gastavam relativamente pouca energia pra bombear os 30 metros, pois a represa fica uns 600 metros de altura em relação a usina, isso fazia com que a energia gerada fosse muito superior a energia gasta na elevação.... Com o passar do tempo começaram a usar a água da represa pra abastecer parte da cidade, isso diminuiu a oferta de água pra usina, pra complicar, como parte da água foi pra abastecimento, as águas do rio pinheiros acabou ficando imprópria me parece que diminuíram bastante o bombeamento .... Isso fez com que a usina hoje trabalhe com apenas parte da sua capacidade por falta de água.... Tem umas história bem.interessantes sobre a contrucao da usina Henri border,... Sobre a afirmação do vídeo, é impossível bombear água e ao mesmo tempo gerar energia, todas as usinas trabalham com a queda da água... Mas no geral sua explicação ficou bem bacana, ficou bem legal...
Sou paulistano e vc deu uma aula. Fui morador da ZS por 40 anos. Na estrada do Alvarenga existe uma pedreira abandonada, achei que por isso chamava-se Pedreira! Todo essa estrutura, a partir do bombeamento do Pinheiros no sentido montante do rio foi pra criação da represa Billings manter a usina hidroelétrica gerando energia, sem represa não haveria energia elétrica. Me confirma outra coisa, usina de Piratininga, foi realmente criada em função do crescimento da Av. Paulista???? Abraços
Obrigado pelo elogio. Tem vídeo no canal falando da Piratininga. Mas ela surgiu pois SP aumentou demais sua população em 10 anos. No período de 1950 o BRASIL sofreu uma crise, o que se fez necessário construir uma hidroelétrica
Boa tarde, por favor, faça um vídeo explicando como que a turbina gera energia elevando água, ficou difícil de entender já que o normal seria geração por gravidade.
guarapiranga abastece apenas a zona sul. mas ambos os reservatorios da gde sp são interligados, todos, desde cantareira, billings(rio grande), alto tiete, etc.
Por vídeos/documentários como esse que percebemos a inércia de nossa mídia tradicional há décadas de existência nunca fizeram uma reportagem competente e ampla sobre este e vários outros temas desconhecidos pela população. Faz até a cidade de SP parecer pequena só mostrando e repetindo todos os dias os mesmos lugares( av. paulista ,marginais e parque Ibirapuera).São Paulo é bem mais complexa do que pensamos. É só ter interesse em mostrar que haverá espectadores muito interessados. A velha mídia não se reinventou e por isso está com os dias contados. A nova geração não ficará presa em casa vendo novelas e realitis enquanto suas vidas passam. Pelo menos agora terão conhecimento. Viva a internet !!
Cara belíssimas palavras. Eu estou com vc, São Paulo é gigante e todos seus pontos são vitais. Sabe que criei o canal para mostrar isso, ir além, pois muitos conhecem pouco sobre a cidade, a mídia tradicional informa que o Rio Pinheiros é sujo, mas não diz que ele possui mais de 5 funções. Mas meu canal está aí… Parado até o momento, mas pretendo voltar…
Boa tarde! Muito bom seu vídeo. Somente não entendi uma coisa. Para meu entendimento, e peço cue me corrija, para fazer a água subir precisa de energia. Provavelmente eh usada energia elétrica, assim gasta-se energia eletrica para fazer a agua entrar na represa, subir para a represa. . Não pode haver geração . Pq se faria isso? Única explicação que pensei seria que como se eleva a água por 25 metros para ela depois cair por 750 metros na serra, no final compensaria com a energia gerada no módulo da serra do mar. Essa estacao ste geraria energia no caso de haver excesso de água na represa água essa que ao ser liberada para o rio pinheiros , geraria energia, mas isso num caso de excessao. Outra possibilidade seria usarem energia eólica para fazer a elevação. Ai tbem haveria vantagem energetica, mas não parece ser o caso. Se puder esclarecer, eu agradeço. Descobri seu canal recentemente...
Olá amigo. Correto amigo, ao subir 25m se gasta energia, um funcionário confirmou este seu ponto de vista. Ali eles não usam éolica, estão usando fotovoltaica, mas não sei dizer para qual finalidade
Ali no 7:29 vc sobrevoa a nova estação de transformação a sua direita..Ali tem treis lagos pequenos ,e restos de casas de madeira ali era o lago aonde eram criados os peixes para pouparem as represas e lagos em São Paulo conheci as pessoas que cuidavam deste criadouro..ele existiu até 18 anos atrás..foi quando deixou de ser Eletropaulo , para a Atual fornecedora de energia..
A estação faz 1 de 2: Geração: A turbina é impulsionada pela água na queda de 25m, o que movimenta grupos de geradores totalizando 68MW, no fluxo correto do rio. Elevação: A turbina é impulsionada por motores para elevar a água em 25m, com potência total de 68MW, no fluxo reverso do rio. A conta só fecha com os 700m de queda para Henry Borden.
EStava aqui matutando que porreéssa de conta que não fechava, se gastava energia para produzir energia e pelos meus calculos renais não faz sentido, mas aí vc disse que pra o negocio ficar no azul entra a energia da outra que pelo desnível deve produzir muita eletricidade já que a agua deve atingir uma velocidade muito alta!!
Parabens pelo vídeo. Sou fascinado por todo este projeto da represa, da usina Henry Borden, Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, tudo que envolver a serra do mar. Mas fiquei com dúvida: Atualmente não é mais feito o bombeamento do rio Pinheiros para a Billings? Até porque se jogar água poluída do Tiete no Pinheiros, não faz sentido este projeto de despoluição do rio Pinheiros. Desta forma não é gerado mais energia na usina elevatória da Pedreira? Se for isso mesmo, tanto ela, quanto a usina da traição na Bandeirantes estão sem utilidade?
Luiz não se pode mais enviar água do Pinheiros para Billings. Então a geração de energia em Cubatão fica prejudica.
2 года назад+3
Sempre fui informado que o rio Pinheiros corria em sentido contrário. Se o Rio Tietê deságua no Pinheiros, não é inútil a despoluição do rio Pinheiros?
Boa pergunta… Como mostrei no vídeo, existe a Estrutura de Retiro que faz o bloqueio entre eles, porém, como que a água será enviada do Tietê, um rio poluído… Para o Pinheiros um rio “despoluído” Eu ainda não tenho esse belo questionamento 👏👏👏
Mensionou 4 ou 5 de elevação e uma de geração. Acredito que quando a escesso de agua(raro atualmente), abre-se a vazão e aproveita para recuperar parte da energia perdida na elevação.
ela não gera energia quando manda água pra represa, e sim quando água da represa volta pro canal pinheiros. Inclusive pelos relatos, foi feito pouquíssimas vezes, para testes somente. Quando ela manda água para a represa, ela consome energia. As subestações que foram mostradas, também não são para a Pedreira nem para a Termelétrica.
Muito obrigado pelo esclarecimento 🙏
Obrigado nada.
Bora corrigir o vídeo.
@@vagnerlealdosreis1695 🙏
Olá boa noite estou vendo seu vídeo pela primeira vez,mas o que eu sei e que o rio Pinheiros deságua no Rio Tietê.E quando e no período de chuvas em São Paulo as águas dos Tietê e Pinheiros vão para outro lado sentido Pirapora do jesus.
Mas gostei do seu vídeo muito bom
Você acha que seria possível as hidrelétricas recrquicular a própria água? Ex. A água passa por ela e alguma elevação traria de volta está água? Ou ela consumiria mais energia do que produz?
Valeu amigo! Você fez um ótimo trabalho mostrando todas estas informações sobre o funcionamento deste fluxo águas envolvendo estas Fontes hídricas comunicantes.
Moro em São Paulo há 39 anos, sempre houvi falar destas usinas e destas obras no rio pinheiros, porém nunca tive oportunidade de ver assim mais detalhadamente.
Obrigado...
Att.
Eu que agradeço
Vídeo de extrema importância. Deve ser divulgado. Só com drones e o maravilhoso sistema virtual da internet pode ser divulgado.
Nunca foi divulgado por não haver interesse comercial ou interesse político das grandes emissoras de televisão.
Parabéns pela postagem.
Vou repassar.
Não há interesse mesmo, mas
Para isso existem os canais alternativos que fazem questão de trazer o bom conhecimento para todos
Caro amigo , algum dia será possível fazer uma limpesa total da represa Bilings ??? Depois do Rio Pinheiros !! 🤔🤔🤔
Bem difícil, pois são muitas cidades e moradias irregulares. Mas tecnologia pra isso o Brasil tem
Mas vontade..... nenhuma
Tenho muito orgulho de trabalhar na EMAE e ser um dos operadores que fazem com que esse complexo sistema funcione desde Retiro até Henry Borden.
Meus parabéns…
Uma honra ter vc por aqui
Kacá, parabéns pelo excelente e didático vídeo. Vou apenas contribuir com um complemento. Neste complexo também têm a barragem Reguladora Billings Pedras, que é uma barragem de 375 metros de extensão (230 metros em terra e 145 metros em concreto) localizada no município de São Bernardo do Campo (altura do km 34 da via Anchieta). A barragem Reguladora Billings Pedras possui 3 comportas que descarregam as águas do reservatório/represa Billings ao canal de ligação Billings Pedras, acumulando-se depois no Reservatório do Rio das Pedras.
Muito obrigado por suas palavras e por essa excelente explicação
Meu pai tem hoje 86 anos, e trabalhou na usina elevatória de Guarapiranga, eu não sabia desta da represa Billings
Sério…
Seu pai trabalhou bastante tempo por lá…
Peça pra ele contar alguma boa história de lá
@@EngEtceTal ele trabalhou na construção, da Guarapiranga pela Camargo Correa, ele foi transferido para lá, quando terminou o trecho do metrô da Liberdade até Jabaquara. Fui uma vez com ele no trabalho, foi no turno da noite. Lembro que quando o serviço estava pouco os funcionários pescavam no rio. Antes da barragem ficar pronta.
Moro bem próximo a barragem de Guarapiranga que fica muito próximo as usinas de elevação, e não entendo como obras de engenharia tão extraordinária não são mostradas aos alunos das escolas publicas. Tudo q descobri sobre essas obras foi por conta própria.
Bom dia Cherles,
A culpa disso passa muito por nós, profissionais da engenharia que geralmente falamos do tema pra quem é da área
@@EngEtceTale meu meu amigo mas isso deveria ser mas aberto ao público, nas escolas por exemplo...lembre que tive um professor geografia q um dia explicou na sala de aula pq a av. Interlagos era chamada assim. Eu nunca mas esqueci o pq e sempre lembro dele, um ótimo professor (PROF LUIZ) sdd...
Beleza de reportagem
Obrigado Gomes
Parabéns excelente seu vídeo, junto aos seus comentários
Boa tarde Welligton
Muito obrigado meu amigo!!!
Muito bom 👍😉
Valeu 🙏
Bom aprender mais aqui do bairro. Muito bom
Eu que agradeço amigo
Boa noite fico feliz pelo vídeo do meu bairro da Pedreira zona sul de São Paulo eu ai muito obrigado pelo feliz nasci nesse bairro e adoro o meu bairro da Pedreira zona sul de São Paulo SP de coração obrigado e boa noite.
Boa noite Paulo.
Muito obrigado pelas palavras meu velho!
Seja sempre bem vindo a Pedreira 👍
Parabéns pelas aulas!!Descobri seu canal e já me inscrevi, sou nascido e criado nessa região, conhecida como mar paulista, para quem não sabe, o bairro de interlagos tem esse nome por estar entre as represas de Guarapiranga e a Billings(between the lakes=entre lagos) e para quem é apaixonado por aviação como eu, arrisco dizer que, essa região é uma das mais belas de SP de sobrevoar ,senão a mais bela.
Bacana
Muito bom vídeo
Bem informado, bom trabalho ...
Opa, muito obrigado 😊
Menino....eu cresci aí! Tenho 69 anos. Estou viajando. Obrigada 😃
Que bom!!!
Vc diz no bairro ou nas casas que haviam dentro da Piratininga
😃 trabalhei aí em 2002/3
Selminha irá gostar de ver essas imagens. Foi a única operadora mulher dessa usina Pedreira. Hoje aposentada.
Sério
Que bacana…
Muito bom mulheres ocupando cargos técnicos 👏👏👏
Amigo porque não se faz uma estação elevatórias e se faz um passeio de barcos pela represa de barcos vindos do Pinheiros ! 🤔
Seria uma boa mesmo, mas parece não ter interesse
Achei legal seu video parabéns. Obrigado
Valeu ☺️
Muito bom aproveitei muito naci na Vila emir aulado do palmares fiquei muito contente fiquei elojiado com o conmetari
Que legal Cardoso…
Essa região é muito rica em locais interessantes, parabéns 🎊
Já andei por essa região, indo até Parelheiros 😍 amo a zona sul!
Aqui tem muitos locais bacana. Eu ainda vou fazer sobre as balsas ⛴ da Billings
Parabéns, vídeo muito técnico, bastante informação.
Muito bom.
Muito obrigado Jurandir
Olá. Morei no acampamento da light nome da vila residencial para funcionário a da Light. Praticamente nasci lá em 1955. Conheço a usina elevatória de pedreira por dentro pois varias vezes meu pai me levou lá. Tenho ótimas lembranças de lá. Parabéns pela matéria.
Que bacana Marina, acredito que tenha sido uma experiência fantástica ter feito parte dessa linda vila
Parabéns Kaca, mais um belo vídeo! Apesar de alguns equívocos e imprecisões em partes das explicações, a aula é válida, onde percebe-se a intenção e o esforço em mostrar o funcionamento desse complexo sistema. Para quem tem o foco em aprender, este vídeo serve de estímulo e ponto de partida para se ir além. Os próprios comentários desse vídeo já são suficientes para elucidar as principais dúvidas... Sou de SC e sempre tive curiosidade em entender os princípios dessa extraordinária obra de engenharia.
Ola Fabio
Seja bem vindo ao canal amigo
Amo SC 😉
BOM DIA
Bom dia Geraldo l,
Seja muito bem vindo ao nosso canal ☺️
Ótimo vídeo
Valeu
Muito bom gostei do vídeo
Obrigado Renan…
Gostei do vídeo e fiquei com uma dúvida: é possível elevar a água e ainda produzir energia a partir dessa elevação?
Sim. A Usina de Traição ali no Itaim tem a mesma função, porém elevando o Pinheiros em 5 metros
Não faz muito sentido, né? Para bombear se gasta energía...
@@marcosmoreno1218 Sim 👍
@@EngEtceTal Não dá pra bombear a água e gerar energia ao mesmo tempo, quando a usina trabalha na reversão do rio ela consome energia. Somente existe geraçao quando a agua é passada do reservatorio billings para o rio a jusante da barragem
@@gpierrepaiva muito obrigado pelas informações Guilherme…
Quando busquei material eu realmente não encontrei nada que trouxesse tal informação, aliás, as informações sobre o funcionamento de ambas são poucos.
Quando fizer o vídeo de Traicao já entrarei com a devida informação, aliás, se tiver objeto de estudo sobre, ficarei muito grato.
Obrigado e grande dia
Olá meu nome é Roger e moro no Japão há 27 anos, conheci seu canal há uma semana e já me inscrevi e já assisti quase todos os vídeos, gostaria de te agradecer por ter me ajudado a matar um pouco a saudade da região e esclarecer algumas curiosidades que eu tinha desde criança…. Morei no Grajaú até 1995 e já passei muito aí pela região de Interlagos, me lembro de ficar curioso sobre o que era essa construção no rio Jurubatuba, me lembro do lixão aí em pleno funcionamento, me lembro do clube ali na represa, e que existia um pequeno hidroavião que fazia passeios no local, e fiquei chocado ao ver como mudou tudo aí ao redor da torre da Villares … essa região da zona sul tem muita coisa e histórias interessantes, deixo como uma dica para futuros videos a história das balsas que existem na região, a história do Sesc Interlagos e a história dos caminhos que levam ao litoral, por exemplo a estação Evangelista de Sousa…..
Mais uma vez agradeço pelo seu trabalho ( que trouxe alegria a uma pessoa do outro lado do mundo ) e desejo muito sucesso no seu canal!!! 👋😁👍
Olá Roger…
Olha só, nosso pequeno canal com audiência do outro lado do Globo 🌎
Prazer imenso ter vc aqui…
Se quiser contar histórias de brasileiros no Japão 🇯🇵 ou das grandes obras aí, fique a vontade!
A região mudou demais de 1995 para agora, principalmente essa onde ficava a torre da Villares.
Esse tema das balsas no Grajaú é bem legal, eu farei vídeo com certeza 🙏
Cara, sucesso aí no Japão, quando vier ao BRASIL da um toque, para tomarmos um café ☕️
Sim...existia um trem de passageiro que saia da estacao julio prestes ate samarita...depois fazia baldeacao ate peruibe..e de peruibe ia ate a cidade de juquia..sempre pegava este trem para peruibe..ele parava na estacao cidade dutra..as 8 hrs da manha...e ia colonia.barragem..evangelista de souza e descia a serra era muito divertido bons tempos..que nao volta mais.
@@delvasioalmeida1724 👏👏👏
Show de informação e imagens
Obrigado Reginaldo 👍
Maravilha de obra da engenharia brasileira
Concordo 👍
Este vídeo foi muito importante pra mim eu sabia que existia este grande complexo de obra mas sem este vídeo filmado por drone jamais eu teria uma visão tão maravilhosa este vídeo é de suma importância pra quem conhece são Paulo conhecia a pedreira a úsina Piratininga transportei material lá dentro bastante vezes 1984 este vídeo foi esclarecedor pra mim mesmo muito obrigado morei em São Paulo 51 anos hoje Moro em Jardinópolis sp parabéns por resgatar um passado que não tem retorno.
Eu que agradeço Cunha 🙏
Vídeo e bom. Faltou dizer que quando diz que as máquinas são reversíveis. Hora elas consome energia quando bombeia água pra cima, hora vira geradora que com a queda dágua, transforma a queda da água em eletricidade
Opa André
Faltou sim, obrigado pela crítica
Verlinda Vera. Escreveu que tem 69 anos e morou aí.
Eu tenho 72 anos e tbm morei aí.que viagem!!!
Vc falou do. Jd Palmares,de origem de escravos.na época, nunca houvimos sobre isso e o bairro,era novo e sem vestígios de escravidão.tambem não conheci esse Castelinho que vc cita.
Más estou encantado com tudo isso.
Olá José
Eu solicitei os documentos ao museu da Light que não me respondeu.
Mas ainda vou atrás e fazer este resgate da região 👍
Fantastico! Parabens pelo video ....
Muito obrigado Maurício 🙏
Morei na ZS e conheço toda essa região.
Uau
Que legal Cris ☺️
Muito bom, porém Pedreira recebe esse nome porque tinha aqui uma pedeira mesmo. Eu me criei ouvindo a sirene dela às 17h30 avisando a explosão .
Olha que legal 👍
Se inscreva no canal ☺️
Vc tem toda a razão. A pedreira está na estrada que liga São Paulo a Diadema! Pois é, o bairro da Pedreira é caminho pra Diadema!
Vídeo muinto Bem explicado !
Conheço muinto Bem está Operação pois convivi aí muinto anos por trabalhar aí . Legal gostei 👍
Muito obrigado Xavier 🙏
Parabéns pelo vídeo
Agradecer, gostei muito dos videos, nasci no Mar Paulista e estudei ao lado da Usina na Escola Borba Gato. Conheci teus videos através do meu pai que foi un lutador e um dos primeiros integrantes da Soc.Amigos do Mar Paulista, lutou muito pelo bairro.Hoje vivemos fora e é sempre bom estudar e cohecer a regiao que voce nasceu.Obrigado.
Que legal Francisco,
Muito bom saber da história de vc é seu pai 👏👏👏
E obrigado pelo elogio 👍
A energia não é feito quando tem as turbinas girando passivamente com a força da água ? E não ligadas pra reverter o fluxo do rio ?
Usando energia pra reverter o fluxo do rio e mesmo assim faz energia ?
E ela não controla diretamente o fluxo do rio Tietê .
Ela controla o fluxo do rio pinheiros que deságua no Tietê .
O fluxo natural do rio é desaguar no Tietê, mas com projeto do Billings, ele passou a fluir ao contrário, do Tietê para Pedreira, quem faz isso é TRAICAO E PEDREIRA
Quanto a geração de energia a EMAE confirmou. Ao bombear usa energia (subir 25m) ao descer da represa para Billings gera energia 👍
parabéns pelas imagens e ainda mais pela explicação
Opa Bruno, muito obrigado
Muito bacana o canal! Fazendo uma Pós em Eficiência Energética e buscando informações e conhecimento aqui! Obrigado por difundir conteúdo!
Cara obrigado pela referência em energia 🙏
Boa sorte em seu trabalho
Ótimas lembranças, brinquei no bota fora, joguei bola,caçava bola de tênis no lixo do rio e jogava taco, mergulhava na biquinha, e tinha medo das histórias sobre o chiquitão kkkk.
E quando chegavamos no topo da represa e ficavamos com medo da Kombi que pegava criança kkkk. Diversão garantida.
E hj fechou td .
Mas nunca imaginei que era uma usina hidrelétrica
Ótimas histórias.
Essa Estação é muito importante mesmo!
Tb não sabia
Eu fui algumas vezes na usina de traição e também aí na Pedreira quando criança. Meu pai foi funcionário da Transmissão Paulista, e depois da Emae. Eu sou muito a favor de excursões escolares em lugares assim, porque uma coisa é aprender na teoria essas coisas, mas ver por dentro, é outra. Inclusive, isso ia gerar o interesse na engenharia em mais e mais crianças.
Eu também sou favorável a esse tipo de visita. Crianças despertariam a curiosidade e adultos entenderiam melhor como funciona o Rio Pinheiros
Qqq
O RUclips e drone são as ferramentas para mostrar/divulgar muitas obras-primas mas com o trabalho de você, parabéns.
Espero que façam a despoluição dos rios que tem muitas invasões para serem urbanizadas que jogam esgoto nos corregos.
Muito obrigado PAULO!
O RUclips e drone estão democratizando a informação
Eu moro na região e não sabia dessas histórias. Inscrito!
Bom dia…
Seja bem vindo
Veja a importância de locais da região, que muitos de nós não sabemos
Maravilhoso!
Obrigado 🙏
belíssimas imagens e uma historia muito bem explicada , ou seja uma aula . meu bairro esta entre as duas paredes , guarapiranga e pedreira fiquei surpreso . Parabéns Eng Etc e Tal !!!
Olá Júnior…
Seu bairro é de fundamental importância para o funcionamento da capital e do estado, embora só se fale da parte negativa.
Estou adorando seus vídeos Kaka! Você poderia fazer um sobre como estão hoje a poluição dos rios Tiete e Pinheiros , se existe algum projeto sendo realizado atualmente. Não entendo como os políticos não percebem como rios limpos podem não só melhor a qualidade de vida da população mas ter várias formas de rentabilidade….
Obrigada!
Oi Valéria, muito obrigado ☺️
Vou fazer um vídeo sobre Pinheiros e Tietê sim…
Aliás se o canal crescer, eu vou comprar equipamentos para acompanhar o nível das águas dos rios 😱
Espero que nosso projeto de frutos
Mas tem um projeto gigante em obras para despoluir o rio Pinheiros até o fim deste ano! A meu ver este projeto tem tudo para dar certo pois é bem completo, com mais de meio milhão de ligações de esgoto, inclusive das favelas da região, um sistema para despoluir os córregos afluentes do Pinheiros, oxigenação das águas e desassoreamento. Seria muito bom um vídeo do Kaka sobre este grande projeto!
@@joseluciocorrea1866 oi José…
Sim, concordo com vc, este projeto de limpeza está muito bom mesmo!!!
Eu preciso de tempo para estudar 📚 tudo e fazer um vídeo com qualidade, quem
Sabe pego este carnaval para avançar bastante neste tema. Bem lembrado José 👏👏👏
O projeto de despoluição do tiete começou 92, Fleury pegou dinheiro do Japão plantou grama nas margens da marginal e ficou por isso mesmo. Essa despoluição virou um maravilhoso saco sem fundos de verbas .
Foi isso mesmo!
Mas este projeto era uma piada
Simplesmente fantástico, moro perto da Billings.
Parabéns pelo vídeo.
E viu quantas funções legais essa simples estrutura possui?
Isso tudo fica atrás da minha casa, obrigado por mostrar as riquezas da nossa região. Interlagos-SP
Por nada William
Viu quanta coisa curiosa é importante?
Faz uma do Bairro de Parelheiros. Parabens pelo canal
Farei sim, já tenho o texto, preciso ir ao local gravar
Top parabéns pelo trabalho moro perto dela passo em frente quase todos os dias
Muito obrigado Sidney! Viu como essa comporta sua vizinha é importante?
Uaaauuu...
Informações pertinentes
Praticamente uma aula no RUclips
Obrigado pelo conteúdo Kacá!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽
Ah que legal que assistiu esse vídeo, vou te dizer que acho um dos melhores conteúdos que fiz!
Kaca bom dia. Do jeito que foi falado, parece que a Henry Borden está a pleno funcionamento, mas pela proibição de bombeamento a partir de 1992, a usina produz muito abaixo da capacidade (diminuiu 75%).
Na descrição está escrito "Mandar água para Cubatão afim de gerar energia." mas isso não se faz mais.
Sim, isso é verdade. Eu não entrei muito em detalhes pois eu farei um vídeo só dela.
Trabalhei por 26 anos na UTP ( Usina Termoelétrica PIRATININGA), que fica no mesmo terreno da Usina Elevatória da Pedreira. Segundo fui informado na época, as bombas que elevam a água do Pinheiros para a Billings são acionadas por grandes motores ELÉTRICOS. Quando há (havia) necessidade de gerar energia elétrica, "invertia-se a polaridade" dos motores e eles passavam a funcionar como GERADORES; ao mesmo tempo, a bomba, que impulsionava a água para cima, passava a funcionar como uma TURBINA, quando a água passava por ela vinda da represa para o r. Pinheiros solicitada pela gravidade. No video da usina da Traição vimos que havia uma eclusa. Na usina da Pedreira também havia uma, porém, anos mais tarde, resolveram colocar mais uma unidade recalcadora/geradora em seu lugar...
Ótimas informações, muito obrigado
Excelente vídeo, super didático. Parabéns!!!
Muito obrigado 👍
Conteúdo nota 10 Caca
Valeu Gu
TMJ
Nossa que reportagem bacana!! Estudei no Sesi que tinha dentro das instalações na década de 80. Trabalhei por mais 21 anos na Falk, empresa sediada bem próxima e não sabia dessas informações. Parabéns ao Tio Kaká. Sugestão de matéria para as próximas edições. A Falk, ou PTI conhecida atualmente está indo embora, bem como outras empresas que fez a região do complexo Jurubatuba crescer e que hoje está deixando de ser complexo industrial. Faça uma matéria com essas empresas que foram embora e que atualmente é! Por exemplo: Vc mostrou a Telefunker e a Villares, comente também sobre: a Cartepillar, Metal Leve, Falk, Engesa, enfim, dentre outras.
Abraços, Parabéns pelo vídeo!
Obrigado pelas informações. Estudou no SESI, legal…
Estou acabado de editar um vídeo sobre a Piratininga e falo sobre essa escola
Vou fazer um vídeo da FALK sim, pode deixar. Me mande mais informações, do que ela faz e tal
@@EngEtceTal , Falk chegou no Brasil no final dos anos 40, empresa americana, observando o crescimento de todos setores de começou a construção um pequeno galpão e iniciando a fabricação de Redutores de velocidade. O que é um Redutor de Velocidade? É uma caixa com diversas engrenagens acoplada à um motor a combustão ou elétrico reduzindo a velocidade do propulsor e gerando o torque de força. Ou seja, o esforço de racionamento é do redutor de velocidade deixando o motor trabalhar sem esforços aumentando sua vida útil. Esses redutores são utilizados em diversos tipos de segmentos tais como: ferroviário, metroviario, usinas de açúcar e álcool, eólicos, siderúrgicas, e também exigem empresas que fabricam os motoredutores utilizados nos portões automáticos. Enfim, uma prévia. Abraços
@@gesondiasoliveira8398 excelente…
Seu texto está salvo, quando eu fizer o vídeo eu lhe dou os devidos créditos 👍
Verdade , deixou ser complexo industrial , Trabalhei rolamentos Fag de 24 anos.
Faz muito tempo que não passo por essa região , acho uma pena a imensidão de construções irregulares em volta dela , na época era tudo tão verdinho.
Pra ficar bonito mesmo , só falta despoluir o rio,parabéns pelo belíssimo.video e por contar a história desse belo lugar ,ganhou mais um inscrito !!
Olá Alexandre
Seja muito bem vindo 👍
Se não é viável economicamente, despoluir o Rio Pinheiros, não seria viável, a água do Pinheiros, ser tratada antes de ser despejada pra Billings?
Ótimo vídeo. Porém como outros já disseram aqui, ela só gera energia quando a água vem da represa para o rio. No sentido contrário as turbinas operam como bombas e não como geradores. Acho que convém também falar sobra as comportas feitas no Cebolão que controlam o nível do rio Tietê, fazendo com que suas águas possam ir em direção ao rio Pinheiros, função esta que era exercida pela barragem Edgard Sousa em Santana de Parnaiba.
Eu ainda farei um vídeo Parnaíba.
Obrigado pelo vídeo, após o acidente da linha laranja fiquei com duvidas sobre como funciona o sistema hídrico de SP, e só aqui nesse vídeo todas as duvidas foram esclarecidas.
Olá Ramalho!
Eu falei apenas de Pedreia, ainda farei um vídeo falando de todo complexo
Legal demais, hein Kacá! 👏👏
Vc vai fazer um video sobre a termoelétrica?
Depois, se possível, explica p a gente como funciona essa conexão/interação entre a terma e a hidro aqui na Pedreira/Piratininga.
Ou se tdo que é gerado é simplesmente disponibilizado na rede normalmente...
Abrax!
Fala Gui! Obrigado pela força.
O vídeo sobre a Piratininga saíra logo. Essa informação de integração entre elas eu não tenho, preciso ver com minha consultora Manuela, que escreveu o texto!
Mas vou pesquisar sobre
Bom dia.
Alguns anos atrás teve uma obra
lá na região de Colônia .
Ouço falar que é uma interligação
entre Billings e a Guarapiranga.
Você sabe me explicar o que é de
verdade .
Muitas represas do estado são interligadas. Eu pretendo fazer um vídeo especial sobre isso, mas ainda não tenho todo material que preciso para estudar 📚
Portanto se disser algo agora, poderá ser sem o embasamento correto!
Agradeço sua participação
já imaginou até chegar em Cubatão por aqueles dutos pintando de branco que eu nunca imaginei o que era.
ai está à geração de energia pelo desnível oki.
SEGUE EU AÍ.
Agora vc descobriu!!!
Vc tem um canal?
800 metros de queda dágua!
Vídeo e explicação muito boa!!!
Valeu.
Esse deu muito trabalho, mas espero ter valido o esforço
Olá Kaka, acabei de conhecer seu canal e já me inscrevi!
Moro na Cidade Dutra, tenho 69 anos, desde pequena sempre gostei, parecia uma cidade do interior, tinha mercado municipal e até cinema onde fui pela primeira vez...
Sempre ouvia que fora construída pela Light para seus funcionários mas nada com certeza, vc talvez pudesse contar a história da Cidade Dutra, que acha?
Estou maratonando seus vídeos, belo trabalho
Bom dia Alfia,
Seria legal sim…
Este tal cinema é onde tem um ponto de táxi hoje, um local abandonado?
Posso fazer sim, preciso estudar e ouvir histórias das pessoas
@@EngEtceTal Isso mesmo, era por aí, passo sempre por lá e nem reparo, a Cidade Dutra mudou muito e estou morando numa casinha típica da região, sou apaixonada
Obrigada, vou te acompanhar
@@alfiadutra8746 olha só…
Sempre passo ali e fico imaginando o que deveria ter naquele local!
Obrigado e tenha um bom dia 😃
Amigo ótimo video mas tem certeza sobre a informação da geração de energia? Pois pra bombear a água pra cima precisa energizar a turbina, ou seja, se ela tiver mandando água pra cima na represa, ela esta utilizando energia e não gerando, ela gera energia se for ativado o fluxo contrário da represa pro rio pinheiros.
Obrigado pelo vídeo.
Correta a informação, a EMAE confirmou este seu entendimento.
Muito obrigado
Moro na região sei de tudo mas nunca pude entrar pra conhecer, na guarapiranga eu conheço pois trabalhei na Sabesp, são obras incríveis mesmo!
Olha que legal, então já tenho um grande consultor 😃
Eu farei um vídeo sobre a Guarapiranga e a estação de Tratamento do Alto da Boa Vista, quero te perguntar muitas coisas.
Siga no Instagram @eng_etc_e_tal
Muito bom, faz um video fazendo uma simulação se a barragem da represa do Guarapiranga estourasse quais seriam os prejuízos!
Boa ideia. Mas eu não tenho o software que faz essa simulação, para que seja bem preciso. Mas valeu a dica, vou estudar o assunto!
Deus nos livre!!! Tá amarrado.
Dizem que se a represa de Guarapiranga estourar a água cobre a igreja no Largo 13 de Maio!!!
Então a Billings recebe água podre?
Sim!
Atualmente essa reversão não é mais feita, apenas em casos extremos
Ahhh se inscreva no canal ☺️
Adorei, parabéns, só não entendi como uma bomba pode enviar água 25 m acima e ainda gerar energia, para mim ela precisa de energia para funcionar/empurrar água morro acima, se fosse morro abaixo como as outras usinas tudo bem, dá para tirar minha dúvida?. A água que é enviada para a Billings é poluída né ? vai "andar" até o Riacho Grande SBC para seguir até Cubatão, isto quer dizer que toda a represa é poluída ?
Boa noite Santos,
Seu entendimento está correto, ela gera energia quando a água retorna, quando bombeia precisa de energia. Confirmei essa informação com a EMAE a pouco tempo.
Hoje em dia as águas do PINHEIROS/TIETÊ não mais enviadas, justamente por serem poluídas, só acontece no caso de risco de alagamento na cidade.
As águas que chegam a Cubatão não são poluídas, pois quem manda para lá é a represa rio das pedras.
Existe uma estação de tratamento de água, que pega da Billings, recebe tratamento e joga em rio das pedras, pois essa represa serve de abastecimento de todo ABCD e região, logo não pode ser suja. E por fim, está água que desce para Henry Borden em Cubatão.
Espero ter esclarecido.
Eu ainda farei um vídeo sobre todo este sistema.
É verdade toda a represa é poluída e tem pescadores que come os peixes e muita coragem.
Top, muito boa as informações, é possível saber a tensão da usina? O cara que bolou isso ai é um gênio
Valeu Rubem…
Eu não descobri a tensão.
O cara que pensou nisso foi o Eng Billings, que deu nome para represa
É um projeto bem complexo e de difícil execução, barril
@@junqueirarubemalmeida4141 mas terá um
Vídeo explicando todo esse projeto do Rio Pinheiros
então esta energia pra elevar em pedreira, tem que ser gerada lá em Cubatão, e isso?
Show o canal. Meu pai trabalhou na Piratininga nos anos 70. Só não entendi como a usina elevatória funciona como unidade geradora. A água vem da represa e volta ao Pinheiros? Não tem sentido.
Olha que bacana JOÃO, trabalhou em uma grande empresa.
Eu não tenho a informação que a água volte ao Pinheiros. Fato é que a elevatória tem a capacidade para gerar energia neste caso
@@EngEtceTal sim, deve usar a diferença de potencial entre a represa e o pinheiros. Mas aí ou ela funciona como estação elevatoria, ou como central hidroelétrica. A menos que essa turbina retire a água por algum canal auxiliar. Meu pai disse que na usina Piratininga, eles.tinham baterias para um apagão geral da usina. Talvez seja um backup da usina Piratininga (como era térmica, só era acionada em momentos de maior consumo. Em alguns momentos a Piratininga não funcionava.
@@cinema8mm muito obrigado por compartilhar seu conhecimento JOÃO 👍
Se eu não me engano, todos esses processos já não são mais usados nós dias de hoje. Caso fossem porque despoluir o Rio Pinheiros?
Assistindo este vídeo, surgiu uma dúvida, seria possível e vantajoso as hidroelétricas recircular a própria água? No caso usariam os rios apenas para repor as percas? Alguém sabe me dizer?
Uma ideia interessante, boa para uma pesquisa
Já tem bastante comentario explicando a falha do vídeo, vou apenas reforçar....
A represa billins foi construída pra abastecer a usina Henri border, há um desnível gigantesco entre a represa e a usina, o que é excelente na geração de energia, quanto mais desnível.mais pressão, e quanto mais pressão mais geração de energia....
Com o tempo a usina teve que ser ampliada, e a represa já não mais atendia a demanda de água, isso fez com que tivessem a ideia, de bombear parte da água do rio pinheiros para abastecer a represa que forneceria água a usina, para isso teriam que bombear 30 metros, mas valia pois gastavam relativamente pouca energia pra bombear os 30 metros, pois a represa fica uns 600 metros de altura em relação a usina, isso fazia com que a energia gerada fosse muito superior a energia gasta na elevação....
Com o passar do tempo começaram a usar a água da represa pra abastecer parte da cidade, isso diminuiu a oferta de água pra usina, pra complicar, como parte da água foi pra abastecimento, as águas do rio pinheiros acabou ficando imprópria me parece que diminuíram bastante o bombeamento ....
Isso fez com que a usina hoje trabalhe com apenas parte da sua capacidade por falta de água....
Tem umas história bem.interessantes sobre a contrucao da usina Henri border,...
Sobre a afirmação do vídeo, é impossível bombear água e ao mesmo tempo gerar energia, todas as usinas trabalham com a queda da água...
Mas no geral sua explicação ficou bem bacana, ficou bem legal...
Bom dia Rosi,
Muito obrigado por sua explicação.
Em breve eu farei um vídeo sobre Henry Borden.
Sou paulistano e vc deu uma aula. Fui morador da ZS por 40 anos.
Na estrada do Alvarenga existe uma pedreira abandonada, achei que por isso chamava-se Pedreira!
Todo essa estrutura, a partir do bombeamento do Pinheiros no sentido montante do rio foi pra criação da represa Billings manter a usina hidroelétrica gerando energia, sem represa não haveria energia elétrica.
Me confirma outra coisa, usina de Piratininga, foi realmente criada em função do crescimento da Av. Paulista????
Abraços
Obrigado pelo elogio.
Tem vídeo no canal falando da Piratininga. Mas ela surgiu pois SP aumentou demais sua população em 10 anos. No período de 1950 o BRASIL sofreu uma crise, o que se fez necessário construir uma hidroelétrica
Boa tarde, por favor, faça um vídeo explicando como que a turbina gera energia elevando água, ficou difícil de entender já que o normal seria geração por gravidade.
Parabéns pelo documentário, Eng Etc e Tal tem fotos da década de 20 e 30 da construção da usina elevatória de pedreira?
As que tenho são as que aparecem no vídeo
guarapiranga abastece apenas a zona sul. mas ambos os reservatorios da gde sp são interligados, todos, desde cantareira, billings(rio grande), alto tiete, etc.
Sim, ainda farei um vídeo mostrando essa ligação
@@EngEtceTal billings por exemplo abastece o Alto Tietê
Caraca morei 13 anos ao lado,muro com cerca e não sabia,vc é do.. Tio Kaká
Cordiais saudações
Sério Jose, morou do lado, que legal
Agradeço
Por vídeos/documentários como esse que percebemos a inércia de nossa mídia tradicional há décadas de existência nunca fizeram uma reportagem competente e ampla sobre este e vários outros temas desconhecidos pela população. Faz até a cidade de SP parecer pequena só mostrando e repetindo todos os dias os mesmos lugares( av. paulista ,marginais e parque Ibirapuera).São Paulo é bem mais complexa do que pensamos. É só ter interesse em mostrar que haverá espectadores muito interessados. A velha mídia não se reinventou e por isso está com os dias contados. A nova geração não ficará presa em casa vendo novelas e realitis enquanto suas vidas passam. Pelo menos agora terão conhecimento. Viva a internet !!
Cara belíssimas palavras.
Eu estou com vc, São Paulo é gigante e todos seus pontos são vitais.
Sabe que criei o canal para mostrar isso, ir além, pois muitos conhecem pouco sobre a cidade, a mídia tradicional informa que o Rio Pinheiros é sujo, mas não diz que ele possui mais de 5 funções. Mas meu canal está aí…
Parado até o momento, mas pretendo voltar…
Ganhou um inscrito. Parabéns
Muito obrigado Alcides 🙏
O Governo do Estado, retira água do Rio Pinheiros (esgoto), joga na Represa e depois serve a População de 40% da Capital.
Boa tarde! Muito bom seu vídeo. Somente não entendi uma coisa. Para meu entendimento, e peço cue me corrija, para fazer a água subir precisa de energia. Provavelmente eh usada energia elétrica, assim gasta-se energia eletrica para fazer a agua entrar na represa, subir para a represa. . Não pode haver geração . Pq se faria isso? Única explicação que pensei seria que como se eleva a água por 25 metros para ela depois cair por 750 metros na serra, no final compensaria com a energia gerada no módulo da serra do mar. Essa estacao ste geraria energia no caso de haver excesso de água na represa água essa que ao ser liberada para o rio pinheiros , geraria energia, mas isso num caso de excessao. Outra possibilidade seria usarem energia eólica para fazer a elevação. Ai tbem haveria vantagem energetica, mas não parece ser o caso. Se puder esclarecer, eu agradeço. Descobri seu canal recentemente...
Olá amigo.
Correto amigo, ao subir 25m se gasta energia, um funcionário confirmou este seu ponto de vista.
Ali eles não usam éolica, estão usando fotovoltaica, mas não sei dizer para qual finalidade
Parabéns pelo vídeo. O RUclips me sugeriu hoje. Não conhecia o canal. Já me inscrevi e curti.
Bom dia Felix
Poxa cara, muito obrigado
Temos alguns vídeos, espero que goste!
Pode comentar, sugerir que respondo blz
👍
Seja bem vindo
@@EngEtceTal eu vou assistir sim. Sou engenheiro e piloto drone.
@@FelixAlcantara que bacana Félix, monte um canal e vamos crescer juntos amigo 👍
@@EngEtceTal mandei mensagem no Instagram. Abraço.
@@FelixAlcantara opa Félix ja respondo
Abraço
Ali no 7:29 vc sobrevoa a nova estação de transformação a sua direita..Ali tem treis lagos pequenos ,e restos de casas de madeira ali era o lago aonde eram criados os peixes para pouparem as represas e lagos em São Paulo conheci as pessoas que cuidavam deste criadouro..ele existiu até 18 anos atrás..foi quando deixou de ser Eletropaulo , para a Atual fornecedora de energia..
Eu não conhecia essa história, achei bem bacana isso que falou
@@EngEtceTal ainda tenho contato com estes moradores..caso um dia queira saber
@@vagnercleveland2005 ah sim, quando for gravar irei precisar de toda ajuda
A estação faz 1 de 2:
Geração: A turbina é impulsionada pela água na queda de 25m, o que movimenta grupos de geradores totalizando 68MW, no fluxo correto do rio.
Elevação: A turbina é impulsionada por motores para elevar a água em 25m, com potência total de 68MW, no fluxo reverso do rio.
A conta só fecha com os 700m de queda para Henry Borden.
Obrigado pela informação
Aleluia... alguém explicando o saldo da energia...
EStava aqui matutando que porreéssa de conta que não fechava, se gastava energia para produzir energia e pelos meus calculos renais não faz sentido, mas aí vc disse que pra o negocio ficar no azul entra a energia da outra que pelo desnível deve produzir muita eletricidade já que a agua deve atingir uma velocidade muito alta!!
Amei 👏👏👏👏👏
Obrigado Marta ☺️
Parabens pelo vídeo. Sou fascinado por todo este projeto da represa, da usina Henry Borden, Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, tudo que envolver a serra do mar. Mas fiquei com dúvida: Atualmente não é mais feito o bombeamento do rio Pinheiros para a Billings? Até porque se jogar água poluída do Tiete no Pinheiros, não faz sentido este projeto de despoluição do rio Pinheiros. Desta forma não é gerado mais energia na usina elevatória da Pedreira? Se for isso mesmo, tanto ela, quanto a usina da traição na Bandeirantes estão sem utilidade?
Luiz não se pode mais enviar água do Pinheiros para Billings. Então a geração de energia em Cubatão fica prejudica.
Sempre fui informado que o rio Pinheiros corria em sentido contrário. Se o Rio Tietê deságua no Pinheiros, não é inútil a despoluição do rio Pinheiros?
Boa pergunta…
Como mostrei no vídeo, existe a Estrutura de Retiro que faz o bloqueio entre eles, porém, como que a água será enviada do Tietê, um rio poluído…
Para o Pinheiros um rio “despoluído”
Eu ainda não tenho esse belo questionamento 👏👏👏
caraca amigo moro pertissimo e nao sabia disso ..valeu pelo esclarecimento
Opa que legal…
Então vamos tomar um café na Padaria Canaã
Então quer dizer que no momento que não está em risco de alagamento em São Paulo a barragem não gera energia?
Olá Nando,
Ela foi projetada para isso, não quer dizer que faça isso o tempo todo
Conheci um homem que trabalhou nesse aterro.
Que legal 👍
E a barragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaiba
Isso…
Ainda quero filmar lá um dia
Ela ajuda a elevar o nível do rio Pinheiros
Mensionou 4 ou 5 de elevação e uma de geração. Acredito que quando a escesso de agua(raro atualmente), abre-se a vazão e aproveita para recuperar parte da energia perdida na elevação.
Lembrando que a reversão não é mais feita devido a poluição das águas do rio Tietê
Acho que nem falei no vídeo, mas só fazem em casos de emergência.