CAMINHO PRIMITIVO de SANTIAGO - E9 - San Roman de Retorta a Melide

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2024
  • ANDA daí conhecer os pequenos, grandes, segredos que a Iberia (Portugal e Espanha) guardam!
    Desta vez estamos nas Asturias para percorrer os cerca de 320 Kms do Caminho Primitivo, desde Oviedo, a capital das Asturias, até Santiago.
    Serão 12 etapas ao todo!
    Esta é a decima, vamos de San Roman de retorta a Melide, 30 kms!
    O Caminho Primitivo é muito parecido com o roteiro original do Caminho de Santiago, cuja origem data do século IX, com a descoberta da tumba do apóstolo Santiago e a devoção do rei Alfonso II, que completou a peregrinação.
    O Burgo, Vilacapide, Pacio, Pena da Galinha, Mosteiro e Ferreira são pequenas aldeias que vamos atravessar ao longo desta etapa até chegarmos a Melide. Foram 34,5 Km, percorridos em 8h30, sem dificuldades de maior, mas com muitos e excelentes pontos de interesse. Anda daí!
    Em San Romao da Retorta deleitar-nos-emos com as expressões do românico. Tanto da sua, ao pé da qual se encontrou um miliário romano - sinal indicador de que o Caminho Primitivo se orientou seguindo o itinerário de uma antiga calçada -, como da igreja (e cruzeiro) de Santa Cruz da Retorta.
    N’A Ponte Ferreira, onde estamos agora, concelho de Palas de Rei, é uma ponte romana conhecida como Ponte Martiae. Esta ponte foi construída durante a dominação romana e faz parte da calçada XIX do Itinerário de Antonino1. É uma estrutura histórica que se encontra no Caminho Primitivo, uma das rotas do Caminho de Santiago.
    A ponte é notável por seu único arco e pela sua importância histórica, pois serviu como um ponto de passagem crucial para peregrinos e viajantes ao longo dos séculos1. Além disso, a aldeia de Ferreira, onde a ponte está situada, oferece albergues e pousadas para peregrinos, tornando-se um local de descanso e encontro para aqueles que percorrem o caminho
    além da ponte medieval há uma igreja românica de final do século XII que pertenceu a Vilar de Donas. Também em Palas de Rei está situada Augas Santas, que nos fala de nascentes salutíferas. Aqui houve um mosteiro no século IX, e San Salvador de Merlán, com uma igreja que conserva belos restos românicos.
    De Augas Santas o Caminho continua para As Seixas, Casacamiño, e atravessa o limite provincial entre Lugo e Corunha. Atravessamos a serra de Careón, no limite provincial entre Lugo e Corunha: um local com alto valor ecológico que conserva uma flora e uma fauna quase desaparecidas na Galiza. O pico mais alto, O Careón, está a 798 m. A seguir, alcançamos o município de Toques, onde passaremos por Santiago de Vilouriz.
    Depois de deixar para trás Vilouriz, recorre-se o núcleo de Arnade para Vilamor. Neste município, embora fora do Caminho, ergue-se Santo Antoniño de Toques, que teve um mosteiro beneditino e conserva uma magnífica igreja românica, do século XI, com capitéis e peças reutilizadas da época visigoda (século VIII).
    O Caminho Primitivo conflui com o Caminho Francês na histórica vila jacobeia de Melide. Continue por este até à catedral de Santiago, a 53 quilómetros de distância.
    Buen Camiño!
    Ana & Daniel

Комментарии •