As explicações foram claras, objetivas e, sobretudo, oportunas. Particularmente falando, eu já tinha imaginado a problemática de morar num sitio, visto que na verdade eu morei na roça até os dezesseis anos. Agora, aposentado, planejo voltar para a "roça". Frizei o termo roça porque, na verdade, morar no campo hoje em dia pouco difere de morar na cidade, eis que hoje em dia o campo tem quase o mesmo conforto da cidade....sem os problemas da cidade. Porém morar num sítio é uma coisa, tirar proveito econômico de um sítio é bem diferente. Você deixou tudo bem claro. Eu costumo falar para as pessoas: "Não tenha sonhos de morar num sítio, experimente morar num, alugue, fique lá uns dias para conhecer a realidade porque, do contrário, seu sonho pode virar pesadelo." Agora não darei mais esse conselho, apenas mandarei esse seu vídeo para o sonhador. Você esclarece tudo. Obrigado.
Entendi tudo o que você falou, Mauro, pois a minha história de vida é muito semelhante à sua! Também nasci e vivi na roça até aos 17 anos de idade. A partir de então passei a morar na cidade, onde construí família e vivo até hoje. Também aposentada, e quanto desejo voltar a viver; não mais na roça, mas agora em um sítio, onde pudesse ter umas quatro vaquinhas pra tirar leite, criar galinhas e ter minhas árvores frutíferas! Isso já seria o bastante pra ser muito grata a DEUS, NOSSO PAI Celestial.
@@josefaalves9501 não esqueça de colocar um poço de água quê e bem útil também, e se puder ponha investimento em seu sítio sistema de luz solar, porquê assim também ajuda a economia a grana com energia
Comprei uma área rural. Estou amando. Faz 2 anos. Hoje em dia morar no interior não é mais como antigamente. Tudo é próximo. Se precisar de um trator, os vizinhos alugam por hora. Não há a necessidade de produzir muito. Qualquer coisa que se joga na terra dá. Fora a privacidade. Não há solidão quando estamos felizes. Água tem por todos os lugares, só saber procurar. Melhor que praia em todos os sentidos.
Eu que nasci na roça, bem interiorzão discordo,porque a vida em sítio é dura, trabalhosa, te toma 24 horas do dia e 365 dias do ano quase que 100% só na lida do dia-a-dia. Não é este paraíso não. A não ser que que vc seja muito bem de situação e consiga pagar por quase tudo. Fora isso, a mulher por exemplo, trabalha mais que o homem. Na verdade a gente trabalha igual a um cavalo.
A muito tempo que eu venho amadurecendo a ideia de comprar um sítio, mas no Sul do país, apesar de morar no estado do ES. E sempre me pergunto: porque tantos sítios a venda e por que vender verdadeiros paraísos? Agora, assistindo esse vídeo, deu pra tirar bastante conclusões. Informações valiosas! Mas hoje, tem um agravante maior, que é a situação política do país. Dentre todos esses interperes, você pode ter o seu sítio invadido por essa quadrilha de bandidos parasitas, chamados de sem terra.
Sem terra existe q eu tenha certeza, a mais de 40 anos. Mas muitos q hg se dizem agro, retiraram a força ou nem com tanta força, pessoas q viviam na terra desde sempre.
O sitio vem disfarçado de empresa, ou seja, quando a pessoa começa ver a encrenca que é..., a paz logo vai embora e de repente mais um sitio a venda. Então a lição ai é "Não se meta com aquilo que não se sabe fazer".
Alerta a todos. Nos tempos que se aproximam a vida em cidade será extremamente dura e muitos tentarão fugir pro mato... Feliz de quem tiver uma lasca de terra pra plantar.
@@RenatoCortes38Trezoitao vejo q o povo acostumou muito com tudo mais fácil acomodou até aqui onde eu moro mesmo sendo zona Rural o povo quer facilidade em tudo preferem muitas vezes compra doque produzir
@@RenatoCortes38Trezoitao a realidade é bem mais aterrorizante do que podetia falar aqui. Ja fui ameaçado pela plataforma por certos comentários de alerta.
@@RenatoCortes38Trezoitao a realidade é bem mais aterrorizante do que podetia falar aqui. Ja fui ameaçado pela plataforma por certos comentários de alerta.
Minha opinião: condomínio rural. Não tem em toda região, mas pra quem puder ter acesso a um lote em condomínio rural fechado, uns 2.000m2 de terreno já da pra ter um pomar, umas galinhas e horta, sem muito esforço. Você pode sair e fechar a porta sem se preocupar em ser visitado por meliantes e vai viver em clima de campo. É o melhor dos cenários. Segurança de condomínio com ar puro do campo.
Legal explicava. Meu pai disse pra mim que para comprar sitio ou Fazenda tem que ser no período da seca se tiver agua em abundância e bom . E comprar casas na cidade e no período de chuva kkkkkk
Imóvel na cidade ele tá ceto. Imóvel rural, depende a região, prefiro ver no tempo de maior incidência de chuva, água hoje em dia não é difícil de conseguir, agora pra tirar água de área que alaga, é que é na tatá. Já vi muita gente se lascar com alagamento.
Mas se for pra lavoura, prefira terra plana argila acima de 20%, chuva acima de 1300 mm. Nesse caso nem precisa ter corregos. Água tira no poço artesiano
Eu e meu esposo saímos de São Paulo...para quem aposentou o melhor é interior..compra uma chácara menos terra, em condomínio mais conforto e segurança...faz 02 anos e meio e estamos extremamente felizes, uma hora e meia de SP, aqui rico de água, ou seja, maravilhoso, muitos pássaros, muito verde...aqui fica a 15 minutos de Boituva...amo demais tudo, tenho apartamento na praia..esta lá alugadinho forever...rsrsrs..praia não da mais para quem procura sossego, plantamos pés de frutas, ve las crescer é um prazer, muitas flores, aqui o tempo é quente, mas chove só de vez em quando bravo mas na maioria das vezes é chuva tranquila, é questão de gostar de natureza...tem gente que prefere prédios, avenidas asfaltadas e a adrenalina de se viver em cidade grande,
Bom dia ! Eu tinha intenção de comprar, um sítio ,ou uma grande chácara , mais que não seja tão grande. Pois minha intenção , não é produzir , se curtir a natureza. Mais meu medo maior é a violência , que chegou nas zonas rurais. Obrigado pela explicação. Muito importante .😍👍🏼
Analise os dados de violência na sua região. Procure a Delegacia e Batalhão da cidade e converse com as autoridades. Converse com vizinhos e tenha uma arma, legalizada obviamente e treine periodicamente. Interior a Policia não chega a tempo e você precisa saber se defender.
Misericórdia! Nunca peguei numa arma , não mato nem galinha .🤣 Muito triste que hoje em dia precisamos ter toda essa preparação . Para vivermos em paz.. prefiro não me arriscar , meu Deus. Mais suas dicas foram muito boas amigo . Que Deus cuida de todos nós . Só ele para nos livrar de todo os perigos. 🙏muito obrigado.
@@joanafritsche6191 Infelizmente se faz necessário. Interior é calmo, mas se algo ocorrer, você tem como se defender. Dificilmente a Policia irá chegar a tempo para lhe ajudar. Tenho família no interior e uma arma já salvou minha tia. Meu tio era Bombeiro, trabalhava de plantão e deixava minha tia com dois bebes. Ele tinha um 38 e deixava em casa. Certa vez invadiram o quintal, ela nervosa chamou pelo meu tio na intenção de afugentar, mas não resolveu. Com isso ela pegou a arma, apontou pro telhado e deu dois tiros. Os safados se assustaram e saíram fora sem roubar. Minha Tia nunca tinha pego em uma arma, foi até uma irresponsabilidade do meu Tio deixar uma arma pra uma pessoa não treinada, mas essa arma a salvou de algo pior. Interior na maioria dos lugares é calmo, quero sair da capital pro interior num futuro próximo, mas terei minha arma pra defesa pessoal. Na capital não sinto necessidade, mas em área rural é necessário.
Aqui na Bahia oq vi foi o contrário, os preços subiram durante a pandemia e houve um romantismo de viver na roça. Acho que muita gente pode ter comprado e se arrependido. Outra coisa é q muita gente tá envelhecendo e precisando morar na cidade para ter melhor acesso a tratamento médico e os filhos não querem assumir o sítio aí acabam vendendo. Eu quero um para passeio/sobrevivencialismo, mas sei que tem muitos desafios.
Depois de tantos esclarecimentos ninguém vai poder reclamar que não foi avisado, meus parabéns pela sinceridade, essas informações são importantes e alguns omitem, desejo boas vendas 🙏
Aconteceu com um conhecido meu, comprou um sitio bom por um preço bem acessível em relação a outras propriedades....resumindo não tinha documentação o antigo morador só tinha contrato de compra e venda, e enrolou na hora de vender..dizendo a depois vc entra com usacapiao, e tal.enfim, o meu colega a 6 anos morando em cima chegou os herdeiros que estavam na Suíça, e com a escritura em mãos...resumindo foram p justiça e ele perdeu uma boa parte do que investiu.ainda que os herdeiros o indenizaram por algumas benfeitorias que ele tinha feito em cima.
Ué se tinha escritura era registrado no cartório...e se quem vendeu tinha o compra e venda ele facilmente seria enquadrado no CPP ..por má fé.por estelionato...e é fácil fazer anulação da venda...
Quem tem a escritura da casa tem posse mas não significa que é o proprietário dono do terreno ou imóvel. Para saber realmente quem é o proprietário de fato é preciso ir na prefeitura ver a matricula de registro, lá diz tudo. Mas quem não sabe é sempre bom contratar um profissional abilitado pra verificação e realização da parte borucratica. E também é bom contratar um topógrafo só pra verificar realmente as medidas do terreno, se tá passando ou menos demais, essas coisas.
Que ser humano maravilhoso ,que Deus te guarde sempre,estamos carente de pessoas sinceras como você , obrigada pela explicação maravilhosa e boas vendas👏👏👏👏👏👏
Na minha região de belo jardim Pernambuco o grande problema que muitas pessoas estão vendo o seu sítio e por falta de segurança depois da lei do desarmamento os vagabundos começaram ir a roubar as pessoas que moravam tranquilamente no sitio hoje onde eu morava ja não tem mais ninguém morando no sitio as vem trabalhar no sitio e a noite volta pra cidade
Nossa, parabéns pela sua explicação. Com isso vc esclareceu muitas pessoas a não se iludirem achando que tudo e flores. Parabéns continuo nessa pegada que vc vai longe.
Quero vender meu sítio por um único motivo: barulho ! Gente que não entende que roça é lugar de tranquilidade. Gente que chega com carro com som alto , festa com música nas alturas madrugada a dentro, um horror …
Esse problema é muito comum nos dias de hj, grande parte das propriedades rurais são alugadas para festas em fim de semana o que torna a vida da vizinhança num inferno
@@wilsonrodrigues3002 o pior é que não tem nem para quem reclamar … uma vez liguem para a polícia e quem me atendeu disse que área rural”é assim mesmo”… ou seja , terra de ninguém …talvez um dia, quando a ignorância for banida desse país essa situação mude e as pessoas entendam que impor barulho ao outro é um desrespeito …
Parabéns Nilton Luna. Você disse tudo exatamente como é. Eu nasci na roça e trabalhei sei como são as dificuldades e também as alegrias e satisfação que a vida na roça nos proporciona, porém quando temos amor pela vida na roça seja como trabalho ou pela paz que nos traz. Eu amo a vida na roça.
Ola! Ganhou mais uma inscrita. Falou tudo com muita clareza. Tá um monismo que todo mundo tem que ir para o campo. Concordo que é o melhor lugar para se morar. Mas, nem todos se encaixam. Principalmente idosos e pessoas com problemas de saúde. Tem que ser tudo muito bem planejado. Deus abençoe!!
Sempre morei na cidade, mas sempre fui amante da paz e do silêncio. Comprei um sítio aqui no interior. Custou, mas achei um com um pequeno riacho e uma nascente dentro da propriedade. Estou mexendo aos poucos e pretendo mudar em breve.
Gostei muito das dicas que são muito importantes para as pessoas avaliarem realmente o que desejam, quanto a tamanho de área e tudo mais, parabéns pelas dicas.
Informações importantes. A palavra -chave e gestão. Além de ter familiaridade com a área rural, a infraestrutura. Agora essa gestão de água nunca tinha pensado.
🤔Legal cara, seu canal. Me escrevi no seu canal, pala sinceridade desse vídeo. Sou nascido, no sítio, sei de todas as dificuldades, de um sitiante. vc foi sincero no vídeo, parabéns! Eu pretendo voltar pro sítio, quero produzir só para consumo, e viver tranquilo, mais tem muitas diculdades. Já sou aposentado, só falta dois anos para minha mulher se aposentar. Se papai do céu, aprovar, logo volto a viver no sítio.
Graças que parou a música. Ufa!!!!! O conteúdo é bom. Tem muitos detalhes que podem comprometer o projeto de morar na roça. Ter um carro 4x4 é obrigatório em qualquer situação pra quem vai morar na roça. O custo pra manter um carro 4x4, combustível pra máquina e custo de caseiro entre outras despesas. Custo de arame e mourao, custo de energia elétrica, alimentação pra animais, documentação irregular, posseiros, multas do IBAMA, linhas de transmissão de energia elétrica pode comprometer a saúde das pessoas. Rios contaminadis que abastecem a região, enfim. ..
As pessoas tem uma visão romantizada da roça. A roça tem que ser vista como uma grande empresa. Se não for bem gerenciada leva o dono à falência em pouco tempo.
Parabéns pelo conteúdo, pela honestidade, clareza e pureza de mensagem. Sou seguidor de canais bons como o de teu irmão e seu. E fico muito contente com a honestidade que vcs disponibilísam aos seguidores. Novamente parabéns.
@@dglopes4665 112 mil pés de café , um pivô central de 20 alqueires, 524 fêmeas de Santa Inês , 25 éguas QM e garanhão importado, 35 mil fardos de feno de Tifton 85, ano e alguns garotinhos . Acho que minha preguiça durou pouco mais de 25 anos, então posso dar aula para qualquer bunda suja que quer iludir para ganhar uma comissão mesmo não sendo corretor né?
O sitio da minha família está a venda há 16 anos, é em Atibaia, interior de São Paulo, tem 3 alqueires e meio, este sítio era de meus avós, é um lugar bem gostoso e tem o rio pertinho. Ainda não conseguimos vender, então ele está alugado. É muito lindo lá, ao lado tem um condomínio de luxo. E tem comércio próximo.
A alma tem que ser roceira! E precisa gostar de lidar na terra! Precisa curtir cada brotinho brotando! E lidar c/ as ervas daninhas...formigas...cupins...e afins!
Serei bem franca,como moradora de uma cidade violenta,ficava com medo.Imaginava que o sítio estava sendo vendido porque alguém tinha morrido lá ou a pessoa tinha medo de invasão. Vi seu vídeo,acalmei meu coração,você parece gostar muito da terra. Vou repassar seu vídeo,valeu!
Parabens Nilton excelente video as informacoes sao preciosas realmente muitas xxx as pessoas vao na ilusao que tudo e facil e a realidade e outra quem tem familia grande consegue facil tocar a lavoura mas existe ainda o grande problema de se pagar para ter trabalhadores e isso aumenta muito na despesa enfim adorei o video e as tuas explicacoes. Fique com DEUS
Boa noite, eu moro em Itapeva Mg, já tive duas chácaras, eu mesmo cuidava , formei as duas chácaras e vendi por causa do tumor no fígado. Não nasci em zona rural, sou de SP., Já moro aqui faz 17 anos.🙏
Adorei seu vídeo Bastante esclarecedor,eu vim da roça sei bem tudo isso, Sítio,nas chuvas,tudo e muito difícil,estradas,tem que ser boa,um bom trasporte pra vc ou até mesmo para socorrer alquem.
@@vidanaroçanortedeminas Brasília um pouco afastado do centro, tenho uma vista linda de um vale e tem muito mato em volta, o que me mantém conectada com o Criador através da natureza!
Os comentários abaixo são bastante completos e pertinentes. Penso que os dois maiores problemas são:. exige trabalho continuo dia a dia e isso é custo. Mas o pior problema chama-se mão de obra. Não existe mais. Daí ser cara e rara!
Boa tarde é verdade todas essas informações do amigo Nilton é muito valiosas eu que se você for comprar o sítio e tiver só aquele valor não te sobrar nada pra comprar ensumos sementes etc fica muito difícil
É isso ai.Não estamos mais nos tempos antigos dos nossos avós.Vivemos numa outra geração ,outros tempos.As famílias antigamente eram grande, numerosas,hoje não mais.Vc conseguia subesistir do sitio.Tipo qdo existia as grandes plantações de café.Se seu sitio for próximo a cidade ,otimo, pq de bicicleta vc resolve as coisas,ou a cavalo,senão precisa realmente dum veículo.Pra vc depender do sitio vc precisa ter uma fonte de renda extra.Existe muitos jovens ,modernos, que ñ sabem o que é viver num sitio.Hoje em dia as pessoas idosas se confrontam com esse outro problema que é a questão de saúde,dependendo de médicos e postos de saúde, e a aposentadoria, não supre + suas necessidades,basicas.Nem sempre as pessoas mais velhas vão pro sitio, por esses motivos.Muitos já tiraram isso da cabeça.Se vc foi criado no sítio e continua lá vivendo é uma coisa, se vc foi pra cidade,pra vc voltar a morar no sitio é muito complicado.O homem é um ser social e como tal, ele precisa de CIA.No sítio ainda mais pq a solidão é iminente.
Excelente vídeo, importantes informações. Porém gostaria de compartilhar experiências quanto a água potável, pois trabalho com isso. De todas as fontes de água informada no vídeo, a menos poluída é o poço, desde que seja do tipo artesiano. Via de regra, nenhuma água natural é potável, carece de uma análise em laboratório. Geralmente água de poço possui o menor custo de tratamento. Quanto as minas, já realizei estudo em centenas, nunca encontrei uma com água segura para consumo, é quase tão ruim quanto a água de rio. Mina tem crença popular, dizem que os pais e avós beberam dela e nunca tiveram nada, mas isso é engano. Procurem sempre analisar em laboratório a água que estiver em sua propriedade e faça um tratamento correto. Com esses cuidados, água não será um problema. Espero ter ajudado
@@reginafarias , sim. As análises devem ser periódicas. Porém, um bom sistema de tratamento, corretamente dimensionado, pode lidar com as variações de contaminação da água.
Não é suficiente filtrar a água de mina, ou de poço, num filtro de barro, com vela tripla? Na cidade a gente apenas filtra a água porca que nos vem pela torneira.
Amigo, parabéns pelo seu video. Muito esclarecedor. Quem vê, creio que não fica com nenhuma dúvida à respeito. Muita gente acha que sítios, chácaras, é só lazer, e não é bem assim. Abraço. Ganhou um inscrito.
Que maravilha de explicação Nilton, gostei Muito. Sou Mineiro e já morei inclusive aí no norte de Minas, hoje moro no interiorde São Paulo. Esta sua explicação vale ouro inclusive pra quem pensa que morar no sítio é só maravilha, terá ar puro o canto dos pássaros más, também terá problemas com certeza, principalmente se tiver que Produzir.
MEUS irmãos este moso está falando dá região dele que é Minas gerais eu também achei louvável a explicação dele mais eu moro no Paraná aí já Muda muita coisa
Bom dia e o dia fica mais feliz ☺️ Apenas opinião. Tenho experiência em morar no meio rural. Aos caros leitores uma dica de reflexão no meio rural é fundamental ter condições financeiras, motivo quase todos os dias tem gastos, e a renda do sítio ou fazenda geralmente você negocia seus produtos e a maioria das vezes você recebe de quinze e quinze dias. Na minha experiência cerca arrebenta direto e vizinho na hora te aciona ,olha seu boi nada pode com ele está perturbando meu gado. Nessa brincadeira mesmo fazendo gambiarra tem gastos ,trator para dar apoio óleo diesel caro. E tem também pessoas que infelizmente você não pode ser machão ,chegam pedindo e falar o não é complicado. A bomba do mini poço dura o máximo um ano valor para retirar os canos, cabos elétricos é mais ou menos 5000 reais. Descargas atmosférica estão aumentando muito, instalação de para raios se não medir resistência omica de acordo com as normas é um perigo fatal. Um bom para raio como manda as normas, aterramentos adequados mais uns 5000 mil reais. Você precisa se possível ter um carro 4×4 manutenção não é barato. Se tiver parceiros no labor tem vários encargos sociais, mas é meritório o salário do parceiro, jamais contrata um parceiro sem assinar carteira de trabalho. Enfim é exelente morar no rural ,digo novamente tem que ter estrutura financeira. Desejo a todos que consigam seus sonhos. Pensamento positivo tudo se realiza. Muita luz a todos
@@irasoniaalmeida2889 Se vc comprar na ilha do Marajó, o risco de dar certo é alto. Dias festivos e aos finais de semana prolongados as pessoas aqui da minha capital, Belém do Pará, correm para o interior. Mas para viajar para o Marajó apenas de balsa ou barco. Porém, lá é um paraíso! Pesquise e tire suas conclusões. Sucesso nos seus projetos!
@@amor-devocao-e-resilencia Ohhh meu amigo muito obrigada, fiquei muito feliz com o seu comentário e dica ❤️. Ja vou pesquisar esse lugar que você falou. Abraços 🙌🙏🥰
@@amor-devocao-e-resilencia Acebei de no Canal no RUclips Estrada pra que te quero, nossa que lugar maravilhosooo anotei o nome. Muito obrigada por essa dica valiosa final desse ano eu chego aí, não vejo a hora 🇧🇷🇩🇪❤️
Excelentes informações!! Sempre vejo vídeos de sobrevivencialismo e muitos deles aconselham as pessoas a comprar sítios, criar animais, plantar,enfim, para a própria subsistência, para sair do caos das cidades grandes,nesses últimos tempos caóticos...e realmente, isso tudo tem que ser analisado.
É muito relativo! Na cidade você é mais invisível, mais difícil de ser controlado. Já soube de um criador que foi morto pelo seu tourinho de estimação. Fora cobras, escorpiões, carrapatos (doença de lyme), guaxinins, sapos venenosos, ratazanas, etc.
Sítio, chácara, fazenda é bom para passar um ou dois dias a não ser que você já viveu lá um período de sua vida e conhece a realidade do local , caso contrário depois de dois dias até o cantar do galo na madrugada irá irrita lo , sem dizer dos pernilongos, sapos , cobras goteira no telhado etc...tem pessoas na cidade que se encantam com a música sertaneja e uma Taperinha no mato...a realidade é sim realidade e não ilusão.
Ao comprar uma propriedade rural vc tem que observar esses pontos muito relevantes: aguada boa, a distância do município sede, As condições da estrada, geralmente boiadeiras, localização a 30 a 40 quilômetros de um município grande com boa estrutura na área de saúde e educação se precisar com boas estradas. Uma propriedade nessas condições, se vc não se adaptar, será mais fácil vender.
Pensei a mesma coisa...será que vale a pena o investimento para ter sua vida invadida por desocupados e terroristas guiados por um propósito ideológico e insano...
Eu louco de ansiedade por receber logo minha parte em um inventário que já está para sair....louco pra comprar logo meu sítio e encher de gado! Sonho!!!! 😁🙏
@@edileusosoaresdasilva3629 Não pow.. coloca umas 5 Vacas, ano que vem vc tem 10 cabeças.. no outro ano, essas viram 20, depois 20 vira 40 e por ai vai.. claro que nem sempre nasce femea, mas se fazer inseminação é garantido..
muito bem tenho uma fazendinha e um citio estou no USA pra adiquirir capital pra movimentar,se comprar e não tiver capital não pogride ,hoje é alto sustentavel ,mas gastei muito pra formar e fazer bemfeitorias
Então Nilson essa era a minha maior preocupação com a água de consumo….aí já complica comprar um sítio pagar essa taxa usando ou não é além disso ter que compra água pro consumo ….esse foi o vídeo mais bem explicado sobre a água entre outros…e assim mesmo tudo e difícil aí é as pessoas não tem dinheiro para continuar …e por ser terra de posse não consegui fazer empréstimo em banco….🤝🤝👏👏
Sim mais aqui nos lotes tem mini etas de tratamento doadas pela Emater para os produtores fazer o tratamento,no lotes sobre empréstimo sempre tem, e as escrituras vai sair de todos os sítios agora em 2023 a CODEVASF informou
O pai do meu colega tem um sitio no interior do PR. A uns anos um vizinho vendeu a terra dela e o comprador começou a reclamar de que a divisa estava errada etc. Resumo, foi vitima de homicídio e algumas informações levaram a crer que o veículo utilizado era da cidade de onde esse vizinho veio
Sim, há muito disso! Eu considero o PR muito perigoso. Já morei em Joinville e tudo de ruim vinha do PR. O irmão da minha amiga foi assassinado pelo vizinho e padrinho de casamento e de batismo do filho, por causa de uma desavença sobre o portão de entrada do terreno de ambos. Nunca ví ter tanta morte como em cidade pequena do interior, na minha vida toda de cidade grande.
Boa Noite, amigo. GOSTEI DEMAIS DO SEU VIDEO, foi altamente esclarecedor. o vendedor só mostra o quê há de melhor, quando vc compra, é que se depara com a realidade. Estou me aposentando e quando minha aposentadoria sair, vou te procurar. Um grande abraço Gilson
Com certeza ajudou muita gente..Obrigado pelas informações... Vou comprar uma pequena propriedade rural. Objetivo é a paz de espírito ou seja,ficar longe de tudo que me tira a paz... Obrigado....
@@vidanaroçanortedeminas pra mim que tenho intenção de morar aí foi muito importante os seus esclarecimentos cansei de cidade grande trabalhei 25 anos na Tv globo estou me aposentado e pretendo ir visitar a região pra ver se dar certo comprar um sítio aí eu tenho um sítio aqui em sp já coloquei a venda
Caro Nilton, Congratulações pelo brilhante informativo. Com a sua licença, conforme a região, eu ainda apensaria 02 itens: A Escassez da mão de obra no meio rural. Com os programas sociais existentes, cada vez menos pessoas têm interesse em trabalhos rurais. A esse item, adicionam- se os custos diretos da mão de obra legalizada. Outro item é o que plantar, quanto produzir e o acesso ao mercado: há mercado consumidor?, Onde fica? Quanto custa levar ao centro de consumo? Compensa em termos de margem? Penso serem importantes esses itens também. Obrigado
Deus Abençoe Ricamente Você Boa noite Boa Sorte Muito Sussessos Sempre Deus Abençoe Protejas E Guardar E Cuidar De você E De Sua Amada Esposa E De toda A Sua Amada Família
As explicações foram claras, objetivas e, sobretudo, oportunas. Particularmente falando, eu já tinha imaginado a problemática de morar num sitio, visto que na verdade eu morei na roça até os dezesseis anos. Agora, aposentado, planejo voltar para a "roça". Frizei o termo roça porque, na verdade, morar no campo hoje em dia pouco difere de morar na cidade, eis que hoje em dia o campo tem quase o mesmo conforto da cidade....sem os problemas da cidade. Porém morar num sítio é uma coisa, tirar proveito econômico de um sítio é bem diferente. Você deixou tudo bem claro. Eu costumo falar para as pessoas: "Não tenha sonhos de morar num sítio, experimente morar num, alugue, fique lá uns dias para conhecer a realidade porque, do contrário, seu sonho pode virar pesadelo." Agora não darei mais esse conselho, apenas mandarei esse seu vídeo para o sonhador. Você esclarece tudo. Obrigado.
Kkkkkk boa a suas falas viu Mauro e bem isso mesmo...
Entendi tudo o que você falou, Mauro, pois a minha história de vida é muito semelhante à sua!
Também nasci e vivi na roça até aos 17 anos de idade. A partir de então passei a morar na cidade, onde construí família e vivo até hoje. Também aposentada, e quanto desejo voltar a viver; não mais na roça, mas agora em um sítio, onde pudesse ter umas quatro vaquinhas pra tirar leite, criar galinhas e ter minhas árvores frutíferas! Isso já seria o bastante pra ser muito grata a DEUS, NOSSO PAI Celestial.
@@josefaalves9501 não esqueça de colocar um poço de água quê e bem útil também, e se puder ponha investimento em seu sítio sistema de luz solar, porquê assim também ajuda a economia a grana com energia
Obrigada pela dica
@@elsatiese de nada
Comprei uma área rural. Estou amando. Faz 2 anos. Hoje em dia morar no interior não é mais como antigamente. Tudo é próximo. Se precisar de um trator, os vizinhos alugam por hora. Não há a necessidade de produzir muito. Qualquer coisa que se joga na terra dá. Fora a privacidade. Não há solidão quando estamos felizes. Água tem por todos os lugares, só saber procurar. Melhor que praia em todos os sentidos.
Eita!
Realmente e desse jeito nem internet energia tem água encanada gás etc
@@vidanaroçanortedeminas l
Eu que nasci na roça, bem interiorzão discordo,porque a vida em sítio é dura, trabalhosa, te toma 24 horas do dia e 365 dias do ano quase que 100% só na lida do dia-a-dia. Não é este paraíso não. A não ser que que vc seja muito bem de situação e consiga pagar por quase tudo. Fora isso, a mulher por exemplo, trabalha mais que o homem. Na verdade a gente trabalha igual a um cavalo.
@@rosivonrandow749 depende
Uma questão muito importante é saber sobre a violência, se tem violência na região.
A muito tempo que eu venho amadurecendo a ideia de comprar um sítio, mas no Sul do país, apesar de morar no estado do ES. E sempre me pergunto: porque tantos sítios a venda e por que vender verdadeiros paraísos? Agora, assistindo esse vídeo, deu pra tirar bastante conclusões. Informações valiosas! Mas hoje, tem um agravante maior, que é a situação política do país. Dentre todos esses interperes, você pode ter o seu sítio invadido por essa quadrilha de bandidos parasitas, chamados de sem terra.
Obrigado pelo comentário esse era o intuito do vídeo mesmo abrir o pouco o leke de informação..
Acho que parasita é você. Vai se informar!!
Perfeito seu comentário, principalmente a última parte : quadrilha de bandidos parasitas chamados "sem terra" com Blaser e iPhone.
Tive vontade tb.hj ñ mais pq a idade chega,quem colocar pra trabalhar??fora os mar é bandidos,q estão todos de espreitas
Sem terra existe q eu tenha certeza, a mais de 40 anos. Mas muitos q hg se dizem agro, retiraram a força ou nem com tanta força, pessoas q viviam na terra desde sempre.
O sitio vem disfarçado de empresa, ou seja, quando a pessoa começa ver a encrenca que é..., a paz logo vai embora e de repente mais um sitio a venda. Então a lição ai é "Não se meta com aquilo que não se sabe fazer".
Alerta a todos.
Nos tempos que se aproximam a vida em cidade será extremamente dura e muitos tentarão fugir pro mato...
Feliz de quem tiver uma lasca de terra pra plantar.
Concordo plenamente
Concordo plenamente, pouquíssimas pessoas com consciência disso
@@RenatoCortes38Trezoitao vejo q o povo acostumou muito com tudo mais fácil acomodou até aqui onde eu moro mesmo sendo zona Rural o povo quer facilidade em tudo preferem muitas vezes compra doque produzir
@@RenatoCortes38Trezoitao a realidade é bem mais aterrorizante do que podetia falar aqui.
Ja fui ameaçado pela plataforma por certos comentários de alerta.
@@RenatoCortes38Trezoitao a realidade é bem mais aterrorizante do que podetia falar aqui.
Ja fui ameaçado pela plataforma por certos comentários de alerta.
Minha opinião: condomínio rural. Não tem em toda região, mas pra quem puder ter acesso a um lote em condomínio rural fechado, uns 2.000m2 de terreno já da pra ter um pomar, umas galinhas e horta, sem muito esforço. Você pode sair e fechar a porta sem se preocupar em ser visitado por meliantes e vai viver em clima de campo. É o melhor dos cenários. Segurança de condomínio com ar puro do campo.
Verdade e tbm e uma boa ra quem tem condição financeira
É bom pra quem tem boa condição financeira e pode manter a despesa fixa do sítio, pq esse tipo de propriedade é restrito a lazer
Alguém poderia me informar qual o valor de um condomínio rural ?
Condomínio é fria.
Seria a perfeição! Um condomínio de chácaras! Até tem! Mas, encare demais o terreno.
Honestidade nas palavras!
Isso é o que falta pra muitos seres humanos...
Parabéns meu amigo!
Obrigado Amigo até pra fazer um vídeo desse e muito difícil agente e muito mal interpretado
Parabéns abraços de Minas gerais.💯🎉
Obrigado Josefa Oliveira gratidao
Legal explicava.
Meu pai disse pra mim que para comprar sitio ou Fazenda tem que ser no período da seca se tiver agua em abundância e bom .
E comprar casas na cidade e no período de chuva kkkkkk
Seu pai esta certissimo. Assim tambem dizia o meu avo, do Sertao pernambucano
Imóvel na cidade ele tá ceto. Imóvel rural, depende a região, prefiro ver no tempo de maior incidência de chuva, água hoje em dia não é difícil de conseguir, agora pra tirar água de área que alaga, é que é na tatá. Já vi muita gente se lascar com alagamento.
Boa kkk
Mas se for pra lavoura, prefira terra plana argila acima de 20%, chuva acima de 1300 mm. Nesse caso nem precisa ter corregos. Água tira no poço artesiano
Eu e meu esposo saímos de São Paulo...para quem aposentou o melhor é interior..compra uma chácara menos terra, em condomínio mais conforto e segurança...faz 02 anos e meio e estamos extremamente felizes, uma hora e meia de SP, aqui rico de água, ou seja, maravilhoso, muitos pássaros, muito verde...aqui fica a 15 minutos de Boituva...amo demais tudo, tenho apartamento na praia..esta lá alugadinho forever...rsrsrs..praia não da mais para quem procura sossego, plantamos pés de frutas, ve las crescer é um prazer, muitas flores, aqui o tempo é quente, mas chove só de vez em quando bravo mas na maioria das vezes é chuva tranquila, é questão de gostar de natureza...tem gente que prefere prédios, avenidas asfaltadas e a adrenalina de se viver em cidade grande,
Muito bom se relato Elisete maravilha VCS fizeram um ótimo escolha
Olá! Você comprou a chácara em condomínio? Qual o custo do condomínio ?
@@marlenesaito9113 quando comprei há quase 3 anos pagava 340,00 agora 460,00 porém com água
Obrigado cada informação dessa e muito boa pra todos
@@elisetegoncalves3680 vc poderia me dizer quanto estaria valendo uma chácara ( imóvel) onde vc mora? Grata.
Bom dia ! Eu tinha intenção de comprar, um sítio ,ou uma grande chácara , mais que não seja tão grande. Pois minha intenção , não é produzir , se curtir a natureza. Mais meu medo maior é a violência , que chegou nas zonas rurais. Obrigado pela explicação. Muito importante .😍👍🏼
Muito obrigado, na sua região e perigoso?
Analise os dados de violência na sua região. Procure a Delegacia e Batalhão da cidade e converse com as autoridades. Converse com vizinhos e tenha uma arma, legalizada obviamente e treine periodicamente.
Interior a Policia não chega a tempo e você precisa saber se defender.
Misericórdia! Nunca peguei numa arma , não mato nem galinha .🤣 Muito triste que hoje em dia precisamos ter toda essa preparação . Para vivermos em paz.. prefiro não me arriscar , meu Deus. Mais suas dicas foram muito boas amigo . Que Deus cuida de todos nós . Só ele para nos livrar de todo os perigos. 🙏muito obrigado.
@@joanafritsche6191 Infelizmente se faz necessário. Interior é calmo, mas se algo ocorrer, você tem como se defender. Dificilmente a Policia irá chegar a tempo para lhe ajudar. Tenho família no interior e uma arma já salvou minha tia. Meu tio era Bombeiro, trabalhava de plantão e deixava minha tia com dois bebes. Ele tinha um 38 e deixava em casa. Certa vez invadiram o quintal, ela nervosa chamou pelo meu tio na intenção de afugentar, mas não resolveu. Com isso ela pegou a arma, apontou pro telhado e deu dois tiros. Os safados se assustaram e saíram fora sem roubar.
Minha Tia nunca tinha pego em uma arma, foi até uma irresponsabilidade do meu Tio deixar uma arma pra uma pessoa não treinada, mas essa arma a salvou de algo pior.
Interior na maioria dos lugares é calmo, quero sair da capital pro interior num futuro próximo, mas terei minha arma pra defesa pessoal. Na capital não sinto necessidade, mas em área rural é necessário.
Kkkkk é muito melhor procurar um local segura, mais entendo q é sempre bom ser preparado
Aqui na Bahia oq vi foi o contrário, os preços subiram durante a pandemia e houve um romantismo de viver na roça. Acho que muita gente pode ter comprado e se arrependido. Outra coisa é q muita gente tá envelhecendo e precisando morar na cidade para ter melhor acesso a tratamento médico e os filhos não querem assumir o sítio aí acabam vendendo. Eu quero um para passeio/sobrevivencialismo, mas sei que tem muitos desafios.
VC falo muito bem e isso ai mesmo
Depois de tantos esclarecimentos ninguém vai poder reclamar que não foi avisado, meus parabéns pela sinceridade, essas informações são importantes e alguns omitem, desejo boas vendas 🙏
obrigado ROZIMAR INFORMAÇÃO SINCERA E SEMPRE BEM VINDA NEH
Aconteceu com um conhecido meu, comprou um sitio bom por um preço bem acessível em relação a outras propriedades....resumindo não tinha documentação o antigo morador só tinha contrato de compra e venda, e enrolou na hora de vender..dizendo a depois vc entra com usacapiao, e tal.enfim, o meu colega a 6 anos morando em cima chegou os herdeiros que estavam na Suíça, e com a escritura em mãos...resumindo foram p justiça e ele perdeu uma boa parte do que investiu.ainda que os herdeiros o indenizaram por algumas benfeitorias que ele tinha feito em cima.
Ué se tinha escritura era registrado no cartório...e se quem vendeu tinha o compra e venda ele facilmente seria enquadrado no CPP ..por má fé.por estelionato...e é fácil fazer anulação da venda...
@@hunterdigital4546 Exatamente quem comprou não foi nada inteligente, sabendo de tudo isso e mesmo assim fechou negócio, vai entender🤷♀️.
@@hunterdigital4546 Exatamente kkkk
Quem tem a escritura da casa tem posse mas não significa que é o proprietário dono do terreno ou imóvel. Para saber realmente quem é o proprietário de fato é preciso ir na prefeitura ver a matricula de registro, lá diz tudo. Mas quem não sabe é sempre bom contratar um profissional abilitado pra verificação e realização da parte borucratica. E também é bom contratar um topógrafo só pra verificar realmente as medidas do terreno, se tá passando ou menos demais, essas coisas.
Triste isso 😢
Que ser humano maravilhoso ,que Deus te guarde sempre,estamos carente de pessoas sinceras como você , obrigada pela explicação maravilhosa e boas vendas👏👏👏👏👏👏
Obrigada Maria Cleuza Amém Deus abençoe. Senhora tbm
@@vidanaroçanortedeminas 🙏
Esse homem e temente a Deus, um crente .
@@domingossantos2673 Amém senhor domingos Deus abençoe
Comprar um sítio dá três alegrias, uma quando compra e duas quando vende.
Muito melhor do que cidade
Porque não soube comprar, infelizmente tem gente que não tem sorte! Amo o meu e não largo por valor nenhum!
Parabéns pela sua atitude,inteligência e honestidade de orientar as pessoas sobre esses assuntos tão importantes, gostei muito...
Obrigado Tereza Deus abençoe
Olá boa tarde parabéns gostei do canal pela sua sinceridade pela sua realidade de ver as coisas parabéns
Na minha região de belo jardim Pernambuco o grande problema que muitas pessoas estão vendo o seu sítio e por falta de segurança depois da lei do desarmamento os vagabundos começaram ir a roubar as pessoas que moravam tranquilamente no sitio hoje onde eu morava ja não tem mais ninguém morando no sitio as vem trabalhar no sitio e a noite volta pra cidade
Nossa, parabéns pela sua explicação. Com isso vc esclareceu muitas pessoas a não se iludirem achando que tudo e flores.
Parabéns continuo nessa pegada que vc vai longe.
Depende a casos e casos.
@@irasoniaalmeida2889 verdade
Muito obrigado
Bastante esclarecedor o seu vídeo parabéns. Logo logo tbém vou comprar meu sítio, pequeno e modesto algumas galinhas e frutas e só
Bom demais é isso ai Jenete
Parabéns pela honestidade em prevenir as pessoas. Boas vendas. Aínda me falta alguns anos para aposentar. Mas voltar pro interior é um sonho.
Obrigado Deus abençoe q de tudo certo
Quero vender meu sítio por um único motivo: barulho ! Gente que não entende que roça é lugar de tranquilidade. Gente que chega com carro com som alto , festa com música nas alturas madrugada a dentro, um horror …
O problema de Vizinho perto e esse corre esse risco
Esse problema é muito comum nos dias de hj, grande parte das propriedades rurais são alugadas para festas em fim de semana o que torna a vida da vizinhança num inferno
@@wilsonrodrigues3002 o pior é que não tem nem para quem reclamar … uma vez liguem para a polícia e quem me atendeu disse que área rural”é assim mesmo”… ou seja , terra de ninguém …talvez um dia, quando a ignorância for banida desse país essa situação mude e as pessoas entendam que impor barulho ao outro é um desrespeito …
@@wilsonrodrigues3002 verdade o povo tá gostando de uma farra em kkk
Nossa, que raiva...
Parabéns Nilton Luna.
Você disse tudo exatamente como é.
Eu nasci na roça e trabalhei sei como são as dificuldades e também as alegrias e satisfação que a vida na roça nos proporciona, porém quando temos amor pela vida na roça seja como trabalho ou pela paz que nos traz.
Eu amo a vida na roça.
Verdade viu a paz d roça e uma maravilha sem explicação
Ola! Ganhou mais uma inscrita. Falou tudo com muita clareza. Tá um monismo que todo mundo tem que ir para o campo. Concordo que é o melhor lugar para se morar. Mas, nem todos se encaixam. Principalmente idosos e pessoas com problemas de saúde. Tem que ser tudo muito bem planejado. Deus abençoe!!
Obrigado Terezinha cada caso t q ser analisado com muita atenção.. VC fala de qual cidade do Brasil
Excelente vídeo! Muito esclarecedor. Eu acrescentaria o fator idade e condições físicas. A roça não é pra todo mundo...
E verdade Andréa fator fundamental
Tô EU aqui que o diga ! 👀
@@li.maede3 obrigado
Verdade .principamente pra quem ta mais velho .
@@geraldapereira6912 e um grande item a ser pensado
Sempre morei na cidade, mas sempre fui amante da paz e do silêncio.
Comprei um sítio aqui no interior.
Custou, mas achei um com um pequeno riacho e uma nascente dentro da propriedade.
Estou mexendo aos poucos e pretendo mudar em breve.
Eu também tenho o sonho de ter um sítio, investir em algo assim, eh precioso.
@@KatieG986 tem vídeo do riacho do meu sítio meu canal.
De uma olhada 😉.
Manda o link do vídeo pra mim assistir
@@KatieG986 ruclips.net/video/ta7Gy0V-AD8/видео.html
@@vidanaroçanortedeminas ruclips.net/video/ta7Gy0V-AD8/видео.html
Gostei muito das dicas que são muito importantes para as pessoas avaliarem realmente o que desejam, quanto a tamanho de área e tudo mais, parabéns pelas dicas.
As cidades grandes estão e vai ficar cada vez mais difícil de se sobreviver.
E verdade viu na pandemia podemos ver isso
Informações importantes. A palavra -chave e gestão. Além de ter familiaridade com a área rural, a infraestrutura. Agora essa gestão de água nunca tinha pensado.
São pontos importantes a serem sempre analisados
🤔Legal cara, seu canal. Me escrevi no seu canal, pala sinceridade desse vídeo. Sou nascido, no sítio, sei de todas as dificuldades, de um sitiante. vc foi sincero no vídeo, parabéns!
Eu pretendo voltar pro sítio, quero produzir só para consumo, e viver tranquilo, mais tem muitas diculdades.
Já sou aposentado, só falta dois anos para minha mulher se aposentar.
Se papai do céu, aprovar, logo volto a viver no sítio.
Obrigado José Peixoto Deus abençoe 🙌
Graças que parou a música. Ufa!!!!! O conteúdo é bom. Tem muitos detalhes que podem comprometer o projeto de morar na roça. Ter um carro 4x4 é obrigatório em qualquer situação pra quem vai morar na roça. O custo pra manter um carro 4x4, combustível pra máquina e custo de caseiro entre outras despesas. Custo de arame e mourao, custo de energia elétrica, alimentação pra animais, documentação irregular, posseiros, multas do IBAMA, linhas de transmissão de energia elétrica pode comprometer a saúde das pessoas. Rios contaminadis que abastecem a região, enfim. ..
Seguindo a lógica do raciocínio desse comentário não tem pra onde correr, fico na minha casa mesmo
As pessoas tem uma visão romantizada da roça. A roça tem que ser vista como uma grande empresa. Se não for bem gerenciada leva o dono à falência em pouco tempo.
@@edsonfernandesfernandes6389 Excelente comentário
O problema também dependendo da região e ser atacado por bandidos e que está acontecendo muito
Tbm e importante analisar o local
Parabéns pelo conteúdo, pela honestidade, clareza e pureza de mensagem. Sou seguidor de canais bons como o de teu irmão e seu. E fico muito contente com a honestidade que vcs disponibilísam aos seguidores. Novamente parabéns.
Obrigado Ivan Deus abençoe
Eu amo clima quente moro em Salvador
@@valdenisantos9047 salvador deve ser quente msm imagino
Um sonho que facilmente pode virar um pesadelo.
Tudo o que vc falou é a verdade , parabéns .
Obrigado
Roça é bom para os amigos terem é a gente usufruir, duas alegrias , quando compra e quando vende. Não dá lucro
Quando a pessoa tem preguiça, ñ da lucro mesmo não!!
@@dglopes4665 112 mil pés de café , um pivô central de 20 alqueires, 524 fêmeas de Santa Inês , 25 éguas QM e garanhão importado, 35 mil fardos de feno de Tifton 85, ano e alguns garotinhos . Acho que minha preguiça durou pouco mais de 25 anos, então posso dar aula para qualquer bunda suja que quer iludir para ganhar uma comissão mesmo não sendo corretor né?
Parabéns pelo vídeo!
Muito elaborado!
São consideração primordiais!
Importante que, na hora da aquisição, não se deixarem levar pelas emoções! 👍
Obrigado Josias
O sitio da minha família está a venda há 16 anos, é em Atibaia, interior de São Paulo, tem 3 alqueires e meio, este sítio era de meus avós, é um lugar bem gostoso e tem o rio pertinho. Ainda não conseguimos vender, então ele está alugado. É muito lindo lá, ao lado tem um condomínio de luxo. E tem comércio próximo.
Maravilha Marina, qualquer coisa estou aqui se quiser vender eu divulgo pra VC..
Oi Marina , deixa onde posso ver o anúncio de venda do sítio com fotos e preço , por favor .
Difícil hein quanto gasto
Olá Marina Sanches, tenho um parente que mora em Atibaia e está querendo adquirir um sítio, quem sabe nós conversando pode sair um negócio.
@@CarlosSilva-qd9ov olha. Bacana
VALEU NILTON ! COM ESSE VIDEO MUITAS PESSOAS JÁ DESISTIRAM DE COMPRAR UM SÍTIO, POIS E´A REALIDADE SEM FANTASIA ! AGRADECEMOIS !
A intenção é informa msm
A alma tem que ser roceira! E precisa gostar de lidar na terra! Precisa curtir cada brotinho brotando! E lidar c/ as ervas daninhas...formigas...cupins...e afins!
E verdadeiro concordo plenamente Sarah
Serei bem franca,como moradora de uma cidade violenta,ficava com medo.Imaginava que o sítio estava sendo vendido porque alguém tinha morrido lá ou a pessoa tinha medo de invasão.
Vi seu vídeo,acalmei meu coração,você parece gostar muito da terra.
Vou repassar seu vídeo,valeu!
O clara q bom.....Pelo menos aqui na nossa região e muito tranquilo graças a Deus norte de minas gerias
@@vidanaroçanortedeminas 🙏🏻🙏🏻
Parabens Nilton excelente video as informacoes sao preciosas realmente muitas xxx as pessoas vao na ilusao que tudo e facil e a realidade e outra quem tem familia grande consegue facil tocar a lavoura mas existe ainda o grande problema de se pagar para ter trabalhadores e isso aumenta muito na despesa enfim adorei o video e as tuas explicacoes. Fique com DEUS
Obrigado Maria
Muito bem esplanada, a vida na zona rural é bem assim, mas é uma delícia, só deixei de morar na zona rural, devido a minha saúde.
Eu também moro em um pequeno vilarejos cercado por sítios eu gosto muito
Boa noite, eu moro em Itapeva Mg, já tive duas chácaras, eu mesmo cuidava , formei as duas chácaras e vendi por causa do tumor no fígado. Não nasci em zona rural, sou de SP., Já moro aqui faz 17 anos.🙏
Quero um sítio pequeno c casa boa e pomar formado, só isso,o problema sempre é a documentação, sempre é contrato de compra e venda!
Parabéns pela honestidade, quem compra terra tem que saber que rem que verificar se a terra é fertil, se tem àgua entre outros.
Obrigado...isso mesmo é preciso muito atenção
Adorei seu vídeo
Bastante esclarecedor,eu vim da roça sei bem tudo isso,
Sítio,nas chuvas,tudo e muito difícil,estradas,tem que ser boa,um bom trasporte pra vc ou até mesmo para socorrer alquem.
Verdade viu sei como é por isso e bom alerta
Cai de paraquedas, mas gostaria de agradecê-lo pelos esclarecimentos! Boa Sorte nos seus projetos!!!!!
Obrigado Fátima Deus te abençoe. Qual cidade VC está localizada
@@vidanaroçanortedeminas Brasília um pouco afastado do centro, tenho uma vista linda de um vale e tem muito mato em volta, o que me mantém conectada com o Criador através da natureza!
O Glória muito bom
eu quero elogia lo e parabenizar pela onestidade e sinceridade Deus o abençoe
Obrigado Valdeci Amém
Os comentários abaixo são bastante completos e pertinentes. Penso que os dois maiores problemas são:. exige trabalho continuo dia a dia e isso é custo. Mas o pior problema chama-se mão de obra. Não existe mais. Daí ser cara e rara!
Boa tarde é verdade todas essas informações do amigo Nilton é muito valiosas eu que se você for comprar o sítio e tiver só aquele valor não te sobrar nada pra comprar ensumos sementes etc fica muito difícil
Pois é senhor Miro essa e a verdade
Parabéns, gostei muito de sua explicação
Obrigado Bell
parabéns Nilton muita clareza no que fala é isso aí onestidade é tudo.
VALEU OBRIGADO
Melhor explicação já vista até hoje , parabéns ,a verdade da realidade foi dita
Obrigado Elson
Explicou tudo com detalhes,ninguém vai falar que não sábia,cara inteligente gostei muito!
Obrigado Aguinaldo
É isso ai.Não estamos mais nos tempos antigos dos nossos avós.Vivemos numa outra geração ,outros tempos.As famílias antigamente eram grande, numerosas,hoje não mais.Vc conseguia subesistir do sitio.Tipo qdo existia as grandes plantações de café.Se seu sitio for próximo a cidade ,otimo, pq de bicicleta vc resolve as coisas,ou a cavalo,senão precisa realmente dum veículo.Pra vc depender do sitio vc precisa ter uma fonte de renda extra.Existe muitos jovens ,modernos, que ñ sabem o que é viver num sitio.Hoje em dia as pessoas idosas se confrontam com esse outro problema que é a questão de saúde,dependendo de médicos e postos de saúde, e a aposentadoria, não supre + suas necessidades,basicas.Nem sempre as pessoas mais velhas vão pro sitio, por esses motivos.Muitos já tiraram isso da cabeça.Se vc foi criado no sítio e continua lá vivendo é uma coisa, se vc foi pra cidade,pra vc voltar a morar no sitio é muito complicado.O homem é um ser social e como tal, ele precisa de CIA.No sítio ainda mais pq a solidão é iminente.
Parabéns! Você é muito honesto e consciente do seu papel.
Você é muito especial para sua família. Dê um beijo nas meninas.
E outro em sua esposa.
Excelente vídeo, importantes informações.
Porém gostaria de compartilhar experiências quanto a água potável, pois trabalho com isso.
De todas as fontes de água informada no vídeo, a menos poluída é o poço, desde que seja do tipo artesiano.
Via de regra, nenhuma água natural é potável, carece de uma análise em laboratório. Geralmente água de poço possui o menor custo de tratamento.
Quanto as minas, já realizei estudo em centenas, nunca encontrei uma com água segura para consumo, é quase tão ruim quanto a água de rio.
Mina tem crença popular, dizem que os pais e avós beberam dela e nunca tiveram nada, mas isso é engano.
Procurem sempre analisar em laboratório a água que estiver em sua propriedade e faça um tratamento correto.
Com esses cuidados, água não será um problema.
Espero ter ajudado
Muito útil suas informações tbm penso desse jeito a respeito da água e sempre bom fazer uma análise
Essas análises devem ser periódicas, pois as condições da água podem mudar. Certo?
@@reginafarias , sim. As análises devem ser periódicas. Porém, um bom sistema de tratamento, corretamente dimensionado, pode lidar com as variações de contaminação da água.
Não é suficiente filtrar a água de mina, ou de poço, num filtro de barro, com vela tripla? Na cidade a gente apenas filtra a água porca que nos vem pela torneira.
Amigo, parabéns pelo seu video. Muito esclarecedor.
Quem vê, creio que não fica com nenhuma dúvida à respeito. Muita gente acha que sítios, chácaras, é só lazer, e não é bem assim.
Abraço. Ganhou um inscrito.
Obrigado José chagas bem vindo
Que maravilha de explicação Nilton, gostei Muito.
Sou Mineiro e já morei inclusive aí no norte de Minas, hoje moro no interiorde São Paulo.
Esta sua explicação vale ouro inclusive pra quem pensa que morar no sítio é só maravilha, terá ar puro o canto dos pássaros más, também terá problemas com certeza, principalmente se tiver que
Produzir.
Bom noite Ataíde obrigado Deus abençoe e isso ai mesmo a realidade.. grande abraço
TAÍ,PARABÉNS;QUE TRABALHO MARAVILHOSO É ESSE QUE VOCÊ ESTÁ PRESTANDO COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES;MUITO ÚTIL. DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.
Amém Uria Deus abençoe 🙌
MEUS irmãos este moso está falando dá região dele que é Minas gerais eu também achei louvável a explicação dele mais eu moro no Paraná aí já Muda muita coisa
Material muito valioso para quem sonha ou planeja essa mudança de vida. Muito obrigado por compartilhar!
Verdade cada detalhe é importante
Eu não nasci, mas cresci na roça e pra lá que eu vou voltar breve. Gratidão gratidão gratidão!!!
Assim seja!
Bom dia e o dia fica mais feliz ☺️
Apenas opinião.
Tenho experiência em morar no meio rural.
Aos caros leitores uma dica de reflexão no meio rural é fundamental ter condições financeiras, motivo quase todos os dias tem gastos, e a renda do sítio ou fazenda geralmente você negocia seus produtos e a maioria das vezes você recebe de quinze e quinze dias.
Na minha experiência cerca arrebenta direto e vizinho na hora te aciona ,olha seu boi nada pode com ele está perturbando meu gado.
Nessa brincadeira mesmo fazendo gambiarra tem gastos ,trator para dar apoio óleo diesel caro.
E tem também pessoas que infelizmente você não pode ser machão ,chegam pedindo e falar o não é complicado.
A bomba do mini poço dura o máximo um ano valor para retirar os canos, cabos elétricos é mais ou menos 5000 reais.
Descargas atmosférica estão aumentando muito, instalação de para raios se não medir resistência omica de acordo com as normas é um perigo fatal.
Um bom para raio como manda as normas, aterramentos adequados mais uns 5000 mil reais.
Você precisa se possível ter um carro 4×4 manutenção não é barato.
Se tiver parceiros no labor tem vários encargos sociais, mas é meritório o salário do parceiro, jamais contrata um parceiro sem assinar carteira de trabalho.
Enfim é exelente morar no rural ,digo novamente tem que ter estrutura financeira.
Desejo a todos que consigam seus sonhos.
Pensamento positivo tudo se realiza.
Muita luz a todos
Obrigado pelo comentário muito bom essas informações
Eu vou comprar um Sítio provavelmente na Amazônia e quero trabalhar com turismo rural, isso sim da muito certo.
@@irasoniaalmeida2889 Se vc comprar na ilha do Marajó, o risco de dar certo é alto. Dias festivos e aos finais de semana prolongados as pessoas aqui da minha capital, Belém do Pará, correm para o interior. Mas para viajar para o Marajó apenas de balsa ou barco. Porém, lá é um paraíso! Pesquise e tire suas conclusões. Sucesso nos seus projetos!
@@amor-devocao-e-resilencia Ohhh meu amigo muito obrigada, fiquei muito feliz com o seu comentário e dica ❤️. Ja vou pesquisar esse lugar que você falou. Abraços 🙌🙏🥰
@@amor-devocao-e-resilencia Acebei de no Canal no RUclips Estrada pra que te quero, nossa que lugar maravilhosooo anotei o nome. Muito obrigada por essa dica valiosa final desse ano eu chego aí, não vejo a hora 🇧🇷🇩🇪❤️
Parabéns. Milton que aula.voce de estabilidade.gostei. amei!! .falou bem.e com coerência. E firmeza firmeza.
Muito obrigado
Excelente! Maravilhosa e muito esclarecedora a sua explanação! Deus te abençoe.
Amém Severino
PARABÉNS MORO EM UM E TUDO QUE TU DIZ É REAL E ÓTIMO PARA INSTRUIR OS QUE TEM ESSE SONHO PARABÉNS
Obrigado Márcia deu abençoe pelo. Comentário
Excelentes informações!! Sempre vejo vídeos de sobrevivencialismo e muitos deles aconselham as pessoas a comprar sítios, criar animais, plantar,enfim, para a própria subsistência, para sair do caos das cidades grandes,nesses últimos tempos caóticos...e realmente, isso tudo tem que ser analisado.
Verdade a pandemia mostrou a vulnerabilidade e o sufoco dos grandes centros
É muito relativo! Na cidade você é mais invisível, mais difícil de ser controlado. Já soube de um criador que foi morto pelo seu tourinho de estimação. Fora cobras, escorpiões, carrapatos (doença de lyme), guaxinins, sapos venenosos, ratazanas, etc.
Não vai na labia desses "sobrevivencialistas de apartamento" são tipo greta thunvberg só querem tirar proveito e lucro de alguém.
Sítio, chácara, fazenda é bom para passar um ou dois dias a não ser que você já viveu lá um período de sua vida e conhece a realidade do local , caso contrário depois de dois dias até o cantar do galo na madrugada irá irrita lo , sem dizer dos pernilongos, sapos , cobras goteira no telhado etc...tem pessoas na cidade que se encantam com a música sertaneja e uma Taperinha no mato...a realidade é sim realidade e não ilusão.
Ao comprar uma propriedade rural vc tem que observar esses pontos muito relevantes: aguada boa, a distância do município sede, As condições da estrada, geralmente boiadeiras, localização a 30 a 40 quilômetros de um município grande com boa estrutura na área de saúde e educação se precisar com boas estradas. Uma propriedade nessas condições, se vc não se adaptar, será mais fácil vender.
Isso ai tem. Ter atenção
Pensei a mesma coisa...será que vale a pena o investimento para ter sua vida invadida por desocupados e terroristas guiados por um propósito ideológico e insano...
@@FatimaSilva-tk9jz ???? Está doente da cabeça minha senhora?
bom dia meu amigo ótima informação parabéns pelo seu trabalho sucesso Deus te abençoe
Legal sua explicação, eu Moro na orla de Salvador mas sonho em morar num sítio!
Obrigado
olá amigo beleza 🙄 ótimo video boa informação você falou tudo mora na roça e par quem tem condição parque nem tudo e flores 🌺🌹👈
Eu louco de ansiedade por receber logo minha parte em um inventário que já está para sair....louco pra comprar logo meu sítio e encher de gado! Sonho!!!! 😁🙏
Eita coisa boa Mais
Um grande investimento! Mas! Te recomendo peixe 🐟...
@@edileusosoaresdasilva3629 Não pow.. coloca umas 5 Vacas, ano que vem vc tem 10 cabeças.. no outro ano, essas viram 20, depois 20 vira 40 e por ai vai.. claro que nem sempre nasce femea, mas se fazer inseminação é garantido..
Boa a sua colocação
o besta do meu irmao fez isso,,comprou um a fazenda,encheu de gado,,veioa seca e matou todos pobres animais,isso no RS
muito bem tenho uma fazendinha e um citio estou no USA pra adiquirir capital pra movimentar,se comprar e não tiver capital não pogride ,hoje é alto sustentavel ,mas gastei muito pra formar e fazer bemfeitorias
Então Nilson essa era a minha maior preocupação com a água de consumo….aí já complica comprar um sítio pagar essa taxa usando ou não é além disso ter que compra água pro consumo ….esse foi o vídeo mais bem explicado sobre a água entre outros…e assim mesmo tudo e difícil aí é as pessoas não tem dinheiro para continuar …e por ser terra de posse não consegui fazer empréstimo em banco….🤝🤝👏👏
Sim mais aqui nos lotes tem mini etas de tratamento doadas pela Emater para os produtores fazer o tratamento,no lotes sobre empréstimo sempre tem, e as escrituras vai sair de todos os sítios agora em 2023 a CODEVASF informou
Eu também acho essa taxa de água cara por não ter água para beber tratada @Adilson
É bom ouvir alguém falar a verdade com conhecimento.
Obrigado Lauro
Falou a realidade. Tome cuidado ão comprar sítio. 👍
Isso ai
Gostei da informacão , mesmo assim quero viver em um sítio ou chácara pequeno e disfrutar da natureza !!!!!!!
Rapaz não coisa melhor viu, pra quem tem no coração esse desejo e gosta da roça não se arrepende
O pai do meu colega tem um sitio no interior do PR. A uns anos um vizinho vendeu a terra dela e o comprador começou a reclamar de que a divisa estava errada etc. Resumo, foi vitima de homicídio e algumas informações levaram a crer que o veículo utilizado era da cidade de onde esse vizinho veio
Sim, há muito disso! Eu considero o PR muito perigoso. Já morei em Joinville e tudo de ruim vinha do PR. O irmão da minha amiga foi assassinado pelo vizinho e padrinho de casamento e de batismo do filho, por causa de uma desavença sobre o portão de entrada do terreno de ambos. Nunca ví ter tanta morte como em cidade pequena do interior, na minha vida toda de cidade grande.
O povo brasileiro tem muito fogo no C*, tudo gera tragédia, incrível, esse é o tal povo quente e acolhedor que tantos romantizam neh....
Sou aq de Cunha , aq tem ótimos sítio a venda .
Pq acontece é que as pessoas pensam que irão para o sítio descansar e sítio da muito trabalho
Abraço amigo obrigado pela dica valeu e muito principalmente com relação a qualidade da Água e localização e documentação
Abraço carlos
Eu tenho vontade de morar em um sítio. Mais não entendo nada de lidar com agricultura. Só cansada da cidade grande.
Muito bem explicado, parabens Nilton Luna
Obrigado Kátia
Boa Noite, amigo. GOSTEI DEMAIS DO SEU VIDEO, foi altamente esclarecedor. o vendedor só mostra o quê há de melhor, quando vc compra, é que se depara com a realidade. Estou me aposentando e quando minha aposentadoria sair, vou te procurar. Um grande abraço Gilson
Obrigado Gilson Deus abençoe
Com certeza ajudou muita gente..Obrigado pelas informações...
Vou comprar uma pequena propriedade rural.
Objetivo é a paz de espírito ou seja,ficar longe de tudo que me tira a paz...
Obrigado....
Obrigado VC tá certinho
A verdadeira paz não está fora, mais dentro... João 14,27
Estou lutando para dar continuidade aos sonhos dos meus pais!!!
Que bom isso são poucos
Boa Nilton foi muito bom essas informações
Obrigado Edneuton
@@vidanaroçanortedeminas pra mim que tenho intenção de morar aí foi muito importante os seus esclarecimentos cansei de cidade grande trabalhei 25 anos na Tv globo estou me aposentado e pretendo ir visitar a região pra ver se dar certo comprar um sítio aí eu tenho um sítio aqui em sp já coloquei a venda
Bom dia cair por acaso aqui , mais o assunto me atirou a atenção . Gostei e acabei me inscrevendo 😍👍🏼
SUPER obrigada Joana Deus abençoe
Que povo querido! Muita saudade de estar aí!
Boa tarde VC e do projeto Jaíba
@@vidanaroçanortedeminas Quem me dera! Sou do RS e se pudesse morava aí!
Caro Nilton, Congratulações pelo brilhante informativo. Com a sua licença, conforme a região, eu ainda apensaria 02 itens: A Escassez da mão de obra no meio rural. Com os programas sociais existentes, cada vez menos pessoas têm interesse em trabalhos rurais. A esse item, adicionam- se os custos diretos da mão de obra legalizada. Outro item é o que plantar, quanto produzir e o acesso ao mercado: há mercado consumidor?, Onde fica? Quanto custa levar ao centro de consumo? Compensa em termos de margem?
Penso serem importantes esses itens também.
Obrigado
Muito boas suas colocações
Nasci na roça tenho conhecimento e vários cursos da Embrapa e Sebrae
Bom d mais
Muito bem explicado tem que ter coragem e garra pra ter um sítio e conhecimento meus parabéns.
Obrigado José Manoel
Pra quem quer morar tendo uma casinha luz e agua ja da pra divertir pra viver do sitio é outra coisa 👍👍👍👍valeu boas explicaçoes
Obrigado amigão Deus abençoe
É isso É verdade sim!!! Deus Abençoe Grandemente Você E Sua Amada Família
Amém obrigado Maria Rita
Deus Abençoe Ricamente Você Boa noite Boa Sorte Muito Sussessos Sempre Deus Abençoe Protejas E Guardar E Cuidar De você E De Sua Amada Esposa E De toda A Sua Amada Família
Amém 🙌
Ótimas informações, muito bom !
Obrigado
muito bom vc ter tirado esse fundo músical, ficou até agradavel de ouvi-lo.
Parabéns pelo esclarecimento, vídeo muito bom
Obrigado Edilson
Boa tarde.!! Excelente dicas, só faltou falar do poço artesiano ou semi artesiano.
Bom msm
Muito obrigada pelo seu vídeo, por toda a clareza e honestidade. Adorei!
Obrigado Camila
Excelente. Muitos na verdade são até desonestos.