Assisti esse vídeo no início de 2020, por curiosidade sobre o assunto, e nunca pensei que hoje estaria trabalhando em hospital e que me serviria tanto como agora. Muito obrigado.
Olá!!! Que gratificante ler este comentário!!! Muito feliz em poder ajudar de alguma forma, neste assunto que amo!! Boa sorte nos trabalhos!! Abs, Ellen Ribeiro.
40:12 Aqui temos um problema A RDC-222 permite retirar a agulha da seringa desde que tenha os mecanismos corretos de segurança. O que ela proíbe é vc retirar manualmente. E sobre a segregação, a RDC não obriga descartar a seringa na caixa de perfuro, EXCETO quando não for possível desconecta-la. Isso subentende que a seringa quando desconectada da agulha não precisa ir para o perfurocortante. RDC-222. Art 89: "Parágrafo único. É permitida a separação do conjunto seringa agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas." Art. 47 Parágrafo Único. "As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes."
os grandes centros comerciais, supermercados deveriam ter a condição de descarte de resíduo químico. as prefeituras deveriam proporcionar essa campanha.
Q aula maravilhosa eu já tinha assistido vários vídeos sobre esse tema mas nenhum tão bem esclarecido e fácil de intender como esse parabéns professora vc explica muito bem ❤
Perfeita explicação e tem nada de enrolação, foi muito bem explicado e detalhado e isso que prolonga a vídeo aula, mas sempre tem um doente a fazer críticas ofensivas em vez de construtivas. O vídeo realmente ficou extenso mas ficou excelente, se eu tivesse visto antes teria me dado bem na prova. Muitos assistem bobagens no instagram por mais de uma hora que nem percebe, porque são vídeos curtos que se juntássemos daria bem mais de 1h e nada educativo. Parabéns pela vídeo aula e pela iniciativa de tentar agregar conhecimento, pois falta coragem em alguns de fazer isso por ter sempre um ou outro que menospreza que diz que dá sono. Só queria tirar uma dúvida, quanto ao resíduos classe C, qual o tipo de tratamento?
Olá Allan!! Fico muito feliz com suas palavras, por ter conseguido contribuir de alguma forma!! Recebi teu email, responderei suas dúvidas por lá, para facilitar! Obrigada!! Ellen.
Muito esclarecedor, estou cursando Gestão Ambiental e esse e um assunto que gostaria de me especializar. O de resíduos de Saúde. E bem vasto. Grato pela abordagem do tema, bem esclarecedor! Parabéns
Boa tarde! Sou Enfermeiro JEREMIAS e trabalho em uma maternidade da Cidade de Manaus AM. Muito bom. Obrigado pela explanação do assunto, contribuí para o enriquecimento dos profissionais em saúde. Vamos fazer a diferença para ter um mundo melhor.
Olá Jeremias!! Que bacana!! Maternidade possui algumas especificidades nos subgrupos de resíduos infectantes (Grupo A), principalmente quando pensamos no descarte de placentas ou fetos.. a nova RDC trouxe algumas mudanças nesses tipos de descarte que acabei não especificando nesta aula, mas, fico à disposição para quaisquer esclarecimentos e/ou contribuições. Obrigada!! Ellen Ribeiro
Olá, Madalena!!! Isso mesmo, as ampolas de vidro de medicamentos que são considerados como resíduos químicos, mesmo não estando vencidos, devem ser encaminhados como resíduos químicos, a exemplo dos antibióticos, citostáticos, antiretrovirais, antineoplásicos, etc.. Obrigada pelo retorno! Abs, Ellen.
sou estudante da area da SAUDE ,em fim GESTAO HOSPITALAR estou gostando muito desta area com muita fè em DEUS EU VOU SER UM EXCELENTE ADMINISTRADOR HOSPITALAR .
@@ellenribeiro7320 sou técnica ambiental e trabalho em um hospital, assisti seu vídeo e ele me deu uma base excelente para orientar os técnicos de enfermagem e enfermeiros, tudo que você disse está na RDC 222, onde eu trabalho temos a ISO 14001 e promovemos sempre ações de sustentabilidade, o objetivo é sempre aumentar a reciclagem. Obrigada!
Olá Sirlei Maria, Obrigada você por prestigiar! Parabéns pelo trabalho que realiza e pelo interesse nas ações de sustentabilidade!! Você vai longe, sucesso!!! abraço, Ellen.
Eng. Seg. do Trabalho, Artenio Pompeo, Cuiaba MT, PGRSS é fundamental para proteção do meio ambiente e da segurança e integridade dos colaboradores nas unidades de saúde.
Parabéns pela aula e pelos conhecimentos repassados. Informações bem importantes. Estou querendo trabalhar na área com o processo de tratamento dos resíduos e assim, coletar e destinar esses resíduos de forma mais eficiente. Sua aula ajudou a entender mais o que a leitura estava confundindo. Parabéns e sucessos!!!!
Professora eu sou Tecnólogo em Radiologia a senhora não poder deixar de lado esse grupo de Resíduo Radioativo tão importante a ser falado eu acredito a senhora deveria repasssar mais informações a respeito desse Residuo.
Oi Sergio!! Obrigada pelo comentário, realmente importante!! Infelizmente meu tempo para esta aula era de 1 hora, então precisei mesmo focar nos resíduos que são mais produzidos dos serviços de saúde, mas sem dúvidas, os resíduos radioativos merecem atenção especial, até porque esses são os mais nocivos. Abraço, Ellen.
As ampolas de vidro do grupo E também são trituradas? Eu vi num texto da ANVISA que alguns itens podem ser reciclados após essa desinfecção, que é feita uma separação por meio de tecnologia, e ocorre também o reencape de agulhas também por esse meio tecnológico.
Vdd parabéns pela explicação, que todos profissionais da saúde lembram que existem outras pessoas envolvidas no processo de tratamento (descontaminação) por autoclavagem ou incineração. Trabalho em empresa ambiental onde recebemos várias toneladas de rss diariamente. Vários amigos já se furaram com agulhas mal acondicionadas Lembrem profissionais da saúde! Existe profissionais de dão destinos corretos colaborando grandemente com nosso meio ambiente. Seja conciente
Ola!!! Realmente, o manejo de resíduos envolve inúmeros profissionais, desde a geração até disposição final, e é muito importante que cada um faça sua parte no processo. Assim, vários acidentes e contaminações podem ser evitadas!! Obrigada pelo comentário, e pelo trabalho que realiza, é de extrema importância à nossa sociedade!!! Abs, Ellen Ribeiro.
Obrigado, to vendo esse video pra revisar o conteúdo da p1 de saúde coletiva, pena que nao entrou em detalhes das subclasses dos grupos de resíduos. Parabéns pelo trabalho, quem sabe um dia a gente se encontra sou de campo grande também haha.
Olá!! É de Campo Grande, que legal!! Pois é, infelizmente não pude aprofundar nos subgrupos devido ao tempo da WebAula, eu só tinha 1 hora, rsrs.. Mas se tiver dúvidas, me envie um email com seu contato, farei o possível para ajudar!! abs, Ellen.
No caso da utilização de luvas para lavagens de sondas , não deixa de ter contato com o paciente , vírus e bactérias, não necessariamente sangue e fluidos
Ellen gostaria de te agradecer pelo conteúdo! Sou arquiteta e passei esses dias estudando sobre o PGRS para orientar uma cliente. E sem dúvidas o seu vídeo foi o melhor que encontrei! Muito bem explicado, didático e ainda teve preocupação visual para quem estava assistindo. Aprendi muito com sua disponibilidade em explicar as diferenças entre situações que existem no dia a dia. Obrigada :)
Olá!! Que gratificante receber tua mensagem! Fico realmente muito feliz em poder contribuir de alguma forma. Fico à disposição para quaisquer dúvidas! abraço Ellen
Muito interessante suas informações... Sou Gestora ambiental e faço PGRS para qualquer tipo de indústria e comércio, mas não posso fazer para Hospitais, mas me tirou muitas duvidas que tinha do PGRSS.. Parabéns...
muito bem elaborada sua aula..estou no sétimo ciclo de enfermagem e amando seus videos poderia fazer aulas voltadas para gerecias em serviços de saúde também ,(escala de distribuição de pessoal,organização hospitalar,e os cálculos mara(so que não) desde ja obrigada
Olá Ellen, q maravilha de explicação. Gostaria de tirar uma dúvida Vc falou sobre a utilização da embalagem da luva estéril Levei uma mega bronca por utiliza-la como campo, com a explicação de q a partir do momento q luva foi aberta o papel já está contaminado. Como assim?! Então a luva está contaminada pelo ar? Então não posso usar a embalagem q foi aberta na técnica e não contaminada? O q eu fiz foi abrir a sonda de aspiração em cima desse papel ao lado da luva estéril. Pra calça-las eu não tocaria na sonda. Certamente foram tomados devidos cuidados. Mas realmente esse papel a partir do momento q tocamos apenas na barra das luvas para calça-las, já o contaminamos?
Olá Daniele!! Fico feliz em poder contribuir de alguma forma! Quanto a questão de utilizar embalagem estéril como "campo", vejo que é utilizada a referida embalagem apenas em situação de improviso, ou seja, quando o estabelecimento não possui campo estéril disponível, sendo esta a única "opção". Porém, vale ressaltar que, se as luvas estéreis forem calçadas na técnica adequada, não deverá ocorrer contaminação das luvas, nem mesmo da embalagem. Não há contaminação das luvas e suas embalagens "pelo ar", a contaminação ocorre por meio de contato ou gotículas/aerossóis (vide manuais da ANVISA). De todo modo, na presente aula este exemplo foi citado devido ser uma conduta não muito rara entre os profissinais de saúde, especialmente àqueles que trabalham em estabelecimentos de saúde pública (devido escassez de recursos e/ou insumos em alguns momentos). Desta forma, a intenção foi apenas orientar como fazer este descarte adequado, visto que vejo várias dúvidas a respeito. Caso queira compartilhar novas experiências relacionadas ao PGRSS, meu email: ellen.ribeiro@ebserh.gov.br Obrigada!! Ellen Ribeiro
Aula maravilhosa!!!! Amei. Sou acadêmico 6° do curso St da faculdade de ciências da saúde do estado Alagoas ( uncisal) Muito esclarecedora. Parabéns!!!
Aula excelente! Me ajudou muuuuuuito! Eu estou em formação no curso técnico em meio ambiente e estava fazendo uma maratona de estudos de Gestão de Resíduos Sólidos, e esse seu vídeo foi uma das coisas mais convenientes que me aconteceram para a parte de Resíduos de Serviços de Saúde! Muito bom mesmo! Conteúdo bem explicado, organizado e completo! (Faltando apenas as subdivisões dos resíduos classe A, que acho que seria interessante se fossem passados no vídeo)
Olá Levi!!! Fiquei muito feliz com teu feedback, obrigada!! Parabéns pelo interesse no tema e dedicação em curso técnico, buscando novos saberes e estudos!!! Fico feliz em poder contribuir, de alguma forma! Infelizmente meu tempo para ministrar a aula era contadinho, então não foi possível detalhar os subgrupos do grupo A, concordo contigo quanto a importância de cada item, mas devido ao quantitativo grande de conteúdo pude apenas "resumir" o grupo A com enfoque no A-4, que é o mais produzido dos infectantes em geral. Quem sabe organizamos um novo vídeo, com este detalhamento, vamos ver!! Desejo sucesso em sua jornada e agradeço pelo prestígio!! abs Ellen Ribeiro
Olá Alcídio!!! Muito obridada mesmo!! Acho excelente a ideia de criar um canal de comunicação, seria muito bom!! Peço, por gentileza, que me envie seu contato por email, para podermos verificar isso!! obrigada, Ellen.
Excelente! Bastante elucidativo! Parabéns e obrigada pela contribuição. Se tirarmos uma parte do dia, podemos adquirir conhecimentos por meio de vídeos como esse, que acrescentam bastante a todos os profissionais que laboram em serviços de saúde em geral e e sociedade.
Obrigado!!!! Meu artigo ( Resíduos de Serviços de Saúde e seus impactos ambientais),vai fica bem melhor agora, você me tirou algumas duvidas...#EngAmbiental
Assisti esse vídeo no início de 2020, por curiosidade sobre o assunto, e nunca pensei que hoje estaria trabalhando em hospital e que me serviria tanto como agora. Muito obrigado.
Olá!!! Que gratificante ler este comentário!!! Muito feliz em poder ajudar de alguma forma, neste assunto que amo!! Boa sorte nos trabalhos!!
Abs,
Ellen Ribeiro.
40:12 Aqui temos um problema
A RDC-222 permite retirar a agulha da seringa desde que tenha os mecanismos corretos de segurança. O que ela proíbe é vc retirar manualmente. E sobre a segregação, a RDC não obriga descartar a seringa na caixa de perfuro, EXCETO quando não for possível desconecta-la. Isso subentende que a seringa quando desconectada da agulha não precisa ir para o perfurocortante.
RDC-222. Art 89:
"Parágrafo único. É permitida a separação do conjunto seringa agulha com auxílio de
dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas."
Art. 47 Parágrafo Único. "As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes."
Muito boa a aula.
Olá Rosana!! Que bom ler teu comentário, feliz em poder contribuir!!
abraço, Ellen Ribeiro.
Assistindo em 2
2024.Sou supervisora administrativa hospitalar.
Conteúdo enriquecedor .Meus parabéns 🎉
Assistindo em 2023, prestarei concurso na área da saúde. Que didática maravilhosa, muito obrigada pela aula 🙏😊
os grandes centros comerciais, supermercados deveriam ter a condição de descarte de resíduo químico. as prefeituras deveriam proporcionar essa campanha.
EU assisti essa aula e foi muito bom , me classifiquei em um concurso pra auxiliar de laboratorio Gratidao.
Q aula maravilhosa eu já tinha assistido vários vídeos sobre esse tema mas nenhum tão bem esclarecido e fácil de intender como esse parabéns professora vc explica muito bem ❤
Oi Mariane!!! Muito feliz com teu comentário, obrigada!! Feliz em contribuir!!
Abração, Ellen Ribeiro.
Perfeita explicação e tem nada de enrolação, foi muito bem explicado e detalhado e isso que prolonga a vídeo aula, mas sempre tem um doente a fazer críticas ofensivas em vez de construtivas. O vídeo realmente ficou extenso mas ficou excelente, se eu tivesse visto antes teria me dado bem na prova. Muitos assistem bobagens no instagram por mais de uma hora que nem percebe, porque são vídeos curtos que se juntássemos daria bem mais de 1h e nada educativo. Parabéns pela vídeo aula e pela iniciativa de tentar agregar conhecimento, pois falta coragem em alguns de fazer isso por ter sempre um ou outro que menospreza que diz que dá sono. Só queria tirar uma dúvida, quanto ao resíduos classe C, qual o tipo de tratamento?
Olá Allan!!
Fico muito feliz com suas palavras, por ter conseguido contribuir de alguma forma!! Recebi teu email, responderei suas dúvidas por lá, para facilitar!
Obrigada!!
Ellen.
Muito esclarecedor, estou cursando Gestão Ambiental e esse e um assunto que gostaria de me especializar. O de resíduos de Saúde. E bem vasto.
Grato pela abordagem do tema, bem esclarecedor!
Parabéns
Olá Mauricio!! Realmente, é um universo de assuntos e conteúdos quando falamos deste tema!! Obrigada você por teu retorno!!
Abs, Ellen.
Melhor aula q já vi sobre o tema!
Oi Júlia!! Puxa, me sinto lisongeada com teu comentário, obrigada!!!
Abraço, Ellen Ribeiro.
A professora foi tão maravilhosa que o tempo passou e eu nem vi!! Dinâmica incrível
Amei sua aula.
Obrigada Jacy!!! Muito feliz em contribuir!!
Bjs, Ellen.
Obrigada , perfeita a explicação.
Olá, Renata!! Obrigada pelo comentário!! Feliz em ajudar de alguma forma!! Abraço!!
Ellen Ribeiro.
muito bom!! Parabéns pela aula, bem explicado!
Oi Rita!!! Que joia!!! Obrigada pelo comentário!! Muito feliz mesmo em poder ajudar!!
Abs, Ellen Ribeiro.
Boa tarde!
Sou Enfermeiro JEREMIAS e trabalho em uma maternidade da Cidade de Manaus AM.
Muito bom.
Obrigado pela explanação do assunto, contribuí para o enriquecimento dos profissionais em saúde.
Vamos fazer a diferença para ter um mundo melhor.
Olá Jeremias!! Que bacana!!
Maternidade possui algumas especificidades nos subgrupos de resíduos infectantes (Grupo A), principalmente quando pensamos no descarte de placentas ou fetos.. a nova RDC trouxe algumas mudanças nesses tipos de descarte que acabei não especificando nesta aula, mas, fico à disposição para quaisquer esclarecimentos e/ou contribuições.
Obrigada!!
Ellen Ribeiro
Ellen, boa noite! Só para lembrar: de acordo com a RDC 222/2018 (art. 59) as ampolas de antimicrobianos devem ser descartadas como resíduo químico.
Olá, Madalena!!! Isso mesmo, as ampolas de vidro de medicamentos que são considerados como resíduos químicos, mesmo não estando vencidos, devem ser encaminhados como resíduos químicos, a exemplo dos antibióticos, citostáticos, antiretrovirais, antineoplásicos, etc..
Obrigada pelo retorno! Abs, Ellen.
E os frascos de soros que tem resto de antibiótico?
OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO UTILIZO SUA AULA NA MINHA INTEGRAÇÃO HOSPITALAR
Olá Alexandra!!! Que legal, fico muito feliz!!! Obrigada vc!!
Abraço, Ellen Ribeiro.
sou estudante da area da SAUDE ,em fim GESTAO HOSPITALAR estou gostando muito desta area com muita fè em DEUS EU VOU SER UM EXCELENTE ADMINISTRADOR HOSPITALAR .
Parabéns Almirr!!! Sucesso sempre!
Ellen.
Professora fala um pouco do Armazenamento Interno que não tinha na RDC 306/2004 e foi incorporado na RDC222/2018.
Gente que explicação maravilhosa....tudo que eu estava buscando.... obrigada
Parabéns....
Dirlene, oi!!!! Muito gratificante ler teu comentário!! Obrigada por este retorno, muito feliz em poder ajudar!!!
Abraço, Ellen Ribeiro.
Estou fazendo um trabalho em relação ao RSS , video muito bem explicado ! Obrigada
Oi Julia!! Que legal!! Obrigada você!!!
Abraço, Ellen.
Parabéns Ellen...foi a mais completa orientação sobre biossegurança que vi até hoje !!!! Vc vai longe !...
Olá Roberto!! Fico muitíssimo feliz com suas palavras, muito obrigada e disponha sempre!
Ellen
@@ellenribeiro7320 Ellen eu presto Consultoria Organizacional para empresas, em qual cidade vc trabalha ?
@@robertocavalieri7379 Que jóia! Campo Grande -MS.
contato: ellen.ribeiro@ebserh.gov.br
@@ellenribeiro7320 Ok, vou te enviar um email...obrigado !
parabens trabalho na area e vc fas un exelente trabalho
Olá Josiel!!
Que joia, muito obrigada!!
Abs,
Ellen.
Aula top , parabéns .
Olá!!! Obrigada por prestigiar, feliz em contribuir!!
Abs, Ellen.
Parabéns. Vc deu um show de aula. Deus abençoe grandemente sua carreira.
Olá Sirlei!! Fico muito feliz em ter contribuído, muito obrigada!!
@@ellenribeiro7320 sou técnica ambiental e trabalho em um hospital, assisti seu vídeo e ele me deu uma base excelente para orientar os técnicos de enfermagem e enfermeiros, tudo que você disse está na RDC 222, onde eu trabalho temos a ISO 14001 e promovemos sempre ações de sustentabilidade, o objetivo é sempre aumentar a reciclagem. Obrigada!
Olá Sirlei Maria,
Obrigada você por prestigiar! Parabéns pelo trabalho que realiza e pelo interesse nas ações de sustentabilidade!! Você vai longe, sucesso!!!
abraço,
Ellen.
Obrigada pela aula, estudando para um concurso público na área de farmácia 🙏🏻
Meu Deus, consegui fazer todo meu trabalho!! Parabéns pelo video!
Olá Mylena! Fico feliz em ter contribuído!!
Eng. Seg. do Trabalho, Artenio Pompeo, Cuiaba MT, PGRSS é fundamental para proteção do meio ambiente e da segurança e integridade dos colaboradores nas unidades de saúde.
Extremamente detalhado, obrigada! muito proveitoso e enriquecedor!
Oi Amanda!! Obrigada você!! Que bom poder contribuir um pouquinho!!
Abraço, Ellen.
Sinônimo de perfeição! Grata pelo conteúdo! 😚
Olá Sara!!! Obrigada você pelo prestígio, feliz em ajudar!!!
abraço, Ellen Ribeiro.
Parabéns pela aula e pelos conhecimentos repassados. Informações bem importantes.
Estou querendo trabalhar na área com o processo de tratamento dos resíduos e assim, coletar e destinar esses resíduos de forma mais eficiente. Sua aula ajudou a entender mais o que a leitura estava confundindo. Parabéns e sucessos!!!!
Olá Cristian!! Muito obrigada por este retorno, desejo sucesso na jornada do RSS e continuo à disposição!!
Ellen.
Amei!! Esse vídeo!!
estou trabalhando de ASG e lá povo não tem esses CUIDADOS NÃO😑. OBRIGADA MOÇA DEUS TE ABENÇOE
Olá Rose!!! Obrigada por teu retorno, fico muito feliz em poder, de alguma forma, ajudar.. Deus te abençoe também! Abração, Ellen.
Aula riquissíma em conteúdo. super fácil de compreender sua explicação! Me ajudou demais a entender as classificações dos resíduos. parabéns!
Olá, Isabela!! Que maravilha esse retorno seu!! Muito obrigada!! Feliz em contribuir, de alguma forma!!
Abraço, Ellen Ribeiro.
PARABÉNS ELLEN!!! CONTEÚDO MUITO RICO!!! ME AJUDOU MUITO!! MUITO OBRIGADA SUCESSO!!!
Oi Rosimeire!!! Que show!!!! Feliz demais em poder ajudar!!! obrigada você, pelo prestígio!!
abraço, Ellen Ribeiro!!!
Explicação excelente.👏👏
Lorena, muito obrigada!!! Feliz por isso!!!
Abs, Ellen.
Obrigada...Excelente aula.
Olá Karine!!! Eu que agradeço, fico realmente contente em poder contribuir de alguma forma!!
abraço, Ellen.
Muito boa a explanação!
Olá Gabriella!! Feliz em poder contribuir, obrigada!!
Abraço, Ellen.
Parabéns. Excelente aula.
Oi Ana Maria!! Muito obrigada!!! Feliz com isso!!
Abraço, Ellen Ribeiro.
Parabéns! Prova prática de concurso público dominfo e vc salvou.
Olá Jaqueline!! Feliz em saber que estou conseguindo contribuir com o vídeo, obrigada!!
Ellen Ribeiro
Adorei!!! Nem sou da área mas entendi muito vendo a minha irmã estudar. Parabéns.
Obrigada meu irmão! Sim, você já assistiu esta aula algumas vezes.. rs..
Parabéns pela Palestra Enfª Ellen, foi muito proveitosa!!!
Olá Valentina!! Que bom que gostou, obrigada!!
Ficamos à disposição!!
Excelente explanação, consegui entender bem. Muito Obrigada!
Olá Meiry!! Que maravilha saber isso!! Obrigada você, fico feliz em ajudar!!
Abs,
Ellen Ribeiro.
Professora eu sou Tecnólogo em Radiologia a senhora não poder deixar de lado esse grupo de Resíduo Radioativo tão importante a ser falado eu acredito a senhora deveria repasssar mais informações a respeito desse Residuo.
Oi Sergio!! Obrigada pelo comentário, realmente importante!! Infelizmente meu tempo para esta aula era de 1 hora, então precisei mesmo focar nos resíduos que são mais produzidos dos serviços de saúde, mas sem dúvidas, os resíduos radioativos merecem atenção especial, até porque esses são os mais nocivos.
Abraço, Ellen.
Obrigada. Muito bom !
Oi André!!! Muito obrigada, fico feliz em poder contribuir!!
Abraço, Ellen.
As ampolas de vidro do grupo E também são trituradas? Eu vi num texto da ANVISA que alguns itens podem ser reciclados após essa desinfecção, que é feita uma separação por meio de tecnologia, e ocorre também o reencape de agulhas também por esse meio tecnológico.
Vdd parabéns pela explicação, que todos profissionais da saúde lembram que existem outras pessoas envolvidas no processo de tratamento (descontaminação) por autoclavagem ou incineração. Trabalho em empresa ambiental onde recebemos várias toneladas de rss diariamente.
Vários amigos já se furaram com agulhas mal acondicionadas
Lembrem profissionais da saúde! Existe profissionais de dão destinos corretos colaborando grandemente com nosso meio ambiente.
Seja conciente
Ola!!! Realmente, o manejo de resíduos envolve inúmeros profissionais, desde a geração até disposição final, e é muito importante que cada um faça sua parte no processo. Assim, vários acidentes e contaminações podem ser evitadas!! Obrigada pelo comentário, e pelo trabalho que realiza, é de extrema importância à nossa sociedade!!!
Abs,
Ellen Ribeiro.
Show de bola, sua aula, amei!
Parabéns pela explanação, foi excelente!
Oi Jessica!!!
Que joia que gostou!!! Obrigada, fico feliz!!
abraço
Ellen.
Obrigado, to vendo esse video pra revisar o conteúdo da p1 de saúde coletiva, pena que nao entrou em detalhes das subclasses dos grupos de resíduos. Parabéns pelo trabalho, quem sabe um dia a gente se encontra sou de campo grande também haha.
Olá!! É de Campo Grande, que legal!! Pois é, infelizmente não pude aprofundar nos subgrupos devido ao tempo da WebAula, eu só tinha 1 hora, rsrs.. Mas se tiver dúvidas, me envie um email com seu contato, farei o possível para ajudar!!
abs, Ellen.
No caso da utilização de luvas para lavagens de sondas , não deixa de ter contato com o paciente , vírus e bactérias, não necessariamente sangue e fluidos
Parabéns pela palestrante, os slides ficaram ótimos para acompanhar, o áudio perfeito! Obrigada por compartilhar o conteúdo conosco!
Oi Naiana!! Obrigada por prestigiar, feliz em contribuir!
bjs
Ellen.
Obrigada pela palestra muito esclarecedoura
Oi Maria!!
Obrigada você por prestigiar, fico feliz!!!
Abs
Ellen Ribeiro.
Parabéns Ellen!! Aula muita boa e muito fácil compreensão... top!
Olá Raphael!! Maravilha, muito obrigada mesmo!! Feliz demais em poder ajudar no entendimento da RDC 222/18.
abs
Ellen.
Que aula maravilhosa me ajudou demais! Muito sucesso pra você lindona!!
Olá Gisele!! Muito obrigada por prestigiar, fico realmente feliz em poder ajudar de alguma forma... Sucesso pra você também!!!
Abraço, Ellen.
Ellen gostaria de te agradecer pelo conteúdo! Sou arquiteta e passei esses dias estudando sobre o PGRS para orientar uma cliente. E sem dúvidas o seu vídeo foi o melhor que encontrei! Muito bem explicado, didático e ainda teve preocupação visual para quem estava assistindo. Aprendi muito com sua disponibilidade em explicar as diferenças entre situações que existem no dia a dia. Obrigada :)
Olá!! Que gratificante receber tua mensagem! Fico realmente muito feliz em poder contribuir de alguma forma. Fico à disposição para quaisquer dúvidas!
abraço
Ellen
A melhor explicação do RUclips
Olá Gisele!! Feliz demais com este retorno tão positivo, muito obrigada, espero mesmo ter contribuído!!
abraço, Ellen.
Obrigado pela disponibilização gratuita do conhecimento! :)
Olá João Carlos!!
Obrigada por prestigiar, feliz em contribuir!
Abs,
Ellen.
Parabéns pela explicação 👏👏😃
Oi Carla!!! Muito obrigada, feliz que tenha gostado!!
Abs, Ellen.
Aula bom 👍técnico em enfermagem gostei muito ótima aula.
Olá Francisco!! Que ótimo, obrigada pelo feedback, feliz em contribuir!!
Abs,
Ellen.
Parabéns pela ótima explicação 👏
Olá, Letícia!! Muito obrigada por teu retorno!! Feliz em poder contribuir!!
Abs, Ellen.
Que aula top 👏👏👏👍amei ❤
Oi Luzia!!!! Que legal!! Top é poder contribuir de alguma forma!!!
obrigada, abraço!
Ellen Ribeiro.
Chow de bola sua aula.obg professora.
Olá Diego! Obrigada você, feliz em contribuir de alguma forma!!
Ellen.
Parabéns pela excelente explicação..Enriqueceu meu conhecimento.Grata!
Olá Danielle!! Que maravilha, obrigada, fico muito feliz em poder contribuir!!
bjs
Ellen.
muito bom! consegui esclarecer todas as minhas duvidas. Parabéns!
Olá Tainá!! Fico muito feliz em ter contribuído, muito obrigada!!
Muito interessante suas informações...
Sou Gestora ambiental e faço PGRS para qualquer tipo de indústria e comércio, mas não posso fazer para Hospitais, mas me tirou muitas duvidas que tinha do PGRSS..
Parabéns...
Olá Noeli!! Fico muito feliz em ter contribuído!! Obrigada e disponha!!
Muito boa a aula Ellen. Muito esclalecedora e direto ao que ponto, nem parece que foi 1h de aula. Obrigada pela contribuição!!!
Olá Taciane!! Eu que agradeço pelo prestígio!! Fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma, um abraço!!
Ellen Ribeiro.
Aula excelente professora raiz
Olá!!!
"Professora raiz" hehehe, gostei!
Feliz em ajudar!
Abs, Ellen Ribeiro.
muito bem elaborada sua aula..estou no sétimo ciclo de enfermagem e amando seus videos poderia fazer aulas voltadas para gerecias em serviços de saúde também ,(escala de distribuição de pessoal,organização hospitalar,e os cálculos mara(so que não) desde ja obrigada
Olá Sonia!! Que bom que gostou, fico muito feliz em poder contribuir!!
Boa noite e obg
Olá Ivonete! Obrigada vc!!
Abraço, Ellen Ribeiro.
Olá Ellen, q maravilha de explicação. Gostaria de tirar uma dúvida
Vc falou sobre a utilização da embalagem da luva estéril
Levei uma mega bronca por utiliza-la como campo, com a explicação de q a partir do momento q luva foi aberta o papel já está contaminado. Como assim?!
Então a luva está contaminada pelo ar? Então não posso usar a embalagem q foi aberta na técnica e não contaminada? O q eu fiz foi abrir a sonda de aspiração em cima desse papel ao lado da luva estéril. Pra calça-las eu não tocaria na sonda.
Certamente foram tomados devidos cuidados. Mas realmente esse papel a partir do momento q tocamos apenas na barra das luvas para calça-las, já o contaminamos?
Olá Daniele!! Fico feliz em poder contribuir de alguma forma!
Quanto a questão de utilizar embalagem estéril como "campo", vejo que é utilizada a referida embalagem apenas em situação de improviso, ou seja, quando o estabelecimento não possui campo estéril disponível, sendo esta a única "opção". Porém, vale ressaltar que, se as luvas estéreis forem calçadas na técnica adequada, não deverá ocorrer contaminação das luvas, nem mesmo da embalagem. Não há contaminação das luvas e suas embalagens "pelo ar", a contaminação ocorre por meio de contato ou gotículas/aerossóis (vide manuais da ANVISA).
De todo modo, na presente aula este exemplo foi citado devido ser uma conduta não muito rara entre os profissinais de saúde, especialmente àqueles que trabalham em estabelecimentos de saúde pública (devido escassez de recursos e/ou insumos em alguns momentos). Desta forma, a intenção foi apenas orientar como fazer este descarte adequado, visto que vejo várias dúvidas a respeito.
Caso queira compartilhar novas experiências relacionadas ao PGRSS, meu email: ellen.ribeiro@ebserh.gov.br
Obrigada!!
Ellen Ribeiro
Aula maravilhosa!!!! Amei. Sou acadêmico 6° do curso St da faculdade de ciências da saúde do estado Alagoas ( uncisal) Muito esclarecedora. Parabéns!!!
Olá!!!! Obrigada por este retorno, fico muito feliz!!!
Sucesso em sua jornada!!
Abs
Ellen Ribeiro.
Excelente trabalho!
Uma dúvida! O vidro de medicamentos qual seu destino?
Ótima aula, gostei muito…parabéns
Oi Juliana!!
Obrigada pelo prestígio e por comentar!! Feliz em contribuir um pouquinho!!
Abraço, Ellen.
Parabéns, excelente seu conteúdo, suas explicações!! Contribuiu muito ao meu aprendizado!!
Olá Aline!! Muito feliz em ter contribuído, continuo à disposição!!
abraço, Ellen.
Uma boa aula
Obrigada, Isaias!!! Fico bem feliz em contribuir neste assunto!!
Abs, Ellen Ribeiro.
Maravilhosa! me ajudou muito à entender o assunto🙏 Obrigada, sua aula foi excelente e muito clara.
Olá Sabrina!! Muito obrigada pelo retorno tão positivo, fico muito feliz em ajudar de algum forma!!
Abs, Ellen.
Amei seu conteúdo. Mto bem explicadinho! Grata!
Olá!! Que bom, fico muito feliz em poder contribuir!!! Obrigada!!
Abs
Ellen Ribeiro
Amei esta explicação muito importante parabéns
Olá Danyela, muito feliz em poder contribuir!!! Muito obrigada!!
Abs
Ellen Ribeiro
Excelente conteúdo !! Parabéns !!
Olá, Eduardo!! Muito obrigada!! Feliz em ajudar!!
abs,
Ellen.
Aula excelente! Me ajudou muuuuuuito! Eu estou em formação no curso técnico em meio ambiente e estava fazendo uma maratona de estudos de Gestão de Resíduos Sólidos, e esse seu vídeo foi uma das coisas mais convenientes que me aconteceram para a parte de Resíduos de Serviços de Saúde! Muito bom mesmo! Conteúdo bem explicado, organizado e completo! (Faltando apenas as subdivisões dos resíduos classe A, que acho que seria interessante se fossem passados no vídeo)
Olá Levi!!! Fiquei muito feliz com teu feedback, obrigada!! Parabéns pelo interesse no tema e dedicação em curso técnico, buscando novos saberes e estudos!!! Fico feliz em poder contribuir, de alguma forma! Infelizmente meu tempo para ministrar a aula era contadinho, então não foi possível detalhar os subgrupos do grupo A, concordo contigo quanto a importância de cada item, mas devido ao quantitativo grande de conteúdo pude apenas "resumir" o grupo A com enfoque no A-4, que é o mais produzido dos infectantes em geral.
Quem sabe organizamos um novo vídeo, com este detalhamento, vamos ver!!
Desejo sucesso em sua jornada e agradeço pelo prestígio!!
abs
Ellen Ribeiro
Sensacional!!! Enf. Helen, Poderia montar um grupo no Whatsapp para trocar conhecimentos sobre esse assunto tão importante que é o PGRSS
Olá Alcídio!!! Muito obridada mesmo!! Acho excelente a ideia de criar um canal de comunicação, seria muito bom!! Peço, por gentileza, que me envie seu contato por email, para podermos verificar isso!!
obrigada, Ellen.
Opa me inclui nessa!!!
Excelente! Bastante elucidativo! Parabéns e obrigada pela contribuição. Se tirarmos uma parte do dia, podemos adquirir conhecimentos por meio de vídeos como esse, que acrescentam bastante a todos os profissionais que laboram em serviços de saúde em geral e e sociedade.
Oi Márcia!! Muito obrigada!! Feliz em ver que o objetivo da aula foi contemplado!!
bjs
Ellen.
Muito bom o conteúdo .
Jarbas, olá!! Muito obrigada!!!
Ellen Ribeiro.
Obrigado!!!! Meu artigo ( Resíduos de Serviços de Saúde e seus impactos ambientais),vai fica bem melhor agora, você me tirou algumas duvidas...#EngAmbiental
Olá Saulo!! Parabéns por estar construindo artigo relacionado ao RSS, muito importante!! Feliz em poder contribuir!!
Ellen.
Olá Saulo...que interessante seu tema, gostaria de ler seu artigo.
Está na internet?
Parabéns, ótima explicação!!
Olá, Gustavo!!! Muito obrigada por ter prestigiado!!!
Abs, Ellen,
Parabéns pela explanação!
Olá, Valdes!! Muito obrigada pelo retorno e prestígio!!
Abs, Ellen.
Que aula! Parabéns
Oi Lua!!!! Obrigadaa... que bom que gostou!!!
abração, Ellen.
Assunto de extrema importância. Obg por compartihar!
Olá!! Sim, sem dúvidas!! Obrigada você, pelo prestígio!!
Abs, Ellen.
Sou Enfermeiro do Trabalho em uma empresa, e obrigado por suas explicações, estava meio desanimado da Enfermagem me animei de novo kk.
Olá Diogo!! Feliz em saber que pude lhe animar novamente com a enfermagem!! Não desista não, vamos firmes!! rs
Abs, Ellen.
Aula muito boa
Oi Lucimara!! Que joia, obrigada!!
Abraço, Ellen.
Amei Vc arrasou
Oi Edna!!! Obrigada por ter prestigiado e me presenteado com seu comentário!!! Feliz em ajudar!
Abs,
Ellen Ribeiro.
@@ellenribeiro7320 arrasei na apresentação obg
@@ednadayana99 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍😍
Parabéns! Foi de grande valia para minha preparação para concurso público!!!!
Olá Emerson!! Fico muito feliz em ter contribuído, desejo sucesso nos concursos! Obrigada!!
Que excelente aula, muito obrigada
Oi Rosa, que bom poder contribuir, muito obrigada por teu retorno!!
Abs, Ellen.
Que didática 1000. Parabéns
Olá Elcio!!!! Feliz com teu comentário, obrigada!!!
Abraço, Ellen.
Excelente aula, bem específico e bem explicado cada grupo. Parabens me ajudou muito.
Oi Ivelise!!! Fico muitíssimo feliz em ter ajudado!! Obrigada!!
Abs, Ellen.
EXCELENTE AULA, ENFA ELLEN!
Muito obrigada Josy, fico muito contente!!
Abs, Ellen.
obrigada pelo video, vou fazer uma entrevista amanhã e precisava me atualizar. Otima explicação Ellen! Gratidão
Oi Aline!! Que ótimo saber disso!! Obrigada! bjs, Ellen.
Eu passei na entrevista! Gratidão
@@AlineRodrigues-lg8lc Parabénsss Aline!!! Sucesso!!!! Meu coração se enche de alegria em poder contribuir!!
bjs, Ellen.
Obrigado pelo vídeo amei a explicação ❤
Aula simplesmente perfeitaaaa ❤
Olá Tiago!!! Muito, muito, muito obrigada!!!
Abs, Ellen!
Muito obrigada, explicou tudo direitinho , me ajudou bastante. Parabéns!
Olá Wesleanne!! Fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma, que bom que gostou!! Muito obrigada!!
abs
Ellen.