Canalli, primeiramente obrigado pela ótima explicação, excelente vídeo, vc podia me dar sua opinião sobra a madeira poplar? porque comprei uma tele squire com essa madeira e não sei se rola fazer um up grade de eletretica e captação.
@@livioborgesceribelliceribe6975 muito obrigado meu amigo! Infelizmente nunca peguei em mãos para trabalhar com ela, só sei que é muito usada lá fora. Então não posso te dar uma opinião segura.
Grato pelos ensinamentos passados aqui neste vídeo. Estou começando agora perto dos 50 na arte da Luthieria, que Deus te abençoe sempre ! , por ser multiplicador de conhecimento.
O "clima do ambiente" influencia DIRETAMENTE na ação das cordas. Se vc regula uma guitarra em uma temperatura e vai deixar ela em um quarto, sala, estudio, etc...e depois vai tocar em outra tempetratura (por exemplo....de dia regula e a noite vai tocar...), então... a ação já mudou. milimetricamente mas mudou. E isso é elevado a décima potência quando vc considera inclusive mudar de território. Uma coisa é regular a guitarra em um clima frio, como no sul do país, e outra regular a mesma guitarra no norte do país. O ideal mesmo é regular a guitarra sempre que for tocar. Claro que é um extremismo, mas ....o cenário ideal é ESSE.
Uso Les Paul com cordas 0.10 e afinadas 1/2 tom abaixo e uma das LP esta trastejando nas casas 7, 8 e 9. Parabens pelo excelente vídeo e com dicas ótimas Canalli👏👏👏😃. Abraços de Viamão - RS
Irada explicação Canalli, a galera insisti nuns mitos doido né, ao invés de tentar entender o que esta acontecendo, eu toco hardcore, gosto de ação baixa e nem ligo pro trastejamento pq no ampli praticamente não se sente, tudo cheio de distorção high gain rs...se sentir que ta atrapalhando aumento um pouquinho...classe A o video.
Gostei do vídeo e já dei meu like amigo. Só me tire uma dúvida.. .. para regular a altura com aquela régua,se coloca no qual traste. E a ordem decrescente para o lado da Ponte? Ou do headstock
Opa obrigado! A ação das cordas se mede no 12º traste. Em relação a ordem decrescente, não entendi a pergunta. Poderia por gentileza me explicar? um abraço
É que na régua de medida possui uma escala crescente do mínimo em milímetro e Max. Milímetro da altura que se quer ou se deve usar ,entende? Com essa régua eu coloco no décimo 2 traste com a régua para o lado do headstock Ou dos captadores... entende?😅😅😅😏😏
@@joelmeireles384 Ahh sim, com a guitarra na posição de tocar tu coloca a régua de forma que a menor medida fique do lado esquerdo (headstock) e deslize até achar a medida que feche do topo do traste até a parte inferior da corda...
Muito obrigado chefe pela atenção ao meu comentário, pois eu já estava pensando em aposentar a minha guitarra, que tem um valor sentimental enorme. Eu toco fingestyile a algun tempo e, me dezacostumado a tocar com palheta e para minha surpresa, quando voltei a tocar minha guitarra, parecia que éra outra. Já mandei para o meu Luther e voltou um pouco melhor, o trastejamento contínuo, mais com a sua explicação percebi que a guitarra do meu professor trastetejava também. E, como você falou é a forma de tocar e, o meu Luther agradeçeu pois eu já estava deixando ele doido kkk grato José Gonçalves. Valeu chefe.
Ótimo vídeo. Esse assunto é complexo, muito técnico. Há muita física e matemática envolvida: vibração de cordas, tensão em cordas, divisão de escala, força aplicada, pontos de apoio, materiais envolvidos, dilatação, etc. Sua explicação foi sucinta, mas bem esclarecedora. Parabéns pela calma e tom sereno. Talvez vc pudesse recomendar um curso bacana p/ os aficcionados em lutieria como eu, que é músico amador e gosta de fazer a manutenção dos seus próprios instrumentos (meu caso baixo e violão). Considero meu nível de conhecimento um degrau acima do leigo, mas muitos degraus abaixo de um luthier. Minha formação em engenharia me ajuda a lidar com matemática e física. Legal também é vc saber até onde ir nesse trabalho, digamos, caseiro, evitando danificar o instrumento, e levando a um profissional da lutieria como vc quando necessário. Obrigado, abraço Canalli!
Show de bola bro !!! bom se todos tivessem pelo menos uma noção sobre estas ciências... Bah, pior que curso não tenho como recomendar nenhum... pelo menos aqui no estado... talvez em SP tu ache algo.... abração !
Boa noite chefe!! Muito esclarecedor, eu estou com um problema na minha guitarra de trastejamento. Pra mim isso éra culpa do meu Luther, eu além de tocar com muita força, mudei o calibre por um mais leve.
Boa tarde! Com uma lima triangular de 6” tu faz qualquer serviço, desde que esmerilhe os cantos dela pra não danificar a escala. Ou investir um dinheiro considerável em uma lima de encoroamento da stewmac
Ajudou bastante, obrigado. Onde se pode adquirir aquela peça metálica que mostrou para medir a altura das várias cordas ao braço. As medidas técnicas fornecidas pela Fender podem ser encontradas em que site? Obrigado, mais uma vez.
Regua de ação no ali express oi da Kosmon, tem no ML. Em relação ao manual da Fender, no site deles pelo que me lembro tem e também no manual das guitarras
Olá. Bacana o seu vídeo. Acabei de ganhar uma guitarra, mas percebi que está trastejando principalmente na casa 4 e corda de calibre mais alto, tipo D ou A. Estou pensando em ir na loja falar com o vendedor para trocar a guitarra já que é super nova e não vou pagar um serviço de reparo. Pode ter alguma relação com a corda ser nova ou com a guitarra ser nova? Pergunto pra já ir armado com argumento caso o vendedor venha dizer que pode ser porque as cordas são novas ou a porque a guitarra é nova e tenha que tocar mais pra parar o trastejamento. :) tipo "amaciar o carro". :)
Bom dia Giancarlo! Bom, vale ressaltar que uma guitarra comprada na loja em 99,9% dos casos necessita de uma visita ao luthier antes de sair tocando. O instrumento é de madeira e passível de variações de dilatação e compressão. Sendo assim a correta manutenção do instrumento deve ser um hábito frequente para garantir a melhor performance possível.
Gente, eu vou comprar já já a minha primeira pedaleira, e minha guitarra ta com um leve trastejamento , não chega a soar tanto no amplificador mas aparece quando esta desplugada, sera q a distorção dos pedais é capaz de cobrir o leve trastejamento?
Parabéns pelo vídeo! Muito elucidativo. Você poderia fazer um sobre nut remetendo a questão da escala e ponte? Sinto que este seja um ponto muito deixado de lado na questão da ação e pegada. O que remete sempre aquela velha questão da relação entre o instrumento custom made como os teus e o feito em série. Abraço, tchê, e muito obrigado por compartilhar do seu conhecimento.
tenho uma guitarra c floyd rose e lock nut, somente a 3 corda trasteja quando é tocada na primeira casa (acorde de mi maior por exemplo) como regular isso?
Cara eu ja cai nessa de passar pedra em todo traste. Detonei o braço. Tbm ja tentei trocar os trastes da minha strato em casa. Tbm nao ficou bom. Eu ate consegui, mas ficou com varios trastejamento no braço e nunca consegui tirar. Desfiz da guita por isso.
Pois é... assim é que nascem os luthiers (rsrs) no entanto se o objetivo é seguir nesse ramo, é necessário preparo para fazer uma troca de trastes, além de muitas ferramentas... ;)
achei o vídeo incrível, muita didática...tenho uma pergunta, qual o limite do tracejo que o amplificador captura ou qual limite do tracejo o captador da guitarra pega e transmite? , por que tenho a impressão que não sai o som no amplificador
Tchê show de bola, excelente explicações técnicas, ainda bem que tu não ganha a vida desenhando kkkkk, mas tirou muita dúvida, gosto de cordas .10 e ação baixa, preciso rever a forma de tocar, Abraço
Meu Deus!!! Tô impressionado, muito profissionalismo. Olhei o nome "Canalli" e um fogão a lenha no fundo, imaginei que poderia ser da Serra gaúcha. Acertei????
Oi Célia tudo bem? Muito obrigado !! Quase acertou, pois estou bem no pé da Serra Gaúcha kkkkkk mas ainda é considerado planalto médio. Marau - RS Um abraço
Bom dia! Estava assistindo e penso que quanto ao Bonamassa, ele deve usar 2mm pelo fato da les paul ter uma escala mais curta, nesse caso as cordas ficam mais macias. Será que poderia ser por isso mesmo? Um grande abraço!
Canalli! Obrigado pelo vídeo! Noto uma coisa nas minhas guitarras aqui, que talvez já nem tenha muito a ver com a ação e que, muito provavelmente deve acontecer aí no Sul também, visto que o frio e a umidade aqui em Petrópolis nessa época ficam bem fortes. Tenho duas guitarras aqui com 0.9 que, quando o frio chegou, começaram a trastejar muito a ponto de não funcionarem pra tocar. O que seria isso? Seria o frio e a umidade fazendo o braço trabalhar e vencendo a tensão das cordas em sentido contrário?
Perfeito, explicação exata.
@@vitorsaraiva5710 muito obrigado!
Que aula!
Muito obrigado meu amigo!
fodaaa♥️♥️
Excelente explicaçào
Muito obrigado !
Muito obrigado por este vídeo e meus parabéns pelo trabalho!
Eu que agradeço!
Muito bem pela informação, parabéns.
Maravilha de vídeo cara. Parabéns.
Muito obrigado!
Um vídeo intuitivo e profissional. Valeu!
Muito bom , os outros vídeos só enrolam e não falam nada e seu vídeo foi o mais esclarecedor
Muito obrigado
Aula top, parabéns Canalli.
valeu !
O melhor vídeo sobre assunto. Parabéns!.
muito obrigado !!
obrigado,ótima explicação
Topíssimo esclarecimento.
Gratidão.
Parabéns.
Muito obrigado!!!
Cara, parabéns pela bela explicação
Muito obrigado por conceder essas dicas.
Foram de extrema importância pra mim.
Felipe Alexandre Marques por nada !! Fico feliz que lhes foram úteis
Um abração!
Excelente aula. É muito bom ver um profissional com pleno dominio doque faz. Parabéns!
Djean Lorenzzo obrigado ! Que bom que gostou !
Ótima explicação! Me ajudou bastante. Muito obrigado!
Canalli, primeiramente obrigado pela ótima explicação, excelente vídeo, vc podia me dar sua opinião sobra a madeira poplar? porque comprei uma tele squire com essa madeira e não sei se rola fazer um up grade de eletretica e captação.
@@livioborgesceribelliceribe6975 muito obrigado meu amigo!
Infelizmente nunca peguei em mãos para trabalhar com ela, só sei que é muito usada lá fora. Então não posso te dar uma opinião segura.
@@canalliguitars tudo bem agradeço muito sua atenção.
Excelente vídeo Mestre!!! Explicação clara e com muita conteúdo. Muito obrigado!
valeu tocaio !!!!
Adorei o vídeo! Tirou muitas dúvidas que não encontrava explicação em outros lugares
Que bom!! fico feliz em ser útil !! abraços!
A melhor explicação que eu vi no RUclips, parabéns mn👏👏👏
Muito obrigado!
Sensacional, nunca vi uma explicação com essa, parabens!
Mais claro que isso impossível. Meu amigo muito obrigado por compartilhar conosco estes esclarecimentos.
Sensacional, Canalli. Parabéns e obrigado pelo ensinamento.
Maravilhoso esse vídeo !
Luthier brabo, excelente vídeo
Mto obrigado
que aula!!!!!!!!!! top demais
Valeu !
Quem sabe, sabe! Além luthier, excelente didata, parabéns.
Muito obrigado
Excelente!!! Muito obrigado pelas dicas!!!
Grato pelos ensinamentos passados aqui neste vídeo. Estou começando agora perto dos 50 na arte da Luthieria, que Deus te abençoe sempre ! , por ser multiplicador de conhecimento.
O "clima do ambiente" influencia DIRETAMENTE na ação das cordas.
Se vc regula uma guitarra em uma temperatura e vai deixar ela em um quarto, sala, estudio, etc...e depois vai tocar em outra tempetratura (por exemplo....de dia regula e a noite vai tocar...), então... a ação já mudou. milimetricamente mas mudou.
E isso é elevado a décima potência quando vc considera inclusive mudar de território.
Uma coisa é regular a guitarra em um clima frio, como no sul do país, e outra regular a mesma guitarra no norte do país.
O ideal mesmo é regular a guitarra sempre que for tocar. Claro que é um extremismo, mas ....o cenário ideal é ESSE.
👍
Onde compro o rastilho no pro meu Takamine eg523sc
Na Sonotec
Boa aula!
boa
Que aula mestre, muito obrigado por compartilhar tanta coisa boa, Deus abençoe
Brabo de mais
Vamos supor que a guitarra está nivelada na bancada.
Podemos verificar o nivelamento dos trastes com um nível de bolha?
Muito obrigado !
Olá tudo bem?
Não é um equipamento apropriado para esta operação. Há de se usar um fret rocker e uma régua retificada para esse fim exclusivo
E quando trasteja com a corda solta
ruclips.net/video/CzsgOWksDNg/видео.html dá uma olhada nesse video... abrasssssss
Uso Les Paul com cordas 0.10 e afinadas 1/2 tom abaixo e uma das LP esta trastejando nas casas 7, 8 e 9.
Parabens pelo excelente vídeo e com dicas ótimas Canalli👏👏👏😃. Abraços de Viamão - RS
abrasssssssssss
Show de vídeo.
Parabéns.
Irada explicação Canalli, a galera insisti nuns mitos doido né, ao invés de tentar entender o que esta acontecendo, eu toco hardcore, gosto de ação baixa e nem ligo pro trastejamento pq no ampli praticamente não se sente, tudo cheio de distorção high gain rs...se sentir que ta atrapalhando aumento um pouquinho...classe A o video.
isso aí bro!! obrigado e um abração !
@@canalliguitars depois do video fui ver minhas guitarras, acho que ta baixa até demais kkkkkkkkk
Eric hahahahahahha vamos subir isso aí um pouco !! Kkkkkkkkk
Ótimo esclarecimento chefe, abraço.
abrasssssssssss
Esse é Luthier de verdade.
Gostei do vídeo e já dei meu like amigo. Só me tire uma dúvida.. .. para regular a altura com aquela régua,se coloca no qual traste. E a ordem decrescente para o lado da Ponte? Ou do headstock
Opa obrigado! A ação das cordas se mede no 12º traste. Em relação a ordem decrescente, não entendi a pergunta. Poderia por gentileza me explicar? um abraço
É que na régua de medida possui uma escala crescente do mínimo em milímetro e Max. Milímetro da altura que se quer ou se deve usar ,entende? Com essa régua eu coloco no décimo 2 traste com a régua para o lado do headstock Ou dos captadores... entende?😅😅😅😏😏
@@joelmeireles384 Ahh sim, com a guitarra na posição de tocar tu coloca a régua de forma que a menor medida fique do lado esquerdo (headstock) e deslize até achar a medida que feche do topo do traste até a parte inferior da corda...
Precisa folgar as cordas para usar o tensor ?
Marcelo Junior jamais
No caso posso mexer nele mesmo com a guitarra afinada né ?
Marcelo Junior sempre com a guitarra afinada
Marcelo Junior sempre com a guitarra afinada
Cara.. sensacional canalli
Muito obrigado chefe pela atenção ao meu comentário, pois eu já estava pensando em aposentar a minha guitarra, que tem um valor sentimental enorme. Eu toco fingestyile a algun tempo e, me dezacostumado a tocar com palheta e para minha surpresa, quando voltei a tocar minha guitarra, parecia que éra outra. Já mandei para o meu Luther e voltou um pouco melhor, o trastejamento contínuo, mais com a sua explicação percebi que a guitarra do meu professor trastetejava também. E, como você falou é a forma de tocar e, o meu Luther agradeçeu pois eu já estava deixando ele doido kkk grato José Gonçalves. Valeu chefe.
José Gonçalves Souza que bom que te ajudou !!! A intenção é essa mesma !
Grande abraço!!!
Ótimo vídeo. Esse assunto é complexo, muito técnico. Há muita física e matemática envolvida: vibração de cordas, tensão em cordas, divisão de escala, força aplicada, pontos de apoio, materiais envolvidos, dilatação, etc. Sua explicação foi sucinta, mas bem esclarecedora. Parabéns pela calma e tom sereno. Talvez vc pudesse recomendar um curso bacana p/ os aficcionados em lutieria como eu, que é músico amador e gosta de fazer a manutenção dos seus próprios instrumentos (meu caso baixo e violão). Considero meu nível de conhecimento um degrau acima do leigo, mas muitos degraus abaixo de um luthier. Minha formação em engenharia me ajuda a lidar com matemática e física. Legal também é vc saber até onde ir nesse trabalho, digamos, caseiro, evitando danificar o instrumento, e levando a um profissional da lutieria como vc quando necessário. Obrigado, abraço Canalli!
Show de bola bro !!! bom se todos tivessem pelo menos uma noção sobre estas ciências... Bah, pior que curso não tenho como recomendar nenhum... pelo menos aqui no estado... talvez em SP tu ache algo.... abração !
Boa noite chefe!! Muito esclarecedor, eu estou com um problema na minha guitarra de trastejamento. Pra mim isso éra culpa do meu Luther, eu além de tocar com muita força, mudei o calibre por um mais leve.
Boa noite
Qual o melhor formato de Lima para coroar os trastes ?
Boa tarde!
Com uma lima triangular de 6” tu faz qualquer serviço, desde que esmerilhe os cantos dela pra não danificar a escala. Ou investir um dinheiro considerável em uma lima de encoroamento da stewmac
TOP DE LINHA
Ajudou bastante, obrigado. Onde se pode adquirir aquela peça metálica que mostrou para medir a altura das várias cordas ao braço. As medidas técnicas fornecidas pela Fender podem ser encontradas em que site? Obrigado, mais uma vez.
Regua de ação no ali express oi da Kosmon, tem no ML. Em relação ao manual da Fender, no site deles pelo que me lembro tem e também no manual das guitarras
CANALLI GUITARS Muito obrigado, amigo. Cumprimentos de um fenderista de Portugal
Olá. Bacana o seu vídeo.
Acabei de ganhar uma guitarra, mas percebi que está trastejando principalmente na casa 4 e corda de calibre mais alto, tipo D ou A. Estou pensando em ir na loja falar com o vendedor para trocar a guitarra já que é super nova e não vou pagar um serviço de reparo.
Pode ter alguma relação com a corda ser nova ou com a guitarra ser nova? Pergunto pra já ir armado com argumento caso o vendedor venha dizer que pode ser porque as cordas são novas ou a porque a guitarra é nova e tenha que tocar mais pra parar o trastejamento. :) tipo "amaciar o carro". :)
Bom dia Giancarlo!
Bom, vale ressaltar que uma guitarra comprada na loja em 99,9% dos casos necessita de uma visita ao luthier antes de sair tocando. O instrumento é de madeira e passível de variações de dilatação e compressão. Sendo assim a correta manutenção do instrumento deve ser um hábito frequente para garantir a melhor performance possível.
Canalli: pf faca um vídeo com dicas de como ajustar o Nut (Osso, Nubone, Tusq, medidas, sulcos das cordas, altura, etc). Grande abraço.
boa, vou fazer... abrassssss
@@canalliguitars bah, deixa eu aproveitar e pedir: um nutt de madeira (canela) em um baixolão é uma boa
@@BrendaCantora fica bom, mas talvez uma madeira mais dura seja melhor, Ébano, Roxinho, Jacarandá...
Que aula meus amigos!!
O que houve com a vírgula antes do vocativo?
Minha corda lá quando tocada solta, vibra em excesso que dá pra ver que é anormal e também emite um som xarope dessa vibração. O que pode ser ?
Luis Cesar da Silva Alves pode ser a corda, pode ser a regulagem do nut... o interessante seria tu levar num luthier pra que ele analise
Aula de graça é sempre bom!
Gente, eu vou comprar já já a minha primeira pedaleira, e minha guitarra ta com um leve trastejamento , não chega a soar tanto no amplificador mas aparece quando esta desplugada, sera q a distorção dos pedais é capaz de cobrir o leve trastejamento?
Como disse, um leve "bzzzz" sempre vai existir, se não aparecer plugado tá tudo ok
Parabéns pelo vídeo! Muito elucidativo. Você poderia fazer um sobre nut remetendo a questão da escala e ponte? Sinto que este seja um ponto muito deixado de lado na questão da ação e pegada. O que remete sempre aquela velha questão da relação entre o instrumento custom made como os teus e o feito em série. Abraço, tchê, e muito obrigado por compartilhar do seu conhecimento.
xacumigo bro, abrassssssss
Simplesmente perfeito!
tks bro !!!!
tenho uma guitarra c floyd rose e lock nut, somente a 3 corda trasteja quando é tocada na primeira casa (acorde de mi maior por exemplo) como regular isso?
Pode ser um traste desnivelado, nesse caso leve num luthier de confiança..
No nut qual a altura ideal da ação?
Celismar Alves ruclips.net/video/CzsgOWksDNg/видео.html aqui explico certinho
Cara eu ja cai nessa de passar pedra em todo traste. Detonei o braço. Tbm ja tentei trocar os trastes da minha strato em casa. Tbm nao ficou bom. Eu ate consegui, mas ficou com varios trastejamento no braço e nunca consegui tirar. Desfiz da guita por isso.
Pois é... assim é que nascem os luthiers (rsrs) no entanto se o objetivo é seguir nesse ramo, é necessário preparo para fazer uma troca de trastes, além de muitas ferramentas... ;)
achei o vídeo incrível, muita didática...tenho uma pergunta, qual o limite do tracejo que o amplificador captura ou qual limite do tracejo o captador da guitarra pega e transmite? , por que tenho a impressão que não sai o som no amplificador
O Luthier retificou os trastes da minha guita e regulou, mas ainda está trastejando, o que eu faço?😫
Rafael Andrade tens que achar o problema:
Ou está no serviço que foi feito, ou na maneira de tocar, considerando as instruções do vídeo ....
Eu tenho mãos de bigorna, rsrsrsrsrsrsrs
Ivan Outeiro kkkkkkkkkkkk
Tchê show de bola, excelente explicações técnicas, ainda bem que tu não ganha a vida desenhando kkkkk, mas tirou muita dúvida, gosto de cordas .10 e ação baixa, preciso rever a forma de tocar,
Abraço
Meu Deus!!! Tô impressionado, muito profissionalismo. Olhei o nome "Canalli" e um fogão a lenha no fundo, imaginei que poderia ser da Serra gaúcha. Acertei????
Oi Célia tudo bem? Muito obrigado !!
Quase acertou, pois estou bem no pé da Serra Gaúcha kkkkkk mas ainda é considerado planalto médio. Marau - RS
Um abraço
Muito bom!
Bom dia! Estava assistindo e penso que quanto ao Bonamassa, ele deve usar 2mm pelo fato da les paul ter uma escala mais curta, nesse caso as cordas ficam mais macias. Será que poderia ser por isso mesmo? Um grande abraço!
De fato fica um pouco mais macia, no entanto ele usa Tele, Strato etc.... Abração
Canalli!
Obrigado pelo vídeo!
Noto uma coisa nas minhas guitarras aqui, que talvez já nem tenha muito a ver com a ação e que, muito provavelmente deve acontecer aí no Sul também, visto que o frio e a umidade aqui em Petrópolis nessa época ficam bem fortes.
Tenho duas guitarras aqui com 0.9 que, quando o frio chegou, começaram a trastejar muito a ponto de não funcionarem pra tocar.
O que seria isso? Seria o frio e a umidade fazendo o braço trabalhar e vencendo a tensão das cordas em sentido contrário?
Exatamente isso, a umidade e variação de temperatura fazem os braços dilatarem e comprimirem ocasionando este efeito que relataste.
show
Cara.. sensacional canalli
Muito obrigado!!!