Fui assaltado no dia 9/12/20 2 motos, 4 vagabundos. Ameaçaram minha vida e levaram meus pertences, no mesmo dia eles foram pegos. Fiz o boletim online porque estava sem condições de ir na delegacia, no dia 10/12/20 eu chequei o site de rastreio do celular e vi que estava numa delegacia. Fui buscar o celular, o policial simplesmente não quis me devolver, que se caso eu quisesse de volta eu fosse procurar uma emissora de TV para pegar o telefone, porque eu não tinha como provar que meu celular estava lá, até que chegou um policial que estava disposto a fazer seu serviço. Nesse mesmo dia vi meu celular mas não pude pegar, tinha que depor, 11/12/20 fui depor a delegada não queria me dar o celular no mesmo dia, só poderia pegar na terça feira seguinte, depois de muito explicar a situação de que não poderia ficar sem o celular, que usava o celular para trabalhar, tinha a questão da minha vó sozinha em casa em plena pandemia, a delegada disse que iria TENTAR me liberar no mesmo dia. Cheguei na delegacia ás 13h, tinha que depor ás 14h, fiquei até ás 19h mas consegui pegar o celular depois de muito sacríficio e gastar dinheiro para resolver. AGORA A MELHOR PARTE DA HISTÓRIA, os vagabundos foram soltos no mesmo dia, nem passaram a noite na delegacia.
@@brunollopis4439 Pois é amigo, lamentável. Eu cidadão de bem, fiquei mais preso que os vagabundos. Não contei para não prolongar, mas, a delegada me disse que eles não ficaram presos pois me assaltaram com um simulacro e este não oferece riscos a terceiros.
A impunidade é um dos maiores problemas aqui! Um moleque aqui roubava a torto e direto polícia prendia saia porque era de menor! Aí o dono da padaria que ele roubava quase todo dia matou ele! A padaria fica aberta até meia noite e ninguém rouba mais! O dono mesmo está foragido até hoje
@@diercioferreira655 não precisa ir pro Afeganistão e simplesmente aplicar leis mais rigorosas e punições rígidas pra quem comete crimes aqui no Brasil que ja ajudaria...é errado punir quem comete crime?
@@familianerdice quando parte da turma do judiciario idolatra um monte de falsos perseguidos políticos e ainda os que , num passado remoto, foram realmente vitimas de injustiça que não JUSTIFICAM eles se tornarem criminosos contumazes que fiquem impunes pelos atos errados cometidos pós injustiças sofridas. Linchamentos são exatamente JUSTIÇAMENTOS , como os famosos 'microondas" um dos quais matou Tim Lopes e CERTAMENTE muitas outras pessoas não so nos morros do RJ.
@@mbwanamagoro6559 Condenado em 3 instancias diferentes, delação premiada de pelo menos uns 15 que diziam que ele era o lider, transações ilegais, conversas, fotos do lula nos imoveis que ele diz não ser dono, "doações" gigantescas pro instituto dele "sem motivo" etc. Para de passar pano pra bandido.
Mas devolveram bilhões pq ficaram com medo né ? Aiai me poupe , ou devolveram os bilhões pq a arma estava apontada ? Kk só no Brasil mesmo que um ex presidiário está para ganhar uma eleição de presidente ..
@@mbwanamagoro6559 Pra mim você usa nome falso e não mostra sua cara pelo mesmo motivo que me agrediu: É um covarde. Se você quisesse defender alguma coisa rebateria o que eu escrevi com argumentos, sua cara e nome próprio. Eu não preciso apresentar provas, a justiça já fez isso. E é por causa de muitas pessoas como você, que muita gente como eu, que votou em branco no primeiro turno, votará no Bolsonaro no segundo turno.
O STF de hoje é reflexo de um "monopólio partidário" muito grande no legislativo/judiciário que já vem bem lá de trás. o jeito que o STF funciona hoje não seria problema nenhum se houvesse mais pluralidade de idéias nos poderes eleitos ao invés de tanta corrupção e polarização
o cara foi acertivo nos comentários. eu entendo o raciocínio dele sob a optica de quem viveu essa realidade. acho que deve ter punição sim para as infrações mas o Brasil de hoje tem condições para punir e garantir a aplicação da punição de todos os infratores? acho que tem mais gente que quer ver a coisa dar certo do que gente querendo sacanear o sistema. mas temos estrutura? só punir adianta? pq o povo limpa e encera a casa toda semana mas a rua é outra história? um povo ético, com moral e educação tende a fazer mais escolhas certas, a não ser que ele possua traços de psicopatia
LEIS MAIS PUNITIVAS FUNCIONAM, É SÓ VOCÊ OBSERVAR PAÍSES COMO O JAPÃO, AONDE ROUBAR UMA BALA OU 1 MILHÃO, É CADEIA SENDO RÉU PRIMÁRIO OU NÃO, TENDO 8 OU 80 ANOS , SIMPLES ASSIM
Uma educação baseada no medo é fraca e só gera mais insegurança e violência. Um verdadeiro ser humano evoluído e condizente com o mundo moderno, respeita o que ele ENTENDE E COMPREENDE. E ele entende de princípios e morais dignos de uma pessoa educada em 2022.
Punir funciona, sim, mas sozinho funciona? Não! Então tem que deixar de punir? Não! Tem que continuar punindo, mas achar outros meios pra complementar essa punição. Problema é que vem gente defender que punir não vai mudar em nada, de fato, só punir talvez não mude, o que não quer dizer que isso tem que ser excluído. Por isso eu consigo entender, embora não concorde, com o discurso de Bolsonaro de liberar arma pra todo mundo, bandido que for assaltar não vai ter a espectitva de ser solto no outro dia caso seja preso, ele vai ser baleado por todo mundo que tiver ao redor.
É aquela coisa... Quem tem medo, se comporta perante a sociedade. Quem não tem medo, tem maior tolerância às punições e por isso pode ser punido com mais rigor!
Fui à cidade da Praia, Cabo Verde, África. Conheci bairros paupérrimos, e super seguros. Está provado que a pobreza não é a causadora da violência. É a maldade das pessoas mesmo.
Vou escrever um relato longo porém 100% verídico. Moro em Fortaleza, Em 2011 eu e minha esposa saímos pra visitar um cliente e eu não sabia o endereço, por praticidade coloquei no google maps e entreguei o celular a ela e pedir pra ela ir me guiando, a poucas quadras da casa da cliente uma dupla de moto passou bem do nosso lado e tomou o celular da mão da minha esposa e ainda deu uma balançada mostrando pra ela que ela tinha perdido, quando ela gritou e eu percebi o que tinha acontecido percebi que a dupla não estava armada, acelerei a moto e persegui os caras por mais de 5km sem ver uma viatura sequer na rua e quando os marginais viram que não iam conseguir fugir de mim jogaram o celular em um matagal e por sorte encontrei ele, mas minha raiva era tanta que mandei a patroa descer da moto e continuei perseguindo eles pra ver se encontrava uma viatura enquanto estava na cola dos vagabundos pra quem saber eles serem presos e o policial que chegou me viu e também viu os dois vagabundos e quando eu expliquei o ocorrido eles falaram ora mim "o que importa é que vocês já recuperaram o bem perdido" e foram embora.
krl, que raiva da porra, mas talvez o policial sabia que ia ser perda de tempo infelizmente, esses caras nunca vão trabalhar na vida, então ficha suja é status no mundo do crime, é foda esse país.
@@CableSix a parte ruim é que isso nos deixou super traumatizados e hoje em dia a gente tem 2 motos e andamos sempre olhando no retrovisor, checando sempre em todas as paradas e fico com aquela sensação de estar devendo algo a justiça sabe... Uma vez fui parado pela polícia por conta desse demostrar um certo nervosismo e durante a abordagem um dos policiais falou "amigão tu tá devendo algo? Fale logo por que tanto nervosismo" e eu respondi... colega eu moro um um bairro violento dentro de uma cidade violenta e não me importa se é bandido ou policial se apontar a arma pra mim do jeito que seu colega aí tá fazendo eu vou ficar nervoso, e veja bem... não tenho vícios, não tenho nenhuma tatuagem, não ando mal vestido nem nada do tipo e sei que a vestimenta não define ninguém mas a gente tenta se comportar como cidadão e as vezes acaba recebendo um tratamento totalmente diferente dos agentes da lei.
porra irmão, relato foda, esse é oque mais acontece com vitimas de roubo, quando n acontece com vc, vc acha que nunca vai acontecer, e quando acontece se fica paranoico sabendo que pode acontecer dnv e que talvez n tenha tanta sorte, nunca fui assaltado, mas sei que deixa mt trauma, fora quem perde a fica por causa de uma merda de telefone, ja vi video do cara roubando o maluco, quando ele entregou as coisas, deu um tiro na cara do maluco e o parceiro acelerou a moto, e provavelmente eles estão por ai na rua, matando sem remorso ou culpa, pq num país sem leis, a culpa é pra quem n quer cometer nada de errado e sujar a ficha por um deslize.@@italosilva4029
@@CableSix pois é, quem fica refém é o cidadão de bem... E o pior é que aqui no estado do Ceará as facções fica falando "a gente tá aqui pra proteger a população" proteger de que mano? Quando levaram um outro celular meu consegui ver a última localização que não me deixou surpreso, estava dentro de um complexo de apartamentos que o governo "deu pra população carente" e que só entra lá quem é autorizado por facção chamada de GDE - Guardiões do Estado...
hipocrisia dms, protege a população fudendo os jovens filhos de trabalhadores de drogas, infelizmente mt gente cai no papo de que o estado é o inimigo oque é verdade, mas que os criminosos podem matar e pior.@@italosilva4029
Nas favelas do rio de janeiro o cigarro paraguaio que vende é o famoso G (gift) sendo que a maioria das fábricas localizadas em território nacional na grande maioria das vezes não é de traficante dono de morro, geralmente é de miliciano ou de contraventores do jogo do bicho porém o gift vende em todas as favelas e bares em ruas normais o combate ao cigarro falso é praticamente nula
É ridícula a polícia prender pela 20° vez seguida em 5 anos, um cara que se pegar só um dos 20 crimes, já dariam uns 15 anos de prisão. Num país sério (e não tou dizendo que exista algum), se maluco comentesse um crime de 20 anos de pena, ficaria 20 anos preso. Dificilmente existiria alguém com mais de 3 passagens pela cadeia por crimes com penas assim. Na minha cidade um maluco foi preso, tava respondendo a 18 processos, eram assaltos, furtos, roubo a banco, homicídios e tava foragido, nos meses que ficou foragido matou um sargento da PM que foi o motivo da nova prisão, além claro de todas as outras. Quando a justiça solta um bandido, ela tá dizendo pra ele que o crime compensa e tá falando para as vitimas "se fodam ai"
Eu trabalhei com segurança pública por 15 anos eu prendi o mesmo cara 3 vezes no mesmo dia! Sinceramente da vontade de fazer justiça pelas próprias mãos que é o sentimento que ele disse que a população está sentindo!
3:31 irmão, a culpa no caso do cigarro Paraguai é do Estado. Se o Estado zerar imposto no cigarro nacional o comércio de cigarro Paraguai fica inviável.
É no mínimo leviano dizer que a única maneira de extirpar o crime é a punição. Sim, a punição é necessária, mas não suficiente para acabar com o crime. São necessárias outras medidas de cunho social, porque no momento em que o cabra tiver que escolher entre furtar um arroz ou passar necessidade a chance dele escolher a primeira opção é gigantesca.
Crime cometido em estado de necessidade não pode ser punido. o papo aqui é sobre métodos punitivos pra bandido mesmo, gente que infringe por maldade ou pra "ganhar a vida" sem sequer tentar meios legítimos antes
Isso é 1% dos casos... Vai ver se quem tá assaltando tá passando fome... Tá é com moto, piscante da Nike e dinheiro para comprar a 9mm! Se a pessoa furtar pq tá morrendo de fome, usa a excludente de ilicitude de estado de necessidade ou qualquer coisa. Crime não é questão de desigualdade ou de miséria, mas sim uma questão de falta de moralidade. Dizer o contrário significa diz que riqueza gera comportamento moral, o que não é o caso, só olhar nosso belo congresso: ricassos e criminosos.
Não existe acabar com o crime, sempre vai existir pessoas de má índole, porém tem como diminuir esses números no mínimo 70 por cento, esse seu exemplo aí "é a minoria que rouba alimentos e já tem lei pra essas pessoas não serem encarceradas" vai muito além disso, é questão de ética, moral e certeza de impunidade.Olhe pra Brasília, olhe o senado, o supremo tribunal federal, deputados, olhe a política como um todo, essas pessoas passam fome? elas não tiveram oportunidades? Ganham livre 26 mil reais fora mordomia e porque eles roubam? É pq precisam? Não. Roubam pq não tem ética nem moral, e sabe que qualquer desvio de dinheiro não vão investigar, e se por acaso de uma merda É só comprar o judiciário. Então esse papo seu é balela...
É suficiente sim, vai na Coreia do Norte e diz que o ditador é feio pra tu ver o que acontece. O Americano foi fazer graça roubando um cartaz com a foto do pai do ditador falecido num andar secreto, sofreu todo tipo de tortura e foi entregue 1 ano depois aos EUA só pra ser enterrado mesmo porque ele morreu.. Me fala se alguém tem coragem de desobedecer as regras lá? DUVIDO!! Punição dura acaba com bandidagem SIM e claro que educação, emprego, fomentar o empreendedorismo e afins ajudam muito. Mas a pena dura é necessária SIM porque quem tem desvio de caráter sempre vai querer sempre mais.
E só se basear no exército , lá a punição e por barba , horário , indisciplina, fardamento . Quando o comandante tem a mão leve , baixa o padrão da tropa visivelmente , mão pesada nego eleva o padrão . Essa elevação do bom comportamento e causada via punição .
A impunidade no Brasil é vergonhoso. A polícia vai pra guerra, muitas vezes sem saber o retorno para casa. O vagabundo bandido já está em casa. Grandes barões do crime organizado estão soltos livres. O que esperar da justiça ⚖️.
Faça a prisão deixar de ser ociosa. Ser privado de liberdade para alguns é punição, pra outros talvez seja o trabalho. Pro cara ficar recluso e voltar a prisão me faz questionar se a reclusão é tão ruim assim. E digo isso considerando que não há um trabalho de inclusão social forte que desestimular o cara voltar para o crime uma vez que após anos preso, sem estudos e sem ofício algum muitos justifiquem que sobra apenas o retorno ao crime.
É tudo uma questão de custo x benefício, ou no caso, risco x benefício.. Se o risco de dar merda é baixo, então vale a pena cometer os crimes, pois, na grande maioria das vezes não acontece nada e quando acontece a punição é leve... Isso TODOS já fizeram alguma vez na vida, como por exemplo andar acima da velocidade permitida da via.. A chance de dar merda é relativamente pequena. Agora enche de radar e mete multa de R$1000,00 pra ver se alguém anda acima da velocidade permitida. O problema é que alguns tomam a liberdade como brecha do sistema pra se beneficiar ilicitamente...
Bom exemplo que você deu, mas o problema de andar acima da velocidade máxima permitida, é que muitas vezes essa velocidade máxima é muito baixa. Aqui em São Paulo está cheio de radar e em muitos lugares a velocidade máxima permitida é de somente 40 km/h, não é nada, um descuido e já era. Acho que deixam o limite tão baixo para multar mesmo e arrecadar com as multas e nem tanto por segurança da via.
A punição funciona as vezes! Trabalhei em uma associação que trab. no tratamento com dependentes químicos e qdo me desliguei tinha um interno com mais de 15 internações. Da mesma forma conheço quem já foi preso mais de uma vez e continua.
No Brasil funciona quando: O cidadão preso com um fuzil que mata policiais, mas é solto em audiência de custódia, mas onde um casal de pichador vai para o presídio por crime ambiental, quando assumirmos a inversão de valores para dar voz que o crime compensa. Os heróis temporários sim são os humilhados no tempo.
Antes da audiência de custódia, uma pessoa poderia ficar 1 ano presa e na 1a audiência constatar que era inocente. Tirou 1 ano da vida de uma pessoa que não cometeu crime.
E colocam a culpa na polícia. A polícia faz bem o seu trabalho, o problema são as leis que protegem bandidos e fodem gente de bem. Eu Mato alguém, se tiver bom comportamento cumpro 1/5 da pena…..
Na minha opinião não precisa mudar o código penal, simplesmente é só tirar todos os benefícios, cumprir a pena integralmente, proibir visita íntima, proibir saidinhas, prisão em 1° instância.
Não vai adiantar, pois o STF já julgou inconstitucional cumprir integralmente a pena, vide HC 82.959/SP e Súmula Vinculante nº 26, do STF. O negócio é mudar a CF, entretanto, não vai mudar tão cedo porque ali no Congresso Nacional só tem bandido, e nós somos culpados por isso de colocar criminosos que indicam bandidos em altos cargos.
Mesmo que não funcionasse, vai deixar todo mundo fazer o que dá na cabeça? Então vamos voltar pra éra das cavernas. O problema da punição é que, muitas vezes ela não está compatível com o delito ou crime cometido. Dizer que tem ordem e não ter punição para os que ultrapassam limites, é chover no molhado. Até dentro de organizações criminosas tem ordem e punição severa pra quem não seque a disciplina imposta. O estado deixa muito a desejar. Muito bom video, um abraço
Fui assaltado em Sao Gonçalo ,no ano passado,num domingo de manhã,ja se passaram 6 meses,e ate hoje nada,,e era uma rua cheia de cameras,não adiantou nada,ate hoje não fui chamado. Atendimento via abrir chamado online não funiciona, e não tem ninguem que queira melhorar a estrutura de atendimento das delegacias,so funciona quando o caso vai parar na televisão.
Esse argumento é parcialmente verdadeiro. Eh óbvio que a expectativa de punição inibe em parte o crime, contudo o que dizer do traficante que enfrenta as forças policiais mais bem armadas e bem treinadas do RJ pra manter o controle da boca? Esse cara tem medo da punição se ele ta disposto a tomar tiro e morrer? Tem uma questão de poder econômico e status social no meio criminoso e no convivio da comunidade que não ta sendo considerada. Penso que o X da questão é fazer com que o tráfico se torne menos lucrativo e menos atraente (o problema do RJ eh mais serio que o caça niquel e a estátua, nesses 2 casos a punição mais severa funciona melhor) e isso nao se consegue invadindo morros, colocando vidas policiais e de pessoas inocentes em risco. Essa questão tem que ser enfrentada com muito mais inteligência do que vem sendo mas o assunto vai pra midia e eh debatido pelo Bolsonaro, Silas Malafaia, Lula e Inri Cristo no Cidade Alerta com o Datena e o governador, parte do sistema, diz que vai resolver colocando um drone armado pra enfrentar os comunistas... aí eh foda, né filho...
Não sou jurista, mas estudo direito por ser servidor público. Na minha opinião, com o processo penal que temos hoje, o Brasil não vai ser um país seguro nunca! O direito penal brasileiro é bom, mas o processual penal é horrível!
Será mesmo que existisse educação pública de qualidade, oportunidade de emprego com salário justo, infra-estrutura urbana com transporte decente teríamos crime organizado? Então é o caso de se perguntar: por que os países onde o Estado de Bem Estar Social está em vigor tem indices de violência e criminalidade proximos de ZERO? Até concordo que a impunidade no país é elevada. Mas se cadeia e porrada resolvesse nós ja teriamos nossos problemas de segurança há muito tempo. Temos cadeias de sobra e escolas de menos. E essas cadeias, que nada mais são que deposito de pessoas que se perderam, funcionam apenas como verdadeiras universidades do crime e pós-graduação para as facções criminosas...
Ninguém quer morrer mas todo mundo quer ir para o céu, não é? Se não quer presenciar o inferno na vida basta cumprir o que é estabelecido como legal para se conviver em sociedade. O resto é demagogia barata. Simples assim.
Esse policial sabe muito de segurança pública, agora sobre audiência de custodia temos que considerar que a superlotação na cadeia levou o Brasil a ser denunciado na corte interamericana de direitos humanos, daí a decisão do CNJ. A questão é que o sistema prisional está falido, não tem investimento etc. infelizmente não tem lugar para empilhar pobres na cadeias desse país, aí acontece esse sai sai em audiência de custódia, o juíz é pressionado pelo secretário, o secretário pelo prefeito, e o prefeito município, e ninguém faz nada!!
Acho que a segurança pública tem muitos problemas, não acho que seja a desigualdade social que gera violência, até porque 99% das pessoas em uma comunidade são honestas e muito trabalhadoras, para mim o que traz violência é a falta de perspectiva de vida, morei durante anos no Rio e estudei em escola do município. Posso dizer com toda certeza, a educação não é levada a sério, falta água na escola, a infraestrutura geralmente tá caindo aos pedaços, não há uma formação contínua dos profissionais da educação para integrar os jovens e os professores à novas maneiras de ensinar, aprender e trazer a tecnologia para a sala de aula. Não tem um acompanhamento profissional para identificar talentos ou ajudar os alunos até chegarem ao percurso universitário ou ensino técnico para os que querem já se inserir no mercado de trabalho formal sem ter que passar por universidade. O jovem da periferia cresce com os pais trabalhando muito e mesmo assim não consegue morar melhor, comer à própria vontade, viajar e etc. Mas ao lado tem o tráfico, dinheiro fácil que faz qualquer jovem sonhar com um cordão de ouro, Iphone e bens de consumo, a culpa não é do jovem por sentir esses desejos, mas ele olha ao seu entorno e não vê saída pra vida miserável que leva. Também não concordo que seja só a educação que deveria fazer esse papel, até porque mesmo as pessoas com diploma universitário encontram dificuldades entrar no mercado de trabalho, mas a falta de oportunidade e pequena mobilidade social, na minha visão tem muita culpa.
Lei não existe o que existe é opinião pessoal de político... e opinião pessoal de político não pode ser encarado como lei... quando o brasileiro tiver além da vergonha na cara e consciência destes fatos o país começará a mudar
Concordo que punição funciona.mas tem que vi junto com escola de tempo integral em todas as favelas e polícia 24hpor dia. Polícia amiga do cidadão e respeitadora da lei
🇧🇷👊🏽💪🏽🪖SOS TODOS COMANDOS MILITARES ART 142CF👉🏾PRISÕES D MINISTROS Q SOLTAM BANDIDOS PROÍBEM FISCALIZAÇÕES D CÓDIGOS FONTES COMPILADOS E BIBLIOTECAS PICTOGRAFADAS E SEUS LOGUES 🪖👊🏽💪🏽🇧🇷
Pegar um recorte de uma cidade, onde claramente ele sabe o motivo de não haver assalto na região e generalizar para o todo afirmando categoricamente que "desigualdade social não gera violência" é um erro lógico crasso da introdução à lógica.
A punição funciona para aqueles que não estão no esquema grande. O dono do butiquim não pode ganhar com jogo de azar, mas os cassinos clandestinos podem, pois estão metidos em esquema forte.
O que causa crime é a percepção de impunidade. Crime é um calculo matematico, todo criminoso faz um calculo na cabeça dele antes de cometer um crime: "vale a pena? o ganho é muito maior que o risco?", é quase um jogo de azar, se o risco de punição é muito baixo, o crime vai acontecer. Se uma população entende que "não da nada roubar celular", o numero de roubos e assaltos de celular vai aumentar.
Se punir funcionasse nos EUA onde vários estados tem pena capital e prisão perpétua não seria o lugar do mundo onde tem mais serial killers, tráfico em abundancia, terrorismo interno e tudo mais... o sujeito que faz esse juízo de valor entre o ato ilícito e a pena é o sujeito médio, que de fato tem medo de ser preso, o bandido contumaz pouco se importa com isso, as vezes até pelo contrário, vai pra cadeia e fica tranquilo porque tem comida, tem futebol, maconha, faz novas amizades, quase uma colônia de férias... Pra mim o grande ponto é diminuir as desiguales sociais, criar um estado de bem estar social para todos, dar oportunidade de emprego e renda, educação e cultura, aí depois o Estado vem com punição pra quem realmente tem desvio de caráter e pratica crimes.
Enquanto tiver demanda haverá oferta, não adianta o estado reprimir a demanda pois ela sempre escorregará para o mercado negro. Pergunta para o traficante se ele é a favor da legalizacao, nenhum deles é, pois a a bariam com seu monopólio. Pra quem fala que as drogas acabam com as familias, isso é verdade, porém é responsabilidade da família educar e criar os filhos para ficarem linge das drogas, o erro está em terceirizar essa responsabilidade ao estado
Policial não tem que fazer julgamento de certo e errado. O trabalho dele é aplicar a lei, não importa se o legal é imoral, quem determina é o burocrata. Quanto a julgar o fumador de maconha e argumentar algo relacionado ao crime organizado é a maior hipocrisia que alguém que representa o estado pode dizer. O crime organizado é o instrumento social que mais valida e justifica o trabalho policial, sem o tráfico, com a excessão de crimes violentos a existência de uma polícia é pautada no conceito de repressão social, já era assim em roma e neste aspecto nada mudou. Alguém que planta maconha e consome o que plantou é tratado com muito mais rigor do que um traficante armado em posse de tolenadas de presado traficado por uma facção crininosa. Burocratas flertam com as facções.
O maior exemplo de tudo isso são os EUA, onde as leis funcionam e o bandido vai preso e fica preso. Onde as multas são caras e os policiais tem o respaldo do governo.
Pelo jeito que ele falou não parece que nossas leis causam a impunidade. Parece que as autoridades policiais é que precisam aprender a enquadrar corretamente o crime, ou seja, os policiais e promotores é quem são incompetente
Infelizmente os nossos governantes não fazem nada para que essa bruta realidade seja mudada. Quando eu achava que ia mudar, a própria sociedade trás de volta um dos governos que mais priorizou bandido. Infelizmente! Lamentável.
Num país que acha que falar sobre políticas públicas sociais é coisa de comunista ou socialista tem que se estrepar mesmo. Isso é problema social sim, desigualdade social vai levar alguns para a criminalidade, a bandidagem é captada pelo crime. Não pode generalizar so que um pais com muita desigualdade social gera criminalidade. è um conjunto de políticas, desde educação, saúde, economia, etc. Não é nada separado. Só analisar a história e ver se punição ou armamento resolveu alguma coisa na sociedade. Já queimaram gente, empalamento, enforcamento, esquartejamento, e um monte de barbaridades e isso não resolve nada.
Se só a punição funcionasse, a pena de morte diminuiria incidências de crimes nos EUA. Um Estado que acredita na execução sumária como punição adequada ao infrator, legitima a barbárie e não elimina a criminalidade.
O foco agora até 01/01/2023 é inexibilidade do Lula, depois o foco é o impeachment até no máximo mês 04 e depois por fim pedir o impeachment do presidente até conseguirmos.
Fui assaltado no dia 9/12/20 2 motos, 4 vagabundos. Ameaçaram minha vida e levaram meus pertences, no mesmo dia eles foram pegos. Fiz o boletim online porque estava sem condições de ir na delegacia, no dia 10/12/20 eu chequei o site de rastreio do celular e vi que estava numa delegacia. Fui buscar o celular, o policial simplesmente não quis me devolver, que se caso eu quisesse de volta eu fosse procurar uma emissora de TV para pegar o telefone, porque eu não tinha como provar que meu celular estava lá, até que chegou um policial que estava disposto a fazer seu serviço. Nesse mesmo dia vi meu celular mas não pude pegar, tinha que depor, 11/12/20 fui depor a delegada não queria me dar o celular no mesmo dia, só poderia pegar na terça feira seguinte, depois de muito explicar a situação de que não poderia ficar sem o celular, que usava o celular para trabalhar, tinha a questão da minha vó sozinha em casa em plena pandemia, a delegada disse que iria TENTAR me liberar no mesmo dia. Cheguei na delegacia ás 13h, tinha que depor ás 14h, fiquei até ás 19h mas consegui pegar o celular depois de muito sacríficio e gastar dinheiro para resolver. AGORA A MELHOR PARTE DA HISTÓRIA, os vagabundos foram soltos no mesmo dia, nem passaram a noite na delegacia.
E assim mesmo que funciona.
resumindo, a polícia trata mal os cidadãos
É até vergonhoso comentar isso em outro país.
@@brunollopis4439 Pois é amigo, lamentável. Eu cidadão de bem, fiquei mais preso que os vagabundos. Não contei para não prolongar, mas, a delegada me disse que eles não ficaram presos pois me assaltaram com um simulacro e este não oferece riscos a terceiros.
@@pxmateus Absurdo!
A impunidade é um dos maiores problemas aqui! Um moleque aqui roubava a torto e direto polícia prendia saia porque era de menor! Aí o dono da padaria que ele roubava quase todo dia matou ele! A padaria fica aberta até meia noite e ninguém rouba mais! O dono mesmo está foragido até hoje
Vai pro Afeganistão po, lá a galera puni quem rouba
Isso tudo e culpa da ONU/direito dos manos,STF
@@diercioferreira655 não precisa ir pro Afeganistão e simplesmente aplicar leis mais rigorosas e punições rígidas pra quem comete crimes aqui no Brasil que ja ajudaria...é errado punir quem comete crime?
@@familianerdice quando parte da turma do judiciario idolatra um monte de falsos perseguidos políticos e ainda os que , num passado remoto, foram realmente vitimas de injustiça que não JUSTIFICAM eles se tornarem criminosos contumazes que fiquem impunes pelos atos errados cometidos pós injustiças sofridas. Linchamentos são exatamente JUSTIÇAMENTOS , como os famosos 'microondas" um dos quais matou Tim Lopes e CERTAMENTE muitas outras pessoas não so nos morros do RJ.
@@familianerdice Sim, aplicar leis e nao matar né
Exatamente!! O problema está nas leis e na sua execução!!!
otimo Corte . merece mais visualizaçao.
A impunidade é tão grande que um bandido que foi solto a pouco tempo será eleito para um terceiro mandato como presidente da Republica.
E digo mais: A impunidade é tão grande que um imbecil pode vir aqui fazer acusações sem apresentar provas, e nada acontece
@@mbwanamagoro6559 Condenado em 3 instancias diferentes, delação premiada de pelo menos uns 15 que diziam que ele era o lider, transações ilegais, conversas, fotos do lula nos imoveis que ele diz não ser dono, "doações" gigantescas pro instituto dele "sem motivo" etc.
Para de passar pano pra bandido.
@@mbwanamagoro6559 Resposta de usuário fake, que não mostra a cara não tem valor. Se você se deu o trabalho de me agredir, estou certo.
Mas devolveram bilhões pq ficaram com medo né ? Aiai me poupe , ou devolveram os bilhões pq a arma estava apontada ? Kk só no Brasil mesmo que um ex presidiário está para ganhar uma eleição de presidente ..
@@mbwanamagoro6559 Pra mim você usa nome falso e não mostra sua cara pelo mesmo motivo que me agrediu: É um covarde. Se você quisesse defender alguma coisa rebateria o que eu escrevi com argumentos, sua cara e nome próprio. Eu não preciso apresentar provas, a justiça já fez isso. E é por causa de muitas pessoas como você, que muita gente como eu, que votou em branco no primeiro turno, votará no Bolsonaro no segundo turno.
A impunidade é um convite ao crime
"País que não se pune, não se educa"...👍🏻.
E oque eu acho a anos, as pessoas só fazem atrocidades por que não há punição a altura, esse país passa a mão na cabeça de criminoso
Lula é o maior exemplo de impunidade. Temos que o rever a conduta do STF e reformular o STF.
Só Lulaa? Tem um miliciano aí eleito em 2018 que botou sigilo de 100 anos, e mexeu na polícia federal pra não investigar a famílicia.
O STF de hoje é reflexo de um "monopólio partidário" muito grande no legislativo/judiciário que já vem bem lá de trás.
o jeito que o STF funciona hoje não seria problema nenhum se houvesse mais pluralidade de idéias nos poderes eleitos ao invés de tanta corrupção e polarização
o cara foi acertivo nos comentários. eu entendo o raciocínio dele sob a optica de quem viveu essa realidade. acho que deve ter punição sim para as infrações mas o Brasil de hoje tem condições para punir e garantir a aplicação da punição de todos os infratores? acho que tem mais gente que quer ver a coisa dar certo do que gente querendo sacanear o sistema. mas temos estrutura? só punir adianta? pq o povo limpa e encera a casa toda semana mas a rua é outra história? um povo ético, com moral e educação tende a fazer mais escolhas certas, a não ser que ele possua traços de psicopatia
LEIS MAIS PUNITIVAS FUNCIONAM, É SÓ VOCÊ OBSERVAR PAÍSES COMO O JAPÃO, AONDE ROUBAR UMA BALA OU 1 MILHÃO, É CADEIA SENDO RÉU PRIMÁRIO OU NÃO, TENDO 8 OU 80 ANOS , SIMPLES ASSIM
Aqui não é o Japão.
@@Polemicortz Pqp, temos um xerok romes...
Se sabe qual nivel de educação no Japão ?
Tá agora Procura aí o nível de desemprego e da desigualdade social do Japão tu vai ver que é bem diferente do Brasil né .
Esse cara é mto bom. Devia ter um programa na jovem pan de seg publica
8:08 kkkk melhor fala
Podes crer 😂😂😂
O freixo discorda totalmente
Nos EUA tem estado que qualquer crime violento se pega perpétua FÁCIL!
Ali nego pensa mil vezes antes de assaltar/matar alguém.
Concordo plenamente.
E mesmo assim o índice de criminalidade é considerável.
Uma verdade é O SER HUMANO SÓ RESPEITA O QUE ELE TEME.
Uma educação baseada no medo é fraca e só gera mais insegurança e violência. Um verdadeiro ser humano evoluído e condizente com o mundo moderno, respeita o que ele ENTENDE E COMPREENDE. E ele entende de princípios e morais dignos de uma pessoa educada em 2022.
Concordo com você thiago
@@teizan_ A teoria é muito boa, mas na prática não funciona, o medo bota nego na linha sim. Hoje nego comete latrocínio e logo logo ta na rua.
@@teizan_ exato! Na Finlândia
@@samuka_smk vcs só copiam oq querem dos países desenvolvidos né
Música para os meus ouvidos. Que cara foda!
Punir funciona, sim, mas sozinho funciona? Não!
Então tem que deixar de punir? Não!
Tem que continuar punindo, mas achar outros meios pra complementar essa punição.
Problema é que vem gente defender que punir não vai mudar em nada, de fato, só punir talvez não mude, o que não quer dizer que isso tem que ser excluído.
Por isso eu consigo entender, embora não concorde, com o discurso de Bolsonaro de liberar arma pra todo mundo, bandido que for assaltar não vai ter a espectitva de ser solto no outro dia caso seja preso, ele vai ser baleado por todo mundo que tiver ao redor.
Uma das melhores entrevistas que já assisti!! Parabéns pela isenção e imparcialidade do Pimentel!!
É aquela coisa... Quem tem medo, se comporta perante a sociedade. Quem não tem medo, tem maior tolerância às punições e por isso pode ser punido com mais rigor!
Por essas penso que a questão de segurança pública passa obrigatoriamente por um bom sistema carcerário e também, claro de educação.
Os caras nem ficam preso, pra que melhorar o sistema carcerário rs
Fui à cidade da Praia, Cabo Verde, África. Conheci bairros paupérrimos, e super seguros. Está provado que a pobreza não é a causadora da violência. É a maldade das pessoas mesmo.
Vou escrever um relato longo porém 100% verídico.
Moro em Fortaleza, Em 2011 eu e minha esposa saímos pra visitar um cliente e eu não sabia o endereço, por praticidade coloquei no google maps e entreguei o celular a ela e pedir pra ela ir me guiando, a poucas quadras da casa da cliente uma dupla de moto passou bem do nosso lado e tomou o celular da mão da minha esposa e ainda deu uma balançada mostrando pra ela que ela tinha perdido, quando ela gritou e eu percebi o que tinha acontecido percebi que a dupla não estava armada, acelerei a moto e persegui os caras por mais de 5km sem ver uma viatura sequer na rua e quando os marginais viram que não iam conseguir fugir de mim jogaram o celular em um matagal e por sorte encontrei ele, mas minha raiva era tanta que mandei a patroa descer da moto e continuei perseguindo eles pra ver se encontrava uma viatura enquanto estava na cola dos vagabundos pra quem saber eles serem presos e o policial que chegou me viu e também viu os dois vagabundos e quando eu expliquei o ocorrido eles falaram ora mim "o que importa é que vocês já recuperaram o bem perdido" e foram embora.
krl, que raiva da porra, mas talvez o policial sabia que ia ser perda de tempo infelizmente, esses caras nunca vão trabalhar na vida, então ficha suja é status no mundo do crime, é foda esse país.
@@CableSix a parte ruim é que isso nos deixou super traumatizados e hoje em dia a gente tem 2 motos e andamos sempre olhando no retrovisor, checando sempre em todas as paradas e fico com aquela sensação de estar devendo algo a justiça sabe... Uma vez fui parado pela polícia por conta desse demostrar um certo nervosismo e durante a abordagem um dos policiais falou "amigão tu tá devendo algo? Fale logo por que tanto nervosismo" e eu respondi... colega eu moro um um bairro violento dentro de uma cidade violenta e não me importa se é bandido ou policial se apontar a arma pra mim do jeito que seu colega aí tá fazendo eu vou ficar nervoso, e veja bem... não tenho vícios, não tenho nenhuma tatuagem, não ando mal vestido nem nada do tipo e sei que a vestimenta não define ninguém mas a gente tenta se comportar como cidadão e as vezes acaba recebendo um tratamento totalmente diferente dos agentes da lei.
porra irmão, relato foda, esse é oque mais acontece com vitimas de roubo, quando n acontece com vc, vc acha que nunca vai acontecer, e quando acontece se fica paranoico sabendo que pode acontecer dnv e que talvez n tenha tanta sorte, nunca fui assaltado, mas sei que deixa mt trauma, fora quem perde a fica por causa de uma merda de telefone, ja vi video do cara roubando o maluco, quando ele entregou as coisas, deu um tiro na cara do maluco e o parceiro acelerou a moto, e provavelmente eles estão por ai na rua, matando sem remorso ou culpa, pq num país sem leis, a culpa é pra quem n quer cometer nada de errado e sujar a ficha por um deslize.@@italosilva4029
@@CableSix pois é, quem fica refém é o cidadão de bem... E o pior é que aqui no estado do Ceará as facções fica falando "a gente tá aqui pra proteger a população" proteger de que mano?
Quando levaram um outro celular meu consegui ver a última localização que não me deixou surpreso, estava dentro de um complexo de apartamentos que o governo "deu pra população carente" e que só entra lá quem é autorizado por facção chamada de GDE - Guardiões do Estado...
hipocrisia dms, protege a população fudendo os jovens filhos de trabalhadores de drogas, infelizmente mt gente cai no papo de que o estado é o inimigo oque é verdade, mas que os criminosos podem matar e pior.@@italosilva4029
O homem só respeita aquilo que ele teme
Nas favelas do rio de janeiro o cigarro paraguaio que vende é o famoso G (gift) sendo que a maioria das fábricas localizadas em território nacional na grande maioria das vezes não é de traficante dono de morro, geralmente é de miliciano ou de contraventores do jogo do bicho porém o gift vende em todas as favelas e bares em ruas normais o combate ao cigarro falso é praticamente nula
É ridícula a polícia prender pela 20° vez seguida em 5 anos, um cara que se pegar só um dos 20 crimes, já dariam uns 15 anos de prisão.
Num país sério (e não tou dizendo que exista algum), se maluco comentesse um crime de 20 anos de pena, ficaria 20 anos preso. Dificilmente existiria alguém com mais de 3 passagens pela cadeia por crimes com penas assim.
Na minha cidade um maluco foi preso, tava respondendo a 18 processos, eram assaltos, furtos, roubo a banco, homicídios e tava foragido, nos meses que ficou foragido matou um sargento da PM que foi o motivo da nova prisão, além claro de todas as outras.
Quando a justiça solta um bandido, ela tá dizendo pra ele que o crime compensa e tá falando para as vitimas "se fodam ai"
Eu trabalhei com segurança pública por 15 anos eu prendi o mesmo cara 3 vezes no mesmo dia! Sinceramente da vontade de fazer justiça pelas próprias mãos que é o sentimento que ele disse que a população está sentindo!
País caótico faz parte de uma engenharia social.
Isso é trabalho de DÉCADAS! Algo difícil de ser desfeito.
@@lionsking3749 eu acho que começa dentro de casa! Juventude só tem direito e não tem deveres
Verdade! Vamos punir os elementos dos atos anti democraticos, isso também é crime.
Enquanto as leis e as aplicações delas não mudarem no Brasil, infelizmente esse tipo de situação vai continuar acontecendo.
3:31 irmão, a culpa no caso do cigarro Paraguai é do Estado. Se o Estado zerar imposto no cigarro nacional o comércio de cigarro Paraguai fica inviável.
É no mínimo leviano dizer que a única maneira de extirpar o crime é a punição. Sim, a punição é necessária, mas não suficiente para acabar com o crime. São necessárias outras medidas de cunho social, porque no momento em que o cabra tiver que escolher entre furtar um arroz ou passar necessidade a chance dele escolher a primeira opção é gigantesca.
Finalmente uma opinião sensata
Crime cometido em estado de necessidade não pode ser punido. o papo aqui é sobre métodos punitivos pra bandido mesmo, gente que infringe por maldade ou pra "ganhar a vida" sem sequer tentar meios legítimos antes
Isso é 1% dos casos... Vai ver se quem tá assaltando tá passando fome... Tá é com moto, piscante da Nike e dinheiro para comprar a 9mm! Se a pessoa furtar pq tá morrendo de fome, usa a excludente de ilicitude de estado de necessidade ou qualquer coisa. Crime não é questão de desigualdade ou de miséria, mas sim uma questão de falta de moralidade. Dizer o contrário significa diz que riqueza gera comportamento moral, o que não é o caso, só olhar nosso belo congresso: ricassos e criminosos.
Não existe acabar com o crime, sempre vai existir pessoas de má índole, porém tem como diminuir esses números no mínimo 70 por cento, esse seu exemplo aí "é a minoria que rouba alimentos e já tem lei pra essas pessoas não serem encarceradas" vai muito além disso, é questão de ética, moral e certeza de impunidade.Olhe pra Brasília, olhe o senado, o supremo tribunal federal, deputados, olhe a política como um todo, essas pessoas passam fome? elas não tiveram oportunidades? Ganham livre 26 mil reais fora mordomia e porque eles roubam? É pq precisam? Não. Roubam pq não tem ética nem moral, e sabe que qualquer desvio de dinheiro não vão investigar, e se por acaso de uma merda É só comprar o judiciário. Então esse papo seu é balela...
É suficiente sim, vai na Coreia do Norte e diz que o ditador é feio pra tu ver o que acontece. O Americano foi fazer graça roubando um cartaz com a foto do pai do ditador falecido num andar secreto, sofreu todo tipo de tortura e foi entregue 1 ano depois aos EUA só pra ser enterrado mesmo porque ele morreu.. Me fala se alguém tem coragem de desobedecer as regras lá? DUVIDO!! Punição dura acaba com bandidagem SIM e claro que educação, emprego, fomentar o empreendedorismo e afins ajudam muito. Mas a pena dura é necessária SIM porque quem tem desvio de caráter sempre vai querer sempre mais.
E só se basear no exército , lá a punição e por barba , horário , indisciplina, fardamento . Quando o comandante tem a mão leve , baixa o padrão da tropa visivelmente , mão pesada nego eleva o padrão . Essa elevação do bom comportamento e causada via punição .
A impunidade no Brasil é vergonhoso.
A polícia vai pra guerra, muitas vezes sem saber o retorno para casa. O vagabundo bandido já está em casa.
Grandes barões do crime organizado estão soltos livres.
O que esperar da justiça ⚖️.
Brasil tem a terceira maior população carceraria do mundo. Ou seja, aqui se prende bastante.
@@hugoiania Bem menos do que deveria, dado ao número de delitos cometidos que se deve justamente a sensação de impunidade
Faça a prisão deixar de ser ociosa. Ser privado de liberdade para alguns é punição, pra outros talvez seja o trabalho. Pro cara ficar recluso e voltar a prisão me faz questionar se a reclusão é tão ruim assim. E digo isso considerando que não há um trabalho de inclusão social forte que desestimular o cara voltar para o crime uma vez que após anos preso, sem estudos e sem ofício algum muitos justifiquem que sobra apenas o retorno ao crime.
Adorei esse entrevista!!! Valeu Pimentel!!!
É tudo uma questão de custo x benefício, ou no caso, risco x benefício.. Se o risco de dar merda é baixo, então vale a pena cometer os crimes, pois, na grande maioria das vezes não acontece nada e quando acontece a punição é leve... Isso TODOS já fizeram alguma vez na vida, como por exemplo andar acima da velocidade permitida da via.. A chance de dar merda é relativamente pequena. Agora enche de radar e mete multa de R$1000,00 pra ver se alguém anda acima da velocidade permitida. O problema é que alguns tomam a liberdade como brecha do sistema pra se beneficiar ilicitamente...
Bom exemplo que você deu, mas o problema de andar acima da velocidade máxima permitida, é que muitas vezes essa velocidade máxima é muito baixa. Aqui em São Paulo está cheio de radar e em muitos lugares a velocidade máxima permitida é de somente 40 km/h, não é nada, um descuido e já era. Acho que deixam o limite tão baixo para multar mesmo e arrecadar com as multas e nem tanto por segurança da via.
Ele é foda demais !
A punição funciona as vezes!
Trabalhei em uma associação que trab. no tratamento com dependentes químicos e qdo me desliguei tinha um interno com mais de 15 internações.
Da mesma forma conheço quem já foi preso mais de uma vez e continua.
No Brasil funciona quando: O cidadão preso com um fuzil que mata policiais, mas é solto em audiência de custódia, mas onde um casal de pichador vai para o presídio por crime ambiental, quando assumirmos a inversão de valores para dar voz que o crime compensa. Os heróis temporários sim são os humilhados no tempo.
A grande questão é, TEM QUE TER PUNIÇÃO PRA TODOS, não só pra pobre.
Martha Rocha teve boa votação na prefeitura do Rio em 2020, inclusive.
Vim do futuro para falar. NO BRASIL O CRIME COMPENSA!
Lewandowski legislando e a galera ainda cumpre uma lei feita por um togado. 👏🏻👏🏻
Antes da audiência de custódia, uma pessoa poderia ficar 1 ano presa e na 1a audiência constatar que era inocente. Tirou 1 ano da vida de uma pessoa que não cometeu crime.
O problema é esse, punição! Tem q ficar preso 10 anos, fica 10, hj é muito cômodo o cara matar ficar 4/5 anos e sair...
E colocam a culpa na polícia. A polícia faz bem o seu trabalho, o problema são as leis que protegem bandidos e fodem gente de bem. Eu Mato alguém, se tiver bom comportamento cumpro 1/5 da pena…..
Boa! Só ouvi verdades!!!
...sempre pensei assim tbm, e em outros casos "leves"...calculem multas, mexer no bolso tbm resolve !
O problema sempre é a justiça. O Brasil só muda mudando a justiça URGENTE. juiz faz o que quer.
E bom ouvir o Pimentel...cara sabe o que fala
um cara desse que tinha que virar ministro da defesa
Esse cara não é um caveira, ele é um ator d Globo.
Todo meu respeito à esse Pimentel.
Na minha opinião não precisa mudar o código penal, simplesmente é só tirar todos os benefícios, cumprir a pena integralmente, proibir visita íntima, proibir saidinhas, prisão em 1° instância.
Não vai adiantar, pois o STF já julgou inconstitucional cumprir integralmente a pena, vide HC 82.959/SP e Súmula Vinculante nº 26, do STF. O negócio é mudar a CF, entretanto, não vai mudar tão cedo porque ali no Congresso Nacional só tem bandido, e nós somos culpados por isso de colocar criminosos que indicam bandidos em altos cargos.
@@jorgealencar10 infelizmente.
Esse é o mal de todo policial militar (PM), é coibir ou impedir a ação da civilidade revoltada. Aí que se pedem em defender meliante.
Levandoswisk, so tirou o serviço dos advogados e transferiu para os Juízes. Apenas isso. Onde já se viu uma resolução valer mais que a CF.
Mesmo que não funcionasse, vai deixar todo mundo fazer o que dá na cabeça? Então vamos voltar pra éra das cavernas. O problema da punição é que, muitas vezes ela não está compatível com o delito ou crime cometido. Dizer que tem ordem e não ter punição para os que ultrapassam limites, é chover no molhado. Até dentro de organizações criminosas tem ordem e punição severa pra quem não seque a disciplina imposta. O estado deixa muito a desejar. Muito bom video, um abraço
Fui assaltado em Sao Gonçalo ,no ano passado,num domingo de manhã,ja se passaram 6 meses,e ate hoje nada,,e era uma rua cheia de cameras,não adiantou nada,ate hoje não fui chamado. Atendimento via abrir chamado online não funiciona, e não tem ninguem que queira melhorar a estrutura de atendimento das delegacias,so funciona quando o caso vai parar na televisão.
Esse argumento é parcialmente verdadeiro. Eh óbvio que a expectativa de punição inibe em parte o crime, contudo o que dizer do traficante que enfrenta as forças policiais mais bem armadas e bem treinadas do RJ pra manter o controle da boca? Esse cara tem medo da punição se ele ta disposto a tomar tiro e morrer? Tem uma questão de poder econômico e status social no meio criminoso e no convivio da comunidade que não ta sendo considerada. Penso que o X da questão é fazer com que o tráfico se torne menos lucrativo e menos atraente (o problema do RJ eh mais serio que o caça niquel e a estátua, nesses 2 casos a punição mais severa funciona melhor) e isso nao se consegue invadindo morros, colocando vidas policiais e de pessoas inocentes em risco. Essa questão tem que ser enfrentada com muito mais inteligência do que vem sendo mas o assunto vai pra midia e eh debatido pelo Bolsonaro, Silas Malafaia, Lula e Inri Cristo no Cidade Alerta com o Datena e o governador, parte do sistema, diz que vai resolver colocando um drone armado pra enfrentar os comunistas... aí eh foda, né filho...
Não sou jurista, mas estudo direito por ser servidor público. Na minha opinião, com o processo penal que temos hoje, o Brasil não vai ser um país seguro nunca! O direito penal brasileiro é bom, mas o processual penal é horrível!
A certeza da punição gera dissuasão e a inibição de novos crimes sejam cometidos. Brasil o país que necessita apanhar na saída.
Entrevista top 👏👏👏👏💀
EM ,TUDO DAS GLÓRIA DEUS.DEUS TEM TEM PROPÓSITO PARA tudo .LE GAL
Crime não pode ter relação com desigualdade, pois entre 2003 a 2016 a pobreza acabou no Brasil e o número de homicídios passou de 60 mil.
Pimentel é fantástico!
Bom saber que até nisso nós paulistas ajudamos essa cidade tentar funcionar! 😂😂
Olhem o nível dos ministros do STF que nós temos!
O Pimentel emprega muito bem o "Vai tomar no Cú" !!!
Será mesmo que existisse educação pública de qualidade, oportunidade de emprego com salário justo, infra-estrutura urbana com transporte decente teríamos crime organizado? Então é o caso de se perguntar: por que os países onde o Estado de Bem Estar Social está em vigor tem indices de violência e criminalidade proximos de ZERO? Até concordo que a impunidade no país é elevada. Mas se cadeia e porrada resolvesse nós ja teriamos nossos problemas de segurança há muito tempo. Temos cadeias de sobra e escolas de menos. E essas cadeias, que nada mais são que deposito de pessoas que se perderam, funcionam apenas como verdadeiras universidades do crime e pós-graduação para as facções criminosas...
Esse rodrigo é muito inteligente
Concordo com tudo que ele disse excelente
Ninguém quer morrer mas todo mundo quer ir para o céu, não é? Se não quer presenciar o inferno na vida basta cumprir o que é estabelecido como legal para se conviver em sociedade. O resto é demagogia barata. Simples assim.
Esse policial sabe muito de segurança pública, agora sobre audiência de custodia temos que considerar que a superlotação na cadeia levou o Brasil a ser denunciado na corte interamericana de direitos humanos, daí a decisão do CNJ. A questão é que o sistema prisional está falido, não tem investimento etc. infelizmente não tem lugar para empilhar pobres na cadeias desse país, aí acontece esse sai sai em audiência de custódia, o juíz é pressionado pelo secretário, o secretário pelo prefeito, e o prefeito município, e ninguém faz nada!!
Acho que a segurança pública tem muitos problemas, não acho que seja a desigualdade social que gera violência, até porque 99% das pessoas em uma comunidade são honestas e muito trabalhadoras, para mim o que traz violência é a falta de perspectiva de vida, morei durante anos no Rio e estudei em escola do município. Posso dizer com toda certeza, a educação não é levada a sério, falta água na escola, a infraestrutura geralmente tá caindo aos pedaços, não há uma formação contínua dos profissionais da educação para integrar os jovens e os professores à novas maneiras de ensinar, aprender e trazer a tecnologia para a sala de aula. Não tem um acompanhamento profissional para identificar talentos ou ajudar os alunos até chegarem ao percurso universitário ou ensino técnico para os que querem já se inserir no mercado de trabalho formal sem ter que passar por universidade. O jovem da periferia cresce com os pais trabalhando muito e mesmo assim não consegue morar melhor, comer à própria vontade, viajar e etc. Mas ao lado tem o tráfico, dinheiro fácil que faz qualquer jovem sonhar com um cordão de ouro, Iphone e bens de consumo, a culpa não é do jovem por sentir esses desejos, mas ele olha ao seu entorno e não vê saída pra vida miserável que leva. Também não concordo que seja só a educação que deveria fazer esse papel, até porque mesmo as pessoas com diploma universitário encontram dificuldades entrar no mercado de trabalho, mas a falta de oportunidade e pequena mobilidade social, na minha visão tem muita culpa.
Esse carioca EX CAP Rodrigo Pimentel muito inteligente se louco
O proplema é as leis tem que ser mudadas.
Eu fico vendo o povo falando , quem faz a lei neste país? Deputado federal e porque não vamos em cima deles?
Lei não existe o que existe é opinião pessoal de político... e opinião pessoal de político não pode ser encarado como lei... quando o brasileiro tiver além da vergonha na cara e consciência destes fatos o país começará a mudar
Um cara desse tem que trabalhar na secretária de segurança
Concordo que punição funciona.mas tem que vi junto com escola de tempo integral em todas as favelas e polícia 24hpor dia. Polícia amiga do cidadão e respeitadora da lei
🇧🇷👊🏽💪🏽🪖SOS TODOS COMANDOS MILITARES ART 142CF👉🏾PRISÕES D MINISTROS Q SOLTAM BANDIDOS PROÍBEM FISCALIZAÇÕES D CÓDIGOS FONTES COMPILADOS E BIBLIOTECAS PICTOGRAFADAS E SEUS LOGUES 🪖👊🏽💪🏽🇧🇷
Desigualdade e desemprego não gera violência pública não nada imagina 😂😂😂😂😂😂
Pegar um recorte de uma cidade, onde claramente ele sabe o motivo de não haver assalto na região e generalizar para o todo afirmando categoricamente que "desigualdade social não gera violência" é um erro lógico crasso da introdução à lógica.
A punição funciona para aqueles que não estão no esquema grande. O dono do butiquim não pode ganhar com jogo de azar, mas os cassinos clandestinos podem, pois estão metidos em esquema forte.
O que causa crime é a percepção de impunidade. Crime é um calculo matematico, todo criminoso faz um calculo na cabeça dele antes de cometer um crime: "vale a pena? o ganho é muito maior que o risco?", é quase um jogo de azar, se o risco de punição é muito baixo, o crime vai acontecer. Se uma população entende que "não da nada roubar celular", o numero de roubos e assaltos de celular vai aumentar.
É bem isso, teve criminoso sendo solto em custódia portando QUINZE QUILOS de crack!
Imagina o nível de estresse desse caraa, ossada né
Se punir funcionasse nos EUA onde vários estados tem pena capital e prisão perpétua não seria o lugar do mundo onde tem mais serial killers, tráfico em abundancia, terrorismo interno e tudo mais... o sujeito que faz esse juízo de valor entre o ato ilícito e a pena é o sujeito médio, que de fato tem medo de ser preso, o bandido contumaz pouco se importa com isso, as vezes até pelo contrário, vai pra cadeia e fica tranquilo porque tem comida, tem futebol, maconha, faz novas amizades, quase uma colônia de férias... Pra mim o grande ponto é diminuir as desiguales sociais, criar um estado de bem estar social para todos, dar oportunidade de emprego e renda, educação e cultura, aí depois o Estado vem com punição pra quem realmente tem desvio de caráter e pratica crimes.
Punição seguido de multas sempre resolve, mexeu no bolso também, começam a pensar se vale a pena ficar fazendo coisas erradas.
Enquanto tiver demanda haverá oferta, não adianta o estado reprimir a demanda pois ela sempre escorregará para o mercado negro. Pergunta para o traficante se ele é a favor da legalizacao, nenhum deles é, pois a a bariam com seu monopólio.
Pra quem fala que as drogas acabam com as familias, isso é verdade, porém é responsabilidade da família educar e criar os filhos para ficarem linge das drogas, o erro está em terceirizar essa responsabilidade ao estado
Esse cara tinha que ser governador do RJ.
Policial não tem que fazer julgamento de certo e errado. O trabalho dele é aplicar a lei, não importa se o legal é imoral, quem determina é o burocrata.
Quanto a julgar o fumador de maconha e argumentar algo relacionado ao crime organizado é a maior hipocrisia que alguém que representa o estado pode dizer. O crime organizado é o instrumento social que mais valida e justifica o trabalho policial, sem o tráfico, com a excessão de crimes violentos a existência de uma polícia é pautada no conceito de repressão social, já era assim em roma e neste aspecto nada mudou.
Alguém que planta maconha e consome o que plantou é tratado com muito mais rigor do que um traficante armado em posse de tolenadas de presado traficado por uma facção crininosa.
Burocratas flertam com as facções.
O maior exemplo de tudo isso são os EUA, onde as leis funcionam e o bandido vai preso e fica preso. Onde as multas são caras e os policiais tem o respaldo do governo.
Muito top essa entrevista
Coitado do meu Irajá kkkkkk
Pelo jeito que ele falou não parece que nossas leis causam a impunidade. Parece que as autoridades policiais é que precisam aprender a enquadrar corretamente o crime, ou seja, os policiais e promotores é quem são incompetente
Muito boa reflexão
A sociedade só anda na base do medo.
Infelizmente os nossos governantes não fazem nada para que essa bruta realidade seja mudada. Quando eu achava que ia mudar, a própria sociedade trás de volta um dos governos que mais priorizou bandido. Infelizmente! Lamentável.
Num país que acha que falar sobre políticas públicas sociais é coisa de comunista ou socialista tem que se estrepar mesmo. Isso é problema social sim, desigualdade social vai levar alguns para a criminalidade, a bandidagem é captada pelo crime. Não pode generalizar so que um pais com muita desigualdade social gera criminalidade. è um conjunto de políticas, desde educação, saúde, economia, etc. Não é nada separado. Só analisar a história e ver se punição ou armamento resolveu alguma coisa na sociedade. Já queimaram gente, empalamento, enforcamento, esquartejamento, e um monte de barbaridades e isso não resolve nada.
um sonho ?
Resposta: ser polícia
Desistiu?
Reposta: Sim
motivo?
Resposta: a impunidade que assola a nação
Vira promotor então
Ou qualquer outro cargo que integra os 3 poderes
Quais são os principios ideológicos que norteiam a justiça brasileira ?
tem que ser um público muito razoável pra consumir esse discurso, que não se fundamenta em fatos, no ordenamento jurídico nem em números reais.
Se só a punição funcionasse, a pena de morte diminuiria incidências de crimes nos EUA. Um Estado que acredita na execução sumária como punição adequada ao infrator, legitima a barbárie e não elimina a criminalidade.
O foco agora até 01/01/2023 é inexibilidade do Lula, depois o foco é o impeachment até no máximo mês 04 e depois por fim pedir o impeachment do presidente até conseguirmos.