Anime japonês sobrepôs as animações ocidentais em popularidade justamente pelo ponto que você levantou, eles tomam a liberdade de abordar qualquer tema de forma lúdica, que é justamente a vantagem que obras de animações possuem sobre obras live action. É contar o que você quiser, do jeito que você quiser. No ocidente, fomos pro lado de deixar animações cada vez mais engessadas, se preocupando demais em trabalhar e fazer paralelo com realismo, esquecendo completamente as vantagens criativas que você pode entregar no momento que se propõe a fazer uma animação. Por exemplo trocar completamente o estilo artístico do fundo, igual Gatos de Botas 2 faz do nada, e que maravilhosamente funciona. A sorte que é perceberam isso após Aranhaverso. Arcane por exemplo tem um monte de técnica exclusivamente usada em animações. São desenhos sendo desenhos.
Eu acho que uma abordagem mais fiel seria dizer que o ocidente e oriente tem preocupações diferentes sobre o que não se pode fazer piada, e o que se pode. Por exemplo uma piada de incesto aqui no Brasil talvez seja levada de forma mais tranquila do que nos EUA ou até no próprio Japão (por mais irônico que isso possa parecer)
Eu concordo em partes, tem uma gama de similaridades e diferenças que percorrem as animações desses paises. A minha preferência pelos animes é muito mais estética e de apresentação cultural pela visão deles, que essa logica do lúdico vs real.
@@SonnyMat16 Tudo, a diferença do Gatos de Botas 1 pro Gatos de Botas 2 é justamente que no 2 eles se dão conta que estão fazendo uma animação. Eles não precisam se prender a único estilo artístico, eles podem brincar, trocar o fundo parcial do cenário, usar balões de diálogo, diminuir o frame de objetos isolados, meter textura que lembra giz de cera, usar jogo de camera na maior liberdade possível, dando zoom ou usando perspectiva em primeira pessoa a hora que quiserem e por aí vai. São coisas que você não consegue fazer em live action toda hora, justamente por serem live action, é tudo mais dificil e custoso de fazer, o fator humano em tela deixa tudo engessado. Tanto que se você pegar John Wick 4, aquela câmera de cima chamou atenção justamente porque não se vê muito em filme. Em animação você conseguiria fazer igual sem problema algum, em animação a criatividade não se limita, tanto do que contar e como contar.
@@lZandatsu bacana, as pessoas podem fazer isso, assim como não precisam fazer se quiserem, tudo depende do foco, se o foco é mostrar algo bonito que te chama atenção pela aparência trabalhar o visual será o foco, se o foco e contar uma história, os diálogos, a narrativa é o foco, se o objetivo é causar algum sentimento, vc trabalho como vai fazer isso, dizer que um filme podia trabalhar mais coisas que não são o foco real deles, é mesma coisa que cagar regra pra arte alheia (óbvio que estou desconsiderando a parte da arte como produto que só fode ainda mais os conceitos de expressão da arte)
Dandadan é bizarramente imoral, mas ele trabalha essa imoralidade como nenhuma outra obra nos ultimos tempos. Eu li manga esperando apenas a bizarrice, mas fui surpreendida com a MATURIDADE e SERIEDADE que a obra trabalha assuntos pesadissimos como abuso sexual, pobreza, fome, as consequências de jovens irem presos muito novos, marginalização de adolescentes e o que os leva a certos caminhos... etc. A obra sabe dosar muito bem seus temas e climas. Uma hora estamos vendo a piadinha sobre aliens quererem as bolas do protagonista (que nem é tao piada assim... é o plot central da obra) na outra estamos vendo um capítulo inteiro sobre o sofrimento e a decadencia gradual de uma mãe solteira que começa a se prostutir pra conseguir criar sua única filha mas acaba perdendo TUDO em sua vida. E toda essa cena ocorre sem uma UNICA linha de dialogo. É tudo contado sem uma unica palavra e você sente cada gota, cada lagrima que ela derrama apenas pelo traço do artista e todo o respeito que ele tem por essa personagem. Dandadan é bizarro, mas ele faz o que as produções ocidentais se esquecem de fazer. Ser natural. Eu absolutamente odeio essa cultura do politicamente correto, porque ela LIMITA os artistas a realmente fazerem obras profundas e interessantes. Todas as obras sao sempre o mais do mesmo ja que todas precisam seguir a mesma cartilha com os mesmos elementos e representatividade. Ja obras como Dandadan, nao. Ela fala sobre alien, espirito, kaiju, mete até batalha de robo gigante no meio e o cacete a quatro. Mas ao mesmo tempo, ele sabe dosar isso e ficar SERIO e emotivo quando precisa. Mas é aquilo, QUANDO PRECISA. O autor nao enfiou um personagem marginalizado e ex-presidiario na obra e contou seu passado pra cumprir uma cartilha, mas sim porque ele como ARTISTA se sentiu inspirado a passar uma mensagem através daquele tema. Ele fez por VONTADE, não por demanda ou obrigação. E esse é meu maior problema com produções ocidentais hoje, elas estão perdendo a alma pra essa normalização, tudo está ficando igual, mais do mesmo e sem sal pois tudo é ofensivo ou da gatilho em alguém.
Essa é a palavra, natural, irônico como uma historia com aliens e fantasmas conseguem construir um universo bem mais "real" justamente por abordar temas que no ocidente é abordado dessa forma mais café com leite pra não ofender as pessoas mais sensíveis.
Acho que o que afeta as obras vai muito além do politicamente correto, principalmente nessas histórias em quadrinhos orientais onde tanto os autores quanto o público nunca de verdade se importaram com isso, mas mesmo assim, coisas como Dandadan são raras. O que realmente limita essas obras é justamente o público analfabeto funcional que sempre pede a mesma coisa: um gibizinho pra ficar passando as páginas com o cérebro desligado, podendo ser comparado ao problema que você pontuou da grande máquina de produção hollywoodiana "perder a alma" (essa alma nunca existiu, o mesmo para as grandes editoras e estúdios japoneses kk). Quando você pega pra ler um Dandadan da vida, a última coisa que você espera era um romance para meninas dramalhão tragicômico num mangá shonen para adolescentes com o cérebro liso. Por isso, acho o autor muito corajoso, não por abordar esses tipos de temas que foram citados, mas por vendê-los para uma audiência insensível e leiga. Eu li o mangá em sites piratas, e por exemplo, na sessão de comentários do capítulo sobre a mãe que perde as filhas, sempre há apenas o chorume de cabacinhos que não entenderam uma vírgula do que leram.
@@cauavictor698 Voce fala num tom prepotente como se entendesse a industria japonesa, mas so mostrou que nao entende porra nenhuma. Obra da jump ter romance é a coisa MAIS COMUM do mundo. Era óbvio que dandadan iria ser romance desde o capítulo 1! E outra, diversas obras japonesas abordam diversos temas e assuntos, mas eles não se obrigam a nada. As demografias yuri e yaoi já existem há DECADAS, abordando relacionamentos homoafetivos há DECADAS e nunca incomodou ninguém. A grande diferença de um relacionamento em um yaoi pra um relacionamento homoafetivo numa produção ocidental? naturalidade. A industria ocidental hoje ta empurrando essa cartilha goela abaixo de todo mundo e fica OBVIO, fica tão óbvio que incomoda. Já num yaoi ou yuri as personagens serem homossexuais é apenas um detalhe que faz parte da historia, não é o ponto central EM SI, apesar de sim ser gerador de conflito, o ponto central é muito mais sobre desenvolvimento de uma relação no geral. Voce dizer que a industria japonesa não tem alma é uma PIADA de mal gosto, em uma indústria onde temos estudios como o Shaft, Ufotable e Trigger que TOMAM PREJUIZO em suas obras, as vezes beiram a falência apenas para entregar obras com a maxima qualidade. O shaft inclusive FALIU depois de finalizar a serie monogatari. Sim a industria hoje em dia está muito pior, mas isso nao é devido a "falta de alma" e sim por saturação do mercado das light novels e mangás que foi inundado pela febre do tensei e isekai e basicamente estamos vivendo hoje o periodo de pegar essa obras, adaptar elas porquê é o que tem pra adaptar e assim ir limpando o mercado pra abrir espaço pra novas obras. Enfim, antes de comentar um monte de asneira sobre uma industria que você não deve ter acompanhado nem 100 obras dela, pare e pense direito.
Linckzao, eu entendo sua crítica a sexualização de DandaDan, porém se eu puder destacar o cerne da obra toda, o conceito que guia a obra é o Que a sociedade quer dos adolescentes. Querem sua libido pra se empoderar e seu corpo pra se perpetuar e apenas através da expressão da própria, os adolescentes podem se rebelar. O Manga tem sacadas geniais sobre tradição e como ela se encaixa na sua vida, e como o estranho te domina, mas são as maldades comuns que te destroem.
Aonde ?? Kkk tu nunca viu Ecchi mesmo, esse tá Mill vezes mais leve, e é perceptível que o propósito da cena não é sexual(tirando o anime, realmente os ângulos não foram bons)Além de que se for por um lado o protagonista e um outro secundário também vão estar em situações assim,mas é mais colocado de uma forma cômica@@m_arxesini935
@@m_arxesini935 Man eu posso tá enganado, mas no mangá n tem Ecchi n, tem mais no anime msm, inclusive eu vi doente postando uma cena da momo no chão onde no mangá ela tá normal e no anime ela tá hipersexualiza com o comentário "vejam o anime, o manga está mal adaptado" VTNC fiquei com ódio desses doentes
Vale ressaltar que essa "piada" do primeiro episódio traz uma revira-volta muito foda no quarto episódio, ao ponto de vc entender pq o primeiro episódio precisou ser da forma que foi
Dandadan passa uma sensação que faz mais de 10 anos que eu não via no público, e a última vez foi com o ótimo Kill La Kill, que é um anime igualmente surtado e cheio de personagem com pouca roupa, mas que fala de muita coisa maneira como amadurecimento, consumo, combate ao fascismo, e passa muito a sensacao de que tem certas narrativas que só o anime pode fazer. E acho que tem relação com essa ausência de moral, é meio como um mundo onde tudo é possível, onde não existe uma censura que parte da própria indústria. Parece que o público ocidental anseia por isso, as obras do ocidente tão todas moralistas, sem tesão algum. Por isso animes com alto grau de subversão furam a bolha
O Cara pra consegui fazer de uma situação dessa algo que arranque a risada de não só uma pessoa mas de milhares tem quer bom demais, isso é um mérito que o autor tem realmente e é impressionante. Ps: e isso também mostra como técnicas e toda a estrutura em todos os sentidos em uma obra conseguem mexer com a mente e domina totalmente o que voce vai senti, acho esse ponto da arte um bagulho muito doido.
caralho mermão, eu vou ler o primeiro capítulo de novo. não é possível que tem gente falando que se incomodou com aquela cena (que era pra incomodar e gerar uma tensão pra continuar lendo o mangá), e que achou que fizeram piada em cima da cena. a única piada que eu vejo é que os aliens não sabem o que é precioso ou não para os humanos, destruindo os pertences e quase "traumatizando" a pobre Momo, justamente pois perderam os sentimentos como fora abordado ainda no mesmo capítulo.
Na minha opinião o mangá tratou essa cena como algo bizarro/desconfortavel por causa da arte dele, ja no anime teve um tom comico mais acentuado (principalmente com a dublagem). Mas eu não vejo problema algum tratar temas mais polemicos e sensível com comédia, tem literalmente uma área da comédia (que tbm é arte) que trata do humor mórbido que é o humor noar ou humor negro esse humor é usado mtas vezes para criticar algo de forma mais explícita e tbm aliviar alguma situação extrema, por exemplo tem um livro que fala sobre as piadas que eram contadas nos campos de concentração, os prisioneiros literalmente contavam várias piadas sobre o H1TL3R como uma forma de aliviar a dor que eles sofriam. Edit: o manga tbm trata essa cena com um tom de comédia mas o desconfortavel e o absurdo tem u espaço maior.
@O_Fisikomunista cara se der veja o primeiro episódio. Eu vi o anime e depois fui ver no manga, no anime tem um tom de absurdismo, ele estica a cena da Momo conversando com o Ken toda tranquila, música fofa ao fundo mas os cortes da fotografia do anime põem um clima de tensão do melhor filme de terror por aí. Aí quando inverte pra cena da abdução eles fazem isso de novo, a direção da fotografia e a direção musical tem essa dissonância bizarra. No manga, realmente você mesmo que imputa de você o tom da cena, por isso que talvez você não tenha achado cômico. Mas o anime faz isso intencionalmente, mas não sei se é pra trazer leveza não. Science Saru (o estúdio) em Devilman Crybaby usa muito visual que fala A mas na verdade querem te fazer sentir ß
Também não entendi a polêmica, humanos fazem isso com animais então faz sentido uma espécie mais evoluida fazer isso com a gente. É tipo em formigas chimera quando o Meruem diz "você já poupou uma vaca ou um porco que implorava pela vida?"
Então informaram errado aí pq eu até discuti com um cara que não é normal vc gerar uma comédia com uma cena de estupro assim como n é normal gerar prazer com acima de estupro, eu já vi vários autores querendo gerar tensão e sentimento de ódio em tentativas de estupro tipo sao mas eu só não gosto que a personagem principal tenha que passar por isso, pois é bem humilhante e nojento já que é a protagonista, sendo que dava para fazer essa mesma cena com personagens secundários sem tanta importância.
@@guilhermeteodosio40 agora vc querer comparar a gente com animal já é demais né meu parceiro, basicamente vc tá querendo colocar os humanos no mesmo nível de animal e não tem nada a ver isso daí, por que se for pela lógica evolutiva os alienígenas tbm são animais então tbm já não faz sentido e só fez parecer ainda pior que tu disse
essa selvageria e amoralidade japonesa sempre foi o charme dela pra sua cultura pop em contraposição ao ocidente (ops, Estados Unidos) que vive ondas de caretice ao longo das décadas
Fizeram tanta m**** mas tanta m****, que agora tão tentando mascarar seu passado sombrio e totalmente condenável, fingindo que se importam com montão de causas, sendo que é só para ganhar dinheiro e arrumar o mínimo de problema possível.
@@karinarj5154eu não vi ngm achando graça de abuso em dandadan, o plot de aliens abusando de seres humanos é normal (sonda anal, etc). talvez a parte mais piada seja o furto das bolas do okarun e ainda assim a piada é que a situação em si é constrangedora
A liberdade dos animes em abordar qualquer conteúdo é a chave do seu sucesso. A divergência é que lá eles definem bem o seu público enquanto no ocidente empurram para todos. Tudo bem escrito é aceito, não atoa que as mulheres abraçaram essa obra (e muitas outras) que as objetificam, assim como os nerdolas que não se incomodaram com uma fala feminista da protagonista...
Imagina um mundo em que a arte não pode usar nenhum tema que minimamente seja sensível a um grupo. É querer sentenciar todo tema desse tipo a uma prisão onde só há a problemática em questão, o anonimato e a triateza.
Cara entendo seu pensamento porque eu sou o tipo de pessoa que odeio ecchi desnecessário em obra. Mas como você disse, você só viu um episódio, se prosseguir com a obra vai perceber que o contexto dela é totalmente diferente do que vc viu no primeiro ep. É bizarro o começo? sim, mas depois melhora muitoooooooo. Parece outra obra, e eu n falo "depois" como se precisasse ver 1000 eps, se tu ver o segundo já vê que a dinâmica do anime muda. Sucesso pra você e espero que continue acompanhando a obra!
Eu gostei do como o anime em alguns momentos mascarou diversas cenas ULTRA aterrorizantes com um humor e cores vibrantes, tu para pra analisar a situação deles e vc começa a perceber o quão horrível é a situação deles
Existem diversas obras obras ocidentais que são "adultonas" que li na falecida HQ Dragon e eram bem conhecidas como Crossed (essa não tem limites), Outcast, Sangue Real, Sweet Tooth e Saga por exemplo, temas como violência (da sutil ao gore) abuso sexual (de diferentes sexos e idades, inclusive infantil), nihilismo, depressão, autoritarismo, fanatismo religioso, suicídio e etc, a maioria bem explícito, porém além do fator de choque o que pra mim funciona mas não me prende a história dessas obras são muito boas, diferentes temas e gêneros. A minha favorita do Crossed é a da família, porém a mais chocante pois envolve fanatismo religioso como mencionei antes, além de abuso infantil e incesto, então tá avisado. Mantenham a saúde mental 🙂
O que é mais bizarro pra mim é que o Joker é um personagem de quadrinhos, o que seria um equivalente ocidental do que é o anime, aí ao invés de traduzir a obra em animação onde os limites da realidade podem ser quebrados de toda maneira possivel, sendo limitado apenas pela imaginação do artista, mas como Hollywood vê animação como algo infantil e uma arte menor, eles se recusam a fazer e ficam lutando contra a limitação que tem o senso de descrença que vem com usar atores humanos. Tipo, não to dizendo que não dá pra fazer, a gente viu ser feito de maneira muito legal na última década, mas ele tem suas limitações que não existem na animação. Eu sou escritor literário e fazem uns 5 anos que eu comecei a ver animes e uns 2 que comecei a ler manga, tipo, ver o Thanos jogar uma lua no homem de ferro é muito legal, mas a vibe o garoto saiu de dentro do celular carregando consigo a maldição da velha que queria sua banana começou a arrancar as bananas dos aliens fantasiados de humanos de cabeça grande que estão atrás de bananas para perpertuar a capacidade de sentir emoções na sua espécie que se reproduz por meio dá clonagem é algo que tu só vê numa animação ou num quadrinho. Tentar fazer isso com ator real seria um pesadelo.
Não sei de onde tirou isso mas não tem nada a ver. A pipoca que é popular por ser um lanche barato, por isso é comum em vários lugares como teatro, circo, zoológico, parques em geral...
Adoro os vídeos do Linck, mas a sensação que eu tenho ao comentário dele sobre Dandadan é que, no fundo no fundo, ele não curte nada esse tipo de "amoralidade" que Dandadan propõem. O que parece ser algo que tem a ver, hoje, com uma certa "adequação moral" que os progressistas tem hoje com alguns temas e que me lembra muito o que os conservadores faziam décadas atrás quando tinham uma certa hegemonia do poder econômico e mesmo midiático.
Ou seja pegaram a dinâmica de Mulder e Scully, toda vez que envolvia algo de fé ou milagre Mulder jogava areia na Scully dizendo que era cientificamente explicável, mas quando se tratava de aliens...
O cara mete o ferro nas cenas do anime e dps fala que é muito bom kkkkk Sinceramente, abordar uma cena dessa, de uma forma inusitada, é uma das mágicas desse desenho. Fugir do convencional, da mesmice, do que é esperado, mostrar algo por uma perspectiva inusitada, é uma maneira de se criar um bom entretenimento. Por mais que se faça a crítica às cenas mais pesadas do desenho, é interessante perceber que esse tipo de conteúdo é abordado dsd os primórdios pela indústria do entretenimento, msm que de outras formas. O autor de Dandadan conseguiu criar uma atmosfera leve para algo tão pesado e nos fazer rir horrores enquanto torciamos por algo que impedisse a brutalidade (ainda bem que o ken apareceu). Não consigo ver nada de errado aí.
Na vd no manga essa cena e mto desconfortavel porcausa de como o autor desenha os alienígenas mas ainda tem um lado cômico voltado para a comedia absurda.
Cara, eu concordo e discordo com você kkkk.... Eu não acho que Dandadan vai por um caminho imoral, porque por mais que ele toque em assuntos delicados e polêmicos, em nenhum momento ele romantiza ou apoia o 3stupr0, na verdade ele deixa bem claro que aquilo é terrível e feito pelos vilões que deviam ser combatidos. Assim como a velha turbo, que estava querendo a banana do menino e isso também é mostrado como algo vilanesco. Então, apesar das piadas obscenas de quinta série, ele não defende imoralidades
Achei interessante como voce ressalta que so por causa da arte ser amoral não significa que esta salva de criticas, que isso blinda ela, afinal o seu proprio video do coringa 2 mostra como é importante critica-la e pensa-la tipo a mensagem da violencia do coringa dois que é toda complicads
E que honestamente só endossa a visão problemática que aquele filme queria criticar. Pra abordar pessoas problemáticas você usa do mesmo abuso que elas contra elas, pelamor Laranja Mecânica fez isso melhor.
Qual o sentido de rotular como "fetichização" um ato vilanesco? Não vi nenhum humor na cena de terror dos alienígenas, somente no modo de falar deles de pegar a banana e tals, pois eles tratam humanos como inferiores e a reprodução deles se trata principalmente de retirar os órgãos... eu estou acompanhando e agora no ep 7 quase chorei.
Nível de animação do Ocidente: Lara Croft que não usa armas. Lara Croft que não rouba túmulos Lara Croft que chora quando matam o bandido que ameaça mata-la. Sim, não parece ser a Lara Croft que a galera dos ganes conhece ha décadas, mas é a versão dela da Netflix. Coloca Tom Raider na mão dos orientais pra ver..
Sobre pipoca no cinema: O que me deixa mais chocada é que, pelo menos por aqui, a pipoca do cinema é absurda de cara! Tipo, muito mesmo! E um monte de gente compra de boas! Se for pra gastar com comida fora da casa, prefiro guardar meu dinheiro e ir comer em algum lugar que sirva comida de verdade depois do filme (e é capaz de ainda sobrar uns trocados pra ir no mercado e comprar milho suficiente pra fazer um mês de pipoca em casa).
O lucro das salas de cinema vem das vendas de pipoca e refrigerante, balas etc. A venda dos ingressos só pagam os direitos de exibição pra distribuidora.
Acho que a partir do momento que são Aliens, julgar seus atos pelo ponto de vista da moral humana seria algo inválido, acho que foi a maneira que usaram para justificar a cena bizarra.
Mas a cena foi literalmente para mostrar que os aliens não tem sentimentos e estão dispostos a fazer de tudo, e uma cena para você olhar e falar " eu odeio esses caras" e não uma piada, tem que ser bem lelê para achar que aquilo e uma piada.
@@cassiamartins2449 e por que não aconteceu aqui, pode ver, as pessoas toda horas estão fazendo piada sobre as bombas jogadas no Japão, ou até mesmo do 11 de setembro, porém experimenta fazer piada com a boate Kiss.
Quem se importa com oque esses doentes do X fala ou deixa de falar ? Todo dia eles tão la cancelando alguma coisa e isso cada vez mais ta sendo mais ignorado.
@@BrenoOliveira-i9o Mds, vocês são tão chatos por ficar discutindo por gosto pessoal. É literalmente só procurar outra coisa para assistir. Eu não gostei e nem por isso tô choramingando.
A pipoca começou a ser vendida nos cinemas nos anos 1920, quando ambulantes começaram a vender o petisco dentro dos estabelecimentos. No entanto, os donos dos cinemas não gostavam da ideia, pois acreditavam que a pipoca distraía os espectadores. Durante a Grande Depressão, na década de 1930, os cinemas instalaram máquinas de fazer pipoca e as vendas começaram a deslanchar. A pipoca era uma opção barata e acessível para a população, que estava passando por uma grave crise econômica. Nos cinemas multiplex, a venda de pipoca, refrigerante e outros petiscos é uma das principais fontes de lucro. Nos Estados Unidos, as vendas de pipoca chegam a 45% dos lucros dos cinemas. (Artificial, Inteligência)
A arte ser amoral é algo dado já. Meio bizarro a essa altura achar que vai ser cancelado por dizer o que tá dado. Diz muito sobre o momento bizarro moralista que passamos.
Transformar violência em piada não é uma boa pq vc acaba perdendo a sensibilidade aos poucos. O que deveria te chocar, agora é fonte de risada. Ninguém vai a um stand-up, joga um game ou assiste um shonen para buscar uma reflexão moral. O público em geral não tem esse discernimento, então às vezes é melhor tratar coisas sérias de forma séria. Essa trend de transformar tragédia e humilhação em entretenimento é ruim na minha opinião. Dandadan é só um exemplo, mas vemos isso o tempo inteiro em todas as mídias. Abordar esses temas mais sensíveis é uma coisa que deve ser feita com + respeito e cuidado.
Dandadan tá fazendo um sucesso absurdo no Japão e já passou dos 100 capítulos. A mistura de comédia ácida e situações absurdas, muitas vezes puxando para um lado mais sombrio, realmente caiu no gosto da galera. Esse tipo de humor meio "louco", com temas sobrenaturais e exagerados, é algo que ressoa bem com o público japonês, que curte comédias que arriscam e exploram o absurdo sem medo. Sobre questões mais polêmicas, como pedofilia, só pra dar uma ideia de contexto: a criminalização de algumas práticas relacionadas só rolou em 1999 no Japão. Ou seja, essa mudança na legislação é relativamente recente, o que mostra como o país teve que ir se adaptando às normas internacionais e a uma cobrança maior de proteção aos direitos das crianças. Isso explica um pouco como o Japão lida com certos temas, inclusive no entretenimento.
cara muita gente não entende isso, na epoca dos anos 90 toda forma de pornografia era controlada pelas leis locais, o japão assim como os eua tem uma autoridade local muito grande em suas prefeituras e todas tem um autonomia muito grande e com relação a isso a pornografia infantil era majoritariamente proibida nas prefeituras do japão, porém no mercado negro se vendia tudo quanto é coisa e por isso se achava isso na epoca, só nos anos 90 que veio a proibição especifica em ambito nacional pra pornografia infantil porque não acharam que isso seria necessario até então dado que as leis locais já proibiam isso, é que nem hoje em dia que muita gente fez pressão pra aumentarem a idade de consentimento no japão mas eles não sabiam que as leis locais já cuidavam disso com autonomia total e a maioria determinava a idade de consentimento entre 16 e 18 (18 anos ainda era menor de idade no japão até 2022 já que a maior idade era aos 21 anos então 18 e 19 anos era menor ainda) toquio era 18 e agora com a lei nacional fixando em 16 a idade de consentimento ficou 16 pro país inteiro então ela fez foi baixar, ou seja a questão que não tinha era uma lei nacional mas no ambito local pornografia infantil sempre foi probida no japão (ou pelo menos desde que pornografia surgiu)
Japão é o último Bastião do Entretenimento no nosso mundo ainda bem que eles não ligam pra esse "politicamente correto" que tá destruindo o entretenimento aqui no Ocidente
O entretenimento ocidental está mais preocupado em não ofender ninguém (ou pelo menos um público específico) do que entreter de fato, enquanto os japoneses não ligam nem um pouco para o ocidente, as produções são para o público doméstico, se os estrangeiros gostarem, para eles é ok, já atingiram um público que pretendiam. Isso se reflete muito nos jogos atualmente, estamos enfrentando uma onda de com com DEI e que estão indo muito mal nas vendas, enquanto os jogos orientais estão batendo recordes de vendas e sem qualquer tipo de inclusão desnecessária.
a cena não tá fetichizando aquilo mas sim parodiando as historias de aliens que sequestram mulheres para procriar que quem é de fora não sabe mas são MUITO comuns na ufologia por meio da tal sonda
Isso virou vantagem competitiva pros animes, tem um monte de gente que prefere ver anime do que conteúdo ocidental inclusive por causa dessas "restrições".
Eu acho válido, é uma obra adulta e a obra está retratando isso sem ser de forma boa ou romantizada, o anime não trata aquela cena como algo bacana, pelo contrário é tratado como uma situação muito ruim, se fosse tratado como algo bacana aí eu entendia, depende do tom também, tem situação que é feita pra ser absurda
Месяц назад+5
APESAR DA BIZARRICE INICIAL, E DAS CONSTANTES LOUCURAS NA OBRA, DANDADAN ME PEGOU POR DOIS PONTOS QUE ELE É MUITO FORTE, O ROMANCE DOS PROTAGONISTAS E AS TEMÁTICAS PESADAS QUE LEVAM AS CRIATURAS E APARIÇÕES SEREM O QUE SÃO, FALANDO SÉRIO, EU CHOREI UMAS 8 VEZES AO LONGO DA LEITURA. RECOMENDO DEMAIS LEREM OU ASSISTIREM.
Finalmente alguém falando sobre isso! Assisti o primeiro episódio porque meu irmão de dezessete anos é fã do mangá e instistiu pra ver e eu fiquei muito desconfortável com essa cena, mesmo com o tom de comédia não consegui achar engraçado. Percebi que tô velha demais pra esse tipo de obra
Eu acho q o desconforto com essa cena é uma reação perfeitamente natural e intencional da obra. Em nenhum momento o anime mostra aquilo como uma coisa bacana q deveria ser replicada por aí sem problemas. Muito pelo contrário, tanto q antes q de fato acontecesse, o menino aparece possuído na nave e desce o cacete nos aliens. E, as tais ondas q os aliens tavam jogando na menina pra deixá-la mais suscetível ao abuso foi justamente o q fez ele ganhar poderes paranormais pra revidar e descer o sarrapo nos aliens molestadores. Ou sejes, aquilo era um bagui errado e a resposta dos protagonistas foi completamente certa, justificada e validada em papel timbrado e tudo.
Eu fico feliz que consigo ver esse tipo de obra, acho que me privaria bastante se não conseguisse ver esse tipo de contéudo. Como próprio dandadan que é muito bom.
O anime quer deixar a coisa mais leve cara, não no sentido de normalizar é obvio, mas se você quer ver essa situação sendo tratada como grotesca vai ler sla goodnight punpun
É engraçado perceber como a mulher é tratada de forma especial nesses momentos ja que a situação de abuso é tanto pra garota quanto pro garoto mas apenas um lado foi defendido e ouvi reclamações, ou vocês acham que não existem homens que perderam o pênis ou foram abusados na infância ?
Eu falei disso tmb, piadas com tudo quanto é crime é de boa, mas aí colocou mulher no meio e não pode. É tipo o povo defendendo jogos violentos, que não tem nada a ver com o comportamento real da pessoa, mas numa cena de abuso vira o maior crime mundial. Eu entendo gerar desconforto, mas plmdds.
@@cassiamartins2449vc tem que parar e abrir sua cabecinha que as mulheres ao longo da história foram uma das minorias mais degradadas, então é aceitável essa revolta
Creio que é exatamente isso. Pensa no que as pessoas pensam qndo alguém fala uma mulher abusou um menino. As pessoas só riem da situação, não ligam mesmo, pq sempre têm os bostil que fala " que sorte, vc comeu uma velha gostosa ". É isso mesmo, ninguém liga, mesmo que seja visível como o protagonista está muito desconfortável com a situação, o prota não é bostil, tanto é que a única que leva um pouco ou que de fato liga para essa situação é justamente uma garota.
@@FBITokyo-eb1odvocê falou corretamente "ao longo da história"mas não hoje em dia , nos dias atuais as mulheres são cidadãs plenas com os mesmos direitos que os homens ou até mais logo não faz o menor sentido ficar mais revoltado com um crime cometido contra uma mulher do que com um crime cometido contra um homem
Acho errado reduzir a piada, é cômico, mas não é piada. A situação foi feita pra causar angústia, desconforto, apreensão e claramente funcionou. O efeito cômico se dá pelo absurdo e escolha de palavras, não pela situação ser uma piada. Também não acho que houve fetichismo, não é porque a garota está seminua que fetichizaram, não acho que ninguém normal pensou "meu deus, fizeram essa situação ser excitante". (Não entendam isso como se eu tivesse achado que foi um ataque e estivesse "defendendo" até porque ele não está "atacando", só não concordei com algumas colocações)
Eu também não entendo gente que ta interpretando essa cena como piada. É claramente algo ruim, e nenhum momento o anime faz parecer bom. O ângulo mostrando o alien abrindo as pernas delas é claramente pra mostrar o quão desconfortável e ruim aquilo é. Não é engraçado, não é divertido, é algo sério
O lucro das salas de cinema vem das vendas de pipoca e refrigerante, balas etc. A venda dos ingressos só pagam os direitos de exibição pra distribuidora. Já trabalhei pra uma delas, sei como é, sala de cinema dá muito pouco lucro.
As fabulas sempre foram infantis, mas lembre que elas vem de um tempo em que se tinham muitos filhos, ninguem ficava cuidando de tanta criança o dia todo na rua, então se inventava que no bosque atras da sua casa tem um "bicho papão", quanto mais pesada a historia melhor para manter os moleques fora do bosque, rs. Você me parece um cara que tem mais ou menos a minha idade, então deve ter ouvido quando criança "menino volta para casa se não "O véi do saco" vai te levar" kkkkkk
Ainda bem que os japoneses não dão ouvidos as opiniões dos ocidentais, a respeito das suas obras, porque do contrario, jamais teríamos uma diversidade imensa, de estórias, em mangas e animes, que os mesmos criam, para o nosso deleite. Porque o legal desse tipo de variedade também, (na minha opinião), é que sempre vai ter algum material, do seu gosto, deixando assim todo muito feliz
"Piada" e "inaceitável" na mesma frase é o reflexo da sociedade que temos. Pois é por isso que existe um abismo entre animações japonesas e animações ocidentais, tanto em popularidade, quanto em qualidade.
@@caraqualquer9907 nem todo estúdio tem esse problema. Tem a toei (One piec),wit (Shingeki),ufotable (demon Slayer). Dentre outras que não cometem abusos. Esse tipo de coisa existe no ocidente também, infelizmente!
A arte é amoral e utilizar a ética é perigoso, ainda mais porque a linha do que é ético está ficando cada vez mais estreita a medida que os dias passam, a arte deve ser isenta de qualquer tipo de repressão para promover a pluralidade, se não gostou ou não concordou com algo tem outro no mesmo estilo pra você consumir que não terá essas questões, mas sempre é importante aqueles que trazem os incômodos. Sangue e morte é algo cotidiano da vida e da natureza, mas com o tempo não há mais sangue em qualquer escala em desenhos por ser "violento", quando nos cortamos é normal sangrar e em qualquer idade podemos ter perdas na vida, desde um animalzinho de estimação até um parente, a arte antes passava mensagens que nos ensinavam a passar por esses momentos difíceis da vida mas hoje ela prefere simplesmente fingir que eles não existem, até uma criança chora, sangra, morre e vê morrerem, a vida nem pra uma criança é um arco-íris florido como nos conteúdos infantis que a ética deturbou.
Mesmo esquema rola no anime No longe allowed in another world. Só que o tema é "se auto anular a si mesmo próprio" se é que você me entende. Se puder ver ele pra comentar, vai ser legal.
No meu caso é o contrário, a maioria dos animes e mangás atuais não me cativaram (dandadan eu gostei ok), mas reconheço que o cinema americano tá meio paia...os filmes populares. Se souber procurar direitinho ou dar chance a algumas mídias, vai achar ouro (como algumas HQs, animações e obras nacionais).
O teor amoral de Dan Da DAN me lembra o mangá de Gantz que foi feito justamente pra ser amoral e tratar justamente dessa tema, embora, ali, ele seja claramente um mangá +18 onde vc vai ver o pior do ser humano e de como as pessoas podem ser grotescas umas com as outras.
nao e so uma situaçao absurda e comica: é um momenbto de tensão, a garota estava com medo de ser abusada pelos aliens e o garoto salva ela aumentando o laço entre os 2, desbloqueando o poder psiquico dela e ele usando o poder do fantasma pela primeira vez. O fantasmaa da velha tarada é uma lenda urbana no japão....nao entendi?
Graças a Deus o oriente não acabou com essa amoralidade da arte se não o tédio e a mesmíssima piada sem graça acabariam com todo o entretenimento na arte.
Queria que você visse Made in Abyss. E mais uma amostra da d8nç a deles. Eu tenho pra mim q o autor é pdf files pq não tem explicação pra muita coisa lá dentro
@@O_Fisikomunista de certa forma você tá certo, o problema é que muita coisa bizarra acontece e meio sus. Principalmente pelos personagens serem muito infantis tanto na aparência quanto nos comportamentos
Parece a tal da "moral da história", toda história precisa passar alguma lição de cidadania, como o fim dos episódios do he man kkkk, dai uma obra como dandadan jamais seria cogitada numa mídia supercial, na dark talvez, mas no pior sentido, de fato essa obra so é possível da for a que é no Japão mesmo.
Se você só assistiu o Anime, PRECISA ler o mangá! O autor é genial apesar de todas as bizarrices. Costumo comparar Dan Da Dan como uma mistura de Chainsawman x Jujustu.
Eu acho que a amoralidade enorme das obras japonesas e de como elas fazem um sucesso por aq é um problema do krl principalmente pq fazem mais sucesso com adolescentes. Na escola a galera tem tempo pra krl, mais do que elas imaginam e se entopem dessas historias ai cresceram em adultos q normalizam todo tipo de atrocidade pq tiveram o cerebro derretido com essa cultura. Lembro de muita barbaridade sendo feita e dita por gente proxima a mim e nas redes sociais nem se fala, a cultura otaku de adolescente e jovem adulto é um esgoto. Antes eu culpava os cara que iam atras disso mas com o tempo analisando o marketing, as estrategias de mercado, é simplesmente muito cirurgico o apelo, essa industria so é muito desgraçada msm. É ate estranho que hollywood é extremamente mais criticada que a do japao sendo que la tem MUITA polemica principalmente nos bastidores das obras, e tbm muito "Fast Food" de midia, mas qualquer erro q é chamado atenção fica so no "Ah, é a cultura deles.." e isso cria uma grande ignorancia ao ponto que ja vi gente falando msm que estupro e pedofilia é algo normal la. plmds
Mesma crítica vazia de quem dizia que os videogames fariam as crianças quererem matar o coleguinha, deixar violento. Galera gamer é a mais pacífica que existe. Diferente das torcidas de futebol, não é mesmo???
@@gustb100 eu ia até tentar argumentar mas no "gamers são as pessoas mais pacíficas que existem" já vi q vc mora numa realidade alternativa entao n acho q vai valer a pena criar uma linha de raciocínio só pra vc ignorar
Você levantou alguns pontos interessantes e pertinentes. Realmente algumas obras japonesas passam do tom e acabam virando coqueluche de adolescente edge virjola rebelde sem causa, mas temos que tomar cuidado pra não jogar a criança fora com a água da banheira. A arte em si é amoral (o que não a torna isenta de críticas) e nem sempre visa trazer conforto, muitas vezes é o oposto mesmo, acho sempre importante se avaliar o contexto das cenas e se são pertinentes de acordo com a proposta narrativa. Muita coisa nessa estética grotesca e nonsense japonesa pós 1° guerra acaba passando batido por se enxergar apenas a superfície, tem algumas críticas que só vão fazer sentido se fizer um aprofundamento em certas questões políticas japonesas. O Japão é muito hábil em vender o seu soft power "fofinho" e jogar a sua sujeira pra debaixo do tapete o que acaba alienando mais ainda o Otaku ocidental médio que lê mas não entende o que lê. Esse é um assunto complexo e complicado...
@@spidermob84 Obg seu texto foi melhor que o meu. Eu não quis dizer que anime deveria ser proibido apesar q uns cara aí q responderam nem tentaram entender meu ponto e só devem ter achado q sou hater de anime sendo q pqp cresci com isso e vou morrer lendo mangá e assistindo anime. Mas é fato que essa indústria se alimenta vendendo coisa errada sem nenhum sentido artístico, só olhar pro fato que Mushoku Tensei teve uma animação com uma qualidade nível BERSERK, ambos tem nudez e situações de tentativa de estupro com menores, mas enquanto um mostra de forma realista grotesca e crítica o outro fetichiza ao máximo e ainda passa pano com o protagonista ficando no final com a criança q ele tenta estuprar. Esse é um assunto complexo que as pessoas só fora da bolha otaku tocam pq os cara já tão assustadoramente acostumados a hypar esse tipo de coisa. E a eterna guerra cultural de woke e não woke blablabla só faz a galera ser ainda mais ignorante a críticas
Antigamente bem nos primórdios, n podia comer no cinema. Até um cara muito esperto ter essa ideia aí da pipoca pra ganhar dinheiro, aí foi feita no propaganda a favor da pipoca etal e no fim estamos hj aí
O sucesso de dandadan se dá por uma escassez de animes de relevância na temporada passada. Histórias genéricas e que não te motivam a acompanhar. E esse fenômeno se repete na temporada de animes atual, onde são poucos os animes que se comparam a qualidade de produção e enredo de dandadan. Sexualização em animes é coisa comum, tanto que vários animes que utilizam esse recurso por si só não conseguem prender a atenção do público por mais de dois episódios.
Não existe essa sexualidade em dandadan oque existe é uma rebeldia em relação ao mundo esse anime mostra diretamente a relação do mundo com os adolescentes onde toda a sociedade quer rancar toda o "sangue" do jovem, onde a única coisa que ele pode fazer é ser rebelde. Mas também também deve haver o amadurecimento no processo porque se não se torna tudo uma loucura.
É estranho ver uma pessoa falar que piadas desse tipo é extremamente imoral pro ocidente, sendo que todo mundo em pânico, que é uma obra ocidental, tem piadas assim, fora que milhares de outros filmes e séries tem piadas desse tipo, meio hipócrita Fora outros desenhos ocidentais que fazem piadas com coisas muito mais pesdas, como por exemplo, aborto, incesto, pedofi***, atentados, zoofili*, massac** tenebrosos, eu estou citando apenas coisas que vi em animações do ocidente
Como o mano fujimas disse em chainsawman, pipoca é necessário para filme, pq diferente do refrigerante não dá vontade de mijar e quando vc se distrai, tem um estímulo Rapidão lá que dá pra pegar sem nem tirar a cara da tela
Anime japonês sobrepôs as animações ocidentais em popularidade justamente pelo ponto que você levantou, eles tomam a liberdade de abordar qualquer tema de forma lúdica, que é justamente a vantagem que obras de animações possuem sobre obras live action. É contar o que você quiser, do jeito que você quiser.
No ocidente, fomos pro lado de deixar animações cada vez mais engessadas, se preocupando demais em trabalhar e fazer paralelo com realismo, esquecendo completamente as vantagens criativas que você pode entregar no momento que se propõe a fazer uma animação. Por exemplo trocar completamente o estilo artístico do fundo, igual Gatos de Botas 2 faz do nada, e que maravilhosamente funciona.
A sorte que é perceberam isso após Aranhaverso. Arcane por exemplo tem um monte de técnica exclusivamente usada em animações. São desenhos sendo desenhos.
Quando você falar em "paralelo com a realidade" está se referindo a escrita E a história?
Eu acho que uma abordagem mais fiel seria dizer que o ocidente e oriente tem preocupações diferentes sobre o que não se pode fazer piada, e o que se pode. Por exemplo uma piada de incesto aqui no Brasil talvez seja levada de forma mais tranquila do que nos EUA ou até no próprio Japão (por mais irônico que isso possa parecer)
Eu concordo em partes, tem uma gama de similaridades e diferenças que percorrem as animações desses paises.
A minha preferência pelos animes é muito mais estética e de apresentação cultural pela visão deles, que essa logica do lúdico vs real.
@@SonnyMat16 Tudo, a diferença do Gatos de Botas 1 pro Gatos de Botas 2 é justamente que no 2 eles se dão conta que estão fazendo uma animação.
Eles não precisam se prender a único estilo artístico, eles podem brincar, trocar o fundo parcial do cenário, usar balões de diálogo, diminuir o frame de objetos isolados, meter textura que lembra giz de cera, usar jogo de camera na maior liberdade possível, dando zoom ou usando perspectiva em primeira pessoa a hora que quiserem e por aí vai.
São coisas que você não consegue fazer em live action toda hora, justamente por serem live action, é tudo mais dificil e custoso de fazer, o fator humano em tela deixa tudo engessado.
Tanto que se você pegar John Wick 4, aquela câmera de cima chamou atenção justamente porque não se vê muito em filme. Em animação você conseguiria fazer igual sem problema algum, em animação a criatividade não se limita, tanto do que contar e como contar.
@@lZandatsu bacana, as pessoas podem fazer isso, assim como não precisam fazer se quiserem, tudo depende do foco, se o foco é mostrar algo bonito que te chama atenção pela aparência trabalhar o visual será o foco, se o foco e contar uma história, os diálogos, a narrativa é o foco, se o objetivo é causar algum sentimento, vc trabalho como vai fazer isso, dizer que um filme podia trabalhar mais coisas que não são o foco real deles, é mesma coisa que cagar regra pra arte alheia (óbvio que estou desconsiderando a parte da arte como produto que só fode ainda mais os conceitos de expressão da arte)
Que bom que existe essa amoralidade, imagina o quão chato o mundo seria sem
O mais engraçado kkkkk é que a pessoa entra no vídeo e acha que o calvo tá falando mal e criticando pacas a parada ki
Foi o que se tornou o mercado Americano de quadrinhos. Os mangas orientais esmagaram o mercado americano
Seria como o mundo de Shimoneta
Dandadan é bizarramente imoral, mas ele trabalha essa imoralidade como nenhuma outra obra nos ultimos tempos. Eu li manga esperando apenas a bizarrice, mas fui surpreendida com a MATURIDADE e SERIEDADE que a obra trabalha assuntos pesadissimos como abuso sexual, pobreza, fome, as consequências de jovens irem presos muito novos, marginalização de adolescentes e o que os leva a certos caminhos... etc.
A obra sabe dosar muito bem seus temas e climas. Uma hora estamos vendo a piadinha sobre aliens quererem as bolas do protagonista (que nem é tao piada assim... é o plot central da obra)
na outra estamos vendo um capítulo inteiro sobre o sofrimento e a decadencia gradual de uma mãe solteira que começa a se prostutir pra conseguir criar sua única filha mas acaba perdendo TUDO em sua vida. E toda essa cena ocorre sem uma UNICA linha de dialogo. É tudo contado sem uma unica palavra e você sente cada gota, cada lagrima que ela derrama apenas pelo traço do artista e todo o respeito que ele tem por essa personagem.
Dandadan é bizarro, mas ele faz o que as produções ocidentais se esquecem de fazer. Ser natural. Eu absolutamente odeio essa cultura do politicamente correto, porque ela LIMITA os artistas a realmente fazerem obras profundas e interessantes. Todas as obras sao sempre o mais do mesmo ja que todas precisam seguir a mesma cartilha com os mesmos elementos e representatividade.
Ja obras como Dandadan, nao. Ela fala sobre alien, espirito, kaiju, mete até batalha de robo gigante no meio e o cacete a quatro. Mas ao mesmo tempo, ele sabe dosar isso e ficar SERIO e emotivo quando precisa. Mas é aquilo, QUANDO PRECISA. O autor nao enfiou um personagem marginalizado e ex-presidiario na obra e contou seu passado pra cumprir uma cartilha, mas sim porque ele como ARTISTA se sentiu inspirado a passar uma mensagem através daquele tema. Ele fez por VONTADE, não por demanda ou obrigação. E esse é meu maior problema com produções ocidentais hoje, elas estão perdendo a alma pra essa normalização, tudo está ficando igual, mais do mesmo e sem sal pois tudo é ofensivo ou da gatilho em alguém.
Essa é a palavra, natural, irônico como uma historia com aliens e fantasmas conseguem construir um universo bem mais "real" justamente por abordar temas que no ocidente é abordado dessa forma mais café com leite pra não ofender as pessoas mais sensíveis.
parabéns pela dissertação.
Belo
Acho que o que afeta as obras vai muito além do politicamente correto, principalmente nessas histórias em quadrinhos orientais onde tanto os autores quanto o público nunca de verdade se importaram com isso, mas mesmo assim, coisas como Dandadan são raras. O que realmente limita essas obras é justamente o público analfabeto funcional que sempre pede a mesma coisa: um gibizinho pra ficar passando as páginas com o cérebro desligado, podendo ser comparado ao problema que você pontuou da grande máquina de produção hollywoodiana "perder a alma" (essa alma nunca existiu, o mesmo para as grandes editoras e estúdios japoneses kk). Quando você pega pra ler um Dandadan da vida, a última coisa que você espera era um romance para meninas dramalhão tragicômico num mangá shonen para adolescentes com o cérebro liso. Por isso, acho o autor muito corajoso, não por abordar esses tipos de temas que foram citados, mas por vendê-los para uma audiência insensível e leiga. Eu li o mangá em sites piratas, e por exemplo, na sessão de comentários do capítulo sobre a mãe que perde as filhas, sempre há apenas o chorume de cabacinhos que não entenderam uma vírgula do que leram.
@@cauavictor698 Voce fala num tom prepotente como se entendesse a industria japonesa, mas so mostrou que nao entende porra nenhuma.
Obra da jump ter romance é a coisa MAIS COMUM do mundo. Era óbvio que dandadan iria ser romance desde o capítulo 1! E outra, diversas obras japonesas abordam diversos temas e assuntos, mas eles não se obrigam a nada. As demografias yuri e yaoi já existem há DECADAS, abordando relacionamentos homoafetivos há DECADAS e nunca incomodou ninguém. A grande diferença de um relacionamento em um yaoi pra um relacionamento homoafetivo numa produção ocidental? naturalidade.
A industria ocidental hoje ta empurrando essa cartilha goela abaixo de todo mundo e fica OBVIO, fica tão óbvio que incomoda. Já num yaoi ou yuri as personagens serem homossexuais é apenas um detalhe que faz parte da historia, não é o ponto central EM SI, apesar de sim ser gerador de conflito, o ponto central é muito mais sobre desenvolvimento de uma relação no geral.
Voce dizer que a industria japonesa não tem alma é uma PIADA de mal gosto, em uma indústria onde temos estudios como o Shaft, Ufotable e Trigger que TOMAM PREJUIZO em suas obras, as vezes beiram a falência apenas para entregar obras com a maxima qualidade. O shaft inclusive FALIU depois de finalizar a serie monogatari.
Sim a industria hoje em dia está muito pior, mas isso nao é devido a "falta de alma" e sim por saturação do mercado das light novels e mangás que foi inundado pela febre do tensei e isekai e basicamente estamos vivendo hoje o periodo de pegar essa obras, adaptar elas porquê é o que tem pra adaptar e assim ir limpando o mercado pra abrir espaço pra novas obras.
Enfim, antes de comentar um monte de asneira sobre uma industria que você não deve ter acompanhado nem 100 obras dela, pare e pense direito.
Linckzao, eu entendo sua crítica a sexualização de DandaDan, porém se eu puder destacar o cerne da obra toda, o conceito que guia a obra é o Que a sociedade quer dos adolescentes. Querem sua libido pra se empoderar e seu corpo pra se perpetuar e apenas através da expressão da própria, os adolescentes podem se rebelar. O Manga tem sacadas geniais sobre tradição e como ela se encaixa na sua vida, e como o estranho te domina, mas são as maldades comuns que te destroem.
Dito isso, tinha escolhas melhores de ângulos pra isso.
Então pq não coloca um Homi gostoso sendo sexualizando então?se é pra reflexão da líbido do adolescente
Seguindo sua lógica pq não tem Homi gostoso sendo sexualizando?se é pra refletir sobre a líbido do adolescente.
Nossa, você acha mesmo genial? Kkkkk achei bem meia boca. Nada genial. Divertido pra adolescente, na verdade.
Oq me dá mais nojo é q o anime sexualizou os personagens de forma q não era sexualizado no mangá
O mangá de Dandadan é show tbm. Linck adoraria ler o mangá ctz. É surto atrás de surto, bem do jeito que ele gosta kkkkk
O manga é top, foda q eles colocam muito cena echi mt desnecessário
@@m_arxesini935 Nossa quase não tem. É mais nesse começo mesmo
@@m_arxesini935 shounen e ecchii anda mto junto pq jovem é punheteiro msm
Aonde ?? Kkk tu nunca viu Ecchi mesmo, esse tá Mill vezes mais leve, e é perceptível que o propósito da cena não é sexual(tirando o anime, realmente os ângulos não foram bons)Além de que se for por um lado o protagonista e um outro secundário também vão estar em situações assim,mas é mais colocado de uma forma cômica@@m_arxesini935
@@m_arxesini935 Man eu posso tá enganado, mas no mangá n tem Ecchi n, tem mais no anime msm, inclusive eu vi doente postando uma cena da momo no chão onde no mangá ela tá normal e no anime ela tá hipersexualiza com o comentário "vejam o anime, o manga está mal adaptado" VTNC fiquei com ódio desses doentes
Vale ressaltar que essa "piada" do primeiro episódio traz uma revira-volta muito foda no quarto episódio, ao ponto de vc entender pq o primeiro episódio precisou ser da forma que foi
Dandadan passa uma sensação que faz mais de 10 anos que eu não via no público, e a última vez foi com o ótimo Kill La Kill, que é um anime igualmente surtado e cheio de personagem com pouca roupa, mas que fala de muita coisa maneira como amadurecimento, consumo, combate ao fascismo, e passa muito a sensacao de que tem certas narrativas que só o anime pode fazer. E acho que tem relação com essa ausência de moral, é meio como um mundo onde tudo é possível, onde não existe uma censura que parte da própria indústria. Parece que o público ocidental anseia por isso, as obras do ocidente tão todas moralistas, sem tesão algum. Por isso animes com alto grau de subversão furam a bolha
O que eu acho um problema as vezes
De onde você interpretou que Dandadan se trata de combate ao fascismo? E mais outra pergunta, que fascismo ?
@@lucasdossantosxavier8673 faltou as aulas de compreensão de texto, né amigão :/
Lê de novo
@@lucasdossantosxavier8673imagino que estivesse falando de kill la kill
@@ciro_costa li e reli e repito, que fascismo ?.
O Cara pra consegui fazer de uma situação dessa algo que arranque a risada de não só uma pessoa mas de milhares tem quer bom demais, isso é um mérito que o autor tem realmente e é impressionante.
Ps: e isso também mostra como técnicas e toda a estrutura em todos os sentidos em uma obra conseguem mexer com a mente e domina totalmente o que voce vai senti, acho esse ponto da arte um bagulho muito doido.
Tem que ser doentio.
caralho mermão, eu vou ler o primeiro capítulo de novo. não é possível que tem gente falando que se incomodou com aquela cena (que era pra incomodar e gerar uma tensão pra continuar lendo o mangá), e que achou que fizeram piada em cima da cena. a única piada que eu vejo é que os aliens não sabem o que é precioso ou não para os humanos, destruindo os pertences e quase "traumatizando" a pobre Momo, justamente pois perderam os sentimentos como fora abordado ainda no mesmo capítulo.
Na minha opinião o mangá tratou essa cena como algo bizarro/desconfortavel por causa da arte dele, ja no anime teve um tom comico mais acentuado (principalmente com a dublagem).
Mas eu não vejo problema algum tratar temas mais polemicos e sensível com comédia, tem literalmente uma área da comédia (que tbm é arte) que trata do humor mórbido que é o humor noar ou humor negro esse humor é usado mtas vezes para criticar algo de forma mais explícita e tbm aliviar alguma situação extrema, por exemplo tem um livro que fala sobre as piadas que eram contadas nos campos de concentração, os prisioneiros literalmente contavam várias piadas sobre o H1TL3R como uma forma de aliviar a dor que eles sofriam.
Edit: o manga tbm trata essa cena com um tom de comédia mas o desconfortavel e o absurdo tem u espaço maior.
@O_Fisikomunista cara se der veja o primeiro episódio. Eu vi o anime e depois fui ver no manga, no anime tem um tom de absurdismo, ele estica a cena da Momo conversando com o Ken toda tranquila, música fofa ao fundo mas os cortes da fotografia do anime põem um clima de tensão do melhor filme de terror por aí. Aí quando inverte pra cena da abdução eles fazem isso de novo, a direção da fotografia e a direção musical tem essa dissonância bizarra.
No manga, realmente você mesmo que imputa de você o tom da cena, por isso que talvez você não tenha achado cômico. Mas o anime faz isso intencionalmente, mas não sei se é pra trazer leveza não. Science Saru (o estúdio) em Devilman Crybaby usa muito visual que fala A mas na verdade querem te fazer sentir ß
Também não entendi a polêmica, humanos fazem isso com animais então faz sentido uma espécie mais evoluida fazer isso com a gente. É tipo em formigas chimera quando o Meruem diz "você já poupou uma vaca ou um porco que implorava pela vida?"
Então informaram errado aí pq eu até discuti com um cara que não é normal vc gerar uma comédia com uma cena de estupro assim como n é normal gerar prazer com acima de estupro, eu já vi vários autores querendo gerar tensão e sentimento de ódio em tentativas de estupro tipo sao mas eu só não gosto que a personagem principal tenha que passar por isso, pois é bem humilhante e nojento já que é a protagonista, sendo que dava para fazer essa mesma cena com personagens secundários sem tanta importância.
@@guilhermeteodosio40 agora vc querer comparar a gente com animal já é demais né meu parceiro, basicamente vc tá querendo colocar os humanos no mesmo nível de animal e não tem nada a ver isso daí, por que se for pela lógica evolutiva os alienígenas tbm são animais então tbm já não faz sentido e só fez parecer ainda pior que tu disse
essa selvageria e amoralidade japonesa sempre foi o charme dela pra sua cultura pop em contraposição ao ocidente (ops, Estados Unidos) que vive ondas de caretice ao longo das décadas
Fizeram tanta m**** mas tanta m****, que agora tão tentando mascarar seu passado sombrio e totalmente condenável, fingindo que se importam com montão de causas, sendo que é só para ganhar dinheiro e arrumar o mínimo de problema possível.
Estufro nao e piada
@@karinarj5154 não é mesmo, mas ninguém disse q é
@@gatobolado5744 o dandadan disse e muita gente achou engracado
@@karinarj5154eu não vi ngm achando graça de abuso em dandadan, o plot de aliens abusando de seres humanos é normal (sonda anal, etc). talvez a parte mais piada seja o furto das bolas do okarun e ainda assim a piada é que a situação em si é constrangedora
A liberdade dos animes em abordar qualquer conteúdo é a chave do seu sucesso. A divergência é que lá eles definem bem o seu público enquanto no ocidente empurram para todos. Tudo bem escrito é aceito, não atoa que as mulheres abraçaram essa obra (e muitas outras) que as objetificam, assim como os nerdolas que não se incomodaram com uma fala feminista da protagonista...
Imagina um mundo em que a arte não pode usar nenhum tema que minimamente seja sensível a um grupo. É querer sentenciar todo tema desse tipo a uma prisão onde só há a problemática em questão, o anonimato e a triateza.
Linck surtando por causa da pipoca completamente do nada.
Verdade coitado quem vende pipoca 🍿 levou chingo gratuito
Cara entendo seu pensamento porque eu sou o tipo de pessoa que odeio ecchi desnecessário em obra. Mas como você disse, você só viu um episódio, se prosseguir com a obra vai perceber que o contexto dela é totalmente diferente do que vc viu no primeiro ep. É bizarro o começo? sim, mas depois melhora muitoooooooo. Parece outra obra, e eu n falo "depois" como se precisasse ver 1000 eps, se tu ver o segundo já vê que a dinâmica do anime muda. Sucesso pra você e espero que continue acompanhando a obra!
Essa velha do túnel, é uma velha do folclore dos caras que corre pra baralho. Ela aparece no Psycho 100 Mob também! hahahahahaha
O pior que ela realmente faz parte do folclore japonês
Aparece em qual EP? Não lembro dela no Mob
@@C4lson no primeiro ep
@@C4lson ela é citada e o mob tenta exorcizar ela, mas depois descobrimos que era só uma velha maluca que corria kskssk
@@Aegis103 ata kkkk
Eu gostei do como o anime em alguns momentos mascarou diversas cenas ULTRA aterrorizantes com um humor e cores vibrantes, tu para pra analisar a situação deles e vc começa a perceber o quão horrível é a situação deles
Existem diversas obras obras ocidentais que são "adultonas" que li na falecida HQ Dragon e eram bem conhecidas como Crossed (essa não tem limites), Outcast, Sangue Real, Sweet Tooth e Saga por exemplo, temas como violência (da sutil ao gore) abuso sexual (de diferentes sexos e idades, inclusive infantil), nihilismo, depressão, autoritarismo, fanatismo religioso, suicídio e etc, a maioria bem explícito, porém além do fator de choque o que pra mim funciona mas não me prende a história dessas obras são muito boas, diferentes temas e gêneros. A minha favorita do Crossed é a da família, porém a mais chocante pois envolve fanatismo religioso como mencionei antes, além de abuso infantil e incesto, então tá avisado. Mantenham a saúde mental 🙂
O que é mais bizarro pra mim é que o Joker é um personagem de quadrinhos, o que seria um equivalente ocidental do que é o anime, aí ao invés de traduzir a obra em animação onde os limites da realidade podem ser quebrados de toda maneira possivel, sendo limitado apenas pela imaginação do artista, mas como Hollywood vê animação como algo infantil e uma arte menor, eles se recusam a fazer e ficam lutando contra a limitação que tem o senso de descrença que vem com usar atores humanos. Tipo, não to dizendo que não dá pra fazer, a gente viu ser feito de maneira muito legal na última década, mas ele tem suas limitações que não existem na animação. Eu sou escritor literário e fazem uns 5 anos que eu comecei a ver animes e uns 2 que comecei a ler manga, tipo, ver o Thanos jogar uma lua no homem de ferro é muito legal, mas a vibe o garoto saiu de dentro do celular carregando consigo a maldição da velha que queria sua banana começou a arrancar as bananas dos aliens fantasiados de humanos de cabeça grande que estão atrás de bananas para perpertuar a capacidade de sentir emoções na sua espécie que se reproduz por meio dá clonagem é algo que tu só vê numa animação ou num quadrinho. Tentar fazer isso com ator real seria um pesadelo.
Cinema é literalmente só uma desculpa pra se comer pipoca em público, não inverta as coisas.
Não sei de onde tirou isso mas não tem nada a ver. A pipoca que é popular por ser um lanche barato, por isso é comum em vários lugares como teatro, circo, zoológico, parques em geral...
O que vocês são chatos não é brincadeira, é brinquedo.
😂😂😂 é a conspiração da pipoca agora?
correto
@@douglas2938 e comida em todos esses lugares é caro pra um caralho
Adoro os vídeos do Linck, mas a sensação que eu tenho ao comentário dele sobre Dandadan é que, no fundo no fundo, ele não curte nada esse tipo de "amoralidade" que Dandadan propõem. O que parece ser algo que tem a ver, hoje, com uma certa "adequação moral" que os progressistas tem hoje com alguns temas e que me lembra muito o que os conservadores faziam décadas atrás quando tinham uma certa hegemonia do poder econômico e mesmo midiático.
Ou seja pegaram a dinâmica de Mulder e Scully, toda vez que envolvia algo de fé ou milagre Mulder jogava areia na Scully dizendo que era cientificamente explicável, mas quando se tratava de aliens...
4:54 Bem, o humor é uma forma de tratar a desgraça, e nós rimos perante a isto.
O cara mete o ferro nas cenas do anime e dps fala que é muito bom kkkkk
Sinceramente, abordar uma cena dessa, de uma forma inusitada, é uma das mágicas desse desenho.
Fugir do convencional, da mesmice, do que é esperado, mostrar algo por uma perspectiva inusitada, é uma maneira de se criar um bom entretenimento.
Por mais que se faça a crítica às cenas mais pesadas do desenho, é interessante perceber que esse tipo de conteúdo é abordado dsd os primórdios pela indústria do entretenimento, msm que de outras formas.
O autor de Dandadan conseguiu criar uma atmosfera leve para algo tão pesado e nos fazer rir horrores enquanto torciamos por algo que impedisse a brutalidade (ainda bem que o ken apareceu). Não consigo ver nada de errado aí.
Na vd no manga essa cena e mto desconfortavel porcausa de como o autor desenha os alienígenas mas ainda tem um lado cômico voltado para a comedia absurda.
Cara, eu concordo e discordo com você kkkk.... Eu não acho que Dandadan vai por um caminho imoral, porque por mais que ele toque em assuntos delicados e polêmicos, em nenhum momento ele romantiza ou apoia o 3stupr0, na verdade ele deixa bem claro que aquilo é terrível e feito pelos vilões que deviam ser combatidos. Assim como a velha turbo, que estava querendo a banana do menino e isso também é mostrado como algo vilanesco. Então, apesar das piadas obscenas de quinta série, ele não defende imoralidades
Achei interessante como voce ressalta que so por causa da arte ser amoral não significa que esta salva de criticas, que isso blinda ela, afinal o seu proprio video do coringa 2 mostra como é importante critica-la e pensa-la tipo a mensagem da violencia do coringa dois que é toda complicads
E que honestamente só endossa a visão problemática que aquele filme queria criticar. Pra abordar pessoas problemáticas você usa do mesmo abuso que elas contra elas, pelamor Laranja Mecânica fez isso melhor.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 sim, por isso me referi ao video dele sobre coringa 2 como exemplo de criticar e penswr obras artisticas
Qual o sentido de rotular como "fetichização" um ato vilanesco? Não vi nenhum humor na cena de terror dos alienígenas, somente no modo de falar deles de pegar a banana e tals, pois eles tratam humanos como inferiores e a reprodução deles se trata principalmente de retirar os órgãos... eu estou acompanhando e agora no ep 7 quase chorei.
Dandadan é nota 10. Surtado de uma maneira que o ocidente não consegue fazer mais.
Viva a amoralidade!! Boa tarde 👍
Nível de animação do Ocidente:
Lara Croft que não usa armas.
Lara Croft que não rouba túmulos
Lara Croft que chora quando matam o bandido que ameaça mata-la.
Sim, não parece ser a Lara Croft que a galera dos ganes conhece ha décadas, mas é a versão dela da Netflix.
Coloca Tom Raider na mão dos orientais pra ver..
So aquela parte do começo que é aceitável ela chorar depois de matar alguem ja que foi a primeira vez da vida dela, mas o resto....
Há rumores que vai ter um anime pro Jonh Wick, se aqui os filmes dele já são insanos imagina feito pelos Japa rapaz
Vai ser foda!
cara ainda não acredito que tendo a lara croft do reboot pra se inspirar eles fizeram aquela poha
@@teteusn6484 cara a pessoa fica chocada ao fazer isso mas não ao ponto de chorar
@@elderleon1844 dependendo da pessoa sim
Sobre pipoca no cinema: O que me deixa mais chocada é que, pelo menos por aqui, a pipoca do cinema é absurda de cara! Tipo, muito mesmo! E um monte de gente compra de boas! Se for pra gastar com comida fora da casa, prefiro guardar meu dinheiro e ir comer em algum lugar que sirva comida de verdade depois do filme (e é capaz de ainda sobrar uns trocados pra ir no mercado e comprar milho suficiente pra fazer um mês de pipoca em casa).
O lucro das salas de cinema vem das vendas de pipoca e refrigerante, balas etc. A venda dos ingressos só pagam os direitos de exibição pra distribuidora.
Acho que a partir do momento que são Aliens, julgar seus atos pelo ponto de vista da moral humana seria algo inválido, acho que foi a maneira que usaram para justificar a cena bizarra.
Mas a cena foi literalmente para mostrar que os aliens não tem sentimentos e estão dispostos a fazer de tudo, e uma cena para você olhar e falar " eu odeio esses caras" e não uma piada, tem que ser bem lelê para achar que aquilo e uma piada.
@@hoope9928 Povo faz piada com holocausto e nn vejo essa comoção toda.
@@cassiamartins2449 e por que não aconteceu aqui, pode ver, as pessoas toda horas estão fazendo piada sobre as bombas jogadas no Japão, ou até mesmo do 11 de setembro, porém experimenta fazer piada com a boate Kiss.
Eu não entendi como humor a cena, entendi como metáforas para os medos da vivência da sexualidade humana na adolescência
Eu espero muito que o twitter nunca encontre dandadan pq esse anime é perfeito e não merece ser cancelado por esse bando de maluco militante
Quem se importa com oque esses doentes do X fala ou deixa de falar ? Todo dia eles tão la cancelando alguma coisa e isso cada vez mais ta sendo mais ignorado.
Essa bosta é perfeita? Não quero nem ver o ruim então
@@BrenoOliveira-i9o Mds, vocês são tão chatos por ficar discutindo por gosto pessoal. É literalmente só procurar outra coisa para assistir. Eu não gostei e nem por isso tô choramingando.
Dan da dan é SENSACIONAL...
VÍ 7 episódios, é absurdo!
A pipoca começou a ser vendida nos cinemas nos anos 1920, quando ambulantes começaram a vender o petisco dentro dos estabelecimentos. No entanto, os donos dos cinemas não gostavam da ideia, pois acreditavam que a pipoca distraía os espectadores.
Durante a Grande Depressão, na década de 1930, os cinemas instalaram máquinas de fazer pipoca e as vendas começaram a deslanchar. A pipoca era uma opção barata e acessível para a população, que estava passando por uma grave crise econômica.
Nos cinemas multiplex, a venda de pipoca, refrigerante e outros petiscos é uma das principais fontes de lucro. Nos Estados Unidos, as vendas de pipoca chegam a 45% dos lucros dos cinemas.
(Artificial, Inteligência)
A arte ser amoral é algo dado já. Meio bizarro a essa altura achar que vai ser cancelado por dizer o que tá dado. Diz muito sobre o momento bizarro moralista que passamos.
Transformar violência em piada não é uma boa pq vc acaba perdendo a sensibilidade aos poucos. O que deveria te chocar, agora é fonte de risada. Ninguém vai a um stand-up, joga um game ou assiste um shonen para buscar uma reflexão moral. O público em geral não tem esse discernimento, então às vezes é melhor tratar coisas sérias de forma séria. Essa trend de transformar tragédia e humilhação em entretenimento é ruim na minha opinião. Dandadan é só um exemplo, mas vemos isso o tempo inteiro em todas as mídias.
Abordar esses temas mais sensíveis é uma coisa que deve ser feita com + respeito e cuidado.
Eu acho que todo extremo é demais. Só tratar de forma séria fica chato, só tratar de forma cômica também.
Dandadan tá fazendo um sucesso absurdo no Japão e já passou dos 100 capítulos. A mistura de comédia ácida e situações absurdas, muitas vezes puxando para um lado mais sombrio, realmente caiu no gosto da galera. Esse tipo de humor meio "louco", com temas sobrenaturais e exagerados, é algo que ressoa bem com o público japonês, que curte comédias que arriscam e exploram o absurdo sem medo.
Sobre questões mais polêmicas, como pedofilia, só pra dar uma ideia de contexto: a criminalização de algumas práticas relacionadas só rolou em 1999 no Japão. Ou seja, essa mudança na legislação é relativamente recente, o que mostra como o país teve que ir se adaptando às normas internacionais e a uma cobrança maior de proteção aos direitos das crianças. Isso explica um pouco como o Japão lida com certos temas, inclusive no entretenimento.
cara muita gente não entende isso, na epoca dos anos 90 toda forma de pornografia era controlada pelas leis locais, o japão assim como os eua tem uma autoridade local muito grande em suas prefeituras e todas tem um autonomia muito grande e com relação a isso a pornografia infantil era majoritariamente proibida nas prefeituras do japão, porém no mercado negro se vendia tudo quanto é coisa e por isso se achava isso na epoca, só nos anos 90 que veio a proibição especifica em ambito nacional pra pornografia infantil porque não acharam que isso seria necessario até então dado que as leis locais já proibiam isso, é que nem hoje em dia que muita gente fez pressão pra aumentarem a idade de consentimento no japão mas eles não sabiam que as leis locais já cuidavam disso com autonomia total e a maioria determinava a idade de consentimento entre 16 e 18 (18 anos ainda era menor de idade no japão até 2022 já que a maior idade era aos 21 anos então 18 e 19 anos era menor ainda) toquio era 18 e agora com a lei nacional fixando em 16 a idade de consentimento ficou 16 pro país inteiro então ela fez foi baixar, ou seja a questão que não tinha era uma lei nacional mas no ambito local pornografia infantil sempre foi probida no japão (ou pelo menos desde que pornografia surgiu)
Dan Da Dan é bom demais. Divertido, o romance é legal e cheio de personagens carismáticos
Japão é o último Bastião do Entretenimento no nosso mundo ainda bem que eles não ligam pra esse "politicamente correto" que tá destruindo o entretenimento aqui no Ocidente
O entretenimento ocidental está mais preocupado em não ofender ninguém (ou pelo menos um público específico) do que entreter de fato, enquanto os japoneses não ligam nem um pouco para o ocidente, as produções são para o público doméstico, se os estrangeiros gostarem, para eles é ok, já atingiram um público que pretendiam. Isso se reflete muito nos jogos atualmente, estamos enfrentando uma onda de com com DEI e que estão indo muito mal nas vendas, enquanto os jogos orientais estão batendo recordes de vendas e sem qualquer tipo de inclusão desnecessária.
a cena não tá fetichizando aquilo mas sim parodiando as historias de aliens que sequestram mulheres para procriar que quem é de fora não sabe mas são MUITO comuns na ufologia por meio da tal sonda
Tu fez uns comentários de Dandadan que se encaixam em muita obra japonesa dos anos 80/90, principalmente Dragon Ball
Dragon ball clássico é muito turma da Monica
Isso virou vantagem competitiva pros animes, tem um monte de gente que prefere ver anime do que conteúdo ocidental inclusive por causa dessas "restrições".
O vídeo foi de 0 a 100 muito rápido quando começou a falar da pipoca kkkkk
obrigada pelo trabalho QnS.
Finalmente vejo alguém falando do absurdo de comerem pipoca no cinema
Eu acho válido, é uma obra adulta e a obra está retratando isso sem ser de forma boa ou romantizada, o anime não trata aquela cena como algo bacana, pelo contrário é tratado como uma situação muito ruim, se fosse tratado como algo bacana aí eu entendia, depende do tom também, tem situação que é feita pra ser absurda
APESAR DA BIZARRICE INICIAL, E DAS CONSTANTES LOUCURAS NA OBRA, DANDADAN ME PEGOU POR DOIS PONTOS QUE ELE É MUITO FORTE, O ROMANCE DOS PROTAGONISTAS E AS TEMÁTICAS PESADAS QUE LEVAM AS CRIATURAS E APARIÇÕES SEREM O QUE SÃO, FALANDO SÉRIO, EU CHOREI UMAS 8 VEZES AO LONGO DA LEITURA. RECOMENDO DEMAIS LEREM OU ASSISTIREM.
Finalmente alguém falando sobre isso! Assisti o primeiro episódio porque meu irmão de dezessete anos é fã do mangá e instistiu pra ver e eu fiquei muito desconfortável com essa cena, mesmo com o tom de comédia não consegui achar engraçado. Percebi que tô velha demais pra esse tipo de obra
Isso é extremamente comum em manga e anime,e desde sempre.Acho que se deve muito ao fato de até recentemente o pdf files era não crime la
Eu acho q o desconforto com essa cena é uma reação perfeitamente natural e intencional da obra. Em nenhum momento o anime mostra aquilo como uma coisa bacana q deveria ser replicada por aí sem problemas. Muito pelo contrário, tanto q antes q de fato acontecesse, o menino aparece possuído na nave e desce o cacete nos aliens. E, as tais ondas q os aliens tavam jogando na menina pra deixá-la mais suscetível ao abuso foi justamente o q fez ele ganhar poderes paranormais pra revidar e descer o sarrapo nos aliens molestadores.
Ou sejes, aquilo era um bagui errado e a resposta dos protagonistas foi completamente certa, justificada e validada em papel timbrado e tudo.
Eu fico feliz que consigo ver esse tipo de obra, acho que me privaria bastante se não conseguisse ver esse tipo de contéudo.
Como próprio dandadan que é muito bom.
O anime quer deixar a coisa mais leve cara, não no sentido de normalizar é obvio, mas se você quer ver essa situação sendo tratada como grotesca vai ler sla goodnight punpun
@@allexgustavo7016o pior que punpun tbm usa mto da comédia para deixar algumas cenas mais tragaveis
É engraçado perceber como a mulher é tratada de forma especial nesses momentos ja que a situação de abuso é tanto pra garota quanto pro garoto mas apenas um lado foi defendido e ouvi reclamações, ou vocês acham que não existem homens que perderam o pênis ou foram abusados na infância ?
Né isso?
Eu falei disso tmb, piadas com tudo quanto é crime é de boa, mas aí colocou mulher no meio e não pode. É tipo o povo defendendo jogos violentos, que não tem nada a ver com o comportamento real da pessoa, mas numa cena de abuso vira o maior crime mundial. Eu entendo gerar desconforto, mas plmdds.
@@cassiamartins2449vc tem que parar e abrir sua cabecinha que as mulheres ao longo da história foram uma das minorias mais degradadas, então é aceitável essa revolta
Creio que é exatamente isso. Pensa no que as pessoas pensam qndo alguém fala uma mulher abusou um menino. As pessoas só riem da situação, não ligam mesmo, pq sempre têm os bostil que fala " que sorte, vc comeu uma velha gostosa ". É isso mesmo, ninguém liga, mesmo que seja visível como o protagonista está muito desconfortável com a situação, o prota não é bostil, tanto é que a única que leva um pouco ou que de fato liga para essa situação é justamente uma garota.
@@FBITokyo-eb1odvocê falou corretamente "ao longo da história"mas não hoje em dia , nos dias atuais as mulheres são cidadãs plenas com os mesmos direitos que os homens ou até mais logo não faz o menor sentido ficar mais revoltado com um crime cometido contra uma mulher do que com um crime cometido contra um homem
pKPOCKKKKKKKKKKKKKKKK O CARA XIANDO POR CAUSA DA PIPOCA, eu te amo
volta no tempo 10 ou 20 anos e olha todo mundo em panico e outros filmes do genero...
Dandadan ta em top 5 na netflix 🎉🎉🎉
Acho errado reduzir a piada, é cômico, mas não é piada. A situação foi feita pra causar angústia, desconforto, apreensão e claramente funcionou. O efeito cômico se dá pelo absurdo e escolha de palavras, não pela situação ser uma piada. Também não acho que houve fetichismo, não é porque a garota está seminua que fetichizaram, não acho que ninguém normal pensou "meu deus, fizeram essa situação ser excitante".
(Não entendam isso como se eu tivesse achado que foi um ataque e estivesse "defendendo" até porque ele não está "atacando", só não concordei com algumas colocações)
Eu também não entendo gente que ta interpretando essa cena como piada. É claramente algo ruim, e nenhum momento o anime faz parecer bom. O ângulo mostrando o alien abrindo as pernas delas é claramente pra mostrar o quão desconfortável e ruim aquilo é. Não é engraçado, não é divertido, é algo sério
O lucro das salas de cinema vem das vendas de pipoca e refrigerante, balas etc. A venda dos ingressos só pagam os direitos de exibição pra distribuidora. Já trabalhei pra uma delas, sei como é, sala de cinema dá muito pouco lucro.
Quase morro de rir com a parte do MILHO. 😂😂😂
Se ele tá chorando com dandadan imagina se ele ver os tensen em jigokuraku, "ain eles tão sem roupa no meio da luta como pd isso😭"
KKKKKKKKKKK entregou o bait
As fabulas sempre foram infantis, mas lembre que elas vem de um tempo em que se tinham muitos filhos, ninguem ficava cuidando de tanta criança o dia todo na rua, então se inventava que no bosque atras da sua casa tem um "bicho papão", quanto mais pesada a historia melhor para manter os moleques fora do bosque, rs. Você me parece um cara que tem mais ou menos a minha idade, então deve ter ouvido quando criança "menino volta para casa se não "O véi do saco" vai te levar" kkkkkk
Então a arte transcende a moralidade, os fins justificam os meios, seria isso? Cabe uma profunda reflexão.
Dandadan é na mesma pegada de Chainsaw man e Fire Punch. Não são obras pra todo mundo, e nem pro otaku médio.
Eu vendo esse corte enquanto faço pipoca kkkkkkkkk
Ainda bem que os japoneses não dão ouvidos as opiniões dos ocidentais, a respeito das suas obras, porque do contrario, jamais teríamos uma diversidade imensa, de estórias, em mangas e animes, que os mesmos criam, para o nosso deleite. Porque o legal desse tipo de variedade também, (na minha opinião), é que sempre vai ter algum material, do seu gosto, deixando assim todo muito feliz
_enquanto Tiver gente assistindo, comentários dizendo se e certo ou não, não fazem diferença de porra nenhuma. Boa tarde_
"Piada" e "inaceitável" na mesma frase é o reflexo da sociedade que temos.
Pois é por isso que existe um abismo entre animações japonesas e animações ocidentais, tanto em popularidade, quanto em qualidade.
animação japonesas tbm seus problemas cara.
@@caraqualquer9907 mas n muda o fato de estar anos luz a frente
@@GabrielBotelho3011
e mas as custas dos animadores né
@@caraqualquer9907 nem todo estúdio tem esse problema. Tem a toei (One piec),wit (Shingeki),ufotable (demon Slayer). Dentre outras que não cometem abusos. Esse tipo de coisa existe no ocidente também, infelizmente!
Defendendo abuso em seu desenho japonês em
No resumo: DanDaDan provou que quem lacra não lucra. Não está lacrando e está lucrando muito.
Bendito seja o cara que teve ideia de comer pipoca no cinema , são uns dos poucos prazeres reais da vida. kkkk
Quando eu assisti o primeiro episódio desse anime eu fiquei: "Que danado é isso? kkkkkkkkk"
A arte é amoral e utilizar a ética é perigoso, ainda mais porque a linha do que é ético está ficando cada vez mais estreita a medida que os dias passam, a arte deve ser isenta de qualquer tipo de repressão para promover a pluralidade, se não gostou ou não concordou com algo tem outro no mesmo estilo pra você consumir que não terá essas questões, mas sempre é importante aqueles que trazem os incômodos. Sangue e morte é algo cotidiano da vida e da natureza, mas com o tempo não há mais sangue em qualquer escala em desenhos por ser "violento", quando nos cortamos é normal sangrar e em qualquer idade podemos ter perdas na vida, desde um animalzinho de estimação até um parente, a arte antes passava mensagens que nos ensinavam a passar por esses momentos difíceis da vida mas hoje ela prefere simplesmente fingir que eles não existem, até uma criança chora, sangra, morre e vê morrerem, a vida nem pra uma criança é um arco-íris florido como nos conteúdos infantis que a ética deturbou.
Mesmo esquema rola no anime No longe allowed in another world. Só que o tema é "se auto anular a si mesmo próprio" se é que você me entende. Se puder ver ele pra comentar, vai ser legal.
Eu acho que acaba talvez caindo em público, por exemplo eu perdi o total interesse nas produções americanas.
No meu caso é o contrário, a maioria dos animes e mangás atuais não me cativaram (dandadan eu gostei ok), mas reconheço que o cinema americano tá meio paia...os filmes populares. Se souber procurar direitinho ou dar chance a algumas mídias, vai achar ouro (como algumas HQs, animações e obras nacionais).
Eu acho engraçado que nós saímos do gênero shonen do herói de coração puro pra o herói de shonen com o coração puro "eita bicho seqsso"
Denji de chaisaw man
@@brunosouzadeoliveira6114 ele é o maior, Okarun tá vindo disputar
@@JM-xm3qqpelo menos o tigelinha faz outra coisa da vida além de bater punheta diferente do denji
@@JM-xm3qqpior q o okarun só quer os zovos dele de volta e nada mais
Upgrades, upgrades.
Como a cultura japonesa permite que o autor se atenha a sua historia em vez de se atentar a SweetBabyInc...
esse bagulho do milho é obra da matriz...
O teor amoral de Dan Da DAN me lembra o mangá de Gantz que foi feito justamente pra ser amoral e tratar justamente dessa tema, embora, ali, ele seja claramente um mangá +18 onde vc vai ver o pior do ser humano e de como as pessoas podem ser grotescas umas com as outras.
nao e so uma situaçao absurda e comica: é um momenbto de tensão, a garota estava com medo de ser abusada pelos aliens e o garoto salva ela aumentando o laço entre os 2, desbloqueando o poder psiquico dela e ele usando o poder do fantasma pela primeira vez.
O fantasmaa da velha tarada é uma lenda urbana no japão....nao entendi?
Graças a Deus o oriente não acabou com essa amoralidade da arte se não o tédio e a mesmíssima piada sem graça acabariam com todo o entretenimento na arte.
Queria que você visse Made in Abyss. E mais uma amostra da d8nç a deles. Eu tenho pra mim q o autor é pdf files pq não tem explicação pra muita coisa lá dentro
made in abyss não é sobre criança explorando caverna? eu nunca vi, só ouvi falar. q bad vibes agr
@@O_Fisikomunista de certa forma você tá certo, o problema é que muita coisa bizarra acontece e meio sus. Principalmente pelos personagens serem muito infantis tanto na aparência quanto nos comportamentos
muito ruim esse anime o autor fica coloca fetiche dele.
Parece a tal da "moral da história", toda história precisa passar alguma lição de cidadania, como o fim dos episódios do he man kkkk, dai uma obra como dandadan jamais seria cogitada numa mídia supercial, na dark talvez, mas no pior sentido, de fato essa obra so é possível da for a que é no Japão mesmo.
Ainda bem que existe esse tipo de humor. Deus me livre animes pararem com essas putarias gostosas.
"Reprodução de João e Maria"
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou usar
Se você só assistiu o Anime, PRECISA ler o mangá! O autor é genial apesar de todas as bizarrices. Costumo comparar Dan Da Dan como uma mistura de Chainsawman x Jujustu.
Eu acho que a amoralidade enorme das obras japonesas e de como elas fazem um sucesso por aq é um problema do krl principalmente pq fazem mais sucesso com adolescentes. Na escola a galera tem tempo pra krl, mais do que elas imaginam e se entopem dessas historias ai cresceram em adultos q normalizam todo tipo de atrocidade pq tiveram o cerebro derretido com essa cultura. Lembro de muita barbaridade sendo feita e dita por gente proxima a mim e nas redes sociais nem se fala, a cultura otaku de adolescente e jovem adulto é um esgoto. Antes eu culpava os cara que iam atras disso mas com o tempo analisando o marketing, as estrategias de mercado, é simplesmente muito cirurgico o apelo, essa industria so é muito desgraçada msm.
É ate estranho que hollywood é extremamente mais criticada que a do japao sendo que la tem MUITA polemica principalmente nos bastidores das obras, e tbm muito "Fast Food" de midia, mas qualquer erro q é chamado atenção fica so no "Ah, é a cultura deles.." e isso cria uma grande ignorancia ao ponto que ja vi gente falando msm que estupro e pedofilia é algo normal la. plmds
Mesma crítica vazia de quem dizia que os videogames fariam as crianças quererem matar o coleguinha, deixar violento. Galera gamer é a mais pacífica que existe.
Diferente das torcidas de futebol, não é mesmo???
@@gustb100 eu ia até tentar argumentar mas no "gamers são as pessoas mais pacíficas que existem" já vi q vc mora numa realidade alternativa entao n acho q vai valer a pena criar uma linha de raciocínio só pra vc ignorar
@@alerrandromorisson5585 não gostou ? muito simples, não vê.
Você levantou alguns pontos interessantes e pertinentes. Realmente algumas obras japonesas passam do tom e acabam virando coqueluche de adolescente edge virjola rebelde sem causa, mas temos que tomar cuidado pra não jogar a criança fora com a água da banheira. A arte em si é amoral (o que não a torna isenta de críticas) e nem sempre visa trazer conforto, muitas vezes é o oposto mesmo, acho sempre importante se avaliar o contexto das cenas e se são pertinentes de acordo com a proposta narrativa. Muita coisa nessa estética grotesca e nonsense japonesa pós 1° guerra acaba passando batido por se enxergar apenas a superfície, tem algumas críticas que só vão fazer sentido se fizer um aprofundamento em certas questões políticas japonesas. O Japão é muito hábil em vender o seu soft power "fofinho" e jogar a sua sujeira pra debaixo do tapete o que acaba alienando mais ainda o Otaku ocidental médio que lê mas não entende o que lê. Esse é um assunto complexo e complicado...
@@spidermob84 Obg seu texto foi melhor que o meu.
Eu não quis dizer que anime deveria ser proibido apesar q uns cara aí q responderam nem tentaram entender meu ponto e só devem ter achado q sou hater de anime sendo q pqp cresci com isso e vou morrer lendo mangá e assistindo anime. Mas é fato que essa indústria se alimenta vendendo coisa errada sem nenhum sentido artístico, só olhar pro fato que Mushoku Tensei teve uma animação com uma qualidade nível BERSERK, ambos tem nudez e situações de tentativa de estupro com menores, mas enquanto um mostra de forma realista grotesca e crítica o outro fetichiza ao máximo e ainda passa pano com o protagonista ficando no final com a criança q ele tenta estuprar. Esse é um assunto complexo que as pessoas só fora da bolha otaku tocam pq os cara já tão assustadoramente acostumados a hypar esse tipo de coisa.
E a eterna guerra cultural de woke e não woke blablabla só faz a galera ser ainda mais ignorante a críticas
A minha vida é mais feliz depois de ver o nosso mestre indignado com a pipoca no cinema 😂😂😂
Eu amei Dandadan. Eu gostei demais.
Concordo com praticamente tudo. Exceto o lance da pipoca.
Faltou mencionar que é milho superfaturado 7:08
Os alienígenas 👽 faltando sobre "bananas" tava mt engraçado 😂 nesse anime.
cara meteu uma filosofia sobre o primeiro ep de dandadan e no final surta por causa de gente comendo pipoca kkkkkkkkkkkk ri dms
Antigamente bem nos primórdios, n podia comer no cinema. Até um cara muito esperto ter essa ideia aí da pipoca pra ganhar dinheiro, aí foi feita no propaganda a favor da pipoca etal e no fim estamos hj aí
Petição pro Linck fazer Review de "kaguya-sama:love IS war"
O sucesso de dandadan se dá por uma escassez de animes de relevância na temporada passada. Histórias genéricas e que não te motivam a acompanhar. E esse fenômeno se repete na temporada de animes atual, onde são poucos os animes que se comparam a qualidade de produção e enredo de dandadan. Sexualização em animes é coisa comum, tanto que vários animes que utilizam esse recurso por si só não conseguem prender a atenção do público por mais de dois episódios.
Eu me sinto inteligente assistindo você, sério mesmo.
Casal hetero agora virou o errado, casal hetero só tem em igrejas evangélicas....
Não existe essa sexualidade em dandadan oque existe é uma rebeldia em relação ao mundo esse anime mostra diretamente a relação do mundo com os adolescentes onde toda a sociedade quer rancar toda o "sangue" do jovem, onde a única coisa que ele pode fazer é ser rebelde. Mas também também deve haver o amadurecimento no processo porque se não se torna tudo uma loucura.
Por isso gostamos do japao😢
É estranho ver uma pessoa falar que piadas desse tipo é extremamente imoral pro ocidente, sendo que todo mundo em pânico, que é uma obra ocidental, tem piadas assim, fora que milhares de outros filmes e séries tem piadas desse tipo, meio hipócrita
Fora outros desenhos ocidentais que fazem piadas com coisas muito mais pesdas, como por exemplo, aborto, incesto, pedofi***, atentados, zoofili*, massac** tenebrosos, eu estou citando apenas coisas que vi em animações do ocidente
Diferenças culturais, moralidade é contextual.
Imaginando agr como seria se o Linck assistisse monogatari series
Como o mano fujimas disse em chainsawman, pipoca é necessário para filme, pq diferente do refrigerante não dá vontade de mijar e quando vc se distrai, tem um estímulo Rapidão lá que dá pra pegar sem nem tirar a cara da tela