MANUUUU, esse livro do Freud sobre sexualidade e feminidade foi minha mãe quem traduziu!!!! Ela chama Maria Rita Salzano Moraes! Fiquei feliz em ver esse livro com vcs!!’ ❤️
Gente pelo amor de deuss achei que vocês já iam anunciar o fim do casamento, não brinquem comigo dessa maneira em pleno 2020 não tenho mais coração pra isso hahahha
O que aprendi depois de 8 namorados (incluindo um relacionamento aberto) e 1342 ficantes (entre homens e mulheres): qualquer relacionamento se dá a partir de contratos estabelecidos (sexo, amizade, companheirismo, lealdade, questões financeiras, objetivos a serem alcançados, necessidades particulares, lidar com a família e os amigos alheios, entre outros). Com o passar do tempo certos contratos começam a ser descumpridos e até aí tudo bem, até por que novos contratos começam a ser estabelecidos (a educação de um filho, por exemplo). A questão é como lidar? Desde que os dois contratantes cheguem em um acordo e se encontrem em pé de igualdade para poder decidirem, tudo pode ser novamente acordado (inclusive o não fazer sexo). Sendo a sexualidade fluida, nada mais normal que o apetite sexual se altere no decorrer da vida, as prioridades mudam, as necessidades se alteram. O grande problema se dá quando existe discordância nestes contratos e/ou existem relações de poder ( numa sociedade machista e patriarcal, principalmente ). Ou seja, se os dois acordarem em não fazer sexo e os dois estiverem bem com isso, por que não? Acho muita caretisse e inocência nossa resumirmos a definição de companheiro ou cônjuge na presença ou ausência de sexo. "Ahh mas então vira amigo", ledo engano. Observe as suas relações com seus amigos, por mais que vc confie e faça tudo com eles, ainda assim a relação é diferente, o afeto é diferente, dormir com seu amigo e dormir com seu cônjuge não é o mesmo dormir, ainda que não haja sexo nos dois exemplos.
quero imprimir este comentario e colocar num quadrinho hahaha . Me fez pensar e concordar sobre relacionamentos serem contratos, Faz muito sentido ! e sobre tudo isso ir modificando ao longo do tempo kkkkk vai de nós ajeitar ou nao de acordo com tudo que vai mudando.
Eu nem terminei de ver o vídeo e algo fez muito sentido p mim quando a Flor fala sobre sexualizar o outro e tudo mais. A gente coloca o sexo como o centro de qualquer relacionamento, pulando a parte as vezes de conhecer melhor o outro. Dai com a convivência tudo muda, vc n gosta do jeito q a pessoa trata a família, como a pessoa lida com o trabalho, começa a ver coisas q n se encaixam... Se o relacionamento começasse pela amizade, um conhecendo o outro melhor, admirando como pessoa, o sexo seria só uma consequência.. Eu estou gostando muito de alguem, começou com amizade e hj eu admiro muito ele e o sexo será só uma consequência desse gostar! Fico feliz por esse casal q pôde agora com a pandemia se conhecer melhor, serem amigos... Acho q amizade não acaba relacionamento, mas a falta dela sim!
É bonito. Mas já começo alguém que admirei, gostei da amizade e o sexo não dava encaixe. Daí voltou pro nível da amizade. Sexo não é só consequência de admiração, é tesão, é instinto animal (que a humanidade adora esquecer que tem natureza animal 😅)
@@Bruna88 verdade! Talvez eu tenha generalizado pq eu sou assim. O físico, o sexo n faz sentido nenhum se eu n tiver alguma conexão com a pessoa. Eu gosto muito de conversar com pessoas inteligentes e isso me atraí muito. Então, talvez esse instinto pode funcionar mais p homens né?
Eu acho sensacional que por mais que vocês atravessem um ao outro com suas referências e saberes, vocês ainda mantém suas subjetividades bem fortemente e sem censura. Seja o Manu, todo "Freudinho" ou a Flor, organizando pensamentos até chegar no fim que não chega exatamente a algum lugar e com ações teatralizadas hahahah É muito fundamental vocês permanecerem individualmente, mesmo que juntos na relação. Talvez isso seja o que faz os vídeos de vocês serem tão incríveis. Várias perspectivas num vídeo só e em fricção (ou não). Amo amo amo!
Acho que os pedidos de namoro/casamento deveriam ser substituídos pelo "quer ser meu/minha melhor amiga?" da infância. Deus me livre "escolher" passar um tempo considerável da minha vida com uma criatura que não seja minha melhor amiga.
Eu tenho um problema com os vídeos de vocês: assisto e vou anotando várias reflexões para comentar depois, na esperança de haver um diálogo, e termino o vídeo achando minhas anotações muito rasas, porque vocês já foram quilômetros mais longe e muitos pés mais profundo. Isso é um elogio rs! De qualquer forma, sempre acabo pensando que Manu representa a forma como me apresento para a sociedade e Flor é aquilo que realmente sou. Eu adoro ouvir essas "nossas" conversas...
"como sempre, eu vou chegar em lugar nenhum" (FLOR, Maria). Kkkkkkkkkk
4 года назад+3
Entretanto, quando chegou uma conclusão, foi de que, aqui no canal, somos um grande surubão.😂 Eu ri alto. Maria flor, mestra sábia suprema. Amo esse casal.
Permita-me compartilhar minha experiência no assunto. Tive um relacionamento por 10 anos com um homem. Certa vez, crete de que eu seria correspondida, me declarei dizendo que ele era meu companheiro, amante e melhor amigo. E pasmem (ou não), ele me respondeu dizendo que JAMAIS seria meu amante, pois isso era uma ofensa, e que (pasmem ainda mais), nunca seriamos amigos!! Eu sinceramente fiquei chocada, pois tenho uma visão completamente diferente. Para mim, toda relação permeia nestes três pilares, de companheirismo, sexo e amizade. E que sim, ela sobrevive sem um destes três. No caso dele, assim como o da garota do vídeo, sem sexo nada mais existiria, nem amizade, porque como já tínhamos transado, o campo da amizade também já tinha sido "quebrado". E não tem volta!!! Inclusive, neste sentido, uma das maiores dificuldade de superar essa relação, foi a perda da amizade que eu tive, pois assim que terminamos, para ele, tudo acabou, e com ela a amizade que eu achava que tinha. Foda isso :( Porque o sexo se tornou um tabu tão pesado, ao ponto de "estragarem" as relações?? Se puderem, falem de novo sobre o assunto. Acho algo muito valido de ser discutido incessantes vezes. Bjs :* :*
@@elianea.c.2294 Acho que é justamente a ideia do canal. Não dar respostas ou ensinar. Mas sim pensar e discutir as loucuras junto com eles. Eles propõe divagações, não ciência.
@@MariaAlves-vo3wm acredito que seja só uma sensação mesmo, a personalidade dela nos passa isso. Olhando pras pessoas que conheci durante a vida, 90% era tão superficial que acharia a Flor profunda demais e correria dela, eu acho q ela só se adaptou melhor do que o Emanuel à socialização. Tanto é que se você reparar durante o vídeo ela entende todas as referências dele, então ela claramente se aprofunda. Eu e minha esposa somos assim, ela aparenta ser muito mais profunda que eu e tem problemas com o social, eu ja me "encaixo" mais porém sou tão profunda quanto ou até mais, e te digo que ate ao conversar com pessoas profundas eu me podo pois sei que alguns assuntos podem assustar, como é o caso que a Flor cita sobre incesto.
Aconteceu comigo... Depois de 9 anos de namoro eu percebia que éramos muito mais parceiros que amantes (rs). Não que não dê pra ser os dois - seria o ideal. Mas percebi que havia algo estranho quando não conseguia mais sentir desejo sexual. Estávamos juntos pela comodidade de se ter alguém, pois sequer brigávamos. Acordamos que não queríamos mais tentar mudar aquela situação e terminamos nosso relacionamento de maneira amigável, sem ressentimentos ou mágoas. No relacionamento atual eu busco uma amizade mais profunda e tenho certa dificuldade, não sei se é um medo inconsciente de que as coisas acabem como foi da última vez.
Está acontecendo isso comigo. 10 anos juntos, sempre nos demos mto bem, nunca tivermos brigas (vdd), quando não conseguia mais sentir o desejo sexual, analisei que esse campo da relação nunca foi um dos nossos pilares,então me perguntei pq aquilo estava me incomodando se antes não incomodava, depois desse questionamento varios outros vieram e hj me pergunto se somos rommater e se nos damos bem, pra que terminar... enfim... um dilema
Realmente o começo do vídeo foi confuso mas quando as coisas foram se encaixando fez total sentido. Tenho um grupo de amigas onde nós 4 temos uma conexão inexplicável e desde que nos conhecemos muitas foram as vezes em que a gente se beijou e muitas são as vezes em que ficamos juntinhas, trocamos carícias, etc. A gente construiu toda essa relação de forma muito livre e esse afeto, que normativamente seria romântico, sempre nos foi natural. A gente sabe do que sente e demonstra, muito assumido e natural. E sim, somos só amigas, sempre seremos.
Flor, posso tentar falar sobre a sua pergunta? "Então comer chocolate é sexual"? Pode ser, na medida em que estimula a mucosa da boca e sacia algo. :) Se a sua área de estimulação preferencial for a boca, o prazer é maior. E seu sintoma preferencial também pode surgir daí, como fumar demais, comer demais, roer unha etc. Tem prazer que vem da dor e do sofrimento, né? Sentir prazer no chocolate tá bem sossegado. Hahaha. Prazer é o que diminui a tensão e a gente busca incessante e repetidamente. A busca vem de uma fonte interna de tensão, tem um objetivo e é direcionada a um objeto e envolve nosso corpo, principalmente nossas mucosas (mas pode ser até o cotovelo! rs). A psicanálise nos ensina que, no humano, acontece de tudo. :) Um beijo enorme, Adoro vocês dois. 💙
Ai gente!! Amo este tema. Pra mim o que difere minhas relações íntimas de amizade e minha relação amorosa é o desejo sexual sim, e o sexo como essa maravilhosa coisa que abre uma fenda no nosso ego e nos aproxima da nossa essência, sabes!? É um lugar onde as fantasias mais escabrosas habitam, aquelas que a gente reprime, o sexo nos deixa completamente expostos, vulneráveis, e estar assim com outra pessoa é, pra mim, o ápice da intimidade. Sem a possibilidade disso, parece amizade sim. Acho que o sexo casual existe nas relações de amizades, e as amizades existem nas relações amorosas, mas uma relação amorosa sem desejo sexual parece amizade! Principalmente na monogamia, pensa que vc ta namorando alguém e o desejo já se foi, vc não pode transar com mais ninguém, e tem ali um grande amigo, mas podia ter um grande amigo em outro lugar tb, porém o sexo com intimidade parece existir em especial nas relações amorosas! To tão confusa qto vcs!
Acho que a moça tem que tentar entender qual é o peso que o tesão e o sexo tem na vida dela, inclusive a longo prazo. Sou ateu, mas hoje vi uma frase do padre Fabio de Melo que gostei: "A amizade é o último e definitivo estagio de todo grande amor." Dumbledore era gay e eu também não aguento mais o tema não-monogamia.
Vocês são maravilhosos demais! Eu sou psicóloga e amo psicanálise e fico conversando com vcs, quando Manu esqueceu o nome do caso do pequeno Hans eu fiquei de cá gritando pequeno Hans kkk kkk adoro as reflexões psicanalíticas de vocês.
Esse foi o melhor vídeo do mês de vocês na minha modesta opinião. Adorei o tema, as abordagens e o clima. Foi meio confuso, com interrupções e retomadas, ou seja, igual a vida! Beijo procês e até o próximo vídeo/livro/filme...rs
Uma vez um ex namorado me disse o seguinte "No momento que a gente começou a namorar, você deixou de ser minha amiga pra ser minha namorada" e isso realmente nunca teve sentido pra mim. Como ter um relacionamente amoroso com uma pessoa que não é sua amiga? Depois que terminamos entendi o que ele quis dizer, pois nunca mais nos falamos e era pra valer aquela frase pra ele. E de verdade, até hoje não entendo o sentido disso. Hoje eu tenho um relacionamento amoroso com muitas nuances, mas a gente é acima de tudo amigos fiéis um com o outro e por mais que a gente se separe, acho que sempre vai haver essa relação de amizade, pelo menos é isso que nós dois esperamos. Enfim, realmente não concordo que amizade é algo separado de namoro, e que o sexo também não define isso. Pra mim, um relacionamento romantico é mais definido pelo nível de intimidade com a pessoa, em todos os âmbitos. Aquela pessoa começa a fazer parte da sua família, da sua rotina e te conhecer de um jeito que mais ninguém conhece. (E até nisso é complicado, pois tenho amigos de infância, que todos juntos somos quase um relacionamento amoroso e não monogâmico, pois nos conhecemos bem intimamente e é comum haver troca de beijos, porém a gente não tem nenhum compromisso estabelecido um com o outro). E também já aconteceu do seguinte, eu e um amigo começamos a transar e nos envolver, porém eu vi que um relacionamento amoroso talvez não fosse o que almejava no momento, continuamos só transando e hoje a gente só é amigo, sem nenhum tipo de envolvimento amoroso. Por isso acho que os nossos sentimentos também são cruciais pra essa separação entre namoro e amizade. Mas enfim, esse tipo de coisa é muito difícil de definir, pois é realmente muito subjetiva e única pra cada indivíduo.
Eu amo um video confuso, me sinto na varanda da minha melhor amiga conversando o que 'da na telha'. Só achei que não clareou mto a questão da colega que enviou a história dela 😅 mas amei ter terminado falando de Harry Potter 🤩 vcs são ótimos!
Não seria o companheirismo da amizade uma das melhores partes de um relacionamento? Fiquei pensando que ela tem dentro do relacionamento o que grande parte espera que aconteça, inclusive eu. Acho necessário dosar e equilibrar todas as outras partes, se é que isso é mesmo possível.
Parece ser o que muitos desejam mas ai quando acontece a gente não sabe lidar, pq a gente não sabe lidar com uma relação "romântica" sem sexo ou com momentos sem sexo pq ensinaram pra gente que amor sem sexo é amizade (ou só amizade) enfim.... não sei....
Concordo com as duas, é ótimo achar um parceiro que possa ser seu amigo! Mas sim, nós fomos ensinados a achar que um relacionamento amoroso só se concretiza com o sexo. Por isso que existe aquela de que "não existe amizade entre homem e mulher" porque sempre colocam sexo no meio, quando isso não nada a ver.
Gente terminei meu primeiro namoro (dos 18 anos aos 23) por ter me convencido dessa coisa de "viramos amigos", terminei casei com outro que é ótimo tbm e esse ano vamos fazer 5 anos de casado e advinha quais questionamentos começam a surgir de novo?? Será que estamos virando só amigos? Então eu acho que esse não deve ser o foco se não nunca saímos desse ciclo, acho que as relações são assim mesmo, uma hora mais sexo e em outras mais amizade, mas se estiver tudo bem entre os dois... segue o baile. Sei lá 😅
A questão sempre será a capacidade de equilibrar todos os pratos rodando perfeitamente, né !?! Impossível. Esse malabarismo louco das nossas vidas q faz a gente pirar. Numa relação tem prato do sexo, o prato do desejo, o prato dos boletos, o prato do companheirismo, as famílias. De vez em qdo cai um prato né !?! E tudo bem, mas qdo saber se já acabou ?!?? Qdo todos os pratos caem na nossa cabeça de uma vez !??? Existe um prato mais importante do q outro ?
talvez ainda não tenham dimensionado isso, mas vocês quebram, semanalmente, muito da culpa que a gente carrega; que não é nossa; mas que, por falta de conscientização e elaboração, alimentamos por tanto tempo. OBRIGADA. Aos dispostos, vocês têm sido um (dois) respiro(s).
Em um relacionamento, amizade com falta de sexo não é sinal de fim. O ser humano gosta de criar conflitos a serem resolvidos e as vezes a falta de libido com o parceiro é apenas uma forma do seu próprio corpo criar um problema / drama a ser solucionado. Muita gente ao invés de dialogar sobre essa situação com seu par, cria um mostro secreto dentro de se que se alimenta da ideia dramática que chegou o fim, sendo que isso é apenas uma fase ou um problema de falta de dialogo. O sexo e as fases sexuais de cada casal é um tema muito mal dialogado e o imaginativo nunca trás soluções boas, então por conta dessa falta de comunicação sincera, vejo muita gente terminando seus relacionamentos por motivos completamente irreais... ANYWAY, CONVERSEM COM SEUS PARES SOBRE TUDO. :)
eu amei esse vídeo. representa todas as minhas noias sozinha, as da minha relação amorosa e também com meu melhor amigo. MUITO OBRIGADA POR ISSO MEU DEUS TO MUITO CONTENTE
Se vocês viram melhores amigos aos 60 anos, tudo bem. Virar melhores amigos aos 30, 40, eu acho um pouco estranho. Estou tratando a expressão "virar amigo" como o fim de uma paixão, o fim do sexo, o fim da admiração sexual pelo outro, e a convivência convertida em amizade sem sexo, em que ambos lados esperam não ser traídos. Se não havia amizade alguma antes, mas simplesmente sexo, também acho estranho. A rigor, em um relacionamento, o ideal seria que a pessoa com a qual você vive seja sua amiga - não necessariamente melhor amiga - e também exista a atração sexual, o desejo. Não sei quanto a vocês e os demais, mas eu não conseguiria permanecer em um relacionamento se o desejo desaparecesse por completo. Entendo as pessoas que continuam juntas por filhos, casa, costume, preguiça, mas eu realmente não consigo. Já fui casado e tive 3 relacionamentos mais longos. Em todos eles mantivemos ambos o desejo vivo até terminar, e, melhor, nenhum desses relacionamentos terminou porque acabou o tesão. Não quero dizer com isso que a relação deve ser somente sexo. Mas considero o sexo um dos pilares fundamentais de uma boa relação. De repente é artificial, pouco substantivo, mas é realmente como eu vejo e sinto a questão. Você pode sobreviver sem um apêndice, sem um pulmão, mas remova o coração, o cérebro ou o estômago e teremos um problema grande. O mesmo com um relacionamento e o sexo. É um de seus órgãos vitais. O que eu acho estranho é que em muitíssimos casais que conheço, aliás, na maioria, o casal ou já não faz sexo ou faz "de vez em nunca", mas traem um ao outro. Ou seja, a vida sexual para eles não terminou. E foi exatamente o que uma amiga disse ao marido, confrontando-o depois de mais de dois anos sem sexo: "se para você a vida sexual acabou, para mim não", de maneira quase agonizante, quase pedindo para que o marido fizesse algo para evitar que ela o traísse. Gente, o sexo não é o que diferencia um namoro ou casamento de outras relações. Você não beija amigos na boca. Pelo menos eu não o faço. Você não toca eroticamente, você não olha com desejo, você não toma banho junto, troca de roupa na frente do outro. Há muitas coisas além do sexo que separam uma relação erótica de uma relação não-erótica.
É tao bom ter vocês para ouvir com clareza e lucidez e maturidade todas essas questoes que eu sempre quis conversar com alguem sobre. Não me sinto tão sozinha por pensar demais nessas coisas. Obrigada! Amei.
Flor. Como você consegue relevar quando o Manu te deixa no vaco ? É constante o corte ,ele não joga. Da vontadr dr dar um beliscão nele ,quando ele não faz isso. Manu !!! Relaxa ,tenha humor !! Ela é maravilhosa.
Ameeeeei, estou numa fase exatamente assim! Mas a falta de conclusão me mata kkkk. Sei q nao tem resposta pronta, não paro de pensar nisso e o mais próximo q chego de uma conclusão é de q o tanto q um relacionamento trás de amadurecimento , amizade nenhuma trás, o sexo realmente importa, mas ele não é tudo, concordo com a Flor , que existe uma complexidade enorme de coisas em um casamento.
super concordo com oq vcs falaram sobre a questão de que as pessoas pensam que "ahh paramos de transar, acabou"... até pq sim, com certeza a amizade tá dentro de todo tipo de relação. acho que o ponto da pessoa que mandou esse questionamento é que rola um luto quando se deixa de ter a relação amorosa, e é difícil quando uma ou até ambas as partes ainda sentem a vontade da relação sexual, do amor romântico mesmo. aí fica realmente difícil, pelo menos num momento inicial, de manter SÓ uma amizade, entendem? talvez se precise de um afastamento, pra colocar as ideias do lugar, ou até dos dois juntos aprenderem a ressignificar a relação, entender o que ela pode se tornar...
"Quem vocês acham que é mais careta?", vcs perguntaram. Manu é mais conformado com a "caretice", parece adaptado. Flor, mais frustrada, parece sempre desejar outra coisa (ao menos no discurso). Mas, se a transgressão ocorresse, acho que o Manu aguentaria. Flor, tenho dúvidas.
Eu tenho certeza que foi o vídeo em que eu mais ri, amo vocês. O conteúdo tá incrível e a Flor trazendo muito humor e leveza para o "livro" haha. Obrigada 😍🤗
Para vocês que curtem Freudinho, uma boa leitura é Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade, da Maria Rita Kehl. Comecei a ler agora.
Oi Flor e Manu. Adoro o canal de vocês, acompanho há pouco tempo o canal mas fiquei pensando sobre o que vcs falam sobre amizade e namoro. E a amizade colorida? O que vcs pensam a respeito disso? Já tive relações de amizade colorida, mas as vezes eu acabo me apaixonando e outras não. Seria muito interessante vcs falarem sobre esse tema. Abraços.
- ahaha 9:20 até uns 11:00 eu acabei de ouvir o episódio sobre preguiça do Sexoterapia (no spotify) e ficou muito condizente com o conteúdo desse trecho que marquei. - eu lembro de ter muita dificuldade de enxergar relacionamentos amorosos como relacionamentos entre amigos. Quando eu decidir fazer isso, minha sensação dentro dos relacionamentos amorosos melhorou muito, pq fiquei menos exigente, mais compassiva, tolerante, tranquila e até mais respeitosa com o espaço do outro. Com meus amigos, nunca ou raramente tenho vontade de ser ciumenta, exigente e/ou desrespeitosa, por isso achei que seria uma boa ideia enxergar meu namorado assim. - eu acho importante evitar transar com muita gente por conta de infecção sexualmente transmissível
To adorando os videos, Flor chegou a fazer faculdade comigo pouco tempo, 1 semestre talvez. Tenho uma sugestão: falar sobre o machismo que destrói a alto estima feminina nas relações. A poliafetividade ou a monogamia são sistemas, não solucionam em nada "a machistada egoista". Quando vamos atuar na causa e não apenas nos debruçarmos nos efeitos? As escolhas dos afetos múltiplos está sendo usada como desculpa para desconsiderar sentimentos alheios. Eu sou poligamica por natureza e bi, mas não encontrei paceiris respeitosis, nem quando a proposta era monogâmica , nem poligamica. Acho q acima de tudo, independe das escolhas falta Respeito e gostaria muito q falassemos mais sobre isso: Respeito nas relações afetivo-sexuais, considerando que os desejos muitas vezes conflitam.
Descobrindo o canal tardiamente. Maria Flor, já admirava seu trabalho de atriz, daí os seus videos indignados com o Brasil, maravilhosos, e daí esse canal! você é muito engraçada! sensacional! cheguei no canal pelo canal solo do Emanuel, a dinâmica de vocês é muito boa!
A história dessa menina está acontecendo no meu relacionamento neste momento. Sou só eu e meu " namorido", prefiro esse termo, acho cônjuge muito formal que eu já vejo muito nos processos judiciais! Rs. Enfim, moramos juntos a 2 anos e pouco, muita coisa já foi vivida até aqui, conversamos muito. Assistimos os vídeos do canal juntos, aliás, assistimos os sobre não monogamia tb ( aliás, respondendo a pergunta, podem fazer mais. Nós amamos, esclareceu tanta coisa!). Enfim, nossa relação evoluiu muito durante essa quarentena. E ontem, em certo momento eu falei para ele : " Nós somos melhores amigos", com um tom cabisbaixo. Aí ele respondeu " ué, isso não é bom?". Eu refleti e cheguei a conclusão que isso pode ser enxergado como um aprofundamento da relação. O confinamento, o convívio intenso, pode até diminuir nossa relação com a sexualidade junto aquela pessoa, e exarcebar muitos outros afetos e conexões que temos com ela. Como foi bem exposto por vocês, uma relação é feita de muitos afetos, muitas camadas... E também, muitas fases. Hoje nossa fase é essa, e estamos nos permitindo curtir essas camadas que estamos descobrindo. Eu, pessoalmente, estou passando por um processo delicado. O isolamento social está me permitindo viver muitos conflitos internos nos quais estou batendo de frente. Isso me permitiu olhar pro meu " namorido", pra mim, e para tudo, com um olhar mais gentil e disposto a partilhar, contemplar. Isso é lindo! Doloroso e lindo! A gente tem que viver o presente
Flor, já que tu falou bastante sobre vocabulário nesse vídeo, e também porque agora eu consegui entender exatamente como tu está falando a palavra, vou te dizer que é Cônjuge e não conge, tá?!
Najida, ela sabe, o ‘conge’ é uma piada em referência ao uso dessa ‘palavra’ pelo Sérgio Moro. Depois que ele usou, ele sim achando que estava correto, virou meme e agora ninguém nos tira o uso do conge. 😅😅😅
Conheci vocês hoje! Na real, conheci agora! Fazem alguns minutos que me inscrevi no curso da autoescrita... ao terminar o video do cartarse, o youtube sugeriu esse de vocês dois. Bom, tive que parar o video no meio pra dizer que estou amando a vibe de vocês! Rindo e aprendendo muito! Encantado mesmo. Aproveito pra registrar que eu mais um dos que quer ouvir mais sobre a não-monogamia. Gratidão queridos.
Gente, adoro o canal de vocês e todas as temáticas discutidas aqui!! Pleaseee, voltem nesse tema, quando o sexo acaba, o que o sexo realmente delimita ou até onde o sexo delimita a relação ou o afeto....acho uma discussão muito interessante, muito complexa e acho que cês têm mais coisa interessante pra falar kk
Muito complexo separar essa questão do namoro da amizade. Particulamente, acho estranho namorar alguém e não ter amizade e usufruir das coisas maravilhosas que a amizade proporciona! Meu companheiro e eu somos amigos há 5 anos e há alguns meses decidimos namorar, mas continuamos amigos e compartilhando os momentos como antes!
Gente, achei tão bom esse vídeo, principalmente porque tenho uma ideia dentro de mim que um relacionamento só da certo se os envolvidos forem melhores amigos... Já sofri mto em relacionamentos passados por conta de disso...
Eu ia falar que o ser mais careta da relação é a Flor, mas olha esse livro com a orelha marcando a página que o Manu mostra! ISSO É COISA DE QUEM É CARETA DEMAIS. Ai que afliceta, socorro!
Engraçado como certas partes desse vídeo me deixou muito desconfortável, mesmo eu conseguindo racionalizar tudo o que vcs estavam falando. Aiai, beijos, meus queridos!
Sim, façam mais vídeos sobre a não monogamia sim! Nunca tinha parado pra pensar sobre a origem da monogamia, amei os vídeos e estou muito interessada em saber mais a respeito de tudo que envolve esse assunto. Amo esse canal! Bjs
Eu quero a programação de todos os próximos videos ás 7 da manhã na minha mesa, já! Melhor video com melhor humor matinal da Flor e melhores exemplos da vida! Gravações a partir de hj ás 7 da manhã, combinado? Combinado!
Fiquei feliz em ver o tema pq estou vivenciando essas reflexões nesse momento e levei para análise. O vídeo está confuso pq o tema é confuso mesmo e estou me sentindo aliviada por saber que não sou a única no mundo. Venho de um registro segundo o qual virar amiga (brother) é o fim da relação daqueles que já foram um casal e daqueles que poderiam vir a tornar-se um casal. Ocorre que cultivei alguns relacionamentos fluidos que tem se alongado por anos e que se caracterizam mais pela ideia do amigo, mas tem sexo. Esse é o x da questão. Dentro da minha composição individual, não transo com meus amigos. Mas essas relações “fluidas” envolvem sexo sem que o sexo seja o eixo principal da relação. Tem intimidade, partilha das crises, das vulnerabilidade, escuta, acolhimento.... tem muita coisa. Atingi com esses homens níveis de cumplicidade que não tive nem com namorados e eles também se expuseram bastante para mim (sei que para um deles isso é especialmente difícil). Ocorre que essas relações não vao caminhar para um namoro, eu tenho isso como um fato. Para mim, virar amiga é o fim da experiencia de casal e início da experiência de dupla. Dia desses, um dos rapazes me agradeceu por eu ter permitido que a nossa relação caminhasse nessa direcao, de amigos. Ele disse ter reconhecido que era disso o que ele precisava, naquele momento. Desde a separação, ele vinha se relacionando de maneira muito sexual e ele viu que precisava de algo mais, mas não banca uma relação agora. Ai eu falei para ele que, ao meu ver, essa era uma transição de posição sem volta para o lugar romântico (será que é?). Ele é um crítico do amor romântico, então para ele foi um alívio ouvir isso. No entanto, Ele não acha que seja o fim da possibilidade de um casal. Fiquei pensando em que medida encarar essas relações fluidas enquanto problema pode ser fruto de uma análise moral. Por outro lado, cai a ficha do quanto essas relações fluidas podem servir para não bancar uma relação mais íntima com o desejo. Para que entendam, um exemplo seria aqueles casos em que a pessoa está casada dizendo não querer estar, mas não banca o desejo de sair dessa relação, nem de ficar nela. Estendendo-se nessa zona cinzenta do desejo que não é assumido, que não é nominado (se é que precisa ser nominado), o desejo que está em um lugar que parece ser um não-lugar. Não sei se me fiz compreensível, poderia explicar melhor se tiverem interesse. Abraço, Priscila
Tem um filme chamado "The Unspeakable Act" que fala de incesto da forma mais natural e engraçada possível. É um Woody Allen indie, só que melhorado. O Manu ia adorar. E a Flor é a mulher mais engraçada do mundo, pqp! Por que ela não faz mais papeis comicos... eu não entendo. "O que você ficou fazendo nessa quarentena se não viu os filmes do Harry Potter: São 25!" hahaha
Pô, que legal abordarem esse tema espinhoso. De manhã e com frio ficou heroico hahahaha. acho que não tem como falar sobre amizade sem falar sobre monogamia, porque monogamia é o sistema que estrutura a coisa toda. aqui (ainda) não é crítica, é constatação: o sistema dentro do qual a amizade foi concebida (como o conceito que a gente conhece e vivenciou) é monogâmico. A cama é de solteiro ou de casal. O plano de saúde só pode ser estendido para uma pessoa com a qual vc diz q transa, etc, etc. Monogamia é algo estrutural, enfiado em todas as áreas, organiza nossos afetos e nossa vida material. para o sistema monogâmico, amizade é uma categoria necessária. E que faz sentido: gosta mas não faz sexo =amigo. depois tem toda a discussão do que é sexo, que acaba sendo uma fronteira importante no sistema, porque vai definir identidades relacionais e configurar traição. sexo é muito importante para um casal monogâmico, tb, pq, se não querem trair, poxa, se acabou o sexo e ainda tem tesão, a pessoa vai se privar de tesão por quanto tempo? então, chegando finalmente à pergunta da pessoa, sim, faz sentido no mundo monogâmico dizer "só" amigos pq no mundo monogâmico amigo é, necessariamente, menos que relação. significa um degrau abaixo, sim. “a gente era amigo e depois foi percebendo que tinha ‘algo mais’, não é assim que se contam tantas histórias de casal? evidente que há amor profundo entre amigues, sincero, de vida toda, no mundo mono, nao estou negando isso; so afirmando que, na hora de identificar relacionamentos, inclusive definir prioridades, amigue vem depois de namorade, via de regra.quando nao vem, dá um rolo danado, inclusive. é um foco de desavença clássico. em compensação, vivendo na bolha não-mono, vira e mexe eu me pegava na tensão de tentar distinguir amizade de relacionamento, mas dá tilt, porque na nãomonogamia sexo PODE perder esse caráter de identificar a relação. Tu pode ter uma companheira assexual e outra com que é legal demais transar. E ter amigues também. A categoria amizade continua existindo, mas ela não precisa mais ser o contrário de relacionamento. Eu posso ter uma companhia com quem só tenho afetos não sexuais e ter cias, afetos e afairs sexuais. Então, ser ‘só amigue” da pessoa com quem casou não precisaria mais ser um problema. Agora, como não temos, de verdade, um sistema nãomonogâmico, só bolhas nãomono apertadas pela pressão monogâmica que vem de todo lado, inclusive de dentro da gente, nem dá para imaginar direito que papel teria amizade num mundo nãomono.
A Internet contribui muito pra solidão, pra melancolia, para o isolamento (se fechar num quarto, por um fone de ouvido) .. contribui para as pessoas nao interagirem pessoalmente 😣.. imagina o que estaríamos fazendo sem.internet a noite, madrugada, nas horas vagas!??
Eu sabia que a Flor era atriz porque falou em alguns vídeos, mas hoje estava revendo "o tempo não para" (filme do cazuza) e vi uma menina igualzinha à flor. Agora fui pesquisar, ela tem uma baita carreira! Me desculpem a ignorância, mas achei uma "novidade" sensacional hehe
Flor pontua em voz alta todas as vezes que Manu a interrompe, mas, se Manu fizesse o mesmo, seria um vídeo só sobre as interrupções da Flor. O tema é mt bom, mas ficou confuso... :/
uando você cai pode-se esperar tudo, menos que algo possa ter valor quando você não luta uma batalha onde sustente suas conquistas com a memórias dos fracassos. É quase tentador que a pessoa veja no auto-conhecimento uma chave para o conhecimento de quem são as pessoas e quais serão inevitáveis obstáculos. O grito de ordem progresso e hierarquia. O brasileiro desrepeita autoridades porque continua sendo hostil tanto ao conhecimento quanto à disciplina, tão supersticioso quanto cordialmente é sua solidariedade. Não sem razão, os sinais distintivos para muitos são motivo de orgulho desde que implique em segmentação. Sequer hierarquia é muito importante, e é no mínimo interessante que os médicos no país sejam os mais ácidos comentaristas. Numa terra onde os doutores ou eram tiranos ou tem que ser, há os professores. Sobretudo há também pastores. Na terra da família, tradição e propriedade, os turistas se perdiam mais quando não havia GPS. Ou CPFs.
Gostaria de propor outra reflexão: o que é o sexo? O que aprendemos ser o sexo dentro de uma estrutura sexista de prazer prioritário masculino, simplista biologicamente falando ou o que cada um de nós experimenta como prazer? Será que o que aprendemos ser sexo pode estar tão desvinculado do afeto de amizade que não permitimos essa intimidade crescente e taxamos uma divisão? Se pensarmos na concepção menos objetificada do sexo para uma comunhão de admiração e presença plena do outro talvez só seja realmente possível a conexão sexual com um amigo(a) ( alguém bem íntimo e de confiança), não? Realmente nossos afetos são complexos e a sociedade com suas influências capitalistas, patriarcais e religiosas tentam organizar 'sem nos permitir ' descobrir nosso próprio prazer... Penso também sobre a conexão de energia e proposição do sexo tântrico, por exemplo. Me ajudem a pensar sobre rs. Abraços. Amei o video, confuso, mas lindo RS.
vou comentar no meio do vídeo porque sim: quando o Emanuel levanta pra buscar os livros, eu fiquei esperando a Flor falar: ALÁ, CHEGOU O FREUDINHO. aiuhsiuhsaiash Emanuel é o palestrinha todinho, adoro!
Flor sou apaixonada por sua loucura kkkkkkkkk me identifico. Kkkkkkkkkkkkkkkkk Gente, essa história de não monogamia me deixou com mil parafusos, não quero nem ouvir mais. Amo vocês!! 😘
acho importante pensar como pra cada pessoa acontece o desejo sexual. eu por exemplo só tenho esse desejo por alguém quando há um laço emocional (demissexualidade), até hoje meus parceiros sexuais foram amigos muito próximos inclusive namorei meu melhor amigo. falar do desejo sexual numa relação é muito complexo, é óbvio que há a uma questão de como a relação + sexo é ensinada na sociedade, religião, família ... but anyway ... não ter sexo não significa o fim de uma relação, pode ser um novo estágio dela.
MANUUUU, esse livro do Freud sobre sexualidade e feminidade foi minha mãe quem traduziu!!!! Ela chama Maria Rita Salzano Moraes!
Fiquei feliz em ver esse livro com vcs!!’ ❤️
Gente pelo amor de deuss achei que vocês já iam anunciar o fim do casamento, não brinquem comigo dessa maneira em pleno 2020 não tenho mais coração pra isso hahahha
Tbm kkkkkkk
Vim tb pq não acreditei q Emanuel e Flor haviam se separado 😬
eu vim toda cagada tb kkk
nossa pensei o mesmo, até me assustei. acho maldade rs
meu coração chegou a errar as batidas kkkkkkkk
Gente, eu acho muito chique quando vcs combinam a cor da roupa.
O que aprendi depois de 8 namorados (incluindo um relacionamento aberto) e 1342 ficantes (entre homens e mulheres): qualquer relacionamento se dá a partir de contratos estabelecidos (sexo, amizade, companheirismo, lealdade, questões financeiras, objetivos a serem alcançados, necessidades particulares, lidar com a família e os amigos alheios, entre outros). Com o passar do tempo certos contratos começam a ser descumpridos e até aí tudo bem, até por que novos contratos começam a ser estabelecidos (a educação de um filho, por exemplo). A questão é como lidar? Desde que os dois contratantes cheguem em um acordo e se encontrem em pé de igualdade para poder decidirem, tudo pode ser novamente acordado (inclusive o não fazer sexo). Sendo a sexualidade fluida, nada mais normal que o apetite sexual se altere no decorrer da vida, as prioridades mudam, as necessidades se alteram. O grande problema se dá quando existe discordância nestes contratos e/ou existem relações de poder ( numa sociedade machista e patriarcal, principalmente ). Ou seja, se os dois acordarem em não fazer sexo e os dois estiverem bem com isso, por que não? Acho muita caretisse e inocência nossa resumirmos a definição de companheiro ou cônjuge na presença ou ausência de sexo. "Ahh mas então vira amigo", ledo engano. Observe as suas relações com seus amigos, por mais que vc confie e faça tudo com eles, ainda assim a relação é diferente, o afeto é diferente, dormir com seu amigo e dormir com seu cônjuge não é o mesmo dormir, ainda que não haja sexo nos dois exemplos.
Melhor resposta, Jaqueline Mercier
Nossa, incrível isso que você disse! Ta me fazendo pensar pra caramba
Chocada! Obrigada pela reflexão
Nossa amei!!!
quero imprimir este comentario e colocar num quadrinho hahaha . Me fez pensar e concordar sobre relacionamentos serem contratos, Faz muito sentido ! e sobre tudo isso ir modificando ao longo do tempo kkkkk vai de nós ajeitar ou nao de acordo com tudo que vai mudando.
Eu nem terminei de ver o vídeo e algo fez muito sentido p mim quando a Flor fala sobre sexualizar o outro e tudo mais. A gente coloca o sexo como o centro de qualquer relacionamento, pulando a parte as vezes de conhecer melhor o outro. Dai com a convivência tudo muda, vc n gosta do jeito q a pessoa trata a família, como a pessoa lida com o trabalho, começa a ver coisas q n se encaixam... Se o relacionamento começasse pela amizade, um conhecendo o outro melhor, admirando como pessoa, o sexo seria só uma consequência.. Eu estou gostando muito de alguem, começou com amizade e hj eu admiro muito ele e o sexo será só uma consequência desse gostar! Fico feliz por esse casal q pôde agora com a pandemia se conhecer melhor, serem amigos... Acho q amizade não acaba relacionamento, mas a falta dela sim!
simmm é verdade!
Esse comentário é perfeito!
É bonito. Mas já começo alguém que admirei, gostei da amizade e o sexo não dava encaixe. Daí voltou pro nível da amizade. Sexo não é só consequência de admiração, é tesão, é instinto animal (que a humanidade adora esquecer que tem natureza animal 😅)
E muitos relacionamentos abusivos se perduram por muito tempo por que são baseados somente em sexo!
@@Bruna88 verdade! Talvez eu tenha generalizado pq eu sou assim. O físico, o sexo n faz sentido nenhum se eu n tiver alguma conexão com a pessoa. Eu gosto muito de conversar com pessoas inteligentes e isso me atraí muito. Então, talvez esse instinto pode funcionar mais p homens né?
Eu acho sensacional que por mais que vocês atravessem um ao outro com suas referências e saberes, vocês ainda mantém suas subjetividades bem fortemente e sem censura. Seja o Manu, todo "Freudinho" ou a Flor, organizando pensamentos até chegar no fim que não chega exatamente a algum lugar e com ações teatralizadas hahahah
É muito fundamental vocês permanecerem individualmente, mesmo que juntos na relação. Talvez isso seja o que faz os vídeos de vocês serem tão incríveis. Várias perspectivas num vídeo só e em fricção (ou não).
Amo amo amo!
Acho que cheguei ao auge da minha solidão, Manu disse "vocês estão entendendo?" e eu respondi "eu tô" 😂
Haha eu sempre respondo tbm.
Putaqueopario kkkkk igual eu kkkk
Quarenteners uaheuaheha
Ele ouviu?
Eu todinha hahahahahaha ai ai 💔
Acho que os pedidos de namoro/casamento deveriam ser substituídos pelo "quer ser meu/minha melhor amiga?" da infância. Deus me livre "escolher" passar um tempo considerável da minha vida com uma criatura que não seja minha melhor amiga.
Naquela música “Amor e Sexo” que retrata tão bem as coisas Rita Lee fala
“Amor sem sexo é amizade
Sexo sem amor é vontade”
É estranho como "amigos" transam e casal qnd vira amigo não transa mais né?!
hahahahahaa boa, acho então que não viram amigos , talvez irmãos ...
kkk boa pergunta
@@elianea.c.2294 tamo juntooo
Morar no mesmo teto diminui o desejo sexual!
Eu tenho um problema com os vídeos de vocês: assisto e vou anotando várias reflexões para comentar depois, na esperança de haver um diálogo, e termino o vídeo achando minhas anotações muito rasas, porque vocês já foram quilômetros mais longe e muitos pés mais profundo. Isso é um elogio rs! De qualquer forma, sempre acabo pensando que Manu representa a forma como me apresento para a sociedade e Flor é aquilo que realmente sou. Eu adoro ouvir essas "nossas" conversas...
"como sempre, eu vou chegar em lugar nenhum" (FLOR, Maria). Kkkkkkkkkk
Entretanto, quando chegou uma conclusão, foi de que, aqui no canal, somos um grande surubão.😂
Eu ri alto.
Maria flor, mestra sábia suprema.
Amo esse casal.
"Então tá combinado, é quase nada. É tudo somente sexo e amizade" já dizia a canção gravada por Bethânia em 1988.
Como se fosse pouco...só que não.
é tudo brincadeira e verdade hahaha 🖤
Que bela lembrança!
Nada como Flor e Manu pra testarem o meu ritmo cardíaco. Jurei que seria o anúncio da separação. Auge, quarenteners!
cara, sério, façam mais vídeos às 07 da manhã. sério.
Permita-me compartilhar minha experiência no assunto. Tive um relacionamento por 10 anos com um homem. Certa vez, crete de que eu seria correspondida, me declarei dizendo que ele era meu companheiro, amante e melhor amigo. E pasmem (ou não), ele me respondeu dizendo que JAMAIS seria meu amante, pois isso era uma ofensa, e que (pasmem ainda mais), nunca seriamos amigos!!
Eu sinceramente fiquei chocada, pois tenho uma visão completamente diferente. Para mim, toda relação permeia nestes três pilares, de companheirismo, sexo e amizade. E que sim, ela sobrevive sem um destes três.
No caso dele, assim como o da garota do vídeo, sem sexo nada mais existiria, nem amizade, porque como já tínhamos transado, o campo da amizade também já tinha sido "quebrado". E não tem volta!!! Inclusive, neste sentido, uma das maiores dificuldade de superar essa relação, foi a perda da amizade que eu tive, pois assim que terminamos, para ele, tudo acabou, e com ela a amizade que eu achava que tinha.
Foda isso :(
Porque o sexo se tornou um tabu tão pesado, ao ponto de "estragarem" as relações??
Se puderem, falem de novo sobre o assunto. Acho algo muito valido de ser discutido incessantes vezes.
Bjs :* :*
@Marília Chagas,concordo plenamente com sua linha de raciocínio!
@@elianea.c.2294 Acho que é justamente a ideia do canal. Não dar respostas ou ensinar. Mas sim pensar e discutir as loucuras junto com eles. Eles propõe divagações, não ciência.
O Manuel faz o esforço de embasar suas ideias, mas a Flor fica na subjetividade, não sai da superficialidade!
@@MariaAlves-vo3wm acredito que seja só uma sensação mesmo, a personalidade dela nos passa isso. Olhando pras pessoas que conheci durante a vida, 90% era tão superficial que acharia a Flor profunda demais e correria dela, eu acho q ela só se adaptou melhor do que o Emanuel à socialização. Tanto é que se você reparar durante o vídeo ela entende todas as referências dele, então ela claramente se aprofunda. Eu e minha esposa somos assim, ela aparenta ser muito mais profunda que eu e tem problemas com o social, eu ja me "encaixo" mais porém sou tão profunda quanto ou até mais, e te digo que ate ao conversar com pessoas profundas eu me podo pois sei que alguns assuntos podem assustar, como é o caso que a Flor cita sobre incesto.
Aconteceu comigo... Depois de 9 anos de namoro eu percebia que éramos muito mais parceiros que amantes (rs). Não que não dê pra ser os dois - seria o ideal. Mas percebi que havia algo estranho quando não conseguia mais sentir desejo sexual. Estávamos juntos pela comodidade de se ter alguém, pois sequer brigávamos. Acordamos que não queríamos mais tentar mudar aquela situação e terminamos nosso relacionamento de maneira amigável, sem ressentimentos ou mágoas. No relacionamento atual eu busco uma amizade mais profunda e tenho certa dificuldade, não sei se é um medo inconsciente de que as coisas acabem como foi da última vez.
Está acontecendo isso comigo. 10 anos juntos, sempre nos demos mto bem, nunca tivermos brigas (vdd), quando não conseguia mais sentir o desejo sexual, analisei que esse campo da relação nunca foi um dos nossos pilares,então me perguntei pq aquilo estava me incomodando se antes não incomodava, depois desse questionamento varios outros vieram e hj me pergunto se somos rommater e se nos damos bem, pra que terminar... enfim... um dilema
Realmente o começo do vídeo foi confuso mas quando as coisas foram se encaixando fez total sentido. Tenho um grupo de amigas onde nós 4 temos uma conexão inexplicável e desde que nos conhecemos muitas foram as vezes em que a gente se beijou e muitas são as vezes em que ficamos juntinhas, trocamos carícias, etc. A gente construiu toda essa relação de forma muito livre e esse afeto, que normativamente seria romântico, sempre nos foi natural. A gente sabe do que sente e demonstra, muito assumido e natural. E sim, somos só amigas, sempre seremos.
Flor, posso tentar falar sobre a sua pergunta?
"Então comer chocolate é sexual"?
Pode ser, na medida em que estimula a mucosa da boca e sacia algo. :)
Se a sua área de estimulação preferencial for a boca, o prazer é maior. E seu sintoma preferencial também pode surgir daí, como fumar demais, comer demais, roer unha etc.
Tem prazer que vem da dor e do sofrimento, né? Sentir prazer no chocolate tá bem sossegado. Hahaha.
Prazer é o que diminui a tensão e a gente busca incessante e repetidamente. A busca vem de uma fonte interna de tensão, tem um objetivo e é direcionada a um objeto e envolve nosso corpo, principalmente nossas mucosas (mas pode ser até o cotovelo! rs).
A psicanálise nos ensina que, no humano, acontece de tudo. :)
Um beijo enorme,
Adoro vocês dois.
💙
q reflexão legal
Que comentário incrível!!
Eu costumo dizer que comer chocolate é orgástico. Adorooooo
Eu não consigo conceber um relacionamento em que minha parceira não seja minha amiga.
Resumiu a minha vida. Absolutamente.
Ai gente!! Amo este tema. Pra mim o que difere minhas relações íntimas de amizade e minha relação amorosa é o desejo sexual sim, e o sexo como essa maravilhosa coisa que abre uma fenda no nosso ego e nos aproxima da nossa essência, sabes!? É um lugar onde as fantasias mais escabrosas habitam, aquelas que a gente reprime, o sexo nos deixa completamente expostos, vulneráveis, e estar assim com outra pessoa é, pra mim, o ápice da intimidade. Sem a possibilidade disso, parece amizade sim. Acho que o sexo casual existe nas relações de amizades, e as amizades existem nas relações amorosas, mas uma relação amorosa sem desejo sexual parece amizade! Principalmente na monogamia, pensa que vc ta namorando alguém e o desejo já se foi, vc não pode transar com mais ninguém, e tem ali um grande amigo, mas podia ter um grande amigo em outro lugar tb, porém o sexo com intimidade parece existir em especial nas relações amorosas! To tão confusa qto vcs!
Acho que a moça tem que tentar entender qual é o peso que o tesão e o sexo tem na vida dela, inclusive a longo prazo. Sou ateu, mas hoje vi uma frase do padre Fabio de Melo que gostei: "A amizade é o último e definitivo estagio de todo grande amor." Dumbledore era gay e eu também não aguento mais o tema não-monogamia.
Mas e quando n há esse estágio? o amor n foi tão grande assim?
@@feelscastro9778 acho que não houve o amadurecimento completo, talvez nunca terá, talvez sim.
Vocês são maravilhosos demais! Eu sou psicóloga e amo psicanálise e fico conversando com vcs, quando Manu esqueceu o nome do caso do pequeno Hans eu fiquei de cá gritando pequeno Hans kkk kkk adoro as reflexões psicanalíticas de vocês.
Esse foi o melhor vídeo do mês de vocês na minha modesta opinião. Adorei o tema, as abordagens e o clima. Foi meio confuso, com interrupções e retomadas, ou seja, igual a vida! Beijo procês e até o próximo vídeo/livro/filme...rs
Uma vez um ex namorado me disse o seguinte "No momento que a gente começou a namorar, você deixou de ser minha amiga pra ser minha namorada" e isso realmente nunca teve sentido pra mim. Como ter um relacionamente amoroso com uma pessoa que não é sua amiga?
Depois que terminamos entendi o que ele quis dizer, pois nunca mais nos falamos e era pra valer aquela frase pra ele. E de verdade, até hoje não entendo o sentido disso.
Hoje eu tenho um relacionamento amoroso com muitas nuances, mas a gente é acima de tudo amigos fiéis um com o outro e por mais que a gente se separe, acho que sempre vai haver essa relação de amizade, pelo menos é isso que nós dois esperamos. Enfim, realmente não concordo que amizade é algo separado de namoro, e que o sexo também não define isso. Pra mim, um relacionamento romantico é mais definido pelo nível de intimidade com a pessoa, em todos os âmbitos. Aquela pessoa começa a fazer parte da sua família, da sua rotina e te conhecer de um jeito que mais ninguém conhece. (E até nisso é complicado, pois tenho amigos de infância, que todos juntos somos quase um relacionamento amoroso e não monogâmico, pois nos conhecemos bem intimamente e é comum haver troca de beijos, porém a gente não tem nenhum compromisso estabelecido um com o outro).
E também já aconteceu do seguinte, eu e um amigo começamos a transar e nos envolver, porém eu vi que um relacionamento amoroso talvez não fosse o que almejava no momento, continuamos só transando e hoje a gente só é amigo, sem nenhum tipo de envolvimento amoroso. Por isso acho que os nossos sentimentos também são cruciais pra essa separação entre namoro e amizade.
Mas enfim, esse tipo de coisa é muito difícil de definir, pois é realmente muito subjetiva e única pra cada indivíduo.
Meus amores, falem mais sobre a não monogamia! É um assunto INTERESSANTÍSSIMO e necessário.
Grande beijo a vocês,
Eu amo um video confuso, me sinto na varanda da minha melhor amiga conversando o que 'da na telha'. Só achei que não clareou mto a questão da colega que enviou a história dela 😅 mas amei ter terminado falando de Harry Potter 🤩 vcs são ótimos!
Não seria o companheirismo da amizade uma das melhores partes de um relacionamento? Fiquei pensando que ela tem dentro do relacionamento o que grande parte espera que aconteça, inclusive eu. Acho necessário dosar e equilibrar todas as outras partes, se é que isso é mesmo possível.
Parece ser o que muitos desejam mas ai quando acontece a gente não sabe lidar, pq a gente não sabe lidar com uma relação "romântica" sem sexo ou com momentos sem sexo pq ensinaram pra gente que amor sem sexo é amizade (ou só amizade) enfim.... não sei....
Concordo com as duas, é ótimo achar um parceiro que possa ser seu amigo! Mas sim, nós fomos ensinados a achar que um relacionamento amoroso só se concretiza com o sexo. Por isso que existe aquela de que "não existe amizade entre homem e mulher" porque sempre colocam sexo no meio, quando isso não nada a ver.
Gente terminei meu primeiro namoro (dos 18 anos aos 23) por ter me convencido dessa coisa de "viramos amigos", terminei casei com outro que é ótimo tbm e esse ano vamos fazer 5 anos de casado e advinha quais questionamentos começam a surgir de novo?? Será que estamos virando só amigos? Então eu acho que esse não deve ser o foco se não nunca saímos desse ciclo, acho que as relações são assim mesmo, uma hora mais sexo e em outras mais amizade, mas se estiver tudo bem entre os dois... segue o baile. Sei lá 😅
A questão sempre será a capacidade de equilibrar todos os pratos rodando perfeitamente, né !?! Impossível. Esse malabarismo louco das nossas vidas q faz a gente pirar. Numa relação tem prato do sexo, o prato do desejo, o prato dos boletos, o prato do companheirismo, as famílias. De vez em qdo cai um prato né !?! E tudo bem, mas qdo saber se já acabou ?!?? Qdo todos os pratos caem na nossa cabeça de uma vez !??? Existe um prato mais importante do q outro ?
Yveli Luna exatamente!!!! Traduziu tudo o que não tinha conseguido expressar ♥️
Flor gravando chapada, eu assistindo chapada QUE DELICIA DE EXPERIENCIA
Eu estou tão apaixonada por esse canal! Vocês não imaginam como esses vídeos têm me feito refletir e entender tudo que já passei!
talvez ainda não tenham dimensionado isso, mas vocês quebram, semanalmente, muito da culpa que a gente carrega; que não é nossa; mas que, por falta de conscientização e elaboração, alimentamos por tanto tempo. OBRIGADA. Aos dispostos, vocês têm sido um (dois) respiro(s).
Flor, eu me comporto assim (igual a você) nas reuniões via google meet antes das 9h! hahahahaha
Em um relacionamento, amizade com falta de sexo não é sinal de fim. O ser humano gosta de criar conflitos a serem resolvidos e as vezes a falta de libido com o parceiro é apenas uma forma do seu próprio corpo criar um problema / drama a ser solucionado. Muita gente ao invés de dialogar sobre essa situação com seu par, cria um mostro secreto dentro de se que se alimenta da ideia dramática que chegou o fim, sendo que isso é apenas uma fase ou um problema de falta de dialogo. O sexo e as fases sexuais de cada casal é um tema muito mal dialogado e o imaginativo nunca trás soluções boas, então por conta dessa falta de comunicação sincera, vejo muita gente terminando seus relacionamentos por motivos completamente irreais... ANYWAY, CONVERSEM COM SEUS PARES SOBRE TUDO. :)
Eu gosto dos "devaneios" da flor. Me identifico e consigo compreender. Acho que ela pensa muito rápido. Gostei!
eu amei esse vídeo. representa todas as minhas noias sozinha, as da minha relação amorosa e também com meu melhor amigo. MUITO OBRIGADA POR ISSO MEU DEUS TO MUITO CONTENTE
PARCEIRO/PARCEIRA é a melhor nomenclatura! O ideal seria uma parceria, não é?
Se vocês viram melhores amigos aos 60 anos, tudo bem. Virar melhores amigos aos 30, 40, eu acho um pouco estranho. Estou tratando a expressão "virar amigo" como o fim de uma paixão, o fim do sexo, o fim da admiração sexual pelo outro, e a convivência convertida em amizade sem sexo, em que ambos lados esperam não ser traídos.
Se não havia amizade alguma antes, mas simplesmente sexo, também acho estranho. A rigor, em um relacionamento, o ideal seria que a pessoa com a qual você vive seja sua amiga - não necessariamente melhor amiga - e também exista a atração sexual, o desejo.
Não sei quanto a vocês e os demais, mas eu não conseguiria permanecer em um relacionamento se o desejo desaparecesse por completo. Entendo as pessoas que continuam juntas por filhos, casa, costume, preguiça, mas eu realmente não consigo. Já fui casado e tive 3 relacionamentos mais longos. Em todos eles mantivemos ambos o desejo vivo até terminar, e, melhor, nenhum desses relacionamentos terminou porque acabou o tesão.
Não quero dizer com isso que a relação deve ser somente sexo. Mas considero o sexo um dos pilares fundamentais de uma boa relação. De repente é artificial, pouco substantivo, mas é realmente como eu vejo e sinto a questão. Você pode sobreviver sem um apêndice, sem um pulmão, mas remova o coração, o cérebro ou o estômago e teremos um problema grande. O mesmo com um relacionamento e o sexo. É um de seus órgãos vitais.
O que eu acho estranho é que em muitíssimos casais que conheço, aliás, na maioria, o casal ou já não faz sexo ou faz "de vez em nunca", mas traem um ao outro. Ou seja, a vida sexual para eles não terminou. E foi exatamente o que uma amiga disse ao marido, confrontando-o depois de mais de dois anos sem sexo: "se para você a vida sexual acabou, para mim não", de maneira quase agonizante, quase pedindo para que o marido fizesse algo para evitar que ela o traísse.
Gente, o sexo não é o que diferencia um namoro ou casamento de outras relações. Você não beija amigos na boca. Pelo menos eu não o faço. Você não toca eroticamente, você não olha com desejo, você não toma banho junto, troca de roupa na frente do outro. Há muitas coisas além do sexo que separam uma relação erótica de uma relação não-erótica.
Gente, vocês são o melhor canal da quarentena. Obrigado por existirem. Estou muito feliz de tê-los encontrado.
É tao bom ter vocês para ouvir com clareza e lucidez e maturidade todas essas questoes que eu sempre quis conversar com alguem sobre. Não me sinto tão sozinha por pensar demais nessas coisas. Obrigada! Amei.
Flor. Como você consegue relevar quando o Manu te deixa no vaco ? É constante o corte ,ele não joga. Da vontadr dr dar um beliscão nele ,quando ele não faz isso. Manu !!! Relaxa ,tenha humor !! Ela é maravilhosa.
Ameeeeei, estou numa fase exatamente assim! Mas a falta de conclusão me mata kkkk. Sei q nao tem resposta pronta, não paro de pensar nisso e o mais próximo q chego de uma conclusão é de q o tanto q um relacionamento trás de amadurecimento , amizade nenhuma trás, o sexo realmente importa, mas ele não é tudo, concordo com a Flor , que existe uma complexidade enorme de coisas em um casamento.
Tive uma diarréia com esse título
HAHAHAHAHAHAHAH por aqui também
KAAKKAKAKAKAKAKAKAKAKA BERRO
HAHAHAHAHA contemplada, aqui também
super concordo com oq vcs falaram sobre a questão de que as pessoas pensam que "ahh paramos de transar, acabou"... até pq sim, com certeza a amizade tá dentro de todo tipo de relação. acho que o ponto da pessoa que mandou esse questionamento é que rola um luto quando se deixa de ter a relação amorosa, e é difícil quando uma ou até ambas as partes ainda sentem a vontade da relação sexual, do amor romântico mesmo. aí fica realmente difícil, pelo menos num momento inicial, de manter SÓ uma amizade, entendem? talvez se precise de um afastamento, pra colocar as ideias do lugar, ou até dos dois juntos aprenderem a ressignificar a relação, entender o que ela pode se tornar...
"Froidinho muito reprimido" Kkkkkkkklkk
Amo vocês e a confusão de vocês é uma confusão gostosa de acompanhar!
Fale sobre ciúmes, possessividade e monogamia.
Basicamente todos os vídeos do canal
Gente!!! Eu amo vcs! Sigo pra caramba! Mas que vídeo é esse?
Sim!!! Quero mais vídeo sobre não monogamia. Vcs bugaram minha cabeça!!
"Quem vocês acham que é mais careta?", vcs perguntaram. Manu é mais conformado com a "caretice", parece adaptado. Flor, mais frustrada, parece sempre desejar outra coisa (ao menos no discurso). Mas, se a transgressão ocorresse, acho que o Manu aguentaria. Flor, tenho dúvidas.
Eu tenho certeza que foi o vídeo em que eu mais ri, amo vocês. O conteúdo tá incrível e a Flor trazendo muito humor e leveza para o "livro" haha. Obrigada 😍🤗
Para vocês que curtem Freudinho, uma boa leitura é Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade, da Maria Rita Kehl. Comecei a ler agora.
Oi Flor e Manu. Adoro o canal de vocês, acompanho há pouco tempo o canal mas fiquei pensando sobre o que vcs falam sobre amizade e namoro. E a amizade colorida? O que vcs pensam a respeito disso? Já tive relações de amizade colorida, mas as vezes eu acabo me apaixonando e outras não. Seria muito interessante vcs falarem sobre esse tema. Abraços.
Rindo muito com a Flor analisando e interpretando o tema e, ao mesmo tempo, se observando e interagindo com o Manu! 13 minutos iniciais divertidos.
- ahaha 9:20 até uns 11:00 eu acabei de ouvir o episódio sobre preguiça do Sexoterapia (no spotify) e ficou muito condizente com o conteúdo desse trecho que marquei.
- eu lembro de ter muita dificuldade de enxergar relacionamentos amorosos como relacionamentos entre amigos. Quando eu decidir fazer isso, minha sensação dentro dos relacionamentos amorosos melhorou muito, pq fiquei menos exigente, mais compassiva, tolerante, tranquila e até mais respeitosa com o espaço do outro. Com meus amigos, nunca ou raramente tenho vontade de ser ciumenta, exigente e/ou desrespeitosa, por isso achei que seria uma boa ideia enxergar meu namorado assim.
- eu acho importante evitar transar com muita gente por conta de infecção sexualmente transmissível
To adorando os videos, Flor chegou a fazer faculdade comigo pouco tempo, 1 semestre talvez. Tenho uma sugestão: falar sobre o machismo que destrói a alto estima feminina nas relações. A poliafetividade ou a monogamia são sistemas, não solucionam em nada "a machistada egoista". Quando vamos atuar na causa e não apenas nos debruçarmos nos efeitos? As escolhas dos afetos múltiplos está sendo usada como desculpa para desconsiderar sentimentos alheios. Eu sou poligamica por natureza e bi, mas não encontrei paceiris respeitosis, nem quando a proposta era monogâmica , nem poligamica. Acho q acima de tudo, independe das escolhas falta Respeito e gostaria muito q falassemos mais sobre isso: Respeito nas relações afetivo-sexuais, considerando que os desejos muitas vezes conflitam.
assistiria esse vídeo por 1 hora! sem dúvidas meu vídeo favorito do canal.
Descobrindo o canal tardiamente. Maria Flor, já admirava seu trabalho de atriz, daí os seus videos indignados com o Brasil, maravilhosos, e daí esse canal! você é muito engraçada! sensacional! cheguei no canal pelo canal solo do Emanuel, a dinâmica de vocês é muito boa!
A história dessa menina está acontecendo no meu relacionamento neste momento. Sou só eu e meu " namorido", prefiro esse termo, acho cônjuge muito formal que eu já vejo muito nos processos judiciais! Rs. Enfim, moramos juntos a 2 anos e pouco, muita coisa já foi vivida até aqui, conversamos muito. Assistimos os vídeos do canal juntos, aliás, assistimos os sobre não monogamia tb ( aliás, respondendo a pergunta, podem fazer mais. Nós amamos, esclareceu tanta coisa!). Enfim, nossa relação evoluiu muito durante essa quarentena. E ontem, em certo momento eu falei para ele : " Nós somos melhores amigos", com um tom cabisbaixo. Aí ele respondeu " ué, isso não é bom?". Eu refleti e cheguei a conclusão que isso pode ser enxergado como um aprofundamento da relação. O confinamento, o convívio intenso, pode até diminuir nossa relação com a sexualidade junto aquela pessoa, e exarcebar muitos outros afetos e conexões que temos com ela. Como foi bem exposto por vocês, uma relação é feita de muitos afetos, muitas camadas... E também, muitas fases. Hoje nossa fase é essa, e estamos nos permitindo curtir essas camadas que estamos descobrindo.
Eu, pessoalmente, estou passando por um processo delicado. O isolamento social está me permitindo viver muitos conflitos internos nos quais estou batendo de frente. Isso me permitiu olhar pro meu " namorido", pra mim, e para tudo, com um olhar mais gentil e disposto a partilhar, contemplar. Isso é lindo! Doloroso e lindo! A gente tem que viver o presente
Flor, já que tu falou bastante sobre vocabulário nesse vídeo, e também porque agora eu consegui entender exatamente como tu está falando a palavra, vou te dizer que é Cônjuge e não conge, tá?!
Najida, ela sabe, o ‘conge’ é uma piada em referência ao uso dessa ‘palavra’ pelo Sérgio Moro. Depois que ele usou, ele sim achando que estava correto, virou meme e agora ninguém nos tira o uso do conge. 😅😅😅
@@gabrielaschneidermacedo4186 obrigada por me contextualizar! Gentiii o cara falou isso, é?!
Eu precisava desse vídeo. Mais ainda, preciso desse chá aí que a Flor tomou de manhã e deixou ela nesse estado maravilhoso.
Conheci vocês hoje! Na real, conheci agora! Fazem alguns minutos que me inscrevi no curso da autoescrita... ao terminar o video do cartarse, o youtube sugeriu esse de vocês dois. Bom, tive que parar o video no meio pra dizer que estou amando a vibe de vocês! Rindo e aprendendo muito! Encantado mesmo.
Aproveito pra registrar que eu mais um dos que quer ouvir mais sobre a não-monogamia.
Gratidão queridos.
Gente, adoro o canal de vocês e todas as temáticas discutidas aqui!!
Pleaseee, voltem nesse tema, quando o sexo acaba, o que o sexo realmente delimita ou até onde o sexo delimita a relação ou o afeto....acho uma discussão muito interessante, muito complexa e acho que cês têm mais coisa interessante pra falar kk
Muito complexo separar essa questão do namoro da amizade. Particulamente, acho estranho namorar alguém e não ter amizade e usufruir das coisas maravilhosas que a amizade proporciona! Meu companheiro e eu somos amigos há 5 anos e há alguns meses decidimos namorar, mas continuamos amigos e compartilhando os momentos como antes!
Não achei o vídeo nada confuso e inclusive acho que vcs deviam gravar sempre as 7:30 da manha, porque a Flor foi muito clara e coerente! Amei!
Kkkkk Flor é demais, ver como funciona suas emoções e questões nessa sua cabeça 😄💛
Gente, achei tão bom esse vídeo, principalmente porque tenho uma ideia dentro de mim que um relacionamento só da certo se os envolvidos forem melhores amigos... Já sofri mto em relacionamentos passados por conta de disso...
Eu ia falar que o ser mais careta da relação é a Flor, mas olha esse livro com a orelha marcando a página que o Manu mostra! ISSO É COISA DE QUEM É CARETA DEMAIS. Ai que afliceta, socorro!
mais vídeos de não-monogamia siiimmmm
p.s.: pra quem tem interesse, tem um podcast chamado Amores Plurais que é muuuuito bom ;)
Vocês são seres humaninhos verdadeiros e conversam gostosamente ,💝
Engraçado como certas partes desse vídeo me deixou muito desconfortável, mesmo eu conseguindo racionalizar tudo o que vcs estavam falando. Aiai, beijos, meus queridos!
Sim, façam mais vídeos sobre a não monogamia sim! Nunca tinha parado pra pensar sobre a origem da monogamia, amei os vídeos e estou muito interessada em saber mais a respeito de tudo que envolve esse assunto. Amo esse canal! Bjs
O nome seria enquete kkk e eu não sei quem é mais careta mas acho muito legal vocês serem francos/honestos/transparentes sobre suas opiniões =)
Eu quero a programação de todos os próximos videos ás 7 da manhã na minha mesa, já! Melhor video com melhor humor matinal da Flor e melhores exemplos da vida! Gravações a partir de hj ás 7 da manhã, combinado? Combinado!
Fiquei feliz em ver o tema pq estou vivenciando essas reflexões nesse momento e levei para análise. O vídeo está confuso pq o tema é confuso mesmo e estou me sentindo aliviada por saber que não sou a única no mundo. Venho de um registro segundo o qual virar amiga (brother) é o fim da relação daqueles que já foram um casal e daqueles que poderiam vir a tornar-se um casal. Ocorre que cultivei alguns relacionamentos fluidos que tem se alongado por anos e que se caracterizam mais pela ideia do amigo, mas tem sexo. Esse é o x da questão. Dentro da minha composição individual, não transo com meus amigos. Mas essas relações “fluidas” envolvem sexo sem que o sexo seja o eixo principal da relação. Tem intimidade, partilha das crises, das vulnerabilidade, escuta, acolhimento.... tem muita coisa. Atingi com esses homens níveis de cumplicidade que não tive nem com namorados e eles também se expuseram bastante para mim (sei que para um deles isso é especialmente difícil). Ocorre que essas relações não vao caminhar para um namoro, eu tenho isso como um fato. Para mim, virar amiga é o fim da experiencia de casal e início da experiência de dupla. Dia desses, um dos rapazes me agradeceu por eu ter permitido que a nossa relação caminhasse nessa direcao, de amigos. Ele disse ter reconhecido que era disso o que ele precisava, naquele momento. Desde a separação, ele vinha se relacionando de maneira muito sexual e ele viu que precisava de algo mais, mas não banca uma relação agora. Ai eu falei para ele que, ao meu ver, essa era uma transição de posição sem volta para o lugar romântico (será que é?). Ele é um crítico do amor romântico, então para ele foi um alívio ouvir isso. No entanto, Ele não acha que seja o fim da possibilidade de um casal. Fiquei pensando em que medida encarar essas relações fluidas enquanto problema pode ser fruto de uma análise moral. Por outro lado, cai a ficha do quanto essas relações fluidas podem servir para não bancar uma relação mais íntima com o desejo. Para que entendam, um exemplo seria aqueles casos em que a pessoa está casada dizendo não querer estar, mas não banca o desejo de sair dessa relação, nem de ficar nela. Estendendo-se nessa zona cinzenta do desejo que não é assumido, que não é nominado (se é que precisa ser nominado), o desejo que está em um lugar que parece ser um não-lugar. Não sei se me fiz compreensível, poderia explicar melhor se tiverem interesse. Abraço, Priscila
Tem um filme chamado "The Unspeakable Act" que fala de incesto da forma mais natural e engraçada possível. É um Woody Allen indie, só que melhorado. O Manu ia adorar.
E a Flor é a mulher mais engraçada do mundo, pqp! Por que ela não faz mais papeis comicos... eu não entendo. "O que você ficou fazendo nessa quarentena se não viu os filmes do Harry Potter: São 25!" hahaha
Cara que canal gostoso. Ficou ambíguo, mas dá pra vcs lançarem os vídeos em podcast, pq venho aqui e quando vejo foi meia hora vendo vcs
Num falei nada com nada pqp
Pô, que legal abordarem esse tema espinhoso. De manhã e com frio ficou heroico hahahaha.
acho que não tem como falar sobre amizade sem falar sobre monogamia, porque monogamia é o sistema que estrutura a coisa toda. aqui (ainda) não é crítica, é constatação: o sistema dentro do qual a amizade foi concebida (como o conceito que a gente conhece e vivenciou) é monogâmico. A cama é de solteiro ou de casal. O plano de saúde só pode ser estendido para uma pessoa com a qual vc diz q transa, etc, etc. Monogamia é algo estrutural, enfiado em todas as áreas, organiza nossos afetos e nossa vida material. para o sistema monogâmico, amizade é uma categoria necessária. E que faz sentido: gosta mas não faz sexo =amigo. depois tem toda a discussão do que é sexo, que acaba sendo uma fronteira importante no sistema, porque vai definir identidades relacionais e configurar traição. sexo é muito importante para um casal monogâmico, tb, pq, se não querem trair, poxa, se acabou o sexo e ainda tem tesão, a pessoa vai se privar de tesão por quanto tempo? então, chegando finalmente à pergunta da pessoa, sim, faz sentido no mundo monogâmico dizer "só" amigos pq no mundo monogâmico amigo é, necessariamente, menos que relação. significa um degrau abaixo, sim. “a gente era amigo e depois foi percebendo que tinha ‘algo mais’, não é assim que se contam tantas histórias de casal?
evidente que há amor profundo entre amigues, sincero, de vida toda, no mundo mono, nao estou negando isso; so afirmando que, na hora de identificar relacionamentos, inclusive definir prioridades, amigue vem depois de namorade, via de regra.quando nao vem, dá um rolo danado, inclusive. é um foco de desavença clássico.
em compensação, vivendo na bolha não-mono, vira e mexe eu me pegava na tensão de tentar distinguir amizade de relacionamento, mas dá tilt, porque na nãomonogamia sexo PODE perder esse caráter de identificar a relação. Tu pode ter uma companheira assexual e outra com que é legal demais transar. E ter amigues também. A categoria amizade continua existindo, mas ela não precisa mais ser o contrário de relacionamento. Eu posso ter uma companhia com quem só tenho afetos não sexuais e ter cias, afetos e afairs sexuais. Então, ser ‘só amigue” da pessoa com quem casou não precisaria mais ser um problema. Agora, como não temos, de verdade, um sistema nãomonogâmico, só bolhas nãomono apertadas pela pressão monogâmica que vem de todo lado, inclusive de dentro da gente, nem dá para imaginar direito que papel teria amizade num mundo nãomono.
Por favooooooor, mais vídeos de não monogamia!!! E também às 7h30 da manhã porque Flor Piadista é uma maravilhosa. Hahah
A Internet contribui muito pra solidão, pra melancolia, para o isolamento (se fechar num quarto, por um fone de ouvido) .. contribui para as pessoas nao interagirem pessoalmente 😣.. imagina o que estaríamos fazendo sem.internet a noite, madrugada, nas horas vagas!??
Gravem mais vídeos as 7h30 da manhã. Foi maravilhoso!
Eu sabia que a Flor era atriz porque falou em alguns vídeos, mas hoje estava revendo "o tempo não para" (filme do cazuza) e vi uma menina igualzinha à flor. Agora fui pesquisar, ela tem uma baita carreira!
Me desculpem a ignorância, mas achei uma "novidade" sensacional hehe
Flor pontua em voz alta todas as vezes que Manu a interrompe, mas, se Manu fizesse o mesmo, seria um vídeo só sobre as interrupções da Flor.
O tema é mt bom, mas ficou confuso... :/
Nossa essa série sobre não monogamia amizade amor neurociência afetiva me fez revisar tantas coisas, arrasou!
Meu marido não aguenta mais oyvir vcs…. Depois que conheci o canal to maratonando kikikikii
Que coisa boa que ele goste da mãe e do irmão . Qual o problema? E ainda bem que se tornaram amigos.
Gente desculpa, amo vcs.
Mas o começo do vídeo ficou confuso demais.
uando você cai pode-se esperar tudo, menos que algo possa ter valor quando você não luta uma batalha onde sustente suas conquistas com a memórias dos fracassos. É quase tentador que a pessoa veja no auto-conhecimento uma chave para o conhecimento de quem são as pessoas e quais serão inevitáveis obstáculos. O grito de ordem progresso e hierarquia. O brasileiro desrepeita autoridades porque continua sendo hostil tanto ao conhecimento quanto à disciplina, tão supersticioso quanto cordialmente é sua solidariedade. Não sem razão, os sinais distintivos para muitos são motivo de orgulho desde que implique em segmentação. Sequer hierarquia é muito importante, e é no mínimo interessante que os médicos no país sejam os mais ácidos comentaristas. Numa terra onde os doutores ou eram tiranos ou tem que ser, há os professores. Sobretudo há também pastores. Na terra da família, tradição e propriedade, os turistas se perdiam mais quando não havia GPS. Ou CPFs.
Vocês estão fazendo vídeos cada vez mais longos, AMEI
Amei!! Estava faltando esse vídeo no canal!
Siiiiim!!! Mais vídeos sobre não monogamia!
A Flor com sono e fazendo a carioca marrenta é quase tão bom quanto o Manu pistola depois de 5 cafés
Muito bom. Faz mais vídeos com indicações falando sobre os livros 📚 :)
Gostaria de propor outra reflexão: o que é o sexo? O que aprendemos ser o sexo dentro de uma estrutura sexista de prazer prioritário masculino, simplista biologicamente falando ou o que cada um de nós experimenta como prazer? Será que o que aprendemos ser sexo pode estar tão desvinculado do afeto de amizade que não permitimos essa intimidade crescente e taxamos uma divisão? Se pensarmos na concepção menos objetificada do sexo para uma comunhão de admiração e presença plena do outro talvez só seja realmente possível a conexão sexual com um amigo(a) ( alguém bem íntimo e de confiança), não? Realmente nossos afetos são complexos e a sociedade com suas influências capitalistas, patriarcais e religiosas tentam organizar 'sem nos permitir ' descobrir nosso próprio prazer... Penso também sobre a conexão de energia e proposição do sexo tântrico, por exemplo. Me ajudem a pensar sobre rs. Abraços. Amei o video, confuso, mas lindo RS.
vou comentar no meio do vídeo porque sim: quando o Emanuel levanta pra buscar os livros, eu fiquei esperando a Flor falar: ALÁ, CHEGOU O FREUDINHO. aiuhsiuhsaiash
Emanuel é o palestrinha todinho, adoro!
Esse é o melhor vídeo do canal. Sempre me achei apaixonada por todos e todos por mim. A vida é isso. Sem paixão ninguém resiste
Florzinha linda desse jardim vc é nota 1000!!!!
Flor sou apaixonada por sua loucura kkkkkkkkk me identifico. Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Gente, essa história de não monogamia me deixou com mil parafusos, não quero nem ouvir mais.
Amo vocês!! 😘
Amo vocês!!! Tô chapada e acho que vocês tavam kkkkk. Mas enfim, vcs são perfeitos kk
acho importante pensar como pra cada pessoa acontece o desejo sexual. eu por exemplo só tenho esse desejo por alguém quando há um laço emocional (demissexualidade), até hoje meus parceiros sexuais foram amigos muito próximos inclusive namorei meu melhor amigo. falar do desejo sexual numa relação é muito complexo, é óbvio que há a uma questão de como a relação + sexo é ensinada na sociedade, religião, família ... but anyway ... não ter sexo não significa o fim de uma relação, pode ser um novo estágio dela.
e tribalistas quando cantam "o meu melhor amigo é o meu amor"... ♡
Flor, deixa o Manu falar, please! Vc interrompe o cara o tempo todo, haha! No mais, e de qualquer maneira, vcs são sensacionais!
Gente, vcs estão muito dispersos. Foquem nesse tema, por favor kkk
Tô muito ansiosa (8:14)