Em Recife temos um mito com a inquisição. No fim do século XVI eles estiveram no Brasil e vieram em Olinda. Aqui houve uma investigação imensa sobre uma das maiores figuras da época, Branca Dias. Ela era de uma tradicional família judia, Capitão, que ao lado dos Abravanel, lideravam os judeus na península ibérica. Como a sua família foi convertida forçadamente, ela escondeu seu nome. Aqui em Pernambuco ela foi perseguida depois de morta, e membros de sua família fugiram e/ou mudaram de nome. Mas tudo isso originou a lenda da bruxa que jogou toda sua riqueza em um rio, onde hj é Recife, e sua magia deixou as águas cristalinas. Até hj o rio é chamado de Riacho de Prata.
Envio saudações desde Florianópolis meu amigo, não perco nenhum de seus vídeos querido vogal, sou um apaixonado pela história e você tem sido uma benção para minha vida!
Não entendo como as pessoas conseguem fazer um vídeo de história virar discussão religiosa nos comentários, só aproveitem um conteúdo de qualidade como o do Vogel e deixem o like pois eles merecem
@@renatoalmeida7436 em qual lugar não se usa religião para cometer qualquer barbaridade? Seja descriminar outras pessoas, ou assassinar outro em nome da "fé" verdadeira?
Esse canal é maravilhoso, adoro essas intervenções wue o marco faz no meio do vídeo, são muito boas. Porem no início do vídeo foi dito wue a igreja por meio dos templarios mataram mais de 100 mil e foi o primeiro genocídio registrado na história, porem no final do vídeo fala wue a inquisição nao foi tão severa e wue o numero de milhares de mortos é so pra imprecionar, ficou confuso 😅
A Cruzada Albigense foi uma guerra. A Santa Inquisição não teve participação no conflito. Por isso os milhares de mortos durante a cruzada não são atribuídos à instituição inquisitorial.
Templários e Inquisição são coisas totalmente distintas. Os templários eram uma ordem militar e participaram de diversas guerras contra muçulmanos, portanto, naturalmente mataram bastante, como ocorre em qualquer guerra.
Esse negócio me quebrou na adolescência, por ser católico, ai juntou uma birra com a vizinhança, fiquei rebelde, larguei a igreja... Anos depois descobri a dentro da Instituição há "facções" paralelas (Fransciscanos, Vicentinos...) e vai de cada pessoa qual linha seguir, infelizmente muitos líderes se tornaram inquisidores. Perdoei minha comunidade e sei q ela me perdoa. Eu amo ser católico!
Facções? Franciscanos, vicentinos e outros são formas diferentes de se viver a vocação cristã, mas todos creem nos mesmos dogmas e se submetem ao bispo de Roma.
A inquisição foi mais complicado que o regulamento do campeonato mexicano com o do carioca junto kk. Fizeram um bem bolado e deu nisso kkk. Essa e a história, fascinante e questionadora.
Esse vídeo me fez lembrar da entrevista do Guilherme Freire no canal Inteligência Ltda, onde ele resolveu passar pano para a Inquisição, chegando a usar o argumento estúpido de que "A Revolução Francesa matou mais" (como se isso legitimasse a Inquisição).
Não legitíma mas mostra a hipocrisia de muitos que criticam a Inquisição mas passam pano para outros momentos da história. E seja sincero cara, você deve ter visto o vídeo e logo ter vindo aqui para ter em que se sustentar suas opiniões sobre a Inquisição e inflar seu ego.
@@felipeSa9742 Quer que eu seja sincero? Vamos lá: eu sigo o canal do Vogel há MUITO tempo, e esse vídeo me fez apenas lembrar da entrevista do Guilherme Freire. Então sinto te decepcionar, mas sua dedução foi completamente falha. Assim como é falha a atitude daqueles que tentam "comparar" momentos históricos, principalmente quando há um abismo temporal e de contexto entre eles (como ridicula e infantilmente fez o Guilherme Freire).
@@Luiz_Wan Engraçado dizer sobre contexto quando os mesmo que dão pitacos sobre a Inquisição ignoram completamente o contexto em que está inserida e caem em erros gravíssimos como o anacronismo.
@@felipeSa9742 Ah, em tempo: o Guilherme Freire ainda teve a falta de caráter de dizer que o Giordano Bruno foi condenado à fogueira não por heresia, e sim porque ele foi "acusado de ter feitiços para seduzir mulheres nobres, o que teria irritado os nobres" (no que o coleguinha dele, o Kogos, inclusive achou graça), sendo que não há NENHUM material ou estudo que SEQUER sustente essa hipótese que ele AFIRMOU. São pessoas como esse cara que prejudicam o verdadeiro estudo dos fatos históricos, espalhando essas historinhas, nas quais muita gente ignorante cai.
@@felipeSa9742 Aí, meu caro, você tem que questionar essas pessoas que analisam a Inquisição ignorando o contexto em que ela está inserida. O problema do Guilherme Freire, como eu disse, não é ele tentar contextualizar a Inquisição, mostrando que ela não foi o genocídio que muitos pensam que foi. Até aí, Ok. O problema é ele, para "aparecer", tentar fazer crerem que ela não foi "nada demais" e que as "pessoas são frescas" (Palavras dele!). Se fosse ele que estivesse em um Tribunal do Santo Ofício, correndo o risco de virar o churrasco do dia, talvez ele não achasse isso "frescura".
Voguel e Marco, nao deixem d fazer a contribuicao anual, em 1 pgto so p vogalover ou vogalover d carteirinha... Quero me tornar um Vogalover de Carteirinha, ms quero contribuir d uma vez so, aproveitando o 13o... e renovo anulmente
Bancada religiosa que se elege não por outra razão, e busca benefício exclusivo pra essa classe vomitativa, dentro de um estado federativo formado de laicidade duvidosa desde sua instituição. Lógico, outros tempos, diferentes formas de pensar.
Os cataros eram uns infelizes, eles matavam e estupraram gravidas por que achavam elas impuras, matavam bebês e outros mais. O ponto é que quase nunca esse movimentos heréticos são pessoas inicentes que não atacavam ninguém
Um dos legados mais importantes da Revolução Francesa, (na minha opinião), foi a separação entre a Igreja e estado, pois se não tivesse ocorrido isso naquela época, estaríamos, muito provavelmente até hoje, aqui no Ocidente, queimando homens, e principalmente mulheres na fogueira, por terem pensamentos considerados `´diferentes`´ das instituições religiosas
Não é bem assim, por essa época, mesmo antes da revolução francesa a inquisição já não tinha tanto poder, como tinha 100 ou 200 anos antes, já não era muito comum haverem julgamentos e execuções por motivos religiosos, apesar de ainda acontecerem pontualmente.
A revolução francesa matou mais que a inquisição e os tribunais dos revolucionários jacobinos condenaram a maioria dos acusados de serem contra a revolução sem direito de defesa, os tribunais da inquisição absolviam a maioria dos acusados por outro lado, então estatisticamente era mais provável ser condenado a guilhotina na revolução francesa do que ser condenado a fogueira na inquisição
Sem dúvida a época mais sombria da igreja católica onde milhares de homens mulheres e crianças inocentes foram perseguidos em nome de Deus mas o único objetivo era o poder.
23:59: “Era a pessoa que tinha que provar sua inocência e não a igreja que ela era culpada” 00:00: “Se um cagueta, caguetasse alguém de heresia e aquilo FOSSE PROVADO” O Vogel conseguiu se contradizer no próprio vídeo
mulher na Europa do século XVI faz chá e cura o resfriado da avó santa inquisição: "n vai ter jeito, juninho vai coletar madeira pq hj tem churrasco na capela garai kkkkk"
Aqui no RUclips tem filme chamado O fora da lei de Deus. Conta uma historia real de Willian Tyndale, que foi condenado à fogueira pela igreja católica simplesmente porque traduziu a bíblia do latim para o inglês.
Mas a igreja realmente tinha que tomar uma atitude em algumas situações, como por exemplo com os Cátaros. Eles tinham uma ideias de que estar em um corpo era algo ruim e deveria ser combatido através de não reprodução e suicídio. Para eles, tudo que era " Físico" era algo do diabo e que o diabo havia criado o mundo para prender os anjos em corpos humanos. Agora imagina essa galera maneira adquirindo pra der político
O problema desses vídeos seculares sobre a História da Igreja, é que eles sempre usam historiografias rasas sobre o assunto, quando não duvidosas, que omitem propositalmente diversos fatores que mudariam a percepção das pessoas sobre a história. Não houve uma cruzada contra os cátaros simplesmente porque estavam ameaçando a "autoridade da Igreja", os cátaros eram violentos e, além de pregar o suicídio, atacavam e matavam católicos, queimando inclusive Igrejas com pessoas dentro. Essas heresias não eram apenas uma "discordância da Igreja", mas gerava guerras civis e caos social, por isso eram combatidas pela Igreja e isso a pedido do próprio poder secular.
Só pelo início do seu comentário, utilizando-se da palavra "secular", já se percebe o seu claro viés. Os historiadores são rasos, enquanto o correto é o que? A versão oficial que a Igreja fabricou depois que matar e torturar saiu de moda? Faça-me o favor!
@@lukasmontenegro3558 Primeiro que a palavra "secular" é usualmente utilizada dentro do escopo da História para distinguir instituições civis e religiosas, ou seja, é só desconhecimento seu sobre o assunto mesmo e não denotação de algum viés. Todavia, o que eu quis dizer é que a pessoa que faz o vídeo geralmente não é um estudioso do tema, ou seja, não se aprofunda tanto quanto deveria, enquanto a pessoa mais envolvida com a questão, comumente, tem tal cuidado. Em segundo lugar, todo mundo tem um viés, amigão, inclusive os historiadores. Em terceiro, eu sou historiador e, portanto, não disse que "historiadores são rasos", além de conhecimento, te falta interpretação de texto também, pois o que eu disse é que vídeos como esse se utilizam, em via de regra, de "historiografias rasas", ou seja, de trabalhos de historiadores que não são especialistas do período e que não englobam toda a complexidade social, econômica e política dos acontecimentos, fazendo assim com que a ideia transmitida seja, no mínimo, questionável. Certamente você imagina que há 2 versões sobre os eventos do período, uma da Igreja e outra dos historiadores em consenso, quando na verdade nunca houve nenhuma versão oficial da Igreja e menos ainda há algum consenso de historiadores sobre algum assunto, o que há são trabalhos, com mais ou menos embasamento, sobre os períodos e acontecimentos, onde cada historiador interpreta as situações de acordo com o próprio viés e percepção, a isso chamamos de historiografia. Só o fato de você não saber nada disso e imaginar que era moda a Igreja torturar e matar, já denota que todo o seu conhecimento é de senso comum e vem justamente dessas mesmas historiografias rasas da qual me referi, confirmando em absoluto minha tese.
Um cristão não querer reconhecer o poder do Papa é plausível..... Mas um cristão que não reconhece Jesus como Deus não faz sentido algum, como um cristão não acredita em Cristo?
Os Cataros por exemplo eram uma galera bem doida, eles acreditavam que tudo que fosse " Físico" era obra do diabo. Então o corpo humano era algo mau em essência e que era uma prisão para o espírito que era bom . Com essas ideias eles começaram a matar mulheres grávidas e estimular o suicídio, agora imagina essa galera obtendo poder político
Que eu saiba esse papa não emitiu bulas sobre a inquisição. O que ele fez foi convocar a Cruzada Albigense. Talvez vc esteja confundindo com Inocêncio IV.
Parabéns pelo video!!! Vocês são demais, e como é bom assistir videos assim. Geralmente, quando se fala da inqusição, sempre é jogadas informações falsas e exageradas a respeito das torturas e mortes, infelizmente. Só faltou mencionar a pesquisa com varios historiadores do mundo, inclusive não católicos, a pedido de papa São João Paulo II, Mas, parabéns! Vocês são demais!
@@danielpereiradossantos798a Santa Igreja não se fazia responsável pela punição, ela apenas dava um julgamento e dava esse julgamento para as autoridades civis locais, que eram responsáveis (em apenas 5% dos casos totais de 1 século) à pena de execução.
Atualmente tem muita gente usando um chapéu vergonhoso embora seja a parte inocente. O chapéu de touro! Sorte é que é um chapéu invisível. Todo mundo sabe que o sujeito usa, mas muitas vezes nem ele sabe. 🐂🐂🐂🐂
Excelente video, caras! Acredito que a Igreja foi sim responsável por diversos excessos e crimes ao longo dos séculos, e quem defende ela enquanto doutrina é sim conivente com a p3dofilia. Estamos no século XXI e devemos parar URGENTE de culturar falsos deuses que nao salvarão ninguem de si mesmo. Grande beijo e vamos se amar ❤
A IGREJA CATÓLICA E A .INQUISIÇÃO, A SANTA INQUISIÇÃO, Delírio, DELÍRIO, DISSE, Delírio, MAS, VERDADE, MAS, VERDADE, VERDADE, VERDADE, VERDADE, VERDADE! DISSE, ESTÁ Dito !!! EU MESMA, CÉLIA SOUSA !!😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Na verdade o número total de condenações está entre 4-8 mil, sem contar que a Igreja em si nunca teve autoridade para matar ninguém, as execuções ocorriam porque o Estado impunha pena da morte para os hereges, a Inquisição só tinha caráter de julgar quem era herege ou não. Caso não houvesse a inquisição, os hereges seriam julgados arbitrariamente pelos aristocratas sem nenhum processo legal, condenando inocentes, além dos cátaros terem destruído toda Europa sem que houvesse um freio.
Aquele comentário legal pra dar engajamento, mas... Um vídeo do fim dos templários seria mto da hora. A ainda quero um vídeo sobre a expedição N4zist@ no Espirito Santo. hahaha
O Fernando II e a Isabel I para além de fundarem a inquisição espanhola ( aquela que ninguém tá esperando 😂 ) foram também os patrocinadores da viagem de Colombo à América.
A igreja católica teve um domínio inimaginável e até por vezes tendo atitudes atrozes, penso que a inquisição espanhola foi a mais cruel, onde não só "hereges" eram punidos, mas o judeus foram trucidados.
Não eram os Judeus, mas os que eram Judeus e se converteram depois (muita vezes involuntariamente), os chamados "Cristãos Novos". Ele fala isso no vídeo.
Os judeus foram expulsos porque financiaram os perdedores e lutaram ao seu lado na guerra contra os reinos cristãos. A famosa reconquista. E graças a isso foram pras americas, lugares que dominam até hoje. Veja a lista do top 10 bilionarios do BRasil e tome um tapa
Não só hereges ou judeus, até mesmo os Ateus eram exterminados. Por isso tenho um ódio profundo pelos cristãos porque sei que eles odeiam e desejam o fim de qualquer um que não seja da religião deles.
Deus estava onde ele sempre esteve e sempre estará, isso que a igreja católica praticou durante 1260 anos é para cumprir com as profecias de apocalipse 17 e 13.
Acho importante citar uma coisa sobre os Cátaros, dizer que as perseguições da Santa Igreja a eles foi simplesmente pq eles eram anticlericais, é um desleixo tremendo e uma certa injustiça com a Igreja, os Cátaros pregavam que tudo o que é material, é ruim, pregavam o fim dos Sacramentos, umas vez que envolvem matéria, pregavam o aborto, uma vez que, ao conceber um filho, vc estaria unindo uma alma, do plano espiritual, a um corpo, do plano material, sinceramente, dizer que é só por causa do anticlericalismo é mttt reducionista, entendo que o intuito do vídeo nn é flr sobre os cátaros, mas pregar que a Igreja os perseguiu simplesmente pq eles eram anticlericais... Além disso, os próprios cátaros mataram mais com oq eles chamavam de endura, uma espécie de suicídio, do que a própria inquisição, creio que são pontos que devem ser notados e comentados, fora isso, eles eram contra juramentos, por exemplo, que, dentro do contexto de idade média, onde tudo era regido por juramentos nos feudos, era fundamental para manter o próprio tecido social unido. Além disso, vc diz com um certo desdém que quem estava sendo acusado pela inquisição é que devia mostrar que nn praticava heresia, de fato, olhar isso com um olhar contemporâneo, é ridículo, porém, dentro da Idade Média, vc poder se defender em um julgamento, é um grande avanço no direito civil das pessoas. Outra coisa, ao meu ver, opinião minha, sem a inquisição, as coisas poderiam ter sido piores, os julgamentos feitos pelas pessoas, eram muito tiranos, a religião e a Igreja era o que mantinha aquela sociedade coesa e unida, logo, vc atacar a Igreja era visto cm olhos ruins pela população.
Queria entender qual é a dificuldade que vcs têm de aceitar que a igreja católica errou ao longo da história como todas as grandes instituições erraram. É óbvio que naquela época era aceitável matar uma pessoa queimada, esticada, enforcada, torturada, etc. pelas razões que alguém mais importante julgasse justas, mas isso não quer dizer que devemos defender isso com o olhar de hoje assim como daqui a centenas de anos, seres humanos mais socialmente evoluídos vão ver as injustiças que cometemos com um olhar diferente do nosso. Isso não é ser contra a igreja, é ser contra um comportamento que na época era aceitável, mas que é inegavelmente absurdo hoje em dia. O objetivo mais prático de se conhecer a história é justamente não repetir os erros do passado no presente... assumir que se errou na época, mas hoje em dia se pensa diferente é nobre e moral.
cara, eu concordo 100% com vc, em momento nenhum eu disse que Ela nn errou, reconheço que sim, toda e qualquer morte é injustificável, meu ponto é que sempre taxam a Igreja da Idade Média como uma máquina de morte tirânica que matava todos aqueles que ousassem discordar dela, sendo que é mentira, nn tô querendo apagar os erros, nem jogá-los para debaixo do tapete, quero apenas que nn sejam cometidas injustiças históricas, reconheço que ela errou, em muitas coisas, mas, reconheço também que foi e é uma das, senão a, instituição mais importante da história, no meu comentário eu nn disse da Inquisição como um todo, realcei a questão dos cátaros e deixei meu ponto de vista sobre o papel importante da Inquisição do avanço do direito civil das pessoas, além de tentar mostrar que ela nn foi tão tirânica assim, mas é obv que todas as mortes causadas pela Igreja são injustificáveis, nn tenho nenhuma dificuldade em aceitar que a Igreja Católica errou ao longo da história, mas acho que os erros devem ser apontados, mas os acertos tbm. Dentro de um vídeo sobre inquisição, relativizar as barbaridades cometidas pelos cátaros e ignorar o avanço que foi a inquisição no sistema de julgamento é um tanto quanto errado, ao meu ver.@@fredericosoalheiro7678
Engraçado que eu sempre vejo esse argumento de que os cátaros eram abortistas, mas isso é algo que apenas autores católicos afirmam, sem base nenhuma, obviamente como desculpa. E sobre a endura, em que fonte vc viu que mais de 100 mil pessoas morreram por meio dela? E mesmo que fosse verdade, quer dizer que a igreja tirou a vida de pessoas para que elas não tirassem a própria vida? Pelo menos acho que todos concordamos que nada disso justifica executar crianças, não é mesmo?
@@fredericosoalheiro7678Boa noite, amigo, Salve Maria, primeiramente, não são só autores católicos que citam as práticas macabras dos cátaros, eles não eram um problema apenas para a Igreja Católica, não é atoa que um dos primeiros registros sobre a morte de cátaros veio de um rei: Roberto, o Piedoso, não me lembro se era esse o nome dele msm, mas tenho quase crtz que sim, quando ele mandou que 12 cátaros fossem mortos na fogueira, entt ss, os rituais dos cátaros eram macabros e isso quem afirma não é só a Igreja Católica, sobre a endura, eu jogo a pergunta pra vc, me mostre de onde vc tirou o número de 100mil mortos pela inquisição, sobre a morte de crianças, de fato é imperdoável, demos graças a Deus por Ele nunca ter permitido que a Igreja maltratasse crianças, diferentes dos cátaros, há registro de uma mãe que viu seu filho quase sendo morto por um cátaro, mas no último minuto ela se arrependeu e tomou seu filho de volta deles, quem pregava o aborto e o suicídio, seja de crianças, jovens, adultos, não foi, não é e nunca será a Igreja Católica. E que viva Cristo Rei e com Ele sua mãe, Maria Santíssima.
@@guilhermegarcia7636 Acho que você me respondeu marcando outra pessoa por engano. Então por favor, me apresente alguma fonte de suas afirmações, qualquer fonte de um historiador que não seja católico. Eu te apresento algumas fontes até mesmo católicas que mostram que o final da sua resposta está totalmente errada. "Hoje, sua santidade, 20000 heréticos foram passados a fio de espada, não importando sua classe, idade ou sexo." - Arnaud Amalric, líder da cruzada, para o papa Inocêncio III. Fontes: Innocent III (1855), Volume 216, Patrologia Cursus Completus, Paris: Jacques Paul Migne. Sibly, W A; Sibly, M D (2003), The Chronicle of William of Puylaurens: The Albigensian Crusade and Its Aftermath, Boydell Press, p. 128.
@@MiguelLucasRibeirodaCruz É triste ver um Brasileiro que fica babando o ovo da família Imperial que caga pro povo brasileiro. Dom Bertrand é um grande Negacionista da ciência e da sociedade Brasileira em si, além de Claro na tragédia de Petrópolis ao invés de ajudar dando mantimentos apenas ofereceu orações 😒🙄😡. E olha que a família imperial é uma das mais ricas do Brasil seguida da família de Tancredo Neves e muitas outras elites políticas... Eu admiro muito o que Dom Pedro I e Dom Pedro II fizeram pelo Brasil, Mas a família imperial atual não passam de fantasmas do passado que usam a imagem dos seus ancestrais para se promover quando na verdade tem pensamentos ultra conservadores e Negacionistas.
@@MiguelLucasRibeirodaCruz a ciência foi feita por homens e mulheres que se recusaram a deixar tudo nas mãos de um deus e fizeram por conta própria. Antigamente a lepra( conhecida hoje como Hanseníase) era algo considerado uma maldição ou algo feito pelo demônio, nos dias de hoje graças a ciência temos a cura e sabemos que é causado por microorganismos. Se alguém nascia com deficiência era considerado fruto de pecado dos pais que merecia morrer e nos dias de hoje sabemos que acontece por causa dos cromossomos na hora da fecundação ou má formação durante a gestação seja por falta nutrientes ou genética. A ciência tem conceito de justamente do questionamento do Porque das coisas e de tudo, ao contrário da fé cristã que precisa seguir cegamente sem questionamentos. Ainda que sou Ateu e me orgulho disso, por que ao contrário de você cristão, eu não sou um hipócrita e um Negacionista para fatos ✌🏼😌⚛️ E vejo que vc usa a bandeira do império do Brasil, para vc que não sabe o Dom Pedro II foi contra a igreja católica no período de 1870 porque ele apoiava o casamento de 2 pessoas de Religiões diferentes e com isso a igreja ficou contra o Imperador fazendo assim a monarquia enfraquecer no Brasil. E Dom Pedro II era um homem aberto para a ciência ao ponto de nem ligar muito para o seu lado religioso. E os cristãos na era do Império (católicos e evangélicos)os considerados conservadores na area política e social apoiavam a Escravidão no Brasil. Um sistema que discriminava e matava homens e mulheres negras e indígenas que queriam apenas serem Livres. Eu me recuso a acreditar em um Ser divino que apoia a ideia de tirar a Liberdade de outro ser humano e ainda ter o sofrimento de apanhar e trabalhar até morrer. Sou ateu com muita orgulho ⚛️
Visitei a casa da Joana d’arc em Orleans na França 🇫🇷 😊
Fdase
@@beatlesleofdase você e seu "deus"✌🏼⚛️😎
Viva a ciência e Tecnologia porr4
@@beatlesleo e o Ken?
Em Recife temos um mito com a inquisição. No fim do século XVI eles estiveram no Brasil e vieram em Olinda. Aqui houve uma investigação imensa sobre uma das maiores figuras da época, Branca Dias. Ela era de uma tradicional família judia, Capitão, que ao lado dos Abravanel, lideravam os judeus na península ibérica. Como a sua família foi convertida forçadamente, ela escondeu seu nome. Aqui em Pernambuco ela foi perseguida depois de morta, e membros de sua família fugiram e/ou mudaram de nome. Mas tudo isso originou a lenda da bruxa que jogou toda sua riqueza em um rio, onde hj é Recife, e sua magia deixou as águas cristalinas. Até hj o rio é chamado de Riacho de Prata.
Fala de afro-americanos conhecidos da época da escravatura como o Salomon Northup e a Harriet Tubman considerada uma heroína nos Estados Unidos.
Caraaaaa no clube de membro dei a sugestão.... será que eles viram? kkkkkk Que top!!!
Aquela sensação de abrir o ytb e o primeiro video mais recente que aparece é do Vogalizando ❤
Envio saudações desde Florianópolis meu amigo, não perco nenhum de seus vídeos querido vogal, sou um apaixonado pela história e você tem sido uma benção para minha vida!
Sou de Floripa também 😁
@@MariaClara-fu5lk que bom minha vizinha
Acho que seria muito legal ter um vídeo sobre os Cavaleiros Templários vindo do Vogalizando, recheado de conhecimento, como é o estilo do canal
Nossa , fdase
Não entendo como as pessoas conseguem fazer um vídeo de história virar discussão religiosa nos comentários, só aproveitem um conteúdo de qualidade como o do Vogel e deixem o like pois eles merecem
Tocou o sininho, venho correndo pro Vogalizando.
Quem não? ❤
Isso só reforça o quão danoso é o fanatismo religioso, seja qual for a religião!
Verdade
O que é fanatismo religioso?
@@renatoalmeida7436 ser fanático! Ser extremista usando sua religião de pretexto para atrocidades
@@harrylohribeiro E em quais trechos do novo testamento se orienta o cometimento de atrocidades?
@@renatoalmeida7436 em qual lugar não se usa religião para cometer qualquer barbaridade? Seja descriminar outras pessoas, ou assassinar outro em nome da "fé" verdadeira?
Cada assunto mais interessante que o outro ❤🤌
A Inquisição nunca acabou.
Valeu por esse vídeo! Legal, de uma forma objetiva e trazendo conhecimento. Vida longa ao canal!
Acompanhar os detalhes. Incríveis.
Cara que situação de todo jeito as pessoas estavam.lascadas ,o cagueta, o acusado cara que época HORRIVEL!!!
Seus vídeos são ótimos
Esse canal é maravilhoso, adoro essas intervenções wue o marco faz no meio do vídeo, são muito boas. Porem no início do vídeo foi dito wue a igreja por meio dos templarios mataram mais de 100 mil e foi o primeiro genocídio registrado na história, porem no final do vídeo fala wue a inquisição nao foi tão severa e wue o numero de milhares de mortos é so pra imprecionar, ficou confuso 😅
A Cruzada Albigense foi uma guerra. A Santa Inquisição não teve participação no conflito. Por isso os milhares de mortos durante a cruzada não são atribuídos à instituição inquisitorial.
Foram de fato centenas de milhares de mortos.
Templários e Inquisição são coisas totalmente distintas. Os templários eram uma ordem militar e participaram de diversas guerras contra muçulmanos, portanto, naturalmente mataram bastante, como ocorre em qualquer guerra.
@@Templario-br de fato, mts confundem
Me ajudou muito em um trabalho ! obrigadaa
Boa tarde poderia fazer um vídeo sobre os tavolas família de nobres português
Esse negócio me quebrou na adolescência, por ser católico, ai juntou uma birra com a vizinhança, fiquei rebelde, larguei a igreja... Anos depois descobri a dentro da Instituição há "facções" paralelas (Fransciscanos, Vicentinos...) e vai de cada pessoa qual linha seguir, infelizmente muitos líderes se tornaram inquisidores. Perdoei minha comunidade e sei q ela me perdoa. Eu amo ser católico!
Facções? Franciscanos, vicentinos e outros são formas diferentes de se viver a vocação cristã, mas todos creem nos mesmos dogmas e se submetem ao bispo de Roma.
A inquisição foi mais complicado que o regulamento do campeonato mexicano com o do carioca junto kk.
Fizeram um bem bolado e deu nisso kkk. Essa e a história, fascinante e questionadora.
Obrigada pelo vídeo
Gostei muito.
Esse vídeo me fez lembrar da entrevista do Guilherme Freire no canal Inteligência Ltda, onde ele resolveu passar pano para a Inquisição, chegando a usar o argumento estúpido de que "A Revolução Francesa matou mais" (como se isso legitimasse a Inquisição).
Não legitíma mas mostra a hipocrisia de muitos que criticam a Inquisição mas passam pano para outros momentos da história. E seja sincero cara, você deve ter visto o vídeo e logo ter vindo aqui para ter em que se sustentar suas opiniões sobre a Inquisição e inflar seu ego.
@@felipeSa9742 Quer que eu seja sincero? Vamos lá: eu sigo o canal do Vogel há MUITO tempo, e esse vídeo me fez apenas lembrar da entrevista do Guilherme Freire. Então sinto te decepcionar, mas sua dedução foi completamente falha. Assim como é falha a atitude daqueles que tentam "comparar" momentos históricos, principalmente quando há um abismo temporal e de contexto entre eles (como ridicula e infantilmente fez o Guilherme Freire).
@@Luiz_Wan Engraçado dizer sobre contexto quando os mesmo que dão pitacos sobre a Inquisição ignoram completamente o contexto em que está inserida e caem em erros gravíssimos como o anacronismo.
@@felipeSa9742 Ah, em tempo: o Guilherme Freire ainda teve a falta de caráter de dizer que o Giordano Bruno foi condenado à fogueira não por heresia, e sim porque ele foi "acusado de ter feitiços para seduzir mulheres nobres, o que teria irritado os nobres" (no que o coleguinha dele, o Kogos, inclusive achou graça), sendo que não há NENHUM material ou estudo que SEQUER sustente essa hipótese que ele AFIRMOU. São pessoas como esse cara que prejudicam o verdadeiro estudo dos fatos históricos, espalhando essas historinhas, nas quais muita gente ignorante cai.
@@felipeSa9742 Aí, meu caro, você tem que questionar essas pessoas que analisam a Inquisição ignorando o contexto em que ela está inserida. O problema do Guilherme Freire, como eu disse, não é ele tentar contextualizar a Inquisição, mostrando que ela não foi o genocídio que muitos pensam que foi. Até aí, Ok. O problema é ele, para "aparecer", tentar fazer crerem que ela não foi "nada demais" e que as "pessoas são frescas" (Palavras dele!). Se fosse ele que estivesse em um Tribunal do Santo Ofício, correndo o risco de virar o churrasco do dia, talvez ele não achasse isso "frescura".
falem também sobre a inquisição protestante.
A nossa evolução foi as custas de muitas crueldades, que sentimos vergonha ao estudar história da humanidade.
Evolução? Ainda se morre por conta de religião hj em dia. Onde evoluímos?
Fala sobre os conselhos de niceia, vocês citam esses conselhos em muitos vídeos
Vídeo bom demais.
Voguel e Marco, nao deixem d fazer a contribuicao anual, em 1 pgto so p vogalover ou vogalover d carteirinha...
Quero me tornar um Vogalover de Carteirinha, ms quero contribuir d uma vez so, aproveitando o 13o... e renovo anulmente
Era uma época diferente. Com forma de pensar diferente. Não dá para comparar com os dias atuais
Nos dias de hoje os fanáticos por religião fariam a mesma coisa se tivessem oportunidade
@@CarmenDelfinoKKdelfino os criminosos católicos romanos faria tudo de novo.
N adianta jogar pérolas aos poucos.
Existem campos de concentração na China para islâmicos até hoje. Dá pra comparar sim.
Bancada religiosa que se elege não por outra razão, e busca benefício exclusivo pra essa classe vomitativa, dentro de um estado federativo formado de laicidade duvidosa desde sua instituição. Lógico, outros tempos, diferentes formas de pensar.
A quinta série me quebrou na "inquisição papal"
Os inquisidores de star wars deveria aprender com a igreja como se faz um interrogatório kkkkkk
Faltou dizer que a Cruzada Albigense foi convocada porque os Cátaros mataram um pregador Católico que tinha ido pregar na região
Faz um vídeo lá no seu canal sobre isso
@@rodrigosaleiro6859 Futuramente talvez.
Verdade! Se matar um o certo é matar 100 mil e roubar as terras. Parece até um conflito atual!
@@RafaelRamosdaSilva-l5w matou como? Já se perguntou? Houve guerra? Então ambos os lados mataram
Os cataros eram uns infelizes, eles matavam e estupraram gravidas por que achavam elas impuras, matavam bebês e outros mais. O ponto é que quase nunca esse movimentos heréticos são pessoas inicentes que não atacavam ninguém
Pesquise sobre Alberto Rivera.
seria bem legal se você falasse sobre a rebelião dos boxers não e muito falado nao acho muito sobre seria bem legal abraços!
Um dos legados mais importantes da Revolução Francesa, (na minha opinião), foi a separação entre a Igreja e estado, pois se não tivesse ocorrido isso naquela época, estaríamos, muito provavelmente até hoje, aqui no Ocidente, queimando homens, e principalmente mulheres na fogueira, por terem pensamentos considerados `´diferentes`´ das instituições religiosas
Só a Revolução Francesa matou muito mais que a Santa Inquisição em menos de 10 anos
Além da Guerra de Vendeia que foi um verdadeiro massacre
Não é bem assim, por essa época, mesmo antes da revolução francesa a inquisição já não tinha tanto poder, como tinha 100 ou 200 anos antes, já não era muito comum haverem julgamentos e execuções por motivos religiosos, apesar de ainda acontecerem pontualmente.
A revolução francesa matou mais que a inquisição e os tribunais dos revolucionários jacobinos condenaram a maioria dos acusados de serem contra a revolução sem direito de defesa, os tribunais da inquisição absolviam a maioria dos acusados por outro lado, então estatisticamente era mais provável ser condenado a guilhotina na revolução francesa do que ser condenado a fogueira na inquisição
Sem dúvida a época mais sombria da igreja católica onde milhares de homens mulheres e crianças inocentes foram perseguidos em nome de Deus mas o único objetivo era o poder.
Melões...
Inocentes com certeza sofreram muito, mas tinha uma galera que também era meio cabulosa no meio, os Cátaros por exemplo .
Ai que começou toda a alienação
Quem tá no poder não quer perder a coroa.
23:59: “Era a pessoa que tinha que provar sua inocência e não a igreja que ela era culpada”
00:00: “Se um cagueta, caguetasse alguém de heresia e aquilo FOSSE PROVADO”
O Vogel conseguiu se contradizer no próprio vídeo
Valeu demais
mulher na Europa do século XVI faz chá e cura o resfriado da avó
santa inquisição: "n vai ter jeito, juninho vai coletar madeira pq hj tem churrasco na capela garai kkkkk"
Burro
Kkkkkkkk
Tipo isto hauahahha
😂🤣
fonte: vozes da minha cabeça.
são vou ser acusado de bruxaria: já dei o _"like"_ de sempre.
Aqui no RUclips tem filme chamado O fora da lei de Deus. Conta uma historia real de Willian Tyndale, que foi condenado à fogueira pela igreja católica simplesmente porque traduziu a bíblia do latim para o inglês.
O que é de cuidado e delicadeza que o Vogel usou para falar de pessoas que pensavam diferente do entendimento da igreja 😅😅😅😅
Mas a igreja realmente tinha que tomar uma atitude em algumas situações, como por exemplo com os Cátaros.
Eles tinham uma ideias de que estar em um corpo era algo ruim e deveria ser combatido através de não reprodução e suicídio.
Para eles, tudo que era " Físico" era algo do diabo e que o diabo havia criado o mundo para prender os anjos em corpos humanos.
Agora imagina essa galera maneira adquirindo pra der político
Um vídeo sobre os Cátaros seria legal .... 😊
Esses aí eram uma galera sinistra
Qual é pior invenção da humanidade:
Politica.
Religião.
Bancos.
Nenhum desses itens, por que sem eles você não estaria aqui
@@MiguelLucasRibeirodaCruz Já existe este ditado débil.
@@bonitoesincero.2819 ???
Religiões/mitologias certamente!
@@BraianSilveira Povo ilude com religião e esquece da fé.
Delírio, MAS VERDADE, VERDADE DISSE, CÉLIA Sousa !!!!!!!😮😮😮😮😮😮😮
A fé muitas vezes destrói.
isso não é fé, é fanatismo religioso, esse sim destrói e mata.
Grande maioria das vzs (se não todas)
A fé não, o fanatismo sim. Muitas pessoas utilizam nome de pessoas, religiões ou ideologia, para cometerem atrocidades.
@@tsuneyoshi779無 Fé e fanatismo na prática são a msm coisa
O problema desses vídeos seculares sobre a História da Igreja, é que eles sempre usam historiografias rasas sobre o assunto, quando não duvidosas, que omitem propositalmente diversos fatores que mudariam a percepção das pessoas sobre a história. Não houve uma cruzada contra os cátaros simplesmente porque estavam ameaçando a "autoridade da Igreja", os cátaros eram violentos e, além de pregar o suicídio, atacavam e matavam católicos, queimando inclusive Igrejas com pessoas dentro. Essas heresias não eram apenas uma "discordância da Igreja", mas gerava guerras civis e caos social, por isso eram combatidas pela Igreja e isso a pedido do próprio poder secular.
ruclips.net/video/6aFkoX6g1fE/видео.htmlsi=oI0hSTy2EFSuau_S
Só pelo início do seu comentário, utilizando-se da palavra "secular", já se percebe o seu claro viés. Os historiadores são rasos, enquanto o correto é o que? A versão oficial que a Igreja fabricou depois que matar e torturar saiu de moda? Faça-me o favor!
@@lukasmontenegro3558 Primeiro que a palavra "secular" é usualmente utilizada dentro do escopo da História para distinguir instituições civis e religiosas, ou seja, é só desconhecimento seu sobre o assunto mesmo e não denotação de algum viés. Todavia, o que eu quis dizer é que a pessoa que faz o vídeo geralmente não é um estudioso do tema, ou seja, não se aprofunda tanto quanto deveria, enquanto a pessoa mais envolvida com a questão, comumente, tem tal cuidado. Em segundo lugar, todo mundo tem um viés, amigão, inclusive os historiadores. Em terceiro, eu sou historiador e, portanto, não disse que "historiadores são rasos", além de conhecimento, te falta interpretação de texto também, pois o que eu disse é que vídeos como esse se utilizam, em via de regra, de "historiografias rasas", ou seja, de trabalhos de historiadores que não são especialistas do período e que não englobam toda a complexidade social, econômica e política dos acontecimentos, fazendo assim com que a ideia transmitida seja, no mínimo, questionável. Certamente você imagina que há 2 versões sobre os eventos do período, uma da Igreja e outra dos historiadores em consenso, quando na verdade nunca houve nenhuma versão oficial da Igreja e menos ainda há algum consenso de historiadores sobre algum assunto, o que há são trabalhos, com mais ou menos embasamento, sobre os períodos e acontecimentos, onde cada historiador interpreta as situações de acordo com o próprio viés e percepção, a isso chamamos de historiografia. Só o fato de você não saber nada disso e imaginar que era moda a Igreja torturar e matar, já denota que todo o seu conhecimento é de senso comum e vem justamente dessas mesmas historiografias rasas da qual me referi, confirmando em absoluto minha tese.
Vogel falando pra procurar o podcast na podosfera parece que tá falando de um site de fetiche por pé kkkkkk
Como é maravilhoso ser ateu.
Vai estudar inteligente 😂 o cara ver um vídeo no RUclips e acha que sabe tudo kkkk
O vídeo ta cheio de erros amigão
Um cristão não querer reconhecer o poder do Papa é plausível..... Mas um cristão que não reconhece Jesus como Deus não faz sentido algum, como um cristão não acredita em Cristo?
Os Cataros por exemplo eram uma galera bem doida, eles acreditavam que tudo que fosse " Físico" era obra do diabo.
Então o corpo humano era algo mau em essência e que era uma prisão para o espírito que era bom .
Com essas ideias eles começaram a matar mulheres grávidas e estimular o suicídio, agora imagina essa galera obtendo poder político
Ser cristão é acreditar e caminhar conforme o evangelho de Jesus, não é necessário acreditar no dogma de que Jesus é Deus.
@@cristianeflores8412 errado.
@@augustoklais5393 🤔
Top!
Papa Inocêncio III foi um dos mais cruéis e perversos da história da Igreja católica. Vide as bulas papais da época da inquisição.
Que eu saiba esse papa não emitiu bulas sobre a inquisição. O que ele fez foi convocar a Cruzada Albigense. Talvez vc esteja confundindo com Inocêncio IV.
Meu canal favorito. Vogel faz um conteúdo sobre o César Lattes, beijo vamo se amá 💖
Poxa,faltou vcs colocarem o meme do Monty Phyton noboby expects The spanish inquisition😂
Mds ser obrigado a ir pra igreja devia ser horrível
Vejam os programas de Lucas Lencastre.
Fonte: livro da escola kkkkk
Valeu Demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! vídeo Top
só os fanáticos religiosos chamam essa monstruosidade de "santa"
Parabéns pelo video!!!
Vocês são demais, e como é bom assistir videos assim.
Geralmente, quando se fala da inqusição, sempre é jogadas informações falsas e exageradas a respeito das torturas e mortes, infelizmente.
Só faltou mencionar a pesquisa com varios historiadores do mundo, inclusive não católicos, a pedido de papa São João Paulo II,
Mas, parabéns!
Vocês são demais!
Mentira! Tem varios instrumentos da inquisição que provam os crimes dos criminosos líderes católicos romanos.
@@danielpereiradossantos798a Santa Igreja não se fazia responsável pela punição, ela apenas dava um julgamento e dava esse julgamento para as autoridades civis locais, que eram responsáveis (em apenas 5% dos casos totais de 1 século) à pena de execução.
Olá 👋
Atualmente tem muita gente usando um chapéu vergonhoso embora seja a parte inocente. O chapéu de touro! Sorte é que é um chapéu invisível. Todo mundo sabe que o sujeito usa, mas muitas vezes nem ele sabe. 🐂🐂🐂🐂
Inocêncio de inocente não tinha nada kkkk
Excelente video, caras! Acredito que a Igreja foi sim responsável por diversos excessos e crimes ao longo dos séculos, e quem defende ela enquanto doutrina é sim conivente com a p3dofilia. Estamos no século XXI e devemos parar URGENTE de culturar falsos deuses que nao salvarão ninguem de si mesmo.
Grande beijo e vamos se amar ❤
Verdades! Todos os deuses são falsos
@@RafaelRamosdaSilva-l5wa verdade é que não existe divindades ! São apenas invenções humanas para se sentirem especiais e diferentes
Mas você é um moleque mesmo, né?
@@silvasantosjc2011Esse cara é biruta kkkkkk
@@silvasantosjc2011 Mas você é um Velho mesmo né ?
Se rolasse o chapéu da vergonha hoje aqui no Brasil, ia virar moda! Se tornozeleira eletrônica rende album fotográficos, imagine um chapeu ridiculo?
A IGREJA CATÓLICA E A .INQUISIÇÃO, A SANTA INQUISIÇÃO, Delírio, DELÍRIO, DISSE, Delírio, MAS, VERDADE, MAS, VERDADE, VERDADE, VERDADE, VERDADE, VERDADE! DISSE, ESTÁ Dito !!! EU MESMA, CÉLIA SOUSA !!😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Engraçado foi o "só 30 mil pessoas foram mortas"
Na verdade o número total de condenações está entre 4-8 mil, sem contar que a Igreja em si nunca teve autoridade para matar ninguém, as execuções ocorriam porque o Estado impunha pena da morte para os hereges, a Inquisição só tinha caráter de julgar quem era herege ou não. Caso não houvesse a inquisição, os hereges seriam julgados arbitrariamente pelos aristocratas sem nenhum processo legal, condenando inocentes, além dos cátaros terem destruído toda Europa sem que houvesse um freio.
Sobre os cátaros... Genocídio é diferente de guerra. Não houve guerra???? Tem certeza?
Sim.
.. aquela q ninguem ta esperanso.. otima a referencia d Monty Python!!!!
top
Gloria a Santa Igreja católica, gloria a inquisição.
Glória seu c... Glória seu c...
Amém
Amém
Ei mano, esqueceu de falar das coisas que os cataros faziam, mas pq será né?
DEUS viu tudo ...
E não fez nada absolutamente nada deveria rir
@@maryangel617 Deus trouxe a luz, mas o mundo amou mais as travas do que a luz.
A inquisição romana durou até a década de 1960 !!!
A inquisição não, mas o órgão, ou departamento que a promovia sim, mas com outro nome.
Aquele comentário legal pra dar engajamento, mas... Um vídeo do fim dos templários seria mto da hora.
A ainda quero um vídeo sobre a expedição N4zist@ no Espirito Santo. hahaha
Se o papa pediu desculpas, então tá tudo bem, afinal, um pedido de desculpas resolve tudo né kkkk
Os papas católicos foram demônios criminosos.
Pq a inquisição nao perseguiu os protestantes?
Também ocorreu a inquisição protestante,foi mais brutal e violento do que a Católica
A igreja católica é uma entidade autónoma dentro do cristianismo, quantas pessoas Jesus queimou na fogueira ou executou?
Fundada pelo império romano.
"A Europa é a Igreja, e a Igreja é a Europa"
-- Europa e a Fé
@@Menezariané desses motivos que eu odeio aquele Continente Explorador
@@godofwar-ti8fl oxi larga tudo e vai viver no mato
@@Alex_Olly vou levar Você junto para morar lá
Eu penso que é um erro analisar a inquisição com os olhos da nossa cultura atual. Temos que entender o contexto historico da mesma.
A cala essa boca. Tortura e assassinato cometidos por eles devem ser revisados? Cala a boca.
@@Sam_Sam... Não falei isso.
passagem de pano
@@muk4237 Nada disso.
O Fernando II e a Isabel I para além de fundarem a inquisição espanhola ( aquela que ninguém tá esperando 😂 ) foram também os patrocinadores da viagem de Colombo à América.
Os crentes têm a cara de pau de dizer que ela praticamente não existiu!
Eu posso ser falangista?
Queria saber se aquele chapéu que fala ali no vídeo tem a ver com o chapéu dos KKK
A igreja católica teve um domínio inimaginável e até por vezes tendo atitudes atrozes, penso que a inquisição espanhola foi a mais cruel, onde não só "hereges" eram punidos, mas o judeus foram trucidados.
Não eram os Judeus, mas os que eram Judeus e se converteram depois (muita vezes involuntariamente), os chamados "Cristãos Novos". Ele fala isso no vídeo.
Os judeus foram expulsos porque financiaram os perdedores e lutaram ao seu lado na guerra contra os reinos cristãos. A famosa reconquista. E graças a isso foram pras americas, lugares que dominam até hoje. Veja a lista do top 10 bilionarios do BRasil e tome um tapa
Não só hereges ou judeus, até mesmo os Ateus eram exterminados.
Por isso tenho um ódio profundo pelos cristãos porque sei que eles odeiam e desejam o fim de qualquer um que não seja da religião deles.
O vaticano é uma organização criminosa.
@@felypegama77 Cite 1 ateu morto pela inquisição devido ao seu ateísmo
Isso que é propaganda de camisa 😂
5:59 teste da farinha?
A inquisição foi um horror de miserias
Salve Maria, Salve Rainha!❤
Ave Maria cheia de graça tomou um copo de vinho outro de cachaça kkkkk
@@Alecks_Spake você tá bem?🧐
Quem é mais importante a mãe ou salvador ?
@@sharezadealfa e o que isso importa?
@@silvasantosjc2011 voce é fanboy de uma instituição religiosa é não cristão verdadeiro.
Video de 1ª mais uma vez
Ai eu te pergunto: onde tava o Deus cristão piedoso e do bem nessa época?
Se D´us intervisse em todas as burradas que o Ser Humano faz, não existiria livre arbítrio
Se quisesse te matar quem ia impedir, Deus?
@@sharezadealfa tente e descobrirá kkkkk
Deus estava onde ele sempre esteve e sempre estará, isso que a igreja católica praticou durante 1260 anos é para cumprir com as profecias de apocalipse 17 e 13.
@@wellingtonferreiradasilva5558 kkkkkkkkk
10/10
Acho importante citar uma coisa sobre os Cátaros, dizer que as perseguições da Santa Igreja a eles foi simplesmente pq eles eram anticlericais, é um desleixo tremendo e uma certa injustiça com a Igreja, os Cátaros pregavam que tudo o que é material, é ruim, pregavam o fim dos Sacramentos, umas vez que envolvem matéria, pregavam o aborto, uma vez que, ao conceber um filho, vc estaria unindo uma alma, do plano espiritual, a um corpo, do plano material, sinceramente, dizer que é só por causa do anticlericalismo é mttt reducionista, entendo que o intuito do vídeo nn é flr sobre os cátaros, mas pregar que a Igreja os perseguiu simplesmente pq eles eram anticlericais... Além disso, os próprios cátaros mataram mais com oq eles chamavam de endura, uma espécie de suicídio, do que a própria inquisição, creio que são pontos que devem ser notados e comentados, fora isso, eles eram contra juramentos, por exemplo, que, dentro do contexto de idade média, onde tudo era regido por juramentos nos feudos, era fundamental para manter o próprio tecido social unido.
Além disso, vc diz com um certo desdém que quem estava sendo acusado pela inquisição é que devia mostrar que nn praticava heresia, de fato, olhar isso com um olhar contemporâneo, é ridículo, porém, dentro da Idade Média, vc poder se defender em um julgamento, é um grande avanço no direito civil das pessoas.
Outra coisa, ao meu ver, opinião minha, sem a inquisição, as coisas poderiam ter sido piores, os julgamentos feitos pelas pessoas, eram muito tiranos, a religião e a Igreja era o que mantinha aquela sociedade coesa e unida, logo, vc atacar a Igreja era visto cm olhos ruins pela população.
Queria entender qual é a dificuldade que vcs têm de aceitar que a igreja católica errou ao longo da história como todas as grandes instituições erraram. É óbvio que naquela época era aceitável matar uma pessoa queimada, esticada, enforcada, torturada, etc. pelas razões que alguém mais importante julgasse justas, mas isso não quer dizer que devemos defender isso com o olhar de hoje assim como daqui a centenas de anos, seres humanos mais socialmente evoluídos vão ver as injustiças que cometemos com um olhar diferente do nosso. Isso não é ser contra a igreja, é ser contra um comportamento que na época era aceitável, mas que é inegavelmente absurdo hoje em dia. O objetivo mais prático de se conhecer a história é justamente não repetir os erros do passado no presente... assumir que se errou na época, mas hoje em dia se pensa diferente é nobre e moral.
cara, eu concordo 100% com vc, em momento nenhum eu disse que Ela nn errou, reconheço que sim, toda e qualquer morte é injustificável, meu ponto é que sempre taxam a Igreja da Idade Média como uma máquina de morte tirânica que matava todos aqueles que ousassem discordar dela, sendo que é mentira, nn tô querendo apagar os erros, nem jogá-los para debaixo do tapete, quero apenas que nn sejam cometidas injustiças históricas, reconheço que ela errou, em muitas coisas, mas, reconheço também que foi e é uma das, senão a, instituição mais importante da história, no meu comentário eu nn disse da Inquisição como um todo, realcei a questão dos cátaros e deixei meu ponto de vista sobre o papel importante da Inquisição do avanço do direito civil das pessoas, além de tentar mostrar que ela nn foi tão tirânica assim, mas é obv que todas as mortes causadas pela Igreja são injustificáveis, nn tenho nenhuma dificuldade em aceitar que a Igreja Católica errou ao longo da história, mas acho que os erros devem ser apontados, mas os acertos tbm. Dentro de um vídeo sobre inquisição, relativizar as barbaridades cometidas pelos cátaros e ignorar o avanço que foi a inquisição no sistema de julgamento é um tanto quanto errado, ao meu ver.@@fredericosoalheiro7678
Engraçado que eu sempre vejo esse argumento de que os cátaros eram abortistas, mas isso é algo que apenas autores católicos afirmam, sem base nenhuma, obviamente como desculpa. E sobre a endura, em que fonte vc viu que mais de 100 mil pessoas morreram por meio dela? E mesmo que fosse verdade, quer dizer que a igreja tirou a vida de pessoas para que elas não tirassem a própria vida? Pelo menos acho que todos concordamos que nada disso justifica executar crianças, não é mesmo?
@@fredericosoalheiro7678Boa noite, amigo, Salve Maria, primeiramente, não são só autores católicos que citam as práticas macabras dos cátaros, eles não eram um problema apenas para a Igreja Católica, não é atoa que um dos primeiros registros sobre a morte de cátaros veio de um rei: Roberto, o Piedoso, não me lembro se era esse o nome dele msm, mas tenho quase crtz que sim, quando ele mandou que 12 cátaros fossem mortos na fogueira, entt ss, os rituais dos cátaros eram macabros e isso quem afirma não é só a Igreja Católica, sobre a endura, eu jogo a pergunta pra vc, me mostre de onde vc tirou o número de 100mil mortos pela inquisição, sobre a morte de crianças, de fato é imperdoável, demos graças a Deus por Ele nunca ter permitido que a Igreja maltratasse crianças, diferentes dos cátaros, há registro de uma mãe que viu seu filho quase sendo morto por um cátaro, mas no último minuto ela se arrependeu e tomou seu filho de volta deles, quem pregava o aborto e o suicídio, seja de crianças, jovens, adultos, não foi, não é e nunca será a Igreja Católica. E que viva Cristo Rei e com Ele sua mãe, Maria Santíssima.
@@guilhermegarcia7636 Acho que você me respondeu marcando outra pessoa por engano. Então por favor, me apresente alguma fonte de suas afirmações, qualquer fonte de um historiador que não seja católico. Eu te apresento algumas fontes até mesmo católicas que mostram que o final da sua resposta está totalmente errada.
"Hoje, sua santidade, 20000 heréticos foram passados a fio de espada, não importando sua classe, idade ou sexo."
- Arnaud Amalric, líder da cruzada, para o papa Inocêncio III.
Fontes:
Innocent III (1855), Volume 216, Patrologia Cursus Completus, Paris: Jacques Paul Migne.
Sibly, W A; Sibly, M D (2003), The Chronicle of William of Puylaurens: The Albigensian Crusade and Its Aftermath, Boydell Press, p. 128.
Depois reclamam do Lutero kkkkkkkk
Todos os Cristãos vendo esse vídeo: 😡😡😡😠😠
Eu sendo Ateu: 😎⚛️✌🏼
É triste ver seus comentários acima, extremamente preconconceituosos, e depois ainda ver você se apossando da ciência
@@MiguelLucasRibeirodaCruz É triste ver um Brasileiro que fica babando o ovo da família Imperial que caga pro povo brasileiro.
Dom Bertrand é um grande Negacionista da ciência e da sociedade Brasileira em si, além de Claro na tragédia de Petrópolis ao invés de ajudar dando mantimentos apenas ofereceu orações 😒🙄😡.
E olha que a família imperial é uma das mais ricas do Brasil seguida da família de Tancredo Neves e muitas outras elites políticas...
Eu admiro muito o que Dom Pedro I e Dom Pedro II fizeram pelo Brasil, Mas a família imperial atual não passam de fantasmas do passado que usam a imagem dos seus ancestrais para se promover quando na verdade tem pensamentos ultra conservadores e Negacionistas.
@@MiguelLucasRibeirodaCruz a ciência foi feita por homens e mulheres que se recusaram a deixar tudo nas mãos de um deus e fizeram por conta própria.
Antigamente a lepra( conhecida hoje como Hanseníase) era algo considerado uma maldição ou algo feito pelo demônio, nos dias de hoje graças a ciência temos a cura e sabemos que é causado por microorganismos.
Se alguém nascia com deficiência era considerado fruto de pecado dos pais que merecia morrer e nos dias de hoje sabemos que acontece por causa dos cromossomos na hora da fecundação ou má formação durante a gestação seja por falta nutrientes ou genética.
A ciência tem conceito de justamente do questionamento do Porque das coisas e de tudo, ao contrário da fé cristã que precisa seguir cegamente sem questionamentos.
Ainda que sou Ateu e me orgulho disso, por que ao contrário de você cristão, eu não sou um hipócrita e um Negacionista para fatos ✌🏼😌⚛️
E vejo que vc usa a bandeira do império do Brasil, para vc que não sabe o Dom Pedro II foi contra a igreja católica no período de 1870 porque ele apoiava o casamento de 2 pessoas de Religiões diferentes e com isso a igreja ficou contra o Imperador fazendo assim a monarquia enfraquecer no Brasil.
E Dom Pedro II era um homem aberto para a ciência ao ponto de nem ligar muito para o seu lado religioso.
E os cristãos na era do Império (católicos e evangélicos)os considerados conservadores na area política e social apoiavam a Escravidão no Brasil. Um sistema que discriminava e matava homens e mulheres negras e indígenas que queriam apenas serem Livres.
Eu me recuso a acreditar em um Ser divino que apoia a ideia de tirar a Liberdade de outro ser humano e ainda ter o sofrimento de apanhar e trabalhar até morrer.
Sou ateu com muita orgulho ⚛️
foda