Faz uma semana que escrevi no seu último vídeo, bem como no seu facebook, mas parece que você não viu... em seu último vídeo (da semana passada) você está divulgando pseudociência! Por favor, dê uma olhada no seu facebook para entender exatamente meus argumentos a respeito... Respeito muito seu canal e, exatamente por isso, acho que você tem que tomar mais cuidado com o que considera "ciência"
@@gabrielmedeiros6049 Se estiver falando sobre o mentalismo, não é pseudociência. Para algo ser pseudociência, esse algo deve tentar se passar por ciência, coisa que o mentalismo não faz. Os próprios praticantes se identificam como "mágicos", ou seja, é um truque, uma arte. Se estiver falando sobre outra coisa, ignore meu comentário.
@@Kleyguerth concordo que mentalismo, em si, não seja pseudociência! A questão é a forma como foi tratada a "psicologia" envolvida no mentalismo e, sobretudo, não da parte dos mágicos, mas do Pirula que chega a sugerir-los coletar dados dos shows para publicar com o artigo científico. Isto, infelizmente, cria um entendimento errado sobre o que é mentalismo e, acima de tudo, um entendimento errado sobre o que é psicologia e sua real capacidade ...
Pirula, segue um pouco de evidência anedótica pra te confortar: Assistindo aos seus vídeos eu -Descobri o que é o método científico -Aprendi a analisar os argumentos tentando remover as falácias dos mesmos -Comecei a pesquisar tudo ANTES de opinar -Me descobri ateu -Li Carl Sagan -Reduzi drasticamente o meu nível de machismo, racismo e homofobia, pois na verdade essas coisas são basicamente desinformação.
@@Hyphessobriconeques Apenas ter consciência do privilégio não acaba com racismo, machismo e preconceito. Infelizmente ter consciência é um pequeno passo na desconstrução. Quem acredita não ter preconceitos ou já passou por uma extensa desconstrução - que não é fácil ou rápida - , ou ainda não tem verdeiramente consciência do seu privilégio.
@@00000moras Olá Rodrigo, boa noite não tenho canal ativo, só mesmo a conta. Estou a terminar meu trabalho e logo que chegar em casa falamos. Um abraço
@@alephii 😂😂😂😂 Aqui não há nenhuma referência das ditas religiões africanas praticadas no Brasil. Há muitas igrejas evangélicas. Graças ao antigos presidente muitas foram fechadas e as que sobraram estão proibidas de pedir dinheiro. #amoangola
Pirula, para de achar que vc não merece nada! Seu trabalho é incrível! Chegando em 800MIL inscritos com vídeos de 40min só falando. Escreve livro. Dá palestra. Tem linha de camiseta. Blablalogia. Collabs. Influenciador que influencia (coisa rara). Foi um dos pioneiros... Não me obrigue a pegar o chinelo!!
tem que lutar pela ciência mesmo o Bozo e seus ministros burros estão criando uma armada de imbecis defendendo com unhas e dentes os cortes na educação. não dou 10 anos pro Brasil virar uma Africa da vida
Aconselho a leitura de "A Retórica" de Aristóteles sobre a diferença entre provar e convencer. Prova-se pela lógica e pela ciência, mas não se convence por elas. Eu posso provar para uma pessoa que fumar faz mal, mas mesmo assim não convencê-la a parar de fumar. Eu posso convencer uma pessoa a tomar um chá para gripe, embora ela não esteja convencida de que isso faça diferença. O Iluminismo e o Positivismo acharam que bastava provar para convencer.
Esse vídeo caiu como uma luva para minha dissertação de mestrado. Vou escrever um capítulo sobre divulgação e comunicação científica. Já tenho uma estrutura em mente e acredito que o seu vídeo possa me ajudar um pouco.
O seu papo no Poucas ultrapassou os 400.000 views e é o vídeo mais visto do quadro. Já a no Ilha de Barbados está com 820K. Parabéns. Você não é fraco não heheh
Grato por ensinar a fazer divulgação científica. Tô há alguns anos divulgando ciência e filosofia, porém nunca conferi dados específicos sobre como fazer divulgação de modo efetivo. Acredito que teu vídeo pode me ajudar, valeu!
Ah, adorei teu vídeo visitando o Museu Nacional depois do incêndio (adorei no sentido de ser a primeira vez que vi isso, não sendo a mídia tradicional a fazê-lo); serviço de utilidade pública; parabéns de novo!
Como o biólogo Eli Vieira falou, sinto falta de críticas as pseudociências da esquerda universitária como psicanálise, teoria de gênero, etc. Ele não diz que o grave mesmo é o que tá dentro da academia, mas que há um predominância de críticas ao que está fora. Todo mundo critica terraplanismo, anti-vacinas, etc, e deixam coisas importantes fora do debate. Inclusive, por viés político. Sou estudante de psicologia e vejo isso diariamente.
quando cheguei no canal do Pirula em 2013 eu era anarquista (sem capitalismo, mas ainda fui zuado pelo próprio pirula nos comentários) e tb acreditava no documentário alienígenas do espaço ainda bem me libertei de algumas dessas ideias através de canais como este
Excelente hora para lançar o video, Pirula! Tenho uma dissertação sobre métodos de ensino para fazer e precisava de um starter para começar a pesquisar sobre o assunto. Já tenho até as fontes de pesquisa agora. Obrigada!
não gostaria que tivesse de ser assim, mas 1- tendemos a dar mais importância proq aprendemos primeiro e 2-é melhor q as pessoas tontas continuem sendo tontas, não fazendo mal pra sociedade, doq sejam tontas e o contrário
Eu juro que não entendo terem pessoas que te acham agressivo. E sinceramente, eu sou super grata pela tua presença no RUclips. Eu fui criada numa igreja protestante e frequentei a igreja até meus 22 anos, várias coisas me incomodavam e vi coisas que não podiam ser ignoradas, por isso saí e resolvi dar ouvidos a ciência. Eu sempre tive muita certeza da minha fé e sempre fui ensinada a rejeitar o que a ciência dizia, inclusive não ia bem na escola nessa área, mas se tudo que eu acreditava parecia cada vez mais estar errado, então o que era demonizado se tornou no mínimo interesse para mim. Como eu sempre usei o RUclips para tudo procurei um divulgador científico e achei você! Eu vi todos os seus vídeos e sigo vendo, já fazem mais de 7 anos! O papel do teu trabalho na minha vida foi importante e decisivo, assim como ter ingressado na faculdade. Eu era uma pessoa intolerante a opiniões divergentes e completamente ignorante sobre evolução e outros assuntos, já vi muitos vídeos de outros cientistas, mas a minha afinidade é contigo, e mesmo depois de tantas reviravolta políticas, que me fizeram deixar de seguir muitas pessoas, continuo te achando coerente. Espero que tu nunca pare!
Pirula, eu te acompanho desde 2013 e sou literalmente fan do canal, no sentido que acompanho os videos diariamente. Essa questão sobre o formato do vídeo é complicada mesmo, eu acho que os vídeos antigos seus são mais persuasivos , os cortes rápidos e na maneira de falar incisiva era mais forte do que uma abordagem mais branda. Porem, eu acredito que teve a época de fazer isso, hoje em dia eu acredito que vc faça parte de uma comunidade maior, aliás vc tem colegas em várias esferas, desde amigos hipnólogos até aqueles que fazem resenha de livros hehe.. e isso te da um alcance maior O problema é que vc ta exposto a um ambiente mt tóxico, muito polarizado, qualquer coisa que vc diga vai ser má interpretado O QUE EU SUGIRO, é tentar inovar, ok continuar com vlogs e falando dos assuntos, mas gosto dos seus vídeos fora de casa, vendo museu, doando sangue hehe, viagens ultimamente eu vejo o canal Veritásium e ele possui uma abordagem diferente, até com entrevistas na rua.. talvez fazer algo não tao comum Meu sonho e ver um conteúdo do Pirula co uma edição top, tipo aquele video de aquecimento global
Pirula, vc poderia relatar a sua experiência mudando de opinião? Em que vc percebeu estar errado e resistente a mudança? Vc considera estar errado em quais tópicos atualmente?
Pra mim tem mais eficiência quando o método gera a reflexão. As vezes o método direto é apenas informativo, as vezes o outro não consegue chegar no ponto. Se conseguir fazer a pessoa refletir, quando gera a dúvida, acho que vale mais.
Pirula, ouvi sua entrevista no pânico e fiquei mto feliz pq vc conseguiu deixar o Caio calado 😐😐😐 Eu gostaria de ver um video seu a respeito do caso Joana d'arc, já que ela estava "trabalhando" com divulgação científica. Por mais cientistas como vc, parabéns!
"Sobre a explicação do método cientifico ser mais eficiente que a explicação de fatos (story telling - Beakman)" uma bela referencia ao video q saiu com um pouco de atraso com esse cara fantastico
Eu converso com o Takata pela Internet desde 1999 e nunca encontrei ele pessoalmente! Ele foi um dos motivos para eu ter criado uma lista de discussão, a Ciencialist que esteve ativa por muitos anos. A contribuição dele foi incrível.
O problema que eu vejo é o seguinte: ciência não um ramo de conhecimento, mas inúmeros. É complicado esperar que uma pessoa típica terá disponibilidade para estudar biologia, física, química, geologia, meteorologia, paleontologia, astrofísica, etc, etc, etc. Sabe o que vejo muito? Pessoas que riem de terraplanistas, dizendo que são loucos, mas que não sabem explicar porquê a Terra é redonda. Qual é a diferença entre os dois?! De qualquer maneira, vc tem dogmatismo, de qualquer maneira vc tem pessoas seguindo crenças, a diferença é apenas qual ídolo a pessoa escolheu adotar. Eu penso que o que está faltando é um ensino maior da razão. Antes de despejar conhecimento na cabeça das pessoas, é necessário ensiná-las a pensar, a questionar. As pessoas mal ouvem um argumento diferente e já tem resposta, dispensando ponderar sobre o assunto! E isso é esperado devido ao nosso cérebro de primata que ainda dá preferência a respostas automáticas e instintivas. Racionalidade é sintética como plástico. Isso não existe na natureza, é invenção da humanidade. Portanto, a razão é também artificial para as nossas mentes. Nós precisamos nos esforçar para sermos racionais, e mesmo o cara mais racional é passível de cometer irracionalidades. O cara que se vê como racionalíssimo muito provavelmente está absurdamente enganado. Sendo assim, eu particularmente conjecturo que é necessário ensinar as pessoas a pensarem. Guiadas pela razão, elas naturalmente caminharão para a ciência, pois o método científico é, a meu ver, o ápice do racionalismo. Recomendo assistir a palestras de um psicólogo chamado Dan Gilbert. Se nós caímos em truques tão banais quanto os que ele mostra, então estamos esperando demais das pessoas ao tentar ensinar ciência...
Só consegui assistir o vídeo agora e QUE AULA, Pirula! Parabéns pelo ótimo trabalho e, além de também ser evidência anedótica, você sem dúvidas foi um dos divulgadores de ciência que me influenciaram a criar meu canal e começar a divulgar também. Hoje é uma honra estar no Science Vlogs ao lado de gigantes como você. Um abraço e vida longa ao SVBR!
Sem falar que essas pessoas que aprendem graças à explicação detalhada, podem acabar virando novas divulgadoras científicas graças a este evento, fazendo disso um efeito bola-de-neve. :)
Pirulla, esse vídeo sintetiza e reforça, a meu ver, a necessidade de divulgação científica no Brasil. Salvei para rever várias vezes e aprender sobre abordagens de refutação e argumentação, já que sou professora e esse conteúdo é muito relevante pra mim. Muito obrigada por fazer o que você faz!
Eu assisto por pura curiosidade, mas aprendo muito em vários canais de ciência. Acredito que canais como o seu são extremamente importantes para gerar mais interesse em ciência na sociedade, ajudam até mesmo como um reforço escolar.
Pirula, estamos em uma era de retrocesso em que as pessoas só ouvem o que querem. Nossas escolas formam operários bons (disciplina com horários, obediência, aceitação), e a juventude hoje tem mais fontes de informação. Os professores não sabem ensinar de outra forma - claro que existem excessão - não são treinados com métodos atualizados, não são valorizados. E isso é tudo uma bola de neve. Eu já desisti de tentar argumentar. Vou exercitar o silêncio para minha própria saúde.
Pirula vc e os outros divulgadores científicos do RUclips, além de nos trazerem conhecimento, também trazem um certo conforto, um alento, um carinho, um pouco de luz no meio de toda essa treva de desinformação, onda anti-ciência, conspirações e etc. Obrigado por isso !
O maior jeito de fazer alguém mudar de ideia. E fazer ela chegar num ponto de ruptura pessoal da crença dela. Ir levando ela, até ela mesmo sacar. E demorado, e difícil. E ela tem q fazer isso sozinho, tem ter o insights sozinha. acho esse método eficiente. Tipo, uma argumentação a longo prazo geralmente funciona bem. Eu mudei minha ideia de evolução com sua série de vídeo. Depois complementei com Sagan, dawkings. Foi demorado, mas eu fui sacando e aí mudei minhas convicções.
Pirula, você pode verificar o quanto as pessoas estão aprendendo sim, não individualmente mas de forma difusa, por enquetes. O canal Minuto da Terra faz muito isso.
Pirula, na real a ave da sua camiseta é um urubu do gênero Cathartes, provavelmente o C. aura (urubu-de-cabeça-vermelha). No mais, excelente vídeo!! Forte abraço.
Não sou cientista e curto esoterismo. Dito isso, gostaria de dizer que sempre frequento a Sala de Ciências do Sesc Madureira e na história em quadrinhos que estou criando, coloquei uma professora de Física e Química indicando o seu canal, o "Nerdologia", "Ciência Todo Dia", "Space Today" e "Nostalgia" para uma aluna dela e explicando também o conceito de "fato" em ciências. Por favor, ainda que nos pareça quixotesca, prossiga na missão de divulgação cientifica. Abraços.
Pirula vc eh muito importante para as mentes pensantes desta plataforma. Nao da pra agradar todo mundo mesmo qdo não concordo contigo em alguma coisa vejo que vc tem embasamento eh o único q ouco por mais de meia hora sem cansar. Abs!
Obrigado, Pirula! Obrigado de verdade, sou estudante de Ciência política, e tenho muita vontade de criar um canal para explicar teoria política de forma séria.
Pirula o seu jeito de fzr divulgação científica é o meu preferido. Hj em dia se lê cada vez menos e se assiste cada vez mais, eu mesmo sou uma pessoa q lê pouco, mas anseio incessantemente por conhecimento mais detalhado, e é por isso q seu canal é tão útil. Sempre q eu vejo um vídeo de divulgação eu analiso da seguinte maneira: "eu consigo convencer meu pai com esse vídeo?" kkkkk. Meu pai é um senhor com mais de 60 anos, criado no interior de Goiás, um pouco matuto às vezes mas nem sempre, por isso é um bom parâmetro.
Incrível, poucos como vc consegue falar muito sem ser prolixo. Até os seus palavrões quando ditos não ofendem e se tornam adequados. Usa uma linguagem simples, fácil de entender. Alguns vídeos assisto mais de uma vez. É o meu canal número 1 favoritaço. Parabéns!
Na minha opinião o seu método é o que gera maior engajamento e transformação social, porque seu público está verdadeiramente interessado com a divulgação do pensamento científico. Não são apenas curiosos.
Seu cabelo tá top Pirúla!! Não vou nem falar do conteúdo do video pq todos já sabem que sempre é bacana. Eu já tô sabendo do selo de qualidade de vocês. Vai ser muito legal a idéia. Parabéns pela ideia. 👏👏👏
Excelente vídeo Pirula! Essa reflexão sobre os efeitos do que fazemos é muito interessante! eu escolho o caminho do diálogo mas entendo e compreendo suas limitações! Penso muito sobre o pertencimento como algo mais importante do que a razão: o fato de pertencer a um grupo com afetos específicos parecem ser o que mais sustentam a crença de alguém, independente do metodo que nos escolhermos... mas enfim, reflexões... Takata + pirula nao tinha como dar ruim! excelente!
A divulgação científica também pode ser preparada, sem se render a concessões de cunho apelativo ou sensacionalista, para ser consumida como entretenimento geeky. Sendo essa uma das propostas seminais da nossa publicação. A revista Geeky~iD nasce com o compromisso de dedicar espaço substancial para conteúdos científicos de qualidade. Apresentando-os de forma divertida sem, contudo, abrir mão da precisão e do rigor requeridos. E, neste campo, teremos um propósito combativo contra certas formas de utilização de termos científicos em livros, revistas e “documentários” que apelam para o senso comum e a emotividade religiosa como meios de convencimento. Refiro-me a livros como “O Segredo” e filmes como o “Quem somos nós” (What The Bleep Do We Know!?). Também será nosso intuito mostrar, na prática, o peso da matemática no pensamento científico, alertando para a quantidade de enganos presentes em interpretações de autores que não possuem familiaridade com a matemática das teorias. A situação atual em que a ciência está no Brasil é precária e, em alguma medida, se deve à pouca importância que os cientistas, os órgãos fomentadores e as publicações indexadas dão à divulgação científica. Supomos ser essencial que todas as universidades tenham um departamento dedicado exclusivamente a divulgar suas pesquisas e até criar um curso de graduação para divulgadores. issuu.com/cosmearistides/docs/geeky_idtoda/100
Esse seu vídeo é excelente! De alguma forma, representa algum tipo de ideia que já tínhamos em mente, ao ver o comportamento das pessoas que são muito enviesadas. Elas até se calam na discussão, mas continuam defendendo as teses esdrúxulas em outros cantos. Eu apenas penso que, talvez, um choque de gerações seja mais eficiente no amadurecimento destas questões e, por tal razão, a existência de canais como o seu e de muitos outros (dos quais o selo Science Vlogs) vai ser fundamental na criação e na formação da opinião e da cultura de pessoas novas, que estão ainda em fase de desenvolvimento. Em outras palavras, você (e a comunidade de divulgadores) está trabalhando para a geração futura que, esperamos, seja mais racional e possa nos trazer mais esperança de dias melhores.
Não se sinta inútil, caralho! Amo teu canal! faz uns anos que te assisto, e como eu gostaria que mais pessoas assistissem, é libertador. Obrigado, e por favor, continue o bom trabalho!
Já sou convertida, Pirula, mas teus vídeos me ajudam nos argumentos na hora de tentar "converter". Também me ajuda quando estou sendo inundada por idiotices de uma forma que começo a me sentir deprimida, daí canais como o teu me dão um pouco de esperança e permite que eu não pense em gastar meu réu primário por enquanto. Obrigada por isso.
Uma impressão minha baseado em evidencia anedótica, a galera zoa o Olavo por ele ser ou ter sido astrólogo, mas a maioria da galera que eu vejo divulgando astrologia são mulheres mais alinhadas a esquerda.
Zoam ele por ele falar besteira em cima de besteira sendo que a única formação que teve foi em astrologia para criticar a física, a biologia, a filosofia, etc.
Vc tem feito muita coisa bacana, tem coisas que vc falou sobre outros assuntos que eu não gostei, porem sobre divulgação científica de sua área vc faz muito bem e por isso te acompanho a muito tempo.
um ano depois, o vídeo segue muito relevante, como mts outros do canal. As pessoas, o público, tb precisam refletir sobre onde erram ao ouvir (ou não ouvir). Precisam desenvolver muito mais maturidade emocional e treinar o intelecto para terem respostas mais racionais aos estímulos que recebem
Deu uma distorcida no o que o Eli Vieira disse Pirula, ele deu uma síntese simples que se nem a academia é confiável, o que será? Ambos são problemas, mas ignorar um, como você sempre diz, é viés.
Bahh tchê, admiro demais teu canal desde o dia que conheci e foi através do Átila, não lembro em qual indicação e tenho ouvido e lido bastante sobre o quanto o algoritmo do RUclips não ajuda vocês, divulgadores de ciência e não me ajuda a evitar vídeos de pseudo ciência, mas estou tentando filtrar com a opção não tenho interesse e assinando todos que vocês indicam para tentar que minhas buscas sejam efetivas. Em vista disso, te peço muito encarecidamente que, se não for trabalho, redija essa lista que tu falou no final do vídeo para eu não esquecer ou perder de assinar nenhum deles, já estou conferindo com os que já assino, obrigado
Estou fazendo um comentário sobre uma coisa que discordei do vídeo, o que talvez seja até um pouco injusto da minha parte. O vídeo de forma geral é muito bom, e estou salientando um ponto que acho que o Pirula errou. Sobre a charge do cientista sendo esmagado pelos gigantes. A crítica da charge, na minha opinião, não é sobre o que está errado imbutido na academia, que pelo que eu entendi foi a forma como o Pirlua interpretou. A crítica da charge é que tem setores da sociedade (não necessariamente da academia), que são muito mais estridentes que os terraplanistas por exemplo, e que não sofrem a crítica dos divugadores científicos. Usando um exemplo da charge, existe gente negando a existencia de genero biológico e que isso é uma construção social. Isso, até onde eu sei não tem nenhum respaldo cientifco, mas é muito difícil de ver um divulgador científico bater de frente com isso. Mesmo a existencia de dezenas de identidades de gênero ( que se não me engano a ONU endorsou, pode ter sido fake news) acho que deve ser muito pouco científicos. E embora esses discursos em si não tenham o apelo do medo, combatê-los é amedrontador. Esses discursos são utilizados por movimentos feministas e LGBT+. Bater de frente com esses grupos é muito complicado. Embora esses movimentos sejam muito mais moderados no Brasil, olhando o panorâma mundial, acredito que a charge faça muito sentido.
Conteúdo muito útil. Cada divulgador e método de divulgação científica tem sua importância. Na Bahia, por exemplo, existe um festival que promove debates científicos em bares da cidade de Salvador.
Método científico. Na maioria das vezes que alguém tenta divulgar ciência, é considerado que a pessoa que recebe a informação sabe o que é ciência e como ela funciona, acredito que na grande maioria das vezes as pessoas não sabem. Acho que para divulgar ciência o mais importante é explicar o método científico
se for possível explicar que o método científico é mais que uma receita de bolo que nasceu soberana pode dar a pista das nuances que existem para a construção do conhecimento científico, e demonstrar a dificuldade de se estabelecer o que é um conhecimento confiável num dado contexto, acho mt válido o uso de uma perspectiva histórica, ainda que não saiba onde ou como ela pode ser melhor aproveitada.
talvez aqui a filosofia possa estar melhor equipada para uma introdução do que a história, já que os processos para a definição do que é verdade, conhecimento, realidade são discussões milenares tanto na sociedade ocidental quanto em outras sociedades, e talvez para um público leigo se deparar com este debate possa gerar aberturas para demonstrar a importância de um meio estruturado, geral e adaptável a novas informações como o método científico busca ser para o uso na construção de modelos que buscam sistematizar o que entendemos como "real" em nosso mundo
Eu concordo, mas acredito que isso deva ser feito com pessoas que já se interessaram pelo assunto, acho difícil convencer alguém a ler, escutar, assistir mais que 10 ou 15 minutos de conteúdo, visto que geralmente isso não é do interesse dela, acho que ser objetivo e explicar o que faz a ciência algo crível, dará a abertura para que esse detalhamento histórico e filosófico possa acontecer
Uma coisa interessante na minha experiência , é que aprender a fazer uma pesquisa simples , como consumir fontes diferentes e cobrar as fontes do que esta sendo passado , e conhecer minimamente o método cientifico e tal , ajuda a reconhecer uma mídia ou um divulgador com credibilidade , e voce ja abordou diversas vezes isso , e eu acho que dessa forma as pessoas podem se familiarizar com o jeito que o conhecimento é produzido e talvez ajude a achar o divulgador que use uma linguagem que seja mais efetiva pra cada um , e talvez ajude a diminuir essa convicção de certas crenças e naturalmente o conhecimento seja absorvido . E obrigado pelo seu trabalho cara !
Quando eu era jovem o meu maior contato com a ciência era o Incrível mundo de Beakman só que hoje existem tantos canais e tantos estilos diferentes e isso me deixa muito feliz.
Pirula,te considero um divulgador científico incrível ,uma pessoa que contribuiu para o meu interesse na ciência e vontade de me tornar pesquisadora. Particularmente,gosto muito do fato de você não divulgar apenas curiosidades científicas,mas sim instigar as pessoas a aguçarem seu senso crítico na hora de filtrar o que é dito e perceber quais métodos estão alinhados com a ciência e porque alguns métodos métodos tem baixa confiabilidade ,e principalmente explicar o porquê. isso é muito relevante. Admiro muito também o fato de você ter coragem para admitir os seus e questionar suas próprias crenças
Pra mim vc é o melhor divulgador científico do youtube!!! rss Vc explica tão bem que não precisa enfeitar o canal nem pensar em mudar nada pra agradar mais pessoas....e ainda bem que vc não consegue ser diferente rss
@@garudadrakon4728 Não perde seu tempo explicando, hoje só acredita nessa conversa quem quer, seja por ignorância, conveniência ou as duas coisas juntas. Tem que ser muito alienado pra defender esse governo.
Vi sua participação hj no panico e tava com saudade desse pirulla que conversa sobre tudo, da risadas, piadas e fala muita coisa interessante.... ( acho que preciso sair do twitter ....e ver VC mais nos videos...kkkk)
Não mude seu jeito, Pirula! A menos que você queira, mas jamais pra agradar os outros. O importante é você saber que fez o que acha certo e dormir tranquilo.
Você foi e sempre será o cara que deu uma boa atenuada no Olavo de Carvalho! Muita gente o conheceu através de você, e vc conseguiu de antemão formar na cabeça de muita gente a ideia que ele é um idiota completo! Vc prestou e presta ainda um grande serviço contra o obscurantismo, apesar de ele ter conseguido uma grande vitória no nosso país que, espero eu, seja breve! Foi através de você que comecei a me interessar por ciências sociais e política. A mesma indignação que tenho hoje quando vejo um liberal como o carinha do ideias radicais falando é a que eu tinha quando via um criacionista do design inteligente falando. Coisa que, devido à dimensão que a política tomou no nosso país, eu deixei até de lado, apesar de as duas coisas virem da mesma fonte negacionista e confirmatória de viés. Enfim, parabéns, Pirula! Por mais críticas que vc tenha recebido até hoje, e principalmente neste momento, foi sua honestidade que me fez nunca deixar de admirá-lo e ouvi-lo!
Os maluquinhos anti-ciência sempre existiram, mas antes da internet dificilmente eles tinham espaço para se juntarem então ninguém dava atenção. Agora temos não só isso, mas a mídia tradicional que "ditava" as verdades também caindo por terra. Jornais e revistas com menos tiragem e televisão que ninguém assiste. O mundo caminha a passos largos para 500 anos atrás.
Tenho uma professora no departamento de biologia que vive criticando a "ciência de branco" e enaltecendo o "conhecimento indígena" como uma ciência alternativa.
CORREÇÃO: Leve 3 Pague 2 não se acumula com a promo do livro.
Para detalhes das duas promos, acessa aqui: bit.ly/LivroPirulaDoppel
Faz uma semana que escrevi no seu último vídeo, bem como no seu facebook, mas parece que você não viu... em seu último vídeo (da semana passada) você está divulgando pseudociência! Por favor, dê uma olhada no seu facebook para entender exatamente meus argumentos a respeito... Respeito muito seu canal e, exatamente por isso, acho que você tem que tomar mais cuidado com o que considera "ciência"
Eu também quero canequinha do Pirulla. :D
@@gabrielmedeiros6049 Se estiver falando sobre o mentalismo, não é pseudociência. Para algo ser pseudociência, esse algo deve tentar se passar por ciência, coisa que o mentalismo não faz. Os próprios praticantes se identificam como "mágicos", ou seja, é um truque, uma arte.
Se estiver falando sobre outra coisa, ignore meu comentário.
@@Kleyguerth concordo que mentalismo, em si, não seja pseudociência! A questão é a forma como foi tratada a "psicologia" envolvida no mentalismo e, sobretudo, não da parte dos mágicos, mas do Pirula que chega a sugerir-los coletar dados dos shows para publicar com o artigo científico. Isto, infelizmente, cria um entendimento errado sobre o que é mentalismo e, acima de tudo, um entendimento errado sobre o que é psicologia e sua real capacidade ...
@@gabrielmedeiros6049 Entendi, faz todo o sentido!
Está errado desde que parou de usar o Chroma Key tradicional.
Update o nome disso 😁
Aquilo era Chroma ou era o quarto dele mesmo? Fui enganado esse tempo todo?
@@FelipeAS090 era chroma mesmo!
Kkkkkkk
@Carlinho Mesmo O fundo é real o Pirula é chroma
Pirula, segue um pouco de evidência anedótica pra te confortar:
Assistindo aos seus vídeos eu
-Descobri o que é o método científico
-Aprendi a analisar os argumentos tentando remover as falácias dos mesmos
-Comecei a pesquisar tudo ANTES de opinar
-Me descobri ateu
-Li Carl Sagan
-Reduzi drasticamente o meu nível de machismo, racismo e homofobia, pois na verdade essas coisas são basicamente desinformação.
Drasticamente?
@@Hyphessobriconeques sim, drasticamente.
@@nilo3d Entra pro time! kkkk
@@Hyphessobriconeques Apenas ter consciência do privilégio não acaba com racismo, machismo e preconceito. Infelizmente ter consciência é um pequeno passo na desconstrução. Quem acredita não ter preconceitos ou já passou por uma extensa desconstrução - que não é fácil ou rápida - , ou ainda não tem verdeiramente consciência do seu privilégio.
@@renanfisnão entendi seu comentário, muito confuso.Mais o que você está insinuando?
Obrigado, Pirulla. Continue firme no compromisso de sempre trazer o melhor da informação. Abraços
Esqueceram do Drauzio Varella!
Ele é um mestre Jedi, mais conhecido como Yoda.
Não deveria estar de fora!
Humberto Barbosa ele ta como patrono tambem.
Me conforta saber que há vida inteligente no Brasil. Ufa!
Beijos de Angola.
Tô querendo me mudar para Angola e montar um negócio ai vc teria algum canal ou saite que fale como são as coisas em Angola
@@00000moras Olá Rodrigo, boa noite não tenho canal ativo, só mesmo a conta. Estou a terminar meu trabalho e logo que chegar em casa falamos. Um abraço
O ki pembe o ki pembo iza kasanje iza d´Angola
@@alephii 😂😂😂😂 Aqui não há nenhuma referência das ditas religiões africanas praticadas no Brasil. Há muitas igrejas evangélicas. Graças ao antigos presidente muitas foram fechadas e as que sobraram estão proibidas de pedir dinheiro. #amoangola
@@00000moras olha, me procure no Twitter Mima Titonelli
Pirula, para de achar que vc não merece nada! Seu trabalho é incrível! Chegando em 800MIL inscritos com vídeos de 40min só falando. Escreve livro. Dá palestra. Tem linha de camiseta. Blablalogia. Collabs. Influenciador que influencia (coisa rara). Foi um dos pioneiros... Não me obrigue a pegar o chinelo!!
KKKKKKKKKKK ME FEZ XONAR EM VOCÊ! EU PRINTEI TEU COMENTÁRIO... MDSS QQ ISSO
Nesses tempos difíceis, nós precisamos de vocês mais do que nunca! Não desanimem, nós vamos lutar pela ciência até a morte, se preciso.
@Igor Brian Chega mais q tu descobre
tem que lutar pela ciência mesmo
o Bozo e seus ministros burros estão criando uma armada de imbecis defendendo com unhas e dentes os cortes na educação.
não dou 10 anos pro Brasil virar uma Africa da vida
Aconselho a leitura de "A Retórica" de Aristóteles sobre a diferença entre provar e convencer. Prova-se pela lógica e pela ciência, mas não se convence por elas. Eu posso provar para uma pessoa que fumar faz mal, mas mesmo assim não convencê-la a parar de fumar. Eu posso convencer uma pessoa a tomar um chá para gripe, embora ela não esteja convencida de que isso faça diferença.
O Iluminismo e o Positivismo acharam que bastava provar para convencer.
Esse vídeo caiu como uma luva para minha dissertação de mestrado. Vou escrever um capítulo sobre divulgação e comunicação científica. Já tenho uma estrutura em mente e acredito que o seu vídeo possa me ajudar um pouco.
O seu papo no Poucas ultrapassou os 400.000 views e é o vídeo mais visto do quadro. Já a no Ilha de Barbados está com 820K. Parabéns. Você não é fraco não heheh
Podia reverter em inscritos. Hahahahaha
Canal do Pirula sim, seria muito bom heheh
Grato por ensinar a fazer divulgação científica. Tô há alguns anos divulgando ciência e filosofia, porém nunca conferi dados específicos sobre como fazer divulgação de modo efetivo. Acredito que teu vídeo pode me ajudar, valeu!
@Cruela Cruel sim, só clicar aqui no meu canal pra ver.
Ah, adorei teu vídeo visitando o Museu Nacional depois do incêndio (adorei no sentido de ser a primeira vez que vi isso, não sendo a mídia tradicional a fazê-lo); serviço de utilidade pública; parabéns de novo!
Como o biólogo Eli Vieira falou, sinto falta de críticas as pseudociências da esquerda universitária como psicanálise, teoria de gênero, etc. Ele não diz que o grave mesmo é o que tá dentro da academia, mas que há um predominância de críticas ao que está fora. Todo mundo critica terraplanismo, anti-vacinas, etc, e deixam coisas importantes fora do debate. Inclusive, por viés político. Sou estudante de psicologia e vejo isso diariamente.
Seus vídeos tem mais credibilidade quanto tem uma tv de tubo no fundo do cenário 😂
kkkkkkkkkkkkkk
quando cheguei no canal do Pirula em 2013 eu era anarquista (sem capitalismo, mas ainda fui zuado pelo próprio pirula nos comentários) e tb acreditava no documentário alienígenas do espaço
ainda bem me libertei de algumas dessas ideias através de canais como este
Parabéns pela coragem nessa mudança. 👏👏👏👏👏
Grande Pirula, um lampejo de luz nesses tempos tempestuosos q estamos vivendo.
Sempre são tempos tempestuosos
MRC BRAN sim, mas na atual conjuntura, vc entendeu meu ponto.
Excelente hora para lançar o video, Pirula! Tenho uma dissertação sobre métodos de ensino para fazer e precisava de um starter para começar a pesquisar sobre o assunto. Já tenho até as fontes de pesquisa agora. Obrigada!
Ouvi você no Pânico, os caras levam na brincadeira a Ciência e não deixam o especialista falar. +1 escrito🙋🙌 Sucesso.
"Evitar que a pessoa entre em contato com o mito também pode ser bom". Alguém deveria ter dito isso ao CQC em 2011.
Depois que assisti Black mirror especial o episódio do Aldo eu entendi exatamente o que CQC fez e as consequências
não gostaria que tivesse de ser assim, mas
1- tendemos a dar mais importância proq aprendemos primeiro e
2-é melhor q as pessoas tontas continuem sendo tontas, não fazendo mal pra sociedade, doq sejam tontas e o contrário
hahahahha
Eu juro que não entendo terem pessoas que te acham agressivo. E sinceramente, eu sou super grata pela tua presença no RUclips.
Eu fui criada numa igreja protestante e frequentei a igreja até meus 22 anos, várias coisas me incomodavam e vi coisas que não podiam ser ignoradas, por isso saí e resolvi dar ouvidos a ciência. Eu sempre tive muita certeza da minha fé e sempre fui ensinada a rejeitar o que a ciência dizia, inclusive não ia bem na escola nessa área, mas se tudo que eu acreditava parecia cada vez mais estar errado, então o que era demonizado se tornou no mínimo interesse para mim. Como eu sempre usei o RUclips para tudo procurei um divulgador científico e achei você! Eu vi todos os seus vídeos e sigo vendo, já fazem mais de 7 anos! O papel do teu trabalho na minha vida foi importante e decisivo, assim como ter ingressado na faculdade. Eu era uma pessoa intolerante a opiniões divergentes e completamente ignorante sobre evolução e outros assuntos, já vi muitos vídeos de outros cientistas, mas a minha afinidade é contigo, e mesmo depois de tantas reviravolta políticas, que me fizeram deixar de seguir muitas pessoas, continuo te achando coerente. Espero que tu nunca pare!
Pirula, eu te acompanho desde 2013 e sou literalmente fan do canal, no sentido que acompanho os videos diariamente.
Essa questão sobre o formato do vídeo é complicada mesmo, eu acho que os vídeos antigos seus são mais persuasivos , os cortes rápidos e na maneira de falar incisiva era mais forte do que uma abordagem mais branda. Porem, eu acredito que teve a época de fazer isso, hoje em dia eu acredito que vc faça parte de uma comunidade maior, aliás vc tem colegas em várias esferas, desde amigos hipnólogos até aqueles que fazem resenha de livros hehe.. e isso te da um alcance maior
O problema é que vc ta exposto a um ambiente mt tóxico, muito polarizado, qualquer coisa que vc diga vai ser má interpretado
O QUE EU SUGIRO, é tentar inovar, ok continuar com vlogs e falando dos assuntos, mas gosto dos seus vídeos fora de casa, vendo museu, doando sangue hehe, viagens
ultimamente eu vejo o canal Veritásium e ele possui uma abordagem diferente, até com entrevistas na rua.. talvez fazer algo não tao comum
Meu sonho e ver um conteúdo do Pirula co uma edição top, tipo aquele video de aquecimento global
"Canais de qualidade duvidosa"
4:17 (enxugando o suor pra não falar de certas pessoas)
Eu quero nomes
Eu vi no "vcsabia?" que a física quântica prova que quem usa aspas tem mais inteligência, parabéns
@@IuriMrs são muitos, fera. Mas muitos mesmo
@@IuriMrs ciência de verdade
Inteligentista
Inteligência natural
Verdade oculta
Verdade revelada
E continua a burrice brasileira
Pirula, vc poderia relatar a sua experiência mudando de opinião? Em que vc percebeu estar errado e resistente a mudança? Vc considera estar errado em quais tópicos atualmente?
Pra mim tem mais eficiência quando o método gera a reflexão. As vezes o método direto é apenas informativo, as vezes o outro não consegue chegar no ponto. Se conseguir fazer a pessoa refletir, quando gera a dúvida, acho que vale mais.
Pirula, ouvi sua entrevista no pânico e fiquei mto feliz pq vc conseguiu deixar o Caio calado 😐😐😐
Eu gostaria de ver um video seu a respeito do caso Joana d'arc, já que ela estava "trabalhando" com divulgação científica. Por mais cientistas como vc, parabéns!
Tb to esperando esse vídeo!
"Sobre a explicação do método cientifico ser mais eficiente que a explicação de fatos (story telling - Beakman)" uma bela referencia ao video q saiu com um pouco de atraso com esse cara fantastico
Eu converso com o Takata pela Internet desde 1999 e nunca encontrei ele pessoalmente! Ele foi um dos motivos para eu ter criado uma lista de discussão, a Ciencialist que esteve ativa por muitos anos. A contribuição dele foi incrível.
O problema que eu vejo é o seguinte: ciência não um ramo de conhecimento, mas inúmeros. É complicado esperar que uma pessoa típica terá disponibilidade para estudar biologia, física, química, geologia, meteorologia, paleontologia, astrofísica, etc, etc, etc. Sabe o que vejo muito? Pessoas que riem de terraplanistas, dizendo que são loucos, mas que não sabem explicar porquê a Terra é redonda. Qual é a diferença entre os dois?! De qualquer maneira, vc tem dogmatismo, de qualquer maneira vc tem pessoas seguindo crenças, a diferença é apenas qual ídolo a pessoa escolheu adotar.
Eu penso que o que está faltando é um ensino maior da razão. Antes de despejar conhecimento na cabeça das pessoas, é necessário ensiná-las a pensar, a questionar. As pessoas mal ouvem um argumento diferente e já tem resposta, dispensando ponderar sobre o assunto! E isso é esperado devido ao nosso cérebro de primata que ainda dá preferência a respostas automáticas e instintivas.
Racionalidade é sintética como plástico. Isso não existe na natureza, é invenção da humanidade. Portanto, a razão é também artificial para as nossas mentes. Nós precisamos nos esforçar para sermos racionais, e mesmo o cara mais racional é passível de cometer irracionalidades. O cara que se vê como racionalíssimo muito provavelmente está absurdamente enganado.
Sendo assim, eu particularmente conjecturo que é necessário ensinar as pessoas a pensarem. Guiadas pela razão, elas naturalmente caminharão para a ciência, pois o método científico é, a meu ver, o ápice do racionalismo. Recomendo assistir a palestras de um psicólogo chamado Dan Gilbert. Se nós caímos em truques tão banais quanto os que ele mostra, então estamos esperando demais das pessoas ao tentar ensinar ciência...
Errado é não fazer nada.
Só consegui assistir o vídeo agora e QUE AULA, Pirula! Parabéns pelo ótimo trabalho e, além de também ser evidência anedótica, você sem dúvidas foi um dos divulgadores de ciência que me influenciaram a criar meu canal e começar a divulgar também. Hoje é uma honra estar no Science Vlogs ao lado de gigantes como você. Um abraço e vida longa ao SVBR!
Pirula, seu trabalho é incrível! Em tempos de Astrólogos e Roqueiros, são pessoas como você que ainda me incentivam a voltar aqui no RUclips.
Sem falar que essas pessoas que aprendem graças à explicação detalhada, podem acabar virando novas divulgadoras científicas graças a este evento, fazendo disso um efeito bola-de-neve. :)
Cara, vi teu vídeo no programa pânico da jovem pan e gostei muito do debate, ganhou mais um inscrito.
Este fundo é muito organizado...
Gosto mais daquele que tem a TV antiga e é tudo bagunçado kkk
Presta atenção na fala e não no fundo, simples assim.
@@solanger.navarro5159 deixa a pessoa !
Tbm prefiro
@@solanger.navarro5159 Larga a preda rapaz é piada
Pirulla, esse vídeo sintetiza e reforça, a meu ver, a necessidade de divulgação científica no Brasil. Salvei para rever várias vezes e aprender sobre abordagens de refutação e argumentação, já que sou professora e esse conteúdo é muito relevante pra mim. Muito obrigada por fazer o que você faz!
Eu assisto por pura curiosidade, mas aprendo muito em vários canais de ciência.
Acredito que canais como o seu são extremamente importantes para gerar mais interesse em ciência na sociedade, ajudam até mesmo como um reforço escolar.
Pirula, fala sobre os cortes na educação (De também um contexto e a historia de outros cortes em outros governos). Abraço
up
up
Pirula, estamos em uma era de retrocesso em que as pessoas só ouvem o que querem. Nossas escolas formam operários bons (disciplina com horários, obediência, aceitação), e a juventude hoje tem mais fontes de informação. Os professores não sabem ensinar de outra forma - claro que existem excessão - não são treinados com métodos atualizados, não são valorizados. E isso é tudo uma bola de neve. Eu já desisti de tentar argumentar. Vou exercitar o silêncio para minha própria saúde.
Pirula vc e os outros divulgadores científicos do RUclips, além de nos trazerem conhecimento, também trazem um certo conforto, um alento, um carinho, um pouco de luz no meio de toda essa treva de desinformação, onda anti-ciência, conspirações e etc. Obrigado por isso !
O maior jeito de fazer alguém mudar de ideia. E fazer ela chegar num ponto de ruptura pessoal da crença dela. Ir levando ela, até ela mesmo sacar. E demorado, e difícil. E ela tem q fazer isso sozinho, tem ter o insights sozinha. acho esse método eficiente.
Tipo, uma argumentação a longo prazo geralmente funciona bem.
Eu mudei minha ideia de evolução com sua série de vídeo. Depois complementei com Sagan, dawkings. Foi demorado, mas eu fui sacando e aí mudei minhas convicções.
Pirula, você pode verificar o quanto as pessoas estão aprendendo sim, não individualmente mas de forma difusa, por enquetes. O canal Minuto da Terra faz muito isso.
Pirula, na real a ave da sua camiseta é um urubu do gênero Cathartes, provavelmente o C. aura (urubu-de-cabeça-vermelha). No mais, excelente vídeo!! Forte abraço.
Não sou cientista e curto esoterismo. Dito isso, gostaria de dizer que sempre frequento a Sala de Ciências do Sesc Madureira e na história em quadrinhos que estou criando, coloquei uma professora de Física e Química indicando o seu canal, o "Nerdologia", "Ciência Todo Dia", "Space Today" e "Nostalgia" para uma aluna dela e explicando também o conceito de "fato" em ciências. Por favor, ainda que nos pareça quixotesca, prossiga na missão de divulgação cientifica. Abraços.
Agora nós somos um canal amigo do SVBR tb (tutoradas pelo David). Bota mais água no feijão que tamo chegando pro time
Pirula vc eh muito importante para as mentes pensantes desta plataforma. Nao da pra agradar todo mundo mesmo qdo não concordo contigo em alguma coisa vejo que vc tem embasamento eh o único q ouco por mais de meia hora sem cansar. Abs!
Eu acho que tretando com todo mundo igual vc faz pela internet é o melhor método
Henry Bugalho cresceu muito assim.
Obrigado, Pirula! Obrigado de verdade, sou estudante de Ciência política, e tenho muita vontade de criar um canal para explicar teoria política de forma séria.
Ainda não assisti. Mas tenho certeza que NÃO. Você não tem feito tudo errado.
Pirula o seu jeito de fzr divulgação científica é o meu preferido. Hj em dia se lê cada vez menos e se assiste cada vez mais, eu mesmo sou uma pessoa q lê pouco, mas anseio incessantemente por conhecimento mais detalhado, e é por isso q seu canal é tão útil. Sempre q eu vejo um vídeo de divulgação eu analiso da seguinte maneira: "eu consigo convencer meu pai com esse vídeo?" kkkkk. Meu pai é um senhor com mais de 60 anos, criado no interior de Goiás, um pouco matuto às vezes mas nem sempre, por isso é um bom parâmetro.
Incrível, poucos como vc consegue falar muito sem ser prolixo. Até os seus palavrões quando ditos não ofendem e se tornam adequados. Usa uma linguagem simples, fácil de entender. Alguns vídeos assisto mais de uma vez. É o meu canal número 1 favoritaço. Parabéns!
Na minha opinião o seu método é o que gera maior engajamento e transformação social, porque seu público está verdadeiramente interessado com a divulgação do pensamento científico. Não são apenas curiosos.
Fala sobre o corte Pirula :/
O senhor pirula é meu pastor e conhecimento não ne faltará, Amém
" *NE* faltará"
@@dantredogborsa7048 para de ser chato cara......
@@Hyphessobriconeques "para de ser chato *,* (VÍRGULA) cara *...* (TRÊS PONTOS APENAS, ok?)"
Seu cabelo tá top Pirúla!! Não vou nem falar do conteúdo do video pq todos já sabem que sempre é bacana. Eu já tô sabendo do selo de qualidade de vocês. Vai ser muito legal a idéia. Parabéns pela ideia. 👏👏👏
Excelente vídeo Pirula! Essa reflexão sobre os efeitos do que fazemos é muito interessante!
eu escolho o caminho do diálogo mas entendo e compreendo suas limitações!
Penso muito sobre o pertencimento como algo mais importante do que a razão: o fato de pertencer a um grupo com afetos específicos parecem ser o que mais sustentam a crença de alguém, independente do metodo que nos escolhermos... mas enfim, reflexões...
Takata + pirula nao tinha como dar ruim! excelente!
A divulgação científica também pode ser preparada, sem se render a concessões de cunho apelativo ou sensacionalista, para ser consumida como entretenimento geeky. Sendo essa uma das propostas seminais da nossa publicação. A revista Geeky~iD nasce com o compromisso de dedicar espaço substancial para conteúdos científicos de qualidade. Apresentando-os de forma divertida sem, contudo, abrir mão da precisão e do rigor requeridos. E, neste campo, teremos um propósito combativo contra certas formas de utilização de termos científicos em livros, revistas e “documentários” que apelam para o senso comum e a emotividade religiosa como meios de convencimento. Refiro-me a livros como “O Segredo” e filmes como o “Quem somos nós” (What The Bleep Do We Know!?). Também será nosso intuito mostrar, na prática, o peso da matemática no pensamento científico, alertando para a quantidade de enganos presentes em interpretações de autores que não possuem familiaridade com a matemática das teorias.
A situação atual em que a ciência está no Brasil é precária e, em alguma medida, se deve à pouca importância que os cientistas, os órgãos fomentadores e as publicações indexadas dão à divulgação científica. Supomos ser essencial que todas as universidades tenham um departamento dedicado exclusivamente a divulgar suas pesquisas e até criar um curso de graduação para divulgadores.
issuu.com/cosmearistides/docs/geeky_idtoda/100
Muito bom. Primeiro vídeo q assisto. Ótima abordagem. Compartilhado.
Recomendo assistir mais alguns, vicia rs
Esse seu vídeo é excelente! De alguma forma, representa algum tipo de ideia que já tínhamos em mente, ao ver o comportamento das pessoas que são muito enviesadas. Elas até se calam na discussão, mas continuam defendendo as teses esdrúxulas em outros cantos.
Eu apenas penso que, talvez, um choque de gerações seja mais eficiente no amadurecimento destas questões e, por tal razão, a existência de canais como o seu e de muitos outros (dos quais o selo Science Vlogs) vai ser fundamental na criação e na formação da opinião e da cultura de pessoas novas, que estão ainda em fase de desenvolvimento. Em outras palavras, você (e a comunidade de divulgadores) está trabalhando para a geração futura que, esperamos, seja mais racional e possa nos trazer mais esperança de dias melhores.
Carl Sagan, versão brasileira 🙂
Que heresia
Herbert Richers
Carl Sagan era mais didático e menos prolixo.
Não se sinta inútil, caralho! Amo teu canal! faz uns anos que te assisto, e como eu gostaria que mais pessoas assistissem, é libertador. Obrigado, e por favor, continue o bom trabalho!
Já sou convertida, Pirula, mas teus vídeos me ajudam nos argumentos na hora de tentar "converter". Também me ajuda quando estou sendo inundada por idiotices de uma forma que começo a me sentir deprimida, daí canais como o teu me dão um pouco de esperança e permite que eu não pense em gastar meu réu primário por enquanto. Obrigada por isso.
Uma impressão minha baseado em evidencia anedótica, a galera zoa o Olavo por ele ser ou ter sido astrólogo, mas a maioria da galera que eu vejo divulgando astrologia são mulheres mais alinhadas a esquerda.
Zoam ele por ele falar besteira em cima de besteira sendo que a única formação que teve foi em astrologia para criticar a física, a biologia, a filosofia, etc.
@@chocolate4017 Também por isso
Vc tem feito muita coisa bacana, tem coisas que vc falou sobre outros assuntos que eu não gostei, porem sobre divulgação científica de sua área vc faz muito bem e por isso te acompanho a muito tempo.
um ano depois, o vídeo segue muito relevante, como mts outros do canal. As pessoas, o público, tb precisam refletir sobre onde erram ao ouvir (ou não ouvir). Precisam desenvolver muito mais maturidade emocional e treinar o intelecto para terem respostas mais racionais aos estímulos que recebem
Acompanhando seu canal e adorando sua Evolução, parabéns Pirula querido📓📔📙📘📗📕💎
De minha parte te digo, que bom que existe varias formas de divulgar a ciência, cada um a sua maneira, gosto de todos!
Deu uma distorcida no o que o Eli Vieira disse Pirula, ele deu uma síntese simples que se nem a academia é confiável, o que será?
Ambos são problemas, mas ignorar um, como você sempre diz, é viés.
1°. Já comprei o seu livro.
2° Não achei a camisa do corvo.
3° Essa câmera é boa.
Bahh tchê, admiro demais teu canal desde o dia que conheci e foi através do Átila, não lembro em qual indicação e tenho ouvido e lido bastante sobre o quanto o algoritmo do RUclips não ajuda vocês, divulgadores de ciência e não me ajuda a evitar vídeos de pseudo ciência, mas estou tentando filtrar com a opção não tenho interesse e assinando todos que vocês indicam para tentar que minhas buscas sejam efetivas. Em vista disso, te peço muito encarecidamente que, se não for trabalho, redija essa lista que tu falou no final do vídeo para eu não esquecer ou perder de assinar nenhum deles, já estou conferindo com os que já assino, obrigado
Estou fazendo um comentário sobre uma coisa que discordei do vídeo, o que talvez seja até um pouco injusto da minha parte. O vídeo de forma geral é muito bom, e estou salientando um ponto que acho que o Pirula errou.
Sobre a charge do cientista sendo esmagado pelos gigantes. A crítica da charge, na minha opinião, não é sobre o que está errado imbutido na academia, que pelo que eu entendi foi a forma como o Pirlua interpretou. A crítica da charge é que tem setores da sociedade (não necessariamente da academia), que são muito mais estridentes que os terraplanistas por exemplo, e que não sofrem a crítica dos divugadores científicos.
Usando um exemplo da charge, existe gente negando a existencia de genero biológico e que isso é uma construção social. Isso, até onde eu sei não tem nenhum respaldo cientifco, mas é muito difícil de ver um divulgador científico bater de frente com isso. Mesmo a existencia de dezenas de identidades de gênero ( que se não me engano a ONU endorsou, pode ter sido fake news) acho que deve ser muito pouco científicos.
E embora esses discursos em si não tenham o apelo do medo, combatê-los é amedrontador. Esses discursos são utilizados por movimentos feministas e LGBT+. Bater de frente com esses grupos é muito complicado.
Embora esses movimentos sejam muito mais moderados no Brasil, olhando o panorâma mundial, acredito que a charge faça muito sentido.
PIRULLA USANDO THEODOR ADORNO EM SEUS VÍDEOS EU SABIAAAA MARXISMO CULTURAL AQUI
prevendo umas pessoas falando isso já
Bom era antigamente que a gente podia ignorar essas pessoas.
Hoje em dia o mundo está mais chato, rsrs.
Adoro seu canal! Você é um dos melhores divulgadores cientificos do svbr.
Fico feliz em saber que assisto e sou inscrito nuns 10 desses! Só pessoal foda nessa lista!! Parabéns por pregar no deserto!
Conteúdo muito útil. Cada divulgador e método de divulgação científica tem sua importância. Na Bahia, por exemplo, existe um festival que promove debates científicos em bares da cidade de Salvador.
A unica vez q vc errou foi qnd pensou em estar errado !
O problema desse vídeo é que ele termina. Muito bom!
Muito bom e esclarecedor. valeu por apontar mais luz ao conhecimento científico. Muito obrigado mesmo Pirula.
Com esse vídeo eu matei a saudade de ver um vídeo do Pirula cheio de artigo e bem aprofundado no tema. Obrigado Tio!
Método científico. Na maioria das vezes que alguém tenta divulgar ciência, é considerado que a pessoa que recebe a informação sabe o que é ciência e como ela funciona, acredito que na grande maioria das vezes as pessoas não sabem. Acho que para divulgar ciência o mais importante é explicar o método científico
se for possível explicar que o método científico é mais que uma receita de bolo que nasceu soberana pode dar a pista das nuances que existem para a construção do conhecimento científico, e demonstrar a dificuldade de se estabelecer o que é um conhecimento confiável num dado contexto, acho mt válido o uso de uma perspectiva histórica, ainda que não saiba onde ou como ela pode ser melhor aproveitada.
talvez aqui a filosofia possa estar melhor equipada para uma introdução do que a história, já que os processos para a definição do que é verdade, conhecimento, realidade são discussões milenares tanto na sociedade ocidental quanto em outras sociedades, e talvez para um público leigo se deparar com este debate possa gerar aberturas para demonstrar a importância de um meio estruturado, geral e adaptável a novas informações como o método científico busca ser para o uso na construção de modelos que buscam sistematizar o que entendemos como "real" em nosso mundo
Eu concordo, mas acredito que isso deva ser feito com pessoas que já se interessaram pelo assunto, acho difícil convencer alguém a ler, escutar, assistir mais que 10 ou 15 minutos de conteúdo, visto que geralmente isso não é do interesse dela, acho que ser objetivo e explicar o que faz a ciência algo crível, dará a abertura para que esse detalhamento histórico e filosófico possa acontecer
Uma coisa interessante na minha experiência , é que aprender a fazer uma pesquisa simples , como consumir fontes diferentes e cobrar as fontes do que esta sendo passado , e conhecer minimamente o método cientifico e tal , ajuda a reconhecer uma mídia ou um divulgador com credibilidade , e voce ja abordou diversas vezes isso , e eu acho que dessa forma as pessoas podem se familiarizar com o jeito que o conhecimento é produzido e talvez ajude a achar o divulgador que use uma linguagem que seja mais efetiva pra cada um , e talvez ajude a diminuir essa convicção de certas crenças e naturalmente o conhecimento seja absorvido . E obrigado pelo seu trabalho cara !
Parabéns pelo trabalho, te desejo todo sucesso!
Quando eu era jovem o meu maior contato com a ciência era o Incrível mundo de Beakman só que hoje existem tantos canais e tantos estilos diferentes e isso me deixa muito feliz.
Pirula,te considero um divulgador científico incrível ,uma pessoa que contribuiu para o meu interesse na ciência e vontade de me tornar pesquisadora. Particularmente,gosto muito do fato de você não divulgar apenas curiosidades científicas,mas sim instigar as pessoas a aguçarem seu senso crítico na hora de filtrar o que é dito e perceber quais métodos estão alinhados com a ciência e porque alguns métodos métodos tem baixa confiabilidade ,e principalmente explicar o porquê. isso é muito relevante. Admiro muito também o fato de você ter coragem para admitir os seus e questionar suas próprias crenças
Pra mim vc é o melhor divulgador científico do youtube!!! rss Vc explica tão bem que não precisa enfeitar o canal nem pensar em mudar nada pra agradar mais pessoas....e ainda bem que vc não consegue ser diferente rss
Pirulla, tu és essencial! Parabéns por esse enorme trabalho.
Nossa Pirula, todo professor deveria assistir esse vídeo! Vou compartilhar com meus colegas.
boa iniciativa cara
Que vídeo ótimo Pirula. Mais uma vez, obrigado!
Obrigada, doutor Pirula! Por mais que não saibas de minha existência, tens sido grande patrono para mim. Grande abraço ❤️
pirula faça um video sore os ortes na educação. acho que seria importante as pessoas ouvirem a opinião de alguém do meio acadêmico
30% sobre a verba discricionária das universidades porque o Brasil quebrou. O que mais vc precisa saber?
@@oscarl.decarvalho7397 as mentiras contadas pelo ministro da educação numa tentativa de proteger esses cortes imbecis já geram um bom debate
@@garudadrakon4728 Que mentira, fia?
O Pirula avisou no último vídeo que está com o tempo muito corrido e assim que ele tiver um tempinho vai falar sobre 😊
@@garudadrakon4728 Não perde seu tempo explicando, hoje só acredita nessa conversa quem quer, seja por ignorância, conveniência ou as duas coisas juntas. Tem que ser muito alienado pra defender esse governo.
ah mas o Pedro do Ciência todo dia fala de assuntos super interessantes, explica muito bem, é muito lindoooo e tem uma voz deliciosamente hipnótica
Faz um vídeo sobre pós modernismo na Academia
Vi sua participação hj no panico e tava com saudade desse pirulla que conversa sobre tudo, da risadas, piadas e fala muita coisa interessante.... ( acho que preciso sair do twitter ....e ver VC mais nos videos...kkkk)
Não mude seu jeito, Pirula! A menos que você queira, mas jamais pra agradar os outros. O importante é você saber que fez o que acha certo e dormir tranquilo.
Cara você não pode mudar, a gente precisa de você do jeito que você é mesmo.
Pirula, não mude nunca, e parabéns adiantado por 800 mil piruletes. Seus vídeos são viciantes!
Parabéns pelos videos Pirula , sempre me ajudando a ter uma opinião mais critica sobre tudo!!!
Você foi e sempre será o cara que deu uma boa atenuada no Olavo de Carvalho! Muita gente o conheceu através de você, e vc conseguiu de antemão formar na cabeça de muita gente a ideia que ele é um idiota completo! Vc prestou e presta ainda um grande serviço contra o obscurantismo, apesar de ele ter conseguido uma grande vitória no nosso país que, espero eu, seja breve! Foi através de você que comecei a me interessar por ciências sociais e política. A mesma indignação que tenho hoje quando vejo um liberal como o carinha do ideias radicais falando é a que eu tinha quando via um criacionista do design inteligente falando. Coisa que, devido à dimensão que a política tomou no nosso país, eu deixei até de lado, apesar de as duas coisas virem da mesma fonte negacionista e confirmatória de viés. Enfim, parabéns, Pirula! Por mais críticas que vc tenha recebido até hoje, e principalmente neste momento, foi sua honestidade que me fez nunca deixar de admirá-lo e ouvi-lo!
Os maluquinhos anti-ciência sempre existiram, mas antes da internet dificilmente eles tinham espaço para se juntarem então ninguém dava atenção. Agora temos não só isso, mas a mídia tradicional que "ditava" as verdades também caindo por terra. Jornais e revistas com menos tiragem e televisão que ninguém assiste. O mundo caminha a passos largos para 500 anos atrás.
Tenho uma professora no departamento de biologia que vive criticando a "ciência de branco" e enaltecendo o "conhecimento indígena" como uma ciência alternativa.
tem video sobre isso aqui no canal
o que os índios possuem para ser taxado como conhecimento?
Nestes tempos sombrios a divulgação científica é suma importância!