@@carolctt obrigada irmã, reze mesmo ele.saiu da cartuxa e está no mosteiro Trapista no Paraná, eles pediram para que ele conhecesse outros mosteiros para depois discernir melhor sua vocação bjo
Vejo a vida monástica, especialmente na ordem da Cartuxa, como um chamado muito particular e especialíssimo feito por Deus para algumas almas. Uma vida de oração, de silêncio e de entrega total a nosso Senhor, uma oferta de sua vida, dos bens materiais, do mundo... em prol do reino de Deus e da salvação das almas. Rezemos pelas vocações Cartuxas!
Como assim, "vocação"? Pelo oque eu sei, o significado da palavra "vocação", seria como um talento que vc já nasce com ele, ou algo que em algum momento da vida, vc descobre que é bom(a).
@@martinns1668 essa é a forma secular(mundo) que enxerga essa palavra, que não tem nada a ver com o significado real, para o mundo vocação seria somente uma aptidão que você nada mais que isso, para a Santa Igreja Católica e consequentemente os cristãos vocação é chamado de Deus para uma alma em algum estado de vida que essa pessoa serviria a Deus da forma mais perfeita e fácil, sendo o principal chamado ao matrimônio, mas incluindo também a vida religiosa(como no comentário da menina acima), ao sacerdócio(padre) e a leigo consagrado(celibatário).
Meu irmão, vocação todos nós nascemos com ela, a Vida, nossa vida entendemos que além de dom,um grande dom, é uma vocação, que todos os dias também decidimos e damos sim a Deus,agora vocação que nos encontramos a serviço, você com essa vontade no coração de doar mais Deus você começa a silenciar e a rezar muito pedindo a Deus que Ele lhe ajude para que você seja sincero e entenda os sinais de Deus, aquilo ficar mais claro pra você, você começa a dedicar e interessar por um discernimento vocacional, isso é incrível, maravilhoso!
@@aninha7989Vocação não tem nada a ver com vida. Vocação é um chamado de Deus para um estado específico de vida: matrimônio, leigo celibatário, religioso (a), monge ou padre.
Foi na Cartuxa, com 19 anos, quando eu era super ingênuo que fui atacado sexualmente. Perdi a virgindade ali. Quando relatei ao prior fui expulso, acusado de ter seduzido um monge com minha juventude. O que me violentou física e psicológicamente foi transferido para outra Cartuxa. Depois de anos entrei em contato com outros que por lá passaram que relataram o mesmo ocorrido.
Penso que uma alma chamada para esta vocação de fato, é escolhida a dedo por Deus. Quantos de nós, certamente, já não devemos ter sido alcançados pelas orações e privações voluntárias destes escolhidos de Deus. substituamos o desdém pela oração e pelo respeito.
Passei a entender a providência divina , depois q passei por momentos difíceis , na verdade Deus quer q sejamos desapegados de bens e generosos com quem precisa , somos irmãos em Cristo e devemos partilhar o pão !
A ordem cartuxa é uma vocação inspirada por Deus Espírito Santo, uma das mais perfeitas ordens de se viver a vida monástica, não são todos que têm esta vocação específica. O monge cartuxo vive somente pra Deus e com Deus da rigorosidade do silencio, da solidão e em contemplação para a serviço da Santa Igreja e salvaçao e santificação das almas.
Gostei da partilha, tenho vocação monástica, estou surpreendido com este universo, cada um tem seu papel, mas vejo que o problema de ser muito ativo, missionário é que se não cuidar da vida de oração, ela se perde. Conheci os Cistercienses e agora o mosteiro dos Beneditinos Camaldolenses em mogi das Cruzes, gostei muito deste último, vida semi eremítica eu diria, de bastante silêncio, as horas menores e as completas é sozinho, gostei disso, e a congregação tem eremitérios, isso aí, pretendo começar neste ano a caminhada, e muito grato ao Senh0r pela vocação, mas é bem específica mesmo rs
Muitas pessoas ficam vendo documentários sobre a Cartuxa e acabam romantizando a vida na ordem. Eu também já romantizei muito, mas hoje já entendi que lá não é para mim. Não me imagino preso num mosteiro sem quase nenhum contato com o mundo aqui fora. A Cartuxa de Miraflores, na Espanha, recebe fiéis para Missas (creio que aos domingos e em certas solenidades ), o que, para mim, é super interessante. É um contato com o povo que faz muito bem para essas almas. Viver uma vida rigorosa assim é para vocações específicas. Eu quero ser padre porque tenho o desejo de estar no meio do povo. Contudo, considero a Cartuxa uma maravilha na terra e essa vocação específica é desejada por Deus e santifica muitas pessoas. Se eu tivesse a vocação para essa ordem eu tentaria entrar nela... Além do desejo de ser padre e estar no meio do povo, o fato de eu ser filho único e possivelmente nunca mais ver meus pais (se entrasse na Cartuxa) seria algo terrível para eles.
Alesandro, sou vocacionado à vida monástica, filho único também rs Te aconselho a rezar e meditar do fundo do coração onde você se vê, numa paróquia? vida missionária? ou contemplativo: Vidas semi contemplativas como Servitas, Carmelitas, ou mosteiro mesmo, dentro do ramo monástico, a Ordem de São Bento tem mosteiros em SP, com uma igreja, às vezes paróquia, com missas, o que pra mim é estranho kkk tem as várias reformas: Camaldolenses é vida bem de silêncio, não tem paróquia; a Ordem Cisterciense tem uma vida comunitária e paróquia bem firmes, só que os mosteiros ficam em cidades pequenas, na ponta do estado, é só discernir, eu conheci os Camaldolenses e gostei muito, estou impressionado pois antes pensava em ter alguma paróquia, mas o silêncio e solidão me encantaram. Não fique preso por causa de seus pais, além da vida religiosa, você poderia se casar e ir morar longe, escolher uma área de trabalho que não tem na sua cidadez isso faz parte!
Um resumo muito simplório do que é o dia-a-dia de um cartucho: ruclips.net/video/zWWAPO4-3xs/видео.html Com cenas do filme O Grande Silêncio, que mostra a vida na Cartuxa. Se eu não tivesse vocação para o casamento, não aceitaria nada menos que uma Cartuxa.
Poderia ter ido para um mosteiro beneditino ou cisterciense ... teria sido mais interessante e produtivo ... encontraria a vida monástica com toda a sua riqueza ... Cartuxa é vida eremitica rígida, é vocação específica ...
Realmente existem muitos mosteiros no Brasil mais "leve" cartuxa é o ápice da vida monacal. Eles são de vida semi-eremitica, vida eremitica é completamente só
A Cartuxa não é o ápice da vida monástica. Paralelamente, existem os monges camaldulenses de monte corona, que são como os Cartuxa se de vida eremitica. As diferenças entre as duas instituições monásticas são acidentais, tais como o habito monástico, a disposição arquitetônica do edifício na sua globalidade ... Cartuxa e os Coronenses vivem o mesmo estilo de vida. Ao lado, temos os Eremitas de Dom Orione, que são Eremitas com um estilo de vida rígido, mas não tão severo. Temos também outras instituições monásticas de vida eremitica mais recentes, cujo teor de vida quer imitar os antigos eremitas do deserto. Ao lado dos dois primeiros, temos os trapistas, que apesar de serem cenobitas, levam um estilo de vida bastante severo. Quando São Romualdo de Ravena ( século IX/X instituiu a Ordem dos monges Camaldulenses, que possui os dois estilos de vida monástica, ou seja, a eremitica e a cenobitica, a vida eremitica não era vivida só, mas era o discípulo e o mestre juntos na mesma cela eremitica. Só a vida anacoretica era encarada por São Romualdo como vivida individualmente, ou seja, por um único monge em uma cela. A vida eremitica nunca deixou de existir na história da Santa Igreja Católica. E hoje em dia, a vida eremitica é totalmente florescente. Hoje em dia temos os Eremitas que vivem isolados, temos ainda os Eremitas ligados a uma Ordem e os Eremitas Diocesanos. Eu mesmo sou um eremita. A vida eremitica não tem um padrão único de vida. Ela sempre foi digamos flexível. ExIste hoje uma Congregação de eremitas Carmelitas, ligados a Ordem Carmelitana. Eu mesmo, que sou eremita, estou ligado ao Carmelo da Antiga Observância. Aliás, os Carmelitas nasceram de uma comunidade de eremitas que moravam no Monte Carmelo.
@@juniorsoares7418 Será? Pois os eremitérios Camaldolenses são como na Cartuxa, ou seja, monges vivem "juntos" mas quase não se falam, só se encontram 3 vezes no dia para oração, mosteiro fechado em um lugar afastado, já considero isso vida eremítica, agora essa que você falou diria um eremitismo "ao pé da letra", e esses que vivem no meio do mato sozinhos são chamados eremitas diocesanos, ou seja, não pertencem a nenhuma ordem religiosa.
@@brenodacunha8617 Ao meu ver, tem várias ramificações que é necessário a classificação. Os cartuxos se reúnem mais vezes durante a semana. Exatamente por haver movimento comunitário se classifica como semi-eremitico, pois todos vivem sobe um superior e a um estatuto da ordem, os monges camaldolenses também a semelhança, com todo respeito embora o mosteiro no Brasil seja um horror longe da realidade de São Romualdo, mas como da mesma maneira vivem mutuamente sobre um estatuto e um superior se classifica como semi-eremitico. Eremita seria aquele que faz sua própria regra e segue o próprio estatuto, ao mesmo tempo pode viver um pouco da espiritualidade carmelita pode vivem um pouco a beneditina enfim, não se tem nenhum superior(comunitário) a prestar conta nem um estatuto repassado por um fundador, e sim cria o próprio e caso tenha a benção diocesana(aprovação) aí classifica como eremita-diocesano. Pois a pessoa pode ser eremita sem haver a benção diocesana mas aí não será religioso por isto se classifica como eremita-diocesano apenas para haver está separação, de quem tem a benção e quem não têm. Sobre o que disse sobre um mosteiro fechado-afastado já ser eremitico não faz sentido pois na realidade se olharmos nas origens todos eram assim, o fato é que a espiritualidade devido aos superiores se foi modificado. Os carmelitas eram afastados e fechados, beneditinos, cistercienses, tomistas, alguns franciscanos, o que não os classificaria a uma vida semi-eremitica é a grande participação comunitária, muito menos a vida eremita pois todos seguem um estatuto e prestam obediência a um superior. Sobre eu dizer que os cartuxos é o ápice da vida monacal é apenas minha opinião embora faça sentido, pois eles são a única ordem que durante esses anos em nenhum local houve grande modificação, todos se mantém o mesmo padrão da espiritualidade original a anos, perseguidos, mortos, expulsos, números reduzidos mas até hoje mantém firme a espiritualidade de são Bruno este fato pra mim os fazem o ápice devido a firmeza. Os camaldolenses por exemplo o mosteiro do Brasil é diferente da Argentina que é diferente do Monte então essa variação ocorreu em toda ordem sem exceção tirando os cartuxos.
Eu fui visitar um mosteiro trapista em 2021, sentei na primeira fileira de bancos em frente a uma demarcação com o nome "clausura". Não deu meia hora passei mal e tive que sair. Não suporto a ideia de ser enclausurada.
Já eu estive em experiência na Ordem da Visitação durante 3 meses e senti a liberdade. Os mosteiros de clausura são enormes por dentro. A vida monástica é muito ocupada...não senti falta do mundo cá fora. Saí porque não achei rigoroso o suficiente e não fui bem acompanhada lá dentro (não me estavam a ensinar nada sobra a comunidade e a ordem...nem um poquinho). Continuo a achar que devia ser monja mas não sei em que ordem...simplesmente não era ali.
Casamento eu não quero. Graças a Deus! E depois de descobrir que TODAS as mulheres são feministas em algum grau, agora é que eu não caso mesmo. 😂 Portanto, a vocação ao matrimônio não é para mim. Vida religiosa também não é a minha vocação, pois a ideia de ficar preso a um lugar me faz passar mal. Leigo celibatário? Essa é a maior probabilidade de vocação para minha vida. Um leigo tem liberdade. Eu sou professor de filosofia, amante de matemática, astronomia, lógica, teologia. Um leigo celibatário tem total liberdade para desenvolver esses talentos em prol de Deus e dos irmãos. A vocação ao sacerdócio também não está descartado.
Antes de discernir algo, se conheça melhor, volte na primeira questão sobre o matrimônio, pois há muito o que ignora, se torna ainda mais soberbo em exigir e não dar. Casamento não é brincadeira, é um chamado a vocação para o matrimônio, que também é um chamado de Deus para a sua vida, não o que você quer "graças a Deus!".
Se todas as mulheres são feministas em algum grau, então também todos os homens são machistas em algum grau, se for parar para seguir essa sua lógica que você tanto ama. Logo, você não é diferente da sua própria afirmação.
Pelo que ouvir de almoçar na cela ,esse MOSTEIRO não é BENEDITINO deve ser o CARTUXA que segue a regra BENEDITINA ,porque eu conheço a vida BENEDITINA dos BENEDITINOS de SÃO BENTO.
Esse guto toda hora atrapalhando o cara de fala, deixa o cara fala, gordo e fica atrapalhando o cara de fala, chato igual o Faustão, ainda bem que cara tem paciência, dessa vez não vou reclamar das risadas forçadas do Guto
Religiosidade vazia,nada mais que mantras hipnóticos,usos e costumes, doutrinas de homens. Ame seu próximo como a si mesmo,amor de entranhas,isso sim é a religião agradável a Deus.
As orações dos monges cartuxos pela humanidade tem mais poder e agradam mais a Deus do que muita caridade contaminada de vaidade que se vê por aí. Mas isso é pra quem crê no sobrenatural...
Medíocre é quem não tem a capacidade de enxergar a beleza da vida religiosa. Pessoas que abandonaram o mundo para rezar e oferecer tudo por aqueles que vivem no mundo. E ainda tem quem reclame disso...aff!
Meu filho está na cartuxa de Ivorà RS
Rezem pela.sua vocação
Estará no meu terço diário. Deus o abençoe e abençoe sua família 🙏
@@carolctt obrigada irmã, reze mesmo ele.saiu da cartuxa e está no mosteiro Trapista no Paraná, eles pediram para que ele conhecesse outros mosteiros para depois discernir melhor sua vocação bjo
Olá Maria Angélica,
Deus abençoe sempre o seu querido filho ♥️😇🙏
Meu filho quer ir pro Mosteiro Trapista no Paraná.
Meu vai passar 3 meses agora.
Vejo a vida monástica, especialmente na ordem da Cartuxa, como um chamado muito particular e especialíssimo feito por Deus para algumas almas. Uma vida de oração, de silêncio e de entrega total a nosso Senhor, uma oferta de sua vida, dos bens materiais, do mundo... em prol do reino de Deus e da salvação das almas. Rezemos pelas vocações Cartuxas!
Eu acho a vida religiosa a coisa mais linda! Quem dera eu tivesse vocação! Eu não imagino a minha vida sem as orações!
Como assim, "vocação"?
Pelo oque eu sei, o significado da palavra "vocação", seria como um talento que vc já nasce com ele, ou algo que em algum momento da vida, vc descobre que é bom(a).
@@martinns1668 essa é a forma secular(mundo) que enxerga essa palavra, que não tem nada a ver com o significado real, para o mundo vocação seria somente uma aptidão que você nada mais que isso, para a Santa Igreja Católica e consequentemente os cristãos vocação é chamado de Deus para uma alma em algum estado de vida que essa pessoa serviria a Deus da forma mais perfeita e fácil, sendo o principal chamado ao matrimônio, mas incluindo também a vida religiosa(como no comentário da menina acima), ao sacerdócio(padre) e a leigo consagrado(celibatário).
Meu irmão, vocação todos nós nascemos com ela, a Vida, nossa vida entendemos que além de dom,um grande dom, é uma vocação, que todos os dias também decidimos e damos sim a Deus,agora vocação que nos encontramos a serviço, você com essa vontade no coração de doar mais Deus você começa a silenciar e a rezar muito pedindo a Deus que Ele lhe ajude para que você seja sincero e entenda os sinais de Deus, aquilo ficar mais claro pra você, você começa a dedicar e interessar por um discernimento vocacional, isso é incrível, maravilhoso!
@@aninha7989Vocação não tem nada a ver com vida. Vocação é um chamado de Deus para um estado específico de vida: matrimônio, leigo celibatário, religioso (a), monge ou padre.
Foi na Cartuxa, com 19 anos, quando eu era super ingênuo que fui atacado sexualmente. Perdi a virgindade ali. Quando relatei ao prior fui expulso, acusado de ter seduzido um monge com minha juventude. O que me violentou física e psicológicamente foi transferido para outra Cartuxa. Depois de anos entrei em contato com outros que por lá passaram que relataram o mesmo ocorrido.
Penso que uma alma chamada para esta vocação de fato, é escolhida a dedo por Deus. Quantos de nós, certamente, já não devemos ter sido alcançados pelas orações e privações voluntárias destes escolhidos de Deus. substituamos o desdém pela oração e pelo respeito.
Passei a entender a providência divina , depois q passei por momentos difíceis , na verdade Deus quer q sejamos desapegados de bens e generosos com quem precisa , somos irmãos em Cristo e devemos partilhar o pão !
É bem isso, Suzana!
A ordem cartuxa é uma vocação inspirada por Deus Espírito Santo, uma das mais perfeitas ordens de se viver a vida monástica, não são todos que têm esta vocação específica. O monge cartuxo vive somente pra Deus e com Deus da rigorosidade do silencio, da solidão e em contemplação para a serviço da Santa Igreja e salvaçao e santificação das almas.
Gostei da partilha, tenho vocação monástica, estou surpreendido com este universo, cada um tem seu papel, mas vejo que o problema de ser muito ativo, missionário é que se não cuidar da vida de oração, ela se perde.
Conheci os Cistercienses e agora o mosteiro dos Beneditinos Camaldolenses em mogi das Cruzes, gostei muito deste último, vida semi eremítica eu diria, de bastante silêncio, as horas menores e as completas é sozinho, gostei disso, e a congregação tem eremitérios, isso aí, pretendo começar neste ano a caminhada, e muito grato ao Senh0r pela vocação, mas é bem específica mesmo rs
Deus o abençoe irmão
Esse padre fala como um garoto rsrsrs, muito bom!!!!
Viver vida de oração é muito bom, rezo o ofício das horas todo dia
Que legal! Eu tenho vontade de fazer o Ofício das horas.
O entrevistador é muito bom. O trabalho foi excelente! o entrevistado também, é muito bom comunicador.
Que máximo... Escutar esse testemunho do seminarista Kaique!
Quero saber !
Muitas pessoas ficam vendo documentários sobre a Cartuxa e acabam romantizando a vida na ordem. Eu também já romantizei muito, mas hoje já entendi que lá não é para mim. Não me imagino preso num mosteiro sem quase nenhum contato com o mundo aqui fora. A Cartuxa de Miraflores, na Espanha, recebe fiéis para Missas (creio que aos domingos e em certas solenidades ), o que, para mim, é super interessante. É um contato com o povo que faz muito bem para essas almas.
Viver uma vida rigorosa assim é para vocações específicas. Eu quero ser padre porque tenho o desejo de estar no meio do povo. Contudo, considero a Cartuxa uma maravilha na terra e essa vocação específica é desejada por Deus e santifica muitas pessoas. Se eu tivesse a vocação para essa ordem eu tentaria entrar nela... Além do desejo de ser padre e estar no meio do povo, o fato de eu ser filho único e possivelmente nunca mais ver meus pais (se entrasse na Cartuxa) seria algo terrível para eles.
Alesandro, sou vocacionado à vida monástica, filho único também rs Te aconselho a rezar e meditar do fundo do coração onde você se vê, numa paróquia? vida missionária? ou contemplativo: Vidas semi contemplativas como Servitas, Carmelitas, ou mosteiro mesmo, dentro do ramo monástico, a Ordem de São Bento tem mosteiros em SP, com uma igreja, às vezes paróquia, com missas, o que pra mim é estranho kkk tem as várias reformas: Camaldolenses é vida bem de silêncio, não tem paróquia; a Ordem Cisterciense tem uma vida comunitária e paróquia bem firmes, só que os mosteiros ficam em cidades pequenas, na ponta do estado, é só discernir, eu conheci os Camaldolenses e gostei muito, estou impressionado pois antes pensava em ter alguma paróquia, mas o silêncio e solidão me encantaram.
Não fique preso por causa de seus pais, além da vida religiosa, você poderia se casar e ir morar longe, escolher uma área de trabalho que não tem na sua cidadez isso faz parte!
Rezemos pelas vocações Cartuxas!
BOA NOITE, ADORO OUVIR ESSES TESTEMUNHO, CADA TESTEMUNHO É UM APRENDIZADO, PARABÉNS PELA CADA SUPERAÇÃO EM SUA VIDA
Obrigado meu Deus 🙏 por essas pessoas que vivem no mosteiro rezando por nós. Amém 🙏
A vocação é um lindo mistério de amor!
"e não pode botar mais, se quiser?" Kkkkkkkk top
Desejo ardentemente entrar para a vida monástica no mosteiro beneditino do Rio de Janeiro. Rezem pela minha vocação, por favor!
🙏🏼
Meu Deus te dou meus 3 filhos
Vi a vocação nascer 🙏🏻🙌
Sou apaixonada no kaike.ele é simplesmente incrível.parabens
Cartuxa é só uma refeicao... é regra ... vivem quaresma o ano todo.. por isso essa vocacao para poucos... exige muito
Meu sobrinho foi e não aguentou, adoeceu.
Guto "E a comida na portinha... A gente não pode botar mais se quiser?"
Kkkkkkkkk
Top gostei muito 👏🏻👏🏻
Um resumo muito simplório do que é o dia-a-dia de um cartucho: ruclips.net/video/zWWAPO4-3xs/видео.html Com cenas do filme O Grande Silêncio, que mostra a vida na Cartuxa. Se eu não tivesse vocação para o casamento, não aceitaria nada menos que uma Cartuxa.
Que belo testemunho.
🙏🙏🌹🌻
Tem que ter vocação....😇
Agora fiquei interessado em ir pra Cartuxa
Santo Flow é demais!
A cartuxa não é pra todos. Adimiro os que conseguem perseverar.
"Será forjado a ferro e fogo "
Na vida nós tbm carregamos nossa Cruz sempre com a ajuda de DEUS.
Nossa o apresentador devia enaltece a vida no mosteiro
Pensei que fosse o Jean Wyllys.
Pensei tbm....rsr
Vish Maria! 😂😂😂😂😂😂😂
Como eu começo morar em um mosteiro?
Gente, todo dia aparece um missionário que nunca ouvi falar na CN...🤭
Poderia ter ido para um mosteiro beneditino ou cisterciense ... teria sido mais interessante e produtivo ... encontraria a vida monástica com toda a sua riqueza ... Cartuxa é vida eremitica rígida, é vocação específica ...
Realmente existem muitos mosteiros no Brasil mais "leve" cartuxa é o ápice da vida monacal. Eles são de vida semi-eremitica, vida eremitica é completamente só
A Cartuxa não é o ápice da vida monástica. Paralelamente, existem os monges camaldulenses de monte corona, que são como os Cartuxa se de vida eremitica. As diferenças entre as duas instituições monásticas são acidentais, tais como o habito monástico, a disposição arquitetônica do edifício na sua globalidade ... Cartuxa e os Coronenses vivem o mesmo estilo de vida. Ao lado, temos os Eremitas de Dom Orione, que são Eremitas com um estilo de vida rígido, mas não tão severo. Temos também outras instituições monásticas de vida eremitica mais recentes, cujo teor de vida quer imitar os antigos eremitas do deserto. Ao lado dos dois primeiros, temos os trapistas, que apesar de serem cenobitas, levam um estilo de vida bastante severo. Quando São Romualdo de Ravena ( século IX/X instituiu a Ordem dos monges Camaldulenses, que possui os dois estilos de vida monástica, ou seja, a eremitica e a cenobitica, a vida eremitica não era vivida só, mas era o discípulo e o mestre juntos na mesma cela eremitica. Só a vida anacoretica era encarada por São Romualdo como vivida individualmente, ou seja, por um único monge em uma cela. A vida eremitica nunca deixou de existir na história da Santa Igreja Católica. E hoje em dia, a vida eremitica é totalmente florescente. Hoje em dia temos os Eremitas que vivem isolados, temos ainda os Eremitas ligados a uma Ordem e os Eremitas Diocesanos. Eu mesmo sou um eremita. A vida eremitica não tem um padrão único de vida. Ela sempre foi digamos flexível. ExIste hoje uma Congregação de eremitas Carmelitas, ligados a Ordem Carmelitana. Eu mesmo, que sou eremita, estou ligado ao Carmelo da Antiga Observância. Aliás, os Carmelitas nasceram de uma comunidade de eremitas que moravam no Monte Carmelo.
@@juniorsoares7418 Será? Pois os eremitérios Camaldolenses são como na Cartuxa, ou seja, monges vivem "juntos" mas quase não se falam, só se encontram 3 vezes no dia para oração, mosteiro fechado em um lugar afastado, já considero isso vida eremítica, agora essa que você falou diria um eremitismo "ao pé da letra", e esses que vivem no meio do mato sozinhos são chamados eremitas diocesanos, ou seja, não pertencem a nenhuma ordem religiosa.
@@brenodacunha8617 Ao meu ver, tem várias ramificações que é necessário a classificação. Os cartuxos se reúnem mais vezes durante a semana. Exatamente por haver movimento comunitário se classifica como semi-eremitico, pois todos vivem sobe um superior e a um estatuto da ordem, os monges camaldolenses também a semelhança, com todo respeito embora o mosteiro no Brasil seja um horror longe da realidade de São Romualdo, mas como da mesma maneira vivem mutuamente sobre um estatuto e um superior se classifica como semi-eremitico. Eremita seria aquele que faz sua própria regra e segue o próprio estatuto, ao mesmo tempo pode viver um pouco da espiritualidade carmelita pode vivem um pouco a beneditina enfim, não se tem nenhum superior(comunitário) a prestar conta nem um estatuto repassado por um fundador, e sim cria o próprio e caso tenha a benção diocesana(aprovação) aí classifica como eremita-diocesano. Pois a pessoa pode ser eremita sem haver a benção diocesana mas aí não será religioso por isto se classifica como eremita-diocesano apenas para haver está separação, de quem tem a benção e quem não têm. Sobre o que disse sobre um mosteiro fechado-afastado já ser eremitico não faz sentido pois na realidade se olharmos nas origens todos eram assim, o fato é que a espiritualidade devido aos superiores se foi modificado. Os carmelitas eram afastados e fechados, beneditinos, cistercienses, tomistas, alguns franciscanos, o que não os classificaria a uma vida semi-eremitica é a grande participação comunitária, muito menos a vida eremita pois todos seguem um estatuto e prestam obediência a um superior. Sobre eu dizer que os cartuxos é o ápice da vida monacal é apenas minha opinião embora faça sentido, pois eles são a única ordem que durante esses anos em nenhum local houve grande modificação, todos se mantém o mesmo padrão da espiritualidade original a anos, perseguidos, mortos, expulsos, números reduzidos mas até hoje mantém firme a espiritualidade de são Bruno este fato pra mim os fazem o ápice devido a firmeza. Os camaldolenses por exemplo o mosteiro do Brasil é diferente da Argentina que é diferente do Monte então essa variação ocorreu em toda ordem sem exceção tirando os cartuxos.
Eu, vive muito anos no contrato, perdi o encanto pela a vida religiosa..
O que seria contrato ? Um lugar ?
Porque perdeste o encanto?
Desculpa, minha vocação é "biscartuxa".... não viveria dez minutos nessa vida ... kkk
Se liberte da "giria"
"Cara"
Fico imaginando ele fazendo uma homilia e chamando os fiéis de cara.
😳😳
Padre modernista, carismático é assim.
vida contemplativa cartuxa?puxa.quem o vê no Instagram não imagina
Eu fui visitar um mosteiro trapista em 2021, sentei na primeira fileira de bancos em frente a uma demarcação com o nome "clausura". Não deu meia hora passei mal e tive que sair.
Não suporto a ideia de ser enclausurada.
Já eu estive em experiência na Ordem da Visitação durante 3 meses e senti a liberdade. Os mosteiros de clausura são enormes por dentro. A vida monástica é muito ocupada...não senti falta do mundo cá fora. Saí porque não achei rigoroso o suficiente e não fui bem acompanhada lá dentro (não me estavam a ensinar nada sobra a comunidade e a ordem...nem um poquinho). Continuo a achar que devia ser monja mas não sei em que ordem...simplesmente não era ali.
Casamento eu não quero. Graças a Deus! E depois de descobrir que TODAS as mulheres são feministas em algum grau, agora é que eu não caso mesmo. 😂 Portanto, a vocação ao matrimônio não é para mim. Vida religiosa também não é a minha vocação, pois a ideia de ficar preso a um lugar me faz passar mal. Leigo celibatário? Essa é a maior probabilidade de vocação para minha vida. Um leigo tem liberdade. Eu sou professor de filosofia, amante de matemática, astronomia, lógica, teologia. Um leigo celibatário tem total liberdade para desenvolver esses talentos em prol de Deus e dos irmãos. A vocação ao sacerdócio também não está descartado.
Antes de discernir algo, se conheça melhor, volte na primeira questão sobre o matrimônio, pois há muito o que ignora, se torna ainda mais soberbo em exigir e não dar. Casamento não é brincadeira, é um chamado a vocação para o matrimônio, que também é um chamado de Deus para a sua vida, não o que você quer "graças a Deus!".
Se todas as mulheres são feministas em algum grau, então também todos os homens são machistas em algum grau, se for parar para seguir essa sua lógica que você tanto ama. Logo, você não é diferente da sua própria afirmação.
Esse moço nao tem a mínima vocação , só pelo excesso de "cara" , diz muito sobre .
Pelo que ouvir de almoçar na cela ,esse MOSTEIRO não é BENEDITINO deve ser o CARTUXA que segue a regra BENEDITINA ,porque eu conheço a vida BENEDITINA dos BENEDITINOS de SÃO BENTO.
O gordo ali achou um absurdo...ora, não é pousada
Comida de santo é Jesus Eucarístico
Amigo. Deixe o entrevistado falar ..vc parece o Faustão ..não tem educaçao...despreparado. Vc
Esse guto toda hora atrapalhando o cara de fala, deixa o cara fala, gordo e fica atrapalhando o cara de fala, chato igual o Faustão, ainda bem que cara tem paciência, dessa vez não vou reclamar das risadas forçadas do Guto
00000
Religiosidade vazia,nada mais que mantras hipnóticos,usos e costumes, doutrinas de homens.
Ame seu próximo como a si mesmo,amor de entranhas,isso sim é a religião agradável a Deus.
As orações dos monges cartuxos pela humanidade tem mais poder e agradam mais a Deus do que muita caridade contaminada de vaidade que se vê por aí. Mas isso é pra quem crê no sobrenatural...
Muito quadrado.
AFF
Quanta coisa medíocre
Por que?
Medíocre é quem não tem a capacidade de enxergar a beleza da vida religiosa. Pessoas que abandonaram o mundo para rezar e oferecer tudo por aqueles que vivem no mundo. E ainda tem quem reclame disso...aff!
Não sei se esse é seu nome verdadeiro, caso não seja seria melhor que trocasse pois não é digno de usar um nome desse.
@@PossoLerParaVoce74 isso mesmo
Vaza medíocre, Basílio
Esse padre aí quer moleza isso sim. Por isso foi para a CN