Há anos atrás quando eu era adolescente e gostava de cosplay, vi vídeos gringos de acessórios em polymer clay e fiquei babando, pq achava a aparência superior ao biscuit. Mas nunca encontrei no Brasil e deixei pra lá. Recentemente encontrei o grupo no face e vi seu comentário. Tô muito feliz em saber que agora é um material mais acessível aqui 🥰
obrigada Beatriz, todas as dicas sempre me ajudam. minhas massas estão um bocado secas. suas dicas me ajudaram a não dispensá-las, afinal, eu quero muito fazer peças. estou tentando trabalhar há anos, sempre com alguma dificuldade em seguir adiante. mas, não vou desistir. agora que meu marido faleceu, quero me dedicar mais ao artesanato. assim, eu me sinto feliz.
Adorei o vídeo! Aliás eu assisti a quase todos do canal. Tentei usar pela primeira vez umas massas que havia comprado em 2020 e deixei guardadas na embalagem em uma gaveta dentro do armário. Quando fui mexer, não consegui condicionar de jeito nenhum. Depois de assistir ao seu vídeo, fiz de novo, conforme vc fala e deu certo!!! Muito obrigada, foi muito esclarecedor, estava pensando que iria ter que me desfazer de todas, mas agora vou aproveitar mesmo as que ficaram mais secas. Acho que algumas delas começaram o processo de cura, pois moro no Rio de Janeiro e durante o verão fica muito quente, mesmo dentro do armário (a noite eu abro a porta e vem aquele “bafo” quente). Mas obrigada pelo vídeo e as outras dicas, todas muito importantes! ♥️
Nunca vi um vídeo tão gostoso de assistir como esse! Muito obrigada, a explicação é maravilhosa, principalmente para quem está começando agora, super didático e passa uma calma com a sua voz!
Fiz minha primeira compra de massinha, vou colocar em prática e volto aqui pra contar minha experiência, mas acredito que vai dar certo, pois vc ensina muito bem, bjs...
Nossa! Parabéns pelo seu trabalho, pela explicação e dedicação. A forma que você fala é profissional e simples! Espero que você volte a gravar o quanto antes. Que seu 2020 seja abençoado com muita saúde e paz! Fique com Deus! =)
olá beatriz! a senhora tem uma didática incrível e demonstra muita autoridade ao falar. adoraria assistir mais vídeos seus e certamente não sou a única que aprecia o seu trabalho. grava mais pra gente! ♡ abraços!
Ah que querida, obrigada! Juro que tento me organizar há anos pra isso, mas vivo enrolada com mil coisas hahaha. Tenho vídeo gravado que nem consegui editar e publicar ainda :/ Mas vou tentando :D
Muito legal! Eu quero começar a modelar com ela quero fazer caricaturas, já faço com biscuit, mas quero mudar. Eu tenho esse canal no youtube ESCOLA SEM FIM e quero trazer essa arte para as crianças. Caso se projeto dê certo eu vou postar lá alguns vídeos ensinando a modelar com ele. Obrigada pelo vídeo
Que legal, vou encomendar um 456g e começar a criar, eu já fazia algumas esculturas em oil clay soft pra aprender, agora creio que já posso partir pra outra etapa. Valeu Beatriz você é muito legal dividindo seu conhecimento.
Olá Beatriz tenho visto seu trabalho no programa Melhor e tb da Cátia Fonseca, são antigos mas me emocionei, já faço montagem de semi- jóias e bijus, mas gostaria de começar na cerâmica plástica e gostaria de comprar seu livro e tb fazer aulas virtuais, vou entrar no seu face, obrigada querida por nos fazer felizes, estou meio deprimida e quero mudar para a cerâmica, beijos, Gratidão.
Minhas dificuldades com a cerâmica são inúmeras: 1 - algumas cores da pvclay são mais quebradiças que outras, mas quebradiças num nível que é quase impossível trabalhar, assim que começo a amaciar a massa vira uma farofa, mesmo colocando o gel, é péssimo! 2 - comprei a maquininha de macarrão, porém a cerâmica gruda nela o tempo todo, mesmo eu limpando a todo momento com álcool, além do fato das cores que esfarelam mais fazerem uma bagunça tremenda na hora de passar na máquina. 3 - depois da queima, lavo as peças com água e detergente e mesmo assim o verniz não fixa de jeito nenhum. Pensei que seria bem mais fácil trabalhar com essa clay, vejo algumas pessoas de outros países usando clays importadas e elas parecem muito mais maleáveis, lisas e fáceis de trabalhar.
Oi Hortência, o tipo de material é instável, inúmeras condições podem alterar a consistência e maleabilidade da massa, inclusive temperaturas acima de 40 graus, e isso acontece tb com outras marcas. Trabalhei com a Fimo por quase 20 anos e infinitas vezes eu me deparava com massas esfarelando e bem difíceis de condicionar. Qdo ela está assim é realmente muito chato de trabalhar. Se ela não foi exposta a temperaturas altas, dá trabalho mas são condicionáveis. Já se ficou exposta ao calor forte ela "emborracha" e fica praticamente impossível. O gel faz com que fique mais grudenta e com isso mais difícil com a máquina. As melhores máquinas não tem o cilindro polido (nestas grudam bem mais), as que o cilindro tem aspecto de aço escovado são as melhores. Amacie sempre em pequenas quantidades e depois vá juntando. Coloque uma bandeja embaixo que facilita ir juntando. Mesmo massas que estejam macias faço por partes. Se o detergente não está resolvendo, experimente limpar a peça com álcool, normalmente é o que faço, uso álcool de 92.8. Espero sinceramente que logo vc se entenda melhor com a massa! ;)
@@BeatrizCominatto Beatriz, depois que passamos verniz nas peças, elas ainda podem ser molhadas? Digo assim, posso entrar na piscina com uma peça de envernizada?
Oi Beatriz, Estou começando a trabalhar com ceramica plastica e comprei uma variedade de cores da PVClay. Elas chegaram semana passada mas eu não estou conseguindo condicionar elas de jeito nenhum... Elas estão esfarelando e quebram mesmo depois de serem amaciadas por 40 minutos (minhas mãos ja vão cair)... Alguma ideia de qual pode ser o problema? Quanto tempo leva para amaciar a massa normalmente? obrigada!
Oi Camila, o tipo de material por ser instável, mas normalmente não tanto trabalho assim. Um dica que dou é condicionar quantidade pequenas (vou de gominho em gominho do bloco) e juntando. Máquina de macarrão auxilia MUITO, mas mesmo nela vou por partes menos e juntando depois. Algumas gotinhas do nosso gel pode auxiliar no processo se estiver muito difícil. :)
Olá Beatriz. Estou me apaixonando por esta arte. Ainda não faço e tenho dúvidas. Agradeço sim, se lhe for possível esclarecer algumas. Quanto tempo depois de modelada a massa, devo levar ao forno? Caso tenha peças feitas separadas, mas que precisarei uni-las na montagem, é preciso colar? O forno de casa, fogão tradicional a menor temperatura é 160°, co faço?
Oi Cleide, protegendo de poeira vc pode queimar qdo vc quiser, já tive peça que queimei depois de meses. Sim, terá que colar, pode usar super bonder ou araldite. Qto ao forno, queime com a porta entreaberta, mas procure cobrir as peças para uniformizar o calor dentro dele que terá a frente mais fria do que o fundo por causa da abertura frontal. Tem quem queime em temperatura mais alta e por menor tempo (cada forno é um caso, sugiro sempre fazer experiências antes), mas prefiro observar os 130 graus e não alterar as especificações de todos os fabricantes qdo a isso.
@@BeatrizCominatto Muito obrigada pelo retorno e pelas informações. Darei início a este aprendizado e certamente manterei contato. Desde já, grata! Abraço.
Beatriz, ela tá pronta, bem acondicionada, quando não quebra mais? Outra pergunta: a vaselina tem que ser líquida ou pode ser pastosa tambem? Obrigada. Abraço.
Oi Saionara, ela está bem condicionada qdo fica maleável e não quebra, ganha um pouco de elasticidade. A vaselina pastosa ajuda não terá o mesmo efeito da líquida que irá se incorporar melhor e levar mais umidade à massa. Mas se puder utilizar o nosso gel, é o mais indicado por não alterar o produto com outros componentes que não fazem parte de sua fórmula.
Beatriz Cominatto , obrigada. Estou recém começando nessa aventura. Ainda não tenho todas as ferramentas necessárias, mas vou adquirindo aos poucos. Beijo
Oi Pat, pode sim, mas antes dá uma olhada nestes 2 vídeos onde abordo esse assunto: ruclips.net/video/I4UbCKVukhM/видео.html e ruclips.net/video/2Tv_Z18ufWQ/видео.html
Olá Beatriz , gostaria de saber quais tintas se pode usar na Ceramica Plastica , vi alguns videos q passavam um pó metalica ,outros era tinta que parecia "tinta óleo". E se pinta antes ou depois de assar . Desde já , muito obrigada , 😍.
Oi Cintia, a mais comum de ser usada é a acrílica e os pigmentos em pó (purpurina, pastel seco raladinho, sombra de olhos e dá uma olhadinha que a PVClay tem uns lindos). Dependendo do que for fazer tem outras opções, nacionais e importadas. Bjo.
Olá Beatriz! Comprei uma máquina de macarrão manual com rolos antiaderentes, mas mesmo assim a massa (uso a PVClay) gruda sempre. Nunca consegui usar. Testei a Fimo e aconteceu a mesma coisa. Já usei até produtos especiais tipo W-40 pra ver se não gruda e não adiantou. Tenho medo de investir numa máquina melhor e dar no mesmo. Você tem alguma dica para me dar?
Oi Ingrid, nunca usei máquina antiaderente. Recomendo máquinas cujos cilindros sejam com micro ranhuras e não totalmente polidos, os lisinhos demais bem polidos grudam muito mais. Se começa a grudar passo papel umedecido em álcool, nunca óleo (como o w-40 ou qualquer outro tipo) pois óleo deixa a massa muito mais grudenta. Abçs.
Sim, essa temperatura dos 130 graus é a indicada para qualquer tamanho de peças, e os 30 minutos é o recomendado para peças finas, deixamos mais tempo qdo mais grossas.
Quero fazer aromatzador pessoal, gostaria de saber se invernizar com o verniz de cerâmica , se impermeabiliza,e ele não fica melado depois, pois o biscuit fica melado com o óleo
Oi Mariana, a cerâmica plástica pode dar algumas reações com diversos materiais. Difícil saber ao certo até mesmo todos os componentes dos óleos aromatizantes. Já dei aulas de pingente aromatizador e recomendo que use dentro um algodão com uma quantidade muito mínima do óleo para que ele não tenho contato direto com o material. O mesmo sobre o verniz tb, não tenho como ter certeza das reações.
Até mesmo o biscuit precisa de certo condicionamento antes de modelar, é preciso sovar a massa um tempinho. É mais confortável que a polymer clay mas parecido, então já esperava algo do tipo. Ótimo vídeo!
Obrigada! Logo quero retomar as gravações de mais vídeos, projeto que precisei suspender por um longo tempo resolvendo coisas de saúde em família! Bjo.
Usei poucas vezes canetas sobre o material, nas poucas vezes a permanente foi a que menos problemas deu, mesmo assim apliquei o verniz para fixar e com cuidado, pois o próprio verniz tb fazia borrar um pouco.
Margarete, são materiais bem diferentes, entre outras coisas, a cerâmica plástica só endurece com queima em forno comum, enquanto a cerâmica fria seca naturalmente. Tb não há encolhimento na cerâmica plástica, o que não causa nenhuma deformidade da peça.
Olá Claudia, se quiser comprar comigo aqui tenho os modelos e preços, tb meu email e explicações sobre o pagamento, mas estou sem o de plástico pequeno, os outros ok. beatrizcominatto.wordpress.com/pvclay/
Olá Elizabeth, poder pode, mas precisa ter boa espessura para não ficar flexível e tb um suporte para manter o formato na queima para não deformar. Muitas vezes acaba sendo mais prático revestir com a massa um vaso ou vidro. Abçs.
Olá Beatriz, trabalho com biscuit ( porcelana fria) e quero me aventurar a fazer peças com cerâmica plástica. Quero fazer apliques em pratos e xícaras, a pergunta é : depois da queima é necessário descolar o aplique da peça e colar com cola? Agradeço desde já a atenção, seu trabalho é lindo estou apaixonada por esta técnica! 😍
Muito obrigada Beatriz, fiquei muito feliz por me responder 😄 a muito tenho muita vontade de trabalhar com esta massa. Vou procurar um revendedor aqui em Brasília, é quero comprar seu livro o mais rápido possível. Um abraço !!! 😍😍
@@ednareginadasilvamachado6578 Não temos revendedor em sua região. Se quiser posso enviar. Aqui tenho link com os produtos, nele tb tem endereço da fábrica e lá a relação dos revendedores. beatrizcominatto.wordpress.com/pvclay/
Oi Laura, vc pode procurar em lojas de equipamentos para culinária, pois são máquinas de macarrão. Essa minha manual é da Atlas, é italiana e bem mais cara, mas existem outras nacionais do mesmo tipo. A elétrica comprei no site da Loja Colombo e a marca é Anodilar.
@@BeatrizCominatto Obrigada pela resposta. Vi umas no mercado livre mas elas eram diferentes, acredito que tem uma peça a mais que se se encaixa nessa sua, certo? Acho que foi isso que me confundiu nas imagens.
Bom dia Beatriz. Espero que você consiga ler minha pergunta. Estou tentando fazer escultura em tela. Os videos que tenho visto, a maioria russos, dizem que se usa gesso. Alguns usam gesso e acrescentam um pó no gesso que dá uma textura mais plastica. Só que até o momento não consegui descobrir uma forma de trabalhar com o gesso pois o mesmo seca muito rapido. Será que o segredo está na ceramica plastica? Voce pode me ajudar? Obrigado.
Bom dia, Edson. Olha, eu não entendo nada de gesso. Caso queira aplicar a cerâmica plástica, não sei exatamente o que fará, mas ela necessita de queima em forno ou com soprador térmico demoradamente no caso de peças maiores, o que talvez inviabilize. Ela só endurecerá com o calor de 130ºC por no mínimo 30 minutos, peças mais espessas até um limite de 50 minutos. Existem outros materiais de modelagem, como a massa DAS, por exemplo, que secam sem forno, mas tb não sei dar muitos detalhes sobre pois nunca a utilizei. Abçs.
Muito bom o vídeo. Eu tenho uma dúvida; abri recentemente um pacote que estava fechado a alguns meses, e agora não consigo abrir a massa (preciso de camadas finas no caso), a massa ou fica com várias rachaduras ou gruda na superfície ou no rolinho. Condicionei direitinho, usei o gel pvclay mas mesmo assim o problema persiste. Alguma dica?
Que bom que gostou. Marcus! :) Massa que fica dura sempre dá trabalho, tente sovar bastante e quando for abrir fazer com o rolinho bem limpo com álcool e bem seco, se ele estiver sujo de massa ficará mais grudento e vai complicar mais. Tem casos em que depois de limpar bem com álcool passo até um pouco de talco ou amido de milho (retirando os excessos) para que não grude. Lembrando que massas que pegam calor acima de 40ºC ficam inaptas ao trabalho, então sempre devemos guardar ao abrigo do calor forte. Depois conte se deu certo. Abçs.
Oi Luana, a PVClay não tem revendedores em sua região, posso enviar a vc se quiser, aqui tenho mais informações: beatrizcominatto.wordpress.co... Ou diretamente no site da fábrica: www.pvclay.com.br (veja também a relação dos revendedores). Abçs
Beatriz Cominatto Bom dia, obrigado, ontem acabei pesquisando e pedi pelo site, vou tentar me arriscar e fazer umas bijus pra mim, parabéns pelo seu trabalho, me tira uma dúvida, esse verniz também só encontro no site?
Oi Sheila, o que deixa a massa mais mole é o excesso de óleo plastificante, abra um pouco a massa, coloque entre folhas de papel absorvente e deixe lá por horas, até mesmo de um dia para o outro de for necessário. Vá trocando o papel. ruclips.net/video/NQ6rePFLxMM/видео.html
Oi Bruno, os fornos variam muito. Ela necessita, além do tempo de aquecimento, + 30 minutos aos 130 graus. Peças com mais de 6mm de espessura aumentar alguns minutinhos até o limite de 50 minutos. O ideal é sempre testar... se escurecer queimou demais, se depois de totalmente fria estiver frágil, certamente faltou + queima. Tem casos em que por não ter um forno mais fraco diminui um pouco o tempo. Se cobrir sua peça durante a queima (com papel alumínio, por exemplo), terá uma temperatura mais uniforme.
Olá Beatriz tentei entrar em contato com você, e não consegui ter resposta,gostaria muito de saber sobre as aulas presenciais. Te mandei um email mais não obtive resposta.Estou interessada em suas aulas.
vai mantendo sempre bem limpo com álcool e seco, nunca use nada oleoso para não grudar que vai grudar ainda mais. Procure afinar aos poucos, bem gradativamente, se apertar muito de uma só vez ela esmaga e gruda mais. Mas tem cilindro que gruda mais mesmo que outros. :/
@@BeatrizCominatto tô bem frustrada. A cerâmica q comprei é da PV Clay. Quando elas chegaram eu joguei a caixinha q vem nelas e deixei ela envelopada apenas no plásticozinho q vem nela. Coloquei todas em uma vasilha plástica então acredito ter conservado direito. Quando vou usar eu tenho q colocar muito óleo de bebê pra poder deixar ela maleável, pq se não colocar nada até q ela fica no ponto porém quando coloco o cortador, as laterais saem craqueladas. Quando levo a queima fica com bolhas já não sei mais oq fazer pra não ficar com bolhas, e eu condiciono desta forma q vc faz, priorizando as dobraduras ... Tô tão triste com isso. Comprei tanta coisa, preciso fazer isso dá certo Beatriz 😔
@@thaliaoliveira5523 pode ser muita coisa, ar no condicionamento, tb muito raramente adiciono algo para amaciar, na verdade fico mais de ano sem fazer é isso, é muito raro mesmo, elas parecem duras mas na sua maioria condicionam. O óleo deixa grudenta e com isso mais ar pode ficar retido, no calor eles se expandem e aparecem. Tb se o forno estiver mais quente que o indicado (nunca confie no indicador do forno), a massa borbulha e formam bolhas, proximidade com resistência. Cortador geralmente não tem o mesmo fio da lâmina e "empurram" a massa para cortar, nessa empurrada tb grudam mais, com óleo na massa, mais ainda... Veja que se cortar com lâmina essas rachaduras não aparecem, pode minimizar passando amido de milho ou talco no cortador, vai grudar menos. Estou para gravar uma FAQ sobre bolhas.
Olá Beatriz, você é muito simpática e seus vídeos são ótimos. Porém não fiquei satisfeita, perco muito tempo condicionando a massa e não consigo fazer o processo para grandes medidas. Achei dura demais.
Obrigada Ana! O polímero dá sim um pouco de trabalho para condicionar. Com a máquina de macarrão esse processo agiliza muito, eu só amacio com ela. E ir pegando o jeitinho, sempre em pequenas porções e vai juntando.
Há anos atrás quando eu era adolescente e gostava de cosplay, vi vídeos gringos de acessórios em polymer clay e fiquei babando, pq achava a aparência superior ao biscuit. Mas nunca encontrei no Brasil e deixei pra lá. Recentemente encontrei o grupo no face e vi seu comentário. Tô muito feliz em saber que agora é um material mais acessível aqui 🥰
Oi Taynah, mas tinha sim, a massa está no Brasil desde 1992! Mas era ainda somente a importada, a nacional já tem mais de 12 anos!
obrigada Beatriz, todas as dicas sempre me ajudam. minhas massas estão um bocado secas. suas dicas me ajudaram a não dispensá-las, afinal, eu quero muito fazer peças. estou tentando trabalhar há anos, sempre com alguma dificuldade em seguir adiante. mas, não vou desistir. agora que meu marido faleceu, quero me dedicar mais ao artesanato. assim, eu me sinto feliz.
Oi, Bia! Adquiri minha primeira leva da PC! Aguardando a entrega, Estou na expectativa de um grande futuro!
Obaaa!! Sucesso aí! 🤩
@@BeatrizCominatto Estou olhando outra vez vários vídeos teus! Tua didática é excelente!
🥰😁😘@@anamargarethgoncalves2305 Obrigada!
Oi boa tarde. Será que posso fazer bonequinhos com essa massa?
sim, é muito utilizada para esculturas.
Adorei o vídeo! Aliás eu assisti a quase todos do canal.
Tentei usar pela primeira vez umas massas que havia comprado em 2020 e deixei guardadas na embalagem em uma gaveta dentro do armário. Quando fui mexer, não consegui condicionar de jeito nenhum. Depois de assistir ao seu vídeo, fiz de novo, conforme vc fala e deu certo!!! Muito obrigada, foi muito esclarecedor, estava pensando que iria ter que me desfazer de todas, mas agora vou aproveitar mesmo as que ficaram mais secas. Acho que algumas delas começaram o processo de cura, pois moro no Rio de Janeiro e durante o verão fica muito quente, mesmo dentro do armário (a noite eu abro a porta e vem aquele “bafo” quente).
Mas obrigada pelo vídeo e as outras dicas, todas muito importantes! ♥️
Ah bom saber que deu certo! É, o calor pode complicar mesmo!
Nunca vi um vídeo tão gostoso de assistir como esse! Muito obrigada, a explicação é maravilhosa, principalmente para quem está começando agora, super didático e passa uma calma com a sua voz!
Puxa, muito obrigada! :)
Boa noite Beatriz. Essa massa pode ser queimada em forno de porcelanas?
Só se ele tiver algum controle que vc possa estabilizar nos 130 graus.
Vc é ótima professora
Obrigada 🙏🏻
Fiz minha primeira compra de massinha, vou colocar em prática e volto aqui pra contar minha experiência, mas acredito que vai dar certo, pois vc ensina muito bem, bjs...
obaa que gostoso ouvir isso. Bjo.
Oi como esta hoje está trabalhando com a ceramica?
Nossa! Parabéns pelo seu trabalho, pela explicação e dedicação. A forma que você fala é profissional e simples! Espero que você volte a gravar o quanto antes. Que seu 2020 seja abençoado com muita saúde e paz! Fique com Deus! =)
Muito obrigada, Julia! Um ótimo 2020 pra vc tb! Sim, voltarei em breve a gravar outros mais. Bjo.
olá beatriz!
a senhora tem uma didática incrível e demonstra muita autoridade ao falar. adoraria assistir mais vídeos seus e certamente não sou a única que aprecia o seu trabalho. grava mais pra gente! ♡
abraços!
Ah que querida, obrigada! Juro que tento me organizar há anos pra isso, mas vivo enrolada com mil coisas hahaha. Tenho vídeo gravado que nem consegui editar e publicar ainda :/ Mas vou tentando :D
entendo totalmente! enquanto isso, ficarei por aqui aguardando os próximos vídeos! espero que dê tudo certo ☺
Muito legal! Eu quero começar a modelar com ela quero fazer caricaturas, já faço com biscuit, mas quero mudar. Eu tenho esse canal no youtube ESCOLA SEM FIM e quero trazer essa arte para as crianças. Caso se projeto dê certo eu vou postar lá alguns vídeos ensinando a modelar com ele. Obrigada pelo vídeo
Nossa amei esse vídeo.... Que paz na explicação
😄
Comecei a trabalhar com cerâmica plástica, e aja braço viu !! Vou investir na máquina de macarrão, vale a pena, o braço agradece kkk
Melhor coisa, além do braço agradecer, tb ganhará em mais agilidade e acabamento. :D
AMEI a explicação, é a melhor que achei até agora.
Lindoooo, maravilhoso seu trabalho parabéns.
Que legal, vou encomendar um 456g e começar a criar, eu já fazia algumas esculturas em oil clay soft pra aprender, agora creio que já posso partir pra outra etapa. Valeu Beatriz você é muito legal dividindo seu conhecimento.
Quando quiser dá uma olhadinha aqui: beatrizcominatto.wordpress.com/pvclay/
Muito obrigado!
Obrigada Beatriz. Sempre muito educada e talentosa. Deus te abençoe muito mais ainda!
Muito obrigada, Martha! :)
Olá Beatriz tenho visto seu trabalho no programa Melhor e tb da Cátia Fonseca, são antigos mas me emocionei, já faço montagem de semi- jóias e bijus, mas gostaria de começar na cerâmica plástica e gostaria de comprar seu livro e tb fazer aulas virtuais, vou entrar no seu face, obrigada querida por nos fazer felizes, estou meio deprimida e quero mudar para a cerâmica, beijos, Gratidão.
Ah que linda, obrigada pelo carinho. Sim, me adicione e conversamos. Fique bem.
Sempre bom ver você nos dando dicas, abração, Flora
Completo, Beatriz. Parabéns! VC bem que podia mostrar os brincos que vc faz sob encomendas ou pra uso próprio.
Dá uma olhadinha no canal, tenho videos de brincos que ensinei em programas de TV, consulte tb nas playlists.
Minhas dificuldades com a cerâmica são inúmeras:
1 - algumas cores da pvclay são mais quebradiças que outras, mas quebradiças num nível que é quase impossível trabalhar, assim que começo a amaciar a massa vira uma farofa, mesmo colocando o gel, é péssimo!
2 - comprei a maquininha de macarrão, porém a cerâmica gruda nela o tempo todo, mesmo eu limpando a todo momento com álcool, além do fato das cores que esfarelam mais fazerem uma bagunça tremenda na hora de passar na máquina.
3 - depois da queima, lavo as peças com água e detergente e mesmo assim o verniz não fixa de jeito nenhum.
Pensei que seria bem mais fácil trabalhar com essa clay, vejo algumas pessoas de outros países usando clays importadas e elas parecem muito mais maleáveis, lisas e fáceis de trabalhar.
Oi Hortência, o tipo de material é instável, inúmeras condições podem alterar a consistência e maleabilidade da massa, inclusive temperaturas acima de 40 graus, e isso acontece tb com outras marcas. Trabalhei com a Fimo por quase 20 anos e infinitas vezes eu me deparava com massas esfarelando e bem difíceis de condicionar. Qdo ela está assim é realmente muito chato de trabalhar. Se ela não foi exposta a temperaturas altas, dá trabalho mas são condicionáveis. Já se ficou exposta ao calor forte ela "emborracha" e fica praticamente impossível. O gel faz com que fique mais grudenta e com isso mais difícil com a máquina. As melhores máquinas não tem o cilindro polido (nestas grudam bem mais), as que o cilindro tem aspecto de aço escovado são as melhores. Amacie sempre em pequenas quantidades e depois vá juntando. Coloque uma bandeja embaixo que facilita ir juntando. Mesmo massas que estejam macias faço por partes. Se o detergente não está resolvendo, experimente limpar a peça com álcool, normalmente é o que faço, uso álcool de 92.8. Espero sinceramente que logo vc se entenda melhor com a massa! ;)
@@BeatrizCominatto obrigada Beatriz! Vou usar suas dicas e seguir tentando, também espero me familiarizar mais facilmente com ela em breve! 😘
😘
@@BeatrizCominatto Beatriz, depois que passamos verniz nas peças, elas ainda podem ser molhadas? Digo assim, posso entrar na piscina com uma peça de envernizada?
@@hortenciafonseca740 Depois de 24 hs da secagem ele é sim a prova d'água.
Minha Guru. Tudo que aprendi e ainda estou aprendendo foi com você. Bjs.
Ah muito obrigada!
Pode usar cola branca para grudar as peças ou tem que ser uma própria para essa massa?obrigada 😘
Não é a cola mais indicada, melhor usar araldite ou super bonder.
Quero experimentar
Oi Beatriz,
Estou começando a trabalhar com ceramica plastica e comprei uma variedade de cores da PVClay. Elas chegaram semana passada mas eu não estou conseguindo condicionar elas de jeito nenhum... Elas estão esfarelando e quebram mesmo depois de serem amaciadas por 40 minutos (minhas mãos ja vão cair)... Alguma ideia de qual pode ser o problema? Quanto tempo leva para amaciar a massa normalmente? obrigada!
Oi Camila, o tipo de material por ser instável, mas normalmente não tanto trabalho assim. Um dica que dou é condicionar quantidade pequenas (vou de gominho em gominho do bloco) e juntando. Máquina de macarrão auxilia MUITO, mas mesmo nela vou por partes menos e juntando depois. Algumas gotinhas do nosso gel pode auxiliar no processo se estiver muito difícil. :)
Excelente dúvida!
Oi Bia, ótima explicação. Experimentei as massas agora e adorei. Quando for de novo ao Brasil, já vou encomendar mais. Parabéns.
Que legal Viviane, obrigada!
Oi Bia. Que saudades das suas aulas. Acabei de me inscrever em seu canal. Super beijo
Ah que linda vc, Cláudia! Bjs
Olá Beatriz. Estou me apaixonando por esta arte. Ainda não faço e tenho dúvidas.
Agradeço sim, se lhe for possível esclarecer algumas.
Quanto tempo depois de modelada a massa, devo levar ao forno?
Caso tenha peças feitas separadas, mas que precisarei uni-las na montagem, é preciso colar?
O forno de casa, fogão tradicional a menor temperatura é 160°, co faço?
Oi Cleide, protegendo de poeira vc pode queimar qdo vc quiser, já tive peça que queimei depois de meses. Sim, terá que colar, pode usar super bonder ou araldite. Qto ao forno, queime com a porta entreaberta, mas procure cobrir as peças para uniformizar o calor dentro dele que terá a frente mais fria do que o fundo por causa da abertura frontal. Tem quem queime em temperatura mais alta e por menor tempo (cada forno é um caso, sugiro sempre fazer experiências antes), mas prefiro observar os 130 graus e não alterar as especificações de todos os fabricantes qdo a isso.
@@BeatrizCominatto Muito obrigada pelo retorno e pelas informações. Darei início a este aprendizado e certamente manterei contato. Desde já, grata! Abraço.
Beatriz, ela tá pronta, bem acondicionada, quando não quebra mais?
Outra pergunta: a vaselina tem que ser líquida ou pode ser pastosa tambem?
Obrigada. Abraço.
Oi Saionara, ela está bem condicionada qdo fica maleável e não quebra, ganha um pouco de elasticidade. A vaselina pastosa ajuda não terá o mesmo efeito da líquida que irá se incorporar melhor e levar mais umidade à massa. Mas se puder utilizar o nosso gel, é o mais indicado por não alterar o produto com outros componentes que não fazem parte de sua fórmula.
Beatriz Cominatto , obrigada. Estou recém começando nessa aventura. Ainda não tenho todas as ferramentas necessárias, mas vou adquirindo aos poucos. Beijo
Parabéns Beatriz. Te enviei um e-mail com algumas duvidas sobre adquirir a massa...Obrigado.
Obrigada!
Muito bom seu vídeo, Beatriz! Eu posso curar minhas peças no mesmo forno que uso para assar meu alimento?
Oi Pat, pode sim, mas antes dá uma olhada nestes 2 vídeos onde abordo esse assunto: ruclips.net/video/I4UbCKVukhM/видео.html e ruclips.net/video/2Tv_Z18ufWQ/видео.html
@@BeatrizCominattovaleu!
Olá Beatriz , gostaria de saber quais tintas se pode usar na Ceramica Plastica , vi alguns videos q passavam um pó metalica ,outros era tinta que parecia "tinta óleo". E se pinta antes ou depois de assar . Desde já , muito obrigada , 😍.
Oi Cintia, a mais comum de ser usada é a acrílica e os pigmentos em pó (purpurina, pastel seco raladinho, sombra de olhos e dá uma olhadinha que a PVClay tem uns lindos). Dependendo do que for fazer tem outras opções, nacionais e importadas. Bjo.
Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Amei suas dicas!!
Adorei seu canal ! Já te adicionei por aqui ! Saudades e beijos !
Olá Beatriz! Comprei uma máquina de macarrão manual com rolos antiaderentes, mas mesmo assim a massa (uso a PVClay) gruda sempre. Nunca consegui usar. Testei a Fimo e aconteceu a mesma coisa. Já usei até produtos especiais tipo W-40 pra ver se não gruda e não adiantou. Tenho medo de investir numa máquina melhor e dar no mesmo. Você tem alguma dica para me dar?
Oi Ingrid, nunca usei máquina antiaderente. Recomendo máquinas cujos cilindros sejam com micro ranhuras e não totalmente polidos, os lisinhos demais bem polidos grudam muito mais. Se começa a grudar passo papel umedecido em álcool, nunca óleo (como o w-40 ou qualquer outro tipo) pois óleo deixa a massa muito mais grudenta. Abçs.
Muito obrigada Beatriz!!!! Vou seguir seu conselho com certeza e adquirir o cilindro certo. Bjs
Beatriz Parabéns ...
Obrigada 🙏🏼 Beatriz pelo seu conhecimento compartilhado
Eu que agradeço o carinho. Bjo.
Parabéns Beatriz! Obrigada pelas Dicas! :)
Obrigada Beatriz por compartilhar teus conhecimentos!!!
vou adorar! e você é uma querida! gratidão!
Que produto se usa para alisar as peças antes de assar? Pesquisei muito e não achei nada sobre como alisar a peça
Olá mesmo peças pequenas tem que ser a 130° ?
Sim, essa temperatura dos 130 graus é a indicada para qualquer tamanho de peças, e os 30 minutos é o recomendado para peças finas, deixamos mais tempo qdo mais grossas.
Obrigada lindeza ☺️ 🌹💐
Quero fazer aromatzador pessoal, gostaria de saber se invernizar com o verniz de cerâmica , se impermeabiliza,e ele não fica melado depois, pois o biscuit fica melado com o óleo
Oi Mariana, a cerâmica plástica pode dar algumas reações com diversos materiais. Difícil saber ao certo até mesmo todos os componentes dos óleos aromatizantes. Já dei aulas de pingente aromatizador e recomendo que use dentro um algodão com uma quantidade muito mínima do óleo para que ele não tenho contato direto com o material. O mesmo sobre o verniz tb, não tenho como ter certeza das reações.
Até mesmo o biscuit precisa de certo condicionamento antes de modelar, é preciso sovar a massa um tempinho. É mais confortável que a polymer clay mas parecido, então já esperava algo do tipo. Ótimo vídeo!
Obrigada! Logo quero retomar as gravações de mais vídeos, projeto que precisei suspender por um longo tempo resolvendo coisas de saúde em família! Bjo.
@@BeatrizCominatto Melhoras e muita saúde, que você possa retornar com paz e tranquilidade ao projeto. Abraços!
@@user-wt5if6rx8m Muito obrigada! :)
Perfeito .
Boa tarde. Por favor, que tipo de material posso usar para escrever na clay? Caneta permanente? Quero fazer letras bem finas. Obrigada.
Usei poucas vezes canetas sobre o material, nas poucas vezes a permanente foi a que menos problemas deu, mesmo assim apliquei o verniz para fixar e com cuidado, pois o próprio verniz tb fazia borrar um pouco.
Adoro seus vídeos!!!
Obrigada, Edna! Assim que minha vida voltar ao normal... rs... pretendo fazer outros, tive que dar uma pausa! :)
Beatriz, ceramica plástica é o mesmo que cerâmica fria (da Licyn)?
Margarete, são materiais bem diferentes, entre outras coisas, a cerâmica plástica só endurece com queima em forno comum, enquanto a cerâmica fria seca naturalmente. Tb não há encolhimento na cerâmica plástica, o que não causa nenhuma deformidade da peça.
Gratidão pelo vídeo. Depois que a peça ficar pronta precisa deixar secar antes de ir pro forno?
Não, ela irá secar justamente com o calor do forno. :)
Oi Beatriz! Onde compro o rolinho? No site não tem. Sabe me indicar onde? Grata!
Olá Claudia, se quiser comprar comigo aqui tenho os modelos e preços, tb meu email e explicações sobre o pagamento, mas estou sem o de plástico pequeno, os outros ok. beatrizcominatto.wordpress.com/pvclay/
Posso fazer vaso de planta com essa massa?
Aguardo resposta. Grata
Deus te abençoe Grandemente
Olá Elizabeth, poder pode, mas precisa ter boa espessura para não ficar flexível e tb um suporte para manter o formato na queima para não deformar. Muitas vezes acaba sendo mais prático revestir com a massa um vaso ou vidro. Abçs.
Olá Beatriz, trabalho com biscuit ( porcelana fria) e quero me aventurar a fazer peças com cerâmica plástica. Quero fazer apliques em pratos e xícaras, a pergunta é : depois da queima é necessário descolar o aplique da peça e colar com cola?
Agradeço desde já a atenção, seu trabalho é lindo estou apaixonada por esta técnica! 😍
Obrigada, Edna! O ideal é levar a caneca junto ao forno com a cola araldite. Se precisar colar algo depois da queima, pode usar super bonder.
Muito obrigada Beatriz, fiquei muito feliz por me responder 😄 a muito tenho muita vontade de trabalhar com esta massa. Vou procurar um revendedor aqui em Brasília, é quero comprar seu livro o mais rápido possível. Um abraço !!! 😍😍
@@ednareginadasilvamachado6578 Não temos revendedor em sua região. Se quiser posso enviar. Aqui tenho link com os produtos, nele tb tem endereço da fábrica e lá a relação dos revendedores. beatrizcominatto.wordpress.com/pvclay/
@@BeatrizCominatto obrigada vou ver os produtos, entrarei em contato com vc para comprar 😊
Oi, Bia. Se eu utilizar o forno caseiro, posso depois assar alimentos?
Olá Mônica, há quem prefira um forno só pra isso, mas nenhum fabricante diz que precisa, indicam forno caseiro mesmo. Eu uso o mesmo há muitos anos.
Onde compro essa máquina? :)
Oi Laura, vc pode procurar em lojas de equipamentos para culinária, pois são máquinas de macarrão. Essa minha manual é da Atlas, é italiana e bem mais cara, mas existem outras nacionais do mesmo tipo. A elétrica comprei no site da Loja Colombo e a marca é Anodilar.
@@BeatrizCominatto Obrigada pela resposta. Vi umas no mercado livre mas elas eram diferentes, acredito que tem uma peça a mais que se se encaixa nessa sua, certo? Acho que foi isso que me confundiu nas imagens.
@@lo-ruhamaflorscuk4271 isso, vem uma peça que encaixa.
Bom dia Beatriz. Espero que você consiga ler minha pergunta. Estou tentando fazer escultura em tela. Os videos que tenho visto, a maioria russos, dizem que se usa gesso. Alguns usam gesso e acrescentam um pó no gesso que dá uma textura mais plastica. Só que até o momento não consegui descobrir uma forma de trabalhar com o gesso pois o mesmo seca muito rapido. Será que o segredo está na ceramica plastica? Voce pode me ajudar? Obrigado.
Bom dia, Edson. Olha, eu não entendo nada de gesso. Caso queira aplicar a cerâmica plástica, não sei exatamente o que fará, mas ela necessita de queima em forno ou com soprador térmico demoradamente no caso de peças maiores, o que talvez inviabilize. Ela só endurecerá com o calor de 130ºC por no mínimo 30 minutos, peças mais espessas até um limite de 50 minutos. Existem outros materiais de modelagem, como a massa DAS, por exemplo, que secam sem forno, mas tb não sei dar muitos detalhes sobre pois nunca a utilizei. Abçs.
@@BeatrizCominatto obgdo. Abraços
Muito bom o vídeo. Eu tenho uma dúvida; abri recentemente um pacote que estava fechado a alguns meses, e agora não consigo abrir a massa (preciso de camadas finas no caso), a massa ou fica com várias rachaduras ou gruda na superfície ou no rolinho. Condicionei direitinho, usei o gel pvclay mas mesmo assim o problema persiste. Alguma dica?
Que bom que gostou. Marcus! :) Massa que fica dura sempre dá trabalho, tente sovar bastante e quando for abrir fazer com o rolinho bem limpo com álcool e bem seco, se ele estiver sujo de massa ficará mais grudento e vai complicar mais. Tem casos em que depois de limpar bem com álcool passo até um pouco de talco ou amido de milho (retirando os excessos) para que não grude. Lembrando que massas que pegam calor acima de 40ºC ficam inaptas ao trabalho, então sempre devemos guardar ao abrigo do calor forte. Depois conte se deu certo. Abçs.
@@BeatrizCominatto Consegui manter a integridade da massa usando a dica do talco. Obrigado. :)
Boa tarde, onde eu encontro o matéria em Brasília? Grata
Oi Luana, a PVClay não tem revendedores em sua região, posso enviar a vc se quiser, aqui tenho mais informações: beatrizcominatto.wordpress.co...
Ou diretamente no site da fábrica: www.pvclay.com.br (veja também a relação dos revendedores). Abçs
Beatriz Cominatto Bom dia, obrigado, ontem acabei pesquisando e pedi pelo site, vou tentar me arriscar e fazer umas bijus pra mim, parabéns pelo seu trabalho, me tira uma dúvida, esse verniz também só encontro no site?
Ah que ótimo! Sim, verniz é o nosso gloss, específico para o produto.
Beatriz Cominatto grata
Olá Beatriz fui abrir a massa pela primeira vez mais a massa tá igual um chicletes 😭 o que eu faço?alguma dica ?
Oi Sheila, o que deixa a massa mais mole é o excesso de óleo plastificante, abra um pouco a massa, coloque entre folhas de papel absorvente e deixe lá por horas, até mesmo de um dia para o outro de for necessário. Vá trocando o papel. ruclips.net/video/NQ6rePFLxMM/видео.html
Quanto tempo vc coloca? Comprei esta massa mas parece que 30 m eh MT Pouco
Oi Bruno, os fornos variam muito. Ela necessita, além do tempo de aquecimento, + 30 minutos aos 130 graus. Peças com mais de 6mm de espessura aumentar alguns minutinhos até o limite de 50 minutos. O ideal é sempre testar... se escurecer queimou demais, se depois de totalmente fria estiver frágil, certamente faltou + queima. Tem casos em que por não ter um forno mais fraco diminui um pouco o tempo. Se cobrir sua peça durante a queima (com papel alumínio, por exemplo), terá uma temperatura mais uniforme.
onde compro essa maquina?
Vc encontra em lojas de equipamentos culinários.
fiquei muito triste, pq o meu primeiro experimento esfarelou todo, será se eu usar óleo mineral ajuda?
Pode sim, Luciano, qdo a massa crua esfarela o óleo mineral ou a cerâmica em gel ajudam bastante.
Olá Beatriz tentei entrar em contato com você, e não consegui ter resposta,gostaria muito de saber sobre as aulas presenciais. Te mandei um email mais não obtive resposta.Estou interessada em suas aulas.
Oi Jaqueline, daqui a pouquinho te respondo, eu estava fora e somente agora vou ler. Abçs.
Ta bom
a uma forma de evitar que cole no rolinho?
Procure manter o rolinho limpo com álcool e não pressionar sobre a massa sem gira-lo bem. Toda vez que começar a grudar limpe-o sempre.
É fácil de encontrar Essa massa? Bjs
O meu cilindro ( máquina de macarrão) gruda muito minha massa. Não sei mais oq fazer
vai mantendo sempre bem limpo com álcool e seco, nunca use nada oleoso para não grudar que vai grudar ainda mais. Procure afinar aos poucos, bem gradativamente, se apertar muito de uma só vez ela esmaga e gruda mais. Mas tem cilindro que gruda mais mesmo que outros. :/
@@BeatrizCominatto tô bem frustrada. A cerâmica q comprei é da PV Clay. Quando elas chegaram eu joguei a caixinha q vem nelas e deixei ela envelopada apenas no plásticozinho q vem nela. Coloquei todas em uma vasilha plástica então acredito ter conservado direito. Quando vou usar eu tenho q colocar muito óleo de bebê pra poder deixar ela maleável, pq se não colocar nada até q ela fica no ponto porém quando coloco o cortador, as laterais saem craqueladas. Quando levo a queima fica com bolhas já não sei mais oq fazer pra não ficar com bolhas, e eu condiciono desta forma q vc faz, priorizando as dobraduras ... Tô tão triste com isso. Comprei tanta coisa, preciso fazer isso dá certo Beatriz 😔
@@thaliaoliveira5523 pode ser muita coisa, ar no condicionamento, tb muito raramente adiciono algo para amaciar, na verdade fico mais de ano sem fazer é isso, é muito raro mesmo, elas parecem duras mas na sua maioria condicionam. O óleo deixa grudenta e com isso mais ar pode ficar retido, no calor eles se expandem e aparecem. Tb se o forno estiver mais quente que o indicado (nunca confie no indicador do forno), a massa borbulha e formam bolhas, proximidade com resistência. Cortador geralmente não tem o mesmo fio da lâmina e "empurram" a massa para cortar, nessa empurrada tb grudam mais, com óleo na massa, mais ainda... Veja que se cortar com lâmina essas rachaduras não aparecem, pode minimizar passando amido de milho ou talco no cortador, vai grudar menos. Estou para gravar uma FAQ sobre bolhas.
Olá Beatriz, você é muito simpática e seus vídeos são ótimos. Porém não fiquei satisfeita, perco muito tempo condicionando a massa e não consigo fazer o processo para grandes medidas. Achei dura demais.
Obrigada Ana! O polímero dá sim um pouco de trabalho para condicionar. Com a máquina de macarrão esse processo agiliza muito, eu só amacio com ela. E ir pegando o jeitinho, sempre em pequenas porções e vai juntando.