🤝 A dupla paciente-analista
HTML-код
- Опубликовано: 12 дек 2024
- 🔗 Quando pensamos na dupla paciente-analista, imaginamos um diálogo em uma via de duas mãos, embora alguns autores questionem se realmente existe o diálogo já que somente o paciente fala. Porém, na verdade, ambos falam ainda que é certo que o analisando vai na frente e o analista o segue de perto perguntando, assinalando, corrigindo, confrontando suas ideias e colocando lógica onde não há.
🔩 O fato do assunto girar em torno do mundo do paciente não quer dizer que não seja um diálogo o qual, às vezes, roda em torno de um eixo e se aprofunda como um parafuso. Neste diálogo tanto o analisando quanto o analista são importantes porque ambos passam informações um para o outro. Da mesma forma que analisamos o paciente, este nos analisa e tira suas conclusões bastante acertadas.
🗝️ A análise das percepções que o paciente tem de nós, em várias ocasiões nos permite entender conteúdos transferenciais que de outra maneira não seria possível. Vemos isso através da interpretação de sonhos, onde os pacientes revelam fantasias inconscientes que aparecem projetadas na relação conosco.
🙌 Como reforçar o laço afetivo da dupla? Como entender as percepções do paciente e consolidar a confiança mútua? E como agir quando há desarranjos que revelam conteúdos inconscientes carregados de angústias de tipo persecutório?
...
Imagem de capa gerada por inteligência artificial. Criador de imagens do Bing, © 2023 Microsoft.