I'm french and I'm really impressed that so much people in Brasil know Régine Pernoud, so glad to see that. I'm just sad that I can't understand brasilian. If you're interested in medievalist historian here some of the best in France : Jacques le Goff, Georges Duby, Marc Bloch, Jacques Heers, Jerome Baschet, Louis Halphen, Alain Demurger. Brazil seems to have a great intellectual stimulation. My english is bad too, sorry !
Vincent P. Unfortunately while we had some interesting historians and philosophers today we are kinda lacking those (exceptions like Olavo de Carvalho do exist).
Sou novo por aqui, leitor de primeira viagem, criando o habito de ler em maior constância. Sou calouro de Pedagogia na UFPA e nas aulas sempre me incomodou o fato de que os professores insistem em dizer que a idade media é a Idade das trevas. Como se existissem somente idiotas e que esses idiotas só abandonaram tal condição após a "luz" da revolução francesa! sempre ficava com a pulga atras da orelha e pensava: " Como pode em 1000 anos ninguém produzir nada!" em minha estupidez assim pensava. Mas tenho entendido ( sem a ajuda dos professores) a importância da idade média na educação e preservação de documentos e do quanto este periodo foi produtivo!
O Le Goff tem um livro lindo (para mim) chamado "Por que a história deve ser dividida" e um dos assuntos que ele trabalha é a mudança de visão que a Idade Média teve, super recomendo caso queira se aprofundar mais no assunto.
Aline Aimee Eu ainda não vi, mas vou ver. Ah, tem uma biografia romanceada dela chamada "Música Escarlate". Meio exagerada em alguns pontos, mas tem algum interesse. É dar o desconto de romancearem...
+Claire Scorzi Opa! Vou procurar! Obrigada pela dica! Acho que o filme dá uma romanceada também! Tinha um link dele lá no blog, num post que fiz sobre ela, pq esse filme estava inteiro no RUclips.
Continuando: sobre o assunto do Amor Cortês, indicaria A Alegoria do Amor, do C.S. Lewis; e os textos do meu querido Chrétien de Troyes, especialmente "Eric e Enid" e "Cligès ou a que fingiu de morta" ^^
Anotada a sugestão desse livro, parece ser bem interessante. Eu também recomendaria como sugestões os livros: A Idade Média e o Dinheiro do Le Goff e claro, O Outono da Idade Média do Huizinga pra aqueles que possuem mais fôlego hehe.
Continuando (é, tem mais! rs): quando você abordou a questão da Inquisição, em História do Medo no Ocidente, o historiador francês (mais um!!) Delumeau levanta as estatísticas das épocas e prova pro leitor que a perseguição à bruxaria, por exemplo, foi muito maior na Idade Moderna.
@@AlineAimee Estou meio atrasada,mas estou respondendo.Sou católica apostólica romana,amo a Santa Igreja,e realmente,completando o que você disse,a Santa Igreja não só não reconheceu como PROIBIU.É importante lembrar que, embora a crença popular consagre o “Martelo das bruxas” como um clássico texto católico no que cabia ao contexto da Inquisição, a obra nunca foi oficialmente usada pela Igreja católica. Os inquisidores a usavam escondidos, enquanto a Igreja proibiu sua publicação.
@@AlineAimee O “Martelo das bruxas” foi compilado e escrito por dois inquisidores dominicanos alemães, Heinrich Kraemer e James Sprenger (geralmente os nomes aparecem em latim: Henrici Institoris e Iacobus Sprenger). Os autores fundamentavam as premissas do livro com base na bula “Summis desiderantes”, emitida pelo Papa Inocêncio 8º em dezembro de 1484, o principal documento papal sobre a bruxaria. Nela, Sprenger e Kramer são nomeados para combater a bruxaria no norte da Alemanha, com poderes especiais. Kramer e Sprenger apresentaram o livro à faculdade de Teologia da Universidade de Colônia, na Alemanha, em maio de 1487, esperando que fosse aprovado. Entretanto, o clero da universidade condenou a obra, declarando-a ilegal e antiética.O feitiço virou contra o feiticeiro - literalmente. Kramer foi condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição em 1490, e sua demonologia considerada não acorde com a doutrina católica. Porém, seu livro continuou sendo publicado e usado também por protestantes em alguns de seus julgamentos contra bruxas.
A notação musical foi criada pelo Papa Gregório II, por isso q surgiu o nome canto gregoriano, além de q foram os padres q criaram os livros dessa forma. Tudo praticamente foi a Igreja q criou ou aperfeiçoou, leiam: Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental.
Achei a proposta desse livro interessantíssima. Ele só reforça a ideia de que o iluminismo e seus desdobramentos foram os grandes responsáveis por uma série de controles que se produziram na história e se perpetuam até hoje. O mais curioso é perceber como uma momento histórico que se proclama como "salvador", por eleger a razão como o grande instrumento da humanidade, o utiliza de forma potente para segregar vidas e propagar uma série de violências. Vou deixar anotada a indicação. E espero encontrar o livo mesmo que seja em versão digital.
+James Thiago Você já leu Emílio, do Rousseau, e sua proposta educacional? É de pasmar de tão absurdo! Uma redução patética do ser humano, vinda de um cara que botou os cinco filhos no orfanato! 😱😮
Quando cheguei ao seu comentário da mulher como civilizadora do homem, eu tive de dar um like mesmo sem ver o resto... e dei uma risada, porque você deve estar certa! kkkk
@UCjuBSd5d7UqooSi7O_6c2Jw O arquivo q citei foi feito pelos 30 maiores históriadores do mundo. E sua fala mostra o como vc não entende de história, ela é alto revisante, e se tratando do passado é uma luta constante para se achar as peças do passado para chegar na figura mais próxima do q aconteceu.
Adoro história, sempre que posso estou lendo sobre. O interessante desse livro é que ele desmistifica algumas crenças a respeito da Idade Média que nos são passadas nas aulas. É importante ter uma visão correta dos fatos para não cometer equívocos.
Adorei o vídeo. Quando você comentou sobre o livro no snapchat eu procurei para baixar, mas não encontrei. De qualquer forma você consegue abordar a temática super bem e explicar tudo direitinho.
Oi. Se te interessa ainda, eu tenho o livro em pdf. Coloca teu e-mail aqui, que mando. :) Da mesma autora, eu tenho tb ' Luz Sobre a Idade Media' e 'Os Templários'.
Quero muito ler este livro, tentarei encontrar um exemplar. Nesse seguimento comecei a leitura de "O Outono da Idade Média - Johan Huizinga", a Adriana do canal Livros & Post It, esta fazendo um diário de leitura, é bem interessante. Obrigada por compartilhar informações tão incríveis. =)
Adoro ler romances passados na Idade Média. Meu preferido é "Historia do rei transparente", da Rosa Montero (Heloisa e Abelardo aparecem na historia). Também amo a coleção "Os reis malditos", do Maurice Druon, que conta como o chefe da ordem dos templários amaldiçoou o rei Felipe, o Belo (que acabou com a ordem e o mandou pra fogueira) e as próximas gerações da família real. "Pilares da Terra", do Ken Follet, também é maravilhoso. Já leu estes? Bjos
+Adriana Melo Não li nenhum desses, mas uma amiga já tinha me indicado Pilares da Terra. Não sabia que a Rosa Monteiro tinha escrito esse romance!! Só li dois livros dela, de não-ficção. Vou procurar! Romances muitos bons que se passam na IM são "Notre Dame de Paris", do Victor Hugo, e "O Nome da Rosa", do Umberto Eco. Obrigada pelas dicas!!!
Pilates da terra é um livro fantástico!Ele é imenso,mas eu fiquei tão obcecada pelo livro que andava com ele pra todo lado,tamanha a curiosidade que me dava.
É justamente isso que não entendo, porque os colonizadores europeus não formaram uma relação de suserania e vassalagem no novo mundo (periodo das grandes navegações), mas ao inves disso criou uma relação de senhores de engenho e escravo? Mas que contradição absurda, pois os europeus superaram a escravidão do império romano no periodo medieval e modernista, mas restaurou esse sistema no novo mundo.
Os padres católicos da Companhia de Jesus fizeram isso com os índios, eles estavam formando feudos para protegerem os índios dos escravocratas portugueses e espanhóis, mas aí os maçons deístas, protestantes e ateístas como Dom José I, Marques de Pombal, Carlos III, Conde de Aranda e Conde de Floridablanca expulsaram os padres jesuítas das colônias de Portugal e Espanha.
Eu vim buscar informações sobre a era medieval. É claro que todas as épocas tem seus pontos positivos e negativos. Seja a idade antiga como a média, a moderna e a atual. Não sou muito fã dos defensores dos valores medievais porque eu considero isso conservadorismo no momento atual. Obrigado pelo vídeo.
Onde acho este livro, por favor? Estou procurando, mas não acho em nenhuma loja virtual(e muito menos nas lojas da minha cidade) e se acho o produto está indisponível :/
Nossa…Que absurdo. Não tem essa de superior ou inferior. Ambos se completam. Se for pra ir para esse lado de mulher ser superior ao homem por causa de Nossa Senhora, o que dizer então de Jesus Cristo?
Alô já comentei outros videos e já tinha dito que sou de história. Amei o video porque você tentou desmistificar os mitos da idade média, mas só uma curiosidade. A igreja católica adotou muita mitologia e modo de vida dos tais povos bárbaros, aliás a Europa ainda hoje tem muita herança dos povos bárbaros, que não eram assim tão bárbaros não. Bárbaro vem do grego e do latim que no Império Romano principalmente surgiu com a conotação de estrangeiro, por sua vez, aquele que não era civilizado. Mas os bárbaros tinham código penal e organização social, apenas era bastante diferente da romana. A igreja não apareceu para civilizar ou educar, ela apareceu como forma de unificar os reinos e as pessoas num único pensamento, o cristão e apareceu ainda dentro do Império Romano. Penso que era algo que você certamente iria gostar de saber, porque num vídeo que eu vi você disse que gostava de história. Deixo aqui grandes autores da idade média, Jacques le Goff e Georges Duby
Sim, eu li esses dois autores. Penso que a igreja ocupou o buraco deixado pelo império romano, mas esses mesmos autores falam do caráter educativo e controlador da Igreja. São os melhores autores quando o assunto é Idade média. :)
@@AlineAimee concordo. Estou a adorar ver os seus vídeos. E gosto de expor pontos de vista, principalmente com pessoas que saibam fazê lo. Votos de sucesso.
Esse livro de Regine Pineaud não redime em nada os crimes da igreja católica que ,de Santa NUNCA teve nada e tem otário que continua acreditando que aigreja é Santa e imaculada,tem gosto pra tudo
I'm french and I'm really impressed that so much people in Brasil know Régine Pernoud, so glad to see that. I'm just sad that I can't understand brasilian.
If you're interested in medievalist historian here some of the best in France : Jacques le Goff, Georges Duby, Marc Bloch, Jacques Heers, Jerome Baschet, Louis Halphen, Alain Demurger.
Brazil seems to have a great intellectual stimulation. My english is bad too, sorry !
+Vincent P. Hi, Vicent! I know and read Le Goff, Duby and Bloch. I am very interested in Middle Ages. Thanks for the suggestion!
Vincent P.
Unfortunately while we had some interesting historians and philosophers today we are kinda lacking those (exceptions like Olavo de Carvalho do exist).
Vincent P.
Also thanks for the recommendations.
*Portuguese
Merci! mon ami.
Sou novo por aqui, leitor de primeira viagem, criando o habito de ler em maior constância.
Sou calouro de Pedagogia na UFPA e nas aulas sempre me incomodou o fato de que os professores insistem em dizer que a idade media é a Idade das trevas. Como se existissem somente idiotas e que esses idiotas só abandonaram tal condição após a "luz" da revolução francesa!
sempre ficava com a pulga atras da orelha e pensava: " Como pode em 1000 anos ninguém produzir nada!"
em minha estupidez assim pensava. Mas tenho entendido ( sem a ajuda dos professores)
a importância da idade média na educação e preservação de documentos e do quanto este periodo foi produtivo!
É claro que não era um horror, mas eu acho que não era bom não Erick!
O Le Goff tem um livro lindo (para mim) chamado "Por que a história deve ser dividida" e um dos assuntos que ele trabalha é a mudança de visão que a Idade Média teve, super recomendo caso queira se aprofundar mais no assunto.
+Nara Oliveira Opa! Obrigada pela indicação! Tenho alguns livros dele aqui. ;)
Gostei dessa explicação sobre o servo e o escravo.
Hildegard de Bingen!! ^^ Pernoud escreveu uma biografia sobre ela, que volta e meia eu consulto :)
+Claire Scorzi Tá mais de duzentos reais na Estante Virtual!
+Claire Scorzi Sou fascinada pela história da Hildegarda! Tem um filme muito bom sobre ela dirigido pela Margarethe von Trotta!
Aline Aimee Eu ainda não vi, mas vou ver. Ah, tem uma biografia romanceada dela chamada "Música Escarlate". Meio exagerada em alguns pontos, mas tem algum interesse. É dar o desconto de romancearem...
+Claire Scorzi Opa! Vou procurar! Obrigada pela dica! Acho que o filme dá uma romanceada também! Tinha um link dele lá no blog, num post que fiz sobre ela, pq esse filme estava inteiro no RUclips.
Aline Aimee Psiu! Eu tinha visto, mas fala baixo, senão eles deletam... rs
Parabéns pelo vídeo!! Sei linguagem é muito sofisticado mas consegui entender tudo. Estudo português e curto muito este tipo de vídeo!! beijos ➡Pupici
Transylvania Girl
Olhaaaa vc por aqui 💝💝
Seu português é muito bom e eu adoro seu canal
Onde andas sua amiga ,condessa anasta,beijos linda.
olha quem eu me encontro oi tudo bem
Muito bom.
Continuando: sobre o assunto do Amor Cortês, indicaria A Alegoria do Amor, do C.S. Lewis; e os textos do meu querido Chrétien de Troyes, especialmente "Eric e Enid" e "Cligès ou a que fingiu de morta" ^^
Anotada a sugestão desse livro, parece ser bem interessante. Eu também recomendaria como sugestões os livros: A Idade Média e o Dinheiro do Le Goff e claro, O Outono da Idade Média do Huizinga pra aqueles que possuem mais fôlego hehe.
+Victor Barc O Outono tá na minha fila! Esperando tempo e o tal fôlego, rsrs.
Tema fascinante! Gosto muito, principalmente da literatura de cavalaria, que se passa na Idade Média. :)
+Aline Xavier Ah, arte da Idade Média! A lírica cortês e música maravilhosa! Sou fã!!!
você fala muito bem e passa tranquilidade
Continuando (é, tem mais! rs): quando você abordou a questão da Inquisição, em História do Medo no Ocidente, o historiador francês (mais um!!) Delumeau levanta as estatísticas das épocas e prova pro leitor que a perseguição à bruxaria, por exemplo, foi muito maior na Idade Moderna.
+Claire Scorzi Isso, muito maior! E parece que o "Martelo das Bruxas" não era reconhecido oficialmente pela Igreja.
@@AlineAimee Estou meio atrasada,mas estou respondendo.Sou católica apostólica romana,amo a Santa Igreja,e realmente,completando o que você disse,a Santa Igreja não só não reconheceu como PROIBIU.É importante lembrar que, embora a crença popular consagre o “Martelo das bruxas” como um clássico texto católico no que cabia ao contexto da Inquisição, a obra nunca foi oficialmente usada pela Igreja católica. Os inquisidores a usavam escondidos, enquanto a Igreja proibiu sua publicação.
@@AlineAimee
O “Martelo das bruxas” foi compilado e escrito por dois inquisidores dominicanos alemães, Heinrich Kraemer e James Sprenger (geralmente os nomes aparecem em latim: Henrici Institoris e Iacobus Sprenger). Os autores fundamentavam as premissas do livro com base na bula “Summis desiderantes”, emitida pelo Papa Inocêncio 8º em dezembro de 1484, o principal documento papal sobre a bruxaria. Nela, Sprenger e Kramer são nomeados para combater a bruxaria no norte da Alemanha, com poderes especiais.
Kramer e Sprenger apresentaram o livro à faculdade de Teologia da Universidade de Colônia, na Alemanha, em maio de 1487, esperando que fosse aprovado. Entretanto, o clero da universidade condenou a obra, declarando-a ilegal e antiética.O feitiço virou contra o feiticeiro - literalmente. Kramer foi condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição em 1490, e sua demonologia considerada não acorde com a doutrina católica. Porém, seu livro continuou sendo publicado e usado também por protestantes em alguns de seus julgamentos contra bruxas.
A notação musical foi criada pelo Papa Gregório II, por isso q surgiu o nome canto gregoriano, além de q foram os padres q criaram os livros dessa forma. Tudo praticamente foi a Igreja q criou ou aperfeiçoou, leiam: Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental.
Aprendo muito com vc e com a Denise Mercedes... minhas cariocas favoritas... bjs
+Raquel Precioso :)
Muito boa explicação
Achei a proposta desse livro interessantíssima. Ele só reforça a ideia de que o iluminismo e seus desdobramentos foram os grandes responsáveis por uma série de controles que se produziram na história e se perpetuam até hoje. O mais curioso é perceber como uma momento histórico que se proclama como "salvador", por eleger a razão como o grande instrumento da humanidade, o utiliza de forma potente para segregar vidas e propagar uma série de violências. Vou deixar anotada a indicação. E espero encontrar o livo mesmo que seja em versão digital.
+James Thiago Você já leu Emílio, do Rousseau, e sua proposta educacional? É de pasmar de tão absurdo! Uma redução patética do ser humano, vinda de um cara que botou os cinco filhos no orfanato! 😱😮
Aline Aimee Não li. Mas lembro algumas coisas de aulas de filosofia.
Consegui este livro do início do vídeo de forma digitalizada... Foi a única forma... Obrigada por compartilhar
Quando cheguei ao seu comentário da mulher como civilizadora do homem, eu tive de dar um like mesmo sem ver o resto... e dei uma risada, porque você deve estar certa! kkkk
+Claire Scorzi Mas não é? Minha teoria já tem uma adepta! :P
;)
Leiam tbm o arquivo do simpósio da Inquisição, nele tbm mostra q a Inquisição foi misericórdiosa e q ajudou a salvar milhares de vidas.
@@lucasquazar4589 História não é tão engraçado, mas cada um com suas preferências.
@UCjuBSd5d7UqooSi7O_6c2Jw O arquivo q citei foi feito pelos 30 maiores históriadores do mundo. E sua fala mostra o como vc não entende de história, ela é alto revisante, e se tratando do passado é uma luta constante para se achar as peças do passado para chegar na figura mais próxima do q aconteceu.
Adoro história, sempre que posso estou lendo sobre. O interessante desse livro é que ele desmistifica algumas crenças a respeito da Idade Média que nos são passadas nas aulas. É importante ter uma visão correta dos fatos para não cometer equívocos.
Adorei o vídeo. Quando você comentou sobre o livro no snapchat eu procurei para baixar, mas não encontrei. De qualquer forma você consegue abordar a temática super bem e explicar tudo direitinho.
Oi. Se te interessa ainda, eu tenho o livro em pdf. Coloca teu e-mail aqui, que mando. :) Da mesma autora, eu tenho tb ' Luz Sobre a Idade Media' e 'Os Templários'.
Elrond ola Elrond, se você ainda tiver o livro, poderia mandar para mim?
Muuuito interessante esse livro, assim como a idade média!!!
Sim, eu adoro várias coisas da Idade Média!
excelente vídeo, novo inscrito
Amo seus vídeos! 😊
Quero muito ler este livro, tentarei encontrar um exemplar. Nesse seguimento comecei a leitura de "O Outono da Idade Média - Johan Huizinga", a Adriana do canal Livros & Post It, esta fazendo um diário de leitura, é bem interessante. Obrigada por compartilhar informações tão incríveis. =)
+Polyana Lais Esse livro é incrível! Tenho-o aqui também. Queria acompanhar o projeto da Adriana, mas cadê tempo?
Adoro ler romances passados na Idade Média. Meu preferido é "Historia do rei transparente", da Rosa Montero (Heloisa e Abelardo aparecem na historia).
Também amo a coleção "Os reis malditos", do Maurice Druon, que conta como o chefe da ordem dos templários amaldiçoou o rei Felipe, o Belo (que acabou com a ordem e o mandou pra fogueira) e as próximas gerações da família real.
"Pilares da Terra", do Ken Follet, também é maravilhoso.
Já leu estes? Bjos
+Adriana Melo Não li nenhum desses, mas uma amiga já tinha me indicado Pilares da Terra. Não sabia que a Rosa Monteiro tinha escrito esse romance!! Só li dois livros dela, de não-ficção. Vou procurar! Romances muitos bons que se passam na IM são "Notre Dame de Paris", do Victor Hugo, e "O Nome da Rosa", do Umberto Eco. Obrigada pelas dicas!!!
Poxa, Victor Hugo ainda estou devendo, mas já está nas minhas metas! O Nome da Rosa eu li, é foda!
Pilates da terra é um livro fantástico!Ele é imenso,mas eu fiquei tão obcecada pelo livro que andava com ele pra todo lado,tamanha a curiosidade que me dava.
10:27 Imagina você tentar convencer o mundo de que é a Terra que gira em torno do Sol? Eu mandava prender na hora! rss
Já ouvi falar que muitos textos da idade antiga foram guardados pelos árabes.
É justamente isso que não entendo, porque os colonizadores europeus não formaram uma relação de suserania e vassalagem no novo mundo (periodo das grandes navegações), mas ao inves disso criou uma relação de senhores de engenho e escravo?
Mas que contradição absurda, pois os europeus superaram a escravidão do império romano no periodo medieval e modernista, mas restaurou esse sistema no novo mundo.
Reforma protestante, humanismo...
e tbm o iluminismo e modernismo
Por causa do renascentismo neopagão e mercantilismo protestante que fizeram com os europeus voltassem escravocratas.
Os padres católicos da Companhia de Jesus fizeram isso com os índios, eles estavam formando feudos para protegerem os índios dos escravocratas portugueses e espanhóis, mas aí os maçons deístas, protestantes e ateístas como Dom José I, Marques de Pombal, Carlos III, Conde de Aranda e Conde de Floridablanca expulsaram os padres jesuítas das colônias de Portugal e Espanha.
Os beneditinos e os escolásticos foram os grandes heróis, antes da Reforma de Lutero. UNICISTAS/BR.
Obrigada!
Parabéns pelo vídeo. Tenho uma pergunta sobre a idade média. Como era o letramento na Idade Média? Há diferença desse letramento entre os nobres?
Eu vim buscar informações sobre a era medieval. É claro que todas as épocas tem seus pontos positivos e negativos.
Seja a idade antiga como a média, a moderna e a atual.
Não sou muito fã dos defensores dos valores medievais porque eu considero isso conservadorismo no momento atual.
Obrigado pelo vídeo.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Imagina uma maioridade de 25 anos, em um tempo em q a expectativa de vida n era lá essas coisas como no renascimento... 😕
Sim, tenso. 😳
Você tem esse livro digitalizado??? 😍😍😍
Sou da área de História, e só encontro esse livro com valor muito alto. 😣😣😣
+Núbia Rodrigues Não tenho, Sorry!
Onde posso comprar esse livro?
Se ainda não encontrou procure aqui: alexandriacatolica.blogspot.com.br/2014/07/monja-professa-da-ordem-de-sao-bento.html
Olá, se puder me enviar tb :) agradeceria muito giambabarba@hotmail.com
Esse livro possui o mesmo conteúdo que o livro Idade Média - O que não nos ensinaram?
Não sei, não conheço esse outro.
Me parece que é uma reedição de "o mito da idade média".
vim por Indicação da @Clairescorzi
Como podemos adquirir o livro?
Vc pode tentar achar em sebos porque está esgotado há bastante tempo.
Onde acho este livro, por favor? Estou procurando, mas não acho em nenhuma loja virtual(e muito menos nas lojas da minha cidade) e se acho o produto está indisponível :/
Tem no site Alexandria Católica
linda muito linda você, parabéns
eu tbm!
É like like like
essas narrativas refletem acirramentos politicos dos iluminstas contra o valor de epoca. A ocupacao do progressista e "destruir, e a a revolucao
A mulher é um ser SUPERIOR ao homem. O maior exemplo: Nossa Senhora!
de facto
Nossa…Que absurdo. Não tem essa de superior ou inferior. Ambos se completam. Se for pra ir para esse lado de mulher ser superior ao homem por causa de Nossa Senhora, o que dizer então de Jesus Cristo?
Alô já comentei outros videos e já tinha dito que sou de história. Amei o video porque você tentou desmistificar os mitos da idade média, mas só uma curiosidade. A igreja católica adotou muita mitologia e modo de vida dos tais povos bárbaros, aliás a Europa ainda hoje tem muita herança dos povos bárbaros, que não eram assim tão bárbaros não. Bárbaro vem do grego e do latim que no Império Romano principalmente surgiu com a conotação de estrangeiro, por sua vez, aquele que não era civilizado. Mas os bárbaros tinham código penal e organização social, apenas era bastante diferente da romana. A igreja não apareceu para civilizar ou educar, ela apareceu como forma de unificar os reinos e as pessoas num único pensamento, o cristão e apareceu ainda dentro do Império Romano. Penso que era algo que você certamente iria gostar de saber, porque num vídeo que eu vi você disse que gostava de história. Deixo aqui grandes autores da idade média, Jacques le Goff e Georges Duby
Sim, eu li esses dois autores. Penso que a igreja ocupou o buraco deixado pelo império romano, mas esses mesmos autores falam do caráter educativo e controlador da Igreja. São os melhores autores quando o assunto é Idade média. :)
@@AlineAimee concordo. Estou a adorar ver os seus vídeos. E gosto de expor pontos de vista, principalmente com pessoas que saibam fazê lo. Votos de sucesso.
Esse livro de Regine Pineaud não redime em nada os crimes da igreja católica que ,de Santa NUNCA teve nada e tem otário que continua acreditando que aigreja é Santa e imaculada,tem gosto pra tudo
a verdade doi
Quanto ódio. Mais razão, e menos sentimento.
Você não entende as coisas.
A Igreja ê Santa porque é o Corpo de Cristo,agora os seus membros aqui na Terra ( homens e mulheres são pecadores )
A Igreja é formada de pessoas,Santos e Pecadores sempre existiram na História
Menos ódio nesse coraçãozinho, Eudes. Da pra comentar algo sem ser grosseiro.
Muita cara de pau,é muito equívoco,A história é mentirosa