"Vote em nós ou serão tratados como nazistas, facistas, idiotas ou coisa assim."É um paradoxo interessante imaginar que os Democratas queiram os votos dos eleitores que eles achingalham o tempo todo, de forma injusta, pelo simples fato de não concordarem com a pauta deles. Parece que vão piorar, ao tentar impor um cala boca nas redes sociais.
Sou de viés nacionalista, e do meu ponto de vista a esquerda brasileira abandonou as demandas básicas da população (segurança pública e nacional, infraestrutura, emprego, saúde e etc) e substituiu por uma agenda importada do partido democrata dos EUA (woke e tudo quem vem junto) e parou de dialogar com o trabalhador. A esquerda brasileira importou problemas de países desenvolvidos e colocou no centro do debate público nacional num país que possui um contexto bem diferente, com assuntos mais urgentes (quase metade do país não tem saneamento básico) para nos preocupar do que com linguagem neutra por exemplo. Se a esquerda brasileira não fizer uma autocrítica honesta, está correndo um sério risco de virar um PSDB em 2026. A paulada virá forte das urnas. Hoje a direita possui um discurso muito melhor.
Eu não sei se a Direita Brasileira tem um discurso melhor (não é essa a impressão que eu tenho quando oiço o discurso dos políticos de Direita), mas o que dizes sobre as leviandades da Esquerda é certamente verdade. O "woke e tudo quem vem junto", mais a discussão estúpida sobre a linguagem neutra - coisas que consomem enorme energia e tempo no discurso público e não conduzem a nada - são algumas das frivolidades da Esquerda que vão terminar por lhe custar caro. E como dizes, essas frivolidades foram importadas de países onde elas podem existir sem causar tanto dano - mas causa dano - na verdade, é importado tudo dos USA.. Eu refiro "Direita Brasileira", porque ela tem algumas caracteristicas que não existem em outras Direitas. A mais importante delas, penso, é a sua associação com os grupos Pentecostais e Neopentecostais, intelectualmente atrasados, reaccionários, ignorantes e fanáticos. No Brasil., "Direita" já se tornou sinónimo de "Pentecostal"(chamado no Brasil pelo nome genérico e confuso de "Evangélico.") Essa asociação é o que dá à Dirteita Brasileira algumas das suas caracteristicas mais desagradáveis. Eu faço-lhe sérias restrições, mesmo que algumas propostas da Direita em outros lugares do mundo me sejam simpáticas. A Direita Brasileira, no geral, não me atrai, nem a Esquerda, com as suas manhas, vícios, e cacoetes. Mas o teu comentário traz ao de cima questões interessantes, e a Esquerda Brasilera deve por as barbas de molho. Mesmo que a Esquerda Brasileira seja diferente dos Liberais Americanos, por exemplo (nos US não existe esquerda), as coisas no Brasil podem sofrer algum impacto com a eleição do Trump. Mas eu também espero, sinceramente, que isso não traga a Direita Brasileira a uma posição de grande influência e poder. A Direita Brasileira é uma coisa horrorosa, e os males que ela pode causar já foram mais que vistos.
Mas não é só isso que explica as dificuldades da esquerda. O Lula por exemplo não é identitário, até já se envolveu em polêmica por usar uns termos bem chulos. E mesmo não sendo, a popularidade dele caiu bastante na última década.
@@BrunoOliveira-ko9hw o problema é que a direita usa desses discursos mas não os cumprem! A direita não liga para pobre e igualdade social, querem é concentração de riquezas e pobres se lascando! Fora a mentira, né? Direita só se elege na base da disseminação do ódio e do pânico moral.
@@Gabriel-Jackson, partido trabalhista deu um pau no partido conservador na Inglaterra , foi o identitarismo também ? O será que foi a maior inflação das últimas décadas ? Inflação procada pelo embargo ao petróleo russo.
Trabalhismo ficou anos fora pq não se renovava Agora voltou ao New labour e por isso voltou ao poder Claro que a inflação é um problema grave, mas a alternativa de poder estava sempre dentro do partido conservador nos últimos 10 anos..
@@GuilherminaAraujodesousa, a inflação e a falta de mão de obra foram problemas graves, a guerra da Ucrânia e o Brexit foram catalisadores das consequências da pandemia. Mas o partido trabalhista não conseguia ser alternativa de poder até a mudança na sua liderança e guinada pro New labour. Jeremy Corbyn perdia cadeiras a cada eleição mesmo com a bagunça pós brexit do partido conservador. Acho que a economia explica muito, mas os nomes da oposição fora do partido conservador não estavam postos até pouco tempo. Nos EUA a situação é diferente pela dominância que o Trump exerce sobre o partido republicano, o caráter bi partidário e o regime presidencialista. A oposicao interna precisa morrer ou vencer antes da eleição nos EUA, enquanto no Reino Unido podem existir até a eleição - o Boris Johnson venceu a Theresa may mas ambos eram do mesmo partido já que não havia alternativa trabalhista de fato.
Considero-me uma pessoa progressista mas realmente o identitarismo da esquerda e a forçosa agenda woke afastaram muitas pessoas do bom-senso. Acredito que realmente precisamos de mais pessoas e bons representantes de centro que tragam mais lucidez ao debate.
é tipo o mbl que apoiou bozonaro e depois chamou o pt o psol p colocar gente na rua p protestar contra bozonaro. É assim que funciona, quando da merda o todes serve.
@@luisantoniofelipedesousa7055 não é apenas isso meu amigo. Economka com certeza pesa muito, mas o identitarismo e a dificuldade da esquerda de se reinventar e parar de se achar com o monopólio das virtudes fez com que as camadas mais pobres fossem mais à direita. Agora é hora de fazer a lição de casa e tomar uma boa dose de autorreflexão. E só pra esclarecer, quem fala aqui é um cara moderado de centro-esquerda.
@@GuilherminaAraujodesousa e uma política catastrófica de acolhimento aos refugiados na união europeia. Ardeu justamente em quem estava no poder. Mas no final das contas, é o troco histórico que a Europa está recebendo depois de séculos de colonialismo.
Levem isso como uma reflexão. De boa mesmo. A jornalista disse: "Como as pessoas votam no Trump ou no Bolsonaro?" Nunca tem o questionamento: "Como alguem vota no Lula?" A mesma coisa de chamar tudo que está a direita de "extrema direita" e nunca enxergar nada do lado esquerdo como "extrema esquerda". Por isso que vocês nunca entenderão a cabeça de quem não é de esquerda, vocês não tem capacidade para autocrítica, porque, de fato, não conseguem ver falha no lado ideológico de vocês. Todo esse discurso de fazer autocrítica é só um verniz intelectual.
Vou tentar colaborar para o seu raciocínio . Como alguém pode votar no Lula? Simples. O cara terminou 2 mandatos presidenciais com 87% de aprovação da sociedade brasileira. Ou seja, de cada 10 brasileiros, 9 consideraram seus governos bons ou ótimos. E.... Extrema esquerda?? Isso não existe no Brasil, coleguinha. Extrema esquerda era o Che Guevara que pegou em armas e fez a Revolução. Mas mataram o Che há décadas e, como disse Belchior, depois dele não apareceu mais ninguém. Pode dormir tranquilo....rsrs
Lula é um corrupto. E um corrupto perigoso - Que já tentou SIM corromper a própria Democracia. TÃO PERIGOSO QUANTO OS CITADOS. Mas não é um outsider imprevisível. Isso não o torna melhor, e nem mesmo, é preciso insistir, menos perigoso. Mas o torna "normalizado". Coisa que os outros, pelo menos ainda, não são.
@@MateusStarling o Primeiro ministro do Japão acabou de cair e o partido trabalhista deu um pau no partido conservador na Inglaterra e isso culpa do tal do identitarismo, mas grand inflação nesses países provocada pelas guerras e o embargo ao petróleo russo não tem nada haver com isso ? É isso mesmo ?
Cara Patrícia, tenho nível superior, estou ativo no mercado de trabalho, e nem sei o que é essa tal cultura Woke… Só quem se incomoda com essas tais pautas identitárias é um grupo tão restrito… o mesmo que adora as tretas do Leifert, do marido da Iza, do Leo Lins… o pior é que essa mesma minoria cria um Parvo Boçal que consegue mobilizar milhões vendendo sonhos!
@@Fernando-si2pq tô ofendendo ninguém! Todo mundo já sabe que todo "conservador" faz tudo o que eles criticam. O religioso fanático é intolerante, o pai conservador tem amante (homens e mulheres), o patriota enaltece os EUA, o heterossexual pega homem escondido. NÃO EXISTE CONSERVADORISMO! Isso é papo furado de gente que sabe que faz tudo isso mas precisa posar de bom samaritano. Bolsonaro e o PL são ótimos exemplos. Se dizem defensores da família, mas votaram contra a redução da escala 6x1, o que aumentaria o vínculo dos pais com a família. Vivia falando de Deus, mas é da maçonaria. Acorda!
@@rickfr está generalizando, como eles fazem. Entrega tudo na mão deles mesmo escrevendo esse monte de blablabla que ninguém nem lê... O mundo precisa de diálogo e não de palestrinha...
@@carlosnacci6574 , inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo na economia, partido trabalhista esmagou o conservador a alguns meses. O resto é conversa fiada.
Eu não sei se podemos concluir que o identitarismo teve um impacto relevante na eleição. Como disse a Mariliz no início do vídeo, está um pouco cedo para sabermos os motivos da derrota democrata. Eu tenho a impressão que está mais difícil se reeleger hoje em dia. Dizem que a Kamala não conseguiu convencer os eleitores que ela faria algo diferente do Biden. Não sei se alguém conseguiria, mas esse pode ser o ponto principal. A campanha da Kamala enfatizou o identitarismo? Quando fala-se em identitarismo, entendo que se quer dizer uma militância mais aguerrida e arrogante. A militância identitária atuou mais forte nesta eleição do que nas anteriores (me parece até que o assunto perdeu força nas redes sociais)? Alguma pesquisa mostrou relação entre a rejeição ao identitarismo e o voto em Trump nos estados pêndulos? Isso não é aproveitar a derrota para colocar o identitarismo na conta da campanha e da esquerda? O identitarismo é coisa da esquerda americana ou dos progressistas, que aqui no Brasil seriam mais próximos dos liberais, mais de centro ou centro direita?
Fica tranquila galera. O mundo não vai acabar, a democracia não vai morrer, a galera só cansou desse canto da sereia e dos encantadores de serpente da esquerda.
@@MateusStarling, o problema do mundo é inflação, partido trabalhista esmagou o partido conservador na Inglaterra, a Inglaterra está com a maior inflação das últimas décadas, duas guerras e embargo ao petróleo russo.
@@MateusStarling besteira, partido trabalhista esmagou o conservador na Inglaterra, inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo no mercado, apenas isso.
Isso aí é papo de gente que sempre viveu numa sociedade democrática e acha que isso é tão comum como o próprio oxigênio para se respirar. Pegue os dados e veja que a maior parte da população do planeta, vive sobre ditaduras, e que democracias plenas/liberais são exceções, minoria. E o Brasil não é uma democracia plena/liberal, é apenas uma democracia eleitoral, parasitada por populistas de esquerda e direita. Ou seja, no momento sem chances de evoluir para uma democracia plena/liberal e com sérios riscos de se autocratizar em médio/longo prazo.
Pode-se não gostar desta figura e até é razoável, mas para quem acompanha o Ciro Gomes é sabido que desde 2019 ele vem dizendo que nem todo eleitor de Bolsonaro é fascista, homofóbico, misógino e etc. Fazendo provocações sobre as questões das pautas identitárias e eleições.
Pois é... O Ciro cantou a bola faz tempo. A agenda woke engoliu a esquerda. A ficha ainda nao caiu... Enquanto isso, caminhamos, aqui, para termos até padeiro e caixa de padaria contratados por meio de Pjotização😂😂😂😂. A esquerda se perdeu
Ela só falou bobagem requentada que vem sendo dita há muitos anos. E no fim nem deu crédito aos que denunciam o "identitarismo" há muito mais tempo que ela. Entrevista vazia, sem dados e cheia de achismos.
O identitarismo é o maior cabo eleitoral do fascismo. Todo mundo pegou ranço desse discurso identitário e muita gente tem votado no extremo oposto só de pirraça!
Identitarismo é de certa maneira o fascismo da esquerda. Em vez de um feixe, vários, mas todos vistos como subgrupos de poder. É um super trunfo de quem é o mais oprimido historicamente numa busca incessante por políticas publicas de reparação e autointitulacão.
@@detonart o Partido Conservador tomou um pau dos trabalhistas na Inglaterra , o primeiro ministro do Japão acabou de cair , a extrema Direita avançou na França e chanceler da Alemanha enfrenta uma crise e tudo isso é culpa da pauta identitária, não é da inflação que assola o mundo por causa dos embargos ao petróleo russo ? A culpa é do identitarismo , agora culpa é dos direitos dos gays , mulheres e negros ?
Fascismo? Fascismo era se o Trump perdesse. Fascismo é mais estado . O Trump da liberdade total de mercado ,como na Internet. Antes de vomitar besteira, aprenda. Pare de ser papagaio do sistema.
@@williamvargas5223 partido conservador perdeu para o trabalhista na Inglaterra, a Inglaterra está com a maior inflação das últimas décadas, duas guerras e embargo ao petróleo russo.
A "culpa" é do Mick Jagger!!! Quando o vi com filhos pedindo votos para Kamala, tive a certeza de que o Trump seria eleito. Não deu outra!! rsrsrs. Quando Mick, o pé-frio mor, torce por algo ou alguém, é derrota certa!!! rs.
😂😂😂😂 Agora falando sério... Como influênciadores amigos do P. Ditty querem ter moral para pedir votos? A Kamala usar J.Lo e Beyoncé foi tiro no pé... Se você considerar todo o que tá acontecendo com esse cantor... A J.Lo falar: ___Vamos salvar os direitos das mulheres! Quando ela passou um Mega pano para um abusador violento e traficante de mulher?! Ah para vai? Ela não pensou nisso? Ela e a Beyoncé tão mais suja nessa história do que pau de Galinheiro... Esse na verdade é o Elefante Na Sala... Senhoras e senhores
Precisamos respeitar os norte americanos. Eles escolheram o Trump e tem todo o direito de viver com o que escolheram. Claro que eles vão se lascar, mas é uma escolha. Os argentinos escolheram o sujeito que se aconselha com o cachorro morto, e estão lá, curtindo o resultado de suas escolhas. Bom pra eles, oras ... Aprender tem preço. Esperemos que eles aprendam algumas coisas importantes.
@@cassiohenz não, falou besteira, duas guerras, inflação e ausência do petróleo russo no mercado, o problema dos Estados Unidos é o mesmo da Inglaterra e Japão. Partido trabalhista esmagou o conservador na Inglaterra a poucos meses.
Super entendo o ponto mas ainda tenho bastante dificuldade de concordar… Acredito que há uma grande desilusão com o sistema politico e econômico que tem empurrado famílias para dificuldades e que isso é um ponto importante. Também há uma vontade de progredir, as pessoas desejam mais do que pagar contas e sobreviver. Mas vejo uma identificação grande com discursos de ódio também e isso me incomoda profundamente. Claro que aqueles que me circundam não servem exatamente como campo amostral mas por desconhecer estudos profundos a respeito, são esses exemplos que tenho. As pessoas que conheço que votam nos políticos de extrema direita no país são muito preconceituosas ou extremamente conservadoras! E infelizmente, se ouço um homem falar que mulheres que passaram por violência não devem ser assistidas por métodos contraceptivos pq outras mulheres podem mentir e usar esses métodos, não me resta outra alternativa a não ser chamá-lo de sexista. Se ouço homens falar que mulheres não devem ocupar posição x ou y porque apenas homens devem estar ali, não me resta alternativa a não ser chamá-los de machistas. Se ouço mulheres falando de imigrantes não me resta outra alternativa a não ser chamá-la de xenofóbica e o mesmo vale para casos de homofobia. Então minha dúvida é, eu preciso me recolher e não classificar as pessoas por aquilo que está sendo mostrado porque as pessoas não querem saber de identitarismo? Não posso mais lutar por progresso para não incomodar pessoas que não concordam com ele? Claro que não concordo com extremos que sei que tem muito por aí, mas acho essa pegada contra o que chamam de cultura woke perigosa.
@@marcellemaria6665 besteira, partido conservador perdeu para o trabalhista na Inglaterra, a Inglaterra que está com a maior inflação das últimas décadas. Duas guerras no mundo e embargo ao petróleo russo.
No começo a pauta identitária era algo bonito, quase todo mundo concordava, só que passaram do ponto, animaram-se demais com os espaços conquistados e tornaram-se arrogantes. Outro erro dos identitários foi permitir que sua pauta fosse capturada pela extrema esquerda, que é hipocrit@, adotou essa pauta apenas por motivos políticos. Se tivessem mantido a humildade e não tivessem se aliado a extrema esquerda não sofreriam essa rejeição.
A senhora é jornalista, uma pessoa esclarecida, tem voz. Você poderia nos ajudar fazendo uma matéria sobre a PEC que pede o fim da jornada de trabalho 6x1? Vai ajudar muitas mulheres trabalhadoras, pobres, exploradas, chefes de família, que são subtraídas em muitas coisas... inclusive no tempo.
Pois é, aqui também quando alguém critica a baderna que sim existe em muitos locais das nossas universidades, são acusadas de serem contra a educação. Quando na verdade elas são contra ao que estão fazendo com a educação.
A questão é que há uma pauta de minorias e coloca aquele trabalhador comum como uma pessoa má. Sou homem e branco e estou cansado de ouvir que sou privilegiado e que eu tenho que levantar as bandeiras dos outros e eu fico como? Não tenho direitos? Só tenho que servir a essas minorias sem poder falar nada? É muito complicado votar em qualquer candidato de um grupo político que me despreza....
Impecável essa reflexão da Mariliz. Eu entendo perfeitamente essa sensação de ter sido abandonado pela esquerda e ter vários dedos apontandos na minha direção por conta do identitarismo. Para essas pessoas, o fato de eu ser branco, hetero, cis, significa que eu sou parte do problema deles, que minha vida é perfeita e que eu não me preocupo com nada além dos meus privilégios. Eu entendo a pessoa que vota no Trump, ou no Bolsonaro, não porquê concordam com os absurdos que eles pregam. Mas porquê se sentem abandonados pela esquerda.
Mas aqui no Brasil há mais de 2 candidatos viáveis, porque é que na última eleição presidencial esses ficaram à míngua? Ninguém além do lula e do bozo tiveram chance. Se o problema fosse só o abandono da esquerda, Ciro teria mais votos, Amoedo, Simone Tebet, assim como outros...
@@1gorSouz4 a máquina petista de difamação não deixa nenhum candidato mais a esquerda ser eleito. Imagina se a seita lulista vai aceitar que o Imperador deles perca o reinado.
Gostaria de deixar um comentário aqui, que acho que tem uma coisa importante sendo ignorada por muita gente que analisa a politica no Brasil e Fora. Há alguns anos eu vi uma frase de um analista que não me recordo quem era, e que desde então sempre vem na minha cabeça quando eu percebo os "rumos" das eleições pelo mundo. É o seguinte: 'Os jornalistas e os militantes subestimam o quanto o povo é capaz de abrir mão de liberdade e outros direitos, em nome de conseguir Segurança e Dinheiro para tocar os próprios sonhos." Nessa epoca, ele citou de exemplo a China, que vinha crescendo economicamente, tirando milhões da fome, num país relativamente seguro, que proporciona emprego, e que mesmo as pessoas tendo "liberdades" limadas, elas NÃO LIGAM desde que elas não saiam de casa achando que vão morrer, ou que tenham dinheiro para comprar suas amenidades de vez em quando. Penso que o Brasil e outros países aos poucos irão SIM, ceder a lideres autocratas, que prometam (mesmo que só no papel) uma melhoria nesses 2 pontos: Segurança e Renda. Se formos pensar na humanidade como espécie, lutamos muito para sair do "estado de natureza", lutamos muito para construir uma sociedade que funcione no sentido de proporcionar certos luxos. E isso está sendo perdido, e o povo sente falta disso. Eu sou do interior da Bahia, e não sei se vcs tem noção do clima que se cria numa cidade de interior, quando ocorre um latrocínio, ou quando uma empresa que empregava 10 pessoas, fecha, o impacto é enorme, o povo sente, e o povo guarda no coração essa dor, e fica esperando o analgésico mais "palatável" aparecer nas eleições seguintes. Enfim, há muito pano pra manga, muitas outras percepções, mas deixo aqui minha posição, espero que contribua com o papo. Att Abraços Mariliz
@@bexigah partido trabalhista esmagou o conservador na Inglaterra, para de fazer drama, inflação, duas guerras e ausência do petróleo, primeiro ministro do Japão acabou de cair.
@@bexigah , partido trabalhista esmagou o partido conservador na Inglaterra, primeiro ministro do Japão acabou de cair , inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo.
Acontece que pessoas são conservadoras e pessoas são progressistas. O que não se pode admitir é o desrespeito a quem quer que seja, No passado, tínhamos aula de religião na escola. Foi retirada em respeito aos não religiosos e progressistas. Agora, temos aula prematura de orientação sexual, erotização de crianças, apologia às drogas e desidratação do apego familiar. Nenhum conservador apoiará isso. Só estou falando da escola. Fora todo o restante do dia-a-dia das pessoas, que de alguma maneira está afetado por essa gente que acha que pode mudar conceitos milenares. Poupe-me !!!! Niterói RJ
não dá mais pra acompanhar política brasileira, judiciario, nada.... pq nao tem dialogo, só violencia sobre quem tem pensamento diferente... hoje, acompanho só outros paises... agora to vendo que isso compensou muito pra minha alegria e felicidade... o pessoal dos eua tbm tá cansado dessas lutas identitarias
A Cultura Woke está tão insuportável que eu simplesmente não assisto mais filmes feitos nos últimos 10 anos. Nesses filmes homens sempre são os vilões abusadores enquanto as mulheres moralmente superiores, dignas e virtuosas.
@@1gorSouz4 negacionismo que chama? ate grandes veículos de comunicação ja admitem que existe a cultura woke, oque existe entre os esquerdista, ai sim é o fantasma do "fascismo"
@@1gorSouz4 Não é nenhum fantasma, é só olhar várias séries ou filmes que saíram e os que quase saíram nos últimos anos. Quer exemplo? Tem vários. (I) Rings of Power não teve acesso ao Silmarillion, só os apêndices de O Retorno do Rei. Fizeram uma história fraca onde a Galadriel não tem nada a ver como ela. Personagem que se apresenta a todo momento com uma personalidade fechada, arrogante e irritada. (II) Indiana Jones e a Chamada do Destino colocam o Indy como segundo protagonista na própria história. A história é basicamente "olha como seu herói homem tá velho, tá na hora dele se aposentar", o filme todo é set-up pra passar a tocha pra mulher, Helena (Phoebe Waller-Bridge). (III) A Marvel praticamente tá pra candelar a série nova que ia sair do Blade (com o Marhershala Ali, excelente ator) porque queriam relegar ele pra *quarto* protagonista dentro da própria história. Na frente iam entrar personagens como a filha dele, e a série ia ser mais focada nas mulheres e ter mais "lições de vida". Ou seja, não é Blade. (IV) Quer ver melhor exemplo de Mary Sue, assiste a nova trilogia de filmes de Star Wars da Disney. A Rey não tem quase nenhuma dificuldade na história toda. Vencer uma briga de sabre de luz sem nunca ter segurado um? Pode. Consertar a Millenium Falcon quando o Han Solo ele mesmo não sabe qual o problema da espaço-nave? Claro! Sem falar do fato que tiveram que jogar o personagem do Luke Skywalker no ralo pra fazer isso. (V) Mulan original dá de dez a zero no último que saiu uns poucos anos atrás. Não é nem o fato de não ser mais um musical ou de ser um live-action, é o fato de que, simplesmente, não é Mulan. Uma personagem no filme original teve que treinar treinar duro e provar pra todo mundo que estavam errados agora não precisa provar nada pra ninguém e já nasce sabendo fazer tudo. Tem mais uma porrada de exemplos de onde eu tirei esses. "Lacração" é um problema sim. Não representa nada mais do que uma tentativa rasa e mal formulada de lidar com problemas complexos. É a arrogância de autores e escritores novos de dizes pros velhos que são melhores, sem criar nada próprio e queimando o legado antigo. É a morte da criatividade, em muitos sentidos. Não tem fantasma nenhum querido, tá infelizmente bem vivo e andando por aí ainda.
Não há culpa se o que o povo americano quer em especial as políticas que ele prometeu. Brasileiro tá se achando demais em cuidar da vida política de outros países.
Besteira, partido trabalhista deu uma surra no partido conservador na Inglaterra, Inglaterra que está com a maior inflação das últimas décadas, duas guerras e embargo ao petróleo.
@@GuilherminaAraujodesousaQdo fal Qdo falamos do delicado momento de pandemia, guerra Russia Ucrania e a inflação, e q isso atrapalhou mt o governo do Bolsonaro, vcs nao colocaram na equação de vcs! Pau q bate em Zé, bate em José, Mané! 🤷🏽♂️
@@DaviSpaceBR , mas o que eu estou dizendo que foi a inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo que custaram a eleição dela , não pautas identitárias está narrativa é mentirosa , aliás, o partido trabalhista esmagou o partido conservador na Inglaterra, motivo: os mesmos dos Estados Unidos, duas guerras, inflação e ausência do petróleo russo no mercado.
Mariliz, ótima avaliação. Minha visão é de que a esquerda brasileira teve sua grande oportunidade e continuidade a partir do Lula 1 e não fez em grande parte o que todos os eleitores esperavam, que era cuidar de verdade da segurança, educação e saúde mas não o fizeram. E mais grave, ainda deram na cara de todos ao se envolver em escândalos de corrupção. Abraçar a pauta identitária radical foi transbordar a incapacidade de ler o que de fato o que precisa ser feito. As pautas de feminismo e outras devem sim estar presentes e urgentes na nossa sociedade, mas enquanto, como você bem colocou, tivermos de passar maior parte do dia pensando em como pagar as contas, na segurança dos nossos filhos e na saúde, nada vai ser maior.
Chamou a direita de porcos ao dizer que estão tirando a cabeça da lama e vem falar em sensatez. É por causa dessa arrogância que não voto mais na esquerda.
Eu acho sim que somos bastante preconceituosos, da esquerda a direita. E concordo totalmente contigo, a esquerda fala para uma elite pequena e fica chocada quando perde eleição, isso é de fato bizarro. Sempre achei que foi essa pira de "não existe homem feminista" que destruiu muito o movimento - e ainda destrói.
Só é possível saber porque as pessoas elegeram o Trump fazendo uma pesquisa de justificativa de voto, com rigor estatístico. É sair às ruas e perguntar às pessoas se votaram no Trump e, em caso afirmativo, por que votaram nele. Tudo que se disser sem ser com base numa pesquisa como essa é só especulação, não explicação. Aliás, essa perguntinha - Por quê? - é o que falta também nas pesquisas de intenção de voto.
Só passando para compartilhar (Dublado por IA) o melhor discurso de um político que eu jamais tinha ouvido, e jamais ouvirei novamente, em toda a minha vida (São 37 anos de Existência), e em quaisquer registros já feitos antes dela aos quais eu já tenha tido acesso alguma vez: "Os 5 Pontos sobre as DURAS Medidas de Trump pela Liberdade de Expressão" (Inicia de verdade só a partir dos 3 minutos e 30 segundos)
Excelente análise. Porém, os americanos são muito nacionalista e o Trump prometeu uma "América Grande" ele bateu muito forte na questão da imigração, essa galera nacionalista não conseguem aceitar a globalização.
Cai nesse vídeo por acaso, e comecei a ouvir. A maioria do povo que conheço é de direita, e vota na esquerda porque não tem conhecimento, quando essas pessoas descobrir que está votando contra seus princípios e valores, vai ser difícil a esquerda ganhar uma eleição.
Meu amor já me fiz esse tipo de questionamento várias vezes... A Direita têm uma pauta de costumes e comportamento que é bem esquezito alguém assim ser de esquerda. Não combina
Acho que o contrário também é verdade, há muita gente que não vota na esquerda por preconceito e medo do tal "comunismo", mas que se tivesse mais letramento político, poderia se identificar mais com pautas de esquerda do que as de direita.
Acho que devem ter pesado os mesmos ou similares motivos da não reeleição dos poucos presidentes americanos que não foram reeleitos. A regra é serem reeleitos. Biden talvez fosse reeleito - mas foi convencido a renunciar, o que no início parecia uma boa ideia, mas depois pegou mal. Independente das características pessoais ou simbólicas da Kamala Harris, ela foi um enxerto. O candidato orgânico era o Biden. E Trump era também orgânico, e com o peso de já ter sido presidente - algo respeitável simbolicamente, independente das características pessoais. Então ele foi "reeleito".
Querida Maríliz, são vários fatores, as mentiras de Trump, principalmente sobre a economia e o desejo dos eleitores em acreditar nessas soluções “mágicas”, agora é preciso analisar e trazer à tona, bem como, conversar mais abertamente e sem preconceitos ou “lacrações” sobre racismo e machismo estruturais e estruturantes… num mundo feito por e para homens, se não conversarmos sobre esses pontos, sinto q não evoluiremos! Vc é show! Parabéns pelas análises….
Sou contra conversar com estes temas. Acho que o correto é enfiar esta agenda woke encima dos conservadores, com ameaças de prisão, processos judiciais e multas pesadas. Exemplo: Em 2021, a XP Investimentos foi processada por falta de diversidade entre os funcionários e o Ministério Público Federal pediu uma multa de R$ 10 milhões. Tem que processar TODOS ESTES BRANCOS HÉTEROS que ficam se mostrando nas redes sociais.
QUEM VIVE MENTINDO É O LULIS QUEDA FAKE CACHAÇA. QUE PROMETE PICANHA E CERVEJA E ENTREGA CACHAÇA COM PÉ DE GALINHA. E AINDA DE QUEBRA UM TAXADE. O CARA SO PENSA EM MORDOMIA, AVIÃO 🛩 DE 459 MILHÕES. MUDEM ESSE DISCURSO PÍFIO COMUNISTADA.
Tudo é ação e reação. Quando se tentar impor algo, em um momento vai ter reação. Concordo que a reação ao identitarismo tem sido pauta chega forte nas classes mais populares, pois cansa.
A análise dos motivos que levaram o Partido Democrata à derrota deveria servir tanto à esquerda, para enxergar o mundo real, quanto à direita, como um alerta dos perigos da miopia política. O que eu não vejo ser analisado na mídia é onde uma vitória dos democratas levaria o país. A uma futura convulsão social?
Totalmente lúcido. Poderia ter pontuado, inclusive, que o movimento global do qual TRUMP, BOLSONARO e LE PEN são apenas a ponta: Já é um princípio dessa convulsão. (Provocada.)
Não seria mais simples dizer que o cidadão comum rejeitou o discurso identitária e sem objetivos do governo progressista? Que percebeu o erro de 2020 e quis mudar?! Não e simples assim?
O que eu não entendo: o Biden, quando venceu, já não havia o forte discurso de identitarismo? Além disso, eu queria que comentassem o percentual de abstenção entre eleitores democratas insatisfeitos com a atuação dos EUA na guerra em Gaza. Será que não houve repercussão a ponto de afastar, significativamente, eleitores democratas das urnas? Eu concordo que devemos rever o radicalismo de parte da esquerda se quisermos vencer as eleições, mas acho que esse fato está longe de explicar o que realmente aconteceu.
"Vote em nós ou serão tratados como nazistas, facistas, idiotas ou coisa assim."É um paradoxo interessante imaginar que os Democratas queiram os votos dos eleitores que eles achingalham o tempo todo, de forma injusta, pelo simples fato de não concordarem com a pauta deles.
Parece que vão piorar, ao tentar impor um cala boca nas redes sociais.
E se me permite? Em geral a esquerda é ruim em tornar a população próspera financeramente, apelando ao assistencialismo.
Sou de viés nacionalista, e do meu ponto de vista a esquerda brasileira abandonou as demandas básicas da população (segurança pública e nacional, infraestrutura, emprego, saúde e etc) e substituiu por uma agenda importada do partido democrata dos EUA (woke e tudo quem vem junto) e parou de dialogar com o trabalhador. A esquerda brasileira importou problemas de países desenvolvidos e colocou no centro do debate público nacional num país que possui um contexto bem diferente, com assuntos mais urgentes (quase metade do país não tem saneamento básico) para nos preocupar do que com linguagem neutra por exemplo. Se a esquerda brasileira não fizer uma autocrítica honesta, está correndo um sério risco de virar um PSDB em 2026. A paulada virá forte das urnas. Hoje a direita possui um discurso muito melhor.
Eu não sei se a Direita Brasileira tem um discurso melhor (não é essa a impressão que eu tenho quando oiço o discurso dos políticos de Direita), mas o que dizes sobre as leviandades da Esquerda é certamente verdade. O "woke e tudo quem vem junto", mais a discussão estúpida sobre a linguagem neutra - coisas que consomem enorme energia e tempo no discurso público e não conduzem a nada - são algumas das frivolidades da Esquerda que vão terminar por lhe custar caro. E como dizes, essas frivolidades foram importadas de países onde elas podem existir sem causar tanto dano - mas causa dano - na verdade, é importado tudo dos USA..
Eu refiro "Direita Brasileira", porque ela tem algumas caracteristicas que não existem em outras Direitas. A mais importante delas, penso, é a sua associação com os grupos Pentecostais e Neopentecostais, intelectualmente atrasados, reaccionários, ignorantes e fanáticos. No Brasil., "Direita" já se tornou sinónimo de "Pentecostal"(chamado no Brasil pelo nome genérico e confuso de "Evangélico.") Essa asociação é o que dá à Dirteita Brasileira algumas das suas caracteristicas mais desagradáveis. Eu faço-lhe sérias restrições, mesmo que algumas propostas da Direita em outros lugares do mundo me sejam simpáticas. A Direita Brasileira, no geral, não me atrai, nem a Esquerda, com as suas manhas, vícios, e cacoetes.
Mas o teu comentário traz ao de cima questões interessantes, e a Esquerda Brasilera deve por as barbas de molho. Mesmo que a Esquerda Brasileira seja diferente dos Liberais Americanos, por exemplo (nos US não existe esquerda), as coisas no Brasil podem sofrer algum impacto com a eleição do Trump. Mas eu também espero, sinceramente, que isso não traga a Direita Brasileira a uma posição de grande influência e poder. A Direita Brasileira é uma coisa horrorosa, e os males que ela pode causar já foram mais que vistos.
Mas não é só isso que explica as dificuldades da esquerda. O Lula por exemplo não é identitário, até já se envolveu em polêmica por usar uns termos bem chulos. E mesmo não sendo, a popularidade dele caiu bastante na última década.
Claro só defendem bandidos.
@@BrunoOliveira-ko9hw o problema é que a direita usa desses discursos mas não os cumprem! A direita não liga para pobre e igualdade social, querem é concentração de riquezas e pobres se lascando! Fora a mentira, né? Direita só se elege na base da disseminação do ódio e do pânico moral.
Abandonou?! Quando esteve com está pauta? Não se iluda...foi apenas pautas tomadas para o discurso fácil?! Por que? Olhe os números.
Não tenho político de estimação e é a primeira vez que ouço um comentário decente sobre o tema.
Até quem é de esquerda pegou ranço do identitarismo. Eu ficaria surpreso se algum defensor dessa pauta se elegesse.
@@Gabriel-Jackson, partido trabalhista deu um pau no partido conservador na Inglaterra , foi o identitarismo também ? O será que foi a maior inflação das últimas décadas ? Inflação procada pelo embargo ao petróleo russo.
Trabalhismo ficou anos fora pq não se renovava
Agora voltou ao New labour e por isso voltou ao poder
Claro que a inflação é um problema grave, mas a alternativa de poder estava sempre dentro do partido conservador nos últimos 10 anos..
O pior é que tem gente insistindo, e vão só deixar a poeira baixar pra focar no todes
@@Juubrandaos , inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo, apenas isso.
@@GuilherminaAraujodesousa, a inflação e a falta de mão de obra foram problemas graves, a guerra da Ucrânia e o Brexit foram catalisadores das consequências da pandemia.
Mas o partido trabalhista não conseguia ser alternativa de poder até a mudança na sua liderança e guinada pro New labour. Jeremy Corbyn perdia cadeiras a cada eleição mesmo com a bagunça pós brexit do partido conservador.
Acho que a economia explica muito, mas os nomes da oposição fora do partido conservador não estavam postos até pouco tempo. Nos EUA a situação é diferente pela dominância que o Trump exerce sobre o partido republicano, o caráter bi partidário e o regime presidencialista. A oposicao interna precisa morrer ou vencer antes da eleição nos EUA, enquanto no Reino Unido podem existir até a eleição - o Boris Johnson venceu a Theresa may mas ambos eram do mesmo partido já que não havia alternativa trabalhista de fato.
É difícil entender que estamos cansados?
Considero-me uma pessoa progressista mas realmente o identitarismo da esquerda e a forçosa agenda woke afastaram muitas pessoas do bom-senso.
Acredito que realmente precisamos de mais pessoas e bons representantes de centro que tragam mais lucidez ao debate.
Duas guerras , inflação muito alta e embargo ao petróleo russo, apenas isso.
Mas a inflação na Inglaterra não foi o fator que pesou na derrota dos conservadores ? Foi o identitarismo também ?
é tipo o mbl que apoiou bozonaro e depois chamou o pt o psol p colocar gente na rua p protestar contra bozonaro. É assim que funciona, quando da merda o todes serve.
@@luisantoniofelipedesousa7055 não é apenas isso meu amigo. Economka com certeza pesa muito, mas o identitarismo e a dificuldade da esquerda de se reinventar e parar de se achar com o monopólio das virtudes fez com que as camadas mais pobres fossem mais à direita. Agora é hora de fazer a lição de casa e tomar uma boa dose de autorreflexão. E só pra esclarecer, quem fala aqui é um cara moderado de centro-esquerda.
@@GuilherminaAraujodesousa e uma política catastrófica de acolhimento aos refugiados na união europeia. Ardeu justamente em quem estava no poder. Mas no final das contas, é o troco histórico que a Europa está recebendo depois de séculos de colonialismo.
Levem isso como uma reflexão. De boa mesmo.
A jornalista disse: "Como as pessoas votam no Trump ou no Bolsonaro?" Nunca tem o questionamento: "Como alguem vota no Lula?" A mesma coisa de chamar tudo que está a direita de "extrema direita" e nunca enxergar nada do lado esquerdo como "extrema esquerda".
Por isso que vocês nunca entenderão a cabeça de quem não é de esquerda, vocês não tem capacidade para autocrítica, porque, de fato, não conseguem ver falha no lado ideológico de vocês. Todo esse discurso de fazer autocrítica é só um verniz intelectual.
Vou tentar colaborar para o seu raciocínio . Como alguém pode votar no Lula? Simples. O cara terminou 2 mandatos presidenciais com 87% de aprovação da sociedade brasileira. Ou seja, de cada 10 brasileiros, 9 consideraram seus governos bons ou ótimos.
E.... Extrema esquerda?? Isso não existe no Brasil, coleguinha. Extrema esquerda era o Che Guevara que pegou em armas e fez a Revolução. Mas mataram o Che há décadas e, como disse Belchior, depois dele não apareceu mais ninguém. Pode dormir tranquilo....rsrs
Perfeito. Há um ponto cego na análise.
O fato de o establishment ter perdido todas as suas rédeas não torna Trump ou Bolsonaro, apesar de NECESSÁRIOS (SIM - Daqui), menos tresloucados.
Lula é um corrupto. E um corrupto perigoso - Que já tentou SIM corromper a própria Democracia. TÃO PERIGOSO QUANTO OS CITADOS. Mas não é um outsider imprevisível. Isso não o torna melhor, e nem mesmo, é preciso insistir, menos perigoso. Mas o torna "normalizado". Coisa que os outros, pelo menos ainda, não são.
@@MateusStarling o Primeiro ministro do Japão acabou de cair e o partido trabalhista deu um pau no partido conservador na Inglaterra e isso culpa do tal do identitarismo, mas grand inflação nesses países provocada pelas guerras e o embargo ao petróleo russo não tem nada haver com isso ? É isso mesmo ?
A culpa foi dessa cultura Woke, sendo empurrada goela abaixo.
Falou tudo
Cara Patrícia, tenho nível superior, estou ativo no mercado de trabalho, e nem sei o que é essa tal cultura Woke…
Só quem se incomoda com essas tais pautas identitárias é um grupo tão restrito… o mesmo que adora as tretas do Leifert, do marido da Iza, do Leo Lins… o pior é que essa mesma minoria cria um Parvo Boçal que consegue mobilizar milhões vendendo sonhos!
@@patriciatorres4295 não foi , isso conversa fiada , Trump tinha um programa clara para resolver os problemas dos Estados Unidos e Kamala Harris não.
@@patriciatorres4295 , e a derrota do partido conservador na Inglaterra .? Inglaterra que está com a maior inflação das últimas décadas.
Até parece que o pobre da periferia da interessado em gênero neutro, apropriação cultural e linguagem inclusiva @@alexandrearaujo2091
👏🏻 em fim uma voz consciente em meio ao caos da extrema direita e extrema esquerda!
Que mulher inteligente. Até que enfim uma observação decente e coerente.
sou negro conservador e direita mais voce sendo de esquerda consegui te ouvi ate o final muito bom o video
que legal cara vc ser negro conservador de direita. Já entrasse nas células Neonazi do sul?
@@rickfr é assim mesmo que estamos fudendo tudo, humilhando os outros
@@Fernando-si2pq tô ofendendo ninguém! Todo mundo já sabe que todo "conservador" faz tudo o que eles criticam. O religioso fanático é intolerante, o pai conservador tem amante (homens e mulheres), o patriota enaltece os EUA, o heterossexual pega homem escondido. NÃO EXISTE CONSERVADORISMO! Isso é papo furado de gente que sabe que faz tudo isso mas precisa posar de bom samaritano.
Bolsonaro e o PL são ótimos exemplos. Se dizem defensores da família, mas votaram contra a redução da escala 6x1, o que aumentaria o vínculo dos pais com a família. Vivia falando de Deus, mas é da maçonaria. Acorda!
@@rickfr está generalizando, como eles fazem. Entrega tudo na mão deles mesmo escrevendo esse monte de blablabla que ninguém nem lê... O mundo precisa de diálogo e não de palestrinha...
@@rickfr você é muito ignorante, tem certeza que não é de direita não?
Perfeita!!!
É importante demais essa discussão que você puxa, minha cara!! Muito obrigado!!
Corretíssima!!
Estou de acordo com as analises do Pedro Dória sobre o efeito das pautas identitárias nas eleições.
@@carlosnacci6574 , inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo na economia, partido trabalhista esmagou o conservador a alguns meses. O resto é conversa fiada.
Eu não sei se podemos concluir que o identitarismo teve um impacto relevante na eleição. Como disse a Mariliz no início do vídeo, está um pouco cedo para sabermos os motivos da derrota democrata. Eu tenho a impressão que está mais difícil se reeleger hoje em dia. Dizem que a Kamala não conseguiu convencer os eleitores que ela faria algo diferente do Biden. Não sei se alguém conseguiria, mas esse pode ser o ponto principal. A campanha da Kamala enfatizou o identitarismo? Quando fala-se em identitarismo, entendo que se quer dizer uma militância mais aguerrida e arrogante. A militância identitária atuou mais forte nesta eleição do que nas anteriores (me parece até que o assunto perdeu força nas redes sociais)? Alguma pesquisa mostrou relação entre a rejeição ao identitarismo e o voto em Trump nos estados pêndulos? Isso não é aproveitar a derrota para colocar o identitarismo na conta da campanha e da esquerda? O identitarismo é coisa da esquerda americana ou dos progressistas, que aqui no Brasil seriam mais próximos dos liberais, mais de centro ou centro direita?
Fica tranquila galera. O mundo não vai acabar, a democracia não vai morrer, a galera só cansou desse canto da sereia e dos encantadores de serpente da esquerda.
Pra mim a Democracia JÁ ESTÁ morrendo. Seja nas mãos do establishment, seja nas mãos dos outsiders.
@@MateusStarling, o problema do mundo é inflação, partido trabalhista esmagou o partido conservador na Inglaterra, a Inglaterra está com a maior inflação das últimas décadas, duas guerras e embargo ao petróleo russo.
@@MateusStarling besteira, partido trabalhista esmagou o conservador na Inglaterra, inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo no mercado, apenas isso.
Isso aí é papo de gente que sempre viveu numa sociedade democrática e acha que isso é tão comum como o próprio oxigênio para se respirar. Pegue os dados e veja que a maior parte da população do planeta, vive sobre ditaduras, e que democracias plenas/liberais são exceções, minoria. E o Brasil não é uma democracia plena/liberal, é apenas uma democracia eleitoral, parasitada por populistas de esquerda e direita. Ou seja, no momento sem chances de evoluir para uma democracia plena/liberal e com sérios riscos de se autocratizar em médio/longo prazo.
Fica tranquila galera porque agora a galera quer experimentar canto da sereia e dos encantadores de serpente do lado oposto.😏
Eu não não sou do mesmo espectro político que a Mariliz. Entretanto, não vi uma explanação mais sensata! Concordo com 90% do que ela disse.
Mas e a inflação e as guerras e Partido Conservado na Inglaterra ?
Pode-se não gostar desta figura e até é razoável, mas para quem acompanha o Ciro Gomes é sabido que desde 2019 ele vem dizendo que nem todo eleitor de Bolsonaro é fascista, homofóbico, misógino e etc. Fazendo provocações sobre as questões das pautas identitárias e eleições.
Pois é...
O Ciro cantou a bola faz tempo.
A agenda woke engoliu a esquerda.
A ficha ainda nao caiu...
Enquanto isso, caminhamos, aqui, para termos até padeiro e caixa de padaria contratados por meio de Pjotização😂😂😂😂.
A esquerda se perdeu
SO VIVEM CHAMANDO OS OUTROS DE FACISTA GADO. AI SE LASCAM 😂
Monica de Boele deu uma magistral entrevista no UOL. Recomendo.
Na uol ? Só adolescentes imbecilizados levam a uol a sério.
Ela só falou bobagem requentada que vem sendo dita há muitos anos. E no fim nem deu crédito aos que denunciam o "identitarismo" há muito mais tempo que ela. Entrevista vazia, sem dados e cheia de achismos.
@ respeitosamente, discordo da tua breve análise.
@@_renandefreitasbr Exatamente isso . Se ela falasse outra coisa,ele não entenderia. Os militontos só entendem o mesmo discurso.
Perfeito, excelente trabalho .❤
O identitarismo é o maior cabo eleitoral do fascismo. Todo mundo pegou ranço desse discurso identitário e muita gente tem votado no extremo oposto só de pirraça!
Identitarismo é de certa maneira o fascismo da esquerda. Em vez de um feixe, vários, mas todos vistos como subgrupos de poder. É um super trunfo de quem é o mais oprimido historicamente numa busca incessante por políticas publicas de reparação e autointitulacão.
@@detonart o Partido Conservador tomou um pau dos trabalhistas na Inglaterra , o primeiro ministro do Japão acabou de cair , a extrema Direita avançou na França e chanceler da Alemanha enfrenta uma crise e tudo isso é culpa da pauta identitária, não é da inflação que assola o mundo por causa dos embargos ao petróleo russo ? A culpa é do identitarismo , agora culpa é dos direitos dos gays , mulheres e negros ?
Fascismo? Fascismo era se o Trump perdesse. Fascismo é mais estado . O Trump da liberdade total de mercado ,como na Internet. Antes de vomitar besteira, aprenda. Pare de ser papagaio do sistema.
Essa palavra deveria ser bloqueada na Internet, 99% das vezes é usada de forma errônea. 😂
@ErickNagy Como vocês adoram uma censura.
Obrigado lacradores, sem vcs iria ser muito dificl a direita vencer as eleicoes
Pra competir de igual pra igual com Trump e Bolsonaro: Só os identitários. REALMENTE.
@@williamvargas5223 partido conservador perdeu para o trabalhista na Inglaterra, a Inglaterra está com a maior inflação das últimas décadas, duas guerras e embargo ao petróleo russo.
A Inglaterra já estava quebrada antes de o partido trabalhista assumir. Aliás, a esquerda só ganhou, porque a direita implodiu.
Conservador? Como pode ser conservador um partido que defende a mutilação de crianças.
é só falar "todes" que a eleição está garantida kk
A "culpa" é do Mick Jagger!!! Quando o vi com filhos pedindo votos para Kamala, tive a certeza de que o Trump seria eleito. Não deu outra!! rsrsrs. Quando Mick, o pé-frio mor, torce por algo ou alguém, é derrota certa!!! rs.
@@AntonioAraujo-rg2il talvez seja culpado da derrota do partido conservador na Inglaterra a alguns meses.
😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂
Agora falando sério...
Como influênciadores amigos do P. Ditty querem ter moral para pedir votos?
A Kamala usar J.Lo e Beyoncé foi tiro no pé...
Se você considerar todo o que tá acontecendo com esse cantor...
A J.Lo falar:
___Vamos salvar os direitos das mulheres!
Quando ela passou um Mega pano para um abusador violento e traficante de mulher?!
Ah para vai?
Ela não pensou nisso?
Ela e a Beyoncé tão mais suja nessa história do que pau de Galinheiro...
Esse na verdade é o Elefante Na Sala...
Senhoras e senhores
Precisamos respeitar os norte americanos. Eles escolheram o Trump e tem todo o direito de viver com o que escolheram. Claro que eles vão se lascar, mas é uma escolha. Os argentinos escolheram o sujeito que se aconselha com o cachorro morto, e estão lá, curtindo o resultado de suas escolhas. Bom pra eles, oras ... Aprender tem preço. Esperemos que eles aprendam algumas coisas importantes.
Inflação muito alta, duas guerras e embargo ao petróleo russo levaram a isso.
Nos também escolhemos. E estamos se ferrando também.
Mariliz acertou em cheio na análise política e na escolha do cabelo ;)
@@cassiohenz não, falou besteira, duas guerras, inflação e ausência do petróleo russo no mercado, o problema dos Estados Unidos é o mesmo da Inglaterra e Japão. Partido trabalhista esmagou o conservador na Inglaterra a poucos meses.
Super entendo o ponto mas ainda tenho bastante dificuldade de concordar…
Acredito que há uma grande desilusão com o sistema politico e econômico que tem empurrado famílias para dificuldades e que isso é um ponto importante.
Também há uma vontade de progredir, as pessoas desejam mais do que pagar contas e sobreviver.
Mas vejo uma identificação grande com discursos de ódio também e isso me incomoda profundamente.
Claro que aqueles que me circundam não servem exatamente como campo amostral mas por desconhecer estudos profundos a respeito, são esses exemplos que tenho.
As pessoas que conheço que votam nos políticos de extrema direita no país são muito preconceituosas ou extremamente conservadoras!
E infelizmente, se ouço um homem falar que mulheres que passaram por violência não devem ser assistidas por métodos contraceptivos pq outras mulheres podem mentir e usar esses métodos, não me resta outra alternativa a não ser chamá-lo de sexista.
Se ouço homens falar que mulheres não devem ocupar posição x ou y porque apenas homens devem estar ali, não me resta alternativa a não ser chamá-los de machistas.
Se ouço mulheres falando de imigrantes não me resta outra alternativa a não ser chamá-la de xenofóbica e o mesmo vale para casos de homofobia.
Então minha dúvida é, eu preciso me recolher e não classificar as pessoas por aquilo que está sendo mostrado porque as pessoas não querem saber de identitarismo? Não posso mais lutar por progresso para não incomodar pessoas que não concordam com ele?
Claro que não concordo com extremos que sei que tem muito por aí, mas acho essa pegada contra o que chamam de cultura woke perigosa.
Pode. À VONTADE!
Como vê: Já tá até dando resultado(s)!
@@marcellemaria6665 besteira, partido conservador perdeu para o trabalhista na Inglaterra, a Inglaterra que está com a maior inflação das últimas décadas. Duas guerras no mundo e embargo ao petróleo russo.
Duas guerras , inflação muito alta e embargo ao petróleo russo.
No começo a pauta identitária era algo bonito, quase todo mundo concordava, só que passaram do ponto, animaram-se demais com os espaços conquistados e tornaram-se arrogantes. Outro erro dos identitários foi permitir que sua pauta fosse capturada pela extrema esquerda, que é hipocrit@, adotou essa pauta apenas por motivos políticos.
Se tivessem mantido a humildade e não tivessem se aliado a extrema esquerda não sofreriam essa rejeição.
Perfeita a sua análise.
Ops desculpa ,esqueci de te dizer q sua análise super sensata e foi incrível parabéns🙌👍.
Nada. Inflação muito alta , duas guerras e embargo ao petróleo russo explicam tudo.
Muito bom !!!
Valeu irma.
A senhora é jornalista, uma pessoa esclarecida, tem voz. Você poderia nos ajudar fazendo uma matéria sobre a PEC que pede o fim da jornada de trabalho 6x1? Vai ajudar muitas mulheres trabalhadoras, pobres, exploradas, chefes de família, que são subtraídas em muitas coisas... inclusive no tempo.
Pois é, aqui também quando alguém critica a baderna que sim existe em muitos locais das nossas universidades, são acusadas de serem contra a educação.
Quando na verdade elas são contra ao que estão fazendo com a educação.
As expressões faciais dela "tentando explicar" a derrota já mostram que é uma pessoa não muito confiável.
Resumindo, não pode generalizar a direita, mas pode generalizar os movimentos identitários.
Perfeito
Adorei essa análise...
A questão é que há uma pauta de minorias e coloca aquele trabalhador comum como uma pessoa má. Sou homem e branco e estou cansado de ouvir que sou privilegiado e que eu tenho que levantar as bandeiras dos outros e eu fico como? Não tenho direitos? Só tenho que servir a essas minorias sem poder falar nada? É muito complicado votar em qualquer candidato de um grupo político que me despreza....
Impecável essa reflexão da Mariliz. Eu entendo perfeitamente essa sensação de ter sido abandonado pela esquerda e ter vários dedos apontandos na minha direção por conta do identitarismo. Para essas pessoas, o fato de eu ser branco, hetero, cis, significa que eu sou parte do problema deles, que minha vida é perfeita e que eu não me preocupo com nada além dos meus privilégios.
Eu entendo a pessoa que vota no Trump, ou no Bolsonaro, não porquê concordam com os absurdos que eles pregam. Mas porquê se sentem abandonados pela esquerda.
Perfeito
Mas aqui no Brasil há mais de 2 candidatos viáveis, porque é que na última eleição presidencial esses ficaram à míngua? Ninguém além do lula e do bozo tiveram chance. Se o problema fosse só o abandono da esquerda, Ciro teria mais votos, Amoedo, Simone Tebet, assim como outros...
@@1gorSouz4 a máquina petista de difamação não deixa nenhum candidato mais a esquerda ser eleito. Imagina se a seita lulista vai aceitar que o Imperador deles perca o reinado.
Gostaria de deixar um comentário aqui, que acho que tem uma coisa importante sendo ignorada por muita gente que analisa a politica no Brasil e Fora.
Há alguns anos eu vi uma frase de um analista que não me recordo quem era, e que desde então sempre vem na minha cabeça quando eu percebo os "rumos" das eleições pelo mundo.
É o seguinte:
'Os jornalistas e os militantes subestimam o quanto o povo é capaz de abrir mão de liberdade e outros direitos, em nome de conseguir Segurança e Dinheiro para tocar os próprios sonhos."
Nessa epoca, ele citou de exemplo a China, que vinha crescendo economicamente, tirando milhões da fome, num país relativamente seguro, que proporciona emprego, e que mesmo as pessoas tendo "liberdades" limadas, elas NÃO LIGAM desde que elas não saiam de casa achando que vão morrer, ou que tenham dinheiro para comprar suas amenidades de vez em quando.
Penso que o Brasil e outros países aos poucos irão SIM, ceder a lideres autocratas, que prometam (mesmo que só no papel) uma melhoria nesses 2 pontos: Segurança e Renda.
Se formos pensar na humanidade como espécie, lutamos muito para sair do "estado de natureza", lutamos muito para construir uma sociedade que funcione no sentido de proporcionar certos luxos.
E isso está sendo perdido, e o povo sente falta disso.
Eu sou do interior da Bahia, e não sei se vcs tem noção do clima que se cria numa cidade de interior, quando ocorre um latrocínio, ou quando uma empresa que empregava 10 pessoas, fecha, o impacto é enorme, o povo sente, e o povo guarda no coração essa dor, e fica esperando o analgésico mais "palatável" aparecer nas eleições seguintes.
Enfim, há muito pano pra manga, muitas outras percepções, mas deixo aqui minha posição, espero que contribua com o papo.
Att
Abraços Mariliz
Custa admitir que as pessoas estão cansadas de governos de esquerda? Até quem é de esquerda cansou da esquerda...
Que vídeo gostoso de assistir! 😂😂😂
Poderia explicar o motivo de parte da população votar em um corrupto e incompetente???
Você arrasa!
A Teoria Critica fracassou, o Pós-Estruturalismo fracassou, o mundo beira o anarcocapitalismo tecnopredatório
@@bexigah partido trabalhista esmagou o conservador na Inglaterra, para de fazer drama, inflação, duas guerras e ausência do petróleo, primeiro ministro do Japão acabou de cair.
@@bexigah , partido trabalhista esmagou o partido conservador na Inglaterra, primeiro ministro do Japão acabou de cair , inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo.
Excelente análise
Acontece que pessoas são conservadoras e pessoas são progressistas. O que não se pode admitir é o desrespeito a quem quer que seja, No passado, tínhamos aula de religião na escola. Foi retirada em respeito aos não religiosos e progressistas. Agora, temos aula prematura de orientação sexual, erotização de crianças, apologia às drogas e desidratação do apego familiar. Nenhum conservador apoiará isso. Só estou falando da escola. Fora todo o restante do dia-a-dia das pessoas, que de alguma maneira está afetado por essa gente que acha que pode mudar conceitos milenares. Poupe-me !!!! Niterói RJ
👏👏👏adoro vc. Continue imparcial
Ótima análise.
Vc é ótima!
Boa analise!
Mariliz, parabéns por sua análise. Você é uma espécie em extinção. O jornalismo brasileiro precisa de análise fria dos fatos e não de "torcedores".
KKKKkkk ela ainda nao entrndeu.
vivem em uma bolha só pode.
não dá mais pra acompanhar política brasileira, judiciario, nada.... pq nao tem dialogo, só violencia sobre quem tem pensamento diferente... hoje, acompanho só outros paises... agora to vendo que isso compensou muito pra minha alegria e felicidade... o pessoal dos eua tbm tá cansado dessas lutas identitarias
A Cultura Woke está tão insuportável que eu simplesmente não assisto mais filmes feitos nos últimos 10 anos. Nesses filmes homens sempre são os vilões abusadores enquanto as mulheres moralmente superiores, dignas e virtuosas.
Depois do fantasma do comunismo, chegou agora o fantasma da "lacração"....
Olha o tipo de gente que você atrai com esse delírio de análise aí, Mariliz. Que horas a campanha da Kamala falou de pauta identitária?
@@1gorSouz4 negacionismo que chama? ate grandes veículos de comunicação ja admitem que existe a cultura woke, oque existe entre os esquerdista, ai sim é o fantasma do "fascismo"
@@1gorSouz4 Não é nenhum fantasma, é só olhar várias séries ou filmes que saíram e os que quase saíram nos últimos anos. Quer exemplo? Tem vários. (I) Rings of Power não teve acesso ao Silmarillion, só os apêndices de O Retorno do Rei. Fizeram uma história fraca onde a Galadriel não tem nada a ver como ela. Personagem que se apresenta a todo momento com uma personalidade fechada, arrogante e irritada. (II) Indiana Jones e a Chamada do Destino colocam o Indy como segundo protagonista na própria história. A história é basicamente "olha como seu herói homem tá velho, tá na hora dele se aposentar", o filme todo é set-up pra passar a tocha pra mulher, Helena (Phoebe Waller-Bridge). (III) A Marvel praticamente tá pra candelar a série nova que ia sair do Blade (com o Marhershala Ali, excelente ator) porque queriam relegar ele pra *quarto* protagonista dentro da própria história. Na frente iam entrar personagens como a filha dele, e a série ia ser mais focada nas mulheres e ter mais "lições de vida". Ou seja, não é Blade. (IV) Quer ver melhor exemplo de Mary Sue, assiste a nova trilogia de filmes de Star Wars da Disney. A Rey não tem quase nenhuma dificuldade na história toda. Vencer uma briga de sabre de luz sem nunca ter segurado um? Pode. Consertar a Millenium Falcon quando o Han Solo ele mesmo não sabe qual o problema da espaço-nave? Claro! Sem falar do fato que tiveram que jogar o personagem do Luke Skywalker no ralo pra fazer isso. (V) Mulan original dá de dez a zero no último que saiu uns poucos anos atrás. Não é nem o fato de não ser mais um musical ou de ser um live-action, é o fato de que, simplesmente, não é Mulan. Uma personagem no filme original teve que treinar treinar duro e provar pra todo mundo que estavam errados agora não precisa provar nada pra ninguém e já nasce sabendo fazer tudo.
Tem mais uma porrada de exemplos de onde eu tirei esses. "Lacração" é um problema sim. Não representa nada mais do que uma tentativa rasa e mal formulada de lidar com problemas complexos. É a arrogância de autores e escritores novos de dizes pros velhos que são melhores, sem criar nada próprio e queimando o legado antigo. É a morte da criatividade, em muitos sentidos. Não tem fantasma nenhum querido, tá infelizmente bem vivo e andando por aí ainda.
Cara nem vc sabe o que é woke...vai se tratar gado
Falta equilíbrio e lucidez mental. Excelente análise.
A culpa é sempre do Outro. O Outro é estranho, é perigoso e melhor de tufo, leva a culpa por aquilo que não queremos reconhecer.
"Eu acho muito cedo e leviano apontar os culpados da vitória do Trump tão poucos dias depois da eleição, mas...
Para mim, os culpados são..."
Muito bom
Não há culpa se o que o povo americano quer em especial as políticas que ele prometeu. Brasileiro tá se achando demais em cuidar da vida política de outros países.
Menos identitarismo mais economia.
Já pararam para pensar que vocês estão ... errados?
Besteira, partido trabalhista deu uma surra no partido conservador na Inglaterra, Inglaterra que está com a maior inflação das últimas décadas, duas guerras e embargo ao petróleo.
Nunca😅
A inflação ,duas guerras e a falta do petróleo russo não entram nessa equação ?
@@GuilherminaAraujodesousaQdo fal
Qdo falamos do delicado momento de pandemia, guerra Russia Ucrania e a inflação, e q isso atrapalhou mt o governo do Bolsonaro, vcs nao colocaram na equação de vcs! Pau q bate em Zé, bate em José, Mané! 🤷🏽♂️
@@DaviSpaceBR , mas o que eu estou dizendo que foi a inflação, duas guerras e ausência do petróleo russo que custaram a eleição dela , não pautas identitárias está narrativa é mentirosa , aliás, o partido trabalhista esmagou o partido conservador na Inglaterra, motivo: os mesmos dos Estados Unidos, duas guerras, inflação e ausência do petróleo russo no mercado.
Você já está na lama juntamente com suas companheiradas e levando junto os brasileiros
Mariliz, ótima avaliação. Minha visão é de que a esquerda brasileira teve sua grande oportunidade e continuidade a partir do Lula 1 e não fez em grande parte o que todos os eleitores esperavam, que era cuidar de verdade da segurança, educação e saúde mas não o fizeram. E mais grave, ainda deram na cara de todos ao se envolver em escândalos de corrupção. Abraçar a pauta identitária radical foi transbordar a incapacidade de ler o que de fato o que precisa ser feito. As pautas de feminismo e outras devem sim estar presentes e urgentes na nossa sociedade, mas enquanto, como você bem colocou, tivermos de passar maior parte do dia pensando em como pagar as contas, na segurança dos nossos filhos e na saúde, nada vai ser maior.
Chamou a direita de porcos ao dizer que estão tirando a cabeça da lama e vem falar em sensatez. É por causa dessa arrogância que não voto mais na esquerda.
nao precisa, calemcar.. tem mais gnete :)))
Vc não entende figura de linguagem?
As desigualdades nos EUA estão muito grandes, e este é um dos principais fatores na estabilidade de um sistema.
O Império Romano durou 1.500 anos.
Quão desiguais você acredita que os EUA têm que ficar para ruir?
Para completar o giro: A União Soviética faliu em 1991.
Cuba em seis décadas já tá meio ruim das pernas.
Extrema esquerda e extrema direita são a mesma boçalidade. São o mesmo gado, só muda o capataz.
Tratar as pessoas com paternalismo não é legal quem vota Trump e no Bolsonaro tá muito consciente
Eu acho sim que somos bastante preconceituosos, da esquerda a direita. E concordo totalmente contigo, a esquerda fala para uma elite pequena e fica chocada quando perde eleição, isso é de fato bizarro. Sempre achei que foi essa pira de "não existe homem feminista" que destruiu muito o movimento - e ainda destrói.
Só é possível saber porque as pessoas elegeram o Trump fazendo uma pesquisa de justificativa de voto, com rigor estatístico. É sair às ruas e perguntar às pessoas se votaram no Trump e, em caso afirmativo, por que votaram nele. Tudo que se disser sem ser com base numa pesquisa como essa é só especulação, não explicação.
Aliás, essa perguntinha - Por quê? - é o que falta também nas pesquisas de intenção de voto.
Só passando para compartilhar (Dublado por IA) o melhor discurso de um político que eu jamais tinha ouvido, e jamais ouvirei novamente, em toda a minha vida (São 37 anos de Existência), e em quaisquer registros já feitos antes dela aos quais eu já tenha tido acesso alguma vez:
"Os 5 Pontos sobre as DURAS Medidas de Trump pela Liberdade de Expressão"
(Inicia de verdade só a partir dos 3 minutos e 30 segundos)
Eu sei. É absolutamente maravilhoso. De nada!
Fica tiste não, kkkk
Excelente análise. Porém, os americanos são muito nacionalista e o Trump prometeu uma "América Grande" ele bateu muito forte na questão da imigração, essa galera nacionalista não conseguem aceitar a globalização.
👏👏👏👏👏👏👏👏
"Será que os Estados Unidos é tão preconceituoso desse jeito?" SIM!
"Será que o Brasil é tão preconceituoso desse jeito?" "SIM!!!
Já dizia Sartre: o inferno são os outros.
Identitarismo é o problema , inflação, guerras e falta do petróleo russo não.
Não tem culpados, são escolhas, são apostas
Não, é a inflação, duas guerras e embargo ao petróleo russo, apenas isso.
Cai nesse vídeo por acaso, e comecei a ouvir. A maioria do povo que conheço é de direita, e vota na esquerda porque não tem conhecimento, quando essas pessoas descobrir que está votando contra seus princípios e valores, vai ser difícil a esquerda ganhar uma eleição.
Meu amor já me fiz esse tipo de questionamento várias vezes...
A Direita têm uma pauta de costumes e comportamento que é bem esquezito alguém assim ser de esquerda.
Não combina
Acho que o contrário também é verdade, há muita gente que não vota na esquerda por preconceito e medo do tal "comunismo", mas que se tivesse mais letramento político, poderia se identificar mais com pautas de esquerda do que as de direita.
O que você chama de extremo oposto eu chamo de democracia.
#ChegaDePoliticaIdentitaria
Acho que devem ter pesado os mesmos ou similares motivos da não reeleição dos poucos presidentes americanos que não foram reeleitos. A regra é serem reeleitos. Biden talvez fosse reeleito - mas foi convencido a renunciar, o que no início parecia uma boa ideia, mas depois pegou mal. Independente das características pessoais ou simbólicas da Kamala Harris, ela foi um enxerto. O candidato orgânico era o Biden. E Trump era também orgânico, e com o peso de já ter sido presidente - algo respeitável simbolicamente, independente das características pessoais. Então ele foi "reeleito".
Inflação faz presidente perder eleição no Estados Unidos, aliás , o primeiro ministro do Japão acabou de cair , inflação alta no Japão.
@senhorita Bira já disse isso❤
O que gosto mesmo é de ver essa choradeira.
Querida Maríliz, são vários fatores, as mentiras de Trump, principalmente sobre a economia e o desejo dos eleitores em acreditar nessas soluções “mágicas”, agora é preciso analisar e trazer à tona, bem como, conversar mais abertamente e sem preconceitos ou “lacrações” sobre racismo e machismo estruturais e estruturantes… num mundo feito por e para homens, se não conversarmos sobre esses pontos, sinto q não evoluiremos! Vc é show! Parabéns pelas análises….
Sou contra conversar com estes temas. Acho que o correto é enfiar esta agenda woke encima dos conservadores, com ameaças de prisão, processos judiciais e multas pesadas. Exemplo: Em 2021, a XP Investimentos foi processada por falta de diversidade entre os funcionários e o Ministério Público Federal pediu uma multa de R$ 10 milhões. Tem que processar TODOS ESTES BRANCOS HÉTEROS que ficam se mostrando nas redes sociais.
Duas guerras, inflação muito alta e embargo ao petróleo russo, apenas isso.
QUEM VIVE MENTINDO É O LULIS QUEDA FAKE CACHAÇA. QUE PROMETE PICANHA E CERVEJA E ENTREGA CACHAÇA COM PÉ DE GALINHA. E AINDA DE QUEBRA UM TAXADE. O CARA SO PENSA EM MORDOMIA, AVIÃO 🛩 DE 459 MILHÕES. MUDEM ESSE DISCURSO PÍFIO COMUNISTADA.
Tudo é ação e reação. Quando se tentar impor algo, em um momento vai ter reação. Concordo que a reação ao identitarismo tem sido pauta chega forte nas classes mais populares, pois cansa.
Simplesmente: Sim.
Inflação não ?
De qual democracia você se refere? Seria a "relativa"?
Sim,mas KD este tal "partido" do bom senso.???!!!!!
Tá em falta.
@@adrianocunhap , conversa fiada, inflação, duas guerras e ausência do petróleo, foi isso que aconteceu nos Estados Unidos e Inglaterra.
Legal. Hoje não teve indicação de mídia, mas TEVE BASTIDOR DA IMPRENSA.
Perdoada. (Até porque eu não tenho conseguido acabar com a fila...)
A CLASSE MÉDIA DOS EUA PRECISA MELHORAR O PODER AQUISITIVO....
Parem com isso botar culpa no "identitarismo" é muito perigoso
Perigoso é ele!
Não há democracia onde reina a ignorância.
Trump acaba de nomear a primeira mulher de chefe de gabinete, com elogios extremamente respeitosos - do que você tá falando l?????
Culpa? uai o processo foi democrático.
A análise dos motivos que levaram o Partido Democrata à derrota deveria servir tanto à esquerda, para enxergar o mundo real, quanto à direita, como um alerta dos perigos da miopia política.
O que eu não vejo ser analisado na mídia é onde uma vitória dos democratas levaria o país. A uma futura convulsão social?
E porque levaria? Os republicanos são muito mais divisivos, inflamadores da indignação das pessoas (até mesmo ódio), belicosos...
Totalmente lúcido.
Poderia ter pontuado, inclusive, que o movimento global do qual TRUMP, BOLSONARO e LE PEN são apenas a ponta: Já é um princípio dessa convulsão. (Provocada.)
Não seria mais simples dizer que o cidadão comum rejeitou o discurso identitária e sem objetivos do governo progressista? Que percebeu o erro de 2020 e quis mudar?! Não e simples assim?
A verdadeira esquerda tá cansada de política identitária a maioria que trabalhar e sobreviver! É muito claro isso!
TRUMP TRUMP PARABÉNS VOLTOU A CASA 🏠 BRANCA COM SUCESSO ❤❤❤❤❤😂❤.
Acorda inocente.
Pontuações pertinentes e sensata é isso a direita sabe se comunicar com todos os grupos, a esquerda não! Eles só falam para o grupinho deles.
O que eu não entendo: o Biden, quando venceu, já não havia o forte discurso de identitarismo?
Além disso, eu queria que comentassem o percentual de abstenção entre eleitores democratas insatisfeitos com a atuação dos EUA na guerra em Gaza. Será que não houve repercussão a ponto de afastar, significativamente, eleitores democratas das urnas?
Eu concordo que devemos rever o radicalismo de parte da esquerda se quisermos vencer as eleições, mas acho que esse fato está longe de explicar o que realmente aconteceu.
Nossa raridade uma esquerda inteligente parabéns
As pessoas querem saber se seu voto foi considerado...