Faltou para a Fifa ter uma propaganda e organização tão chamativos quanto a Champions. Para quem gosta de futebol, acho que o torneio é bem legal, mas com noticias como essa, a impressão é que o torneio está muito desorganizado, pois quando se discute sobre calendário e premiação, que aparentam não estar definidos.
tudo por causa do vil metal... como diz o adágio popular, "na briga do rochedo (clubes/uefa) com a maré (Fifa), que se estrepa são os caranguejos (Jogadores )..."
@@josem.4332 por exemplo: na NBA a TV coloca cláusula que obriga o time a escalar as estrelas nos jogos em horário nobre. Isso começou porque os clubes escolhiam quando poupar jogador e às vezes o jogo da TV não um LeBron ou Curry. Hoje os jogadores sabem que quando não serão escalados por ordem dos patrocinadores e não da comissão técnica. Já teve time multado por isso. Então ou você assume a bronca financeira ou põe o cara pra jogar. Lembrando que lesões precisam sem justificadas a liga.
Na NFL os caras jogam metade do ano, em média umas 20 partidas e ainda assim movimentam bilhões. Já passou da hora do futebol entender que, com menos jogos, o nível e a importância de cada partida seria maior, compensando um pouco o número de jogos. Infelizmente vai no caminho contrário.
Poucos jogos e uma única competição, nada comparado à abundância de competições e campeões que vemos no futebol. Não acho que esse "minimalismo" funcionaria no futebol, mas sou favorável a existir uma única competição em cada nível geográfico (estadual, nacional, continental e mundial); por isso, eu iniciaria extinguindo as competições redundantes (Copa do Brasil, Supercopa, Recopa etc.) e, a partir daí, pensaria em uma acomodação "ótima" das competições essenciais no calendário anual; mas, claro, ninguém concordaria comigo...
Na prática todos os anos, tem alguma competição interferindo no calendário (como a extinta copa das confederações, ou mais recentemente os jogos asiáticos e jogos Pan-africanos). 2024 Olimpíadas 2025 Novo Mundial de Clubes 2026 Copa do mundo 2027 Pan americano
Jogos Olímpicos e Pan Americano n contam. E jogos Asiáticos é o msm problema da Euro e da Copa América, os clubes europeus só reclamam por euro centrismo.
Não importa o quanto você ame o seu trabalho. Mesmo que ganhe um imenso salário. Ninguém gosta de perder as suas férias. Óbvio que os jogadores e a comissão técnica iam ficar putos da vida.
Eu já fiz um vídeo sobre aqui no canal. Na minha opinião vai acabar sobrando para os times mais fracos, assim como também para os torneios que geram menos dinheiro. Acredito que seja tendência da gente ver as Supercopas e Copa da Liga Inglesa, por exemplo, não existindo mais. E a longo prazo acredito que a tendência seja a La Liga, Premier League e Campeonato Italiano diminuírem para 18 times, afinal, sejamos sinceros, pensando apenas na questão de calendário e grana, equipes como Leganes, Eibar, Frosinone, Salernitana, Sheffield United, etc, pouco acrescentam a essas ligas. Outro ponto é a FIFA diminuir o número de datas fifa das seleções. De 10 para 8 datas. Aqui no caso todo mundo estaria cedendo. As federações, as ligas e a FIFA. Teríamos de por volta de 8 a 14 datas livres. Dando mais tempo para a pré-temporada começar em agosto e a temporada só em setembro, por exemplo. OBS: Lembrando que o auge do futebol italiano nos anos 80-90 era com 18 equipes. Então não vejo problema algum a Itália, Espanha e Inglaterra diminuírem suas ligas. Acredito que seria até melhor.
Faltou para a Fifa ter no mínimo, a organização e principalmente a propaganda da UEFA, com a Champions. Estar se discutindo premiação e calendário expressam certa desorganização; o evento não foi tão bem pensado nesses aspectos. Particularmente, acho muito legal esse torneio, mas acho que esse discurso de preocupação com a saude dos jogadores é justo, mas acho que tem tbm o não interesse dos clubes; pois se for interessante para eles, o calendário seria adaptável.
Na europa a pre epoca para a maioria dos clubes europeus começa na primeira semana de julho e vai ate agosto pois em agosto começam os campeonatos e a epoca acaba em meio ou final de maio, depois jogar o mundial de junho a julho os jogadores não tem ferias, nao fazem pre epoca e os clubes depois saem prejudicados pois os jogadores com muitos jogos nas pernas correm risco de terem lesoes gravissimas e duradoras ou ate terem colapsos em campo. Mas para a FIFA desde que de dinheiro o resto que se f...
O problema não e so a Fifa, brigar com a fifa agr e deixar a uefa aumentar seus jogos la e pura hiprocrisia. A propria Champions aumentou seus números de jogos, sem contar que como exemplo a supercopa tanto na Espanha como na Itália adicionam pelo menos dois jogos para clubes q vao ali disputar
@@victorzreis8932 a UEFA alargou as competiçoes mas esta a usar as datas FIFA, a propria liga das naçoes é jogada quando sao as datas fifa para amigaveis de seleçoes, agora pesquisa antes de falares m€rda
Para conseguir fazer esse torneiro teria que diminuir o numero de jogos das ligas nacionais e continentais e as competições entre seleções para caber espaço no calendário. Esse mundial vai acabar com as férias dos jogadores.
O formato novo é infinitamente melhor q o de 7 clubes. O problema é q pelo conflito de interesses e calendário, é capaz de virar uma competição entre julho-agosto e não junho-julho, q não impacta as férias, com 30, 35 ou mais jogadores na comissão, onde os europeus botam os brabos só nas fases finais e os primeiros jogos jogam com garotos, exatamente como a pré-temporada funciona hj
Novo formato da champions se joga em período de férias? Liga das nações se jogam na data fifa, não são jogos a mais, só quiseram dar importância a amistosos que não servem de nada.. .
Rafael, tu não achas que pelo histórico da FIFA (muito bem documentado no documentário da Netflix, inclusive) ela é mais "vilã" do que a UEFA? Principalmente pela questão política envolvendo compra de votos (e similares) de países inexpressivos futebolisticamente...
Do jeito que falam parece que todos os clubes do mundo vão disputar o mundial. Serão alguns poucos. Quer saber o que é desgaste físico? Acordar 4h da manhã, pegar 2 horas de transporte até o trampo, trabalhar o dia todo em pé, almoçar30 minutos rápido e no final da tarde fazer o retorno pra casa com transito todo parado. Fazer isso 5 dias por semana o ano inteiro.
Quanto mais você explica e defende esse Mundial, mais fica claro quanto a idéia é péssima. A verdade, entretanto, é que um Mundial de Clubes nunca vai funcionar de verdade. Como nunca funcionou. Só torcedores muito clubistas conseguem achar que São Paulo era melhor que Milan ou Liverpool, Corinthians melhor que Real Madrid, United ou Chelsea, Internacional melhor que Barcelona. Mesmo que fossem, a relevância disso é zero. Ainda mais nos dias de hoje, onde clubes com nenhuma tradição, como Chelsea e Manchester City, dominam o cenário do futebol.
A empolgação com esse torneio caça níquel da FIFA. Sempre foi dos outros continentes. Os Europeus desde do começo sempre odiaram a ideia. Tanto os Jornalistas Esportivos,como os RUclipsrs/Influencers e os Torcedores europeus, sempre fizeram fortes críticas a esse novo "Super Mundial".
A copa das confederações era uma ideia melhor. Havia um bom engajamento nela até 2005, quando a própria FIFA rebaixou ao nível de "treino pra copa". Tinha duas vantagens: podia ser feita em qualquer país praticamente, e geralmente reunia 1 ou 2 grandes seleções, além de ser de tiro curto. Quanto ao baixo número de times, bastava duplicar o número de vagas, para 16: 2 por confederação (12) 1 país sede 1campeão mundial 1 primeiro do ranking da FIFA 1 atual campeão.
A pré temporada dos clubes europeus é ridículo nos Estados Unidos. Estão jogando contra times ridículos e é só propaganda para um pais que nem gosta de futebol... É praticamente férias
Se esse torneio realizasse em Janeiro ou Julho. Não teria problema, porque não estaria afetando as férias dos jogadores. Porque na Europa as Férias são em Junho. E na América do Sul as Férias são em Dezembro. Até pra ser ganancioso, precisa de inteligência. Não pode ser tão descarado assim, óbvio que os Europeus iriam ficar putos da vida.
Falácias apenas falácias. Os clubes já fazem de 3 à 5 jogos na pqp só para ganhar mídia e maioria dos times não farão esse tanto de jogos. Ou seja para os europeus que são os que estão chorando basta apenas levar como um amistoso, preparação e pronto. Da até para organizar esse mundial nos lugares onde eles já fazem esses jogos para os tais " mercados paralelos" que pronto. Aí mas é uma competição oficial e blá blá blá... Basta tratar como se não fosse simples. Já até não é assim que dizem levam. Vocês são tão lambe botas de europeus que não percebem que isso é só frescura deles de novo, como fazem para marcar amistosos entre seleções de outros continentes e coisas do tipo. Se pudesse a Europa faria um cartel da bola onde apenas a Europa enfrentaria a Europa, clubes e seleções europeias jogando entre si para sempre, apenas querem os jogadores talentosos das outras partes do mundo se possível até naturalizar os melhores para eles. A FIFA não é santa, mas a UEFA é pior pois quer o lucro apenas para sua parcela. Aqui vai uma previsão até: Se os europeus conseguirem não jogar esse mundial é bem capaz deles nesse período organizarem um torneio amistoso fora com os times que participariam pois apenas querem o monopólio do futebol e não um calendário sustentável ou algo do tipo. É viável, é possível e vai acontecer com ou sem europeus e quase no mesmo período vocês gados desses assistirão eles jogando o mesmo número de jogos do torneio em amistosos na pqp e veram o quanto são imbecis por acreditarem na UEFA.
Esse novo mundial é bizarro, sem sentido algum colocar os jogadores pra jogarem ainda mais jogos no periodo de férias, é tao bizarro quanto o novo formato da UCL
Faltou para a Fifa ter uma propaganda e organização tão chamativos quanto a Champions. Para quem gosta de futebol, acho que o torneio é bem legal, mas com noticias como essa, a impressão é que o torneio está muito desorganizado, pois quando se discute sobre calendário e premiação, que aparentam não estar definidos.
tudo por causa do vil metal... como diz o adágio popular, "na briga do rochedo (clubes/uefa) com a maré (Fifa), que se estrepa são os caranguejos (Jogadores )..."
É só os times mandar o sub 21 pra jogar, até eles voltarem no formato de antes.
Patrocinadores não deixam e os clubes não abrem mão da grana
Como se o mundo fosse facil assim
@@victorsilva3593 faz sentido
@@alvarodaniel3908 é apenas um esporte.
@@josem.4332 por exemplo: na NBA a TV coloca cláusula que obriga o time a escalar as estrelas nos jogos em horário nobre. Isso começou porque os clubes escolhiam quando poupar jogador e às vezes o jogo da TV não um LeBron ou Curry. Hoje os jogadores sabem que quando não serão escalados por ordem dos patrocinadores e não da comissão técnica. Já teve time multado por isso. Então ou você assume a bronca financeira ou põe o cara pra jogar. Lembrando que lesões precisam sem justificadas a liga.
Comentando pra dar engajamento, melhor comentarista do Brasil
Se não me engano, é canal até 100k de inscritos
Do ponto de vista dos clubes a competição tem de ser pelo menos tão vantajosa quanto algum do dinheiro feito nos torneios de pré época
Não tá deixando hypar seu vídeo
Na NFL os caras jogam metade do ano, em média umas 20 partidas e ainda assim movimentam bilhões. Já passou da hora do futebol entender que, com menos jogos, o nível e a importância de cada partida seria maior, compensando um pouco o número de jogos. Infelizmente vai no caminho contrário.
Poucos jogos e uma única competição, nada comparado à abundância de competições e campeões que vemos no futebol. Não acho que esse "minimalismo" funcionaria no futebol, mas sou favorável a existir uma única competição em cada nível geográfico (estadual, nacional, continental e mundial); por isso, eu iniciaria extinguindo as competições redundantes (Copa do Brasil, Supercopa, Recopa etc.) e, a partir daí, pensaria em uma acomodação "ótima" das competições essenciais no calendário anual; mas, claro, ninguém concordaria comigo...
@@rdgperuchi Acabar com as copas nacionais? realmente, lunático, fora da casinha
Campeonato com 20 times não dá mais
Tem que ser 18
Já vai dar uma boa aliviada
A FIFA deveria fazer esse mundial de clubes só com 24 times
Na prática todos os anos, tem alguma competição interferindo no calendário (como a extinta copa das confederações, ou mais recentemente os jogos asiáticos e jogos Pan-africanos).
2024 Olimpíadas
2025 Novo Mundial de Clubes
2026 Copa do mundo
2027 Pan americano
Jogos Olímpicos e Pan Americano n contam. E jogos Asiáticos é o msm problema da Euro e da Copa América, os clubes europeus só reclamam por euro centrismo.
Não importa o quanto você ame o seu trabalho.
Mesmo que ganhe um imenso salário.
Ninguém gosta de perder as suas férias.
Óbvio que os jogadores e a comissão técnica iam ficar putos da vida.
Eu já fiz um vídeo sobre aqui no canal. Na minha opinião vai acabar sobrando para os times mais fracos, assim como também para os torneios que geram menos dinheiro.
Acredito que seja tendência da gente ver as Supercopas e Copa da Liga Inglesa, por exemplo, não existindo mais. E a longo prazo acredito que a tendência seja a La Liga, Premier League e Campeonato Italiano diminuírem para 18 times, afinal, sejamos sinceros, pensando apenas na questão de calendário e grana, equipes como Leganes, Eibar, Frosinone, Salernitana, Sheffield United, etc, pouco acrescentam a essas ligas.
Outro ponto é a FIFA diminuir o número de datas fifa das seleções. De 10 para 8 datas.
Aqui no caso todo mundo estaria cedendo. As federações, as ligas e a FIFA. Teríamos de por volta de 8 a 14 datas livres. Dando mais tempo para a pré-temporada começar em agosto e a temporada só em setembro, por exemplo.
OBS: Lembrando que o auge do futebol italiano nos anos 80-90 era com 18 equipes. Então não vejo problema algum a Itália, Espanha e Inglaterra diminuírem suas ligas. Acredito que seria até melhor.
pelo menos podemos afirmar que o Brasil foi pioneiro em alguma coisa
Faltou para a Fifa ter no mínimo, a organização e principalmente a propaganda da UEFA, com a Champions. Estar se discutindo premiação e calendário expressam certa desorganização; o evento não foi tão bem pensado nesses aspectos. Particularmente, acho muito legal esse torneio, mas acho que esse discurso de preocupação com a saude dos jogadores é justo, mas acho que tem tbm o não interesse dos clubes; pois se for interessante para eles, o calendário seria adaptável.
Na europa a pre epoca para a maioria dos clubes europeus começa na primeira semana de julho e vai ate agosto pois em agosto começam os campeonatos e a epoca acaba em meio ou final de maio, depois jogar o mundial de junho a julho os jogadores não tem ferias, nao fazem pre epoca e os clubes depois saem prejudicados pois os jogadores com muitos jogos nas pernas correm risco de terem lesoes gravissimas e duradoras ou ate terem colapsos em campo. Mas para a FIFA desde que de dinheiro o resto que se f...
O problema não e so a Fifa, brigar com a fifa agr e deixar a uefa aumentar seus jogos la e pura hiprocrisia. A propria Champions aumentou seus números de jogos, sem contar que como exemplo a supercopa tanto na Espanha como na Itália adicionam pelo menos dois jogos para clubes q vao ali disputar
@@victorzreis8932 a UEFA alargou as competiçoes mas esta a usar as datas FIFA, a propria liga das naçoes é jogada quando sao as datas fifa para amigaveis de seleçoes, agora pesquisa antes de falares m€rda
Bom dia! Rafael este calendário é muito duvidoso porque é muitas competições este mundial clube neste é bom teste mas não dá para acredita.
Para conseguir fazer esse torneiro teria que diminuir o numero de jogos das ligas nacionais e continentais e as competições entre seleções para caber espaço no calendário. Esse mundial vai acabar com as férias dos jogadores.
Liga Nacional com 18 times
Fica bem melhor
O Super Mundial deve existir.
Essa sociedade empresarista, capitalista, chame-a do que quiser, vai acabar com o futebol uma hora. É o lucro acima de tudo. Excelente video, Rafael.
Sem os europeus, o mundial dificilmente vai prestar.
TUDO POR DINHEIRO!! Não pensam no bem estar do jogador.
O ideal era mundial de clubes ter apenas 16 equipes seria menos dias de competição e menos jogos agr com 32 fica mtt puxado
O formato novo é infinitamente melhor q o de 7 clubes. O problema é q pelo conflito de interesses e calendário, é capaz de virar uma competição entre julho-agosto e não junho-julho, q não impacta as férias, com 30, 35 ou mais jogadores na comissão, onde os europeus botam os brabos só nas fases finais e os primeiros jogos jogam com garotos, exatamente como a pré-temporada funciona hj
E o novo formato da Champions respeita a saúde dos atletas? Liga das nações em datas fifa? Me poupe
Novo formato da champions se joga em período de férias? Liga das nações se jogam na data fifa, não são jogos a mais, só quiseram dar importância a amistosos que não servem de nada.. .
Rafael, tu não achas que pelo histórico da FIFA (muito bem documentado no documentário da Netflix, inclusive) ela é mais "vilã" do que a UEFA? Principalmente pela questão política envolvendo compra de votos (e similares) de países inexpressivos futebolisticamente...
Do jeito que falam parece que todos os clubes do mundo vão disputar o mundial. Serão alguns poucos. Quer saber o que é desgaste físico? Acordar 4h da manhã, pegar 2 horas de transporte até o trampo, trabalhar o dia todo em pé, almoçar30 minutos rápido e no final da tarde fazer o retorno pra casa com transito todo parado. Fazer isso 5 dias por semana o ano inteiro.
Cara são situações completamente antagônicas, não dá pra comparar.
Quanto mais você explica e defende esse Mundial, mais fica claro quanto a idéia é péssima.
A verdade, entretanto, é que um Mundial de Clubes nunca vai funcionar de verdade. Como nunca funcionou.
Só torcedores muito clubistas conseguem achar que São Paulo era melhor que Milan ou Liverpool, Corinthians melhor que Real Madrid, United ou Chelsea, Internacional melhor que Barcelona.
Mesmo que fossem, a relevância disso é zero.
Ainda mais nos dias de hoje, onde clubes com nenhuma tradição, como Chelsea e Manchester City, dominam o cenário do futebol.
Não tem santo na história e ninguém quer ceder
A empolgação com esse torneio caça níquel da FIFA.
Sempre foi dos outros continentes.
Os Europeus desde do começo sempre odiaram a ideia.
Tanto os Jornalistas Esportivos,como os RUclipsrs/Influencers e os Torcedores europeus, sempre fizeram fortes críticas a esse novo "Super Mundial".
Mais ou menos. Os espanhóis e italianos levam um pouco mais a sério o Mundial que os ingleses, por exemplo.
FIFA quer acabar com as férias dos clubes EUROPEUS 😂😂😂😂😂
A copa das confederações era uma ideia melhor. Havia um bom engajamento nela até 2005, quando a própria FIFA rebaixou ao nível de "treino pra copa".
Tinha duas vantagens: podia ser feita em qualquer país praticamente, e geralmente reunia 1 ou 2 grandes seleções, além de ser de tiro curto. Quanto ao baixo número de times, bastava duplicar o número de vagas, para 16:
2 por confederação (12)
1 país sede
1campeão mundial
1 primeiro do ranking da FIFA
1 atual campeão.
E claro, levar pra países "alternativos". Uruguai - que nunca mais poderá ter uma copa exclusiva - Egito, Índia, China, Suécia, e por aí vai
@@leon180206Fato
A pré temporada dos clubes europeus é ridículo nos Estados Unidos. Estão jogando contra times ridículos e é só propaganda para um pais que nem gosta de futebol... É praticamente férias
EUA gosta de futebol sim, a média de público da mls é alta, vc está sendo um pouco preconceituoso.
Se eles vissem o calendário aqui do Brasil, hein? 😂
Se esse torneio realizasse em Janeiro ou Julho.
Não teria problema, porque não estaria afetando as férias dos jogadores.
Porque na Europa as Férias são em Junho.
E na América do Sul as Férias são em Dezembro.
Até pra ser ganancioso, precisa de inteligência.
Não pode ser tão descarado assim, óbvio que os Europeus iriam ficar putos da vida.
Esse novo formato é ruim demais.
Pão e circo, tem mais é que jogar mesmo, entreter o público.
o problema que cai aqualidade devido ao desgaste, igual agora, que teve euro olimpiadas e ja volta as ligas em breve
Esse mundial é completamente inviável desde o início. É o modelo atual ou nada. Loucura completa
Falácias apenas falácias. Os clubes já fazem de 3 à 5 jogos na pqp só para ganhar mídia e maioria dos times não farão esse tanto de jogos. Ou seja para os europeus que são os que estão chorando basta apenas levar como um amistoso, preparação e pronto. Da até para organizar esse mundial nos lugares onde eles já fazem esses jogos para os tais " mercados paralelos" que pronto. Aí mas é uma competição oficial e blá blá blá... Basta tratar como se não fosse simples. Já até não é assim que dizem levam. Vocês são tão lambe botas de europeus que não percebem que isso é só frescura deles de novo, como fazem para marcar amistosos entre seleções de outros continentes e coisas do tipo. Se pudesse a Europa faria um cartel da bola onde apenas a Europa enfrentaria a Europa, clubes e seleções europeias jogando entre si para sempre, apenas querem os jogadores talentosos das outras partes do mundo se possível até naturalizar os melhores para eles. A FIFA não é santa, mas a UEFA é pior pois quer o lucro apenas para sua parcela. Aqui vai uma previsão até: Se os europeus conseguirem não jogar esse mundial é bem capaz deles nesse período organizarem um torneio amistoso fora com os times que participariam pois apenas querem o monopólio do futebol e não um calendário sustentável ou algo do tipo. É viável, é possível e vai acontecer com ou sem europeus e quase no mesmo período vocês gados desses assistirão eles jogando o mesmo número de jogos do torneio em amistosos na pqp e veram o quanto são imbecis por acreditarem na UEFA.
Eu acho esse mundial muito extranho,ainda convidando time por ranking affs.
Hmmmm bolo😊
🍷🗿
" War is fantastic! "
Essa frase meme de um filme sobre a guerra do Vietnã resume como os Europeus gostam de uma guerra hein...
Esse novo mundial é bizarro, sem sentido algum colocar os jogadores pra jogarem ainda mais jogos no periodo de férias, é tao bizarro quanto o novo formato da UCL
É melhor o mundialito anual do que esse super mundial.
Perdão pelos 44 segundos de atraso