Valeu pelo feedback ! Pode ter certeza que a sua sugestão será pauta de discussão e, em breve, poderá virar um vídeo no nosso canal! Ah! Se não for pedir demais… Ajuda a gente, compartilhando o nosso conteúdo e divulgando a nossa missão de descomplicar o Direito!
A gravidez pode influenciar o trabalho noturno de duas formas: havendo um laudo médico de que o trabalho noturno é prejudicial para a saúde da trabalhadora ou do seu filho, a empresa deve oferecer outras soluções, como valorização da licença ou benefícios previdenciários. Caso não exista essa recomendação, a gestante tem liberdade de optar pelo trabalho noturno, com 2 observações: 8 semanas antes do parto é proibido o trabalho noturno, bem como a empresa deve realocar a trabalhadora para o período diurno caso esta deseje. Caso haja a transferência, haverá a perda do adicional noturno, pois ele é relacionado ao trabalho então realizado; por outro lado, a gestante não perderá benefícios de antigüidade ou promoção relacionados ao cargo de trabalho noturno.
Trabalho 12x36 das 10:30 as 22:30 como operadora de caixa . Estou gestante, posso continuar fazendo essa carga horária e trabalhando nessa função normalmente até o final da gravidez sendo que pego peso? Tipo caixa de leite , fardo de açúcar, etc ..
Olá, Roseane! Tudo bem? Sobre as dúvidas, quando se trata de algo muito específico, não costumamos responder por aqui, pois seria necessário entender todo o contexto para ser dado um posicionamento jurídico certeiro.
Trabalho em locas insalubre, e quando pedi pro meu chefe me mudar pra outro local na empresa pois não estava conseguindo trabalhar e estava com medo de pegar peso e machucar o bebê, ele apenas me disse pra ir aguentando...
Agradecemos o elogio, Adriano! Se não for pedir demais… Ajuda a gente, compartilhando o nosso conteúdo e divulgando a nossa missão de descomplicar o Direito! hehe Até o próximo vídeo!
Olá estou grávida e sou operadora de caixa, porém trabalho o dia todo em pé, gostaria de saber qual direito tenho diante disso e também sobre a pandemia.
Oii trabalho em um hotel de camareira a noite.. porém não estou conseguindo dormir bem durante o dia tenho enxaqueca todos os dias trabalho em escala de 6x1..de 22 as 5:20.. minha médica deu um laudo onde ela sugeriu a troca de função até agora nada de mim mudar de função..estou com 24 semanas... não estou aguentando mais...oque devo fazer?😔
Estou grávida de 7 meses estava afastada agora voltei a trabalhar mais minha patroa acabou vendendo o estabelecimento onde eu trabalhava antes que era uma sorveteria agora éla quer que eu trabalhe no outro estabelecimento dela que seria um loja de roupas ela pode trocar
Olá, Elisângela! Tudo bem? Com a venda do estabelecimento, a regra é que o contrato de trabalho continue ativo, garantindo todos os direitos do empregado, como remuneração, férias, décimo terceiro e etc. Especialmente no seu caso, a natureza do estabelecimento foi alterada, caso a sua função também seja alterada, você pode informar que se trata de um desvio de função, que é causa para rescisão indireta do contrato de trabalho (também conhecida como justa causa do empregador).
Olá, Dafiny! Infelizmente, isso dependerá da situação de cada paciente e de qual é o melhor tratamento e plano de cuidados em seu caso específico. Alguns fatores que podem influenciar a decisão de seu médico incluem idade gestacional, riscos maternos e complicações fetais. Discuta isso com sua médica para obter mais informações sobre sua condição e se trabalhar remoto é viável para você.
Estou grávida de 4 meses e trabalho o dia todo em pé,sem contar que meu patrão fica me pressionando no serviço e dias que tenho que fazer horas extras,tem algo que possa ser feito pra resolver,pois não aguento mais isso,fora que eles não gostam de quando tenho que ir na consulta e preciso faltar
Eu sou bolsista pela sesa secretaria de saúde... enfermeira. Estou grávida e eu sei que vou ter direto a licença mas será que eu tenho direito de receber também enquanto eu tiver de licença.me ajuda a saber se tenho esse direito
Olá, Karlinha! Tudo bem? De acordo com a legislação trabalhista brasileira, a licença-maternidade tem uma duração mínima de 120 dias, mas pode ser estendida em alguns casos específicos. Se você se afastar do trabalho 28 dias antes do nascimento do bebê, isso reduzirá o período de licença que você terá após o parto.
bom dia ! estou de 23 semana gravidez se alto risco e toda que praciso me ausentar pra exames ou consultas , ou ate mesmo passo mal eu sofro assedio me ajude
Tô com cinco meses trabalho no horário da noite porém esse horário pra mim está tornando cansativo por eu passa oito horas em pé poucas vezes posso senta pouco pedi troca do meu horário pra manhã porém meu patrão não aceitou minha troca meu médico tinha me falando se eles não aceitarem ele passava laudo recomendação pra eles trocarem meu horário porém não sei o que faço aguardo mas tempo ou pego laudo
@@CHCAdvocacia sim sendo que dá pra eles trocarem entende só questao de querer resolver isso pra mim se coloca no meu lugar menina da manhã já falou que por ela tudo bem troca cmg agr eles que não tão facilitando vou conversa cm eles pela última vez problema não Barriga consigo fazer minha função ainda problema horário da noite pra mim não tá dando mais
Fui para exames de rotina da gravidez, durou 1 hora. Na declaração a clínica colocou horário de chegada e horário de saída, mesmo assim não fui ao trabalho só entreguei a declaração. Tenho que pagar o restante das horas do dia ?
Olá, Raquel! Segundo a legislação trabalhista, a liberação da gestante ocorre apenas para o tempo necessário para a realização do exame ou consulta. Desse modo, caso não haja recomendação médica de repouso pelo restante do dia, expressamente escrita no atestado, a gestante deve comparecer ao trabalho antes/após a realização da consulta ou exame. Nesse caso, como não houve comparecimento ao trabalho, as horas restantes poderão sim ser cobradas.
Boa noite. me tira uma dúvida eu trabalho em um supermercado é estou grávida. trabalhava na padaria agora estou no guarda volume. estou com 5 meses e lá só tem um banco sem encosto nem nada pra sentar e isso esta me matando. será que eu tenho o direto de pedir algo mais confortável? hoje eu falei com a supervisora do mercado ela falou q não pode fazer nada oque tem é aquele lá 😭 minhas costa dói muito . enquanto isso ela tem uma cadeira super confortável pra ela sentar e apoia as costa.
Oi Larissa, tudo bem? Pode sim. Recomendamos que fale com a gerente da empresa ou mesmo com o setor de segurança do trabalho. Se essa situação está prejudicando a sua saúde e/ou gestação, o correto é que a empresa adapte o seu posto de trabalho.
Lorirze, nesse caso você terá que pedir demissão. Os seus direitos nessa situação você pode consultar em nosso vídeo sobre verbas rescisórias: ruclips.net/video/z_INS29hqTw/видео.html&feature=emb_title
Estou gestante e trabalho só que tenho o horário do almoço e fico o dia todo com fome, queria saber ser posso ter uma pausa pra comer pois fico passando muito mal e minha barriga dói
Bom dia ,eu estou trabalhando a 1 mês e alguns dias ,em uma loteria ,mais não é carteira assinada, descobri hoje que estou grávida é pelos meus cálculos devo está com 1 mes tbm ou menos ,. Eles podem me demitir??? ,Tenho algum direito???
Trabalho vai fazer um mês, é descobrir q estou grávida,trabalho como operadora de produção, em uma fábrica de borráchas lá é muito arriscado,tenho direito a mim afasta?
Olá, Elianay! Vamos te indicar um artigo que vai esclarecer sua dúvida. Espero que ajude! Segue o link: chcadvocacia.adv.br/blog/direitos-trabalhistas-da-gestante/
Oi . Eu trabalho em uma padaria é lá onde eu trabalho tem 3 turnos que são 5 da manhã 6 é 11 . É eu pedi pra eles me colocar em horário adm eles não querem. E lá pega peso é meche com forno 170 graus é tem que abrir câmera fria . Pedi meu médico um laudo ele disse que não tinha perigo pra gravidez . Eai você acha que ele está certo ? Eu tenho o direito de pedir pra eles me colocar em horário ADM que nesse horário tem mais pessoas na padaria então não carrega peso é nem meche com câmera fria é forno .
Larissa, se o Médico informou que não há risco para a gravidez, dificilmente há o que ser feito, para afastá-la do ambiente de trabalho. Quanto ao horário, a escolha dos turnos cabe à empresa e está inserida no que chamamos de poder diretivo do empregador. Nada impede, todavia, que seja conversado e negociada uma alternativa com a empresa.
@@larissamourasantiago7612 oi lariça tbm trabalho em padaria menina....kkk meus horario e uma semana de manhã e uma semana a tarde....tbm pego 5 da manhã...não temos camara fria...mas la pega mt peso...te o forno tbm...descobrir minha gravidez recentemente...porem aimda nao comtei a empresa pq nao sei de quanto tenpo estou....E quando eu contar..ja vou trabalhar normalmente...mas vou logo avisando que nao bou pegar nenhum tipoo de peso
Estou grávida fui fazer minha consulta e me deram um atestado de comparecimento marcado somente o período vespertino, porém minha chefe não quis aceitar alegando que é obrigado ter horário pois ela precisava descontar do meu banco de horas o horário de deslocamento da empresa até a clínica da consulta, ela pode fazer isso?
VOLTEI A TRABALHAR COM O DIREITO DE SAIR 1 HORA MAIS CEDO PARA AMAMENTAR A DUVIDA E MESMO ASSIM TENHO QUE CUMPRIR AS 44 HORAS SEMANAIS MESMO SAINDO 1 HORA MAIS CEDO TODOS OS DIAS?
Olá, Isabella! Tudo bem? De acordo com o artigo 392 da CLT, considera-se trabalho noturno urbano o desenvolvido entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte. No caso de mulheres gestantes, a legislação brasileira proíbe que estas trabalhem durante este período, em qualquer atividade, exceto mediante autorização do médico e em locais adequados para essa finalidade. Portanto, de acordo com a legislação brasileira, as gestantes, por regra, não podem trabalhar em horário noturno.
Olá, Catrine! Não existe um limite legal de horas que a empregada gestante possa trabalhar em pé. No entanto, a recomendação médica é que não ultrapasse as 4h diárias, garantidos os intervalos para descanso, visto que é comprovado cientificamente que pode prejudicar no desenvolvimento do bebê que a gestante passe muitas horas em pé.
Oi Aline, tudo bem? Sua situação é a de milhares de mamães neste período de pandemia. Infelizmente não há muito o que ser feito. Pode ser combinado com o empregador a antecipação de férias, suspensão do contrato de trabalho ou, se nem uma das medidas anteriores for possível, a única alternativa será a rescisão do contrato de trabalho.
Estou grávida 5 meses sou do grupo de risco porém minha empresa não me afastou... Trabalho de motorista coletivo levo pessoas pra trabalhar no herbicida. Tenho medo de prejudicar meu bebê por conta do covid e por conta do veneno. Minha empresa não é flexível pra colocar eu em outro setor . Então posso pedir um laudo médico e me fastar. Tenho esse direito.?
Oi Mara, tudo bem? Se o médico entender que essa rotina de trabalho pode ser prejudicial à saúde de seu bebê, em tese é possível sim tentar uma realocação na empresa.
Uma dúvida, a gestante empregada tem direito a 6,pré natal durante a gestação, mais ela tem direito de somente de ausentar durante as horas de trabalho ou o dia inteiro?
Olá, Anny! A empregada, durante a gravidez, tem direito à dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares, sem prejuízo do salário e demais direitos.
Olá ! Eu estou gestante de 18 semanas e meu patrão quer assinar minha carteira , queria saber se eu assim minha carteira agora vai prejudicar nos benefícios e na licença maternidade
Olá, sou Juliana estou grávida, sou servidora pública municipal efetivada , querem mim transferir do local que trabalho pra colocarem uma pessoa contratada no meu lugar. Eles podem mim transferir estando grávida mesmo contra minha vontade ? Se poder mim responder agradeço muito.
@@CHCAdvocacia não. eu só sei que é porque o prefeito atual perdeu e o novo que vai entrar em Janeiro vai mim transferir pra colocar uma contratada porque prometeram emprego em época de campanha.
Trabalho em uma clínica odontológica sou técnica em saúde bucal o que fazer nesse período de corona vírus? Eu já tirei férias e agora tenho que voltar devo pegar atestado?
@@CHCAdvocaciaSim a clínica está funcionando. Bom, o meu médico me indicou se eu tivesse férias a vencer que era pra eu tirar porque como eu trabalho diretamente com os pacientes e sou do grupo de risco seria melhor pra mim, agora minhas férias estão se encerrando e o número de infectados na minha cidade só aumenta, se é melhor pra minha saúde e do meu bebê ficar casa, e eu tiver esse direito sim gostaria de me resguardar.
Olá, Taciana! A estabilidade se aplica também aos contratos por tempo determinado, inclusive aos chamados “contratos de experiência”. Esta é a compreensão do Tribunal Superior do Trabalho, que já estabeleceu Súmula (a de no 244) a esse respeito. A estabilidade se dá, segundo o entendimento da maioria dos julgadores trabalhistas, desde a concepção até 5 (cinco) meses após o parto. Assim, não é possível, nesse período, a dispensa da trabalhadora sem justa causa.
Me tira uma dúvida? Eu estou gestante é no domingo dia 11/10 não conseguir ir trabalha porque estava passando mal . Porém não fui em hospital pega atestado mais avisei meu supervisor no dia 11 que eu não iria . E hoje eles quis me dá uma advertência porque não justifiquei a falta. Mais eu avisei que não iria só não levei atestado. E aí eu não assinei a advertência porque seria sem justificativa se eu não tivesse avisado que não iria é simplesmente falta . Eai oq acha disso ?
Só a palavra do funcionário não vale para a empresa, tem q provar o motivo da falta, se não precisar de atestado todo mundo pode falar q estar passando mal e não ir trabalhar, infelizmente nesse caso a empresa está no direito em de advertir.
Olá! Estou gestante com 6 semanas, sou efetiva municipal, minha função é merenda e zeladoria escolar, recebo insalubridade por constatar que o ambiente onde são preparadas as refeições dos alunos é muito quente. Tenho direito ao afastamento dessa função? Se sim, como devo proceder?
Olá, tudo bem? Sobre a sua dúvida, considerando que é bem específica, recomendamos que nos envie um e-mail com todas as informações/dúvidas para que possamos elaborar uma proposta de honorários para lhe ajudar com esta demanda, ok? Nosso e-mail é: contato@chcadvocacia.adv.br
Olá me chamo Rayane Estou no início da minha gravidez, e meus patrões estão pegando no meu pé dês de que informei minha gravidez a eles. Queria saber as consultas do pré natal são no mínimo 6 consultas, mais 6 consultas por mês ou não e durante a gravidez? Dês de já obrigada ☺️
Olá, Rayane. Tudo bem? Havendo atestado de que você compareceu às consultas, a empresa não pode descontar suas ausência no trabalho ou mesmo lhe punir por este motivo.
Uma dúvida, estou gestante de seis meses, desde que voltei de férias estou sofrendo abuso psicólogico tanto de pessoas do trabalho no mesmo nível hierárquico e de um dos meus gerentes, informei hoje ao RH, não consigo sair da empresa, porém pedi no RH uma transferência de loja, hoje fui chamada de inválida pelo próprio gerente, apenas por ter pedido uma carta ao meu médico me afastando de afazeres pesados e ter conseguido essa carta, gostaria de saber se eu consigo processar a empresa, e se eu conseguiria ficar afastada nesse meio tempo de processo, ou então conseguir minha transferência o mais rápido possível, não estou mais aguentando tanta tortura psicológica
Olá, Vitória! Percebi que você ficou com algumas dúvidas específicas e relacionadas a um caso concreto… Caso queira, entre em contato conosco, para que possamos elaborar uma proposta para analisar a situação e ajudar com essa demanda!
Ola estou com 34 semanas minha gestação é de risco e minha chefe ligou pedondo pra voltar sou obrigada?to tendo contrações de treinamento sou obrigada a voltar
Olá quero saber ... Eu tenho meia hora de almoço e fui informada pela empresa q não posso descansar fora o horário de almoço isso procede ou a gestante tem sim direito de descanso
@@CHCAdvocacia meu horário é das 10:00 da manhã as 18:30 mas eles sempre pedem pra mim entra mas cedo e sai mas tarde nunca faço meu horário normal .... Obrigada por responder ..... E sem fala q eu comecei a fazer horário de almoço tem 2 semanas pq antes não conseguia .... Acabava passando mal na empresa.
Alê, se na prática não houver mais insalubridade, também não haverá o pagamento do adicional, pois este é um salário condição, ou seja, condicionado a existência da insalubridade no ambiente de trabalho.
Olaaa Boa Noite se puder me ajudar tenho uma dúvida .. Esse mês 03.22 só fui trabalhar 9 dias .. Porém no dia 21.03 entreguei a empresa um atestado médico informando que entro de licença maternidade apartir do dia 28.03.22. Minha dúvida .. No mês 4 só recebo salário de 9 dias trabalhados certo? Mesmo entregando o atestado informando da licença ela só começa a contar a partir do dia 28? E só começo a receber o salário maternidade no mês 5?? Obrigada e aguardo retorno 😘😘
Olá, tudo bem? Se você trabalhou apenas 9 dias no mês de março e entregou um atestado médico informando que entrará em licença maternidade a partir do dia 28, você receberá salário pelos dias efetivamente trabalhados. O período de licença maternidade começa a contar a partir do dia 28 de março, como informado no atestado. Agradecemos o seu comentário e contamos com você para divulgar a nossa missão de descomplicar o Direito! Então, se possível, compartilha o nosso conteúdo!
Olá, Ana! Obrigado pelo seu feedback! Estamos sempre tentando melhorar os nossos canais e sua opinião sempre é relevante! Pedimos, porém, a compreensão de quem assiste aos nossos vídeos para um dos diferenciais dos nossos conteúdos, que é o humor. Por isso, usamos memes, piadas e outros recursos para suavizar a transmissão de um direito descomplicado para todas as pessoas e organizações que estão com alguma dúvida jurídica. De toda forma, lamentamos que a nossa metodologia aqui no canal não tenha lhe agradado. Caso queira ter acesso a vários outros conteúdos de forma mais objetiva e, até mesmo, aprofundada, recomendamos que visite o nosso blog chcadvocacia.adv.br/blog/
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto?
Então escreve aqui nos comentários que a gente responde!
Oi Boa tarde!! Fiquei na dúvida sobre a questão do afastamento da gestante em local insalubre, quem paga a gestante, então é licença maternidade?
Olá a gestante pode perder o benefício de vale alimentação?
tô grávida e trabalhando de carteira assinada. minha dpp é para o dia 31/07/22. tenho que me afastar uns dias antes do parto?
Ai tem propriedade no assunto! 🤰🏼
Agradecemos o elogio, Caroline.
É...ta precisando atualizar esse vídeo. Valeu!
Valeu pelo feedback !
Pode ter certeza que a sua sugestão será pauta de discussão e, em breve, poderá virar um vídeo no nosso canal!
Ah! Se não for pedir demais… Ajuda a gente, compartilhando o nosso conteúdo e divulgando a nossa missão de descomplicar o Direito!
Trabalho a noite em hospital . E se ficar gravida sou obrigada a mudar de horário e função perco adiciona noturno.
A gravidez pode influenciar o trabalho noturno de duas formas: havendo um laudo médico de que o trabalho noturno é prejudicial para a saúde da trabalhadora ou do seu filho, a empresa deve oferecer outras soluções, como valorização da licença ou benefícios previdenciários. Caso não exista essa recomendação, a gestante tem liberdade de optar pelo trabalho noturno, com 2 observações: 8 semanas antes do parto é proibido o trabalho noturno, bem como a empresa deve realocar a trabalhadora para o período diurno caso esta deseje. Caso haja a transferência, haverá a perda do adicional noturno, pois ele é relacionado ao trabalho então realizado; por outro lado, a gestante não perderá benefícios de antigüidade ou promoção relacionados ao cargo de trabalho noturno.
Gratidão 🙏 estava precisando ter esse esclarecimento.
Adorei!! Obrigada por apresentar nossos direitos de forma tão divertida e educacional!
Agradecemos o seu elogio, Camila. Obrigado! 😉
Trabalho 12x36 das 10:30 as 22:30 como operadora de caixa .
Estou gestante, posso continuar fazendo essa carga horária e trabalhando nessa função normalmente até o final da gravidez sendo que pego peso? Tipo caixa de leite , fardo de açúcar, etc ..
Olá, Roseane! Tudo bem? Sobre as dúvidas, quando se trata de algo muito específico, não costumamos responder por aqui, pois seria necessário entender todo o contexto para ser dado um posicionamento jurídico certeiro.
Trabalho em locas insalubre, e quando pedi pro meu chefe me mudar pra outro local na empresa pois não estava conseguindo trabalhar e estava com medo de pegar peso e machucar o bebê, ele apenas me disse pra ir aguentando...
Olá, Pamela! Aconselhamos que busque uma assessoria jurídica mais próxima para um melhor entendimento do seu caso.
Parabéns
Agradecemos o elogio, Adriano! Se não for pedir demais… Ajuda a gente, compartilhando o nosso conteúdo e divulgando a nossa missão de descomplicar o Direito! hehe Até o próximo vídeo!
Olá estou grávida e sou operadora de caixa, porém trabalho o dia todo em pé, gostaria de saber qual direito tenho diante disso e também sobre a pandemia.
Tb gostaria de saber
Meu caso
Também trabalho o problema são as horas colocando pra trabalhar no período da noite ninguém merece
Parabéns pelo vídeo! Extremamente didático!!!
Agradecemos o elogio, Juliana. Muito obrigado!
Oii trabalho em um hotel de camareira a noite.. porém não estou conseguindo dormir bem durante o dia tenho enxaqueca todos os dias trabalho em escala de 6x1..de 22 as 5:20.. minha médica deu um laudo onde ela sugeriu a troca de função até agora nada de mim mudar de função..estou com 24 semanas... não estou aguentando mais...oque devo fazer?😔
Oi Josy, tudo bem?
Você sempre trabalhou no período noturno?
Vou ser útero solidário da minha cunhada. Ainda não sei como a empresa ira receber a notícia.
Olá, Flávia! Obrigado pelo comentário! Esperamos que dê tudo certo com sua gestação. 😊
Oi estou grávida e sofrendo abuso psicológico por funcionários da empresa o que fazer pra por um fim,pois não estou aguentando
Os assediadores são colegas de trabalho no mesmo nível hierárquico que você ocupa na empresa ou são seus chefes?
Muito bom!!!
Agradecemos o elogio, Claudiano.
Estou grávida de 7 meses estava afastada agora voltei a trabalhar mais minha patroa acabou vendendo o estabelecimento onde eu trabalhava antes que era uma sorveteria agora éla quer que eu trabalhe no outro estabelecimento dela que seria um loja de roupas ela pode trocar
Olá, Elisângela! Tudo bem? Com a venda do estabelecimento, a regra é que o contrato de trabalho continue ativo, garantindo todos os direitos do empregado, como remuneração, férias, décimo terceiro e etc. Especialmente no seu caso, a natureza do estabelecimento foi alterada, caso a sua função também seja alterada, você pode informar que se trata de um desvio de função, que é causa para rescisão indireta do contrato de trabalho (também conhecida como justa causa do empregador).
Sou gestante de alto risco, estou na experiência. Minha médica pode receitar trabalho remoto?
Olá, Dafiny! Infelizmente, isso dependerá da situação de cada paciente e de qual é o melhor tratamento e plano de cuidados em seu caso específico. Alguns fatores que podem influenciar a decisão de seu médico incluem idade gestacional, riscos maternos e complicações fetais. Discuta isso com sua médica para obter mais informações sobre sua condição e se trabalhar remoto é viável para você.
Bom dia, a. me tira um dúvida, minha esposa tem um mes de grávida, da entrada no axilio maternidade, anter ou depois
Depois do parto, João.
Estou grávida de 4 meses e trabalho o dia todo em pé,sem contar que meu patrão fica me pressionando no serviço e dias que tenho que fazer horas extras,tem algo que possa ser feito pra resolver,pois não aguento mais isso,fora que eles não gostam de quando tenho que ir na consulta e preciso faltar
Você pode solicitar um laudo ao seu médico recomendando a necessidade de descansar em alguns momentos ou até mesmo a troca da função.
Estou gestante, trabalho, porém não com registro em carteira, quais são os meus direitos?
Olá, Bianca! Seria um contrato intermitente?
Eu sou bolsista pela sesa secretaria de saúde... enfermeira. Estou grávida e eu sei que vou ter direto a licença mas será que eu tenho direito de receber também enquanto eu tiver de licença.me ajuda a saber se tenho esse direito
Mariana, o seu contrato com a SESA é de estágio?
Se eu me afastar 28 dias antes do nascimento do bebê, vou que voltar da licença antes do período de 120 dias ??
Olá, Karlinha! Tudo bem?
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, a licença-maternidade tem uma duração mínima de 120 dias, mas pode ser estendida em alguns casos específicos. Se você se afastar do trabalho 28 dias antes do nascimento do bebê, isso reduzirá o período de licença que você terá após o parto.
bom dia ! estou de 23 semana gravidez se alto risco e toda que praciso me ausentar pra exames ou consultas , ou ate mesmo passo mal eu sofro assedio me ajude
Olá, Sophia! Tudo bem? Recomendamos que busque diretamente uma assessoria jurídica para um melhor entendimento do seu caso.
que linda! ela está grávida no vídeo!??
Estava sim, Maria.
Sim,eu estava com 7 meses :)
Tô com cinco meses trabalho no horário da noite porém esse horário pra mim está tornando cansativo por eu passa oito horas em pé poucas vezes posso senta pouco pedi troca do meu horário pra manhã porém meu patrão não aceitou minha troca meu médico tinha me falando se eles não aceitarem ele passava laudo recomendação pra eles trocarem meu horário porém não sei o que faço aguardo mas tempo ou pego laudo
Oi Beatriz, tudo bem?
O mais recomendado é tentar encontrar uma solução que seja interessante para você e para a empresa. Você está gestante?
@@CHCAdvocacia sim sendo que dá pra eles trocarem entende só questao de querer resolver isso pra mim se coloca no meu lugar menina da manhã já falou que por ela tudo bem troca cmg agr eles que não tão facilitando vou conversa cm eles pela última vez problema não Barriga consigo fazer minha função ainda problema horário da noite pra mim não tá dando mais
Beatriz, neste caso a melhor saída é tentar uma composição com o empregador.
Trabalho a um mês de carteira e descobri que estou gestante a um mês, nasce em outubro, será que terei direito a licença maternidade?
Tem sim, Nathy. Feliz gestação para você!
@@CHCAdvocacia obrigada flor, Deus te abençoe.
Fui para exames de rotina da gravidez, durou 1 hora. Na declaração a clínica colocou horário de chegada e horário de saída, mesmo assim não fui ao trabalho só entreguei a declaração. Tenho que pagar o restante das horas do dia ?
Olá, Raquel! Segundo a legislação trabalhista, a liberação da gestante ocorre apenas para o tempo necessário para a realização do exame ou consulta. Desse modo, caso não haja recomendação médica de repouso pelo restante do dia, expressamente escrita no atestado, a gestante deve comparecer ao trabalho antes/após a realização da consulta ou exame. Nesse caso, como não houve comparecimento ao trabalho, as horas restantes poderão sim ser cobradas.
Boa noite. me tira uma dúvida eu trabalho em um supermercado é estou grávida. trabalhava na padaria agora estou no guarda volume. estou com 5 meses e lá só tem um banco sem encosto nem nada pra sentar e isso esta me matando. será que eu tenho o direto de pedir algo mais confortável? hoje eu falei com a supervisora do mercado ela falou q não pode fazer nada oque tem é aquele lá 😭 minhas costa dói muito . enquanto isso ela tem uma cadeira super confortável pra ela sentar e apoia as costa.
Oi Larissa, tudo bem?
Pode sim. Recomendamos que fale com a gerente da empresa ou mesmo com o setor de segurança do trabalho. Se essa situação está prejudicando a sua saúde e/ou gestação, o correto é que a empresa adapte o seu posto de trabalho.
Estou grávida e quero sair do meu emprego para voltar para minha cidade...quais meu direitos?
Lorirze, nesse caso você terá que pedir demissão.
Os seus direitos nessa situação você pode consultar em nosso vídeo sobre verbas rescisórias: ruclips.net/video/z_INS29hqTw/видео.html&feature=emb_title
Fiz CERCLAGEM, e trabalho em casa pisiquiatrica, com muitos moradores com ( esquizofrênia ) tenho o direito de afastamento?
Olá, Roseane! Tudo bem? Já conversou com um médico especialista para avaliar sua situação?
Estou gestante e trabalho só que tenho o horário do almoço e fico o dia todo com fome, queria saber ser posso ter uma pausa pra comer pois fico passando muito mal e minha barriga dói
Olá, Gabi! Tudo bem? Já conversou com o seu empregador sobre a possibilidade?
Bom dia ,eu estou trabalhando a 1 mês e alguns dias ,em uma loteria ,mais não é carteira assinada, descobri hoje que estou grávida é pelos meus cálculos devo está com 1 mes tbm ou menos ,. Eles podem me demitir??? ,Tenho algum direito???
Olá, Ruth! Qual seria o tipo de contratação?
Trabalho vai fazer um mês, é descobrir q estou grávida,trabalho como operadora de produção, em uma fábrica de borráchas lá é muito arriscado,tenho direito a mim afasta?
Olá, Elianay! Vamos te indicar um artigo que vai esclarecer sua dúvida. Espero que ajude! Segue o link: chcadvocacia.adv.br/blog/direitos-trabalhistas-da-gestante/
Oi .
Eu trabalho em uma padaria é lá onde eu trabalho tem 3 turnos que são 5 da manhã 6 é 11 . É eu pedi pra eles me colocar em horário adm eles não querem. E lá pega peso é meche com forno 170 graus é tem que abrir câmera fria . Pedi meu médico um laudo ele disse que não tinha perigo pra gravidez . Eai você acha que ele está certo ? Eu tenho o direito de pedir pra eles me colocar em horário ADM que nesse horário tem mais pessoas na padaria então não carrega peso é nem meche com câmera fria é forno .
Larissa, se o Médico informou que não há risco para a gravidez, dificilmente há o que ser feito, para afastá-la do ambiente de trabalho. Quanto ao horário, a escolha dos turnos cabe à empresa e está inserida no que chamamos de poder diretivo do empregador. Nada impede, todavia, que seja conversado e negociada uma alternativa com a empresa.
@@CHCAdvocacia Eles podem me manda embora por justa causa se eu não quiser roda o turno?
@@larissamourasantiago7612 oi lariça tbm trabalho em padaria menina....kkk meus horario e uma semana de manhã e uma semana a tarde....tbm pego 5 da manhã...não temos camara fria...mas la pega mt peso...te o forno tbm...descobrir minha gravidez recentemente...porem aimda nao comtei a empresa pq nao sei de quanto tenpo estou....E quando eu contar..ja vou trabalhar normalmente...mas vou logo avisando que nao bou pegar nenhum tipoo de peso
Trabalho em.um hospital das clinicas mas ainda nao contei que estou gravida de 13 semanas eles podem me afastar se eu falar que estou gravida ??
Em regra não, Fátima.
Boa noite eu trabalho num supermercados e queria saber Quantas horas uma gestante pode trabalhar por dia ??
Em regra não há diferenciação, Tamires.
Gostaria de saber se isso tudo vale se não tenho registro em carteira ??
Vale sim, Daniele. Mesmo sem a CTPS assinada, deve prevalecer a realidade entre empresa e empregador.
Estou grávida fui fazer minha consulta e me deram um atestado de comparecimento marcado somente o período vespertino, porém minha chefe não quis aceitar alegando que é obrigado ter horário pois ela precisava descontar do meu banco de horas o horário de deslocamento da empresa até a clínica da consulta, ela pode fazer isso?
Pode não, Larissa. O deslocamento até o local do atendimento médico também é necessário para o atendimento e não pode ser desconsiderado.
Poderia informar o artigo clt que fala sobre esse tempo de deslocamento?
VOLTEI A TRABALHAR COM O DIREITO DE SAIR 1 HORA MAIS CEDO PARA AMAMENTAR A DUVIDA E MESMO ASSIM TENHO QUE CUMPRIR AS 44 HORAS SEMANAIS MESMO SAINDO 1 HORA MAIS CEDO TODOS OS DIAS?
Olá, Isabela! Você deve cumprir a carga horária semanal normalmente, mas com direito a sair 1 hora mais cedo.
Gestante pode trabalhar em horário noturno?
Olá, Isabella! Tudo bem? De acordo com o artigo 392 da CLT, considera-se trabalho noturno urbano o desenvolvido entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte. No caso de mulheres gestantes, a legislação brasileira proíbe que estas trabalhem durante este período, em qualquer atividade, exceto mediante autorização do médico e em locais adequados para essa finalidade. Portanto, de acordo com a legislação brasileira, as gestantes, por regra, não podem trabalhar em horário noturno.
Gestante pode trabalhar quantas horas em pé ?Já que eu trabalho o dia todo😂 e isso tá mandando minha perna , pe de dores e inchamento
Olá, Catrine! Não existe um limite legal de horas que a empregada gestante possa trabalhar em pé. No entanto, a recomendação médica é que não ultrapasse as 4h diárias, garantidos os intervalos para descanso, visto que é comprovado cientificamente que pode prejudicar no desenvolvimento do bebê que a gestante passe muitas horas em pé.
Eu voltei de licença e não tenho com quem deixar meu filho devido a pandemia e eu o amamento ainda o que pode ser feito ?
Oi Aline, tudo bem?
Sua situação é a de milhares de mamães neste período de pandemia.
Infelizmente não há muito o que ser feito.
Pode ser combinado com o empregador a antecipação de férias, suspensão do contrato de trabalho ou, se nem uma das medidas anteriores for possível, a única alternativa será a rescisão do contrato de trabalho.
Estou grávida 5 meses sou do grupo de risco porém minha empresa não me afastou... Trabalho de motorista coletivo levo pessoas pra trabalhar no herbicida. Tenho medo de prejudicar meu bebê por conta do covid e por conta do veneno. Minha empresa não é flexível pra colocar eu em outro setor . Então posso pedir um laudo médico e me fastar. Tenho esse direito.?
Oi Mara, tudo bem?
Se o médico entender que essa rotina de trabalho pode ser prejudicial à saúde de seu bebê, em tese é possível sim tentar uma realocação na empresa.
Uma dúvida, a gestante empregada tem direito a 6,pré natal durante a gestação, mais ela tem direito de somente de ausentar durante as horas de trabalho ou o dia inteiro?
Olá, Anny! A empregada, durante a gravidez, tem direito à dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares, sem prejuízo do salário e demais direitos.
Olá ! Eu estou gestante de 18 semanas e meu patrão quer assinar minha carteira , queria saber se eu assim minha carteira agora vai prejudicar nos benefícios e na licença maternidade
Olá, Vitoria! Você trabalha em qual regime contratual?
Boa noite. Estou grávida a empresa pode desconta meu salário por causa do covit9 .por que está fechada por causa do decreto
Não, Roseilde.
Olá, sou Juliana estou grávida, sou servidora pública municipal efetivada , querem mim transferir do local que trabalho pra colocarem uma pessoa contratada no meu lugar. Eles podem mim transferir estando grávida mesmo contra minha vontade ? Se poder mim responder agradeço muito.
Olá, Juliana, tudo bem?
Você sabe qual o fundamento legal está sendo utilizado para a remoção?
@@CHCAdvocacia não. eu só sei que é porque o prefeito atual perdeu e o novo que vai entrar em Janeiro vai mim transferir pra colocar uma contratada porque prometeram emprego em época de campanha.
Trabalho em uma clínica odontológica sou técnica em saúde bucal o que fazer nesse período de corona vírus? Eu já tirei férias e agora tenho que voltar devo pegar atestado?
Girlene, deixa eu entender. A clinica está funcionando e você não quer trabalhar nesse período?
@@CHCAdvocaciaSim a clínica está funcionando. Bom, o meu médico me indicou se eu tivesse férias a vencer que era pra eu tirar porque como eu trabalho diretamente com os pacientes e sou do grupo de risco seria melhor pra mim, agora minhas férias estão se encerrando e o número de infectados na minha cidade só aumenta, se é melhor pra minha saúde e do meu bebê ficar casa, e eu tiver esse direito sim gostaria de me resguardar.
@@girleneferreira4569 nesse caso, seria interessante ajustar com a empresa a suspensão do contrato de trabalho.
@@CHCAdvocacia mas estou grávida como vou suspender contrato de trabalho? 🤔
Estou com um mês de gravidez e entrei no trabalho há uma semana. Posso der demitida ?
Olá, Taciana! A estabilidade se aplica também aos contratos por tempo determinado, inclusive aos chamados “contratos de experiência”. Esta é a compreensão do Tribunal Superior do Trabalho, que já estabeleceu Súmula (a de no 244) a esse respeito.
A estabilidade se dá, segundo o entendimento da maioria dos julgadores trabalhistas, desde a concepção até 5 (cinco) meses após o parto. Assim, não é possível, nesse período, a dispensa da trabalhadora sem justa causa.
Me tira uma dúvida? Eu estou gestante é no domingo dia 11/10 não conseguir ir trabalha porque estava passando mal . Porém não fui em hospital pega atestado mais avisei meu supervisor no dia 11 que eu não iria .
E hoje eles quis me dá uma advertência porque não justifiquei a falta. Mais eu avisei que não iria só não levei atestado. E aí eu não assinei a advertência porque seria sem justificativa se eu não tivesse avisado que não iria é simplesmente falta . Eai oq acha disso ?
Larissa, sem o atestado médico, em tese, a falta não foi justificada, pois você não comprovou que no dia da ausência no trabalho estava doente.
Só a palavra do funcionário não vale para a empresa, tem q provar o motivo da falta, se não precisar de atestado todo mundo pode falar q estar passando mal e não ir trabalhar, infelizmente nesse caso a empresa está no direito em de advertir.
Olá! Estou gestante com 6 semanas, sou efetiva municipal, minha função é merenda e zeladoria escolar, recebo insalubridade por constatar que o ambiente onde são preparadas as refeições dos alunos é muito quente. Tenho direito ao afastamento dessa função?
Se sim, como devo proceder?
Olá, tudo bem?
Sobre a sua dúvida, considerando que é bem específica, recomendamos que nos envie um e-mail com todas as informações/dúvidas para que possamos elaborar uma proposta de honorários para lhe ajudar com esta demanda, ok?
Nosso e-mail é: contato@chcadvocacia.adv.br
Pow vídeo divertido e explicativo parabéns pra vc e toda equipe
Oi Mayron, tudo bem?
Compartilha esse conteúdo com seus amigos, para que eles também tenham acesso ao direito de um modo descomplicado. 😉
Olá me chamo Rayane
Estou no início da minha gravidez, e meus patrões estão pegando no meu pé dês de que informei minha gravidez a eles. Queria saber as consultas do pré natal são no mínimo 6 consultas, mais 6 consultas por mês ou não e durante a gravidez? Dês de já obrigada ☺️
Olá, Rayane. Tudo bem?
Havendo atestado de que você compareceu às consultas, a empresa não pode descontar suas ausência no trabalho ou mesmo lhe punir por este motivo.
Minha esposa está afastada, e recebendo o auxílio maternidade, ela tem direito a décimo terceiro?
Tem sim, Luiz
Uma dúvida, estou gestante de seis meses, desde que voltei de férias estou sofrendo abuso psicólogico tanto de pessoas do trabalho no mesmo nível hierárquico e de um dos meus gerentes, informei hoje ao RH, não consigo sair da empresa, porém pedi no RH uma transferência de loja, hoje fui chamada de inválida pelo próprio gerente, apenas por ter pedido uma carta ao meu médico me afastando de afazeres pesados e ter conseguido essa carta, gostaria de saber se eu consigo processar a empresa, e se eu conseguiria ficar afastada nesse meio tempo de processo, ou então conseguir minha transferência o mais rápido possível, não estou mais aguentando tanta tortura psicológica
Olá, Vitória! Percebi que você ficou com algumas dúvidas específicas e relacionadas a um caso concreto… Caso queira, entre em contato conosco, para que possamos elaborar uma proposta para analisar a situação e ajudar com essa demanda!
Ola estou com 34 semanas minha gestação é de risco e minha chefe ligou pedondo pra voltar sou obrigada?to tendo contrações de treinamento sou obrigada a voltar
Olá! Conversou com seu médico sobre?
Grávida cooperativada pode ser desligada?
Se a relação realmente for de cooperativismo não há estabilidade, Thayza.
Sou professora e tenho contrato temporário. Posso ser demitido?
Oi Simone, tudo bem?
Você é celetista? Se sim, infelizmente não tem direito a estabilidade conferida à gestante.
Não tenho 1 ano de registro, não estou boa para trabalhar,posso pedi afastamento pro meu médico?consigo receber pelo inss?
Qual o tempo de gestação? A gravidez é de risco?
Olá quero saber ... Eu tenho meia hora de almoço e fui informada pela empresa q não posso descansar fora o horário de almoço isso procede ou a gestante tem sim direito de descanso
Olá! Sua jornada de trabalho é de 44h semanais?
@@CHCAdvocacia meu horário é das 10:00 da manhã as 18:30 mas eles sempre pedem pra mim entra mas cedo e sai mas tarde nunca faço meu horário normal .... Obrigada por responder ..... E sem fala q eu comecei a fazer horário de almoço tem 2 semanas pq antes não conseguia .... Acabava passando mal na empresa.
Em pratica em situação real , o afastamento da atividade de risco corta a insalubridade da gestante . Uma pratica abusiva ! não acham ?!
Alê, se na prática não houver mais insalubridade, também não haverá o pagamento do adicional, pois este é um salário condição, ou seja, condicionado a existência da insalubridade no ambiente de trabalho.
Olaaa Boa Noite se puder me ajudar tenho uma dúvida ..
Esse mês 03.22 só fui trabalhar 9 dias ..
Porém no dia 21.03 entreguei a empresa um atestado médico informando que entro de licença maternidade apartir do dia 28.03.22.
Minha dúvida ..
No mês 4 só recebo salário de 9 dias trabalhados certo?
Mesmo entregando o atestado informando da licença ela só começa a contar a partir do dia 28?
E só começo a receber o salário maternidade no mês 5??
Obrigada e aguardo retorno 😘😘
Olá, tudo bem?
Se você trabalhou apenas 9 dias no mês de março e entregou um atestado médico informando que entrará em licença maternidade a partir do dia 28, você receberá salário pelos dias efetivamente trabalhados. O período de licença maternidade começa a contar a partir do dia 28 de março, como informado no atestado.
Agradecemos o seu comentário e contamos com você para divulgar a nossa missão de descomplicar o Direito! Então, se possível, compartilha o nosso conteúdo!
Muita enrolação 😩
Olá, Ana! Obrigado pelo seu feedback! Estamos sempre tentando melhorar os nossos canais e sua opinião sempre é relevante!
Pedimos, porém, a compreensão de quem assiste aos nossos vídeos para um dos diferenciais dos nossos conteúdos, que é o humor.
Por isso, usamos memes, piadas e outros recursos para suavizar a transmissão de um direito descomplicado para todas as pessoas e organizações que estão com alguma dúvida jurídica.
De toda forma, lamentamos que a nossa metodologia aqui no canal não tenha lhe agradado. Caso queira ter acesso a vários outros conteúdos de forma mais objetiva e, até mesmo, aprofundada, recomendamos que visite o nosso blog chcadvocacia.adv.br/blog/