Gilmar Trivelato definiu muito bem como anda a Prevenção no Brasil em 1:07:11, em uma apresentação em BH onde um representante da Itália estava triste porque 60% das pequenas empresas em seu pais faziam efetivamente a prevenção. Se fosse aqui no Brasil nós devíamos comemorar (O QUE?) deve ser um grande lamento, porque aqui não atingimos nem 10% é uma estimativa, disse ele, acho que é uma estimativa pra mais, depois de tanto falar ele resume nossa realidade. Espero que o PGRO ou PGR não seja apenas fogo de palha!
Parabéns Fundacentro pela excelente iniciativa. É muito importante para a comunidade técnica uma Instituição de Pesquisa que produza conhecimento sem interferências e pressões de parte do mercado que não possuem responsabilidade com a Saúde e Segurança dos Trabalhadores do Brasil.
Parabéns pela iniciativa e compartilhamento de conhecimentos.Para nós profissionais de SST é fundamental que a FUNDACENTRO esteja sempre nos atualizando e realizando eventos como estes.
Entendo que o esforço da melhoria na área da prevenção de acidentes e saúde do trabalhador, sempre é, bem vinda. Como TST, percebo que tudo nesta área, está relacionado com o fator comportamental das pessoas de toda empresa.
Parabéns aos palestrantes pela excelente explanação dos conteúdos e dizer que fico contente em saber que a fundacentro junto com a SIT estão abraçados na causa de levar conhecimento aos profissionais e empresas que levam a prevenção a sério e estão buscando incessantemente conhecimento para aplicar da melhor forma nas empresas. Frank Osório - Manaus/Am.
Eis o caminho. A informação está disponível. Temos que ficar atentos e nos atualizar. Novos sistemas deverão ser implantados. PGR e muitos outros ainda estão por vir Vamos em frente!
Os profissionais se apegam muito a "documentos elaborados e engavetados", por isso não há entendimento do que é o PGR e a aplicação do GRO, que nada mais é do que a gestão diária, em campo com avaliações, implantações, aplicações e acompanhamentos das atividades e processos durante a jornada de trabalho. Não é difícil, as pessoas tem dificuldade de entender. Muito bem trabalhado esse webnário, só não entende quem realmente não sabe o que significa gestão de riscos
O programa de prevenção de acidentes, sempre foi, verificação nas áreas,todos os sias e hora. Eu tenho este conceito: TST e Engº de Segurança que ficar muito tempo nas salas, vão somente fazerem relatórios de acidentes de trabalho. A área de SST é, GESTÃO.
Gostaria de saber se o Damasio pode disponibilizar o link onde tem a ISO31000 que ele citou durante o webinar...? No vídeo, momento exato que ele fala no minuto 2:23:..
Evento importante, porém, faltou isenção. Somente um dos servidores (Fundacentro) dedicou 32min e 48seg para falar sobre a ISO 45001, sem contar os comentários pontuais do próprio e dos demais apresentadores, incluindo um da SIT (Ministério da Economia). Eles representam os órgãos oficiais. A nova NR1 registra um grave "erro" ao "incentivar" as organizações que possuem Sistema de Gestão a realizarem avaliações a cada 3 anos em detrimento àquelas cujo prazo prevê dois anos. Cabe perguntar: por quê? Vivemos em um país que possui hábitos e cultura condenáveis, por vezes noticiados pela imprensa... Compete, portanto, aos órgãos competentes avaliar com profundidade e dar respostas à sociedade. Existem custos envolvidos para as empresas. Leia-se "avaliações" incluindo-se aquelas quantitativas, de Higiene Ocupacional e que não são baratas. Daí um "incentivo" sutil previsto na NR1 (nova), visível até para quem não é da área, migrar para o "Sistema de Gestão" pago. Como dito na live, não há obrigatoriedade. Porém, é uma questão de lógica. Que nos próximos eventos seja possível suprir as faltas cometidas. E que a sociedade entenda que a participação não limita-se a apenas tecer elogios aos apresentadores, que possuem boa formação e estão ali para cumprir com o seu dever como servidor. Particularmente sou leitor assíduo das produções científicas da Fundacentro, admiro deveras grande maioria dos profissionais pertencentes ao quadro, inclusive. Porém, o papel como cidadão vai muito além, pois envolve interesse da sociedade. E, nesse caso, deixar de expressar opiniões e manter-se omisso não combina comigo.
Na minha opinião,essas papeladas todas deveria ser feita em um programa ou seja um software, pois só assim não iria te tantos erros nenhum confusão. Pois até agora não vir um modelo preenchido de nenhuma atualização!
ótimo. Mas tenho a perCeção que o.pgr ser a mais um documento de gaveta, pois o processo de fiscalização, monitoramento,etc. não muda e apenas piorou .
Olá, Marco Aurelio Torres Caetano tudo bem, interessante, quando poder de uma olhadinha www.formigueiroappservicos.com.br Empresas do Grupo: www.vivaconvites.com.br www.grafartdesign.com.br
Boa tarde! Me desculpem mas não entendi como devemos proceder com a nova NR01 para MEI, ME e EPP e gostaria de incluir prédios residenciais. Não será mais obrigado ter um documento de gestão de seg. do trabalho a partir de um funcionário registrado no regime CLT?
Na NR1 tem uma parte em específico para essas situações.. "As microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR9, e declararem as informações digitais na forma do subitem 1.6.1 da nova NR1, ficam dispensadas da elaboração do PGR."
Conforme dispõe a nova NR1, o Microempreendedor Individual - MEI está dispensado de elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Entretanto, a dispensa da obrigação do MEI de elaborar o PGR não alcança a organização contratante do MEI, que deverá incluí-lo nas suas ações de prevenção e no seu PGR, quando este atuar em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho - SEPRT irá expedir fichas com orientações sobre as medidas de prevenção a serem adotadas pelo MEI. As microempresa e empresas de pequeno (ME e EPP) porte que não forem obrigadas a constituir SESMT e optarem pela utilização de ferramenta(s) de avaliação de risco a serem disponibilizada(s) pela SEPRT, em alternativa às ferramentas e técnicas de avaliação de riscos previstos para as empresas em geral, poderão estruturar o PGR considerando o relatório produzido por esta(s) ferramenta(s) e o plano de ação.
Parabéns pelo esforço. Porém vejo que a maioria das empresas irá adotar como um documento a mais. Até mesmo quando se fala em revisão a cada dois anos, ou seja, enquanto não houver quem faça cumprir a lei, continuaremos em um amontoado de papéis. Oxalá eu esteja totalmente enganado.
Apresentação muito interessante mas acredito que haverá uma grande confusão e presumo que os próprios profissionais das SIT´s terão dificuldade em entender o processo de elaboração de PGR e vão agir de forma muito subjetiva.
Muito bom ver a modernização os eventos da Fundacentro. Atuo há 15 anos e sempre lamentei a ausência de mais eventos dessa instituição.
Gilmar Trivelato definiu muito bem como anda a Prevenção no Brasil em 1:07:11, em uma apresentação em BH onde um representante da Itália estava triste porque 60% das pequenas empresas em seu pais faziam efetivamente a prevenção.
Se fosse aqui no Brasil nós devíamos comemorar (O QUE?) deve ser um grande lamento, porque aqui não atingimos nem 10% é uma estimativa, disse ele, acho que é uma estimativa pra mais, depois de tanto falar ele resume nossa realidade. Espero que o PGRO ou PGR não seja apenas fogo de palha!
Parabéns Fundacentro pela excelente iniciativa. É muito importante para a comunidade técnica uma Instituição de Pesquisa que produza conhecimento sem interferências e pressões de parte do mercado que não possuem responsabilidade com a Saúde e Segurança dos Trabalhadores do Brasil.
Parabéns pela iniciativa e compartilhamento de conhecimentos.Para nós profissionais de SST é fundamental que a FUNDACENTRO esteja sempre nos atualizando e realizando eventos como estes.
Excelente iniciativa...era isso que estávamos carecendo, orientações e direcionamento.
Entendo que o esforço da melhoria na área da prevenção de acidentes e saúde do trabalhador, sempre é, bem vinda. Como TST, percebo que tudo nesta área, está relacionado com o fator comportamental das pessoas de toda empresa.
Parabéns aos palestrantes pela excelente explanação dos conteúdos e dizer que fico contente em saber que a fundacentro junto com a SIT estão abraçados na causa de levar conhecimento aos profissionais e empresas que levam a prevenção a sério e estão buscando incessantemente conhecimento para aplicar da melhor forma nas empresas.
Frank Osório - Manaus/Am.
Estou compartilhando no meu grupo AMIGOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO !
Muito esclarecedor essa primeiro Webnario. Gostei de ver essa ideia de simplificar o que é simples.
Muito bom a palestra. Sempre acrescentando conhecimentos.
Excelente trabalho, bem esclarecedor!
GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL SOBRE PGR/GRO DO CURSO MINISTRADO PELO SENHOR GILMAR DA CUNHA TRIVELATO.
Excelente Webinar!
Muito importante! Parabéns!
Parabéns fundacentro por esse grandioso evento.
Muito bom estes esclarecimentos sobre Gestão de Riscos Ocupacionais.
Marcos André está certíssimo!!!
Eis o caminho. A informação está disponível. Temos que ficar atentos e nos atualizar.
Novos sistemas deverão ser implantados.
PGR e muitos outros ainda estão por vir
Vamos em frente!
Muito bom, tem uns canais fazendo material que estão fazendo confusão com a definição de perigos e riscos.
Nada melhor que checar as fontes. Obrigado Fundacentro pela abertura.
Exposição com muita clareza
Sim atuo na área da segurança do trabalho seja muito bem legal que o PGR seja documentos bem ampla para abordar
QUE TIME!!!!!
Excelente!
Parabéns aos colegas
Parabéns
CRIANDO DIFICULDADE PRA VENDER FACILIDADES
Os profissionais se apegam muito a "documentos elaborados e engavetados", por isso não há entendimento do que é o PGR e a aplicação do GRO, que nada mais é do que a gestão diária, em campo com avaliações, implantações, aplicações e acompanhamentos das atividades e processos durante a jornada de trabalho. Não é difícil, as pessoas tem dificuldade de entender. Muito bem trabalhado esse webnário, só não entende quem realmente não sabe o que significa gestão de riscos
Concordo, é tão simples que estão complexando...
Alguém saberia informar o link do material do Sobane citado em 2:33:15? Procurei no site mas não consegui encontrar. Ainda está disponível?
Bom demais ...agora só em agosto teremos mais tempo pra nos aperfeiçoar
Parabéns pelo evento!
O programa de prevenção de acidentes, sempre foi, verificação nas áreas,todos os sias e hora. Eu tenho este conceito: TST e Engº de Segurança que ficar muito tempo nas salas, vão somente fazerem relatórios de acidentes de trabalho. A área de SST é, GESTÃO.
Prezados (as), boa tarde! alguém tem algum modelo de PGRO? estou assistindo a Webinar PGR 1 pela primeira vez e já estou adorando as explicações.
Gosto muito bem explicado
Uma observação. Considero que ficou muito longo, improdutivo. O tempo deveria ficar em torno de 1 hora
Muito obrigada!!!
Muito bom webnar
Se algumas empresas como mei, epp vão ficar fora do PGR e como ficará os exames médicos ocupacionais? No caso existirá um pcmso?
Gostaria de saber se o Damasio pode disponibilizar o link onde tem a ISO31000 que ele citou durante o webinar...?
No vídeo, momento exato que ele fala no minuto 2:23:..
Eu também estou precisando desse material. Não consegui baixar.
Interessante quando comentam do risco de assalto a um frentista, isso me faz pensar como vou mencionar esse tipo de situação com relação a gravidez...
ótima apresentação
Muito bom!!
Parabéns!!!
Evento importante, porém, faltou isenção. Somente um dos servidores (Fundacentro) dedicou 32min e 48seg para falar sobre a ISO 45001, sem contar os comentários pontuais do próprio e dos demais apresentadores, incluindo um da SIT (Ministério da Economia). Eles representam os órgãos oficiais.
A nova NR1 registra um grave "erro" ao "incentivar" as organizações que possuem Sistema de Gestão a realizarem avaliações a cada 3 anos em detrimento àquelas cujo prazo prevê dois anos. Cabe perguntar: por quê? Vivemos em um país que possui hábitos e cultura condenáveis, por vezes noticiados pela imprensa... Compete, portanto, aos órgãos competentes avaliar com profundidade e dar respostas à sociedade.
Existem custos envolvidos para as empresas. Leia-se "avaliações" incluindo-se aquelas quantitativas, de Higiene Ocupacional e que não são baratas. Daí um "incentivo" sutil previsto na NR1 (nova), visível até para quem não é da área, migrar para o "Sistema de Gestão" pago. Como dito na live, não há obrigatoriedade. Porém, é uma questão de lógica.
Que nos próximos eventos seja possível suprir as faltas cometidas. E que a sociedade entenda que a participação não limita-se a apenas tecer elogios aos apresentadores, que possuem boa formação e estão ali para cumprir com o seu dever como servidor. Particularmente sou leitor assíduo das produções científicas da Fundacentro, admiro deveras grande maioria dos profissionais pertencentes ao quadro, inclusive. Porém, o papel como cidadão vai muito além, pois envolve interesse da sociedade. E, nesse caso, deixar de expressar opiniões e manter-se omisso não combina comigo.
Boa tarde! Tem como me encminhar esse material pelo o email?
Parabéns....
Seria de grande valia disponibilizar esse material para baixarmos.
Na minha opinião,essas papeladas todas deveria ser feita em um programa ou seja um software, pois só assim não iria te tantos erros nenhum confusão.
Pois até agora não vir um modelo preenchido de nenhuma atualização!
Muito bom.
ótima explicações , @mauricioricardoeng
Excelente podemos participar do evento dessa forma, quantos cursos deixei de participar por terem poucas vagas presenciais
Os slides usados nas apresentações serão disponibilizados no portal da Fundacentro?
Os Slides estão disponíveis para download?
E O CURSO EAD? QUANDO SERÁ?
PROFESSOR GILMAR COMO FAÇO PARA FAZER O CURSO DA FUNDAÇÃOCOM EMAPE ???
ótimo. Mas tenho a perCeção que o.pgr ser a mais um documento de gaveta, pois o processo de fiscalização, monitoramento,etc. não muda e apenas piorou .
Podem fazer o que quiserem e inventarem as siglas que forem, a fiscalização neste pais é uma balela.
As apresentações serão compartilhados
Olá, Marco Aurelio Torres Caetano tudo bem, interessante, quando poder de uma olhadinha www.formigueiroappservicos.com.br
Empresas do Grupo:
www.vivaconvites.com.br
www.grafartdesign.com.br
Ótimo
qual o link
Boa tarde! Me desculpem mas não entendi como devemos proceder com a nova NR01 para MEI, ME e EPP e gostaria de incluir prédios residenciais. Não será mais obrigado ter um documento de gestão de seg. do trabalho a partir de um funcionário registrado no regime CLT?
Na NR1 tem uma parte em específico para essas situações.. "As microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR9, e declararem as informações digitais na forma do subitem 1.6.1 da nova NR1, ficam dispensadas da elaboração do PGR."
Conforme dispõe a nova NR1, o Microempreendedor Individual - MEI está dispensado de elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Entretanto, a dispensa da obrigação do MEI de elaborar o PGR não alcança a organização contratante do MEI, que deverá incluí-lo nas suas ações de prevenção e no seu PGR, quando este atuar em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho - SEPRT irá expedir fichas com orientações sobre as medidas de prevenção a serem adotadas pelo MEI.
As microempresa e empresas de pequeno (ME e EPP) porte que não forem obrigadas a constituir SESMT e optarem pela utilização de ferramenta(s) de avaliação de risco a serem disponibilizada(s) pela SEPRT, em alternativa às ferramentas e técnicas de avaliação de riscos previstos para as empresas em geral, poderão estruturar o PGR considerando o relatório produzido por esta(s) ferramenta(s) e o plano de ação.
O SUCESSO DE TODOS MUDANÇAS ESTARIAM NO E-SOCIAL. VCS SABEM DISSO.
Então com PGR pode ser extinta mente o PPRA
Essa apresentação será disponobilizada?
Gilmar Trivelato não expôs as bibliografias solicitadas
Os Slides serão compartilhados?
Parabéns pelo esforço. Porém vejo que a maioria das empresas irá adotar como um documento a mais. Até mesmo quando se fala em revisão a cada dois anos, ou seja, enquanto não houver quem faça cumprir a lei, continuaremos em um amontoado de papéis. Oxalá eu esteja totalmente enganado.
Boa tarde a tordos
Bom dia! Poderia ser algo mais especifico e direto.
Não precisava cada palestrante reprisar o que diz a norma, né????
Apresentação muito interessante mas acredito que haverá uma grande confusão e presumo que os próprios profissionais das SIT´s terão dificuldade em entender o processo de elaboração de PGR e vão agir de forma muito subjetiva.
MUITO BOM