A melhor aula relacionado a inversor de frequência quê já assisti. Rápida e precisa direto ao foco. Agora, depois de tantos outros vídeos assistidos e sem entender, encontrei o seu.
Que conteúdo top demais... Professor a saída do inversor para o motor a forma de onda é qual ? Uma dúvida como faz para medir a tensão continua na saída com multímetro digital
Obrigado por comentar meu amigo. Olha, a forma de onda na saída do inversor é modulada, em onda quadrada. Conhecida TB como SPWM (PWM senoidal). Resumindo, são sainais em corrente continua modulados em formato de onda quadrada. Para visualizar este sinal vc precisaria de um osciloscópio. Vc pode medir com multímetro, porém vai conseguir pegar um valor médio e pode ter muito erro. Espero ter ajudado. Um abraço!
@@superemersonleite Emerson estou usando um inversor de frequência pra alimentar um alternado de carro modificado pra motor brusheles. Vc sabe me dizer se esses inversor poderia funciona em um motor trifasico. Pois normalmente os motores brusheles são constituídos de imãs de neodimio No rotor. . Diferente dos rotores de motores trifasico.
Obrigado brother. Sim, a modulação da onda é a mesma. Cada inversor tem características diferentes de frequência de chaveamento e etc, mas, as características de chaveamento de onda são as mesmas.
Muito obrigado Gilvando. Estou com um projeto de montar videoaulas e dar uma melhorada neste canal, com o objetivo de disponibilizar conteúdos a vocês. Estas aulas são apenas exemplos para testar a ferramenta youtube. Aguardem!
Muito obrigado João. Estou com um projeto de montar videoaulas e dar uma melhorada neste canal, com o objetivo de disponibilizar conteúdos a vocês. Estas aulas são apenas exemplos para testar a ferramenta youtube. Aguardem!
Estou precisando esclarecer uma dúvida: eletrodomésticos, como Airfryer, microondas, sanduicheira elétrica, entre outros, fabricados para uso no Brasil 220w e 60Hz, podem ser usados em outro país a a rede é 220w e 50Hz? Há risco de queimar? Há desgaste mais rápido? Ficarei muito grata pela resposta!
Karla, tudo bem? O correto é obedecer os dados de placa do equipamento. Se foi projetado para 220V 60hz, não é correto que ligue em alimentação diferente. Porém, tecnicamente falando alguns equipamentos aceitam configurações diferentes, equipamentos resistimos por exemplo, como sanduicheira, ebulidor e etc. Podem ser alimentados em frequências diferentes que não vão danificar (50 ou 60hz). Equipamentos que possuem indutância, ou seja, motores ou bobinas vão sofrer variação na eficiência, por exemplo liquidificador, Airfryer e etc.
olá, me deparei com inversor metaltex modelo VFD-E Delta , não conheço essa marca e não consegui o manual de ligação dos bornes de conexão, gostaria que montasse um vídeo como ligar os bornes de conexão do mesmo. O inversor vai ser usado para uma plataforma para idosos, onde possui 04 botões pulsadores para partida, tanto para subida ou descida mais os fins de curso de posicionamento. Grato se for atendido..
Professor top a explicação! No caso professor no uso do inversor de frequencia em uso em uma rede trifásica de 380 volts poderia fazer o fechamento do motor tanto em estrela como triangulo ou teria que fazer o fechamento conforme a tensão da rede mesmo?
Boa noite professor tem como me ajudar eu quero colocar um tacometro digital em paralelo com potenciometro no inversor de frequência na porta do painel para leitura de rpm tem como me ajudar com fazer
Olá amigo. Bom, para a correta medição de velocidade existem técnicas a serem utilizadas. Existe um medidor de rpm que utiliza um sensor indutivo a ser instalado próximo ao eixo do motor para a contagem de voltas, é possível tb encontrar medidores que recebem sinal de um encoder incremental. É preciso conhecer sua aplicação.
boa noite! tudo bem? tenho instalado em minha rede um transformador onde fase e neutro e 127 v e fase fase 254 v a uma possibilidade de ligar um motor trifásico de 4 e 5 cv utilizando o inversor de frequência ? teria como nos informar essa duvida e como ligar?
Boa noite meu caro. Consegue sim, porém é necessário verificar a potência deste transformador, dada em VA, sendo que a potência do TRAFO deve ser no mínimo 20% maior do que a potência consumida pelo motor motor. É necessário tb verificar se o transformador é trifásico ou monofásico, para a seleção do inversor correto.no caso do motor de 5CV, o transformador deve ter no mínimo 5,5KVA. Um abraço.
Não. Os inversores de frequência, quando configurados para V/F, variam de forma proporcional a frequência e a tensão aplicadas no motor. Ou seja, quanto maior for a frequência maior será a tensão aplicada. Isso é feito para controlar a corrente elétrica e o torque do motor. Um abraço.
Pode sim, só que este inversor deve já ser preparado para está alimentação. No manual do fabricante vc consegue ver se ele é adepto ou não a está configuração.
5 лет назад
Qual a diferença entre inversor de frequência para o controle pwm e regulador de tensão ? queria controlar a velocidade de um motor de geladeira
Boa tarde Régis. Para controlar a velocidade deste tipo de motor, vc precisaria de um inversor de frequência monofásico. O inversor de frequência trabalha com modulação PWM, com isso consegue variar tanto o valor de tensão quanto a frequência da tensão entregue á carga. Já o regulador de tensão varia apenas o nível de tensão aplicada na carga, mantendo a frequência constante.
5 лет назад
@@superemersonleite boa tarde Emerson obrigado pela resposta e sua atenção, então eu tenho um Dimmer Controlador Velocidade P/ Motor 2000w 50-220v 25a Pwm - posso usar ele para controlar a velocidade do motor de geladeira ? sem problema ?
@ Boa noite Régis. Bom, o motor de geladeira aciona um compressor, correto? O primeiro problema seria com relação ao torque necessário para acionar o compressor. Acontece que o compressor necessita de torque alto do motor para funcionar, principalmente quando a pressão é alta. O outro problema é com relação à frequência, no inversor quando eu vario a tensão, automaticamente também varia-se a frequência aplicada no motor, seguindo a relação V/F. Isso é feito com o objetivo de se manter o mais constante possível o torque do motor. Caso você abaixe a tensão e mantenha a frequência fixa, seu motor irá perder muito torque e poderá não ter força para girar a carga. No seu caso eu aconselharia o uso de um inversor de frequência com controle vetorial sensorlees para o controle de velocidade. Também pode usar a softs tarter caso queira apenas partir o compressor a vazio com redução da corrente de pico. Bom, nada te impede de utilizar o dimmer eletrônico para teste, caso sua carga no motor seja muito baixa. Apenas lebre-se de monitorar continuamente a corrente no momento do acionamento e não utilizar tensão abaixo de 20% da nominal, para que o motor tenha o mínimo torque para partir o motor. Boa experiencia, e me conte os resultados. Um abraço.
Tenho uma dúvida, existe a possibilidade de gerar problema no link d.c Apos o desligamento do inversor por falta de energia com o motor ainda girando a quase sua frequência de trabalho, o correto para evitar isso seria instalação de um contator na saída u.v.w do inversor para que na falta de energia a realimentação vinda do motor fosse desligada de imediato pelo contator. Pelo que vi no vídeo faz sentido fazer essa aplicação no sistema.????
Assitindo em 2023 essa aula, a melhor explicaçao do youtube!!!
Sou eletromecânico, parabéns é bom de ouvir, show de bola....
Melhor aula do RUclips ao menos foi a que tive melhor entendimento.
Obrigado. Espero ter ajudado!
A melhor aula de inversor de frequência.
Obrigado Brother!
Nossa que aula!
Show de bola!
Seus slides ajudam mesmo.
Sua forma de ensinar é fluente, raridade!
Parabéns!!!
parabéns excelente aula, confesso que a melhor que já vi sobre o assunto.
Pó aula de 5 anos atrás até agora faz sucesso. Rapaz que explicação esplanada com clareza. Parabéns, aprendi muito.
Que bom que ajudou.😁
Confesso. Essa foi a primeira vez que entro na minha conta youtube somente para curtir um vídeo. Parabéns! Excelente aula.
Muito obrigado pelas palavras
Melhor vídeo sobre inversor de freqência do youtube! Parabéns
Muito obrigado 😍
Excelente aula! Muito didática a apresentação! Parabéns!
A melhor aula relacionado a inversor de frequência quê já assisti. Rápida e precisa direto ao foco. Agora, depois de tantos outros vídeos assistidos e sem entender, encontrei o seu.
Obrigado meu amigo. Se liga nos próximos vídeos que estou postando no canal.
Um abraço.
Parabéns pela aula
Já instalei vários inversores parametrizei e não conhecia o funcionamento interno (a reversão)
Obrigado amigo. É sempre bom conhecer os fundamentos técnicos dos dispositivos que trabalhamos. Sucesso!
Foi o primeiro q conseguiu explicar inversor de frequência.
Obrigado Antônio!
Sem dúvida a melhor explicação meus parabéns
Professor , excelente aula .
Maravilhoso Professor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
melhor aula que eu ja vi....parabéns
Muito obrigado amigo.
SHOW de bola professor muito bom valeu
Excelente aula! Explicação completa do funcionamento desse drive super útil e versátil para acionamentos elétricos.
Obrigado pelo elogio
Excelente explicação ! Parabems!
Muito obrigado
Excelente explicação, muito obrigado.
parabéns...excelente forma de explicar...Eng Alvaro Junior
Obrigado meu amigo.
Fantástico! 😮
Grande Aula! Parabéns
Obrigado 😃
Muito boa aula. Parabéns e obrigado.
Parabéns excelente explicação
Obrigado!
Top boa explicação
Obrigado amigo.
Excelente explicação, parabéns!
Obrigado amigo. 😉
Valeu, professor! Sucinto e esclarecedor.
Suscinto
Parabéns professor!!! Explicação sensacional!!! Muito obrigado!!!
Obrigado meu amigo. Fico feliz em ter ajudado?
Que conteúdo top demais... Professor a saída do inversor para o motor a forma de onda é qual ? Uma dúvida como faz para medir a tensão continua na saída com multímetro digital
Obrigado por comentar meu amigo.
Olha, a forma de onda na saída do inversor é modulada, em onda quadrada. Conhecida TB como SPWM (PWM senoidal). Resumindo, são sainais em corrente continua modulados em formato de onda quadrada.
Para visualizar este sinal vc precisaria de um osciloscópio. Vc pode medir com multímetro, porém vai conseguir pegar um valor médio e pode ter muito erro.
Espero ter ajudado. Um abraço!
@@superemersonleite muito obrigado professor pelo feedback Ficou bem esclarecido... Valeu forte abraço amigo 👍👍👍
Isso além aula foi um show, parabéns!!!!!
Muito obrigado amigo! TMJ
Muito bom gostei da explicação
Espero ter ajudado
Parabéns amigo. Melhor explicação do RUclips.
Muito obrigado Denilsom
@@superemersonleite Emerson estou usando um inversor de frequência pra alimentar um alternado de carro modificado pra motor brusheles. Vc sabe me dizer se esses inversor poderia funciona em um motor trifasico. Pois normalmente os motores brusheles são constituídos de imãs de neodimio No rotor. . Diferente dos rotores de motores trifasico.
Excelente explicação.. parabéns!! Os inversores industriais produz a mesma onda comparando com os inversores para ar condicionado inverter? Valeuu.
Obrigado brother.
Sim, a modulação da onda é a mesma. Cada inversor tem características diferentes de frequência de chaveamento e etc, mas, as características de chaveamento de onda são as mesmas.
@@superemersonleite valeu..
Esse Emerson é o cara 👏👏👏
Obrigado Alan
Aula top
Obrigado meu amigo!
Parabéns! Excelente aula.
Obrigado Nelson. Se inscreve aí. Tem outros vídeos e ainda vou criar vários outros. Um abraço!
Muito boa explicação. Parabéns!!!
Obrigado mestre.
Perfeito mestre.
Valeu!
Muito obrigado Marilha.
Fico feliz com seu feedback
Conte comigo!
muito bom!
Obrigado amigo!
Muito bacana sua aula. Parabéns!
Obrigado Fábio
Parabéns muito boa a aula
Muito obrigado. TMJ
Parabéns pela aula
Obrigado.
cara melhor explicação da internet! Parabéns.
Muito obrigado Gilvando. Estou com um projeto de montar videoaulas e dar uma melhorada neste canal, com o objetivo de disponibilizar conteúdos a vocês. Estas aulas são apenas exemplos para testar a ferramenta youtube. Aguardem!
@@superemersonleite Pois já tem um aluno e farei o máximo para divulgar o canal e trazer mais amantes da eletroeletronica
Ótima aula.
Obrigado!
Muito boa aula
Obrigado companheiro.
Parabéns professor!! realmente foi a melhor explicação que já tive, do circuito de potencia do Inversor de Frequência. João José.
Muito obrigado João. Estou com um projeto de montar videoaulas e dar uma melhorada neste canal, com o objetivo de disponibilizar conteúdos a vocês. Estas aulas são apenas exemplos para testar a ferramenta youtube. Aguardem!
Boa noite
Parabéns excelente explicação , explica muito bem
Obrigado. TMJ
Olá instrutor!!! Excelente aula. Poderia fazer uma aula específica sobre o IGBT.
Obrigado Nilton. Que bom que gostou.
Posso colocar na lista de conteúdos para produzir sim 😉
Me segue lá no outra rede 1nsta @professor.emersonleite
Opa!! Show 👍
Parabens !!chic
Obrigado amigão. Se liga nos próximos vídeos.
Um abraço.
Grande aula didatica 100 aula de mestre ai amigo vc deve continuar a produzir conteudo não para não , vou me inscrever . forte abraço😊
boa aula
Obrigado Matheus
Já estou inscrito!
Maravilha
Excelente aula professor , meus parabéns.
Muito obrigado amigão. TMJ
Quando diminui a velocidade, também diminui a força do motor? Se o motor é 2hp, diminui essa força?
Gostei muito desse Video de Noções Basica de Inversor de Frequencia com faço para Baixa esse Material
Muito obrigado. Infelizmente o material é de minha autoria mas pertence á escola que me contratou. Não posso repassar. Um abraço
Estou precisando esclarecer uma dúvida: eletrodomésticos, como Airfryer, microondas, sanduicheira elétrica, entre outros, fabricados para uso no Brasil 220w e 60Hz, podem ser usados em outro país a a rede é 220w e 50Hz? Há risco de queimar? Há desgaste mais rápido? Ficarei muito grata pela resposta!
Karla, tudo bem?
O correto é obedecer os dados de placa do equipamento. Se foi projetado para 220V 60hz, não é correto que ligue em alimentação diferente. Porém, tecnicamente falando alguns equipamentos aceitam configurações diferentes, equipamentos resistimos por exemplo, como sanduicheira, ebulidor e etc. Podem ser alimentados em frequências diferentes que não vão danificar (50 ou 60hz). Equipamentos que possuem indutância, ou seja, motores ou bobinas vão sofrer variação na eficiência, por exemplo liquidificador, Airfryer e etc.
olá, me deparei com inversor metaltex modelo VFD-E Delta , não conheço essa marca e não consegui o manual de ligação dos bornes de conexão, gostaria que montasse um vídeo como ligar os bornes de conexão do mesmo.
O inversor vai ser usado para uma plataforma para idosos, onde possui 04 botões pulsadores para partida, tanto para subida ou descida mais os fins de curso de posicionamento.
Grato se for atendido..
Top!!!
Obrigado!
Que top
Obrigado brother
Professor top a explicação! No caso professor no uso do inversor de frequencia em uso em uma rede trifásica de 380 volts poderia fazer o fechamento do motor tanto em estrela como triangulo ou teria que fazer o fechamento conforme a tensão da rede mesmo?
Ótima pergunta adão. O fechamento do motor deverá ser feito conforme a tensão que ele irá receber, ou seja, no seu caso seria o 380V.
Boa noite professor tem como me ajudar eu quero colocar um tacometro digital em paralelo com potenciometro no inversor de frequência na porta do painel para leitura de rpm tem como me ajudar com fazer
Olá amigo. Bom, para a correta medição de velocidade existem técnicas a serem utilizadas. Existe um medidor de rpm que utiliza um sensor indutivo a ser instalado próximo ao eixo do motor para a contagem de voltas, é possível tb encontrar medidores que recebem sinal de um encoder incremental. É preciso conhecer sua aplicação.
Parabéns pelo vídeo, sucesso nessa jornada...
Obrigado Fidler!
Obrigado. Estarei iniciando um processo de criação de vídeos para este canal em breve.
como fazer este curso?
boa noite! tudo bem?
tenho instalado em minha rede um transformador onde fase e neutro e 127 v e fase fase 254 v a uma possibilidade de ligar um motor trifásico de 4 e 5 cv utilizando o inversor de frequência ?
teria como nos informar essa duvida e como ligar?
Boa noite meu caro.
Consegue sim, porém é necessário verificar a potência deste transformador, dada em VA, sendo que a potência do TRAFO deve ser no mínimo 20% maior do que a potência consumida pelo motor motor. É necessário tb verificar se o transformador é trifásico ou monofásico, para a seleção do inversor correto.no caso do motor de 5CV, o transformador deve ter no mínimo 5,5KVA.
Um abraço.
@@superemersonleite boa noite meu amigo muito grato pela sua explicação
excelente fico muito agrdecido
Como faco calculo do resistor para inversor
Se aumentar a frequência e a tensão e a mesma?
Não. Os inversores de frequência, quando configurados para V/F, variam de forma proporcional a frequência e a tensão aplicadas no motor. Ou seja, quanto maior for a frequência maior será a tensão aplicada. Isso é feito para controlar a corrente elétrica e o torque do motor.
Um abraço.
Posso ligar um motor trifásico usando um inversor de frequência numa rede monofasica?
Pode sim, só que este inversor deve já ser preparado para está alimentação. No manual do fabricante vc consegue ver se ele é adepto ou não a está configuração.
Qual a diferença entre inversor de frequência para o controle pwm e regulador de tensão ? queria controlar a velocidade de um motor de geladeira
Boa tarde Régis.
Para controlar a velocidade deste tipo de motor, vc precisaria de um inversor de frequência monofásico. O inversor de frequência trabalha com modulação PWM, com isso consegue variar tanto o valor de tensão quanto a frequência da tensão entregue á carga. Já o regulador de tensão varia apenas o nível de tensão aplicada na carga, mantendo a frequência constante.
@@superemersonleite boa tarde Emerson obrigado pela resposta e sua atenção, então eu tenho um Dimmer Controlador Velocidade P/ Motor 2000w 50-220v 25a Pwm - posso usar ele para controlar a velocidade do motor de geladeira ? sem problema ?
@ Boa noite Régis.
Bom, o motor de geladeira aciona um compressor, correto? O primeiro problema seria com relação ao torque necessário para acionar o compressor. Acontece que o compressor necessita de torque alto do motor para funcionar, principalmente quando a pressão é alta.
O outro problema é com relação à frequência, no inversor quando eu vario a tensão, automaticamente também varia-se a frequência aplicada no motor, seguindo a relação V/F. Isso é feito com o objetivo de se manter o mais constante possível o torque do motor. Caso você abaixe a tensão e mantenha a frequência fixa, seu motor irá perder muito torque e poderá não ter força para girar a carga.
No seu caso eu aconselharia o uso de um inversor de frequência com controle vetorial sensorlees para o controle de velocidade. Também pode usar a softs tarter caso queira apenas partir o compressor a vazio com redução da corrente de pico.
Bom, nada te impede de utilizar o dimmer eletrônico para teste, caso sua carga no motor seja muito baixa. Apenas lebre-se de monitorar continuamente a corrente no momento do acionamento e não utilizar tensão abaixo de 20% da nominal, para que o motor tenha o mínimo torque para partir o motor.
Boa experiencia, e me conte os resultados.
Um abraço.
👏👏👏
Tenho uma dúvida, existe a possibilidade de gerar problema no link d.c Apos o desligamento do inversor por falta de energia com o motor ainda girando a quase sua frequência de trabalho, o correto para evitar isso seria instalação de um contator na saída u.v.w do inversor para que na falta de energia a realimentação vinda do motor fosse desligada de imediato pelo contator. Pelo que vi no vídeo faz sentido fazer essa aplicação no sistema.????
ruclips.net/video/VSKgb1pEQo8/видео.htmlfeature=shared
ruclips.net/video/rRAAN-yiGJ4/видео.htmlfeature=shared
prof entao sai modulada onda
O som tá baixo
Obrigado pela dica.
Professor tem esses Slides? Poderia me enviar?
sjp.paes@gmail.com
Infelizmente este material não posso repassar, pois desenvolvi para uma escola. Material de patente deles.
Beleza professor.
Se tiver um outro material parecido, me envie se der.
Obrigado.
@@samuelpaes1992 ok. Vou verificar sim e te repasso. Um abraço.