No meu último trabalho eu era uma das poucas pessoas negras na Empresa (Nacional de Grande Porte com várias Unidades no Estado de SP e outros Estados do Brasil). No meu setor eu era a única. Outro dia um colega de trabalho (branco) disse para mim olhando no meu olho que era bom eu saber o significado das cores pra eu poder saber "qual era exatamente o meu lugar". Quando eu me impunha as pessoas sempre reagia com represálias, com joguinhos exclusão e chantagens. Por alguma razão achavam que eu tinha a obrigação de me rebaixar. Odiavam quando eu me impunha. Era uma vdd persseguição, mta Implicância do tipo: Como pode essa neguinha ocupar o msm espaço que eu ? No setor eu era vista como a negra metida e abusada. Se incomodavam demais com a minha presença. Eu era mto preta pra ocupar aquele cargo e dividir o mesmo espaço que os outros. As pessoas sempre ficavam relutantes em me passar as informações sobre o trabalho. Quando me ensinavam, era com má vontade, faltando partes importantes. Eu sempre era a última a saber das coisas. Meu superior imediato ficava utilizando o discurso do tipo: "Tem que ligar pra uns 30 nêgo". Sempre me excluíndo dos eventos e reuniões importantes por pura Implicãncia. Ficava dizendo: " depois vai dizer que é pq é escurinho" hein! Com desprezo, cumprimentava todo mundo na sala, menos eu. Eu era invisível. Ficava repetindo o jargão: - Vem comigo q vc nunca perde, mas não tenta me passar se não te dou uma rasteira. Sempre que podia ficava me desmerecendo, me ridicularizandando, me silenciando. Ficava falando: - "Até q vc não é tão burra assim né?" Com deboche, desdém e sarcasmo. Enquanto eu trabalhava ele Articulava tudo e fazia a minha caveira pra o Diretor Geral. Me diminuindo, me esvaziando. Sem eu saber de nada. Eu me sentia extremamente hostilizada diariamente, constantemente; mas não falava nada por medo de represálias; eu era a estranha no ninho. Ingenuamente não imaginava que chegaria ao ponto de ser demitida. Eu passei em todos os testes de triagem de currículos pela Sede, provas, testes, dinâmicas de grupo, redação, avaliações aplicadas pela Sede, etc. Tenho nível superior e atualmente estou cursando uma segunda graduação. A Secretária doméstica (sem desmerecer a categoria) do Diretor Geral. (loira) Não passou nem na triagem de currículos pela Sede, mas está lá. Eles querem enfiar ela lá de qq jeito. E finalmente fui demitida. Enfim, mais uma vitória da intolerância, da implicãncia, da persseguição, do assédio moral! Do abuso de poder. E eu nem citei racismo heim... A Empresa tem uma política de inclusão social de inserção profissional das classes consideradas minorias e de igualdade Social no ambiente de trabalho mas isto na prática não se aplica. É só na teoria mesmo.
Meu Deus voce e muito forte, passaste por isso tudo e demitiram? com que base? eu nao conseguia nao tenho esta paciencia, por isso e que eu digo e urgente que os negros nao seja aonde se unem, abrem os seus proprios negocios e dao emprego uns aos outros, aqueles que nos oprimem e nos oprimiram nao serao eles a nos salvar, mas ta dificil passar a mensagem, ate industrias que nos e que consumi-mos eles e que teem o poder :(
Melody.Viagens É um grande desafio mas vamos avançando. Recentemente estive presente em uma palestra da Joice Berth e ela mesma relatou que já passou por esta mesma situação 4 vezes. Tem um autor brasileiro chamado Aparecido Inácio. Ele afirma em seu livro "Assédio moral no mundo do trabalho que segundo o IBGE mulheres negras no Brasil está no topo da lista de demissões e são as que mais demoram de serem recolocadas no mercado de trabalho. Triste realidade. E depois ainda dizem que é tudo mimimi. Que Deus nos ajude. Um abraço querida e obrigada por suas palavras.
Fara De Paula Puxa! Quanto lamento que você tenha passado por isso. O racismo é uma praga mesmo que deve ser combatida. Sinto que apesar do que lhe aconteceu, das tamanhas violências psicológicas e dos abusos emocionais nesse lugar HORRENDO, vc se manteve de queixo erguido mas quantos não conseguem e desistem na primeira hostilização? Ninguém deveria passar por isso. O jeito é combater o racismo. Asè
Sei bem o que é isso eu tenho sérios problemas de auto estima por ser negra eu sempre fui discriminada na escola e até na rua só que eu não sabia que era racismo até porque era algo velado cara é bem complicado você só vê principalmente mulheres negras como protagonistas de tragédias e situações de todo tipo de solidão eu não sei se é possível ser negra e ser feliz nesse mundo se eu pudesse eu seria outra pessoa
Eu espero que você consiga se fortalecer, pois não é fácil mesmo, irmã. Mas nós temos que nos amar incondicionalmente e entender o quão maravilhosa somos. Procure se inspirar em pessoas que pareçam com você. Tenho certeza de que você é uma jovem linda e com um futuro incrível pela frente. Não deixe nada te abalar ❤️❤️❤️❤️
Ja eu adoro serr negra, o problema não esta em mim esta nos outros ... Eu não conseguiria me imaginar de outra forma a não ser a que eu sou... pare de olhar pra branca e passe a se olhar com mais carinho e atenção, SINCERAMENTE tenho ORGULHO TOTALZÃOOO de ter nascido negra (minha cor é da tais araujo) até gostaria de ser mais escura rs... As brancas são todas iguais as negras q diferencia... somos unicas e especias ..(não é falacia)... Não deixem q ódio e inveja alheia te afete ou te pare aprenda a zombar e a ser egoista ... nós negras deveriasmos ser mais egoista com os outros e mais atenção com as nossas ...enfim jamais se rebaixe por conta de cor ou de gênero Se quiser cnvsr me passa seu whats
O Racismo no Brasil traz beneficios para os Racistas, Muitos Burgueses logicamente que nao vao querer divididir seus privilegios de Branquitude: Cargos Publicos com altos Salarios, instituicoes publicas, Estatais e Universsidades dominadas pela Branquitude!
Karina, com todo respeito a você que não vejo como negra ou branca, me parece um equivoco, esta idéia de buscar separar produção do saber de acordo com a cor da pele daquele que o produz. Espelhos positivos sim, com certeza, mas a busca precisa ser pelo que cada um de nós tem de melhor para oferecer e tornar a vida mais digna. Não importa a cor da pele. Senão o risco é de se cair em um consumismo de cor. Isto é coisa de branco, aquilo é coisa de preto. Um absurdo. O bem e tudo que a sensatez nos permite identificar como tal, não faz distinção.
Faz sim, já que a maior parte das pessoas que são mortas pela polícia são negras e a maior parte das pessoas que está na Academia é branca. Há uma diferença gritante.
No meu último trabalho eu era uma das poucas pessoas negras na Empresa (Nacional de Grande Porte com várias Unidades no Estado de SP e outros Estados do Brasil). No meu setor eu era a única.
Outro dia um colega de trabalho (branco) disse para mim olhando no meu olho que era bom eu saber o significado das cores pra eu poder saber "qual era exatamente o meu lugar".
Quando eu me impunha as pessoas sempre reagia com represálias, com joguinhos exclusão e chantagens.
Por alguma razão achavam que eu tinha a obrigação de me rebaixar. Odiavam quando eu me impunha. Era uma vdd persseguição, mta Implicância do tipo: Como pode essa neguinha ocupar o msm espaço que eu ?
No setor eu era vista como a negra metida e abusada. Se incomodavam demais com a minha presença. Eu era mto preta pra ocupar aquele cargo e dividir o mesmo espaço que os outros.
As pessoas sempre ficavam relutantes em me passar as informações sobre o trabalho. Quando me ensinavam, era com má vontade, faltando partes importantes. Eu sempre era a última a saber das coisas.
Meu superior imediato ficava utilizando o discurso do tipo: "Tem que ligar pra uns 30 nêgo".
Sempre me excluíndo dos eventos e reuniões importantes por pura Implicãncia.
Ficava dizendo: " depois vai dizer que é pq é escurinho" hein! Com
desprezo, cumprimentava todo mundo na sala, menos eu. Eu era invisível.
Ficava repetindo o jargão: - Vem comigo q vc nunca perde, mas não tenta me passar se não te dou uma rasteira.
Sempre que podia ficava me desmerecendo, me ridicularizandando, me silenciando. Ficava falando: - "Até q vc não é tão burra assim né?" Com deboche, desdém e sarcasmo.
Enquanto eu trabalhava ele Articulava tudo e fazia a minha caveira pra o Diretor Geral. Me diminuindo, me esvaziando. Sem eu saber de nada.
Eu me sentia extremamente hostilizada diariamente, constantemente; mas não falava nada por medo de represálias; eu era a estranha no ninho. Ingenuamente não imaginava que chegaria ao ponto de ser demitida.
Eu passei em todos os testes de triagem de currículos pela Sede, provas, testes, dinâmicas de grupo, redação, avaliações aplicadas pela Sede, etc. Tenho nível superior e atualmente estou cursando uma segunda graduação.
A Secretária doméstica (sem desmerecer a categoria) do Diretor Geral. (loira) Não passou nem na triagem de currículos pela Sede, mas está lá. Eles querem enfiar ela lá de qq jeito. E finalmente fui demitida.
Enfim, mais uma vitória da intolerância, da implicãncia, da persseguição, do assédio moral! Do abuso de poder. E eu nem citei racismo heim...
A Empresa tem uma política de inclusão social de inserção profissional das classes consideradas minorias e de igualdade Social no ambiente de trabalho mas isto na prática não se aplica. É só na teoria mesmo.
Meu Deus voce e muito forte, passaste por isso tudo e demitiram? com que base? eu nao conseguia nao tenho esta paciencia, por isso e que eu digo e urgente que os negros nao seja aonde se unem, abrem os seus proprios negocios e dao emprego uns aos outros, aqueles que nos oprimem e nos oprimiram nao serao eles a nos salvar, mas ta dificil passar a mensagem, ate industrias que nos e que consumi-mos eles e que teem o poder :(
Força irmã! Esse é o nosso Brasil. Mas vamos nos unir!
Amalia Amado não temos outra opção a não ser resistir e combater o racismo estrutural.
Melody.Viagens É um grande desafio mas vamos avançando. Recentemente estive presente em uma palestra da Joice Berth e ela mesma relatou que já passou por esta mesma situação 4 vezes. Tem um autor brasileiro chamado Aparecido Inácio. Ele afirma em seu livro "Assédio moral no mundo do trabalho que segundo o IBGE mulheres negras no Brasil está no topo da lista de demissões e são as que mais demoram de serem recolocadas no mercado de trabalho. Triste realidade. E depois ainda dizem que é tudo mimimi. Que Deus nos ajude. Um abraço querida e obrigada por suas palavras.
Fara De Paula Puxa! Quanto lamento que você tenha passado por isso. O racismo é uma praga mesmo que deve ser combatida. Sinto que apesar do que lhe aconteceu, das tamanhas violências psicológicas e dos abusos emocionais nesse lugar HORRENDO, vc se manteve de queixo erguido mas quantos não conseguem e desistem na primeira hostilização? Ninguém deveria passar por isso. O jeito é combater o racismo. Asè
Alguém aqui depois de ouvir no Afetos?
siim kkk
"gotas de água juntas se transformam em chuva"
Te agradeço por trazer à memória de minha Iyalorixá. 💙
Sucesso preta!!!!
Coisa mais linda, minha gente!! O espelho positivo está em você!
Muito obrigada, Karina!
ei
Que mulher incrível
Nossa... Ultimamente passo o dia vendo esses tipos de relatos...obrigado pelo seu
Vim aqui por causa do seu tbt no insta. Mulher, você é maravilhosa! 🥰
TED incrível!!!!!!!!
Karina: m a r a v i l h o s a!!!
Adorei. Um bj de Angola.
Não gosto de quem me deixa insegura ! Não me faz bem
Incrível!
Sei bem o que é isso eu tenho sérios problemas de auto estima por ser negra eu sempre fui discriminada na escola e até na rua só que eu não sabia que era racismo até porque era algo velado cara é bem complicado você só vê principalmente mulheres negras como protagonistas de tragédias e situações de todo tipo de solidão eu não sei se é possível ser negra e ser feliz nesse mundo se eu pudesse eu seria outra pessoa
Eu espero que você consiga se fortalecer, pois não é fácil mesmo, irmã. Mas nós temos que nos amar incondicionalmente e entender o quão maravilhosa somos. Procure se inspirar em pessoas que pareçam com você. Tenho certeza de que você é uma jovem linda e com um futuro incrível pela frente. Não deixe nada te abalar ❤️❤️❤️❤️
E porque tá com uma japonesa na foto?
Ja eu adoro serr negra, o problema não esta em mim esta nos outros ...
Eu não conseguiria me imaginar de outra forma a não ser a que eu sou... pare de olhar pra branca e passe a se olhar com mais carinho e atenção, SINCERAMENTE tenho ORGULHO TOTALZÃOOO de ter nascido negra (minha cor é da tais araujo) até gostaria de ser mais escura rs...
As brancas são todas iguais as negras q diferencia... somos unicas e especias ..(não é falacia)...
Não deixem q ódio e inveja alheia te afete ou te pare aprenda a zombar e a ser egoista ... nós negras deveriasmos ser mais egoista com os outros e mais atenção com as nossas ...enfim jamais se rebaixe por conta de cor ou de gênero
Se quiser cnvsr me passa seu whats
@@javaliradioativosempai978 revolta disfarçada de orgulho
Os negros também tem histórias.
Todos contra o racismo, mas tenhamos clareza para não estimular separatividade.
Falou pouco mas falou bosta
O racismo já separa os indivíduos, o que o anti-racista quer não é separação, é respeito e inclusão.
Isso só acontece aqui no brasil infelizmente no nosso país nem tem isso mds
pedro Bryant Não, infelizmente isso acontece no mundo inteiro, talvez em níveis e formas diferentes, mas, acontece!
O Racismo no Brasil traz beneficios para os Racistas, Muitos Burgueses logicamente que nao vao querer divididir seus privilegios de Branquitude: Cargos Publicos com altos Salarios, instituicoes publicas, Estatais e Universsidades dominadas pela Branquitude!
Karina, com todo respeito a você que não vejo como negra ou branca, me parece um equivoco, esta idéia de buscar separar produção do saber de acordo com a cor da pele daquele que o produz. Espelhos positivos sim, com certeza, mas a busca precisa ser pelo que cada um de nós tem de melhor para oferecer e tornar a vida mais digna. Não importa a cor da pele. Senão o risco é de se cair em um consumismo de cor. Isto é coisa de branco, aquilo é coisa de preto. Um absurdo. O bem e tudo que a sensatez nos permite identificar como tal, não faz distinção.
👏👏👏Disse tudo
Falou bosta pra caralho
Faz sim, já que a maior parte das pessoas que são mortas pela polícia são negras e a maior parte das pessoas que está na Academia é branca. Há uma diferença gritante.
Marco, vai estudar cara!
@@Danielaestay homens negros que são mortos pela polícia, mas nem sempre é racismo, a maioria das vezes sim
Cuidado com o vitimismo crônico
Cuidado com o egocentrismo crônico, racista do caralho
Vá estudar para entender a merda que você acabou de dizer.
Cuidado com o racismo crônico