Poderia falar sobre Dr. Enéas, Bautista Vidal, Adriano Benayon e o PRONA? A história do nacionalismo brasileiro após o processo de redemocratização do Brasil.
@@maicon2kz Enéias na economia é válido, o problema são pseudo-nacionalistas que usam a figura do enéias pra mascarar seu neoliberalismo com reacionarismo nas pautas dos costumes.
Meio que ela deu uma meia explicação já no início/meio do vídeo, ela usou só n*zismo e fascismo como exemplos, sendo que regimes socialistas e comunistas como a URSS e os atuais regimes asiáticos têm nacionalismo também, aí isso deixa a entender que quem tende mais à isso são partidos ruins ou preconceituosos como os que ela citou; tirando isso, realmente está um ótimo vídeo.
Essa aula serve para meia dúzia de separatistas brasileiros. Tenho como exemplo alguns que dizem que "O Sul é o meu país"! Belo panorama doutora e professora!👏🏽👏🏽👏🏽🇧🇷😉
Porque muitos sulistas se consideram europeus erroneamente. Sabe oque o Sul seria sem o Brasil? Um Paraguai! Não seriam sequer uma Argentina porque os argentinos são muito mais cultos! Conheço muitos sulistas brilhantes, mas assim como no restante do Brasil, a maioria são completamente ignorantes, no sentido de sem instrução... Viva o Brasil por nos dar uma significância importante perante o mundo! 🇧🇷 ♥️
@@lifelearner10 Não tem absolutamente nada a ver com se achar europeu, porco. Tem a ver como nossa região que tanto colabora é tratada pela União. O Sul sempre será nosso país!
Nacionalismo é amar a terra-mãe, tratar a ela e a seus filhos com dignidade e respeito. Lutar contra as injustiças, indignar-se contra a roubalheira, os escândalos, as mentiras, a corrupção e aqueles políticos que legislam em causa própria. Nacionalismo é dar valor ao comércio e a indústria do Brasil, fazendo com que sejam capazes de concorrer em condições de igualdade com o que há de melhor no mundo, gerando empregos e divisas para o Brasil.
É valorizar a moral e a ética, enaltecer a verdadeira cultura brasileira, a nossa música, arte, culinária e etc... É fortalecer as estatais, o exercíto e a educação em geral. É conhecer outras culturas e admirar, mas valorizar mais o nacional. É saber que um povo desunido segrega uma nação, mas um povo unido e que trabalha coletivamente, engrandece!
Resumindo: Nacionalismo é patriotismo só que um pouco mais intenso e com um estilo próprio. Nacionalismo por doutrina, pela essência, é algo que transcende/está acima da política, é algo que é o mínimo qualquer político ter... ou era.
Interessante, mas penso que faltou destacar a diferença entre (sentimento de ) nacionalidade e nacionalismo que, a meu ver, são bem diferentes: posso me sentir pertencente a uma nação sem, necessariamente, ser um nacionalista, que implica uma defesa exaltada e por vezes dogmática e demagógica de valores nacionais ...
Obrigado professora pela aula. Professora,eu senti na sua narrativa um tom de "construção". A senhora mesmo deixou claro no inicio que o nacionalismo não é algo espontâneo e sim resultado de processos. Eu me questiono em alguns pontos. Por exemplo no caso da feijoada a senhora diz "foi atribuídos significados a a feijoada, com o verde das matas, a farinha de mandioca dos índios", que entidade foi essa aplicando simbolismo ao prato ? será que a feijoada não é o prato nacional porque é gostosa e todo brasileiro ama e ninguém liga de que cor ela é ? Será que o samba não é o ritmo nacional porque, apesar de particularmente não desfrutar, é uma ritmo popular e não devido um projeito de governo de Getúlio Vargas ? é como se o Bolsonaro incentivasse o funk carioca. Outra questão é com o uso do nacionalismo por movimentos fascistas. Não tenho duvidas que esse campo foi extensamente explorado pelos mesmos. Porem eu acredito que o nacionalismo seja como uma ferramenta, que pode ser usada inclusive para o mal. Vejamos por exemplo um povo extremamente nacionalista que é o povo dos Estados Unidos da America, que presam muito pela sua liberdade, onde nem mesmo em momentos de crise, como a de 1929 permitiu que nenhum movimento desse tipo surgisse.
Lembrando que as eras mais Nacionalistas do Brasil foram no Império de Dom Pedro ll, e na Era Vargas, do qual ele mandou queimar todas as bandeiras estaduais e manter apenas a bandeira brasileiras.
Bem lembrado! Só na minha opinião, essa de queimar bandeiras estaduais foi tchóla, foi meio que negar a diferença de cada estado, coisa que dá pra perceber pelos sotaques e jeitos de cada; acho que seria mais interessante só "suprimir" as bandeiras já seria legal, tirar as grandes, só poder usar bandeiras estaduais de 30cm ou coisa assim.
Posso até respeitar um pouco Dom Pedro II, mas Getúlio Vargas foi o maior genocida cultural que já tivemos neste país. A Campanha de Nacionalização dele foi simplesmente uma atrocidade cultural sem tamanho. "Brasilificação" deveria ser reconhecida como um crime.
Que confusão que ela fez , ufanismo, patriotismo e nacionalismo. Fez uma salada e não explicou nada. Pergunte aos gregos qual o orgulho dd ser Grego, vão te responder que são o berço da cultura. Pergunte aos alemães o do que se orgulham, vão dizer que escreve toda a filosofia moderna, e todos os outros países. No Brasil confundem l conceitos de nacionalismo com a proteção da Amazônia. A casa do saber está mais para confundir.
6:36 diversidade racial? Esse nacionalismo de vocês que só favorece as raízes africanas e levemente indígenas. O Brasil é uma mistura de raças com formação europeia. O Brasil só começou a ser formado com colonização dos portugueses antes disso era apenas tribos em cada canto se matando. Pernanbuco por exemplo só começou a crescer realmente a natalidade por lá quando os poloneses chegaram. A cultura musical de verdade é o sertanejo moda de viola, e o rock nacional .Que samba? Samba é africano nem nosso é. Chega ser vergonhoso esse nacionalismo de vocês.
Qual parte você não entendeu que o nacionalismo brasileiro é firmado na tese do encontro do europeu, indígena e africano? Duvido você me mostrar um samba africano. Concordo que a música caipira também é nacional, mas o samba foi escolhido por ser mais forte no RJ, então capital do Brasil.
@@spinterchannel Você falou bem tese. Além do mais a tese dela, um nacionalismo com base de idéias que agradam a ela. Exemplo quando ela diz que o Getúlio proibiu falas frases italianas na época. Isso aconteceu por causa da guerra pois o Brasil tinha acabado de se aliar ao E.U.A. após inúmeras sanções e fechamento de embargos econômico causado pelos Estados Unidos em fim. Ou seja aqui no Brasil já tinha uma massa italiana e vários povos europeus o Brasil é rico de cultura hoje e o pais que carrega o cristianismo raiz nas costas olha a grandeza disso. É cara o samba é africano chegou no Brasil pelos escravos africanos e os nobres da África também. Com o passar do tempo ele foi ganhando uma característica própria o que é normal a única diferença é que o samba é usado em Carnaval, ganhou novos estrumentos, mais o ritmo africano a sonoridade em fim toda a estrutura continua com a raiz africana.
@@apenasum.9738 mas italianos, japoneses, libaneses e alemães não ajudaram a formar a cultura brasileira, que é primordialmente portuguesa, indígena e africana. Não há discussão quanto a isso. Quanto ao cristianismo raiz eu discordo, pelo menos o povo mais antigo que se diz católico vai na benzedeira pra tirar mal olhado. O cristianismo brasileiro originalmente é sincrético.
@@spinterchannel Os italianos japoneses ajudaram sim na nossa cultura cara tanto na medicina e folclore. Tirando a Itália a maior parte do povo Italiano está no Brasil. Talvez você tenha sangue italiano e nem saiba. Japonêses então nem se fala artes marciais empresas olha a o bairro da liberdade. É isso o Brasil é multicultural com uma raiz forte europeia. Os nossos vizinhos chamam a gente de selvagens como aquele presidente da Argentina. Ele é tão ignorante que nem sabe que o Brasil tem Brasão, e é o pais sul americano mais Europeu que têm. Diferente deles que vinheram da europa só que no porão é se misturam com índios extremamente violentos. Porque cara existem tribos extremamente violentas, inclusive na quela aréa deles em fim. A questão da bensendera e algo comun até porque o catolicismo forma cultura meio que se adapta em cada região. Existe vários lugares da europa que existe rezas que lembram muito de uma benzedera. E sim temos influência indígena e africana não disse que não. A única coisa que eu disse e que ela só favoreceu esse lado indígena/africanos. Quando não é assim, o povo indígena vivia se matando aqui logo fica difícil saber mais sobre eles. Quem vê a midia falar pensa que o Brasil na época dos índios era uma paz Kkkkk. Quando não era, o Brasil não tinha civilização formada. Os tupis guarani vinham de pra lá do Paraguai, até hoje têm diversas tribos no Brasil cujo não sabemos nem o dialeto.
@@apenasum.9738 Tô tentando te dizer que esses outros imigrantes estão aqui a menos de 200 anos e quando chegaram aqui a cultura brasileira já estava formada. Conhece alguma palavras de origem italiana e japonesa no nosso vocabulário? Aposto que não. Não tenho nada de italiano, sou descendente de cristãos novos, africanos e indígenas talvez. Sou brasileiro raiz. Verdade sobre os índios, inclusive os europeus se aproveitavam dessas rivalidades para obter benefícios. Não sei qual o seu nacionalismo, só sei que é totalmente deturpado e eurocêntrico.
Sim, isso é uma coisa que infelizmente acontece muito entre os mais extremistas... esse tipo de sujeito mancha a imagem deste seguimento que é essencial para qualquer povo.
Penso que em alguns pontos a professora confunde nacionalismo com patriotismo, coisas bem diferentes. Nacionalismo é, de certa forma um sentimento ruim, privilegiando tudo o que é "nosso", já patriotismo é um sentimento de amor, sendo assim, não pode ser ruim. Importante ressaltar que o espelho de Vargas era Mussolini.
@@fantasmaalviverde8339 se não fosse o Iluminismo talvez ainda fôssemos escravos do feudalismo. Concordo que hoje é inadequada, mas teve e ainda tem o seu valor.
Que beleza de aula! Muito obrigado!
Poderia falar sobre Dr. Enéas, Bautista Vidal, Adriano Benayon e o PRONA? A história do nacionalismo brasileiro após o processo de redemocratização do Brasil.
Esses são brabos, dr eneas mais ainda
@@maicon2kz Enéias na economia é válido, o problema são pseudo-nacionalistas que usam a figura do enéias pra mascarar seu neoliberalismo com reacionarismo nas pautas dos costumes.
ah não eneas não, pelo amor de deus
Casa do saber é garantia de bons vídeos, em tempos de muitos canais com milhões de visualizações e meias explicações.
Meio que ela deu uma meia explicação já no início/meio do vídeo, ela usou só n*zismo e fascismo como exemplos, sendo que regimes socialistas e comunistas como a URSS e os atuais regimes asiáticos têm nacionalismo também, aí isso deixa a entender que quem tende mais à isso são partidos ruins ou preconceituosos como os que ela citou; tirando isso, realmente está um ótimo vídeo.
Parabéns a melhor definição que eu assisti na internet.... recomendo o livro ....A Virtude do Nacionalismo...autor Yoram Hazony...
Muito bom! Bela capacidade de raciocínio e argumentação
muito inteligente e clara ao explicar....
Eu sou um nacionalista!
Amei, por mim esse vídeo teria 1 hora de duração
Muito bem, professora!
Muito legal
seria ótimo se a casa do saber tivesse um podcast :)
verdade, esses conteúdos poderiam estar em formato de áudio nos agregadores e seria muito bem vindo
Demais, boto muita fé nessa ideia ai
Oque é isso podcast ?
Sim, iria consumir menos dados e dava pra ouvir em qualquer lugar
Boa.
Esclarecedor!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Amei.
Muito bom!
Ótimo conteúdo
Para quem tiver interessado
Gente (Casa do Saber), deem uma olhada no título, a grafia de "BRASILEIRO" está errada.
Up
Eu nao gosto da cultura brasileira e isso me impede de quem sabe ser um nacionalismo.****
Tem gente que confunde, nacionalismo com nazismo !
Muito didático! 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom. Entretanto, senti falta de colocarem o nome dos autores que ela referencia.
Essa aula serve para meia dúzia de separatistas brasileiros. Tenho como exemplo alguns que dizem que "O Sul é o meu país"!
Belo panorama doutora e professora!👏🏽👏🏽👏🏽🇧🇷😉
Porque muitos sulistas se consideram europeus erroneamente. Sabe oque o Sul seria sem o Brasil? Um Paraguai! Não seriam sequer uma Argentina porque os argentinos são muito mais cultos! Conheço muitos sulistas brilhantes, mas assim como no restante do Brasil, a maioria são completamente ignorantes, no sentido de sem instrução... Viva o Brasil por nos dar uma significância importante perante o mundo! 🇧🇷 ♥️
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@lifelearner10 Não tem absolutamente nada a ver com se achar europeu, porco. Tem a ver como nossa região que tanto colabora é tratada pela União. O Sul sempre será nosso país!
@@MrDek288 Ê doid eu moro no Norte, só vim dizer que se realmente tiram de vocês não chega nada aqui e nem no Nordeste-
@@MrDek288 mas o sul deveria sim se manter com maioria branca , a mestiçagem destruiu o Brasil
Melhor do que isso. Pouco provável.
Nacionalismo é amar a terra-mãe, tratar a ela e a seus filhos com dignidade e respeito. Lutar contra as injustiças, indignar-se contra a roubalheira, os escândalos, as mentiras, a corrupção e aqueles políticos que legislam em causa própria. Nacionalismo é dar valor ao comércio e a indústria do Brasil, fazendo com que sejam capazes de concorrer em condições de igualdade com o que há de melhor no mundo, gerando empregos e divisas para o Brasil.
É valorizar a moral e a ética, enaltecer a verdadeira cultura brasileira, a nossa música, arte, culinária e etc... É fortalecer as estatais, o exercíto e a educação em geral. É conhecer outras culturas e admirar, mas valorizar mais o nacional. É saber que um povo desunido segrega uma nação, mas um povo unido e que trabalha coletivamente, engrandece!
Resumindo: Nacionalismo é patriotismo só que um pouco mais intenso e com um estilo próprio.
Nacionalismo por doutrina, pela essência, é algo que transcende/está acima da política, é algo que é o mínimo qualquer político ter... ou era.
partiu aula de sociologia
Como encontro artigos da Caroline?
Interessante, mas penso que faltou destacar a diferença entre (sentimento de ) nacionalidade e nacionalismo que, a meu ver, são bem diferentes: posso me sentir pertencente a uma nação sem, necessariamente, ser um nacionalista, que implica uma defesa exaltada e por vezes dogmática e demagógica de valores nacionais ...
@@carlosjorge4640 pois patriotismo está associado a um estado físico delimitado, diferente de nação, que é meramente identitário
De fato, concordo contigo!
Obrigado professora pela aula. Professora,eu senti na sua narrativa um tom de "construção". A senhora mesmo deixou claro no inicio que o nacionalismo não é algo espontâneo e sim resultado de processos. Eu me questiono em alguns pontos. Por exemplo no caso da feijoada a senhora diz "foi atribuídos significados a a feijoada, com o verde das matas, a farinha de mandioca dos índios", que entidade foi essa aplicando simbolismo ao prato ? será que a feijoada não é o prato nacional porque é gostosa e todo brasileiro ama e ninguém liga de que cor ela é ?
Será que o samba não é o ritmo nacional porque, apesar de particularmente não desfrutar, é uma ritmo popular e não devido um projeito de governo de Getúlio Vargas ? é como se o Bolsonaro incentivasse o funk carioca.
Outra questão é com o uso do nacionalismo por movimentos fascistas. Não tenho duvidas que esse campo foi extensamente explorado pelos mesmos. Porem eu acredito que o nacionalismo seja como uma ferramenta, que pode ser usada inclusive para o mal. Vejamos por exemplo um povo extremamente nacionalista que é o povo dos Estados Unidos da America, que presam muito pela sua liberdade, onde nem mesmo em momentos de crise, como a de 1929 permitiu que nenhum movimento desse tipo surgisse.
Pode ser 'construção', uma apropriação com significado real, já na alma do povo, mas também puro oportunismo, sem propósito dignificante!
Leia Zila Bernd - Literatura e Identidade Nacional
Mais alguem nao entendue nd? Sera que é por causa da fala dela?
Tenho tornado-me uma pessoa melhor.
“Brasilero” ou brasileiro ?
É escrito “Brasileiro” e pronunciado - se você não negar a língua - desta maneira.
Esse pessoal diz-se nacionalista mas não sabem escrever a própria língua...
Lembrando que as eras mais Nacionalistas do Brasil foram no Império de Dom Pedro ll, e na Era Vargas, do qual ele mandou queimar todas as bandeiras estaduais e manter apenas a bandeira brasileiras.
Bem lembrado! Só na minha opinião, essa de queimar bandeiras estaduais foi tchóla, foi meio que negar a diferença de cada estado, coisa que dá pra perceber pelos sotaques e jeitos de cada; acho que seria mais interessante só "suprimir" as bandeiras já seria legal, tirar as grandes, só poder usar bandeiras estaduais de 30cm ou coisa assim.
Posso até respeitar um pouco Dom Pedro II, mas Getúlio Vargas foi o maior genocida cultural que já tivemos neste país. A Campanha de Nacionalização dele foi simplesmente uma atrocidade cultural sem tamanho.
"Brasilificação" deveria ser reconhecida como um crime.
Sou nacionalista e patriota. Mas laranja na feijoada não dá. Kkkk
E?
Isso é questão de preferência!
Com esse nome. É difícil saber se é Nacionalista mesmo
Que confusão que ela fez , ufanismo, patriotismo e nacionalismo. Fez uma salada e não explicou nada.
Pergunte aos gregos qual o orgulho dd ser Grego, vão te responder que são o berço da cultura. Pergunte aos alemães o do que se orgulham, vão dizer que escreve toda a filosofia moderna, e todos os outros países. No Brasil confundem l conceitos de nacionalismo com a proteção da Amazônia.
A casa do saber está mais para confundir.
6:36 diversidade racial? Esse nacionalismo de vocês que só favorece as raízes africanas e levemente indígenas. O Brasil é uma mistura de raças com formação europeia. O Brasil só começou a ser formado com colonização dos portugueses antes disso era apenas tribos em cada canto se matando. Pernanbuco por exemplo só começou a crescer realmente a natalidade por lá quando os poloneses chegaram. A cultura musical de verdade é o sertanejo moda de viola, e o rock nacional .Que samba? Samba é africano nem nosso é.
Chega ser vergonhoso esse nacionalismo de vocês.
Qual parte você não entendeu que o nacionalismo brasileiro é firmado na tese do encontro do europeu, indígena e africano? Duvido você me mostrar um samba africano. Concordo que a música caipira também é nacional, mas o samba foi escolhido por ser mais forte no RJ, então capital do Brasil.
@@spinterchannel Você falou bem tese. Além do mais a tese dela, um nacionalismo com base de idéias que agradam a ela. Exemplo quando ela diz que o Getúlio proibiu falas frases italianas na época. Isso aconteceu por causa da guerra pois o Brasil tinha acabado de se aliar ao E.U.A. após inúmeras sanções e fechamento de embargos econômico causado pelos Estados Unidos em fim. Ou seja aqui no Brasil já tinha uma massa italiana e vários povos europeus o Brasil é rico de cultura hoje e o pais que carrega o cristianismo raiz nas costas olha a grandeza disso. É cara o samba é africano chegou no Brasil pelos escravos africanos e os nobres da África também. Com o passar do tempo ele foi ganhando uma característica própria o que é normal a única diferença é que o samba é usado em Carnaval, ganhou novos estrumentos, mais o ritmo africano a sonoridade em fim toda a estrutura continua com a raiz africana.
@@apenasum.9738 mas italianos, japoneses, libaneses e alemães não ajudaram a formar a cultura brasileira, que é primordialmente portuguesa, indígena e africana. Não há discussão quanto a isso. Quanto ao cristianismo raiz eu discordo, pelo menos o povo mais antigo que se diz católico vai na benzedeira pra tirar mal olhado. O cristianismo brasileiro originalmente é sincrético.
@@spinterchannel Os italianos japoneses ajudaram sim na nossa cultura cara tanto na medicina e folclore. Tirando a Itália a maior parte do povo Italiano está no Brasil. Talvez você tenha sangue italiano e nem saiba. Japonêses então nem se fala artes marciais empresas olha a o bairro da liberdade. É isso o Brasil é multicultural com uma raiz forte europeia. Os nossos vizinhos chamam a gente de selvagens como aquele presidente da Argentina. Ele é tão ignorante que nem sabe que o Brasil tem Brasão, e é o pais sul americano mais Europeu que têm. Diferente deles que vinheram da europa só que no porão é se misturam com índios extremamente violentos. Porque cara existem tribos extremamente violentas, inclusive na quela aréa deles em fim. A questão da bensendera e algo comun até porque o catolicismo forma cultura meio que se adapta em cada região. Existe vários lugares da europa que existe rezas que lembram muito de uma benzedera. E sim temos influência indígena e africana não disse que não. A única coisa que eu disse e que ela só favoreceu esse lado indígena/africanos. Quando não é assim, o povo indígena vivia se matando aqui logo fica difícil saber mais sobre eles. Quem vê a midia falar pensa que o Brasil na época dos índios era uma paz Kkkkk. Quando não era, o Brasil não tinha civilização formada. Os tupis guarani vinham de pra lá do Paraguai, até hoje têm diversas tribos no Brasil cujo não sabemos nem o dialeto.
@@apenasum.9738 Tô tentando te dizer que esses outros imigrantes estão aqui a menos de 200 anos e quando chegaram aqui a cultura brasileira já estava formada. Conhece alguma palavras de origem italiana e japonesa no nosso vocabulário? Aposto que não. Não tenho nada de italiano, sou descendente de cristãos novos, africanos e indígenas talvez. Sou brasileiro raiz. Verdade sobre os índios, inclusive os europeus se aproveitavam dessas rivalidades para obter benefícios. Não sei qual o seu nacionalismo, só sei que é totalmente deturpado e eurocêntrico.
essa ta numa ressaca pesada de vinho...
Didático!
NACIONALISMO VIVE! ANAUÊ!
Anauê
Não sou Integralista porém Anauê camaradas! DEUS,PÁTRIA E FAMÍLIA!
Hoje em dia ninguém lê os livros do Plínio e ainda tem a pachorra de chama-lo de “Mussolini tupiniquim”... triste. Integralismo ainda está bem vivo.
Você está chapada, moça?
Kkkkkk
.
Seria necessário explicitar a relação entre nacionalismo e xenofobia
Mds mano,o nacionalismo não é xenofobia
Não existe relação nenhuma
?
Sim, isso é uma coisa que infelizmente acontece muito entre os mais extremistas... esse tipo de sujeito mancha a imagem deste seguimento que é essencial para qualquer povo.
Isso não é Nacionalismo. É ufanismo
Que triste.
PENINHAAAAA!!!!!
Falou, falou e não falou nada.
O Sul é meu país, melhor que isso um reino restrito aos Titãs de lugar nenhum.
Qual sentido do Sul se separar? Nenhum.....
Essa mulher está viva???
Parece meio morta né? 😂
Penso que em alguns pontos a professora confunde nacionalismo com patriotismo, coisas bem diferentes. Nacionalismo é, de certa forma um sentimento ruim, privilegiando tudo o que é "nosso", já patriotismo é um sentimento de amor, sendo assim, não pode ser ruim. Importante ressaltar que o espelho de Vargas era Mussolini.
Religião e nacionalismo: as duas coisas mais malditas já criadas pelo ser humano
Luiz Fernando o nacionalismo e a religião em nível moderado é saudável. Nocivo é o extremismo
Dee Dee Jo Ron por que?
Iluminismo, liberalismo e globalismo: as três coisas mais malditas já criadas pelo ser humano
@@fantasmaalviverde8339 Liberalismo já é o pai dessas duas coisas horripilantes que está levando o Ocidente ao limbo.
@@fantasmaalviverde8339 se não fosse o Iluminismo talvez ainda fôssemos escravos do feudalismo. Concordo que hoje é inadequada, mas teve e ainda tem o seu valor.
Muito bom!