Olga Benário Prestes Era Vargas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 окт 2024

Комментарии • 22

  • @hisseraveilguard
    @hisseraveilguard 5 лет назад +7

    Ótimo vídeo e ótimo canal! Parabéns, professor

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  5 лет назад

      Obrigado pelo comentário, Isis Souza, Fico feliz que tenhas gostado.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 2 года назад +4

    prof.Arão grato por postar,

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  2 года назад

      Obrigado pelo comentário, grande abraço e sucesso.

  • @NayNevess
    @NayNevess 5 лет назад +7

    Vídeo tão que deixou com gosto de "quero mais"... Muito bom!

  • @adriannedesouzasa1643
    @adriannedesouzasa1643 Год назад +4

    Formidável

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  Год назад +1

      Obrigado, fico feliz que tenhas gostado, grande abraço e sucesso.

  • @HistoriaemGotas
    @HistoriaemGotas  5 лет назад +6

    1. O primeiro governo de Getúlio Vargas, que durou de 1930 a 1945, foi marcado por uma série de conquistas de direitos pelos trabalhadores. Mas, também, passou por uma fase autoritária (de 1937 a 1945), marcada por uma forte perseguição política aos seus opositores.
    Sobre a Era Vargas, assinale a alternativa correta.
    a) A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, durante o governo Vargas, deu-se com o envio de soldados que lutaram ao lado dos alemães e italianos contra os países aliados (EUA, Inglaterra e França).
    b) Vargas deu início à construção de uma nova capital para o Brasil, a cidade de Brasília, pois defendia a ideia de que a sede do governo federal deveria localizar-se longe do litoral, para estimular o povoamento do interior do país.
    c) Apesar dos grandes avanços promovidos pelas leis trabalhistas, as mulheres trabalhadoras não foram contempladas por essas leis. Assim, direitos como a licença maternidade foram conquistados somente décadas depois.
    d) Entre os direitos assegurados à classe trabalhadora por Vargas, destacamos a aprovação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que estabeleceu, por exemplo, as férias anuais remuneradas e o salário mínimo.
    e) Na fase do Estado Novo (1937 a 1945), Vargas demonstrou seu apoio irrestrito aos governos de Hitler e Mussolini, mas se recusou a enviar soldados brasileiros para lutar na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  5 лет назад +3

      Para conferir o gabarito comentado, clique em "ler mais"
      Resposta:
      [D]
      Somente a proposição [D] está correta. A questão aponta para o primeiro governo Vargas, 1930-1945, quando foi elaborada a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, considerado um grande legado na área social. O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial contra os alemães e italianos, Brasília foi construída na Era JK, as mulheres foram contempladas pela CLT, os trabalhadores rurais não foram contemplados pelas leis trabalhistas.

  • @antoniolustosa7034
    @antoniolustosa7034 4 года назад +3

    Caramba que canal bom !!! Mas esses vídeos em gotas é pra matar que sofre de ansiedade.

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  4 года назад +1

      Olá, antonio lustosa, fico feliz que estejas gostando. Pra cooperar com o seu "problema" de ansiedade, rss, assista pela playlist. a de era Vargas já está completa. Segue o link: ruclips.net/video/ixcHcypmKNw/видео.html

  • @priscilabizarria3796
    @priscilabizarria3796 5 лет назад +2

    Muito bomm

  • @shirleybernardes6520
    @shirleybernardes6520 Год назад +2

    A globo fez um filme nossa colocando ela como vítima

  • @gustavo130891
    @gustavo130891 5 лет назад +3

    Professor, onde eu encontro sobre o pai e o tio de Ustra que estiveram na coluna Prestes? Eu li uma vez em repostagem mas nao encontrei livros.

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  5 лет назад

      Olá, Gustavo, obrigado pelo comentário. Não lembro de nehum trabalho historiográfico que que tenha abordado o assunto. Caso encontre algum, te falo. Abraço.

  • @HistoriaemGotas
    @HistoriaemGotas  5 лет назад +2

    2. Considere o texto a seguir:
    “Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não cidadãos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. Já os direitos políticos se referem à participação do cidadão no governo da sociedade. Seu exercício é limitado à parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de votar e de ser votado. Sem os direitos civis, sobretudo a liberdade de opinião e organização, os direitos políticos, sobretudo o voto, podem existir formalmente, mas ficam esvaziados de conteúdo e servem antes para justificar governos do que para representar cidadãos. Finalmente, há os direitos sociais que garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A garantia de sua vigência depende da existência de uma eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. Os direitos sociais permitem às sociedades politicamente organizadas reduzir os excessos de desigualdade produzidos pelo capitalismo e garantir o mínimo de bem-estar para todos. A ideia central em que se baseiam é a da justiça social. Mudanças recentes têm recolocado em pauta o debate sobre o problema da cidadania, mesmo nos países em que ele parecia estar razoavelmente resolvido. Tudo isso mostra a complexidade do problema. O enfrentamento dessa complexidade, na conjugação dos direitos civis, políticos e sociais, pode ajudar a identificar as pedras no caminho da construção democrática e, por conseguinte, os caminhos tortuosos que a cidadania tem seguido no Brasil.”
    CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 14. ed.
    Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 9-11.
    Tendo como premissa o texto de José Murilo de Carvalho sobre a história dos direitos e da cidadania no Brasil leia, atentamente, as seguintes afirmativas.
    I. Foi com a Constituição de 1891 que o direito político de votar e de ser votado(a) foi estendido ás mulheres maiores de 25 anos ou que tivessem renda mínima de 100 mil-réis. Ainda conforme o texto da Carta de 1824, os escravos também foram considerados cidadãos plenamente aptos ao exercício de seus direitos políticos podendo candidatar-se a cargos públicos.
    II. Os direitos sociais só ganharam maior visibilidade depois da Revolução de 1930 e, sobretudo durante o regime do Estado Novo (1937-1945), quando da consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Parte significativa do conjunto da legislação trabalhista criada durante esse período do governo de Getúlio Vargas resistiu aos governos da ditadura militar, permanecendo até os dias atuais com poucas alterações.
    III. Em 1964, quando teve início o período em que o país foi comandado por governos militares, os direitos políticos e civis foram bastante atingidos. Os militares passaram a governar através de atos institucionais. O mais significativo foi o ato institucional nº 5 (AI-5), no ano de 1968, quando o Congresso Nacional foi fechado, e o então presidente, general Costa e Silva, passou a governar ditatorialmente. No início de 1970, já sob a presidência do general Garrastazu Médici, foi introduz ida a censura prévia em jornais, livros e outros meios de comunicação, limitando fortemente os direitos civis.
    IV. Após pouco mais de duas décadas de governos militares, a campanha das “Diretas Já” desempenhou papel significativo no retorno dos direitos políticos e civis em 1984. Houve ampla participação da população na campanha que resultou na eleição, em 1985, de José Sarney, do Partido Democrático Social (PDS) por via direta.
    Assinale a alternativa correta.
    a) Somente a afirmativa IV está correta.
    b) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
    c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
    d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
    e) Todas as afirmativas estão corretas.

    • @HistoriaemGotas
      @HistoriaemGotas  5 лет назад +3

      Para conferir o gabarito comentado, clique em "ler mais"
      Resposta:
      [C]
      Somente a alternativa [C] está correta. O texto do historiador José Murilo de Carvalho remete a construção da cidadania no Brasil entendida como direitos sociais, políticos e civis. As afirmações [I] e [IV] estão incorretas. O direito ao voto para as mulheres foi assegurado na constituição de 1934 e não de 1891. A Emenda Dante de Oliveira, conhecida como “Diretas Já”, não foi aprovada pelo legislativo e a eleição de 1985 foi indireta e não direta.