Parabéns pela forma abordada o assunto....não tenho nenhuma religião nem quero mas sigo o canal sim e gosto muito da explicação feita...novamente parabéns
Comecei a estudar o Mahabharatha não-religiosamente recentemente e estou muito satisfeito e surpreso com a qualidade e a profundidade da história. Muito edificante.
@@claudiadias3660 Se você tivesse lido o Gita saberia não diria isto. A casa de meu Pai tem muitas moradas. Deus se comunicou com seus filhos em diferentes tempos, com diferentes escrituras, respeitando a capacidade de entendimento, o local e o grau de evolução deles. Por isto temos diferentes religiões, com diferentes escrituras. Mas todas levam a Ele. Conhecerá a árvore pelos frutos. Análise os frutos do Bhagavad Gita. Ou dos escritos de Buda. Deus é onipotente, não tente limita-lo a sua crença 🙏
Explicação simples e objetiva, esses pequenos vídeos acabam somando com meus estudos sobre; Teologia, historia e religião.Parabéns!!! vou salvar a maioria desses vídeos,rsrsrs!!
Excelente explicação sobre as crenças indiana,amo histórias ,por isso assisto por várias vezes ,cada assunto abordado ,,.que Deus abençoe sempre vcs ,produtores deste canal.
E bom lembrar que no budismnao ha um deus para se acreditar, e sim um 'nada', apesar de hoje os budistas rezam a Buda, caracterizando um religiao. oFenomenal. Show
Pegou as fotos do filme Bahuballi!! Kkkkk OBRIGADO POR FALAR DA ÍNDIA! A FILOSOFIA DO DARMA E O RAMAYANA SÃO AS COISAS MAIS LINDAS DESSE IMENSO PAÍS DA ÁSIA.
Sou Cristão também, é muito inrequecedor conhecer outras cultura o que eles pensam e suas respectivas religiões em muita coisas eu não concordo mas isso faço com classe e respeito a cada povo , língua e religião, obrigado ao nosso irmão do observatório 7 pelo seu amplo conhecimento e excepcional conteúdo
Adorei aprender sobre estas religiões, não tinha exata compreensão do surgimento, diferenças e semelhanças. E eu simplesmente AMEI esta observação da origem do universo em um ponto e expansão entrópica e irreversível, colocando como teoria oposta à ideia de um universo cíclico.
Mas com relação ao universo voltar ao ponto de partida, os teóricos atuais também falam que ele está expandindo, e imagina-se que depois retraia de novo... Nos Vedas fala que acontece tudo isso, e que isso já aconteceu trocentas vezes! Feito um coração, fazendo sístole/diástole. Isso em cada um dos multiversos, através da respiração de Mahavishnuu
Mais um vídeo espetacular show de bola;esse assunto nessa área pouco conhecido ou procurado talvez , mas trazido ate nos aqui no canal observatorio 7, parabéns ao canal!
Só oq posso dizer sobre a Índia é que as roupas deles é mais linda do mundo para mim. Principalmente as das mulheres as jóias daí também as masculinas.
as altas castas da índia tudo bem , más no geral o país é imundo ,, sinto muito!!! veja com seus olhos ===>>>>>ruclips.net/video/I52mwriLvpM/видео.html
@@cicerosc3355 há um grande equivoco em comparar conceitos ocidentais com os costumes Indianos, é preciso conhecer, experienciar para compreender. Este é o grande problema do ocidente, ignorar a civilização que não se encaixe em seus paradigmas ...
Muito bom o trabalho de pesquisa e comparativo, mas há algumas interpretações bastante equivocadas sobre os ciclos da cosmogênese e antropogênese da tradição Indu (na verdade Védica).
O tripé do ensinamento de Lorde Buddha é: Dukkha - insatisfação, mal traduzida como sofrimento ou desejo; Anicca - impermanência; Annata - "não-eu", ou seja, a ausência de qualquer coisa que se possa identificar com um eu, como uma alma. É errado dizer que o budismo tem por objetivo atingir um estado de deus, quando o próprio ensinamento do Tathāgata é de que todos os seres são impermanentes e desprovidos de natureza própria. O Tathāgata ensinava a doutrina das "duas verdades" - a relativa e a absoluta. Quando se fala em renascimentos e outros reinos, se trata de realidade relativa. O senso de eu e consciência são parte dos 5 agregados e dependentes da matéria. São desprovidos de substância. Se de fato é "não-eu", então não há quem experiencie de forma ininterrupta o renascimento.
Realmente esse canal e incrivelmente parcial, é incrível como no brasil como tem tanta besteira falando que o budista acredita em renascimento existência de inferno ou céu, em outro vide vi ele citando que Sun Wu kong fazia parte da doutrina budista, sendo que todos os conceitos do mito de Wu kong é taoista. E no final ele ainda fechou com uma completa distorção do termo trindade, que sempre foi uma doutrina baseada em 3 deuses, e não em um deus encarnando em 3 receptáculos. O cara fala que respeita todas as religiões e sempre nos videos dele falam como se elas estivessem erradas e a dele a certa.
De qual budismo estamos falando? De qual de suas correntes? Fontes? Siga minha bibliografia. Respeito não é concordância. Pessoas maduras sabem discordar sem ofenderem-se. Perdoe-me se te ofende discordar, mas mais uma vez vou discordar: Sua descrição de trindade não corresponde ao que o cristianismo ensina, aliás, nem se quer sua descrição do que eu descrevi como trindade está correta, o que prova que você infelizmente não entendeu o que expliquei. Em momento algum eu disse que é 'um deus encarnado em 3 receptáculos' .... seja lá o que for 'receptáculos'.
@@observatorio7781 Tanto theravada e mahayana interpretam da mesma forma o conceito anatman,karma,samsara,nirvana, quando citamos algo que é uma "doutrina" devemos considerar os ensinamentos originais e não sair interpretando da sua cabeça e criando outras coisas, então as outras vertentes como a chinesa que derivaram das originais(theravada e mahayana) e também que acionaram elementos além do que foi pregado por buda são falsas enganadoras que não pregam os verdadeiros ensinamentos de shakyamuni, é o mesmo que no cristianismo, toda religião derivada da católica é herege e deve ser criticada pois você esta desviando do ensinamento original. Essa sua ideia de reencarnação vem do budismo tibetano, ou seja e que ficou popular ao menos no brasil por causa da midia que foi fazer entrevistas-la e da falou que isso que era o budismo. Dai você me fode né, você esta usando um conceito definido pela sua própria crença e não pela definição histórica comparando com as outras religiões que inclusive são anteriores a sua, é o mesmo que dizer que a bíblia esta correta porque esta escrito nela que ela é, use um pouco da sua única qualidade humana que te difere dos outros animais que é o raciocínio; 3 receptáculos ou avatares se preferir, 1 deus 2 jesus 3 espírito santo, 3 avatares, maioria das religiões tem uma trindade criadora em outras lavras 3 entidades de mais alto grau responsáveis pela criação e esse é o conceito de trindade fora do cristianismo, e o que importa para mim é o que veio primeiro, religiões como a egípcia,indiana,maia,japonesa,etc.. agora o cristianismo veio a 1700 anos quer mudar o significado do termo é brincadeira. Um ser pensante não deve colocar crença acima da lógica ou seja da historia.
@@ZeroDownloader vamos manter o diálogo dentro da educação, sem presumir como o outro deve pensar ou o que é ser pensante. 1. Lógica é a descrição do que parece fazer sentido, pode até fazer, mas as vezes não representa a realidade. Não me canso de ver terraplanistas apelando para tal lógica, da loucura que para eles faz sentido. 2. História não é lógica, história é uma narrativa humana descrevendo as ações humanas no passado por meio de uma interpretação de fontes materiais humanas, que sempre são parciais, tendenciosas, incompletas e sujeitas as influências e crenças que atuam sobre o historiador. (P. S. Historiadores aprendem isso numa matéria chamada teoria da história). Estes fatos podem sempre ser corrigidos, inclusive meu vídeo, que não é fruto da minha cabeça, nem da minha crença pois não sou budista nem creio na reencarnação. Usei fontes secundárias, que são historiadores e antropólogos que você encontra na bibliografia. Consulte Mircea Eliade, História das Crenças e Ideias Religiosas V. II e discuta com ele. 3. O cristianismo não surgiu a 1700 anos, surgiu a 2000 anos, e a idade de uma crença não a torna necessariamente verdadeira ou lógica. A crença em Jesus existe a 2 mil anos, o que não significa que a crença no Deus revelado por Jesus existe a apenas 2 mil anos. A crença no Criador sempre existiu, e inclusive presente em vários outros povos. A maneira como Deus se revelou e foi sendo conhecido, compreendido, é o que leva ao surgimento de movimentos religiosos, mas a crença nEle sempre existiu. 4. Se você quer concertar minhas concepções 'erradas' sobre o budismo, fico muito feliz e grato. Me indique literatura e vou ler. Mas quanto a vir me ensinar sobre o que é cristianismo, ou o que é trindade, aí me desculpe, mas você está no meu terreno de trabalho e seu conceito está completamente errado em descrever o que pensamos, e é amplamente anacrônico. 5. Você está descrevendo uma tríade, um conjunto de três deuses em parceria, o que é completamente diferente de trindade, ou um deus que se manifesta em três pessoas co-eternas, e tais pessoas não usam avatares, ou receptáculos, elas são a forma que tem, e não estão em uma forma. A encarnação de Cristo não ensina que ele ocupou um corpo, mas ensina que Ele se tornou um corpo. Nisto, você está cometendo justamente o erro do qual me acusa, ou seja, você, com base em sua crença oriental, está interpretando a minha crença. Se eu cometi este erro com o budismo, por favor me envie literatura sobre a história do budismo e vou estudar, mas quanto a você, limite-se a falar do budismo já que você pretende conhecer pois o cristianismo claramente ainda é desconhecido de você quanto as crenças mais elementares.
@@observatorio7781 O Tipitaka é o mesmo para todas as vertentes do budismo, tendo uma fidelidade de mais de 98% nas traduções para os demais idiomas se comparadas ao canone páli. Todo o relato escrito do Dhamma-Vinaya do Tathagata foi compilado em 3 cestas (pitakas) - Sutta Pitaka, contendo todos os discursos do próprio Lorde Buddha a serem registrados; Vinaya Pitaka, contendo todas as regras da disciplina monástica; Abhidhamma Pitaka, com os comentários e análise filosófica dos dois pitakas anteriores, realizados por outros bhikkus. Algumas tradições não aceitam esse último pitaka como canonico, ainda que o tenham preservado. Quanto aos outros dois, sendo atribuidos aos ensinamentos do próprio Iluminado, não há discordancia alguma.
Ótimo canal, parabéns pelo trabalho. Aos 27:47 do vídeo, não seria espiritualista ao invés de "experiências espíritas", considerando que pirita se refere ao advento do espiritismo? Grato!
Gostei muito da explanação do tema,assim um no se limita somente em uma filosofia religiosa me refiro a nível de conhecimento, porque crença cada um tem seu gosto kkk.
Muito bom seu vídeo e as reflexões que brotam dele. Entretanto, ao dizer que o pensamento cíclico (que gera a ideia reencarnacionista do ser), não é conciliável com a visão moderna do universo científico ocidental, você descarta a concepção metafísica de um universo espiritual e reduz toda existência ao mesmo universo material. E mesmo do ponto de vista cíclico ou não, é impossível sabermos ou mesmo intuirmos o que havia "antes" da big bang, já que o próprio tempo surge na singularidade e falar em antes torna-se totalmente inexato. Um abraço e muita paz!!
Vídeo muito interessante. Lembrei duma coisa curiosa que li certa vez sobre a filosofia hindu ''Brama, embora seja central na mitologia hindu, não ocupa um lugar de destaque na adoração do hindu mediano. De fato, bem poucos templos são dedicados a ele, embora seja chamado de Brama, o Criador. Contudo, a mitologia hindu atribui a tarefa de criar o universo material a um ser, fonte ou essência suprema - Brâmane ou Brâmine, identificado pelas sílabas sagradas OM ou AUM. Todos os três membros da tríade são considerados parte desse “Ser”, e todos os outros deuses são tidos como diferentes manifestações. Qualquer que seja o deus que então é adorado como supremo, pensa-se que essa deidade seja todo-abrangente. Assim, ao passo que os hindus veneram abertamente milhões de deuses, a maioria reconhece a existência de apenas um único Deus verdadeiro, que pode assumir muitas formas: varão, mulher, ou até mesmo animal. Por conseguinte, os peritos hindus frisam prontamente que o hinduísmo é realmente monoteísta, não politeísta. O pensamento védico posterior, contudo, descarta o conceito de um ser supremo, substituindo-o por um impessoal princípio ou realidade divina.'' ( O homem em Busca de Deus. Páginas 115-119)
Para se combater uma doutrina, filosofia ou religião é preciso ir a fundo no estudo sobre o tema, a fim de evitar-se divulgar fatos inverídicos ou equivocados. O Autor talvez porque não estudou a fundo, talvez se baseia apenas em pregações de alguns Pastores, está confundindo Espiritismo com espiritualismo, a teoria da reencarnação do Espiritismo com a dos budistas e outras doutrinas indianas.
Estudo os VEDAS a mais de 30 anos.........e , por mais bem feito que o video seja , descortinar a VERDADE ABSOLUTA (o conteúdo dos vedas) , com base em autores ocidentais , ou materialistas , torna o entendimento , confuso.......Normal , os vedas passam muita informação , que necessita , um guia experiente para mostrar os nexos entre suas camadas de conhecimento..........Recomendo , que o canal evite abordar este tema , pois desinformará mais do que tudo...............Para ser útil , e ajudar aos estudiosos locais sobre tão profundo tema.......recomendo a consulta a 2 orientadores completos sobre as escrituras (shastras).....são pessoas acessíveis ( no nosso idioma) e não se negarão a explicar este conhecimento de forma completa.......pois , comparar a cultura védica e sobrepor , mesmo que sutilmente , à cultura bíblica , gerará discrepâncias enormes ,.....no Brasil , o sr. LUCIO VALERA (facebook) e nos EUA , o sr. ACARIADEVA GOSWAMI (facebook) em PT/BR..............sucesso pro canal.
Muito bem colocado,os vedas seria estudos para uma vida inteira,conhecimento muito elevado,puro,lógico,coerente e verdadeiro,infelizmente desconhecido no ocidente e muito mal explicado e confuso,mesmo por aqueles que tem o intuito de orientar,acaba sendo mesmo discrepante qualquer informação vaga e pior ainda se comparada a qualquer outro conhecimento
Uma pergunta ( aliás talvez muitas ) ! Os arianos que você fala neste vídeo seria a raça ariana ? Se sim ! De onde eles vieram ?Sempre vejo isso em pesquisas em diferentes mídias relacionadas a história da Índia e sempre tenho curiosidade ! E outra o fato dos arianos terem tido influência na história da Índia foi o que fez Hitler em usar( de forma bastante infeliz ) a suástica em seu tenebroso regime? Aguardo resposta e parabéns pelo seu excelente trabalho !
Cara, o canal não sabe do que está falando. Tá ensinando errado. Eles falaram uma frase no início que já me fez interromper o video "Fim do período védico e início do período hindu." Parei de ver o video aí. RUclips tá cheio de canais ensinando errado. 1. A palavra hindu nunca existiu na história da índia até que ela foi colonizada pelos ingleses. Eles a criaram para diferenciar indianos védicos de indianos mulçumanos. 2. Hinduismo não existe como religião. Quem criou isso também foram os ingleses. 3. A religião da Índia são Os Vedas. Essa é a tradição religiosa da Índia. Por tanto os indianos são védicos! 4. Sidarta Gautama era védico. Se quer saber mais sobre os indianos e sua religião, leia os livros escritos pelos indianos. Aqui no canal estão falando um monte de besteiras.
Estamos seguindo uma sequência histórica, vai demorar um pouco a chegar no Brasil. Mas tudo o que vivemos no Brasil está conectado com os mais diferentes lugares e épocas do mundo.
O medo de sofrer mais com a reencarnação aprisiona os adeptos e permeia todas suas vidas... É muito triste... Como viver carregando um enorme peso, um fardo invisível ... Eles precisam conhecer o único capaz de libertá-los desse pesado fardo e salvar suas almas do sofrimento eterno... 😢😢😢
Viver ou sustentar a ligação do corpo e espírito somente com energia é possível , mas depende de qualidades pessoais mt avançadas.......neste caso , ao se alimentar , a proposta é usar sementes , frutos e leite/derivados e mel.....nada disso mata......mas se for extirpar a vida de algo , para sustento , a recomendação das escrituras é que seja vida que demostre pouca consciencia.....estados de vida em estado dormente , como o das plantas
Seu "deus" te condenará então ele não é Deus . Pois existem vários caminhos e ao mesmo tempo vc pode fazer seu próprio caminho pois no final todos eles vão chegar ao mesmo lugar a iluminação. Tudo é uma questão de consciência. A expansão da consciência .
Não, cada um será julgado de acordo com a luz que tem, se ela sabe que é errado roubar e o faz, será julgada, mesmo sem nem ter ouvido falar de Jesus, Deus não leva em conta o tempo de ignorância!
@@observatorio7781 simmm ..fico feliz também de achar quem pensa igual e melhor FAZ, diferente do convencional .. heheh ...exatamente .. quando viramos uma página do livro de história ... de Mesopotâmia parra Grécia antiga eu pensava ... Poxa já estava fragmentado agora demos um salto no tempo ... E nem esboçava ser interdiciplinar ... Adoro o canal parabénz e obrigado por proporcional conhecimento de forma tão contundente com essa dinâmica agradável e satisfatória ... Abracos...
O ( um ) , ser e não ser, parece coincidência, que todo o universo da informática que conhecemos hoje tbm seja formado por uma linguagem binária de 0 e 1. Será que tbm não estamos vivendo em uma realidade simulada? Essa pergunta tem bugado sempre bugou minha mente
Gostei muito da parte histórica mas na comparação entre as religiões vc puxou a brasa um pouco pro lado do judaísmo e cristianismo no final kk... Porém alguns aspectos das religiões e filosofias orientais se aproximam muito mais da ciência do que as ocidentais, por exemplo, a teoria da evolução com os 10 avatares, as divisões da mente, os tipos de memórias (genética, cerebral, evolucionária, etc) entre muitos outros conhecimentos. Pelo que sei nos Vedas também existiu uma "criação", onde no princípio não havia nada e então surgiu o som primordial "OM", simbolizando nesse caso que a criação é som e a fonte da criação (Deus) é o silêncio. Flertando com a ciência o Big Bang explica a criação desse universo, mas o que havia antes, não se sabe se havia outro universo, a ciência mesmo diz que podem haver multiversos.
Existem muitos relatos de origem hindu, mas independente de cada um deles, para o conceito hindu de reencaranção, o universo deve ser cíclico, e a ciência demonstra que não é. Teve um início, está se expandindo e não voltará. Você poderá apreciar em playlist do nosso canal, Reflexões Cósmicas e o vídeo Deus, Big Bang e Multiverso. É só procurar aqui no canal. Um abraço.
Sidarta Gautama, o Buda, era descendente de Jafé. A divindade hindu, Prajapati, é uma derivação antiga de "Pai-Jafé". Isso porquê Jafé deu origem aos indo-europeus, asiáticos orientais e ameríndios. Mahāpajāpatī Gotamī (em Pali; Sânscrito: महाप्रजापती गौतमी, Mahāprajāpatī Gautamī ) ou" Pajapati" era a mãe adotiva, madrasta e tia materna (irmã da mãe) do Buda . Na tradição budista, ela foi a primeira mulher a buscar a ordenação para mulheres, o que fez diretamente de Gautama, e se tornou a primeira "bhikkhuni" (monja budista). O Dilúvio budista (Sammuda Vanija-Jataka) diz que em uma ilha haviam carpinteiros ímpios que roubavam o dinheiro do povo, dizendo que podiam fazer qualquer coisa, e não faziam. Depois, um dos discípulos de Buda (Sidarta Gautama), construiu um navio de madeira e salvou os bons do Dilúvio. O Dilúvio foi enviado por demônios.
Buda teria sido enterrado no Himalaia. Curiosamente, muitas tribos do Nepal e norte da Índia, têm nomes de personagens bíblicos-históricos, como Magogue. Também, de acordo com a história nepalesa, uma torre havia sido construída e houve uma confusão de línguas.
Já no tempo de Jesus os judeus já tinham divergência quanto a vida após a morte e ressureição. Basta ver se divergência entre Saduceus e Fariseus por exemplo.
Sim Judaísmo se misturou um pouco com conceitos da cultura babilonica logo depois grega a muitas Sinagogas antigas em Israel com desenhos gregos com a medusa e o Símbolo do zodíaco com os signos.
Buda nunca pediu adoração e idolatria, mas foi justamente o que seus discípulos fizeram após a sua morte, e tbm os seus adeptos continuam fazendo até hoje.
@@gusthavosanthos2869 não, a prostação é uma forma de respeito, no budismo, não acreditamos que alguém tenha poderes sobrenaturais, só nós podemos nos iluminar, a partir do nosso esforço individual Geralmente nos prostamos em 2 situações (a estátua de Buda) - em forma de respeito, pois sem ele não conheceríamos o Dharma - geralmente, quando oferecemos água, frutas, e nos postamos, a estátua de Buda representa o nosso lado iluminado, dentro de nós mesmos Então varia a situação
Uma vez escutei de um amigo que no budismo havia deuses e que esses deuses morriam e poderiam reencarnar como humanos novamente, isso é um ensinamento do sindrata ou das escolas busdistas?
Esse é um pensamento do budismo Vajrayana, não é um pensamento de Buda, não são todas linhagens que compartilham desse mesma opinião, e não são deuses, são seres sagrados, bem diferente de divindades Obs: na época, o budismo não estava sendo aceito pelas pessoas naquela região (índia), e o hinduísmo passava por um forte renascimento, então, infelizmente o budismo foi influenciado pelo hinduísmo, não só na parte de mantras, como de seres sagrados, cada linhagem budista se adaptou a cultura do local onde foi espalhada, onde eu considero a theravādá a mais original de todas
A religião antiga dos persas era bem parecida com a da Índia antiga. O zoroastrismo nega a reencarnação. Também o judaismo, cristianismo e islamismo tb negam.Sou cristão, mas sei que devemos respeitar todas as religiões.
O nosso pequeno planeta faz parte de um plano bem maior. Só q somos pequenos demais p ver. E se não conseguimos viver esta vida a outra q é de maior responsabilidade, tbm não conseguiremos. Vai ser melhor ficar por aqui mesmo.😞. 'Esforça-te, tenha bom ânimo'. Acho q isso q Cristo falou.
Entendi que você queria 'dizer' em vez de 'disser', e que você tem um problema com os Adventistas. Se o inferno existe ou não, francamente não é assunto do vídeo.
Mas confesso-te isto que, conforme a este caminho que chamam SEITA, assim sirvo a Deus de nossos pais crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14
Tanto o Hinduísmo como o Budismo foram grandemente influenciado pelo gnosticismo que afirmava que o espírito era bom e a matéria má, sendo assim o espírito se sobressaía sobre a matéria.
A melhor hipótese vista no vídeo (de muita qualidade) é do Budismo. Devemos encontrar o conhecimento e a confiança dentro de nós mesmos, muito melhor do que exaltar um deus.
Ótima análise dos hindus e suas "religiões". O que eu penso a respeito do culto deles é: "[...] se não há um só Deus Criador de tudo e todos (para eles), mas vários 'deuses' (ídolos) - com suas próprias 'leis e princípios', porque eu deveria seguir a ética e moral imposta por essas crenças? Se há uma diversidade tão grande para os indianos de seres 'divinos', e todos nós sendo 'divinos', logo, eu fazer o que eu quiser - seja bom ou mau (nas perspectivas dos outros) seria o correto, visto que, não há noção de certo ou errado em um universo cíclico: apenas perspectivas diferentes sobre um mesmo objeto." No fim, é apenas mais um culto pagão idólatra: aos 'anjos' caídos e seus filhos (chamados de 'deuses e heróis'), e ao maligno Ha'Satan e seus subordinados.
2.3. [Entendimento Incorreto 5] “Mas cedo ou tarde, depois de um longo período, o mundo começa novamente a se expandir. Nesse mundo em expansão aparece um palácio de Brahma vazio. [11] Então um ser, com a exaustão do seu tempo de vida ou dos seus méritos, [12] deixa o mundo de Abhassara e renasce no palácio de Brahma vazio. E lá ele permanece, feito de mentalidade, alimentado pelo êxtase, luminoso, movendo-se através do espaço, glorioso - e assim ele permanece por um longo tempo. 2.4. “Então, nesse ser que ficou só por tanto tempo, surge a inquietação, o descontentamento e a preocupação, ele pensa: ‘Oh, se pelo menos alguns outros seres aqui viessem!’ E outros seres, com a exaustão do seu tempo de vida ou dos seus méritos, deixam o mundo de Abhassara e renascem no palácio de Brahma como companheiros daquele ser. E lá eles permanecem, feitos de mentalidade ... e assim eles permanecem por um longo tempo. 2.5. “Depois, bhikkhus, aquele ser que primeiro ali surgiu pensa: ‘Eu sou Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o Não-conquistado, Omnisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providência Divina, Pai de todos aqueles que são e serão. Esses seres foram criados por mim. Como assim? Porque eu primeiro pensei: “Oh, se pelo menos alguns outros seres aqui viessem!” Esse foi o meu desejo e assim esses seres foram aqui criados.’ E aqueles seres que ali renasceram também pensam: ‘Ele, amigos, é Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o Não-conquistado, Omnisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providência Divina, Pai de todos aqueles que são e serão. Como assim? Nós vimos que ele estava aqui primeiro e que nós surgimos depois dele.’
Parabéns pela forma abordada o assunto....não tenho nenhuma religião nem quero mas sigo o canal sim e gosto muito da explicação feita...novamente parabéns
A minha Religião e o cristianismo Mais admiro o vosso respeito pela Meu Deus e de meus irmãos e irmãs E do nosso senhor Jesus Cristo
o canal é excelente fera. a gente te entende
@CeresFerraz VC é Oque Ah?
@@danielaoliveira-dt8gnquem não tem religião é oque?
Comecei a estudar o Mahabharatha não-religiosamente recentemente e estou muito satisfeito e surpreso com a qualidade e a profundidade da história. Muito edificante.
Através de qual livro?
@@Kaname925 né quê isso?
@@danielaoliveira-dt8gn Mahabharatha é o nome da coletânea de livros. Dos quais faz parte o Bhagavad Gita
Que vai diametralmente contra a palavra de Deus,
@@claudiadias3660 Se você tivesse lido o Gita saberia não diria isto. A casa de meu Pai tem muitas moradas. Deus se comunicou com seus filhos em diferentes tempos, com diferentes escrituras, respeitando a capacidade de entendimento, o local e o grau de evolução deles. Por isto temos diferentes religiões, com diferentes escrituras. Mas todas levam a Ele. Conhecerá a árvore pelos frutos. Análise os frutos do Bhagavad Gita. Ou dos escritos de Buda. Deus é onipotente, não tente limita-lo a sua crença 🙏
O que me faz admirar é o respeito que o canal tem por todas as linhas religiosas.Sempre grato por tudo Observatório7.
Explicação simples e objetiva, esses pequenos vídeos acabam somando com meus estudos sobre; Teologia, historia e religião.Parabéns!!! vou salvar a maioria desses vídeos,rsrsrs!!
Como é bom acompanhar o canal observatório 7. Excelentes conteúdo! Canal de ponta.
Fabuloso, empenho sensacional, para produzir esse vídeo incrível ✨♥️✨
Verdade querida
Excelente explicação sobre as crenças indiana,amo histórias ,por isso assisto por várias vezes ,cada assunto abordado ,,.que Deus abençoe sempre vcs ,produtores deste canal.
E bom lembrar que no budismnao ha um deus para se acreditar, e sim um 'nada', apesar de hoje os budistas rezam a Buda, caracterizando um religiao. oFenomenal. Show
VOCÊ É O CARA👍GOSTRIA QUE A INTRNET TIVESSE MAIS VIDIOS ASSIM: NARRATIVA FIRME, PRFEITA E DE FACIL COMPREENSÃO 🙏🤗
Pegou as fotos do filme Bahuballi!! Kkkkk
OBRIGADO POR FALAR DA ÍNDIA! A FILOSOFIA DO DARMA E O RAMAYANA SÃO AS COISAS MAIS LINDAS DESSE IMENSO PAÍS DA ÁSIA.
Meu irmão, seu canal me inspira a estudar mais. Muito obrigado mesmo! Continue com seu trabalho, por favor. Que Deus abençoe, você ❤🙏🏻
Sou Cristão também, é muito inrequecedor conhecer outras cultura o que eles pensam e suas respectivas religiões em muita coisas eu não concordo mas isso faço com classe e respeito a cada povo , língua e religião, obrigado ao nosso irmão do observatório 7 pelo seu amplo conhecimento e excepcional conteúdo
Seus vídeos dispensam comentários! Amo esse canal❤️💕💓💞 sempre show!!! Deus te abençoe grandemente 🙏🙌🏼
O homem como sempre complicando o que deveria ser simples ! Lindo vídeo ❤
Qual é a simplicidade última do entendimento de todas as coisas?
@@vaziezluminosa6814 A própria simplicidade. Toda resposta está na pergunta. Depois da simplicidade vem a sabedoria.
Adorei aprender sobre estas religiões, não tinha exata compreensão do surgimento, diferenças e semelhanças.
E eu simplesmente AMEI esta observação da origem do universo em um ponto e expansão entrópica e irreversível, colocando como teoria oposta à ideia de um universo cíclico.
Mas com relação ao universo voltar ao ponto de partida, os teóricos atuais também falam que ele está expandindo, e imagina-se que depois retraia de novo... Nos Vedas fala que acontece tudo isso, e que isso já aconteceu trocentas vezes! Feito um coração, fazendo sístole/diástole. Isso em cada um dos multiversos, através da respiração de Mahavishnuu
quê?
É uma grande roda dos destinos.
As Religiões Indiana são ricas e curiosas! Dou meu destaque ao a filosofia do Budismo e Jainismo! Parabéns pelos vídeos!,
Mais um vídeo espetacular show de bola;esse assunto nessa área pouco conhecido ou procurado talvez , mas trazido ate nos aqui no canal observatorio 7, parabéns ao canal!
Cara que vídeo fantástico, tocou no ponto nevrálgico, parabéns esse canal é espetacular.
Só oq posso dizer sobre a Índia é que as roupas deles é mais linda do mundo para mim. Principalmente as das mulheres as jóias daí também as masculinas.
as altas castas da índia tudo bem , más no geral o país é imundo ,, sinto muito!!! veja com seus olhos ===>>>>>ruclips.net/video/I52mwriLvpM/видео.html
@@cicerosc3355 há um grande equivoco em comparar conceitos ocidentais com os costumes Indianos, é preciso conhecer, experienciar para compreender. Este é o grande problema do ocidente, ignorar a civilização que não se encaixe em seus paradigmas ...
@@jowra3241 exatamente, falou tudo
Nossa! Vcs Arrasam. Adorando os assuntos abordados, Parabéns!🥰
Gosto muito do seu canal e sua voz suave,parabens!!!!
Parabéns por esse eselente trabalho .Deus ó abençoe vc é toda sua equipe 👏👏👏❤
Parabéns mesmo! Muito bom, excelente conhecimento, compilação, posicionamento e narração. Adorei o canal!!
Muito bom seus vídeos meu amigo,
não perco nenhum !! Obrigado !!!
Continue com este trabalho lindo!
Muito legal a dica para ver outro vídeo antes!
Canal maravilhoso!!
Só tenho a agrader ao canal, pessoas envolvidas, num mundo onde palavras como amor e ódio estão banalizadas, o canal é um farol de bondade suprema,
Mano que vídeo é esse?!??! Mano Do céu... sem palavras
Me fez lembrar um anime de quando eu era criança chamado Shurato
Que bom ter vídeos informativos. Eita gostaria de ouvir vc pessoalmente.
Bravo, bravo irmão. Vc é ungido pelo Criador. Gratidão, eterna! Bom dia!
Aguardando.
que canal magnifico.
Pratico meditação desde 2019 no Ceará
Quase não senti o tempo passar. Muito bom o vídeo.
Muito bom o trabalho de pesquisa e comparativo, mas há algumas interpretações bastante equivocadas sobre os ciclos da cosmogênese e antropogênese da tradição Indu (na verdade Védica).
No Baghavad Gita Krisha fala que Deus só ele, as outras divindades são aspectos dele.
Gosto muito do seu canal.
Uma sugestão: coloca no spotfay o audio do seu canal.
Hoje, falta-me tempo e estrutura para isso. Mas no futuro sim.
O tripé do ensinamento de Lorde Buddha é: Dukkha - insatisfação, mal traduzida como sofrimento ou desejo; Anicca - impermanência; Annata - "não-eu", ou seja, a ausência de qualquer coisa que se possa identificar com um eu, como uma alma. É errado dizer que o budismo tem por objetivo atingir um estado de deus, quando o próprio ensinamento do Tathāgata é de que todos os seres são impermanentes e desprovidos de natureza própria.
O Tathāgata ensinava a doutrina das "duas verdades" - a relativa e a absoluta. Quando se fala em renascimentos e outros reinos, se trata de realidade relativa. O senso de eu e consciência são parte dos 5 agregados e dependentes da matéria. São desprovidos de substância. Se de fato é "não-eu", então não há quem experiencie de forma ininterrupta o renascimento.
Realmente esse canal e incrivelmente parcial, é incrível como no brasil como tem tanta besteira falando que o budista acredita em renascimento existência de inferno ou céu, em outro vide vi ele citando que Sun Wu kong fazia parte da doutrina budista, sendo que todos os conceitos do mito de Wu kong é taoista.
E no final ele ainda fechou com uma completa distorção do termo trindade, que sempre foi uma doutrina baseada em 3 deuses, e não em um deus encarnando em 3 receptáculos.
O cara fala que respeita todas as religiões e sempre nos videos dele falam como se elas estivessem erradas e a dele a certa.
De qual budismo estamos falando? De qual de suas correntes? Fontes? Siga minha bibliografia. Respeito não é concordância. Pessoas maduras sabem discordar sem ofenderem-se. Perdoe-me se te ofende discordar, mas mais uma vez vou discordar: Sua descrição de trindade não corresponde ao que o cristianismo ensina, aliás, nem se quer sua descrição do que eu descrevi como trindade está correta, o que prova que você infelizmente não entendeu o que expliquei. Em momento algum eu disse que é 'um deus encarnado em 3 receptáculos' .... seja lá o que for 'receptáculos'.
@@observatorio7781 Tanto theravada e mahayana interpretam da mesma forma o conceito anatman,karma,samsara,nirvana, quando citamos algo que é uma "doutrina" devemos considerar os ensinamentos originais e não sair interpretando da sua cabeça e criando outras coisas, então as outras vertentes como a chinesa que derivaram das originais(theravada e mahayana) e também que acionaram elementos além do que foi pregado por buda são falsas enganadoras que não pregam os verdadeiros ensinamentos de shakyamuni, é o mesmo que no cristianismo, toda religião derivada da católica é herege e deve ser criticada pois você esta desviando do ensinamento original.
Essa sua ideia de reencarnação vem do budismo tibetano, ou seja e que ficou popular ao menos no brasil por causa da midia que foi fazer entrevistas-la e da falou que isso que era o budismo.
Dai você me fode né, você esta usando um conceito definido pela sua própria crença e não pela definição histórica comparando com as outras religiões que inclusive são anteriores a sua, é o mesmo que dizer que a bíblia esta correta porque esta escrito nela que ela é, use um pouco da sua única qualidade humana que te difere dos outros animais que é o raciocínio; 3 receptáculos ou avatares se preferir, 1 deus 2 jesus 3 espírito santo, 3 avatares, maioria das religiões tem uma trindade criadora em outras lavras 3 entidades de mais alto grau responsáveis pela criação e esse é o conceito de trindade fora do cristianismo, e o que importa para mim é o que veio primeiro, religiões como a egípcia,indiana,maia,japonesa,etc.. agora o cristianismo veio a 1700 anos quer mudar o significado do termo é brincadeira. Um ser pensante não deve colocar crença acima da lógica ou seja da historia.
@@ZeroDownloader vamos manter o diálogo dentro da educação, sem presumir como o outro deve pensar ou o que é ser pensante.
1. Lógica é a descrição do que parece fazer sentido, pode até fazer, mas as vezes não representa a realidade. Não me canso de ver terraplanistas apelando para tal lógica, da loucura que para eles faz sentido.
2. História não é lógica, história é uma narrativa humana descrevendo as ações humanas no passado por meio de uma interpretação de fontes materiais humanas, que sempre são parciais, tendenciosas, incompletas e sujeitas as influências e crenças que atuam sobre o historiador. (P. S. Historiadores aprendem isso numa matéria chamada teoria da história). Estes fatos podem sempre ser corrigidos, inclusive meu vídeo, que não é fruto da minha cabeça, nem da minha crença pois não sou budista nem creio na reencarnação. Usei fontes secundárias, que são historiadores e antropólogos que você encontra na bibliografia. Consulte Mircea Eliade, História das Crenças e Ideias Religiosas V. II e discuta com ele.
3. O cristianismo não surgiu a 1700 anos, surgiu a 2000 anos, e a idade de uma crença não a torna necessariamente verdadeira ou lógica. A crença em Jesus existe a 2 mil anos, o que não significa que a crença no Deus revelado por Jesus existe a apenas 2 mil anos. A crença no Criador sempre existiu, e inclusive presente em vários outros povos. A maneira como Deus se revelou e foi sendo conhecido, compreendido, é o que leva ao surgimento de movimentos religiosos, mas a crença nEle sempre existiu.
4. Se você quer concertar minhas concepções 'erradas' sobre o budismo, fico muito feliz e grato. Me indique literatura e vou ler. Mas quanto a vir me ensinar sobre o que é cristianismo, ou o que é trindade, aí me desculpe, mas você está no meu terreno de trabalho e seu conceito está completamente errado em descrever o que pensamos, e é amplamente anacrônico.
5. Você está descrevendo uma tríade, um conjunto de três deuses em parceria, o que é completamente diferente de trindade, ou um deus que se manifesta em três pessoas co-eternas, e tais pessoas não usam avatares, ou receptáculos, elas são a forma que tem, e não estão em uma forma. A encarnação de Cristo não ensina que ele ocupou um corpo, mas ensina que Ele se tornou um corpo. Nisto, você está cometendo justamente o erro do qual me acusa, ou seja, você, com base em sua crença oriental, está interpretando a minha crença. Se eu cometi este erro com o budismo, por favor me envie literatura sobre a história do budismo e vou estudar, mas quanto a você, limite-se a falar do budismo já que você pretende conhecer pois o cristianismo claramente ainda é desconhecido de você quanto as crenças mais elementares.
@@observatorio7781 O Tipitaka é o mesmo para todas as vertentes do budismo, tendo uma fidelidade de mais de 98% nas traduções para os demais idiomas se comparadas ao canone páli. Todo o relato escrito do Dhamma-Vinaya do Tathagata foi compilado em 3 cestas (pitakas) - Sutta Pitaka, contendo todos os discursos do próprio Lorde Buddha a serem registrados; Vinaya Pitaka, contendo todas as regras da disciplina monástica; Abhidhamma Pitaka, com os comentários e análise filosófica dos dois pitakas anteriores, realizados por outros bhikkus. Algumas tradições não aceitam esse último pitaka como canonico, ainda que o tenham preservado. Quanto aos outros dois, sendo atribuidos aos ensinamentos do próprio Iluminado, não há discordancia alguma.
Melhor canal em disparada.
Esse canal é muito bom 👏
Podia fazer um explicando como os egípcios abandonaram os seus deuses. nunca encontrei algum documentário falando a respeito disso.
também gostaria ver um vídeo desse mas comeram os egípcios abandonar os seus Deuses com chegada do cristianismo
Grande trabalho, continue. 👏👏👏
Ótimo canal, parabéns pelo trabalho.
Aos 27:47 do vídeo, não seria espiritualista ao invés de "experiências espíritas", considerando que pirita se refere ao advento do espiritismo?
Grato!
Apaixonada pelo canal.
Ótimo vídeo gratidão 👏👏👏
Muito bom, seu canal é excepcional 👏👏👏
Parabéns, vídeo sensacional 👏👏
sempre com vídeos bem esclarecedor
Gostei muito da explanação do tema,assim um no se limita somente em uma filosofia religiosa me refiro a nível de conhecimento, porque crença cada um tem seu gosto kkk.
Muito boa suas matérias. Parabéns!
21:57 apego aos desejos causam a dor
Muito bom seu vídeo e as reflexões que brotam dele. Entretanto, ao dizer que o pensamento cíclico (que gera a ideia reencarnacionista do ser), não é conciliável com a visão moderna do universo científico ocidental, você descarta a concepção metafísica de um universo espiritual e reduz toda existência ao mesmo universo material. E mesmo do ponto de vista cíclico ou não, é impossível sabermos ou mesmo intuirmos o que havia "antes" da big bang, já que o próprio tempo surge na singularidade e falar em antes torna-se totalmente inexato. Um abraço e muita paz!!
Vídeo muito interessante. Lembrei duma coisa curiosa que li certa vez sobre a filosofia hindu
''Brama, embora seja central na mitologia hindu, não ocupa um lugar de destaque na adoração do hindu mediano. De fato, bem poucos templos são dedicados a ele, embora seja chamado de Brama, o Criador. Contudo, a mitologia hindu atribui a tarefa de criar o universo material a um ser, fonte ou essência suprema - Brâmane ou Brâmine, identificado pelas sílabas sagradas OM ou AUM. Todos os três membros da tríade são considerados parte desse “Ser”, e todos os outros deuses são tidos como diferentes manifestações. Qualquer que seja o deus que então é adorado como supremo, pensa-se que essa deidade seja todo-abrangente. Assim, ao passo que os hindus veneram abertamente milhões de deuses, a maioria reconhece a existência de apenas um único Deus verdadeiro, que pode assumir muitas formas: varão, mulher, ou até mesmo animal. Por conseguinte, os peritos hindus frisam prontamente que o hinduísmo é realmente monoteísta, não politeísta. O pensamento védico posterior, contudo, descarta o conceito de um ser supremo, substituindo-o por um impessoal princípio ou realidade divina.'' ( O homem em Busca de Deus. Páginas 115-119)
Muito interessante, obrigado.
Grato sempre😉🤔
Para se combater uma doutrina, filosofia ou religião é preciso ir a fundo no estudo sobre o tema, a fim de evitar-se divulgar fatos inverídicos ou equivocados. O Autor talvez porque não estudou a fundo, talvez se baseia apenas em pregações de alguns Pastores, está confundindo Espiritismo com espiritualismo, a teoria da reencarnação do Espiritismo com a dos budistas e outras doutrinas indianas.
Sou de outra opinião. Eu vi as respostas dele a outras críticas e ele me parece mesmo é tendencioso.
Estudo os VEDAS a mais de 30 anos.........e , por mais bem feito que o video seja , descortinar a VERDADE ABSOLUTA (o conteúdo dos vedas) , com base em autores ocidentais , ou materialistas , torna o entendimento , confuso.......Normal , os vedas passam muita informação , que necessita , um guia experiente para mostrar os nexos entre suas camadas de conhecimento..........Recomendo , que o canal evite abordar este tema , pois desinformará mais do que tudo...............Para ser útil , e ajudar aos estudiosos locais sobre tão profundo tema.......recomendo a consulta a 2 orientadores completos sobre as escrituras (shastras).....são pessoas acessíveis ( no nosso idioma) e não se negarão a explicar este conhecimento de forma completa.......pois , comparar a cultura védica e sobrepor , mesmo que sutilmente , à cultura bíblica , gerará discrepâncias enormes ,.....no Brasil , o sr. LUCIO VALERA (facebook) e nos EUA , o sr. ACARIADEVA GOSWAMI (facebook) em PT/BR..............sucesso pro canal.
Muito bem colocado,os vedas seria estudos para uma vida inteira,conhecimento muito elevado,puro,lógico,coerente e verdadeiro,infelizmente desconhecido no ocidente e muito mal explicado e confuso,mesmo por aqueles que tem o intuito de orientar,acaba sendo mesmo discrepante qualquer informação vaga e pior ainda se comparada a qualquer outro conhecimento
Uma pergunta ( aliás talvez muitas ) ! Os arianos que você fala neste vídeo seria a raça ariana ? Se sim ! De onde eles vieram ?Sempre vejo isso em pesquisas em diferentes mídias relacionadas a história da Índia e sempre tenho curiosidade ! E outra o fato dos arianos terem tido influência na história da Índia foi o que fez Hitler em usar( de forma bastante infeliz ) a suástica em seu tenebroso regime? Aguardo resposta e parabéns pelo seu excelente trabalho !
Veja o vídeo anterior sobre a Índia indicado na introdução deste vídeo
Parabéns sensacional!!
Não quero q falem mal da ÍNDIA, agora ela é nossa importante parceira comercial! 👊🏼👊🏼
O q passa na mente de um monarquista ?
@@jukeldbrescia8924 kkk
Como me disseram uma vez... antes ser escravizado por uma família só não é mesmo? Rsrs
@@jukeldbrescia8924até pq a república foi um golpe sem consultar a população
@@monarquista8810 como a história das monarquias antes dessas também. Né?
Ótimo material
Excelente, simples
Cara, o canal não sabe do que está falando. Tá ensinando errado. Eles falaram uma frase no início que já me fez interromper o video "Fim do período védico e início do período hindu." Parei de ver o video aí. RUclips tá cheio de canais ensinando errado.
1. A palavra hindu nunca existiu na história da índia até que ela foi colonizada pelos ingleses. Eles a criaram para diferenciar indianos védicos de indianos mulçumanos.
2. Hinduismo não existe como religião. Quem criou isso também foram os ingleses.
3. A religião da Índia são Os Vedas. Essa é a tradição religiosa da Índia. Por tanto os indianos são védicos!
4. Sidarta Gautama era védico.
Se quer saber mais sobre os indianos e sua religião, leia os livros escritos pelos indianos. Aqui no canal estão falando um monte de besteiras.
Como disse Josué: " escolhei pois quais dos deuses quereis servir, porém eu e minha casa serviremos ao Senhor"... Deus é fiel!
Pq vc não faz vídeos dos gigantes em todo mundo?
Vi cenas do filme O Pequeno Buda, com Keanu Reeves!
30:25 e que provas seriam essas?
Aprendo mais nesse canal do que na escola
Belo e grandioso trabalho. Aprecio bastante seus videos. Aprende-se e apreende-se aravilhas
Se possível faz um sobre o folclore brasileiro 😎😎😎
Estamos seguindo uma sequência histórica, vai demorar um pouco a chegar no Brasil. Mas tudo o que vivemos no Brasil está conectado com os mais diferentes lugares e épocas do mundo.
@@observatorio7781 boua 👏🏽👏🏽
O medo de sofrer mais com a reencarnação aprisiona os adeptos e permeia todas suas vidas... É muito triste... Como viver carregando um enorme peso, um fardo invisível ... Eles precisam conhecer o único capaz de libertá-los desse pesado fardo e salvar suas almas do sofrimento eterno... 😢😢😢
Tá mas as plantas também tem vida e quando arrancadas da terra elas morrem?
Viver ou sustentar a ligação do corpo e espírito somente com energia é possível , mas depende de qualidades pessoais mt avançadas.......neste caso , ao se alimentar , a proposta é usar sementes , frutos e leite/derivados e mel.....nada disso mata......mas se for extirpar a vida de algo , para sustento , a recomendação das escrituras é que seja vida que demostre pouca consciencia.....estados de vida em estado dormente , como o das plantas
Os jainistas tbm evitam plantas cujo alimento seja a raiz, como a mandioca. Pq ao retirá-la, se mata a planta.
olá irmão shalom está escrito que devemos ter fé em um só criador
Se eu estiver em uma religião errada mas acreditando estar certa será que Deus me condenará estando eu tentando acertar? Deus não é um deus de amor?
Seu "deus" te condenará então ele não é Deus . Pois existem vários caminhos e ao mesmo tempo vc pode fazer seu próprio caminho pois no final todos eles vão chegar ao mesmo lugar a iluminação. Tudo é uma questão de consciência. A expansão da consciência .
Não, cada um será julgado de acordo com a luz que tem, se ela sabe que é errado roubar e o faz, será julgada, mesmo sem nem ter ouvido falar de Jesus, Deus não leva em conta o tempo de ignorância!
@@chislenedesouza9047 estou de acordo com a resposta da chislaine de souza também penso assim pois Deus é justo
Amo história 😎👍✔
25:12 Pai filho e espírito santo
well done guys
Sempre imaginei que livros de história tinha que ser como um atlas .. e interdisciplinar assim ...
Ahhhh ... alguém que pensa como eu. Como podemos entender a história, sem entender as ideias das pessoas que fizeram a história?
@@observatorio7781 simmm ..fico feliz também de achar quem pensa igual e melhor FAZ, diferente do convencional .. heheh ...exatamente .. quando viramos uma página do livro de história ... de Mesopotâmia parra Grécia antiga eu pensava ... Poxa já estava fragmentado agora demos um salto no tempo ... E nem esboçava ser interdiciplinar ... Adoro o canal parabénz e obrigado por proporcional conhecimento de forma tão contundente com essa dinâmica agradável e satisfatória ... Abracos...
A parada da FIGUEIRA é sinistra
Como é triste a vida sem um salvador, Felizmente temos um Deus que nasceu,viveu , morreu ,ressucitou e voltara para nos buscar.
Oque adianta um ocidental que ter um salvador, andar cheiro,limpo, roupas com pano novo e por dentro podre!
@@jeanpantoja1408 uma vela que não queima é inútil.
Q absurdo 😂
Jesus não é Deus.
Conhecimento ė tudo.
O ( um ) , ser e não ser, parece coincidência, que todo o universo da informática que conhecemos hoje tbm seja formado por uma linguagem binária de 0 e 1. Será que tbm não estamos vivendo em uma realidade simulada? Essa pergunta tem bugado sempre bugou minha mente
12:07 pq não existe um "eu"
Gostei muito da parte histórica mas na comparação entre as religiões vc puxou a brasa um pouco pro lado do judaísmo e cristianismo no final kk... Porém alguns aspectos das religiões e filosofias orientais se aproximam muito mais da ciência do que as ocidentais, por exemplo, a teoria da evolução com os 10 avatares, as divisões da mente, os tipos de memórias (genética, cerebral, evolucionária, etc) entre muitos outros conhecimentos. Pelo que sei nos Vedas também existiu uma "criação", onde no princípio não havia nada e então surgiu o som primordial "OM", simbolizando nesse caso que a criação é som e a fonte da criação (Deus) é o silêncio. Flertando com a ciência o Big Bang explica a criação desse universo, mas o que havia antes, não se sabe se havia outro universo, a ciência mesmo diz que podem haver multiversos.
Existem muitos relatos de origem hindu, mas independente de cada um deles, para o conceito hindu de reencaranção, o universo deve ser cíclico, e a ciência demonstra que não é. Teve um início, está se expandindo e não voltará. Você poderá apreciar em playlist do nosso canal, Reflexões Cósmicas e o vídeo Deus, Big Bang e Multiverso. É só procurar aqui no canal. Um abraço.
Seus videos deveriam dura duas horas.
Sidarta Gautama, o Buda, era descendente de Jafé.
A divindade hindu, Prajapati, é uma derivação antiga de "Pai-Jafé".
Isso porquê Jafé deu origem aos indo-europeus, asiáticos orientais e ameríndios.
Mahāpajāpatī Gotamī (em Pali; Sânscrito: महाप्रजापती गौतमी, Mahāprajāpatī Gautamī ) ou" Pajapati" era a mãe adotiva, madrasta e tia materna (irmã da mãe) do Buda . Na tradição budista, ela foi a primeira mulher a buscar a ordenação para mulheres, o que fez diretamente de Gautama, e se tornou a primeira "bhikkhuni" (monja budista).
O Dilúvio budista (Sammuda Vanija-Jataka) diz que em uma ilha haviam carpinteiros ímpios que roubavam o dinheiro do povo, dizendo que podiam fazer qualquer coisa, e não faziam. Depois, um dos discípulos de Buda (Sidarta Gautama), construiu um navio de madeira e salvou os bons do Dilúvio. O Dilúvio foi enviado por demônios.
Buda teria sido enterrado no Himalaia. Curiosamente, muitas tribos do Nepal e norte da Índia, têm nomes de personagens bíblicos-históricos, como Magogue. Também, de acordo com a história nepalesa, uma torre havia sido construída e houve uma confusão de línguas.
Já no tempo de Jesus os judeus já tinham divergência quanto a vida após a morte e ressureição. Basta ver se divergência entre Saduceus e Fariseus por exemplo.
Sim Judaísmo se misturou um pouco com conceitos da cultura babilonica logo depois grega a muitas Sinagogas antigas em Israel com desenhos gregos com a medusa e o Símbolo do zodíaco com os signos.
Buda nunca pediu adoração e idolatria, mas foi justamente o que seus discípulos fizeram após a sua morte, e tbm os seus adeptos continuam fazendo até hoje.
Onde? Nunca vi isso em nenhuma linhagem, exceto um pouco no Vajrayana
@@仏教徒-o3d ele se prostam e meditam diante de sua imagem ou escultura, isso não é uma espécie de ildolatria?
@@gusthavosanthos2869 não, a prostação é uma forma de respeito, no budismo, não acreditamos que alguém tenha poderes sobrenaturais, só nós podemos nos iluminar, a partir do nosso esforço individual
Geralmente nos prostamos em 2 situações (a estátua de Buda)
- em forma de respeito, pois sem ele não conheceríamos o Dharma
- geralmente, quando oferecemos água, frutas, e nos postamos, a estátua de Buda representa o nosso lado iluminado, dentro de nós mesmos
Então varia a situação
Krishna era Buda reencarnado? Alguns colocam Buda como avatar de vishnu, outros não, é confuso.
Uma vez escutei de um amigo que no budismo havia deuses e que esses deuses morriam e poderiam reencarnar como humanos novamente, isso é um ensinamento do sindrata ou das escolas busdistas?
Esse é um pensamento do budismo Vajrayana, não é um pensamento de Buda, não são todas linhagens que compartilham desse mesma opinião, e não são deuses, são seres sagrados, bem diferente de divindades
Obs: na época, o budismo não estava sendo aceito pelas pessoas naquela região (índia), e o hinduísmo passava por um forte renascimento, então, infelizmente o budismo foi influenciado pelo hinduísmo, não só na parte de mantras, como de seres sagrados, cada linhagem budista se adaptou a cultura do local onde foi espalhada, onde eu considero a theravādá a mais original de todas
Gostei.
A religião antiga dos persas era bem parecida com a da Índia antiga. O zoroastrismo nega a reencarnação. Também o judaismo, cristianismo e islamismo tb negam.Sou cristão, mas sei que devemos respeitar todas as religiões.
O que te define a respeito das religiões?
👏👏👏
O nosso pequeno planeta faz parte de um plano bem maior. Só q somos pequenos demais p ver. E se não conseguimos viver esta vida a outra q é de maior responsabilidade, tbm não conseguiremos. Vai ser melhor ficar por aqui mesmo.😞. 'Esforça-te, tenha bom ânimo'. Acho q isso q Cristo falou.
Entendi que a intenção da Seita Adventista neste vídeo é disser que o inferno não existe.
Entendi que você queria 'dizer' em vez de 'disser', e que você tem um problema com os Adventistas. Se o inferno existe ou não, francamente não é assunto do vídeo.
Mas confesso-te isto que, conforme a este caminho que chamam SEITA, assim sirvo a Deus de nossos pais crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
Atos 24:14
Olá à todos
Tanto o Hinduísmo como o Budismo foram grandemente influenciado pelo gnosticismo que afirmava que o espírito era bom e a matéria má, sendo assim o espírito se sobressaía sobre a matéria.
A melhor hipótese vista no vídeo (de muita qualidade) é do Budismo. Devemos encontrar o conhecimento e a confiança dentro de nós mesmos, muito melhor do que exaltar um deus.
Não é bem assim. O budismo justamente nega a existência de algo com o qual se possa identificar como "eu".
vc e o seu "eu"
Ótima análise dos hindus e suas "religiões". O que eu penso a respeito do culto deles é:
"[...] se não há um só Deus Criador de tudo e todos (para eles), mas vários 'deuses' (ídolos) - com suas próprias 'leis e princípios', porque eu deveria seguir a ética e moral imposta por essas crenças? Se há uma diversidade tão grande para os indianos de seres 'divinos', e todos nós sendo 'divinos', logo, eu fazer o que eu quiser - seja bom ou mau (nas perspectivas dos outros) seria o correto, visto que, não há noção de certo ou errado em um universo cíclico: apenas perspectivas diferentes sobre um mesmo objeto."
No fim, é apenas mais um culto pagão idólatra: aos 'anjos' caídos e seus filhos (chamados de 'deuses e heróis'), e ao maligno Ha'Satan e seus subordinados.
2.3. [Entendimento Incorreto 5] “Mas cedo ou tarde, depois de um longo período, o mundo começa novamente a se expandir. Nesse mundo em expansão aparece um palácio de Brahma vazio. [11] Então um ser, com a exaustão do seu tempo de vida ou dos seus méritos, [12] deixa o mundo de Abhassara e renasce no palácio de Brahma vazio. E lá ele permanece, feito de mentalidade, alimentado pelo êxtase, luminoso, movendo-se através do espaço, glorioso - e assim ele permanece por um longo tempo.
2.4. “Então, nesse ser que ficou só por tanto tempo, surge a inquietação, o descontentamento e a preocupação, ele pensa: ‘Oh, se pelo menos alguns outros seres aqui viessem!’ E outros seres, com a exaustão do seu tempo de vida ou dos seus méritos, deixam o mundo de Abhassara e renascem no palácio de Brahma como companheiros daquele ser. E lá eles permanecem, feitos de mentalidade ... e assim eles permanecem por um longo tempo.
2.5. “Depois, bhikkhus, aquele ser que primeiro ali surgiu pensa: ‘Eu sou Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o Não-conquistado, Omnisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providência Divina, Pai de todos aqueles que são e serão. Esses seres foram criados por mim. Como assim? Porque eu primeiro pensei: “Oh, se pelo menos alguns outros seres aqui viessem!” Esse foi o meu desejo e assim esses seres foram aqui criados.’ E aqueles seres que ali renasceram também pensam: ‘Ele, amigos, é Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o Não-conquistado, Omnisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providência Divina, Pai de todos aqueles que são e serão. Como assim? Nós vimos que ele estava aqui primeiro e que nós surgimos depois dele.’
Brahmajala Sutta, DN. 1
Péssima análise a do vídeo e a sua. Juntos no erro. Desconhecedores das tradições de outras culturas e preconceituosos. Nada cristã a visão de vocês.
Tudo que aconteceu antes da vinda do Senhor Jesus, serviu para preparar a consciência dos homens para sua chegada.
Pensamento interessante!