@@dihogo.gamers Para de ser amargurado. parceiro. O cara falou 'próximo PC' o próximo pode ser daqui 10 anos. Ou pode ser amanhã e o cara pode ter grana, não é porque você é pobre que todo mundo tem que ser.
Cara, lembro lá na adolescência com meu PC e pensando, pq não poderia ser pra trás esses monte de cabos? era um sofrimento pra nós que mexemos com PC, isso com certeza é um sonho realizado
Para mais vídeos com o Fábio! Tu é uma junção de carisma e conhecimento! E está evoluindo sua capacidade de apresentação de conteúdo a cada vídeo. Longa vida ao projeto adrenaline.
Aguardando o dia em que eles vão padronizar e facilitar a instalação do audio do gabinete e os botões power e reset de maneira que uma "criança de 5 anos" possa fazer o trabalho. Tipo um conector USB 3.0 por exemplo.
Cara eu nunca acerto de primeira os cabos do gabinete, já vi pra vender alguns modelos que vem junto com uma peça "guia", que daí você coloca os cabos nessa peça e depois essa peça que conecta na placa-mãe, mas eu mesmo nunca cheguei a usar
Lembro de já ter visto esse conceito no ano passado e achei bem interessante! Mas além dos problemas que o Fábio trouxe, tem mais um que me preocupa e que acho vai interferir não só nos gabinetes futuros mas também nas fontes. Tipo, mesmo hoje em dia, gabinetes mais finos, alguns dos cabos da fonte dificultam o fechamento da tampa lateral do gabinete, e isso com as conexões acontecendo lá dentro do gabinete. Com esse tipo novo de placa, com as conexões atrás, imagina como ficaria, por exemplo, para fechar o gabinete tendo o conector de 24 pinos ali! O gabinete teria que ser muito largo pra ter um espaço imenso entre a placa mãe e o painel lateral pra poder acomodar essas conexões, e aí vem a questão das fontes. Se essas placas se popularizarem, acho que vai passar a ser mais comum de vermos fontes com conectores em "L", como já temos para cabos SATA, por exemplo. Aí acho que seria válido. Mas aí já é mais uma peça do computador que tem que ser fisicamente compatível com todas essas novas, e hoje em dia que já temos um padrão definido para essas coisas, me faz pensar em como chegaria essa tecnologia... Mas enfim, ainda é só um conceito, basicamente, mas que me deixou bem interessado!
Acredito que a parte dos conectores em "L" seja o mais prático de fato, mas pra não impactar tanto na produção em massa poderia ser feito através de um adaptador que as empresas poderiam incluir para essa demanda. Mas com tempo daria pra pensar em outras soluções
Quer dizer que será removida e substituida por uma tipo sata mesmo. Isso quer dizer que o cabo da fonte será mudada já que atualmente já tem essas entrada pra HD não vejo nenhuma dificuldade com tal mudança. As novas fabricados de fontes, placa mãe e gabinetes vira com tudo ( quando o projecto estiver ativado)
@@faloaverdade4620 sobre os cabo em L ja tem para sata, agora para conectores 4 a 8 pinos nunca vi, sobre o conector da placa mae aquele maior tem algumas fontes que e em L mais a maioria e tudo de colocar, acho que esse pino no propria placa mae deveria ser de lado ja, masi o conector em L e bem mais facil fabricar.
caso venha com conectores em éle vai facilitar ainda mais ,imagina tambem poder colocar fans na tampa lateral por causa do espaço extra, vai refrigerar ainda mais a placa mãe.
Ótimo vídeo! 35 anos é mais ou menos o tempo que estou nessa área também. Os primeiros computadores pessoais que mexi foram os (bem) antigos MSX/Amiga e nos sistemas DOS, comecei com os antigos XT's. 😂
Cara, que vídeo satisfatório. Muito legal mesmo. Meus parabéns! Acredito que nos próximos anos será assim mesmo, mais prático e fácil as instalações. 😁😉
Não é possível, a muitos anos atrás eu comentei isso com os amigos pq não colocar essas conexões na parte de trás kkkkkkk e agora vai ter ? Isso é muito espetacular
No Brasil não vai ser preciso comprar gabinete compatível, Seu Rogério da serralheria vai resolver isso pra nós com uma serra e alguns pingos de solda.
eu já faço isso. desde quando descobri estação smd, retrabalhom ar qunete. comoqueira chamar. desde 2016 com um 775. no caso dos conectores 8 e 24 pinos eu uso adaptador de 90 graus pra não bater na latado gabinete. os pinos de fans, rgb precisam só de um pequeno corte.fica show.
Eu sempre pensei dessa forma quando começaram a surgir os primeiros gabinetes feitos pra se "mostrar" o interior. Porque não colocar os conectores na parte de trás das placas? Isso lá em 2010, se bobear. Só em 2023 que o pessoal se tocou numa coisa óbvia? Antes tarde do que nunca, né!
Gostei muito deste projeto, a única coisa a mais que teremos que fazer é ter que retirar a tampa traseira, coisa, que acredito pouco as pessoas mexam. No meu gabinete, só mexi quando estava instalando tudo e para fazer o gerenciamento dos cabos.
Muito bom, até vou aguardar a inovação chegar com força no mercado pra fazer upgrade. O apresentador só disse sobre a disposição dos cabos e na aparência visual. Porém ficará muito melhor pra fazer limpeza do setup e não haverá retenção de fluxo de ar com os cabos na parte da frente... Ou seja, tudo mais limpo e frio...
Gosto de alguns cabos na frente também, principalmente com cabo custom sleeved, mas a idéia de colocar pra trás da MOBO é bem massa. Mas a mudança que eu queria ver mesmo é no conector de 24 pinos da placa mãe e no de 4+4 da CPU. Principalmente o da placa mãe, que quando tu vai tirar, parece que vai arrancar a solda junto 😅😅 Tinha que ter um outro padrão...
O recurso poderia se chamar CABLE REVERSE e se tornar sim padrão nas placas e gabinetes. Aí é só verificar se o gabinete tem o recurso pra conferir a compatibilidade. Show de notícia.
Acredito que o gabinete seja fácil de resolver, só padronizar um tamanho de corte, e aí ficaria meio que um buraco conde a placa mãe ficaria, e aí cada empresa fazia o "back plate" da sua placa com as furações necessárias e enviava junto com a placa mãe.
Eu projetei essa placa na minha cabeça a uns 3 anos atrás. Quanto ao watercooler pensei numa solução parecida. Um furo na placa mãe nas dimensões para passagem de duas mangueiras. Com ajuda de dois "cotovelos"ficaria tudo escondido. Claro que a bomba que fica em cima do processador teria que ter sua entrada e saída apontada para baixo na lateral do processador. O ruim deste método é que precisaria esgotar o fluido de arrefecimento toda vez que precisasse trocar de placa mãe ou sua retirada para limpa-la melhor.
@VENOM Sorte a dele então, não vai ter um processador que fica torrando em 100 graus e consumindo 100w a mais pra ter um desempenho menor que o concorrente kkkk.
Se forem fazer a adaptação no gabinete, poderiam criar um esquemático para imprimir e usar na furação do gabinete. Não fica difícil de fazer, só circular os locais de furação aonde ficam os conectores da placa mãe, ai imprime e coloca o papel no gabinete para furar. Daí disponibiliza o esquemático para download para quem também quiser fazer em casa.
Como diza a o velho ditado, "beleza não põe mesa". Será qua haverá uma unanimidade entre os fabricantes (principalmente de gabinetes) para alterar o atual padrão. Difícil.
Aleluia, agora sim, achei sensacional deveria colocar um USB tipo C para ligar a parte frontal do Gabinete na placa mãe e acabar com aquelas conexões também, (não sei se daria um tipo c) mas algo mais prático e rápido
Antes tarde que nunca, agora, isso não tem que ser exclusividade somente para placas high end, sim chegou tarde demais no mercado, se todas as fabricantes tivessem adotado essa ideia antes, seria muito dahora, visto que a gente só vai ter esse tipo de inovaçao em produtos atuais e que as gerações anteriores tem muita lenha pra queimar ainda, especificamente AM4, ainda mais se o usuário não for tão exigente e quiser economizar, mas ainda sim ter um setup organizado, espero que isso inspire novos modelos em todos os segmentos, tanto de entrada como os topo de linha que já é tendência começar por eles e que gabinetes também saibam otimizar ao máximo o que já fazem de melhor, esconder os cabos, mas de forma mais eficiente. Não tem nada melhor que ver os componentes sem nenhum fio à mostra e com certeza o air flow vai agradecer. To ansioso pra ver o que vem pela frente!
Eu tinha pensado num conceito diferente, visando lidar melhor com a temperatura, onde todos os componentes que aquecem estariam para um lado da placa e no outro lado estariam conectores de cabos e os componentes que não sofrem com aquecimento. Todo o ariflow estaria no lado quente, enquanto a parte fria ficaria isolada e por isso não sofreria acúmulo de pó.
Quantro a placa de video é muito simples, basta fazer um buraco na base do gabinete para passar os cabos e fazer uma "caixa" ao redor dos cabos para dar a impressão que é um suporte de placa. Ou até mesmo fazer um suporte de placa que ja tenha os conectores embutidos, bastando apenas adaptar o gabinete, talvez até com uma microretifica para abrir o buraco
Ótima novidade, até dá pra pensar por que não foi feito antes. Só quem já monteou um pc em um gabinete apertado sabe a imensa dificuldade que e conectar todos cabos pela frente da placa.
Não creio que vai ser grande problema, basta a placa-mãe vir com mais um espelho para essa nova região e os gabinetes virem com esse novo "buraco" para encaixar o novo espelho. Penso que é a forma mais fácil de evitar as incompatibilidades de encaixe.
pra esconder os cabos da placa de vídeo: suporte de placa de vídeo do tipo que esconde os cabos e a conexão da placa de vídeo ser feita em um conector com angulo de 90 graus, não resolve 100%, mas já ajuda a esconder. Acredito que a deepcool tenha um suporte que praticamente faz isso
Não é simples gerar um novo padrão assim. O comprimento da trilha aumenta, os layers da placa aumentam, tudo precisa de ser redesenhado para acontecer dessa forma. Um processo que pode encarecer e muito as placas por conta da engenharia.
Conceito tão simples e inovador que a gente até questiona como não pensaram/fizeram antes, deve ser assim que as pessoas se sentiram quando inventaram a roda
ótimo projeto ,pelo menos uma vez pensaram no técnico e na estética ,cara mexer nos cabos com wc e as vga do tamanho que estão é muito complicado ,desse jeito vai ficar top
Eu sempre pensei nisso, desde 1995, porque não colocavam logo a saída de todos esses cabos por traz? Sempre pensei que fosse por limitações tecnológicas, de tamanho e do projeto de trilhas das placas. Demoraram mais de 30 anos pra ter essa ideia simples ou pra conseguir aplica-la?
Esse tipo de mudança deveria ser feita há mt tempo. Por uma época alteraram sockets de CPU várias vezes seguidas e que trouxeram mts transtornos sem tanto benefício. Espero que isso pegue rápido! Outra mudança que pensei há mt tempo é que as VGAs tb já deviam vir com os chips na face oposta de modo a ficarem visíveis de cima para baixo.
Que conceito interessante. Tava pensando em fazer um upgrade de placa mãe e gabinete esse ano, mas agora vou esperar isso se popularizar mais para eu já comprar novo hardware com essa tecnologia
Essa das placas de vídeo seria interessante as fabricantes de placas-mãe colocarem um conector 12v 8 pinos por baixo da placa para cada dois barramentos PCI-E, mas o problema é o pessoal da PCI-SIG adaptar uma possível nova versão do PCI Express pra suportar altas correntes, já que algumas placas podem puxar dezenas de amperes, as fabricantes de placas de vídeo também teriam que adaptar todo o circuito para receber toda essa corrente direto via barramento.
Cara, eu e mais milhares de pessoas já pensamos nisso antes, principalmente quem gosta de trocar peças todos os anos e só agora, depois de décadas, os caras trazem isso. Eu tenho certeza que será o novo padrão. Vai melhorar visual, fluxo de ar e manutenção.
Bom eu acredito que ainda nao tera dificuldade para fazer isso No caso dos gabinetes e so uma atualização nas furaçoes, em questão da placa de video mantem o mesmo por que e um cabo simples e ja tem furação para ela Agora uma duvida e o cpu fan ele tera que continua a frente eu acho porque de um jeito o cabo vai aparecer
Placa de vídeo (claro que envolve todo um processo de engenharia) pode colocar o conector de energia na placa, seja só como se fosse um conector que "vare" a placa de um lado a outro ou como se fosse um extensor passando de um lado pro outro pra também conectar na parte de trás.
O Linus gravou um vídeo com a placa da gigabyte o projeto stealth a um tempo atrás, deu pra ter uma noção boa de como vai ficar esse tipo de organização.
Eu sempre pensei isso, por que não colocar os cabos atrás da placa mãe. Porém minha ideia seria colocar os conectores "deitados", pra não precisar fazer furações extras no gabinete. Os cabos já sairiam rentes à placa mãe, sem precisa fazer a curva.
Achei maravilhosa essa ideia, mas sinceramente bem demorada de se acontecer. Os caras tiveram a ideia de anos atrás fazer esses buracos pra vc passar os cabos lá por trás e sair somente o conector bem acima de onde precisa conectar mas não se deram o trabalho de pensar em botar os conectores justamente lá atrás. Outra coisa, pra quem tá preocupado em ter que dobrar os cabos mais grosso ali na parte de trás e consequentemente precisarem de mais espaço entre o espelho traseiro e a tampa do gabinete, é só a indústria se adaptar com novos conectores em L ou vc mesmo comprar um adaptador em L, que é facilmente encontrado. Usando esse tipo de conector vc não precisaria aumentar esse espaço traseiro, pois o único espaço necessário seria justamente a grossura dos cabos, coisa que hj em dia já é feito
Gostaria de contribuir com mais um aspecto, algo que acho importante, não foi mencionado, o fato de que os gabinetes tenham que ser mais largos, para comportar os conectores e a extensão dos cabos, repare na altura que o cabo de 24 pinos tem. Ou.... os cabos tbm terão que ter uma modificação?! Adaptadores? Novas fontes? Em todo caso, gosto dessa solução dos cabos para "trás".
Esse detalhe proporciona uma melhora significativa no fluxo de ar do gabinete, uma boa solução para os processadores que estão gerando mais calor para manter clocks altos. Se virar tendência será ótimo, mas se virar apenas um capricho, prepara o bolso.
Gabinete+ Esmerilhadeira= compatibilidade total 😎
Esmerilhadeira, lixa e tinta
Foi o que pensei kkkk
@@Junior-my1no kkkk
No meio do vídeo eu já tava olhando se dava pra cortar o meu hahaha
no caso se um gabinete de madeira.. será uma serra ticotico kkkkk
Fábio ta apresentando os vídeos muito bem, que apareca mais nos videos!!
Prefiro o calvo
@@rickbolado4672 o 'calvo' não trabalha todos os dias do ano
Ele fica no administrativo, só aparece esporadicamente.
@@eletrik3915 sim, e faz a maioria das materias no blog
@@rickbolado4672 gosto dos dois, apresentam de forma diferente
os dois mostrando o pc do sonho junto com o cassiano é brabo
Com toda certeza meu proximo projeto de PC será com esse modelos de Placa Mãe e gabinete!
Se tiver grana por que lancamento nao e barato.
@@dihogo.gamers Para de ser amargurado. parceiro. O cara falou 'próximo PC' o próximo pode ser daqui 10 anos. Ou pode ser amanhã e o cara pode ter grana, não é porque você é pobre que todo mundo tem que ser.
@@CayoCesar3g entao vai demorar. Huashuashuas.
@@dihogo.gamers inveja mata , cuidado
@@vamos_jogar8195 as vezes ele ta com dinheiro na mao ou ta pensando em 3 anos a frente. Pra que criticar ele por isso???
Não sei como já não fizeram isso kkk
Mano , eu pensei nisso já tem anos , os caras que estudaram pra estar lá não souberam até agora fazer isso kkk
Já fizeram, ano passado a gigabyte lançou o Project Stealth. Tem vídeo do linus montando e tudo. Que bom que parece estar virando tendência.
@@Renancnb estou torcendo pra vir mesmo , vai ficar muito top !!
Tem que segurar as coisas pra vender em DLC, bem
Tipo smart tv que não tem antena wifi
Cara, lembro lá na adolescência com meu PC e pensando, pq não poderia ser pra trás esses monte de cabos? era um sofrimento pra nós que mexemos com PC, isso com certeza é um sonho realizado
Para mais vídeos com o Fábio! Tu é uma junção de carisma e conhecimento! E está evoluindo sua capacidade de apresentação de conteúdo a cada vídeo. Longa vida ao projeto adrenaline.
Puxa saco
@@leonardofelipesilva2809 brasileiro sendo brasileiro kkkkk
Aguardando o dia em que eles vão padronizar e facilitar a instalação do audio do gabinete e os botões power e reset de maneira que uma "criança de 5 anos" possa fazer o trabalho. Tipo um conector USB 3.0 por exemplo.
Cara eu nunca acerto de primeira os cabos do gabinete, já vi pra vender alguns modelos que vem junto com uma peça "guia", que daí você coloca os cabos nessa peça e depois essa peça que conecta na placa-mãe, mas eu mesmo nunca cheguei a usar
@@joaosena284 acho que vai por pessoa viu kkk, eu só fiz uma vez e até hoje faço
Lembro de já ter visto esse conceito no ano passado e achei bem interessante! Mas além dos problemas que o Fábio trouxe, tem mais um que me preocupa e que acho vai interferir não só nos gabinetes futuros mas também nas fontes. Tipo, mesmo hoje em dia, gabinetes mais finos, alguns dos cabos da fonte dificultam o fechamento da tampa lateral do gabinete, e isso com as conexões acontecendo lá dentro do gabinete. Com esse tipo novo de placa, com as conexões atrás, imagina como ficaria, por exemplo, para fechar o gabinete tendo o conector de 24 pinos ali! O gabinete teria que ser muito largo pra ter um espaço imenso entre a placa mãe e o painel lateral pra poder acomodar essas conexões, e aí vem a questão das fontes. Se essas placas se popularizarem, acho que vai passar a ser mais comum de vermos fontes com conectores em "L", como já temos para cabos SATA, por exemplo. Aí acho que seria válido. Mas aí já é mais uma peça do computador que tem que ser fisicamente compatível com todas essas novas, e hoje em dia que já temos um padrão definido para essas coisas, me faz pensar em como chegaria essa tecnologia... Mas enfim, ainda é só um conceito, basicamente, mas que me deixou bem interessado!
Acredito que a parte dos conectores em "L" seja o mais prático de fato, mas pra não impactar tanto na produção em massa poderia ser feito através de um adaptador que as empresas poderiam incluir para essa demanda. Mas com tempo daria pra pensar em outras soluções
Quer dizer que será removida e substituida por uma tipo sata mesmo. Isso quer dizer que o cabo da fonte será mudada já que atualmente já tem essas entrada pra HD não vejo nenhuma dificuldade com tal mudança. As novas fabricados de fontes, placa mãe e gabinetes vira com tudo ( quando o projecto estiver ativado)
só colocar aquele conector L que o cabo vai ficar reto sem aquela curva, ai vai fechar numa boa a parte de trás.
@@faloaverdade4620 sobre os cabo em L ja tem para sata, agora para conectores 4 a 8 pinos nunca vi, sobre o conector da placa mae aquele maior tem algumas fontes que e em L mais a maioria e tudo de colocar, acho que esse pino no propria placa mae deveria ser de lado ja, masi o conector em L e bem mais facil fabricar.
@@brunomorrison2008 tem sim man tava olhando no ali esses dias pra comprar, nem são mto caras, tinha pra 8 pinos e pra 24 da placa mãe
caso venha com conectores em éle vai facilitar ainda mais ,imagina tambem poder colocar fans na tampa lateral por causa do espaço extra, vai refrigerar ainda mais a placa mãe.
Pra mim montar um setup e fazer o cable management é uma terapia, mas é muito bacana o conceito. Não sei como não fizeram isso antes...
Grande Fábio, o 01 do adrenalina, humilde e sabe muito sobre PCs, bom te ver! 🖤🖤
Ótimo vídeo! 35 anos é mais ou menos o tempo que estou nessa área também. Os primeiros computadores pessoais que mexi foram os (bem) antigos MSX/Amiga e nos sistemas DOS, comecei com os antigos XT's. 😂
Você é ninja..! Curto muito quando você apresenta os vídeos. Abraço!
Rapaz a qualidade de apresentação tá num nível excelente!
Fabio deveria aparecer mais nos vídeos, o cara é gente boa demais!!!
Ótima notícia! E por mais vídeos com o Fábio! Sensacional! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Cara, que vídeo satisfatório. Muito legal mesmo.
Meus parabéns!
Acredito que nos próximos anos será assim mesmo, mais prático e fácil as instalações. 😁😉
Ótimo vídeo amigo e parabéns pelos inscritos 🎉🎉🎉
Não é possível, a muitos anos atrás eu comentei isso com os amigos pq não colocar essas conexões na parte de trás kkkkkkk e agora vai ter ? Isso é muito espetacular
Faz um tempo que monto pc, estou ansioso pra montar um pc com essa nova mudança!!
No Brasil não vai ser preciso comprar gabinete compatível, Seu Rogério da serralheria vai resolver isso pra nós com uma serra e alguns pingos de solda.
Tá aí uma verdade kkkk
eu já faço isso. desde quando descobri estação smd, retrabalhom ar qunete. comoqueira chamar. desde 2016 com um 775.
no caso dos conectores 8 e 24 pinos eu uso adaptador de 90 graus pra não bater na latado gabinete. os pinos de fans, rgb precisam só de um pequeno corte.fica show.
Vai ser excelente isso! Ainda mais pra quem tem gabinete "pequeno".
Eu sempre pensei dessa forma quando começaram a surgir os primeiros gabinetes feitos pra se "mostrar" o interior. Porque não colocar os conectores na parte de trás das placas? Isso lá em 2010, se bobear. Só em 2023 que o pessoal se tocou numa coisa óbvia? Antes tarde do que nunca, né!
Fábio é incrível, admiro muito ele! 🖖
A ideia é promissora. Espero que esse sonho c concretize, e as impresas adotem essas medidas!
Muito interessante como a parte estética do hardware se tornou protagonista em menos de 15 anos
Mestre Fábio! Eu também achei revolucionário essa mudança. Vai facilitar muito a vida. Abraços.
Cara isso é sensacional pra quem monta pc, e vai ficar muito mais fácil montar o pc, realmente uma mudança funcional
Gostei muito deste projeto, a única coisa a mais que teremos que fazer é ter que retirar a tampa traseira, coisa, que acredito pouco as pessoas mexam.
No meu gabinete, só mexi quando estava instalando tudo e para fazer o gerenciamento dos cabos.
Esses dias mesmo estava pensando o porque não existia placas com conectores na parte de trás e agora vejo esse vídeo, vai ficar muito fácil
Pô, boa surpresa o Fabião apresentando, esses drops de opinião dele são bem legais ao longo do vídeo, me lembrou muito o LinusTT.
Muito bom, até vou aguardar a inovação chegar com força no mercado pra fazer upgrade.
O apresentador só disse sobre a disposição dos cabos e na aparência visual. Porém ficará muito melhor pra fazer limpeza do setup e não haverá retenção de fluxo de ar com os cabos na parte da frente... Ou seja, tudo mais limpo e frio...
Sim. A parte de instalação é otimizada. Tem que mexerem no desing do gabinete mesmo. Tá aí! um bom avanço na montagem de hardware 🖥️.
Já paguei a retifica elétrica para cortar o gabinete...
Espero muito que esse esquema se estabeleça!
Gosto de alguns cabos na frente também, principalmente com cabo custom sleeved, mas a idéia de colocar pra trás da MOBO é bem massa. Mas a mudança que eu queria ver mesmo é no conector de 24 pinos da placa mãe e no de 4+4 da CPU. Principalmente o da placa mãe, que quando tu vai tirar, parece que vai arrancar a solda junto 😅😅 Tinha que ter um outro padrão...
Eu gosto muito dos vídeos com o Fábio, parece que a gente tá trocando uma ideia mt boa e casual
Apresentação impecável!! 👏👏👏
nunca tinha visto esse apresentador aqui no adrena, mto legal achei o cara top demais
O recurso poderia se chamar CABLE REVERSE e se tornar sim padrão nas placas e gabinetes. Aí é só verificar se o gabinete tem o recurso pra conferir a compatibilidade. Show de notícia.
Acredito que o gabinete seja fácil de resolver, só padronizar um tamanho de corte, e aí ficaria meio que um buraco conde a placa mãe ficaria, e aí cada empresa fazia o "back plate" da sua placa com as furações necessárias e enviava junto com a placa mãe.
Eu projetei essa placa na minha cabeça a uns 3 anos atrás. Quanto ao watercooler pensei numa solução parecida. Um furo na placa mãe nas dimensões para passagem de duas mangueiras. Com ajuda de dois "cotovelos"ficaria tudo escondido. Claro que a bomba que fica em cima do processador teria que ter sua entrada e saída apontada para baixo na lateral do processador. O ruim deste método é que precisaria esgotar o fluido de arrefecimento toda vez que precisasse trocar de placa mãe ou sua retirada para limpa-la melhor.
Muito legal , acho que até dá pra evoluir e ter um gabinete com todos os componentes de energia , onde você somente conecta a placa mão no gabinete.
Mas é sim uma notável evolução já montei muitos computadores também hoje vejo tudo muito facilitado excelente!
Meu próximo PC AM5 vai ser assim, daqui 5-7 anos kkkk
true kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@VENOM *IntelBoy* detectado
@VENOM Sorte a dele então, não vai ter um processador que fica torrando em 100 graus e consumindo 100w a mais pra ter um desempenho menor que o concorrente kkkk.
@VENOM Pelo menos leu tudo então, já ta bom.
Se forem fazer a adaptação no gabinete, poderiam criar um esquemático para imprimir e usar na furação do gabinete. Não fica difícil de fazer, só circular os locais de furação aonde ficam os conectores da placa mãe, ai imprime e coloca o papel no gabinete para furar.
Daí disponibiliza o esquemático para download para quem também quiser fazer em casa.
e sem contar que vai melhorar e muito a ventilacao dentro do cabinete, tornando mais aceitavel.
A gigabyte ano passado já tinha feito isso. Incluse a placa de vídeo com conexão do outro lado, muito top!
Como diza a o velho ditado, "beleza não põe mesa". Será qua haverá uma unanimidade entre os fabricantes (principalmente de gabinetes) para alterar o atual padrão. Difícil.
Bom que quando é review de placa mae, ja sei que o Fabiokkkkkkkk mt bom 👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽
Aleluia, agora sim, achei sensacional deveria colocar um USB tipo C para ligar a parte frontal do Gabinete na placa mãe e acabar com aquelas conexões também, (não sei se daria um tipo c) mas algo mais prático e rápido
Finalmente alguma mudança nessa área buscando facilitar a montagem e deixando o design melhor.
Antes tarde que nunca, agora, isso não tem que ser exclusividade somente para placas high end, sim chegou tarde demais no mercado, se todas as fabricantes tivessem adotado essa ideia antes, seria muito dahora, visto que a gente só vai ter esse tipo de inovaçao em produtos atuais e que as gerações anteriores tem muita lenha pra queimar ainda, especificamente AM4, ainda mais se o usuário não for tão exigente e quiser economizar, mas ainda sim ter um setup organizado, espero que isso inspire novos modelos em todos os segmentos, tanto de entrada como os topo de linha que já é tendência começar por eles e que gabinetes também saibam otimizar ao máximo o que já fazem de melhor, esconder os cabos, mas de forma mais eficiente. Não tem nada melhor que ver os componentes sem nenhum fio à mostra e com certeza o air flow vai agradecer.
To ansioso pra ver o que vem pela frente!
já tem alguns anos que vi este conceito e desde então to no aguardo da chegada disso.
Asus sempre top. tudo que eu tive da Asus sempre durou bastante.
Vai melhorar muito na circulação de ar dentro do case, onde terá menos obstáculo pro ar passar.
Legal o Fábio fazendo vídeos novamente.
que essa mudança venha mesmo, todos nos sabemos que ate demorou muito !!! mais será bem legal mesmo montar essas novas maquinas !
Eu tinha pensado num conceito diferente, visando lidar melhor com a temperatura, onde todos os componentes que aquecem estariam para um lado da placa e no outro lado estariam conectores de cabos e os componentes que não sofrem com aquecimento. Todo o ariflow estaria no lado quente, enquanto a parte fria ficaria isolada e por isso não sofreria acúmulo de pó.
Ideia (óbvia mas...) genial! Pq não deixar os cabos de um lado e os mecanismos de outro?! Excelente ideia.
Quantro a placa de video é muito simples, basta fazer um buraco na base do gabinete para passar os cabos e fazer uma "caixa" ao redor dos cabos para dar a impressão que é um suporte de placa. Ou até mesmo fazer um suporte de placa que ja tenha os conectores embutidos, bastando apenas adaptar o gabinete, talvez até com uma microretifica para abrir o buraco
Qualidade! Adrenaline sempre referência trazendo novidades do mundo tecnológico
Vai facilitar um pouco ainda mais para mim que sou bem ruim de montar PC e organizar cabos.
Ótima novidade, até dá pra pensar por que não foi feito antes. Só quem já monteou um pc em um gabinete apertado sabe a imensa dificuldade que e conectar todos cabos pela frente da placa.
Fabio, precisamos de um tutorial de micro retifica para essa placa mãe.
Cadê nosso careca?
Boa apresentação Fábio vulgo BOSS
Caraca!!! Puta ideia simples e como ninguém nunca pensou nisso???????
Ous, Ana em Friburgo fugindo do calor no Rio ...ainda estou sem áudio...
Não creio que vai ser grande problema, basta a placa-mãe vir com mais um espelho para essa nova região e os gabinetes virem com esse novo "buraco" para encaixar o novo espelho. Penso que é a forma mais fácil de evitar as incompatibilidades de encaixe.
Muito boa apresentação da novidade Fabio, além do conhecimento absurdo um carisma fora de série.
pra esconder os cabos da placa de vídeo:
suporte de placa de vídeo do tipo que esconde os cabos e a conexão da placa de vídeo ser feita em um conector com angulo de 90 graus, não resolve 100%, mas já ajuda a esconder.
Acredito que a deepcool tenha um suporte que praticamente faz isso
Não é simples gerar um novo padrão assim. O comprimento da trilha aumenta, os layers da placa aumentam, tudo precisa de ser redesenhado para acontecer dessa forma. Um processo que pode encarecer e muito as placas por conta da engenharia.
Conceito tão simples e inovador que a gente até questiona como não pensaram/fizeram antes, deve ser assim que as pessoas se sentiram quando inventaram a roda
ótimo projeto ,pelo menos uma vez pensaram no técnico e na estética ,cara mexer nos cabos com wc e as vga do tamanho que estão é muito complicado ,desse jeito vai ficar top
Eu sempre pensei nisso, desde 1995, porque não colocavam logo a saída de todos esses cabos por traz? Sempre pensei que fosse por limitações tecnológicas, de tamanho e do projeto de trilhas das placas. Demoraram mais de 30 anos pra ter essa ideia simples ou pra conseguir aplica-la?
Eu já tive essa ideia quando, mas novo e achava algo óbvio, mas no final acabei pensando "se ainda não fizeram é porquê não é tão fácil assim..."
Até que enfim, muito tempo que já deveria ser assim.
Esse tipo de mudança deveria ser feita há mt tempo. Por uma época alteraram sockets de CPU várias vezes seguidas e que trouxeram mts transtornos sem tanto benefício. Espero que isso pegue rápido! Outra mudança que pensei há mt tempo é que as VGAs tb já deviam vir com os chips na face oposta de modo a ficarem visíveis de cima para baixo.
Que conceito interessante. Tava pensando em fazer um upgrade de placa mãe e gabinete esse ano, mas agora vou esperar isso se popularizar mais para eu já comprar novo hardware com essa tecnologia
Essa das placas de vídeo seria interessante as fabricantes de placas-mãe colocarem um conector 12v 8 pinos por baixo da placa para cada dois barramentos PCI-E, mas o problema é o pessoal da PCI-SIG adaptar uma possível nova versão do PCI Express pra suportar altas correntes, já que algumas placas podem puxar dezenas de amperes, as fabricantes de placas de vídeo também teriam que adaptar todo o circuito para receber toda essa corrente direto via barramento.
top, mas um que avanço gostaria de ver é todos os cases, especialmente os baratinhos, vindo com entrada usbc
Cara, eu e mais milhares de pessoas já pensamos nisso antes, principalmente quem gosta de trocar peças todos os anos e só agora, depois de décadas, os caras trazem isso. Eu tenho certeza que será o novo padrão. Vai melhorar visual, fluxo de ar e manutenção.
Bom eu acredito que ainda nao tera dificuldade para fazer isso
No caso dos gabinetes e so uma atualização nas furaçoes, em questão da placa de video mantem o mesmo por que e um cabo simples e ja tem furação para ela
Agora uma duvida e o cpu fan ele tera que continua a frente eu acho porque de um jeito o cabo vai aparecer
Que bacana! as empresas de gabinetes que vao ter que se coçar para mudar!
Placa de vídeo (claro que envolve todo um processo de engenharia) pode colocar o conector de energia na placa, seja só como se fosse um conector que "vare" a placa de um lado a outro ou como se fosse um extensor passando de um lado pro outro pra também conectar na parte de trás.
O Linus gravou um vídeo com a placa da gigabyte o projeto stealth a um tempo atrás, deu pra ter uma noção boa de como vai ficar esse tipo de organização.
Eu sempre pensei isso, por que não colocar os cabos atrás da placa mãe. Porém minha ideia seria colocar os conectores "deitados", pra não precisar fazer furações extras no gabinete. Os cabos já sairiam rentes à placa mãe, sem precisa fazer a curva.
Muito bom, parabéns pela informação. Aguardando essa mudança.
Finalmente!! junto com a nova fonte da Corsair que os cabos saem pela lateral vai ficar top! 100% amigos do cable management
ótima apresentação
A EVGA faz algo parecido a um bom tempo, mas ninguém fala nada. Inclusive com conexão pra alimentação extra nas PCIe.
Sempre pensei nisso, a parte estética e organizacional fica muito boa.
Ufa até que enfim apareceu alguém sensato agora sim 😊😊😊😊 parabéns pelo vídeo ótimo
Eu acho maravilhoso, só quem mexe com informática desde fontes AT sabe como cabos são complicados kk
Achei maravilhosa essa ideia, mas sinceramente bem demorada de se acontecer. Os caras tiveram a ideia de anos atrás fazer esses buracos pra vc passar os cabos lá por trás e sair somente o conector bem acima de onde precisa conectar mas não se deram o trabalho de pensar em botar os conectores justamente lá atrás.
Outra coisa, pra quem tá preocupado em ter que dobrar os cabos mais grosso ali na parte de trás e consequentemente precisarem de mais espaço entre o espelho traseiro e a tampa do gabinete, é só a indústria se adaptar com novos conectores em L ou vc mesmo comprar um adaptador em L, que é facilmente encontrado. Usando esse tipo de conector vc não precisaria aumentar esse espaço traseiro, pois o único espaço necessário seria justamente a grossura dos cabos, coisa que hj em dia já é feito
grande craque Neto, não sabia q entendia de computadores tbm.
top demais, vou nem trocar a gabinete kkkk, ja vou esperar.
Gostaria de contribuir com mais um aspecto, algo que acho importante, não foi mencionado, o fato de que os gabinetes tenham que ser mais largos, para comportar os conectores e a extensão dos cabos, repare na altura que o cabo de 24 pinos tem. Ou.... os cabos tbm terão que ter uma modificação?! Adaptadores? Novas fontes? Em todo caso, gosto dessa solução dos cabos para "trás".
Esse detalhe proporciona uma melhora significativa no fluxo de ar do gabinete, uma boa solução para os processadores que estão gerando mais calor para manter clocks altos. Se virar tendência será ótimo, mas se virar apenas um capricho, prepara o bolso.
Acho que essa novidade que a propósito é muito bacana, vai extinguir os mods de cabos sleeve