EXPEDIÇÃO ILHA DA MEXIANA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • Três dias (03, 04 e 05/05/18) de expedição para a Ilha Mexiana, na contra costa do Marajó e 358 Mn navegadas. Tinha tudo para dar errado e acabou dando tudo certo: vejam só, o porque - 19 moto aquáticas + 1 jet boat, de dois fabricantes diferentes; pilotos com 21 personalidades distintas; trajeto projetado para 170 milhas náuticas, a ser percorrido (ida) em 6 ou 7 horas, com dois abastecimentos durante o percurso. Em termos práticos, o planejamento não deu certo: diversos atrasos, o primeiro, por um encalhe na entrada do Rio Arari de um Jet Boat + uma Moto D'água do grupo do Carlos, e, depois, no primeiro e no segundo reabastecimento, seguido da ultrapassagem do Lago Arari para o canal tartarugas, pois a vegetação interrompeu o canal, dificultando a transposição, e, mais ainda, o reparo na turbina de um dos Jets fizeram com que perdêssemos a maré, prevista para a ultrapassagem da ilha Ganhoão, na preamar, daí resultando um encalhe que nos obrigou a voltar um pouco, para contornar a ilha do Bode. Com esse atraso, acabamos por chegar ao Resort da Mexiana 12 horas depois da partida. De qualquer modo, a acolhida por parte da equipe do Carlos Rebelo, chefiado pela competente Roseli (Gerente do Resort), compensou tudo o que passamos para chegar até lá.
    A volta, prejudicada pela baixa-mar, nos obrigou a fazer um percurso por fora das ilhas que ponteiam a contra costa do Marajó, entre o Tartarugas e o Ganhoão. Enquanto reunimos para escolher o melhor caminho, ficamos, por algum tempo, em cima de um monstruoso banco de areia, distante umas 3 milhas náuticas da costa, com água na cintura, inacreditável, porém verdadeiro! Para facilitar, no regresso, os abastecimentos foram feitos em separado, cada um escolhendo o seu local. O do Comandante Aluisio Meira, junto com o do Renato Moraes, foi realizado no meio do Canal Tartarugas, atracados em um barco que, saindo de Abaetetuba, iria comprar açaí, lá para as bandas da Ilha Ganhoão, e estava encalhado, aguardando a maré encher. Nessa ocasião, uma inesperada surpresa. O dono do barco encalhado, avisou que uma pororoca se aproximava e indicou a direção de onde ela vinha. Linda, linda ! Graças a Deus, pequena, tanto que passou pelo barco, suavemente, sem nenhum problema, mostrando sua pequena força, na marola que fez, rolando nas margens do Canal. Infelizmente não foi filmada, nem, tampouco fotografada.
    Apenas o último abastecimento foi coletivo, na fazenda do Bruno, no Rio Arari. Os grupos voltaram a se encontrar em Cotijuba. De lá, o grupo do Leonel rumou para o Espaço Náutico, no Rio Guamá, e os ESKIZITOS, com o Grupo do Carlos Rebelo, para o Rio Ariri ou Laranjeira, no Tenoné/Maguari. Apesar dos imprevistos valeu a aventura, conhecemos novos amigos, novos caminhos, novas paisagens. Agradecemos ao Carlos Rebelo a oportunidade que nos deu. Três grupos participantes: (01) FLOTILHA DOS ESKIZITOS: Aluisio Meira, Alrilan Mesquita, Claudio Pingarilho, Edmilson N Santos, Nader Morhy, Rodrigo Rodrigo Simoes, Rodolfo Meira, Renato Moraes, José Luis Pingarilho Zeca - (02) DIRECT JET: Leonel Pinho, Yyp Marcelo Pinho, Sandro Ritter, Cristiano Cristiano Daibes, Eron Carmo, Thiago Bogea - (03) CARLOS REBELO: Além do próprio Rebelo, Carlos Rebelo Jr, Marcos Caetano, José Antônio, Lauro Casa Grande e Murilo Araújo

Комментарии • 7

  • @edmsong7565
    @edmsong7565 3 года назад

    Mexina lugar muito lindo

  • @hguimaraes6797
    @hguimaraes6797 Год назад

    Massa, obrigado pelo vídeo.

  • @nonatoalmeida4319
    @nonatoalmeida4319 3 года назад

    É muito lindo esse lugar.

  • @TheHuriah1
    @TheHuriah1 5 лет назад +2

    Muito legal esse passeio, pena não terem feito imagens aéreas na travessia rumo a Belém.

    • @FlotilhadosEskizitos
      @FlotilhadosEskizitos  5 лет назад +3

      Sergio, obrigado pelo seu comentário. As imagens aéreas, na travessia da Baia do Marajó, seria muito difícil, em virtude das águas serem muito agitadas. É uma travessia perigosa e temos que estar atentos com a segurança de todos e isso só seria possível se pegássemos um mar de almirante (muito difícil) ou se tivéssemos uma grande Lancha de apoio. Valeu!

  • @mariasampaio7594
    @mariasampaio7594 4 года назад +1

    Lindo lugar! ! !

  • @esdrassantos9199
    @esdrassantos9199 4 года назад

    Muito legal gostei do vídeo e quem sabe futuramente participar de uma aventura dessa muito legal gostei forte abraço a Murilo dr Carlos e Carlos jr 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼