Jones no Início da semana: “gente vou dar uma diminuída dos videos, compreensão 🙏”Jones no Fim de semana: “RECEBA, queria vídeo? Então tome, achou que eu estava brincando? Tomeee!” 🙌
Depois de 10 dias assistindo nos intervalos do trabalho, chego a conclusão que valeu cada segundo! Jones, você explicou profundamente o que eu não compreendi com o video anterior e, de quebra, ainda trouxe uma reflexão profunda sobre o que é academicismo e o que não é. Obrigado!
Estou tão feliz que você lançou um vídeo resposta pormenorizado. Eu comentei no video do Bira que em apenas 5 minutos ele tinha metralhado diversos conceitos, misturando muitos deles de forma incorreta, e para desmentir isso meu comentário teria que virar um livro e estava esperançosa que algum criador de conteúdo fizesse isso. Então, muito obrigada!
Sra Bira conseguiu o que queria com os vídeos, desabafou de qualquer jeito pra incomodar as pessoas. Agora é esperar que ela absorva as críticas de uma maneira construtiva. Jones, sua explicação de academicismo simplesmente mudou minha visão de mundo, obrigado.
Não acredito que o bira deva estar vendo essas críticas para melhorar sua visão, espero estar errado. Assim como Jones, acho que ele tem um potencial incrível e com sua didática e forma de fazer vídeo poderia crescer e ter mais de 1M como a Rita Mas "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" ele precisa ser mais responsável com a visibilidade que possue
A Bira fez todo um "marketing" no twitter antes de lançar os vídeos. Não seja inocente. Esses vídeos não são só um desabafo. Desabafo a gente faz na mesa de bar ou com o terapeuta. Bira quer influenciar no discurso político.
Na faculdade de ciências sociais um prof meu costumava falar sempre o quanto é preferível vc n saber exatamente nada sobre um assunto do que saber apenas a metade (sendo o total tese, antítese e síntese), é um caso mt comum no meio acadêmico e me parece ser o caso da Sra Bira
Pois pode perder a esperança. Já teve deboche e todos seguidores no Twitter respondendo na vibe “o bofe está obcecado por você querida”, pouco ou quase nada além disso.
@@jorleyandrade4938 sabe que essa é um tipo de pergunta que me faço frequentemente? Por eu não ter formação nessas áreas, se não deveria parar de me informar pelas redes. Meu instinto me faz reconhecer com 5 minutos de vídeo que o Jones é um informador político mais completo de qualquer outro, por exemplo minha tinha parado para refletir que ele quando introduz um conceito ou uma categoria os explica e cita autores e onde conferir, mas como ele importa o discurso é o único que consigo acompanhar (e o Humberto Matos dos "velhos tempos" tbm, pra ser sincero). Mas, mesmo assim, sei que para ter uma visão completa deveria começar uma faculdade de história, sociologia, etc.
isso me pegou bastante. tem coisas que só tem no twitter. se perguntar no cotidiano ao vivo pra um trabalhador metafórico 😂 é bem provável que não vai nem saber do que se trata.
@@tortadebacaxi DEMAIS, tem coisa que só os cronicamente online la entende. se usar isso de base vai falar que o brasileiro deixa gay passivo esperando na chuva, que da golpe com ong de marmita "alimentando necessidades"...enfim..a lista e infinita 😂
Como se o brasileiro pensasse muito diferente dos trechos que ela trouxe do Twitter... kkkkkkkkkkkkk A realidade é até pior. Ou você acha que o Bolsonaro bateu cerca de 48% dos votos na última eleição porque o brasileiro é um ser iluminado? Tem gente na Esquerda querendo até "cancelar" a Bira pelo que ela diz. Imagina se esse povo tem jogo de cintura pra conversar e chegar num consenso com a maioria do brasileiro pobre/médio que frequenta igreja católica e evangélica, cuja consciência atualmente é formada pela TV, por coach e pastor.
Acho extremamente triste quando alguém diz que não há o que se possa fazer e encerra com a solução "seja feliz vuvendo a sua vida". Essa sentença resume todo o individualismo neoliberal de quem julga ser possível viver feliz vendo alguém ao seu lado morrer de fome. Eu não consigo.
exato! morro de medo de perder de vez a esperança na humanidade, viver dia após dia tendo dois olhos e ouvidos já é uma angústia, aí vem um desquerido e faz vídeos desse tipo, claramente projetando as próprias dores em tudo, enquanto milhares de militantes sem notoriedade se matam na mídia e na política pra tentar trazer mudanças coletivas e palpáveis... desserviço demais, chega a ser revoltante tamanho comodismo com tanta formação. nossa dor deve ser sempre combustível, senão vira amargura!
Jonão, mais uma vez, obrigada pelo seu trabalho. Obrigada pelo seu tempo, obrigada pela sua paciencia e pelo tempo da sua vida que você se dedica à isso, de verdade, obrigada por existir E obrigada Maxuel ou Maxwell por ser um grande profissional também, canal de joninho com absoluta certeza é completinho como é também por conta do seu trampo
eu cheguei a pensar que alguns pontos do bira estavam certos, mas aí percebi que a realidade era que eu estava sendo completamente ignorante e criando ideias baseadas em meu pouco estudo.
Mas alguns pontos geralmente estão certos mesmo, Jones até comentou sobre isso em um dos vídeos anteriores, é uma ferramenta comunicativa incluir verdades no meio do discurso. Até por isso é tão convincente e perigoso.
Mas aí está o ponto da srta Bira, eu com nenhum estudo nessas áreas consigo compreender melhor ela do que o que o Jones fala, simplesmente pq a comunicação dela é mais fácil e mais simples e olhe que eu eu tenho nível superior ( ADS ) imagina pra o resto da população e muito do que ele falou é o que sinto e vejo no dia a dia !
@@escorbbuto em contra partida a direita domina o cenário popular justamente por saber falar o simples! E sinceramente acreditar que a população irá se politizar ou entender o que é dito com debate, teoria política e etc é ledo engano! Ou tenta atrair as pessoas pelo discurso mais simples ou eles vão continuar caminhando para a direita mais e mais ! Esquerda identitária já fudeu com parte do povo mais " simples" que era canhoto e a agora a direita já tá tomando esse lugar, quer um dado concreto? O PT só ganhou no nordeste por conta da política econômica do Bolsonaro que assolou os mais pobres e por muitos discursos dele, se ele fosse inteligente e ficasse calado ele ganharia a presidência! Pra você ver o quão distância politicamente e ideologicamente a esquerda está do povo !
Você não poderia ter mudado de opnião tão rapido, nada nesse video deveria mudar a opnião de alguem, sua opnião deveria ter mais reportório para ter a resposta para essas questões.
Ainda não vi o vídeo todo, afinal são 2h 😅! Mas uma coisa que o Jones faz, e que eu curto muito, e por isso eu sigo o canal, é trazer e explicar conceitos, citando referencias, para debater temas super contemporâneos, e faz isso muito bem! Muito didático!
a galera confunde carteirada acadêmica com academicismo. a comunicação revolucionária, a meu ver, precisa ser didática também. eu não teria me entendido de esquerda e, posteriormente, socialista se não fossem por essas aulas que você e outras pessoas dão de graça nessas redes, principalmente pelas referências de leituras, de artigos a livros, que vocês compartilham e ajudam a gente a aperfeiçoar o pensamento crítico. 99% dos autores que vocês citam, eu nunca tinha ouvido falar. obrigada de verdade! muito importante esse trabalho.
Se tem uma coisa que vc vai descobrir no meio acadêmico brasileiro, se é que já não descobriu, é que essa esquerda liberal pequeno-burguesa que infesta as universidades tá sempre falando de viva a ciência, viva o SUS e uns papos pós-modernistas identitários sem pé nem cabeça, e estão sempre pagando de elite intelectual, mas não leem nada, não tem embasamento teórico e tem PAVOR de quem realmente enfia as caras nos livros. No Brasil vc tem certas coisas bizarras, como estudantes de Letras e Linguística que não gostam de ler, e não leem nem literatura, quanto mais teoria.
camarada, que video FODA. por isso q sou marxista leninista. o cuidado com o argumento completo, o materialismo histórico dialético, expondo as referências, a nuance, é realmente um negócio diferenciado. obrigada ❤🔥
Lendo os comentários, vejo que tem muita gente que se dói com críticas ao seu influencer de estimação e pouco se importa com os argumentos da discussão. Falta maturidade e humildade, ehim pessoal! 🤨
Na verde sim! Ele da uma série de explicações do porque é maléfico ao expectador realizar um debate que trás diversos conceitos complexos e pouco acessíveis a grande maioria dos trabalhadores, inclusive explicando o que é ser "academicista" que tanto criticam ele. Não há como concordar ou discordar verdadeiramente de algo que você não conhece, então sugiro até rever o vídeo que ele recomenda "Você está sendo enganado e gosta disso". @@AlissonJonathan-y6z
Com todo respeito ao Srta Bira, mas basta um rolê nos comentários de vídeos de comunas e ver que em quase todos aparecem comentários do tipo: "Eu era ancap", "eu era liberal", eu era conservador" etc. Só isso já desmonta toda a base do argumento dele que é baseado num determinismo psicológico onde não há espaço pra disputa de mentes pois é como se fosse uma questão de tipos de perfis psicológicos naturais e imutáveis, e não de luta de classes como sempre foi. Fiquei com a sensação de que no fim das contas o vídeo pode ser resumido em "a ideologia dominante de cada época é a ideologia da classe dominante".
2018 eu era liberal fodido e foi uns gringos que me trouxeram pra esquerda (principalmente second thought). Só virei radical graças ao Ian, e continuo aprendendo com o tempo (inclusive discordando do proprio Ian em muita coisa rs). A esquerda cresce, por mais que o efeito nao seja imediato e venha em ondas. Mas a esquerda cresce.
Vídeo sensacional. Você se torna dia após dia uma referência indispensável na construção da revolução brasileira e do pensamento crítico proletário. O Bira, como você bem apontou, confunde propositalmente identitarismo com lutas anti-opressão, abordando não só esse, como outros conceitos, de forma vazia e obsoleta. Talvez não intencionalmente, talvez não orgulhosamente, o Bira acabou por reunir um público de pessoas reacionárias, sectárias e derrotistas alinhadas às crescentes correntes da assim chamada Quinta Coluna. Propõe um debate pobre e confuso, desonesto e pouco ou nada referenciado, acerca das lutas anti opressão e das contradições existentes no seio do sistema de produção e, consequentemente, no seio da classe trabalhadora. Que bom que temos você, com essa plataforma de influência, que dá luz ao debate e põe os “pinguinhos” nos “i’s”. Tamo junto, camarada.
Assisti os duas horas e meia inteiras desse filme aula do professor! Oscar 2024 pra esse filme didático, pedagógico, honesto, crítico e sem qualquer tipo de elitismo ou academicismo! Parabéns ao professor mais uma vez!
Finalmente terminei. Apesar do vídeo ser gigantesco, valeu muito a pena. O vídeo da Bira colou com muita gente porque tocava no sentimento de derrota, mas é mesmo muito problemático. O seu vídeo e o do Heribaldo explicam bem os problemas teóricos e nas conclusões da Bira. Parabéns!
@@cris3099 desculpe quantos anos vc tem ? Vc viveu a fase antes do Plano Real e a fase pós real ? Eu paguei plano cruzado , plano cruzado novo , plano real ,plano Temer , dolarização da economia atual e graças a esquerda pulverizada em pautas identitárias, a direita sem escrúpulos algum usa a extrema direita , o bolsonarismo pra avançar suas pautas de repressão a classe trabalhadora
Estou passando uma fase ruim, pejotizada,,sendo açoitada pelos juros da especulação imobiliária, aguardando por um concurso moroso da prefeitura de Maricá ,que esta travado por um pregão ,é o que especulam,.Enfim ,o video me deu um choque de realidade,por isso nao posso parar a luta ,nao é teoria,a vida esta uma merda e desistir nao é uma possibilidade.
Jones é mt denso! Sra Bira é muito inteligente e o Jones, que eu tinha achado que tinha errado no primeiro vídeo, conseguiu expor mt bem as contradições e limitações do discurso de Bira. Muito bom todo o debate.
Pelo menos vc tem a honestidade de assumir que nunca vai ler. O pior é que a maioria das pessoas que o assiste também nunca vai ler, só concorda com ele por ideologia/estética (exatamente como denuncia a srta bira no vídeo dela), mas claro, não admite!
Esperei MUITO por este vídeo. Eu me identifico muito com o pensamento do Bira, mas concordo com Jones quando ele diz que não há luta sem esperança e que o derrotismo só interessa à burguesia, justamente porque nos paralisa como classe trabalhadora. O debate entre vocês é importante porque vocês estimulam o pensamento crítico e estão dentro do mesmo campo ideológico (esquerda), que também é o campo com o qual identifico meu pensamento. Precisamos unir forças dentro da esquerda ao invés de nos separarmos!
Tá um pouco difícil unir forças com Bira nesse caso. Além de mentir no vídeo, trouxe visões bem erradas sobre termos muito importantes pra quem é de luta.
@@risco_zero Verdade. Posso estar completamente enganada, mas a impressão que eu tenho em alguns vídeos do Bira é que ele só quer chamar atenção e nada mais, já que não propõe absolutamente nada para os agentes políticos da própria esquerda melhorar. Já que a elite domina tudo, já que não temos a “herança que importa”, como ele diz, não nos resta mais nada, de acordo com ele. Agora imagine se políticos extremamente atuantes do nosso campo ideológico, como Glauber Braga, Sâmia Bonfim, Fernanda Melchiona e Érika Hilton, por exemplo, aderirem a este discurso derrotista dele, o que seria do que resta do progressismo brasileiro? A esquerda acabaria e disputa ficaria APENAS entre os que têm a herança que importa: os neoliberais da direita.
Eu vejo os videos da Srta. Bira falando sobre cultura, mas não me nutrem tanto politicamente. São muito rechados de lugar comum e me ajudam mais a ver fenômenos sobre outras óticas de esquerda do que de fato me instruir e me introduzir a novos temas. Esses ultimos dois videos me incomodaram bastante, porque a Srta. Bira se aventurou a falar sobre assuntos que definitivamente não domina. E pior, é um discurso despolitizante e desmobilizante. É tipo "não há nada que eu possa fazer, tenho que aceitar essa merda toda".
Acho que seu ponto, Jones, ficou muito mais claro para todos depois do 2° video de srta Bira, principalmente a questão do discurso desmobilizador/ derrotista
@@MonkeyDPablo-ik7up VocÊ que precisa sair de casa e da bolha dos amigos de esquerda. Pergunta pra qualquer pessoa fora da sua bolha sobre os temas que a Bira citou.
Eu concordo com muito do que vc disse - foi bastante coisa em 2h30 rs -, mas confesso que estou absolutamente tomado por esse clima de fim da história do Bira. Sou jornalista em um sindicato majoritariamente composto por um amplo espectro de esquerda. Inclusive com sérias críticas às muitas guinadas à direita em Lula 3. Política todo dia. 8 horas por dia. Minha nossa, cara... É massacrante. Acompanhar de perto o que passa LONGE dos debates. Bens públicos reversíveis sendo literalmente ROUBADOS pelas teles, o aumento ridículo de 16 TVs e rádios pra 40 pra cada empresa que Lula assinou sem vetos... Tudo isso no meio do mundo derretendo. Rapaz... Já são três antidepressivos por dia. E tá difícil.
O que posso dizer é que já fomos mais explorados do que somos hoje, e graças a luta de trabalhadores no passado, demos passos importantes. Organize-se e lute. O patrão não vai te dar nada de boa vontade.
@@romariano Sinceramente cada vez mais vejo que não há guinada a direita, pelo contrário é um processo coordenado de amansar a esquerda brasileira. Tenho cada vez mais pesquisado sobre entrevistas da época da disputa entre Brizola e Lula, e me convenço cada vez mais que este foi o principal motivo para escolhê-lo. A frase que cada vez mais ecoa em minha cabeça é: Social democracia é a ante sala do facismo.
Jones do céu ! Que tamanho de vídeo 😮 Está compreendido. Ressalto que gosto muito dos seus vídeos e da Rita Von Hunt pois estimulam o estudo, mesmo para nós que não somos intelectuais, mas explicam muuuuitos conceitos. Abraço, vê se descansa e curte a vida também, pois tudo passa muito rápido. 😉
4 месяца назад+4
Achei excelente e (realmente) didático ver as suas duas respostas a esses videos! Lembro de assistir a parte 2 e ficar pensando: "já aguardo a reação do Jones!" A diferença crucial pra mim entre esse video e o do Humberto é o fato de que ele (Humberto) não só aceitou ter se equivocado, como motivou um debate mais saudável!
Assim, eu n vou mt com a cara do Jones, mas nessas duas horas e meia eu percebi com clareza o erro do Bira, principalmente em algo que ao meu ver é o mais grave nesse desabafo, pois deixando de lado os problemas teóricos que de fato existem no vídeo do Bira eu lembro mt bem da sensação ao final da primeira assistida, uma tristeza que ao menos para mim foi algo passageiro, mas que no geral é muito contraproducente para as massas, principalmente pq não é uma tristeza comum que gera ódio, mas que gera derrotismo. Sabe, eu n sei se o Bira já declarou com todas as letras no que acredita, ele pode até ser revolucionário no final das contas, porém é o que o Humberto e o Jones falaram, todos tem o direito ao pessimismo publico desde que não sejam comunicadores e agitadores. O Bira em especial fala para pessoas que lutam todos os dias pela sobrevivência, que não possuem nenhuma alternativa que não seja a luta (geral ou específica), não é pq é um vídeo de desabafo que deixa de ser desmobilizante ou menos irresponsável com o próprio publico.
que bom cara, independente de ser o Jones ou qualquer outro é importante demais não cair nesse papo e enxergar através dos floreios da narrativa. O que ele é eu não sei, mas Bira não é marxista, não é revolucionário e nem esquerda radical, ele mesmo já disse isso.
@@caminhaodelixo2 Internamente eu tinha chegado a essa possivel conclusão sobre o Bira, mas deixei em aberto pq enfim, apesar de fazer parte do publico que o Bira aparentemente contempla nos videos dele (Lgbtqiap+), não sou mt de acompanhar embora q tenha muitos amigos da sigla que acompanhem e, por causa da tristeza dos meus camaradas, decidi dar uma olhada. Obrigado pela informação.
Poxa, mas se esse é o motivo pelo qual vc rejeita o vídeo, é melhor buscar uma religião... pq se o q a srta. Bira está dizendo tem que ser rejeitado principalmente pq é pessimista, bora acreditar em Deus, no destino ou qq coisa assim pq só a fé é de fato irrefutável
@@luisahelene1407 N é tão simples assim, o problema n é só o pessimismo, até pq td mundo q luta contra injustiças tem o pessimismo da razão inclusive como combustível. Eu achei que eu n precisaria deixar claro no meu comentario inicial, porém mais uma vez: tirando os problemas teóricos, ou seja, sendo generoso com o Bira, ainda assim é um vídeo problemático pois sendo ele um comunicador aparentemente progressista e considerando para quem ele majoritariamente fala, fazer basicamente uma ode ao derrotismo, principalmente considerando o fato de que muitas das pessoas que o acompanha sequer tem esse "privilégio", é de uma enorme irresponsabilidade. Religiões e grupos de apoio realmente são alentos para o extremo sofrimento, mas não são soluções para a causa do problema, nem mesmo um remédio, apenas a mais potente morfina para atenuar a dor de quem está no final da vida. Se consegue tirar algo de motivador para a sua luta diária dessa ladainha niilista eu realmente fico feliz por você, de verdade.
Eu estou assistindo o video e lendo os comentários. Nossa geração é osso. O Jones faz o video, faz autocrítica, explica bem direitinho e o pessoal nos comentários "nossa, que vídeo longo". No video passado eu tambem tinha tido a impressão que o Jones não entendeu o ponto do Bira, mas nesse vídeo a crítica fez mais sentido. Apesar de gostar dos vídeos do Bira como alguém que esta seguindo a linha do marxismo me incomoda um pouco esse sentimento final de "ta tudo uma merda e é isso". Mesmo sem concordar com isso é possivel entender porque tanta gente se identifica com esse pensamento. É triste mas vamos seguir lutando para que possamos enxergar o futuro com mais esperança, porque sem lutar realmente não tem mudança nenhuma.
A maioria da galera tá é comemorando a duração ué, ainda bem que Jones vem contrapondo a pataquada do bira faz uns 3 vídeos já e qualquer um que veja esse último vídeo comentando ponto a ponto consegue finalmente enxergar o DESSERVIÇO que é esse embolado de conceitos, evidencia anedótica e apelação emocional que são os vídeos do bira. Esse tipo de vídeo não tem propósito positivo algum, é perigoso e ainda assim é extremamente bem recebido porque como o próprio Jones comenta, o Bira é BOM no que faz, em comunicar e gerar engajamento, infelizmente hoje ainda usa essa capacidade de maneiras questionáveis. E parem de inventar que bira é camarada, marxista ou segue linha do marxismo sendo que ELE PROPRIO já negou isso
@@Gil3490é isso que os comunistas nunca abordam nos vídeos deles. A maior parte da audiência deles é de gente que teria o padrão de vida destruído se rolasse uma revolução. Imagina: revolução, guerra civil, sanções etc. Muita gente assiste ao Jones comendo ifood e jogando Playstation 5. Na hora do vamo ver, vai lá convencer essa pessoa a lutar por uma revolução.
Mas "bem comum" é tendencioso. Não é uma lei natural dessa maneira. Não falando de moral objetiva (que eu acredito q exista), mas da moral social, que muda e se desenvolve ativamente ao longo do avanço da sociedade. Tanto que dependendo da época, ser machista era o "bem comum". O Bira foi leviano, e vcs tão sendo levianos reclamando tb.
Tá. E quando vocês conseguiram se mobilizar? Você vive no mesmo mundo que eu? Tão usando a Bira de espantalho. Daqui a pouco tão falando que a classe trabalhadora só não se organiza por causa dela kkkkkkkkkkkkkkk
@@thomast.4966 Vão falar que é por causa dela que paltas como VAT não vão pra frente, pois o "pessimismo" dela afasta a vontade de mobilização dos trabalhadores kkkkkk
A frase que fica, e que tem que ser martelada até entrar, é: QUE A INJUSTIÇA NÃO TE ESMOREÇA, MAS TE RADICALIZE! Não deixem que te esmaguem, camaradas! Não podemos parar de lutar, não temos outra opção!
Cara, comece a radicalizar na dieta, e inicie sua revolução socializando o volume de comida que mantém essa sua pujança lipídica. Enquanto vc come, não te passa pela cabeça que poderia estar salvando uns 4 somalianos ou yanomamis famintos?
A luta da internet. Porque quem pega ônibus, passa 13 horas fora de casa e recebe um salário mínimo não é impactado com essas discussões de Twitter, RUclips e Instagram. Ou se é impactado olha pro lado e só pensa em derrota mesmo. Pois, fazer fazer fazer meeeesmo colocar na prática ninguém quer. Mas ficar debatendo ideia pra monetizar, isso todos querem.
@@Alexandre0388 seria uma pena se eu fosse exatamente a pessoa que pega ônibus, pega trem, passa 13 horas ou mais por dia fora de casa, ralando igual um filha da puta, e estivesse construindo a LUTA na RUA, e você estivesse completamente errado com sua visão derrotista e tosca da atividade na internet. A internet não está descolada do mundo real não ô querido, a internet faz parte do dia a dia do trabalhador, no trem a gente vai ouvindo Spotify, vai vendo tiktok. Teu discurso simplesmente não sabe o que é o trabalhador brasileiro, não sabe como funciona a vida do trabalhador brasileiro. Desce desse teu salto aí e vai procurar entender as coisas. A luta é aqui, a luta é na rua, a luta é no trem, a luta é em todo lugar. Acorda!
@@Alexandre0388 pega um trem, vai ver o que o trabalhador faz nas 1, 2 horas de transporte público. Quem mete essa do trabalhador hipotético simplesmente não é um. É muito esforço pra querer descredibilizar um trabalho foda, que antes só tinha do lado da direita e que tá se construindo de forma incrível. A luta é em todo lugar, queridão. A internet faz parte do mundo real.
Importante suas considerações sobre ACADEMICISMO. Estou completamente de acordo contigo neste ponto. Outra complexidade dos videos da senhorita Bira (que conheci faz uns poucos dias e dei uma maratonada ontem) é que: uma afirmação que não pode ser confirmada e que ela ampara num argumento de autoridade, vem MUITO próxima de uma série de exemplos que, supostamente, mostrariam como o que ela disse está correto. Então se joga um conceito teórico para embasar uma afirmação e em seguida vem os exemplos. ISSO as pessoas identificam como: ser didática. é o famoso "mata a cobra e mostra o pau." Mas é o discurso do especialista não identificado DE CARA pq vem acompanhado de uma série de exemplos que serviriam p explicar esse conceito de maneira prática (MAS NÃO É ISSO QUE ELA FAZ). Só que as vezes vários bons exemplos de questões problemáticas são usados p garantir uma afirmação que parte de uma premissa errada, inexistente ou equivocada (conceitualmente). A pessoa acha: entendi o exemplo, ele é indignante e realmente isso acontece, logo a senhorita Bira está certa. Isso é uma armadilha de academicismo e não a forma como vc coloca os seus pontos. E essa forma dele é muito sedutora...pq as pessoas tem FOME de saber, estão exaustas, não tem muito tempo p se informar e estudar e depositam suas esperanças em confiar numa meia dúzia de pessoas que gostam do discurso para dar uma carta em branco.
por isso eu amo, e amo mesmo o Jones, o cara é um Einstein, ele vai onde ninguém vai, pqp é um sonho ter um cara desse representando o Brasil, o sonho que pode se realizar!
Sem argumento de autoridade, rs, eu sou formado em ciências sociais no campo da producao cultural e trabalho no ramo da música e já tinha abandonado os vídeos da Sr Bira de música/cultura pop no começo do hype por detectar uma supersimplificação de varios temas e algumas visões embaralhadas, de temas que inclusive já foram superados, no final me parece o tão famoso xadrez verbal pra corroborar o "meu" ponto de vista que estava ali desde o início e uso as fontes pra reforçar essa minha ideia total inicial Mas tudo isso é mt bem elaborado, uma retórica mto boa e que te prende, se vc n é entendido no tema o Sra te pega fácil masss qd e se vc tem um pouco de propriedade, como foi no meu caso, vc fica mto indignado com o rumo da condução que a coisa vai tomando
Bira toca na ferida de muita gente, é isso. Além disso, Bira quer atingir gente de fora da nossa bolha, ficar citando autor, fonte, livro etc etc não ajuda, minha mãe só vê Bira por causa disso.
@@lucasemanueloliveirasilva2265 mas mano sem uma elaboração o causar apenas por causar n leva a nd, a menos que seu foco seja "você", ganhar like e notoriedade Se vc chegar nas pessoas com desmobilização e fatalismo vc na melhor hipótese vai gerar resignação e na pior vc pode contribuir com danos psicológicos
@@jorleyandrade4938 então continuem com seus trabalhos maravilhosos nesses embates intelectuais sobre quem sabe mais, que tem mais referência e sabe conceituar melhor e continuem pregando pra convertido dentro da academia
@@escreventeTJ eu sou produtor musical, trabalho em uma distribuidora digital, não tem nada de academia nisso, o meu ponto é que nós, dentro de nossas possibilidades, possamos cada vez mais estar bem embasados pra quando mais Sras Biras surgirem que fique bem claro as fraquezas dos seus discursos
@@jorleyandrade4938 vdd, melhor a gente continuar correndo atrás dos nossos próprios rabos, combatendo as Senhoritas Biras enquanto um MBL da vida com sua "burrice" e "senso comum" vão de vento em poupa!
Concordo plenamente com Jones, e concordo como pai como professor. Cá comigo tenho meus momentos de derrotismo, mas como pai e como professor jamais adoto essa postura.
Gostaria de parabenizar o Jones. Para mim, foi absolutamente didático como você abordou cada detalhe e construiu um raciocínio que, a meu ver, é o mais correto sobre os temas debatidos.
Muuto obrigado por 2h 30 de conteúdo!! Apesar de que react não é minha praia, pq fica mais difícil de encontrar um dado/argumento no futuro. Mas foi muito bom ainda assim
Te chamei de academicista no vídeo anterior, depois do argumento de 37 citações de conceitos sem trazer a origem, eu retiro o comentário anterior e peço desculpas rsrs.... agora devemos continuar pensando o motivo da sra Bira ser um fenômeno de comunicação...
independente dela ter ou não explicados os conceitos que ela citou, o embasamento que ela trás é excelente porque ela foca nos exemplos empíricos, coisa que quem vive na academia ou mesmo na bolha de cargos de partidos políticos dificilmente vai ter essa visão. como alguém que hoje tem formação superior mas já viveu na jornada 6X1 e ainda vive na quebrada mesmo com uma condição melhor hoje, eu vejo que o diferencial dos argumentos da Bira é o apelo pra tentar puxar essa esquerda que vive na bolha pra a realidade vários exemplos que ela deu eu vi ao vivo e a cores vivendo com o pessoal trabalhador e que nem sabe o que é esquerda ou direita por exemplo.
@@Pedroetbdf O ponto é justamente esse, ela se utiliza desses exemplos como forma de explicar e provar a verdade do conceito. No entanto, nessa ânsia de simplificar para tornar mais palatavel, ela acaba falseando a realidade e dando uma explicação rasa do que eles são. Adianta explicar cálculo 3 de forma simples, porém errada? "o trabalhador não tem tempo pra aprender derivada" e a solução é falar pra ele que derivar é somar 2+2?
@@flaviovieira2457 você mesmo assume que o trabalhador não tem tempo pra aprender a teoria, logo a mensagem empírica dela faz o trabalho ser entendível, logo o trabalho dela deu certo, e logo ela sai da bolha.
@@flaviovieira2457 olha Jones a questionar o porque ela afirmou ter sido errado tentar enfiar no guela um projeto com diminuição da jornada de 6x1 e diminuição da carga horaria pra 6 horas, O Jones não entende que pro povao que vive fora da bolha dele de professor, militante politico e etc , essa questão de diminuir carga horaria pra 6 horas é até imoral, agora pra quem viveu a jornada 6x1 eu sei que esse assunto é extremamente mais critico, eu como trabalhador na epoca sentia na pele a exploração desse fator, nunca questionei as 8 horas, seria muito mais facil passar o projeto de fim da jornada 6x1 até porque existe um debate nas redes hoje sobre isso, e depois de conquistar a jornada iriamos tentar diminuir a carga.
Esse vídeo da muito gosto de assistir por que você reage as falas com o vídeo do Bira, muito melhor que primeiro que você fez. Eu espero muito que esse vídeo tenha mais alcance que o outro. Esse debate pra nós é muito caro, e espero que nós todos consigam ir além no debate, discusões e questionamentos, pois assim estamos construindo um pensar critico dentro da esquerda.
Que vídeo necessário! Por favor, façam recortes estratégicos para as redes sociais. Parabéns pela luta, Jones! Aqui em casa nós morreremos atirando e somos otimistas! Uni-vos!
A Rita não faz react dos vídeos… gostaria que ela fizesse pois seria interessante ouvir ao menos três canais de comunicação de esquerda: Rita, Gustavo e Jones.
Jones bate em acadêmico em torre de marfim desde que comecei a acompanhar. Absurdo chamar o cara de academicista porque citou livro, me poupe. Paz entre nós, guerra aos senhores.
Jones e Rita von Hunty sempre estimulam as pessoas que os seguem a lerem e estudarem sobre o que é dito nos vídeos. Estão sempre apontando as referências e,por isso mesmo, têm um cuidado/responsabilidade maior com o que dizem. Não usam subterfúgio de estar "apenas desabafando". Achei muito bom ele jogar a real e ironizar (de leve) o fato do vídeo desabafo ser todo editado e ter levado um bom tempo p ser feito, com todas as pesquisas e recortes necessários p fortalecer o que o desabafo trazia... Existe intencionalidade em sair fazendo desabafos por ai sem se dar ao trabalho de se justificar o que diz, de manter minimamente uma coerência no que diz, de citar teóricos sem a consistência necessária p que se sustente um argumento na mesa. Eu não consigo parar de pensar que gente assim é uma fraude. Pode estar chegando em um público maior, pode ser bom comunicador... fico com as duas orelhas em pé!
Gosto da Sra. Bira e da comunicação dela…espero que ela absorva a crítica e ainda acho que ela é uma aliada, o fato é apenas que o canal do Jones e o dela tem propostas diferentes
Essa perspectiva da Sr Bira para muitos trabalhadores e trabalhadoras (me incluo nesse bolo) desgastados, moídos e explorados até a ultima gota de sangue e suor, soa muito triste, até depressiva. Sim, a nossa realidade é triste e angustiante, e a principal causa é o sistema capitalista, depois desse diagnóstico é simplesmente largar tudo? Concordo que é muito difícil travar esse embate, pois como foi dito por ela, a direita tem tudo ( comunicação, politica e recursos), mas não devemos abaixar a cabeça e aceitar migalhas, devemos nos unir enquanto classe, com discordâncias entre si, pois faz parte do dialogo enquanto classe trabalhadora, mas norteada por um horizonte revolucionário para podermos solucionar a demanda do povo, de todos nós que sofremos diariamente no sistema vigente. Grande trabalho, camarada Jones!
Nunca cosegui assistir a um vídeo interio do Bira, sempre me incomodou o esbravejamento dele a torto e a direita, embora eu possa concordar com uma coisa ou outra que ele diz. Agora o Jones me fez assistir ao vídeo todinho e me explicou porque eu não gosto da retórica do Bira. Será que sou Jonista?
Essa parada de apresentar os conceitos e categorias e trabalha-las no video, minimamente e introdutoriamente, os unicos que acompanho e que fazem, são Rita Von Hunty e Jones Manoel. Com Rita estando largamente à frente nesse trabalho. Claro, pela dinamica quantitativa de videos do Jones, isso é mais dificil, mas ele o faz com maestria mesmo assim. Esse ponto me atentou a essa questão
salve, camarada, um grande abraço. Videos muito necessários e importantes. A boa crítica é a melhor forma de se ler alguém, o tal Bira deveria se sentir honrado.
@@CamaradaRafaoutro canalzinho que me irrita também é que eu tenho uma sensação de que enganam os seguidores são canais como pensando alto com aquela passação de pano pra tudo que o atual governo faz ou não faz, é uma adoração ao Lula que me deixa agoniada
Boa Jones, você me inspira em ir atrás de referências, ler e sempre ter um olhar crítico. Abraços! O vídeo ficou muito bom, você falou bem mais devagar e focado.
@@luisahelene1407 Srta. Bira questiona o "bem comum," mas não toma posição acertiva, não define, muito menos propõe um debate paralelo ao "bem comum," relativizando o papel da estrutura e dos interesses de classe
Obrigada Bira, graças a você temos um video de 2h30 do Jones 🙏🏻
eu olhei 3x para ver se eu estava vendo certo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
vídeo para faxina de sábado aqui, obrigada Jones 😄😄
Depois que ele falou que tava trabalhando muito, ele decidiu lançar mais vídeos e agora um filme kkkk
maior que Titanic kkkkkkk
Por míseros 3 minutos, esse vídeo não tem o dobro da duração do "A nova onda do imperador".
@@---ce7gq erro do camarada Jones
@@JonesManoel tu nunca me respondeu hahahah para com isso.
O João Carvalho faz vídeo desse tamanho kk
Jones no Início da semana: “gente vou dar uma diminuída dos videos, compreensão 🙏”Jones no Fim de semana: “RECEBA, queria vídeo? Então tome, achou que eu estava brincando? Tomeee!” 🙌
👏🏻👏🏻👏🏻😂
@@sther963 🤣🤣🤣
Receeeebo, com todo prazer
Adoro videos padrão pirula
Tem alguém apontando uma arma pra ele atrás das câmeras
Coitado do Maxuel
Depois de 10 dias assistindo nos intervalos do trabalho, chego a conclusão que valeu cada segundo! Jones, você explicou profundamente o que eu não compreendi com o video anterior e, de quebra, ainda trouxe uma reflexão profunda sobre o que é academicismo e o que não é. Obrigado!
É sobre isso, um vídeo sem preocupação com o tempo, mas com preocupação sobre a seriedade e a profundidade do tema. Jones raiz!
Aí sim, caraio. Vídeo do tamanho ideal para pegar o Pássaro Marrom e rasgar a Dutra até o Vale do Paraíba. Partiu!
kkkkk
😅
Kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk
😅Vdd! Achei que era fake!
me senti na obrigação de pagar um ingresso para essa aula
Eu tb!
S2 tbm
Jones, tu é embaçado demais, camarada. Não tem jeito, vou ter que virar apoiador
Estou tão feliz que você lançou um vídeo resposta pormenorizado. Eu comentei no video do Bira que em apenas 5 minutos ele tinha metralhado diversos conceitos, misturando muitos deles de forma incorreta, e para desmentir isso meu comentário teria que virar um livro e estava esperançosa que algum criador de conteúdo fizesse isso. Então, muito obrigada!
Sra Bira conseguiu o que queria com os vídeos, desabafou de qualquer jeito pra incomodar as pessoas. Agora é esperar que ela absorva as críticas de uma maneira construtiva.
Jones, sua explicação de academicismo simplesmente mudou minha visão de mundo, obrigado.
Não acredito que o bira deva estar vendo essas críticas para melhorar sua visão, espero estar errado.
Assim como Jones, acho que ele tem um potencial incrível e com sua didática e forma de fazer vídeo poderia crescer e ter mais de 1M como a Rita
Mas "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" ele precisa ser mais responsável com a visibilidade que possue
A Bira fez todo um "marketing" no twitter antes de lançar os vídeos. Não seja inocente. Esses vídeos não são só um desabafo. Desabafo a gente faz na mesa de bar ou com o terapeuta. Bira quer influenciar no discurso político.
Na faculdade de ciências sociais um prof meu costumava falar sempre o quanto é preferível vc n saber exatamente nada sobre um assunto do que saber apenas a metade (sendo o total tese, antítese e síntese), é um caso mt comum no meio acadêmico e me parece ser o caso da Sra Bira
Pois pode perder a esperança. Já teve deboche e todos seguidores no Twitter respondendo na vibe “o bofe está obcecado por você querida”, pouco ou quase nada além disso.
@@jorleyandrade4938 sabe que essa é um tipo de pergunta que me faço frequentemente? Por eu não ter formação nessas áreas, se não deveria parar de me informar pelas redes.
Meu instinto me faz reconhecer com 5 minutos de vídeo que o Jones é um informador político mais completo de qualquer outro, por exemplo minha tinha parado para refletir que ele quando introduz um conceito ou uma categoria os explica e cita autores e onde conferir, mas como ele importa o discurso é o único que consigo acompanhar (e o Humberto Matos dos "velhos tempos" tbm, pra ser sincero).
Mas, mesmo assim, sei que para ter uma visão completa deveria começar uma faculdade de história, sociologia, etc.
Jones Manoel, parabéns por seus posicionamentos. Isto funciona como um estímulo à militância. Isto é espírito de luta. Parabéns!!!
Bira pegou trechos DO TWITTER pra ilustrar o "pensamento brasileiro"
Assim qualquer um fica pessimista
isso me pegou bastante. tem coisas que só tem no twitter. se perguntar no cotidiano ao vivo pra um trabalhador metafórico 😂 é bem provável que não vai nem saber do que se trata.
@@tortadebacaxi DEMAIS, tem coisa que só os cronicamente online la entende. se usar isso de base vai falar que o brasileiro deixa gay passivo esperando na chuva, que da golpe com ong de marmita "alimentando necessidades"...enfim..a lista e infinita 😂
Como se o brasileiro pensasse muito diferente dos trechos que ela trouxe do Twitter... kkkkkkkkkkkkk
A realidade é até pior. Ou você acha que o Bolsonaro bateu cerca de 48% dos votos na última eleição porque o brasileiro é um ser iluminado?
Tem gente na Esquerda querendo até "cancelar" a Bira pelo que ela diz. Imagina se esse povo tem jogo de cintura pra conversar e chegar num consenso com a maioria do brasileiro pobre/médio que frequenta igreja católica e evangélica, cuja consciência atualmente é formada pela TV, por coach e pastor.
Pergunta para um pai trabalhador lá de cidade Tiradentes, que tem filhos na adolescência se ele é a favor da liberação das drogas.
mas alguns pensamentos do twitter é a ideia geral e o senso comum do pais sim... ué
quem escreve os tweets? um robô?
Acho extremamente triste quando alguém diz que não há o que se possa fazer e encerra com a solução "seja feliz vuvendo a sua vida". Essa sentença resume todo o individualismo neoliberal de quem julga ser possível viver feliz vendo alguém ao seu lado morrer de fome. Eu não consigo.
exato! morro de medo de perder de vez a esperança na humanidade, viver dia após dia tendo dois olhos e ouvidos já é uma angústia, aí vem um desquerido e faz vídeos desse tipo, claramente projetando as próprias dores em tudo, enquanto milhares de militantes sem notoriedade se matam na mídia e na política pra tentar trazer mudanças coletivas e palpáveis... desserviço demais, chega a ser revoltante tamanho comodismo com tanta formação. nossa dor deve ser sempre combustível, senão vira amargura!
Jonão, mais uma vez, obrigada pelo seu trabalho. Obrigada pelo seu tempo, obrigada pela sua paciencia e pelo tempo da sua vida que você se dedica à isso, de verdade, obrigada por existir E obrigada Maxuel ou Maxwell por ser um grande profissional também, canal de joninho com absoluta certeza é completinho como é também por conta do seu trampo
Amo ser pernambucano e poder votar no Jones.
eu cheguei a pensar que alguns pontos do bira estavam certos, mas aí percebi que a realidade era que eu estava sendo completamente ignorante e criando ideias baseadas em meu pouco estudo.
Mas alguns pontos geralmente estão certos mesmo, Jones até comentou sobre isso em um dos vídeos anteriores, é uma ferramenta comunicativa incluir verdades no meio do discurso. Até por isso é tão convincente e perigoso.
Mas aí está o ponto da srta Bira, eu com nenhum estudo nessas áreas consigo compreender melhor ela do que o que o Jones fala, simplesmente pq a comunicação dela é mais fácil e mais simples e olhe que eu eu tenho nível superior ( ADS ) imagina pra o resto da população e muito do que ele falou é o que sinto e vejo no dia a dia !
@@reginaldojunior5802Mas o ponto negativo disso é justamente a desonestidade inerente à infantilização do conteúdo transmitido.
@@escorbbuto em contra partida a direita domina o cenário popular justamente por saber falar o simples! E sinceramente acreditar que a população irá se politizar ou entender o que é dito com debate, teoria política e etc é ledo engano! Ou tenta atrair as pessoas pelo discurso mais simples ou eles vão continuar caminhando para a direita mais e mais ! Esquerda identitária já fudeu com parte do povo mais " simples" que era canhoto e a agora a direita já tá tomando esse lugar, quer um dado concreto? O PT só ganhou no nordeste por conta da política econômica do Bolsonaro que assolou os mais pobres e por muitos discursos dele, se ele fosse inteligente e ficasse calado ele ganharia a presidência! Pra você ver o quão distância politicamente e ideologicamente a esquerda está do povo !
Você não poderia ter mudado de opnião tão rapido, nada nesse video deveria mudar a opnião de alguem, sua opnião deveria ter mais reportório para ter a resposta para essas questões.
Ainda não vi o vídeo todo, afinal são 2h 😅! Mas uma coisa que o Jones faz, e que eu curto muito, e por isso eu sigo o canal, é trazer e explicar conceitos, citando referencias, para debater temas super contemporâneos, e faz isso muito bem! Muito didático!
Obrigada.
Realmente as evidências anedóticas me pegaram e achei que elas explicavam os conceitos.
Obrigada por mostrar os furos e vou me vigiar mais.
a galera confunde carteirada acadêmica com academicismo.
a comunicação revolucionária, a meu ver, precisa ser didática também.
eu não teria me entendido de esquerda e, posteriormente, socialista se não fossem por essas aulas que você e outras pessoas dão de graça nessas redes, principalmente pelas referências de leituras, de artigos a livros, que vocês compartilham e ajudam a gente a aperfeiçoar o pensamento crítico.
99% dos autores que vocês citam, eu nunca tinha ouvido falar.
obrigada de verdade!
muito importante esse trabalho.
Se tem uma coisa que vc vai descobrir no meio acadêmico brasileiro, se é que já não descobriu, é que essa esquerda liberal pequeno-burguesa que infesta as universidades tá sempre falando de viva a ciência, viva o SUS e uns papos pós-modernistas identitários sem pé nem cabeça, e estão sempre pagando de elite intelectual, mas não leem nada, não tem embasamento teórico e tem PAVOR de quem realmente enfia as caras nos livros. No Brasil vc tem certas coisas bizarras, como estudantes de Letras e Linguística que não gostam de ler, e não leem nem literatura, quanto mais teoria.
camarada, que video FODA. por isso q sou marxista leninista. o cuidado com o argumento completo, o materialismo histórico dialético, expondo as referências, a nuance, é realmente um negócio diferenciado. obrigada ❤🔥
😊
KKKKKKKKKKKKKKKKK carai jones meteu o longa metragem vo assistir logo mais
Grande Jones Manoel , cada vez mais , cada dia , cada video se tornando um grande pensador brasileiro.
ele tá em outro patamar, simples assim.
Lendo os comentários, vejo que tem muita gente que se dói com críticas ao seu influencer de estimação e pouco se importa com os argumentos da discussão.
Falta maturidade e humildade, ehim pessoal! 🤨
Eu sou Comunista, mas mais focado na área econômica (ler O Capital faz isso contigo) e tu NÃO TEM IDÉIA de quanto tu tá correta...
Mas o Jones fez algo além de implicar com a OPINIÃO de outra pessoa, sem dar uma solução?
Na verde sim! Ele da uma série de explicações do porque é maléfico ao expectador realizar um debate que trás diversos conceitos complexos e pouco acessíveis a grande maioria dos trabalhadores, inclusive explicando o que é ser "academicista" que tanto criticam ele. Não há como concordar ou discordar verdadeiramente de algo que você não conhece, então sugiro até rever o vídeo que ele recomenda "Você está sendo enganado e gosta disso". @@AlissonJonathan-y6z
@@AlissonJonathan-y6z vc viu o vídeo maluco???
@@AlissonJonathan-y6z não, não é uma "opinião"...
Com todo respeito ao Srta Bira, mas basta um rolê nos comentários de vídeos de comunas e ver que em quase todos aparecem comentários do tipo: "Eu era ancap", "eu era liberal", eu era conservador" etc. Só isso já desmonta toda a base do argumento dele que é baseado num determinismo psicológico onde não há espaço pra disputa de mentes pois é como se fosse uma questão de tipos de perfis psicológicos naturais e imutáveis, e não de luta de classes como sempre foi.
Fiquei com a sensação de que no fim das contas o vídeo pode ser resumido em "a ideologia dominante de cada época é a ideologia da classe dominante".
2018 eu era liberal fodido e foi uns gringos que me trouxeram pra esquerda (principalmente second thought).
Só virei radical graças ao Ian, e continuo aprendendo com o tempo (inclusive discordando do proprio Ian em muita coisa rs).
A esquerda cresce, por mais que o efeito nao seja imediato e venha em ondas. Mas a esquerda cresce.
poisé, ela cai nesse espantalho do seu João e a dona maria que são burros, imbecis e não conseguem compreender nada.
Vídeo sensacional. Você se torna dia após dia uma referência indispensável na construção da revolução brasileira e do pensamento crítico proletário. O Bira, como você bem apontou, confunde propositalmente identitarismo com lutas anti-opressão, abordando não só esse, como outros conceitos, de forma vazia e obsoleta. Talvez não intencionalmente, talvez não orgulhosamente, o Bira acabou por reunir um público de pessoas reacionárias, sectárias e derrotistas alinhadas às crescentes correntes da assim chamada Quinta Coluna. Propõe um debate pobre e confuso, desonesto e pouco ou nada referenciado, acerca das lutas anti opressão e das contradições existentes no seio do sistema de produção e, consequentemente, no seio da classe trabalhadora. Que bom que temos você, com essa plataforma de influência, que dá luz ao debate e põe os “pinguinhos” nos “i’s”. Tamo junto, camarada.
Assisti os duas horas e meia inteiras desse filme aula do professor! Oscar 2024 pra esse filme didático, pedagógico, honesto, crítico e sem qualquer tipo de elitismo ou academicismo! Parabéns ao professor mais uma vez!
Aula do quê? De como defender sua imagem pública?
Dois pirulas de duração? Pegar o café pra assistir.
É o grande programa da sexta-feira.
Café essas zora?
Essa me pegou kkkkkkkkkkkkkkk
Um quarto de MDM!
Quanto tá valendo o pirula? No meu tempo dava uns 4, algo pirula
Que grande aula de esclarecimento.
As críticas e apontamentos entre os camaradas enriquece muito mais a consciência de classe.
Obrigado por isso 💡
Finalmente terminei. Apesar do vídeo ser gigantesco, valeu muito a pena. O vídeo da Bira colou com muita gente porque tocava no sentimento de derrota, mas é mesmo muito problemático. O seu vídeo e o do Heribaldo explicam bem os problemas teóricos e nas conclusões da Bira. Parabéns!
"Coisas boas no governo Thatcher" 😲😲😲😲😲😲PQP😲😲😲😲😲😲😲
@@cris3099 desculpe quantos anos vc tem ? Vc viveu a fase antes do Plano Real e a fase pós real ? Eu paguei plano cruzado , plano cruzado novo , plano real ,plano Temer , dolarização da economia atual e graças a esquerda pulverizada em pautas identitárias, a direita sem escrúpulos algum usa a extrema direita , o bolsonarismo pra avançar suas pautas de repressão a classe trabalhadora
Isso foi realmente absurdo. Qualquer pessoa minimamente cautelosa pensaria bem antes de falar uma asneira dessa.
jones, vc se tornou meu comunicador modelo, muito obrigada pelos conteúdos!!!!!!!!!!
Estou passando uma fase ruim, pejotizada,,sendo açoitada pelos juros da especulação imobiliária, aguardando por um concurso moroso da prefeitura de Maricá ,que esta travado por um pregão ,é o que especulam,.Enfim ,o video me deu um choque de realidade,por isso nao posso parar a luta ,nao é teoria,a vida esta uma merda e desistir nao é uma possibilidade.
Jones é mt denso! Sra Bira é muito inteligente e o Jones, que eu tinha achado que tinha errado no primeiro vídeo, conseguiu expor mt bem as contradições e limitações do discurso de Bira. Muito bom todo o debate.
Didática é a do Jones que , mesmo citando livros e autores que nunca vou ler, se faz entender. Excelente video! 🔥❤️
Se não leu, como sabe se ele trata sobre o que diz os livros mencionados?!
@@user-ys9ne8ot1i não é sobre isso user-ys9ne8oti, é sobre ter identidade, sobre identificação.
Pelo menos vc tem a honestidade de assumir que nunca vai ler. O pior é que a maioria das pessoas que o assiste também nunca vai ler, só concorda com ele por ideologia/estética (exatamente como denuncia a srta bira no vídeo dela), mas claro, não admite!
@@user-ys9ne8ot1i talvez pelos argumentos bem construídos e destrinchados
Valeu cada minuto. Obrigada, Jones!
Aposto que se este vídeo tivesse mais 10 min o Jones soltaria o clássico "Bira, seu problema é sair do simples para o complexo" kkk
HAHAHAHAHAH
Um dos melhores influenciadores de esquerda. Parabéns, Jones!
Jones, agora tu pega esse vídeo e faz cortes de 30s ou 60s.
Ou até corte de partes de 5/10/15 min e posta no canal pra gerar conteúdo e engajamento
Único comentário decente aqui nesse vídeo é o seu. De resto só gente comentando abobrinha enquanto acha que tá lacrando
Turbinar tiktok por semanas!!
faz pra ele mano
Bota na tela, Maxuel
@@frazyfrog não manjo desse negocio de edição
uma AULA de pensamento crítico, simplesmente sensacional, eu vi o vídeo todo sem nem perceber o passar das horas. muito bom.
É sobre esses pontos do vídeo que estava aguardando ansiosa a sua ponderação!!
Esperei MUITO por este vídeo. Eu me identifico muito com o pensamento do Bira, mas concordo com Jones quando ele diz que não há luta sem esperança e que o derrotismo só interessa à burguesia, justamente porque nos paralisa como classe trabalhadora. O debate entre vocês é importante porque vocês estimulam o pensamento crítico e estão dentro do mesmo campo ideológico (esquerda), que também é o campo com o qual identifico meu pensamento. Precisamos unir forças dentro da esquerda ao invés de nos separarmos!
Tá um pouco difícil unir forças com Bira nesse caso. Além de mentir no vídeo, trouxe visões bem erradas sobre termos muito importantes pra quem é de luta.
@@risco_zero Verdade. Posso estar completamente enganada, mas a impressão que eu tenho em alguns vídeos do Bira é que ele só quer chamar atenção e nada mais, já que não propõe absolutamente nada para os agentes políticos da própria esquerda melhorar. Já que a elite domina tudo, já que não temos a “herança que importa”, como ele diz, não nos resta mais nada, de acordo com ele. Agora imagine se políticos extremamente atuantes do nosso campo ideológico, como Glauber Braga, Sâmia Bonfim, Fernanda Melchiona e Érika Hilton, por exemplo, aderirem a este discurso derrotista dele, o que seria do que resta do progressismo brasileiro? A esquerda acabaria e disputa ficaria APENAS entre os que têm a herança que importa: os neoliberais da direita.
Eu vejo os videos da Srta. Bira falando sobre cultura, mas não me nutrem tanto politicamente. São muito rechados de lugar comum e me ajudam mais a ver fenômenos sobre outras óticas de esquerda do que de fato me instruir e me introduzir a novos temas. Esses ultimos dois videos me incomodaram bastante, porque a Srta. Bira se aventurou a falar sobre assuntos que definitivamente não domina. E pior, é um discurso despolitizante e desmobilizante. É tipo "não há nada que eu possa fazer, tenho que aceitar essa merda toda".
Perfeito! Penso exatamente isso
@@risco_zeroE por isso devemos cortar laços e perder um apoio na luta? As pessoas não podem aprender e mudar seus pensamentos?
Camarada esse vídeo é uma formação. Valeu demais!
Acho que seu ponto, Jones, ficou muito mais claro para todos depois do 2° video de srta Bira, principalmente a questão do discurso desmobilizador/ derrotista
A vida real não é o Twitter
Verdade, é muito pior.
@@DanielLTNRapaz, eu sou uma das pessoas mais pessimistas do mundo, mas tô me vendo obrigado a discordar...
@@DanielLTN sai de casa
é pior
@@MonkeyDPablo-ik7up VocÊ que precisa sair de casa e da bolha dos amigos de esquerda. Pergunta pra qualquer pessoa fora da sua bolha sobre os temas que a Bira citou.
Adorei o longa, Jones, ainda mais, de um react que é muito transparente e mais efetivo na comunicação na minha opinião.
Eu concordo com muito do que vc disse - foi bastante coisa em 2h30 rs -, mas confesso que estou absolutamente tomado por esse clima de fim da história do Bira. Sou jornalista em um sindicato majoritariamente composto por um amplo espectro de esquerda. Inclusive com sérias críticas às muitas guinadas à direita em Lula 3.
Política todo dia. 8 horas por dia.
Minha nossa, cara... É massacrante. Acompanhar de perto o que passa LONGE dos debates. Bens públicos reversíveis sendo literalmente ROUBADOS pelas teles, o aumento ridículo de 16 TVs e rádios pra 40 pra cada empresa que Lula assinou sem vetos... Tudo isso no meio do mundo derretendo.
Rapaz... Já são três antidepressivos por dia.
E tá difícil.
O que posso dizer é que já fomos mais explorados do que somos hoje, e graças a luta de trabalhadores no passado, demos passos importantes. Organize-se e lute. O patrão não vai te dar nada de boa vontade.
@@romariano Sinceramente cada vez mais vejo que não há guinada a direita, pelo contrário é um processo coordenado de amansar a esquerda brasileira. Tenho cada vez mais pesquisado sobre entrevistas da época da disputa entre Brizola e Lula, e me convenço cada vez mais que este foi o principal motivo para escolhê-lo. A frase que cada vez mais ecoa em minha cabeça é: Social democracia é a ante sala do facismo.
Como o mundo está derretendo e não torna a historia aberta?
Jones do céu ! Que tamanho de vídeo 😮 Está compreendido. Ressalto que gosto muito dos seus vídeos e da Rita Von Hunt pois estimulam o estudo, mesmo para nós que não somos intelectuais, mas explicam muuuuitos conceitos.
Abraço, vê se descansa e curte a vida também, pois tudo passa muito rápido. 😉
Achei excelente e (realmente) didático ver as suas duas respostas a esses videos!
Lembro de assistir a parte 2 e ficar pensando: "já aguardo a reação do Jones!"
A diferença crucial pra mim entre esse video e o do Humberto é o fato de que ele (Humberto) não só aceitou ter se equivocado, como motivou um debate mais saudável!
Assim, eu n vou mt com a cara do Jones, mas nessas duas horas e meia eu percebi com clareza o erro do Bira, principalmente em algo que ao meu ver é o mais grave nesse desabafo, pois deixando de lado os problemas teóricos que de fato existem no vídeo do Bira eu lembro mt bem da sensação ao final da primeira assistida, uma tristeza que ao menos para mim foi algo passageiro, mas que no geral é muito contraproducente para as massas, principalmente pq não é uma tristeza comum que gera ódio, mas que gera derrotismo.
Sabe, eu n sei se o Bira já declarou com todas as letras no que acredita, ele pode até ser revolucionário no final das contas, porém é o que o Humberto e o Jones falaram, todos tem o direito ao pessimismo publico desde que não sejam comunicadores e agitadores. O Bira em especial fala para pessoas que lutam todos os dias pela sobrevivência, que não possuem nenhuma alternativa que não seja a luta (geral ou específica), não é pq é um vídeo de desabafo que deixa de ser desmobilizante ou menos irresponsável com o próprio publico.
que bom cara, independente de ser o Jones ou qualquer outro é importante demais não cair nesse papo e enxergar através dos floreios da narrativa.
O que ele é eu não sei, mas Bira não é marxista, não é revolucionário e nem esquerda radical, ele mesmo já disse isso.
@@caminhaodelixo2 Internamente eu tinha chegado a essa possivel conclusão sobre o Bira, mas deixei em aberto pq enfim, apesar de fazer parte do publico que o Bira aparentemente contempla nos videos dele (Lgbtqiap+), não sou mt de acompanhar embora q tenha muitos amigos da sigla que acompanhem e, por causa da tristeza dos meus camaradas, decidi dar uma olhada. Obrigado pela informação.
Poxa, mas se esse é o motivo pelo qual vc rejeita o vídeo, é melhor buscar uma religião... pq se o q a srta. Bira está dizendo tem que ser rejeitado principalmente pq é pessimista, bora acreditar em Deus, no destino ou qq coisa assim pq só a fé é de fato irrefutável
@@luisahelene1407 ué e se for pra engolir o discurso do Bira sem questionar vocês que tão parecendo uma religião né não?
seu argumento faz nem sentido
@@luisahelene1407 N é tão simples assim, o problema n é só o pessimismo, até pq td mundo q luta contra injustiças tem o pessimismo da razão inclusive como combustível.
Eu achei que eu n precisaria deixar claro no meu comentario inicial, porém mais uma vez: tirando os problemas teóricos, ou seja, sendo generoso com o Bira, ainda assim é um vídeo problemático pois sendo ele um comunicador aparentemente progressista e considerando para quem ele majoritariamente fala, fazer basicamente uma ode ao derrotismo, principalmente considerando o fato de que muitas das pessoas que o acompanha sequer tem esse "privilégio", é de uma enorme irresponsabilidade.
Religiões e grupos de apoio realmente são alentos para o extremo sofrimento, mas não são soluções para a causa do problema, nem mesmo um remédio, apenas a mais potente morfina para atenuar a dor de quem está no final da vida.
Se consegue tirar algo de motivador para a sua luta diária dessa ladainha niilista eu realmente fico feliz por você, de verdade.
Obrigada.
Eu estou assistindo o video e lendo os comentários. Nossa geração é osso. O Jones faz o video, faz autocrítica, explica bem direitinho e o pessoal nos comentários "nossa, que vídeo longo". No video passado eu tambem tinha tido a impressão que o Jones não entendeu o ponto do Bira, mas nesse vídeo a crítica fez mais sentido. Apesar de gostar dos vídeos do Bira como alguém que esta seguindo a linha do marxismo me incomoda um pouco esse sentimento final de "ta tudo uma merda e é isso". Mesmo sem concordar com isso é possivel entender porque tanta gente se identifica com esse pensamento. É triste mas vamos seguir lutando para que possamos enxergar o futuro com mais esperança, porque sem lutar realmente não tem mudança nenhuma.
concordo plenamente, camarada
A maioria da galera tá é comemorando a duração ué, ainda bem que Jones vem contrapondo a pataquada do bira faz uns 3 vídeos já e qualquer um que veja esse último vídeo comentando ponto a ponto consegue finalmente enxergar o DESSERVIÇO que é esse embolado de conceitos, evidencia anedótica e apelação emocional que são os vídeos do bira.
Esse tipo de vídeo não tem propósito positivo algum, é perigoso e ainda assim é extremamente bem recebido porque como o próprio Jones comenta, o Bira é BOM no que faz, em comunicar e gerar engajamento, infelizmente hoje ainda usa essa capacidade de maneiras questionáveis.
E parem de inventar que bira é camarada, marxista ou segue linha do marxismo sendo que ELE PROPRIO já negou isso
Quem é que vai estar disposto a mudar o SEU PRÓPRIO estilo e padrão de vida para que as coisas sejam mais justas para todos?
Talvez um dia você amadureça e pare de se preocupar tanto com o que os outros pensam do seu influencer favorito.
@@Gil3490é isso que os comunistas nunca abordam nos vídeos deles. A maior parte da audiência deles é de gente que teria o padrão de vida destruído se rolasse uma revolução. Imagina: revolução, guerra civil, sanções etc. Muita gente assiste ao Jones comendo ifood e jogando Playstation 5. Na hora do vamo ver, vai lá convencer essa pessoa a lutar por uma revolução.
esse papo de não existir bem comum é a coisa mais desmobilizante da Senhorita Bira . . n da pra tankar isso
O que é tankar?
Mas "bem comum" é tendencioso. Não é uma lei natural dessa maneira. Não falando de moral objetiva (que eu acredito q exista), mas da moral social, que muda e se desenvolve ativamente ao longo do avanço da sociedade. Tanto que dependendo da época, ser machista era o "bem comum". O Bira foi leviano, e vcs tão sendo levianos reclamando tb.
Tá. E quando vocês conseguiram se mobilizar? Você vive no mesmo mundo que eu? Tão usando a Bira de espantalho. Daqui a pouco tão falando que a classe trabalhadora só não se organiza por causa dela kkkkkkkkkkkkkkk
@@thomast.4966 Vão falar que é por causa dela que paltas como VAT não vão pra frente, pois o "pessimismo" dela afasta a vontade de mobilização dos trabalhadores kkkkkk
@@fabriciasantos6920Tankar é aguentar
A frase que fica, e que tem que ser martelada até entrar, é: QUE A INJUSTIÇA NÃO TE ESMOREÇA, MAS TE RADICALIZE!
Não deixem que te esmaguem, camaradas! Não podemos parar de lutar, não temos outra opção!
Perfeito!
Cara, comece a radicalizar na dieta, e inicie sua revolução socializando o volume de comida que mantém essa sua pujança lipídica. Enquanto vc come, não te passa pela cabeça que poderia estar salvando uns 4 somalianos ou yanomamis famintos?
A luta da internet. Porque quem pega ônibus, passa 13 horas fora de casa e recebe um salário mínimo não é impactado com essas discussões de Twitter, RUclips e Instagram. Ou se é impactado olha pro lado e só pensa em derrota mesmo. Pois, fazer fazer fazer meeeesmo colocar na prática ninguém quer. Mas ficar debatendo ideia pra monetizar, isso todos querem.
@@Alexandre0388 seria uma pena se eu fosse exatamente a pessoa que pega ônibus, pega trem, passa 13 horas ou mais por dia fora de casa, ralando igual um filha da puta, e estivesse construindo a LUTA na RUA, e você estivesse completamente errado com sua visão derrotista e tosca da atividade na internet. A internet não está descolada do mundo real não ô querido, a internet faz parte do dia a dia do trabalhador, no trem a gente vai ouvindo Spotify, vai vendo tiktok. Teu discurso simplesmente não sabe o que é o trabalhador brasileiro, não sabe como funciona a vida do trabalhador brasileiro. Desce desse teu salto aí e vai procurar entender as coisas. A luta é aqui, a luta é na rua, a luta é no trem, a luta é em todo lugar. Acorda!
@@Alexandre0388 pega um trem, vai ver o que o trabalhador faz nas 1, 2 horas de transporte público. Quem mete essa do trabalhador hipotético simplesmente não é um. É muito esforço pra querer descredibilizar um trabalho foda, que antes só tinha do lado da direita e que tá se construindo de forma incrível. A luta é em todo lugar, queridão. A internet faz parte do mundo real.
meudeus vou fazer uma pipoquinha pra assistir kkkkkkkkkk já sei que vai ser só lapada secas porém sempre classudas e elaboradas \o/
Pegou leve, parabéns pela paciência. Pqp.
Importante suas considerações sobre ACADEMICISMO. Estou completamente de acordo contigo neste ponto. Outra complexidade dos videos da senhorita Bira (que conheci faz uns poucos dias e dei uma maratonada ontem) é que: uma afirmação que não pode ser confirmada e que ela ampara num argumento de autoridade, vem MUITO próxima de uma série de exemplos que, supostamente, mostrariam como o que ela disse está correto. Então se joga um conceito teórico para embasar uma afirmação e em seguida vem os exemplos. ISSO as pessoas identificam como: ser didática. é o famoso "mata a cobra e mostra o pau." Mas é o discurso do especialista não identificado DE CARA pq vem acompanhado de uma série de exemplos que serviriam p explicar esse conceito de maneira prática (MAS NÃO É ISSO QUE ELA FAZ). Só que as vezes vários bons exemplos de questões problemáticas são usados p garantir uma afirmação que parte de uma premissa errada, inexistente ou equivocada (conceitualmente). A pessoa acha: entendi o exemplo, ele é indignante e realmente isso acontece, logo a senhorita Bira está certa. Isso é uma armadilha de academicismo e não a forma como vc coloca os seus pontos. E essa forma dele é muito sedutora...pq as pessoas tem FOME de saber, estão exaustas, não tem muito tempo p se informar e estudar e depositam suas esperanças em confiar numa meia dúzia de pessoas que gostam do discurso para dar uma carta em branco.
por isso eu amo, e amo mesmo o Jones, o cara é um Einstein, ele vai onde ninguém vai, pqp é um sonho ter um cara desse representando o Brasil, o sonho que pode se realizar!
Muito bom! Pra alem do debate politico e teórico, também é muito proveitoso pra pensarmos nas formas argumentativas e de construcao de conhecimento.
Vídeo grande, que maravilha!
Que video maravilhoso. Serio mesmo. Me fez pensar bastante.
Ficou bem melhor esse video do que o anterior. Parabéns.
To adorando esse video. Assistindo aos poucos, mas vou ver até o final, mtas reflexões. ❤
Jones Manoel muito cuidadoso e respeitoso como sempre! adoro suas críticas!
Esse vídeo ficou muito bom, Jones, agora sim um debate!
Sem argumento de autoridade, rs, eu sou formado em ciências sociais no campo da producao cultural e trabalho no ramo da música e já tinha abandonado os vídeos da Sr Bira de música/cultura pop no começo do hype por detectar uma supersimplificação de varios temas e algumas visões embaralhadas, de temas que inclusive já foram superados, no final me parece o tão famoso xadrez verbal pra corroborar o "meu" ponto de vista que estava ali desde o início e uso as fontes pra reforçar essa minha ideia total inicial
Mas tudo isso é mt bem elaborado, uma retórica mto boa e que te prende, se vc n é entendido no tema o Sra te pega fácil masss qd e se vc tem um pouco de propriedade, como foi no meu caso, vc fica mto indignado com o rumo da condução que a coisa vai tomando
Bira toca na ferida de muita gente, é isso. Além disso, Bira quer atingir gente de fora da nossa bolha, ficar citando autor, fonte, livro etc etc não ajuda, minha mãe só vê Bira por causa disso.
@@lucasemanueloliveirasilva2265 mas mano sem uma elaboração o causar apenas por causar n leva a nd, a menos que seu foco seja "você", ganhar like e notoriedade
Se vc chegar nas pessoas com desmobilização e fatalismo vc na melhor hipótese vai gerar resignação e na pior vc pode contribuir com danos psicológicos
@@jorleyandrade4938 então continuem com seus trabalhos maravilhosos nesses embates intelectuais sobre quem sabe mais, que tem mais referência e sabe conceituar melhor e continuem pregando pra convertido dentro da academia
@@escreventeTJ eu sou produtor musical, trabalho em uma distribuidora digital, não tem nada de academia nisso, o meu ponto é que nós, dentro de nossas possibilidades, possamos cada vez mais estar bem embasados pra quando mais Sras Biras surgirem que fique bem claro as fraquezas dos seus discursos
@@jorleyandrade4938 vdd, melhor a gente continuar correndo atrás dos nossos próprios rabos, combatendo as Senhoritas Biras enquanto um MBL da vida com sua "burrice" e "senso comum" vão de vento em poupa!
Esse vídeo está muito bom. E eu estou adorando o debate, aprendi muito.
Vídeo ótimo, Jones! 👏👏👏 Foi muito didático em sua explicação. O vídeo ficou longo, mas nesse caso achei mais do que justo.
Concordo plenamente com Jones, e concordo como pai como professor. Cá comigo tenho meus momentos de derrotismo, mas como pai e como professor jamais adoto essa postura.
Gostaria de parabenizar o Jones. Para mim, foi absolutamente didático como você abordou cada detalhe e construiu um raciocínio que, a meu ver, é o mais correto sobre os temas debatidos.
Muuto obrigado por 2h 30 de conteúdo!! Apesar de que react não é minha praia, pq fica mais difícil de encontrar um dado/argumento no futuro. Mas foi muito bom ainda assim
Te chamei de academicista no vídeo anterior, depois do argumento de 37 citações de conceitos sem trazer a origem, eu retiro o comentário anterior e peço desculpas rsrs.... agora devemos continuar pensando o motivo da sra Bira ser um fenômeno de comunicação...
Vê até o final, camarada. Entro nessa questão do manejo dos conceitos.
independente dela ter ou não explicados os conceitos que ela citou, o embasamento que ela trás é excelente porque ela foca nos exemplos empíricos, coisa que quem vive na academia ou mesmo na bolha de cargos de partidos políticos dificilmente vai ter essa visão. como alguém que hoje tem formação superior mas já viveu na jornada 6X1 e ainda vive na quebrada mesmo com uma condição melhor hoje, eu vejo que o diferencial dos argumentos da Bira é o apelo pra tentar puxar essa esquerda que vive na bolha pra a realidade vários exemplos que ela deu eu vi ao vivo e a cores vivendo com o pessoal trabalhador e que nem sabe o que é esquerda ou direita por exemplo.
@@Pedroetbdf O ponto é justamente esse, ela se utiliza desses exemplos como forma de explicar e provar a verdade do conceito. No entanto, nessa ânsia de simplificar para tornar mais palatavel, ela acaba falseando a realidade e dando uma explicação rasa do que eles são. Adianta explicar cálculo 3 de forma simples, porém errada? "o trabalhador não tem tempo pra aprender derivada" e a solução é falar pra ele que derivar é somar 2+2?
@@flaviovieira2457 você mesmo assume que o trabalhador não tem tempo pra aprender a teoria, logo a mensagem empírica dela faz o trabalho ser entendível, logo o trabalho dela deu certo, e logo ela sai da bolha.
@@flaviovieira2457 olha Jones a questionar o porque ela afirmou ter sido errado tentar enfiar no guela um projeto com diminuição da jornada de 6x1 e diminuição da carga horaria pra 6 horas, O Jones não entende que pro povao que vive fora da bolha dele de professor, militante politico e etc , essa questão de diminuir carga horaria pra 6 horas é até imoral, agora pra quem viveu a jornada 6x1 eu sei que esse assunto é extremamente mais critico, eu como trabalhador na epoca sentia na pele a exploração desse fator, nunca questionei as 8 horas, seria muito mais facil passar o projeto de fim da jornada 6x1 até porque existe um debate nas redes hoje sobre isso, e depois de conquistar a jornada iriamos tentar diminuir a carga.
É perceptível a mudança de tom, a discordância com sobriedade e o debate. Espero que esse embate de ideias continue sendo produtivo
Esse vídeo da muito gosto de assistir por que você reage as falas com o vídeo do Bira, muito melhor que primeiro que você fez. Eu espero muito que esse vídeo tenha mais alcance que o outro. Esse debate pra nós é muito caro, e espero que nós todos consigam ir além no debate, discusões e questionamentos, pois assim estamos construindo um pensar critico dentro da esquerda.
Legal demais esse formato. Me deu muita coisa para ler tbm.
Aooo potência, já tenho o material pro fim de semana
Que vídeo necessário! Por favor, façam recortes estratégicos para as redes sociais. Parabéns pela luta, Jones! Aqui em casa nós morreremos atirando e somos otimistas! Uni-vos!
A Rita não faz react dos vídeos… gostaria que ela fizesse pois seria interessante ouvir ao menos três canais de comunicação de esquerda: Rita, Gustavo e Jones.
Que react bem feito, Jones. Baita, baita vídeo, camarada
Jones bate em acadêmico em torre de marfim desde que comecei a acompanhar. Absurdo chamar o cara de academicista porque citou livro, me poupe.
Paz entre nós, guerra aos senhores.
Jones e Rita von Hunty sempre estimulam as pessoas que os seguem a lerem e estudarem sobre o que é dito nos vídeos. Estão sempre apontando as referências e,por isso mesmo, têm um cuidado/responsabilidade maior com o que dizem. Não usam subterfúgio de estar "apenas desabafando". Achei muito bom ele jogar a real e ironizar (de leve) o fato do vídeo desabafo ser todo editado e ter levado um bom tempo p ser feito, com todas as pesquisas e recortes necessários p fortalecer o que o desabafo trazia... Existe intencionalidade em sair fazendo desabafos por ai sem se dar ao trabalho de se justificar o que diz, de manter minimamente uma coerência no que diz, de citar teóricos sem a consistência necessária p que se sustente um argumento na mesa. Eu não consigo parar de pensar que gente assim é uma fraude. Pode estar chegando em um público maior, pode ser bom comunicador... fico com as duas orelhas em pé!
Sem palavras. Conteúdo de altíssima qualidade.
Gosto da Sra. Bira e da comunicação dela…espero que ela absorva a crítica e ainda acho que ela é uma aliada, o fato é apenas que o canal do Jones e o dela tem propostas diferentes
Pra mim ele é mais do mesmo.
ele é só mais um, derrotistas como o bira vc encontra canaviais deles nas redes
Essa perspectiva da Sr Bira para muitos trabalhadores e trabalhadoras (me incluo nesse bolo) desgastados, moídos e explorados até a ultima gota de sangue e suor, soa muito triste, até depressiva. Sim, a nossa realidade é triste e angustiante, e a principal causa é o sistema capitalista, depois desse diagnóstico é simplesmente largar tudo? Concordo que é muito difícil travar esse embate, pois como foi dito por ela, a direita tem tudo ( comunicação, politica e recursos), mas não devemos abaixar a cabeça e aceitar migalhas, devemos nos unir enquanto classe, com discordâncias entre si, pois faz parte do dialogo enquanto classe trabalhadora, mas norteada por um horizonte revolucionário para podermos solucionar a demanda do povo, de todos nós que sofremos diariamente no sistema vigente. Grande trabalho, camarada Jones!
Obrigado pelo vídeo, camarada! Abraço!
Nunca cosegui assistir a um vídeo interio do Bira, sempre me incomodou o esbravejamento dele a torto e a direita, embora eu possa concordar com uma coisa ou outra que ele diz. Agora o Jones me fez assistir ao vídeo todinho e me explicou porque eu não gosto da retórica do Bira. Será que sou Jonista?
Eu também. Más a máscara do Bira caiu, finalmente!
Bira coringou e começou a vender curso 🤡
@@Thaloop255ela( Bira) só tá atrás de 🍪
Fazendo meu café da manhã enquanto ouço esse longa metragem😁☺️
Jones Manoel, o terror dos 'reacters'.
Mais de 2 horas e meia de vídeo de Jones, ainda há felicidade nessa vida, viu?!
Essa parada de apresentar os conceitos e categorias e trabalha-las no video, minimamente e introdutoriamente, os unicos que acompanho e que fazem, são Rita Von Hunty e Jones Manoel. Com Rita estando largamente à frente nesse trabalho. Claro, pela dinamica quantitativa de videos do Jones, isso é mais dificil, mas ele o faz com maestria mesmo assim. Esse ponto me atentou a essa questão
Sabrina Fernandes tinha um grande esforço nisso também
@@seumemel também. É que acompanhava pouco ela, mas dos que vi, fazia bem isso
salve, camarada, um grande abraço.
Videos muito necessários e importantes. A boa crítica é a melhor forma de se ler alguém, o tal Bira deveria se sentir honrado.
Jones, esse video prova que vc é muito mais hipnotizante e didático nesse formato de react. Foi um prazer te ouvir
Sim ele deveria lançar mais nesse formato
Jones e manoel, e o react infinito. Brincadeiras a parte camarada, muito obrigado por tanta dedicação e estudos
Muito bom este longa-metragem!
Gosto muito do trabalho e de sra. Bira assim como de prof.Jones, ambos contribuiram muito na minha politização.
Nem vi ainda, mas vídeo desse tamanho merece logo aquele apoio ao algortimo
nossa, tá muito bom!
Sabia que aquele vídeo “Você está sendo enganado e pode gostar disso!” era com base na visão dele sobre o senhorita Bira, só não o citou haha.
Não serve só pro Bira, serve tbm pro Linck do QnS q vai pro msm caminho(crítica pela crítica sem apresentar soluções)
@@CamaradaRafa Mas foi pensando no Bira que ele fez o vídeo. Ele só não quis dizer de maneira clara, mas com esse novo vídeo fica óbvio.
@@mardonio.sousa2ah sim, isso sim, mas serve pra outros comunicadores tbm
@@CamaradaRafaoutro canalzinho que me irrita também é que eu tenho uma sensação de que enganam os seguidores são canais como pensando alto com aquela passação de pano pra tudo que o atual governo faz ou não faz, é uma adoração ao Lula que me deixa agoniada
Agora sim camarada, saudades de você e do João com vídeos longos, sérios e com bastante conteúdo, chora mesmo Maxuel
Muito obrigado por esse vídeo meu mano Jones, eu tava incomodado com alguns pontos e pensei que eu estava sozinho nessa. Teu trabalho é didático!
Maravilha camarada!!
Boa Jones, você me inspira em ir atrás de referências, ler e sempre ter um olhar crítico. Abraços! O vídeo ficou muito bom, você falou bem mais devagar e focado.
❤❤ obrigada, Jones! Vídeo sensacional.
O "bem comum" não existe nas sociedades de classes. Existem interesses de classe, contradição, conflito, disputa, luta de classes ✊🏽⚧☭
@@diegoprofessor2337 acho que é exatamente isso que a srta bira fala no vídeo dela...
@@luisahelene1407
Srta. Bira questiona o "bem comum," mas não toma posição acertiva, não define, muito menos propõe um debate paralelo ao "bem comum," relativizando o papel da estrutura e dos interesses de classe