TELHADO APARENTE ou EMBUTIDO/platibanda, qual escolher para casa? por Laís

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2024

Комментарии • 11

  • @stefanisilva2493
    @stefanisilva2493 Месяц назад

    Finalmente alguém das artes que reconhece que há princípios para chegarmos ao belo, ao universalmente agradável à experiência humana e que nem tudo que é novo é necessariamente melhor. Ganhou uma inscrita.

    • @belarqui
      @belarqui  Месяц назад +1

      @@stefanisilva2493 fico muito contente que nessa internet maluca, existem muitas pessoas sensatas ainda, que não admitiram um discurso absurdo e desumano 🙏🏻🙏🏻

  • @calourajss
    @calourajss Месяц назад

    Parabéns pela objetividade. O belo existe sim. Princípios existem sim
    São Tomaz de Aquino
    Já ganhou uma inscrita

    • @r.menezes3378
      @r.menezes3378 Месяц назад

      O belo é construção social, e como toda construção social se altera no espaço geográfico (local) e com o tempo. É aceito como sendo algo belo, aquilo que a maioria das pessoas elegem como belo! No passado, o bonito (considerado) era mulher mais gordinha, anos 2000 o auge era a magreza extrema.
      No Brasil muitos gostam de uma pele bronzeada, queimada do sol, praiana…
      Na Coréia é a palidez que cativa.
      Algumas civilizações consideravam pés pequenos das mulheres o supra sumo da beleza (Japão), outras pescoços longos (mulheres girafas), em outras, alargadores (pratos) nos lábios. Quem acha feio é pq aprendeu que aquilo é feio, quem acha bonito, é pq aprendeu que aquilo é bonito. Ou seja, a beleza é sim relativa.

    • @belarqui
      @belarqui  Месяц назад

      @@calourajss obrigada!! 🙏🏻

    • @belarqui
      @belarqui  Месяц назад +1

      @@r.menezes3378 uma coisa é beleza, outra é moda, que pode estar alinhada ou não com a beleza. Os gregos por exemplo estudavam a beleza justamente para poder alcançá-la. Mas outras civilizações começaram a dar importância a outros poucos que não a beleza. Até o modernismo que quis limpar completamente a beleza pelo utilitarismo. Mas uma casa tradicional pode ser chamada de tudo, antiquada, fora de moda, mas nunca de feia, já uma casa moderna, pode ser chamada de original, uma obra de arte, tudo, menos bonita. A beleza é uma característica do objeto, não da pessoa que o enxerga. Se assim o fosse teríamos muitos problemas com a subjetividade, como já temos, o culto ao feio.
      Aliás o que a maioria escolhe não é nem de longe o certo. Pessoas escolhem modas toscas, políticos que não valem nada. Não é porque alguma cultura perdeu totalmente a moral, por exemplo, que outras culturas não podem julgar-lhes como errados. Dizer que cada um está certo ao seu modo, ou cada um tem sua verdade, é uma loucura.

    • @calourajss
      @calourajss Месяц назад

      @@belarqui 🎯

  • @luanacosta9979
    @luanacosta9979 9 дней назад

    Talvez não seja pela economia? Eu estou optando pela casa caixote devido a economia

    • @belarqui
      @belarqui  7 дней назад

      @@luanacosta9979 sim! Em geral a platibanda fica mais barata que as telhas aparentes, mas eu estou convidando todos a pensar além das outras questões, porque em geral as pessoas já começam com a premissa da platibanda, por ser mais “moderna”. Além do mais ao se construir uma casa do lá sonhos, uma casa linda de verdade, na medida do possível, conseguimos encaixar um orçamento com as telhas, tudo é uma questão de olhar e prioridade

  • @renatoxavier7597
    @renatoxavier7597 Месяц назад

    Rolou um São Tomaz de Aquino, parabéns. Estamos perdendo o belo.

    • @belarqui
      @belarqui  Месяц назад +1

      E com isso a felicidade também, infelizmente 😢 obrigada 🙏🏻