Conversas Contemporâneas: Pobreza, desigualdade e fome no Brasil hoje

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • O economista Francisco Menezes é pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e presidiu o Conselho de Segurança Alimentar (Consea). Convidado pelo Observatório História e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz, disse que "o Brasil está vivendo um verdadeiro apagão estatístico". Segundo ele, uma série de pesquisas foram realizadas desde o ano passado sobre o tema abordado na palestra, porém "os resultados não estão sendo divulgados". Menezes é analista da ActionAid Brasil e coordenou o documento que monitorou o cumprimento, pelo Brasil, das metas de erradicação da fome e da pobreza, que integram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
    O documento, apresentado à ONU em julho, mostrou os riscos de o Brasil voltar ao mapa mundial da fome, e acabou levando a Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a relançar a campanha o Natal Sem Fome, em 2017, dez anos depois da sua última edição.
    O Conversas Contemporâneas é uma iniciativa do Observatório História e Saúde, do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e tem parceria com a Asfoc, o sindicato dos trabalhadores da Fundação.

Комментарии •