Professor, fui fazer uma questão da Petrobras recentemente e me deparei com essa questão aqui: A fratura intergranular é caracterizada pela propagação Alternativas (A)por clivagem e com alta absorção de energia (B) por dentro dos grãos e com baixa absorção de energia (C) ao longo dos contornos dos grãos e com baixa absorção de energia (D) ao longo dos contornos dos grãos e com alta absorção de energia (E) ao redor das inclusões e com alta absorção de energia Olhando as aulas anteriores e de acordo com o que está escrito nas novas edições do Callister. Essa parte de baixa absorção e alta absorção de energia não está escrito diretamente no Callister na parte onde se explica a fratura frágil por meio Transgranular e Intergranular. EU ERREI ESSA QUESTÃO! Porque as duas mais obvias são a letra C e D e eu marquei letra D, só que o gabarito é letra C. Eu fiquei muito chateado (puto mesmo, com raiva) por ter errado essa questão porque eu entendi tudo que foi falado sobre fratura frágil nos vídeos anteriores e li e voltei ler novamente o Callister e nada explicando essa parte de alta e baixa absorção ali no contexto do Transgranular e Intergranular. Será que essa questão eu teria ter maldado ela? Ter pensando mais um pouco por mais que não esteja diretamente o conceito no livro? Eu marquei a letra D porque eu sei que a fratura intergranular ocorre nos contornos isso é fato, mas ai eu pensei que seria alta absorção porque a trinca se propagando nos contornos ela teria uma absorção de energia maior para se propagar. Eu pensei dessa forma e provavelmente esse pensamento está equivocado. Queria saber se tem outros livros que tem esse detalhe ai? ou tópico da disciplina você aconselha a estudar por outros livros também. Desculpa o textão! hahaha, abraços e suas aulas estão ótimas!
Felipe, entendo perfeitamente sua frustração, e sua linha de raciocínio faz sentido, já que a fratura intergranular ocorre ao longo dos contornos dos grãos, o que realmente parece sugerir uma maior complexidade na propagação. No entanto, a questão exige que diferencie o tipo de fratura em termos de absorção de energia, e isso pode causar confusão. A fratura intergranular é caracterizada, em geral, por uma baixa absorção de energia, pois ocorre ao longo dos contornos dos grãos, onde há menos coesão, facilitando a propagação sem exigir muita energia. Já a fratura transgranular (ou fratura por clivagem), que ocorre dentro dos grãos, pode exigir mais energia por romper ligações no interior de cada grão. Se precisar de mais referências além do Callister, sugiro dar uma olhada no livro do Dieter, especialmente na seção de fraturas e no estudo dos mecanismos de propagação de trinca, pois ele aborda de forma mais detalhada a questão de absorção de energia nesses contextos.
Excelente!
Obrigado Jhemerson! :D
Grande trabalho
Obrigado Danilo!
👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Mellina, feliz que tenha gostado!
Professor, fui fazer uma questão da Petrobras recentemente e me deparei com essa questão aqui:
A fratura intergranular é caracterizada pela propagação
Alternativas
(A)por clivagem e com alta absorção de energia
(B) por dentro dos grãos e com baixa absorção de energia
(C) ao longo dos contornos dos grãos e com baixa absorção de energia
(D) ao longo dos contornos dos grãos e com alta absorção de energia
(E) ao redor das inclusões e com alta absorção de energia
Olhando as aulas anteriores e de acordo com o que está escrito nas novas edições do Callister. Essa parte de baixa absorção e alta absorção de energia não está escrito diretamente no Callister na parte onde se explica a fratura frágil por meio Transgranular e Intergranular. EU ERREI ESSA QUESTÃO! Porque as duas mais obvias são a letra C e D e eu marquei letra D, só que o gabarito é letra C. Eu fiquei muito chateado (puto mesmo, com raiva) por ter errado essa questão porque eu entendi tudo que foi falado sobre fratura frágil nos vídeos anteriores e li e voltei ler novamente o Callister e nada explicando essa parte de alta e baixa absorção ali no contexto do Transgranular e Intergranular. Será que essa questão eu teria ter maldado ela? Ter pensando mais um pouco por mais que não esteja diretamente o conceito no livro? Eu marquei a letra D porque eu sei que a fratura intergranular ocorre nos contornos isso é fato, mas ai eu pensei que seria alta absorção porque a trinca se propagando nos contornos ela teria uma absorção de energia maior para se propagar. Eu pensei dessa forma e provavelmente esse pensamento está equivocado. Queria saber se tem outros livros que tem esse detalhe ai? ou tópico da disciplina você aconselha a estudar por outros livros também.
Desculpa o textão! hahaha, abraços e suas aulas estão ótimas!
Felipe, entendo perfeitamente sua frustração, e sua linha de raciocínio faz sentido, já que a fratura intergranular ocorre ao longo dos contornos dos grãos, o que realmente parece sugerir uma maior complexidade na propagação. No entanto, a questão exige que diferencie o tipo de fratura em termos de absorção de energia, e isso pode causar confusão.
A fratura intergranular é caracterizada, em geral, por uma baixa absorção de energia, pois ocorre ao longo dos contornos dos grãos, onde há menos coesão, facilitando a propagação sem exigir muita energia. Já a fratura transgranular (ou fratura por clivagem), que ocorre dentro dos grãos, pode exigir mais energia por romper ligações no interior de cada grão.
Se precisar de mais referências além do Callister, sugiro dar uma olhada no livro do Dieter, especialmente na seção de fraturas e no estudo dos mecanismos de propagação de trinca, pois ele aborda de forma mais detalhada a questão de absorção de energia nesses contextos.