Dom João IV de Portugal - Biografia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2024
  • Amante da música, das mulheres do povo, da boa vida de um duque rico de província. Talvez não fosse o mais indicado para libertar Portugal do domínio espanhol após 60 anos de servidão e governar a nação restaurada, mas outro dificilmente teria se saído melhor ou tido tanta sorte. Era medroso, subestimava a posição do país, mas também se revelou pragmático e astuto, sabendo identificar e apoiar os que fariam renascer o império luso, em especial a América Portuguesa.
    Nada mais português do quer ser mestiço, quando não no fenótipo, nas ideias, no se irmanar admirando as diferenças, não as repelindo. Em Pernambuco, uma união alhures improvável entre comerciantes cristãos-novos, senhores de engenho mamelucos, tupis, africanos e gentes outras venceria os holandeses nas duas batalhas de Guararapes, com apoio oculto, mais moral do que material, do rei João IV, que também apoiaria a expedição armada por Salvador Correia de Sá e Benevides, de mãe e esposa castelhanas, para a exitosa retomada de Luanda para Portugal, nação que por tais feitos mostrava à Europa merecer não só o reconhecimento, mas muito respeito.
    Em 1656, morria quem nascera para liderar a restauração da portugalidade, etnia intercultural, pragmática e astuta, que ao mesmo tempo se automenospreza, como João IV o fez em algumas de suas cartas aos embaixadores. Naquele ano, ainda faltava a Espanha reconhecer a independência lusa. Eles ainda tentariam pelas armas, mas o que se plantou no reinado de João IV não podia mais ser vencido. A nação portuguesa resistiria e colecionaria novas glórias. Real, real, real, pelo muito alto, muito poderoso senhor rei D. João IV.

Комментарии • 7