Visita Guiada à Casa Roque Gameiro, na Amadora - Portugal
HTML-код
- Опубликовано: 24 янв 2025
- A casa que o aguarelista Alfredo Roque Gameiro manda fazer para a si e para a sua família em 1898 é testemunho do gosto e do ideário da elite nacionalista do Portugal fim de século. Traçada pelo risco do próprio Roque Gameiro, a casa teve importantes contributos do grande Rafael Bordalo Pinheiro e de Raul Lino, o inventor da "Casa Portuguesa". Mas a Casa Roque Gameiro foi, acima de tudo, o ninho e o atelier da chamada "Tribo dos Pincéis": todos os cinco filhos de Roque Gameiro foram treinados como artistas e quase todos marcaram a paisagem estética da primeira metade do séc. XX português. Se considerarmos que duas das filhas de Alfredo Roque Gameiro se casam também com artistas relevantes - Leitão de Barros e Martins Barata - e que até hoje a Tribo continua a dar ao mundo artistas, estamos face a um caso raro na História da Arte portuguesa. Luís Cabral, curador de uma exposição sobre a Tribo dos Pincéis e bisneto de Alfredo Roque Gameiro, é o nosso guia nesta Visita à vida, obra e prole do maior nome da aguarela em Portugal.
Data de emissão: 22 de Maio de 2017
Fabuloso!!!
Moro na rua Raquel Roque Gameiro. E foi me grato ver a história da família
Muito obrigada, fiquei feliz por conhecer melhor o artista, a obra e a família. Gente que achou na sua Pátria um rumo e uma mensagem contagiante do talento português. Saudações.
Maravilhoso
Ótimo registro desta dinastia de artistas.
Caso raríssimo: familia de artistas com legado.
Visitei este MUSEU há uns 20 anos acho que estava na lareira um tacho enorme em cobre ,mas não era este . Tinha três correntes e não era escuro era cobre bem areado .
Andei na escola Roque Gameiro na amadora