Excelentes explicações Romir, muito obrigado. Com certeza este é um dos jogos que está no meu TOP5. Ficarei no aguardo dos vídeos com as regras para 2 jogadores e sobre as expansões que estão contidas na versão da GROW.
37:32 "Todos realizam a ação". Aqui há um erro conceitual - todos além do jogador da vez ESCOLHEM fazer a ação se quiserem, já que a única obrigatória a todos é o Capitão.
Legal! Muito obrigado! Excelente video! Adorei a introdução sobre a origem do jogo! ;D *So um detalhe: eu tenho o jogo em alemão, mesma versão da apresentada no video (N° 16) e no manual original esta escrito que as construções não podem ser remanejadas. Chequei esta informação com dois colegas nativos. Talvez tenha sido um erro na tradução ou mesmo uma adaptação da Grow. No caso, se não for possível remanejar as construções, e necessário planejamento para conseguir construir as construções maiores (da coluna da direita), o que pode ser considerado como um nível extra de dificuldade.
Celso, acredito que você esteja equivocado. No manual em alemão da edição atual do jogo está escrito: “[...] Die Gebäude dürfen auf den Bauplätzen auch umgruppiert werden, wenn ein Spieler z.B. ein großes Gebäude bauen möchte, aber keine zwei untereinander liegende Felder frei gelassen hat.“ A tradução literal disto é: „[...] as construções podem ser reagrupadas em seus locais de construção caso você queira, por exemplo, construir uma grande construção porém não tiver 2 espaços contíguos.” Esta informação consta da página 8 do manual. O que é proibido, é REmover uma construção do tabuleiro.
@@RomirPlayHouse , muito obrigado pela atenção! Eu também acho que eu estou errado. O meu irmão possui uma versão em inglês do jogo e la não havia restrições. Vou checar novamente o meu manual e te respondo em breve! O que aconteceu foi que jogamos este jogo na quinta-feira e, para relembrar as regras, eu assisti o seu video. No meio da partida surgiu a discussão a respeito de poder ou não mover as construções. Como eu estava jogando com alemães, eles consultaram o manual e me disseram que não era possível remanejar as construções. Enfim, talvez eles tenham me enganado. Muito obrigado pelo esclarecimento!
Romir, parabéns pela explicação. Realmente andei pesquisando e o manual da Grow está cheio de erros. Os comentários do pessoal aqui também ajudam a esclarecer algumas dúvidas. Estava jogando muito errado.
A construção Porto te daria um ponto de vitória a mais por vez que embarcou e não por tipo de acordo com as regras em inglês. Se você tiver o cais, poderia embarcar duas vezes o mesmo tipo de mercadoria em tempos diferentes.
Você tem razão. Esta tradução ficou confusa na regra em português, porém o exemplo do Cais, logo na sequência dentro do manual, esclarece a situação mostrando um exemplo em que exatamente o que você descreveu acontece.
Eu to entre esse e o Brass Lancashire pra comprar, sei que são jogos diferentes, mas são estratégicos e estou a procura de um bom jogo estratégico. Não sei qual compro primeiro. Mas acho que prefiro o que dá pra jogar melhor com 2 jogadores
Excelente explicação. Até adquiri o jogo e estou aguardando chegar, inclusive me inscrevi no canal. Fiquei com algumas dúvidas: 1) Posso remanejar os colonos? Por exemplo, posso retirar o colono de uma plantação/construção e colocar em outra plantação ou construção? 2) Vi em um dos seus vídeos das expansões (Creio a dos nobres) eu posso descartar alguma plantação e incluir outras (formar as trincas). Se esta plantação tiver um colono, posso colocar esse colono em outro lugar, ou colocar na plantação nova ou eu perco esse colono?
Os colonos só podem ser remanejados quando algum jogador escolher a função do Prefeito. Acredito que você não tenha entendido corretamente o vídeo da expansão. Você não descarta construções de produção, mas sim as construções comerciais durante a preparação do jogo.
Gostei do canal também, as explicações são muito boas! Parabens pelo canal! Acredito que de preferencias a jogos lançados aqui no Brasil, mas posso pedir um que não tem aqui? O Spyrium, será que rola um "Como jogar"dele? Abraço
Thiago, o objetivo inicial do canal é explicar regras de jogos que existem em português ou são extremamente fáceis de conseguir por aqui, então o Spyrium, embora seja um jogo muito bacana, fica para uma segunda etapa do canal.
Olá Romir. Excelente vídeo explicativo. Estou tentando expandir minha minúscula coleção de board games e queria muito comprar o Puerto Rico, mas a Grow descontinuou o produto e agora só o encontro ou usado, ou a preços absurdos. Existe perspectiva de alguma editora que planeja republicar o jogo? Abraço!
@@RomirPlayHouse Obrigado pela resposta, Romir. Também espero muito. Continue com seu excelente trabalho e se tiver alguma novidade nesse sentido, traga por favor no canal!
Ahh..o bom e velho Romir e seus tutoriais como sempre sensacionais. Mestre depois de 4 anos ontem resolvemos jogar Puerto Rico novamente e surgiram algumas duvidas: 1° Na fase de pegar uma plantação essa ação é obrigatoria para todos..? ou se não houver nenhuma que me atraia eu não pego e esta tudo blz 2° Posso ter mais de uma construção do mesmo tipo no meu tabuleiro..? por exemplo 2 mercados grandes ou 2 fabricas de Indigo que custam 1. Obrigado Mestre..!!!!
Eu tenho o puerto rico e gosto muito dele, mas ja vi alguns comentarios, la na ludopedia, sobre jogos como puerto rico q possuem um "multiplayer solo" e realmente agora penso nesse fator antes de comprar um jogo, pq jogos assim cada um fica no seu mundinho, ha pouca interaçao, nao sei se faz mto sentido reunir uma galera e jogar um jogo de "multiplayer solo"
Mesmo jogos sem interação tem seu apelo, mas não considero Puerto Rico um jogo assim. Faz toda a diferença olhar como cada jogador está jogando e o que precisa para decidir como usar os papéis. Isto pode até não ser uma interação direta, mas ainda assim a interação dos jogadores e constante.
Romir, fiquei maravilhado com o jogo, fui nos Shoppings aqui no ES e ninguem tem ele. Nem no site achei. Ele parou de ser fabricado? Existe algum lugar confiável para comprar ou existe outra variação dele?
olá Romir, parabéns pelo trabalho, sua didática é muito boa. tenho uma dúvida em Puerto Rico. Ao escolher o prefeito eu posso adquirir meu colono e colocar imediatamente em um espaço vazio de construção, ativando a construção e ganhando seu bônus nessa mesma fase de prefeito?
Olá Holldanni Primeiro, obrigado pelo elogio. Se tiver alguma sugestão, pode falar. Agora, quanto à sua dúvida, ao adquirir o prefeito você pode distribuir todos os seus colonos (os que você acabou de receber junto com qualquer outro que você já possuísse) em qualquer construção na qual haja espaço para colocá-los. Desta forma, as construções escolhidas passam a estar funcionais e suas habilidades podem ser utilizadas, em teoria, imediatamente. Porém, como não existe nenhuma construção que dê alguma vantagem na fase do prefeito, a combinação de pegar um colono, acionar uma construção e usufruir dela imediatamente através da escolha do prefeito não consegue ser realizada.
Romir's Play House. Obrigado pela atenção, concordo com vc na resposta, o mesmo é que está em dúvida. por exemplo: Se eu possuo a VILA e ela está sem colono, caso alguém escolha a fase de prefeito eu posso ganhar meu colono e colocar na Vila e ativá-la para ganhar um nobre?
Holldanni, neste caso você estaria jogando com a expansão dos Nobres. Neste caso a Vila ocupada lhe dá a vantagem de que, quando for a "primeira vez" que você for recolher um colono do barco, você recebe adicionalmente um nobre direto do estoque, porém se você não tiver a vila ocupada, quando você colocar um colono nela já não será mais sua primeira vez de recolher um colono do barco. Adicionalmente, se levarmos as regras ao pé da letra, a distribuição de todos os colonos/nobres ocorre após todos os colonos do barco terem sido distribuídos, e em sentido de jogo começando com o prefeito, o que significa que as construções estariam realmente ocupadas após a distribuição dos colonos. Espero que tenha solucionado sua dúvida.
Olá! Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Fiquei com uma dúvida apenas: Se eu tiver um mercado pequeno e vender milho, eu continuo não ganhando nada na fase do comerciante, correto? Afinal, o dobrão extra que ganho é no valor do produto, se o milho vale 0, não ganho nada mesmo tendo a construção do mercado pequeno?
Na verdade os dobrões extras provenientes do mercado (desde que ocupado) e mesmo o da escolha do comerciante são sempre entregues, desde que você realize a ação associada, independente se a ação vai trazer, por si mesma, alguma receita. Por exemplo, se eu escolher o comerciante e tiver um mercado pequeno ocupado e vendesse um milho, ainda receberia 2 dobrões (um pelo comerciante e outro pelo mercado pequeno)
Boa tarde, Romir! No manual da Grow houve algum erro de digitação com relação à preparação dos pontos de vitória para 5 jogadores? No manual da grow fala em 126 pontos, enquanto na edição original e na edição de aniversário fala em 122.
Sim e não. A Grow se baseou em uma edição americana para fazer a tradução e, nela, consta 126 pontos. Eu cheguei a questionar isto para eles e recebi deles o arquivo oficial usado na tradução, e lá mostravam realmente 126. Isto significa que temos realmente duas versões: o original com 122 é uma versão americana e brasileira com 126.
Fantástico , eu te descobri, detesto ler manuais, sou do tipo ''click and play''. Virei fregues.......kkkkk.......... você tem PLANET STEAM , COSA NOSTRA , AGRA , Space Empires................
@@RomirPlayHouse valeu Romir, acontece que eu não moro no Brasil, então fica fácil comprar. O difícil é saber o que comprar. AGORA foi um que eu paguei US$ 30, comprei porque estava barato, já tem um ano e ainda não joguei. Abraços.
Honestamente, não sei, porque não testei. Agora, de verdade, eu nem tentaria, porque o jogo é de verdade para 3 ou mais jogadores (4 ou 5 é, inclusive, a melhor quantidade) e qualquer remendo feito para poder jogar em 2 e justamente isto: um remendo.
Romir bom dia, surgiu uma dúvida jogando Puerto Rico que não encontrei resposta no manual, veja só, imagine uma partida onde um jogador adquiriu uma construção, por exemplo Manufatura, dará vantagens em dobrões de acordo com o que produz, pois bem, existe alguma coisa que o impeça de comprar a outra construção de manufatura?? Ou seja, um jogador pode ter mais uma construção da mesma, o que traria muito mais vantagens a ele, concorda?? desde já obrigado!!
Você acha que a qualidade da Grow é pior do que as internacionais? Ouvi dizer que o jogo é mais vagabundo. Vale mais a pena comprar fora? Se sim, sabe me indicar um lugar que eu consiga comprar e que custe mais ou menos um preço razoável?
Discordo completamente, em especial neste jogo. A Grow peca, normalmente, na qualidade das cartas que ela imprime localmente, mas este jogo não tem cartas, então a versão nacional é exatamente igual a versão original da Alea.
Olá Romir, parabéns pela excelente didática. Realmente é um jogo muito bom, mas a quantidade de regras no começo para explicar aos novatos é um desafio rs. Tenho uma dúvida: na fase do produtor: considerando que todos os jogadores tenham suas diversas plantações e inclusive com colonos... como funciona? A pessoa que pegou a ação de produtor deve produzir tudo o que puder já nessa rodada. É só depois que terminar eh que o próximo jogador vai poder produzir? Se sim, há um risco de um terceiro ou quarto jogador que seja ficar sem poder produzir por conta da falta de barris né?
Jorge, a fase do produtor funciona da seguinte forma: primeiro o produtor gera todas as mercadorias que ele puder, de acordo com sua cadeia de produção; depois todos os demais jogadores, em ordem, fazem o mesmo; por último, o produtor recebe uma mercadoria adicional de uma das que ele acabou de produzir. Como a quantidade de mercadorias é limitante, sim, os jogadores que produzem depois podem ficar sem receber nada. Até mesmo o próprio produtor pode, eventualmente, ficar sem poder usar sua habilidade especial devido a falta de mercadorias para tal.
O Cais, no caso das regras em português da Grow, te dá o direito de usar o navio imaginário e o jogador pode escolher quando usá-lo na fase do Capitão; mas você diz que tem que ser usado no primeiro embarque. O manual da Grow está errado?
Romir, eu baixei o seu manual traduzido de Puerto Rico na Ludopédia e me pareceu perfeito, parabéns. Virou meu manual referência. www.ludopedia.com.br/jogo/puerto-rico/anexos/2733
Acredito que o mercado grande e o mercado pequeno poderiam ser usados em conjunto para ganhar 3 dobrões adicionais quando você vendesse uma mercadoria.
Aos 17:15 eu falo como conseguir uma pedreira (utilizando o privilégio do Colono). Em 24:47 eu explico a função das pedreiras (cada pedreira ocupada traz desconto de 1 para as construções da primeira coluna, 2 pedreiras ocupadas fazem um desconto de 2 para as construções da segunda coluna e assim por diante).
Sua metodologia de explicação é fantástica!! Parabéns!!Muito obrigado!!
Cara, você é fera! Belo contexto histórico do jogo...
Excelentes explicações Romir, muito obrigado. Com certeza este é um dos jogos que está no meu TOP5. Ficarei no aguardo dos vídeos com as regras para 2 jogadores e sobre as expansões que estão contidas na versão da GROW.
Pode aguardar que estas explicações estão a caminho.
Eu já não compro mais jogo antes de ver os vídeos do Romir. Explicação perfeita. Parabéns!
Valeu!!!
37:32 "Todos realizam a ação". Aqui há um erro conceitual - todos além do jogador da vez ESCOLHEM fazer a ação se quiserem, já que a única obrigatória a todos é o Capitão.
Vim pelo jogo, fiquei pela pronuncia do alemão!
Como. Sempre ótima explicação. Depois de um desejo grande de conhecer o jogo acabei comprando. Espero não me arrepender. Valeu
Gostou?
Que vídeo SENSACIONAL!
Você explica muito bem. Agradeço bastante!
Obrigado pelo elogio. Espero que continue curtindo o canal.
Legal! Muito obrigado! Excelente video!
Adorei a introdução sobre a origem do jogo! ;D
*So um detalhe: eu tenho o jogo em alemão, mesma versão da apresentada no video (N° 16) e no manual original esta escrito que as construções não podem ser remanejadas.
Chequei esta informação com dois colegas nativos. Talvez tenha sido um erro na tradução ou mesmo uma adaptação da Grow. No caso, se não for possível remanejar as construções, e necessário planejamento para conseguir construir as construções maiores (da coluna da direita), o que pode ser considerado como um nível extra de dificuldade.
Celso, acredito que você esteja equivocado. No manual em alemão da edição atual do jogo está escrito: “[...] Die Gebäude dürfen auf den Bauplätzen auch umgruppiert werden, wenn ein Spieler z.B. ein großes Gebäude bauen möchte, aber keine zwei untereinander liegende Felder frei gelassen hat.“
A tradução literal disto é: „[...] as construções podem ser reagrupadas em seus locais de construção caso você queira, por exemplo, construir uma grande construção porém não tiver 2 espaços contíguos.”
Esta informação consta da página 8 do manual.
O que é proibido, é REmover uma construção do tabuleiro.
@@RomirPlayHouse , muito obrigado pela atenção! Eu também acho que eu estou errado. O meu irmão possui uma versão em inglês do jogo e la não havia restrições.
Vou checar novamente o meu manual e te respondo em breve!
O que aconteceu foi que jogamos este jogo na quinta-feira e, para relembrar as regras, eu assisti o seu video. No meio da partida surgiu a discussão a respeito de poder ou não mover as construções. Como eu estava jogando com alemães, eles consultaram o manual e me disseram que não era possível remanejar as construções. Enfim, talvez eles tenham me enganado.
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Romir, parabéns pela explicação. Realmente andei pesquisando e o manual da Grow está cheio de erros. Os comentários do pessoal aqui também ajudam a esclarecer algumas dúvidas. Estava jogando muito errado.
Comprei um essa semana, super ansioso para jogar !!!
Excelente jogo! Espero que goste.
A construção Porto te daria um ponto de vitória a mais por vez que embarcou e não por tipo de acordo com as regras em inglês. Se você tiver o cais, poderia embarcar duas vezes o mesmo tipo de mercadoria em tempos diferentes.
Você tem razão. Esta tradução ficou confusa na regra em português, porém o exemplo do Cais, logo na sequência dentro do manual, esclarece a situação mostrando um exemplo em que exatamente o que você descreveu acontece.
"Colonos" sempre é ótimo. E "Navio de Colonos" tbm.
Muito boa explicação... fantástico!!! Parabéns!
Eu to entre esse e o Brass Lancashire pra comprar, sei que são jogos diferentes, mas são estratégicos e estou a procura de um bom jogo estratégico. Não sei qual compro primeiro. Mas acho que prefiro o que dá pra jogar melhor com 2 jogadores
Muito bom, ajudou muito a entender o jogo.
Vídeo muito bom, vou tentar jogar agora!
Oi Fio :D
oi amigo
Excelente explicação. Até adquiri o jogo e estou aguardando chegar, inclusive me inscrevi no canal. Fiquei com algumas dúvidas:
1) Posso remanejar os colonos? Por exemplo, posso retirar o colono de uma plantação/construção e colocar em outra plantação ou construção?
2) Vi em um dos seus vídeos das expansões (Creio a dos nobres) eu posso descartar alguma plantação e incluir outras (formar as trincas). Se esta plantação tiver um colono, posso colocar esse colono em outro lugar, ou colocar na plantação nova ou eu perco esse colono?
Os colonos só podem ser remanejados quando algum jogador escolher a função do Prefeito.
Acredito que você não tenha entendido corretamente o vídeo da expansão. Você não descarta construções de produção, mas sim as construções comerciais durante a preparação do jogo.
@@RomirPlayHouse Obrigado Romir.
Obrigada pela dica
Opa! Sempre que precisar!
Gostei do canal também, as explicações são muito boas! Parabens pelo canal!
Acredito que de preferencias a jogos lançados aqui no Brasil, mas posso pedir um que não tem aqui? O Spyrium, será que rola um "Como jogar"dele?
Abraço
Thiago, o objetivo inicial do canal é explicar regras de jogos que existem em português ou são extremamente fáceis de conseguir por aqui, então o Spyrium, embora seja um jogo muito bacana, fica para uma segunda etapa do canal.
Rapaz é por estas e outras que eu o chamo de professor Romir...
Olá Romir. Excelente vídeo explicativo. Estou tentando expandir minha minúscula coleção de board games e queria muito comprar o Puerto Rico, mas a Grow descontinuou o produto e agora só o encontro ou usado, ou a preços absurdos. Existe perspectiva de alguma editora que planeja republicar o jogo? Abraço!
Infelizmente não faço ideia se alguma outra editora pensa em trazer ele novamente. Espero que sim, porque é um jogo muito bom.
@@RomirPlayHouse Obrigado pela resposta, Romir. Também espero muito. Continue com seu excelente trabalho e se tiver alguma novidade nesse sentido, traga por favor no canal!
Ahh..o bom e velho Romir e seus tutoriais como sempre sensacionais.
Mestre depois de 4 anos ontem resolvemos jogar Puerto Rico novamente e surgiram algumas duvidas:
1° Na fase de pegar uma plantação essa ação é obrigatoria para todos..? ou se não houver nenhuma que me atraia eu não pego e esta tudo blz
2° Posso ter mais de uma construção do mesmo tipo no meu tabuleiro..? por exemplo 2 mercados grandes ou 2 fabricas de Indigo que custam 1.
Obrigado Mestre..!!!!
Todas as ações são opcionais.
Você não pode ter duas construções iguais em seu tabuleiro.
Muito bem explicado.
Eu tenho o puerto rico e gosto muito dele, mas ja vi alguns comentarios, la na ludopedia, sobre jogos como puerto rico q possuem um "multiplayer solo" e realmente agora penso nesse fator antes de comprar um jogo, pq jogos assim cada um fica no seu mundinho, ha pouca interaçao, nao sei se faz mto sentido reunir uma galera e jogar um jogo de "multiplayer solo"
Mesmo jogos sem interação tem seu apelo, mas não considero Puerto Rico um jogo assim. Faz toda a diferença olhar como cada jogador está jogando e o que precisa para decidir como usar os papéis. Isto pode até não ser uma interação direta, mas ainda assim a interação dos jogadores e constante.
Parabéns pelo vídeo! Gostaria de saber se a rejogabilidade é alta?
Puerto Rico e um jogo clássico. Ele tem algumas estratégias de sucesso, mas não tem apenas um caminho certo.
Obrigado pelo vídeo! Já me inscrevi no seu canal, vou ver outros vídeos! Sucesso!
Sensacional
No jogo pra 2 jogadores, ao armazenar colonos na rosa dos ventos, só poderei alocar eles na fase de prefeito ou construção??
Conforme as regras normais: somente na fase do Prefeito.
Bom dia Romir, repor os colonos nos barcos é feito em qual momento, assim que termina a fase do prefeito ou quando termina a rodada ?
Imediatamente após a fase do prefeito.
Perfeito, muito obrigado
Romir, fiquei maravilhado com o jogo, fui nos Shoppings aqui no ES e ninguem tem ele. Nem no site achei. Ele parou de ser fabricado? Existe algum lugar confiável para comprar ou existe outra variação dele?
Infelizmente parou. Você pode encontrar no comparajogos.com.br e ver se ainda tem em algum lugar.
olá Romir, parabéns pelo trabalho, sua didática é muito boa. tenho uma dúvida em Puerto Rico. Ao escolher o prefeito eu posso adquirir meu colono e colocar imediatamente em um espaço vazio de construção, ativando a construção e ganhando seu bônus nessa mesma fase de prefeito?
Olá Holldanni
Primeiro, obrigado pelo elogio. Se tiver alguma sugestão, pode falar.
Agora, quanto à sua dúvida, ao adquirir o prefeito você pode distribuir todos os seus colonos (os que você acabou de receber junto com qualquer outro que você já possuísse) em qualquer construção na qual haja espaço para colocá-los. Desta forma, as construções escolhidas passam a estar funcionais e suas habilidades podem ser utilizadas, em teoria, imediatamente. Porém, como não existe nenhuma construção que dê alguma vantagem na fase do prefeito, a combinação de pegar um colono, acionar uma construção e usufruir dela imediatamente através da escolha do prefeito não consegue ser realizada.
Romir's Play House. Obrigado pela atenção, concordo com vc na resposta, o mesmo é que está em dúvida. por exemplo: Se eu possuo a VILA e ela está sem colono, caso alguém escolha a fase de prefeito eu posso ganhar meu colono e colocar na Vila e ativá-la para ganhar um nobre?
Holldanni, neste caso você estaria jogando com a expansão dos Nobres. Neste caso a Vila ocupada lhe dá a vantagem de que, quando for a "primeira vez" que você for recolher um colono do barco, você recebe adicionalmente um nobre direto do estoque, porém se você não tiver a vila ocupada, quando você colocar um colono nela já não será mais sua primeira vez de recolher um colono do barco.
Adicionalmente, se levarmos as regras ao pé da letra, a distribuição de todos os colonos/nobres ocorre após todos os colonos do barco terem sido distribuídos, e em sentido de jogo começando com o prefeito, o que significa que as construções estariam realmente ocupadas após a distribuição dos colonos.
Espero que tenha solucionado sua dúvida.
Olá! Tudo bem?
Primeiramente, parabéns pelo trabalho!
Fiquei com uma dúvida apenas:
Se eu tiver um mercado pequeno e vender milho, eu continuo não ganhando nada na fase do comerciante, correto?
Afinal, o dobrão extra que ganho é no valor do produto, se o milho vale 0, não ganho nada mesmo tendo a construção do mercado pequeno?
Na verdade os dobrões extras provenientes do mercado (desde que ocupado) e mesmo o da escolha do comerciante são sempre entregues, desde que você realize a ação associada, independente se a ação vai trazer, por si mesma, alguma receita.
Por exemplo, se eu escolher o comerciante e tiver um mercado pequeno ocupado e vendesse um milho, ainda receberia 2 dobrões (um pelo comerciante e outro pelo mercado pequeno)
@@RomirPlayHouse muito obrigado pelos esclarecimentos!
Hoje ele vai ver mesa!
Boa tarde, Romir! No manual da Grow houve algum erro de digitação com relação à preparação dos pontos de vitória para 5 jogadores? No manual da grow fala em 126 pontos, enquanto na edição original e na edição de aniversário fala em 122.
Sim e não. A Grow se baseou em uma edição americana para fazer a tradução e, nela, consta 126 pontos. Eu cheguei a questionar isto para eles e recebi deles o arquivo oficial usado na tradução, e lá mostravam realmente 126.
Isto significa que temos realmente duas versões: o original com 122 é uma versão americana e brasileira com 126.
@@RomirPlayHouse legal essa história hahaha, obrigado por esclarecer! Abraço!
Nossa ensina muito bem e rápido
Fantástico , eu te descobri, detesto ler manuais, sou do tipo ''click and play''.
Virei fregues.......kkkkk.......... você tem PLANET STEAM , COSA NOSTRA , AGRA , Space Empires................
Infelizmente a maioria destes não. Como o foco do canal são jogos que existem por editoras nacionais, acabo não fazendo vídeo de jogos importados.
@@RomirPlayHouse valeu Romir, acontece que eu não moro no Brasil, então fica fácil comprar. O difícil é saber o que comprar. AGORA foi um que eu paguei US$ 30, comprei porque estava barato, já tem um ano e ainda não joguei. Abraços.
E é um jogo bem legal. Difícil, mas legal!
Ótimo vídeo!
Graças a vc vou poder jogar! lentiiinha.. haha
Tomara que goste do jogo... :-)
É possível jogar a 2 jogadores aplicando as regras revisadas no jogo da primeira edição ?
Honestamente, não sei, porque não testei.
Agora, de verdade, eu nem tentaria, porque o jogo é de verdade para 3 ou mais jogadores (4 ou 5 é, inclusive, a melhor quantidade) e qualquer remendo feito para poder jogar em 2 e justamente isto: um remendo.
Obrigada!!
Se houver dois Players jogando e na fase do Prefeito, ficarem 3 espaços de colonos sem colonos, quantos colonos novos entram no barco?
3. A quantidade e a quantidade de espaços vazios na cidade (mas no mínimo a quantidade de jogadores)
32:30 Plural de navio é Navios hein hahaha
Olá Romir, só não entendi muito bem como funciona o ganho de dobrões. É apenas no começo do jogo e com as cartas que acumularam? Obrigado.
Não. As ações de pelo menos 2 personagens (Comerciante e Minerador) lhe trazem dobrões, além de algumas construções.
No jogo pra 2 jogadores, posso armazenar colonos na rosa dos ventos, poderei alocar eles na fase de prefeito ou construção??
Sim, mas você só pode reposicionar eles na fase de Prefeito, exatamente como no jogo base.
Obrigado e parabéns pelo canal
@@RomirPlayHouse obrigado e parabéns pelo canal
Romir bom dia, surgiu uma dúvida jogando Puerto Rico que não encontrei resposta no manual, veja só, imagine uma partida onde um jogador adquiriu uma construção, por exemplo Manufatura, dará vantagens em dobrões de acordo com o que produz, pois bem, existe alguma coisa que o impeça de comprar a outra construção de manufatura?? Ou seja, um jogador pode ter mais uma construção da mesma, o que traria muito mais vantagens a ele, concorda?? desde já obrigado!!
Wellington, cada jogador pode possuir apenas uma cópia de cada construção, impossibilitando, desta forma, este tipo de combo.
Muito obrigado!!! Impressionante a sua atenção conosco!!! Mais uma vez, parabéns!! Ah!! Feliz ano novo pra você!! Boa sorte!!
Você acha que a qualidade da Grow é pior do que as internacionais? Ouvi dizer que o jogo é mais vagabundo. Vale mais a pena comprar fora? Se sim, sabe me indicar um lugar que eu consiga comprar e que custe mais ou menos um preço razoável?
Discordo completamente, em especial neste jogo.
A Grow peca, normalmente, na qualidade das cartas que ela imprime localmente, mas este jogo não tem cartas, então a versão nacional é exatamente igual a versão original da Alea.
Olá Romir, parabéns pela excelente didática. Realmente é um jogo muito bom, mas a quantidade de regras no começo para explicar aos novatos é um desafio rs. Tenho uma dúvida: na fase do produtor: considerando que todos os jogadores tenham suas diversas plantações e inclusive com colonos... como funciona? A pessoa que pegou a ação de produtor deve produzir tudo o que puder já nessa rodada. É só depois que terminar eh que o próximo jogador vai poder produzir? Se sim, há um risco de um terceiro ou quarto jogador que seja ficar sem poder produzir por conta da falta de barris né?
Jorge, a fase do produtor funciona da seguinte forma: primeiro o produtor gera todas as mercadorias que ele puder, de acordo com sua cadeia de produção; depois todos os demais jogadores, em ordem, fazem o mesmo; por último, o produtor recebe uma mercadoria adicional de uma das que ele acabou de produzir.
Como a quantidade de mercadorias é limitante, sim, os jogadores que produzem depois podem ficar sem receber nada. Até mesmo o próprio produtor pode, eventualmente, ficar sem poder usar sua habilidade especial devido a falta de mercadorias para tal.
Romir Play House sem palavras meu amigo. Muito obrigado pela resposta é por ser tão atencioso. Grande abraço!
O Cais, no caso das regras em português da Grow, te dá o direito de usar o navio imaginário e o jogador pode escolher quando usá-lo na fase do Capitão; mas você diz que tem que ser usado no primeiro embarque. O manual da Grow está errado?
Você tem razão... eu acabei falando besteira aqui. Você pode escolher quando quer usar seu Cais.
Romir, eu baixei o seu manual traduzido de Puerto Rico na Ludopédia e me pareceu perfeito, parabéns. Virou meu manual referência. www.ludopedia.com.br/jogo/puerto-rico/anexos/2733
Acredito que o mercado grande e o mercado pequeno poderiam ser usados em conjunto para ganhar 3 dobrões adicionais quando você vendesse uma mercadoria.
Exatamente. Isto também está explicado no manual da Grow quando ela fala sobre o Mercado Grande.
Sabe aonde encontro para comprar atualmente?
Hoje, somente usado
@@RomirPlayHouse Obg pela resposta. Hj não é mais produzido? ou posso esperar para comprar um novo?
Hoje, no Brasil, só importando ou achando em algum estoque antigo de loja.
Fora isto só usado.
Nenhuma empresa até agora anunciou o retorno dele
Romir o jogo roda bem com dois jogadores, ou melhor seria o San Juan?
O jogo funciona, mas não tão bem quanto em mais jogadores. Realmente para dois eu recomendo San Juan.
@@RomirPlayHouse obrigada.
Qual aplicativo vc usa pra escolher o jogador?
Chama-se Start Player. Eu fiz um vídeo sobre ele que você pode conferir em ruclips.net/video/fxfpRrj_k40/видео.html
Obrigado.
Dica pros usuarios android: existe o chwazi... que faz o mesmo
Manja dos alemão 🇩🇪
😁
quero comprar porto rico alguem sabe onde vend eesta dificil de achar.
Já tentou comprar usado na Ludopedia?
@@RomirPlayHouse ainda nao
Tenta por lá que sempre tem alguém vendendo usado.
O que a pedreira faz afinal? Não achei a explicação e já revi o video duas vezes...
Aos 17:15 eu falo como conseguir uma pedreira (utilizando o privilégio do Colono). Em 24:47 eu explico a função das pedreiras (cada pedreira ocupada traz desconto de 1 para as construções da primeira coluna, 2 pedreiras ocupadas fazem um desconto de 2 para as construções da segunda coluna e assim por diante).
@@RomirPlayHouse muito obrigado! Vc faz um ótimo trabalho!!