Acústica - Salas de som e técnicas de estúdios
HTML-код
- Опубликовано: 5 ноя 2024
- Resume como fazer o tratamento acústico de salas de música, de residenciais e salas técnicas de estúdios. #luizcysne #novabibliadosom
/ luiz_fernando_cysne
#projetosdesonorizacao #projetosdeacustica, #novabibliadosom
queridos amigos. tenho recebido elogios rasgados por esse clipe, que elaborei porque senti que havia muita dúvida a respeito. agradeço a todos vcs de coração e me sinto realmente muito feliz de saber que estou podendo ajudar. tento fazer isso com cursos que comecei na Universidade Mackenzie em 1964, quando o termo engenharia de áudio era quase gozação. gente, lembre que o primeiro grande espetáculo ao vivo ocorreu no Shea Stadium em agosto de 1965 com os Beatles. claro, lá estava eu. som horrível para as quase 60 mil almas que estavam lá. sabem que PA foi usado? nenhum. apenas os 3 Vox de 50 watts cada. potência total das válvulas: 150 watts. meu primeiro livro, o ÁUdio Engenharia e Sistemas é mais jovem. a 1º edição foi no Verão de 1988. eis porque fico radiante quando as pessoas me informam que o material postado é útil. assim que me sobrar um tempinho faço outros clipes nessa mesma linha. OK? abraços a todos. que Deus os ilumine em seus estudos e pesquisas. esse é o real futuro. insistam e cobrem de mim e de tantos outros que podem contribuir.
olá poderia fazer um vídeo como esse, mas tratando da sala de gravação, com tratamento acústico para voz masculina? Grato
Certamente. É uma excelente ideia. O único problema é que há alguns outros vídeos na "linha de produção" e meu tempo me parece cada vez mais "curto". Mas vou seguir sua sugestão. Grato por ela e desde já os créditos do clipe que virá serão seus em boa parte.
Obrigado!
Opa luiz cysne, tudo bem? eu faço mackenzie, só que engenharia eletrica, so que queria fazer pos em engenharia de audio, ou algo voltado, já que n encontrei nada la no superior, vc ainda da aula la? abraço!
Caro Kevin. Meu tempo anda tão escasso que nem mesmo meus cursos regulares tenho ministrado. No momento estamos planejando alguns cursos com a EM&T ainda para 2017. Se você procura mesmo um curso pós graduação em áudio sugiro que procure algo na Colômbia. Este é um país muito evoluído em matéria de cursos superiores de áudio e com idioma que podemos aprender rapidamente. Abraços.
gente, passamos das 25 kvisualizações. agradeço a todos e minha forma de dizer obrigado é informando que venho com outros vídeos na linha. #luizfernandocysne #novabibliadosom
Com certeza este vídeo é uma quebra de paradigmas, já são mais de 5 anos trabalhando com tratamento acústico e testando essa técnica resolveu muito. Usando painéis absorvedores das reflexões laterais, perdi profundidade no campo stereo, som ficava opaco.
Esse vídeo é no mínimo um presente! Obrigado!
Sabe aquele momento em que cai o asteroide e varre a face da terra??? É minha cabeça depois deste vídeo!
Luiz, o Sr. esclareceu anos de dúvidas e achismos em poucos minutos. Incrível!!
Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento, de forma simples e de fácil entendimento para todos.
Grande abraço!!
Luiz Cysne, Obrigado por esta brave vídeo aula e direta, assim como a Bíblia do Som, obrigado por sempre compartilhar sua sabedoria para que possamos nos espelhar e fazer o melhor em nosso trabalho no dia-a-dia. Novamente obrigado e Deus abençoe essa mente Brilhante!
Espero nos encontrarmos novamente em breve.
Atenciosamente:
José Junior (J.J.)
O melhor vídeo de explicação sobre reflexão de som que ja vi na net. O MELHOR!
Conteúdo fantástico !!
Muitissimo obrigado grande mestre! Procuro a tempo por um conteudo tao didatico e eficiente. Esse resumo esta sendo sensacional, e ainda estou nos 6:00 minutos, nao pare de postar!!
Que maravilha ouvir um engheiro falando disso. Estou fazendo eng civil, mas áudio é uma paixão e sempre me interesso por estes assuntos, abraços
Muito obrigado pelo vídeo, era o que tava procurando pra ter uma base de como tratar a minha sala. Valeu mesmo
Muito bacana professor.
O que dizer? Agradeço imensamente por compartilhar publicamente o seu conhecimento. O melhor vídeo da internet sobre o assunto. Um grande abraço e um sincero e humilde obrigado.
Prezado Engenheiro, sensacional. A melhor explicação técnica em acústica que eu encontrei na internet. Parabéns e muito obrigado.
Prabens pela iniciativa,e disponibilidade.Muito grato.Muita saude e felicidades.Deus te abencoe sempre...
Perfeito esse vídeo! Direto ao ponto! Showw 👏👏👏👏
Fantastico ouvir alguem que realmente entende do assunto ..
Olá Luiz, só tenho a agradecer por ter disponibilizado essas informações, estou montando uma sala de home studio e tinha muitas duvidas na parte de tratamento acústico que vai ser a fase que vou fazer nela depois do isolamento e tudo que você falou realmente foi super didático para aprender um pouco sobre tratamento acústico para a sala. Muito obrigado!
Sem dúvidas é o melhor vídeo sobre o assunto em questão.
Sem sombra de duvidas o melhor video sobre o tema do youtube, me deixou claro o q devo fazer e melhor me fez entender o porque e pensar sobre o assunto, eu realmente espero q consiga postar mais videos sobre o tema, o audio do brasil agradece.
excelente vídeo , melhor aula que já vi sobre este segmento , bem didática e compreensível .
Excelente explicação em tão pouco tempo.
Perfeito! Que aula 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Simplesmente sensacional!
Grande video, devo lhe dar os meus parabéns... aprendi muito com ele
e vou seguir as instruções, estou muito grato por partilhares o teu conhecimento connosco e transmitir com a melhor transparência, pois está tudo bem claro... Valeu mesmo. Abração e tudo de bom para o Sr.
ola Luiz Cysne vc teria a tabela dos absorvedores relacionador nesse vídeo ? que são de cores diferente e absorvição diferentes por cor.
o melhor vídeo que já vi sobre dúvidas de tratamentos acústicos. parabéns
obrigado pelos elogios. abraços
Olá Luiz Cysne tudo bem? Seu vídeo realmente e muito informativo e de uma qualidade técnica surpreendente! Estou montano o meu projeto de estúdio comercial em minha cidade, e ando pesquisando muito sobre o assunto! Me ajudou bastante! Obrigado.
Olá... Melhor vídeo sobre o assunto acústica no youtube! só ficou a minha dúvida com relação ao painel acústico refletante, como fazer??? alguma dica?
Luiz, vc foi um achado! Parabéns pelo video, de grande valia para quem quer fazer a coisa funcionar dentro do padrão correto.
abraço
Muito, muito legal esse material. Me salvou! Parabéns professor. Que Deus lhe abençoe!
Simples , direto e eficaz.
Perfeito. Sem enrolação.
Finalmente um vídeo fundamentado! Agradeço!
Professor, a priori parabenizo por esse trabalho, a muito procurava explicações a respeito do assunto. Tenho uma dúvida.A porta para isolamento acústico melhor a de estúdio larga com lã de rocha dentro ou chumbada?
venho te parabenizar pelo trabalho bem feito.
Agora queria te fazer uma pergunta. Vou montar um quarto para estúdio de gravação e ensaio com o sistema box-in-box, ou seja com nenhuma das paredes, chão ou teto tendo contato direto com com a estrutura original. Realmente um quarto dentro do outro. Tenho uma dúvida sobre os tipos de revestimento que posso usar nesse caso, placas de gesso acartonado, OSB, MDF, Entre outros. Qual o melhor material para se montar um sistema drywall visando o maior isolamento acústico possível ? Claro que Entre essas placas haverá uma manta de lã mineral. Desde já agradeço.
Bom dia Seu Luis queria saber altura média da altura do teto de um home studio
Perfeito, adorei a didática. Simplista e objetivo. Só esqueceu de mostrar como se calculam os modos, a frequência de Schroder e os critérios de bornello para a determinação de quais frequências tratar com os painéis ressonadores de Helmholtz e bass traps. Fica a dica para um próximo ;-)
Porra. Tu tá de sacanagem?! Esse cara fazia megaprojetos de acústica quando tu ainda usava fraldas. Compre o livro dele e vai achar tudo isso bem explicado e completo.
Grande Luiz, Conheci pela primeira vez seu excelente trabalho na antiga revista Somtrês! Aquela série de pequenos livrinhos que foi publicado com patrocínio da antiga Gradiente! Tenho todos muito bem guardados, e foram eles que me levaram a me apaixonar por Acústica e gravação de músicas, agora décadas depois, estou transformando minha paixão antiga em realidade construindo aos poucos meu home estudio! Continue e lance mais videos destes, você tem muita experiência para transmitir aos mais jovens.
ólá Marco. é sempre bom fazer contato com os decanos do áudio no brasil. pois é. em muito breve estará no mercado a Nova Bíblia do Som, a NBS, e ao longo do que resta deste ano e do primeiro trimentre do próximo tenciono loançar mais cerca de dez livros, todos prontos ou quase. mantenha contato. abraços.
Olá Luiz. Gostei muito do vídeo, PARABENS, em primeiro lugar. Por segundo, percebi que abordas as tecnicas em uma sala retangular e com altura igual em todos os lados. No meu caso, estou usando o sótão de minha casa e este, por sua vez, tem o formato do telhado, ou seja, o centro é mais alto do que as extremidades. Alguma dica de como calcular e tratar acusticamente este espaço. Desde já grato.
Muito bom Luiz, parabens.
Obrigado pela aula mestre,
Poderia me ajudar numa coisa?
Vou construir meu home Studio do zero e preciso saber a medida ideal pra minha sala de gravação e ensaio, e também a medida ideal pra sala técnica, existe uma fórmula certa pra cálculo?
Abraço
Obrigado Professor Cysne. Me pergunto como não tinha visto este video ainda?!
Mestre! Agradecemos pelo conhecimento concedido. Abraços!
Muito bom o vídeo parabéns!!!
Mestre! Parabéns consegui entender muitas coisas que eu não pensava ser possível, parabéns mesmo
meu caro Anderson. quando acontece o que aconteceu com você eu quase expludo de alegria. porque esse é precisamente meu propósito. mostrar as coisas de uma perspectiva que tudo seja mais palatável. grato pelo retorno.
Meu Caro,
Um vídeo absolutamente fantástico por sua simplicidade e didática, mostrando de forma objetiva alguns caminhos de sucesso.
Obrigado!
Renato
oilá Renato. vc vai me fazer corar. grato pelas palavras carinhosas. desejo a vc e toda sua família um 2015 muito legal.
Luiz Fernando
Tenha um belíssimo 2015 e que lógico, continue com toda essa simplicidade ao lidar com temas tão complexos.
Forte abraço,
Renato
MUITO BOM E ESCLARECEDOR ESSE VIDEO, GOSTARIA DE SABER SE PODERIA FAZER UMA ILUSTRAÇÃO DE UM VIDEO PARA UMA SALA DE AULA PARA INSTRUMENTOS
POIS ESTOU TENTANDO ENTRAR NESSE RAMO PARA PREPARAÇÃO DE SALAS PARA AULAS DE VIOLÃO, SAX, PIANO ETC..
FICARIA MUITO FELIZ SE ASSIM O Sr. PODESSE FAZER, DESDE JA TODO MEU AGRADECIMENTO
FICA COM DEUS!!!
Muito bom. Obrigado por compartilhar!!!
Olá! Primeiramente meus parabéns pelo vídeo!!! Muito bom mesmo!!!
Gostaria de ver se sabe indicar algum link, site, etc, especificando melhor como devem ser construídos os painéis para acústica citados no seu vídeo? Mais uma vez parabéns, muito bom mesmo seu vídeo!!!
Estou programando minha sala e esse vídeo foi absolutamente esclarecedor, muito obrigado!
caro Douglas. fico muito contente por isso. ao terminar conte os resultados obtidos. feliz 2015 para vc e família. abraços
Professor primeiramente quero agradecer pela grandeza de compartilhar informações preciosas ao publico em geral, seja eles profissionais ou entusiastas, usamos em nosso templo um aquário para bateria (Em função de ser um templo pequeno), foi construído aproveitando um canto da parede (Lateral Direita e Traseira) e Vidro (Frente e Lateral Esquerda) , o Teto Fechado com espuma, a bateria é microfonada e para execuções ao vivo não temos problemas, mas eventualmente fazemos captção ao vivo para gravações muiltpista e há vazamentos exagerados nos microfones de bumbo e toms nas frequências medias a agudas (Caixa e Pratos), painéis absorsores resolveriam este problema ? Alguma dica a mais para este caso ? Desde já agradeço.
olá meu caro Jeferson. Inicialmente seria interessante absorver internamente o aquário para evitar reverberações exageradas. Na sequência, biombos também absorsores entre os microfones pode ajudar. Contudo, se o interior do espoaço confinado ainda resultar muito refletente, tente usar a menor quantidade possível de microfones. Comece testando com apenas dois overhead. abraços e conte-nos os resultados
Olá amigo, gostaria de uma ajuda... Tenho uma sala de audição com 3,00m largura, 8,00m profundidade e 2,40 altura sendo que em circunflexo obtendo 2.65 no centro... Quantos painéis me recomenda e quais são eles? Pode me passar um orçamento? Sou do RJ.
Olá, prezado Luiz Cysne. Saiba que acompanho seu trabalho desde quando você assinava a coluna "Out-Put", na extinta revista SomTrês. Esse tratamento acústico seria adequado para uma cabine que será usada para gravação de voz e instrumentos de cordas (violões, guitarras e baixos elétricos), ou esse seria o projeto acústico geral de uma sala de audição crítica, como o "Control Room" de um estúdio? Estou querendo montar meu homestudio e disponho de somente uma sala (que pra mim, é mais que suficiente), que vou usar como "Control Room" e sala de gravação ao mesmo tempo. Poderei, no momento da gravação usar um biombo para dar uma "secada" nos agudos que sobram do violão e/ou da voz? Abraços, muito sucesso e parabéns por sua humildade em compartilhar seus vastos conhecimentos conosco.
olá Lucas. Prazer enorme em tê-lo como parceiro por todas essas décadas. Seja muito bem-vindo. A receita acústica que dei é mesmo para a técnica de estúdio e não para a sala de gravação. Mas você está no caminho
certo. Para capturar voz e violão pode usar biombos para alterar a acústica e compensar timbres. Antes disso, procure locais na sala para instrumento e microfones que produzam o resultado mais próximo do que você quer. Fundamental é escolher os microfones que farão o trabalho e empregar técnicas profissionais de captação microfônica. Incluindo posições do instrumento e dos transdutores na sala e entre si. A gravação de vocal com os microfones segue os mesmos princípios e, também, princípios de mixagem. Como planos e níveis relativos de
voz e instrumento. Locuções são mais fáceis. Mas tenha em mente que 1) é muito difícil obter bons resultados em salas muito pequenas e 2) a qualidade do instrumento determina com forte peso ponderado a qualidade sônica final obtida. Creio que você gostará muito de ler o artigo do link: www.soundonsound.com/techniques/recording-acoustic-guitar. O novo tradutor do Google está muito legal e converte o texto para português com facilidade. Por favor, nos atualize sobre os resultados obtidos e muito obrigado por suas palavras tão gentis.
olá Christian. como naquele antigo comercial de TV, não é magia, é tecnologia! meu caro, o vidro pode absorver. pense numa janela com duas lâminas de vidro, ambas com superfícies de 1m². do lado do estúdio a lâmina é muito espessa. mínimo 20mm. vidro cristal flotado para manter a visibilidade. a outra lâmina fica do lado da técnica. laminado acústico, espessura 3mm. espaço interno entre as 2 lâminas 5 centímetros. ar interno 100% enclausurado ou nada feito. sabe o que isso? um painel absorsor tipo ação diafragmática, calculado para sintonia em 100 Hz (é possível calcular quaisquer outras frequências). pense em inclinar a lâmina do lado da técnica para que ela reflita sons de médias e altas para cima. onde vc não terá dificuldade em absorvê-las. ideia mais moderninha é substituir essa cara montagem pela instalação na gravação de 1 ou + câmeras IP megapixel Poe. se quiser com recursos PTZ. monitore o resultado num iPad, monitor convencional ou o que quiser. meus clientes mais jovens de estúdio, incluindo a nossa querida Jovem Pan, aceitou esta ideia com entusiasmo. abração enorme em caso de dúvida volte a escrever. acho que muito poucos conhecem essa ideia dos "vidros absorsores". a tempo: boa páscoa.
Muito bom....sou quase engenheiro civil e gostaria de saber onde o Sr fez seus estudos sobre audio
Caralhoooo, acho que vou conseguir tirar o eco e reverberação da minha sala de dança, essa tecnica se aplica qualquer tipo de sala ? Não tenho muito recurso, mas quero começar a fazer o tratamento o que você indicaria pra começar, começar pelas paredes laterias, começar pela parede de frente, começar pelo teto? obrigado desde já
Caríssimo Luiz, tenho uma dúvida.
Você mostrou como se fazer o tratamento de uma sala baseado na posição de cada caixa acústica, no meu caso tenho um pequeno estúdio para gravação de voz e violão, ou seja, o som que quero tratar é produzido em outro ponto da sala (basicamente onde você colocou o ouvinte). Sendo assim pergunto se posso utilizar dos mesmo princípios e considerar, para o meu caso, que o microfone é o ouvinte e minha posição como se fosse a do alto falante?
Rsrss não sei se está claro
Ola Professor Luiz , excelente vídeo ! , gostaria de saber se estes mesmos conceitos se aplicariam para a instalação de monitores embutidos na parede frontal da sala de controle de um estudio de gravação. Obrigado.
meu caro Alexandre. Me desculpe a demora. Sim. Eles se aplicam e esta foi uma das intenções desse vídeo. No entanto, há outras técnicas, a exemplo da LEDE - acrônimo para Live End Dead End. Que, em linhas gerais, também segue esses mesmos preceitos, com variações específicas. Abração.
Professor Cysne, gostaria de saber qual a sua opinião sobre as diferentes formas de se usar os monitores de referencia: Sobre pedestal ou embutidos (soffit mounting). Existem regras ou limitações em cada uma dos casos?
depende da orientação de projeto desejado. Numa sala LEDE os monitores obrigatoriamente ficam embutidos. Em outros projetos a regra é menos rígida. O que importa é que os padrões reflectométricos não degradem os sons. Quando os monitores não são embutidos é absolutamente importante gastar o tempo necessário (que pode tomar semanas) para localizar os centros dos transdutores para que haja um mínimo de interferências de ondas e a maximização dos resultados. abraços.
Como eu calculo em qual ponto da minha sala eu preciso colocar os paineis?
Graaande Master. Obrigado pelo vídeo, foi uma grande revisão. Eu fiz um curso de Audio Pro em 2001 (um livro e o EASY c/6 CDs - autografados). Eu era também membro a SYN-AUD-CON e AES. Depois de 15 anos estou voltando para essa área e aplicar os conhecimentos na região onde eu vivo, México. Vejo que o logo está diferente. Devería publicar mais videos.
Quais instrumentos e software devo usar para avaliar a acústica de uma sala (além das folhas de cálculos - tenho arquivos Excel)?
São os software que avaliam a quantidade de energia do som, etc (utilizarei o SketchUp e/ou ArchiCAD).
Olá Professor Cysne, excelente vídeo, já assisti varias vezes. Tenho uma dúvida, os absorvedores de baixas frequências que você sugere, são absorvedores de membrana ou absorvedores multi layers.
E estes absorvedores multi layers, onde posso saber como fazer os cálculos e configurações disponíveis para estes absorvedores. Obrigado
são absorsores sintonizados helmholtz. em breve vou publicar um clipe sobre eles. fui motivado por muita gente que me consultou sobre como absorver baixas frequências com espumas e/ou lãs. não considero esse caminho muito legal. mas claro que os absorsores de membrana, que também são sintonizados, podem ser usados. uma das dificuldades é estabelecer quais são as frequências de sintonia. quem sabe no futuro consigo mostrar isso num clipe no RUclips. seria legal, não? abraços
Olá Professor Cysne, muito obrigado pela rápida resposta. Sou um dos felizardos de poder ter adquirido o seu livro, a bíblia do som. estou fazendo um projeto de acústica para o meu estúdio, só esta faltando os difusores e absorvedores. Depois da sua resposta me aprofundei mais nos absorvedores helmhltz. Temos os de painéis perfurados e os slats, nos perfurados há uma observação de fazer subdivisões internas para manter a frequência de ressonância constante mesmo com a variação do ângulo de incidência do som, isso também é valido para os slat? Uma ultima pergunta por agora, tenho uma boa quantidade de lã de rocha 50mm x 40Kg/m3, vou usados internamente nos absorvedores, vale apena preencher totalmente ou somente cobrindo as superfícies internas? Muito obrigado.
nao entendi a parte do chao.. é lã de vidro ou fibra de vidro.... se poder me falar um modelo certo para eu conseguir achar agradeço .abs
Muito bom o vídeo a explicação, obrigado por compartilhar esses conhecimentos, fiquei muito mais interessado no assunto e quero me aprofundar, se puder indicar livros ou cursos na área eu agradeço.
+Saulo Brasiliano caro Saulo. temos um curso introdutório de acústica, voltado para Home Theaters. para detalhes entre no LUDK.com.br. creio que é um bom começo. usualmente faço palestras na ChurchTech sobre acústica para igrejas. livros: Manual Prático de Acústica do meu amigo Sólon do Valle, Acústica Aplicada ao Controle de Ruído de Sylvio Bistafa, Acústica Ambiental de Eduardo Murgel, Acústica Estrutural de Max Magalhães e Acústica Técnica de Ennio Cruz da Costa. Se você lê inglês legal, há uma infinidade de opções. então, o melhor é consultar a seção "books" da Amazon. à sua disposição.
+Luiz Cysne Muito obrigado, vou procurar sobre esse curso, sou técnico e operador de som de uma igreja e quero aprender mais sobre acústica pra poder melhorar ainda mais o som das igrejas!
Me passe seu contato amigo? Que vídeo show !! Estou montando meu home - Studio e não quero vacilar no tratamento !!
Olá Prof. Cysne, o que determina a especificação de material absorvente a ser instalado numa sala para atenuar uma certa frequência (ou banda), é o resultado do cálculo da densidade modal da sala? Pergunto isto porque inseri os dados de um ambiente em uma planilha e apareceu um pequeno pico em 63Hz, as demais frequencias progridem em rampa levemente ascendente.
+Sergio Nicolis
olá Sérgio
desculpe a demora. a densidade modal é função do CLM (Caminho
Livre Médio), cujos parâmetros são V (volume) e S (área total). para
especificar os materiais absorsores é preciso levar em conta alguns outros
parâmetros, a exemplo das intensidades relativas das reflexões, de suas
coincidências e afastamentos. note que todos esses parâmetros estão intimamente ligados com as proporções das salas. como juntar todos esses ingredientes para se chegar no manjar? creio que o mais simples é medir os tempos de reverberação. qualquer analisador FFT pode produzir uma resposta de impulso da sala e mostrar o caimento com enorme riqueza de detalhes. se vc não tem um desses analisadores, nem um amigo que tenha, pode fazer contas. use Norris-Eyring para ambientes muito pequenos, Sabine para médios e Fitzroy para espaços com paredes nitidamente diferentes do ponto de vista absorsivo. se preferir, me encaminhe um mail que te respondo anexando o meu programa DaVinci que faz essas contas por você. instructions in Portuguese. abração.
Olá professor. Ver seu conhecimento e humilde em nos ensinar é um privilégio.
Tenho uma dúvida. Para um ambiente como uma igreja, a lógica é a mesma para tratar acusticamente o ambiente?
Quando puder poste mais vídeos
Agradecidos desde já.
ola Marcionei. O que vc viu no vídeo não se aplica a igrejas. Para estas o importante é que o Tempo de Reverberação seja adequado para voz. Ou até mesmo inferior a isso. A ideia é assegurar a melhor inteligibilidade da palavra possível. Para sua orientação, e de quem mais tiver interesse, vou postar ainda hoje uma figura no meu facebook que permite calcular rapidinho o tempo de reverberação para qualquer igreja, de qualquer tamanho, ok? abração e grato pelos elogios.
Olá. Ok professor. Não consegui localizar a imagem. Forte abraço
Olá excelente explicação! Poderia só me tirar uma dúvida? Na sala de exemplo do vídeo não preciso colocar os chamados bass trap? Ou não é necessário mesmo?
Depende. Se tiver excessos, deve colocar.
Obrigado Mestre. Tirou minha duvida sobre difusores laterais ao invés de absorvedores. Um grave erro que cometi no passado
bom dia Luiz ,não consegui chegar no seu workshop a tempo ontem ,mas quero saber se vc tem vídeo deste workshop e se vc tem algum vídeo explicando sobre onde deve fica a mesa de som e do uso de duas mesas de som no mesmo ambiente
engenheiros e técnicos acham q a melhor posição para o mixer FOH é no sweet spot. entre os canais L e R a uma distância equivalente a existente entre os canais. pessoalmentee discordo dessa corrente, que é praticamente 100% dos especialistas. prefiro o mixer FOH em posição acustticamentee pouco favorecida. onde a qualidade sônica é pior. a meu juízo, uma referência mais simbólica para o operador aperfeiçoar. O segundo mixer deve ser dispensado. a monitoração pessoal no palco é muito superior e não estraga o som FOH. mas insisto. isso não é a regra geral. é apenas minha própria opinião. quando fiz o projeto do carnaval na Sapucaí para a LIESA e REDE GLOBO, o engenheiro de som estava monitorando o som que chegava do carro de som. parecia um CD. enquanto isso, o som nas arqubancadas e camaotes era péssimo. mudei a mnitoração para esse péssimo e o operador começou, pouco a pouco, a incrementar a qualidade do áudio para a galera. abs
no caso de uma igreja precisa exatamente no fundo dela ou pode ser em qualquer ponto do ambiente onde o técnica tenha referência de todas as fontes de audio
ola Sr Luiz, gstaria de obter uma onformação, eu tenho uma sala para gravar voz de 2m x 2m , tem como eu isolar e deixala morta ou ela é muito pequena? desde ja agradeço sua atenção
Boa tarde professor, eu tenho uma sala de ensaio e queria tirar um pouco de reverberação da sala, qual espuma acustica posso usar (espessura, material, etc...). Ótimo vídeo. Obrigado.
olá Thiago. as espumas só absorvem médias e altas frequências. se é isso o que vc quer pode pensar em lã de rocha ou de fibra, sempre ensacadas, com o acabamento que vc quiser. uma densidade razoável para casos gerais é 32 kg/m³. a espessura pode ser entre 50 e 100mm. se precisar absorver mais nas baixas frequências, aumente a espessura do material. vá fazendo aos poucos e sentindo a melhora a cada passo. boa sorte.
Luiz Cysne Muito obrigado pela dica professor e quando lançar o livro, por favor, avise-nos.
Olá, adorei seu vídeo, me tirou muitas dúvidas. Quero construir um studio na minha casa mas uma das paredes é encostada com a do vizinho. Tem alguma forma de isolar o som 100% para não incomodar o vizinho?
Não tem.
ótimo!
Olá! gostei muito do vídeo. Mas me tire uma dúvida, podes? o chão como ficam as camadas? qual a primeira manta a de feltro de 20mm ou a de vidro com 50mm para, por fim, o tapete?
olá Milton. é como você ordenou. lembre de proteger mecanicamente o que fica sob o tapete para que o conjunto tenha vida longa. por exemplo, com chapas metálicas perfuradas. abraços
Só mais uma dúvida. No caso, só entre a manta de vidro e o tapete vai a a proteção.
a proteção pode ser colocada diretamente acima manta de fibra de vidro ou da manta de feltro. ela serve para que as mantas não afundem com o peso das pessoas, OK? abraços
parabens ganhou mais um escrito
Muito bom! Gratidão
Otimo video!
Tenho uma duvida em relacao ao lado que posso colocar o vidro que separa a sala trcnica da de gravacao. Vendo esse video deixei de lado a opcao de coloca lo atras dos monitores, porem se coloca lo em um dos lados nao cortara a reflexao no lado em que estiver o vidro?
olá Cristhian. Não é obrigatório fazer o que os outros fazem. Melhor do que instalar o visor, que é caro e complexo de fazer, é instalar uma câmera de vídeo. Pode ser uma megapixel PoE de boa qualidade, cujo sinal poderá ser monitorado em qualquer monitor de vídeo. Você vai usar um desses, certo? Pense nisso e se quiser volte a escrever. abração.
Queria saber se isopor é um isolante de som?
Não. É terrível.
Como vai Luiz ? Tudo bem ? espero que sim !! vou fazer uma sala acustica aqui em casa exclusiva para gravação de voz, a produção vai ser na sala mesmo, pois disponho de pouco espaço, gostaria de saber qual o tamanho minimo ideal para fazer gravações de voz com boa qualidade ? Muito obrigado
olá Leonardo. desculpe a demora, mas estava viajando. 'para música, quanto maior for o espaço, melhor. felizmente parra você, isso não se aplica à gravação de voz. use o pouco espaço que dispõe e vá introduzindo um absorsor de mercado, espuma, fibra, etc., aos poucos, enquanto testa os resultados. tipicamente seu espaço vai estar bem amortecido, mas não totalmente. escolha um microfone próprio para voz com timbre do seu agrado. depois nos conte os resultados. abração e feliz 2015.
Luiz Fernando Muito obrigado.. Feliz 2015 tbm, depois conto o resultado rsrs, até mais.
Manja muito!
Perfeito!
Muito bom,valeu mesmo!
Olá Professor Cysne, quando o senhor fala de absorção nos fala da faixa de 20 a 350 aproximadamente, mas a difusão qual seria a faixa de frequência, de 350 a 20Kh ou a faixa completa de 20h a 20Kh. Obrigado. realmente um dos mais esclarecedores vídeo que já vi, e já vi muita coisa.
a absorção que mais exige engenharia é mesmo nessa faixa. mas ela vai ocorrer naturalmente em todo o espectro porque absorver médios e agudos é quase que inerente a todos os materiais usados nos absorsores de baixas. a difusão acima da frequência Schroeder é desnecesssária porque o campo torna-se bem distribuído. Par calcular a frequência Schroeder use a expressão FS=2000 . (RT60 / V) ^ 1/2, com RT60 em segundos e V - volume físico do recinto, em metros cúbicos.
Muito obrigado pela resposta. Uma dúvida que me surgiu após receber uma visita de um arquiteto.
Salas redondas, devemos tratar da mesma forma que salas retangulares, co,m paredes retas?
Qual a minha maior preocupação em uma sala redonda? Obrigado
Olá Luiz Fernando, gostei muito do vídeo e te informo ter seu livro de engenharia de áudio a mais de 15 anos e ser uma ótima fonte de informação e pesquisa. Vc lançou outros livros? Caso afirmativo, informe os títulos para que eu possa correr atrás. Abraços do seu grande fã Eduardo Vaz.
+eduemarcello agradeço muito a gentileza. a Bíblia do Som foi publicada há mais de uma década. São 1200 páginas de informações. mas ela está esgotada. em seu lugar chega a Nova Bíblia do Som, formato ebook, com previsão para setembro de 2016. creio que ainda em 2016 consigo publicar, também em formato ebook, cerca de 10 livros já redigidos: audiofilia, 70 volts, técnicas de captação microfônica, válvulas, etc. abração
+Luiz Cysne Quando comprei o livro era o meu livro de cabeceira, e como vc mesmo dizia, como naquela época não existiam cursos de engenharia de áudio, sempre procurei as respostas dos meus problemas naquele livro e sempre encontrava uma solução. Quando publicar o ebook não esqueça de avisar, serei como foi naquele tempo, um dos primeiros a comprá-lo, com certeza. Meu email é eduemarcello@ig.com.br. Não esqueça de avisar sobre qualquer lançamento seu.
Abraços.
Eduardo Vaz
olá marcello. Ainda não está disponível. mas será no mês que vem. acabei de receber a confirmação da empresa que contratei para gerar o epub. abraços e te mantenho informado sim. Grato pela preferência de longa data. Me sinto muito honrado com essas coisas.
Muito bom o vídeo, parabéns...
oba Alexandre. grato pelo elogio. desejo a vc e família um 2015 muito legal.
Luiz Fernando Obrigado Luiz... a vc e sua família tbm... muita paz e saúde... feliz ano novo...
Da para usar uma cortina grossa no fundo da sala como difusora?
cortina absorve!
Professor boa tarde quando pesquiso por absorsores de baixa frequência por ser um novato e não saber muito a respeito sempre me retorna o resultado de painéis com lá de rocha então construi alguns com lã de rocha de densidade 63, pois possuo um home studio onde era meu quarto e queria dar a ele um tratamento para poder retirar o maximo de fedelidade sonora
Somente esses painéis de lâ de rocha são o suficiente ? Posso aplicar eles nos pontos onde o senhor descreveu no vídeo ?? Obg e parabéns pelo vídeo
meu caro Jeferson. você e muitos outros tem feito essa pergunta. infelizmente espumas em geral e lãs, quaisquer delas, não servem para absorver baixas frequências. para não deixar você e muita gente sem nenhuma solução, estou preparando mais três clipes para esclarecer tudo isso. no primeiro vou tratar especificamente dos painéis sintonizados, que é o que se deve usar para absorver baixas frequências. o segundo clipe focará como se calcula que painéis e quantos de cada devem ser usados. o terceiro clipe trata de salas de gravação, já que no clipe que está no UTube falo apenas de salas de música e técnicas de estúdios. aguarde que estou produzindo todo esse material. abraços e grato pelo retorno.
Luiz Cysne obg e agradeço a atenção pois o senhor deve saber o que se passa na cabeça de um leigo em busca de conhecimento e melhora em seu ambiente, parabéns pelo trabalho, infelizmente aqui no Brasil faltam pessoas que possam compartilhar conhecimento
Bom dia, qual material devo usar para fazer os painéis de baixa frequência?
O mais rígido que conseguir com o menor peso possível.
Grande Luiz, minha sala que estou fazendo tem as seguintes medidas, 3 x 2 e 2,5 altura posso aplicar estes conceitos neste espaço ( a janela ) esta na parede maior.
Olá amigo! Estou com essa mesma questão na minha sala. Vc conseguiu respostas? Deu certo fazer o tratamento acústico na sua sala?
Cysne, lembro muito de seus artigos. Em quais revistas você escrevia? Abraços.
olá Magoo, tudo legal? no Brasil na Somtrês, na Música e Tecnologia, na BackStage, na Audio News, na Video News, na Home Theater e também sem sua versão corporativa, via Internet, na Instalação Profissional, na Panorama Audio e Vídeo, na Sound on Sound, na Digital AV, no Estado de São Paulo, etc. No exterior escrevi para a Audio Magazine e para a HiFi for Pleasure, com alguns pitacos eventuais cá e acolá. abraços.
bom dia, parabens pelo video, gostaria de perguntar, esse tratamento serve pra gravar voz tambem? onde deve ficar o microfone?
caro amigo. uma bota de gravação para voz é completamente diferente disso. a demanda é consideravelmente mais simples. para tanto, use absorsores de lã de rocha basáltica ou de lã de vidro ou, se preferir, de espuma com densidade 32 kg/m³ e espessura 50mm. midrofone dinâmico a cerca de 15 cm e condensador a cerca de 20 cm. na direção da boca do locutor. teste algumas posições para encontrar o timbre mais bonito. a propósito, microfones omnidirecionais produzem timbres mais naturais do que os cardoíde e outros direcionais. mas há exceções, como o RE20 da ElectroVoice. abraços e em dúvida escreva novamente.
muito bom!
É importante usar cola de contato no chão?
o ideal seria que a parte acabada ficasse no mesmo nível que o resto do piso. Se não é possível fazer um furo enorme, quem sabe é possível fazer o absorsor de piso e completar a altura do piso para nivelar tudo? Nào creio que a cola vá proporcionar um bom resultado. abraços
Olá amigo, estou com problemas com ECO em um quarto que montei apenas com meu computador e meu instrumento (Bateria), porém está dando eco até quando eu falo, quando eu toco então a coisa fica feia, o som embola todo, fica uma completa "bagunça sonora" kkkk.
minha peça tem mais ou menos 4 metros por 2, e o teto tem uns 3 metros de altura, uma das paredes de 4 metros está ocupada apenas por 1,40 metros da mesa do computador, já a outra está a bateria sobre um tapete grande.
Minha duvida é a seguinte:
se eu preencher com espuma acústica de 50 cm, toda a extensão da parede "vazia" (4 m por 50 cm de espuma) ajuda a diminuir o eco?
oque mais posso fazer sem gastar muito $$?
Obrigado
Depois de todo esse tempo, conseguiu resolver seu problema de "Flutter Echo"?
@@PeX218 e aii kkkk sim, coloquei 40 espumas acústicas 50x50 espalhadas pelo teto, na frente, atrás da bateria, nos cantos entre teto e parede e melhorou um monte.
@@felipekrauser199 Você podia ter feito um forro falso inclinado juntamente com alguma parede levemente inclinada para cima, de forma a reflectir o som para o forro (que seria mais fácil de absorver). Flutter Echo é causado por paralelismo de superfícies refletentes.
muito obrigado
Boa tarde , Cisnei. Sou arquiteto e gostaria de me aprofundar um pouco sobre o assunto foi discutido no vídeo. Alguma indicação de livro que trate desse assunto de forma mais específica?
A Bíblia do Som, do engenheiro Luiz Fernando Otero Cysne.
Ajudou muito
o que é essa técnica do espelho?
Grato!!!