Palmito é um legume, vem do miolo de várias espécies de palmeira, era encontrado em quase toda Mata Atlântica e parte do Cerrado, do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, mas por conta da exploração abusiva é encontrado com muita dificuldade na Mata Atlântica, mais comum encontrar em plantações e algumas áreas de reflorestamento.
Guri de fala no Rio Grande do Sul. E piá, se fala em Santa Catarina. E algumas regiões do Estado Paraná. Em Curitiba, Capital do Paraná também fala piá.
Santa Catarina é do tamanho de Portugal mas tem pelo menos 5 sotaques e formas de falar o português, devido à imigração. É um lindo e produtivo Estado👏👏👏
5???? hahahah 5 tem so em uma cidade, aprenda Santa Catarina possui vários sotaques, sendo que cada cidade tem o seu próprio dialeto. Alguns dizem que o estado tem cerca de 30 a 30 mil sotaques
@@PAKOIIII Conheço quase todas as cidades de SC e aquí vivo e trabalho a décadas. Sei que tú sabes o significado da expressão "pelo menos 5". 1 abraço da bela SC.
@@pedroronaldopereiraAdm Tu tá coberto de razão! Sotaques são incontáveis e a gente dá o número base que é a partir dos quais tu identifica os outros. Trato câncer no HCPA e fui atendido por vários médicos residentes de regiões diferentes do Rio grande do Sul. Custei a identificar o sotaque deles. Até o de Santa Cruz do Sul demorei um pouco! Kkkk É um dos mais fáceis! Mas eu tava debilitado. E se prestar atenção tu percebe até sotaque de bairro. O pessoal do Bom Fim em Porto Alegre não fala igual o restante da cidade. Rendeu até um personagem de humor o "magro do bonfa". De Santa Catarina eu não entendo muito. Só vejo uma diferença clara entre o alto vale e o Ilhéu. E o mais próximo do gaúcho parece ser o oeste catarinense.
@@osmanymachado4990 obrigado Osmany, melhoras. Quando escreví pelo menos 5, me referia à capital(predominantemente açoriana), Vale, Norte e Planalto Norte(predominantemente alemäo), Sul(italiano), Planalto(várias etnias predominante português) e Oeste(alemão, italiano, polaco, austríaco, gaúcho). Agora, se for subdividir dá muito mais. 1 abraço da bela SC.
Aqui em SC há tantos sotaques quanto etnias. Comparar o sotaque dos manezinhos da ilha (Grande Florianópolis) e dos ítalo/germânicos do interior do Estado é um exercício de conhecimento de pura brasilidade!
Não sou uma pessoa exagerada ou frágil. Mas por algum motivo, fiquei emocionado com esse menino. Sorte dele estar longe do olho do furacão que está o mundo e o Brasil. Que Deus o abençoe.
Ha uns 22 anos atrás me mudei para uma cidade próxima a Porto Alegre/RS a trabalho, entendo perfeitamente o que você diz. E ao morar lá, quando comecei a viajar para o interior, pude sentir uma mistura de emoção com satisfação e ternura, quando notei que ainda existia uma genuína pureza nas crianças, doçura, coisa essa que não via mais nas crianças cariocas, paulistanas e acredite, principalmente em Minas Gerais, por incrível que pareça foi o lugar onde nunca imaginaria ver malícia nas crianças, foi onde me surpreendi com esse fato. Eu observo, porque amo demais as crianças, inclusive a minha primeira formação foi pedagogia justamente por isso. Voltei para o RJ e viajando a passeio percebo que as coisas mudaram lá pelo RS, talvez pelo boom da internet, mas ainda vemos uma vida pacata e muito mais saudável do que vivemos.
Diferença heim de certas crianças de hoje em dia que em certos Estados Brasileiros ficam imitando bandidos como por exemplo em São Paulo e Rio e principalmente nas comunidades mais pobres muito triste tudo isso.
@@RobertoDiAguiar Sim. E nem precisa ser em SP e Rio. Aqui no interior de SP, já vi crianças imitando pois estão contaminadas com a TV aberta lixo e má influências. Enquanto o menino aí loirinho tem outra cabeça: toca violão, é outra cultura nele.
Minha amiga portuguesa, o palmito é uma planta nativa e endêmica de toda a mata atlântica, que inicia da ponta norte do nordeste até a região sul do Brasil. Abçs.
Palmito é o "coração" da palmeira! É a parte mais interior e próxima da folhagem de uma palmeira, é bastante macio e saboroso. Existem 3 tipos de palmitos, depende de qual palmeira é oriundo. O mais famoso é o de palmeira juçara, mas também é bastante apreciado o de palmeira Real. Ainda encontramos com bastante frequência o de palmeira pupunha.
Palmito é a parte comestível do broto das palmeiras especialmente as jovens,e existe em todo o Brasil,você não citou mas a região Norte é uma das maiores produtoras de palmito o famoso palmito de Açaí.
Bom dia! Eu sou de Santa Catarina e aqui tem muitos descendentes de Açorianos e preservam ainda o sotaque Português e tem também o manesinho da Ilha de Florianópolis quê é um sotaque muito engraçado. Eu sou descendentes de Galego, Italiano e Alemão.
Esse guri fala dessa maneira porque é descendente de alemão e as crianças falam em casa com os pais a primeira língua o Alemão.Nosso país é muito grande e com muitas influência no sul de alemães,poloneses,italianos ,russos e portugueses.Isso só na Região sul do Brasil.😂😂
O italiano se destaca menos por ter mais semelhança com o português, mas realmente a presença do sotaque ainda é muito forte. Sei que em algumas cidades existe uma forte disputa na política, no esporte, na economia e em várias outras áreas para ver se quem domina a cidade são alemães ou italianos, isso pode ter sido uma das maneiras dessas duas culturas terem durado tanto tempo mesmo com inúmeras tentativas do governo brasileiro de miscigenar a região
@guilhermesteiner.8639são não estão miscigenados aqueles que estão isolados, onde os italicos e os germânicos estão próximos já estão bastante miscigenados, se analisar mais profundamente da pra ver que existe algumas comunidades de sotaque alemão meio italianizado e vive versa.
No Rio Grande do Sul a imigração que veio lá pelos anos de 1880, foram em sua maioria alemães e italianos, primeiramente os alemãoes que se instalaram em São Leopoldo e vale do rio dos Sinos e do rio Cai, após vieram os italianos que ao chegarem foram alocados na região da serra gaúcha em Caxias do Sul, Bento Gonçalves no vale do Rio das Antas então o Rio Grande tem uma grande influência das culturas alemâs e italianas. Alem da influência Uruguaia e Argentina que fazem divisa com nosso estado de onde veio a tradição do Churrasco, do chimarrão e da cultura da tradição gaúcha da lida campeira e etc.
Piá é típico do Paraná. Guri, do Rio Grande do Sul. E no meio do caminho, onde está Santa Catarina, é comum o uso das duas expressões. Aqui na minha cidade, que fica bem na divisa entre PR e SC, é muito comum usar "piá" para os meninos e rapazes e "guria" para as meninas e moças.
Todo paranaense fala que no RS só se fala guri, pq não conhecem! No Oeste do RS e pro sul divisa com a Argentina também falam muito piá. Até nas músicas típicas do estado onde na letra muitos usam piá. Guri é mais centro do estado , Serra e Região metropolitana.
@@jrgarcia3150 Eu não falei que "só se fala guri" no RS. Falei que é guri é típico do RS e que piá é típico do PR (o que não quer dizer que as duas expressões não possam ser usadas em ambos estados). Até porque cada estado tem muitas regiões com muitos costumes, sotaques e influências diferentes. Dei meu testemunho sobre o que acontece aqui na minha cidade.
Tu tens um sotaque mais suave que a maioria dos portugueses. Não perdeste o teu sotaque vivendo no Brasil mas está menos carregado. Assim todos entendem. Bonito esse sotaque do Oeste, vivo no Vale do Itajaí e aqui o sotaque é diferente.
Eu morei no RS, achei muito bom, ainda quero voltar a morar no Sul seja em SC ou RS. A mulherada gaúcha braba de nariz fino e olhos azuis é muito linda.
eventualmente, tipo o tempo inteiro. Piá é algo mais tipo "moleque". O guri pode ser usado em mais ocasiões. Pode ser usado até pra adultos e adultas (os gurias estão se arrumando pra ir pra festa). Guri e guria: menino e menina. Piá = moleque
Sou de Santa Catarina, tenho 55 anos, de IPIRA SC a 140km de Palmitos, e alemão foi minha primeira língua. Fui aprender português com 5 anos quando fui a escola. Meus avós nasceram e morreram no Brasil sem falar uma palavra em português(até tentavam, mas era bem difícil entender). Até pouco tempo, minha cidade natal, se não falasse alemão tu não comprava uma água no mercado, mas a 20 anos as coisas mudaram, metade dos jovens não sabem mais falar alemão. Agora minhas filhas fizeram caminho inverso, moram na Alemanha
Eu sou de Porto Alegre, RS. E aqui falamos tanto guri como piá. Inclusive por aqui existe uma marca de leite chamada Piá. Mas acho que isso são outros quinhentos.
Verdade. Muitos colonos gaúchos migraram para o oeste catarinense e Paraná, bem como para outros estados do Brasil, à procura de terras para plantar. Levaram com eles costumes e tradição.
Luana, seu sotaque português é lindo. Continua falando assim. NOIS do Brasil te amamos ♥️ vamos fazer seu canal crescer. Beijos portuguesa linda ❤️💋😘😘😘😘😘
Quando eu estive em Portugal, disseram que brasileiros falam "português 'com açúca' " . Respondendo tua pergunta, "PIÁ" se fala no estado do Paraná, "GURI" se fala no Rio Grande do Sul. Ah, você é a cara de uma amiga minha !!! Vou mostrar o vídeo para ela. BEIJOS DO BRASIL, GAJA. !!! ❤❤❤
O palmito juçara, que é chamado de "palmito nativo", "palmito doce" ou "palmito original", é nativo da mata atlântica, que se estende desde a região sul até o litoral do nordeste. Diversas palmeiras podem ser usadas na produção de palmito, como por exemplo o açaí, babaçu, pupunha, etc. Os palmitos cultivados, usualmente, são espécies exóticas (não nativas) para evitar problemas com as leis ambientais, sendo a palmeira real a mais cultivada. Existe o cultivo de espécies nativas também, sendo que a produção do juçara é a que tem mais exigências burocráticas entre as espécies nativas. No meu gosto pessoal o palmito juçara é, de longe, o melhor, no entanto o preço é geralmente mais salgado.
Fui em uma festa outro dia aqui no meu estado, o ES em que 95% das pessoas eram loiras de olhos azuis. 50% estavam conversando em pomerano, mas sabem o português e consigo entender perfeitamente o português deles.
Luana, há comunidades de origens étnicas muito diversas no interior dos 3 Estados do sul (e há noutros Estados do país também...). Muitas delas preservam as tradições culturais e linguísticas dos povos que lhes deram origem. Então, no RS, por exemplo, você tem a predominância do alemão (que falam uma variante do idioma alemão, o Hunsrückisch) e do italiano (que falam uma versão do dialeto do italiano falado na região do Vêneto). Mas há muitas outras comunidades menores como japoneses, polacos, russos, ucranianos, suecos, etc., etc. No Paraná, é mais comum encontrar comunidades desses últimos. Então, como essas pessoas falam esses idiomas em casa, como uma outra língua-mãe, é natural que tenham sotaques carregados quando falam Português, os quais eles aprendem mais nas escolas. Mas, se você andar para as regiões de fronteira com os países vizinhos, vai descobrir que também há forte influência no sotaque e no vocabulário do Castelhano, que normalmente é o tipo que se associa à imagem de um gaúcho típico do interior. O termo "piá" é bem típico deste gaúcho com influência castelhana, assim como o "tchê". Mas, se fores para o litoral gaúcho e catarinense, vais perceber a influência lusitana não apenas na arquitetura local, mas também no vocabulário e nalgumas expressões idiomáticas. Em Pelotas e Rio Grande, um bolo "sabe" a chocolate, mas a imensa maioria dos portoalegrenses não tem ideia do que isso significa... E, se fores conversar com o pessoal das comunidades oriundas de pescadores, em especial, as de SC, vais perceber que eles flam uma versão do dialeto açoriano, povo que deu origem àquelas comunidades (e que às vezes é chamada de "manezinhos da ilha" [de Florianópolis]). Aliás, Floripa, assim como Porto Alegre, foram fundadas por açoreanos, mas Porto Alegre mudou muito com o passar do tempo, a ponto de ter-se tornado uma espécie de "cidade de comerciantes alemães" na virada do século XIX para o XX. Enfim, se você andar pela região sul, vai descobrir que o sotaque paulista não é nada "normal" por aqui, a não ser que topes com algum paulista em SC... Eu diria, sem medo de errar, que não existe nenhum sotaque "normal" no Brasil. O Brasil é uma colcha de retalhos étnica e cultural que utiliza o idioma Português como base idiomática comum para tentar se entender... mas não passa muito disso... (e é preciso muito mais do que isso para que esses 205 milhões de pessoas consigam se entender, naturalmente, do que estamos muito distantes...). A propósito, mesmo em SP, há bastante diferença entre o sotaque de regiões do interior (onde predomina o "R" caipir) e o paulistano, onde a influência dos italianos colonos é muito forte... Ah! E o termo "guri"...? Este termo não é exclusivo do sul do Brasil, mas o significado é diferente. No sul, guri significa "menino", "garoto"... No RJ, o termo tem um teor mais pejorativo...
Sou de São Paulo e há um tempo fui para o interior de MG. Parei num posto de combustível para pedir uma informação e tive um choque com o sotaque local. Quase cai no riso.
Sou catarinense, de Florianopolis, e posso dizer Sta Catarina tem varios sotaques, forte imigração italiana, alemã e portuguesa. Um estado fascinante, terra de oportunidades e gente trabalhadora. São 295 municipios, cada um com seu valor, mas todos contribuem para sermos um estado excelente para se viver. Agradeço a Deus por ter nascido aqui.
Sou de Araraquara, 270 km de São Paulo. Meus pais são portugueses da Madeira. E vieram pra cá nos anos 60, fugindo do Salazar. Como meu pai tinha 2 irmãs em São Paulo e minha mãe 3 irmãos também em São Paulo, resolveram vir pro Brasil. Mesmo tendo irmãos também na Venezuela e África do Sul. Sempre gostaram muito do Brasil. Minha mãe gostava mais e meu pai sentia muita falta da Madeira. Nunca foram ao Continente. Ainda tenho muitos primos na Madeira é uma tia em Loulé, Algarve. Portugal e Brasil são ótimos países, gosto de ambos, cada um com suas tradições e costumes. Basta respeitarmos isso e seremos sempre países irmãos.
@@fibanezme Já fui 3 vezes à Madeira. Muito linda a ilha. Meu pai retornou para a Madeira assim que minha mãe se foi em 1997. Ficou por 6 anos e fui buscá-lo depois de um derrame que ele teve. Povo muito alegre, festivo e falante. Gosto muito!
No Rio grande do sul também de fala piá, no Paraná se fala piá porque na decada de 30 gaúchos e catarinenses colonizaram boa parte do Paraná e levaram muitas expressões usadas no Rio grande do Sul.
Sim, vc tem razão. Mas em regiões do PR onde não houve essa colonização gaúcha (leste do estado, a região com a colonização mais antiga) também se fala piá e guria. Abs
_Olá ALTZDUO!! _O PALMITO é extraído do miolo do tronco (estipe) de uma palmeira selvagem que passou a ser plantado e cultivado comercialmente e pode ser produzido em diversas regiões do Brasil, mas as principais são o Pará, Amazonas, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Em Santa Catarina deu o nome do Município de Palmitos. No Rio Grande do Sul tem o Municícipo de Palmitinho.
@@PAKOIIII qual o motivo da sua falta de educação ??? A proposito você não sabe nem escrever, com certeza nem deve saber falar também, não deve ter ido a escola porque não tem um pingo de educação, por gentileza volte para alguma escola pra tentar ser educado.
Eu nasci no este de santa Catarina em Caçado. Este sotaque é tipo no interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Você não teria problema em conversar com um nativo dessa região. Um abraço pra você! A valorização que você dão ao Brasil é demais.
Bom dia Portuguesa.... gosto muito do seu canal. Parabéns pelo ótimo trabalho e conteúdo que vc coloca no seu canal no RUclips. Sou do interior de São Paulo Moro na cidade chamada Rancharia SP fica na região oeste do Estado de São Paulo.
Bom diaaaa, Marcio Chagas aqui de Lisboa Portugal, vc foi para aí e eu vim para cá 😁. Luana pesquisa aí sobre a cidade de Santa Maria de Jetiba no estado do Espírito Santo, a cidade mais Polmerana do Brasil. E saudades do meu Espírito Santo abraços a todos, à pesquisem também Santa Teresa, Domingos Martins, Venda nova do Imigrante ,todas essas cidades são do ES. Fuií
Aqui no sul tem bastante descendentes de alemães, e eu acho que são até maioria, sou carioca, mas moro no sul a mais de 10 anos, aqui temos o bah, o tchê, guria, guri, capaz!, aqui no Rio Grande do Sul temos uma cidade chamada de Nova Hamburgo em homenagem a migração dos alemães de Hamburgo na Alemanha, que acho deve ser até maior que a capital Porto Alegre. Os alemães tem personalidade forte e se ofendem fácil, mas são inteligentes e de bom coração, são pessoas de bem. E e existem outras dezenas ou centenas de pequenas cidades com nomes alemães muito bonitas. Vale a pena conhecer.
@@PedroPaulo-r2j a boina é do pais Vasco, Estado Espanhol. vi em muitas lojas gaúcha uma marca de boina chamada Boina, Elosegui, de Tolosa, pais Vasco, Estado Espanhol.
Sou do oeste do Paraná e assim como Santa Catarina o nosso sotaque é parecido devido a colonização predominantemente alemã e italiana. E moro no interior de Portugal, no Alentejo 😉
O palmito vem de palmeiras como da árvore do açaí.Minha mãe derrubou algumas no nosso quintal,depois ela abriu e tirou o palmito.Tem em várias regiões do Brasil.Tem também da pupunheira e outras mais
Eu, nascido e criado em SC, aprendi que Piá é para meninos e meninas abaixo de 12 anos (crianças). O plural de piá é piazada -não sei se é o certo, mas é o usual. O guri ou guria é usado para adolescentes de 13 pra cima. O plural de guri e guris; para generalizar, quando tem vários reunidos usasse gurizada.
Isso... no Paraná (Curitiba, onde moro) também se fala "guria" para com as meninas. E outra coisa é que só aqui em Curitiba e um pouco da região metropolitana é que se fala "vina" pra salsicha. O resto do estado não fala e muitos nem sabem o que é. Brasilzão de meu Deus !!!
Amei seu vídeo desse piá já conheço ri muito....já morei em quase todo Brasil.... conheço jovens no agreste do nordeste que som da voz não nasal.....o som é grutural sai da garganta eu não conseguia entender.....até um tipo de doença que dá em cachorro o nome era diferente na região deles....e o mesmo nome que se fala em Israel no oriente médio.....o Brasil e muito rico...... linguística de sons e sotaques
Moça bonita e simpática de Portugal, eu moro no oeste de Santa Catarina e sou descendente de alemães. Mas, aqui tem sotaques dos mais variados. Tem descendentes da Itália, Polônia, que por sua vez tem sotaques diferenciados. Abraço!
Sou carioca moro atualmente na serra do Rio. É bem comum aqui o jeito fisicamente. Imagina na Serra do Rio Friburgo o sotaque já é diferente da capital. Aqui tem muita influência Alemã e Italiano Suíço. O Brasil é muito grande.
sou gaucho, ascendência portuguesa/espanhola, moro numa cidade (Novo Hamburgo) predominantemente alemã, e nós te entendemos muito bem, pois... (gostei de ti, guria. follower from now on)
Sou de Caçapava sp,pertinho de Aparecida do Norte. Nosso sotaque é um caipira quase mineiro. Fui conhecer Chapecó SC, e Fiquei maravilhado com a pronuncia do povo.
O sotaque de São Paulo acba sendo um padrão, por ser mais neutro e acentos e entonações. Por isso, na TV, você vê jornalistas e reporteres de todos os estados falando de forma neutra e sem sotaque ou um sotaque mais paulista. Mas cada região, estado ou partes de um estado possui característica muito particulares de se expressar. Em Florianópolis você ouve um sotaque bem próximo do português de Portugal e no sul talvés seja mais mais fácil de compreender. No Nordeste é um sotaque muito carregado. MAs o nível cultural da pessoa influencia na capacidade de compreender outros sotaques.
Sou de Blumenau tbm mas acho que o sotaque colono aqui só é mais aparente nos bairros não tão urbanos como a divisa a Itoupava Central com a Vila Itoupava (essa sim com bastante presença) kk
Gostei muito do vídeo. Eu que gosto de aprender outras línguas e enriquecer meu português, simplesmente amo ouvir outros sotaques e aprender mais sobre as culturas de meu país. Fiquei emocionado! Muito obrigado!
O sotaque dos três estados do Sul, influenciado pela imigração alemã, italiana e polonesa, é muito específico. Certamente você teria dificuldade de se comunicar com esta população.
O oeste catarinense foi desenvolvido, principalmente, por colonos de origem alemã e italiana vindos do Rio Grande do Sul. Minha falecida esposa era natural de uma cidade colonizada por alemães, aqui no vale do rio Taquari (RS), então, esse jeito de falar é por causa do alemão falado pela maioria das pessoas dessas cidades, principalmente as que moram no interior dos municípios, porque falam muito o alemão em família. Na fronteira com Uruguai e Argentina falam o portunhol, uma mistura de português e espanhol, que é uma maneira de se entenderem.
Que variedade linguística linda tem o Brasil! Os brasileiros descendentes de europeus prosperaram muito, já que seus ascendentes chegaram aqui em situação precária, principalmente por causa das guerras. Os falares têm influência da região de onde vieram os ascendentes e cada povoado se fechou nas chamadas colônias, aprendendo a falar português do seu jeitinho. É um charme adicional do Brasil.
O Estado do Pará tem o chiado português e usa os pronomes conforme regra gramatical.....Nosso estado recebeu nomes das cidades de Portugal e grande herança cultural
Sou de Campo Bom, RS e esse sotaque por aqui é muito comum. Não tanto na minha cidade, mas em Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter... enfim, cidades próximas, têm muita gente falando em alemão com certa dificuldade pra falar o portugues, daí vem o sotaque característico. Me criei ouvindo meus pais falando em italiano. Aprendi muito, principalmente palavrões, ehehe!
Piá é PR, guri é RS. Antigamente gaúcho usava muito "piá", e trouxeram isso pro PR. Depois distanciou e virou "guri". Inclusive, essa região de SC pertencia originalmente ao PR até 1912. As palavras usadas tendem a ser as mesmas.
O contestado n necessariamente pertencia ao Paraná, era justamente uma disputa que ambos os estados tinham para explorar essas ricas terras, no fim SC deu sorte e ficou com a maior parte do que o hoje é o oeste do estado
Eu moro em Portugal já faz 7 anos, sou carioca, tem palavras aqui que fico perdido, no norte de Portugal fala de um jeito, já no, Alentejo já muda, no Alentejo as 12:30 eu dou boa tarde, a resposta que tenho é bom dia, eu ainda não almocei, iqual está em uma loja e sem querer escutar uma moça falando para outra pessoa pelo celular, estou aqui comprando um coiso, até agora, eu com 7 anos de Portugal não sei o que é um coiso, e olha Portugal é pequeno, parabéns pelo canal canal, vc ou tu é um pessoa muito acradavel e especial, que vc tenha muito sucesso.
Bom dia , achei muito legal sua observação, a senhora tem que mostrar todos os sotaque do Brasil , nesta região o sotaque é de descendentes de alemães, São Paulo existem vários como : japoneses e italianos , a tem árabe também, depois isto pode virar uma tese de doutorado , meus parabéns.
Muito legal o seu vídeo. Eu sou de SC, e te digo que se você vier para as principais cidades aqui, como Florianópolis ou Balneário Camboriú, você verá que o sotaque é bastante neutro e varia bastante de acordo com a região do estado, por exemplo, no litoral o sotaque de alguns pode ser bem açoriano. Pessoas de origem alemã com esse sotaque só existem em pequenas comunidades no interior, há várias pequenas comunidades espalhadas pelo estado, e não são lugares acessíveis para o turismo, normalmente essas pessoas moram afastadas nos campos. Assim como Palmitos, tem Braço do Norte, São Martinho, Alfredo Wagner, Pomerode, e diversos outros.
Sou da Região Sudeste do Brasil e entendo perfeitamente o sotaque e o português dessa região oeste de Santa Catarina, apesar de ser o sotaque bem diferente da região onde nasci. Entretanto, quando ouço um Português falar comendo as vogais de nossa língua não entendo quase nada, e ainda se falar muito rápido piora a situação. Assisto alguns canais em Portugal e de Moçambique e entendo mais os Moçambicanos. Finalizando meu comentário, esta é a beleza de diversidades de sotaques da nossa Língua Portuguesa!
Boa noite Aqui no RGS, falam guri e pia . E temos muitos descendentes de alemão, italiano e polonês eu mudei muito tem no interior. No norte do RGS. É perto de Passo Fundo. Morava em Erechim. É perto de Chapecó Sta Catarina.
Eu sou do melhor estado do brasil do coração do centro geodésico da América latina Cuiabá mt a melhor cidade para morar so e quente aqui faz 44 graus na sombra a cidade mas quente do brasil aqui tbm fala guri moleque e outros linguajar.
Piá e guri tiveram origem no Rio grande do sul e tem origem guarani e significa garoto.por nossa influência nos dois estados vizinhos santa Catarina e Paraná essas palavras também são muito comum por lá.esse sotaque aí é de colono, aqui no Rio grande do sul e no Paraná as cidades de colonos alemães e italianos possuem esse sotaque bem característico.
⚠️⚽️FAÇA SUA APOSTA NA 1XBET
E UTILIZE O CUPOM: 🏷ALTZDUO
LINK: clcr.me/mOjacL
Palmito é um legume, vem do miolo de várias espécies de palmeira, era encontrado em quase toda Mata Atlântica e parte do Cerrado, do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, mas por conta da exploração abusiva é encontrado com muita dificuldade na Mata Atlântica, mais comum encontrar em plantações e algumas áreas de reflorestamento.
Vc poderia reagir ao português paraguaio dos brasiguaios, que são filhos de imigrantes de brasileiros no Paraguai ?
Guri de fala no Rio Grande do Sul. E piá, se fala em Santa Catarina. E algumas regiões do Estado Paraná. Em Curitiba, Capital do Paraná também fala piá.
Na verdade não é sotaque alemão. Pode ser holandês, menos alemão.
Branco português e diferente do alemao?
Santa Catarina é do tamanho de Portugal mas tem pelo menos 5 sotaques e formas de falar o português, devido à imigração. É um lindo e produtivo Estado👏👏👏
5???? hahahah 5 tem so em uma cidade, aprenda Santa Catarina possui vários sotaques, sendo que cada cidade tem o seu próprio dialeto. Alguns dizem que o estado tem cerca de 30 a 30 mil sotaques
@@PAKOIIII Conheço quase todas as cidades de SC e aquí vivo e trabalho a décadas. Sei que tú sabes o significado da expressão "pelo menos 5". 1 abraço da bela SC.
@@pedroronaldopereiraAdm
Tu tá coberto de razão!
Sotaques são incontáveis e a gente dá o número base que é a partir dos quais tu identifica os outros.
Trato câncer no HCPA e fui atendido por vários médicos residentes de regiões diferentes do Rio grande do Sul.
Custei a identificar o sotaque deles.
Até o de Santa Cruz do Sul demorei um pouco! Kkkk
É um dos mais fáceis!
Mas eu tava debilitado.
E se prestar atenção tu percebe até sotaque de bairro. O pessoal do Bom Fim em Porto Alegre não fala igual o restante da cidade. Rendeu até um personagem de humor o "magro do bonfa".
De Santa Catarina eu não entendo muito. Só vejo uma diferença clara entre o alto vale e o Ilhéu. E o mais próximo do gaúcho parece ser o oeste catarinense.
@@osmanymachado4990 obrigado Osmany, melhoras. Quando escreví pelo menos 5, me referia à capital(predominantemente açoriana), Vale, Norte e Planalto Norte(predominantemente alemäo), Sul(italiano), Planalto(várias etnias predominante português) e Oeste(alemão, italiano, polaco, austríaco, gaúcho). Agora, se for subdividir dá muito mais. 1 abraço da bela SC.
@pedroronaldopereiraAdm
E um "quebra costela" daqui.
👍
Aqui em SC há tantos sotaques quanto etnias. Comparar o sotaque dos manezinhos da ilha (Grande Florianópolis) e dos ítalo/germânicos do interior do Estado é um exercício de conhecimento de pura brasilidade!
@@Franz_Z português fala como se tivesse engolindo a língua!
Não sou uma pessoa exagerada ou frágil. Mas por algum motivo, fiquei emocionado com esse menino. Sorte dele estar longe do olho do furacão que está o mundo e o Brasil. Que Deus o abençoe.
Ha uns 22 anos atrás me mudei para uma cidade próxima a Porto Alegre/RS a trabalho, entendo perfeitamente o que você diz.
E ao morar lá, quando comecei a viajar para o interior, pude sentir uma mistura de emoção com satisfação e ternura, quando notei que ainda existia uma genuína pureza nas crianças, doçura, coisa essa que não via mais nas crianças cariocas, paulistanas e acredite, principalmente em Minas Gerais, por incrível que pareça foi o lugar onde nunca imaginaria ver malícia nas crianças, foi onde me surpreendi com esse fato.
Eu observo, porque amo demais as crianças, inclusive a minha primeira formação foi pedagogia justamente por isso.
Voltei para o RJ e viajando a passeio percebo que as coisas mudaram lá pelo RS, talvez pelo boom da internet, mas ainda vemos uma vida pacata e muito mais saudável do que vivemos.
O sotaque dessa portuguesinha é ameno, agradável, a gente entende com perfeição.
O garoto é muito espontâneo e educado e de uma família muito bela.
Diferença heim de certas crianças de hoje em dia que em certos Estados Brasileiros ficam imitando bandidos como por exemplo em São Paulo e Rio e principalmente nas comunidades mais pobres muito triste tudo isso.
sul né, somos todos assim....
@@RobertoDiAguiar Sim. E nem precisa ser em SP e Rio. Aqui no interior de SP, já vi crianças imitando pois estão contaminadas com a TV aberta lixo e má influências. Enquanto o menino aí loirinho tem outra cabeça: toca violão, é outra cultura nele.
@herciomarcos Sim verdade
Tá entediado? Vai carpir 😅
Que garotinho maravilhoso!!! 😊❤
O mesmo que capinar
Eu sou mineiro e não sei o q é carpir
O mesmo que capinar carpir:capinar.😅@@ricardooliveira1779
@ricardooliveira1779 e tirar o mato com a enxada, limpar o mato da roça
Carpir é usar a enxada.@@ricardooliveira1779
Quem não se orgulharia desse moleque ? 👏
No caso, desse piá.
Minha amiga portuguesa, o palmito é uma planta nativa e endêmica de toda a mata atlântica, que inicia da ponta norte do nordeste até a região sul do Brasil. Abçs.
Tem vários palmeiras de palmito
E lambari é um peixe de rio.
Piava no Vale do Rio Itajaí..🎉🎉@@luizfernandodias1408
Palmito é o "coração" da palmeira! É a parte mais interior e próxima da folhagem de uma palmeira, é bastante macio e saboroso. Existem 3 tipos de palmitos, depende de qual palmeira é oriundo. O mais famoso é o de palmeira juçara, mas também é bastante apreciado o de palmeira Real. Ainda encontramos com bastante frequência o de palmeira pupunha.
Palmito é a parte comestível do broto das palmeiras especialmente as jovens,e existe em todo o Brasil,você não citou mas a região Norte é uma das maiores produtoras de palmito o famoso palmito de Açaí.
A misura de vários povos do mundo e que faz a Brasil ser tão legal
Sim, mas deixe os povos caucasianos manter seu sangue limpo, miscigenação NÃO!
Nesse caso específico é "falta de mistura". ❤
Bonita é a raça pura
@@marciof.camillo2028 nem vou responder a tua falta de mistura se fosse afro descendênte não diria isso
@@MariadenizemontanhetMontanhernão gostou?!? Phoda-se.
Bom dia! Eu sou de Santa Catarina e aqui tem muitos descendentes de Açorianos e preservam ainda o sotaque Português e tem também o manesinho da Ilha de Florianópolis quê é um sotaque muito engraçado. Eu sou descendentes de Galego, Italiano e Alemão.
Esse guri fala dessa maneira porque é descendente de alemão e as crianças falam em casa com os pais a primeira língua o Alemão.Nosso país é muito grande e com muitas influência no sul de alemães,poloneses,italianos ,russos e portugueses.Isso só na Região sul do Brasil.😂😂
Sou descendente de alemães e italianos e posso afirmar não é só o alemão q tem sotaque forte o italiano tmb .Meus avós são gaúchos.
O italiano se destaca menos por ter mais semelhança com o português, mas realmente a presença do sotaque ainda é muito forte. Sei que em algumas cidades existe uma forte disputa na política, no esporte, na economia e em várias outras áreas para ver se quem domina a cidade são alemães ou italianos, isso pode ter sido uma das maneiras dessas duas culturas terem durado tanto tempo mesmo com inúmeras tentativas do governo brasileiro de miscigenar a região
@guilhermesteiner.8639são não estão miscigenados aqueles que estão isolados, onde os italicos e os germânicos estão próximos já estão bastante miscigenados, se analisar mais profundamente da pra ver que existe algumas comunidades de sotaque alemão meio italianizado e vive versa.
Me parece mais italiano esse sotaque do que alemão, essa ritmo cantado principalmente.
No Rio Grande do Sul a imigração que veio lá pelos anos de 1880, foram em sua maioria alemães e italianos, primeiramente os alemãoes que se instalaram em São Leopoldo e vale do rio dos Sinos e do rio Cai, após vieram os italianos que ao chegarem foram alocados na região da serra gaúcha em Caxias do Sul, Bento Gonçalves no vale do Rio das Antas então o Rio Grande tem uma grande influência das culturas alemâs e italianas. Alem da influência Uruguaia e Argentina que fazem divisa com nosso estado de onde veio a tradição do Churrasco, do chimarrão e da cultura da tradição gaúcha da lida campeira e etc.
Perfeita narrativa
petrolis RJ para de passar vergonha tem até uma cidade no sul por causa disso.
Piá é típico do Paraná. Guri, do Rio Grande do Sul. E no meio do caminho, onde está Santa Catarina, é comum o uso das duas expressões. Aqui na minha cidade, que fica bem na divisa entre PR e SC, é muito comum usar "piá" para os meninos e rapazes e "guria" para as meninas e moças.
Piá, guri e lambari são palavras indígenas.
Amigo, sou gaúcho do interior do estado e posso te garantir que piá é tão usado quanto guri aqui... talvez até mais.
Aqui onde eu eu nunca escutei ninguém falar piá, normalmente só piazada, que seria o plural de piá, já no singular é referido guri e guria
Todo paranaense fala que no RS só se fala guri, pq não conhecem! No Oeste do RS e pro sul divisa com a Argentina também falam muito piá. Até nas músicas típicas do estado onde na letra muitos usam piá. Guri é mais centro do estado , Serra e Região metropolitana.
@@jrgarcia3150 Eu não falei que "só se fala guri" no RS. Falei que é guri é típico do RS e que piá é típico do PR (o que não quer dizer que as duas expressões não possam ser usadas em ambos estados). Até porque cada estado tem muitas regiões com muitos costumes, sotaques e influências diferentes. Dei meu testemunho sobre o que acontece aqui na minha cidade.
O menino é brasileiro descendente de alemães somente isso. O Brasil é rico e diversificado em culturas e sotaques.
Tu tens um sotaque mais suave que a maioria dos portugueses. Não perdeste o teu sotaque vivendo no Brasil mas está menos carregado. Assim todos entendem. Bonito esse sotaque do Oeste, vivo no Vale do Itajaí e aqui o sotaque é diferente.
Sou de Itajaí aqui nosso sotaque e dos povos açorianos sem dizer que é engraçado.
Eu sou de Palmitos-SC, fiquei impressionado com a repercussão! Hahah
Dale pia kkkkkkk grande franco
Sou do Rio Grande do Sul , aqui se fala "guri",mas eventualmente se fala piá.
Eu morei no RS, achei muito bom, ainda quero voltar a morar no Sul seja em SC ou RS. A mulherada gaúcha braba de nariz fino e olhos azuis é muito linda.
@Marcos-f2o-h1p kkk são bonitas essas alemoas. Seja bem vindo 👍🏻
eventualmente, tipo o tempo inteiro. Piá é algo mais tipo "moleque".
O guri pode ser usado em mais ocasiões. Pode ser usado até pra adultos e adultas (os gurias estão se arrumando pra ir pra festa). Guri e guria: menino e menina. Piá = moleque
@@Marcos-f2o-h1pC e pra fazer concorrência fica aí 😂😂😂😂😂
Zoando serás sempre bem vindo 👍👍👍👍👍👍
Brasil é um país com vários "países" dentro..
Alem de ser muito bonita, é muito simpática. Parabéns pelo canal.
Piá deriva do tupi-guarani e significa "pedaço do meu coração", forma como se designavam as crianças, os filhos dos povos originários.
meu Brasil é lindo
cheio de nações lindo e com mta culturas
saudades do Brasil
Sou de Santa Catarina, tenho 55 anos, de IPIRA SC a 140km de Palmitos, e alemão foi minha primeira língua. Fui aprender português com 5 anos quando fui a escola. Meus avós nasceram e morreram no Brasil sem falar uma palavra em português(até tentavam, mas era bem difícil entender). Até pouco tempo, minha cidade natal, se não falasse alemão tu não comprava uma água no mercado, mas a 20 anos as coisas mudaram, metade dos jovens não sabem mais falar alemão. Agora minhas filhas fizeram caminho inverso, moram na Alemanha
Eu sou de Porto Alegre, RS. E aqui falamos tanto guri como piá. Inclusive por aqui existe uma marca de leite chamada Piá. Mas acho que isso são outros quinhentos.
Verdade. Muitos colonos gaúchos migraram para o oeste catarinense e Paraná, bem como para outros estados do Brasil, à procura de terras para plantar. Levaram com eles costumes e tradição.
Esse garotinho é realmente uma figura, muito engraçado, mas um grande exemplo de piá! Kkk
Ótimo vídeo meus parabéns
Muito obrigada ✌🏼
Luana, seu sotaque português é lindo. Continua falando assim. NOIS do Brasil te amamos ♥️ vamos fazer seu canal crescer. Beijos portuguesa linda ❤️💋😘😘😘😘😘
(Nós). E' não "nois". Não escreva como falas.
@@ivanasouza1759
"Nâo escreva como FALA"😂 É preciso fazer a concordância.
Nâo escreva como fala ou não escrevaS como falaS. 😊
Quando eu estive em Portugal, disseram que brasileiros falam "português 'com açúca' " . Respondendo tua pergunta, "PIÁ" se fala no estado do Paraná, "GURI" se fala no Rio Grande do Sul. Ah, você é a cara de uma amiga minha !!! Vou mostrar o vídeo para ela. BEIJOS DO BRASIL, GAJA. !!! ❤❤❤
Se fala piá no oeste do RS também! Sou de lá e sei. Em SC onde moro hoje também fala tanto guri como piá.
No Paraná TB se fala piá, guri, guria, piá e uma palavra indigna e tem um significado lindo o mesmo que coração , se refere aos meninos
O palmito é cultivado em várias regiões do Brasil, principalmente na serra do mar por exemplo; Paraná, São Paulo
O palmito juçara, que é chamado de "palmito nativo", "palmito doce" ou "palmito original", é nativo da mata atlântica, que se estende desde a região sul até o litoral do nordeste. Diversas palmeiras podem ser usadas na produção de palmito, como por exemplo o açaí, babaçu, pupunha, etc. Os palmitos cultivados, usualmente, são espécies exóticas (não nativas) para evitar problemas com as leis ambientais, sendo a palmeira real a mais cultivada. Existe o cultivo de espécies nativas também, sendo que a produção do juçara é a que tem mais exigências burocráticas entre as espécies nativas. No meu gosto pessoal o palmito juçara é, de longe, o melhor, no entanto o preço é geralmente mais salgado.
Fui em uma festa outro dia aqui no meu estado, o ES em que 95% das pessoas eram loiras de olhos azuis. 50% estavam conversando em pomerano, mas sabem o português e consigo entender perfeitamente o português deles.
Como Catarinense posso dizer que os sotaques aqui do sul tem uma influência europeia forte que chega à ser engraçado pra quem nunca escutou .
Luana, há comunidades de origens étnicas muito diversas no interior dos 3 Estados do sul (e há noutros Estados do país também...). Muitas delas preservam as tradições culturais e linguísticas dos povos que lhes deram origem. Então, no RS, por exemplo, você tem a predominância do alemão (que falam uma variante do idioma alemão, o Hunsrückisch) e do italiano (que falam uma versão do dialeto do italiano falado na região do Vêneto). Mas há muitas outras comunidades menores como japoneses, polacos, russos, ucranianos, suecos, etc., etc. No Paraná, é mais comum encontrar comunidades desses últimos. Então, como essas pessoas falam esses idiomas em casa, como uma outra língua-mãe, é natural que tenham sotaques carregados quando falam Português, os quais eles aprendem mais nas escolas. Mas, se você andar para as regiões de fronteira com os países vizinhos, vai descobrir que também há forte influência no sotaque e no vocabulário do Castelhano, que normalmente é o tipo que se associa à imagem de um gaúcho típico do interior. O termo "piá" é bem típico deste gaúcho com influência castelhana, assim como o "tchê". Mas, se fores para o litoral gaúcho e catarinense, vais perceber a influência lusitana não apenas na arquitetura local, mas também no vocabulário e nalgumas expressões idiomáticas. Em Pelotas e Rio Grande, um bolo "sabe" a chocolate, mas a imensa maioria dos portoalegrenses não tem ideia do que isso significa... E, se fores conversar com o pessoal das comunidades oriundas de pescadores, em especial, as de SC, vais perceber que eles flam uma versão do dialeto açoriano, povo que deu origem àquelas comunidades (e que às vezes é chamada de "manezinhos da ilha" [de Florianópolis]). Aliás, Floripa, assim como Porto Alegre, foram fundadas por açoreanos, mas Porto Alegre mudou muito com o passar do tempo, a ponto de ter-se tornado uma espécie de "cidade de comerciantes alemães" na virada do século XIX para o XX. Enfim, se você andar pela região sul, vai descobrir que o sotaque paulista não é nada "normal" por aqui, a não ser que topes com algum paulista em SC... Eu diria, sem medo de errar, que não existe nenhum sotaque "normal" no Brasil. O Brasil é uma colcha de retalhos étnica e cultural que utiliza o idioma Português como base idiomática comum para tentar se entender... mas não passa muito disso... (e é preciso muito mais do que isso para que esses 205 milhões de pessoas consigam se entender, naturalmente, do que estamos muito distantes...). A propósito, mesmo em SP, há bastante diferença entre o sotaque de regiões do interior (onde predomina o "R" caipir) e o paulistano, onde a influência dos italianos colonos é muito forte... Ah! E o termo "guri"...? Este termo não é exclusivo do sul do Brasil, mas o significado é diferente. No sul, guri significa "menino", "garoto"... No RJ, o termo tem um teor mais pejorativo...
parabens pelo otimo texto, uma pena que a dona do canal, NEM VIU, sinal que ela nao da muita para os comentarios. SEGUE O BAILE
@@PAKOIIII As respostas nunca são apenas para os donos dos canais...
Palmitos são a parte superior de uma palmeira da mata atlântica sua colheita é proibida pois mata a palmeira
Muito bom texto, resumiu tudo com excelência! 👏👏👏
Uau… que aula. Parabéns
Não conhecia esse sotaque 😊
Para os meus ouvidos paulistanos, soa como se estivessem dublando 😀
Sou de São Paulo e há um tempo fui para o interior de MG.
Parei num posto de combustível para pedir uma informação e tive um choque com o sotaque local. Quase cai no riso.
Qdo vamos para SP e o pessoal começa a falar igual ao Boça nós tbm caímos no riso 😂
essa portuguesa é muito linda e um sorriso maravilhoso, brasileiro de sorte seu marido com todo respeito
Oi Luana meu amor ❤️ !! Cheguei atrasado, mas estou aqui curtindo seu vídeo. Você é a portuguesa mais linda do Brasil 🇧🇷❤️❤️🇧🇷
Sou catarinense, de Florianopolis, e posso dizer Sta Catarina tem varios sotaques, forte imigração italiana, alemã e portuguesa. Um estado fascinante, terra de oportunidades e gente trabalhadora. São 295 municipios, cada um com seu valor, mas todos contribuem para sermos um estado excelente para se viver. Agradeço a Deus por ter nascido aqui.
Sou de Araraquara, 270 km de São Paulo. Meus pais são portugueses da Madeira. E vieram pra cá nos anos 60, fugindo do Salazar. Como meu pai tinha 2 irmãs em São Paulo e minha mãe 3 irmãos também em São Paulo, resolveram vir pro Brasil. Mesmo tendo irmãos também na Venezuela e África do Sul. Sempre gostaram muito do Brasil. Minha mãe gostava mais e meu pai sentia muita falta da Madeira. Nunca foram ao Continente. Ainda tenho muitos primos na Madeira é uma tia em Loulé, Algarve.
Portugal e Brasil são ótimos países, gosto de ambos, cada um com suas tradições e costumes. Basta respeitarmos isso e seremos sempre países irmãos.
Madeira é uma beleza!!! conheci de cabo a rabo, vale a pena.
@@fibanezme Já fui 3 vezes à Madeira. Muito linda a ilha. Meu pai retornou para a Madeira assim que minha mãe se foi em 1997. Ficou por 6 anos e fui buscá-lo depois de um derrame que ele teve. Povo muito alegre, festivo e falante. Gosto muito!
No Rio grande do sul também de fala piá, no Paraná se fala piá porque na decada de 30 gaúchos e catarinenses colonizaram boa parte do Paraná e levaram muitas expressões usadas no Rio grande do Sul.
Sim, vc tem razão. Mas em regiões do PR onde não houve essa colonização gaúcha (leste do estado, a região com a colonização mais antiga) também se fala piá e guria. Abs
@@mauricioraeder7164e no norte do PR também falam menino e menina por influência paulista.
_Olá ALTZDUO!!
_O PALMITO é extraído do miolo do tronco (estipe) de uma palmeira selvagem que passou a ser plantado e cultivado comercialmente e pode ser produzido em diversas regiões do Brasil, mas as principais são o Pará, Amazonas, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Em Santa Catarina deu o nome do Município de Palmitos. No Rio Grande do Sul tem o Municícipo de Palmitinho.
O nome correto da cidade é Palmitos.
Parabéns pelo seu vídeo, moro em Belo Horizonte, e gosto muito de ver este tipo de vídeo. ( parabéns )
Sou do Rio de Janeiro e entendo perfeitamente sua fala de portuguesa.
Também entendo muito bem todos os sotaques do Brasil.
so voces do rio que ate hoje nao sabem falar que podem entende-la VOLTEM PRA ESCOLA hahaahha
@@PAKOIIII qual o motivo da sua falta de educação ??? A proposito você não sabe nem escrever, com certeza nem deve saber falar também, não deve ter ido a escola porque não tem um pingo de educação, por gentileza volte para alguma escola pra tentar ser educado.
Eu também sou do Rio e entendo os portugueses bem.
Mas carioca, se a gente não entendesse o português de Portugal, tá dentro do carioques 😂😂
Penso que ela e brasileira e tenta falar com o sotaque de Portugal.
Oi Luana!! Tudo bem ? Passando aqui pra deixar meu like 👍 e adimirar sua beleza 😍❤️. Sou de Fortaleza-CE
Essa é a portuguesa mais linda e extrovertida que conheci ,parabéns!
Lindo sotaque catarinense. Riqueza e diversidade brasileira.
Que Saudades de Minha Santa e Bela Catarina, mas estou muito feliz morando na sua terrinha, Moro em Aveiro - Portugal, beijinhos e Sucesso.
Eu nasci no este de santa Catarina em Caçado.
Este sotaque é tipo no interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Você não teria problema em conversar com um nativo dessa região.
Um abraço pra você!
A valorização que você dão ao Brasil é demais.
Bom dia Portuguesa.... gosto muito do seu canal.
Parabéns pelo ótimo trabalho e conteúdo que vc coloca no seu canal no RUclips.
Sou do interior de São Paulo
Moro na cidade chamada Rancharia SP fica na região oeste do Estado de São Paulo.
Bom diaaaa, Marcio Chagas aqui de Lisboa Portugal, vc foi para aí e eu vim para cá 😁. Luana pesquisa aí sobre a cidade de Santa Maria de Jetiba no estado do Espírito Santo, a cidade mais Polmerana do Brasil. E saudades do meu Espírito Santo abraços a todos, à pesquisem também Santa Teresa, Domingos Martins, Venda nova do Imigrante ,todas essas cidades são do ES. Fuií
Aqui no sul tem bastante descendentes de alemães, e eu acho que são até maioria, sou carioca, mas moro no sul a mais de 10 anos, aqui temos o bah, o tchê, guria, guri, capaz!, aqui no Rio Grande do Sul temos uma cidade chamada de Nova Hamburgo em homenagem a migração dos alemães de Hamburgo na Alemanha, que acho deve ser até maior que a capital Porto Alegre. Os alemães tem personalidade forte e se ofendem fácil, mas são inteligentes e de bom coração, são pessoas de bem. E e existem outras dezenas ou centenas de pequenas cidades com nomes alemães muito bonitas. Vale a pena conhecer.
@@marcoaeo87 E Tambêm cidaddes com nomes italianos; Como Urussanga, Nova Trento ( Homenagem á Trento, no norte da Italia ) Urubici, etc.
O Tchê (Ché) e a Pichanha (Picanya) de Valencia, Espanha, o maragaro das montanhas de León, também na Espanha...
@@fibanezme 🤔🤔🤔🤔
@@PedroPaulo-r2j a boina é do pais Vasco, Estado Espanhol. vi em muitas lojas gaúcha uma marca de boina chamada Boina, Elosegui, de Tolosa, pais Vasco, Estado Espanhol.
Força Luana e Adriano rumo aos 50 mil inscritos🏃➡️🤝👏💪😄👍
Veja o sotaque do manezinho da ilha. Florianópolis.
SOTAQUE DE FLORIANOPOLIS E QUASE TODA A COSTA CATARINENSE E' DAS ILHAS DOS ACORES, PROVINCIA DE PORTUGAL
Sou do oeste do Paraná e assim como Santa Catarina o nosso sotaque é parecido devido a colonização predominantemente alemã e italiana. E moro no interior de Portugal, no Alentejo 😉
O palmito vem de palmeiras como da árvore do açaí.Minha mãe derrubou algumas no nosso quintal,depois ela abriu e tirou o palmito.Tem em várias regiões do Brasil.Tem também da pupunheira e outras mais
o idioma português é falado e entendido em todos os lugares pelo brasileiro,inclusive de outros paises!
Brasil é continental vários sotaques.. o pernambucano e o Cearense é muito legal também.. show Brasil..
Assim como Portugal, apesar de ser um país pequeno, também existem vários sotaques
Sou nordestina e entendo tudo que você diz. Falamos bem devagar no Nordeste brasileiro, e parece que estamos cantando
No Paraná menino é Piá. No Rio Grande do Sul garoto é Guri e garota é Guria.
É no sul inteiro irmão, não tem distinção
@Qrsytffdeixa de ser espírito de porco 😂😂😂
Sim, aqui por todo o RS , guri e piá são usados normalmente. Mas guri me parece mais prevalente.
Eu, nascido e criado em SC, aprendi que Piá é para meninos e meninas abaixo de 12 anos (crianças). O plural de piá é piazada -não sei se é o certo, mas é o usual. O guri ou guria é usado para adolescentes de 13 pra cima. O plural de guri e guris; para generalizar, quando tem vários reunidos usasse gurizada.
Isso... no Paraná (Curitiba, onde moro) também se fala "guria" para com as meninas. E outra coisa é que só aqui em Curitiba e um pouco da região metropolitana é que se fala "vina" pra salsicha. O resto do estado não fala e muitos nem sabem o que é. Brasilzão de meu Deus !!!
Amei seu vídeo desse piá já conheço ri muito....já morei em quase todo Brasil.... conheço jovens no agreste do nordeste que som da voz não nasal.....o som é grutural sai da garganta eu não conseguia entender.....até um tipo de doença que dá em cachorro o nome era diferente na região deles....e o mesmo nome que se fala em Israel no oriente médio.....o Brasil e muito rico...... linguística de sons e sotaques
Temos sotaques diferentes, em todo o Brasil, mas ao falar o português correto todos entenderão
Moça bonita e simpática de Portugal, eu moro no oeste de Santa Catarina e sou descendente de alemães. Mas, aqui tem sotaques dos mais variados. Tem descendentes da Itália, Polônia, que por sua vez tem sotaques diferenciados. Abraço!
No Rio grande do do sul fala assim ,( leite quente dói os dentes da gente ) kkkk
Sou carioca moro atualmente na serra do Rio. É bem comum aqui o jeito fisicamente. Imagina na Serra do Rio Friburgo o sotaque já é diferente da capital. Aqui tem muita influência Alemã e Italiano Suíço. O Brasil é muito grande.
sou gaucho, ascendência portuguesa/espanhola, moro numa cidade (Novo Hamburgo) predominantemente alemã, e nós te entendemos muito bem, pois... (gostei de ti, guria. follower from now on)
Também sou de Novo Hamburgo! Sou descendente de alemães
Este menino tem um sotaque muito acentuado, isso fica engraçado
Todos os estados tem um sotaque diferente do outro. Eu sou de Pernambuco cidade Caruaru visse.👉🤏🤟👌.
sou de minas, o sotaque pernambucano é de longe o mais bonito do brasil
Tuga! No Brasil cabe toda a Europa, cada região com seu sotaque.
Brasil é lindo e diverso!!!
Piá se fala para crianças novas ou para amigos de infância.... encontro com um amigo antigo,apesar de ter hoje 30 anos e falo : como vai , piá?
O Sul do Brasil tem o sotaque único muito bonito
Sou carioca, mas gosto do sotaque gaúcho. Convivi muito com os gaúchos em Goiás.
Não é único mesmo, amigo. Há uma miríade de falares aqui no sul.
Sou de Caçapava sp,pertinho de Aparecida do Norte. Nosso sotaque é um caipira quase mineiro.
Fui conhecer Chapecó SC, e
Fiquei maravilhado com a pronuncia do povo.
Sou do norte, conseguindo te entender perfeitamente
O sotaque de São Paulo acba sendo um padrão, por ser mais neutro e acentos e entonações. Por isso, na TV, você vê jornalistas e reporteres de todos os estados falando de forma neutra e sem sotaque ou um sotaque mais paulista.
Mas cada região, estado ou partes de um estado possui característica muito particulares de se expressar.
Em Florianópolis você ouve um sotaque bem próximo do português de Portugal e no sul talvés seja mais mais fácil de compreender. No Nordeste é um sotaque muito carregado.
MAs o nível cultural da pessoa influencia na capacidade de compreender outros sotaques.
Sou aqui de Blumenau SC
Tem pessoas que tem sotaque de descendente de alemão
Sou de Blumenau tbm mas acho que o sotaque colono aqui só é mais aparente nos bairros não tão urbanos como a divisa a Itoupava Central com a Vila Itoupava (essa sim com bastante presença) kk
Gostei muito do vídeo. Eu que gosto de aprender outras línguas e enriquecer meu português, simplesmente amo ouvir outros sotaques e aprender mais sobre as culturas de meu país. Fiquei emocionado! Muito obrigado!
Cada estado do Brasil parece que vc tá em um ☝️ país diferente cada um ☝️ cm o seu sotaque diferente 🇧🇷🇧🇷
O sotaque dos três estados do Sul, influenciado pela imigração alemã, italiana e polonesa, é muito específico. Certamente você teria dificuldade de se comunicar com esta população.
O oeste catarinense foi desenvolvido, principalmente, por colonos de origem alemã e italiana vindos do Rio Grande do Sul. Minha falecida esposa era natural de uma cidade colonizada por alemães, aqui no vale do rio Taquari (RS), então, esse jeito de falar é por causa do alemão falado pela maioria das pessoas dessas cidades, principalmente as que moram no interior dos municípios, porque falam muito o alemão em família. Na fronteira com Uruguai e Argentina falam o portunhol, uma mistura de português e espanhol, que é uma maneira de se entenderem.
Quando for a santa Catarina experimente o churrasco deles,e o melhor do mundo!
Que variedade linguística linda tem o Brasil! Os brasileiros descendentes de europeus prosperaram muito, já que seus ascendentes chegaram aqui em situação precária, principalmente por causa das guerras. Os falares têm influência da região de onde vieram os ascendentes e cada povoado se fechou nas chamadas colônias, aprendendo a falar português do seu jeitinho. É um charme adicional do Brasil.
Muito legal e divertido esse vídeo.
O palmito é produto de uma palmeira chamada "Jussara" ou "Juçara" espécie nativa do bioma "Mata Atlântica " que ocupa a região litorânea do Brasil.
Sou do Rio Grande do Norte ,entendo muito bem você falando.
O Estado do Pará tem o chiado português e usa os pronomes conforme regra gramatical.....Nosso estado recebeu nomes das cidades de Portugal e grande herança cultural
A portuguesa mais bonita que ja vi ! Com todo respeito. ❤
Sou de Campo Bom, RS e esse sotaque por aqui é muito comum. Não tanto na minha cidade, mas em Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter... enfim, cidades próximas, têm muita gente falando em alemão com certa dificuldade pra falar o portugues, daí vem o sotaque característico. Me criei ouvindo meus pais falando em italiano. Aprendi muito, principalmente palavrões, ehehe!
Piá é PR, guri é RS. Antigamente gaúcho usava muito "piá", e trouxeram isso pro PR. Depois distanciou e virou "guri".
Inclusive, essa região de SC pertencia originalmente ao PR até 1912. As palavras usadas tendem a ser as mesmas.
Em SC desde que nasci sempre falou-se essas palavras
O contestado n necessariamente pertencia ao Paraná, era justamente uma disputa que ambos os estados tinham para explorar essas ricas terras, no fim SC deu sorte e ficou com a maior parte do que o hoje é o oeste do estado
Eu moro em Portugal já faz 7 anos, sou carioca, tem palavras aqui que fico perdido, no norte de Portugal fala de um jeito, já no, Alentejo já muda, no Alentejo as 12:30 eu dou boa tarde, a resposta que tenho é bom dia, eu ainda não almocei, iqual está em uma loja e sem querer escutar uma moça falando para outra pessoa pelo celular, estou aqui comprando um coiso, até agora, eu com 7 anos de Portugal não sei o que é um coiso, e olha Portugal é pequeno, parabéns pelo canal canal, vc ou tu é um pessoa muito acradavel e especial, que vc tenha muito sucesso.
Sou do norte do Brasil exatamente do estado Pará
lhe entendo perfeitamente seu português
Bom dia , achei muito legal sua observação, a senhora tem que mostrar todos os sotaque do Brasil , nesta região o sotaque é de descendentes de alemães, São Paulo existem vários como : japoneses e italianos , a tem árabe também, depois isto pode virar uma tese de doutorado , meus parabéns.
No Espirito Santo tem uma Região onde uma cidade Santa Maria do Jetiba fala também O POMERANDO. Tem este sotaque...
Pomerano, não poderando.
Sim... Vale à pena conhecer !
(Man spricht noch Deutsch)
Muito legal o seu vídeo. Eu sou de SC, e te digo que se você vier para as principais cidades aqui, como Florianópolis ou Balneário Camboriú, você verá que o sotaque é bastante neutro e varia bastante de acordo com a região do estado, por exemplo, no litoral o sotaque de alguns pode ser bem açoriano. Pessoas de origem alemã com esse sotaque só existem em pequenas comunidades no interior, há várias pequenas comunidades espalhadas pelo estado, e não são lugares acessíveis para o turismo, normalmente essas pessoas moram afastadas nos campos. Assim como Palmitos, tem Braço do Norte, São Martinho, Alfredo Wagner, Pomerode, e diversos outros.
Vai acostumando é o nosso Brasil, nosso amado sul do Brasil, veja também no norte Amazonas, Pará, Roraima, Amapá Brasil eu te amo
O Nordeste é MUITO especial.
Pessoas muito amorosas !
(Ich "Kennedy", dizia meu pai)
Não tem nada de bom no Merdeste
@@rudolfocatarina8740 Eu Kennedy? Qual o sentido dessa fala?
Sou da Região Sudeste do Brasil e entendo perfeitamente o sotaque e o português dessa região oeste de Santa Catarina, apesar de ser o sotaque bem diferente da região onde nasci. Entretanto, quando ouço um Português falar comendo as vogais de nossa língua não entendo quase nada, e ainda se falar muito rápido piora a situação. Assisto alguns canais em Portugal e de Moçambique e entendo mais os Moçambicanos. Finalizando meu comentário, esta é a beleza de diversidades de sotaques da nossa Língua Portuguesa!
Tu és muito articulada e carismática!
Seu sotaque é bem tranquilo de entender....qualquer pessoa no Brasil vai entender
Boa noite
Aqui no RGS, falam guri e pia . E temos muitos descendentes de alemão, italiano e polonês eu mudei muito tem no interior. No norte do RGS. É perto de Passo Fundo. Morava em Erechim. É perto de Chapecó Sta Catarina.
O sotaque da região litorânea de Santa Catarina, principalmente Florianópolis, também é interessante com influência açoriana.
Eu sou do melhor estado do brasil do coração do centro geodésico da América latina Cuiabá mt a melhor cidade para morar so e quente aqui faz 44 graus na sombra a cidade mas quente do brasil aqui tbm fala guri moleque e outros linguajar.
Piá e guri tiveram origem no Rio grande do sul e tem origem guarani e significa garoto.por nossa influência nos dois estados vizinhos santa Catarina e Paraná essas palavras também são muito comum por lá.esse sotaque aí é de colono, aqui no Rio grande do sul e no Paraná as cidades de colonos alemães e italianos possuem esse sotaque bem característico.
por nossa influência ...