Aos 58 anos fui diagnosticada com TDAH, não sei se hei-de rir ou se chorar, eu sabia que era diferente das outras pessoas mas como somos todos diferentes, eu era deste jeito.....estou no segundo ano de medicina nao consigo passar a matematica pois e a disciplina que exige mais foco...mas eu chego la um dia..obrigado bj de Portugal
Gente, que vídeo maravilhoso, didática perfeita, muito bem explicado com detalhes. Eu aqui com TDAH procurando cada vez mais informações sobre o assunto. A forma de se expressar é maravilhosa, se falasse lentamente eu não conseguiria assistir, ou colocaria no 2x … amei, muito obrigada.
Olá professora! Tudo bem? Excelente aula. Obrigado. Professora, observando o piano atras da senhora me veio um pensamento sobre o efeito da música sobre o cérebro. Como eu não vi nenhum vídeo a senhora falando sobre isso, e disse que poderiamos sugerir um tema, estou sugerindo este assunto.
Excelente dica, Sergio Dantas! Poderia, inclusive falar sobre as músicas 8D que é recomendada por muitos como sendo calmante para quem tem TDAH, mas já recebi depoimento de que é extremamente perturbador para outros.
Muito bom. Queria entender sobre os ruidos na cabeça e perda cognitiva, que afeta compreensão das palavras, mas entra na conta da perda de audição, a meu ver, erroneamente, pois se escuta mas não compreende logo como antes ou precisa se ouvir mais de uma vez pra entender.
Eu estou interessado em saber mais sobre esse assunto específico e saber o que é preciso fazer pra resolver isso, e todos esses sintomas que está sendo divulgados sobre o assunto específico eu estou notando agora depois de uma idade , pois na minha infância e juventude era uma atenção e memória quase que fotógrafa era tudo registrado o que eu queria saber e com todos os detalhes, e agora estou com os sinais do TDAH e está me paralisando pra fazer as coisas que eu preciso fazer e trabalhar, poderia me ajudar com isso e me indicar o que é preciso fazer por favor, desde já agradeço muito a informação.
Cara, sendo sincero, se você acha que tem algo afetando você negativamente, como o tdah, procure um profissional com experiência e de preferência especialista em tdah, pode ser um psicólogo, um psiquiatra ou um neurologista. A 2 semanas eu fui em um psicólogo e em 1 seção ele já abriu um diagnóstico de tdah e na 2 seção me encaminhou para um neurologista para fechar o diagnóstico e se for TDAH mesmo, começar o tratamento medicamentoso junto com o TCC. Então a dica é sempre a mesma, procurar um profissional, e sempre buscar um bom profissional, para não ter diagnóstico errado ou atrasar o diagnóstico.
Professora Vanessa então podemos dizer que se uma pessoa que não presta atenção em uma determinada tarefa ou mesmo em uma aula específica pode ser que a aula seja chata ou o professor não esta conseguindo passar de forma simples e clara, por que muitas pessoas acham que tem TDAH por que não conseguem prestar atenção, às vezes pode ser a tarefa em si que não gera prazer nenhum a ela ? Pode ser isso também a tarefa é chata e a pessoa não consegue focar ?
Prof° Vanessa gratidão imensa pelo seu conteúdo, agrega demais para entender nosso comportamento e entender por que fazemos o que fazemos, ou que não fazemos também rs Você poderia me responder uma pergunta por favor! Seria referente aos medos 😱 por exemplo se temos medo de fazer algo, ou de arriscar em um projeto, medo do desconhecido de fato e trava uma pessoa a única forma de acabar com esse medo é a exposição ao mesmo, conheço pessoas que são assim, querem avançar porém o medo trava, se puder responder ou mesmo fazer um vídeo sobre Medos acredito que muitas pessoas em algum grau tem algum medo que impede essa pessoa de avançar na vida ... Muito obrigado de coração!
Caraca Fêssora, essa aula me deixou com os neurônios em curto, parece que deixei de vir a aula durante seis meses 😝. Muita informação, muitão mesmo, e precisarei ler um pouco de forma paralela, o roteiro foi nível avançado ☹️. Mas gostei, eu envergo mas não quebro. 😁👍
essa aula tá bemmmm técnica mesmo... fiz voltado aos meus alunos de psicologia... eles estão cursando a disciplina de psicofisiologia comigo... dai prometi essa aula aqui no canal pra eles... é bemmm detalhada kkkk...
Carissima, que aula fera!!! Sua clareza didatica torna facil a compreensao dos temas! Sobre esse tema, esta sendo muito esclarecedor esses conhecimento transmitidos! Obrigado! Super abraco para voce Amada! Frank
Que acontece no hipocampo, quando após 3 cirurgias a fim de drenar um Abcesso Cerebral a que fui submetido, fiquei como sequela deficit motor em mão é pé
eu nao tenho diagnostico mais acho que sou tdah. nao consigo presta atencao a nada. nunca consigo termina nada, começo fazer planos para fazer determinada coisa posso ata começa mais nunca termino porque falta logo a pacienciame da um desanimo e deixo pra la.
Professora, sou tab2 e tdah . Litio e Olanzaprina pode afetar ainda mais os sintomas de tdah ? Sinto que depois do inicio do tratamento do tab os sintomas aumentaram gerando uma frustação por não conseguir executar tarefas que antes eram simples.
O problema é a olanzapina, e não seu TDAH. Discuta com seu médico a substituição da olanzapina por brexpiprazol ou lurasidona. TDAH comórbido dessa natureza costuma responder bem à tríplice aliança: estimulante + estabilizador + agonista parcial DA. A lurasidona é um antipsicótico interessante porque ela reduz a inibição do córtex pré-frontal por células gabaérgicas (via antagonismo do receptor 5HT7).
São vários os motivos e vou tentar pontuar aqui. Incialmente, podemos apontar que a atenção resulta da relação de diversas áreas cerebrais, não sendo, portanto, um processo unitário (Cohen; Salloway; Zawacki, 2006). Diante disso, há toda uma complexidade cerebral que atua conjuntamente para um funcionamento funcional, ou disfuncional de um mecanismo atencional, existindo uma barreira para estabelecer exames mais práticos e instantâneos capazes de diagnosticar esse tipo de transtorno do neurodesenvolvimento. Além disso, se faz necessário avaliar a relação que o próprio indivíduo faz com o transtorno, além de quantificar o grau de prejuízo que a patologia ocasiona no indivíduo. Outro ponto a se analisar é de que, já existem testes atencionais extremamente validados, eficazes e efetivos capazes de dirigir hipóteses mais assertivas acerca da existência, ou não, do TDAH. Esses testes são realizados por psicólogos (avaliadores psicológicos ou neuropsicólogos) que possuem não só a expertise técnica e prática para aplicar e analisar esses testes, como possuem também a capacidade de relacionar os resultados dos mesmos com outras informações colhidas durante o processo de avaliação, chegando assim a uma hipótese diagnóstica mais segura. Logo, agrupar forças e recursos para analisar um sistema cortical complexo, através de máquinas de neuroimagem (por exemplo), necessitando de vários profissionais para isso, aumentaria consideravelmente o custo de um diagnóstico, sendo mais viável a obtenção de uma resposta extremamente segura através de um acompanhamento conjunto com psicólogos e psiquiatras, onde juntos, analisarão aspectos mais práticos da vivencia do indivíduo, ou seja, sinais e sintomas, avaliando a relação que o próprio indivíduo faz com o transtorno, além de quantificar o grau de prejuízo que a patologia ocasiona. Podemos observar essa complexidade humana em estudos em que, pacientes diagnosticados com TDAH não obtiveram as respostas esperadas com o uso da medicação padrão para o tratamento desse transtorno (metilfenidato e Lisdexanfetamina), necessitando de um acompanhamento psicológico, principalmente na TCC (terapia cognitiva comportamental), juntamente com o fármaco para que, após essa junção, o paciente tenha os efeitos esperados. Espero ter respondido.
Ben vindos a Era do TDAH. Pelo menos agora sabem o nome e o conceito e existe os Kits da felicidade com ritalina........e outros nomes bonitos e caros. Imaginem uma criança estudante nos 60 ,70, e 80. Imagina fazer um exame e aos 60 anos descobrir que passou um vida inteira sem respostas e com aquele sentimento que o mundo é muito esquisito e sem compaixão
Eu sendo TDAH consegui ver o vídeo todo, realmente sua didática é muito boa e prendeu minha atenção. Estou amando seus vídeos, parabéns 👏👏😊
Melhor que as aulas de muitas faculs 👏👏
Quanto mais eu busco sobre esse tema, mais vontade eu tenho de estudar. Que vídeo bacana.
aula muito interessante , professora , grato pelas informações 🙏
Muito compreensível. Com linguagem acessível a todos. Estou estudando neurociências, todos os seus vídeos são úteis e recomendáveis.
Aos 58 anos fui diagnosticada com TDAH, não sei se hei-de rir ou se chorar, eu sabia que era diferente das outras pessoas mas como somos todos diferentes, eu era deste jeito.....estou no segundo ano de medicina nao consigo passar a matematica pois e a disciplina que exige mais foco...mas eu chego la um dia..obrigado bj de Portugal
Excelente aula. Obrigada pela entrega, professora!
Gente, que vídeo maravilhoso, didática perfeita, muito bem explicado com detalhes.
Eu aqui com TDAH procurando cada vez mais informações sobre o assunto.
A forma de se expressar é maravilhosa, se falasse lentamente eu não conseguiria assistir, ou colocaria no 2x … amei, muito obrigada.
Bons estudos!
parabens pelo vídeo! muito bom!
Olá professora! Tudo bem? Excelente aula. Obrigado.
Professora, observando o piano atras da senhora me veio um pensamento sobre o efeito da música sobre o cérebro. Como eu não vi nenhum vídeo a senhora falando sobre isso, e disse que poderiamos sugerir um tema, estou sugerindo este assunto.
Excelente dica, Sergio Dantas! Poderia, inclusive falar sobre as músicas 8D que é recomendada por muitos como sendo calmante para quem tem TDAH, mas já recebi depoimento de que é extremamente perturbador para outros.
Esse é o tipo de professora que dá gosto de ouvir, parabéns processões pela didática incrível e obrigado pelos conhecimentos❤
Muito bom. Queria entender sobre os ruidos na cabeça e perda cognitiva, que afeta compreensão das palavras, mas entra na conta da perda de audição, a meu ver, erroneamente, pois se escuta mas não compreende logo como antes ou precisa se ouvir mais de uma vez pra entender.
Eu estou interessado em saber mais sobre esse assunto específico e saber o que é preciso fazer pra resolver isso, e todos esses sintomas que está sendo divulgados sobre o assunto específico eu estou notando agora depois de uma idade , pois na minha infância e juventude era uma atenção e memória quase que fotógrafa era tudo registrado o que eu queria saber e com todos os detalhes, e agora estou com os sinais do TDAH e está me paralisando pra fazer as coisas que eu preciso fazer e trabalhar, poderia me ajudar com isso e me indicar o que é preciso fazer por favor, desde já agradeço muito a informação.
Cara, sendo sincero, se você acha que tem algo afetando você negativamente, como o tdah, procure um profissional com experiência e de preferência especialista em tdah, pode ser um psicólogo, um psiquiatra ou um neurologista. A 2 semanas eu fui em um psicólogo e em 1 seção ele já abriu um diagnóstico de tdah e na 2 seção me encaminhou para um neurologista para fechar o diagnóstico e se for TDAH mesmo, começar o tratamento medicamentoso junto com o TCC.
Então a dica é sempre a mesma, procurar um profissional, e sempre buscar um bom profissional, para não ter diagnóstico errado ou atrasar o diagnóstico.
Querida Professora, parabéns pela excelente abordagem sobre a atenção. Nós agradecemos 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🌹
Amei está sua camisa ela combina com vc😍 princesa linda❤️😍👏👏👏Deus te abençoa em tudoo
Excelente ❤❤❤
Professora Vanessa então podemos dizer que se uma pessoa que não presta atenção em uma determinada tarefa ou mesmo em uma aula específica pode ser que a aula seja chata ou o professor não esta conseguindo passar de forma simples e clara, por que muitas pessoas acham que tem TDAH por que não conseguem prestar atenção, às vezes pode ser a tarefa em si que não gera prazer nenhum a ela ? Pode ser isso também a tarefa é chata e a pessoa não consegue focar ?
parabens pelos excelentes conteudo ...muito bons👏👏👏👏
Obrigada 🙌
Simplesmente sensacional seu vídeo! Parabéns viu, de coração, sou Neuropediatra e nunca vi alguém com essa facilidade didática! 😍🫶🏻
que show! obrigada pelo elogio, ainda mais para alguém da área... vale em dobro!
Boa tarde eu gostaria muito de entender
Parabéns seus vídeos são os melhores, excelente didática e suas explicações são muito claras; muito obrigado por suas aulas.
Uma das melhores aulas de neurociência q já vi. Parabéns
Gratidão
Arrasou!
GÊNIA, eu tava apanhando pra lembrar as coisas do SARA e vc deixou mais fácil do que fazer pipoca!!!
Prof° Vanessa gratidão imensa pelo seu conteúdo, agrega demais para entender nosso comportamento e entender por que fazemos o que fazemos, ou que não fazemos também rs
Você poderia me responder uma pergunta por favor!
Seria referente aos medos 😱 por exemplo se temos medo de fazer algo, ou de arriscar em um projeto, medo do desconhecido de fato e trava uma pessoa a única forma de acabar com esse medo é a exposição ao mesmo, conheço pessoas que são assim, querem avançar porém o medo trava, se puder responder ou mesmo fazer um vídeo sobre Medos acredito que muitas pessoas em algum grau tem algum medo que impede essa pessoa de avançar na vida ... Muito obrigado de coração!
Caraca Fêssora, essa aula me deixou com os neurônios em curto, parece que deixei de vir a aula durante seis meses 😝. Muita informação, muitão mesmo, e precisarei ler um pouco de forma paralela, o roteiro foi nível avançado ☹️. Mas gostei, eu envergo mas não quebro. 😁👍
essa aula tá bemmmm técnica mesmo... fiz voltado aos meus alunos de psicologia... eles estão cursando a disciplina de psicofisiologia comigo... dai prometi essa aula aqui no canal pra eles... é bemmm detalhada kkkk...
Obrigaduu por tudo querida
Parabens vc além de MT inteligente e lindíssima demais uau 😍
Encantado Dra❤️👏👏👏
Excelente aula! Parabéns!
Carissima, que aula fera!!! Sua clareza didatica torna facil a compreensao dos temas! Sobre esse tema, esta sendo muito esclarecedor esses conhecimento transmitidos! Obrigado! Super abraco para voce Amada! Frank
Obrigada meu querido !!!!
Sensacional, queria as referências para apoiar no meu artigo
Excelente aula!
Gratidão
Professora, ótima aula! Gostaria de saber qual aplicativo você usou para os slides para o modelo 3d do cérebro, obrigada
Professora Vanessa, poderia, nos próximos vídeos, ampliar ou iluminar o cursor para melhorar a visualização das partes que você está apontando?
Pode deixar, valeu pela dica
Ótima didática...show sua aula! Descobri o canal só ontem. Maravilha❤❤certamente esse canal vai crescer muito
Muito obrigada 😊
Que aula sensacional, obrigada!...❤
Excelente aula, poderia nos passar essa referência ? "Silverthon et al 2010"
Sensacional!
Parabéns!
Que acontece no hipocampo, quando após 3 cirurgias a fim de drenar um Abcesso Cerebral a que fui submetido, fiquei como sequela deficit motor em mão é pé
Drs? Oque posso tomar pra tira pedra do rim?🥺
Maravilhosaaaa!!👏👏👏👏👏
obrigadaaaaa
eu nao tenho diagnostico mais acho que sou tdah. nao consigo presta atencao a nada. nunca consigo termina nada, começo fazer planos para fazer determinada coisa posso ata começa mais nunca termino porque falta logo a pacienciame da um desanimo e deixo pra la.
A maioria das minhas memórias são de curto prazo. Isso prejudica muito pra memorizar 5 matérias diferentes. Prejudicando muito
Bela explicação e ter TDAH não é fácil para ninguém.
Professora, sou tab2 e tdah . Litio e Olanzaprina pode afetar ainda mais os sintomas de tdah ? Sinto que depois do inicio do tratamento do tab os sintomas aumentaram gerando uma frustação por não conseguir executar tarefas que antes eram simples.
O problema é a olanzapina, e não seu TDAH. Discuta com seu médico a substituição da olanzapina por brexpiprazol ou lurasidona. TDAH comórbido dessa natureza costuma responder bem à tríplice aliança: estimulante + estabilizador + agonista parcial DA. A lurasidona é um antipsicótico interessante porque ela reduz a inibição do córtex pré-frontal por células gabaérgicas (via antagonismo do receptor 5HT7).
TDAH - Consegui assistir com atenão até os 19 min... daqui a pouco volto. rsrs
Possível TDA (Ainda em observação) - Pulei várias partes e parei de prestar atenção, pois estou lendo os comentários. :D
Não consigo entender como o tdah ainda não pode ser diagnosticado via exames objetivos já que há tantas questões orgânicas envolvidas
São vários os motivos e vou tentar pontuar aqui. Incialmente, podemos apontar que a atenção resulta da relação de diversas áreas cerebrais, não sendo, portanto, um processo unitário (Cohen; Salloway; Zawacki, 2006). Diante disso, há toda uma complexidade cerebral que atua conjuntamente para um funcionamento funcional, ou disfuncional de um mecanismo atencional, existindo uma barreira para estabelecer exames mais práticos e instantâneos capazes de diagnosticar esse tipo de transtorno do neurodesenvolvimento.
Além disso, se faz necessário avaliar a relação que o próprio indivíduo faz com o transtorno, além de quantificar o grau de prejuízo que a patologia ocasiona no indivíduo.
Outro ponto a se analisar é de que, já existem testes atencionais extremamente validados, eficazes e efetivos capazes de dirigir hipóteses mais assertivas acerca da existência, ou não, do TDAH. Esses testes são realizados por psicólogos (avaliadores psicológicos ou neuropsicólogos) que possuem não só a expertise técnica e prática para aplicar e analisar esses testes, como possuem também a capacidade de relacionar os resultados dos mesmos com outras informações colhidas durante o processo de avaliação, chegando assim a uma hipótese diagnóstica mais segura.
Logo, agrupar forças e recursos para analisar um sistema cortical complexo, através de máquinas de neuroimagem (por exemplo), necessitando de vários profissionais para isso, aumentaria consideravelmente o custo de um diagnóstico, sendo mais viável a obtenção de uma resposta extremamente segura através de um acompanhamento conjunto com psicólogos e psiquiatras, onde juntos, analisarão aspectos mais práticos da vivencia do indivíduo, ou seja, sinais e sintomas, avaliando a relação que o próprio indivíduo faz com o transtorno, além de quantificar o grau de prejuízo que a patologia ocasiona.
Podemos observar essa complexidade humana em estudos em que, pacientes diagnosticados com TDAH não obtiveram as respostas esperadas com o uso da medicação padrão para o tratamento desse transtorno (metilfenidato e Lisdexanfetamina), necessitando de um acompanhamento psicológico, principalmente na TCC (terapia cognitiva comportamental), juntamente com o fármaco para que, após essa junção, o paciente tenha os efeitos esperados.
Espero ter respondido.
Bom dia , gostei do video mt bem explicado , mais esta falando mt depressa
❤❤
Ben vindos a Era do TDAH. Pelo menos agora sabem o nome e o conceito e existe os Kits da felicidade com ritalina........e outros nomes bonitos e caros. Imaginem uma criança estudante nos 60 ,70, e 80.
Imagina fazer um exame e aos 60 anos descobrir que passou um vida inteira sem respostas e com aquele sentimento que o mundo é muito esquisito e sem compaixão
A recomendação medicamentosa cabe única e exclusivamente aos neurologistas especialistas, podendo gerar negativos efeitos colaterais.
Com certeza! Muitoooo importante isso… muita gente tomando coisa sem necessidade pra ficar em alerta pra estudar… pra uma prova… etc, perigoso isso