Adorei sua história. Estou indo pro 4° período de Microbiologia e Imunologia na UFRJ e estou bastante desanimada com meu futuro e isto está refletindo em minhas notas. Comecei o curso em 2020 e sequer pisei em um laboratório. Estou pesquisando muito entre fazer a pós graduação em Ciências Médicas ou Bioinformática. Obrigada por postar seu relato aqui. Me animou a continuar em meus estudos.
Camila, que incrível vc compartilhar um pouco do seu trajeto no processo seletivo para mestrado. Meus Parabéns pela conquista muito merecida. Pretendo tentar fazer a prova para mestrado na USP esse ano, teria dicas????
Olá Beatriz, nossa muito obrigada de verdade pelo seu feedback! Com certeza eu tenho dicas sim! Não sei qual a sua área, mas na minha eu tenho visto muito as provas serem da seguinte forma: (1) uma pergunta dissertativa falando sobre seu projeto de pesquisa, como no vídeo eu detalho; (2) um texto que você precisa ler relacionado às linhas de pesquisa do programa que você quer tentar, para você discorrer sobre ele, a sua visão sobre ele; (3) um artigo científico que você tem que destacar quais são os elementos no artigo que correspondem aos de uma pesquisa científica. Por exemplo, qual o objetivo geral do artigo, o tipo de estudo, a população e amostra, como os dados foram coletados... Eu tenho alguns vídeos aqui no canal que falo mais sobre o mestrado na playlist "pós-graduação", pode ser que ajude também :D
Concordo com você Vitor! Muito importante. Eu vim meio que na doida sabe, sem perspectiva nenhuma de ter bolsa! Na verdade, na hora da aguição mesmo a professora ressaltou: "olha, o programa só tinha uma bolsa e com esse novo governo nem essa bolsa ta saindo. Se você passar, mesmo sem bolsa, você fica no programa?", e a minha perspectiva era que sim! Eu arriscaria! E foi o que eu fiz! Quando eu gravei esse vídeo eu ainda estava sem perspectiva, e estava buscando por empregos. Mas hoje, felizmente, eu já digo a você que consegui a bolsa por demanda social! Foi arriscado? Foi... um pouco de loucura? Talvez... eu tinha esperanças de conseguir um trabalho! Mas melhor que isso, consegui a bolsa do mestrado.
@@pearljack8325 eu apenas pedi para a minha Coordenacao! A secretaria que requisitou para a coordenação de pós da usp e um pouco depois eu recebi uma ficha de preenchimento escrito “bolsa por demanda social”, com um caráter de urgência.
Ah que legal Maria! Vou torcer por você... depois compartilha comigo o resultado, e se precisar de qualquer ajuda ou orientação, pode conversar comigo no Instagram @camilamen.des 😄
Muito bom, muito obrigado estou considerando em fazer mestrado fora do meu estado e está sendo bem difícil e parte financeira tbm é um fator determinante.
Parabéns, muito bom o seu vídeo. Sou acadêmico do curso de Enfermagem no interior do To. E também encontrei bastante dificuldades em relação a encontrar editais e provas de processo seletivos anteriores.
Fico feliz que tenha gostado Victor! Esse fator deveria ser algo revisto pelas instituições de ensino! Muitas não prezam por uma boa plataforma online fácil e interativa. O que está achando da profissão? Espero que esteja gostando :D
Estou me identificando cada vez mais, a cada semestre. Estou no 5 período e pretendo seguir carreira na Docência so que pretendo fazer uma residência antes de ir pro mestrado, vc acha que isso pode me atrapalhar a conseguir passar para um mestrado aí na USP?
Victor, sinceramente eu não sei te responder. Mas pela minha experiência, sobre o que eu tenho visto, eu acho que não atrapalha não. Residência é uma experiência profissional que irá agregar muito a sua formação e sua visão sobre a profissão. Eu indico a todos que conheço a fazerem uma residência antes de se engajar totalmente na carreira acadêmica! Acho muito importante nós como pesquisadores termos essa vivência da realidade da assistência. E outra, em termos de currículo uma residência te ajudaria, principalmente se na residência você for engajado e se interessar em fazer produções com professores, outros profissionais, participar de grupos de estudos, projetos... Na hora da aguição com minha orientadora eu percebi que ela queria ver a certeza em mim, sobre a carreira acadêmica. Muitos querem sair da graduação e entrar no mestrado e doutorado, mas sempre tive em mim a relevância de se ter uma experiência prática. Eu acho que ela ficou satisfeita com a resposta, apesar do tom "crítico" inicial. No nordeste residência é muito valorizada e eu percebi que aqui no sudeste é menos. Ainda é preciso avançar na questão do reconhecimento da residência como especialização, mas isso é questão de tempo para ser acertado!
eu não costumo comentar , mas sua história me emocionou muito e me deu estimulo para investir nos meus objetivos, parabéns pelas suas conquistas e força para continuar em sua jornada
Nilo muito obrigada! E na verdade, não demorou muito tempo após eu lançar esse vídeo, eu consegui a bolsa 😄 foi por demanda social, devido a distância entre o local que moro e o programa de mestrado, rapidamente eu consegui!
@@CamilaMendess Que maravilha! Fico feliz em saber que tudo tá se ajeitando. Você merece! Sei como é difícil e, pra além do dinheiro que investimos no mestrado, toda a energia que temos que dispender. Sou mestrando na ECA-USP e apesar de morar na região metropolitana de São Paulo sei da luta que é buscar formação de qualidade.
Parabéns, sucesso para essa fase acadêmica e parabéns ao seu namorado por apoiar e acreditar no seu potencial. moro em sampa e vou tentar mestrado na USP esse ano,
Eita que massa! Eu sou da área de educação também rs. Já trabalhei muito com educação permanente e educação continuada, e hoje no meu mestrado estou trabalhando educação interprofissional! Se houver alguma coisa que eu puder te ajudar, não exite em perguntar :) E claro, depois me diz quando der tudo certo!!
@@CamilaMendess vou pedir simmmm :), mas no momento estou em fase de estudos, quem sabe um futuro próximo uma ajuda em artigo :), vou te avisar sim e se houver alguma coisa que eu também puder ajudar aqui em são paulo podem me avisar.
Sem dúvida, vão dizer que é sorte, vc teve muita sorte mesmo, trabalhou de graça, estudou fgeito uima condenada, se endividou, e daí foi sorte né? Eu morro com essas pessoas. Acho que sorte existe quando você faz o que deve ser feito. Agora espero que você esteja formada, e continue com muita "sorte" e menos dívidas pela luta na educação.
Muito obrigada Fatima! 😍🙏🏼 acredito que todos nós temos que acreditar no nosso potencial! Afinal, se não acreditarmos quem vai né? Obrigada pelo carinho!
Adorei seu vídeo! Eu estava esperando por isto, dei uma lida por aqui e você confirmou tudinho! Vou me jogar! Obrigada por compartilhar sua experiência! Beijos. ♥️
Se joga Claudia!! Que alegria em ler um comentário desse como o seu :D obrigada pelo carinho e feedback! Qualquer ajuda ou dúvida, você já sabe, pode falar comigo que ajudo no que for necessário!
Para o mestrado em ciência política também não encontrei provas passadas, mas eles disponibilizam a lista dos livros que vão cair (isso para os outros mestrados de humanas também), quais capítulos vão cair, e dizem que vão cobrar duas questões dissertativas sobre essa literatura
@@CamilaMendess Sim, até ver seu vídeo achava que todos faziam! Também acho que é o certo, muito ruim deixar os alunos no escuro, tendo que adivinha o que vai cair na prova
Grande historia! Você não tem nada de sorte, você tinha preparação e aproveitou as oportunidades! Parabens!!! eu fico extremamente feliz de ver historias como essa!! Agora é forcar e estudar muito. Já estou me inscrevendo para acompanha sua trajetoria!!! :)
Olá Diles! Poxa muito obrigada :D é exatamente isso, e é isso que as pessoas precisam compreender, que nada é sorte! É preparação e dedicação, para quando a "sorte" aparecer nós estarmos visão para identifica-la e preparados para agarra-la! Seja bem vindo ao meu canal!
Obrigada Rosiane! O intuito realmente é dar força para aqueles que acham que é impossível, apesar de todas as dificuldades. A realidade é que nada na vida vem fácil, e precisamos seguir em frente, enfrentando os desafios!
Verdade também não consegui achar os editais anteriores. Meu Deus que correria que foi hem ... mas parabéns por ter conseguido. Muito obrigada pelas dicas ajudaram muito .
Olá Brunna, ah que bom que você gostou :DD Sobre o meu projeto de pesquisa, você pode assistir ao último rumo ao título de mestre que postei: ruclips.net/video/mACdp2irK18/видео.html teve uma surpresa que me emocionou muito!
Meus parabéns pela história Mas sem uma indicação é muito difícil bolsa nesse país falo isso por que conheço muitas que tentam e são reprovados na entrevista fato que eu acreditava que era por falta de preparo dos concorrentes até eu vivenciar ISSO nada tem a ver com preparo MAS sim com indicação de algum doutor/a
Sinto muito que não tenha conseguido Wilson! Eu realmente não sei falar sobre o quadro todo, mas conheço pessoas dos programas que estão comigo que entraram do zero mesmo. Acho que depende muito de uma confluência de fatores: disponibilidade do orientador que vc tentou, proposta de dissertação submetida e quem são os seus concorrentes. Espero que não desista e continue atrás do que deseja 🙏🏼☺️
Me inspira demais!! Sou do 5oP de odontologia e morro de medo de sair da graduação e não conseguir fazer nada além dela. Quero ao menos uma residência.
Olá! Nossa sério? Poxa, não fique assim. Você está em qual período? Olha não sei quais são suas dificuldades, mas saiba que qualquer dúvida que precisar esclarecer pode falar comigo! Sou bem acessível pelo meu Instagram @camilamen.des ! Meu intuito por aqui é ajudá-los quanto a essa caminhada acadêmica! Sempre aprendi tudo sozinha e quebrava muito a cara por causa disso rsrs
Muito bem ! Mas, neste país mestrado e doutorado são para pessoas com disponibilidade de tempo e dinheiro. Ou, as duas variáveis juntas. É todo um processo para manutenção do status quo. Essa expressão cabe muito bem na situação em que o país se encontra nessas áreas. É reserva de mercado.
Interessante sua colocação Benedito! Mas pelo menos na minha área, há opções de mestrado para pessoas que atuam profissionalmente também, principalmente, com os mestrados profissionais que são avaliados igual ao mestrado acadêmico. Pelo menos na saúde, há aqueles que desejam seguir carreira acadêmica e focam totalmente suas energias nisso, e há aqueles que apenas querem o título para subir na carreira
Parabéns pela sua dedicação. Tenho ciência que você vai consiguir ter uma brilhante careira. Eu me formei recentemente e estou visando entra no mestrado na USP em matemática. Esteve na UFCG E UFPB .TEVE UMA BOA EXPERIÊNCIA LA. TUDO SE CONSEGUE COM DETERMINAÇÃO. PARABÉNS PARA VOCÊ.
Muito obrigada Hector! Acredito muito nisso! Quando a gente foca e segue com determinação... conseguimos o que queremos (ou até coisas melhores!). Boa seleção de mestrado para ti!! Espero que consiga realizar seus sonhos!
Muito legal a sua história, Camila. Obrigado por compartilhar. Tem 4 anos que eu fico querendo tentar o mestrado em psicologia na UFMG, só acabei tendo coragem ano passado rs. Não passei mas hoje eu vejo que foi o melhor, porque eu não estava gostando tanto do projeto que submeti. Na verdade eu dou graças a Deus por não ter passado, percebi que não era MESMO o que eu gostaria de estudar e pesquisar rsrsrs. Esse é o meu principal desafio: definir um projeto. Pelo que eu entendi do seu vídeo, você não teve problema com isso, ou entendi errado? Em algum momento você teve que adequar o seu projeto ao interesse do programa ou orientadora, ao ponto de desanimar? Gostaria muito de ouvir sua experiência a respeito disso. Obrigado.
Olá Marcos, muito legal saber um pouquinho da sua história também! É engraçado essas coisas né? As vezes nos decepcionamos muito quando algo dá errado... mas ter a maturidade de refletir depois de um tempo e ver que era o melhor para si mesmo é muito bom! E quando envolve tema de mestrado então... melhor coisa para você foi isso! Porque é muito ruim passar 2 anos estudando algo que não gosta... e as vezes as pessoas estendem por mais 4 anos com o doutorado! Então Marcos, sobre o meu projeto, eu não tive problemas quanto a ele. Acontece que a minha área sempre foi a educação! Sempre trabalhei com educação continuada e permanente. E acabou que minha orientadora trabalha com educação interprofissional, e foi nesse tema que ela disse que queria uma proposta... então segui de mente aberta, e tenho gostado muito do tema! No momento estou selecionando a minha questão de pesquisa e objetivos, e acabou que casou muito com algo que já trabalhei na residência: preceptoria! A minha dica para você seria: veja as áreas disponíveis que os orientadores dos mestrados perto de você trabalham (dá uma olhadinha no Lattes de cada um, as vezes é um tema bem distinto do que está no edital do programa!); aí, você escolhe um tema que você goste a partir do que viu, ou uma proposta alinhada! Uma revisão sobre o tema que gosta seria ótimo elaborar uma proposta inovadora! Essa sua pergunta é muito pertinente... vou fazer um vídeo a respeito disso :D obrigada por compartilhar!!
Olá Camila boa noite como vai? Eu sou a Zoe muito prazer em te conhecer acabei de me formar recentemente e me mudei para SP com a intenção de ingressar para o mestrado agora abriu um edital recentemente então gostaria de algumas dicas suas em relação a prova escrita porque percebi que eles não disponibilizam nenhuma bibliografia estudar para as provas escritas só afirmando que será uma prova aberta. Estó muito aflita e ansiosa para a prova e a minha entrevista.
Fico feliz que tenha gostado Lucas! Olha a questão são as disciplinas. Hoje em dia está tudo sendo a distância, não sei se as coisas voltarão para presencial, mas há atividades que requerem sim nossa presença. Mas acredito que combinando com a orientadora e você tendo condições para isso, acredito que de certo
Muito obrigado pelo vídeo, esclarecedor. Eu gostaria de saber como é a rotina de um mestrando. Tipo, da pra conciliar um mestrado com um emprego formal? Ou precisa de dedicação exclusiva? Seria interessante fazer um vídeo sobre, obrigado e sucesso!
Boa tarde! Gostei muito da sugestão. Vou fazer 😄 Mas respondendo já sua pergunta, tem como conciliar sim! Há duas opções de mestrado: acadêmico e profissional, o profissional é desenhado especificamente para profissionais que trabalham. Já o acadêmico não, essa questão de você conseguir trabalhar dependerá muito de cada programa... e também do seu emprego! De cada programa pq há programas que possuem aulas de segunda a sexta, diferentes turnos, e muitas vezes você tem que pagar varias disciplinas (depende da quantidade de créditos); e há programas que você não precisa de uma quantidade tão grande de créditos, e tbm você tem opção de escolher o turno noturno de algumas disciplinas... há também instituições de saúde que incentivam seus profissionais a trabalharem, liberando você uma carga horária específica para realizar seu mestrado. Então há varias possibilidades! Eu conheço varios profissionais que realizam mestrado acadêmico e trabalham também. Quanto à exclusividade, você só será exclusivo se tiver bolsa, aí você tem que se dedicar integralmente e não pode ter vínculo empregatício! Espero que eu tenha ajudado e qualquer dúvida a mais pode falar! Obrigada pela sugestão 😄
Inscrivel o dia da entrega dos documentos, o universo tudo se movimenta para jogar uma pá de cal no caminho. Essa parte de tudo está dando errado, tbm faz parte da seleção, kkkk
Estou pensando em fazer Imunologia Básica e Aplicada ou Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Gênica. Os dois programas são da USP-RP. No primeiro tem 15 ou 20 vagas por semestre, mas toda seleção que eu vejo passam 6 à 7 pessoas. É muito difícil ou pouca gente tenta? Também sou de outro estado e região.
Parabéns Camila, muito incrível sua conquista de fazer um mestrado na USP. Que sua pesquisa dê certo e você tenha muito sucesso na carreia. Sou Alagoano de Maceió, e estou no 3º período de Psicologia na UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Acabei de conhecer o seu canal e vai me ajudar a pensar em como devo trilhar um caminho para tentar chegar na mesma posição que chegou, e fazer um mestrado na USP. Ainda não sei bem como me organizar para isso, em relação as participações em projetos de pesquisa(PIBIC), projetos de extensão, etc. Você teria algum conselho a me dar, quanto ao que fazer na faculdade para ter mais chances de conseguir uma vaga de mestrado?
Olá Stelio! Fico muito contente quando leio mensagens como a sua 😄 e na verdade tenho sim! Eu te aconselho a aproveitar as oportunidades que a sua universidade lhe oferece! Busque participar de grupos de pesquisa cadastrados no cnpq, fique de olho nos editais de projetos de pesquisa, extensão, monitoria... que forem lançados! Quando você participa de tais atividades você conhece professores e outros alunos ativos e interessados em produções, e uma coisa irá levar a outra (participação em eventos, produção de resumos, artigos...). Pense no seu currículo, na construção dele, mas acima disso, aproveite esse momento para aprender e errar! Stelio se você quiser me acompanhar no insta (@camilamen.des) eu estou publicando conteúdos relacionados à formação e pesquisa! Qualquer dúvida que tiver pode entrar em contato comigo, pq estiver ao meu alcance posso ajudar. Durante a minha graduação eu senti muita falta de alguém para me orientar nas coisas, pq a gente fica realmente perdido, então pode contar comigo pra isso 😄
@@CamilaMendess Exatamente, também me sinto meio perdido. Vou segui-la sim, assim que eu reativar meu insta :). Obrigado pela atenção e pelas dicas. Continua fazendo os teus vídeos, seu conteúdo é muito bom!!
Você precisou fazer a carta do candidato, com contatos de referencia e etc? Se sim, poderia dar umas dicas, o que deve ter nessa carta, como redigir? Desde já obrigada
Ola Monique. Eu não precisei fazer essa carta, não sei se é como uma carta de indicação que podemos pedir para alguns professores... sinto muito não poder te ajudar nisso
Eu estou no 3 período da minha graduação e eu queria muito fazer pós na USP mas eu tenho muito medo e insegurança de fazer tudo isso e não passar pois sei que é muito concorrido, mas linha de pesquisa dos laboratórios e não acho ediçoes passadas da pós para começar a estudar
Olá João! Olha, eu compreendo demais essa sua insegurança! Passar por um processo caro, difícil e que demanda tanto tempo não é nada fácil. Quando estava finalizando minha residência eu passei por quatro processos seletivos com medo de não passar em ncada. Mas olha, você tem uma coisa muito boa ao seu favor: tempo. É incrível ver alguém que está no início da graduação já estar decidido sobre o que quer fazer, e pesquisar a respeito. Isso é um ótimo começo, parabéns! E deixa eu te dizer: tudo que vale a pena, é difícil, nos desafia, e só precisamos de uma vaga para conseguir entrar! Então por favor, não deixe de tentar algo que você sonha! Se não, você sempre ficará permeado por aquela dúvida "e se eu tivesse tentado?". Sobre estudar para as seleções na USP, realmente é complicado porque eles não colocam as provas anteriores nos sites. Cada prova, de cada programa, é diferente e é um mistério, precisamos estar preparados para qualquer coisa. Mas antes de pensar na prova, acredito que você possa ir desenvolvendo coisas pensando no seu mestrado: - Esse vídeo sobre melhorar o currículo na graduação pode te ajudar: ruclips.net/video/phG-priRZBQ/видео.html - Participe de eventos científicos e publique nos eventos! Se você já souber a área que você gosta melhor ainda, foque nela. Se não, tudo bem. É testando e explorando que você descobrirá! - Participe de um grupo de pesquisa na sua instituição. Esse vídeo pode te ajudar nisso: ruclips.net/video/7RhPLcsrFPM/видео.html - Procure por um programa de pós que se encaixe no que você quer. Esse vídeo pode te ajudar: ruclips.net/video/QeOMWm_shrQ/видео.html - Depois de encontrar o programa que você vai querer, já busque por um grupo de pesquisa desse programa, procure o contato do líder do grupo (seu possível futuro orientador) e já manda um email explanando seu interesse! Isso vai fazer você se aproximar do grupo, conhecer melhor seu professor, ele te conhecer, você poderá publicar com o grupo... você já estará familiarizado com as pessoas e elas com você. - Esse vídeo pode te ajudar muito sobre a seleção em si: ruclips.net/video/RxO6KauR0P4/видео.html - Tenho duas playlists (graduação e pós-graduação) aqui no meu canal sobre várias dicas de desenvolvimento do currículo durante a graduação. Elas podem te ajudar muito! - Se tiver dúvidas ou quiser acompanhar dicas acadêmicas diariamente, você também pode me seguir no instagram @camilamen.des lá eu sou mais próxima de vocês, compartilho minha rotina, algumas dicas e vocês podem esclarecer dúvidas comigo sempre que quiserem! Em resumo: aproveite as oportunidades que a graduação pode te oferecer :D qualquer dúvida estou à disposição!
@@CamilaMendess eu sou aluno de iniciação científica desde o 2 período e ja vou ter uns 2 artigos publicados e ja fiz alguns projetos da propria facu pensando em monitoria no próximo semestre
Meu sonho um mestrado na usp,tinha nota no Enem pra fzr o curso que queria lá mas n tive condições de ir,agr estou no 1° semestre da graduação começando todos os preparativos.
Isso de NAO ter as provas anteriores é péssimo... Vou fazer uma prova próximo mes.. Sem referencia nenhuma... Enfim... Pelo menos é 20 questoes fechadas... Acho que seja melhor que Questoes abertas
Oi muito legal sua história heim, eu terminei um MBA a USP este ano, e pretendo fazer um mestrado ano que vem 2021. Poderia me dar algumas dicas? Meu Facebook é cleber Rodrigues, sou de Santa Barbara d'oeste, SP.
Olá Bruce fico feliz que tenha gostado! Claro, além das que ofereço no vídeo, se você não conhece nenhum professor, seria ótimo você procurar pelos grupos de estudos que os professores da seleção de mestrado que você irá tentar! Procurar por eles, pedir para participar e expor seu interesse em tentar o mestrado. É ótimo ter essa aproximação previa! Além de permitir que vocês se conheçam melhor, você estará de dentro de todas as pesquisas e discussões da área relacionada ao grupo!
Muito obrigada pelo vídeo!!! estarei tentando para a USP em 2021. Sou do Amazonas, já sei que vou gastar muuuito. Estou buscando tds as informações possíveis para me preparar.
Que legal Loiseane!! Pois eu desejo que tudo ocorra tranquilamente durante a sua seleção! E quem sabe em 2021 a seleção ainda esteja acontecendo a distância, seria mais facilitado para você 🙏🏼 se precisar de qualquer ajuda, pode falar comigo no Instagram viu @camilamen.des ! Depois me diz quando tudo der certo 😄
Olá. Assisti seu vídeo e como esse ajudou! Gostaria de saber muito qual é a frequência das aulas nos cursos de Mestrado. Aqui na Bahia costuma ser dois dias na semana. Nesse período de Pandemia eu acredito que isso poderá sofrer modificações. Como você vê isso? Opa, acabei entrando com essa conta, mas sou Ivonete Rufino de Seabra, Bahia.
Olá Ivonete, fico feliz que o vídeo tenha ajudado você! Olha, aqui depende muito das disciplinas que você irá cursar. Aqui na USP nós podemos pagar qualquer disciplina de qualquer pós-graduação de toda a universidade... então você já imagina a imensa lista de opções! Nós temos os créditos mínimos que devemos atingir e podemos distribuir as disciplinas durante o primeiro ano, da forma que acharmos melhor. Estou relatando isso porque sei que há pós-graduações, pelo menos lá em pernambuco, que possui uma grade de disciplinas fechadas que temos que pagar. Mas durante meu primeiro ano foi bem tranquilo, eu tinha disciplinas em uns três ou quatro turnos por semana. Quando entrou a pandemia, algumas disciplinas foram cancelas e outras reduziram a sua carga horária, e o que tenho observado, é que as disciplinas tem utilizado os encontros "assíncronos", quando o discente faz alguma atividade da disciplina sem estar com o docente
@@CamilaMendess Então, Camila. Realmente é o que percebo que acontece.Minha preocupação é com essa parte que é obrigatória, mas percebo que há essa flexibilização.Muitíssimo obrigada!
Estou no 5° período da graduação e faço na Universidade Estadual do Maranhão e estou querendo fazer mestrado na USP ou na UNIFESP, tenho família em SP e viso conseguir uma bolsa, porém aqui só participei de 2 projetos de pesquisa e não vou poder participar mais de agora em diante porque vou precisar começar a trabalhar e não vou ter um currículo tão bom assim, vc acha que isso tem muito peso na minha seleção?
Boa tarde, muito prazer te conhecer :D fico contente em saber que você quer tentar por aqui. Olha eu acredito que não, o que é observado é o seu currículo como um todo, e mais ainda, o seu real interesse. Eu aconselharia à você que quando estiver próximo de terminar o curso, pelo menos faltando 1 ano, você fosse atrás de programas e grupos de pesquisas nessas instituições que você se interesse. Aí, aconselho você entrar em contato com os professores líderes do grupo de pesquisa e enviar e-mail para eles explanando seu interesse de entrar no grupo de pesquisa e tentar a seleção! Assim eles poderão se aproximar mais um pouco e te conhecer melhor. Tenho alguns vídeos aqui no canal que podem te ajudar nesse sentido: MELHORAR O CURRÍCULO NA GRADUAÇÃO PARA O MESTRADO - ruclips.net/video/phG-priRZBQ/видео.html PRODUZINDO ARTIGOS NA GRADUAÇÃO - ruclips.net/video/YbJnW89EVak/видео.html Como procurar por programas de pós-graduação do zero! - ruclips.net/video/QeOMWm_shrQ/видео.html Buscando por grupos de pesquisa - ruclips.net/video/7RhPLcsrFPM/видео.html SELEÇÃO DE MESTRADO: O que você precisa saber - ruclips.net/video/RxO6KauR0P4/видео.html Espero que o conteúdo te ajude e, qualquer ajuda ou dúvida que tiver, pode entrar em contato comigo por aqui ou lá pelo meu instagram: @camilamen.des
@@CamilaMendess em um dos editais que eu vi para mestrado em biomed, lá informava que eles não disponibilizavam provas e nem editais passados…. Nao sei se serve para tudo
@@ranny_medeiros nossa que pena Ranny! Eu sei que editais passados a gente consegue encontrar de alguns processos seletivos... mas provas realmente nunca vi
Com certeza Erica! Qualquer graduado, de faculdade pública ou privada, pode prestar seleção de mestrado e doutorado em universidades públicas 😄 isso não influencia!
Oi Camiiila... Parabéns pelo canal e pela dedicação em fazer o melhor.... Moro em SP, mas tenho uma dúvida, o mestrado em si (mensalidades) é gratuito, correto? Questiono pois sei há casos que a bolsa é para pagar o mestrado. É o seu caso?
Ola Daniel! Prazer em conhecê-lo 😄 os mestrados nas instituições públicas do Brasil são gratuitos, mas também há mestrados e doutorados pagos e nesses casos são mensalidades mesmo. Mas a maioria é gratuita ainda! Eu recebo bolsa para me dedicar exclusivamente ao mestrado. Se quiser saber um pouco mais a respeito, você pode ver esse vídeo: ruclips.net/video/GhK4_flyKtI/видео.html
Ola, gostaria de perguntar se é possivel fazer um mestrado pela USP, saindo da Estacio na area de Biomedicina? (gostaria de respostas sinceras por favor) Existe discriminação sobre de qual universidade vc vem? Eu sou estrangeira, moro no interior (Ourinhos) e estou no estagio obligatorio de Biomedicina.
ooiii eu sou acadêmica do curso de História da ucdb e confesso que é ótima minha universidade. Porém, eu estou bem triste com o câmpus de atuação por conta do os professores estão passando devido a educação e aos alunos. Mas, confesso que ultimamente tenho visto interesse na área de Microbiologia e Imunologia, mas, não queria saltar de história pra fazer medicina e nem biomedicina (por ter muita química). Vc acha que quem é enfermeiro pode se tornar um microbiólogo fazendo pós-graduação e mestrado??
Galera!! Tem USP que aplica a prova de proficiência. Depois farei um vídeo com minha experiência para colaborar TB mas do doutorado. A inscrição é tipo súmula. Existem muitos detalhes que ajudam nesse processo 😉
Ola Ana!! Muito obrigada pela parabenização 😄 eu já fiz um vídeo que eu conto só sobre a minha experiência com o inglês: ruclips.net/video/7MfvFHwMFUI/видео.html
Olá Juliana, fico feliz que tenha gostado :D você quer dizer o seu coeficiente de rendimento acadêmico? Olha, isso pode variar muito de edital para edital. Nos programas aqui da Escola de Enfermagem, o edital não especifica ou fala sobre pontuar o CR de acordo com nota... nada disso. Mas também já vi em editais (agora não lembro se de mestrado ou de residência), considerando o CR na avaliação. Aqui na EEUSP, eles pedem para a seleção seu currículo e e histórico acadêmico mas não especificam em nenhum canto como irão avaliar ambos os documentos. O que achei bem diferente de outras seleções. Se tiver curiosa sobre avaliação curricular, esse vídeo pode te ajudar: ruclips.net/video/-ucMal7nzq8/видео.html Se ainda tiver com qualquer dúvida, você pode me perguntar por aqui mesmo ou lá no meu instagram @camilamen.des Espero ter ajudado :D
Oi, por exemplo, eu posso cursar direito na UFBA (federal da Bahia), e fazer meu mestrado na USP ? Responde, por favoor! E outra, a prova do mestrado é de conhecimentos gerais ou do seu curso específico?
Olá Flávia! Claro, você pode fazer isso sim! Você pode fazer mestrado em qualquer instituição que tenha a abordagem que lhe interessa. Sobre a prova, cada uma é diferente. Cada programa de mestrado, de cada instituição de ensino tem a sua própria forma de elaboração da prova! Então, é interessante você ver quais programas te interessam, e buscar por editais ou provas antigas, ou buscar a experiência de pessoas que já estejam dentro desse programa, perguntar a elas como foi a prova!
Lucas, eu não sei como funciona nas outras áreas, mas realizar a proficiência em uma outra lingua é um padrão no Brasil. Agora há áreas que dão a opção de fazer em outra diferente do inglês, como o espanhol. Sugiro você olhar os editais da sua area do programa que você quer tentar e saber direitinho a respeito
@@CamilaMendess estou no meu primeiro ano do curso de nutrição e acredito que também vou gostar muito da área da pesquisa. Não sei quase nada a não ser que é uma área que ajuda as pessoas e contribuem para o conhecimento como um todo. Você pode me ajudar com algumas dúvidas a respeito do assunto? Lembrando que você disse que é disponível hahahaha... So lembrando 🤭🤣
Kkkkk com certeza Islândia 😄😄 eu abro caixinhas lá nos stories do Instagram diariamente para esclarecer dúvidas e conversar com vocês! Pode ficar à vontade 🤸🏻♂️
Camila, primeiramente adorei o vídeo, tudo muito bem explicado. Eu sou estudante de graduação ainda e estou no 5° semestre, como você acha que eu poderia já começar a me preparar para o mestrado? Você acredita que estudar em uma faculdade privada pode me prejudicar nisso? Se sim você tem alguma orientação para poder me auxiliar nesse projeto? Desde já agradeço e continue a postar os vídeos.
Olá Mayara, fico muito feliz pelo seu feedback! Obrigada pelo carinho! Quanto aos seus questionamentos, primeiro, você estudar em universidade pública ou particular não determina o seu "sucesso" acadêmico e profissional, não deixe que ninguém te diga o contrário! O que acontece é que as universidades públicas possuem maiores oportunidades para que o aluno ingresse em projetos tanto de pesquisa como de extensão, ampliando o olhar desses alunos para as possibilidades profissionais e acadêmicas. Agora esse cenário nas universidades particulares é dividido, há aquelas que disponibilizam tais oportunidades e tem aquelas que não, que estão focadas apenas na formação do aluno. Mas, mesmo nessas últimas, quem determina a formação real é o próprio aluno e seu interesse em fazer diferente! Tudo depende do aluno, ou seja, de nós mesmos! Sobre a sua preparação para o mestrado Mayara, eu acredito sim que você já pode se preparar! Aliás, você deve! Antes de tudo, é muito importante que você tenha um ideia do(s) programa(s) que você quer tentar a seleção. Com isso, você já pode olhar os editais desse programa para ver qual o perfil do aluno que eles querem. Se você tem dúvidas sobre como buscar por programas de mestrado nas instituições, me diz que te ajudo nesse sentido! Agora no geral, o que os programas pontuam nos alunos e que você pode buscar fazer para complementar seu currículo: participar em grupos de pesquisa (mesmo que não haja grupos de pesquisas na sua instituição privada, você pode buscar por um grupo em alguma instituição pública! Muitos grupos de pesquisas são abertos para pessoas de fora que se interessam na temática e querem contribuir e participar ativamente. Só tenha certeza de que esse grupo esteja cadastrado no diretório CAPES); publicar artigos científicos em revistas; publicar anais, apresentar resumos e até mesmo participar de eventos científicos; participar de projetos de extensão, projetos de pesquisa e/ou projetos de pesquisa e extensão (Como exemplo, o PET-Saúde), há instituições públicas que abrem seleção para alunos de privadas também; participar em movimentos sociais da academia ou da sociedade; experiência profissional em algum local específico ou cargo, como coordenação ou gerência. Lembrando que esses aspectos são referentes à análise curricular e entrevista (se tiver na sua seleção). Importante destacar que algumas instituições pontuam considerando um certo período, algumas seleções pedem publicações dos últimos 2 anos por exemplo. Outra coisa, é muito comum as pessoas menosprezarem o inglês! Não seja uma dessas pessoas que acabam perdendo a seleção de mestrado por acharem que isso não é tão importante. A maioria dos mestrados consideram o inglês como uma etapa eliminatória, então se você não tirar a nota mínima já é eliminada da seleção antes de passar pelos outros processos. Procure se preparar para ele desde já, vá fazendo atividades diárias e se aproximando da língua no seu dia a dia. Escute músicas em inglês, assista séries... tenho algumas dicas a respeito disso caso você precise :D Durante a sua escolha, considere também o tipo de mestrado que você vai tentar! Se mestrado profissional ou acadêmico. Na maioria dos casos, os mestrados acadêmicos são mais pesados, dificultando muito que as pessoas consigam trabalhar concomitantemente. Enquanto nos mestrados profissionais, há uma maior compreensão nesse sentido e eles são desenhados para profissionais, ou seja, tem uma dinâmica que possibilita que a pessoa consiga trabalhar, mas tudo isso varia muito de programa para programa também. Por último Mayara, eu ressalto a questão da sua proposta de dissertação para o mestrado. É importante que você tenha uma base legal de elaboração de projetos de pesquisa! A gente consegue essa base pela leitura e experiência, produzindo projetos. Quando os professores avaliam sua proposta de dissertação, eles olham muito mais a sua coerência, sua capacidade de escrita e seu conhecimento na elaboração do projeto, etapa por etapa... o seu alinhamento de problema de pesquisa, objetivos e método... se seu projeto está “redondo” como eles dizem. Além do seu projeto, eles vão olhar também para a originalidade da sua ideia, da sua proposta. Mas também depende de programa para programa, muitos querem novas ideias, mas há também os que querem uma adequação da sua temática com as que o professor trabalha. Se você puder juntar os dois, originalidade + área de interesse que o professor que você vai tentar atua, melhor ainda para você. Então Mayara, é isso, foque no que você pode complementar para o seu currículo, aperfeiçoe a sua escrita e seu conhecimento em torno da construção de projetos de pesquisa e treine o seu inglês! Espero de verdade que eu tenha te ajudado. Se tiver mais dúvidas, por favor, não pense duas vezes para me perguntar :D
Muito obrigada pelo esclarecimento, faço odontologia , no entanto a minha faculdade não oferece nenhum tipo de atividade extracurricular (exceto monitoria), já iniciei um processo de iniciação científica e fiz uma monitoria, irei procurar em uma instituição pública da minha cidade projetos, estava com um pouco de receio de nenhum professor de outra instituição se interessar (já que na minha própria não obtive apoio dos professores e tive que fazer a iniciação com uma professora de outra área (biologia)). Você me ajudou demais, muito obrigada de verdade!
Nossa Mayara, pelo pouco dá para ver que você é diferente e quer fazer diferente! Que bom que você não desistiu e quer buscar pelo melhor. Continue assim que você vai longe! Uma pena que muitos professores possuam uma visão tão fechada... logo eles que deveriam nos apoiar e orientar por esse caminho! Boa sorte e depois me diz como foram as coisas!
Não fique! Eu tive que fazer o mais difícil para conseguir valer para todas as seleções, e não precisar fazer 4 proficiências diferentes. Nesse vídeo aqui eu faço um beeeem mais simples que o TOEFL: ruclips.net/video/zagXTJch1yk/видео.html
Eu vi esse vídeo pra me motivar, agora eu to é com medo. Kkkkkkkkk
Oxi por que Samuka? Rs
Porra e eu lendo esse comentário enquanto ainda tá passando a propaganda... Kkkk nem vi o vídeo ainda e já quero desistir kkkk
Eu também kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei sua história. Estou indo pro 4° período de Microbiologia e Imunologia na UFRJ e estou bastante desanimada com meu futuro e isto está refletindo em minhas notas. Comecei o curso em 2020 e sequer pisei em um laboratório. Estou pesquisando muito entre fazer a pós graduação em Ciências Médicas ou Bioinformática. Obrigada por postar seu relato aqui. Me animou a continuar em meus estudos.
Ter uma boa rede de apoio muda tudo. Feliz por você
Gostei muito da sua história. Nada é impossível nessa vida!!
Fico feliz que tenha gostado Laise! Nada mesmo viu 😄
Camila, que incrível vc compartilhar um pouco do seu trajeto no processo seletivo para mestrado. Meus Parabéns pela conquista muito merecida. Pretendo tentar fazer a prova para mestrado na USP esse ano, teria dicas????
Olá Beatriz, nossa muito obrigada de verdade pelo seu feedback! Com certeza eu tenho dicas sim! Não sei qual a sua área, mas na minha eu tenho visto muito as provas serem da seguinte forma: (1) uma pergunta dissertativa falando sobre seu projeto de pesquisa, como no vídeo eu detalho; (2) um texto que você precisa ler relacionado às linhas de pesquisa do programa que você quer tentar, para você discorrer sobre ele, a sua visão sobre ele; (3) um artigo científico que você tem que destacar quais são os elementos no artigo que correspondem aos de uma pesquisa científica. Por exemplo, qual o objetivo geral do artigo, o tipo de estudo, a população e amostra, como os dados foram coletados... Eu tenho alguns vídeos aqui no canal que falo mais sobre o mestrado na playlist "pós-graduação", pode ser que ajude também :D
Tá um sotaque misturado kkk, amei a história, vc é incrível ❤️
kkkk bem isso, muito obrigada :D
Que história inspiradora! Parabéns pela sua perseverança, Camila, você mereceu essa vaga.
Own Tayná muito obrigada pelo carinho :D
Muito corajosa . Os corajosos entrarão no céu, os covardes serão condenados. Vc e vencedora.
Sem bolsa é complicado, para quem vai morar em outra cidade é de extrema importância a bolsa da capes ou cnpq
Concordo com você Vitor! Muito importante. Eu vim meio que na doida sabe, sem perspectiva nenhuma de ter bolsa! Na verdade, na hora da aguição mesmo a professora ressaltou: "olha, o programa só tinha uma bolsa e com esse novo governo nem essa bolsa ta saindo. Se você passar, mesmo sem bolsa, você fica no programa?", e a minha perspectiva era que sim! Eu arriscaria! E foi o que eu fiz!
Quando eu gravei esse vídeo eu ainda estava sem perspectiva, e estava buscando por empregos. Mas hoje, felizmente, eu já digo a você que consegui a bolsa por demanda social! Foi arriscado? Foi... um pouco de loucura? Talvez... eu tinha esperanças de conseguir um trabalho! Mas melhor que isso, consegui a bolsa do mestrado.
@@CamilaMendess Grande exemplo de determinação o seu, sucesso em sua jornada acadêmica!
Muito obrigada ! :D só acredito que nada nessa vida vem fácil... e que precisamos ser persistentes no que queremos!
@@CamilaMendess como vc conseguiu essa por demanda social?
@@pearljack8325 eu apenas pedi para a minha Coordenacao! A secretaria que requisitou para a coordenação de pós da usp e um pouco depois eu recebi uma ficha de preenchimento escrito “bolsa por demanda social”, com um caráter de urgência.
Amei Camila...Parabéns pelo seu foco e determinação. Seu exemplo serve de motivação para muitos.
Parabéns Camila...eu também sonho em fazer meu mestrado sou Professora de AEE..sou de Teresina Pi..vou conseguir também meu mestrado.. Parabéns!!
Ah que legal Maria! Vou torcer por você... depois compartilha comigo o resultado, e se precisar de qualquer ajuda ou orientação, pode conversar comigo no Instagram @camilamen.des 😄
Que bom que você compartilhou algumas das suas experiências até o mestrado, certamente vai ajudar muitas pessoas, sucesso.
Obrigada Felipe 😄
Parabéns, Camila! 👏🏻
Muito feliz vendo esse vídeo do processo de mestrado sabendo que está no doutorado em outro país 🎉
Parabéns, Camila! Você merece muito.
Obrigada 🙏🏼🙏🏼😄
Muito bom, muito obrigado estou considerando em fazer mestrado fora do meu estado e está sendo bem difícil e parte financeira tbm é um fator determinante.
Parabéns, muito bom o seu vídeo. Sou acadêmico do curso de Enfermagem no interior do To. E também encontrei bastante dificuldades em relação a encontrar editais e provas de processo seletivos anteriores.
Fico feliz que tenha gostado Victor! Esse fator deveria ser algo revisto pelas instituições de ensino! Muitas não prezam por uma boa plataforma online fácil e interativa. O que está achando da profissão? Espero que esteja gostando :D
Estou me identificando cada vez mais, a cada semestre.
Estou no 5 período e pretendo seguir carreira na Docência so que pretendo fazer uma residência antes de ir pro mestrado, vc acha que isso pode me atrapalhar a conseguir passar para um mestrado aí na USP?
Victor, sinceramente eu não sei te responder. Mas pela minha experiência, sobre o que eu tenho visto, eu acho que não atrapalha não. Residência é uma experiência profissional que irá agregar muito a sua formação e sua visão sobre a profissão. Eu indico a todos que conheço a fazerem uma residência antes de se engajar totalmente na carreira acadêmica! Acho muito importante nós como pesquisadores termos essa vivência da realidade da assistência. E outra, em termos de currículo uma residência te ajudaria, principalmente se na residência você for engajado e se interessar em fazer produções com professores, outros profissionais, participar de grupos de estudos, projetos...
Na hora da aguição com minha orientadora eu percebi que ela queria ver a certeza em mim, sobre a carreira acadêmica. Muitos querem sair da graduação e entrar no mestrado e doutorado, mas sempre tive em mim a relevância de se ter uma experiência prática. Eu acho que ela ficou satisfeita com a resposta, apesar do tom "crítico" inicial.
No nordeste residência é muito valorizada e eu percebi que aqui no sudeste é menos. Ainda é preciso avançar na questão do reconhecimento da residência como especialização, mas isso é questão de tempo para ser acertado!
Também penso da mesma forma, em ter uma experiência na assistência.
Muito obrigado 👏👏👏😘
eu não costumo comentar , mas sua história me emocionou muito e me deu estimulo para investir nos meus objetivos, parabéns pelas suas conquistas e força para continuar em sua jornada
Own fico emocionada ao ler isso 😍 obrigada por ter tirado o seu tempinho pra vir comentar! Força e espero sim que corra atrás das suas metas!
Parabéns pela sua trajetória! Desejo tudo de bom pra vocês em São Paulo e que saia logo uma oportunidade de bolsa!
Nilo muito obrigada! E na verdade, não demorou muito tempo após eu lançar esse vídeo, eu consegui a bolsa 😄 foi por demanda social, devido a distância entre o local que moro e o programa de mestrado, rapidamente eu consegui!
@@CamilaMendess Que maravilha! Fico feliz em saber que tudo tá se ajeitando. Você merece! Sei como é difícil e, pra além do dinheiro que investimos no mestrado, toda a energia que temos que dispender.
Sou mestrando na ECA-USP e apesar de morar na região metropolitana de São Paulo sei da luta que é buscar formação de qualidade.
Nossa, que linda sua história!
me emocionei, Parabéns!
Fico feliz que tenha gostado Letícia! Muito obrigada! :D
@@CamilaMendess
Obrigada pelo vídeo. Estava buscando vídeos inspiradores assim. Adorei!!!!!!!♥️
Aaah que bom que gostou 😍👏🏼👏🏼
Parabéns, sucesso para essa fase acadêmica e parabéns ao seu namorado por apoiar e acreditar no seu potencial. moro em sampa e vou tentar mestrado na USP esse ano,
Obrigada Gabriel! Que legal, qual a sua área? Desejo que tudo ocorra bem no processo seletivo!
@@CamilaMendess Olá!! Estou terminando licenciatura em educação física, quero buscar algo voltado para Educação, dificuldades no aprendizado, educação inclusiva.
Eita que massa! Eu sou da área de educação também rs. Já trabalhei muito com educação permanente e educação continuada, e hoje no meu mestrado estou trabalhando educação interprofissional! Se houver alguma coisa que eu puder te ajudar, não exite em perguntar :) E claro, depois me diz quando der tudo certo!!
@@CamilaMendess vou pedir simmmm :), mas no momento estou em fase de estudos, quem sabe um futuro próximo uma ajuda em artigo :), vou te avisar sim e se houver alguma coisa que eu também puder ajudar aqui em são paulo podem me avisar.
Muito obrigada!! :DD qualquer coisa eu aperreio então haha
Sem dúvida, vão dizer que é sorte, vc teve muita sorte mesmo, trabalhou de graça, estudou fgeito uima condenada, se endividou, e daí foi sorte né? Eu morro com essas pessoas. Acho que sorte existe quando você faz o que deve ser feito. Agora espero que você esteja formada, e continue com muita "sorte" e menos dívidas pela luta na educação.
Sorte é o nome que o vagabundo da ao esforço que ele não faz... Essa frase é do Professor da Unicamp ( Leandro Karnal)
Muito obrigado por compartilhar sua experiência e parabéns pela conquista!
Eu que agradeço seu feedback Alberto! E muito obrigada 😄🙏🏼
Adorei pelo relato da sua experiência, Camila! Estou entusiasmada, é possível! Obrigada!
Fico feliz Renata :D
Inspirador o seu depoimento ! Muito obrigada por compartilhar : )
Adorei o vídeo! Me deu uma animada com as suas palavras.
Que bom Júlio 👏🏼👏🏼👏🏼
Emocionante. Deus te abençoe.
Own, Deus abençoe à nós!
Caí de paraquedas aqui e dou de cara com uma formada da UFCG. hahaha muito bom!!!
Você é formado pela ufcg também? Kkkk
Parabéns Camila por acreditar no se potencial e realizar mas uma conquista em sua vida mesmo com todos os obstáculos, vc venceu.
Muito obrigada Fatima! 😍🙏🏼 acredito que todos nós temos que acreditar no nosso potencial! Afinal, se não acreditarmos quem vai né? Obrigada pelo carinho!
2° semestre em ciência da computação e sonho grande e meta de fazer mestrado na USP, já sou de SP mas vc me inspirou. MT obrigada!!!
Fico muuuito feliz Letícia!! Arrasa !!
Adorei seu vídeo! Eu estava esperando por isto, dei uma lida por aqui e você confirmou tudinho! Vou me jogar! Obrigada por compartilhar sua experiência! Beijos. ♥️
Se joga Claudia!! Que alegria em ler um comentário desse como o seu :D obrigada pelo carinho e feedback! Qualquer ajuda ou dúvida, você já sabe, pode falar comigo que ajudo no que for necessário!
É acabar a pós e preparar o casamento hahaaha
muito motivadora sua história. Parabéns!
hahaha! Muito obrigada João Victor!!
Parabéns Camila,muito maneiro sua trajetória...
DEUS ABENÇOE ...
SHABAT SHALOM...
Muito obrigada Israel!!
Para o mestrado em ciência política também não encontrei provas passadas, mas eles disponibilizam a lista dos livros que vão cair (isso para os outros mestrados de humanas também), quais capítulos vão cair, e dizem que vão cobrar duas questões dissertativas sobre essa literatura
Amanda Freitas que legal Amanda! Era para todos os editais fazerem essa orientação. Seria o correto, na minha visão.
@@CamilaMendess Sim, até ver seu vídeo achava que todos faziam! Também acho que é o certo, muito ruim deixar os alunos no escuro, tendo que adivinha o que vai cair na prova
Passou?
Grande historia! Você não tem nada de sorte, você tinha preparação e aproveitou as oportunidades! Parabens!!! eu fico extremamente feliz de ver historias como essa!! Agora é forcar e estudar muito. Já estou me inscrevendo para acompanha sua trajetoria!!! :)
Olá Diles! Poxa muito obrigada :D é exatamente isso, e é isso que as pessoas precisam compreender, que nada é sorte! É preparação e dedicação, para quando a "sorte" aparecer nós estarmos visão para identifica-la e preparados para agarra-la! Seja bem vindo ao meu canal!
Sua história é inspiradora, obrigada por compartilhar!
Obrigada Rosiane! O intuito realmente é dar força para aqueles que acham que é impossível, apesar de todas as dificuldades. A realidade é que nada na vida vem fácil, e precisamos seguir em frente, enfrentando os desafios!
Parabens a vc pela força de vontade. E se puder, não fique só no mestrado, tente um doutorado no futuro.
Obrigada Nilson! Meu plano é ir para o doutorado logo depois de terminar o mestrado sim! :D
Verdade também não consegui achar os editais anteriores. Meu Deus que correria que foi hem ... mas parabéns por ter conseguido. Muito obrigada pelas dicas ajudaram muito .
Poxa que pena, seria legal se eles disponibilizassem os editais! Muito obrigada Tiffane, e fico feliz em saber que elas dicas ajudaram você 😄
Quanta determinação !!! Você merece !!
Obrigada 😍
vídeo perfeito, ajudou muito! obrigada!!
Maravilhoso o vídeo!! Camila, e o seu projeto? Fala um pouco sobre ele....
Olá Brunna, ah que bom que você gostou :DD Sobre o meu projeto de pesquisa, você pode assistir ao último rumo ao título de mestre que postei: ruclips.net/video/mACdp2irK18/видео.html teve uma surpresa que me emocionou muito!
Parabéns que Deus te abençoe mil vezes mais!
Amém!! Que Ele abençoe à nós Leticia! Obrigada pelo carinho
Vou começar minha jornada.
Obrigado, pelas informações.
Imagina! Espero que tenha ajudado de alguma forma
Camila! Muito obrigada por seu depoimento! Meu sonho é fazer Mestrado em Educação na USP! Todo esforço vale a pena!
Own Maria, fico feliz que gostou! Espero que você também conquiste os seus sonhos! E por favor, compartilhe comigo quando o conseguir!
Meus parabéns pela história
Mas sem uma indicação é muito difícil bolsa nesse país falo isso por que conheço muitas que tentam e são reprovados na entrevista fato que eu acreditava que era por falta de preparo dos concorrentes até eu vivenciar ISSO nada tem a ver com preparo MAS sim com indicação de algum doutor/a
Sinto muito que não tenha conseguido Wilson! Eu realmente não sei falar sobre o quadro todo, mas conheço pessoas dos programas que estão comigo que entraram do zero mesmo. Acho que depende muito de uma confluência de fatores: disponibilidade do orientador que vc tentou, proposta de dissertação submetida e quem são os seus concorrentes.
Espero que não desista e continue atrás do que deseja 🙏🏼☺️
Me inspira demais!! Sou do 5oP de odontologia e morro de medo de sair da graduação e não conseguir fazer nada além dela. Quero ao menos uma residência.
Amei sua história. 👏🏻👏🏻👏🏻.. Parabéns !
Sou enfermeira também, e tenho um grande interesse e vontade de ser mestranda da USP
Obrigada pelo carinho Mariana!
Noossa que legal :D
Adorei sei vídeo! 😍😍😍
Que bom!! 😍😍
Obg pelo vídeo!!
Eu sou estudante de farmácia na ufcg mas já chorei muito ansiosa achando que não vou conseguir nada porque até hoje não fiz projetos,etc.
Olá! Nossa sério? Poxa, não fique assim. Você está em qual período? Olha não sei quais são suas dificuldades, mas saiba que qualquer dúvida que precisar esclarecer pode falar comigo! Sou bem acessível pelo meu Instagram @camilamen.des ! Meu intuito por aqui é ajudá-los quanto a essa caminhada acadêmica! Sempre aprendi tudo sozinha e quebrava muito a cara por causa disso rsrs
Muito bem ! Mas, neste país mestrado e doutorado são para pessoas com disponibilidade de tempo e dinheiro. Ou, as duas variáveis juntas. É todo um processo para manutenção do status quo. Essa expressão cabe muito bem na situação em que o país se encontra nessas áreas. É reserva de mercado.
Interessante sua colocação Benedito! Mas pelo menos na minha área, há opções de mestrado para pessoas que atuam profissionalmente também, principalmente, com os mestrados profissionais que são avaliados igual ao mestrado acadêmico. Pelo menos na saúde, há aqueles que desejam seguir carreira acadêmica e focam totalmente suas energias nisso, e há aqueles que apenas querem o título para subir na carreira
Linda a sua história amei , estudar é difícil mais não impossível....
😍😍 exatamente! É difícil mas não impossível!
Inspirador!
Oh mulher de coragem👏👏👏
😂😂😍😍
Obrigado demais pelo vídeo!! Quero fazer mestrado no Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) em Psicologia Social
E ai Camila bela motivação
Muito obrigada Faria!
Parabéns pela sua dedicação. Tenho ciência que você vai consiguir ter uma brilhante careira. Eu me formei recentemente e estou visando entra no mestrado na USP em matemática. Esteve na UFCG E UFPB .TEVE UMA BOA EXPERIÊNCIA LA. TUDO SE CONSEGUE COM DETERMINAÇÃO. PARABÉNS PARA VOCÊ.
Muito obrigada Hector! Acredito muito nisso! Quando a gente foca e segue com determinação... conseguimos o que queremos (ou até coisas melhores!). Boa seleção de mestrado para ti!! Espero que consiga realizar seus sonhos!
Muito legal a sua história, Camila. Obrigado por compartilhar. Tem 4 anos que eu fico querendo tentar o mestrado em psicologia na UFMG, só acabei tendo coragem ano passado rs. Não passei mas hoje eu vejo que foi o melhor, porque eu não estava gostando tanto do projeto que submeti. Na verdade eu dou graças a Deus por não ter passado, percebi que não era MESMO o que eu gostaria de estudar e pesquisar rsrsrs. Esse é o meu principal desafio: definir um projeto. Pelo que eu entendi do seu vídeo, você não teve problema com isso, ou entendi errado? Em algum momento você teve que adequar o seu projeto ao interesse do programa ou orientadora, ao ponto de desanimar? Gostaria muito de ouvir sua experiência a respeito disso. Obrigado.
Olá Marcos, muito legal saber um pouquinho da sua história também! É engraçado essas coisas né? As vezes nos decepcionamos muito quando algo dá errado... mas ter a maturidade de refletir depois de um tempo e ver que era o melhor para si mesmo é muito bom!
E quando envolve tema de mestrado então... melhor coisa para você foi isso! Porque é muito ruim passar 2 anos estudando algo que não gosta... e as vezes as pessoas estendem por mais 4 anos com o doutorado!
Então Marcos, sobre o meu projeto, eu não tive problemas quanto a ele. Acontece que a minha área sempre foi a educação! Sempre trabalhei com educação continuada e permanente. E acabou que minha orientadora trabalha com educação interprofissional, e foi nesse tema que ela disse que queria uma proposta... então segui de mente aberta, e tenho gostado muito do tema! No momento estou selecionando a minha questão de pesquisa e objetivos, e acabou que casou muito com algo que já trabalhei na residência: preceptoria!
A minha dica para você seria: veja as áreas disponíveis que os orientadores dos mestrados perto de você trabalham (dá uma olhadinha no Lattes de cada um, as vezes é um tema bem distinto do que está no edital do programa!); aí, você escolhe um tema que você goste a partir do que viu, ou uma proposta alinhada! Uma revisão sobre o tema que gosta seria ótimo elaborar uma proposta inovadora!
Essa sua pergunta é muito pertinente... vou fazer um vídeo a respeito disso :D obrigada por compartilhar!!
@@CamilaMendess Obrigado pelas dicas, Camila. Já me inscrevi no seu canal. Assim não vou perder esse futuro vídeo rs
@@marcosfaria5733 Aeee, obrigada!! :DD o vídeo sobre esse tema sairá na próxima quarta!
Parabéns!!
Obrigada!
Mulher, ir de ônibus não sairia mais barato? Obrigada pelas dicas! Luta né? Pra gente que não mora em SP e tem que ir na cara e na coragem!
Talvez sim Elisama, mas eu trabalhava na residência e tinha que cumprir uma carga horária semanal 🙁 foi o que acabou dando certo
Adorei seu vídeo!!!
Que bom 😄😄
Meu deus, ainda bem que eu já moro em São Paulo... por deus quanto gasto. Parabéns pela persistência!
Kkkk verdade, muito gasto! Mas o legal é que nesse cenário de hoje podemos fazer tudo a distância mesmo 🙏🏼
Adorei seu depoimento
Obrigada pelo feedback Lidia!
Olá Camila boa noite como vai? Eu sou a Zoe muito prazer em te conhecer acabei de me formar recentemente e me mudei para SP com a intenção de ingressar para o mestrado agora abriu um edital recentemente então gostaria de algumas dicas suas em relação a prova escrita porque percebi que eles não disponibilizam nenhuma bibliografia estudar para as provas escritas só afirmando que será uma prova aberta. Estó muito aflita e ansiosa para a prova e a minha entrevista.
Que história linda! 👏
Precisa morar em SP? Não dá pra morar em outro estado e ir quando necessário?
Fico feliz que tenha gostado Lucas! Olha a questão são as disciplinas. Hoje em dia está tudo sendo a distância, não sei se as coisas voltarão para presencial, mas há atividades que requerem sim nossa presença. Mas acredito que combinando com a orientadora e você tendo condições para isso, acredito que de certo
Muito obrigado pelo vídeo, esclarecedor. Eu gostaria de saber como é a rotina de um mestrando. Tipo, da pra conciliar um mestrado com um emprego formal? Ou precisa de dedicação exclusiva? Seria interessante fazer um vídeo sobre, obrigado e sucesso!
Boa tarde! Gostei muito da sugestão. Vou fazer 😄
Mas respondendo já sua pergunta, tem como conciliar sim! Há duas opções de mestrado: acadêmico e profissional, o profissional é desenhado especificamente para profissionais que trabalham. Já o acadêmico não, essa questão de você conseguir trabalhar dependerá muito de cada programa... e também do seu emprego! De cada programa pq há programas que possuem aulas de segunda a sexta, diferentes turnos, e muitas vezes você tem que pagar varias disciplinas (depende da quantidade de créditos); e há programas que você não precisa de uma quantidade tão grande de créditos, e tbm você tem opção de escolher o turno noturno de algumas disciplinas... há também instituições de saúde que incentivam seus profissionais a trabalharem, liberando você uma carga horária específica para realizar seu mestrado. Então há varias possibilidades! Eu conheço varios profissionais que realizam mestrado acadêmico e trabalham também. Quanto à exclusividade, você só será exclusivo se tiver bolsa, aí você tem que se dedicar integralmente e não pode ter vínculo empregatício!
Espero que eu tenha ajudado e qualquer dúvida a mais pode falar! Obrigada pela sugestão 😄
Camila? Pode explicar melhor como funciona essa bolsa por demanda social? Vc sabe se ela existe para outros cursos da pós na USP?
Bom dia José! Foi você que já respondi por instagram né? Qualquer dúvida adicional, pode falar comigo!
Inscrivel o dia da entrega dos documentos, o universo tudo se movimenta para jogar uma pá de cal no caminho. Essa parte de tudo está dando errado, tbm faz parte da seleção, kkkk
kkkkkkkkkk noooooossa total Ana! Parece que se não houver esse desespero, o universo não vê graça !
Sou tua fã 👏👏
Kkkkk obrigada pelo carinho 🥰
Estou pensando em fazer Imunologia Básica e Aplicada ou Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Gênica. Os dois programas são da USP-RP. No primeiro tem 15 ou 20 vagas por semestre, mas toda seleção que eu vejo passam 6 à 7 pessoas. É muito difícil ou pouca gente tenta? Também sou de outro estado e região.
Parabéns Camila, muito incrível sua conquista de fazer um mestrado na USP. Que sua pesquisa dê certo e você tenha muito sucesso na carreia. Sou Alagoano de Maceió, e estou no 3º período de Psicologia na UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Acabei de conhecer o seu canal e vai me ajudar a pensar em como devo trilhar um caminho para tentar chegar na mesma posição que chegou, e fazer um mestrado na USP. Ainda não sei bem como me organizar para isso, em relação as participações em projetos de pesquisa(PIBIC), projetos de extensão, etc. Você teria algum conselho a me dar, quanto ao que fazer na faculdade para ter mais chances de conseguir uma vaga de mestrado?
Olá Stelio! Fico muito contente quando leio mensagens como a sua 😄 e na verdade tenho sim! Eu te aconselho a aproveitar as oportunidades que a sua universidade lhe oferece! Busque participar de grupos de pesquisa cadastrados no cnpq, fique de olho nos editais de projetos de pesquisa, extensão, monitoria... que forem lançados! Quando você participa de tais atividades você conhece professores e outros alunos ativos e interessados em produções, e uma coisa irá levar a outra (participação em eventos, produção de resumos, artigos...). Pense no seu currículo, na construção dele, mas acima disso, aproveite esse momento para aprender e errar!
Stelio se você quiser me acompanhar no insta (@camilamen.des) eu estou publicando conteúdos relacionados à formação e pesquisa! Qualquer dúvida que tiver pode entrar em contato comigo, pq estiver ao meu alcance posso ajudar. Durante a minha graduação eu senti muita falta de alguém para me orientar nas coisas, pq a gente fica realmente perdido, então pode contar comigo pra isso 😄
@@CamilaMendess Exatamente, também me sinto meio perdido. Vou segui-la sim, assim que eu reativar meu insta :). Obrigado pela atenção e pelas dicas. Continua fazendo os teus vídeos, seu conteúdo é muito bom!!
@@Luiznovais387 obrigada! Continuarei sim :D
Você precisou fazer a carta do candidato, com contatos de referencia e etc? Se sim, poderia dar umas dicas, o que deve ter nessa carta, como redigir? Desde já obrigada
Ola Monique. Eu não precisei fazer essa carta, não sei se é como uma carta de indicação que podemos pedir para alguns professores... sinto muito não poder te ajudar nisso
Eu estou no 3 período da minha graduação e eu queria muito fazer pós na USP mas eu tenho muito medo e insegurança de fazer tudo isso e não passar pois sei que é muito concorrido, mas linha de pesquisa dos laboratórios e não acho ediçoes passadas da pós para começar a estudar
Olá João! Olha, eu compreendo demais essa sua insegurança! Passar por um processo caro, difícil e que demanda tanto tempo não é nada fácil. Quando estava finalizando minha residência eu passei por quatro processos seletivos com medo de não passar em ncada. Mas olha, você tem uma coisa muito boa ao seu favor: tempo. É incrível ver alguém que está no início da graduação já estar decidido sobre o que quer fazer, e pesquisar a respeito. Isso é um ótimo começo, parabéns! E deixa eu te dizer: tudo que vale a pena, é difícil, nos desafia, e só precisamos de uma vaga para conseguir entrar! Então por favor, não deixe de tentar algo que você sonha! Se não, você sempre ficará permeado por aquela dúvida "e se eu tivesse tentado?".
Sobre estudar para as seleções na USP, realmente é complicado porque eles não colocam as provas anteriores nos sites. Cada prova, de cada programa, é diferente e é um mistério, precisamos estar preparados para qualquer coisa. Mas antes de pensar na prova, acredito que você possa ir desenvolvendo coisas pensando no seu mestrado:
- Esse vídeo sobre melhorar o currículo na graduação pode te ajudar: ruclips.net/video/phG-priRZBQ/видео.html
- Participe de eventos científicos e publique nos eventos! Se você já souber a área que você gosta melhor ainda, foque nela. Se não, tudo bem. É testando e explorando que você descobrirá!
- Participe de um grupo de pesquisa na sua instituição. Esse vídeo pode te ajudar nisso: ruclips.net/video/7RhPLcsrFPM/видео.html
- Procure por um programa de pós que se encaixe no que você quer. Esse vídeo pode te ajudar: ruclips.net/video/QeOMWm_shrQ/видео.html
- Depois de encontrar o programa que você vai querer, já busque por um grupo de pesquisa desse programa, procure o contato do líder do grupo (seu possível futuro orientador) e já manda um email explanando seu interesse! Isso vai fazer você se aproximar do grupo, conhecer melhor seu professor, ele te conhecer, você poderá publicar com o grupo... você já estará familiarizado com as pessoas e elas com você.
- Esse vídeo pode te ajudar muito sobre a seleção em si: ruclips.net/video/RxO6KauR0P4/видео.html
- Tenho duas playlists (graduação e pós-graduação) aqui no meu canal sobre várias dicas de desenvolvimento do currículo durante a graduação. Elas podem te ajudar muito!
- Se tiver dúvidas ou quiser acompanhar dicas acadêmicas diariamente, você também pode me seguir no instagram @camilamen.des lá eu sou mais próxima de vocês, compartilho minha rotina, algumas dicas e vocês podem esclarecer dúvidas comigo sempre que quiserem!
Em resumo: aproveite as oportunidades que a graduação pode te oferecer :D qualquer dúvida estou à disposição!
@@CamilaMendess eu sou aluno de iniciação científica desde o 2 período e ja vou ter uns 2 artigos publicados e ja fiz alguns projetos da propria facu pensando em monitoria no próximo semestre
Meu sonho um mestrado na usp,tinha nota no Enem pra fzr o curso que queria lá mas n tive condições de ir,agr estou no 1° semestre da graduação começando todos os preparativos.
Que incrível Diogo! Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 espero que consiga!
Isso de NAO ter as provas anteriores é péssimo... Vou fazer uma prova próximo mes.. Sem referencia nenhuma... Enfim... Pelo menos é 20 questoes fechadas... Acho que seja melhor que Questoes abertas
Nem me fale Luciana, é muito ruim mesmo, a pessoa fica perdida! Bom, tudo de bom na sua prova :D torcendo por você!
Fiz 4 faculdades,mas quando estava na metade da quinta faculdade tive que parar.
Nossa Damião 🙁
@@CamilaMendess .....tive que parar ,por que acabou o cimento.
Oi muito legal sua história heim, eu terminei um MBA a USP este ano, e pretendo fazer um mestrado ano que vem 2021. Poderia me dar algumas dicas? Meu Facebook é cleber Rodrigues, sou de Santa Barbara d'oeste, SP.
Olá Bruce fico feliz que tenha gostado!
Claro, além das que ofereço no vídeo, se você não conhece nenhum professor, seria ótimo você procurar pelos grupos de estudos que os professores da seleção de mestrado que você irá tentar! Procurar por eles, pedir para participar e expor seu interesse em tentar o mestrado. É ótimo ter essa aproximação previa! Além de permitir que vocês se conheçam melhor, você estará de dentro de todas as pesquisas e discussões da área relacionada ao grupo!
@@CamilaMendess obrigado pelo retorno, tenho muitas dúvidas, posso te chamar no whatsapp?
De nada Bruce! Você pode falar comigo no instagram, que a gente conversa sem problemas sobre as dúvidas! @camilamen.des
Muito obrigada pelo vídeo!!! estarei tentando para a USP em 2021. Sou do Amazonas, já sei que vou gastar muuuito. Estou buscando tds as informações possíveis para me preparar.
Que legal Loiseane!! Pois eu desejo que tudo ocorra tranquilamente durante a sua seleção! E quem sabe em 2021 a seleção ainda esteja acontecendo a distância, seria mais facilitado para você 🙏🏼 se precisar de qualquer ajuda, pode falar comigo no Instagram viu @camilamen.des ! Depois me diz quando tudo der certo 😄
Olá. Assisti seu vídeo e como esse ajudou! Gostaria de saber muito qual é a frequência das aulas nos cursos de Mestrado. Aqui na Bahia costuma ser dois dias na semana. Nesse período de Pandemia eu acredito que isso poderá sofrer modificações. Como você vê isso? Opa, acabei entrando com essa conta, mas sou Ivonete Rufino de Seabra, Bahia.
Olá Ivonete, fico feliz que o vídeo tenha ajudado você! Olha, aqui depende muito das disciplinas que você irá cursar. Aqui na USP nós podemos pagar qualquer disciplina de qualquer pós-graduação de toda a universidade... então você já imagina a imensa lista de opções! Nós temos os créditos mínimos que devemos atingir e podemos distribuir as disciplinas durante o primeiro ano, da forma que acharmos melhor. Estou relatando isso porque sei que há pós-graduações, pelo menos lá em pernambuco, que possui uma grade de disciplinas fechadas que temos que pagar. Mas durante meu primeiro ano foi bem tranquilo, eu tinha disciplinas em uns três ou quatro turnos por semana. Quando entrou a pandemia, algumas disciplinas foram cancelas e outras reduziram a sua carga horária, e o que tenho observado, é que as disciplinas tem utilizado os encontros "assíncronos", quando o discente faz alguma atividade da disciplina sem estar com o docente
@@CamilaMendess Então, Camila. Realmente é o que percebo que acontece.Minha preocupação é com essa parte que é obrigatória, mas percebo que há essa flexibilização.Muitíssimo obrigada!
Nada!! 😄😄
Estou no 5° período da graduação e faço na Universidade Estadual do Maranhão e estou querendo fazer mestrado na USP ou na UNIFESP, tenho família em SP e viso conseguir uma bolsa, porém aqui só participei de 2 projetos de pesquisa e não vou poder participar mais de agora em diante porque vou precisar começar a trabalhar e não vou ter um currículo tão bom assim, vc acha que isso tem muito peso na minha seleção?
Boa tarde, muito prazer te conhecer :D fico contente em saber que você quer tentar por aqui. Olha eu acredito que não, o que é observado é o seu currículo como um todo, e mais ainda, o seu real interesse. Eu aconselharia à você que quando estiver próximo de terminar o curso, pelo menos faltando 1 ano, você fosse atrás de programas e grupos de pesquisas nessas instituições que você se interesse. Aí, aconselho você entrar em contato com os professores líderes do grupo de pesquisa e enviar e-mail para eles explanando seu interesse de entrar no grupo de pesquisa e tentar a seleção! Assim eles poderão se aproximar mais um pouco e te conhecer melhor. Tenho alguns vídeos aqui no canal que podem te ajudar nesse sentido:
MELHORAR O CURRÍCULO NA GRADUAÇÃO PARA O MESTRADO - ruclips.net/video/phG-priRZBQ/видео.html
PRODUZINDO ARTIGOS NA GRADUAÇÃO - ruclips.net/video/YbJnW89EVak/видео.html
Como procurar por programas de pós-graduação do zero! - ruclips.net/video/QeOMWm_shrQ/видео.html
Buscando por grupos de pesquisa - ruclips.net/video/7RhPLcsrFPM/видео.html
SELEÇÃO DE MESTRADO: O que você precisa saber - ruclips.net/video/RxO6KauR0P4/видео.html
Espero que o conteúdo te ajude e, qualquer ajuda ou dúvida que tiver, pode entrar em contato comigo por aqui ou lá pelo meu instagram: @camilamen.des
Onde eu encontro bibliografias de editais antigos do mestrado pra já ter noção e ir treinando?
Eis a questão que fica Tâmara. Até hoje não encontrei, e não conheci ninguem que tenha encontrado... realmente eu acho que não há :(
@@CamilaMendess em um dos editais que eu vi para mestrado em biomed, lá informava que eles não disponibilizavam provas e nem editais passados…. Nao sei se serve para tudo
@@ranny_medeiros nossa que pena Ranny! Eu sei que editais passados a gente consegue encontrar de alguns processos seletivos... mas provas realmente nunca vi
O psicologo que se formou em faculdade privada, pode fazer o mestrado e doutorado em univerdidade publica?
Que eu saiba sim.
Com certeza Erica! Qualquer graduado, de faculdade pública ou privada, pode prestar seleção de mestrado e doutorado em universidades públicas 😄 isso não influencia!
Oi Camiiila... Parabéns pelo canal e pela dedicação em fazer o melhor.... Moro em SP, mas tenho uma dúvida, o mestrado em si (mensalidades) é gratuito, correto? Questiono pois sei há casos que a bolsa é para pagar o mestrado. É o seu caso?
Ola Daniel! Prazer em conhecê-lo 😄 os mestrados nas instituições públicas do Brasil são gratuitos, mas também há mestrados e doutorados pagos e nesses casos são mensalidades mesmo. Mas a maioria é gratuita ainda! Eu recebo bolsa para me dedicar exclusivamente ao mestrado. Se quiser saber um pouco mais a respeito, você pode ver esse vídeo: ruclips.net/video/GhK4_flyKtI/видео.html
Ola, gostaria de perguntar se é possivel fazer um mestrado pela USP, saindo da Estacio na area de Biomedicina? (gostaria de respostas sinceras por favor) Existe discriminação sobre de qual universidade vc vem? Eu sou estrangeira, moro no interior (Ourinhos) e estou no estagio obligatorio de Biomedicina.
É possível trabalhar e fazer a pós na USP ?sempre tive muita vontade de entrar.
ooiii eu sou acadêmica do curso de História da ucdb e confesso que é ótima minha universidade. Porém, eu estou bem triste com o câmpus de atuação por conta do os professores estão passando devido a educação e aos alunos. Mas, confesso que ultimamente tenho visto interesse na área de Microbiologia e Imunologia, mas, não queria saltar de história pra fazer medicina e nem biomedicina (por ter muita química). Vc acha que quem é enfermeiro pode se tornar um microbiólogo fazendo pós-graduação e mestrado??
Galera!! Tem USP que aplica a prova de proficiência.
Depois farei um vídeo com minha experiência para colaborar TB mas do doutorado.
A inscrição é tipo súmula.
Existem muitos detalhes que ajudam nesse processo 😉
Tem mesmo Suzana! E o preço bem mais acessível ☺️
@@CamilaMendess o meu programa não tem cobrado para aplicar, mas depois conto 😉
Quem faz mestrado na USP tem direito a moradia na república?
tem sim, tem o CRUSP
@@CamilaMendess Mesmo o aluno tendo a bolsa de 1.500 do mestrado ele tem direito também a moradia? ou tem que optar?
Parabéns pela conquista! Tenho dúvidas sobre o teste de proeficiência, você já tinha feito curso de línguas antes? Ou estudado para o TOEFL?
Ola Ana!! Muito obrigada pela parabenização 😄 eu já fiz um vídeo que eu conto só sobre a minha experiência com o inglês: ruclips.net/video/7MfvFHwMFUI/видео.html
Muito boa sua história, me tirou muitas dúvidas!! Eu gostaria de saber se o CR é importante durante esse processo pra conseguir a vaga ou não?
Olá Juliana, fico feliz que tenha gostado :D você quer dizer o seu coeficiente de rendimento acadêmico? Olha, isso pode variar muito de edital para edital. Nos programas aqui da Escola de Enfermagem, o edital não especifica ou fala sobre pontuar o CR de acordo com nota... nada disso. Mas também já vi em editais (agora não lembro se de mestrado ou de residência), considerando o CR na avaliação. Aqui na EEUSP, eles pedem para a seleção seu currículo e e histórico acadêmico mas não especificam em nenhum canto como irão avaliar ambos os documentos. O que achei bem diferente de outras seleções. Se tiver curiosa sobre avaliação curricular, esse vídeo pode te ajudar: ruclips.net/video/-ucMal7nzq8/видео.html
Se ainda tiver com qualquer dúvida, você pode me perguntar por aqui mesmo ou lá no meu instagram @camilamen.des Espero ter ajudado :D
Oi, por exemplo, eu posso cursar direito na UFBA (federal da Bahia), e fazer meu mestrado na USP ? Responde, por favoor! E outra, a prova do mestrado é de conhecimentos gerais ou do seu curso específico?
Olá Flávia! Claro, você pode fazer isso sim! Você pode fazer mestrado em qualquer instituição que tenha a abordagem que lhe interessa.
Sobre a prova, cada uma é diferente. Cada programa de mestrado, de cada instituição de ensino tem a sua própria forma de elaboração da prova! Então, é interessante você ver quais programas te interessam, e buscar por editais ou provas antigas, ou buscar a experiência de pessoas que já estejam dentro desse programa, perguntar a elas como foi a prova!
Faço engenharia e quero fazer mestrado na USP, também é preciso o teste de proficiência de inglês?
Lucas, eu não sei como funciona nas outras áreas, mas realizar a proficiência em uma outra lingua é um padrão no Brasil. Agora há áreas que dão a opção de fazer em outra diferente do inglês, como o espanhol. Sugiro você olhar os editais da sua area do programa que você quer tentar e saber direitinho a respeito
@@CamilaMendess entendi, muito obrigado
E o que você respondeu quando ela perguntou sobre a questão da residência? Curiosidade hahahaha
Kkkkk eu disse que sempre quis fazer mestrado e doutorado mas sabia que ter uma experiência prática seria essencial para minha visão como pesquisadora
@@CamilaMendess estou no meu primeiro ano do curso de nutrição e acredito que também vou gostar muito da área da pesquisa. Não sei quase nada a não ser que é uma área que ajuda as pessoas e contribuem para o conhecimento como um todo. Você pode me ajudar com algumas dúvidas a respeito do assunto? Lembrando que você disse que é disponível hahahaha... So lembrando 🤭🤣
Kkkkk com certeza Islândia 😄😄 eu abro caixinhas lá nos stories do Instagram diariamente para esclarecer dúvidas e conversar com vocês! Pode ficar à vontade 🤸🏻♂️
Onde vc fez a sua prova Tofel?
Em Recife mesmo! Eu marquei pelo site do Toefl. Qualquer coisa, tenho um vídeo aqui no canal que conto minha experiência com a proficiência ☺️
Camila, primeiramente adorei o vídeo, tudo muito bem explicado. Eu sou estudante de graduação ainda e estou no 5° semestre, como você acha que eu poderia já começar a me preparar para o mestrado? Você acredita que estudar em uma faculdade privada pode me prejudicar nisso? Se sim você tem alguma orientação para poder me auxiliar nesse projeto? Desde já agradeço e continue a postar os vídeos.
Olá Mayara, fico muito feliz pelo seu feedback! Obrigada pelo carinho!
Quanto aos seus questionamentos, primeiro, você estudar em universidade pública ou particular não determina o seu "sucesso" acadêmico e profissional, não deixe que ninguém te diga o contrário! O que acontece é que as universidades públicas possuem maiores oportunidades para que o aluno ingresse em projetos tanto de pesquisa como de extensão, ampliando o olhar desses alunos para as possibilidades profissionais e acadêmicas. Agora esse cenário nas universidades particulares é dividido, há aquelas que disponibilizam tais oportunidades e tem aquelas que não, que estão focadas apenas na formação do aluno. Mas, mesmo nessas últimas, quem determina a formação real é o próprio aluno e seu interesse em fazer diferente! Tudo depende do aluno, ou seja, de nós mesmos!
Sobre a sua preparação para o mestrado Mayara, eu acredito sim que você já pode se preparar! Aliás, você deve! Antes de tudo, é muito importante que você tenha um ideia do(s) programa(s) que você quer tentar a seleção. Com isso, você já pode olhar os editais desse programa para ver qual o perfil do aluno que eles querem. Se você tem dúvidas sobre como buscar por programas de mestrado nas instituições, me diz que te ajudo nesse sentido!
Agora no geral, o que os programas pontuam nos alunos e que você pode buscar fazer para complementar seu currículo: participar em grupos de pesquisa (mesmo que não haja grupos de pesquisas na sua instituição privada, você pode buscar por um grupo em alguma instituição pública! Muitos grupos de pesquisas são abertos para pessoas de fora que se interessam na temática e querem contribuir e participar ativamente. Só tenha certeza de que esse grupo esteja cadastrado no diretório CAPES); publicar artigos científicos em revistas; publicar anais, apresentar resumos e até mesmo participar de eventos científicos; participar de projetos de extensão, projetos de pesquisa e/ou projetos de pesquisa e extensão (Como exemplo, o PET-Saúde), há instituições públicas que abrem seleção para alunos de privadas também; participar em movimentos sociais da academia ou da sociedade; experiência profissional em algum local específico ou cargo, como coordenação ou gerência. Lembrando que esses aspectos são referentes à análise curricular e entrevista (se tiver na sua seleção). Importante destacar que algumas instituições pontuam considerando um certo período, algumas seleções pedem publicações dos últimos 2 anos por exemplo.
Outra coisa, é muito comum as pessoas menosprezarem o inglês! Não seja uma dessas pessoas que acabam perdendo a seleção de mestrado por acharem que isso não é tão importante. A maioria dos mestrados consideram o inglês como uma etapa eliminatória, então se você não tirar a nota mínima já é eliminada da seleção antes de passar pelos outros processos. Procure se preparar para ele desde já, vá fazendo atividades diárias e se aproximando da língua no seu dia a dia. Escute músicas em inglês, assista séries... tenho algumas dicas a respeito disso caso você precise :D
Durante a sua escolha, considere também o tipo de mestrado que você vai tentar! Se mestrado profissional ou acadêmico. Na maioria dos casos, os mestrados acadêmicos são mais pesados, dificultando muito que as pessoas consigam trabalhar concomitantemente. Enquanto nos mestrados profissionais, há uma maior compreensão nesse sentido e eles são desenhados para profissionais, ou seja, tem uma dinâmica que possibilita que a pessoa consiga trabalhar, mas tudo isso varia muito de programa para programa também.
Por último Mayara, eu ressalto a questão da sua proposta de dissertação para o mestrado. É importante que você tenha uma base legal de elaboração de projetos de pesquisa! A gente consegue essa base pela leitura e experiência, produzindo projetos. Quando os professores avaliam sua proposta de dissertação, eles olham muito mais a sua coerência, sua capacidade de escrita e seu conhecimento na elaboração do projeto, etapa por etapa... o seu alinhamento de problema de pesquisa, objetivos e método... se seu projeto está “redondo” como eles dizem. Além do seu projeto, eles vão olhar também para a originalidade da sua ideia, da sua proposta. Mas também depende de programa para programa, muitos querem novas ideias, mas há também os que querem uma adequação da sua temática com as que o professor trabalha. Se você puder juntar os dois, originalidade + área de interesse que o professor que você vai tentar atua, melhor ainda para você.
Então Mayara, é isso, foque no que você pode complementar para o seu currículo, aperfeiçoe a sua escrita e seu conhecimento em torno da construção de projetos de pesquisa e treine o seu inglês!
Espero de verdade que eu tenha te ajudado. Se tiver mais dúvidas, por favor, não pense duas vezes para me perguntar :D
Muito obrigada pelo esclarecimento, faço odontologia , no entanto a minha faculdade não oferece nenhum tipo de atividade extracurricular (exceto monitoria), já iniciei um processo de iniciação científica e fiz uma monitoria, irei procurar em uma instituição pública da minha cidade projetos, estava com um pouco de receio de nenhum professor de outra instituição se interessar (já que na minha própria não obtive apoio dos professores e tive que fazer a iniciação com uma professora de outra área (biologia)). Você me ajudou demais, muito obrigada de verdade!
Nossa Mayara, pelo pouco dá para ver que você é diferente e quer fazer diferente! Que bom que você não desistiu e quer buscar pelo melhor. Continue assim que você vai longe! Uma pena que muitos professores possuam uma visão tão fechada... logo eles que deveriam nos apoiar e orientar por esse caminho!
Boa sorte e depois me diz como foram as coisas!
Muito obrigada 😘
@@CamilaMendess ótimo conteudo Camila, conseguiu esclarecer muito as minhas dúvidas tambem. Um abraço
Puxa, n rola um Google meet não?
Onde? 🤣
@@CamilaMendess hehehe. Que Deus me ajude nessa possível jornada. Qualquer coisa fico aqui na minha terrinha mesmo.
Esse exame de proficiência me deixou cabisbaixa
Não fique! Eu tive que fazer o mais difícil para conseguir valer para todas as seleções, e não precisar fazer 4 proficiências diferentes. Nesse vídeo aqui eu faço um beeeem mais simples que o TOEFL: ruclips.net/video/zagXTJch1yk/видео.html
Obrigado
Nada!! :D
O toefl q vc fez foi aquele feito em computador ou era a mão?
Foi pelo computador! Mas já fiz o à mão também há uns anos atrás, que é o TOEFL ITP
Meu deus, mais de 3K só de passagens 🤦🏿♂️
Noooooossa nem me fala Jhonatan