De Pernambuco para o mundo. O maracatu é pernambucano mesmo, seja ele de baque solto ou baque virado, e daqui se espalhou para vários estados do Brasil e alguns países. Em 1989, qdo fomos convidados por Bernardino José a fundar o Maracatu Nação Pernambuco (primeiro maracatu não tradicional de Pernambuco), havia uma desvalorização de nossa cultura e com o movimento criado em torno do Nação Pernambuco vimos uma onda de valorização que fez a juventude voltar a curtir suas raízes e, por exemplo, grupos de coco, ciranda, caboclinhos e maracatus tradicionais foram sendo resgatados, nesse meio tempo foram surgindo artistas como Chico Science, Mestre Ambrósio e outros também maravilhosos.
Que Rainha linda, fiquei fissurada na presença que ela tem. obrigada por essa troca, estou pesquisando maracatu para a aula da faculdade. Mas devemos nos atentar, o quão rico nosso Brasil é, de cores, pessoas e culturas. Gratidão.
O maracatu em Pernambuco é mt forte e mt antes do chico, o maracatu é dançado e cantado na zona da mata e em Olinda, maracatu do baque solto, baque virado é formidável!!!! A noite dos tambores silenciosos em Recife é de chorar!!!! O encontro de todos os maracatus
Amooo! Rio maracatu para sempre no meu coração!! Lindo Aline !! Chicote meu querido!! Q sdds !! A grande criador os abençoe com muito axé!! Vida longaaa!!👊💖🙌
Aline, sua matéria é maravilhosa para ser informada que levamos aos estudantes de escolas municipais, nos projetos educativos do Museu da Cana, Sertãozinho, SP. Eu inseri o link dessa matéria nas redes spciais para levar seu depoimento. Parabéns!
Foi muito bom a criação do Rio Maracatu. O Rio de Janeiro está tendo a oportunidade de conhecer um pouco do rico folclore pernambucano, e nós pernambucanos que moramos no Rio de Janeiro estamos orgulhosos por isso.
Aline querida, usei esse seu vídeo como parte da minha aula da prova prática para professor de Educação Física, prefeitura de São Paulo - Conteúdo: Elementos constitutivos das danças urbanas populares do Brasil: respeito às manifestações corporais e artísticas do patrimônio cultural brasileiro. Espero que a banca tenha me aprovado(ainda estou aguardando o resultado, kkk cada k é uma lágrima pela demora absurda). eu me orgulhei muito da inc´rivel aula que consegui desenvolver.... se quiser, posso te mandar o plano de aula para que possa analisar. com certeza, usarei esta aula com os meus alunos para além de uma aula teste. obrigada pela contribuição.
Eu sonho em ver de perto isso! nunca fui ao nordeste, eu só trabalho. Vivo pra trabalhar e pagar conta. Quero viajar e ver de perto ainda na minha vida.
Que legal! Mas uma pergunta: Você, no primeiro vídeo do maracatu, dançava naquele evento? 🤔 Só estou perguntando, pois vi uma mulher parecida com você, só curiosidade mesmo... Ahaaaa, e você é muito LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
qual nome da musica que fala "Vim da África e Angola, eu aqui fui coroado. Nação negra do Congo do povo de Nossa Senhora do Rosário, aos pretos vou cantando a minha loa?
absurdo um documentário sobre maracatu sem NENHUMA nação pernambucana sendo apresentada... e não é apresentada no sentido de ilustrar, é dar voz a essa pessoas que fazem cotidianamente o maracatu.
@@josemartins8754 já parou pra pensar que você não se questionar sobre essas faltas de representatividade tanto de negros como de Pernambucos em um documentário que fala sobre eles e sua cultura.
@@camilabrandao3267 não há falta alguma! A representatividade deles é uma obviedade ululante! Já que o documentário é feito por quem é apaixonado por essa cultura que vc diz não estar sendo representada. Os maracatus Nação daqui não precisam de mídia. Eles possuem muito pouca ajuda financeira e, em muitos casos, não possuem suporte algum! O Maracatu percursivo está pelo mundo! Levando o nome e os baques das Nações seculares pelos 4 cantos do mundo! Não há o que recriminar neste trabalho! Pouco importa se há pernambucano nele.
@@josemartins8754, " Pouco importa se a Pernambucanos nele" essa sua frase só me faz pensar que isso seja uma apropriação cultural, dizendo a falta de importância dessas pessoas nessa que é uma manifestação cultura pra todos Brasileiros. Você não pode anular os percusores. Voce é Pernambuco é nordedtino?
Que pena que não mostraram o maracatu de baque virado das nações do Recife! O que vimos nesse vídeo é a apresentação o maracatu de um grupo do sul, um grupo muito bom, mas apenas um grupo dos muitos que temos aqui. Se o mote era a história do maracatu de baque virado, as imagens deveriam ser das nações do Recife, das pessoas de lá. As explicações são muito boas e a ideia do vídeo é ótima, mas fica desrespeitoso quando o nome quem canta nem aparece, quando as imagens de quem perpetuou e transmitiu essa manifestação, as nações, não aparece e sim a de brincantes brancos do sul, como eu!
Olá Glória, gostaríamos esclarecer seus questionamentos: o vídeo mostra sim um grupo de maracatu do Sudeste, mas não conta a história especificamente sobre ele. A ideia do vídeo era contar um pouco sobre a historia do maracatu de baque virado. E não queríamos apenas citar o nome dos grupos tradicionais, pois cada nação tem sua historia riquíssima e não seria possível contemplar todas em um vídeo de 5 minutos. Não houve desrespeito da nossa parte, uma vez que, no descritivo do vídeo no You Tube os nomes das músicas estão descritas, com o nome da canção e a Nação correspondente. O Rio Maracatu está em constante contato com as Nações tradicionais como Leão Coroado, Estrela Brilhante, Porto Rico, entre outras... essa tradição também esta sendo transmitida no Sudeste. E assim que tivermos oportunidade, faremos vídeos sobre as Nações de Recife. Continue sintonizando a gente ;) Att, Equipe Curta!
@@canalcurta , o nome das canções e dos mestres/nações não está no vídeo e se ele for mostrado em outra plataforma ninguém vai saber. De novo: foi desrespeito porque os mestres e nações deveriam fazer do vídeo como o da maravilhosa Aline.
Que maravilha o maracatu! Muito bacana a ideia desses videos curtinhos! Como sugestão, seria incrível colocar legenda em inglês. Moro na Holanda e quando mostro imagens as pessoas aqui ficam encantadas! Sempre quero mostrar a eles algum vídeo que conte um pouquinho mais sobre a história dessas nossas lindas manifestações culturais, mas pouca coisa se acha com legendas em inglês. Fica a dica, e parabéns pelo trabalho!
Gostei do vídeo, mas uma correção: Chico Science não causou nenhum "renascimento" do Maracatu em Pernambuco. Os blocos de Maracatu continuam os mesmos desde sempre. Tenho 56 anos de idade e nunca houve uma época em minha vida que não visse o Maracatu. Chico Science o tornou público para vocês do resto do país.
queria Aline... bom ver registros e histórias sobre o maracatu... MAs temos de ter bastante cuidado com as histórias contadas por pesquisadores brancos acadêmicos sem fundamento sagrado.. O Maracatu é uma expressão sagrada, dinâmica e que envolvem muitos elementos... Maracatu nunca morreu.. sempre esteve vivo nos terreiros da nação nagô em Pernambuco, e posso falar por que sou ua ebami e Yá desse axé... O Maracatu não foi orquestrado pela corte portuguesa... seu fundamento sagrando é nagô (sombrinhas, reis e rainhas são tradições africanas e muitos outros elementos) assim como a alfaia é holandesa.. etc etc... tem muita coisa a ser compreendida e vivenciada para se falar de maracatu, dos ancestrais do maracatu, da corte real sagrada negra do maracatu... Não devemos a Chico a resistência e sobrevivência do maracatu até os dias de hoje mas sim ao povo de terreiro, a nação nagô e seus zeladores e mestres que mantém o sagrado do maracatu vivo até hj... Aliás creio que isso foi um complicador pra carreira dele... um músico que vai mexer com música ancestral deveria se cuidar espiritualmente pra isso... em geral, os músicos usam o ritmo e se esquecem do seu componente sagrado... Meus respeitos e vamos juntas em direção as histórias não contadas sobre a importância do povo de terreiro, da música de terreiro em nosso país... Aviso aos navegantes.. cuidado com quem leva Calunga pra rua e ñão a reverencia sagradamente dentro da nação nagô... Isso é um grave desrespeito ao ancestral nagô do maracatu... Isso sem falar no fundamento na Jurema Sagrada que é absolutamente indispensávell! Axé minha irmã.. que as pessoas saibam diferenciar ritmos percussivos e gestualidades coreografadas de axé, de ancestral, de fundamento sagrado da música espiritual da cultura do maracatu..
Concordo com tudo que disse sem tirar nem por! Sou pernambucana e de Recife, quando o cortejo passa na avenida no Marco Zero meus olhos enxem-se de lágrimas e fico arrepiada, é inexplicável para mim. Sem não houvesse espiritualidade não sentiria tamanha sensação!
Obrigada pelos esclarecimentos!! Redescobri o maracatu há pouco tempo, através da cantora angolana Lúcia de Carvalho. Confesso que o fator espiritual não era tão presente para mim até ler um pouco sobre o maracatu e o seu comentário. Para mim era só a ancestralidade (e isso naturalmente já é muita coisa). Nesses tempos sombrios, onde o herdeiro da família real brasileira vai ao plenário da câmara federal dizer que a escravidão é algo natural, temos que tomar muito cuidado com o perigo de relacionar uma manifestação puramente africana a uma "miscigenação" com a cultura portuguesa (que sem dúvida é riquissima, mas que definitivamente NÃO faz parte dessa cultura do maracatu). Não sou especialista como vocês duas, mas acredito que o maracatu é negro SIM e exatamente por isso é lindo! Fico aqui, agradecida ao canal pelo vídeo e a você pelos esclarecimentos fundamentais sobre o maracatu e sua religiosidade. #resistênciasempre
Mas não esqueça que Alceu Valença 1982 no disco cavalo de pau Alceu trouxe o Maracatu antes do Chico Science , Alceu Valença misturando maracatu com guitarra e contra baixo elétrico e sitizador .
Nem Alceu e nem Chico trouxeram nada, eles deram visibilidade pra uma tradição nagô que conseguiu resistir por todo esse tempo. Se nós déssemos mais atenção a nossa cultura e ancestralidade, o maracatu seria pra nós oq o haka é para os maoris. É muito mais profundo do q um ritmo musical, é espiritualidade.
OLÁ ALINE VALENTIN, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM.... SOU PROFESSORA E GOSTARIA DE PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAR SEU VÍDEO EM MINHA AULA. DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO. ATT: ISABEL GARCIA
Para um vídeo breve, gostei da rápida explanação. Faltas muito mais? Sim. Faltou o Rural ou de Baque Solto, história da Zona da Mata pernambucana, O Grande e eternamente saudoso Naná Vasconcelos(apresentou o Maracatu ao mundo), mas a intenção foi ótima. Gostaria de ver um vídeo maior onde fosse contemplada a raiz do Maracatu e um pouco mais de sua história. Não sou negra, nem sou branca, sou MESTIÇA, sou pernambucana! Descendente de negros(um de meus bisavôs paterno era africano), de índios (um de meus bisavôs maternos era índio - "brasieleiríssimo?"), de portugueses (minha avó era portuguesa) e de BRASILEIROS NATOS. Fico triste ao acharem que "brancos"(difícil taxar alguém assim num país tão mestiço como o nosso) não podem fazer parte de um maracatu. Xenofobia? Preconceito racial? Territorialidade? Não sei, não tenho respostas, mas acho que o Maracatu e meu Pernambuco é muito maior, mais divino, mais rico, mais MULTICULTURAL que tais tentativas tomar posse daquilo que é do povo! Um beijo no coração e paz para todos :)
Tal qual todes instrumentos JUNTOS muitas alfaias abes caixas atabaques ... muitas chitas em volta entre o povo a corte o baque . Caboclo e porta estandarte pedindo licença EXU chamando pra festa OS 0$$$$ 0R!X@$ €$T@0 N@ RU@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ virgem do ROSARIO aqui estamos nós, todes reunidos pr@ louvar @ vós . Oh virgem Santa que é mãe do senhor . Olha nossos filhos. Com o seu louvor . nossa senhora da boa morte N@N@
Parabéns pela visibilidade. Aconselho que se interessou procurar novas referências. O vídeo, embora muito bem intencionado, permeia apenas uma superficialidade.
Aula de artes pediu e achei esse vídeo incrível obrigada.🙏
Legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal, eu ainda sou pré-adolescente! 11 anos!
De Pernambuco para o mundo. O maracatu é pernambucano mesmo, seja ele de baque solto ou baque virado, e daqui se espalhou para vários estados do Brasil e alguns países. Em 1989, qdo fomos convidados por Bernardino José a fundar o Maracatu Nação Pernambuco (primeiro maracatu não tradicional de Pernambuco), havia uma desvalorização de nossa cultura e com o movimento criado em torno do Nação Pernambuco vimos uma onda de valorização que fez a juventude voltar a curtir suas raízes e, por exemplo, grupos de coco, ciranda, caboclinhos e maracatus tradicionais foram sendo resgatados, nesse meio tempo foram surgindo artistas como Chico Science, Mestre Ambrósio e outros também maravilhosos.
Que Rainha linda, fiquei fissurada na presença que ela tem. obrigada por essa troca, estou pesquisando maracatu para a aula da faculdade. Mas devemos nos atentar, o quão rico nosso Brasil é, de cores, pessoas e culturas. Gratidão.
O maracatu em Pernambuco é mt forte e mt antes do chico, o maracatu é dançado e cantado na zona da mata e em Olinda, maracatu do baque solto, baque virado é formidável!!!! A noite dos tambores silenciosos em Recife é de chorar!!!! O encontro de todos os maracatus
debora bandeira só de lembrar me arrepiei ♥
320784788 ID DO LOUD THURZIN
320784788 ID DO LOUD THURZIN
Legal
Amooo! Rio maracatu para sempre no meu coração!! Lindo Aline !! Chicote meu querido!! Q sdds !! A grande criador os abençoe com muito axé!! Vida longaaa!!👊💖🙌
Salve Recife, Olinda, Igarassu, Itapissuma. Salve a nação Leão coroado e o movimento Mangue beat. Salve Pernambuco!
320784788 ID DO LOUD THURZIN
Bunita a arte de vocês, sou gaúcho e estou assistindo pelo RUclips vocês, bem caracterizada
Amooooooooo Maracatu... parabéns
Aline, sua matéria é maravilhosa para ser informada que levamos aos estudantes de escolas municipais, nos projetos educativos do Museu da Cana, Sertãozinho, SP. Eu inseri o link dessa matéria nas redes spciais para levar seu depoimento. Parabéns!
Amooooo maracatu
Quem tá aqui por educação física, artes ou PD??
Eu tbm
Eu
eu ksksks
Euzinha
Eu
Foi muito bom a criação do Rio Maracatu. O Rio de Janeiro está tendo a oportunidade de conhecer um pouco do rico folclore pernambucano, e nós pernambucanos que moramos no Rio de Janeiro estamos orgulhosos por isso.
Ótimo vídeo. Lindo mesmo
Aline querida, usei esse seu vídeo como parte da minha aula da prova prática para professor de Educação Física, prefeitura de São Paulo - Conteúdo: Elementos constitutivos das danças urbanas populares do Brasil: respeito às manifestações corporais e artísticas do patrimônio cultural brasileiro. Espero que a banca tenha me aprovado(ainda estou aguardando o resultado, kkk cada k é uma lágrima pela demora absurda). eu me orgulhei muito da inc´rivel aula que consegui desenvolver.... se quiser, posso te mandar o plano de aula para que possa analisar. com certeza, usarei esta aula com os meus alunos para além de uma aula teste. obrigada pela contribuição.
Muito lindo parabéns axé
Amei
Sou de Macapá-AP, aqui temos o Batuque e o Marabaixo, são manifestações semelhantes, dança, canto, uma forma de resistência negra.
Eu aprendi dessa aula que você deu um bom serviço para vc para bems
Lindos demais essas apresentações 👏 👏
Eu sonho em ver de perto isso! nunca fui ao nordeste, eu só trabalho. Vivo pra trabalhar e pagar conta. Quero viajar e ver de perto ainda na minha vida.
amei!Me ajudou muito em um projeto musical!Obrigada
Que legal! Mas uma pergunta: Você, no primeiro vídeo do maracatu, dançava naquele evento? 🤔
Só estou perguntando, pois vi uma mulher parecida com você, só curiosidade mesmo...
Ahaaaa, e você é muito LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Valeu ! ! ! Beijinhos da França .
Muito legal!!!!
Oiii!! Aline, eu soy Caín de Canarias lembra? tenemos um amigo común ele e Carlos um batería de Tenerife Ilhas Canarias
Eu acho q e muito legal
qual nome da musica que fala "Vim da África e Angola, eu aqui fui coroado. Nação negra do Congo do povo de Nossa Senhora do Rosário, aos pretos vou cantando a minha loa?
Maracatu existe em Pernambuco desde da época do império minha senhora kkk
Também temos maracatu em Fortaleza que a batida é completamente diferente da batida do de Recife.
Em Pernambuco maracatu tem mais de 200 anos
Muito bom
Quem veio por causa da aula de Artes ?
Eu
Eu
Eu
Euu
Fantástica Aline ... axé. .. que alegria ,que maravilha ...
Estou aqui pelo trabalho de artes, mt legal o maracatu.
Eu também da escola albertina
Eu tbm da escola CAPE
Que legal, galera! Bem-vindos! Bora se inscrever no canal? Tem um monte de vídeo interessante.
@@matheusaquino4424 albertina tbm 6D
Top mn
Eu amo o Maracatu! 💖
Artes
Gostei do vídeo porém acho que na verdade, o maracatu iniciou-se em aliança-pe pois, os maracatus de aliança são mais antigos que os de Nazaré.
So a professora de artes para me colocar para assistir 😂
Maracatu nasceu em Pernambuco, o estado mais rico culturalmente do Brasil
Obs. Maracatu não é só de Carnaval ok!
vlw! me ajudou no meu trabalho !!
Assistido
Eu vim tirar uma dúvida da minha atividade mapa da Unicesumar
Em Pernambuco se brinca maracatu a mais de 200 o maracatu nação elefante é 1800
Estou aqui pela minha aula de artes obrigada
E do professor Robin ?
sim kahdjkafg
alguem aqui pela aula de musica
Parabens pelo vídeo!!! Show!
absurdo um documentário sobre maracatu sem NENHUMA nação pernambucana sendo apresentada... e não é apresentada no sentido de ilustrar, é dar voz a essa pessoas que fazem cotidianamente o maracatu.
Já pensou na possibilidade deles não terem condições de proporcionar estes diálogos?!
@@josemartins8754 já parou pra pensar que você não se questionar sobre essas faltas de representatividade tanto de negros como de Pernambucos em um documentário que fala sobre eles e sua cultura.
@@camilabrandao3267 não há falta alguma! A representatividade deles é uma obviedade ululante! Já que o documentário é feito por quem é apaixonado por essa cultura que vc diz não estar sendo representada. Os maracatus Nação daqui não precisam de mídia. Eles possuem muito pouca ajuda financeira e, em muitos casos, não possuem suporte algum! O Maracatu percursivo está pelo mundo! Levando o nome e os baques das Nações seculares pelos 4 cantos do mundo! Não há o que recriminar neste trabalho! Pouco importa se há pernambucano nele.
@@josemartins8754, " Pouco importa se a Pernambucanos nele" essa sua frase só me faz pensar que isso seja uma apropriação cultural, dizendo a falta de importância dessas pessoas nessa que é uma manifestação cultura pra todos Brasileiros. Você não pode anular os percusores. Voce é Pernambuco é nordedtino?
@@camilabrandao3267 sou Pernambucano, Xangozeiro e Ogã.
Eu tou fazendo um trabalho sobre maracatu
Tbm
Eu tbm nessa merda
Euu
Que pena que não mostraram o maracatu de baque virado das nações do Recife! O que vimos nesse vídeo é a apresentação o maracatu de um grupo do sul, um grupo muito bom, mas apenas um grupo dos muitos que temos aqui. Se o mote era a história do maracatu de baque virado, as imagens deveriam ser das nações do Recife, das pessoas de lá. As explicações são muito boas e a ideia do vídeo é ótima, mas fica desrespeitoso quando o nome quem canta nem aparece, quando as imagens de quem perpetuou e transmitiu essa manifestação, as nações, não aparece e sim a de brincantes brancos do sul, como eu!
Olá Glória, gostaríamos esclarecer seus questionamentos: o vídeo mostra sim um grupo de maracatu do Sudeste, mas não conta a história especificamente sobre ele. A ideia do vídeo era contar um pouco sobre a historia do maracatu de baque virado. E não queríamos apenas citar o nome dos grupos tradicionais, pois cada nação tem sua historia riquíssima e não seria possível contemplar todas em um vídeo de 5 minutos. Não houve desrespeito da nossa parte, uma vez que, no descritivo do vídeo no You Tube os nomes das músicas estão descritas, com o nome da canção e a Nação correspondente. O Rio Maracatu está em constante contato com as Nações tradicionais como Leão Coroado, Estrela Brilhante, Porto Rico, entre outras... essa tradição também esta sendo transmitida no Sudeste. E assim que tivermos oportunidade, faremos vídeos sobre as Nações de Recife. Continue sintonizando a gente ;) Att, Equipe Curta!
concordo completamente contigo!
@@canalcurta , o nome das canções e dos mestres/nações não está no vídeo e se ele for mostrado em outra plataforma ninguém vai saber. De novo: foi desrespeito porque os mestres e nações deveriam fazer do vídeo como o da maravilhosa Aline.
O pessoal usando o vídeo para fazer trabalho de artes eu tô usando para geografia
Eu
Afro-Pernambucano
Eu quero saber onde começou o maracatu
PERNAMBUCO
👍
Qual o nome de algumas músicas do vídeo?
A música do Jorge Mautner foi $€ transformando aprooriando-&€ das tecnologias pena ñ ser ciência parafraseando Suassuna. AX€€€€&&&&&
Atividade de artes alguém?
Que maravilha o maracatu!
Muito bacana a ideia desses videos curtinhos! Como sugestão, seria incrível colocar legenda em inglês. Moro na Holanda e quando mostro imagens as pessoas aqui ficam encantadas! Sempre quero mostrar a eles algum vídeo que conte um pouquinho mais sobre a história dessas nossas lindas manifestações culturais, mas pouca coisa se acha com legendas em inglês.
Fica a dica, e parabéns pelo trabalho!
Alguém do 7B?
Da escola e.e.i. professor Zeferino Vaz caic
Sou do 7B e vim pela professora de artes
eu sou o youtuber
Gostei do vídeo, mas uma correção: Chico Science não causou nenhum "renascimento" do Maracatu em Pernambuco. Os blocos de Maracatu continuam os mesmos desde sempre. Tenho 56 anos de idade e nunca houve uma época em minha vida que não visse o Maracatu.
Chico Science o tornou público para vocês do resto do país.
queria Aline... bom ver registros e histórias sobre o maracatu... MAs temos de ter bastante cuidado com as histórias contadas por pesquisadores brancos acadêmicos sem fundamento sagrado.. O Maracatu é uma expressão sagrada, dinâmica e que envolvem muitos elementos... Maracatu nunca morreu.. sempre esteve vivo nos terreiros da nação nagô em Pernambuco, e posso falar por que sou ua ebami e Yá desse axé... O Maracatu não foi orquestrado pela corte portuguesa... seu fundamento sagrando é nagô (sombrinhas, reis e rainhas são tradições africanas e muitos outros elementos) assim como a alfaia é holandesa.. etc etc... tem muita coisa a ser compreendida e vivenciada para se falar de maracatu, dos ancestrais do maracatu, da corte real sagrada negra do maracatu... Não devemos a Chico a resistência e sobrevivência do maracatu até os dias de hoje mas sim ao povo de terreiro, a nação nagô e seus zeladores e mestres que mantém o sagrado do maracatu vivo até hj... Aliás creio que isso foi um complicador pra carreira dele... um músico que vai mexer com música ancestral deveria se cuidar espiritualmente pra isso... em geral, os músicos usam o ritmo e se esquecem do seu componente sagrado... Meus respeitos e vamos juntas em direção as histórias não contadas sobre a importância do povo de terreiro, da música de terreiro em nosso país... Aviso aos navegantes.. cuidado com quem leva Calunga pra rua e ñão a reverencia sagradamente dentro da nação nagô... Isso é um grave desrespeito ao ancestral nagô do maracatu... Isso sem falar no fundamento na Jurema Sagrada que é absolutamente indispensávell! Axé minha irmã.. que as pessoas saibam diferenciar ritmos percussivos e gestualidades coreografadas de axé, de ancestral, de fundamento sagrado da música espiritual da cultura do maracatu..
Concordo com tudo que disse sem tirar nem por! Sou pernambucana e de Recife, quando o cortejo passa na avenida no Marco Zero meus olhos enxem-se de lágrimas e fico arrepiada, é inexplicável para mim. Sem não houvesse espiritualidade não sentiria tamanha sensação!
Obrigada pelos esclarecimentos!! Redescobri o maracatu há pouco tempo, através da cantora angolana Lúcia de Carvalho. Confesso que o fator espiritual não era tão presente para mim até ler um pouco sobre o maracatu e o seu comentário. Para mim era só a ancestralidade (e isso naturalmente já é muita coisa). Nesses tempos sombrios, onde o herdeiro da família real brasileira vai ao plenário da câmara federal dizer que a escravidão é algo natural, temos que tomar muito cuidado com o perigo de relacionar uma manifestação puramente africana a uma "miscigenação" com a cultura portuguesa (que sem dúvida é riquissima, mas que definitivamente NÃO faz parte dessa cultura do maracatu). Não sou especialista como vocês duas, mas acredito que o maracatu é negro SIM e exatamente por isso é lindo! Fico aqui, agradecida ao canal pelo vídeo e a você pelos esclarecimentos fundamentais sobre o maracatu e sua religiosidade. #resistênciasempre
320784788 ID DO LOUD THURZIN
Corretíssima!
Perfeita explanação sobre o nosso Maracatu!!! 👑❤👏🏽🌻💃🏽
Mas não esqueça que Alceu Valença 1982 no disco cavalo de pau Alceu trouxe o Maracatu antes do Chico Science , Alceu Valença misturando maracatu com guitarra e contra baixo elétrico e sitizador .
320784788 ID DO LOUD THURZIN
Akkaako
Nem Alceu e nem Chico trouxeram nada, eles deram visibilidade pra uma tradição nagô que conseguiu resistir por todo esse tempo. Se nós déssemos mais atenção a nossa cultura e ancestralidade, o maracatu seria pra nós oq o haka é para os maoris. É muito mais profundo do q um ritmo musical, é espiritualidade.
OLÁ ALINE VALENTIN, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM.... SOU PROFESSORA E GOSTARIA DE PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAR SEU VÍDEO EM MINHA AULA.
DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO.
ATT: ISABEL GARCIA
Bom dia! Poderia estar utilizando seu vídeo na aula? Agradeço a atenção!
Aline no Maracatu tb tem dança dos arcos? Ou essa dança dos arcos é exclusiva do Cavalo Marinho?
Ola querida, é só no Cavalo Marinho a dança dos arco sim. Nada tem a ver com Maracatu de Baque Virado. bjsss
Para um vídeo breve, gostei da rápida explanação. Faltas muito mais? Sim. Faltou o Rural ou de Baque Solto, história da Zona da Mata pernambucana, O Grande e eternamente saudoso Naná Vasconcelos(apresentou o Maracatu ao mundo), mas a intenção foi ótima. Gostaria de ver um vídeo maior onde fosse contemplada a raiz do Maracatu e um pouco mais de sua história. Não sou negra, nem sou branca, sou MESTIÇA, sou pernambucana! Descendente de negros(um de meus bisavôs paterno era africano), de índios (um de meus bisavôs maternos era índio - "brasieleiríssimo?"), de portugueses (minha avó era portuguesa) e de BRASILEIROS NATOS. Fico triste ao acharem que "brancos"(difícil taxar alguém assim num país tão mestiço como o nosso) não podem fazer parte de um maracatu. Xenofobia? Preconceito racial? Territorialidade? Não sei, não tenho respostas, mas acho que o Maracatu e meu Pernambuco é muito maior, mais divino, mais rico, mais MULTICULTURAL que tais tentativas tomar posse daquilo que é do povo! Um beijo no coração e paz para todos :)
Alguém no video disse que "branco" não poderia participar do Maracatu???
ISMART
O desfile da corte real negra, o rei é branco, a dama de passo ...
Tal qual todes instrumentos JUNTOS muitas alfaias abes caixas atabaques ... muitas chitas em volta entre o povo a corte o baque . Caboclo e porta estandarte pedindo licença EXU chamando pra festa OS 0$$$$ 0R!X@$
€$T@0 N@ RU@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ virgem do ROSARIO aqui estamos nós, todes reunidos pr@ louvar @ vós . Oh virgem Santa que é mãe do senhor . Olha nossos filhos. Com o seu louvor . nossa senhora da boa morte N@N@
Tmb falo português
achou q eu tava brincando?
Oar asdf
Parabéns pela visibilidade. Aconselho que se interessou procurar novas referências. O vídeo, embora muito bem intencionado, permeia apenas uma superficialidade.
Não e não
Amei