CAOA é apenas uma importadora que trabalha tbm com Xing Lings da Chery. A CAOA é o maior episódio de enganação ao consumidor com a propaganda mentirosa do Lentoster.
@Philip Nicacio vc deve ser uma criança semi analfabeta pra fazer uma pergunta imbecil dessa. Quem fundou a CAOA foi o Carlos Alberto de Oliveira Andrade. CAOA → Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Uma empresa fundada no Brasil por um Brasileiro, com as 2 bases no Brasil (Anápolis e Jacareí) e com as concessionárias no Brasil é ÓBVIO que é BRASILEIRA.
Obrigado, João Conrado do Amaral Gurgel, por ter existido e criado os carros Gurgel, é uma pena você não ter recebido o apoio e o reconhecimento do país! eu particularmente o considero um herói pela sua dignidade como ser humano! Luiz Madeira , (Feliz proprietário de um Gurgel Carajás 1986)
Eng. Gurgel, o empresário mais sacaneado no Brasil, depois do Barão de Mauá! É o que sempre digo aos meus alunos de Engenharia. Esse homem era um sonhador? Jamais! Sempre foi um gênio à frente de seu tempo e grande idealizador. Sempre acompanhei sua história desde os anos 70. Infelizmente, como muitos empresários, confiou em políticos e, no Brasil, isso é sentença de morte. Mas fica seu incrível legado. Parabéns pelo documentário. Simplesmente excelente!
Triste saber que tudo que fala é verdade. E que desde Mauá o Brasil poderia ter tido um destino diferentíssimo. Como governante nesta linha, acho que o único de 1a que podemos citar foi Dom Pedro II. Triste saber que poderíamos ter sido tanto quanto a América de lá.
peguei a frase do senhor ¨confiou em políticos e, no Brasil, isso é sentença de morte¨ tomara que neste ano de eleições o povo acorde para estes que hoje prometem, como Bolsonaro por exemplo! seu comentário é de 03 anos antes ! como estava diferente o cenário politico ! ninguém iria acreditar no que se passou ! o senhor tem razão.
O Governo, acabou com vários projetos, o que é de interesse do brasileiro, eles dão um jeito. O Gurgel merece um busto, pois cravou seu nome como o único que idealizou um sonho de entregar uma fabrica de carro genuinamente brasileira.
FERNANDO COLOR DE MELO DEU O TIRO E CIRO GOMES ENTERROU. QUANDO FOR EM UMA AGENCIA COMPRAR UM CARRO A PREÇOS EXTRASTOFÉRICOS, AGRADEÇA AS DECISÕES DO PASSADO DESTE DOIS E DE MUITOS QUE COMTRIBUIRAM PARA VC VIVER NOS DIAS DE HOJE ESTA REALIDADE. PATRIA AMADA bRASIL
FERNANDO COLOR DE MELO DEU O TIRO E CIRO GOMES ENTERROU. QUANDO FOR EM UMA AGENCIA COMPRAR UM CARRO A PREÇOS EXTRASTOFÉRICOS, AGRADEÇA AS DECISÕES DO PASSADO DESTE DOIS E DE MUITOS QUE COMTRIBUIRAM PARA VC VIVER NOS DIAS DE HOJE ESTA REALIDADE. PATRIA AMADA bRASIL
O brasileiro é muito inteligente e versátil, mas muitas vezes não tem coragem suficiente para persistir nos seus sonhos, a Gurgel quebrou infelizmente pela força politica das grandes montadoras e hoje pagamos ai 30 a 40 mil por um carro com o minimo de conforto, me sinto muito feliz por ser brasileiro mas triste por estar numa época onde a força politica é mais forte que os sonhos dos brasileiros. Meus parabéns pela iniciativa de manter a história viva da Gurgel.
O sonho do Sr Gurgel nos traz a perseverança e Capacidade de um Homem que até os ultimos momentos Lutou pelo seu Ideal,este Sim Temos quê aplaudir!!!!!! Batalhou com unhas e Dentes para quê seu Projeto jamais se acabasse!!!!!! Este Homem é o Verdadeiro Orgulho Brasileiro!!!!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@PISTOLEIRODASGATAS o maior prazer nao é ser reconhecido como inventor e ganhar todo o mérito. Acredito que o maior lucro, está disseminada ,não de forma uniforme, a sociedade geral do mundo
Uma pena a falta de apoio, creio que por ter sido honesto não prosperou, se tivesse oferecido milhões em propinas levantaria bilhões em apoio. Brasil é foda.
Brivaldo Ramos e realmente é é uma merda mesmo agora ficou só apostando naquele br800 e o governo deu isenção do ipi as multicor ais para carros de 1000 cilindradas foi aonde quebrou as pernas
Até eu completar 60 anos, não sonhava possuir um carro ZERO; a partir do Gurgel, passei a sonhar; e com um orgulho incontrolável dentro do meu peito. Não sei se por vaidade ou por patriotismo; a verdade é que eu dizia para mim mesmo : O meu primeiro carro novo será um Gurgel ! Quase chorei de amargura, quando soube da triste notícia . Somente aos 72 comprei um carro novo; mas não foi que sonhava ! Esse nosso país é assim, infelizmente ! Não se pode ser limpo;honesto;autruísta; trabalhador; patriota, ou ter virtudes. Passa-se por sonhadores, otários, e outras coisas mais...Nosso herói não foi o 1º nem será o último; só um exemplo :Santos Dumont . O erro dele foi confiar em gente da pior espécie que há no país; políticos!
Como é triste e revoltante ver um brasileira gênio com tantos progetos um homem a frente do seu tempo ser destruído por ganância de nossos políticos e não ser reconhecido pelo seus sonhos um grande patriota na gual não foi reconhecido
Fantástico e inacreditável não ter havido um incentivo maior do governo ou de algum político para apoiar essa fabulosa iniciativa da Gurgel. Criar um carro popular BRASILEIRO.... Viva a memória da Gurgel e do Gurgel!
É uma pena ver uma empresa que tinha tudo pra dar certo (já tinha dado, só não seguiu por pura covardia política) fechar as portas. Imagine os carros que seriam produzidos hj. Com certeza seriam lindos e como todos que o Dr. Gurgel produziu seriam a frente do nosso tempo. Carros futurísticos. Salve Dr. Gurgel
Eu aqui em 2022 assistindo o documentário, sou apaixonado pela história do gurgel, um cara sonhador que criou não só uma empresa qualquer, mas realizou um sonho grande que para muitos era impossível, temos que incentivar a criação de grandes novas empresas e que sejam brasileira, para assim o brasil crescer e ganhar espaço, além de gerar emprego para milhares de pessoas.
Uma pena de ver como acabou a Gurgel, cresci admirando esses carros pelas ruas. O cara era um visionário, pena que foi contar com pessoas de má índole, ou seja POLÍTICOS !!! Lamentável !
Tempos bons em que a industria nacional era pulsante e criativa, sempre encontrava uma saída para as dificuldades e as pessoas tinham vontade em fazer algo novo. Hoje o que se vê é uma repetição das mesmas coisas, um mote de cópias umas das outras ...
DOCUMENTARIO MARAVILHOSO. TRABALHANDO COM TINTAS POLIURETANICAS , NESSA ÉPOCO. RR TINTAS, ACOMPANHEI PINTURA DOS CARROS . INTERNA E EXTERNA.DOI O CORAÇÃO VER UMA FÁBRICA MARAVILHOSA ACABAR.PARABENS.
*Dáo muitas tristezas revoltas mesmas,sentimentos de mágoas de ver,um empresário pioneiro genuíno,na fabricação de automóveis tudo nacional,dando empregos para milhares de pais de famílias, não ser amparado nem reconhecido pelos governantes insensíveis da época*
Este é o retrato real e não tratado de nosso país, onde os sonhos e idéias que favorecem o próprio Brasil e seu povo, jamais são levados a sério ou tem o devido incentivo e proteção. Pois é melhor favorecer aos próprios "governantes" e seus interesses. Mas fica um grande exemplo e um belo investimento no Brasil. Obrigado Gurgel.
Esse foi um Brasil que deveria até hoje estar em curso, que este homem materializou. Já pensou se essa brilhante ideia fosse apoiada por cada um dos brasileiros, inclusive os políticos da época?
+Jose Levi Silva Melo errado o presidente Fernando Collor desgraçado q fez com q a gurgel falir, ele era tão desgraçado Collor q fez pessoas ate suicidarem na época pq ele roubava a grana das pessoas nos bancos
+Billy Car AMIGO A IDEIA DO GURGEL ERA ÓTIMA, E OS BRASILEIROS APOIARAM SIM O GURGEL, QUEM NÃO APOIOU FOI O GOVERNO QUE COMO SEMPRE É COMANDADO POR POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS QUE SAQUEIAM OS COFRES PÚBLICOS, SEMPRE FOI ASSIM E ACHO DIFÍCIL MUDAR, POIS QUEM FAZ AS LEIS SÃO JUSTAMENTE OS POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS, O POVO APOIOU POIS FOI UMA IDEIA GENIAL E INCLUSIVE COMPROU OS CARROS FABRICADOS PELA GURGEL POIS ERAM PERFEITOS E BARATO COM PREÇO ACESSÍVEL AO POVO, POIS NOS DIAS ATUAIS O CARRO MAIS BARATO CUSTA EM TORNO DE 35 MIL REAIS A VISTA, VALOR ESSE QUE NENHUM CIDADÃO POBRE TEM, EM RESUMO O GOVERNO E OS POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS DO NOSSO PAÍS FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO FECHAMENTO DA FABRICA GURGEL.
E o Cangaciro, um dos que prometeu apoio e não o apoiou, está vindo para Presidente e diz que irá criar mais empregos, e que irá dar fôlego a empresas brasileiras, basta-nos ver este documentário para ver o que ele fez pela Gurgel quando ela ia abrir uma fábrica no estado dele.
Triste ver, como o jogo de interesses empreendido pelo políticos e os donos do capital no Brasil destroem todos aqueles que buscam desenvolver tecnologia nacional.
Desde garoto, como desenhista nato, desenhava carros, carros de combate, aviões, motocicletas, essa era e é minha paixão... depois de cursar desenho técnico mecânico, e ilustrações artística e publicitária, comecei a trabalhar como projetistas de estruturas metálicas ma industria de Comunicação Visual, desenvolvendo fachadas, luminosos, totens, letreiros e nos dias de hoje, após me instruir em Mecatrônica, retomei velhos sonhos relacionado a mobilidade, e com isso, em pesquisas sobre a industria automotiva, vejo uma proximidade de parte da minha história com a de Gurgel... ao menos alguns pontos comuns: Gostar de inventar, Desenhar carros, ter trabalhado com luminosos.. e o mais importante, ambicionar ser industrial do setor automotivo/mobilidade (estou iniciando com a fabricação de e-bikes no próximo trimestre de 2020 por questões de investimento e ferramental, e considerando o alto grau de inovação e disruptividade que trago comigo, isso me permitirá por conseguinte me inserir no setor de scooters e motocicletas, até ter porte e poder econômico para atuar com veículos de passeio e transporte leve se Deus quiser )! Aqui fica o meu registro (para a posterioridade), para que se o sucesso me fizer esquecer do legado deste brasileiro, alguém possa me lembra-lo, me reportando este comentário, para que ao menos um dos produtos seja em homenagem desse brasileiro visionário e resiliente!
Que documentário!!! Que show de reportagem!!! Que pesquisa maravilhosa!!! É uma pena nossa única e emblemática indústria automotiva 100% nacional ter tido este triste fim. E que triste fim teve este grande homem que deveria ser tratado como herói nacional. Ele sim conseguiu fazer o impossível: projetou e construiu carros com tecnologia própria num país que não valoriza o que tem. Ah. Não posso esquecer de citar o motor Enertron. Muitos dizem que um motor de Fusca cortado ao meio. Mas não é bem assim. As ideias são de vários motores, como o disparo simultâneo dos cilindros, que veio do Citroën 2CV. Mas ele soube, a seu tempo, fazer o que sabia de melhor: realizar sonhos.
FERNANDO COLOR DE MELO DEU O TIRO E CIRO GOMES ENTERROU. QUANDO FOR EM UMA AGENCIA COMPRAR UM CARRO A PREÇOS EXTRASTOFÉRICOS, AGRADEÇA AS DECISÕES DO PASSADO DESTE DOIS E DE MUITOS QUE COMTRIBUIRAM PARA VC VIVER NOS DIAS DE HOJE ESTA REALIDADE. PATRIA AMADA bRASIL
Mto obrigado amigo, vc me fez reviver sonhos, conhecer ainda mais sobre a vida e obra desse brasileiro que só nos enche de orgulho. Sonhos não morrem... Sonhos apenas adormecem. Tenho, com mto orgulho um Gurgel XEF 86, e tbm faço parte desse sonho. Vlw!
Puxa! Documentário fascinante, eu como nacionalista fiquei emocionado, pena nosso país não ter políticos nacionalistas e sim traíras covardes que ficam de quatro para gringos.
Vai se chegar a uma hora em que nos daremos conta de que andarmos, todos, num só sentido é a melhor tática. Hoje, compreendo que o brasileiro é um grande expert em ser do contra e, dentre todos, o maior dos predadores de si mesmo. Pena !
Que documentário bacana ...resgatando um pouco de nossa história na indústria automobilística .....parabéns pela iniciativa .......obrigado por compartilhar isso com todos nos .......
assisti ao documentário com o coração apertado, e terminei com a voz embargada, um choro no peito, e a velha sensação de sempre: no brazyl, se você for ousado, criativo, inteligente, genial, se por acaso, você tiver a ousadia de ter um projeto nacional, estará fadado a ser crucificado, queimado vivo, colocado na roda da inquisição pelos interesses internacionais. lamentei e senti demais a morte de gurgel, em 2009, e ainda hoje procuro não pensar na tristeza que esse homem deve ter vivido ao ver seu sonho - que era um sonho brazyleyro, antes de tudo - derreter na mão do cinismo dos governantes comprometidos com os interesses internacionais. me recordo do gurgel do ibge que meu pai, funcionário do instituto, pilotava de vez em quando na década de 1980, nos rincões do interior do paraná, e que era o único que aguentava as estradas tortuosas, lamacentas, intransponíveis que havia por lá. aquele carrinho sempre marcou minha infância, e desde aquele tempo eu tive simpatia pelo engenheiro visionário que criara aqueles carros estranhos e fortes. em tempos sombrios como os que vivemos, novamente vendo os interesses nacionais serem rifados pelos vampiros de sempre, isso é apenas a confirmação da regra. ainda assim, agradeço por este belo filme. quem sabe ele possa servir para que alguém das "new generations" se ligue e quem sabe, o sonho possa renascer. mesmo com meu pessimismo insistindo em dizer que isso não vai rolar, talvez ainda haja algum tipo de esperança. gurgel não morreu. seus carros e suas ideias são eternos.
muito obrigado por me fazer relenbrar dessa magnifica mente e comcessionaria do finado joao gurgel ele foi o primeiro a fazer um carro eletrico no brasil tu deves saber ainda chamaram ele de louco louco e quem o chamou agora carro eletrico e o futuro muito bom o documentario gostei muito
Assim como o Barão de Mauá, Gurgel foi um Herói da nossa história, homens que acreditaram no Brasil mas que foram barrados por governos que sempre estiveram a mercê dos interesses estrangeiros.Há momentos que sinto vergonha de ser brasileiro.
Sinto muito orgulhoso pela história do Gurgel. Isso sim é o verdadeiro patriotismo e não ficar cantando hino nacional em escolas ou estádios de futebol! Toda reverência a esse herói brasileiro.
Está aí a prova que o Brasil não apoia o brasileiro, o Gurgel se estivesse em outro país teria apoio, incentivo, basta ver nossos pesquisadores que hoje estão fora do Brasil por falta de incentivo à pesquisa, a tecnologia e lá fora recebem apoio, dinheiro e reconhecimento pelo que fazem. Aqui seriam humilhados, menosprezados, sem falar o que a imprensa poderia fazer. Devemos agradecer ao Gurgel por ainda hoje ser inspiração e motivo de orgulho.
muito bom o documentário. parabens aos jornalistas. realmente é triste. ser empresário no brasil é quase impossivel. acho q daquela epoca, so a Embraer conseguiu sobreviver.
Com toda a certeza afirmo isso: um dos Maiores Empresários da História do Nosso País! A nível de Silvio Santos! Gurgel, um visionário, a frente do seu tempo!
Um carro que fazia na época (1988), 25 km/l tinha tudo pra ter sido um sucesso gigantesco inclusive nos dias de hoje. Pena que aqui governo se intromete demais em empreendimentos, e quando verdadeiramente se precisa deles nos sabotam.
Excelente documentário, parabéns pelo ótimo trabalho. Acredito que esta historia deveria ser exibida no cinema nacional, para que todos conhecerem aquele, que segundo o meu ver, acredito que foi um heroi nacional, lutando contra tudo e todos em busca de seu sonho. É uma pedaço da história do Brasil, que ficou esquecida no passado. Como uma pessoa comentou em um dos topicos anteriores, houve negligência pelo do governo da época, pressionado pelas grandes montadoras já instaladas aqui, e por parte das autoridades em deixarem acontecer tudo isso. Muito emocionante o vídeo.
Parabéns pelo documentário ,alias triste final para o sr.Gurgel e sua bela empresa mereciam muito mais do que tiveram,infelizmente foram importunos para o governo brasileiro tendo que acabar com eles para poder manter o fusca como carro popular, sabe-se lá no que a Volkswagen agradou o governo para dar com o pé pra trás com a Gurgel.
Impossível assistir e não chorar! Gurgel, esse sim, mais um exemplo, de que o Brasil é celeiro de inovação, ousadia, e, tecnologia! Sem apoio, lógico! Gurgel foi sim, um sonhador, assim como Henry Ford foi também. Teve sim erro de planejamento, onde seu maior erro foram os empréstimos, que segundo documentário, não recebeu, mesmo após as aquisições da Citroen, se ele tivesse mantido o BR-800, sem maiores investimentos, talvez em 1996 em diante com a inflação controlada, teria grandes chances de crescer independente de terceiros, ou melhor, dependente de si próprio! Gurgel não quebrou, mas ele cumpriu sua missão, desejo que Deus tenha um bom lugar pra ele na eternidade, Sr Gurgel, tem o meu respeito!!!!
Hj esta falida e vai ser vendida a preço de banana p os chineses o povo brasileiro é incapaz, somos bananas ñ temos capacidade de brigar por nossos direitos contra esses picaretas vagabundos políticos bandidos
embraer é meu ovo, estatal, cabide de emprego de funcionário público com conchavo, eu não fui beneficiado de nenhuma forma por embraer, para de babar ovo de empresa estatal, Gurgel era empresa privadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ! Não estatal.
Gostei do video ! Espero que façam outro sobre as tecnologias empregadas nos carros: como motores, cambio, tração; suspenção e principalmente as carrocerias feitas "Plasteel" e depois copiado pela Troller !
Longe não é o termo certo , o certo é nunca vamos ter , o mercado hoje em dia tem muita variedade de marcas e modelos , hoje pra fabricar carro começando do zero é praticamente inviável .... sem contar o boicote por causa das demais montadoras e principalmente a falta de incentivo do governo , que pra eles não interessam nem um pouco como na época do Gurgel !
Comecei a construção do chassis do meu G 15. Vou refaser ele por completo. É um projéto para 3 anos. Como estou com 68 anos espero que o coração aguente
Uma grande história...desse Grande e Inteligente Brasileiro, que lutou sozinho contra o maior e mais poderoso Sindicato Patronal do Hemisfério Sul, a ANFAVEA, que é e foi capaz de destituir poderes, autarquias e Presidentes. Muitas coisas, como isenções de impostos, itens de segurança obrigatórios e garantias que possuímos começaram nas pranchetas deste Incrível Engenheiro...eu tb tive 2 Automóveis Gurgel, um X 12 e um Walk Machine BR 800, eram barulhentos sim, mas eram seguros, práticos, econômicos e ágeis !!! Uma pena que os alunos da ECA /USP não se aprofundaram no que realmente levou a GURGEL falir, eu entendo , mesmo porque não era o assunto do trabalho... Muitos não sabem , mas presenciei algumas das coisas que foram visualizadas nesse vídeo e o que mais me enoja é ver a cara de pau de André Beer, do ex Governador de São Paulo: Fleury e do ex Governador do Ceará, Ciro Gomes tirando o ....deles da reta....Mentira!!! eles foram os maiores culpados e traidores...na época eu prestava serviços pro Dr Gurgel...o André Beer usava os Sindicatos pra gerar greves nos concorrentes pára poder miná-los e enfraquece-los e fez isso várias vezes, inclusive quando a Crysler fechou as portas de sua Fábrica de Caminhões em 1979, a qual virou depois Volkswagen Caminhões....uma mera coincidência, se não fosse o próprio André Beer, ser Presidente da Volkswagen e o Sr Lula, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SB do Campo. A QUEM INTERESSAVA A EXTINÇÃO DA GURGEL...???? QUEM ERA SEU PRINCIPAL CONCORRENTE...??? Do outro lado os senhores ex Governadores usaram o dinheiro que o Dr Gurgel conseguiu no BNDS e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID para construir a fábrica de Motores em Fortaleza, para fortificar suas campanhas de reeleição...e que nada fizeram para ajudar...DOIS GRANDES JUDASSSSS !!!!
@@rolero_podcast Valeu Gustavo Martins, adoro quando falam em Faculdade, coisa linda em chegar lá, continuemos até o final do documentário, foi fascinante...tenho uma pessoa na família que adora quaisquer tipos de veículos... Apesar da pouca idade, (4 anos e onze meses,) já desenha alguns modelos com definição meu neto, SAULO, filho do Professor Israel Nóbrega, meu Filho, Valeu, 11-Julho-2021.
Vim para aqui através de um documentário da Revolução Francesa rs. Não conhecia a história do Gurgel...muito bem elaborado o documentário. Embora tenha tido um triste fim, esse tipo de coisa é bom para inspirar um espírito brasileiro, nacionalista que nunca existiu.
Sempre achei impossível um país tão grande como o Brasil não ter empresas totalmente nacionais. Gurgel foi uma oportunidade perdida, mostrando que o poder está mais interessado no dinheiro do que no interesse de seu povo, a grandeza da indústria nacional deveria ser o primeiro interesse da política, seja de que cor ou partido for. O governo brasileiro poderia ter feito história ajudando Gurgel, mas preferiu ir ao caixa e pegar o dinheiro. Morei muitos anos no Brasil e é um país que amo, merece muito, muito mais. Um abraço da Itália!!!
ECA/USP Caio Cavechini Evelyn Uliam, Liuca Yonaha, Letícia Sorg e Lilian Ronchi Gustavo Martins Obrigado oque vocês fizeram mostrar a justiça e a injustiça a justiça de um homem pensando no melhor para seu povo sua gente seu país. e a injustiça desses político imundo que com toda certeza se vendeu, para as multinacionais, seu Documentário me trouxe um sentimento de revolta, Orgulho desse Grande Brasileiro e muitas lacrimas.
ola como vai? meu nome e claudinei e sou um sonhador assim como o sr. Gurgel. fico muito triste em saber de toda a historia por saber das noticias que fizeram com que a fabrica fecha-se as portas. as vezes fico imaginando em empreender neste pais com estas leis que, favorecem alguns e desfavorecem a outros. apesar dos indícios, mas ainda não se sabe ao certo a versão verdadeira da história. parabéns a todos os que empenhara-se neste documentário. isso e bom para fortalecer aqueles que querem investir neste pais, e acreditam que, apesar de todos os fatos que nos levam a crer no contrario,ainda veem grandes chances deste pais crescer de alguma maneria. Feliz da quele que acredita em seu sonho,pois só assim para fazer dele um mundo real. Fequem com Deus.
Parabéns pelo documentário e por manter viva a história de um grande empreendedor que acreditou em seu pais, mas foi duramente apunhalado por políticos canalhas que se venderam ante as montadoras extrangeiras
Acredito que a Gurgel pôde ser erguida novamente criando uma associação de funcionários, e simpatizantes que queria investir e produzir carros com nova roupagem.
os apaixonados por carro ficariam muito feliz como também o Brasil todo, se a família voltasse a fabricar ou vendesse a patente para que auguem competente a voltar a fabricar tenho certeza que os brasileiros ficará muito grato
MT bom parabéns a vcs que homenagearão a Gurgel com esse documentário.
8 лет назад
Excelente, deveria ser atualizado esse documentário e exibido para cada cidadão, para mostrar a inventividade do brasileiro mesmo em frente à adversidades. Parabéns pelo documentário.
O Brasil e essas multinacionais vai pagar muito caro pela falta de consideração com o GURGEL. Gostei muito do documentário que mostrou um verdadeiro gênio da indústria automobilistica Brasileira .Parabéns a todos.PARABENS GURGEL.
Muito linda a história da Gurgel. Só que, o Sr. Gurgel deveria ter vários investidores poderosos. Hoje o Brasil teria uma das maiores fábricas de automóveis, competindo com qualquer outra do seu nível.
Muito bom o documentário. Parabéns a todos que participaram. Ótima historia, Só acho tem que ser mais divulgada, pois muitas pessoas criticam e não conheceu que este grande brasileiro patriota passou. Parabéns a família Gurgel que apoiou um herói nacional, mesmo o estado não reconhecendo.
meus parabens belo documentario antes eu via um Gurgel e nao dava valor e nem sabia que era brasileiro esse documentario mudou minha opiniao agora eu vou dar mas valor a esse carro pela sua historia.
Parabéns pelo documentário. Foi assim com as linhas de trem, com a fabrica da Gurgel e sera assim com a Embraer, alias já esta sendo... Se eu pudesse gostaria de saber da boca dos políticos envolvidos nesse golpe contra os brasileiros, onde esta o carro popular para o brasileiro hoje? Mesmo quando a JAC e a KIA ofereceram veículos baratos e começaram a pisar no calo das conhecidas fabricas, o bom governo criou o SUPER PIB para sobretaxá-las, o resultado... carro popular no mínimo 40 mil reais.
Gurgel foi um grande homem ,um grande empreendedor, um grande brasileiro infelizmente não teve apoio dos políticos dá época ,porque se tivesse tido, nos dias de hoje não estaríamos nas mãos das multinacionais que fazem o que querem com o mercado automobilístico brasileiro tornando-nos um país Colonia até hoje.
Eu amo carros .adoro a Ford adoro Chevorlet entre outros carros mais da muito orgulho de Brasileiro que penso no futuro do Brasil. JÕAO AUGUSTO DO AMARAL GURGEL UM VERDADEIRO BRASILEIRO. Msis infelizmente os governantes não deram o devido valor no trabalho incrível dele.
boa noite. EU TIVE O PRAZER DE TER UM GURGEL X12 E HOJE TENHO UMA SAUDADE TREMENDA DE TER NOVAMENTE ESSE CARRINHO VALENTE E MARAVILHOSO FEITO POR UM ENGENHEIRO VISIONARIO E PATRIOTA CHAMADO JOAO DO AMARAL GURGEL. NAO TEM LUXO, MAS ELE PASSA ONDE AINDA HOJE OS CARROES FICAM.
Esse documentário deveria passar na TV aberta....
GURGEL: muito "brasileiro " para o pouco "Brasil."
Dá até tristeza.
O que o governo fez com a Gurgel. É semelhante a um pai assassinar seu próprio filho.
MarcioTD1
Verdade. Sao os assassinos de sonhos. Infelizmente esse país está cheio deles. A esperança é o CAOA.
Falou tudo, estávamos fabricando tudo do motor ao chassi ,e o governo fez isso.
pesquisa sobre o miura a ferrari brasileira que era sonho de consumo dos alemoes
CAOA é apenas uma importadora que trabalha tbm com Xing Lings da Chery.
A CAOA é o maior episódio de enganação ao consumidor com a propaganda mentirosa do Lentoster.
@Philip Nicacio vc deve ser uma criança semi analfabeta pra fazer uma pergunta imbecil dessa.
Quem fundou a CAOA foi o Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
CAOA → Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
Uma empresa fundada no Brasil por um Brasileiro, com as 2 bases no Brasil (Anápolis e Jacareí) e com as concessionárias no Brasil é ÓBVIO que é BRASILEIRA.
Obrigado, João Conrado do Amaral Gurgel, por ter existido e criado os carros Gurgel, é uma pena você não ter recebido o apoio e o reconhecimento do país!
eu particularmente o considero um herói pela sua dignidade como ser humano!
Luiz Madeira , (Feliz proprietário de um Gurgel Carajás 1986)
Eng. Gurgel, o empresário mais sacaneado no Brasil, depois do Barão de Mauá!
É o que sempre digo aos meus alunos de Engenharia. Esse homem era um sonhador? Jamais! Sempre foi um gênio à frente de seu tempo e grande idealizador. Sempre acompanhei sua história desde os anos 70. Infelizmente, como muitos empresários, confiou em políticos e, no Brasil, isso é sentença de morte. Mas fica seu incrível legado. Parabéns pelo documentário. Simplesmente excelente!
Triste saber que tudo que fala é verdade. E que desde Mauá o Brasil poderia ter tido um destino diferentíssimo. Como governante nesta linha, acho que o único de 1a que podemos citar foi Dom Pedro II. Triste saber que poderíamos ter sido tanto quanto a América de lá.
ROMEU MARCELOH
peguei a frase do senhor ¨confiou em políticos e, no Brasil, isso é sentença de morte¨ tomara que neste ano de eleições o povo acorde para estes que hoje prometem, como Bolsonaro por exemplo! seu comentário é de 03 anos antes ! como estava diferente o cenário politico ! ninguém iria acreditar no que se passou ! o senhor tem razão.
Mesma história que ocorre desde o Brasil Império, Dom Pedro II não tinha força contra o OLIGOPÓLIO da agricultura escravocrata que derrubou o Mauá...
"Mario Wallace Simonsen" também foi destruído...
Impossível assistir sem se emocionar!
Lindo documentário!!!!
Não podemos deixar a história da Gurgel morrer!
Obrigado!
Grato pelo comentário
O Governo, acabou com vários projetos, o que é de interesse do brasileiro, eles dão um jeito. O Gurgel merece um busto, pois cravou seu nome como o único que idealizou um sonho de entregar uma fabrica de carro genuinamente brasileira.
Infelizmente temos políticos apátridas. Está óbvio que o lobby das grandes montadoras foram os determinantes para acabarem com o Gurgel...
Gurgel foi um grande herói.
O problema do Brasil é o brasileiro.
FERNANDO COLOR DE MELO DEU O TIRO E CIRO GOMES ENTERROU. QUANDO FOR EM UMA AGENCIA COMPRAR UM CARRO A PREÇOS EXTRASTOFÉRICOS, AGRADEÇA AS DECISÕES DO PASSADO DESTE DOIS E DE MUITOS QUE COMTRIBUIRAM PARA VC VIVER NOS DIAS DE HOJE ESTA REALIDADE. PATRIA AMADA bRASIL
Sonhos Enferrujam, o Gurgel não, pois é de fibra de vidro. Faltou mais apoio para esta importante indústria brasileira.
Então que seja, sonhos apodrecem.
Gostei d teu comentário: "sonhos enferrujam, o Gurgel n."
FERNANDO COLOR DE MELO DEU O TIRO E CIRO GOMES ENTERROU. QUANDO FOR EM UMA AGENCIA COMPRAR UM CARRO A PREÇOS EXTRASTOFÉRICOS, AGRADEÇA AS DECISÕES DO PASSADO DESTE DOIS E DE MUITOS QUE COMTRIBUIRAM PARA VC VIVER NOS DIAS DE HOJE ESTA REALIDADE. PATRIA AMADA bRASIL
O brasileiro é muito inteligente e versátil, mas muitas vezes não tem coragem suficiente para persistir nos seus sonhos, a Gurgel quebrou infelizmente pela força politica das grandes montadoras e hoje pagamos ai 30 a 40 mil por um carro com o minimo de conforto, me sinto muito feliz por ser brasileiro mas triste por estar numa época onde a força politica é mais forte que os sonhos dos brasileiros. Meus parabéns pela iniciativa de manter a história viva da Gurgel.
e na argentina o mesmo modelo custa a metade, o que agente ganha ? nada, o brasileiro so paga prejuizo causado pelo governo
brasileiro não dar sorte, inventou a bina e um japones tomou a inversão, inventou um aviaão e um americao tomou a invesão e por ai vai
E hoje um Gol 0km custando 88 mil reais...
O sonho do Sr Gurgel nos traz a perseverança e Capacidade de um Homem que até os ultimos momentos Lutou pelo seu Ideal,este Sim Temos quê aplaudir!!!!!! Batalhou com unhas e Dentes para quê seu Projeto jamais se acabasse!!!!!! Este Homem é o Verdadeiro Orgulho Brasileiro!!!!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@PISTOLEIRODASGATAS o maior prazer nao é ser reconhecido como inventor e ganhar todo o mérito. Acredito que o maior lucro, está disseminada ,não de forma uniforme, a sociedade geral do mundo
Uma pena a falta de apoio, creio que por ter sido honesto não prosperou, se tivesse oferecido milhões em propinas levantaria bilhões em apoio. Brasil é foda.
Brivaldo Ramos e realmente é é uma merda mesmo agora ficou só apostando naquele br800 e o governo deu isenção do ipi as multicor ais para carros de 1000 cilindradas foi aonde quebrou as pernas
Pagar propina foi uma coisa que João Gurgel fez. E dúzias de vezes.
Até eu completar 60 anos, não sonhava possuir um carro ZERO; a partir do Gurgel,
passei a sonhar; e com um orgulho incontrolável dentro do meu peito. Não sei se
por vaidade ou por patriotismo; a verdade é que eu dizia para mim mesmo : O meu
primeiro carro novo será um Gurgel ! Quase chorei de amargura, quando soube da
triste notícia . Somente aos 72 comprei um carro novo; mas não foi que sonhava !
Esse nosso país é assim, infelizmente ! Não se pode ser limpo;honesto;autruísta;
trabalhador; patriota, ou ter virtudes. Passa-se por sonhadores, otários, e outras
coisas mais...Nosso herói não foi o 1º nem será o último; só um exemplo :Santos Dumont . O erro dele foi confiar em gente da pior espécie que há no país; políticos!
Disse tudo e muito bem!
Gurgel confiou demais no governo. Aí qnd precisou além do governo não ajudar terminaram de quebrar eles.
Cada povo merece o Governo que tem. Quanto a história desse grande homem é emocionante, um verdadeiro herói brasileiro.
Muito top esse documentário..
Home.integente.ogoverno.nao.deixa.fazer.nada.
O BR está voltando a brilhar
17:37 Gurgel falando de itaipu o carro elétrico brasileiro..... em 1981 ... pqp
Previu o que estaria acontecendo hoje há mais de 40 anos atrás...
Visionario !!!!
Encontrei um BR800 esta semana e parei para olhar, muito respeito pela GURGEL 👏👏👏👏
Como é triste e revoltante ver um brasileira gênio com tantos progetos um homem a frente do seu tempo ser destruído por ganância de nossos políticos e não ser reconhecido pelo seus sonhos um grande patriota na gual não foi reconhecido
Obrigado por fazer o documentário, fantástico!
+Nino Byttencourt Obrigado por assistir!
Gurgel foi brilhante, tão brilhante que não comprou os políticos da época. O resultado de seu invejável e exemplar brilhantismo já conhecemos.
Fantástico e inacreditável não ter havido um incentivo maior do governo ou de algum político para apoiar essa fabulosa iniciativa da Gurgel.
Criar um carro popular BRASILEIRO....
Viva a memória da Gurgel e do Gurgel!
Obrigado pelo documentário ! Gurgel lutou bravamente....sou admirador dele por ter sido um homem de fibra ....um homem de visão. Um Patriota .
É uma pena ver uma empresa que tinha tudo pra dar certo (já tinha dado, só não seguiu por pura covardia política) fechar as portas. Imagine os carros que seriam produzidos hj. Com certeza seriam lindos e como todos que o Dr. Gurgel produziu seriam a frente do nosso tempo. Carros futurísticos. Salve Dr. Gurgel
Eu aqui em 2022 assistindo o documentário, sou apaixonado pela história do gurgel, um cara sonhador que criou não só uma empresa qualquer, mas realizou um sonho grande que para muitos era impossível, temos que incentivar a criação de grandes novas empresas e que sejam brasileira, para assim o brasil crescer e ganhar espaço, além de gerar emprego para milhares de pessoas.
Uma pena de ver como acabou a Gurgel, cresci admirando esses carros pelas ruas.
O cara era um visionário, pena que foi contar com pessoas de má índole, ou seja POLÍTICOS !!!
Lamentável !
Tempos bons em que a industria nacional era pulsante e criativa, sempre encontrava uma saída para as dificuldades e as pessoas tinham vontade em fazer algo novo. Hoje o que se vê é uma repetição das mesmas coisas, um mote de cópias umas das outras ...
DOCUMENTARIO MARAVILHOSO. TRABALHANDO COM TINTAS POLIURETANICAS , NESSA ÉPOCO. RR TINTAS, ACOMPANHEI PINTURA DOS CARROS . INTERNA E EXTERNA.DOI O CORAÇÃO VER UMA FÁBRICA MARAVILHOSA ACABAR.PARABENS.
*Dáo muitas tristezas revoltas mesmas,sentimentos de mágoas de ver,um empresário pioneiro genuíno,na fabricação de automóveis tudo nacional,dando empregos para milhares de pais de famílias, não ser amparado nem reconhecido pelos governantes insensíveis da época*
Este é o retrato real e não tratado de nosso país, onde os sonhos e idéias que favorecem o próprio Brasil e seu povo, jamais são levados a sério ou tem o devido incentivo e proteção. Pois é melhor favorecer aos próprios "governantes" e seus interesses. Mas fica um grande exemplo e um belo investimento no Brasil. Obrigado Gurgel.
na vdd e culpa da elite mundial principalmente maçonaria
Esse foi um Brasil que deveria até hoje estar em curso, que este homem materializou.
Já pensou se essa brilhante ideia fosse apoiada por cada um dos brasileiros, inclusive os políticos da época?
mas apoiaram o fusca ai n deu certo
+Jose Levi Silva Melo errado o presidente Fernando Collor desgraçado q fez com q a gurgel falir, ele era tão desgraçado Collor q fez pessoas ate suicidarem na época pq ele roubava a grana das pessoas nos bancos
+Billy Car AMIGO A IDEIA DO GURGEL ERA ÓTIMA, E OS BRASILEIROS APOIARAM SIM O GURGEL, QUEM NÃO APOIOU FOI O GOVERNO QUE COMO SEMPRE É COMANDADO POR POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS QUE SAQUEIAM OS COFRES PÚBLICOS, SEMPRE FOI ASSIM E ACHO DIFÍCIL MUDAR, POIS QUEM FAZ AS LEIS SÃO JUSTAMENTE OS POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS, O POVO APOIOU POIS FOI UMA IDEIA GENIAL E INCLUSIVE COMPROU OS CARROS FABRICADOS PELA GURGEL POIS ERAM PERFEITOS E BARATO COM PREÇO ACESSÍVEL AO POVO, POIS NOS DIAS ATUAIS O CARRO MAIS BARATO CUSTA EM TORNO DE 35 MIL REAIS A VISTA, VALOR ESSE QUE NENHUM CIDADÃO POBRE TEM, EM RESUMO O GOVERNO E OS POLÍTICOS CORRUPTOS E BANDIDOS DO NOSSO PAÍS FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO FECHAMENTO DA FABRICA GURGEL.
E o Cangaciro, um dos que prometeu apoio e não o apoiou, está vindo para Presidente e diz que irá criar mais empregos, e que irá dar fôlego a empresas brasileiras, basta-nos ver este documentário para ver o que ele fez pela Gurgel quando ela ia abrir uma fábrica no estado dele.
Simplesmente incrível e emocionante. Gustavo Martins vc e sua equipe fizeram correr lágrimas na minha face. Sinto orgulho de ter um BR 800.
Triste ver, como o jogo de interesses empreendido pelo políticos e os donos do capital no Brasil destroem todos aqueles que buscam desenvolver tecnologia nacional.
"o empreendimento no Brasil é muito difícil " resumiu tudo
kkkkk viram que ele estava se tornando uma ameaça, as multinacionais ,trataram de convencer o governo a puxar o tapete dele.
Foi isso mesmo q aconteceu
Desde garoto, como desenhista nato, desenhava carros, carros de combate, aviões, motocicletas, essa era e é minha paixão... depois de cursar desenho técnico mecânico, e ilustrações artística e publicitária, comecei a trabalhar como projetistas de estruturas metálicas ma industria de Comunicação Visual, desenvolvendo fachadas, luminosos, totens, letreiros e nos dias de hoje, após me instruir em Mecatrônica, retomei velhos sonhos relacionado a mobilidade, e com isso, em pesquisas sobre a industria automotiva, vejo uma proximidade de parte da minha história com a de Gurgel... ao menos alguns pontos comuns: Gostar de inventar, Desenhar carros, ter trabalhado com luminosos.. e o mais importante, ambicionar ser industrial do setor automotivo/mobilidade (estou iniciando com a fabricação de e-bikes no próximo trimestre de 2020 por questões de investimento e ferramental, e considerando o alto grau de inovação e disruptividade que trago comigo, isso me permitirá por conseguinte me inserir no setor de scooters e motocicletas, até ter porte e poder econômico para atuar com veículos de passeio e transporte leve se Deus quiser )!
Aqui fica o meu registro (para a posterioridade), para que se o sucesso me fizer esquecer do legado deste brasileiro, alguém possa me lembra-lo, me reportando este comentário, para que ao menos um dos produtos seja em homenagem desse brasileiro visionário e resiliente!
Que documentário!!!
Que show de reportagem!!!
Que pesquisa maravilhosa!!!
É uma pena nossa única e emblemática indústria automotiva 100% nacional ter tido este triste fim.
E que triste fim teve este grande homem que deveria ser tratado como herói nacional.
Ele sim conseguiu fazer o impossível: projetou e construiu carros com tecnologia própria num país que não valoriza o que tem.
Ah. Não posso esquecer de citar o motor Enertron. Muitos dizem que um motor de Fusca cortado ao meio. Mas não é bem assim. As ideias são de vários motores, como o disparo simultâneo dos cilindros, que veio do Citroën 2CV.
Mas ele soube, a seu tempo, fazer o que sabia de melhor: realizar sonhos.
Obrigado pelo comentário!
FERNANDO COLOR DE MELO DEU O TIRO E CIRO GOMES ENTERROU. QUANDO FOR EM UMA AGENCIA COMPRAR UM CARRO A PREÇOS EXTRASTOFÉRICOS, AGRADEÇA AS DECISÕES DO PASSADO DESTE DOIS E DE MUITOS QUE COMTRIBUIRAM PARA VC VIVER NOS DIAS DE HOJE ESTA REALIDADE. PATRIA AMADA bRASIL
Gurgel pra vc tiro meu chapéu.....parabéns
Triste ver que Gurgel e Engesa poderia ser grande fabricantes de automóveis até hoje.
essa fábrica parou porque incomodava a concorrência, gurgel o brasileiro de coragem!
Mto obrigado amigo, vc me fez reviver sonhos, conhecer ainda mais sobre a vida e obra desse brasileiro que só nos enche de orgulho. Sonhos não morrem... Sonhos apenas adormecem. Tenho, com mto orgulho um Gurgel XEF 86, e tbm faço parte desse sonho. Vlw!
Puxa! Documentário fascinante, eu como nacionalista fiquei emocionado, pena nosso país não ter políticos nacionalistas e sim traíras covardes que ficam de quatro para gringos.
Vai se chegar a uma hora em que nos daremos conta de que andarmos, todos, num só sentido é a melhor tática. Hoje, compreendo que o brasileiro é um grande expert em ser do contra e, dentre todos, o maior dos predadores de si mesmo. Pena !
Que documentário bacana ...resgatando um pouco de nossa história na indústria automobilística .....parabéns pela iniciativa .......obrigado por compartilhar isso com todos nos .......
Obrigado pelo comentário!
assisti ao documentário com o coração apertado, e terminei com a voz embargada, um choro no peito, e a velha sensação de sempre: no brazyl, se você for ousado, criativo, inteligente, genial, se por acaso, você tiver a ousadia de ter um projeto nacional, estará fadado a ser crucificado, queimado vivo, colocado na roda da inquisição pelos interesses internacionais. lamentei e senti demais a morte de gurgel, em 2009, e ainda hoje procuro não pensar na tristeza que esse homem deve ter vivido ao ver seu sonho - que era um sonho brazyleyro, antes de tudo - derreter na mão do cinismo dos governantes comprometidos com os interesses internacionais. me recordo do gurgel do ibge que meu pai, funcionário do instituto, pilotava de vez em quando na década de 1980, nos rincões do interior do paraná, e que era o único que aguentava as estradas tortuosas, lamacentas, intransponíveis que havia por lá. aquele carrinho sempre marcou minha infância, e desde aquele tempo eu tive simpatia pelo engenheiro visionário que criara aqueles carros estranhos e fortes. em tempos sombrios como os que vivemos, novamente vendo os interesses nacionais serem rifados pelos vampiros de sempre, isso é apenas a confirmação da regra. ainda assim, agradeço por este belo filme. quem sabe ele possa servir para que alguém das "new generations" se ligue e quem sabe, o sonho possa renascer. mesmo com meu pessimismo insistindo em dizer que isso não vai rolar, talvez ainda haja algum tipo de esperança. gurgel não morreu. seus carros e suas ideias são eternos.
muito obrigado por me fazer relenbrar dessa magnifica mente e comcessionaria do finado joao gurgel ele foi o primeiro a fazer um carro eletrico no brasil tu deves saber ainda chamaram ele de louco louco e quem o chamou agora carro eletrico e o futuro muito bom o documentario gostei muito
Assim como o Barão de Mauá, Gurgel foi um Herói da nossa história, homens que acreditaram no Brasil mas que foram barrados por governos que sempre estiveram a mercê dos interesses estrangeiros.Há momentos que sinto vergonha de ser brasileiro.
Sinto muito orgulhoso pela história do Gurgel. Isso sim é o verdadeiro patriotismo e não ficar cantando hino nacional em escolas ou estádios de futebol! Toda reverência a esse herói brasileiro.
João Gurgel o verdadeiro empreendedor, descanse em paz velho amigo!!
Está aí a prova que o Brasil não apoia o brasileiro, o Gurgel se estivesse em outro país teria apoio, incentivo, basta ver nossos pesquisadores que hoje estão fora do Brasil por falta de incentivo à pesquisa, a tecnologia e lá fora recebem apoio, dinheiro e reconhecimento pelo que fazem. Aqui seriam humilhados, menosprezados, sem falar o que a imprensa poderia fazer. Devemos agradecer ao Gurgel por ainda hoje ser inspiração e motivo de orgulho.
muito bom o documentário. parabens aos jornalistas. realmente é triste. ser empresário no brasil é quase impossivel. acho q daquela epoca, so a Embraer conseguiu sobreviver.
Queria muito ver um dia, a Gurgel, a Engesa e várias outras que faliram nessa época de volta.
darkestlost A Embraer sobreviveu porque VW, Fiat, Ford e GM não fabricam aviões o Brasil.
A Gurgel pecava no designer. Os carros eram horríveis.
@@indiocrackudo4314 sim carro feios, mas o foco era custo e benefícios, mas se existisse hoje em dia com certeza teria carros lindos
Linda historia do seu Gurgel,mais triste pelo seu fim,quem esta vendo esse documentario em 2021!!!
Com toda a certeza afirmo isso: um dos Maiores Empresários da História do Nosso País! A nível de Silvio Santos! Gurgel, um visionário, a frente do seu tempo!
Um carro que fazia na época (1988), 25 km/l tinha tudo pra ter sido um sucesso gigantesco inclusive nos dias de hoje. Pena que aqui governo se intromete demais em empreendimentos, e quando verdadeiramente se precisa deles nos sabotam.
Burocratas do estados que trabalha contra os interesses nacionais são traidores.
Excelente documentário, parabéns pelo ótimo trabalho. Acredito que esta historia deveria ser exibida no cinema nacional, para que todos conhecerem aquele, que segundo o meu ver, acredito que foi um heroi nacional, lutando contra tudo e todos em busca de seu sonho. É uma pedaço da história do Brasil, que ficou esquecida no passado. Como uma pessoa comentou em um dos topicos anteriores, houve negligência pelo do governo da época, pressionado pelas grandes montadoras já instaladas aqui, e por parte das autoridades em deixarem acontecer tudo isso. Muito emocionante o vídeo.
Muito obrigado!
Já assisti várias vezes e com certeza essa não será a última.
Obrigado!
GURGEL, faz uma falta infinita!!!! Documentário Histórico!!!!!
Tô vendendo minha casa na favela,Quero sair do Brasil,Esse país foi dominado por bandido.
Parabéns pelo documentário ,alias triste final para o sr.Gurgel e sua bela empresa mereciam muito mais do que tiveram,infelizmente foram importunos para o governo brasileiro tendo que acabar com eles para poder manter o fusca como carro popular, sabe-se lá no que a Volkswagen agradou o governo para dar com o pé pra trás com a Gurgel.
Eu sou de Rio Claro!!! Um orgulho nosso que um dia vai voltar!!!!!!
Pode crer!!!!
Impossível assistir e não chorar! Gurgel, esse sim, mais um exemplo, de que o Brasil é celeiro de inovação, ousadia, e, tecnologia! Sem apoio, lógico!
Gurgel foi sim, um sonhador, assim como Henry Ford foi também. Teve sim erro de planejamento, onde seu maior erro foram os empréstimos, que segundo documentário, não recebeu, mesmo após as aquisições da Citroen, se ele tivesse mantido o BR-800, sem maiores investimentos, talvez em 1996 em diante com a inflação controlada, teria grandes chances de crescer independente de terceiros, ou melhor, dependente de si próprio!
Gurgel não quebrou, mas ele cumpriu sua missão, desejo que Deus tenha um bom lugar pra ele na eternidade, Sr Gurgel, tem o meu respeito!!!!
A história do Gurgel é muito parecida com a do barão de Mauá, a embraer que se cuide senão em breve vai virar lenda também, esse é o Brasil. :-(
Hj esta falida e vai ser vendida a preço de banana p os chineses o povo brasileiro é incapaz, somos bananas ñ temos capacidade de brigar por nossos direitos contra esses picaretas vagabundos políticos bandidos
embraer é meu ovo, estatal, cabide de emprego de funcionário público com conchavo, eu não fui beneficiado de nenhuma forma por embraer, para de babar ovo de empresa estatal, Gurgel era empresa privadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ! Não estatal.
A Troller é uma empresa brasileira e também está em apuros...
@@christiangil460 A Troller é da Ford a muito tempo.
Gostei do video !
Espero que façam outro sobre as tecnologias empregadas nos carros: como motores, cambio, tração; suspenção e principalmente as carrocerias feitas "Plasteel" e depois copiado pela Troller !
Brasileiro é engenhoso, o que falta é apoio
acho que ainda estamos longe de termos uma fábrica 100% brasileira, parabéns pelo documentário amigo.
Longe não é o termo certo , o certo é nunca vamos ter , o mercado hoje em dia tem muita variedade de marcas e modelos , hoje pra fabricar carro começando do zero é praticamente inviável .... sem contar o boicote por causa das demais montadoras e principalmente a falta de incentivo do governo , que pra eles não interessam nem um pouco como na época do Gurgel !
Agrale é brasileira.
Valerij Suhadolnik Falo veículos de passeio .. a Agrale é outro segmento .
Vou criar uma empresa com meu nome.
Thiago Figueiredo
atualmente temos a Troller e a TAC de montadora nacional tb, mas ambas foram compradas e viraram subsidiárias de estrangeiras
Comecei a construção do chassis do meu G 15. Vou refaser ele por completo. É um projéto para 3 anos. Como estou com 68 anos espero que o coração aguente
Assistindo em 2021! Doc. Fantástico!
Parbéns pelo documentário! Muito triste o final desta grande industria, para a sua época!Fica o exemplo de um grande brasileiro ,Dr.Gurgel
Quase sai uma lágrima. É triste... Parabéns à equipe pelo documentário.
Esse documento é incrível parabéns pelo seu trabalho, muito emocionante, GURGEL não merecia tem esse fim triste 😢
É Sr. Itamar, muito bem o Fusca é quem merecia sua atenção. Parabéns!!
Uma grande história...desse Grande e Inteligente Brasileiro, que lutou sozinho contra o maior e mais poderoso Sindicato Patronal do Hemisfério Sul, a ANFAVEA, que é e foi capaz de destituir poderes, autarquias e Presidentes.
Muitas coisas, como isenções de impostos, itens de segurança obrigatórios e garantias que possuímos começaram nas pranchetas deste Incrível Engenheiro...eu tb tive 2 Automóveis Gurgel, um X 12 e um Walk Machine BR 800, eram barulhentos sim, mas eram seguros, práticos, econômicos e ágeis !!!
Uma pena que os alunos da ECA /USP não se aprofundaram no que realmente levou a GURGEL falir, eu entendo , mesmo porque não era o assunto do trabalho...
Muitos não sabem , mas presenciei algumas das coisas que foram visualizadas nesse vídeo e o que mais me enoja é ver a cara de pau de André Beer, do ex Governador de São Paulo: Fleury e do ex Governador do Ceará, Ciro Gomes tirando o ....deles da reta....Mentira!!! eles foram os maiores culpados e traidores...na época eu prestava serviços pro Dr Gurgel...o André Beer usava os Sindicatos pra gerar greves nos concorrentes pára poder miná-los e enfraquece-los e fez isso várias vezes, inclusive quando a Crysler fechou as portas de sua Fábrica de Caminhões em 1979, a qual virou depois Volkswagen Caminhões....uma mera coincidência, se não fosse o próprio André Beer, ser Presidente da Volkswagen e o Sr Lula, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SB do Campo. A QUEM INTERESSAVA A EXTINÇÃO DA GURGEL...???? QUEM ERA SEU PRINCIPAL CONCORRENTE...???
Do outro lado os senhores ex Governadores usaram o dinheiro que o Dr Gurgel conseguiu no BNDS e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID para construir a fábrica de Motores em Fortaleza, para fortificar suas campanhas de reeleição...e que nada fizeram para ajudar...DOIS GRANDES JUDASSSSS !!!!
A Carroceria dos modelos da Gurgel era em Fibra de Vidro, tinha resistência a ferrugem.
Parabéns pelo documentário, muitos brasileiros tiveram excelentes ideias mas poucos as colocaram em prática, Amaral Gurgel foi um deles.👍👏👏🇧🇷
ADORO OS VEÍCULOS, FANTÁSTICO... ESSE SOM ESTÁ ALTÍSSIMO, ME INTERROMPEU DE ASSISTIR...
Você diz o áudio do documentário? Foi um trabalho de faculdade, não houve tratamento profissional
@@rolero_podcast Valeu Gustavo Martins, adoro quando falam em Faculdade, coisa linda em chegar lá, continuemos até o final do documentário, foi fascinante...tenho uma pessoa na família que adora quaisquer tipos de veículos... Apesar da pouca idade, (4 anos e onze meses,) já desenha alguns modelos com definição meu neto, SAULO, filho do Professor Israel Nóbrega, meu Filho, Valeu, 11-Julho-2021.
Vim para aqui através de um documentário da Revolução Francesa rs. Não conhecia a história do Gurgel...muito bem elaborado o documentário. Embora tenha tido um triste fim, esse tipo de coisa é bom para inspirar um espírito brasileiro, nacionalista que nunca existiu.
Hoje a Gurgel poderia ser enorme cm carros modernos só que foi boicotada infelizmente ...
Parabéns Gurgel! Parabéns...sem palavras...
Sempre achei impossível um país tão grande como o Brasil não ter empresas totalmente nacionais. Gurgel foi uma oportunidade perdida, mostrando que o poder está mais interessado no dinheiro do que no interesse de seu povo, a grandeza da indústria nacional deveria ser o primeiro interesse da política, seja de que cor ou partido for. O governo brasileiro poderia ter feito história ajudando Gurgel, mas preferiu ir ao caixa e pegar o dinheiro. Morei muitos anos no Brasil e é um país que amo, merece muito, muito mais. Um abraço da Itália!!!
Parabéns pelo documentário, há informações que sociedade brasileira desconhece o motivo do fim da montadora Gurgel.
ECA/USP Caio Cavechini
Evelyn Uliam, Liuca Yonaha, Letícia Sorg e Lilian Ronchi Gustavo Martins Obrigado oque vocês fizeram mostrar a justiça e a injustiça a justiça de um homem pensando no melhor para seu povo sua gente seu país. e a injustiça desses político imundo que com toda certeza se vendeu, para as multinacionais, seu Documentário me trouxe um sentimento de revolta, Orgulho desse Grande Brasileiro e muitas lacrimas.
ola como vai? meu nome e claudinei e sou um sonhador assim como o sr. Gurgel.
fico muito triste em saber de toda a historia por saber das noticias que fizeram com que a fabrica fecha-se as portas. as vezes fico imaginando em empreender neste pais com estas leis que, favorecem alguns e desfavorecem a outros. apesar dos indícios, mas ainda não se sabe ao certo a versão verdadeira da história. parabéns a todos os que empenhara-se neste documentário. isso e bom para fortalecer aqueles que querem investir neste pais, e acreditam que, apesar de todos os fatos que nos levam a crer no contrario,ainda veem grandes chances deste pais crescer de alguma maneria. Feliz da quele que acredita em seu sonho,pois só assim para fazer dele um mundo real. Fequem com Deus.
Parabéns pelo documentário e por manter viva a história de um grande empreendedor que acreditou em seu pais, mas foi duramente apunhalado por políticos canalhas que se venderam ante as montadoras extrangeiras
Acredito que a Gurgel pôde ser erguida novamente criando uma associação de funcionários, e simpatizantes que queria investir e produzir carros com nova roupagem.
os apaixonados por carro ficariam muito feliz como também o Brasil todo, se a família voltasse a fabricar ou vendesse a patente para que auguem competente a voltar a fabricar tenho certeza que os brasileiros ficará muito grato
Parabéns pelo documentário sobre o Gurgel
Sonhos não enferrujam se vivem. E Gurgel viveu até Collor esculhambar o baba.
Parabéns pelo documentário.
cada vez que ouço ou leio o nome GURGEL meu coração dói e meus olhos enchem de lagrimas
MT bom parabéns a vcs que homenagearão a Gurgel com esse documentário.
Excelente, deveria ser atualizado esse documentário e exibido para cada cidadão, para mostrar a inventividade do brasileiro mesmo em frente à adversidades. Parabéns pelo documentário.
Nunca tinha ouvido falar nessa empresa, olha que eu já procurei um monte sobre montadora nacional. Ótimo documentário!
Se ele ainda estivesse aquí eu não iria morrer sem realizar um dos meus sonhos que é ter um carro , porque de 2022 e diante impossível pra mim ..
O Brasil e essas multinacionais vai pagar muito caro pela falta de consideração com o GURGEL. Gostei muito do documentário que mostrou um verdadeiro gênio da indústria automobilistica Brasileira .Parabéns a todos.PARABENS GURGEL.
Muito linda a história da Gurgel.
Só que, o Sr. Gurgel deveria ter vários investidores poderosos.
Hoje o Brasil teria uma das maiores fábricas de automóveis, competindo com qualquer outra do seu nível.
Muito bom o documentário. Parabéns a todos que participaram. Ótima historia, Só acho tem que ser mais divulgada, pois muitas pessoas criticam e não conheceu que este grande brasileiro patriota passou. Parabéns a família Gurgel que apoiou um herói nacional, mesmo o estado não reconhecendo.
meus parabens belo documentario antes eu via um Gurgel e nao dava valor e nem sabia que era brasileiro esse documentario mudou minha opiniao agora eu vou dar mas valor a esse carro pela sua historia.
Parabéns pelo documentário.
Foi assim com as linhas de trem, com a fabrica da Gurgel e sera assim com a Embraer, alias já esta sendo... Se eu pudesse gostaria de saber da boca dos políticos envolvidos nesse golpe contra os brasileiros, onde esta o carro popular para o brasileiro hoje?
Mesmo quando a JAC e a KIA ofereceram veículos baratos e começaram a pisar no calo das conhecidas fabricas, o bom governo criou o SUPER PIB para sobretaxá-las, o resultado... carro popular no mínimo 40 mil reais.
me doi no coração o fim que a gurgel teve, tudo por causa dos ratos dos politicos
diego salgo OS POLITICOS QUER VER DINHEIRO E NAO SUCESSOS
Somos tapiados para continuar vivendo na miseria
Muito bom o documentário , hj em dia a fábrica da Gurgel virou fabrica de doce , muito triste !
"João Gurgel...O Brasileiro."
Maravilhoso o documentário!
Gurgel foi um grande homem ,um grande empreendedor, um grande brasileiro infelizmente não teve apoio dos políticos dá época ,porque se tivesse tido, nos dias de hoje não estaríamos nas mãos das multinacionais que fazem o que querem com o mercado automobilístico brasileiro tornando-nos um país Colonia até hoje.
Eu amo carros .adoro a Ford adoro Chevorlet entre outros carros mais da muito orgulho de Brasileiro que penso no futuro do Brasil. JÕAO AUGUSTO DO AMARAL GURGEL UM VERDADEIRO BRASILEIRO. Msis infelizmente os governantes não deram o devido valor no trabalho incrível dele.
boa noite. EU TIVE O PRAZER DE TER UM GURGEL X12 E HOJE TENHO UMA SAUDADE TREMENDA DE TER NOVAMENTE ESSE CARRINHO VALENTE E MARAVILHOSO FEITO POR UM ENGENHEIRO VISIONARIO E PATRIOTA CHAMADO JOAO DO AMARAL GURGEL. NAO TEM LUXO, MAS ELE PASSA ONDE AINDA HOJE OS CARROES FICAM.