11:23 kkkk apareceu no vídeo msm to passando aqui pra te lembrar de trocar seu key pair e ngm roubar tua intancia ai! alias, otimo video era exatamente isso q tava atras, brigado :) me inscrevi
Tô ligado kkkk, troquei antes de upar o vídeo no RUclips. Pensei que tinha comentado sobre isso na descrição do vídeo, mas na real foi só no post que fiz no LinkedIn. Dps vou dar uma atualizada kkk, vlw por avisar!
Só um comentário adicional, repositórios mais antigos do Github possui a branch como "master" em vez de "main", se caso não acionar o gatilho ao fazer push, verifique o nome da branch no deploy.yml, talvez tá somente pra rodar na branch main e você tá enviando na branch master
Parabéns professor, muito boa a explicação. Eu gostaria de saber se daria pra "criar" uma instância , instalar o NGINX e iniciá-lo, ou seja, do zero ao webserver usando o Github Action , se sim, por favor, teria como fazer um vídeo ? Grande abraço e parabéns .
Eu que agradeço pelo comentário, Joel! Nunca tentei fazer isso, mas acredito que seja possível sim! De cabeça eu acredito que dê pra configurar uma instância nesses padrões que você falou e transformar ela numa imagem reutilizável na própria AWS, e só então configurar o deploy automatizado pra instância que você quiser. Ainda não manjo muito desse assuntom mas vou guardar essa ideia pro futuro. Obrigado!
Opa meu nobre, boa tarde. De boa? Ihh, pior que não o/ dessa maneira mais simples realmente a gente perde o controle sobre isso. Se algum dia eu voltar a estudar sobre o assunto, quem sabe gravo um vídeo explicando como isso seria possível. Boa sorte aí meu mano!
Se você deixar o mesmo diretório do vídeo para enviar os arquivos a instância, pode acontecer de perder as configurações de conexão via ssh. Fiz três vezes e três vezes perdi a conexão com a instância. Envie os arquivos para um local o que não seja a home e você não deve ter maiores problemas.
Você sabe como fazer migration automatizada? Minha ideia era colocar o processo atual de migration no arquivo yml. add-migration e update-database no yml, necessitando criação de um nome tbm
Cara eu nunca mexi muito com essa parte de migrations, mas acredito que colocar no arquivo .yml talvez não seja a melhor abordagem. Eu colocaria num arquivo na linguagem de programação do projeto mesmo (por exemplo, JavaScript), e rodaria as migrações toda vez que a aplicação subir (dá até pra pôr uma condicional pra checar se elas já não rodaram). Mas novamente, não estudei muito sobre o assunto. Se vc puder compartilhar com o pessoal alguma ideia boa também, eu ficaria muito grato! Acredito que arquivos .yml tenham flexibilidade pra chamar ou utilizar outros arquivos de alguma forma
Opa Jean, infelizmente não faço ideia do que seja. Só revisito esse vídeo para ver os comentários, nunca mais peguei nesse script para revisar. Mas se você encontrou uma solução, peço pra que deixe aqui nos comentários caso alguém passe pelo mesmo problema. Obrigado!
Boa noite Andrew, no caso se você permite o acesso via SSH no EC2 de qualquer origem, você não deixa uma brecha de segurança pra que pessoas mal intencionadas acessem a instância mesmo se eles não tiverem o par de chaves para o acesso?
Ótimo ponto, Gustavo. O protocolo SSH já oferece uma ótima proteção contra acessos indevidos sem o par de chaves, mas de fato o ideal é limitar o acesso à instância definindo de quais origens o acesso SSH pode ser feito. O método utilizado no vídeo é bem simples, e serve especialmente pra projetos pequenos, mas num cenário mais profissional existem maneiras mais seguras (e mais complexas) de configurar o deploy utilizando melhor o IAM da AWS pra garantir que as alterações na instância EC2 são de origens seguras e autenticadas.
Há uma informação equivocada: O nome de usuário padrão é de acordo com o sistema operacional, portanto, isso deveria fica explícito no vídeo. Esse vídeo não é para iniciantes.
Caramba, muito bem observado, Taffarel! Obrigado por avisar! De fato, gravei o vídeo mais para quem quisesse algo direto ao ponto para fazer uma integração simples entre o GitHub Actions e a AWS, nem me atentei quanto a o que seria necessário saber para desenrolar com o tutorial. Se no futuro eu gravar mais algo sobre o assunto, vou manter essa informação em mente. Obrigado novamente!
Andrew parabens pelo video, acredito que ajudou muitas pessoas. mas cara poderia me tirar uma duvida. quando eu executo com minhas configurações (seguindo teu video claro), da um erro de Permission denied, por ex: exclude= -rlgoDzvc -i Error: R] rsync exited with code 255 Warning: Permanently added '***' (ED25519) to the list of known hosts. Permission denied, please try again. Permission denied, please try again. administrator@***: Permission denied (publickey,password,keyboard-interactive). rsync: connection unexpectedly closed (0 bytes received so far) [sender] rsync error: unexplained error (code 255) at io.c(231) [sender=3.2.7] Saberia um procedimento para resolver?
Opa Antônio, boa tarde! Tudo tranquilo? Cara, pior que não sei não :/ faz um tempinho que não mexo na AWS, só loguei uns tempos atrás pra deletar um monte de coisas de estudo porque o Free Tier tava acabando kkkk. Gostaria de poder ajudar, mas no momento realmente não sei como. Se você chegar a encontrar uma solução, poderia dizer aqui nos comentários? Aproveito pra colocar na descrição do vídeo caso mais alguém tenha o mesmo problema. Obrigado pelo feedback!
Ótima explicação!! Só estou com um pequeno problema, quando está realizando o sync é apresentado uma erro de permission_denied ao tentar mexer no arquivos do git. Como posso resolver?
Estou tendo um problema aqui... Depois de fazer um deploy, eu começo a tomar erro de acesso "***@***: Permission denied (publickey,password). github actions deploy" E nem no terminal eu consigo acessar mais a instancia, eu preciso acessar por dentro da AWS, dentro do console proprio deles pra conseguir entrar na máquina e depois habilitar o login por password, mas ai o githuba ctions continua tomando toco... Jä passou por isso? Estou tentando algumas soluções aqui mas ta osso kk
Meu nobre, isso nunca aconteceu comigo o/ pelo erro que vc mandou, eu imagino que esteja dando alguma treta com as chaves SSH. Se não for muita dor de cabeça, você pode tentar gerar uma nova e setar nas configurações da instância e nas secrets com o comando ssh-keygen -t rsa -b 4096 -C "your_email@example.com". Nessa Issue aqui do GitHub uma pessoa passou por um problema parecido e alguém mencionou que gerar a chave nesse formato aí do comando de cima resolveu o problema dela: github.com/wlixcc/SFTP-Deploy-Action/issues/18. Mals a demora pra responder, mal fico de olho aqui no RUclips. Espero que dê certo aí!
- Apenas um singelo comentário de divulgação do meu canalzinho para você que gosta do jogo foda chamado Resident Evil 4!! Há pouco tempo eu comecei lá uma série, jogando um mod exótico chamado HD PROJECT, criado pelo ALBERT MARIN!! Ele adiciona texturas novas completamente remasterizadas e mil vezes melhor que qualquer Remaster futuro da CAPCOM! Além de cenários EXTRAS com vários easter eggs, que deixam o nosso querido Resident Evil de cara nova muito mais emocionante, acho que até melhor que o remake oficial!! Olha só, se esse comentário foi útil então espero de coração que você goste do mëu conteúdo, mas se não gostar, então não seja desumilde e não me ofenda, apenas siga em frente a com sua vida! Sucesso pra você, meu jovem rapaz ;}
11:23 kkkk apareceu no vídeo msm
to passando aqui pra te lembrar de trocar seu key pair e ngm roubar tua intancia ai!
alias, otimo video era exatamente isso q tava atras, brigado :) me inscrevi
Tô ligado kkkk, troquei antes de upar o vídeo no RUclips. Pensei que tinha comentado sobre isso na descrição do vídeo, mas na real foi só no post que fiz no LinkedIn. Dps vou dar uma atualizada kkk, vlw por avisar!
O cara resumiu um curso de 8 horas em 20 minutos. TOPPPP. Showww
Parabens pelo trabalho e pela didatica..excelente...
Passando aqui pra agradecer! Valeu!!
Parabéns pela objetividade. Sem enrolação, tutorial ficou muito bom.
Muito obrigado, Bruno!
Tutorial simplesmente sensacional, conteúdo simples mas que é bem difícil de achar tão bem explicado assim 👏👏👏
Simples e muito eficiente! Parabéns!
Muito bom man, continue postando que tem futuro, explicação clara e sem edição foi liso sem ficar enrolando top demais parabéns!
muito bom !!! faz outro video configuraaçoes de outras instancias sem ser aws
show meu brother!! parabéns pelo video!
Cara você é ótimo explicando.
Excelente didatica! continue assim Andrew!
Irmao, muito daora o teu trampo.
Espectacular!! Muchas gracias!
rei, eu sou burro e consegui
nao pare de nos ajudar
Video ótimo, exatamente o que eu estava procurando.
VALEUUUUUUUUU! salvou d+
muito brabo cara te amo
Salvou o dia Andrew, muito obrigado!!!!
Parabéns , ótima didática . Eu vi sua chave . kkkkkkkkkkk
Conteúdo TOP!
Parabéns útil demais
Muito obrigado, Ronaldo! Fico feliz que lhe foi útil!
mano, top seu material
Show de bola!! Parabens meu brother! Me ajudou DEMAIS!
issso , continua com os videos
Parabens pelo video
Muito obrigado!
Só um comentário adicional, repositórios mais antigos do Github possui a branch como "master" em vez de "main", se caso não acionar o gatilho ao fazer push, verifique o nome da branch no deploy.yml, talvez tá somente pra rodar na branch main e você tá enviando na branch master
A lenda, muito bom o conteudo!
Show !
Boa mano
Tu solta um conteudo rico desse e desaparece do mapa meu amigo aí nao né kk
adorei a parte da insatisfaçao com a politica kk
Parabéns professor, muito boa a explicação.
Eu gostaria de saber se daria pra "criar" uma instância , instalar o NGINX e iniciá-lo, ou seja, do zero ao webserver usando o Github Action , se sim, por favor, teria como fazer um vídeo ?
Grande abraço e parabéns .
Eu que agradeço pelo comentário, Joel!
Nunca tentei fazer isso, mas acredito que seja possível sim! De cabeça eu acredito que dê pra configurar uma instância nesses padrões que você falou e transformar ela numa imagem reutilizável na própria AWS, e só então configurar o deploy automatizado pra instância que você quiser.
Ainda não manjo muito desse assuntom mas vou guardar essa ideia pro futuro. Obrigado!
cara, tu pode explicar como que eu configuro o security group da AWS para aceitar especificamente o acesso ssh do github actions?
Opa meu nobre, boa tarde. De boa?
Ihh, pior que não o/ dessa maneira mais simples realmente a gente perde o controle sobre isso. Se algum dia eu voltar a estudar sobre o assunto, quem sabe gravo um vídeo explicando como isso seria possível.
Boa sorte aí meu mano!
eu acho q eu te amo
Valeu pela aula!
Ps.: Espero que tu tenhas apagado todas as credenciais que apareceram no vídeo e não tenha tido nenhum tipo de problema.
Mas e agora como eu faço pra rodar comando no EC2 pela action? Eu ainda vou precisar dar um npm start da vida depois de clona o repositório.
Se você deixar o mesmo diretório do vídeo para enviar os arquivos a instância, pode acontecer de perder as configurações de conexão via ssh. Fiz três vezes e três vezes perdi a conexão com a instância. Envie os arquivos para um local o que não seja a home e você não deve ter maiores problemas.
Você sabe como fazer migration automatizada? Minha ideia era colocar o processo atual de migration no arquivo yml. add-migration e update-database no yml, necessitando criação de um nome tbm
Cara eu nunca mexi muito com essa parte de migrations, mas acredito que colocar no arquivo .yml talvez não seja a melhor abordagem. Eu colocaria num arquivo na linguagem de programação do projeto mesmo (por exemplo, JavaScript), e rodaria as migrações toda vez que a aplicação subir (dá até pra pôr uma condicional pra checar se elas já não rodaram). Mas novamente, não estudei muito sobre o assunto.
Se vc puder compartilhar com o pessoal alguma ideia boa também, eu ficaria muito grato! Acredito que arquivos .yml tenham flexibilidade pra chamar ou utilizar outros arquivos de alguma forma
meu amigo, pra mim da o erro : Error: Unable to resolve action action/setup-java, repository not found, tem ideia do que seja ?
Opa Jean, infelizmente não faço ideia do que seja. Só revisito esse vídeo para ver os comentários, nunca mais peguei nesse script para revisar. Mas se você encontrou uma solução, peço pra que deixe aqui nos comentários caso alguém passe pelo mesmo problema. Obrigado!
Nesse caso se o S.O não fosse Ubuntu e fosse um Windows Server?
Aí infelizmente eu já não sei como ficaria, meu nobre :/ mas imagino que não mudaria tanto
Boa noite Andrew, no caso se você permite o acesso via SSH no EC2 de qualquer origem, você não deixa uma brecha de segurança pra que pessoas mal intencionadas acessem a instância mesmo se eles não tiverem o par de chaves para o acesso?
Ótimo ponto, Gustavo. O protocolo SSH já oferece uma ótima proteção contra acessos indevidos sem o par de chaves, mas de fato o ideal é limitar o acesso à instância definindo de quais origens o acesso SSH pode ser feito. O método utilizado no vídeo é bem simples, e serve especialmente pra projetos pequenos, mas num cenário mais profissional existem maneiras mais seguras (e mais complexas) de configurar o deploy utilizando melhor o IAM da AWS pra garantir que as alterações na instância EC2 são de origens seguras e autenticadas.
Há uma informação equivocada: O nome de usuário padrão é de acordo com o sistema operacional, portanto, isso deveria fica explícito no vídeo. Esse vídeo não é para iniciantes.
Caramba, muito bem observado, Taffarel! Obrigado por avisar!
De fato, gravei o vídeo mais para quem quisesse algo direto ao ponto para fazer uma integração simples entre o GitHub Actions e a AWS, nem me atentei quanto a o que seria necessário saber para desenrolar com o tutorial.
Se no futuro eu gravar mais algo sobre o assunto, vou manter essa informação em mente. Obrigado novamente!
Andrew parabens pelo video, acredito que ajudou muitas pessoas. mas cara poderia me tirar uma duvida. quando eu executo com minhas configurações (seguindo teu video claro), da um erro de Permission denied, por ex:
exclude= -rlgoDzvc -i
Error: R] rsync exited with code 255
Warning: Permanently added '***' (ED25519) to the list of known hosts.
Permission denied, please try again.
Permission denied, please try again.
administrator@***: Permission denied (publickey,password,keyboard-interactive).
rsync: connection unexpectedly closed (0 bytes received so far) [sender]
rsync error: unexplained error (code 255) at io.c(231) [sender=3.2.7]
Saberia um procedimento para resolver?
Opa Antônio, boa tarde! Tudo tranquilo?
Cara, pior que não sei não :/ faz um tempinho que não mexo na AWS, só loguei uns tempos atrás pra deletar um monte de coisas de estudo porque o Free Tier tava acabando kkkk. Gostaria de poder ajudar, mas no momento realmente não sei como.
Se você chegar a encontrar uma solução, poderia dizer aqui nos comentários? Aproveito pra colocar na descrição do vídeo caso mais alguém tenha o mesmo problema.
Obrigado pelo feedback!
Ótima explicação!! Só estou com um pequeno problema, quando está realizando o sync é apresentado uma erro de permission_denied ao tentar mexer no arquivos do git. Como posso resolver?
Qual mensagem está aparecendo ?
Estou tendo um problema aqui... Depois de fazer um deploy, eu começo a tomar erro de acesso "***@***: Permission denied (publickey,password). github actions deploy" E nem no terminal eu consigo acessar mais a instancia, eu preciso acessar por dentro da AWS, dentro do console proprio deles pra conseguir entrar na máquina e depois habilitar o login por password, mas ai o githuba ctions continua tomando toco... Jä passou por isso? Estou tentando algumas soluções aqui mas ta osso kk
conseguiu resolver?
Meu nobre, isso nunca aconteceu comigo o/ pelo erro que vc mandou, eu imagino que esteja dando alguma treta com as chaves SSH. Se não for muita dor de cabeça, você pode tentar gerar uma nova e setar nas configurações da instância e nas secrets com o comando ssh-keygen -t rsa -b 4096 -C "your_email@example.com".
Nessa Issue aqui do GitHub uma pessoa passou por um problema parecido e alguém mencionou que gerar a chave nesse formato aí do comando de cima resolveu o problema dela: github.com/wlixcc/SFTP-Deploy-Action/issues/18.
Mals a demora pra responder, mal fico de olho aqui no RUclips. Espero que dê certo aí!
:)
- Apenas um singelo comentário de divulgação do meu canalzinho para você que gosta do jogo foda chamado Resident Evil 4!! Há pouco tempo eu comecei lá uma série, jogando um mod exótico chamado HD PROJECT, criado pelo ALBERT MARIN!! Ele adiciona texturas novas completamente remasterizadas e mil vezes melhor que qualquer Remaster futuro da CAPCOM! Além de cenários EXTRAS com vários easter eggs, que deixam o nosso querido Resident Evil de cara nova muito mais emocionante, acho que até melhor que o remake oficial!! Olha só, se esse comentário foi útil então espero de coração que você goste do mëu conteúdo, mas se não gostar, então não seja desumilde e não me ofenda, apenas siga em frente a com sua vida! Sucesso pra você, meu jovem rapaz ;}