Assembleia Jantarante do Fá-Lá-Dó de 29-11-2024

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 янв 2025
  • ASSEMBLEIA JANTARANTE DO FÁ-LÁ-DÓ, DE 29-11-2024.
    No ano em que o maior seminário diocesano, que conhecemos como “menor”, celebra o centenário, chegam notícias que vai encerrar, por falta de candidatos.
    Edificado por D. Manuel Vieira de Matos, na antiga Quinta da Tamanca, por lá passaram milhares de alunos, que ainda hoje ocupam os mais variados cargos na sociedade. Por isso, quando da celebração dos 90 anos, um grupo de destemidos “tamanqueiros” cerrou fileiras para que esse importante aniversário fosse celebrado com a maior dignidade, deixando alertas para que algo melhor fosse feito no centenário.
    Infelizmente 10 anos é uma pequena eternidade e a celebração do centenário tem ficado muito aquém do merecido.
    Num dos eventos em que participei, os antigos alunos do seminário de Nossa Senhora da Conceição mais pareciam seres de outro planeta, em terra alheia.
    Triste destino da centenária “tamanca”, que continua a congregar milhares de antigos alunos, em reuniões de cursos, esteve na origem do Alma de Coimbra, do Chorus Anima Populi e de tantos grupos, como a “Assembleia do Fá-Lá-Dó”, que há dezenas de anos reúne 3 ou 4 vezes por ano, um grupo de persistentes “tamanqueiros” à volta da mesa.
    Bem-haja o Domingos Marques, o Salgado Almeida e o Guilherme Ribeiro, que dão alma ao Fá-Lá-Dó.
    Se através da rede tínhamos encontrado forma de distribuir as imagens registadas pelo Guilherme, faltava o vídeo, cujo acesso passará a ficar disponível através do canal do RUclips.
    Assis Sousa, 2024

Комментарии •