Sou garoto, 52 anos votei a estudar na pandemia este ano termino o ensino medio e vou fazer faculdade de histórico Agraço a PROFESSORA com estes videos riquíssimo. Obrigada Mestra Deus te abençoe
Tome cuidado pq quase todos que fazem história viram comunas quando não já são, eu termino em dezembro e não conseguiram me esquerdar. Fica dificil até p fazer trabalho em grupo, e as respostas subjetivas fica pela sorte de quem vai corrigir. Os trabalhos acadêmicos não podem ser polêmico p não dar margens p eles.
Parabéns MILTON . Nunca acabamos " nossos estudos/ conhecer a história a partir NÃO dos vencedores colonizadores LATIFUNDIÁRIOS hoje chamados pelo nome de AGRO / usurpar roubar terras alheias inclusive quilombolas ribeirinhos ou indígenas....
Meu avô, combateu a Coluna Prestes em 1.924, no Estado do Paraná,. Esse combate aconteceu na localidade de Campo Alto, município de Clevelandia. Contava meu avô, que onde a Coluna passava, saqueavam fazendas e vilas, incendiavam casas, além de furto de animais para alimentação dos combatentes e de animais de tração, para transporte dos seus comandados. Seria interessante que também fosse comentado esses desatinos.
Conversei com Preste, na Praça Quinze RJ, quando ele fazia campanha pra Brizola. Também fui ao seu funeral, prestando minha última homenagem a esse herói Brasileiro.
Obrigada por compartilhar a sua vivência conosco. Tinha vontade de ter conhecido ele e o Brizola... O que conheço deles é graças a internet com suas entrevistas e documentários.
Valeu. Excelente documentário. É um personagem da nossa história. Renunciou a uma vida estável em nome de seus ideais. Um sacrifício enorme, que se não exitoso, serviu de exemplo e reflexão para outras gerações.
Deus do Céu! Como nós no Brasil somos alheios aos fatos históricos. Sempre ouvi falar de muitos brasileiros e muitas brasileiras que foram pessoas admiráveis e incansáveis mas lamentavelmente nunca cheguei a me aprofundar nesse tema. Sei um pouco de cada personagem, e apenas um pouco dos fatos mais marcantes e decisivos da história do Brasil. Isso é um elemento determinante para que nossa sociedade nunca tenha se fortalecido e amadurecido politicamente o suficiente para mudarmos o destino do país. Tenho modestamente há décadas procurado estimular os que me cercam à se questionar e à questionar a forma como estamos inseridos e como é organizado e conduzido o país mas muitas vezes me sinto como o João Batista "pregando no deserto". Nunca conseguimos ter a percepção real da complexidade e da dimensão do absurdo e precariedade de nossa condição social. Mas ainda que muito pouco eu possa contribuir para a luta contra a desigualdade, sigo na luta e não volto atrás. Espero sinceramente que algum dia o Brasil seja um país mais justo e melhor.
Passaram nas terras de meus avós maternos em Mato Verde, Norte de Minas, em março de 1926. Meu avô fugiu com toda a família para o campo e por lá ficou escondido por 2 meses. Minha mãe tinha apenas 10 anos e nos contou todo sofrimento pelo qual passaram. Apenas um tio, que ia todos os dias tratar dos animais, teve contato direto com membros da coluna...levaram um potro dele, único bem que possuia até então. Esse fato foi tão marcante, que está registrado em um livro, escrito por um membro de nossa família.
Essa merda até hoje é reverenciado como herói, mas que herói é esse que comete barbaridade em nome de uma política desastrosa que não levou a lugar nenhum. É como Lampião, que tentaram erguer uma estátua em Serra Talhada, transformando um bandido em um herói.
@@CarlosCastro-u5k amiga, ele lutou por uma causa histórica mas no processo a violência foi utilizada. O interesse era político, não necessariamente tinha interesse de fazer bem às pessoas individualmente. Sabe quanto o pessoal tá revoltado e faz um manisfesta contra o governo corrupto e saem quebrando patrimônio público e privado no processo? Estão lutando por uma causa digna mas se usando de meios questionáveis. Acredito que a coluna prestes tenha sido do mesmo jeito. Outro exemplo histórico: lampião.
Prestes é um personagem importante da história do Brasil, sua luta é expressão de conflitos que nunca foram enfrentados e superados, a concentração fundiária continua sendo um problema sério no país, ainda não conhecemos o conceito de democratização de acesso à propriedade que, tem tudo a ver com democracia
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣Que “ epopeia” ?? Vc bebeu? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣A coluna prestes deu literalmente uma volta de 360 graus!! Rodou e voltou só mesmo lugar! 🤣🤣🤣
Só você acha isso. Você acha, porque não sabe da vida desse homem, que, na época dele, as informações eram muitos vagas, mas eu digo o que eu já disse com conhecimento de causa, haja vista que as provas estão dentro da casa em que eu morei por muitos anos ( a casa foi quase toda queimada pelo fogo provocado por esses bandidos fardados).
@@kaykyalexander7908 Se fosse algo que desse frutos, teriam eles assumido o poder em nossa nação naquele tempo, coisa que não ocorreu. Quem é que quer comunismo para nada nesse mundo, o bom mesmo é o capitalismo que tem liberdade para fazer o que quiser na vida.
A história de Luís Carlos Prestes é tremenda de importante,é muito bom assistir essas grandes histórias de grandes cidadãos como esse e outros,que tanto lutaram com muita bravura para um Brasil socialmente mais justo e igualitário,matéria abrangente como esta,só mesmo num bom canal como Brasil Doc!🤝👏👏 As 21:33,dia 16/02/23,em Ituiutaba-MG.
Muito obrigado maravilha de documentário que história difícil que nosso país passava a corrupção sempre foi e até hoje em nosso país. Graças a Deus que tinha homem corajosos muitos morreram na luta na batalha por um país melhor infelizmente tem até hoje gente que defende um regime militar .
Prestes é e sempre será o Cara, o nosso Cavaleiro da Esperança. Imagino o Brasil hoje, caso o glorioso militar tivesse êxito na sua Luta de libertação do Brasil! Talvez não teríamos a rede Globo e Lula teria bem menos trabalho contra o Imperialismo estadunidense.
Você diz isso porque não sentiu na pele como os meus avós e meu pai, que viram a desordem por essa corja de bandidos praticada nos anos 20. Meu pai me contou inúmeras vezes o que esse bando fizeram na propriedade de meu avô.
Ouvi dizer que havia um estado ai, que na década de 20, do século XX, nos vilarejos, ainda existiam os troncos que os velhos proprietários rurais (os "coronéis" ???) ainda usavam para castigar seus dependentes, e que a Coluna Prestes os destruiu, quando invadiu esse estado, alguem sabe que estado era esse???
É necessário estudar para entender a pitica brasileira. Aprofundar para ter analises precisas determinantes para que possamos saber fazer as escolhas corretas dos nossos votos.A bandeira de lutas pela justiça social deve estar sempre viva.Sou resistência.
Esse sim. Foi um grande Capitão. Que lutou mesmo. Na sua Coluna Invicta. Lembro do dia que Ele faleceu. Deu a notícia no rádio de manhã cedo. Meu Pai, antes de sair para trabalhar, fez uma singela homenagem em casa. Um breve discurso. " Morre um grande brasileiro " . Infelizmente foi embora muito cedo. O Cavaleiro do Comunismo no Brasil.
Essa peste quando passou na propriedade de meu avô, ele colocou fogo na casa que eu morei, queimou muitas linhas da casa, matou muita gente em minha região. A coluna preste pendurou de cabeça para baixo em uma árvore, um senhor que eu conheci, que até hoje ainda existe um tronco dela na casa do meu avô. Quando a coluna chegou na casa da propriedade de meu avô, só ficou as mulheres dentro de casa, enquanto os homens tinham que fugir com medo da tropa. Meu avô ainda deu um tiro em um soldado, que se encontrava montado em um cavalo, o cavalo morreu e o soldado fugiu. Meu pai era pequeno, mas lembrava que ficava brincando em cima das munições jogadas no canto de uma parede. A tropa passou pela fazenda campo alegre no ano de 1926, quando meu pai tinha 8 anos de idade. A coluna prestes levou consigo, no lombo de um jumento, um senhor que só voltou após 10 anos de maus tratos. Ele teve suas nádegas em chagas de tanto andar em animal. Era uma tropa que não tinha piedade de ninguém. Várias pessoas da tropa morreram em combate por onde a coluna passou. Na propriedade de meu avô ainda existem cruzes (cruz de Brasil, era um soldado), Cruz do capitão e outras cruzes. Só fizeram maldade por onde passaram.
Tem um livro da jornalista Eliane Brum que fala justamente desses abusos. Ela refez esse caminho a algu s anos, ouvi do testemunhas da época. Algu s deles passaram por essa violência que sua família passou.
Mal da América Latina, as oligarquias se mantêm através de dois pilares: a deseducação e a desinformação formando uma classe média individualista e pobre conservador, por isso patinzmos no terceiro mundo e o êxodo rumo à fronteira do México com os EE.UU.AA revela parte da culpa.
Meu avô teve que fugir com seus pais deixando tudo para trás com medo de morrer 😢 meu avô tinha apenas 6 anos. Ele falava que por onde passava na Bahia deixava um rastro de destruição 😢
A Coluna Prestes aterrorisou o interior do Brasil ! De acordo com as lembranças dos meus antepassados com quem convivi ( sou idosa ), por onde eles passavam , deixavam um rastro de medo e destruição !
Exatamente @eulacorinalimabento3458, foi bem isso, um bando de malvados que deixavam um rastro de violência por onde passaram. Me espanta esses esquerdistas acharem que esses monstros foram heróis, para esses eu sugiro que deixem os livros e vão até o interior da Bahia por exemplo na Chapada Diamantina, em Arapiranga e perguntem aos descendentes dos que lá viveram nesse período, como foram esses anos de medo.
Leiam "A noite das grandes fogueiras". Esse livro conta a história da revolução desde São Paulo até o exílio na Bolívia! Eu ouvia histórias de 'os revoltosos ' que passaram na minha região de Mucugê ,Chapada Diamantina , mas só aos 38 anos descobri que estes eram a coluna. Há muitos boatos exagerados, mau contados e omitidos. O fato é, não existe revolução sem sangue.
Sempre ouvi , de antepassados meus, as" barbáries" cometidas por Prestes , na famosa marcha, sempre explicando pessoas humildes, e por vezes as matando e abusando. Um discípulo autentico de Stalin. As verdades assombram nossa história!
Muito bem, muito bom, você arrasou. De vez em quando aparece um querendo ser dono mundo. Desde os romanos que aparece um que quer ser Deus e outros se dizem Deus, mas o altíssimo só tem um. Querer que todos nós caminhemos por uma única estrada é algo impossível, já que os pensamentos divergem.
Sou formado em história e as aulas que recebi era apenas indicativas e sem detalhes dos personagens sobre suas vidas e suas façanhas nem mesmo sua biografia cabia ao aluno usar suas habilidades de consumo de livros onde os interessava..
Coluna prestes esteve no Sertão do Pajeú,Carnaíba foi a cidade que passou!Essa cidade fez um monumento em homenagem a coluna,a ser inaugurada em breve.
Ainda vai ser inaugurada? Dá uma passadinha nas minhas terras, nas margens do Rio Pajeú, próximo a Floresta-PE, pra decidir se quer mesmo fazer comemoração a favor de um bandido.
@@marcusantonio8980 No sertão nordestino, as terras são de má qualidade e só servem mesmo para criação de animais (bovinos, caprino e ovinos) e mesmo assim em reduzido rebanho, de tal forma que até os dias de hoje continua sendo uma região de extrema pobreza, que mal serve para se manter e mesmo assim em péssima qualidade de vida. A colonização foi feita de forma muito precária e não havia riqueza para ser conquistada de forma violenta. Eu, pelo menos, nunca ouvi falar que na minha região houvesse escravos, já que não havia patronato para ter riquezas suficientes para a posse de escravos, visto as precárias condições de vida dos fazendeiros desde os meus bisavós. Por fim, de 1000 ah abaixo não se pode chamar de fazendeiro, visto ser de muito pouca valia, como são as propriedades de nossa região, inclusive as de minha descendência.
Uma história extraordinária,pena que nós brasileiros não conhecemos nossa História porque isso não favorece aos detentores do poder e pior ainda, não temos o interesse em saber o porquê de sermos fracos.
Passaram pela minha cidade. Morreram 15 homens, os quais são enterrados na beira do Rio Paraguai onde ocorreu o combate. Amedrontaram toda a região. Saquearam e incendiaram o povoado. Barra do Bugres MT
Eu moro em uma região de Goiás ; onde á coluna Prestes marchou...por dias á fio...durante a passagen desses elementos; foi marcada pela violência e injustiça cometida contra o nosso sofrido povo sertanejo...e mataram muitas pessoas inocentes...SIMPLES MORADORES DOS RINCOES DO PLANALTO CENTRAL. .NÃO OUVÍ UM SEQUER ; ELOGIAR ESSES ANARQUISTAS COMUNISTAS E DESORDEIROS...PELO CONTRÁRIO..TROUXERAM O CAOS E OS SAQUES AOS LARES DOS SERTANEJOS...QUE NUNCA SENTIRAM NADA DE POSITIVO NESSE MOVIMENTO SEM LÓGICA E SEM OBJETIVOS...PORTANTO SE EMBRENHARAM NA BOLÍVIA NA FUGA SEM ÊXITOS
Bacana seu relato acerca desse bandido. Hoje, ainda temos muita gente que se propõe a fazer assim, mas não acha como, visto que os meios de informações não permitem.
Em 1935, o levante Comunista gerou uma versão para uma conhecida canção: " Praia maravilhosa, cheia de balas mil... Vermelha e gloriosa. Sentinela do Brasil "
professora estou querendo produzir meu projeto de mestrado sobre o "confronto" de prestes com virgulino, a senhora me recomenda algum livro ou artigo em especifico?
Vai ter que procurar fontes primárias no local, tentar recorrer a técnicas de história oral, trabalho árduo mas tema muito relevante, procure em sua região um instituto de pós graduação que tenha pesquisas em temas próximos. Vá em frente Gabriel e muito boa sorte para você
Nao houve o confronto. Era para haver. Lampiao foi contratado pelo governo do Ceará e da Bahia, intermediado por padre Cicero Romao Batista, de onde recebeu a patente de capitao Virgulino. Ao chegar nas proximidades de Pio IX, Piauí, quando haveria o embate, Lampião desviou sua tropa serra acima, enquanto a coluna rumou para o Ceará.
A coluna prestes não teve confronto com Lampião, o que houve é que o Padre Cícero propôs uma patente de "capitão", para Lampião, mas este não aceitou para lutar contra a coluna Prestes.
Sou garoto, 52 anos votei a estudar na pandemia este ano termino o ensino medio e vou fazer faculdade de histórico
Agraço a PROFESSORA com estes videos riquíssimo. Obrigada Mestra
Deus te abençoe
Desejamos muito sucesso em seus estudos @Milton Marques
Parabéns 🇧🇷👏🏿👍🏿🙏🏿 !!!
Tome cuidado pq quase todos que fazem história viram comunas quando não já são, eu termino em dezembro e não conseguiram me esquerdar. Fica dificil até p fazer trabalho em grupo, e as respostas subjetivas fica pela sorte de quem vai corrigir. Os trabalhos acadêmicos não podem ser polêmico p não dar margens p eles.
Parabéns MILTON . Nunca acabamos " nossos estudos/ conhecer a história a partir NÃO dos vencedores colonizadores LATIFUNDIÁRIOS hoje chamados pelo nome de AGRO / usurpar roubar terras alheias inclusive quilombolas ribeirinhos ou indígenas....
Te recomendo A NOITE DAS GRANDES FOGUEIRAS.
Meu avô, combateu a Coluna Prestes em 1.924, no Estado do Paraná,. Esse combate aconteceu na localidade de Campo Alto, município de Clevelandia. Contava meu avô, que onde a Coluna passava, saqueavam fazendas e vilas, incendiavam casas, além de furto de animais para alimentação dos combatentes e de animais de tração, para transporte dos seus comandados. Seria interessante que também fosse comentado esses desatinos.
Muito bom. Trouxe a verdade. Não eram esses MOCINHOS q divulgam.
A professora é canhota.
A mulher do video tá literalmente elogiando o Prestes. Acha que ela se importa em divulgar a verdade?
O seu avô era um fascista que apoiava o governo da oligarquia do café com leite da República velha
@@carlosalbertoathaydedealme2711 e o que é um fascista?
Conversei com Preste, na Praça Quinze RJ, quando ele fazia campanha pra Brizola. Também fui ao seu funeral, prestando minha última homenagem a esse herói Brasileiro.
Obrigada por compartilhar a sua vivência conosco.
Tinha vontade de ter conhecido ele e o Brizola...
O que conheço deles é graças a internet com suas entrevistas e documentários.
VERDADE AVANT 🇧🇷🇧🇷
Trabalho de fôlego; digno de admiração, de respeito e adesão. Parabéns.
Obrigada pelo elogio @ Gildo Andrade
Esse prestes não valia o que o cachorro descome.
Vc só pode ser louco
Muito bom o documentário, uma aula pra desvendar o que nos contaram e ainda contam em causa própria, e com slogan o agro é pop!
Valeu. Excelente documentário. É um personagem da nossa história. Renunciou a uma vida estável em nome de seus ideais. Um sacrifício enorme, que se não exitoso, serviu de exemplo e reflexão para outras gerações.
Obrigada @Antonio G. F. Filho
Muita boa sua aula. Eu já tinha assistido vários documentários sobre o assunto, mas o seu foi o único que conectou as pontas soltas.
obrigada !
Deus do Céu! Como nós no Brasil somos alheios aos fatos históricos. Sempre ouvi falar de muitos brasileiros e muitas brasileiras que foram pessoas admiráveis e incansáveis mas lamentavelmente nunca cheguei a me aprofundar nesse tema. Sei um pouco de cada personagem, e apenas um pouco dos fatos mais marcantes e decisivos da história do Brasil. Isso é um elemento determinante para que nossa sociedade nunca tenha se fortalecido e amadurecido politicamente o suficiente para mudarmos o destino do país. Tenho modestamente há décadas procurado estimular os que me cercam à se questionar e à questionar a forma como estamos inseridos e como é organizado e conduzido o país mas muitas vezes me sinto como o João Batista "pregando no deserto". Nunca conseguimos ter a percepção real da complexidade e da dimensão do absurdo e precariedade de nossa condição social. Mas ainda que muito pouco eu possa contribuir para a luta contra a desigualdade, sigo na luta e não volto atrás. Espero sinceramente que algum dia o Brasil seja um país mais justo e melhor.
Tenho em Luiz Carlos Prestes um ícone da luta pelos direitos sociais.
@@paulosergiogaray288Stalin nunca foi paladino de direito algum.Ele era stalinista
?
Wé, o PT governou por 14 anos, é o partido q os comunistas apoiam, tá reclamando de quê?
Luiz c. Prrstes não passou de um comunistazinho sonhador. Em que cidade ou Estado brasileiro ele esteve apoio ?
Mais um trabalho de excelência! Sou professora de Geografia, mas sempre amei História!!!
Obrigada @valdirene novaes
A senhora precisa conhecer mais a história para saber quem foi esse bandido comunista.
Passaram nas terras de meus avós maternos em Mato Verde, Norte de Minas, em março de 1926. Meu avô fugiu com toda a família para o campo e por lá ficou escondido por 2 meses. Minha mãe tinha apenas 10 anos e nos contou todo sofrimento pelo qual passaram. Apenas um tio, que ia todos os dias tratar dos animais, teve contato direto com membros da coluna...levaram um potro dele, único bem que possuia até então. Esse fato foi tão marcante, que está registrado em um livro, escrito por um membro de nossa família.
Qual o nome do livro? Fiquei curioso
Essa merda até hoje é reverenciado como herói, mas que herói é esse que comete barbaridade em nome de uma política desastrosa que não levou a lugar nenhum. É como Lampião, que tentaram erguer uma estátua em Serra Talhada, transformando um bandido em um herói.
Igual lampião @@mariadefatimabarros5297
Que caraio é isto? Este homem fez bem ou mal pros outros?
@@CarlosCastro-u5k amiga, ele lutou por uma causa histórica mas no processo a violência foi utilizada. O interesse era político, não necessariamente tinha interesse de fazer bem às pessoas individualmente. Sabe quanto o pessoal tá revoltado e faz um manisfesta contra o governo corrupto e saem quebrando patrimônio público e privado no processo? Estão lutando por uma causa digna mas se usando de meios questionáveis. Acredito que a coluna prestes tenha sido do mesmo jeito. Outro exemplo histórico: lampião.
Mto boa essa história contada nesse áudio. João Correia neto de Manaus Amazonas
obrigada
Aqui no meu Sergipe a coluna prestes foi recebida com entusiasmo, tem fotos do povo ovacionado a coluna !
Que documentário maravilhoso.
Que bom que gostou 😊.
O sofrimento não é de hoje infelizmente 😮😊
Prestes é um personagem importante da história do Brasil, sua luta é expressão de conflitos que nunca foram enfrentados e superados, a concentração fundiária continua sendo um problema sério no país, ainda não conhecemos o conceito de democratização de acesso à propriedade que, tem tudo a ver com democracia
Boa reflexão. Obrigada.
Magnífico o documentário parabéns!!!
Obrigada pelo elogio @João Silva
Até onde conheci a epopéia da Coluna Prestes, posso dizer que foi um feito extraordinário...
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣Que “ epopeia” ?? Vc bebeu? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣A coluna prestes deu literalmente uma volta de 360 graus!! Rodou e voltou só mesmo lugar! 🤣🤣🤣
Sim assaltou muita fazenda e propriedades pobres, fez maldade por onde passava, análoga aos cangaceiros.
Só você acha isso. Você acha, porque não sabe da vida desse homem, que, na época dele, as informações eram muitos vagas, mas eu digo o que eu já disse com conhecimento de causa, haja vista que as provas estão dentro da casa em que eu morei por muitos anos ( a casa foi quase toda queimada pelo fogo provocado por esses bandidos fardados).
kkkkkk os cara era inútil não conseguiu vencer uma revolta, morreram atoa
@@kaykyalexander7908 Se fosse algo que desse frutos, teriam eles assumido o poder em nossa nação naquele tempo, coisa que não ocorreu. Quem é que quer comunismo para nada nesse mundo, o bom mesmo é o capitalismo que tem liberdade para fazer o que quiser na vida.
A história de Luís Carlos Prestes é tremenda de importante,é muito bom assistir essas grandes histórias de grandes cidadãos como esse e outros,que tanto lutaram com muita bravura para um Brasil socialmente mais justo e igualitário,matéria abrangente como esta,só mesmo num bom canal como Brasil Doc!🤝👏👏 As 21:33,dia 16/02/23,em Ituiutaba-MG.
Que bom que gostou ! Ficamos felizes que estejas acompanhando o nosso trabalho. @Reinaldo Souza
Quem matou adolescente Elza Fernandes?
@@ianborraz1103 VERDADE AVANT 🇧🇷🇧🇷
A oligarquia se reconfigura, mas não acaba. O povo deve estar sempre vigilante e atuante!
Esquerda luta direita centrão fode tudo
Parabéns pelo canal, espero que continuem nessa jornada na História do Brasil, já assisti todos!!!!!
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho @olivreirofilosofia
Excelente documentário!
Obrigada.
@Rafael
Um povo que não luta, tenho solidariedade, também tenho solidariedade por um povo inerte que não luta!
Esse tal de Prestes era brabo mesmo eim. Nao conhecia ele.
Parabens professoa isso que é conteudo de qualidade Deus te abençoa sempre
Excelente documentário..
Parabéns pelo trabalho
Agradecemos pelo comentário @Welton Souza
Parabéns por aclarar mais esse ponto um tanto obscuro da história brasileira. 🌎
Ótima Matéria, Ótima Narrativa, parabéns professora, salve prestes exemplo de luta e respeito.✨🙌💚🙏
Passou pelo Piaui, nos municipios de Bocaina e PIO IX, onde quase se encontra com o grupo de cangaceiros de Lampião.
Cangaceiros deviam ter se encontrado c esses ai
Aprendi muito com o doc . Vai ajudar muito nas minhas aulas de história .
Muito obrigado maravilha de documentário que história difícil que nosso país passava a corrupção sempre foi e até hoje em nosso país. Graças a Deus que tinha homem corajosos muitos morreram na luta na batalha por um país melhor infelizmente tem até hoje gente que defende um regime militar .
Tive a honra de ter sido seu Camarada!
Acredito que deves ter muitas histórias interessantes para contar, não ?
Conte-nos um pouco dessa história
Parabéns pelo trabalho, o documentário está muito bom! Prestes foi uma das grandes figuras da história Brasileira, deveria ser mais conhecido.
Obrigada @Hudson fe
Não foi. Prestes comunista da Russia
Muitoooooo agradecida por compartilhar esse pedaço da nossa história !
Muito bom gostei
Parabéns pelo seu trabalho.
Obrigada 🤝
Um homem integru uma verdadeira lenda na história do Brasil.
Não concordo. Tdo q vivemos de ruim, deve-se a esse .....b....a
Ótimo vídeo.....narrativa interessante e cativante....
......congratulações pelo maravilhoso trabalho.....
......mais um inscrito.
Obrigada @CARLOS ALBERTO
L.C.Preste, foi o mais brilhante aluno da formação de Oficias de Exército. Suas notas foram tão altas que por mais de 50 foram inalcançáveis.
Isso nao muda o fato de estar no lado errado.
Errado está quem lutou contra ele.
Esse prestes não valia o que o cachorro descome.
Os herdeiros de escravocatas, todos chiando
@@rickcarvalho6585 vc não sabe nem o que escravocrata significa. Analfabeto
Parabéns e obrigado.
Mais um excelente trabalho!! Parabéns!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada @KBÇAO DURO
excelente documentário
Quem enaltece o que não presta... Também não vale nada.
Agradecemos pelo ótimo documentário!
Parabéns profa.
Faltou falar da Filha do Carlos e Olga. Excelente trabalho
Excelente!
Líder implacável 🎉
Políticos/judiciário/militares /funcionários públicos ,a única preocupação foi sempre o seu bem estar
Acertou miseravi
E os oligarcas, não?, miseravi 😂
Funcionários públicos são traíras do povo
Você esqueceu de colocar 2 na sua lista, o centro e a esquerda. O Brasil começou a dar errado a partir da proclamação da República.
Prestes é e sempre será o Cara, o nosso Cavaleiro da Esperança. Imagino o Brasil hoje, caso o glorioso militar tivesse êxito na sua Luta de libertação do Brasil! Talvez não teríamos a rede Globo e Lula teria bem menos trabalho contra o Imperialismo estadunidense.
Você diz isso porque não sentiu na pele como os meus avós e meu pai, que viram a desordem por essa corja de bandidos praticada nos anos 20. Meu pai me contou inúmeras vezes o que esse bando fizeram na propriedade de meu avô.
Que homem admirável!
No Paraná também, em Cantanduva.
Ouvi dizer que havia um estado ai, que na década de 20, do século XX, nos vilarejos, ainda existiam os troncos
que os velhos proprietários rurais (os "coronéis" ???) ainda usavam para castigar seus dependentes, e que a
Coluna Prestes os destruiu, quando invadiu esse estado, alguem sabe que estado era esse???
É necessário estudar para entender a pitica brasileira. Aprofundar para ter analises precisas determinantes para que possamos saber fazer as escolhas corretas dos nossos votos.A bandeira de lutas pela justiça social deve estar sempre viva.Sou resistência.
Esse sim. Foi um grande Capitão. Que lutou mesmo. Na sua Coluna Invicta. Lembro do dia que Ele faleceu. Deu a notícia no rádio de manhã cedo. Meu Pai, antes de sair para trabalhar, fez uma singela homenagem em casa. Um breve discurso. " Morre um grande brasileiro " . Infelizmente foi embora muito cedo. O Cavaleiro do Comunismo no Brasil.
Quem matou adolescente Elza Fernandes?
Foi tarde
Muito bom!
Obrigada @Augusto César Santos
Excelente vídeo.
Muito simples e incrivelmente bons documentários parabéns!
Muitíssimo obrigada. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho.
ULICIS GUIMARÃES AJUDOU NAS DIRETAS JÁ
Tamo todo junto e entrando.Sente.
ULISSES
Que vida!
Essa peste quando passou na propriedade de meu avô, ele colocou fogo na casa que eu morei, queimou muitas linhas da casa, matou muita gente em minha região. A coluna preste pendurou de cabeça para baixo em uma árvore, um senhor que eu conheci, que até hoje ainda existe um tronco dela na casa do meu avô. Quando a coluna chegou na casa da propriedade de meu avô, só ficou as mulheres dentro de casa, enquanto os homens tinham que fugir com medo da tropa. Meu avô ainda deu um tiro em um soldado, que se encontrava montado em um cavalo, o cavalo morreu e o soldado fugiu. Meu pai era pequeno, mas lembrava que ficava brincando em cima das munições jogadas no canto de uma parede. A tropa passou pela fazenda campo alegre no ano de 1926, quando meu pai tinha 8 anos de idade. A coluna prestes levou consigo, no lombo de um jumento, um senhor que só voltou após 10 anos de maus tratos. Ele teve suas nádegas em chagas de tanto andar em animal. Era uma tropa que não tinha piedade de ninguém. Várias pessoas da tropa morreram em combate por onde a coluna passou. Na propriedade de meu avô ainda existem cruzes (cruz de Brasil, era um soldado), Cruz do capitão e outras cruzes. Só fizeram maldade por onde passaram.
N@zist@ mentiroso. Deve odiar muito o preste ne. Ele era um inimigo mortal de latifundiários como o seu avô e provavelmente vc tbm né.
Seu avô era herdeiro de escravocatas?
Eu nunca ouvi meu avô falar em escravos na propriedade mesmo porque o meu avô nasceu no ano de 1893, após a abolição da escravidão.@@rickcarvalho6585
Tem um livro da jornalista Eliane Brum que fala justamente desses abusos. Ela refez esse caminho a algu s anos, ouvi do testemunhas da época. Algu s deles passaram por essa violência que sua família passou.
@@rickcarvalho6585, se for, estão perdoadas as agressões, né?
Aí, pode matar por amor.❤
Infelizmente não há mais Carlos Prestes nos dias de hoje. Ele viu a desigualdade do país.
O Brasil sem não dividiu as suas riquezas com o seu povo trabalhador.
Grande aula , bem detalhada .Parabéns
Muito obrigada. fico feliz que tenha gostado do meu trabalho.
Mal da América Latina, as oligarquias se mantêm através de dois pilares: a deseducação e a desinformação formando uma classe média individualista e pobre conservador, por isso patinzmos no terceiro mundo e o êxodo rumo à fronteira do México com os EE.UU.AA revela parte da culpa.
Meu avô teve que fugir com seus pais deixando tudo para trás com medo de morrer 😢 meu avô tinha apenas 6 anos. Ele falava que por onde passava na Bahia deixava um rastro de destruição 😢
Excelente trabalho!
Obrigada pelo elogio 😊. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho.
Excelentes seus vídeos!
Obrigada 😃.
@Eduardo Papa .
Os cristãos que dizem crer em Jesus Cristo devem ter respeito mútuo, pois se trata de uma luta espiritual.
Muito bom
Boa !!!
Esse prestes não valia o que o cachorro descome.
A Coluna Prestes aterrorisou o interior do Brasil ! De acordo com as lembranças dos meus antepassados com quem convivi ( sou idosa ), por onde eles passavam , deixavam um rastro de medo e destruição !
Exatamente @eulacorinalimabento3458, foi bem isso, um bando de malvados que deixavam um rastro de violência por onde passaram. Me espanta esses esquerdistas acharem que esses monstros foram heróis, para esses eu sugiro que deixem os livros e vão até o interior da Bahia por exemplo na Chapada Diamantina, em Arapiranga e perguntem aos descendentes dos que lá viveram nesse período, como foram esses anos de medo.
Ótima espricacao muito futural
Obrigada pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho.
Penso que todas pessoa qui quê crescer nu entendimento descubra esse canal...
Parabéns pelo trabalho muito bem feito!!
Muito obrigada 😊
Leiam "A noite das grandes fogueiras". Esse livro conta a história da revolução desde São Paulo até o exílio na Bolívia! Eu ouvia histórias de 'os revoltosos ' que passaram na minha região de Mucugê ,Chapada Diamantina , mas só aos 38 anos descobri que estes eram a coluna. Há muitos boatos exagerados, mau contados e omitidos. O fato é, não existe revolução sem sangue.
Esses fatos não são informados nas escolas. O povo perde muito por não saber sua história.
Olá, seus vídeos são muito bons, completos!
Obrigada pelo elogio, @Gerson Veloso .
Feira de Santana❤❤❤
Gostei
Que aula de história incrível. Ganhou um inscrito e o like!
Muito obrigada 😃
@@brasildox De nada, foi um prazer.🤝
MILHA MÃE TEVE UM PRIMO BRASILIANO MORAES GENERAL UM MKLITAR DE VALOR EDUCADO ERA MUITO BOM
Legal Cecília.
Sempre ouvi , de antepassados meus, as" barbáries" cometidas por Prestes , na famosa marcha, sempre explicando pessoas humildes, e por vezes as matando e abusando. Um discípulo autentico de Stalin. As verdades assombram nossa história!
Muito bem, muito bom, você arrasou. De vez em quando aparece um querendo ser dono mundo. Desde os romanos que aparece um que quer ser Deus e outros se dizem Deus, mas o altíssimo só tem um. Querer que todos nós caminhemos por uma única estrada é algo impossível, já que os pensamentos divergem.
Sim. Os deuses da época eram os oligarcas! Bom, né?
Sou formado em história e as aulas que recebi era apenas indicativas e sem detalhes dos personagens sobre suas vidas e suas façanhas nem mesmo sua biografia cabia ao aluno usar suas habilidades de consumo de livros onde os interessava..
👍👍4,0 mil 🌻🇧🇷👏
26:32 ideias da coluna (teoria)
Alguma semelhança com os dias de hoje, é, mera coincidência kkk
Parabéns , muito esclarecedor :)
Obrigada 😃
💯👏👏👏👏
Eu tive a honra de conhecer pessoalmente o cavaleiro da esperança, nome do a Luiz Carlos prestes,
Já velhinho ou ainda jovem ?
Tem uma foto dele já velinho que eu acho muito interessante em que ele e o Brizola posam juntos.
Coluna prestes esteve no Sertão do Pajeú,Carnaíba foi a cidade que passou!Essa cidade fez um monumento em homenagem a coluna,a ser inaugurada em breve.
Obrigada pela informação @Anchieta Patriota
Ainda vai ser inaugurada? Dá uma passadinha nas minhas terras, nas margens do Rio Pajeú, próximo a Floresta-PE, pra decidir se quer mesmo fazer comemoração a favor de um bandido.
@@mariadefatimabarros5297como seus pais adquiriram grandes terras naquele tempo que só políticos e escravocratas tinham posses?
@@marcusantonio8980 No sertão nordestino, as terras são de má qualidade e só servem mesmo para criação de animais (bovinos, caprino e ovinos) e mesmo assim em reduzido rebanho, de tal forma que até os dias de hoje continua sendo uma região de extrema pobreza, que mal serve para se manter e mesmo assim em péssima qualidade de vida. A colonização foi feita de forma muito precária e não havia riqueza para ser conquistada de forma violenta. Eu, pelo menos, nunca ouvi falar que na minha região houvesse escravos, já que não havia patronato para ter riquezas suficientes para a posse de escravos, visto as precárias condições de vida dos fazendeiros desde os meus bisavós. Por fim, de 1000 ah abaixo não se pode chamar de fazendeiro, visto ser de muito pouca valia, como são as propriedades de nossa região, inclusive as de minha descendência.
Boa tarde!
Uma história extraordinária,pena que nós brasileiros não conhecemos nossa História porque isso não favorece aos detentores do poder e pior ainda, não temos o interesse em saber o porquê de sermos fracos.
Passaram pela minha cidade. Morreram 15 homens, os quais são enterrados na beira do Rio Paraguai onde ocorreu o combate. Amedrontaram toda a região. Saquearam e incendiaram o povoado. Barra do Bugres MT
😮
@@brasildox, entendi seu cinismo.
Matar pela "causa" é sempre bonitinho.
A coluna prestes percorreu 36mil kilometros no Brasil veja pagina 497/8 do livro de lourenço moreira lima que era o narrador da coluna prestes
Excelente documentário, parabéns pelo trabalho sério de pesquisa
Obrigada.
Paranacity-PR. Grande idealista! Excelente documentário!
Eu moro em uma região de Goiás ; onde á coluna Prestes marchou...por dias á fio...durante a passagen desses elementos; foi marcada pela violência e injustiça cometida contra o nosso sofrido povo sertanejo...e mataram muitas pessoas inocentes...SIMPLES MORADORES DOS RINCOES DO PLANALTO CENTRAL. .NÃO OUVÍ UM SEQUER ; ELOGIAR ESSES ANARQUISTAS COMUNISTAS E DESORDEIROS...PELO CONTRÁRIO..TROUXERAM O CAOS E OS SAQUES AOS LARES DOS SERTANEJOS...QUE NUNCA SENTIRAM NADA DE POSITIVO NESSE MOVIMENTO SEM LÓGICA E SEM OBJETIVOS...PORTANTO SE EMBRENHARAM NA BOLÍVIA NA FUGA SEM ÊXITOS
Bacana seu relato acerca desse bandido. Hoje, ainda temos muita gente que se propõe a fazer assim, mas não acha como, visto que os meios de informações não permitem.
Em 1935, o levante Comunista gerou uma versão para uma conhecida canção: " Praia maravilhosa, cheia de balas mil... Vermelha e gloriosa. Sentinela do Brasil "
professora estou querendo produzir meu projeto de mestrado sobre o "confronto" de prestes com virgulino, a senhora me recomenda algum livro ou artigo em especifico?
Oi @gabriel camacam . Infelizmente não tenho esta informação para te passar. Boa sorte e sucesso em seus estudos.
Vai ter que procurar fontes primárias no local, tentar recorrer a técnicas de história oral, trabalho árduo mas tema muito relevante, procure em sua região um instituto de pós graduação que tenha pesquisas em temas próximos. Vá em frente Gabriel e muito boa sorte para você
@@eduardopapa1554 muito obrigado
Nao houve o confronto. Era para haver. Lampiao foi contratado pelo governo do Ceará e da Bahia, intermediado por padre Cicero Romao Batista, de onde recebeu a patente de capitao Virgulino. Ao chegar nas proximidades de Pio IX, Piauí, quando haveria o embate, Lampião desviou sua tropa serra acima, enquanto a coluna rumou para o Ceará.
A coluna prestes não teve confronto com Lampião, o que houve é que o Padre Cícero propôs uma patente de "capitão", para Lampião, mas este não aceitou para lutar contra a coluna Prestes.
Mais um vídeo esperado
Esperamos que tenha gostado do vídeo @Raimundo Nonato Pereira .