Boa noite professor! Ótima aula, como de costume. Vc faria um vídeo sobre a obra do Mário Ferreira dos Santos? Além disso, ultimamente, no Brasil, nós, meros fieis leigos e ignorantes, estamos sendo bombardeados por sedevacantistas e tradicionalistas!! Vc poderia fazer um vídeo sobre esse assunto de magna importância?
Professor, como sempre, sua aula foi um prazer de acompanhar! Por coincidência, ontem estava lendo as "Questões Disputadas sobre a Verdade" de Tomás de Aquino e tive a mesma impressão que o senhor mencionou: Tomás escreve com uma paciência incrível, sem pressa, buscando explorar até o limite cada argumento e tema. A forma como as ideias e os assuntos se interligam é impressionante. Gostaria muito que o senhor abordasse algum tema relacionado a Edith Stein. Estou lendo "A Estrutura da Pessoa Humana" e tenho ficado admirado com a profundidade dessa filósofa (e santa!), que realmente merece mais reconhecimento e estudo, especialmente no meio acadêmico.
Louvado seja nosso Deus amado, e nosso amado Mestre e Senhor Jesus Cristo! Judas1:3-4 "Naquele tempo, respondendo JESUS, DISSE: GRAÇAS TE DOU, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, QUE OCULTASTE ESTAS COISAS DOS SÁBIOS E DOUTORES , e as revelaste AOS PEQUENINOS." Mateus 11:25 ⁶ Mas, QUALQUER QUE ESCANDALIZAR (colocar pedra de tropeço para...) UM DESTES PEQUENINOS, QUE CRÊEM EM MIM, melhor lhe fora que SE LHE PENDURASSE AO PESCOÇO UMA MÓ DE AZENHA, E SE SUBMERGISSE NA PROFUNDEZA DO MAR. ⁷ Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque É MISTER QUE VENHAM ESCÂNDALOS, MAS AI DAQUELE HOMEM POR QUEM O ESCÂNDALO (a pedra de tropeço) VEM! Mateus 18:6,7 6 2 Porque lhes dou testemunho DE QUE TÊM ZELO DE DEUS, MAS NÃO COM ENTENDIMENTO. 3 Porquanto, NÃO CONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS, e PROCURANDO ESTABELECER a sua própria justiça, NÃO SE SUJEITARAM À JUSTIÇA DE DEUS. ROMANOS 10:2-3 É mais fácil secar o mar com a concha da mão, que um Servo de Deus, ou uma Serva de Deus, cumpridora de Toda Lei de Moisés, Lc2:39, pedir para si: Devoção, Consagração, Propósito, Capela, Amuleto, e orações repetitivas contrária a ensinada pelo Filho de Deus, dirigidas a si mesma. 5 EXAMINAI-VOS A VÓS MESMOS, se permaneceis na fé; PROVAI-VOS A VÓS MESMOS. Ou NÃO SABEIS QUANTO A VÓS MESMOS, QUE JESUS CRISTO ESTÁ EM VÓS? Se não é que já estais reprovados. 2Cor13:5 7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, QUANDO SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS DESDE O CÉU COM OS ANJOS DO SEU PODER, 8 COM LABAREDA DE FOGO, TOMANDO VINGANÇA DOS QUE NÃO CONHECEM A DEUS E DOS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; 9 Os quais, POR CASTIGO, padecerão ETERNA PERDIÇÃO, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, 2Tes1:7-8
Bom dia, professor! Terminei agora há pouco de assistir a esta deliciosa aula. Muito obrigada! Estou assistindo a sexta aula do professor Sidney Silveira sobre os impressionantes comentários de Santo Tomás ao Pai Nosso. Simplesmente encantador este querido , "o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios". Um abraço e que Deus o abençoe!
Deus o abençoe prof. Victor Sales, confesso q nunca adquiri nenhum de seus cursos, mas logo o farei com toda certeza, no mais gostaria de agradecer por todo conhecimento passado de forma gratuita. Hoje acordei com profundo amargor e peso sobre a vida. Porém somente esse pequeno trecho da história e vida de São Tomas trouxe grande alento pro meu dia. Muito obrigado! Abraços de New Jersey-USA
Um ponto que você citou é a tristeza e a obscuridade dos filósofos alemães do século 19, tenho interesse particular nesse tema, essa região já estava há 200 anos sob um cristianismo reformado que, penso eu, infectando vossas almas obscurecendo-as da verdade, podemos ver os efeitos disso nesses filósofos cuja as doutrinas desaguaram em um neo-paganismo e ateísmo visto hoje em todos esses países.
@@Bruno69847 : Também está escrito: Não há um justo sequer, não há ninguém que faça a justiça, as justiças do homem são como trapo de imundície. Ninguém alcançará a santificação por esforço próprio, por isso diz: Pela graça sois salvo, isso não vem de vós, para que ninguém se glorie, é o dom gratuito de Deus. Só a crença que o Sacrifício Vicário e Expiatório de Jesus é SUFICIENTE, pode levar pra homem a Deus, por isso Ele disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém VEM ao Pai senão por Mim. O homem "tentar" ser Justo pelo seu próprio esforço achando que isso lhe acumulará dividendos para a vida eterna é desprezar o Sacrifício da cruz, é profanar o sangue de Jesus - porque se isso fosse possível não precisaria Cristo ter se entregado como único Sacrifício Vicário, portanto todo sacrifício do homem é inócuo nesse quesito. Apartir do momento que Ele disse antes de render o espírito: Está consumado! Deus o Pai, começou a olhar para os pecados dos homens através do Sangue do Filho, assim o homem só será considerado justo porque foi justificado pela fé, porque creu que Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens - aquele que diz que crê, mais ainda precisa de vários artifícios, coisas como: esforço próprio, o fabuloso purgatório, mi$$a$ depois de morto, e de vários intercessores terrenos para consolidar a sua fé, não creu nas palavras Dele, e se não creu, conforme está escrito não tem parte com Ele. Disse João na sua primeira carta: O SANGUE DE CRISTO NOS PURIFICA DE TODO PECADO. Jesus veio para mudar a lei que não conseguiu aperfeiçoar o homem segundo a consciência, imagine então agora o homem estando sem lei? e olha que a lei eram somente 613 artigos. E ainda, está escrito: Sem derramamento de sangue não há remissão para os pecados.
@@Bruno69847 : O significado de ser santo é estar separado das vãs filosofias, das crenças pagãs, das idolatrias, das feitiçarias, é não se contaminar com essas coisas, é estar separado para anunciar o Reino de Deus, assim como Deus é separado dos outros deuses. No capítulo 15 de Atos dos apóstolos encontramos a Decisão da Assembléia de Jerusalém, que foi o 1° Concilio da Igreja, nessa decisão Tiago, o irmão do Senhor, tomando a palavra disse: Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós que nenhum encargo vos imponha, a não ser essas coisas necessárias: Que vos abstenhais do sangue e da carne sufocada, da prostituição e da CONTAMINAÇÃO DOS ÍDOLOS, fazendo isso, bem vos vá.
Inexiste uma esfera da razão natural, teologicamente e inclusive numa analise filosófica cristã os poderes do pensamento teórico não podem e nem devem prescindir do Pístico mas são controlados em sua ontologia, a razão natural não possui verdades apenas as identifica por uma prévia revelação geral, há nisso uma antítese na crença do intelecttus clássico que impõe uma soberania da razão num viés contemplativo sapiencial pagão.
Tomás de Aquino, mais do que isso, foi responsável pela introdução do “Direito Natural” na Cristandade. O que abriu precedente para diversos males, dentre eles os Direitos Humanos, sobre o qual você falou outro dia no Instagram.
@@RushdoonyBrasil o Tomismo possui uma tenacidade cultural e cognitiva singular e honorável apenas porque transportou em confortável segurança o classicismo na fortaleza do pensamento teológico cristão isso sim é um desafio intelectual que ultrapassa o continente americano inteiro.
Tomás de Aquino foi o responsável por diversos males na Cristandade: (1) ele provocou uma revolução epistemológica: estabeleceu a validade do pensamento NÃO cristão para certas verdades (em contraposição à tradição cristã agostiniana). (2) Os corolários disso, foram perceptíveis em várias áreas, dentre elas o Direito: Tomás introduziu a ideia de “Direito Natural” no Ocidente, abrindo precedente para que o conhecimento pagão se tornasse suficiente para elaborar leis civis. Sugiro a leitura das obras de Heman Dooyeweerd: No Crepúsculo do Pensamento Ocidental, para entender o primeiro ponto e a obra Uma Religião Sem Deus, de Jean Marc Berthoud, para entender o segundo.
Eu normalmente concordo com ateístas. Eles saem do prumo. “Deus não existe.” - Não existe mesmo. Aí, eles se desarmam. Me recuso a jogar no campo deles. Não faz sentido provar a existência de Deus. A pergunta tem erro de fundamento. Deus simplesmente é. Tudo o que existe, existe em Deus. Se ciência faz sentido, Deus é a causa. Pronto. Aqui, é quando normalmente a conversa acaba. 😒
Discordo acerca de que não tem par a suma teológica, temos a cidade de Deus de Agostinho e o compêndio de teologia apologética do François Turretin, e mais o eminente e mais alto filósofo Calvinista Herman Dooyeweerd escreveu uma obra intitulada reforma e escolasticismo na filosofia onde ele após ler todas as obras do Tomás no latim, erigiu uma crítica antitética transcendental ao Tomismo onde ele detecta por exemplo elementos teológicos plotinianos e um deles foi a mística dialética o que compromete a antropologia bíblica, o ponto é que o Tomismo não é filosofia cristã, Dooyeweerd nunca foi vencido .
Olha, porque quem estuda São Tomás, que ele teve influência neoplatônica, entre as quais, plotino, não é nenhuma novidade. A questão é que Santo Agostinho também foi influenciado pelo neoplatonismo de modo ainda mais notório que São Tomás, então a filosofia dele também não é cristã? Fora que assim, o neoplatonismo no tomismo nem é principal (no agostinianismo, é muito maior e muito mais forte), mas sim a metafísica aristotélica. Francamente, dizer que a filosofia tomista não é cristã não faz o menor sentido, não estou dizendo que não dá para criticar, só que essa crítica não é válida
@@marcosmartins2079 Sua afirmação se torna circular pois para mim o tomismo enquanto filosofia genuinamente cristã também não faz sentido, mas o ponto não é esse, você já leu a obra raízes da cultura ocidental do filósofo calvinista H. Dooyeweerd? e esse é um dos básicos, esse autor não está dentro do horizonte filosófico nacional apenas alguns poucos estudantes e professores o estudaram de forma mais abrangente.
@@institutoantitese Não li, mas a questão é que acusar o tomismo de não ser uma filosofia genuinamente cristã é como acusar Marx de não ser genuinamente materialista. Olhando de fora - reforçando que não o li -, parece ser mais um artifício retórico do qualquer outra coisa, dado ser o tomismo uma das principais, senão a principal, filosofia católica, acusá-la de não ser "genuinamente cristã" não deixa de ser um ataque indireto ao próprio catolicismo. É uma intuição, não um argumento, como falei, não posso criticar algo que nem li, só estou dizendo que é uma tese absolutamente difícil de ser sustentada, não só para mim, como o consenso geral acerca do assunto, por isso meu argumento não é circular: a interpretação principal do tomismo é o de uma filosofia cristã, por católicos e não católicos, a sua posição, e a do autor, apresentam uma tese, no mínimo, exótica, por isso, o ônus da prova recai sobre vocês. Analogicamente, é como se eu lhe disser que seu melhor amigo não é seu amigo de verdade, você me respondesse que ele claramente o é e eu lhe disse que seu argumento é circular, porque para mim ele claramente não o é. Mesmo que eu tenha razão e ele não seja seu amigo de verdade, a questão é que eu sei que minha tese não é algo evidente, ao contrário, é algo que atenta contra um certo status comum, então não faz sentido tratar como se fosse algo claro, porque não é. De novo, não estou atacando os argumentos do filósofo que citaste, que eu nem li, mas eu li São Tomás e vários tomistas e estudiosos de sua filosofia, e apenas digo que esse argumento que trouxeste - a influência plotiniana - não é nenhuma novidade para quem conhece a obra do Doutor Angélico, ao contrário, é um elemento muito ressaltado por vários tomistas, como Cornélio Fabro. O sujeito ter lido sua obra completa em latim é algo que também fizeram todos os tomistas, neotomistas e outros pensadores por ele influenciado, tanto os da Segunda Escolástica quanto os neoescolásticos do século XX. Por que eu deveria ouvir esse pensador e não qualquer um dos outros tantos que não só leram a obra completa dele em latim, como a comentaram e concordam sobre ela? Entende onde quero chegar? Se presume que a filosofia de São Tomás é genuinamente cristã, não o contrário, se há um grande filósofo que o afirma, há um número MUITO maior, estudiosos da filosofia do Aquinate, que sustentam que sim. O que quis dizer: todos os tomistas sabem que ele foi influenciado pelo neoplatonismo - Santo Agostinho também foi - e ler a obra inteira dele em latim é o mínimo para qualquer tomista - não me considero um tomista, só um proto-admirador-tomista. Então sera isso que quis dizer, apenas ressalto mais uma vez que não espero com isso rebater nenhum argumento - além desse da filosofia plotiniana - porque não li o filósofo, o que busquei fazer foi discordar do argumento de autoridade, pois, se existe um grande filósofo que afirma isso, de cabeça, tem uns 10 que afirmam o contrário e são tão ou provavelmente mais conhecedores da obra de São Tomás do que ele.
@@marcosmartins2079 entendo perfeitamente o que você expôs e acho coerente, e obviamente que o Tomismo é uma tradição e não somente uma Filosofia, observe o seguinte estudando teologia histórica por exemplo no caso do Atanásio e claro há centenas de outros, a verdade bíblica não reside na maioria e também acerca do motivo pelo qual deverias atentar para o Dooyeweerd não é sua erudição mas exatamente sua inusitada sagacidade teórica ao empreender uma reforma dos fundamentos internos do pensamento teórico na filosofia Ocidental inteira e essa é a questão, mas enfim foi um bom diálogo.
O mundo precisa urgentemente estudar São Tomás tanto quanto estuda Karl Marx.
Professor, muito obrigada por esse vídeo. Deus te abençoe Professor e que Santo Tomaz de Aquino interceda sempre pelo senhor. 🙏🙏🙏
Boa noite professor! Ótima aula, como de costume. Vc faria um vídeo sobre a obra do Mário Ferreira dos Santos? Além disso, ultimamente, no Brasil, nós, meros fieis leigos e ignorantes, estamos sendo bombardeados por sedevacantistas e tradicionalistas!! Vc poderia fazer um vídeo sobre esse assunto de magna importância?
Professor, como sempre, sua aula foi um prazer de acompanhar! Por coincidência, ontem estava lendo as "Questões Disputadas sobre a Verdade" de Tomás de Aquino e tive a mesma impressão que o senhor mencionou: Tomás escreve com uma paciência incrível, sem pressa, buscando explorar até o limite cada argumento e tema. A forma como as ideias e os assuntos se interligam é impressionante. Gostaria muito que o senhor abordasse algum tema relacionado a Edith Stein. Estou lendo "A Estrutura da Pessoa Humana" e tenho ficado admirado com a profundidade dessa filósofa (e santa!), que realmente merece mais reconhecimento e estudo, especialmente no meio acadêmico.
Obrigado Professor Victor por nos transmitir tanta sabedoria.
Louvado seja nosso Deus amado, e nosso amado Mestre e Senhor Jesus Cristo! Judas1:3-4
"Naquele tempo, respondendo JESUS, DISSE: GRAÇAS TE DOU, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, QUE OCULTASTE ESTAS COISAS DOS SÁBIOS E DOUTORES , e as revelaste AOS PEQUENINOS." Mateus 11:25
⁶ Mas, QUALQUER QUE ESCANDALIZAR (colocar pedra de tropeço para...) UM DESTES PEQUENINOS, QUE CRÊEM EM MIM, melhor lhe fora que SE LHE PENDURASSE AO PESCOÇO UMA MÓ DE AZENHA, E SE SUBMERGISSE NA PROFUNDEZA DO MAR.
⁷ Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque É MISTER QUE VENHAM ESCÂNDALOS, MAS AI DAQUELE HOMEM POR QUEM O ESCÂNDALO (a pedra de tropeço) VEM! Mateus 18:6,7 6
2 Porque lhes dou testemunho DE QUE TÊM ZELO DE DEUS,
MAS NÃO COM ENTENDIMENTO.
3 Porquanto, NÃO CONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS,
e PROCURANDO ESTABELECER a sua própria justiça,
NÃO SE SUJEITARAM À JUSTIÇA DE DEUS. ROMANOS 10:2-3
É mais fácil secar o mar com a concha da mão, que um Servo de Deus, ou uma Serva de Deus, cumpridora de Toda Lei de Moisés, Lc2:39, pedir para si: Devoção, Consagração, Propósito, Capela, Amuleto, e orações repetitivas contrária a ensinada pelo Filho de Deus, dirigidas a si mesma.
5 EXAMINAI-VOS A VÓS MESMOS, se permaneceis na fé; PROVAI-VOS A VÓS MESMOS. Ou NÃO SABEIS QUANTO A VÓS MESMOS, QUE JESUS CRISTO ESTÁ EM VÓS? Se não é que já estais reprovados. 2Cor13:5
7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, QUANDO SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS DESDE O CÉU COM OS ANJOS DO SEU PODER,
8 COM LABAREDA DE FOGO, TOMANDO VINGANÇA DOS QUE NÃO CONHECEM A DEUS E DOS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO;
9 Os quais, POR CASTIGO, padecerão ETERNA PERDIÇÃO, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, 2Tes1:7-8
Bom dia, professor! Terminei agora há pouco de assistir a esta deliciosa aula. Muito obrigada! Estou assistindo a sexta aula do professor Sidney Silveira sobre os impressionantes comentários de Santo Tomás ao Pai Nosso. Simplesmente encantador este querido , "o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios". Um abraço e que Deus o abençoe!
Obrigada, professor!!! É um verdadeiro deleite ouvir sobre São Tomás de Aquino. Obrigada pela aula.
Deus o abençoe prof. Victor Sales, confesso q nunca adquiri nenhum de seus cursos, mas logo o farei com toda certeza, no mais gostaria de agradecer por todo conhecimento passado de forma gratuita. Hoje acordei com profundo amargor e peso sobre a vida. Porém somente esse pequeno trecho da história e vida de São Tomas trouxe grande alento pro meu dia. Muito obrigado! Abraços de New Jersey-USA
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento ..
Parabéns pela grande e agradável aula, muito bom 👍 professor..😊❤
Acho q é o único canal que eu tenho o sino ativado. Kkkkk
Brabo demais.
Também!
Muito boa a dica de filmes
Obrigada, professor! Quanto conhecimento precioso compartilhado! Deus abençoe seu apostolado. Graça e Paz! 🌺🙏🏼
Boa noite Professor! Obrigada pelo seu ensinamentos santos.🙏🏻
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Obrigado
👏
Ótima análise!
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
otimo video como sempre, professor
Um ponto que você citou é a tristeza e a obscuridade dos filósofos alemães do século 19, tenho interesse particular nesse tema, essa região já estava há 200 anos sob um cristianismo reformado que, penso eu, infectando vossas almas obscurecendo-as da verdade, podemos ver os efeitos disso nesses filósofos cuja as doutrinas desaguaram em um neo-paganismo e ateísmo visto hoje em todos esses países.
Gostaria de ver uma análise filosófica do professor sobre. Eu também tenho um pensamento semelhante ao seu, Ricardo.
O único homem mais Santo e mais sábio é Jesus Cristo, Ele é 3X Santo, nunca houve antes Dele e nem depois Dele haverá outro.
“Sedes santos, como meu Pai é santo” “somente os santos verão a Deus” . Tem que ler a Biblia, pra entender a fé.
@@Bruno69847 : Também está escrito: Não há um justo sequer, não há ninguém que faça a justiça, as justiças do homem são como trapo de imundície.
Ninguém alcançará a santificação por esforço próprio, por isso diz: Pela graça sois salvo, isso não vem de vós, para que ninguém se glorie, é o dom gratuito de Deus.
Só a crença que o Sacrifício Vicário e Expiatório de Jesus é SUFICIENTE, pode levar pra homem a Deus, por isso Ele disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém VEM ao Pai senão por Mim.
O homem "tentar" ser Justo pelo seu próprio esforço achando que isso lhe acumulará dividendos para a vida eterna é desprezar o Sacrifício da cruz, é profanar o sangue de Jesus - porque se isso fosse possível não precisaria Cristo ter se entregado como único Sacrifício Vicário, portanto todo sacrifício do homem é inócuo nesse quesito.
Apartir do momento que Ele disse antes de render o espírito: Está consumado! Deus o Pai, começou a olhar para os pecados dos homens através do Sangue do Filho, assim o homem só será considerado justo porque foi justificado pela fé, porque creu que Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens - aquele que diz que crê, mais ainda precisa de vários artifícios, coisas como: esforço próprio, o fabuloso purgatório, mi$$a$ depois de morto, e de vários intercessores terrenos para consolidar a sua fé, não creu nas palavras Dele, e se não creu, conforme está escrito não tem parte com Ele.
Disse João na sua primeira carta: O SANGUE DE CRISTO NOS PURIFICA DE TODO PECADO.
Jesus veio para mudar a lei que não conseguiu aperfeiçoar o homem segundo a consciência, imagine então agora o homem estando sem lei? e olha que a lei eram somente 613 artigos.
E ainda, está escrito: Sem derramamento de sangue não há remissão para os pecados.
@@Bruno69847 : O significado de ser santo é estar separado das vãs filosofias, das crenças pagãs, das idolatrias, das feitiçarias, é não se contaminar com essas coisas, é estar separado para anunciar o Reino de Deus, assim como Deus é separado dos outros deuses.
No capítulo 15 de Atos dos apóstolos encontramos a Decisão da Assembléia de Jerusalém, que foi o 1° Concilio da Igreja, nessa decisão Tiago, o irmão do Senhor, tomando a palavra disse: Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós que nenhum encargo vos imponha, a não ser essas coisas necessárias: Que vos abstenhais do sangue e da carne sufocada, da prostituição e da CONTAMINAÇÃO DOS ÍDOLOS, fazendo isso, bem vos vá.
Inexiste uma esfera da razão natural, teologicamente e inclusive numa analise filosófica cristã os poderes do pensamento teórico não podem e nem devem prescindir do Pístico mas são controlados em sua ontologia, a razão natural não possui verdades apenas as identifica por uma prévia revelação geral, há nisso uma antítese na crença do intelecttus clássico que impõe uma soberania da razão num viés contemplativo sapiencial pagão.
Tomás de Aquino, mais do que isso, foi responsável pela introdução do “Direito Natural” na Cristandade. O que abriu precedente para diversos males, dentre eles os Direitos Humanos, sobre o qual você falou outro dia no Instagram.
@@RushdoonyBrasil o Tomismo possui uma tenacidade cultural e cognitiva singular e honorável apenas porque transportou em confortável segurança o classicismo na fortaleza do pensamento teológico cristão isso sim é um desafio intelectual que ultrapassa o continente americano inteiro.
Tomás de Aquino foi o responsável por diversos males na Cristandade: (1) ele provocou uma revolução epistemológica: estabeleceu a validade do pensamento NÃO cristão para certas verdades (em contraposição à tradição cristã agostiniana). (2) Os corolários disso, foram perceptíveis em várias áreas, dentre elas o Direito: Tomás introduziu a ideia de “Direito Natural” no Ocidente, abrindo precedente para que o conhecimento pagão se tornasse suficiente para elaborar leis civis.
Sugiro a leitura das obras de Heman Dooyeweerd: No Crepúsculo do Pensamento Ocidental, para entender o primeiro ponto e a obra Uma Religião Sem Deus, de Jean Marc Berthoud, para entender o segundo.
Eu normalmente concordo com ateístas. Eles saem do prumo.
“Deus não existe.”
- Não existe mesmo.
Aí, eles se desarmam. Me recuso a jogar no campo deles. Não faz sentido provar a existência de Deus. A pergunta tem erro de fundamento.
Deus simplesmente é. Tudo o que existe, existe em Deus. Se ciência faz sentido, Deus é a causa. Pronto.
Aqui, é quando normalmente a conversa acaba. 😒
Discordo acerca de que não tem par a suma teológica, temos a cidade de Deus de Agostinho e o compêndio de teologia apologética do François Turretin, e mais o eminente e mais alto filósofo Calvinista Herman Dooyeweerd escreveu uma obra intitulada reforma e escolasticismo na filosofia onde ele após ler todas as obras do Tomás no latim, erigiu uma crítica antitética transcendental ao Tomismo onde ele detecta por exemplo elementos teológicos plotinianos e um deles foi a mística dialética o que compromete a antropologia bíblica, o ponto é que o Tomismo não é filosofia cristã, Dooyeweerd nunca foi vencido .
Olha, porque quem estuda São Tomás, que ele teve influência neoplatônica, entre as quais, plotino, não é nenhuma novidade. A questão é que Santo Agostinho também foi influenciado pelo neoplatonismo de modo ainda mais notório que São Tomás, então a filosofia dele também não é cristã? Fora que assim, o neoplatonismo no tomismo nem é principal (no agostinianismo, é muito maior e muito mais forte), mas sim a metafísica aristotélica. Francamente, dizer que a filosofia tomista não é cristã não faz o menor sentido, não estou dizendo que não dá para criticar, só que essa crítica não é válida
para quem estuda*
@@marcosmartins2079 Sua afirmação se torna circular pois para mim o tomismo enquanto filosofia genuinamente cristã também não faz sentido, mas o ponto não é esse, você já leu a obra raízes da cultura ocidental do filósofo calvinista H. Dooyeweerd? e esse é um dos básicos, esse autor não está dentro do horizonte filosófico nacional apenas alguns poucos estudantes e professores o estudaram de forma mais abrangente.
@@institutoantitese Não li, mas a questão é que acusar o tomismo de não ser uma filosofia genuinamente cristã é como acusar Marx de não ser genuinamente materialista. Olhando de fora - reforçando que não o li -, parece ser mais um artifício retórico do qualquer outra coisa, dado ser o tomismo uma das principais, senão a principal, filosofia católica, acusá-la de não ser "genuinamente cristã" não deixa de ser um ataque indireto ao próprio catolicismo. É uma intuição, não um argumento, como falei, não posso criticar algo que nem li, só estou dizendo que é uma tese absolutamente difícil de ser sustentada, não só para mim, como o consenso geral acerca do assunto, por isso meu argumento não é circular: a interpretação principal do tomismo é o de uma filosofia cristã, por católicos e não católicos, a sua posição, e a do autor, apresentam uma tese, no mínimo, exótica, por isso, o ônus da prova recai sobre vocês. Analogicamente, é como se eu lhe disser que seu melhor amigo não é seu amigo de verdade, você me respondesse que ele claramente o é e eu lhe disse que seu argumento é circular, porque para mim ele claramente não o é. Mesmo que eu tenha razão e ele não seja seu amigo de verdade, a questão é que eu sei que minha tese não é algo evidente, ao contrário, é algo que atenta contra um certo status comum, então não faz sentido tratar como se fosse algo claro, porque não é. De novo, não estou atacando os argumentos do filósofo que citaste, que eu nem li, mas eu li São Tomás e vários tomistas e estudiosos de sua filosofia, e apenas digo que esse argumento que trouxeste - a influência plotiniana - não é nenhuma novidade para quem conhece a obra do Doutor Angélico, ao contrário, é um elemento muito ressaltado por vários tomistas, como Cornélio Fabro. O sujeito ter lido sua obra completa em latim é algo que também fizeram todos os tomistas, neotomistas e outros pensadores por ele influenciado, tanto os da Segunda Escolástica quanto os neoescolásticos do século XX. Por que eu deveria ouvir esse pensador e não qualquer um dos outros tantos que não só leram a obra completa dele em latim, como a comentaram e concordam sobre ela? Entende onde quero chegar? Se presume que a filosofia de São Tomás é genuinamente cristã, não o contrário, se há um grande filósofo que o afirma, há um número MUITO maior, estudiosos da filosofia do Aquinate, que sustentam que sim. O que quis dizer: todos os tomistas sabem que ele foi influenciado pelo neoplatonismo - Santo Agostinho também foi - e ler a obra inteira dele em latim é o mínimo para qualquer tomista - não me considero um tomista, só um proto-admirador-tomista. Então sera isso que quis dizer, apenas ressalto mais uma vez que não espero com isso rebater nenhum argumento - além desse da filosofia plotiniana - porque não li o filósofo, o que busquei fazer foi discordar do argumento de autoridade, pois, se existe um grande filósofo que afirma isso, de cabeça, tem uns 10 que afirmam o contrário e são tão ou provavelmente mais conhecedores da obra de São Tomás do que ele.
@@marcosmartins2079 entendo perfeitamente o que você expôs e acho coerente, e obviamente que o Tomismo é uma tradição e não somente uma Filosofia, observe o seguinte estudando teologia histórica por exemplo no caso do Atanásio e claro há centenas de outros, a verdade bíblica não reside na maioria e também acerca do motivo pelo qual deverias atentar para o Dooyeweerd não é sua erudição mas exatamente sua inusitada sagacidade teórica ao empreender uma reforma dos fundamentos internos do pensamento teórico na filosofia Ocidental inteira e essa é a questão, mas enfim foi um bom diálogo.