Há um poema de Fernando Pessoa, brilhantemente interpretado por Zé Ramalho, chamado “A Última Nau”, que exprime muito bem o que é o sebastianismo. É de se transportar imediatamente para os tempos de Dom Sebastião.
3 месяца назад+1
Faz parte do livro Mensagem - único que Fernando publicou em vida. A pequena imensa obra carrega uma potente aura sebastianista e misteriosa.
Aqui em portugal essa lenda é contada de geração em geração. O importante é que perdemos um bom rei e depois de 2 anos do reinado de D. Henrique seu sucessor o trono foi usurpado por Filipe II de Espanha.
Esta história sobre a morte de Dom Sebastião, sempre foi uma história muito mal contada. São muitas as vozes que afirmam que o Rei não morreu em Alcaçer-Quibir e que tudo isto foi uma trama bem engendrada pelos espanhóis. Apesar das insistências, o corpo do monarca permaneceu por 4 anos sepultado em Marrocos. Quem entregou o corpo aos delegados das autoridades portuguesas, foi um genovés funcionário da coroa espanhola e não os marroquinos. Ora, 4 anos depois, seria praticamente impossivel identificar o corpo que foi depositado nos Jerônimos, caso tivesse sido dada autorização para se proceder a sua abertura, que foi proibida. Mas, para além destas suspeitas, a maior e mais preocupante e que sempre pairou na mente dos portugueses, foi: Terá Filipe II de Espanha traído o seu sobrinho-neto, Dom Sebastião? Porque é que Filipe II não cumpriu a sua promessa de lhe entregar 50 navios e 5000 soldados que nunca chegaram à batalha? Vídeo muito bom, como tem sido seu apanágio. Obrigado por trazer estes temas a todos nós!
Filipe II teria dito ao saber das pretensões de Dom Sebastião: "Se vencer a batalha que grande sobrinho eu terei. Se perder que grande Império eu terei". Não lembro onde vi/ouvi. Faz todo sentido.
A ideia do Quinto Império foi abraçada e divulgada por grandes vultos da cultura portuguesa: pelo padre António Vieira, por Fernando Pessoa e ultimamente por Agostinho da Silva. Acredito que não parará por aí. É algo místico e demasiado sedutor para os pensadores portugueses. Em relação a Dom Sebastião, depois de várias revelações nas últimas décadas, não será de estranhar que muitos acreditem que o rei não morreu na batalha.
@LucasMoreiraVargas Pois não se sabe. Mas para os movimentos filosóficos nada será impossível.Acabarão por reinventar esse império que outros estudiosos creem que está morto.
@LucasMoreiraVargas Pois , mas aquilo que eu me lembro de ter lido sobre as teorias do Quinto Império( e são muitas) é que o Quinto Império substituirá o britânico,substituirá toda a influência do mundo anglo saxónico.
@LucasMoreiraVargas O Rei Charles III está cada vez mais perdendo a sua popularidade, quem é considerada a jóia do Império Britânico, é a princesa de Gales Kate Middleton, ela praticamente sustenta atualmente a realeza britânica, um exemplo disso foi a sua última aparição há oito dias, para o desespero da atual Rainha Consorte 🫢🤭🤭.
@LucasMoreiraVargas Creio que não seria apenas o mundo Ibérico. Seria também a américa latina, especialmente o maior país da américa latina , que é o Brasil. Já se deu conta quantos milhões falam o português do Brasil?( Creio que também li qualquer coisa nesse sentido, mas não posso precisar onde. )De qualquer maneira, o Brasil está intimamente ligado à realização de um quinto império em todas essas teorias que abordam o assunto. Portanto,a Península Ibérica e a América Latina sãos as partes da profecia.Só não dizem quando isso acontecerá. Parece que segundo as Trovas do Bandarra ainda não será para já.
Filipe II teria dito ao saber das pretensões de Dom Sebastião: "Se vencer a batalha que grande sobrinho eu terei. Se perder que grande Império eu terei". Não lembro onde vi/ouvi. Faz todo sentido.
Seria interessante um video sobre o Sebastianismo no Brasil, por aqui há crenças variadas, no Maranhão, sobre o rei Dom Sebastião, há a crença de que ele não morreu, mas se encantou, isto é, transpôs um portal dimensional que o transportou para mística Ilha dos Lençóis, onde estaria outra entrada para esse reino encantado. Nos terreiros de Tambor de Mina, o rei incorpora uma vez por ano para receber homenagens de seus filhos à semelhança de um Vodun africano. Muitos podem achar que é superstição ingênua ou sem sentido. Mas no sincretismo místico do imaginario popular brasileiro essas associações são comuns e eu vejo como uma forma poética de imaginar um rei e um reino mais justo.
Procure no RUclips, o canal Grande loja soberana de Portugal. Tem três videos sobre o Quinto Império. Por coincidência ainda hoje vi, procure vai gostar. Explica realmente esse misticismo, as origens, os reis, as ligações ao Brasil.
Houve um fato terrível nos sertões de Pernambuco no Brasil o massacre da "Pedra do Reino" onde o sebastianismo teve grande influência. Uma seita religiosa guiada por um fanático que pregava a volta da monarquia no Brasil e terminou num banho de sangue de homens, mulheres e crianças, algo assustador. Existe um livro do grande escritor falecido Ariano Suassuna sobre isso.
Essa história parece ter sido criada por algum escritor, roteirista ou produtor de Hollywood.... não por menos parece ter virado filme... muito legal. Parabéns ao canal por nos dar uma breve e ótima aula de História.
O sebastianismo mexeu muito com a cabeça dos europeus. Sobre Luis XIV, também havia uma história do sumiço do rei e da assunção ao trono por um impostor, como retratado no filme "O Homem da Máscara de Ferro". Até na obra de ficção "O Retorno do Rei", também fala de um rei no exílio retornando para comandar seu exército e vencer forças do mal. Muito interessante.
Aqui em Portugal é uma história apaixonante mas que continua s dividir os portugueses. Eu não sei a verdade mas acredito que não tenha falecido na batalha. Digo isso baseada nas minhas leituras e visualizações quando se diz que D. Sebastião virá num cavalo branco. Esta alusão refere-se ao facto de um enfermeiro brasileiro Jorge de Albuquerque habitante de Pernambuco ter participado ns batalha tendo-se ferido. Por seu lado o cavalo de D. Sebastião também se feriu e o brasileiro ofereceu o seu cavalo forte, bravo e de cor branca ao rei De Sebastião. . Daí a expressao" D Sebastião virá num cavalo branco. Acredito que ele percebeu que não era benvindo se regressasse a Portugal porque entendeu o golpe do seu tio espanhol. Achou por bem tomar a atitude e o rumo que tomou. Parece que as suas armaduras e os elmos existem e, a ser verdade a história contada pelo seus possuidores/colecionadores essas relíquias contêm características (brasão e pormenores de desenho que se completam uns aos outros) configurando essa realidade. Julgo que se encontram com particulares e num museu na Alemanha e Portugal. É de salientar que se conta e se sabe que D.Sebastião tinha 2 tipos de arnaduras e uma delas foi oferecida por um familiar ou amigo da corte que era originário de Génova.
QUE CANAL SENSACIONAL!!!!!!!!! O REI SEBASTIÃO CHEGOU A FAZER ALGUMA VIAGEM COMO CONDENADO ÀS GALÉS? PRA ONDE FOI? COMO FOI ? NÃO SAI DA CABEÇA... COM GENTE ROUBANDO PAIS,MÃES E MATANDO FILHOS, SERIA FÁCIL DAR SUMIÇO À UM PARENTE PRA TOMAR O SEU LUGAR....
A guerra em si foi por motivo "futil". A morte foi muito estranha. E vamos ser sinceros vendo a política dos dias atuais. Tem algo errado em toda esta História. A quem interessavam o desaparecimento do rei. Quem iria se beneficiar??? Portugal perdeu um bom rei .
Castela e o Rei D. Filipe, com o desaparecimento do D. Sebastião, Espanha ficou com um Império onde o Sol nunca se punha sem uma única batalha e sem perder um único soldado!
D. Sebastiao recebeu o pedido de ajuda militar por parte de um dos partidos marroquinos! D. Sebastiao nao foi a Marrocos por "lhe ter dado na real gana" Futil a guerra nao foi, mas foi uma empresa temeraria e imprudente, apesar de inicialmente as tropas de D. Sebastiao serem vencedoras! Foi um Waterloo portugues: as tropas de Napoleao tambem tinham ganho a batalha ate as tropas "atrasadas" da Prussia e da Russia chegarem! Parecido em Alcacer Quibir!
@@carmersilver353 bom curiosidade, vc é portuguesa? Pq conversei com alguns portugueses em um canal gringo q falava de D. Sebastião e me parece que ficou um pouco de mágoa com relação a figura do rei. Realmente há essa mágoa?
O Rei Dom Sebastião é uma figura deveras fascinante, e toda a mística que o destino ulterior dele deu origem. E eu, particularmente, penso que a mitificação que o Ayrton Senna recebeu postumamente no Brasil bebe muito não apenas da mística sebastianista, como também das gestas e canções de cavalaria medieval (a exemplo da canção de Rolando).
Antônio Conselheiro pregava a volta de Dom Sebastião, é aquele lance do vídeo sobre os resquícios do medievo no Nordeste, a terra é muito tradicional e de profundas raízes lusas
Tudo podia ser diferente se D.Sebastião tivesse casado com a mulher que amava. D. Juliana de Lencastre, filha única do 2°Duque de Aveiro. Não casou e não deixou herdeiros, e no dia 4 de agosto de 1578, com apenas 24 anos, desaparece em Alcácer -Quibir.😢
O historiador português André Belo sustenta em “Morte e ficção do rei dom Sebastião” que Marco Túlio Catizone foi auxiliado pelo nobre João Castro que o informara de pormenores da vida do rei encoberto. Por sinal, o mesmo João Castro fora o principal divulgador das trovas de Gonçalo Barrada !
Conversando com alguns portugueses em canais da gringa parece que há uma certa magoa dos portugueses com relação a D. Sebastião que eu desconhecia! Eu acredito que o rei realmente tenha morrido na batalha!
As seitas Sebastianistas foram responsáveis pela independência de Portugal? Gostaria sim de mais vídeos sobre o assunto, mas sem deixar de contar histórias relacionadas diretamente ao Brasil.
Acredito que Dom Sebastião foi morto no campo de batalha, e depois de ter sido morto, teve a sua armadura roubada e acabou estando irreconhecível, pois naquela batalha tbm tinha um bom número de mercenários alemães que tbm morreram, e como o rei era loiro e estava completamente despido, ficou impossível identificar ele
Seria muito interessante um vídeo sobre a invasão holandesa do nordeste brasileiro e os mártires de Uruaçu e Cunhaú no Rio Grande do Norte, que lutaram bravamente contra a dominação holandesa. Muitos foram mortos e queimados dentro das igrejas católicas por terem resistido. Inclusive os mártires foram canonizados pela igreja católica.
Vi um documentário sobre a guerra de Canudos em que dizia que Antônio Conselheiro profetizava a volta de Dom Sebastião para o ano de 1900, coisa de doido KKKKKKKKKKKKKKKKK
Professor Manuel Gandra explica toda esta história, com factos documentados. O elmo de D Sebastião foi encontrado e está em Portugal. Hoje existe factos que D Sebastião não morreu em Africa.
...há uma lenda, segundo a qual, que diz que quando a barba de Dom Sebastião der três voltas entorno da mesa em que está sentado, o cadáver voltará à vida e ocupará seu lugar no trono e trará novamente Portugal à glória... É esperar para ver....
Não é normal os cavaleiros leais que combatem ao lado do Rei afastarem-se e o Rei se perca da vista de todos. Não teria alguém de sua confiança sido subornado para matá-lo em batalha a mando da Espanha? De qualquer forma, um rei sem herdeiros não deveria envolver-se diretamente em batalha, pondo o seu reino em risco.
Acho que devido a derrota no Marrocos , D Sebastião deve ter se retirado pra longe e dado esse sumiço por causa do orgulho e voltando ao seu reino iria se sentir humilhado visto que a corte já havia advertido sobre uma possível derrota
Há uma versão alternativa do professor Manuel Gandra investigador da história de Portugal que me parece credível, mas como as outras versões não podemos afirmar certeza absoluta. ruclips.net/video/JEIWl6vybn8/видео.htmlsi=1sIT4XBL9DAVHfc4
De fato é impressionante mas todos sabemos que é muito dificil reescrever os livros de história mesmo quando há provas, por exemplo acho que já é um consenso que os vikings foram os primeiros europeus a chegar à América mas o crédito continua a ser dado ao Cristovão Colombo. Até há vários historiadores que acreditam que os portugueses chegaram no Canadá antes do Colombo chegar na América mas vale o que vale...
@@NunoGustavo Sim, é verdade. Em relação ao Canadá existe uma teoria ( aqui em Portugal), que os navegadores , quando chegaram aquelas terras, não encontraram as riquezas que esperavam. Por isso terão escrito nas crónicas de viagem a expressão "Cá nada" querendo dizer que ali não havia riquezas. Da expressão "Ca nada", teria resultado o nome Canadá. Também chegaram primeiro à Austrália como podemos ver num video deste canal
Se um deles aportasse em Salvador, Brasil dizendo ser o Rei, logo seria aclamado pelos presentes como tal! E se fosse experto, declararia a independência da colônia, tornando-se seu governante.
Os fatos históricos aqui relatados seguem o que é conhecido e é provável que tivesse sido assim mesmo. Não se pode interpretar os casos antigos como se os acontecimentos fossem hoje.
@LucasMoreiraVargas Foi Deus que previu o quinto império e nos revelou pelo sonho de Nabucodonosor. Será um império mundial glorioso, até a chegada do anti Cristo.
@@lowrhyan567 A ÚLTIMA PROVA DA IGREJA 675. Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes (639). A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra (640), porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado (641). 676. Esta impostura anticrística já se esboça no mundo, sempre que se pretende realizar na história a esperança messiânica, que não pode consumar-se senão para além dela, através do juízo escatológico. A Igreja rejeitou esta falsificação do Reino futuro, mesmo na sua forma mitigada, sob o nome de milenarismo (642), e principalmente sob a forma política dum messianismo secularizado, «intrinsecamente perverso» (643). Catecismo da Igreja Católica
Evidente que o italiano era um farsante esperto. Dom Sebastião tinha caráter, jamais se apresentaria fora do seu país afirmando que era ele mesmo, não faz o menor sentido!
Quem sabe sim, ou quem sabe o monarca por N motivos ficou no exilio por anos sob uma nova identidade tentando angariar apoio e fundos pra retornar a seu país tomado pelos Espanhois que executavam todos que diziam ser o rei de Portugal para não por em risco a união iberica. Ele poderia até ter desistido por um tempo e começado uma nova vida e depois teve uma mudança de coração e achou que era hora de voltar e cumprir seu dever. De qualquer jeito é uma história muito intrigante..
Eu imaginei que sim, havia a possibilidade do rei ter ficado gravemente ferido, perdido a memória, inclusive desaprendendo a língua portuguesa, mas conservando algumas memórias sobre fatos importantes do seu reinado. Não é uma questão de falta de caráter, mas poderia ser decorrente de problemas psiquiátricos ou psicológicos. Seria muito interessante, até como enredo de um romance.
O príncipe erdeiro. Filho de Salomão com a rainha de sabá.num pacto de sangue puro pedigree. O Reino surge em um novo mundo. Uma nova era aproxima com bandeira verde e amarelo.
ÉÉÉ, de espanha nem bom vento nem bom😂 casamento. Não dão ponto sem nó. Se espanha fosse do 'Bem' nunca teriam desbaratado as Caravelas e Naus dos portugueses, logo foi tudo muito bem planejado. A Ásia é tão grande, não havia necessidade de roubarem o que tanto custou aos bravos heróis do mar conseguir. Que Deus o livre o mundo de "irmãos" ou vizinhos deste calibre. Um povo guerreiro e fiel a Deus merecia justiça, afinal, se ocidente hoje controla aos poucos e valentes portugueses o devem.
Aqui no Brasil estamos cheios de "irmãos" destes. Vizinhos que apesar de culturalmente aparecidos nos comeriam vivos se pudessem.. E ironicamente também hispânicos.
O Rei Dom Sebastião sonhava em ter a glória de Alexandre o Grande para si e quase conseguiu se nao fosse a traição do futuro Felipe II da União Ibérica.
Por que não fwzem um exame de DNA, nos restos mortais do que está sepultado, provavelmente ainda deve ser possível fazer o exame com as técnicas ciências de hoje em dia.
O verdadeiro Encoberto é a Nação Portuguesa, cuja Rainha do Céu (Maria/Shekhinah) nunca será destronada, não foi só uma questão de legitimidade. Agostinho da Silva, António Vieira e Fernando Pessoa bem o sabiam: os Portugueses consagraram sempre o país ao Espírito de Deus. O Cristo Rei de Portugal foi um voto a Deus para livrar-nos da Segunda Guerra Mundial, o modelo foi baseado no do Corcovado. "Nós somos Livres, o nosso Rei é Livre, foram as nossas mãos que nos libertaram."
@@Belinda8881os espanhóis, e eu conheço muitos, negam com todas as forças que a união ibérica arruinou Portugal.. Como vocês lidam com essa visão nacionalista de seus vizinhos ?
@@ClaudionorPereira12667 Os portugueses estão cientes que a União ibérica ( que durante o reinado de Filipe I /II se traduziu efetivamente pela existência de um rei para dois reinos, tal como Filipe tinha prometido), arruinou Portugal. Para além de Portugal ter herdado todos os inimigos de Espanha,( o que não acontecia até então), e ter perdido várias possessões além mar,devido a ataques e invasões, os portugueses viram-se obrigados durante o reinado de Filipe III/IV a lutar nas guerras dos Filipes, o que causou enorme revolta. Quando Filipe III e o seu valido, o Conde duque de Olivares, quiseram transformar Portugal numa província de Espanha, não respeitando as promessas e juramento de Filipe I/II, foi a gota de água. Deu-se a revolta da Restauração, mas Portugal teve que lutar durante 28 anos para que os Espanhóis reconhecessem a independência de Portugal. Nada disto está esquecido pelos portugueses. Vizinhos e parceiros na União Europeia, sim, mas nada mais. Aqui todos conhecemos o ditado "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Estamos cientes que a nossa língua e culturas não seriam respeitadas, e sim subalternizadas.,se houvesse alguma união entre os dois países. Em Espanha , creio que há certas sensibilidades, que continuam a pensar" Portugal é nosso...Portugal pertence-nos", que continuam a pensar que a Península ibérica devia ser um só país. Mas aqui, a maioria dos portugueses sempre recusaram e recusarão essa possibilidade
@@ClaudionorPereira12667 Vizinhos e parceiros na União Europeia, tudo normal, mas nada mais. Quando Filipe II se tornou rei de Portugal, prometeu que Portugal continuaria um reino independente e ele, Filipe, seria um rei para dois reinos. Filipe cumpriu e segundo os historiadores foi um bom rei para os portugueses. Mas os seus descendentes ignoraram as suas promessas. Para além disso , Portugal herdou os inimigos dos espanhóis que atacaram e invadiram várias possessões dos portugueses, que os portugueses acabaram por perder. Os portugueses foram obrigados a lutar nas guerras deles e para piorar a situação, o conde duque de Olivares, valido de Filipe III/IV, resolveu aconselhar a que o rei a que transformasse Portugal numa província espanhola. Se tudo isto não foi arruinar um país, não sei o que foi. Os portugueses revoltaram-se. Deu-se a Restauração , mas a guerra que se seguiu pela restauração da independência durou 28 anos. Só ao fim desses 28 anos os espanhóis reconheceram a independência de Portugal. Por isso nós temos o seguinte provérbio "De Espanha nem bom vento nem bom casamento." Tudo o que se passou nunca foi esquecido, portanto amigos e vizinhos, mas nada mais.
Não adianta os espanhóis, ou alguns negarem, que a União Ibérica, arruinou Portugal. A prova está na história. A ambição de Filipe, foi a ruína dos dois reinos, depois disso, os holandeses tomaram conta gradualmente do que era português e espanhol, território e comércio e depois dos holandeses os ingleses. A invencível armada, espanhola, era na realidade portuguesa. Filipe arrasta Portugal para as guerras de Espanha e perde. Se fosse bom não havia a restauração da independência 1 de Dezembro, que ainda é comemorada em Portugal. Mais até que a fundação do Reino, a função de Portugal. Está a falar agora da Batalha de São Mamede, início da formação do reino independente. Depois a Batalha de Ourique. E o assinar do Tratado de Zamora, em 5 de Outubro 1143, fundação de Portugal.
O rei Sebastião vai voltar, ele e outros reis como o rei Artur. Eles apenas virão, quando o Rei dos Reis, Jesus Cristo, vier na Sua Segunda Vinda onde todas as nações se ajoelharão, a carne ressuscitará e todas as criaturas irão testemunhar o Último Julgamento, dos vivos e dos mortos. Todos os temas de vindas messiânicas de reis à volta do mundo apontam, quer saibam ou não, para o único e verdadeiro Rei e Deus Filho, Jesus Cristo.
Que vídeo mais ridículo. D. Sebastião tem cartas assinadas pelo mesmo após a batalha de Alcácer-Quibir já em Portugal. Imensas, elas estão em exposição no museu luso germanico de Belas. Outra coisa. O D. Sebastião de Vemeza era o verdadeiro. Foi preso e trocado por outro recluso a mando do Duque de Medina Sidónia. Pois D. Sebastião e a filha do Duque eram apaixonados e tiveram 5 filhos. O último rei de Avis foi aos Paços dos Braganças em Vila Viçosa ter uma audiência a sós com D. Teodósio II, antes da restauração da independência. Por isso a coroa foi dedicada a Nossa Senhora. Os Braganças não tinham direito de a colocar na cabeça.
E quem garante que essas cartas são mesmo verdadeiras, o Sebastianista?! Elas podem serem muito bem falsas! Sim, ele era o verdadeiro, um cara que mal sabia falar português e não, ele nunca foi trocado, isso fica para as lorotas sebastianistas. Mentira, o ultimo rei dos Avis foi o Cardeal D.Henrique e o D.Sebastião nunca se encontrou com os Bragança em Vila Viçosa.
@@Belinda8881 Sim, e os sebastianistas e os anti-sebastianistas ficam brigando até hoje, inclusive eu recentemente vi um artigo de um historiador português que a morte dele nunca foi um mistério e que o seu corpo teria sido identificado no pós batalha. Isso são teorias, pois eu mesmo não ouso em fazer afirmações sobre o que aconteceu com ele.
Há um poema de Fernando Pessoa, brilhantemente interpretado por Zé Ramalho, chamado “A Última Nau”, que exprime muito bem o que é o sebastianismo. É de se transportar imediatamente para os tempos de Dom Sebastião.
Faz parte do livro Mensagem - único que Fernando publicou em vida. A pequena imensa obra carrega uma potente aura sebastianista e misteriosa.
Ainda estamos à espera do regresso de D.Sebastião. Este canal é muito bom. Um abraço de Portugal
Vão ficar a espera até o Dia do Juízo Final.
@@grandeestadocatolicodavini3712 assim seja!
Aqui em portugal essa lenda é contada de geração em geração. O importante é que perdemos um bom rei e depois de 2 anos do reinado de D. Henrique seu sucessor o trono foi usurpado por Filipe II de Espanha.
@@NunoGustavo Pois é. Cada vez mais os portugueses se convencem que o trono foi usurpado por Filipe II.
😂😂😂😂😂😂
Esta história sobre a morte de Dom Sebastião, sempre foi uma história muito mal contada. São muitas as vozes que afirmam que o Rei não morreu em Alcaçer-Quibir e que tudo isto foi uma trama bem engendrada pelos espanhóis.
Apesar das insistências, o corpo do monarca permaneceu por 4 anos sepultado em Marrocos. Quem entregou o corpo aos delegados das autoridades portuguesas, foi um genovés funcionário da coroa espanhola e não os marroquinos. Ora, 4 anos depois, seria praticamente impossivel identificar o corpo que foi depositado nos Jerônimos, caso tivesse sido dada autorização para se proceder a sua abertura, que foi proibida.
Mas, para além destas suspeitas, a maior e mais preocupante e que sempre pairou na mente dos portugueses, foi:
Terá Filipe II de Espanha traído o seu sobrinho-neto, Dom Sebastião?
Porque é que Filipe II não cumpriu a sua promessa de lhe entregar 50 navios e 5000 soldados que nunca chegaram à batalha?
Vídeo muito bom, como tem sido seu apanágio. Obrigado por trazer estes temas a todos nós!
Filipe II teria dito ao saber das pretensões de Dom Sebastião: "Se vencer a batalha que grande sobrinho eu terei. Se perder que grande Império eu terei". Não lembro onde vi/ouvi. Faz todo sentido.
@@claudioaguiar1023 O D.Felipe II aconselhou o D.Sebastião a não ir para essa aventura.
Este canal é muito bom e sendo português faz-me gostar mais ainda 👍
A ideia do Quinto Império foi abraçada e divulgada por grandes vultos da cultura portuguesa: pelo padre António Vieira, por Fernando Pessoa e ultimamente por Agostinho da Silva. Acredito que não parará por aí. É algo místico e demasiado sedutor para os pensadores portugueses.
Em relação a Dom Sebastião, depois de várias revelações nas últimas décadas, não será de estranhar que muitos acreditem que o rei não morreu na batalha.
@LucasMoreiraVargas Pois não se sabe.
Mas para os movimentos filosóficos nada será impossível.Acabarão por reinventar esse império que outros estudiosos creem que está morto.
@LucasMoreiraVargas Pois , mas aquilo que eu me lembro de ter lido sobre as teorias do Quinto Império( e são muitas) é que o Quinto Império substituirá o britânico,substituirá toda a influência do mundo anglo saxónico.
@@Belinda8881 Só espero estar viva, quando isso acontecer 🙏🏾🙏🏾.
@LucasMoreiraVargas O Rei Charles III está cada vez mais perdendo a sua popularidade, quem é considerada a jóia do Império Britânico, é a princesa de Gales Kate Middleton, ela praticamente sustenta atualmente a realeza britânica, um exemplo disso foi a sua última aparição há oito dias, para o desespero da atual Rainha Consorte 🫢🤭🤭.
@LucasMoreiraVargas Creio que não seria apenas o mundo Ibérico. Seria também a américa latina, especialmente o maior país da américa latina , que é o Brasil.
Já se deu conta quantos milhões falam o português do Brasil?( Creio que também li qualquer coisa nesse sentido, mas não posso precisar onde. )De qualquer maneira, o Brasil está intimamente ligado à realização de um quinto império em todas essas teorias que abordam o assunto. Portanto,a Península Ibérica e a América Latina sãos as partes da profecia.Só não dizem quando isso acontecerá. Parece que segundo as Trovas do Bandarra ainda não será para já.
Filipe II teria dito ao saber das pretensões de Dom Sebastião: "Se vencer a batalha que grande sobrinho eu terei. Se perder que grande Império eu terei". Não lembro onde vi/ouvi. Faz todo sentido.
Seria interessante um video sobre o Sebastianismo no Brasil, por aqui há crenças variadas, no Maranhão, sobre o rei Dom Sebastião, há a crença de que ele não morreu, mas se encantou, isto é, transpôs um portal dimensional que o transportou para mística Ilha dos Lençóis, onde estaria outra entrada para esse reino encantado.
Nos terreiros de Tambor de Mina, o rei incorpora uma vez por ano para receber homenagens de seus filhos à semelhança de um Vodun africano.
Muitos podem achar que é superstição ingênua ou sem sentido. Mas no sincretismo místico do imaginario popular brasileiro essas associações são comuns e eu vejo como uma forma poética de imaginar um rei e um reino mais justo.
Procure no RUclips, o canal Grande loja soberana de Portugal. Tem três videos sobre o Quinto Império. Por coincidência ainda hoje vi, procure vai gostar. Explica realmente esse misticismo, as origens, os reis, as ligações ao Brasil.
@@AnaMaria-df6tg obrigado pela informação.
E pensar que os caboclos da Guerra do Contestado diziam que esperavam o exército encantado de São Sebastião....
A de Canudos tambem. Os aldeões queriam preparar uma cidade para o retirno do Rei para reinar sobre o mundo a partir do Brasil.
@@alvorecerdourado6490
Este fato não me foi conhecido, obrigado por o fazer ser.
Houve um fato terrível nos sertões de Pernambuco no Brasil o massacre da "Pedra do Reino" onde o sebastianismo teve grande influência. Uma seita religiosa guiada por um fanático que pregava a volta da monarquia no Brasil e terminou num banho de sangue de homens, mulheres e crianças, algo assustador. Existe um livro do grande escritor falecido Ariano Suassuna sobre isso.
Quando eu era pequena, ainda existiam povoados sebastianistas no nordeste, salvo engano
EU AMO HISTÓRIA DA HUMANIDADE DE ÉPOCAS, OBRIGADA ESTAVA PROCURANDO. ❤❤❤❤BOMMMMM DIAAAAAAA
Fala também sobre as tragédias sebastianistas em 1820 e 1838 em Pernambuco
Essa história parece ter sido criada por algum escritor, roteirista ou produtor de Hollywood.... não por menos parece ter virado filme... muito legal. Parabéns ao canal por nos dar uma breve e ótima aula de História.
Já vi isso em "O homem da máscara de ferro."
A felicidade de começar o dia com um video desse canal ♡♡♡
Verdade. Esse é canal é uma pérola no RUclips!
Nossa o Titulo de vídeo se inspirou no filme do Senhor dos Anéis o 3° da Série:
- O Retorno do Rei!!!
Que trabalho excelente faz este canal. Parabéns por não deixar que o progresso do esquecimento nos apague a alma!
O sebastianismo mexeu muito com a cabeça dos europeus. Sobre Luis XIV, também havia uma história do sumiço do rei e da assunção ao trono por um impostor, como retratado no filme "O Homem da Máscara de Ferro". Até na obra de ficção "O Retorno do Rei", também fala de um rei no exílio retornando para comandar seu exército e vencer forças do mal. Muito interessante.
Por isso que amo história❤
Aqui em Portugal é uma história apaixonante mas que continua s dividir os portugueses. Eu não sei a verdade mas acredito que não tenha falecido na batalha. Digo isso baseada nas minhas leituras e visualizações quando se diz que D. Sebastião virá num cavalo branco. Esta alusão refere-se ao facto de um enfermeiro brasileiro Jorge de Albuquerque habitante de Pernambuco ter participado ns batalha tendo-se ferido. Por seu lado o cavalo de D. Sebastião também se feriu e o brasileiro ofereceu o seu cavalo forte, bravo e de cor branca ao rei De Sebastião. . Daí a expressao" D Sebastião virá num cavalo branco. Acredito que ele percebeu que não era benvindo se regressasse a Portugal porque entendeu o golpe do seu tio espanhol. Achou por bem tomar a atitude e o rumo que tomou. Parece que as suas armaduras e os elmos existem e, a ser verdade a história contada pelo seus possuidores/colecionadores essas relíquias contêm características (brasão e pormenores de desenho que se completam uns aos outros) configurando essa realidade. Julgo que se encontram com particulares e num museu na Alemanha e Portugal. É de salientar que se conta e se sabe que D.Sebastião tinha 2 tipos de arnaduras e uma delas foi oferecida por um familiar ou amigo da corte que era originário de Génova.
Um trauma português, seria interessante fazer uma análise genética do corpo sepultado, com o de D. João III (avô) e de seu pai...
QUE CANAL SENSACIONAL!!!!!!!!! O REI SEBASTIÃO CHEGOU A FAZER ALGUMA VIAGEM COMO CONDENADO ÀS GALÉS?
PRA ONDE FOI? COMO FOI ? NÃO SAI DA CABEÇA...
COM GENTE ROUBANDO PAIS,MÃES E MATANDO FILHOS, SERIA FÁCIL DAR SUMIÇO À UM PARENTE PRA TOMAR O SEU LUGAR....
Obrigado pelos vídeos. Saudações desde o sul do Brasil, o Brasil português que é ainda vivo no litoral de Santa Catarina.
A guerra em si foi por motivo "futil". A morte foi muito estranha. E vamos ser sinceros vendo a política dos dias atuais. Tem algo errado em toda esta História. A quem interessavam o desaparecimento do rei. Quem iria se beneficiar??? Portugal perdeu um bom rei .
Castela e o Rei D. Filipe, com o desaparecimento do D. Sebastião, Espanha ficou com um Império onde o Sol nunca se punha sem uma única batalha e sem perder um único soldado!
Isabel de Castela e seu Felipe e sua fé carola . Para o bem e para o mal ( não estou a falar mal ou bem) fizeram a História ser o que hj vemos
D. Sebastiao recebeu o pedido de ajuda militar por parte de um dos partidos marroquinos! D. Sebastiao nao foi a Marrocos por "lhe ter dado na real gana"
Futil a guerra nao foi, mas foi uma empresa temeraria e imprudente, apesar de inicialmente as tropas de D. Sebastiao serem vencedoras! Foi um Waterloo portugues: as tropas de Napoleao tambem tinham ganho a batalha ate as tropas "atrasadas" da Prussia e da Russia chegarem! Parecido em Alcacer Quibir!
@@carmersilver353 bom curiosidade, vc é portuguesa? Pq conversei com alguns portugueses em um canal gringo q falava de D. Sebastião e me parece que ficou um pouco de mágoa com relação a figura do rei. Realmente há essa mágoa?
@@Rotebuehl1Prussianas sim. Os russos não estiveram em Waterloo.
O Rei Dom Sebastião é uma figura deveras fascinante, e toda a mística que o destino ulterior dele deu origem. E eu, particularmente, penso que a mitificação que o Ayrton Senna recebeu postumamente no Brasil bebe muito não apenas da mística sebastianista, como também das gestas e canções de cavalaria medieval (a exemplo da canção de Rolando).
Meu avô contava que ele passou a ser Rei da Dunas dos Lencois do Maranhão onde fica seu Castelo. (Conto do Nordeste brasileiro).
Antônio Conselheiro pregava a volta de Dom Sebastião, é aquele lance do vídeo sobre os resquícios do medievo no Nordeste, a terra é muito tradicional e de profundas raízes lusas
@@mateussilvahelling3097 Todo o Brasil possui essas raízes, não só o nordeste
Tudo podia ser diferente se D.Sebastião tivesse casado com a mulher que amava. D. Juliana de Lencastre, filha única do 2°Duque de Aveiro. Não casou e não deixou herdeiros, e no dia 4 de agosto de 1578, com apenas 24 anos, desaparece em Alcácer -Quibir.😢
O historiador português André Belo sustenta em “Morte e ficção do rei dom Sebastião” que Marco Túlio Catizone foi auxiliado pelo nobre João Castro que o informara de pormenores da vida do rei encoberto. Por sinal, o mesmo João Castro fora o principal divulgador das trovas de Gonçalo Barrada !
Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Fazem sentido, estas colocações.
Muito bom! Gostaria de mais vídeos sobre o assunto!
*Vivendo e aprendendo 😊*
Será que Dom Sebastião realmente morreu? A história dele sempre me fascina.
Conversando com alguns portugueses em canais da gringa parece que há uma certa magoa dos portugueses com relação a D. Sebastião que eu desconhecia! Eu acredito que o rei realmente tenha morrido na batalha!
Faz um vídeo sobre o que é a verdadeira monarquia absolutista e o que de fato foi. 🙏🏻
Muito top!!!
Obg pelo canal
Excelente
Destruiram o corpo do dom Sebastião.
Pois é, era de interesse dos espanhóis que ele continuasse morto/desaparecido.
As seitas Sebastianistas foram responsáveis pela independência de Portugal? Gostaria sim de mais vídeos sobre o assunto, mas sem deixar de contar histórias relacionadas diretamente ao Brasil.
Ótimo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Acredito que Dom Sebastião foi morto no campo de batalha, e depois de ter sido morto, teve a sua armadura roubada e acabou estando irreconhecível, pois naquela batalha tbm tinha um bom número de mercenários alemães que tbm morreram, e como o rei era loiro e estava completamente despido, ficou impossível identificar ele
Seria muito interessante um vídeo sobre a invasão holandesa do nordeste brasileiro e os mártires de Uruaçu e Cunhaú no Rio Grande do Norte, que lutaram bravamente contra a dominação holandesa. Muitos foram mortos e queimados dentro das igrejas católicas por terem resistido. Inclusive os mártires foram canonizados pela igreja católica.
Ótimo conteúdo!👍🏻
Excelente Vídeo!!! :)
Muito obrigado!
O mito do Sebastianismo é um mito messiânico, um reflexo da forte influência judaica na população portuguesa.
Vi um documentário sobre a guerra de Canudos em que dizia que Antônio Conselheiro profetizava a volta de Dom Sebastião para o ano de 1900, coisa de doido KKKKKKKKKKKKKKKKK
Professor Manuel Gandra explica toda esta história, com factos documentados.
O elmo de D Sebastião foi encontrado e está em Portugal.
Hoje existe factos que D Sebastião não morreu em Africa.
...há uma lenda, segundo a qual, que diz que quando a barba de Dom Sebastião der três voltas entorno da mesa em que está sentado, o cadáver voltará à vida e ocupará seu lugar no trono e trará novamente Portugal à glória...
É esperar para ver....
Não é normal os cavaleiros leais que combatem ao lado do Rei afastarem-se e o Rei se perca da vista de todos. Não teria alguém de sua confiança sido subornado para matá-lo em batalha a mando da Espanha? De qualquer forma, um rei sem herdeiros não deveria envolver-se diretamente em batalha, pondo o seu reino em risco.
Acho que devido a derrota no Marrocos , D Sebastião deve ter se retirado pra longe e dado esse sumiço por causa do orgulho e voltando ao seu reino iria se sentir humilhado visto que a corte já havia advertido sobre uma possível derrota
Há uma versão alternativa do professor Manuel Gandra investigador da história de Portugal que me parece credível, mas como as outras versões não podemos afirmar certeza absoluta. ruclips.net/video/JEIWl6vybn8/видео.htmlsi=1sIT4XBL9DAVHfc4
Impressionante.
De fato é impressionante mas todos sabemos que é muito dificil reescrever os livros de história mesmo quando há provas, por exemplo acho que já é um consenso que os vikings foram os primeiros europeus a chegar à América mas o crédito continua a ser dado ao Cristovão Colombo. Até há vários historiadores que acreditam que os portugueses chegaram no Canadá antes do Colombo chegar na América mas vale o que vale...
@@NunoGustavo Sim, é verdade.
Em relação ao Canadá existe uma teoria ( aqui em Portugal), que os navegadores , quando chegaram aquelas terras, não encontraram as riquezas que esperavam. Por isso terão escrito nas crónicas de viagem a expressão "Cá nada" querendo dizer que ali não havia riquezas. Da expressão "Ca nada", teria resultado o nome Canadá.
Também chegaram primeiro à Austrália como podemos ver num video deste canal
Se um deles aportasse em Salvador, Brasil dizendo ser o Rei, logo seria aclamado pelos presentes como tal! E se fosse experto, declararia a independência da colônia, tornando-se seu governante.
O respeito ao Santo graal carmesim apurado a proposta não caí da pedra filosofal. O Reino está por vir.
Será que não daria pegar o resto de DNA lá onde D.Sebastiao está enterrado e fazer o teste a do avô D.Joao III, pra provar se é ou não ?
Pois é! Tava pensando a mesma coisa. Mas, talvez, a permanência do mistério seja mais sedutora.
@@Sergiolrs2008 É verdade kkkkkkk
Os fatos históricos aqui relatados seguem o que é conhecido e é provável que tivesse sido assim mesmo. Não se pode interpretar os casos antigos como se os acontecimentos fossem hoje.
MARAVILHA
Esta perda teve como consequência o inicio do fim do império Português
TOP
O QUINTO IMPÉRIO OCORRERÁ
Ideia milenarista fantasiosa
@LucasMoreiraVargas Foi Deus que previu o quinto império e nos revelou pelo sonho de Nabucodonosor. Será um império mundial glorioso, até a chegada do anti Cristo.
@@lowrhyan567 Milenarismo é heresia, amigo.
@@IoannesPetrvs O que o tornaria heresia?
@@lowrhyan567 A ÚLTIMA PROVA DA IGREJA
675. Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes (639). A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra (640), porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado (641).
676. Esta impostura anticrística já se esboça no mundo, sempre que se pretende realizar na história a esperança messiânica, que não pode consumar-se senão para além dela, através do juízo escatológico. A Igreja rejeitou esta falsificação do Reino futuro, mesmo na sua forma mitigada, sob o nome de milenarismo (642), e principalmente sob a forma política dum messianismo secularizado, «intrinsecamente perverso» (643).
Catecismo da Igreja Católica
Evidente que o italiano era um farsante esperto. Dom Sebastião tinha caráter, jamais se apresentaria fora do seu país afirmando que era ele mesmo, não faz o menor sentido!
Quem sabe sim, ou quem sabe o monarca por N motivos ficou no exilio por anos sob uma nova identidade tentando angariar apoio e fundos pra retornar a seu país tomado pelos Espanhois que executavam todos que diziam ser o rei de Portugal para não por em risco a união iberica.
Ele poderia até ter desistido por um tempo e começado uma nova vida e depois teve uma mudança de coração e achou que era hora de voltar e cumprir seu dever.
De qualquer jeito é uma história muito intrigante..
Eu imaginei que sim, havia a possibilidade do rei ter ficado gravemente ferido, perdido a memória, inclusive desaprendendo a língua portuguesa, mas conservando algumas memórias sobre fatos importantes do seu reinado. Não é uma questão de falta de caráter, mas poderia ser decorrente de problemas psiquiátricos ou psicológicos.
Seria muito interessante, até como enredo de um romance.
A vida real é muito mais interessante do que a ficção.
O príncipe erdeiro. Filho de Salomão com a rainha de sabá.num pacto de sangue puro pedigree. O Reino surge em um novo mundo. Uma nova era aproxima com bandeira verde e amarelo.
ÉÉÉ, de espanha nem bom vento nem bom😂 casamento. Não dão ponto sem nó. Se espanha fosse do 'Bem' nunca teriam desbaratado as Caravelas e Naus dos portugueses, logo foi tudo muito bem planejado. A Ásia é tão grande, não havia necessidade de roubarem o que tanto custou aos bravos heróis do mar conseguir.
Que Deus o livre o mundo de "irmãos" ou vizinhos deste calibre.
Um povo guerreiro e fiel a Deus merecia justiça, afinal, se ocidente hoje controla aos poucos e valentes portugueses o devem.
Os espanhóis são os franceses da Península Ibérica.
Cara! E tenho lido que há um partido de extrema direita espanhola onde um dos objetivos é anexar Portugal à Espanha em nome de uma união ibérica.
Aqui no Brasil estamos cheios de "irmãos" destes. Vizinhos que apesar de culturalmente aparecidos nos comeriam vivos se pudessem.. E ironicamente também hispânicos.
Esses impostores, uma vez que afirmavam ser o rei, o que explicavam para não terem voltado logo a Portugal, uma vez que todos os reconheceriam?
O Rei Dom Sebastião sonhava em ter a glória de Alexandre o Grande para si e quase conseguiu se nao fosse a traição do futuro Felipe II da União Ibérica.
alguém deve ter puxado-o pela perna do cavalo e o capturado na confusão toda
A de retornar🙏😭junto com Arthur e Constantino antes de Cristo para dar guerra ao anticristo e o falso profeta no reino de Maria🙏
Reino de Maria?
passado mais de 500 anos... é uma história muito mal contada
Por que não fwzem um exame de DNA, nos restos mortais do que está sepultado, provavelmente ainda deve ser possível fazer o exame com as técnicas ciências de hoje em dia.
O verdadeiro Encoberto é a Nação Portuguesa, cuja Rainha do Céu (Maria/Shekhinah) nunca será destronada, não foi só uma questão de legitimidade. Agostinho da Silva, António Vieira e Fernando Pessoa bem o sabiam: os Portugueses consagraram sempre o país ao Espírito de Deus. O Cristo Rei de Portugal foi um voto a Deus para livrar-nos da Segunda Guerra Mundial, o modelo foi baseado no do Corcovado.
"Nós somos Livres, o nosso Rei é Livre, foram as nossas mãos que nos libertaram."
Nova Venécia pertence ao estado do Espírito Santo o ridimuinho da vida.
Sebastião regressou. Agora chama-se Sebastião Bogalho.
E também regressou num cavalo branco 😅?
O Rei Felipe II de Espanha era primo de D.Sebastiao
E tio. Dom Sebastião era filho da sua irmã mais nova.
@@Belinda8881os espanhóis, e eu conheço muitos, negam com todas as forças que a união ibérica arruinou Portugal.. Como vocês lidam com essa visão nacionalista de seus vizinhos ?
@@ClaudionorPereira12667 Os portugueses estão cientes que a União ibérica ( que durante o reinado de Filipe I /II se traduziu efetivamente pela existência de um rei para dois reinos, tal como Filipe tinha prometido), arruinou Portugal.
Para além de Portugal ter herdado todos os inimigos de Espanha,( o que não acontecia até então), e ter perdido várias possessões além mar,devido a ataques e invasões, os portugueses viram-se obrigados durante o reinado de Filipe III/IV a lutar nas guerras dos Filipes, o que causou enorme revolta.
Quando Filipe III e o seu valido, o Conde duque de Olivares, quiseram transformar Portugal numa província de Espanha, não respeitando as promessas e juramento de Filipe I/II, foi a gota de água.
Deu-se a revolta da Restauração, mas Portugal teve que lutar durante 28 anos para que os Espanhóis reconhecessem a independência de Portugal.
Nada disto está esquecido pelos portugueses. Vizinhos e parceiros na União Europeia, sim, mas nada mais.
Aqui todos conhecemos o ditado "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Estamos cientes que a nossa língua e culturas não seriam respeitadas, e sim subalternizadas.,se houvesse alguma união entre os dois países.
Em Espanha , creio que há certas sensibilidades, que continuam a pensar" Portugal é nosso...Portugal pertence-nos", que continuam a pensar que a Península ibérica devia ser um só país.
Mas aqui, a maioria dos portugueses sempre recusaram e recusarão essa possibilidade
@@ClaudionorPereira12667 Vizinhos e parceiros na União Europeia, tudo normal, mas nada mais.
Quando Filipe II se tornou rei de Portugal, prometeu que Portugal continuaria um reino independente e ele, Filipe, seria um rei para dois reinos. Filipe cumpriu e segundo os historiadores foi um bom rei para os portugueses.
Mas os seus descendentes ignoraram as suas promessas. Para além disso , Portugal herdou os inimigos dos espanhóis que atacaram e invadiram várias possessões dos portugueses, que os portugueses acabaram por perder. Os portugueses foram obrigados a lutar nas guerras deles e para piorar a situação, o conde duque de Olivares, valido de Filipe III/IV, resolveu aconselhar a que o rei a que transformasse Portugal numa província espanhola. Se tudo isto não foi arruinar um país, não sei o que foi.
Os portugueses revoltaram-se. Deu-se a Restauração , mas a guerra que se seguiu pela restauração da independência durou 28 anos. Só ao fim desses 28 anos os espanhóis reconheceram a independência de Portugal.
Por isso nós temos o seguinte provérbio "De Espanha nem bom vento nem bom casamento."
Tudo o que se passou nunca foi esquecido, portanto amigos e vizinhos, mas nada mais.
Não adianta os espanhóis, ou alguns negarem, que a União Ibérica, arruinou Portugal. A prova está na história.
A ambição de Filipe, foi a ruína dos dois reinos, depois disso, os holandeses tomaram conta gradualmente do que era português e espanhol, território e comércio e depois dos holandeses os ingleses.
A invencível armada, espanhola, era na realidade portuguesa. Filipe arrasta Portugal para as guerras de Espanha e perde.
Se fosse bom não havia a restauração da independência 1 de Dezembro, que ainda é comemorada em Portugal.
Mais até que a fundação do Reino, a função de Portugal.
Está a falar agora da Batalha de São Mamede, início da formação do reino independente. Depois a Batalha de Ourique. E o assinar do Tratado de Zamora, em 5 de Outubro 1143, fundação de Portugal.
E se fizer dna dos restos enterrados dele com de algum parente que tiver enterrado por lá? É possível?
O rei Sebastião vai voltar, ele e outros reis como o rei Artur. Eles apenas virão, quando o Rei dos Reis, Jesus Cristo, vier na Sua Segunda Vinda onde todas as nações se ajoelharão, a carne ressuscitará e todas as criaturas irão testemunhar o Último Julgamento, dos vivos e dos mortos.
Todos os temas de vindas messiânicas de reis à volta do mundo apontam, quer saibam ou não, para o único e verdadeiro Rei e Deus Filho, Jesus Cristo.
rei arthur não existiu doidão
Eh normal esquecer a língua materna depois de muitos anos sem fala-la.
Pouco provavel!
Que vídeo mais ridículo. D. Sebastião tem cartas assinadas pelo mesmo após a batalha de Alcácer-Quibir já em Portugal. Imensas, elas estão em exposição no museu luso germanico de Belas.
Outra coisa. O D. Sebastião de Vemeza era o verdadeiro. Foi preso e trocado por outro recluso a mando do Duque de Medina Sidónia. Pois D. Sebastião e a filha do Duque eram apaixonados e tiveram 5 filhos.
O último rei de Avis foi aos Paços dos Braganças em Vila Viçosa ter uma audiência a sós com D. Teodósio II, antes da restauração da independência. Por isso a coroa foi dedicada a Nossa Senhora. Os Braganças não tinham direito de a colocar na cabeça.
Impressionante.🖤
E quem garante que essas cartas são mesmo verdadeiras, o Sebastianista?! Elas podem serem muito bem falsas!
Sim, ele era o verdadeiro, um cara que mal sabia falar português e não, ele nunca foi trocado, isso fica para as lorotas sebastianistas.
Mentira, o ultimo rei dos Avis foi o Cardeal D.Henrique e o D.Sebastião nunca se encontrou com os Bragança em Vila Viçosa.
@@Belinda8881 Isso é pura fraude.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Entenda que são hipóteses baseadas em pesquisas.Muitos factos podem ser verdadeiros..
@@Belinda8881 Sim, e os sebastianistas e os anti-sebastianistas ficam brigando até hoje, inclusive eu recentemente vi um artigo de um historiador português que a morte dele nunca foi um mistério e que o seu corpo teria sido identificado no pós batalha. Isso são teorias, pois eu mesmo não ouso em fazer afirmações sobre o que aconteceu com ele.
Portugueses esperaram pela volta de Dom Sebastião, enquanto eu aqui ainda espero a volta da monarquia brasileira também 😢