Eu chorei com a fala do Lázaro em vários momentos da entrevista. Incrível como os sentimentos nossos, dos negros, se parecem. Saber, ter coragem para irmos mais longe é difícil. Gostaria muito de ir ao médico mas que ele fosse negro. E um dentista, engenheiro, Cheff de cozinha, arquiteto. Sim! Nós podemos. Obrigada Lázaro, mesmo não tendo todas as respostas. Você é um ícone para nós.
Lázaro Ramos, um excelente artista casado com uma mulher digníssima e linda como Taís Araújo. Um casal e tanto! Muito obrigado por nos deixar conferir de perto suas intimidades e vivências de preconceito e discriminação racial que todos nós negros passamos nesse país, último abolicionista da escravidão. Esse país construído sob o sangue dos nossos ancestrais. Você representa a luz, Lázaro! Brigado, irmão!♥️
Lázaro, hj, é uma das maiores referências para a nova geração de negros aspirarem um futuro com mais representatividade e resistência contra a descriminação. Parabéns, cara, sou tua fã!
Lázaro, é sempre um prazer ouvir você falar. Além de fã de seu trabalho como ator, me tornei leitora de sua obra. Assisti a essa entrevista com meus alunos do ensino médio de uma escola pública no interior da Bahia (Serrinha), após eles terem lido o livro Na minha pele. Obrigada me ajudar a fazer leituras com esses adolescentes e ampliar a discussão sobre o preconceito e tantas outras temáticas relacionadas a nossa condição humana.
Parabéns aos dois pelo vídeo tanto da produção, Marina Menezes como entrevista, e convidado eapecial Lázaro Ramos. Vi alguns vídeos sobre seu trabalho, e me sentir com vergonha por perceber o quanto sei pouco, não por ser negro mas por gostar do seu trabalho! Sei que tem vários trabalhos porém destaquei quatro que vi em outra entrevista que planejei assisti-los, sendo o "Espelho - com a direção feita por você, "O grande Kilapy (Zezé)", tmb "O vendedor de passados (Lula)" e "Acorda Brasil (Sérgio) esses são alguns filmes que vou assistir! Como disse admiro seu trabalho, e tmb vejo que Racismo deve ser descutido não só por negros mas com todas as pessoas. Olha eu nào sabia que começou o seu trabalho com 10 anos começou cedo e fez uma boa carreira. Vou tentar ler também seu livro "Na minha pele." - Forte abraço sou seu fã - Dew Silva
Depois de assistir a este video pela primeira vez, decidi comprar o livro que li alguns meses atrás. Em vez de descrever o livro como autobriografia, pode se dizer que é uma autobiografia sobre a discussão do tema racial e do racismo no Brasil. Ao discutir a percepção evoluindo (ao longo da vida) do Ramos sobre o racismo, ele demascara o mito da democracia racial no país. É como se o Ramos quiser demarginalisar o racismo, o tornando um tema que deve ocupar um espaço central no Brasil atual para os Brasileiros discutirem e enfrentarem juntos. Por isso o Ramos deve ser elogiado. Além disso, é refrescante ver o Ramos como entrevistado em vez de seu cargo habitual como entrevistador no Espelho. O livro tambéem faz referências importantes na vida do autor, p.e. ao grupo teatral Olodum (onde Ramos se formou como ator) e à entrevista que ele fez da Taís Araújo no Espelho. Estes referências são importantes porque tiveram/têm uma influencia enorme sobre a vida professional e afetiva o artista.
Tema interessantíssimo. Em todas as escolas deveria ser reunidos os alunos para debater essas questões desde o ensino fundamental, acabaria ou reduziria com o bullying, racismo, preconceito, conscientizando não tem desculpa pois enquanto não sabem dizerm ser "brincadeira" mas fazer sabendo ai não só a vítima passa por conseqüência.
"Na minha pele" não é um livro só para negros, é um livro para todos. O difícil é a branquitude entender isso. Uma vez que uma escola de ensino médio propõe a seus alunos a leitura do livro de Lázaro como atividade de formação e os pais vão às redes sociais demonizar a atitude da escola, percebemos o retrocesso. Um passo pra frente, dez para trás.
Tha Zahzen a branquitude tem medo de se ver. De se enxergar na obscuridade de seu espírito. Tenho pena de crianças brancas que são criadas por pais brancos. Eles não tiveram nem a oportunidade de serem pessoas melhores que seus pais. Pena!
Não sei se Lazaro Ramos lerá esse comentário, mais quando ele fala sobre gerar essa consciência de empatia nas pessoas brancas para com as negras, acho que as perguntas principalmente para nos que somos brasileiros e que deve começar a serem feitas é sobre quem eu sou, de onde eu vim, que laço e de que arvore eu cai??? Digo isso porque se formos fazer nosso genograma ou mais no senso comum nossa arvore genealógica talvez a maioria de nós vai chegar em um ponto onde nascemos de um sangue negro, uma pele negra e com essa resposta não podemos mais nos considerar não negros por nossa geração não carregar mais essa cor na pele. Isso foi uma construção pessoal claro, mas que me faz ter empatia mesmo que isso para mim sempre tenha existido mas que para quem ainda não o pensou dessa forma seria interessante.
Gosto muito do pensamento que diz: quero ser igual a... No Brasil a carência de tons diferentes nas posições de comando leva a uma estagnação do imaginário de grande parte da população. Pensando nisso e decidido a parar de reclamar eu criei o canal no youtube É PROIBIDO SO RECLAMAR
Sou fa desse cara. Eu acredito que pessoas que questionam o que veem a sua volta e se questionam tendem a ser mais empaticas e interessantes. O ser humano eh um ser falho e cheio de limitacoes. Agora, colocando uma lenha na fogueira : eu acredito que muitas vezes o racismo e o preconceito tambem sao utilizados como ferramentas de exclusao social em uma forma injusta e covarde de competicao pelos melhores postos de trabalho. Um autor americano (Jim Rogers, do livro Investment Biker) diz que sempre que a economia de um pais vai bem, se ve menos expressoes de racismo e preconceito (o que nao quer dizer que nao esteja la, latente).
Eu adoro Brasil e a cultura Brasileira mas graca a Deus eu naci nos EUA. Digo isso porque eu acho que ser negro no Brasil e dificil mesmo. Nao vou dizer que nao existe o racismo ca mas pelos menos vejo todos meus sonhos posiveis. Eu acho que o contato com os Portugueses foi a pior coisa que aconteceu aos Africanos. Nunca morei no Brasil mas morei em Portugal e vejo a mesma mentalidade quando se trata dos negros. O povo Brasileiro nao percebe que pelo racismo pagan todos. Brasil e mais velho do que os EUA mas os negros progressam mais porque se percebe que se os negros progressar o pais tambem progressa. Brasil algum dia tem que acordar e deixa para tras aquela mentalidade Portuguesas e progressar. O direito de sonhar e poder realizar aqueles sonhos deveria disponivel para todos sem importar a cor da pele.
Mano, sou negro!!! E a maioria dos meus amigos são negros... Nenhum deles tem interesse por política, quem aqui tem amigos negros que se interessam por política? Acaba sendo meio que natural os brancos dominarem algo que não temos interesse! Estou no meu último semestre da faculdade e sou negro, não encontrei dificuldades em entrar por conta de ser negro, e sim por ser pobre. moro em periferia e, é comum eu chegar em casa em plena segunda-feira, meio dia e ver amigos meus (negros) ociosos e aglomerados, os que tenho mais intimidade, tento convencer a estudar buscar condições melhores, e ninguém quer!!! Ai falamos de racismo instituido!!! Por quem? Por nós mesmos quando nos afastamos de oportunidade por vontade propria
Poderia mostrar mais o entrevistador, como no programa Milênio da Globonews, promover seus entrevistadores é bom ao mesmo tempo que torna menos monótono o vídeo.
O cinema, a TV, e o teatro tem que ampliar...sao 220 milhoes de pessoas consumino um numero REDUZIDO de entretenimento e tipo de entretenimento. O Brasil tem que emos AMPLIAR emissoras de TV. Porque boicotaram a TV da Gente, porque nao era na frenquncia do canal aberto? Porque nao existem mais canais de TV aberto? Porque o monopoliio dos programas de TV? As emissoras locais devem ter conteudos independentes produzidos por produtoras independentes e NAO PARONIZAR os programas de TV.
Continuação do anterior: A consciência dele então, esclarecida e informada, lhe ditou querer nascer escravo naquela mesma fazenda onde ele foi Senhor. Sofria então os castigos e as punições impostos aos escravos conforme o costume. Ele nunca reclamava e aceitava com paciência e resignação aquilo que ele mesmo, na última encarnação, infligia aos indefesos cativos. Ao morrer, retornou à Pátria espiritual com sua alma lavada e dali conseguiu evoluir espiritualmente para uma dimensão mais elevada onde ele foi capaz de escolher renascer onde pudesse ser útil e um benefício em prol da abolição da escravidão no Brasil! Quem estiver interessado em adquirir maiores informações sobre as Leis que regem no planeta Terra neste e noutros aspectos, pode assistir pelo youtube o "Livro dos Espíritos" de Allan Kardek.
No mínimo a competência você deveria reconhecer. Como desqualificar completamente uma pessoa que cumpre seu papel tão naturalmente? Não é tão comum ver artistas falar de forma crítica. Não dá para compreender o vazio que você coloca em uma pessoa que está cheia de sentido. Isso que parece racismo.
Lazaro, além de um imenso ator, tem inteligência brilhante. Sempre um prazer e um aprendizado ouvi-lo.
Eu chorei com a fala do Lázaro em vários momentos da entrevista. Incrível como os sentimentos nossos, dos negros, se parecem. Saber, ter coragem para irmos mais longe é difícil. Gostaria muito de ir ao médico mas que ele fosse negro. E um dentista, engenheiro, Cheff de cozinha, arquiteto. Sim! Nós podemos. Obrigada Lázaro, mesmo não tendo todas as respostas. Você é um ícone para nós.
Lázaro Ramos, um excelente artista casado com uma mulher digníssima e linda como Taís Araújo. Um casal e tanto! Muito obrigado por nos deixar conferir de perto suas intimidades e vivências de preconceito e discriminação racial que todos nós negros passamos nesse país, último abolicionista da escravidão. Esse país construído sob o sangue dos nossos ancestrais. Você representa a luz, Lázaro! Brigado, irmão!♥️
Lázaro, hj, é uma das maiores referências para a nova geração de negros aspirarem um futuro com mais representatividade e resistência contra a descriminação. Parabéns, cara, sou tua fã!
Lúcido, eloquente e determinado!!! Orgulho e glória de uma raça!!!
Ganhei esse livro de aniversário e achei simplesmente espetacular. Recomendo!
Maravilhoso! Como expressa tão delicadamente uma questão tão dificil que vivemos!
Lázaro, é sempre um prazer ouvir você falar. Além de fã de seu trabalho como ator, me tornei leitora de sua obra. Assisti a essa entrevista com meus alunos do ensino médio de uma escola pública no interior da Bahia (Serrinha), após eles terem lido o livro Na minha pele. Obrigada me ajudar a fazer leituras com esses adolescentes e ampliar a discussão sobre o preconceito e tantas outras temáticas relacionadas a nossa condição humana.
Grande Lazinho! 👏 Não o conheço, a intimidade vem do que sinto sobre ele: respeito e admiração.
Grande Lázaro, Obrigado Nexo jornal por esta belíssima entrevista.
Lázaro Ramos e uma lenda excelente ator é uma honra poder vê-lo na tv pois nada mas vai impedir o sucesso desse ator muito menos ser negro
Eu estava lá na PUC quando ele foi fazer a palestra. Foi muito bom. Lázaro é gente como a gente e nos inspira.
Muito importante ouvir sua voz Lázaro, ainda mais para os jovens e a mulecada, essa geração já está revolucionando.
Parabéns
Eu adoro você! Você me passa uma paz...Deus te proteja!
Lindo livro e autor! Amei e já dei vários de presente. Esperando o próximo!
Admiro e respeito👏👏👏👏
Pessoa linda, inteligente...iluminado.
melhor video que eu ja vi na minha vida
Cada palavra dita por ele só faz enriquecer, provocar e aguçar a evolução!
Agradeço e amo sinceramente o Lázaro. É incrível entender outras construções de mulheres e homens negros.
Amo esse menino!
Excelente. Parabéns!
Parabéns aos dois pelo vídeo tanto da produção, Marina Menezes como entrevista, e convidado eapecial Lázaro Ramos.
Vi alguns vídeos sobre seu trabalho, e me sentir com vergonha por perceber o quanto sei pouco, não por ser negro mas por gostar do seu trabalho! Sei que tem vários trabalhos porém destaquei quatro que vi em outra entrevista que planejei assisti-los, sendo o "Espelho - com a direção feita por você, "O grande Kilapy (Zezé)", tmb "O vendedor de passados (Lula)" e "Acorda Brasil (Sérgio) esses são alguns filmes que vou assistir! Como disse admiro seu trabalho, e tmb vejo que Racismo deve ser descutido não só por negros mas com todas as pessoas. Olha eu nào sabia que começou o seu trabalho com 10 anos começou cedo e fez uma boa carreira. Vou tentar ler também seu livro "Na minha pele." - Forte abraço sou seu fã - Dew Silva
Depois de assistir a este video pela primeira vez, decidi
comprar o livro que li alguns meses atrás. Em vez de descrever o livro como autobriografia, pode se dizer que é uma
autobiografia sobre a discussão do tema racial e do racismo no Brasil. Ao discutir
a percepção evoluindo (ao longo da vida) do Ramos sobre o racismo, ele demascara
o mito da democracia racial no país. É como se o Ramos quiser demarginalisar o racismo,
o tornando um tema que deve ocupar um espaço central no Brasil atual para os
Brasileiros discutirem e enfrentarem juntos. Por isso o Ramos deve ser
elogiado. Além disso, é refrescante ver
o Ramos como entrevistado em vez de seu cargo habitual como entrevistador no
Espelho. O livro tambéem faz referências importantes na vida do autor, p.e. ao
grupo teatral Olodum (onde Ramos se formou como ator) e à entrevista que ele
fez da Taís Araújo no Espelho. Estes referências são importantes porque tiveram/têm
uma influencia enorme sobre a vida professional e afetiva o artista.
"""Todo tipo de história"""
ADOREI!
Obrigada, Lázaro ❤✊💡📚
Tema interessantíssimo.
Em todas as escolas deveria ser reunidos os alunos para debater essas questões desde o ensino fundamental, acabaria ou reduziria com o bullying, racismo, preconceito, conscientizando não tem desculpa pois enquanto não sabem dizerm ser "brincadeira" mas fazer sabendo ai não só a vítima passa por conseqüência.
Fala incrível. Motivadora e realista.
Maravilhoso!
Vi esse vídeo e pensei se ficaria bacana o Lázaro Ramos atuando como Pantera Negra no lugar do ator atual que esqueci o nome.
LÁZARO RAMOS, sempre sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Parabéns Lázaro, vc é fera demais
"Na minha pele" não é um livro só para negros, é um livro para todos. O difícil é a branquitude entender isso. Uma vez que uma escola de ensino médio propõe a seus alunos a leitura do livro de Lázaro como atividade de formação e os pais vão às redes sociais demonizar a atitude da escola, percebemos o retrocesso. Um passo pra frente, dez para trás.
Tha Zahzen a branquitude tem medo de se ver. De se enxergar na obscuridade de seu espírito. Tenho pena de crianças brancas que são criadas por pais brancos. Eles não tiveram nem a oportunidade de serem pessoas melhores que seus pais. Pena!
Não sei se Lazaro Ramos lerá esse comentário, mais quando ele fala sobre gerar essa consciência de empatia nas pessoas brancas para com as negras, acho que as perguntas principalmente para nos que somos brasileiros e que deve começar a serem feitas é sobre quem eu sou, de onde eu vim, que laço e de que arvore eu cai??? Digo isso porque se formos fazer nosso genograma ou mais no senso comum nossa arvore genealógica talvez a maioria de nós vai chegar em um ponto onde nascemos de um sangue negro, uma pele negra e com essa resposta não podemos mais nos considerar não negros por nossa geração não carregar mais essa cor na pele. Isso foi uma construção pessoal claro, mas que me faz ter empatia mesmo que isso para mim sempre tenha existido mas que para quem ainda não o pensou dessa forma seria interessante.
Michele Magalhaes o livro faz esses questionamento.
Afrofuturismo eº o futuro do cinema brasileiro
O racismo é uma ignorância que machuca.
Muito legal😄
Excelente ator! Não baixou a cabeça para o preconceito, não pegou o papel de vítima para si.
Lázaro ator maravilhoso amo
Orgulho desse preto,meu conterraneo lindo e inteligente.
Parabéns Lázaro.
perfeito
Gosto muito do pensamento que diz: quero ser igual a... No Brasil a carência de tons diferentes nas posições de comando leva a uma estagnação do imaginário de grande parte da população. Pensando nisso e decidido a parar de reclamar eu criei o canal no youtube É PROIBIDO SO RECLAMAR
Lázaro
Tri massa
Eu vindo ver a entrevista pq tenho que fazer um trabalho da africanidade e ele e a inspiração
Eu tive q assistir pra fazer a minha atividade🤌
Sou fa desse cara.
Eu acredito que pessoas que questionam o que veem a sua volta e se questionam tendem a ser mais empaticas e interessantes.
O ser humano eh um ser falho e cheio de limitacoes.
Agora, colocando uma lenha na fogueira : eu acredito que muitas vezes o racismo e o preconceito tambem sao utilizados como ferramentas de exclusao social em uma forma injusta e covarde de competicao pelos melhores postos de trabalho.
Um autor americano (Jim Rogers, do livro Investment Biker) diz que sempre que a economia de um pais vai bem, se ve menos expressoes de racismo e preconceito (o que nao quer dizer que nao esteja la, latente).
Eu adoro Brasil e a cultura Brasileira mas graca a Deus eu naci nos EUA. Digo isso porque eu acho que ser negro no Brasil e dificil mesmo. Nao vou dizer que nao existe o racismo ca mas pelos menos vejo todos meus sonhos posiveis. Eu acho que o contato com os Portugueses foi a pior coisa que aconteceu aos Africanos. Nunca morei no Brasil mas morei em Portugal e vejo a mesma mentalidade quando se trata dos negros. O povo Brasileiro nao percebe que pelo racismo pagan todos. Brasil e mais velho do que os EUA mas os negros progressam mais porque se percebe que se os negros progressar o pais tambem progressa. Brasil algum dia tem que acordar e deixa para tras aquela mentalidade Portuguesas e progressar. O direito de sonhar e poder realizar aqueles sonhos deveria disponivel para todos sem importar a cor da pele.
Amo o filme o pai o . Ele participa ele e o Rock
Lazaro é o cara
Mano, sou negro!!! E a maioria dos meus amigos são negros... Nenhum deles tem interesse por política, quem aqui tem amigos negros que se interessam por política? Acaba sendo meio que natural os brancos dominarem algo que não temos interesse! Estou no meu último semestre da faculdade e sou negro, não encontrei dificuldades em entrar por conta de ser negro, e sim por ser pobre. moro em periferia e, é comum eu chegar em casa em plena segunda-feira, meio dia e ver amigos meus (negros) ociosos e aglomerados, os que tenho mais intimidade, tento convencer a estudar buscar condições melhores, e ninguém quer!!! Ai falamos de racismo instituido!!! Por quem? Por nós mesmos quando nos afastamos de oportunidade por vontade propria
Poderia mostrar mais o entrevistador, como no programa Milênio da Globonews, promover seus entrevistadores é bom ao mesmo tempo que torna menos monótono o vídeo.
Isso e verdade eu sou negro e não ligo que o soto pensa de mim eu amo minha pele
3:16
O cinema, a TV, e o teatro tem que ampliar...sao 220 milhoes de pessoas consumino um numero REDUZIDO de entretenimento e tipo de entretenimento. O Brasil tem que emos AMPLIAR emissoras de TV. Porque boicotaram a TV da Gente, porque nao era na frenquncia do canal aberto? Porque nao existem mais canais de TV aberto? Porque o monopoliio dos programas de TV? As emissoras locais devem ter conteudos independentes produzidos por produtoras independentes e NAO PARONIZAR os programas de TV.
Quem está vendo essa entrevista por que a professora mandou kkkk
☔🌜
Exemplo de quem não se curvou ao opressor...
ruclips.net/video/MGj3z53cToo/видео.html muito legal esse video sobre racismo veja o link
Continuação do anterior:
A consciência dele então, esclarecida e informada, lhe ditou querer nascer escravo
naquela mesma fazenda onde ele foi Senhor. Sofria então os castigos e as punições
impostos aos escravos conforme o costume. Ele nunca reclamava e aceitava com
paciência e resignação aquilo que ele mesmo, na última encarnação, infligia aos
indefesos cativos. Ao morrer, retornou à Pátria espiritual com sua alma lavada
e dali conseguiu evoluir espiritualmente para uma dimensão mais elevada onde ele
foi capaz de escolher renascer onde pudesse ser útil e um benefício em prol da
abolição da escravidão no Brasil!
Quem estiver interessado em adquirir maiores informações sobre as Leis que
regem no planeta Terra neste e noutros aspectos, pode assistir pelo youtube o
"Livro dos Espíritos" de Allan Kardek.
Renate Marianne Perez que interessante
Poxa Lázaro até vc e sua amada ,usando o dinheiro da lei.Poxa que decepção cara..
DEVOLVA ,mostre se integro
kkkkk(:
J
O lazarao nunca foi verdadeiramente profundo como o Pedro cardoso, por ex
O que isso significa?
Que que este cara esta fazendo na midia , sem graca e sem talento ,soh fala em racismo !
No mínimo a competência você deveria reconhecer.
Como desqualificar completamente uma pessoa que cumpre seu papel tão naturalmente?
Não é tão comum ver artistas falar de forma crítica. Não dá para compreender o vazio que você coloca em uma pessoa que está cheia de sentido. Isso que parece racismo.
O que que você está fazendo no mundo além de peso? Tenho certeza que você não representa nada de bom pra ninguém, nem pra sua família.