O que é a Eucaristia?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 фев 2025
  • Irmãos amados, esse vídeo demorou um pouquinho de sair mas enfim consegui terminar. Já faz quase duas semanas que eu gravei mas estava trabalhando na edição de um vídeo prum trabalho da universidade. Seguimos com a terceira parte da série dos sacramentos e fechamos com chave de ouro os sacramento de iniciação cristã! Obrigado por todo o apoio e incentivo de vocês até agora no canal, com a graça de Deus a gente continua firme!
    Referências de hoje:
    -Bíblia
    Gn 14,17-20 (O sacrifício de Melquisedec)
    Ex 16,4-5 (O maná do deserto)
    Sl 80,9-10 (A vinha do senhor)
    Sl 110 (109) (O sacerdócio do Messias)
    Is 5,1-7 (A vinha do Senhor é a casa de Israel)
    Lc 22,19-20 (Instituição da Eucaristia)
    Jo 6,47-58 (O discurso do pão)
    Hb 7,1-3 (O sacerdócio eterno do Filho de Deus)
    -Catecismo
    1324: “A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã.(..) A Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”
    1327: “A Eucaristia é o resumo e a suma da nossa fé”
    1333: “Encontram-se no cerne da celebração da Eucaristia o pão e o vinho, os quais, pelas palavras de Cristo e pela invocação do Espírito Santo, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo.” “os sinais do pão e do vinho continuam a significar também a bondade da criação. Assim, no ofertório damos graças ao Criador pelo pão e o vinho, fruto do ‘trabalho do homem’, mas antes ‘fruto da terra’ e ‘da videira’”
    1334: “Na antiga aliança, o pão e o vinho são oferecidos em sacrifício entre as primícias da terra, em sinal de reconhecimento ao criador.” “A recordação do maná do deserto há de lembrar sempre a Israel que ele vive do pão da palavra de Deus.”
    1340: “Ao celebrar a última ceia com seus apóstolos durante a refeição pascal, Jesus deu sentido deifinitivo à páscoa judaica”
    1367: “O sacrifício de Cristo e o sacrifício de Cristo são um único sacrifício.
    1382: “A missa é ao mesmo tempo e inseparavelmente o memorial sacrificial no qual se perpetua o sacrifício da cruz, e o banquete sagrado da comunhão no corpo e no sangue do senhor”
    E todos os parágrafos de 1322 a 1419.

Комментарии • 5