Só banda top. Gostava de todas . Mais uma que tinha todas as músicas era o zero pra mim o zero tava a frente do seu tempo isso na época . As letras do zero me enpresionava. Agora eu sei então espetacular na vós do Guilherme. . Quem dera um dia volta se. Os rock nacional com toda qualidade dos anos 80
pode crêr tambem sinto saudades dos anos 80 A SAUDADE É UM IMPOSTO QUE A VIDA COBRA DE QUEM FOI MUITO FELIZ POR UM INSTANTE e eu chamo esse instante de anos 80
Essas bandas de Rock/Metal dos 80s são sensacionais... Já pude ver algumas hoje em dia, e continuam sensacionais. Metalmorphose, Stress, Salário Minimo, muito show de bola...
anos 80 muito foda eu vi , ouvi , curti... e uma coisa é fato de todas essas banda só ficaram as que realmente , tinha um diferencial, apenas os com talento!!!!! muitos apareceram, mas poucos sobraram!!!!!!
Parabéns pelo documentario! Assistir me fez viajar no tempo, mas incluiria comentários sobre a Rádio FM 97 de Santo André que foi essencial para a divulgação do Rock Nacional em Sampa naquela época. A 97 fazia aquelas noitadas no clube Aramaçan onde nada mais nada menos tocaram: Raul Seixas, Camisa de Venus, Plebe Rude, Ira!, 365, Golpe de Estado e muitas outras bandas fantásticas. Atravessava Sampa interia para ir até lá e voltava pra casa de manha depois de muito Rock'n'Roll . ( Na verdade a 97 foi comentada no próximo episódio) Boa! Tambem citaria a banda "Gueto" que trouxe elementos do funk para o Rock Brazuca, eram muito bons ao vivo e simplesmente desapareceram do nada em uam carreira meteórica. A Galeria da 24 de maio também foi vital para o sucesso do Rock Nacional e isso sem falar nos conflitos entre os "Carecas de Suburbio" com a galera do Metal! Bons tempos...
Muito interessante o documentário sobre o rock brasileiro nos anos 80. Eu vi essa história. Fui o primeiro radialista a tocar Camisa de Vênus em S. Paulo. Contrariando a orientação da produção da rádio de tocar apenas uma música, toquei o álbum inteiro e fiquei uma hora e meia com o Marcelo Nova no ar. A produtora da rádio ficou furiosa comigo!!! Eu tinha um programa na rádio Imprensa no domingo à noite em que tocava fitas demo de bandas como Ultraje a Rigor e Ignose, antes de lançarem seus primeiros compactos (antes dos LPs). Eu frequentava o Napalm, onde o rock paulista estava nascendo... e o Val Improviso, casa noturna eternizada pelo Cazuza em "Só As Mães São Felizes". Depois, na 97 FM eu e a Sol (que também era locutora da rádio) fomos os responsáveis pela divulgação das bandas do rock brasileiro. Foi muito divertido!!!
Ótimos todos os episódios! Comecei a ouvir rock nos anos 80, é minha primeira escola! Sei que não dá pra falar de todo mundo, mas senti falta da banda "Gueto" de SP. Parabéns!!
Foi legal ver o radialista Markko Mendes, citar a banda Dr.Silvana & Cia entre outras. A banda Dr.Silvana & Cia nunca saiu da estrada, são 32 anos, atravessando lagos de tristeza e oceanos de alegria, afinal viver de música no Brasil é muito difícil. E eles continuam, tocando suas músicas e fazendo o povo lembrar de várias bandas citadas nesse documentário, e isso é muito bacana da parte deles. Eles ao vivo são muito bons e levantam a galera.
É pouco tempo pra resumir o acervo do rock nacional. muito loko. é muito difícil reunir todo pessoal, depoimentos e tal. Mas está de parabéns pelo trabalho, não é para qualquer só os melhores.
Pop-rock, rock-pop, não importa, o que vale é que o Rock and Roll ressuscitou no Brasil e tomou conta do país do samba. E, pra mim o mais importante, o Lado B com a Patrulha do Espaço, Made in Brazil, Joelho de Porco, etc continuou dignificando o Rock Brasileiro e continuando o legado do rock guerrilheiro underground dos anos 70.
Posso dizer agora então que meu gosto predominante no rock começa na década de 80. Ainda terei que descobrir as décadas passadas. Valeu pelo documentário.
Aí meu irmão, vc se esqueceu de falar no fanzine Rock Brigade, que foi o principal divul- gador de Metal nacional dos anos 80, inclusive no número um de Março/Abril de 1982, já estava divulgando o trabalho da banda Patrulha Do Espaço. Também não lembrou do Stress de Bélem do Pará, que foi a primeira banda nacional de Metal propriamente dito a gravar um disco, isso em Agosto de 82, muito antes de nomes como Avenger, Centú- rias, Santuário, e outras, ainda nem existirem. Com exceção da Bahia, êste documen- tário somente priorizou o pessoal do Sudeste e do Sul, esquecendo que também exis- tiu Rock e Metal em outras regiões do Brasil.
Todo documentário excelente. o PROBLEMA é ninguém ter percebido o volume da música de fundo passando por cima da voz dos entrevistados em vários momentos. Isso derruba a qualidade sobremaneira. Quando o Netinho do Casa fala fica impossível entender. Erro grave num trabalho de pesquisa tão bem feito.
Marcelão!!! Parabéns à você e à todos os artistas que realmente o ajudaram a tornar público esse registro histórico. Já aos que fizeram e fazem questão de não contribuir com esse trabalho maravilhoso...um grande troféu joinha para todas as bonecas.
Ficou muito reduzido ao cenário do eix0 Rio - São Paulo. A banda STRESS foi a pioneira a lançar um disco de Heavy Metal, a gravação foi no Rio mas a banda é do Pará.
muito bom ,por q quando fala d rock no brasil ,infelismente e pop ,mas isso sim e rock n roll
5 лет назад+1
Ola Galera tudo bem Galera veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock novo valeu um abraço a minha banda e Rocha Vulcanica valeUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
5 лет назад+1
Ola Galera tudo bem Galera veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock novo valeu um abraço a minha banda e Rocha VULCANICA VALEuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
São muitos comentários arrespeito do assunto isso e muito bom e concordo com a maioria mas o cenário não e só rock in rool até nos USA lá tem também outros estilos e isso deixou o rock até mais interessante.
Todo mundo falou da época em si,mr Marcelo Nova falou do próprio umbigo! vou editar o comentário só pra falar ,eu já vi esse comentário algumas vezes,parece replay,Camisa de Vênus foi boa,mas nem tudo isso caro Nova...
Pior cara, eu já acompanho e vejo entrevistas do Marcelo Nova, há anos e há anos esse senhor diz as mesmas palavras, a mesma história... Eu ja enchi o saco..
Fica visível a tendência pelo radicalismo dos responsáveis pelo documentário q prezam pelo lado rock saco rôxo e ao mesmo tempo conseguiram deixar uma entre as 3 maiores bandas de rock do Brasil de todos os tempos, o Casa das Máquinas, com míseros minutos apenas no depoimento do Netinho, não incluindo imagens. Parabéns por todas as bandas citadas, inclusive o ícone, os Mutantes. Por fim, entre essas 3 maiores bandas de todos os tempos, já no vídeo dos anos 80, tiveram a capacidade de deixar claro q não estão nem aí para a Legião Urbana, o q é lamentável, resumida a 1 comentário do "Kiko Zambianchi" q misturou tudo de New Wave, Pop e o Caralho a Quatro. Sem falar dos Titãs, Golpe de Estado, IRA e pq não o Capital, não é ? Falou-se até ( com todo "respeito" ) na merda da Gang 90 e Kid Abelha.
50 anos do rock brasileiro ou do rock paulista? Com exceção do Roger e do Deluqui, só tem caras de bandas de pouca repercussão. Falou-se do punk, mas não falaram do Ratos de Porão??? E mesmo falando praticamente só de SP, pouco falaram do Titãs, Ira!, etc. Não curti, esperava mais.
se vc acha que o Clemente, o Marcelo Nova, o Kiko Zambianchi, o Guilherme Isnard e muitos outros tiveram "pouca" repercussão, imagino que o seu LANCE seja a repercussão, o mainstream. Que tal então assistir o documentário de SERTANEJO do MICHEL TELÓ?? ali todos tem excelente repercussão.
Cara. pouca expressão? O barbicha cabeludo que fala q o rock virou pop, foi músico da Patrulha do Espaço, esses caras abriram para o Van Halen em 1983 no ginásio do Ibirapuera e eu fui nesse show. A Legião Urbana, Capital Inícial, Titãs, abriram pra quem? As rádios e gravadoras da época não valorizam as bandas de rock'roll verdadeiras.
opa, se vc se incomoda TANTO por alguns minutos de PROPAGANDA num filme GRÁTIS pra vc, então no VOLUME 2 te chamo pra bancar $$$ TUDO, ok sr GLAUCO TEIXEIRA???? aprenda à ser EDUCADO e tenha um pouquinho apenas de BOM SENSO.....as EMPRESAS da "propaganda" são responsáveis por vc PODER VER tudo isso DE GRAÇA.
ah!!! Agora entendi!!! Marcelo desculpe-me pelo comentário um tanto quanto grosseiro, não foi minha intenção acredite. Fui realmente mal educado. abraço!
Marcelo Nova, sempre muito lúcido nos seus depoimentos.
Só banda top. Gostava de todas . Mais uma que tinha todas as músicas era o zero pra mim o zero tava a frente do seu tempo isso na época . As letras do zero me enpresionava. Agora eu sei então espetacular na vós do Guilherme. . Quem dera um dia volta se. Os rock nacional com toda qualidade dos anos 80
Muito bom!
Vindo aqui em 2024!
🤘🏻🤘🏻🤘🏻🤘🏻
pode crêr tambem sinto saudades dos anos 80 A SAUDADE É UM IMPOSTO QUE A VIDA COBRA DE QUEM FOI MUITO FELIZ POR UM INSTANTE e eu chamo esse instante de anos 80
Como
GRANDE! sem mais.
PARABENS CARA ...... /M/ /M/
ROCK AND ROLL DE VERDADE E ASSIM FEITO NA RAÇA.
Essas bandas de Rock/Metal dos 80s são sensacionais... Já pude ver algumas hoje em dia, e continuam sensacionais. Metalmorphose, Stress, Salário Minimo, muito show de bola...
anos 80 muito foda eu vi , ouvi , curti... e uma coisa é fato de todas essas banda só ficaram as que realmente , tinha um diferencial, apenas os com talento!!!!! muitos apareceram, mas poucos sobraram!!!!!!
Parabéns pelo documentario!
Assistir me fez viajar no tempo, mas incluiria comentários sobre a Rádio FM 97 de Santo André que foi essencial para a divulgação do Rock Nacional em Sampa naquela época. A 97 fazia aquelas noitadas no clube Aramaçan onde nada mais nada menos tocaram: Raul Seixas, Camisa de Venus, Plebe Rude, Ira!, 365, Golpe de Estado e muitas outras bandas fantásticas. Atravessava Sampa interia para ir até lá e voltava pra casa de manha depois de muito Rock'n'Roll . ( Na verdade a 97 foi comentada no próximo episódio) Boa!
Tambem citaria a banda "Gueto" que trouxe elementos do funk para o Rock Brazuca, eram muito bons ao vivo e simplesmente desapareceram do nada em uam carreira meteórica.
A Galeria da 24 de maio também foi vital para o sucesso do Rock Nacional e isso sem falar nos conflitos entre os "Carecas de Suburbio" com a galera do Metal! Bons tempos...
Reinaldo Morgado Um amigo meu apanhou de graça nessa rixa besta de "carecas e cabeludos" na galeria do rock.
Salve Clemente o verdadeiro punk brasileiro 👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito interessante o documentário sobre o rock brasileiro nos anos 80. Eu vi essa história. Fui o primeiro radialista a tocar Camisa de Vênus em S. Paulo. Contrariando a orientação da produção da rádio de tocar apenas uma música, toquei o álbum inteiro e fiquei uma hora e meia com o Marcelo Nova no ar. A produtora da rádio ficou furiosa comigo!!! Eu tinha um programa na rádio Imprensa no domingo à noite em que tocava fitas demo de bandas como Ultraje a Rigor e Ignose, antes de lançarem seus primeiros compactos (antes dos LPs). Eu frequentava o Napalm, onde o rock paulista estava nascendo... e o Val Improviso, casa noturna eternizada pelo Cazuza em "Só As Mães São Felizes". Depois, na 97 FM eu e a Sol (que também era locutora da rádio) fomos os responsáveis pela divulgação das bandas do rock brasileiro. Foi muito divertido!!!
Cara te agradeço , todos aqueles que nasceram antes da Internet te devem.
Ótimos todos os episódios! Comecei a ouvir rock nos anos 80, é minha primeira escola! Sei que não dá pra falar de todo mundo, mas senti falta da banda "Gueto" de SP. Parabéns!!
Posta esta discografia toda no canal , muitos não conhecemos , mas gostamos de rock
Excelente! Parabéns aos realizadores deste documentário.
Foi legal ver o radialista Markko Mendes, citar a banda Dr.Silvana & Cia entre outras. A banda Dr.Silvana & Cia nunca saiu da estrada, são 32 anos, atravessando lagos de tristeza e oceanos de alegria, afinal viver de música no Brasil é muito difícil. E eles continuam, tocando suas músicas e fazendo o povo lembrar de várias bandas citadas nesse documentário, e isso é muito bacana da parte deles. Eles ao vivo são muito bons e levantam a galera.
É pouco tempo pra resumir o acervo do rock nacional. muito loko. é muito difícil reunir todo pessoal, depoimentos e tal. Mas está de parabéns pelo trabalho, não é para qualquer só os melhores.
+Washington Santos , OBRIGADO, ainda faremos mais partes, com mais pessoas de outros estados do BRASIL.
Pop-rock, rock-pop, não importa, o que vale é que o Rock and Roll ressuscitou no Brasil e tomou conta do país do samba. E, pra mim o mais importante, o Lado B com a Patrulha do Espaço, Made in Brazil, Joelho de Porco, etc continuou dignificando o Rock Brasileiro e continuando o legado do rock guerrilheiro underground dos anos 70.
yeahhhhhhhhhh !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Posso dizer agora então que meu gosto predominante no rock começa na década de 80. Ainda terei que descobrir as décadas passadas. Valeu pelo documentário.
Devia se chamar 50 anos do Rock paulista
George Machado calma man, quem te disse que a coisa parou por aqui??? tem muita gente que ainda vai falar, o documentário INTEIRO terá 10 partes.
Aí meu irmão, vc se esqueceu de falar no fanzine Rock Brigade, que foi o principal divul-
gador de Metal nacional dos anos 80, inclusive no número um de Março/Abril de 1982,
já estava divulgando o trabalho da banda Patrulha Do Espaço. Também não lembrou do
Stress de Bélem do Pará, que foi a primeira banda nacional de Metal propriamente dito
a gravar um disco, isso em Agosto de 82, muito antes de nomes como Avenger, Centú-
rias, Santuário, e outras, ainda nem existirem. Com exceção da Bahia, êste documen-
tário somente priorizou o pessoal do Sudeste e do Sul, esquecendo que também exis-
tiu Rock e Metal em outras regiões do Brasil.
Night Tyger Boa irmão
Belo horizonte no cenário thrash/death , não tinha pra ninguém...
Todo documentário excelente. o PROBLEMA é ninguém ter percebido o volume da música de fundo passando por cima da voz dos entrevistados em vários momentos. Isso derruba a qualidade sobremaneira. Quando o Netinho do Casa fala fica impossível entender. Erro grave num trabalho de pesquisa tão bem feito.
Marcelão!!! Parabéns à você e à todos os artistas que realmente o ajudaram a tornar público esse registro histórico. Já aos que fizeram e fazem questão de não contribuir com esse trabalho maravilhoso...um grande troféu joinha para todas as bonecas.
Ficou muito reduzido ao cenário do eix0 Rio - São Paulo. A banda STRESS foi a pioneira a lançar um disco de Heavy Metal, a gravação foi no Rio mas a banda é do Pará.
ficou muito bom mesmo
17:30 -17:32 Legião no rio???
Ola Galera tudo bem Galera veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock Novo valeu um abraço a minha banda e Rocha Vulcanica valeu
Comecei a ver agora, espero que falem de Nenhum de Nós, Engenheiros, RPM etc
Ola Galera tudo bem Galera veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock Novo valeu um abraço a minha banda e Rocha Vulcanica 2018
muito bom ,por q quando fala d rock no brasil ,infelismente e pop ,mas isso sim e rock n roll
Ola Galera tudo bem Galera veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock novo valeu um abraço a minha banda e Rocha Vulcanica valeUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Ola Galera tudo bem Galera veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock novo valeu um abraço a minha banda e Rocha VULCANICA VALEuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
São muitos comentários arrespeito do assunto isso e muito bom e concordo com a maioria mas o cenário não e só rock in rool até nos USA lá tem também outros estilos e isso deixou o rock até mais interessante.
" essa galera ai, nao é rock é pop" Rolando disse tudo
Começa aos 3:10. =) De nada!
mais um inscrito!
gostei do canal!
Ola Galera tudo bem veja os meus videos eu toco Rock n Roll veja e Rock novo valeu
Quando o cara falou de hard rock ele não citou o Dr. Sin
Tudo bem, ficou muita gente de fora. Mesmo assim, tô achando muito bom. Muitas histórias e alguns grupos inéditos para mim. Valeu.
pulgas vertebradas
Todo mundo falou da época em si,mr Marcelo Nova falou do próprio umbigo! vou editar o comentário só pra falar ,eu já vi esse comentário algumas vezes,parece replay,Camisa de Vênus foi boa,mas nem tudo isso caro Nova...
Pior cara, eu já acompanho e vejo entrevistas do Marcelo Nova, há anos e há anos esse senhor diz as mesmas palavras, a mesma história... Eu ja enchi o saco..
SP Metal 1 e 2 foram marcos no rock underground dos anos 80. Me lembro como se fosse hoje.
se contetem agora com o que se tornou e se propagou como música nesse país de merda 💪
Fica visível a tendência pelo radicalismo dos responsáveis pelo documentário q prezam pelo lado rock saco rôxo e ao mesmo tempo conseguiram deixar uma entre as 3 maiores bandas de rock do Brasil de todos os tempos, o Casa das Máquinas, com míseros minutos apenas no depoimento do Netinho, não incluindo imagens. Parabéns por todas as bandas citadas, inclusive o ícone, os Mutantes. Por fim, entre essas 3 maiores bandas de todos os tempos, já no vídeo dos anos 80, tiveram a capacidade de deixar claro q não estão nem aí para a Legião Urbana, o q é lamentável, resumida a 1 comentário do "Kiko Zambianchi" q misturou tudo de New Wave, Pop e o Caralho a Quatro. Sem falar dos Titãs, Golpe de Estado, IRA e pq não o Capital, não é ? Falou-se até ( com todo "respeito" ) na merda da Gang 90 e Kid Abelha.
Tony Costa quem foi que te disse que o DOC terminou nestas 4 partes??????
EU NÃO FUI....calma cara, ansiedade MATA, KKKKKKKKKK !!!!!!!!!!
Não ouve falar uma só palvra sobre a Fluminense FM Maldita!
Cara eu espero que use esse documentário para desenvolver suas idéias e refazê-lo. Pois isso aí não do nada perto do rock anos 80.
capa de pica huehuehuheuehu seria uma boa,mto mais chocante...vlw pelo doc velho,os anos 80 foram realmente bons para o punk,para o metal e para o pop
Muito bom.
Em tempo, é muito, muito bom ouvir o Marcelo Nova.
Muito bom!!
Eu tenho um blog onde tem as discografias de várias bandas citadas neste documentário.
Link: armazemdorocknacional.blogspot.com.br/
50 anos do rock brasileiro ou do rock paulista? Com exceção do Roger e do Deluqui, só tem caras de bandas de pouca repercussão. Falou-se do punk, mas não falaram do Ratos de Porão??? E mesmo falando praticamente só de SP, pouco falaram do Titãs, Ira!, etc. Não curti, esperava mais.
se vc acha que o Clemente, o Marcelo Nova, o Kiko Zambianchi, o Guilherme Isnard e muitos outros tiveram "pouca" repercussão, imagino que o seu LANCE seja a repercussão, o mainstream. Que tal então assistir o documentário de SERTANEJO do MICHEL TELÓ?? ali todos tem excelente repercussão.
Cara. pouca expressão? O barbicha cabeludo que fala q o rock virou pop, foi músico da Patrulha do Espaço, esses caras abriram para o Van Halen em 1983 no ginásio do Ibirapuera e eu fui nesse show. A Legião Urbana, Capital Inícial, Titãs, abriram pra quem? As rádios e gravadoras da época não valorizam as bandas de rock'roll verdadeiras.
Pra você, só existe Rita Lee.
30 minutos de propaganda! PQP!
opa, se vc se incomoda TANTO por alguns minutos de PROPAGANDA num filme GRÁTIS pra vc, então no VOLUME 2 te chamo pra bancar $$$ TUDO, ok sr GLAUCO TEIXEIRA???? aprenda à ser EDUCADO e tenha um pouquinho apenas de BOM SENSO.....as EMPRESAS da "propaganda" são responsáveis por vc PODER VER tudo isso DE GRAÇA.
Desculpe-me Sr. Marcelo, mas acho que está havendo algum tipo de confusão. Não entendi a colocação sobre a propaganda. Poderia ser mais claro?
ah!!! Agora entendi!!! Marcelo desculpe-me pelo comentário um tanto quanto grosseiro, não foi minha intenção acredite. Fui realmente mal educado. abraço!
Marcelo Nova mandando ver! Só ele já valeu a pena! Mestre! Excelente essa parte do documentário!
Parabéns pela iniciativa mas poderia ter menos São Paulo e mais Brasil...
Tratando-se de terras brasileiras, o cara mais importante do Rock chama-se Cazuza !!! ele Popularizou o Rock no Brasil durante seus 9 anos de carreira
Você não sabe nada.
o rock morreu com os mamonas
O Rock nacional tem letras de primário. Muito boçal