Concordo, para mim enquadramento fechado mais é para foto de documento ou foto pessoal, para filmes prefiro um mais aberto ou naqueles momentos mais especiais.
Exatamente,as próprias lutas de "Boyka : O Imbatível" tem essa câmera,porém,funciona por não usarem Zoom,nem cortes,isso além das coreografias,que são muito gostosas de ver.
Poxa, eu sempre notei que algo me incomodava em filmes de ação, agora eu sei oq é. O engraçado é que meus filmes favoritos de ação são exatamente Atômica e John Wick. As minhas exceções a regra das câmeras tremidas seriam Kick ass e Kigsman.
Kingsman é ate compreensível o pq vc goste. Ja q a camera é dinamica e pq td a cena de luta de maneira pratica, rapida, mas q dê para entender o q ta acontecendo. A troca de cameras ate msm ajuda a entender o q ta acontecendo, mostrando td de diferentes angulos sem q vc se perca
Eu achava que era só eu que me incomodava, agora vejo que é com todo mundo. Ou seja, um diretor teve a ideia como um recurso estético interessante (Supremacia Borne), aí todos os outros copiaram na malandragem, para diminuir custos. É uma pena, o gênero ação é um gênero interessante e emocionante de assistir, merecia coisa melhor.
Eu ja tinha sacado esse esquema de escolher nao lutadores, mas isso é desculpinha pra atores que nao se dedicam, olha o matrix, Keanu reeves e Hugo Weaving deram um show de talento e a camera mal saia do lugar
Só tem uma única parte péssima: quando os dois gêmeos estão lutando em cima de um caminhão, aquilo foi podre de falso! Fora isso, os demais atores são muito talentosos!
Me lembrei do treinamento do Keanu em John Wick,ele fez Jiu Jitsu(5 dias por semana),treino de tiro e de direção(pras cenas com automóveis) se me lembro bem.
CARALHOOOOO. Vc expressou o que quero dizer sempre aos meus amigos. O último embate que tivemos foi justamente mostrando a eles como as cenas de bastidores dos vingadores são melhores que as do filme. Simplesmente pq são mais reais.
@@pablobagolin Mas eu não disse que usa, eu disse que os diretores ex dublês a coreografia de John Wick não seria tão boa, assim não precisando dessa tecnica de montagem
Eu fico irritada com essas cenas. Fica cansativo de assistir e parece desleixo do diretor e preguiça dos atores em treinar o que é necessário para se fazer uma boa cena de luta.
O meu maior problema com essas cenas é que são extremamente desconfortável, sério eu tenho que muita das vezes fechar um pouco meus olhos nessas cenas.Alem de eu não entender nada do que está acontecendo na luta
Já vi uma entrevista com Jackie Chan em que ele comentava sobre isso. Ele, sendo um dos mais jovens diretores de Hong Kong (19 anos), surgindo à sombra de Bruce Lee (como ator), sempre coreografava muito bem suas lutas e se valia de atores com menos fama e beleza e mais capacidade de representar a cena como ele queria. Sempre usando planos abertos e figurinos que destacavam os personagens entre si e do cenário. Ele odiava os filmes dos quais participava em Hollywood que utilizavam a câmera fechada e os cortes rápidos. Acho que vale citar esse gênio em algum vídeo, Max!
Eu acabei de citar o quanto os filmes antigos do Jackie Chan são superiores a muito filme ocidental, justamente por não usar certos truques, e pelo fato dos asiáticos SABEREM LUTAR DE VERDADE. Também admiro o Jackie...
Tem um vídeo mt bom que mostra bastante do quanto o Jackie Chan era genial nessa questão de suas coreografias, que ele só conseguia fazer isso com uma equipe própria e como ele era perfeccionista. O nome do vídeo é "How to Do Action Comedy" do Every Frame a Painting. É sensacional.
Nando Retro As lutas dos filmes antigos do Jackie Chan são ótimas. E não é só porque os asiáticos são melhores lutadores, mas sim pela coreografia bem feita e ensaiada com o timing certo e isso dá trabalho. O Jackie Chan mesmo disse que ele repetia as cenas até chegar à perfeição, o que era visto no telão era resultado de 100 takes ou mais da mesma cena. Por isso que para gravar cenas de ação tem que ter paciência, tempo e dinheiro, e Hollywood pouco se importa com isso já que todo esse trabalho não gera lucro em curto prazo, então eles acabam infelizmente investindo em edição e efeitos especiais do que em uma boa equipe de lutadores e dublês profissionais
Quando surgiu (na milnha lembrança foi no Bourne) era um recurso bacana... te fazia parecer viver a luta, apanhar junto com o herói... era imersivo. Mas, toda hora cansa e ainda sacrifica a leitura das coreografias.
@@samuelaurelio3127 não dá pra culpar Bourne, a culpa é dos diretores, que não sabem usar a câmera, acham que tão arrasando, um dos poucos que ainda sabem usar Shaky Cam é o Greengrass, os irmãos Russo, e outros vendedores de pastel
Mas no plano aberto não tem como usar câmera tremida, não faz sentido (a menos que o câmera esteja sofrendo um ataque epilético, kkk), então nas cenas de ação com plano aberto não tem problema, e elas ficaram bonitas. Já nas cenas com plano fechado nos confrontos, Mad Max tem muita câmera tremida, o que atrapalha a compreensão da cena - tem muita coisa acontecendo, cortes demais, fica confuso mesmo.
Oloko, ali é bem feito. Ali eles fazem de um jeito muito bom, tanto é que por mais que tenha cortes e câmera tremida, em nenhum momento a gente se perde na cena
@@brunorodrigues6167 além disso, o Chris Evans luta em estilos diferentes em cada filme e é possível identificar. Não é uma direção ruim, nesse sentido.
Achei bem feita. Não foi usada sempre só em momentos bem propícios. A luta do Tchala sem a roupa do pantera vs Barnes não teve tanta. Foi incrível e bem feito todas as cenas
Deve ser por isso que ODEIO cenas de luta e perseguições. Tenho astigmatismo e eu sempre DESISTO de tentar saber o que está acontecendo. Eu só quero que acabe logo e continue a história.
@Ricardo Costa, voce detesta filme americano, entao... (como eu, alias), desses que so tem correrias, lutas, tiros, explosoes, perseguicoes de carro... Tufo com um balde de clichés (como o policial de revolver contra 30 de metralhadora e ninguem acerta um tiro sequer nele, ou a perseguicao de carro onde o carro sobe a calçada e atropela uma barraca de frutas, ou o carro perseguidor que é interrompido por um caminhao fazendo manobras na frente dele, etc...)
Pra mim o problema nem é a câmera tremendo e sim o excesso de cortes. Diretores não tao segurando dirigir ação largao na mao da segunda unidade e ao invés de escolher os melhores planos pra montagem os cara tao botando tudo. Casos absurdos como o Lian Nesson pulando a cerca com 12 cortes, o pantera negra dando mortal por cima do soldado invernal que tem 4 cortes, essa cena da Colombiana lutando com a toalha cheguei a me perder no que ela tava fazendo
Concordo 100%. O pior é que além de estragar os filmes, o excesso de cortes também estraga muitos videos de shows/musicais, com cortes a cada 1 ou 2 segundos. Não dá pra assistir 5 minutos sem ficar com dor de cabeça.
Acho que não há cena de ação mais eficiente, clara e imersiva do que a cena do corredor de Old Boy (2003). Aquilo me dá arrepio e empolgação só de me lembrar dela.
Eu só gostaria de lembrar que aquela cena toda foi filmada em um único take o que deixa ela ainda mais foda! Esses coreanos manjam muito de cenas de luta
Nos filmes do Bourne foi bem empregado, pq passava a sensação do personagem, que estava perdido em busca de sua real identidade. Vc via os filmes do Bourne e ficava confuso, assim como o próprio Jason Bourne.
Nesses tinha muito a ver mesmo, agora Vingadores ou Transformers, eles apelam demais. Nem dá pra assistir direito pq se vc tenta prestar atenção no q está acontecendo acaba com dor de cabeça.
No Bourne havia uma razão que combinava perfeitamente com esse estilo de câmera, ele passa o filme todo, em todos os filmes numa fuga alucinada tendo que usar a inteligência para se manter oculto ao mesmo tempo que tem que investigar os fatos. O problema fica para os filmes de ação que copiaram a formula tendo outros enredos e propostas
Odeio essa técnica, sempre comentava que era coisa de diretor preguiçoso. Tem outra técnica que eu acho pavorosa, que são os cabos puxando os atores em movimentos irreais. Foi legal e perturbador em O Tigre e o Dragão, Matrix... e só! Nos outros, acho super ruim.
Foi o mesmo que captei. É realmente um argumento forte, que eu já havia notado, mas não a mesma intensidade. A tal câmera me incomodou MUITO no filme "Angie", de Marcio Garcia.
Tem um filme de terror chamado "Espinhos" se não me engano, que é insuportável assistir. A câmera treme exageradadamente em 99 por cento das cenas de ação.
Por isso que atualmente, melhor filme de ação é John Wick, você entende tudo que está acontecendo. Além claro, que o mano Reeves treinou arduamente pra ser o Jonathan. Kingsman também é um filme de ação muito bom, a cena da Igreja...nooosa, perfeita, o 2º filme nem lembro, de tão ruim que achei ele. Operação Invasão, nossa esse filme foi um alívio pra mim quando achei no Netflix (quando tinha), é bom demais, até fui pesquisar a arte marcial dos caras, Pencak Silat.
Odeio câmera tremida. O título define bem. Na saga bourne até que combinava, pelo fato da trama envolver fuga exaustiva, eminência, urgência, alerta etc.
Lembro de quando vi pela primeira vez a luta em The Bourne Supremacy, achei sensacional, aquela sensação de estar presenciando algo que nunca havia sido feito antes. Greengrass empregou um maior realismo eliminando a teatralidade ao usar essa técnica. ruclips.net/video/jyZU7lfGjyk/видео.html
Comenta aí os filmes do Steven Seagal...lamentável só mostra as mãos do ator. Sei q o cara é faixa preta, mais triste como os diretores executam as cenas de luta dele!
Na minha opinião esse negócio de câmera tremida;acho muito ruim nos filmes de luta de hoje,como foi falado aqui no vídeo; a gente acaba ficando sem entender.
Felipe Felipe Tinha sim porque além de ter essa merda de câmera tremida, o FDP do Michael Bay conseguiu piorar ainda mais as cenas de ação, adicionando um número exagerado de explosões. Esses filmes são sinônimo de piada lá fora por causa disso.
O pior é que antes de assistir esse vídeo, eu achava que era uma peculiaridade minha ficar voltando a mesma cena de ação mil vezes. Só agora percebi que faço isso por não entender nada.
parafraseando Manuel Bandeira "todas as lutas de cinema são ridículas", quando não parecem balé, fica aquele cara esperando meia-hora pra atacar o mocinho, esse treme-treme é para esconder esse ridículo e não me incomoda tanto quanto aqueles CGIs exagerados (aqui Transformers leva o prêmio) que cansam a sua vista e podem causar mal-estar e até ataque epilético em quem tem problemas.
Na minha opinião de leigo os únicos filmes em que essa técnica funcionou bem foi justamente os da trilogia Bourne. Daí pra frente ficou até mesmo clichê abusar deste recurso. Dá pra se fazer uma luta com 90% de plano aberto e umas pinceladas de cortes e câmera nervosa, mas o tempo todo cortando e tremendo fica cansativo e irritante.
Também por esse motivo parei de assistir a filmes de ação. Hoje, se tenho saudades de assistir a um filme de ação, prefiro assistir a filmes dos anos 80/90...
*Esse vídeo resume meu descontentamento.* Outra coisa que odeio são os cortes (mudança repentina de câmera) na cena de luta/ação. Um luta ou cena de filmagem contínua é tão linda e infelizmente hoje tão rara, que deixa a cena ainda mais preciosa.
Exatamente isso é a coisa que eu mais odeio num filme, até mais que a câmera tremida. Como é irritante ficar vendo três ou quatro seqüências de ação correndo ao mesmo tempo, cortando a toda hora de uma pra outra!
5:15 essa cena do kick-ass ficou foda demais, nesse caso essa tecnica foi bem utilizada na minha opinião. Outro filme que eu acho que usa um pouco dessa tecnica(eu acho) é kingsman, e muita gente(incluindo eu) considera a cena da igreja de kingsman a melhor cena de ação ja feita. Meu problema não é nem tanto com a camera tremida, é mais com os cortes excessivos
É porque nesse caso ao invés da câmera tremida tentar ocultar parte da ação, ela na verdade é uma escolha estilística pra evidenciá-la, como Kingsman e Mad Max usaram muito bem.
os closes são terríveis, ele quer passar a impressão de vermos gigantes lutando, mas não é a toda hora que há seres humanos embaixo deles quase sendo pisoteados, logo não há razão para investir a toda hora nessa câmera
Olha, vocês são muito pontuais nas suas observações. Mas eu não sei se repararam a questão dos cortes excessivos. Isso junto com a câmera tremida causa uma verdadeira tontura em quem assiste. No minuto 5:57 se tem um exemplo interessante em que se perde a conta de quantos cortes podem ser contidos em apenas 3 segundos de cena, enquanto as cenas de luta mais primorosas do cinema quase não tem cortes, ficando bem claro os movimentos e o preparo para a cena. A câmera tremida ainda pode ser usada como um recurso artístico, mas os cortes são muletas mesmo, algo que deve ser evitado em cenas de combate.
Eu lembro de uma cena do filme busca implacável 3, onde há uma cena em que o protagonista só pula uma cerca. Eu acho que deve ter uns dez corter só pra mostrar isso. Um cara pulando uma cerca!
Realmente essa "técnica" deixa algumas cenas incompreensível, como no segundo Bourne, que chega a dar dor de cabeça, um exemplo além dos dois citados de boas cenas de luta sem essa porcaria estão nas cenas de ação de Skin Trade...
A cena de luta do Kill Bill 1 entre a Vivica Fox e a Uma é uma das melhores! A cena toda que dura uns 10 minutos, até o tiro de dentro da caixa de sucrilhos e o chute na caneca porem fim. E além de não ter nada de surreal conta com um baita enredo.
O Spielberg é genial, o cara sempre soube dar ao filme exatamente o que o filme precisava e não simplesmente impor ao filme o que ele queria ou pior, impor "estilo"
Detesto essa câmera. Nem ando tendo vontade de ver filmes de ação por conta disso, claro que me surpreendi com alguns outros filmes que mostravam clareza... uma das coisas pelas quais prefiro filmes de ação coreanos ..
Eu gosto de Capitão América Soldado Invernal e Guerra Civil, mas eu ODEIO as cenas de ação dos irmãos Russo. É tanto corte e tanto tremulo que não dá pra entender muita coisa
TioJohnlock Mokona Soldado Invernal é sensacional, a melhor trama da Marvel, e as cenas de ação não são ruins, mas a câmera tremida tinha que estar presente para frear a qualidade do filme.
Caramba finalmente alguém que falou sobre esse assunto, nos últimos anos eu tenho parado de ver filmes no meio por conta de câmeras tremidas, me irritam de tal forma, que eu simplesmente paro de ver o filme, mesmo que esteja bom. São tantos filmes que posso dizer que não assisti, por conta de câmeras tremidas, que não está escrito. Odeio cameras tremidas.
É A MESMA TÉCNICA USADA PELA INDUSTRIA DA MÚSICA AMERICANA NOS VÍDEOS CLIPS QUE TEM CENAS DE DANÇA PRINCIPALMENTE OS DE HIPHOP, R&B e OUTROS. OS MOVIMENTOS DA DANÇA COREOGRAFADA NÃO TEM SEQUÊNCIA, USAM A CÂMERA TRÉMULA E É SEMPRE CORTADO QUANDO O "DANÇARINO(A)" DEVERIA COMPLETAR O MOVIMENTO EM COMPASSO E EM SINCRONIZAÇÃO COM O RITMO E BATIDA DA MÚSICA, EM MENOS DE 1 SEGUNDO A CENA É CORTADA, PORTANDO NÃO DAR PRA SABER SE ESTÃO DANÇANDO MESMO NO RITMO DA MÚSICA, AO CONTRÁRIO DO QUE SE VIA NOS VIDEOS MICHAEL JACKSON, POR EXEMPLO, ONDE TINHA SEQUENCIA E DAVA PARA PERCEBER QUE ESTAVAM MESMO DANÇANDO NO RITMO MESMO QUE A CENA DURASSE ALGUNS SEGUNDOS.
Concordo plenamente.Os diretores parecem querer economizar recursos e inventaram esta HORRIPILANTE maneira de filmar .Quando vou ao cinema e percebo que o filme vai ser assim....tremido e na minha opinião..AMADOR...vou embora ....nota ZERO...aos diretores que fazem esta M......todos telespectadores deveriam BOICOTAR filmes assim...
Adorei, Parabéns Max. A questão ainda é maior quando se usa a câmera tremida fora das cenas de ação. ...E se para mim ela pode não funcionar nem mesmo nas cenas de ação ou instabilidade da personagem, imagina fora disso. Grande abraço.
Max, sou muito fã de True Detective, se vc puder falar sobre ela em algum vídeo seria muito bom, pode ser sobre qualquer coisa, basta falar sobre TRUE DETECTIVE...😅😂😂 Abraços
Nossa... que série! A primeira temporada assisti inteirinha duas vezes, justamente porque sou fã do Chambers e Lovecraft o que dá um gosto a mais pra mim, mas a segunda eu curti também.
Não gostei da segunda quando assisti pela primeira vez, mas já reassisti 2 vezes, e ela fica bem melhor quando vista com mais paciência. Mas a primeira é irretocavel, graças ao longo período de pré-produção e produção. Isso me deixa otimista pra terceira temporada.
Outra coisa que arruinou o cinema foram os efeitos especiais aplicados em alta velocidade e perseguições, aquele lixo de velozes e furiosos nem se compara com as cenas de filmes como Grand Prix, As 24 horas de Le Mans, Bullitt, Ronin entre outros...que falta faz dublês de precisão ao volante nos dias de hj!
Max, excelente vídeo, muitas pessoas são auto-didata em diversos temas, línguas, direção defensiva, raciocínio, inclusive em lutas... inspira, motiva e por causa da câmera tremida... Acham que vão fazer igual ao que se vê nos filmes. John wick só tem um defeito... A quantidade de ferimentos que ele acumula em cada filme, deixaria qualquer super-matador quase inválido. As cenas de luta são totalmente reproduziveis em uma ação real de combate, para aqueles que a treinarem, já se vão produzir o êxito depende do caso, e cada caso é um caso !!!!
Poucos filmes de açao hoje os atores sao especialistas em artes marciais ou combates a curta distancia geralmente sao contratados atores com mais nome e fama pra atrair o publico do que contratar alguem experiente na area de combates ou lutas
Acabei de assistir Oldboy (2003) pela primeira vez e logo lembrei da cena da luta no corredor. Quase nenhum corte. Provavelmente a maior inspiração de quem dirigiu a cena em Demolidor.
Mesmo efeito da luz estroboscópica num salão de dança... Infelizmente o cinema tá priorizando quantidade e não qualidade, mas claro, ainda saem excelentes filmes.
Tentei encontrar em português, mas não achei. Olha a explicação que o Jackie Chan dá a respeito dessas cenas editadas. ruclips.net/video/Z1PCtIaM_GQ/видео.html
A cena mais incrível que eu vi foi a do O protetor, o Tony Jaa sobe o restaurante batendo nos bandidos em uma cena de 5 minutos sem cortes, muito incrível mesmo.
Coisa que eu detesto no cinema: câmera instável (imagem tremida), excesso de plano fechado (zoom), cenários mal iluminados. Me geram um grande incômodo visual.
Taí algo que realmente é de dar ódio em filmes de ação. E junta-se ainda à câmera tremida, os cortes excessivos e a imagem escura (última temporada de GoT 😒)... Não dá pra entender o que tá sendo mostrado (escondido na verdade), que acaba sendo um tempo perdido em frente à tela.
Imagem escura.Tem muitas vezes k acabamos só com um ecrã preto e actores a falar ou barulho de luta. Mas ver o k tá a acontecer? Credo. Nem sei pra k se deram ao trabalho. Parece novela de rádio. Cortes excessivos + câmera tremida = não consigo perceber nada. Corta tão rápido que os olhos nem chegam a assimilar a imagem o k era. Treme tanto que não dá pra fixar o olho em nada. Tão canstivo e irritante que só queremos fazer fast-forward naquela porcaria.
A câmera tremida lenta no filme lutador de rua... É SENSACIONAL... Cena da luta entre Chambers e Boyka ... Bela sequência de Chambers finalizando com um direto de esquerda... Quase senti o gosto de sangue vindo do nariz. E a resposta de Boyka com chute voador "faz que vai e toma na fuça" foi outro que me fez por em replay umas 200 vezes pra entender como se faz. Usar em combate ... Cê tá maluco...se errar é morte certa !!! Kkk
Que massa esse vídeo! Não conhecia o seu canal e já me inscrevi. Lembrei de um filme (que não é de ação) que usa a câmera tremida o filme todo, e que funciona bem: Mother! Só que ali, a proposta era desorientar o espectador mesmo.
Achei que faltou o exemplo máximo do exagero desse tipo de edição: ruclips.net/video/gCKhktcbfQM/видео.html Acho que são 14 cortes em uma cena de 7 segundos do Laim Neeson PULANDO UMA CERCA.
josé Comentário inteligente... Cito tbm o diretor dos TRANSFORMERS 5... Michael Bay... O cara ama cortes... Câmeras tremendo e muito... Muitos fogos de artifício hushushua
O pior não são as câmeras tremidas e sim milhões de cortes com câmera tremida e um zoom excessivo.
Concordo, para mim enquadramento fechado mais é para foto de documento ou foto pessoal, para filmes prefiro um mais aberto ou naqueles momentos mais especiais.
Os cortes é horrivel
Exatamente,as próprias lutas de "Boyka : O Imbatível" tem essa câmera,porém,funciona por não usarem Zoom,nem cortes,isso além das coreografias,que são muito gostosas de ver.
Os filmes do batman o Milan são todas mas aqueles enquadramentos da cintura pra cima, não dá pra respirar ele só foi tomar jeito no último filme
Me fez lembrar de Michael Bay...
O pior de tudo São cenas de ação à noite que não dá pra ver nada
isso, nem sei porque existem essas cenas no escuro, ja que ninguem entende o que esta acontecendo
Não suporto cenas de luta no escuro sem filtro pra deixar claro
Cenas de ação à noite numa projeção em 3D é o pesadelo final!
Cenas no escuro é um saco, eu acabo tendo que deixar o lugar escuro e aumentar o brilho pra tentar entender o que caralhos ta acontecendo
Godzilla 2014 o filme e bom mais e muito escuro
Poxa, eu sempre notei que algo me incomodava em filmes de ação, agora eu sei oq é. O engraçado é que meus filmes favoritos de ação são exatamente Atômica e John Wick.
As minhas exceções a regra das câmeras tremidas seriam Kick ass e Kigsman.
Kingsman é ate compreensível o pq vc goste. Ja q a camera é dinamica e pq td a cena de luta de maneira pratica, rapida, mas q dê para entender o q ta acontecendo. A troca de cameras ate msm ajuda a entender o q ta acontecendo, mostrando td de diferentes angulos sem q vc se perca
@@mysteriousguy7966 Kingsman é incrivel
Eu achava que era só eu que me incomodava, agora vejo que é com todo mundo. Ou seja, um diretor teve a ideia como um recurso estético interessante (Supremacia Borne), aí todos os outros copiaram na malandragem, para diminuir custos. É uma pena, o gênero ação é um gênero interessante e emocionante de assistir, merecia coisa melhor.
mas vamos lembrar que Bourne soube usar a câmera trêmula?
Eu ja tinha sacado esse esquema de escolher nao lutadores, mas isso é desculpinha pra atores que nao se dedicam, olha o matrix, Keanu reeves e Hugo Weaving deram um show de talento e a camera mal saia do lugar
Só tem uma única parte péssima: quando os dois gêmeos estão lutando em cima de um caminhão, aquilo foi podre de falso!
Fora isso, os demais atores são muito talentosos!
@@feliperibeiro8432, sério que foi falso? É por isso que eles estão na matrix. A questão abordada nem é essa
Me lembrei do treinamento do Keanu em John Wick,ele fez Jiu Jitsu(5 dias por semana),treino de tiro e de direção(pras cenas com automóveis) se me lembro bem.
@@feliperibeiro8432 nao fale mal da cena da Freeway. É a melhor cena de ação ja feita
John wick cenas de lutas fodas
CARALHOOOOO. Vc expressou o que quero dizer sempre aos meus amigos. O último embate que tivemos foi justamente mostrando a eles como as cenas de bastidores dos vingadores são melhores que as do filme. Simplesmente pq são mais reais.
gostou de john wick?
John Wick tem muito mérito por não usar essa técnica.
Se n fossem os diretores dublês
@@tiagotrmmarques Keanu Não usa dublê, acorda.
@@pablobagolin Mas eu não disse que usa, eu disse que os diretores ex dublês a coreografia de John Wick não seria tão boa, assim não precisando dessa tecnica de montagem
Aves de rapina tbm não teve , é pq tbm é do msm diretor de ação do John wick , será que existe mais alguns diretores assim tbm?
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 parece algo bem novo e não fiquei sabendo de outros diretores assim, mas vão fazer filmes ainda
vídeo excelente!
Eita, você aqui e ninguém comentou nada até agora..... Parece que eu vou ter essa obrigação então
@@apenasumcanal8808 um momento amigo...
@@apenasumcanal8808 CRL ksksksks
Fds
Uau vcs aqui??? Kkkkkkk
Eu fico irritada com essas cenas. Fica cansativo de assistir e parece desleixo do diretor e preguiça dos atores em treinar o que é necessário para se fazer uma boa cena de luta.
O meu maior problema com essas cenas é que são extremamente desconfortável, sério eu tenho que muita das vezes fechar um pouco meus olhos nessas cenas.Alem de eu não entender nada do que está acontecendo na luta
Eu concordo com isso hj em dia eu nem pego pra assistir filme de ação por causa desse estilo de filmagem
@NADA - Já cheguei a ficar tonto por causa das cenas de luta de arrow (série de super-herói)
Eu tenho labirintite, então pra mim incomoda bastante. Fora o esforço pra manter o foco visual...
@Crypton FF, o bom é que você sabe precisar a proporção perfeitamente né, especialista em porra nenhuma ?
Já vi uma entrevista com Jackie Chan em que ele comentava sobre isso. Ele, sendo um dos mais jovens diretores de Hong Kong (19 anos), surgindo à sombra de Bruce Lee (como ator), sempre coreografava muito bem suas lutas e se valia de atores com menos fama e beleza e mais capacidade de representar a cena como ele queria. Sempre usando planos abertos e figurinos que destacavam os personagens entre si e do cenário. Ele odiava os filmes dos quais participava em Hollywood que utilizavam a câmera fechada e os cortes rápidos. Acho que vale citar esse gênio em algum vídeo, Max!
Eu acabei de citar o quanto os filmes antigos do Jackie Chan são superiores a muito filme ocidental, justamente por não usar certos truques, e pelo fato dos asiáticos SABEREM LUTAR DE VERDADE. Também admiro o Jackie...
Tem um vídeo mt bom que mostra bastante do quanto o Jackie Chan era genial nessa questão de suas coreografias, que ele só conseguia fazer isso com uma equipe própria e como ele era perfeccionista. O nome do vídeo é "How to Do Action Comedy" do Every Frame a Painting. É sensacional.
Nando Retro As lutas dos filmes antigos do Jackie Chan são ótimas. E não é só porque os asiáticos são melhores lutadores, mas sim pela coreografia bem feita e ensaiada com o timing certo e isso dá trabalho. O Jackie Chan mesmo disse que ele repetia as cenas até chegar à perfeição, o que era visto no telão era resultado de 100 takes ou mais da mesma cena. Por isso que para gravar cenas de ação tem que ter paciência, tempo e dinheiro, e Hollywood pouco se importa com isso já que todo esse trabalho não gera lucro em curto prazo, então eles acabam infelizmente investindo em edição e efeitos especiais do que em uma boa equipe de lutadores e dublês profissionais
não conhecia esse vídeo. acabei de assisti.lo pela sua recomendação. muito bacana. e ele ta legendado. melhor ainda... ahah
@@matsurigaetan e mais: Jackie conseguia produzir cenas de luta incríveis com um orçamento bem baixo.
Tecnica maldida, nunca gostei dessa disgraça, pra mim isso é malandragem pra economizar com a especialização dos atores em artes marciais.
Quando surgiu (na milnha lembrança foi no Bourne) era um recurso bacana... te fazia parecer viver a luta, apanhar junto com o herói... era imersivo. Mas, toda hora cansa e ainda sacrifica a leitura das coreografias.
No caso do Bourne ficou legal também pq o personagem é confuso e agitado. O mundo dele é frenético.
@@samuelaurelio3127 não dá pra culpar Bourne, a culpa é dos diretores, que não sabem usar a câmera, acham que tão arrasando, um dos poucos que ainda sabem usar Shaky Cam é o Greengrass, os irmãos Russo, e outros vendedores de pastel
Antes de ele falar eu achava que eram os cortes excessivos
as pessoas ficaram mto burras e nao conseguem manter atençao por mto tempo em uma sequencia
Deveriam aprender com o Jackie Chan...
Esse aí é foda nas cenas de luta
Jonh wick tambem as cenas de jonh wick não tem cortes para não o tirar o brilho da ação
procura cenas de luta do Donnie Yen
deviam aprender com Bruce lee ne????
@@alexmotta1023 jackie>>>>>>>>>>
Não por acaso, novamente escalaram Keanu Reeves para fazer cenas de ação de verdade. O cara é muito diferenciado.
O mito do Hollywood
Ale Alves Não só de Hollywood.
George Miller mostrou em "Mad Max, a estrada da Fúria" que é possível termos excelentes cenas de ação com planos abertos e sem câmera tremida.
E já havia dados mostras disso nos filmes anteriores. Mas este foi uma obra-prima!
Cara John wick fez isso antes de mad max e é muito melhor assim, mad max é sensacional!!
Bem lembrado
Concordo plenamente com vc, e acho que para cenas de luta não ficam tão boas assim.
Mas no plano aberto não tem como usar câmera tremida, não faz sentido (a menos que o câmera esteja sofrendo um ataque epilético, kkk), então nas cenas de ação com plano aberto não tem problema, e elas ficaram bonitas. Já nas cenas com plano fechado nos confrontos, Mad Max tem muita câmera tremida, o que atrapalha a compreensão da cena - tem muita coisa acontecendo, cortes demais, fica confuso mesmo.
Eu odiei a tremedeira da câmera em, Capitão América: guerra civil.
Oloko, ali é bem feito. Ali eles fazem de um jeito muito bom, tanto é que por mais que tenha cortes e câmera tremida, em nenhum momento a gente se perde na cena
@@brunorodrigues6167 realmente, eles ainda sim fizeram um bom trabalho.
@@brunorodrigues6167 além disso, o Chris Evans luta em estilos diferentes em cada filme e é possível identificar. Não é uma direção ruim, nesse sentido.
Achei bem feita. Não foi usada sempre só em momentos bem propícios. A luta do Tchala sem a roupa do pantera vs Barnes não teve tanta. Foi incrível e bem feito todas as cenas
parece que os caras foram num curso de câmera trêmula e o professor era o diretor de Capitão Phillips
Deve ser por isso que ODEIO cenas de luta e perseguições.
Tenho astigmatismo e eu sempre DESISTO de tentar saber o que está acontecendo. Eu só quero que acabe logo e continue a história.
@Ricardo Costa, voce detesta filme americano, entao... (como eu, alias), desses que so tem correrias, lutas, tiros, explosoes, perseguicoes de carro... Tufo com um balde de clichés (como o policial de revolver contra 30 de metralhadora e ninguem acerta um tiro sequer nele, ou a perseguicao de carro onde o carro sobe a calçada e atropela uma barraca de frutas, ou o carro perseguidor que é interrompido por um caminhao fazendo manobras na frente dele, etc...)
Somos dois
Somos dois
Nossa... Eu tmb atualmente não tenho tanta paciência com esses filmes.
Não consigo mais assitir esse filmes, a história e mais interessante doq ver essas porras
Pra mim o problema nem é a câmera tremendo e sim o excesso de cortes. Diretores não tao segurando dirigir ação largao na mao da segunda unidade e ao invés de escolher os melhores planos pra montagem os cara tao botando tudo. Casos absurdos como o Lian Nesson pulando a cerca com 12 cortes, o pantera negra dando mortal por cima do soldado invernal que tem 4 cortes, essa cena da Colombiana lutando com a toalha cheguei a me perder no que ela tava fazendo
Concordo 100%. O pior é que além de estragar os filmes, o excesso de cortes também estraga muitos videos de shows/musicais, com cortes a cada 1 ou 2 segundos. Não dá pra assistir 5 minutos sem ficar com dor de cabeça.
Acho que não há cena de ação mais eficiente, clara e imersiva do que a cena do corredor de Old Boy (2003). Aquilo me dá arrepio e empolgação só de me lembrar dela.
Bem lembrado!!!!
Asiáticos ...sempre Asiáticos!!!
veja The Raid e Train to Busan...beberam dessa mesma fonte
Foi a inspiração pra cena na série do demolidor
Eu só gostaria de lembrar que aquela cena toda foi filmada em um único take o que deixa ela ainda mais foda! Esses coreanos manjam muito de cenas de luta
Quando ele fala nos filmes asiáticos, as duas cenas são desse The Raid, ou apenas a ultima?
Algo me irritava e eu não sabia o que era! Graças ao seu vídeo já sei: é essa porra de câmera tremida!
Finalmente eu consegui entender a tal da "câmera tremida" em filmes de ação de que todo mundo fala. Valeu, pessoal do EntrePlanos!
Lá em Tangamandápio não tem dessas coisas, né? 😂
Nos filmes do Bourne foi bem empregado, pq passava a sensação do personagem, que estava perdido em busca de sua real identidade. Vc via os filmes do Bourne e ficava confuso, assim como o próprio Jason Bourne.
Gabriel Rezende concordo além de da mais imersão na cena
EXATO. Tinha a ver com a história, a confusão dele.
Nesses tinha muito a ver mesmo, agora Vingadores ou Transformers, eles apelam demais. Nem dá pra assistir direito pq se vc tenta prestar atenção no q está acontecendo acaba com dor de cabeça.
Bourne é Bourne o resto é conversa fiada. 😆
Exatamente. Como diz o vídeo acima, teve uma importância narrativa. Além disso, nesse caso não prejudicou tanto a coreografia das lutas.
Quando começa uma cena assim eu já paro o filme, sério.
Odeio essas câmeras que tremem!!!
Uma grande merda!!
Parece vídeo mal feito com celular.
Obrigado por postar o vídeo.
No Bourne havia uma razão que combinava perfeitamente com esse estilo de câmera, ele passa o filme todo, em todos os filmes numa fuga alucinada tendo que usar a inteligência para se manter oculto ao mesmo tempo que tem que investigar os fatos. O problema fica para os filmes de ação que copiaram a formula tendo outros enredos e propostas
Fiquei lembrando da cena de luta de Oldboy, que eu acho incrivelmente foda.
Meu deus ... Eu sempre em incomodava com algo em filmes de ação, agora sei o que é.
Atômica foi um filme com ótimas cenas de luta, tem uma parte que a câmera fica parada acompanhando a luta por quase 3 minutos. É foda
Odeio essa técnica, sempre comentava que era coisa de diretor preguiçoso. Tem outra técnica que eu acho pavorosa, que são os cabos puxando os atores em movimentos irreais. Foi legal e perturbador em O Tigre e o Dragão, Matrix... e só! Nos outros, acho super ruim.
Paul Greengrass que fez uma das melhores cenas de mano a mano usando essa técnica: *hehehe*
eu nem tenho muito interesse em filmes, mas o vídeo é de tanta qualidade que eu não consigo deixar de ficar fascinado. sério, vcs são incríveis!
Julio Souza syff
Foi o mesmo que captei. É realmente um argumento forte, que eu já havia notado, mas não a mesma intensidade. A tal câmera me incomodou MUITO no filme "Angie", de Marcio Garcia.
Daniel, eu não sei se vc está me mandando calar a boca, ou está me recomendando o festival de filmes sírios kkkk
kkkkkkkkkkk
Julio Souza Eu na vida
Esta técnica também é usada em filmes de terror, em momentos assustadores e cenas de tensão.
ação náo é só pancadaria filhote!
Gilda scroker O QUE VOCÊ QUER DIZER???
Acho no terror faz sentido. Porque traz a tensao de quem está correndo, por exemplo. Mas em luta meio que confunde
Acho que em cenas de terror é valido. Em filme de ação fica meio estranho.
Tem um filme de terror chamado "Espinhos" se não me engano, que é insuportável assistir. A câmera treme exageradadamente em 99 por cento das cenas de ação.
Por isso que atualmente, melhor filme de ação é John Wick, você entende tudo que está acontecendo.
Além claro, que o mano Reeves treinou arduamente pra ser o Jonathan.
Kingsman também é um filme de ação muito bom, a cena da Igreja...nooosa, perfeita, o 2º filme nem lembro, de tão ruim que achei ele.
Operação Invasão, nossa esse filme foi um alívio pra mim quando achei no Netflix (quando tinha), é bom demais, até fui pesquisar a arte marcial dos caras, Pencak Silat.
John wick é um dos melhores filmes de ação já lançados, na minha opinião
Kingsman 2 foi uma decepção
@@Guilherme-oc8fn total
Agora pegou pesado kkk
@@Guilherme-oc8fn é pq foi feito pra agradar os fãs adolescentes.
Odeio câmera tremida. O título define bem. Na saga bourne até que combinava, pelo fato da trama envolver fuga exaustiva, eminência, urgência, alerta etc.
Lembro de quando vi pela primeira vez a luta em The Bourne Supremacy, achei sensacional, aquela sensação de estar presenciando algo que nunca havia sido feito antes. Greengrass empregou um maior realismo eliminando a teatralidade ao usar essa técnica. ruclips.net/video/jyZU7lfGjyk/видео.html
@@bramstocker5803 Eu prefiro a luta do terceiro filme, a do segundo filme eu sinto que a câmera mexe um pouco demais
Me deu até dor de cabeça ver o vídeo todo mds '-'
Chega a dar tontura.
eu não tenho problema com cenas embaralhadas como Doutro estranho, mas essa câmera instável é algo que me incomoda a vista
2. Até náusea deu.
vs fica tipo semi cerrando os olhos pra tentar enxergar kk
ArtoriusA kkkk eu ia comentar isso agora, mano, pqp, fiquei até tonto vendo essa porra.
Comenta aí os filmes do Steven Seagal...lamentável só mostra as mãos do ator.
Sei q o cara é faixa preta, mais triste como os diretores executam as cenas de luta dele!
Na minha opinião esse negócio de câmera tremida;acho muito ruim nos filmes de luta de hoje,como foi falado aqui no vídeo; a gente acaba ficando sem entender.
Quando você ler os comentários eu vou estar lá. se é loco maluco tu tá em todos os comentários do RUclips mesmo kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando você ler os comentários eu vou estar lá. velho vc tá em toda parte, cê tá doido! Tu já virou um vírus. Kkkkkkk
Quando você ler os comentários eu vou estar lá. O Americano nem sabe lutar, por isso botam câmeras tremendo, vá ver o filme >>> operação invasão 1 e 2
Quando você ler os comentários eu vou estar lá. O
Esqueceu de citar o filme do transformers
Pipoca Em Ação eu não entendo nada as lutas, não da nem ora saber qual é qual na luta.
Verdade kkk
Tem mtos filmes com camera tremida, tu queria que ele citasse todas as caralha de filmes, ele não tinha obrigação de citar Transformers
Felipe Felipe Tinha sim porque além de ter essa merda de câmera tremida, o FDP do Michael Bay conseguiu piorar ainda mais as cenas de ação, adicionando um número exagerado de explosões.
Esses filmes são sinônimo de piada lá fora por causa disso.
DarkHunter nego reclama mas td ano ta no cinema assistindo
Tá louco, essa merda dá uma Dor de Cabeça e Tontura surreal.
O pior é que antes de assistir esse vídeo, eu achava que era uma peculiaridade minha ficar voltando a mesma cena de ação mil vezes. Só agora percebi que faço isso por não entender nada.
Essa câmera tremida é uma bosta!!!!
não... é um recurso
parafraseando Manuel Bandeira "todas as lutas de cinema são ridículas", quando não parecem balé, fica aquele cara esperando meia-hora pra atacar o mocinho, esse treme-treme é para esconder esse ridículo e não me incomoda tanto quanto aqueles CGIs exagerados (aqui Transformers leva o prêmio) que cansam a sua vista e podem causar mal-estar e até ataque epilético em quem tem problemas.
Na minha opinião de leigo os únicos filmes em que essa técnica funcionou bem foi justamente os da trilogia Bourne. Daí pra frente ficou até mesmo clichê abusar deste recurso. Dá pra se fazer uma luta com 90% de plano aberto e umas pinceladas de cortes e câmera nervosa, mas o tempo todo cortando e tremendo fica cansativo e irritante.
Bourne é Bourne. O resto é conversa fiada.
Concordo
@@empreendorismoeatualidades9666 mas é aquele negocio, se faz parte de algo que faz sucesso, geral gosta
@@empreendorismoeatualidades9666é o Bourne, não tem o que discutir :D
E não é somente em cenas de luta, nas perseguições com carros, e até em cenas calmas como pessoas conversando, tb tem essa tremedeira dos inferno.
eu acho que não é pra ver, eu acho que é pra entrar no meio, uma experiência, eu acho que até eu ia fazer dessa maneira
Também por esse motivo parei de assistir a filmes de ação.
Hoje, se tenho saudades de assistir a um filme de ação, prefiro assistir a filmes dos anos 80/90...
*Esse vídeo resume meu descontentamento.*
Outra coisa que odeio são os cortes (mudança repentina de câmera) na cena de luta/ação.
Um luta ou cena de filmagem contínua é tão linda e infelizmente hoje tão rara, que deixa a cena ainda mais preciosa.
beleza cara, mas cortes não são necessariamente mudanças repentinas de câmera. basta ver os "jump cuts"!
Exatamente isso é a coisa que eu mais odeio num filme, até mais que a câmera tremida. Como é irritante ficar vendo três ou quatro seqüências de ação correndo ao mesmo tempo, cortando a toda hora de uma pra outra!
Seu canal é realmente muito bom. Sempre fico com vontade de fazer um curso técnico de cinema quando vejos seus vídeos. Parabéns.
5:15 essa cena do kick-ass ficou foda demais, nesse caso essa tecnica foi bem utilizada na minha opinião. Outro filme que eu acho que usa um pouco dessa tecnica(eu acho) é kingsman, e muita gente(incluindo eu) considera a cena da igreja de kingsman a melhor cena de ação ja feita. Meu problema não é nem tanto com a camera tremida, é mais com os cortes excessivos
É porque nesse caso ao invés da câmera tremida tentar ocultar parte da ação, ela na verdade é uma escolha estilística pra evidenciá-la, como Kingsman e Mad Max usaram muito bem.
@@meta.5studios Bourne tbm é assim
Mikael Bay também é um péssimo exemplo disso. Até hoje não consigo entender as cenas de ação da franquia transformers.
Acho que os robôs não ficaram legais. O Optimus Prime clássico tem um visual melhor.
Michael Bay chega a ser patético.
Nos Transformers parece que os câmeras estão morrendo eletrocutados hauhauhau
É muita informação na tela também, parece apenas bolas de metal entrando em choque.
os closes são terríveis, ele quer passar a impressão de vermos gigantes lutando, mas não é a toda hora que há seres humanos embaixo deles quase sendo pisoteados, logo não há razão para investir a toda hora nessa câmera
Esse é o vídeo que eu sempre quis ver
sou main vc
HANZO Vc e seu irmão são meus preferidos no Overwatch
Como vai a igreja?
John Wick é uma das únicas franquias que agrada a maioria hoje em dia. O resto é mais do mesmo... Ótimo vídeo!
A câmera trêmula nos deixa meio tontos, eu pelo menos, quase tenho um ataque de náusea vendo um filme assim
eu nem tinha reparado nisso
esse video abriu os meus olhos
A câmera na mão virou câmera na mão de um cinegrafista com Parkinson
A câmera trêmula e o montagem picotada é muito "normal" em filmes de ação, e que na maioria das vezes não dá pra entender o que se passa na cena
nossa, vlw Mister Óbvio!
Olha, vocês são muito pontuais nas suas observações. Mas eu não sei se repararam a questão dos cortes excessivos. Isso junto com a câmera tremida causa uma verdadeira tontura em quem assiste. No minuto 5:57 se tem um exemplo interessante em que se perde a conta de quantos cortes podem ser contidos em apenas 3 segundos de cena, enquanto as cenas de luta mais primorosas do cinema quase não tem cortes, ficando bem claro os movimentos e o preparo para a cena. A câmera tremida ainda pode ser usada como um recurso artístico, mas os cortes são muletas mesmo, algo que deve ser evitado em cenas de combate.
Eu lembro de uma cena do filme busca implacável 3, onde há uma cena em que o protagonista só pula uma cerca. Eu acho que deve ter uns dez corter só pra mostrar isso. Um cara pulando uma cerca!
Eu contei 13 cortes
Vdd, isso me deixa enjoado, esses cortes excessivos.
Bourne tem esse método de corte, é legal e dá pra acompanhar, mas cara, eu fiquei com confusão só de ver uma cena do Colombiana, puta que pariu
O seriado Nova York contra o crime de 1998 já utilizava a câmera tremida durante todas as cenas.
Realmente essa "técnica" deixa algumas cenas incompreensível, como no segundo Bourne, que chega a dar dor de cabeça, um exemplo além dos dois citados de boas cenas de luta sem essa porcaria estão nas cenas de ação de Skin Trade...
A cena de luta do Kill Bill 1 entre a Vivica Fox e a Uma é uma das melhores! A cena toda que dura uns 10 minutos, até o tiro de dentro da caixa de sucrilhos e o chute na caneca porem fim. E além de não ter nada de surreal conta com um baita enredo.
Maurício B. Sim. Sem medo de ser chamado de modinha considero Kill Bill e Django Livre entre os melhores filmes de ação já feitos.
To contigo, Pedro. Mas lendo teu comentário fiquei pensativo..Por quais motivos você considera eles filmes de ação?
Po, eu sempre tive ele mais como drama do que ação. Pelo jeito estou bem errado então hahahah
Pedro T. Kill Bill pode até ser Ação, mas Django Livre? Aí não.
Pior ainda quando colocam o "tremido" em efeitos pós produção, dá pra gente prever pra onde a camera vai tremer, fica muito artificial e escroto.
Eu pensei que ia deixa a cena de O Protetor(2005) rolando, o filme tem uma parte que é uns 4 minutos de luta sem nenhum corte.
Essa parte eu vi, que luta!
Uma das cenas de luta mais impressionantes que já vi no cinema foi a cena da igreja em Kingsman Serviço Secreto.
VIC_HTMC é mto boa, mas aquela cena do 1º Kill Bill é invencivel
julio gentil p correa Sim, a luta final da neve no kill Bill é espetacular
VIC_HTMC o segundo parece que é do mesmo estilo (n assisti ainda)
Luizbr gv #VOLTAMINIGUERRA Eu assisti, a cena final de luta usa a mesma técnica. Mas a cena da igreja ainda é melhor
Todo mundo sabia que era diferente mas ninguém sabia oque era, obrigado pela explicação.
O Spielberg é genial, o cara sempre soube dar ao filme exatamente o que o filme precisava e não simplesmente impor ao filme o que ele queria ou pior, impor "estilo"
Detesto essa câmera. Nem ando tendo vontade de ver filmes de ação por conta disso, claro que me surpreendi com alguns outros filmes que mostravam clareza... uma das coisas pelas quais prefiro filmes de ação coreanos ..
Ia comentar isso agora. Os coreanos estão quebrando tudo.
Dani Easton tbm
a trilogia Bourne não perde mérito, assiste Capitão Phillips, e veja a escola da câmera trêmula
Essa "tecnica" realmente é uma droga. Chega a dar náusea ainda bem q nunca animei ver nenhum filme dessa triologia. So pelo trailer ja passa mau.
qual trilogia? o Bourne?
E o que você acha das sequências de ação de Kingsman?
Amanda de Oliveira Eu acho que tem câmerablenta demais
Eu curti ;-;
Eu gosto de Capitão América Soldado Invernal e Guerra Civil, mas eu ODEIO as cenas de ação dos irmãos Russo. É tanto corte e tanto tremulo que não dá pra entender muita coisa
TioJohnlock Mokona Soldado Invernal é sensacional, a melhor trama da Marvel, e as cenas de ação não são ruins, mas a câmera tremida tinha que estar presente para frear a qualidade do filme.
Isso mesmo Miguel
pra mim são os piores diretores de cenas de ação da atualidade. uma pena que vão dirigir os próximos dois vingadores.
cheio de fanboys da dc aqui. bom mesmo são as cenas do snyder né, cheio de CGI e exageros
Eu sempre entendo, é falta de atenção de vocês mesmo.
Caramba finalmente alguém que falou sobre esse assunto, nos últimos anos eu tenho parado de ver filmes no meio por conta de câmeras tremidas, me irritam de tal forma, que eu simplesmente paro de ver o filme, mesmo que esteja bom. São tantos filmes que posso dizer que não assisti, por conta de câmeras tremidas, que não está escrito. Odeio cameras tremidas.
É A MESMA TÉCNICA USADA PELA INDUSTRIA DA MÚSICA AMERICANA NOS VÍDEOS CLIPS QUE TEM CENAS DE DANÇA PRINCIPALMENTE OS DE HIPHOP, R&B e OUTROS. OS MOVIMENTOS DA DANÇA COREOGRAFADA NÃO TEM SEQUÊNCIA, USAM A CÂMERA TRÉMULA E É SEMPRE CORTADO QUANDO O "DANÇARINO(A)" DEVERIA COMPLETAR O MOVIMENTO EM COMPASSO E EM SINCRONIZAÇÃO COM O RITMO E BATIDA DA MÚSICA, EM MENOS DE 1 SEGUNDO A CENA É CORTADA, PORTANDO NÃO DAR PRA SABER SE ESTÃO DANÇANDO MESMO NO RITMO DA MÚSICA, AO CONTRÁRIO DO QUE SE VIA NOS VIDEOS MICHAEL JACKSON, POR EXEMPLO, ONDE TINHA SEQUENCIA E DAVA PARA PERCEBER QUE ESTAVAM MESMO DANÇANDO NO RITMO MESMO QUE A CENA DURASSE ALGUNS SEGUNDOS.
Caps lock
Tá, mas não precisa gritar po
@@perssx4691 kkkk
Isso mesmo.. Até pq, talento como MJ, nunca mais tivemos, e creio que não teremos tão cedo...
MICHAEL JACKSON ERA TUDO COREOGRAFIA
Concordo plenamente.Os diretores parecem querer economizar recursos e inventaram esta HORRIPILANTE maneira de filmar .Quando vou ao cinema e percebo que o filme vai ser assim....tremido e na minha opinião..AMADOR...vou embora ....nota ZERO...aos diretores que fazem esta M......todos telespectadores deveriam BOICOTAR filmes assim...
Christopher Nolan era o rei disso e ninguém reclama.
Nossa calma kkkkkkkkkk
Faço exatamente o mesmo! Esse recurso me enoja de verdade
Cameraa tremula se bem aplicada fica muito boa, no filme Capitão America: Soldado Invernal eles usam bastante ela e as cenas de luta são excelentes.
não esqueça de Bourne, que tem lutas usando a "horripilante maneira de filmar" e que ficam maravilhosas
Transformers é um horror. Nem dá para dizer que a culpa é dos atores.
Ah vá!!! Tem filmes bem piores que esse. O busca implacável por exemplo...
@@souzoeiroaoextremo7892 Busca implacável é bom.
@@K-kof2000 o primeiro ele é genérico, ele não é de todo ruim, ele tem até algumas coisas legais, mas depois é só ladeira abaixo
Adoro as "cenas de corredor" da série Demolidor!! São incríveis e possibilita acompanhar toda a luta, diferente de muitos filmes...
Faltou falar o famoso “então é isso” kkkkkkkkk
estava esperando para falar junto :x magoou
O vídeo parece que não fica completo sem essa frase né..rsrs
kkkkkkkkkkk todo vídeo né? Ele também está igual o tema do vídeo, sempre usando esse recurso. Inovou agora.
É ruim qd ele não fala isso no vídeo, fica uma sensação de estar incompleto. Sla kkkk
Eu Sou André esse é o primeiro vídeo que assisto desse canal, achei que teu comentário era uma referência aos vídeos do LUAN GAMEPLAYS heuhseu
Pior que isso aí é aquele estilo que o personagem que está "filmando", você raramente vê a pessoa. É muito cansativo.
moral da história: contratem atores bons
O problema não é só isso. Os diretores também têm que lidar com prazos apertados e orçamentos que nem sempre são suficientes.
Pensei que só eu percebia essa diferença. hoje tá horrivel. Por isso as cenas sem cortes estão cada vez mais valorizados.
Adorei, Parabéns Max. A questão ainda é maior quando se usa a câmera tremida fora das cenas de ação. ...E se para mim ela pode não funcionar nem mesmo nas cenas de ação ou instabilidade da personagem, imagina fora disso. Grande abraço.
Max, sou muito fã de True Detective, se vc puder falar sobre ela em algum vídeo seria muito bom, pode ser sobre qualquer coisa, basta falar sobre TRUE DETECTIVE...😅😂😂
Abraços
João Paulo Cardoso concordo , a melhor serie polícial que já vi! (refiro a 1 temporada)
Nossa... que série! A primeira temporada assisti inteirinha duas vezes, justamente porque sou fã do Chambers e Lovecraft o que dá um gosto a mais pra mim, mas a segunda eu curti também.
Não gostei da segunda quando assisti pela primeira vez, mas já reassisti 2 vezes, e ela fica bem melhor quando vista com mais paciência. Mas a primeira é irretocavel, graças ao longo período de pré-produção e produção. Isso me deixa otimista pra terceira temporada.
Essa série é animal...boa demais.
Outra coisa que arruinou o cinema foram os efeitos especiais aplicados em alta velocidade e perseguições, aquele lixo de velozes e furiosos nem se compara com as cenas de filmes como Grand Prix, As 24 horas de Le Mans, Bullitt, Ronin entre outros...que falta faz dublês de precisão ao volante nos dias de hj!
mano concordo .. ronim foi o melhor q vi na questao cena de corrida
Lixo de Velozes e Furisos? Tua cara.
@@euapenas5805 é lixo msm.
Velozes e furiosos é bom, só não é nem um pouco realista kkk
@@matheusknb80 ss kkk
Max, excelente vídeo, muitas pessoas são auto-didata em diversos temas, línguas, direção defensiva, raciocínio, inclusive em lutas... inspira, motiva e por causa da câmera tremida... Acham que vão fazer igual ao que se vê nos filmes.
John wick só tem um defeito... A quantidade de ferimentos que ele acumula em cada filme, deixaria qualquer super-matador quase inválido. As cenas de luta são totalmente reproduziveis em uma ação real de combate, para aqueles que a treinarem, já se vão produzir o êxito depende do caso, e cada caso é um caso !!!!
cai aqui de paraquedas e esse foi um otimo video parabens, assisti ate o fim
A bruxa de Blair foi o único filme que prestou com a câmera tremida
É pq ele usa o gênero "Found Footage", cenas de gravações em primeira pessoa, como Atividade Paranormal, Cloverfield Monstro, Bruxa de Blair e etc
Vídeo excelente. *Rapaz, parabéns* . Tive o prazer de compartilhar com amigos meus que estudam Comunicação com Habilitação em Rádio/TV
Poucos filmes de açao hoje os atores sao especialistas em artes marciais ou combates a curta distancia geralmente sao contratados atores com mais nome e fama pra atrair o publico do que contratar alguem experiente na area de combates ou lutas
A verdade é que essa câmera tremida é um lixo total.
Acabei de assistir Oldboy (2003) pela primeira vez e logo lembrei da cena da luta no corredor.
Quase nenhum corte. Provavelmente a maior inspiração de quem dirigiu a cena em Demolidor.
Mesmo efeito da luz estroboscópica num salão de dança...
Infelizmente o cinema tá priorizando quantidade e não qualidade, mas claro, ainda saem excelentes filmes.
um grande exemplo, além dos filmes asiáticos, são os filmes do Jackie Chan. Depois veja um 'documentário' no qual ele fala sobre esse tema.Abraço!
Ô meu caro, pode dizer onde acho esse documentário?
Tentei encontrar em português, mas não achei.
Olha a explicação que o Jackie Chan dá a respeito dessas cenas editadas.
ruclips.net/video/Z1PCtIaM_GQ/видео.html
BOA CONTRIBUIÇÃO.
@@molisblisb5782 oi, o cara postou a 1 ano cara
A cena mais incrível que eu vi foi a do O protetor, o Tony Jaa sobe o restaurante batendo nos bandidos em uma cena de 5 minutos sem cortes, muito incrível mesmo.
Coisa que eu detesto no cinema: câmera instável (imagem tremida), excesso de plano fechado (zoom), cenários mal iluminados. Me geram um grande incômodo visual.
Taí algo que realmente é de dar ódio em filmes de ação. E junta-se ainda à câmera tremida, os cortes excessivos e a imagem escura (última temporada de GoT 😒)...
Não dá pra entender o que tá sendo mostrado (escondido na verdade), que acaba sendo um tempo perdido em frente à tela.
Imagem escura.Tem muitas vezes k acabamos só com um ecrã preto e actores a falar ou barulho de luta. Mas ver o k tá a acontecer? Credo. Nem sei pra k se deram ao trabalho. Parece novela de rádio.
Cortes excessivos + câmera tremida = não consigo perceber nada. Corta tão rápido que os olhos nem chegam a assimilar a imagem o k era. Treme tanto que não dá pra fixar o olho em nada. Tão canstivo e irritante que só queremos fazer fast-forward naquela porcaria.
Operação Invasão 1 e 2, tem algumas das cenas de luta mais insanas dos últimos tempos! Recomendo muito!
Rafael Tavares Muito bom uma pena ser pouco conhecido merecia mais reconhecimento.
A câmera tremida lenta no filme lutador de rua... É SENSACIONAL...
Cena da luta entre Chambers e Boyka ... Bela sequência de Chambers finalizando com um direto de esquerda... Quase senti o gosto de sangue vindo do nariz.
E a resposta de Boyka com chute voador "faz que vai e toma na fuça" foi outro que me fez por em replay umas 200 vezes pra entender como se faz. Usar em combate ... Cê tá maluco...se errar é morte certa !!! Kkk
Estão colocando câmera tremida até em filme de romance kkkkkkkk
Alguém para esse recurso por favor kkkkkk
Tiveram a brilhante ideia de passar tensão nas cenas de filmes de drama assim tbm kkkkk
ah, eu usaria
Estudo artes marciais há quase três décadas. Esse caos visual sempre me incomodou. Excelente vídeo!!! Parabéns!!!
"Estudo artes marciais há quase três décadas." Ui!
Me irrita profundamente ver tomadas longas o câmera tremida!
Que massa esse vídeo! Não conhecia o seu canal e já me inscrevi.
Lembrei de um filme (que não é de ação) que usa a câmera tremida o filme todo, e que funciona bem: Mother! Só que ali, a proposta era desorientar o espectador mesmo.
Achei que faltou o exemplo máximo do exagero desse tipo de edição: ruclips.net/video/gCKhktcbfQM/видео.html
Acho que são 14 cortes em uma cena de 7 segundos do Laim Neeson PULANDO UMA CERCA.
josé Comentário inteligente... Cito tbm o diretor dos TRANSFORMERS 5... Michael Bay... O cara ama cortes... Câmeras tremendo e muito... Muitos fogos de artifício hushushua