Boa tarde! Gostaria de saber se a senhora tem algum vídeos falando sobre os contratos a ser firmados cm a equipe que o proponente for contratar? Se tem algum modelos que posso usar. Desde já agradeço ❤
Dê uma "garimpada" no canal. Use a lupa e digite o termo que está procurando no canal. Ex - Contrato - E acesse todo o conteúdo que tenha como tema "contrato" Veja principalmente o vídeo - ruclips.net/video/7tpHEcdyWS4/видео.html onde explico como usar todo o conteúdo e como “garimpar”. Tem muito conteúdo que pode te ajudar.
Conforme IN 01/2023 - há alguns impedimentos para servidores públicos vinculados a determinada entidades / órgãos. Seria interessante ler a IN - especialmente o seu artigo 20o. - www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-minc-n-1-de-10-de-abril-de-2023-476028057
Olá. Eu sou assistente social de uma OSC e fiz o login no sistema Salic com os meus dados para cadastrar 2 propostas culturais, e no cadastro de proponente cadastrei o CNPJ da OSC. Porém quando clico em Nova Proposta só aparece o meu nome como proponente e não da pessoa jurídica. Solicitei vínculo no sistema, mas estou a 1 mês na mesma situação. Como posso proceder?
Sara - infelizmente os administradores do sistema (nos dias de hoje - maio 21) não estão nem um pouco preocupados com projetos que serão inscritos no sistema SALIC. O que puderem atrapalhar, vão atrapalhar! O ideal seria que alguém já tivesse feito o vínculo e/ou solicitado documentos adicionais. Vc é responsável legalmente pela OSC?
@@ElaborandoProjetos obrigada pelo retorno. Não sou a responsável legal, temos o presidente, que também está interessado, mas este vínculo só a secretaria que pode aceitar?
@@sararosapinheiro1674 - neste caso vc precisa ter uma procuração do presidente para poder atuar como responsável no projeto. Essa procuração deverá ser incluída no sistema para os administradores liberarem e vincularem vc ao proponente!
A minha MEI é especifica para atividades musicais ( estou fazendo o projeto Aldir Blanc, ) tenho duvidas qto a recibo rpa e os tributos , no meu caso como estou fazendo como MEI terei que recolher ?
Depende - No caso da Lei Federal sugiro aguardar nova instrução normativa. No caso de editais e outras leis precisa mesmo acompanhar o que cada um deles pede. É possível construir um portfólio com base em experiências escolares (por exemplo) - veja o vídeo! ruclips.net/video/noSWO8Q8p94/видео.html
O cnpj do proponente precisa ter um tempo mínimo d existência para ser proponente de lei rouanet ou ProAc icms? Pergunto isso tendo em vista um caso bem específico. Participo de um festival com 15 edições, mas esse festival não possuí um cnpj. É possivel comprovar a trajetória cultural do cnpj através do histórico do festival? Obrigado.
Dudu - esse é um erro que cometemos ao longo de todo o nosso desenvolvimento profissional. Não formalizamos o que fazemos! Embora tenha uma história, o festival não tem uma pessoa jurídica que o represente. E na hora de buscar apoios, patrocínios, parcerias, etc um representante legal se faz necessário. Para a Lei Rouanet é preciso que o proponente (PF ou PJ) comprove sua experiência no segmento do projeto a ser apresentado. Se apresentar como pessoa física tem um histórico para mostrar. Para leis estaduais (PROAC especialmente) é preciso pelo menos 2 anos de existência do CNPJ no Estado. Sugiro sempre a formalização de proponentes com CPNJ e não CPF.
@@ElaborandoProjetos projetos voltados ao esporte (crianças e adolescentes). Penso que, na situação pessoa física, há mais possibilidades da inscrição de projetos em instituição privada, certo?
@@carolinadeoliveira8428 - Errado! Projetos com cunho esportivo são aceitos pela lei do esporte somente com proponentes ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. E as empresas só vão investir seus impostos em projetos aprovados na lei do esporte. Raramente fazem doações!
Olá Rose. Estamos maratonando seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo, você é excelente. Temos uma dúvida, podemos nos inscrever o MEI no ICMS com projetos que ultrapassem o limite do MEI (81 mil/ano)? Se sim, é porque o dinheiro da lei não é nosso e sim será administrado por nós... e não conta no Teto anual do MEI. É isso? Desde já agradeço.
Essa é uma confusão que todo mundo faz... O DINHEIRO do projeto NÃO É SEU! Vc submete e aprova uma planilha de custos para pagar pessoas, serviços, materiais, equipamentos, dentro do projeto. A sua parte é somente uma pequena parte nesse orçamento. E é ela que não pode ultrapassar o seu teto anual de MEI. Dos 100mil do orçamento de um projeto vc muitas vezes tem direito a 6mil / 10mil reais. Vá sem medo!
Tiago - Veja quem NÃO pode ser proponente! Conforme Legislação - Não podem ser proponente: - Órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta, em todos os níveis (federal, estadual e municipal). No entanto, estes podem beneficiários ou parceiros do projeto, cedendo espaços, acervos e equipamentos. - Também não podem ser proponentes do ProAC ICMS a empresa patrocinadora, bem como seus proprietários, sócios ou diretores, seus cônjuges e parentes em primeiro grau, assim como servidores da Secretaria Cultura do Estado de São Paulo. Sucesso na empreitada! A gente se vê!
Elaborando Projetos - Sociais e Culturais eu já tinha lido esse pedaço, pelo meu pequeno entendimento do "jurisdiquês" o professor pode sim participar, ele é funcionário mas não é o órgão ou representante do órgão. A não ser que eu esteja errado. Obrigado pela atenção!
+Tiago Banghelo - É isso. Como pessoa física pode e deve inscrever projetos. O problema é ter portfólio que comprove a execução de projetos culturais. Vc precisa atuar com projetos culturais e ter como comprovar isso para poder ter um projeto aceito e aprovado. Sucesso!
Oi Rose! Estou aprendendo muito com os teus vídeos! Uma dúvida (tem a ver com o email que te enviei!): não sou da área cultural, mas em função de um sonho que tenho de transformar um livro infantil em animação, tenho estruturada boa parte de um projeto conforme os requisitos da lei de incentivo: objetivos, contrapartidas, sinopse etc. etc. Preciso ainda verificar os orçamentos para montar a planilha de custos. Pretendo participar de um edital, porém o mesmo não aceita PF como proponente e não tenho empresa na área da cultura, mas já faço e executo projetos na área social (elaboração, gestão, prestação de contas). Que caminho posso seguir para fazer rodar este projeto cultural? Muito obrigado!
Adriano - Quer para a lei do audiovisual quer para a Lei Rouanet ou mesmo outras leis de incentivo à cultura (estaduais ou municipais) é exigido além da experiência em realização de projetos culturais que a empresa ou pessoa proponente TENHAM seus documentos comprovando exercício de atividades culturais. No caso da empresa ela PRECISA estar formalizada, ter pelo menos dois anos de existência e ter CNAE compatível com o segmento do projeto. Assim uma produtora musical não poderá apresentar projetos de preservação de patrimônio por exemplo. O caminho a seguir é TER UMA EMPRESA PRODUTORA de projetos culturais que atendam a legislação!
@@ElaborandoProjetos Olá Rose! Obrigado pelo retorno! Então, para um primeiro projeto, a única alternativa para quem não tem experiência na área cultural seria apresentar como PF, conforme o Art. 2º § 7º da IN 2, seria isso? Abraço!
@@andrianofelippealves9403 - a princípio sim. Mas vale lembrar que vc pode ter problemas na viabilização financeira. Empresas patrocinadoras preferem investir em projetos cujos proponentes sejam CNPJ! Mas se já tem um potencial patrocinador em vista, vale inscrever como primeiro projeto PF! Sucesso!
Olá! Parabéns pelos vídeos. Aqui em Minas, a Lei Estadual considera o MEI como pessoa jurídica. Na Lei Rouanet, o MEI é considerado pessoa física? Obrigada.
Elaborando Projetos - Sociais e Culturais, Peninha mesmo...rsrsrs Obrigada! Sucesso pra vc também! Ah, em tempo, vc trabalha com captação de recursos ?
Bom Dia minha querida amiga! Tenho uma dúvida em prazo de execução, varios projetos inclusive o ProAC que diz "o prazo maximo para a execução do projeto será de 10 meses após o recebimento da primeira parcela contratual"...Isso significa que tenho que calcular todo meu orçamento em cima de 10 meses e não em 12 meses?...Aguardo retorno e venho acompanhando seu trabalho e seus videos..Parabéns pela iniciativa...beijos
Sou compositora amadora. Pedi a uma produtora para fazer o lançamento das minhas músicas. Ela pegou os números dos meus documentos pediu 1000 reais para iniciar a inscrição e projeto mas na ficha de inscrição se colocou como proponente. Recebeu o incentivo. Não deixou eu participar do orçamento. Nrste caso não serua eu a proponente? Obrigada pela eficácia de suas respostas.
Veja o vídeo - Posso contratar Produtora... ruclips.net/video/e5Ky2_qxPPQ/видео.html - Vc fez tudo errado! Não se pode "contratar" alguém (pessoa física ou jurídica) para ser proponente no seu lugar! isso inclusive é proibido na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Se vc precisa de um represente PRECISA ASSINAR UM CONTRATO com esse representante onde todo o relacionamento profissional vai estar estipulado para não ser "passada para trás"
Qdo pedi a produtora para fazer o lançamento do meu CD ela se colocou como proponente e fez um show em minha homenagem. Tirou + 3 mil do recurso. Isto significa que ela se apropriou do meu projeto? Obrigada pela atenção. Este foi meu primeiro CD.
@@teresinhasousa5059 - Vc deveria ter assinado um contrato com a produtora delimitando as responsabilidade e valores para ela. Aprendendo para não repetir! Sucesso!
Olá, por favor, tem algum tutorial de como incluir proponente? Eu inseri e recebi um email falando sobre vínculo porém não me foi pedida nenhuma ação.
Vc inseriu um proponente CNPJ? Associação? Como foi o procedimento?
Boa tarde! Gostaria de saber se a senhora tem algum vídeos falando sobre os contratos a ser firmados cm a equipe que o proponente for contratar? Se tem algum modelos que posso usar. Desde já agradeço ❤
Dê uma "garimpada" no canal. Use a lupa e digite o termo que está procurando no canal. Ex - Contrato - E acesse todo o conteúdo que tenha como tema "contrato"
Veja principalmente o vídeo - ruclips.net/video/7tpHEcdyWS4/видео.html onde explico como usar todo o conteúdo e como “garimpar”.
Tem muito conteúdo que pode te ajudar.
Ele é o proponente
???? Ele Quem?
Meu avo
@@ElaborandoProjetos meu avo fez um titulo de capitalização de aquisicao em meu nome colocou eu como titular
@@andreluizghedin7877 isso não tem nada a ver com o que apresento no vídeo!
Servidor público pode ser proponente em projeto no Salic?
Conforme IN 01/2023 - há alguns impedimentos para servidores públicos vinculados a determinada entidades / órgãos. Seria interessante ler a IN - especialmente o seu artigo 20o. - www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-minc-n-1-de-10-de-abril-de-2023-476028057
@@ElaborandoProjetos gratidão
Olá. Eu sou assistente social de uma OSC e fiz o login no sistema Salic com os meus dados para cadastrar 2 propostas culturais, e no cadastro de proponente cadastrei o CNPJ da OSC. Porém quando clico em Nova Proposta só aparece o meu nome como proponente e não da pessoa jurídica. Solicitei vínculo no sistema, mas estou a 1 mês na mesma situação. Como posso proceder?
Sara - infelizmente os administradores do sistema (nos dias de hoje - maio 21) não estão nem um pouco preocupados com projetos que serão inscritos no sistema SALIC. O que puderem atrapalhar, vão atrapalhar! O ideal seria que alguém já tivesse feito o vínculo e/ou solicitado documentos adicionais. Vc é responsável legalmente pela OSC?
@@ElaborandoProjetos obrigada pelo retorno. Não sou a responsável legal, temos o presidente, que também está interessado, mas este vínculo só a secretaria que pode aceitar?
@@sararosapinheiro1674 - neste caso vc precisa ter uma procuração do presidente para poder atuar como responsável no projeto. Essa procuração deverá ser incluída no sistema para os administradores liberarem e vincularem vc ao proponente!
@@ElaborandoProjetos Entendi. Obrigada!
A minha MEI é especifica para atividades musicais ( estou fazendo o projeto Aldir Blanc, ) tenho duvidas qto a recibo rpa e os tributos , no meu caso como estou fazendo como MEI terei que recolher ?
Veja os vídeos - ruclips.net/video/4rWPY-pOmsA/видео.html
ruclips.net/video/B1qnD07_Z-8/видео.html
ruclips.net/video/vaLk9mV4PxQ/видео.html
Boa Tarde Rose.
Tenho um projeto cultural que devido a nova norma o Proponente não tem portfólio de um projeto aprovado, como devo proceder agora?
Depende - No caso da Lei Federal sugiro aguardar nova instrução normativa. No caso de editais e outras leis precisa mesmo acompanhar o que cada um deles pede. É possível construir um portfólio com base em experiências escolares (por exemplo) - veja o vídeo! ruclips.net/video/noSWO8Q8p94/видео.html
Olá, amando o conteúdo. A prefeitura de um município não pode ser proponente, certo?
Exatamente!
O cnpj do proponente precisa ter um tempo mínimo d existência para ser proponente de lei rouanet ou ProAc icms? Pergunto isso tendo em vista um caso bem específico. Participo de um festival com 15 edições, mas esse festival não possuí um cnpj. É possivel comprovar a trajetória cultural do cnpj através do histórico do festival? Obrigado.
Dudu - esse é um erro que cometemos ao longo de todo o nosso desenvolvimento profissional. Não formalizamos o que fazemos! Embora tenha uma história, o festival não tem uma pessoa jurídica que o represente. E na hora de buscar apoios, patrocínios, parcerias, etc um representante legal se faz necessário.
Para a Lei Rouanet é preciso que o proponente (PF ou PJ) comprove sua experiência no segmento do projeto a ser apresentado. Se apresentar como pessoa física tem um histórico para mostrar.
Para leis estaduais (PROAC especialmente) é preciso pelo menos 2 anos de existência do CNPJ no Estado.
Sugiro sempre a formalização de proponentes com CPNJ e não CPF.
Olá Rose!
Você sabe citar mais instituições que aceitam projetos de pessoas físicas?
Obrigada!!!
Carol - não entendi sua dúvida... Vc se refere a que instituições e que tipo de projetos?
@@ElaborandoProjetos projetos voltados ao esporte (crianças e adolescentes). Penso que, na situação pessoa física, há mais possibilidades da inscrição de projetos em instituição privada, certo?
@@carolinadeoliveira8428 - Errado! Projetos com cunho esportivo são aceitos pela lei do esporte somente com proponentes ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. E as empresas só vão investir seus impostos em projetos aprovados na lei do esporte. Raramente fazem doações!
Olá Rose. Estamos maratonando seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo, você é excelente. Temos uma dúvida, podemos nos inscrever o MEI no ICMS com projetos que ultrapassem o limite do MEI (81 mil/ano)? Se sim, é porque o dinheiro da lei não é nosso e sim será administrado por nós... e não conta no Teto anual do MEI. É isso? Desde já agradeço.
Essa é uma confusão que todo mundo faz... O DINHEIRO do projeto NÃO É SEU! Vc submete e aprova uma planilha de custos para pagar pessoas, serviços, materiais, equipamentos, dentro do projeto. A sua parte é somente uma pequena parte nesse orçamento. E é ela que não pode ultrapassar o seu teto anual de MEI. Dos 100mil do orçamento de um projeto vc muitas vezes tem direito a 6mil / 10mil reais. Vá sem medo!
@@ElaborandoProjetos Rose. Super Obrigado! :D
Grata por estar no Clube de Membros - fique atento vem aí um edital para MEMBROS DO CANAL!
Professor do Estado pode se inscrever no Proac por exemplo?
Tiago - Veja quem NÃO pode ser proponente!
Conforme Legislação - Não podem ser proponente:
- Órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta, em todos os níveis (federal, estadual e municipal). No entanto, estes podem beneficiários ou parceiros do projeto, cedendo espaços, acervos e equipamentos.
- Também não podem ser proponentes do ProAC ICMS a empresa patrocinadora, bem como seus proprietários, sócios ou diretores, seus cônjuges e parentes em primeiro grau, assim como servidores da Secretaria Cultura do Estado de São Paulo.
Sucesso na empreitada! A gente se vê!
Elaborando Projetos - Sociais e Culturais eu já tinha lido esse pedaço, pelo meu pequeno entendimento do "jurisdiquês" o professor pode sim participar, ele é funcionário mas não é o órgão ou representante do órgão. A não ser que eu esteja errado. Obrigado pela atenção!
+Tiago Banghelo - É isso. Como pessoa física pode e deve inscrever projetos. O problema é ter portfólio que comprove a execução de projetos culturais. Vc precisa atuar com projetos culturais e ter como comprovar isso para poder ter um projeto aceito e aprovado. Sucesso!
Oi Rose! Estou aprendendo muito com os teus vídeos! Uma dúvida (tem a ver com o email que te enviei!): não sou da área cultural, mas em função de um sonho que tenho de transformar um livro infantil em animação, tenho estruturada boa parte de um projeto conforme os requisitos da lei de incentivo: objetivos, contrapartidas, sinopse etc. etc. Preciso ainda verificar os orçamentos para montar a planilha de custos. Pretendo participar de um edital, porém o mesmo não aceita PF como proponente e não tenho empresa na área da cultura, mas já faço e executo projetos na área social (elaboração, gestão, prestação de contas). Que caminho posso seguir para fazer rodar este projeto cultural? Muito obrigado!
Adriano - Quer para a lei do audiovisual quer para a Lei Rouanet ou mesmo outras leis de incentivo à cultura (estaduais ou municipais) é exigido além da experiência em realização de projetos culturais que a empresa ou pessoa proponente TENHAM seus documentos comprovando exercício de atividades culturais. No caso da empresa ela PRECISA estar formalizada, ter pelo menos dois anos de existência e ter CNAE compatível com o segmento do projeto. Assim uma produtora musical não poderá apresentar projetos de preservação de patrimônio por exemplo. O caminho a seguir é TER UMA EMPRESA PRODUTORA de projetos culturais que atendam a legislação!
@@ElaborandoProjetos Olá Rose! Obrigado pelo retorno! Então, para um primeiro projeto, a única alternativa para quem não tem experiência na área cultural seria apresentar como PF, conforme o Art. 2º § 7º da IN 2, seria isso? Abraço!
@@andrianofelippealves9403 - a princípio sim. Mas vale lembrar que vc pode ter problemas na viabilização financeira. Empresas patrocinadoras preferem investir em projetos cujos proponentes sejam CNPJ! Mas se já tem um potencial patrocinador em vista, vale inscrever como primeiro projeto PF! Sucesso!
onde consigo ter acesso aos editais ? como saber quando um ta aberto?
+thiago gil - veja o vídeo! ruclips.net/video/pX6MAxHbino/видео.html
Olá! Parabéns pelos vídeos. Aqui em Minas, a Lei Estadual considera o MEI como pessoa jurídica. Na Lei Rouanet, o MEI é considerado pessoa física? Obrigada.
+Kênia Colares - A Lei Rouanet já entende o MEI como pessoa jurídica diferentemente da lei do Estado de SP. (peninha!). Sucesso!
Elaborando Projetos - Sociais e Culturais, Peninha mesmo...rsrsrs Obrigada! Sucesso pra vc também! Ah, em tempo, vc trabalha com captação de recursos ?
+Kênia Colares - Infelizmente de todas as etapas de elaboração à produção a única que não realizamos é a captação de recursos... Sucesso em 2018!
Elaborando Projetos - Sociais e Culturais-Ok!
Bom Dia minha querida amiga! Tenho uma dúvida em prazo de execução, varios projetos inclusive o ProAC que diz "o prazo maximo para a execução do projeto será de 10 meses após o recebimento da primeira parcela contratual"...Isso significa que tenho que calcular todo meu orçamento em cima de 10 meses e não em 12 meses?...Aguardo retorno e venho acompanhando seu trabalho e seus videos..Parabéns pela iniciativa...beijos
Correto!
Sou compositora amadora. Pedi a uma produtora para fazer o lançamento das minhas músicas. Ela pegou os números dos meus documentos pediu 1000 reais para iniciar a inscrição e projeto mas na ficha de inscrição se colocou como proponente. Recebeu o incentivo. Não deixou eu participar do orçamento. Nrste caso não serua eu a proponente? Obrigada pela eficácia de suas respostas.
Me incluiu como pro-labore. Estou em dúvidas
Veja o vídeo - Posso contratar Produtora... ruclips.net/video/e5Ky2_qxPPQ/видео.html - Vc fez tudo errado! Não se pode "contratar" alguém (pessoa física ou jurídica) para ser proponente no seu lugar! isso inclusive é proibido na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Se vc precisa de um represente PRECISA ASSINAR UM CONTRATO com esse representante onde todo o relacionamento profissional vai estar estipulado para não ser "passada para trás"
Qdo pedi a produtora para fazer o lançamento do meu CD ela se colocou como proponente e fez um show em minha homenagem. Tirou + 3 mil do recurso. Isto significa que ela se apropriou do meu projeto? Obrigada pela atenção. Este foi meu primeiro CD.
@@teresinhasousa5059 - Vc deveria ter assinado um contrato com a produtora delimitando as responsabilidade e valores para ela. Aprendendo para não repetir! Sucesso!