O IMAB11 tem títulos do tesouro com prazos mais longos, e o B5P211 tem apenas títulos com prazo até 5 anos. O IMAB11 tende a performar melhor, mas em contrapartida tem uma volatilidade maior também.
Boa noite Bea, esses 15% de IR cobrados no momento do resgate, tem de ser pago via DARF ou ele é retido direto na fonte, assim como os fundos de renda fixa fora da Bolsa?
@@fernandobiasini2509 o Gui da spit, fez uma análises sobre esse assunto , ele indicou outro similar.... da uma olhada... pois pode te livrar de uma fria 😉
São coisas distintas. Um é tesouro selic outro IPCA+. Naturalmente o IPCA+ conforme mostrei teve um desempenho muito superior aos titulos atreladas a Selic e CDI.
@@PapodeBolsaOlá, Bea. Tive muita dificuldade para vender esse IMA-B11 do Itaú/XP Péssima líquidez, quando queremos sair da posição tive muita dificuldade, dentre outros pontos negativos! Apesar da campanha do Itaú/Xp/Rico para implacar por meio de influenciadores esse ETF é tentar derrubar o LFTS11, continuo comprada no LFTS11!
@@fernandobiasini2509Não fique, pois há uma campanha de um certo grupo do Mercado para tentar desbancar o LFTS11! Observe o tanto de influciadores ligados ao Itaú/XP/Rico/ Btg para tentar derrubar o LFTS11 e tentar implacar esse tal de IMA-B11. Estude esse IMA-B11 para ver se vale mesmo a pena? Não se deixe levar por influciadores? Observe que há no RUclips, um grupo de influciadores tentando nos empurrar esse ETF sem líquidez por nossa goela abaixo! O Mercado é podre!
Até hoje não consigo entender qual a vantagem de um ETF .... sinceramente, ninguém deu motivos BONS para me fazer entrar nessa. Sigo com o tesouro direto por enquanto.
Em questão de títulos do tesouro você tem a vantagem tributária. Em questão de títulos de renda variável, Warren Buffet recomendo, porque a maioria dos investidores acham que sabem fazer stock picking, mas não sabem e quando vão ver a performance no longo prazo não conseguiram bater seus benchmarks mais básicos.
No B5P211, o Gestor renova os Títulos com prazo até cinco anos, à medida que eles vão vencendo. A pessoa física poderia fazer o mesmo, mas não creio que teria a mesma eficiência, pois o ETF trabalha com cotas.
O IMAB11 tem marcação ao mercado, hoje vale 98 reais. Imagine se ele vai para 92 reais e eu venda o ETF. Preciso pagar imposto de renda. Já que ele teve prejuizo?
Então Bea .. mas atualmente não é tão difícil vc achar IPCA + 8% até 9% em cdb . Eu já tive um fundo com base no IMA-B no safra .. foi horrível o desempenho acabei saindo dele inclusive !
Estamos falando de risco soberano. Tinha CDB até ano passado pagando 16% a.a. Só que no fim todo mundo para receber precisou acionar o FGC. Cabe ressaltar que do acionamento do FGC até receber o valor em si, os juros param de rentabilizar, então se você ficar 3 ou 4 meses com dinheiro parado como aconteceu sua rentabilidade será diluída. De qualquer forma, fundos são muito mais caros que ETFs e independente de qual você escolha é sempre importante olhar o longo prazo. Medir performance de um ativo por 1 ou 2 anos é loucura…
Gostaria de saber o porque dessa mudança de estratégia na carteira de etfs! Não seria mais coerente investir no smal11 ou no smac11 e manter a estratégia das small caps? Alterar para um etf de renda fixa poderia ser uma inovação mas no futuro e não este momento!
A carteira do canal foi criada para incentivar aquele investidor conservador a colocar um dedinho na renda variável, ou seja, aqueles que gostariam de colocar um pouquinho de pimenta em sua carteira! A maioria dos ouvintes deste canal devem ter investimentos no tesouro direto e, se como a maioria dos investidores torcem o nariz por etfs, qual seria a razão de se aventurar em um etf que a maioria já tem como investimento? Além disso há a diversificação! Eu também tinha esse xmal11, não vejo razão para entrar nesse etf se já tenho títulos do tesouro, o correto seria ou entrar no smal11 ou se é para ser explorado pelo Itaú, o smac11... ou algum etf que seja focado no mundo acionário. Pois se comprar apenas pelo histórico de lucro para dar uma turbinada no resultado também não é o objetivo da carteira visto que é para mantê-la pelo longo prazo e não apenas como um fundo de emergência por causa da tributação.
A carteira do canal não foi criada para incentivar investidor conservador a colocar dinheiro em renda variável. No primeiro quadro do canal eu explico que a carteira do canal foi criada para testar a estratégia do Warren Buffet que disse ser o melhor caminho para o pequeno investidor, investir através de ETFs. Logo, não houve mudança na estratégia. Seguimos investindo apenas em ETFs. Como expliquei nesse vídeo de hoje, a carteira está apenas além de uma reserva de emergência. É como se você tivesse apenas a reserva de emergência e esses três ativos. Logo, sua única exposição em renda fixa com foco em rentabilidade seria o ETF de renda fixa. O que se aproxima mais com o que é a carteira da maioria dos investidores. Sua rentabilidade que envolver risco estará no índice Ibovespa e SP500, com mais de 66% dela.
Oi, Bea! Atualmente tenho B5P211 e lá fora o TFLO e VT. É bem pouco, mas é o que dá pra fazer no momento. Bea, pode me tirar uma dúvida por favor? Qual seria o melhor investimento para alocar uma grana para ver o patrimônio crescer sem preocupação. CDB, fundo de renda fixa, um ETF de renda fixa? Existe algo que se compare com a conta do Nu Bank? Não digo em rendimento, mas sim na questão de colocar a grana lá e ir adicionando aos poucos sem muita preocupação.
Gustavo, o melhor investimento que você pode (é deve) fazer é estudar, para compreender os tipos de investimento, seus riscos etc.. O que é bom para uma pessoa pode ser ruim para outra. Entendo que a conta Iti, apesar de várias reservas, é melhor que a NuBank. Mas o correto é você mesmo decidir. Aliás, a diversificação não deve ser esquecida jamais: deixar tudo no NuBank ou em qualquer outro lugar não é nada prudente. Apenas como exemplo banal, algumas semanas atrás, as empresas do grupo Itaú tiveram algum problema secreto e ninguém conseguia acessar suas contas (e o banco não dava qualquer resposta). Se eu não tivesse contas em outros 4 bancos, teria deixado de pagar contas importantes.
Não, porque sofre marcação a mercado, o preço do título pode variar dependendo da variação da taxa selic. Para reserva de oportunidade o melhor é o tesouro selic ou um fundo taxa zero.
Se eu invisto em um etf de índice significa q estou investindo apenas no sobe desce do índice ou vou estar investindo em um etf que tem ações das empresas que são do determinado fundo e que vão poder pagar dividendos para assim o etf crescer ?
O ETF detém ação das empresas que compõem o índice e recebe os dividendos pagos por elas, já que no Brasil tradicionalmente os ETFs não distribuem dividendos
Aproveitando o assunto. Um ETF sofre variação na cotação somente em função das ações que estão em sua carteira ou ele tbm sofre variação de preço em função da sua própria demanda/oferta?
O prazo médio de vencimento dos títulos. O B5P211 compra e vende títulos de até 5 anos, à medida que eles vão vencendo. O IMAB11 tem títulos mais longos e com maior volatilidade.
Voce acha que vale a pena ter privadencia privada PGBL até 12% da minha renda ? Declaro imposto de renda completo, so que para aportar na previdencia eu precisaria diminuir meus aportes nos outros ativos sera que vale a pena ?
Depende da previdência. Um estudo da Spiti mostrou que 90% das previdências privadas perdem para o CDI então na maioria das vezes não valerá a pena, mesmo com a vantagem tributária.
Boa noite Bia. Sem querer criar polêmica só tirar minha dúvida. E quanto aquela treta (problema) do LFTS11 em relação ao IR, quando eu ia começar a investir no LFTS11 mesmo motivos que vc citou aí, para mim os mais fortes eram, IR 15% e não ter IOF, quando começou a treta eu não investi e não sei como acabou, não sei se ficou em 15% (como era), 22,5%(como alguns falaram que deveria ser). Esse ETF não sofre do mesmo problema do LFTS11? Reforço de novo, não quero polemizar quero aprender para investir. Boa noite.
No fim nada se definiu, apenas ficou a divergência de entendimento. O caso se aplicou ao LFTS11 , pois para você ter IR de 15% os títulos precisariam ter vencimento de mais de 2 anos, isso no entendimento de alguns. Outros insistem que por se tratar de tributação de ETF deve seguir as regras de bolsa. No caso do IMAB, os titulos são de 2,5 ou até mais anos, então independente da interpretação se manteria os 15%.
Não sei de onde você tirou essa informação, mas os dados oficiais da B3 apontam mais de 4.300 cotistas. Cuidado ao consultar sistemas aleatórios, pois estes podem possuir vários erros. borainvestir.b3.com.br/cotacoes/etfs/IMAB11/
Muito bom esse vídeo Bea. Eu incluí esse ativo na minha carteira, nessa semana. Que coincidência.
Valeu, Bea. Muito boa essa ideia da carteira apenas com ETFs
Bea, uma duvida: Por que você escolheu o IMAB11 em vez do B5P211? O IMAB11 tem uma volatilidade bem maior devido a duration dos títulos.
top top! a tributação é vantagem mesmo
Blza, blza.
Eu preferi o etf ntns que é um etf de ipca curto, com alguns titulos que não são oferecidos a PF e também já fora de rol...
o debb11, que é um etf de debentures, tbm tem essa tributação de somente 15% no ganho de capital, e na hora que eu vender???
Parabéns Bia👏👏👏
Muito bom o video e uma otima oportunidade de diversificar a Renda Fixa
ToooP Bea 👏🏾👏🏾👏🏾
Estou em TFLO na bolsa americana
Eu tenho LFTS11, gosto muito dos etfs de renda fixa, só me preocupa a pouca liquidez
Realmente isso é algo relevante.
# pergunta# olá! Qual a diferença entre o IMAB11 e o B2P511?
O IMAB11 tem títulos do tesouro com prazos mais longos, e o B5P211 tem apenas títulos com prazo até 5 anos. O IMAB11 tende a performar melhor, mas em contrapartida tem uma volatilidade maior também.
Top!
A palavra "alterações" saiu com um pequeno erro de digitação😊
Verdade! Corrigido!
@@PapodeBolsa 😉🫡
Gosto de investir em mulheres. Já tenho um hárem.
Boa tarde. Você acha B5P211 uma boa ideia ?
Boa Bea.
ooh mulher bonita... e inteligente ..
Por que não escolheu o ETF de renda fixa B5P211 também gerido pelo Itaú com uma taxa de 0,20% e com um histórico de rentabilidade bem maior?
O que você acha do DEBB11? Um ETF de debêntures
Ta rendendo selic. Nao sei se vale
Boa noite Bea, esses 15% de IR cobrados no momento do resgate, tem de ser pago via DARF ou ele é retido direto na fonte, assim como os fundos de renda fixa fora da Bolsa?
Eu continuo preferindo os pré-fixados. Por enquanto.
Tem o fixa11
nao acho muito legal a liquidez desse fundo
Olá, Beah. Invisto em títulos do Tesouro e também no LFTS11 ( renda fixa). Não gosto do IMA-B11.
eu tb tenho lfts11, mas tô de pé atrás por causa do lance da XP
@@fernandobiasini2509 o Gui da spit, fez uma análises sobre esse assunto , ele indicou outro similar.... da uma olhada... pois pode te livrar de uma fria 😉
São coisas distintas. Um é tesouro selic outro IPCA+. Naturalmente o IPCA+ conforme mostrei teve um desempenho muito superior aos titulos atreladas a Selic e CDI.
@@PapodeBolsaOlá, Bea. Tive muita dificuldade para vender esse IMA-B11 do Itaú/XP Péssima líquidez, quando queremos sair da posição tive muita dificuldade, dentre outros pontos negativos! Apesar da campanha do Itaú/Xp/Rico para implacar por meio de influenciadores esse ETF é tentar derrubar o LFTS11, continuo comprada no LFTS11!
@@fernandobiasini2509Não fique, pois há uma campanha de um certo grupo do Mercado para tentar desbancar o LFTS11! Observe o tanto de influciadores ligados ao Itaú/XP/Rico/ Btg para tentar derrubar o LFTS11 e tentar implacar esse tal de IMA-B11. Estude esse IMA-B11 para ver se vale mesmo a pena? Não se deixe levar por influciadores? Observe que há no RUclips, um grupo de influciadores tentando nos empurrar esse ETF sem líquidez por nossa goela abaixo! O Mercado é podre!
Uma dúvida que eu tenho é se esses titulos ipca fazem marcação a mercado ou se todos aguardam até o vencimento.
Como os ETFs de renda fixa não vencem...eles sempre sofrerão a marcação a mercado..pois vão renovando sua posição
Como é cobrado o IR do IMAB11 ? É automático no momento da venda do ativo ou precisa emitir o darf ? Abs Ricardo Fici
O IR de ETFs de renda fixa são cobrados diretamente na fonte, não havendo necessidade de recolher via DARF.
Até hoje não consigo entender qual a vantagem de um ETF .... sinceramente, ninguém deu motivos BONS para me fazer entrar nessa.
Sigo com o tesouro direto por enquanto.
Em questão de títulos do tesouro você tem a vantagem tributária. Em questão de títulos de renda variável, Warren Buffet recomendo, porque a maioria dos investidores acham que sabem fazer stock picking, mas não sabem e quando vão ver a performance no longo prazo não conseguiram bater seus benchmarks mais básicos.
No B5P211, o Gestor renova os Títulos com prazo até cinco anos, à medida que eles vão vencendo. A pessoa física poderia fazer o mesmo, mas não creio que teria a mesma eficiência, pois o ETF trabalha com cotas.
O IMAB11 tem marcação ao mercado, hoje vale 98 reais.
Imagine se ele vai para 92 reais e eu venda o ETF.
Preciso pagar imposto de renda. Já que ele teve prejuizo?
Não precisa. Imposto é apenas quando há lucro.
B5MB11 é uma boa opção?
FIRSTTTT!
O que vc acha de fundos de investimento de renda fixa ? Aqueles FIA, FIC etc
A maioria não bate o CDI no longo prazo e tem taxas muito mais caras que os ETFs.
Então Bea .. mas atualmente não é tão difícil vc achar IPCA + 8% até 9% em cdb .
Eu já tive um fundo com base no IMA-B no safra .. foi horrível o desempenho acabei saindo dele inclusive !
Estamos falando de risco soberano. Tinha CDB até ano passado pagando 16% a.a. Só que no fim todo mundo para receber precisou acionar o FGC. Cabe ressaltar que do acionamento do FGC até receber o valor em si, os juros param de rentabilizar, então se você ficar 3 ou 4 meses com dinheiro parado como aconteceu sua rentabilidade será diluída. De qualquer forma, fundos são muito mais caros que ETFs e independente de qual você escolha é sempre importante olhar o longo prazo. Medir performance de um ativo por 1 ou 2 anos é loucura…
@@PapodeBolsa obrigado
Gostaria de saber o porque dessa mudança de estratégia na carteira de etfs! Não seria mais coerente investir no smal11 ou no smac11 e manter a estratégia das small caps? Alterar para um etf de renda fixa poderia ser uma inovação mas no futuro e não este momento!
Pelo que entendi, o etf de renda variável ja engloba o small... nao é isso?
A carteira do canal foi criada para incentivar aquele investidor conservador a colocar um dedinho na renda variável, ou seja, aqueles que gostariam de colocar um pouquinho de pimenta em sua carteira! A maioria dos ouvintes deste canal devem ter investimentos no tesouro direto e, se como a maioria dos investidores torcem o nariz por etfs, qual seria a razão de se aventurar em um etf que a maioria já tem como investimento? Além disso há a diversificação! Eu também tinha esse xmal11, não vejo razão para entrar nesse etf se já tenho títulos do tesouro, o correto seria ou entrar no smal11 ou se é para ser explorado pelo Itaú, o smac11... ou algum etf que seja focado no mundo acionário. Pois se comprar apenas pelo histórico de lucro para dar uma turbinada no resultado também não é o objetivo da carteira visto que é para mantê-la pelo longo prazo e não apenas como um fundo de emergência por causa da tributação.
A carteira do canal não foi criada para incentivar investidor conservador a colocar dinheiro em renda variável. No primeiro quadro do canal eu explico que a carteira do canal foi criada para testar a estratégia do Warren Buffet que disse ser o melhor caminho para o pequeno investidor, investir através de ETFs. Logo, não houve mudança na estratégia. Seguimos investindo apenas em ETFs. Como expliquei nesse vídeo de hoje, a carteira está apenas além de uma reserva de emergência. É como se você tivesse apenas a reserva de emergência e esses três ativos. Logo, sua única exposição em renda fixa com foco em rentabilidade seria o ETF de renda fixa. O que se aproxima mais com o que é a carteira da maioria dos investidores. Sua rentabilidade que envolver risco estará no índice Ibovespa e SP500, com mais de 66% dela.
@@marcosleonardo9462 é só ajustar o tamanho das posicoes...
Oi, Bea!
Atualmente tenho B5P211 e lá fora o TFLO e VT. É bem pouco, mas é o que dá pra fazer no momento. Bea, pode me tirar uma dúvida por favor? Qual seria o melhor investimento para alocar uma grana para ver o patrimônio crescer sem preocupação. CDB, fundo de renda fixa, um ETF de renda fixa? Existe algo que se compare com a conta do Nu Bank? Não digo em rendimento, mas sim na questão de colocar a grana lá e ir adicionando aos poucos sem muita preocupação.
Show eu também tenho tflo, vt é schb...
Por aqui tenho o ntns.
Gustavo, o melhor investimento que você pode (é deve) fazer é estudar, para compreender os tipos de investimento, seus riscos etc.. O que é bom para uma pessoa pode ser ruim para outra. Entendo que a conta Iti, apesar de várias reservas, é melhor que a NuBank. Mas o correto é você mesmo decidir. Aliás, a diversificação não deve ser esquecida jamais: deixar tudo no NuBank ou em qualquer outro lugar não é nada prudente. Apenas como exemplo banal, algumas semanas atrás, as empresas do grupo Itaú tiveram algum problema secreto e ninguém conseguia acessar suas contas (e o banco não dava qualquer resposta). Se eu não tivesse contas em outros 4 bancos, teria deixado de pagar contas importantes.
etf de renda fixa tem liquidez d+1 ?
O que você acha sobre o ETF atrelado a selic LFTS11 ? É mais vantajoso que investir pelo tesouro direto? Me parece que tem diferença no IR …
Ao meu ver, essa seria a grande vantagem...
IMAB11 é uma boa opção para reserva de oportundade?
Não, porque sofre marcação a mercado, o preço do título pode variar dependendo da variação da taxa selic. Para reserva de oportunidade o melhor é o tesouro selic ou um fundo taxa zero.
Tenho:smal11,nasd11,Vt
Boa!
Oi Bea, uma dúvida ao lançar esse tipo de ETF nos apps/planilhas de consolidação da carteira. Eu devo lançar como renda fixa ou variável?
Geralmente os próprios apps irão puxar para renda variável, pois é um ativo negociado em bolsa. Apesar da baixa volatilidade, ainda assim tem risco…
Bia, vc tá sabendo do etf nacional mas dolarizado, o wise?
Opa, novidade pra mim! Vou estudar a respeito!
Se eu invisto em um etf de índice significa q estou investindo apenas no sobe desce do índice ou vou estar investindo em um etf que tem ações das empresas que são do determinado fundo e que vão poder pagar dividendos para assim o etf crescer ?
O ETF detém ação das empresas que compõem o índice e recebe os dividendos pagos por elas, já que no Brasil tradicionalmente os ETFs não distribuem dividendos
@@FabioGomesFotoCinema ent acaba sendo uma boa se expor um pouco aproveitar algum q tenha small caps sla
@@davidvieiraaraujo2254 por essa ótica, sim
Aproveitando o assunto. Um ETF sofre variação na cotação somente em função das ações que estão em sua carteira ou ele tbm sofre variação de preço em função da sua própria demanda/oferta?
Qual seria a diferença do imab11 e o b5p211
O prazo médio de vencimento dos títulos. O B5P211 compra e vende títulos de até 5 anos, à medida que eles vão vencendo. O IMAB11 tem títulos mais longos e com maior volatilidade.
@@antoniochaves5017eu preferi o ntns11 da investo a taxa almejada é de 6.5% e são títulos de curto prazo que a maioria não está no rol...
Voce acha que vale a pena ter privadencia privada PGBL até 12% da minha renda ? Declaro imposto de renda completo, so que para aportar na previdencia eu precisaria diminuir meus aportes nos outros ativos sera que vale a pena ?
Depende da previdência. Um estudo da Spiti mostrou que 90% das previdências privadas perdem para o CDI então na maioria das vezes não valerá a pena, mesmo com a vantagem tributária.
@@PapodeBolsa obrigado por responder, estava alisando a Arca Grão ou Alaska 70 Icatu Fim.
Boa noite Bia.
Sem querer criar polêmica só tirar minha dúvida. E quanto aquela treta (problema) do LFTS11 em relação ao IR, quando eu ia começar a investir no LFTS11 mesmo motivos que vc citou aí, para mim os mais fortes eram, IR 15% e não ter IOF, quando começou a treta eu não investi e não sei como acabou, não sei se ficou em 15% (como era), 22,5%(como alguns falaram que deveria ser).
Esse ETF não sofre do mesmo problema do LFTS11?
Reforço de novo, não quero polemizar quero aprender para investir.
Boa noite.
No fim nada se definiu, apenas ficou a divergência de entendimento. O caso se aplicou ao LFTS11 , pois para você ter IR de 15% os títulos precisariam ter vencimento de mais de 2 anos, isso no entendimento de alguns. Outros insistem que por se tratar de tributação de ETF deve seguir as regras de bolsa. No caso do IMAB, os titulos são de 2,5 ou até mais anos, então independente da interpretação se manteria os 15%.
@@PapodeBolsa Obrigado, até o próximo vídeo.
Bea, difícil entender tudo que vc fala ...
Também o bivb39
Boa!
Tenho LFTS11
O LFTS11 não está sobretaxado?
@@jcbarros100 Não entendi muito bem a pergunta Barros. É sobre a tributação ??
isso, @@eliasreinaldo3589 parece que tem corretoras cobrando 25% em vez de 15% de IR.... tao te cobrando quanto? e qual corretora?
Até 180 dias o IR é 25% sobre o rendimento, acho que não vale mais a pena. @@jcbarros100
Você viu que caiu de 5.054 cotistas para 65 cotistas??? O que aconteceu com esse ETF?🤔
Não sei de onde você tirou essa informação, mas os dados oficiais da B3 apontam mais de 4.300 cotistas.
Cuidado ao consultar sistemas aleatórios, pois estes podem possuir vários erros.
borainvestir.b3.com.br/cotacoes/etfs/IMAB11/
Ué, o povo aqui não é 100% RV ? Kkkkkk
Muito gata❤❤
Moça, vc é bonita... Desnecessário mas preciso escrever. 😂
sou namorado dela, agora vou te processar kkkk
@@fernandobiasini2509 vai processar muita gente 🤣🤣🤣🤣
@@fernandobiasini2509 kkk
Vc e linda , agora vou ver o video rsrsrs